18 anos do estatuto da criança e do adolescente (eca )

11
18 anos do Estatuto da 18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente Criança e do adolescente (ECA ) (ECA )

Upload: gabi

Post on 25-Feb-2016

77 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA ). O que é o ECA ?. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: 18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )

18 anos do Estatuto da 18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente Criança e do adolescente

(ECA )(ECA )

Page 2: 18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )

O que é o ECA ?O que é o ECA ? O ECA: conjunto de O ECA: conjunto de

regras que estabelecem regras que estabelecem os direitos dos menores os direitos dos menores à vida, saúde, à vida, saúde, convivência familiar, convivência familiar, educação e também educação e também seus deveres dentro da seus deveres dentro da sociedade. O Estatuto sociedade. O Estatuto foi elaborado de forma foi elaborado de forma democrática, com a democrática, com a participação dos três participação dos três Poderes e de vários Poderes e de vários movimentos populares.movimentos populares.

Page 3: 18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )

Criado em 13 de julho de 1990, o ECA instituiu-Criado em 13 de julho de 1990, o ECA instituiu-se como Lei Federal n.º 8.069 (obedecendo ao se como Lei Federal n.º 8.069 (obedecendo ao artigo 227 da Constituição Federal), adotando artigo 227 da Constituição Federal), adotando a chamada a chamada Doutrina da Proteção IntegralDoutrina da Proteção Integral, cujo , cujo pressuposto básico afirma que crianças e pressuposto básico afirma que crianças e adolescentes devem ser vistos como pessoas adolescentes devem ser vistos como pessoas em desenvolvimento, sujeitos de direitos e em desenvolvimento, sujeitos de direitos e destinatários de proteção integral. destinatários de proteção integral.

O Estatuto, em seus 267 artigos, garante os O Estatuto, em seus 267 artigos, garante os direitos e deveres de cidadania a crianças e direitos e deveres de cidadania a crianças e adolescentes, determinando ainda a adolescentes, determinando ainda a responsabilidade dessa garantia aos setores responsabilidade dessa garantia aos setores que compõem a sociedade, sejam estes a que compõem a sociedade, sejam estes a família, o Estado ou a comunidade. Ao longo de família, o Estado ou a comunidade. Ao longo de seus capítulos e artigos, o Estatuto discorre seus capítulos e artigos, o Estatuto discorre sobre as políticas referentes a saúde, sobre as políticas referentes a saúde, educação, adoção, tutela e questões educação, adoção, tutela e questões relacionadas a crianças e adolescentes autores relacionadas a crianças e adolescentes autores de atos infracionais.de atos infracionais.

Page 4: 18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )

Criança e aquele de Criança e aquele de idade até doze anos idade até doze anos incompletos, e incompletos, e adolescente é àquele adolescente é àquele que estiver entre doze que estiver entre doze e dezoito anos de e dezoito anos de idade, determinando idade, determinando que ambos devem que ambos devem usufruir de todos usufruir de todos direitos fundamentais direitos fundamentais inerentes à pessoa inerentes à pessoa humana, sem prejuízo humana, sem prejuízo da proteção integral o da proteção integral o ECA.ECA.

Page 5: 18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )

AdolescênciaAdolescência é uma fase é uma fase da vida do ser humano de da vida do ser humano de profundas transformações profundas transformações bio-psico-sociais. É o bio-psico-sociais. É o começo de um despertar começo de um despertar para um mundo novo e por para um mundo novo e por conseqüência adquirir a conseqüência adquirir a capacidade de poder capacidade de poder mudar um país...mudar um país...

Page 6: 18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )

18 anos Estatuto da Criança e 18 anos Estatuto da Criança e do adolescente (ECA) do adolescente (ECA)

Este ano o Estatuto da Este ano o Estatuto da Criança e do Adolescente Criança e do Adolescente (ECA) completa 18 anos. (ECA) completa 18 anos. Ele surgiu para dar Ele surgiu para dar proteção á criança proteção á criança através de amparo legal, através de amparo legal, afim de que toda criança afim de que toda criança e adolescente tenham e adolescente tenham direito a sua infância, direito a sua infância, educação, moradia, etc.educação, moradia, etc.

** Servimos de modelo aos ** Servimos de modelo aos paises os quais paises os quais qualificamos como de qualificamos como de primeiro mundo.primeiro mundo.

Page 7: 18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )

A legislação é A legislação é acerca dos acerca dos direitos direitos humanos humanos infanto-juvenis infanto-juvenis como como Educação, Educação, Saúde, Lazer, Saúde, Lazer, Alimentação, Alimentação, Cultura, Cultura, Liberdade, Liberdade, enfim, a vida. enfim, a vida.

Page 8: 18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )

Educação é o caminhoEducação é o caminho Um dos objetivos do ECA é justamente mostrar que, Um dos objetivos do ECA é justamente mostrar que,

em boa parte das vezes, é melhor reeducar que punir em boa parte das vezes, é melhor reeducar que punir criminalmente o jovem que age fora da lei. Por isso, o criminalmente o jovem que age fora da lei. Por isso, o Estatuto rege vários outros temas da vida infanto-Estatuto rege vários outros temas da vida infanto-juvenil. juvenil.

Um bom exemplo da utilização do Estatuto foi o que Um bom exemplo da utilização do Estatuto foi o que ocorreu no caso de um pai que teve a guarda do filho ocorreu no caso de um pai que teve a guarda do filho suspensa. De acordo com denúncia do Ministério suspensa. De acordo com denúncia do Ministério Público, a criança estaria sofrendo abusos emocionais Público, a criança estaria sofrendo abusos emocionais em razão da conduta do pai, que se recusava a fazer em razão da conduta do pai, que se recusava a fazer tratamento psiquiátrico apesar de ter distúrbios de tratamento psiquiátrico apesar de ter distúrbios de personalidade. personalidade.

estabeleceram esta condição: que o pai se submetesse estabeleceram esta condição: que o pai se submetesse ao tratamento psiquiátrico ao tratamento psiquiátrico para que as visitas para que as visitas pudessem acontecer em segurança para o menor. pudessem acontecer em segurança para o menor.

E o ECA também é aplicado em casos que E o ECA também é aplicado em casos que envolvem crimes sexuaisenvolvem crimes sexuais

Page 9: 18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )

A absoluta Prioridade :A absoluta Prioridade :a proteção à infância e à a proteção à infância e à

juventude.juventude. Receber proteção e Receber proteção e

SocorroSocorro Nenhuma criança ou Nenhuma criança ou

adolescente será objeto de adolescente será objeto de qualquer forma de qualquer forma de negligência, negligência, discriminação, discriminação, exploração, violência, exploração, violência, crueldade e opressão.crueldade e opressão.

a criança ou adolescente a criança ou adolescente deverá ser previamente deverá ser previamente ouvido e a sua opinião ouvido e a sua opinião devidamente considerada. devidamente considerada.

Direito a Educação, Direito a Educação, material didático, material didático, transporte e saúde.transporte e saúde.

Não trabalhar com Não trabalhar com menos 14 amos. menos 14 amos. (aprendiz)(aprendiz)

Proibido a Venda: Proibido a Venda: armas, munições e armas, munições e explosivos, bebidas explosivos, bebidas alcoólicas.alcoólicas.

Page 10: 18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )

Direito da Criança e Direito da Criança e AdolescenteAdolescente

Preservar a identidade Preservar a identidade e oferecer ambiente de e oferecer ambiente de respeito e dignidade ao respeito e dignidade ao adolescenteadolescente

Instalações físicas em Instalações físicas em condições adequadascondições adequadas

Reavaliar Reavaliar periodicamente cada periodicamente cada caso, com intervalo caso, com intervalo máximo de seis mesesmáximo de seis meses

Page 11: 18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )

BibliográfiasBibliográfias GOMES DA COSTA, Atonio Carlos. Das GOMES DA COSTA, Atonio Carlos. Das

necessidades aos direitos . São Paulo:necessidades aos direitos . São Paulo: manheiros Editores, 1994.manheiros Editores, 1994. PASTORELLI, Ivaneia, Manual de imprensa PASTORELLI, Ivaneia, Manual de imprensa

e de mídia do estatuto da criança e do e de mídia do estatuto da criança e do adolescente. São Paulo: OrangeStar, 2001.adolescente. São Paulo: OrangeStar, 2001.

SILVA, José Luis, Estatuto da criança e do SILVA, José Luis, Estatuto da criança e do adolescente: 852 perguntas e respostas. São adolescente: 852 perguntas e respostas. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2000.Paulo: Juarez de Oliveira, 2000.

BRASIL, Contituição da República BRASIL, Contituição da República Federativa do Brasil de 05.10.1988. BRASIL. Federativa do Brasil de 05.10.1988. BRASIL. Lei 8069 de 1990 e suas alterações.Lei 8069 de 1990 e suas alterações.