2 revista acirp - acirpriopreto.com.br · para o desenvolvimento de rio preto; fica sabendo como...

24

Upload: dangthuan

Post on 02-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

REVISTA ACIRP2

REVISTA ACIRP 3

aoassociadop a l a v r a d o p r e s i d e n t e

Paulo SaderP r e s i d e n t e d a a c i r P

É seu direito de AssociAdo

No próximo dia 27 de março, convido você, associado, para votar nas eleições Acirp 2018. Nossa chapa, composta por empresários voluntá-rios e idealistas, mantém a unidade da Acirp e pavimenta o caminho

da entidade rumo aos 100 anos! É importante entender que o voto é um direito seu, que sustenta o associativismo, que valoriza nossa entidade e dá ainda mais força aos nossos pleitos e reivindicações em todas as instâncias. o ditado é verdadeiro quando afirma que “juntos somos fortes”. Ao seu lado, erguemos bandeiras e travamos lutas em prol do desenvol-vimento da cidade e em benefício de melhores condições para seus negócios. Ao seu lado! tudo o que fazemos e pensamos dentro desta Associação quase centenária, é por você e pra você. Nossos diretores, todos voluntários, plane-jam ações e projetos a todo o momento, com foco total no associativismo e na capacitação do empresário e seus colaboradores. Venha votar! e aproveite para conhecer o nosso prédio revitalizado. ele está lindo! No mesmo ano em que se completam os 80 anos de inauguração da sede da rua silva Jardim, entregamos uma obra inédita de restauro, inte-gração e acessibilidade. A intervenção arquitetônica proposta se destacou pelo respeito às edificações históricas e a tudo o que elas representam. integramos os fluxos internos e criamos um espaço amplo, de muito bom gosto, que aten-deu a todas as solicitações dos tempos modernos, inclusive com um elevador – elemento inédito na história da Acirp. Poder entregar essa obra a você, nosso associado, e à cidade de são José do rio Preto, foi uma grande honra. É mais um legado de nossa Associação. Nesta edição da revista, você lê uma breve entrevista com o novo secre-tário de desenvolvimento econômico de rio Preto, vice-presidente da Acirp Jorge Luis de souza, nomeado pelo Prefeito edinho Araújo confirmando o prestígio da parceria e contribuição que a entidade tem dado ao Poder Público para o desenvolvimento de rio Preto; fica sabendo como foi o espetacular 4º seminário Acirp de Liderança, o maior evento de capacitação empresarial do interior, e confere a entrevista exclusiva do coordenador dos APLs Aeroespa-cial e tic do Parque tecnológico de são José dos campos, Marcelo Nunes da silva, que veio a rio Preto a convite do Núcleo Multissetorial da Acirp para falar sobre um assunto mais do que atual: cidades inteligentes. Boa Leitura! Nos vemos em 27 de março! No prédio histórico da silva Jardim e também em nossa sede da distrital Norte, #rumo 100! Até lá!

Este material é uma publicação bimestral da Associação Comercial e Empresarial

de São José do Rio Preto/SPRua Silva Jardim, 3099

Centro - CEP 15010-060F. (17) 3214.9433

w w w. a c i r p s j r i o p r e t o . c o m . b r

diretOria acirP - BiÊniO 2016-2018

Presidente PAuLo tAdeu de oLiVeirA sAder

1º Vice-Presidente instituciOnal LisZt reis ABdALA MArtiNGo

2ª Vice-Presidente instituciOnal BeNY MAriA Verdi HAddAd

3º Vice-Presidente serViçOs aOs assOciadOs AdiL BerBert

4º Vice-Presidente setOrial JorGe Luis de souZA

5º Vice-Presidente administratiVO KeLViN KAiser

diretOr secretáriO Geral Artur eduArdo riBeiro BAstos

1° secretáriO AurÉLio Nestor MirANdA Grisi

diretOr 2º secretáriO rAfAeL AZeredo de oLiVeirA

diretOr tesOureirO Geral VALdecir Buosi

diretOr 1º tesOureirO ALVAro LuiZ estreLLA

diretOr 2º tesOureirO MAurÍcio scArPAssA

diretOra de eVentOs LiLiAMAurA GoNÇALVes de LiMA

diretOr de relações PúBlicas LuiZ ferNANdo GArciA

diretOr dO scPc WiLsoN souBHiA JuNior

diretOr de marketinG ALessANdro de sÁ BossAN

diretOr de cOmérciO exteriOr MArcus dA MAttA

diretOr de PatrimôniO Pedro LuiZ riBeiro rodriGues

diretOr da distrital sul MÁrio AuGusto coViZZi

diretOr dO mei e distrital nOrte cÉsAr JuNior dA siLVA souZA

diretOra dO cmee LuciANA VArtANiAN GoMes dA siLVeirA

diretOra de treinamentO e desenVOlVimentO ANA cAroLiNA Verdi BrAGA rAGoNHA

diretOr de assuntOs JurídicOs sÉrGio HeNriQue ferreirA ViceNte

diretOr dO núcleO de JOVens emPreendedOres fLAVio HeNriQue BAtistA ALVes

diretOr de aGrOneGóciOs ANdrÉ Luis seiXAs

diretOr de cOmunicaçãO JosÉ roBerto toLedo

diretOr dO cOmérciO JosÉ rAiMuNdo de oLiVeirA

diretOr dO setOr de serViçOs dANieL ferNANdo rodriGues

diretOr dO emPreender osVALdo Luis do NAsciMeNto

diretOr dO setOr de ti GiLBerto PereZ MAriANo

diretOra de açãO sOcial creusA MANZALLi

diretOr de sustentaBilidade emPresarial GerMANo HerNANdes fiLHo

diretOr Para centrO de cOmPras WALter cArrAZZoNe JuNior

diretOr de Vendas ruPeN Grisi KuYuMJiAN

diretOra de PrOmOções cristiNA BAssitt

diretOra Para recursOs HumanOs dANieLA BrANdi foNtes

diretOr dO setOr de saúde KÁsseY HeNriQue VAscoNceLos

Presidente câmara mediaçãO e arBitraGem ANdrÉ GustAVo de GiorGio

Presidente dO cOnselHO cOnsultiVO AdriANA cÁssiA NeVes

Presidente dO cOnselHO Fiscal MAuricio BeLLodi

diretOr de cOmunicaçãO José roberto toledo

editOra e Gerente cOmercial stella coeli

17 3021.9595 / 99771.7664 [email protected]

JOrnalista resPOnsáVel carol soler (MtB 32.583/sP)

[email protected]

cOlaBOradOr Bruno Almeida

PrOJetO GráFicO e diaGramaçãO PX (ivan iggor Barreto - 17 99655.1313)

[email protected]

FOtOGraFia Paulo de Paula

PrOduçãO

anO xiii - nº 170 - Jan/FeV de 2018

REVISTA ACIRP4

REVISTA ACIRP 5

no último dia 6 de março, o Prefeito edinho araújo deu posse ao novo secretário de

desenvolvimento econômico e negócios de turismo, Jorge luis de souza, em cerimônia realizada em seu gabinete, na Prefeitura municipal. a indicação do empresário, que atuou na primeira gestão do presidente Paulo sader como vice-presidente da entidade, foi uma articulação política da acirp.

O senhOr fOi O indicadO pela dire-tOria da acirp para a secretaria

de desenvOlvimentO ecOnômicO e ne-góciOs de turismO. cOmO se sentiu em relaçãO a issO? JOrge luis de sOuza: fiquei honrado com o convite e honrado em poder representar não só a Acirp, mas também os empresários de são José do rio Preto.

Quais serãO as primeiras ações Que pretende realizar à frente da

semdec? existe algum prOJetO especial Que O senhOr deseJa dar priOridade?JOrge luis de sOuza: Primeiramente, vou to-mar conhecimento de todos os projetos que estão sendo desenvolvidos. o Prefeito nos pediu em um primeiro momento para que o Projeto do trem caipi-ra seja um evento especial a cada viagem, e que toda

a população possa ter a oportunidade de participar. daremos atenção também à área central, onde já esta-mos fazendo a manutenção do local, e ainda prepará--la para a continuidade da revitalização.

a acirp pOssui inúmerOs prOJetOs em prOl dO desenvOlvimentO da ci-

dade e melhOrias para Os empreende-dOres. de Que fOrma a secretaria pOde cOntribuir para Que essas reivindica-ções efetivamente OcOrram? JOrge luis de sOuza: As bandeiras da Acirp para o desenvolvimento econômico foram encam-padas pelo Poder Público, assim como o aceite do Prefeito Municipal para a indicação pela entidade do secretário de desenvolvimento econômico. essa siner-gia entre o Poder Público e o setor Privado será o di-ferencial para que os projetos para o desenvolvimento econômico de rio Preto efetivamente ocorram.

PreFeitO dá POsse aO secretáriO de desenVOlVimentO

Jorge foi o nome de confiança indicado pela diretoria para dar continuidade aos projetos da Secretaria, que são de suma importância

para o desenvolvimento de São José de Rio Preto, a geração de mais emprego e renda e o fortalecimento do município como Terra Empreendedora”.

PaulO sader, presidente

REVISTA ACIRP 5

POsse

REVISTA ACIRP6

Presidente Paulo Sader protocola a inscrição da chapa #Rumo100 junto à secretaria da Acirp

cHeGOu a HOra das

no próximo dia 27 de março de 2018, a Associação comercial e empresarial de são José do rio Preto (Acirp) será palco das eleições para o biênio 2018-2020. A chapa que concorrerá à eleição, intitulada “#rumo100”, é com-

posta pelos empresários Paulo tadeu de oliveira sader, Kelvin Kaiser, Beny Maria Verdi Haddad, Liliamaura Gonçalves de Lima e Valdecir Buosi. “essa nova gestão se encerrará no ano em que a Acirp comemora seu cente-nário, daí o nome #rumo100. Hashtag é um símbolo de modernidade; rumo é sentido de direção, é unidade na condução e cooperação das coisas; e o 100, além de ser um número simbólico, cabalístico e de perfeição inclu-sive, mostra maturidade e completude, qualidade e amadurecimento”, explica o presidente Paulo sader. seguindo rigorosamente o estatuto social da Acirp, conforme seu art. 45, os associados tiveram a oportu-nidade para inscrever chapa completa no período de 05 de fevereiro a 05 de março. Ainda conforme o estatuto, podem votar os associados à entidade há pelo menos 6 meses da data das eleições, que estejam adimplentes. os empresários associados que não puderem se deslocar até a Acirp para a votação poderão se fazer representar por meio de diretores estatutários, bem como por gerentes e/ou prepostos com vínculo empregatício devida-mente comprovado. Para tanto, podem retirar na sede da Associação, ante-cipadamente, documento que nomeia outra pessoa para votar em seu nome. A votação acontece na Acirp do centro (rua silva Jardim, 3099), das 8h às 18h, e na distrital Norte (Av. Mirassolândia, 1810), das 8h às 17h.

eleições 2018

Eleições Acirp 2018! Associado, venha votar nas Eleições Acirp 2018! Faça valer seu direito e privilegie o associativismo! Quando os empreendedores se unem, todos ficam mais fortes!

dia 27 de marçO lOcais:

Acirp do centro (Rua Silva Jardim, 3099) e

Distrital Norte (Av. Mirassolândia, 1810)

HOráriO: 8h às 18h

ELEIÇÕES ACIRP 2018

REVISTA ACIRP 7

Foi o 1º Diretor de Sustentabilidade Empresarial da Acirp e presidente eleito em 2016. É Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie. Es-pecialista em Gestão em Agribusiness pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas. Participou do 4º curso de Extensão Universitária do Programa Formação de Profissionais para a Área Financeira realizado com apoio da fundação Getúlio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo, pelo CODIMEC - Comitê de Divulgação do Mercado de Capitais.

Presidente

Paulo Tadeu de Oliveira Sader

Kelvin Kaiser é formado em Administração com ên-fase em Comércio Exterior pela Universidade Presbi-teriana Mackenzie. É Di-retor Executivo do Grupo Cene, fundador e Diretor Executivo da Kaiser Agro, e sócio-fundador do CEP – Conselho de Ética e Pes-

quisa do Hospital Beneficência Portuguesa de Rio Preto. É Diretor na Acirp desde 2008 e na gestão biênio 2016-2018 atuou como 5º vice-presidente Administrativo.

Farmacêutica e Biomédica, com título de especialista em Manipulação de Medi-camentos pela Associação Nacional das Farmácias Magistrais. É empresária

do ramo farmacêutico, proprietária da CERTA Farmácia de Manipulação, com duas unidades em Rio Preto e ou-tra em Catanduva. A trajetória singular de Liliamaura como mulher e empresária de sucesso valeu-lhe o reconhe-cimento do Sebrae-SP. É membro da diretoria da Acirp desde 2002.

É acionista e membro do Conselho de Adminis-tração da Rodobens, uma holding do Grupo Verdi. É professora formada e atuante na área social. Foi fundadora da “A Casa Grande Galeria de Arte”, a

primeira galeria de arte de São José do Rio Preto. Atua ainda como promotora de exposições e leilões de arte. Ocupa a diretoria da Acirp desde 2002 e atualmente é vice-presidente.

Sócio da Buosi Audito-ria & Consultoria Ltda. É formado em Admi-nistração de Empresas e Ciências Contábeis, espe-cialista em Contabilidade e Auditoria, mestre em Ciências Contábeis e Atu-

ariais pela PUC/SP. Buosi atua desde 1990 como con-sultor empresarial, auditor, contador, perito judicial e professor universitário. Faz parte da diretoria da Acirp desde 2004.

1º Vice Presidente

Kelvin Kaiser

secretária Geral

Liliamaura Gonçalves de Lima

2º Vice Presidente

Beny Verdi Haddad

tesOureirO Geral

Valdecir Buosi

SOBRE A CHAPA #RumO100

REVISTA ACIRP8

caPacitaçãO

Seminário de

O Teatro Municipal Paulo Moura foi palco, no último dia 22

de fevereiro, do maior evento empresarial de São José do Rio

Preto: o 4º Seminário Acirp de Liderança, realizado por meio

da Diretoria de Treinamento e Desenvolvimento. Mais de

500 empresários estiveram presentes ao evento que reuniu

capacitação e motivação, com palestras de profissionais de renome internacional,

que abordaram os mais diversos assuntos: psicologia organizacional, economia,

inovação disruptiva, perspectivas políticas e motivação. Participaram desta edição:

Daniela Brandi, diretora para Recursos Humanos da Acirp; os economistas

Denise Barbosa e Antônio Correa de Lacerda; o CEO da Inova Consulting Luis

Rasquilha; o historiador Marco Antonio Villa e o empresário Geraldo Rufino.

REVISTA ACIRP8

Teatro Municipal Paulo Moura sediou, pela primeira vez, o Seminário

REVISTA ACIRP 9REVISTA ACIRP 9

O mega empresário que trabalhou aos 9 anos como catador de latinhas em um

lixão, encerrou o Seminário com uma

palestra emocionante e motivadora

Pesquisa de satisfação realizada pela entidade ao final do evento, mostrou que as palestras

agradaram ao público pela diversidade e conteúdo

Edição de novembro/dezembro 2017 da Revista Acirp foi assunto do talk show pela qualidade de sua reportagem de capa, que abordou as perspectivas econômicas para 2018

O Presidente da Acirp, Paulo Sader, abriu oficialmente o Seminário

Luis Rasquilha abordou a inovação disruptiva e o futuro dos negócios, e tirou empresários da “zona de conforto”

Diretora de Treinamento e Desenvolvimento da Acirp,

Ana Carolina Verdi Braga

Antônio Correa de Lacerda e Denise Barbosa ajudaram a plateia a decifrar a economia no pós-crise

Mais de 500 empresários participaram deste que foi o maior evento de capacitação da região

O historiador Marco Antonio Villa mostrou quais as perspectivas econômicas e políticas neste ano eleitoral

A Diretora de Recursos Humanos da Acirp, Daniela Brandi, falou sobre Psicologia Organizacional e sua atual função na revigoração econômica e política do país

REVISTA ACIRP10

REVISTA ACIRP 11

caPacitaçãO

tendências e ações no

Para 2018 VareJO

Quinta edição do Seminário Acirp acontece em abril, com todas as grandes novidades da maior feira de varejo do mundo

O maior evento de varejo do mundo, a Nrf retail’s Big show – que acontece anu-

almente em Nova York – é tema de mais uma grande edição do seminário “tendências do Varejo: reflexões da Nrf 2018 e do varejo de Londres”, que acontece no próximo dia 6 de abril, no centro de convenções da Acirp. o vice-presidente setorial da Acirp, Jorge Luis de souza, esteve presente à feira e trouxe, para o 5º seminário, as grandes novidades que surpreende-ram os participantes do evento. este ano, a mudança de comportamento do consumidor e os avanços tecnológicos foram amplamente abordados como a grande transformação do setor de varejo.

“Viajamos em grupo de empresá-rios da fAcesP (federação das Asso-ciações comerciais do estado de são Paulo) composto por 23 pessoas. No evento, havia cerca de 800 brasileiros inscritos. este ano, pudemos observar que a consolidação do uso da tecnolo-gia nas lojas físicas deverá acabar com as diferenças entre o Varejo físico e o Varejo Virtual. As Lojas físicas adota-rão tecnologia para facilitar a vida do cliente e as lojas virtuais se expandi-rão no varejo físico. esse movimento é chamado de Bric in Bit. outro tema importante abordado na Nrf foi a pre-ocupação com os colaboradores e a va-lorização de sua atuação nas empresas, pois a conclusão é que o varejo é feito de gente”, explica o vice-presidente da Acirp. Na quinta edição do evento pro-movido pela Acirp, o público presente poderá conferir palestra com o Prof. dr. francisco Alvarez, da universida-de de são Paulo (usP), que fará ainda uma dinâmica entre os participantes. “Além de conferir tudo o que aconte-

ceu na Nrf 2018, o público presente ao seminário também conhecerá detalhes das visitas técnicas realizadas em tradi-cionais varejistas na cidade de Londres, em contraponto ao Varejo de Nova York”, comenta Jorge Luis.

TEndênCIAS dO VAREjO: REfLExÕES dA nRf 2018 E dO VAREjO dE LOndRES

6 de abrildas 8h20 às 12h

centro de convenções

da acirp (av. Bady Bassitt, 4052)

Os convites são gratuitos para associados e podem ser retirados na sede da

entidade (Rua Silva Jardim, 3099 - Centro)

Dinâmicas marcaram o Seminário do ano passado. Este ano, novas práticas em grupo serão inseridas no evento, junto das palestras do Prof. Alvarez

Jorge Luis de Souza posa ao lado de um dos principais palestrantes da feira de Nova York, Dr. Ira Kalish, Diretor de Economia Global da Deloitte Research

Comitiva da Facesp visita lojas de artigos esportivos com vendas

BRIC in BIT, durante a NRF 2018

REVISTA ACIRP12

Obra inédita na história da entidade interliga os três prédios da região central com estética e funcionalidade retrofit

inauGuraçãO

um nOVO CAPÍTuLO

cOmPlexO acirP

em 5 de fevereiro, o histórico prédio que abrigou a Associação co-mercial e empresarial de são José do rio Preto ainda em 1938 - de-nominada na época Associação comercial, industrial e Agrícola de

rio Preto (AciA) – inaugura sua nova roupagem: a integração com total acessibilidade às outras duas edificações que compõem a sede da entidade no coração de rio Preto. “A obra que entregamos aos associados e ao município inicia-se no projeto arquitetônico com que nos presenteou a Presidente Adriana Ne-ves sob autoria do arquiteto roberto Magalhães que objetivava tornar al-cançáveis os andares superiores por meio de elevador e unir os prédios do complexo central. fomos além; levamos a cabo o projeto e ampliamos seu escopo concluindo a revitalização do prédio principal, um patrimônio real e histórico da Acirp. Assim, interligamos os três prédios da entidade: a sede Administrativa, o centro de Atendimento e a câmara de Mediação e Arbitragem, respeitando o patrimônio da Acirp e atendendo às normas de acessibilidade e combate a incêndios, com instalação de hidrantes e escada de acesso normatizada”, explica o Presidente da Acirp, Paulo sader. À orientação e acompanhamento da execução da obra foi ao que se de-dicou o engenheiro e diretor de Patrimônio da entidade Pedro rodrigues, que capitaneou, voluntariamente, a equipe composta pela também enge-nheira Érika cavalini Miranda e pelo coordenador de Patrimônio osmar Junior. somados ao arquiteto roberto Magalhães, o grupo comandou a em-preitada de quase dois anos que totalizou um investimento de um milhão de reais em capital próprio. de acordo com Magalhães, a intervenção arquitetônica proposta ao nú-cleo central se destaca pelo respeito às edificações históricas e a tudo o que elas representam. “Além de possibilitar maior integração dos fluxos inter-nos e criar um espaço moderno e de bom gosto, esta intervenção atende a todas as solicitações que os tempos atuais exigem.” A solenidade de entrega da obra teve início na segunda-feira, 5, com descerramento da placa e visitação para diretoria, autoridades, parceiros e imprensa. Na terça-feira, 6, a Associação recebeu seus conselheiros (con-sultivo e fiscal), os Núcleos setoriais e colaboradores. Já o dia 7 foi reserva-do para receber os associados durante visitação.

Descortinar o passado histórico; manter a beleza dos prédios sem restringir sua adaptação aos tempos e usos modernos; integrar harmonicamente estruturas físicas tão diversas, respeitando suas particularidades estéticas; unir espaços e pessoas pelo fácil alcance e livre acesso a todos os pontos da Acirp foram as tarefas e as proezas dessa múltipla equipe da obra.”

PaulO sader

REVISTA ACIRP12

REVISTA ACIRP 13

Jean Charles (Presidente da Câmara), Maurício Bellodi (Presidente do Conselho Fiscal), Edinho Araújo (Prefeito), Paulo Sader (Presidente da Acirp) e Adriana Neves (Presidente do Conselho Consultivo) descerram a placa instalada nas novas dependências da entidade

Adriana Neves e Paulo Sader posam junto à equipe que comandou a obra tendo à sua esquerda o arquiteto Roberto Magalhães e à direita o Diretor de Patrimônio Pedro Rodrigues; a engenheira Érika Cavalini e o Coordenador de Patrimônio, Osmar Júnior

Após o descerramento da placa inaugural, o Presidente posa junto aos proprietários da RBA Elevadores, Maíra Vetorasso e Rubens Alvarenga, ladeados pelo Diretor Pedro Rodrigues

Paulo Sader, atual Presidente da Acirp, recebe os cumprimentos dos Presidentes que já comandaram a gestão da entidade desde 1983

Destaque para o elevador projetado e desenvolvido pela empresa rio-pretense RBA. O meio de transporte, com acesso aos três prédios, passa a ser o centro geográfico da distribuição do fluxo de pessoas na Acirp. Com nível extra de proteção e baixo consumo de energia, o equipamento hidráulico suporta 16 mil quilos de segurança instalados para 50 anos de uso. A cabine foi projetada para transportar um peso de 800 kg, em torno de 9 a 10 pessoas. É o segundo equipamento da RBA com três portas instaladas de entrada e saída – entre os mais de 400 já produzidos. Só há equivalente na cidade do Rio de Janeiro. A funcionalidade das três portas é garantir acessibilidade em todos os pavimentos para cadeirantes, idosos e portadores de necessidades especiais

Em virtude do desnivelamento existente, todos os andares são respaldados por acesso tanto de elevador, quanto de escada

Com a revitalização do prédio histórico houve total restauração do andar superior e do Salão Nobre, garantindo-lhe segurança; lustrando-lhe o brilho e a dignidade merecido, bem como a adaptação do espaço com total acessibilidade

A Sala de Reunião do andar superior bem como a Sala do Presidente foram totalmente remodeladas. Ambas ganharam mais espaço e ajustes para atender às necessidades contemporâneas

REVISTA ACIRP14

Este é um exemplo concreto do quanto a Acirp está comprometida com a defesa do empreendedorismo e prestação de serviços de qualidade ao seu associado;

o quanto se dedica ao bem estar e eficiência do seu quadro de colaboradores; como os valores da entidade estão vinculados ao atendimento respeitoso e digno do ser humano; quanto acreditamos na sustentabilidade, na preservação do patrimônio, e na região central da cidade, que precisa de ações revitalizadoras coordenadas do setor público e privado.”

inauGuraçãO

PaulO sader

REVISTA ACIRP 15

REVISTA ACIRP16

E N T R E V I S T A

O que era uma discussão acadêmica na década de 90, hoje já é realidade em cidades do

mundo todo, inclusive no Brasil. em recente pa-lestra realizada pela acirp, o especialista marcelo nunes da silva abordou o conceito de cidades inteligentes e mostrou como a preocupação com o tema pode gerar melhorias consideráveis para os cidadãos e trazer novos investimentos. Confira na entrevista desta edição:

REVISTA ACIRP16

marcelO

da silVanunes

Coordenador dos APLs Aeroespacial e TIC do Parque Tecnológico de São José dos Campos

O Que sãO cidades inteli-gentes?

marcelO nunes da silva: são cidades que focam a qualidade de vida dos cidadãos e que utilizam a tecnolo-gia da informação e comunicação – tic para gerir de forma eficiente os diversos dados gerados pelos sistemas implanta-dos no município, transformando-os em informação para a tomada de decisão do gestor público, seja de forma manual ou autônoma.

O Que é necessáriO para um municípiO ser assim

classificadO?marcelO nunes da silva: A classificação hoje está restrita a um ranking de cidades inteligentes, cre-denciada por uma empresa privada, mas entendo que a que a partir do momento em que os serviços públicos forem aten-didos de forma cada vez mais eficiente com o uso de tic, este município passa a entrar na classificação pública local, que é mais importante que a visão externa.

Quais sãO as cidades in-teligentes dO brasil? e

nO exteriOr? marcelO nunes da silva: diver-sas cidades são conhecidas como cida-des inteligentes, no entanto os focos são diferentes para cada uma: inteligente em Mobilidade, em segurança Pública, em saúde, em Meio Ambiente etc. Não há uma cidade modelo em todas as ca-tegorias. Algumas cidades se destacam, como são Paulo e rio de Janeiro, pelo maior número de iniciativas para melho-rar a qualidade de vida dos habitantes.

recentemente, em sua pa-lestra realizada pelO

núcleO multissetOrial de serviçOs da acirp, vOcê expli-cOu Que riO pretO e regiãO pOssuem Os chamadOs arran-JOs prOdutivOs lOcais. O Que sãO apl? marcelO nunes da silva: APLs são formas organizadas de empresas de um mesmo segmento geridas por uma governança formadas por empresas, órgão governamentais, universidades, que promovem ações de qualificação,

REVISTA ACIRP 17REVISTA ACIRP 17

Pensar em Cidades Inteligentes é diminuir as desigualdades. É a ferramenta para amenizar o problema, pois através deste suporte melhora-se a qualidade de vida

Marcelo Nunes, ladeado pelo empresário Daniel Rodrigues, diretor de Serviços da Acirp, e pelo presidente da entidade, Paulo Sader, durante palestra em que participou promovida pelo Núcleo Multissetorial de Serviços.

Empresário da área de treinamento em TI por 23 anos. Formado em Engenharia Florestal, Pós Graduado em

Gestão Estratégica de Projetos pela FAAP e Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Fatec Internacional. Atuou por cinco anos no Sebrae-SP como consultor credenciado na área de Desenvolvimento Local e Territorial; Responsabilidade Empresarial e como facilitador do seminário desenvolvido pela ONU- Empretec. Atua como Coordenador no Parque Tecnológico São José dos Campos há oito anos na área de desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais, sendo o responsável pela criação do APL Aeroespacial e de Defesa, que coordena junto ao APL de Tecnologia da Informação e Comunicação.

certificação, mercado, com objetivo de melhorar a maturidade das empresas tanto para o mercado nacional como internacional. APLs são uma política de estado e diversas organizações possuem ações de apoio a estas iniciativas como, por exemplo, o Ministério de desenvol-vimento, secretaria de desenvolvimento do estado, sebrae etc.

issO indica Que temOs pO-tencial para chegar aO

estágiO de cidade inteligen-te? O Que é precisO e O Que ain-da impOssibilita esse prO-gressO? marcelO nunes da silva: É um facilitador para rio Preto ter um APL , mais do que isso, ter um APL de tic, que é a ferramenta fundamental para que a cidade seja uma cidade inteligen-te. o que precisa é que as empresas de-senvolvam soluções voltadas às cidades, o que pode não acontecer, pois como tecnologia da informação e comunica-ção é uma área muito transversal, muitas empresas podem ter seu foco em outras áreas, como indústria, varejo, agronegó-cio. então ter um APL forte e que desen-volva para a área de smart cities é uma alavanca para o município se engajar no processo de cidade inteligente.

Quais sãO as situações Que desafiam a cOnsis-

tência de uma cidade inteli-gente?marcelO nunes da silva: As tec-nologias de comunicação, como redes de fibras ópticas, integração de sistemas e prédios públicos, engajamento da popu-lação em utilizar-se das ferramentas de comunicação, wi-fi aberto. ou seja: uma plataforma de comunicação que possa coletar dados e distribuir informação.

de Que fOrma a sOcieda-de civil e a iniciativa pri-

vada pOdem cOlabOrar nO prOcessO de transfOrmaçãO em uma cidade inteligente? e Qual O papel dO pOder públi-cO? marcelO nunes da silva: o Poder Púbico tem como função prover a plataforma de comunicação, os meios

de integração dos sistemas e, principal-mente, trabalhar com dados abertos, ou seja, dispor à sociedade e à iniciativa pri-vada a geração de ideias para resolver os problemas – e estes problemas só serão resolvidos se o município proporcionar a geração de indicadores de resultados. A partir do momento em que a sociedade e as empresas podem gerar soluções com estes indicadores, eu estou engajando os verdadeiros usuários dos benefícios de se ter uma cidade inteligente.

O sucessO de uma cidade inteligente depende uni-

camente da gestãO pública ter em sua agenda ações cOn-vergentes para tal realida-de? marcelO nunes da silva: Não unicamente. A população precisa se en-gajar na utilização das ferramentas. Mas, sem dúvida, a falta de se ter na agenda do gestor público a questão voltada às cida-des inteligentes é um pilar fundamental para o sucesso da iniciativa.

ainda em sua palestra, O senhOr explicOu Que a

grande sacada para se mOn-tar prOJetOs de inteligência urbana e seu respectivO prO-cessO é gerar dadOs/númerOs. em riO pretO, pOr exemplO, Quais setOres carecem de in-fOrmações, estãO em situa-

çãO crítica e Que pOderiam ser remOdeladOs a partir da geraçãO de indicadOres? marcelO nunes da silva: esta é uma questão muito particular do muni-cípio e precisaria de uma discussão mul-tidisciplinar e multissetorial, analisando dados e indicadores locais e regionais, pois uma cidade inteligente não pode desconsiderar o seu entorno. Acredi-to que rio Preto está com uma região Administrativa bastante interessante e importante para o estado e para o país, e não deve deixar de abordar este assunto com brevidade, pois existem recursos e interesses privados em promover cases em uma cidade com este potencial.

marcelo nunes da Silva

REVISTA ACIRP18

Bastidores p o r d e n t r o d a n o t í c i a

REVISTA ACIRP18

A fim de aprimorar as ferramentas de trabalho e otimizar os softwares de gestão e segurança da Acirp; a diretoria de tecnologia da infor-mação junto ao departamento responsável da entidade acaba de entregar uma ampla e im-portante aquisição. o parque de máquinas foi renovado em 50% com a aquisição de 23 novos computadores e cinco notebooks. todos com processador e-5, licenciados com Windows 10 e padronizados pelo office 365 com todos os recursos disponibilizados pela Microsoft. ou-tros 30% dos equipamentos foram remaneja-dos para atender a atual demanda com melhor performance. Já na questão virtual, ocorreu uma padronização e alteração do domínio dos e-mails internos. Hoje, todos os colaboradores utilizam o endereço eletrônico no modelo: [email protected]. Para assegurar ainda mais o controle contra vírus e possíveis ataques ao sistema da entidade, hou-ve uma integração entre a rede de computa-dores, conexão de internet e e-mails com login único; além da implantação e monitoramento da Política de segurança da informação aliado ao monitoramento ativo 24 horas por dia dos servidores, estações de trabalho e e-mails.

REVIGORAÇÃO TECnOLÓGICA

uma comitiva da Acirp, junto ao escritório regional do sebrae sP em rio Preto, composta por 40 empresários e empreendedores ligados ao setor da Moda, visitou em meados de janeiro a couromo-da 2018, que aconteceu na capital paulista. esta foi a 45ª edição da feira internacional de calçados, Artefatos de couro e Acessórios de Moda, que reúne lojistas de todo o Brasil e compradores globais, vindos dos principais centros consumidores do mundo. integrada com a couromoda, o grupo visitou também a 8ª são Paulo Prêt--à-Porter - outono/inverno, que é uma feira de negócios para indústria de Moda, confecções e Acessórios.

mISSÃO EmPRESARIAL

ROdAdA dE nEGÓCIOS o conselho da Mulher empresária e empreendedora da Acirp realizou em fevereiro a terceira edição da “rodada de Negócios cMee – Networking entre elas”. o evento, sediado no salão Nobre da entidade, é realizado com o propó-sito de ampliar a interação e a troca de informações sobre seus respectivos em-preendimentos entre as mais de 30 participantes, a fim de fomentar negócios entre elas. com dinâmica e formato consolidado em edições passadas, cada participante teve três minutos para explanar sobre o seu negócio sem inter-rupção. Após a apresentação individual na roda do encontro, as participantes tiveram um café de integração para tirar dúvidas sobre sua apresentação e trocar material de divulgação.

o Núcleo de economia criativa da Acirp une forças mais um ano ao sho-pping center iguatemi são José do rio Preto com o propósito de mostrar que é possível levar cultura para todos, por meio de atividades multiculturais acessíveis à sociedade. Nesta edição da parceria, o Nec/Acirp desen-volveu o projeto “transversalidade na Arte”, que tem o espaço cultural iguatemi rio Preto como palco de 16 exposições no período de fevereiro de 2018 até janeiro de 2019. o objetivo desse projeto é reunir as várias manifestações artísticas em um só espaço, promovendo o encontro das artes plásticas com a fotografia, a música, a literatura, a arquitetura, as artes cênicas, o audiovisual e a moda. A primeira exposição, intitulada “coletiva Nec ii”, reuniu obras de todos os artistas envolvidos no projeto, que passeiam pelos estilos contemporâneo, livre, aquarela, entre outros. A temporada de exposições no espaço cultural iguatemi rio Preto contará com uma nova mostra a cada 20 dias. A agenda completa está disponível no site da Acirp.

TRAnSVERSALIdAdE nA ARTE

REVISTA ACIRP 19REVISTA ACIRP 19

O conselho da mulher empresária e empreendedora da acirp (cmee) inaugurou o mês em comemoração ao dia internacional da mulher com o lançamento do livro de poesias “vou te contar”, de autoria da escritora maria fernanda zavanella cruz. a obra é lançada novamente na associação, exatamente dez anos após a publicação do seu terceiro exemplar, que projetou a “fer” no mercado literário como o mais puro exemplo de superação das limitações físicas. hoje, aos 34 anos, a fer exibe a felicidade no rosto. mas para isso, ela precisou ir contra o diagnóstico de muitos médicos. nasceu prematura e teve

paralisia cerebral que acabou por comprometer, princi-palmente, sua coordenação motora. mas isso não foi empecilho para a poeta, natural de martinópolis, que traz ainda em seu currículo formação acadêmica em letras (unorp), pedagogia (unirp) e pós-graduação em educação especial inclusiva (unirp).

SERVA dA POESIA

No início de março, a Acirp, que é entidade sede das Associações Comerciais da Região Administrativa 14 da FACESP, recebeu representantes de 15 ACs da região. O encontro foi conduzido pelo Vice-Presidente da RA-14, Antônio Carlos Parise, e pelos executivos da Boa Vista SCPC, Marcio Cruz e Izidio Souza.

O Presidente da Acirp, Paulo Sader, recebeu o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Barueri (ACIB), Moacyr Felix, e o Gerente Geral, Denis Fernandes, para uma visita à Associação rio-pretense durante reunião do Corpo Diretivo no fim de fevereiro.

foi conquistada pela Associação comercial e empresarial de são José do rio Preto (Acirp), no início de fevereiro, sentença de 1ª instância no Mandado de segurança impetrado pela entidade, visando a exclusão do icMs na base de cálculo do Pis e cofiNs. Por possuir legitimidade para a representação coletiva do interesse de seus filiados, todo o quadro associativo da instituição, individu-almente, poderá se beneficiar da decisão. da sentença ainda cabe recurso para a segunda instância, mas os seus termos garantem ao nosso associado a exclusão do icMs da base de cálculo do Pis e cofiNs e ainda permitem que tudo o que o empresário já tenha pago, seja compensado com tributos federais, após o trânsito em julgado. essa é mais uma grande conquista associativa da Acirp para seus empresários filiados.

ExCLuSÃO dO ICmS nO PIS/COfInS

REVISTA ACIRP20

e viva a

Núcleo de Economia Criativa da Acirp lança campanha para sensibilizar e conscientizar empresários em relação à destinação de impostos para projetos culturais da cidade

O Núcleo de economia cria-tiva da Acirp (Nec) acaba de lançar a campanha “in-

vestir em cultura é bom negócio”. o principal objetivo é o de sensibilizar, conscientizar e estimular os empresá-rios da cidade e região a investirem seus impostos em projetos culturais aprovados junto ao Proac icMs e Lei rounet. “com esta ação, o Nec pretende que as destinações de impostos, hoje pagas pelas empresas ao Governo federal e estadual permaneçam na cidade, visando a sustentabilidade de projetos culturais de supra impor-tância para a comunidade”, explica daniel rodrigues, diretor do Núcleo

cultura

Multissetorial da Acirp. os dois mecanismos de investi-mentos são realizados via renuncia fiscal e não comprometem o caixa da empresa, apenas transferem para um projeto cultural um percentual do que já seria pago mensalmente pela empresa para as instâncias federal e estadual. “A ideia é movimentar a economia criativa na cidade e esti-mular o desenvolvimento de novos projetos no setor via Leis de incenti-vo”, comenta drica sanches, coorde-nadora do Nec. os empresários interessados em entender melhor a campanha “in-vestir em cultura é um bom Negó-cio” e as Leis de incentivo, podem entrar em contato com a supervisora de Núcleos, Marta silva, pelo e-mail: [email protected]

cultura!

O Núcleo de Economia Criativa da Acirp (NEC) foi criado em 2016 pela Diretoria de Serviços da entidade, com o intuito de promover o de-senvolvimento sustentável dos segmentos de serviços criati-vos como: Consumo (design, arquitetura, moda e publicida-de), Mídias (editorial e audio-visual), Cultura (patrimônio, música, artes cênicas, artes visuais, literatura e expressões artísticas em geral) e Tecnolo-gia (P&D, biotecnologia e TIC). Qualquer profissional associa-do que se enquadre nesses setores, pode fazer parte do NEC. As reuniões acontecem semanalmente na Acirp.

SOBRE O nEC

Gab

riel

Pag

ano

Núcleo de Economia Criativa da Acirp

REVISTA ACIRP 21

Classificadoso p o r t u n i d a d e d e n e g ó c i o s

ANUNCIE: (17) 3214.9433

REVISTA ACIRP 21

REVISTA ACIRP22

alô, associado!por ROBERTO TOLEDO

t o l e d o r o b e r t o @ i g . c o m . b r

alô, associado!por ROBERTO TOLEDO

t o l e d o r o b e r t o @ i g . c o m . b r

Um pássaro sentado em uma árvore não tem medo que o galho quebre porque a sua confiança não está no galho, mas nas suas próprias asas. Sorria, beba muita água e seja feliz!

s O r r i a , B e B a m u i ta á G u a e s e J a F e l i z !

GOLPE dE mESTRE

reVerenciadO o jornalista Nenê Homsi ganhou homenagem póstuma da prefeitura de rio Preto. edinho Araújo batizou a Praça da Biquinha, na Avenida Alberto Andaló, com o nome do mais admirado colunista social da cidade.

a melHOr OPeradOra de saúde de riO PretO Associado Acirp tem a melhor operadora de saúde de rio Preto: AustAclínicas foi reconhecida pela Agência Nacional de saúde suplementar (ANs) como a melhor operadora de saúde de rio Preto. o plano de saúde recebeu o índice de 0,8326 (numa escala de 0 a 1), o mais alto entre todas as operadoras de saúde da cidade, de acordo com os resultados finais do Programa de Qualificação das operadoras 2017 da Agência Nacional de saúde. Mais informações sobre o Programa de Qualificação das operadoras pela internet em: http://www.ans.gov.br.

cHiquinHO sam A rede chiquinho de sorvetes, com toda a sua simplicidade e singeleza ficou chique e com moral. Há 37

anos, isaias Bernardes de oliveira assumia a sorveteria de seu pai em frutal (MG). com talento e tenacidade, transformou o negócio numa franquia valorosa chegando a quase 500 lojas espalhadas pelo Brasil.

nOVOs GestOres os primos Gustavo casseb e Ana Paula casseb assumiram a gestão do centro universitário do Norte Paulista, depois da morte do chanceler cezar casseb. com muito gás e talento, os jovens administradores estão revolucionando as ações e consagrando um novo tempo que pode ser intitulado de uNorP MAis.

ViaGem massaGeada um café da manhã foi oferecido pela Levare, a convidados e imprensa, para apresentar as novidades da empresa para o ano de 2018. os convidados puderam ter a experiência de andar no novo ônibus, que promete conforto e inovação. A novidade do veículo é única no Brasil. durante a viagem, as pessoas podem ser massageadas pelo sistema acoplado nas 26 poltronas. o investimento foi de r$ 2,1 milhões, e o novo ônibus já está fazendo viagens pelas linhas de são Paulo. A família célico vai trocar toda a frota.

acontecenomeio

que tal?

Pra quem ama massa, uma bela dica é o Spaguetti da Cidade. O aconchegante espaço funciona num dos pontos mais badalados de Rio Preto, na Av. Sylvio Della Rovere, 1010, no Jardim Yolanda. São 100 tipos de molhos e opções de massa integral e sem glúten. Os empresários responsáveis pelo empreendimento, Jeff Saldanha e Telma Abrahão, comemoraram seis meses de sucesso nesse mês de março.

REVISTA ACIRP 23

REVISTA ACIRP24