2014 - cartilha de mobilização - enecom alagoas

16
Educação às avessas: Da formação que temos à Comunicação que queremos! Enecom Alagoas 2014 19 a 26 de julho Maceió/Alagoas Manual de Mobilizacao , ,

Upload: executiva-nacional-dos-estudantes-de-comunicacao-social

Post on 28-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Cartilha de mobilização para o Enecom Alagoas 2014

TRANSCRIPT

Page 1: 2014 - Cartilha de Mobilização - Enecom Alagoas

1

Educação às avessas:Da formação que temos à

Comunicação que queremos!

Enecom Alagoas 201419 a 26 de julhoMaceió/Alagoas

Manual deMobilizacao,

,

Page 2: 2014 - Cartilha de Mobilização - Enecom Alagoas

2

Indice

,

4 Tema

5 Eixos

8 Mobilizacao

9 Alem dos muros

10 Pre-encontros

11 Preparacao

15 Contato

,

,

,

,,

,

Page 3: 2014 - Cartilha de Mobilização - Enecom Alagoas

3

Olá, futuros comunicadores :)

No mês de julho, chega um momento bastante especial para todos nós: a 35ª edição do Encontro Nacional dos Estudan-tes de Comunicação Social, o Enecom. Neste ano, o encontro ocorre entre os dias 19 e 26 de julho na Universidade Federal de Alagoas.

Para ajudar na mobilização nos quatro cantos deste país, nós, do Coletivo Enecos Alagoas, confeccionamos esta cartilha. É hora de preparar os debates, arrumar as malas e articular nos-sas lutas por todo o país.

Esta é a terceira vez que Alagoas recebe o Enecom. Cientes da responsabilidade, esperamos que o Encontro possa impulsio-nar os debates em nossos Estados e Cidades, seja refletindo sobre a nossa formação enquanto comunicador e comuni-cadora social, seja questionando o modelo de comunicação que temos hoje ou da maneira em que se estrutura a educa-ção em nosso país.

O Enecom é um espaço de discussão política essencial para a nossa formação, mas também conta com espaços lúdicos e de troca de experiências com estudantes de todo o Brasil. Sen-do um encontro de estudantes para estudantes, esperamos contar com a ajuda de todos vocês para a construção deste Enecom e das lutas de nossa Executiva ♥

Vamos nos mobilizar! Até já, em Alagoas.

Coletivo Enecos AlagoasMaio de 2014

Apresentacao,

,

Page 4: 2014 - Cartilha de Mobilização - Enecom Alagoas

4

Pela terceira vez o Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Ene-com) acontecerá no estado de Alagoas, comemorando os 23 anos de existência de luta da Executiva Nacional dos Estudantes de Comu-nicação Social (Enecos). O Enecom 2014 com o tema “Educação às avessas: da formação que temos à co-municação que queremos” traz para o conjunto dos es-tudantes de Comunicação Social de todo o país as di-cussões sobre o modelo de ensino nas faculdades e uni-versidades de Comunicação do Brasil (sua precarização e sucateamento) e como essa formação é refletida no ce-nário midiático hegemônico que temos hoje.

Em nome do Coletivo Enecos Alagoas, a Comissão Orga-nizadora do Enecom 2014, propõe o debate em que possamos refletir sobre a raiz do problema. Pensar o ciclo

vicioso resultante do atual modelo de sociedade que coloca a formação superior como uma ferramenta de manutenção dos padrões ca-pitalistas e pensar como essa lógica inserida nos cursos de Comunicação Social (seja pela estrutura dos currículos, do modelo de estágio, do ca-ráter da pesquisa e da exten-são ou da ausência de espa-ços de prática estudantil nas suas diversas habilitações) serve como um instrumento de reprodução dos próprios vícios capitalistas na mídia.

Fazemos o convite aos/às estudantes de Comunicação Social de todo o país: refletir sobre o modelo de forma-ção e de comunicação que temos hoje e que todos/as possam somar-se na luta por uma educação públi-ca, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada e por uma comunicação livre e transformadora!

Tema

4

Page 5: 2014 - Cartilha de Mobilização - Enecom Alagoas

5

Discutir educação e não contextualizá-la socialmente reflete um erro que a Enecos não quer cometer. Se preten-demos compreendê-la, não somente, e também mudá-la. Logo, precisamos saber qual sua função atualmente numa sociedade regida na divisão de classes, a sociedade capi-talista.

A educação, como funda-mental ferramenta de produ-ção de conhecimento cienti-fico, também está fortemente aliada a um caráter ideológi-co. A sociedade dividida em classes nos mostra que a de-sigualdade também deter-mina os moldes educacio-nais e fortalece o poder da classe dominante, ou seja, parte da lógica em que a clas-se dominante se apropria da riqueza produzida pela clas-se trabalhadora, explorando o homem e a mulher. Dessa forma, a necessidade da do-minação do ensino a favor da

lógica do capital para repro-duzir e manter os valores de um sistema explorador.

Atualmente, temos fatores que comprovam que o mo-delo educacional não conse-gue atender aos interesses da sociedade. O acesso ínfi-mo ao ensino, por processos que afunilam nossas chan-ces de entrar na universida-de; a precarização estrutural das salas de aula reflete su-cateamento do público em detrimento das iniciativas privadas e a exploração da categoria docente com car-gas horárias exaustivas. Afi-nal, por exemplos como esses que nos perguntamos, para que(m) serve a educação?

Devemos buscar uma educa-ção emancipadora, e isso só será possível na luta por uma sociedade livre. Uma educa-ção que atenda ao integral desenvolvimento humano.

Eixos

1) Educação às avessas

Page 6: 2014 - Cartilha de Mobilização - Enecom Alagoas

6

Eixos

Quando falamos sobre quali-dade de formação dos comu-nicadores e das comunicado-ras, somos automaticamente obrigados a nos questionar sobre o que é e qual o papel da universidade e o que é idealizado sobre esse espaço.

Teoricamente, pensa-se a universidade como um “ber-ço de novas ideias”, novos ru-mos e soluções para os con-flitos da sociedade. Um lugar onde a sociedade deveria ser repensada.

Isso que dizer que falar sobre qualidade de formação do comunicador e da comunica-dora é falar sobre algo mais amplo: é falarmos se temos uma educação que apenas orienta os/as estudantes a reproduzirem um conjunto de conhecimentos ou se ele exige que o sujeite recrie, crie

e ponha em cheque o que se carrega como verdade, e se coloca como agente insubis-tituível no processo de luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

Propomos então uma refle-xão sobre as barreiras que enfrentamos no caminho de nossa formação enquan-to comunicadores sociais (a formação técnica precariza-da, os estágios exploradores, as grades curriculares como projeto de um modelo educa-cional restrito), sem deslocar essa reflexão de uma análise crítica da raiz do problema que enfrentamos dia após dia nas salas de aula e perceber como essas barreiras contri-buem para uma formação cada vez mais tecnicista e dis-tante do caráter social que o nosso curso deve exercer.

2) A formação que temos

Page 7: 2014 - Cartilha de Mobilização - Enecom Alagoas

7

Eixos

Os meios de comunicação do nosso país não passam de grandes conglomerados em-presariais-religiosos, geridos por poucos grupos que con-trolam a informação do país, com interesses econômicos e políticos que beneficiam a eles mesmos. O controle desses meios de comunica-ção por poucas pessoas, sem a intervenção da sociedade, consiste em um monopólio midiático, que tem um poder absurdo de disseminar um discurso conservador, hege-mônico, não-reeducador.

Para a manutenção das opres-sões em nossa sociedade, os meios de comunicação crimi-nalizam os pobres, os negros e as negras, os homossexuais, as mulheres, os movimentos sociais - inclusive o estudantil.

Em Alagoas, a realidade não é diferente. Na terra dos usi-neiros e coronéis, nossos veí-culos de comunicação aten-dem a interesses privados,

enquanto o estado é asso-lado por miséria, violência, analfabetismo, homofobia e tantas outras mazelas.

É preciso repensarmos o mo-delo atual de Comunicação, e buscarmos o fim do monopó-lio midiático! Negar o direito de participação do povo na mídia fere a democracia, fere o porquê da existência dos meios de comunicação, que deve ser para e pelo público...

É necessário multiplicar as vozes, revolucionar os métodos de narração para combatermos o discurso das classes dominantes e im-plantarmos uma comunica-ção verdadeiramente social!

Convidamos todos/as os/as estudantes de Comunicação Social do país a construírem com a gente o Enecom Ala-goas 2014 e a levar essas pro-postas de discussão aos qua-tro cantos do Brasil. Vamos ao debate!

3) A comunicação que queremos

Page 8: 2014 - Cartilha de Mobilização - Enecom Alagoas

8

A organização do Encontro já começou. E todos/as nós que vamos participar do En-contro temos uma responsa-bilidade com ele. Participa-ção dos espaços, disciplina com os horários, divisão de tarefas e responsabilidades... Um Encontro de estudantes para Estudantes!

Cada estado/cidade deve ter seu mobilizador ou mobilizadora... A ideia é que todos/as possam sa-ber o que é o Enecom, quem o organiza e o que vai ser discutido por aqui antes mesmo do Encontro começar!

Mobilizacao

Ser mobilizador não é uma tarefa tão simples. Essa fun-ção exige organização e um bom diálogo com os/as estu-dantes. O/a mobilizador/a é a ponte entre a Comissão Orga-nizadora e a sua delegação. No Enecom 2014, os/as mo-bilizadores/as terão um papel importantíssimo para a cons-trução e o bom andamento do Encontro. São eles/as que antes da viagem vão pre-parar os/as estudantes/as para os debates do Ene-com, bem como organizar os pré-encontros e manter a sua delegação bem in-formada sobre as novida-

des do Encontro. Neste Ene-com, o/a mobilizador/a também terá que garantir que a de-legação participe dos es-paços da melhor maneira possível, além de garantir reuniões periódicas para ouvir sugestões e críticas que sirvam para melhorar o direcionamento de nos-so Enecom.

A escolha deve ser feita de maneira democrática, visua-lizando a realidade de cada local e pensando nos/nas es-tudantes: das diversas facul-dades/universidades e de to-dos os períodos e habilitações.

Mobilizadores

,

,

Page 9: 2014 - Cartilha de Mobilização - Enecom Alagoas

9

Este ano, a Comissão Organi-zadora quer propor um desa-fio às delegações de todo o país.

Sabendo da necessidade de articularmos nossas lu-tas com outros Movimen-tos Sociais espalhados pelo Brasil, estamos abrindo o nosso Enecom para os/as demais lutadores e lu-tadoras sociais trazerem suas contribuições para enriquecerem os nossos espaços. Movimento negro, feminista, LGBTT, da periferia, agrário, cultural, ribeirinho, indígena... O ideal é que cada delegação possa ver um/a

representante de um Movi-mento Social de sua região para compor sua delegação. Esse/a convidado/a partici-pará de todos os espaços do Encontro e vai ser importan-te elemento para o acúmulo de forças e avanço das nossas pautas.

Estamos falando de uma edu-cação ao avesso e é por isso que estamos convidando os/as que historicamente vem sendo excluídos desse espa-ço para debatermos coletiva-mente a educação e a mídia que queremos!

O que vocês acham?

Alem dos muros,

Page 10: 2014 - Cartilha de Mobilização - Enecom Alagoas

10

Os pré-encontros não são apenas o espaço destinado para que nós possamos co-nhecer as pessoas que farão parte da nossa delegação. É isso também, mas o papel fundamental dos pré-en-contros é que eles sejam espaços de formação. Ne-les os/as estudantes devem se habituar com temas como: democratização dos meios de comunicação, qualidade de formação do comunica-dor e combate às opressões, por exemplo, além de conhe-cer o papel da própria Execu-tiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social, a Enecos. É nesse espaço de formação que a delega-ção começa a entender a dinâmica do Enecom, bem como a sua funcio-nalidade. Brigadas, núcleos de vivência, oficinas, mini-cursos, ato, plenárias, GD’s e

tantas outras siglas e palavri-nhas que muitas vezes con-fundem a cabeça de quem está indo para seu primeiro Enecom.

Os mobilzadores e todo o Coletivo local, precisam ter uma linguagem muito fácil e dinâmica na hora de apre-sentar esse universo para os novos viajantes.

Pré-encontros bem elabora-dos acabam tendo como re-sultado uma delegação bem preparada e consciente do seu papel dentro e fora do Enecom. Mãos na massa!

A Comissão Organizadora do Enecom Alagoas prepa-rou algumas sugestões de pré-encontros relacionados com o tema do nosso Ene-com para ajudar na mobiliza-ção pelo Brasil, se liga:

Pre-encontros,

Pré-encontro? O que é isso?

Page 11: 2014 - Cartilha de Mobilização - Enecom Alagoas

11

Pre-encontros,

Discussão da qualidade de formação dos comunicado-res e das comunicadoras.

Neste pré-encontro será preenchido um formulário de pesquisa* da situação dos cursos de comunicação social pelo Brasil, este docu-mento deve ser levado ao Enecom para ser utilizado no primeiro espaço de Mos-quemom (Mostre o seu que eu mostro o meu) e servirá como base para discussão

durante o próprio pré-en-contro sobre questões como estágio, currículo, estrutu-ra..., além da apresentação do Enecom e da Enecos.

*Esse formulário será entre-gue aos mobilizadores esta-duais para serem aplicados nesse pré-encontro.

Sugestão de vídeo: Por aqui, tudo bem (https://www.youtube.com/watch?v=_m2ANffroIA)

1º pré-encontro: “A formação que temos!”

Discussão sobre democrati-zação dos meios de comuni-cação.

Pensar nos seguintes eixos: marco civil da internet, crimi-nalização dos movimentos sociais pela mídia, comuni-

cação contra-hegemônica e veículos universitários.

Sugestão de vídeo: Le-vante sua voz (https://w w w . y o u t u b e . c o m /watch?v=KgCX2ONf6BU)

2º pré-encontro: “A comunicação que queremos”

Page 12: 2014 - Cartilha de Mobilização - Enecom Alagoas

12

A Comissão Organizadora do Enecom Alagoas 2014 suge-re que cada delegação possa trazer para o Encontro um/a representante de algum Movimento Social de sua ci-dade/estado. Seja do movi-mento agrário, movimento negro, das periferias, ribeiri-nho ou indígena, a sugestão é que possamos trazer para dentro do espaço universi-tário os sujeitos que, histo-ricamente, são excluídos/as deste espaço. Neste sentido, a proposta para o 3º pré-en-contro é de que a delegação visite a realidade desse Mo-vimento Social que eles vão acolher durante o Enecom em Alagoas.

A sugestão é de, além de conhecer a realidade desse Movimento, conversar com esta comunidade sobre edu-cação e comunicação. Será que eles já sofreram alguma criminalização por parte da mídia? Como será que eles se veem nos meios de comuni-cação? Eles têm espaço den-tro da Universidade? Qual é a relação da comunidade com a academia? Essas são algu-mas perguntas que podem nortear o papo da delega-ção.

Sugestão: produção de um vídeo sobre o Encontro para divulgação nos espaços do Enecom e da Enecos.

Pre-encontros,

3º pré-encontro: “Enecos para além dos muros!”

Page 13: 2014 - Cartilha de Mobilização - Enecom Alagoas

13

Pre-encontros,

Discussão sobre o combate às opressões.

Discutir a luta contra o ma-chismo, o racismo, a homo-fobia e criminalização dos Movimentos Sociais. Pensar o papel da mídia na manu-

tenção dessas opressões e de que maneira essa pauta está presente dentro da nos-sa formação.

Apresentar os setoriais da Enecos e o Movimento pró--saia

4º pré-encontro: “Enecos na luta contra às opressões!”

Page 14: 2014 - Cartilha de Mobilização - Enecom Alagoas

14

Além dos vídeos que sugerimos, a C.O. vai lançar uma série de textos para ajudar na condução dos debates de cada um desses pré-encontros. Os/as mobilizadores/as devem ficar li-gados/as nos repasses!

Pre-encontros,

ps.: Materiais de apoio!

Os/as mobilizadores/as vão receber um formulário para rela-tar todos os pré-encontros que aconteceram em sua cidade/estado para irmos acompanhando tudo o que está rolando no país e como estão as organizações dos nossos companheiros de Encontro!

ps2.: Repasse dos pré-encontros

Page 15: 2014 - Cartilha de Mobilização - Enecom Alagoas

15

Contato

Bom, por enquanto é isso!

A C.O. está 24h ligada para tirar qualquer dúvida com relação a mobilização, aos pré-encontros, à escolha dos/as mobiliza-dores/as, aos formulários... Qualquer coisa é só mandar um e-mail para [email protected] que estaremos disponíveis para tirar toda e qualquer dúvida!

Contamos com a ajuda de todos/as! Vamos juntos/as cons-truir um Enecom inesquecível!

http://www.enecos.com.br/enecom2014

Page 16: 2014 - Cartilha de Mobilização - Enecom Alagoas

16