document1

3
1 – A intenção de Sieyes ao convidar Napoleão Bonaparte para assumir o governo, era que um ditador militar; que seguisse os limites impostos; e que impusesse respeito e ordem, tanto aos Sans-cullotes quanto para os jacobinos. Napoleão tinha aspirações bastante peculiares, era bastante romântico e se pôs a fundar novas dinastias de reis e uma nova aristocracia a partir das cinzas do Antigo Regime. O Desejo de Napoleão era ter total controle sobre o poder executivo francês, o que contrastou os planos de Sieyes que planejava limitar o poder do executivo através do senado de maneira que efetivamente o poder máximo estaria na mão dos notáveis. Napoleão então joga um grupo contra o outro afim de desestabilizar até obter o que queria e ainda sim o Senado conservava muito poder, mas tal poder fora-lhe tirado por Napoleão através de uma brecha na Constituição que lhe autorizava a “complementar” o trabalho do legislativo através de decretos. Com o poder mais centralizado no executivo, o primeiro- cônsul administrou as finanças e questões relacionadas à justiça da mesma forma que o Antigo Regime fazia, essas políticas mistas de exceção promovidas pelo executivo foram criticadas pelas alas mais liberais do Tribunado e da Legislatura. Napoleão calou a oposição com suas vitórias e para demonstrar sua autoridade perseguiu jacobinos e fez com que o senado lhe concedesse o titulo de cônsul vitalício, através desta ultima medida, Napoleão já tinha os atributos de um monarca, porém só em dezembro de 1804 ele foi realmente coroado Imperador, em Notre Dame. As expansões napoleônicas começam com o anexo de Piemonte, Parma e Elba, posteriormente a Holanda, apoiou os protestantes contra os príncipes católicos da Alemanha e outorgou uma nova constituição à Suíça. Essas ações bélicas de Napoleão deslocavam o equilíbrio da geopolítica na Europa para à França, comprometendo assim o tratado de Amiens que selou a paz entre franceses e ingleses. Em maio de 1803, estoura uma nova guerra entre França e Inglaterra quando o Rei inglês rasga o tratado. Em 1805 a França entra em guerra também contra a Áustria, a Prússia e a Rússia que se aliaram com a Inglaterra. A Áustria foi o primeiro país da aliança a entrar em conflito com a França

Upload: vitor-carvalho

Post on 07-Feb-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

É UMA DELICIA PORRA

TRANSCRIPT

Page 1: Document1

1 – A intenção de Sieyes ao convidar Napoleão Bonaparte para assumir o governo, era que um ditador militar; que seguisse os limites impostos; e que impusesse respeito e ordem, tanto aos Sans-cullotes quanto para os jacobinos. Napoleão tinha aspirações bastante peculiares, era bastante romântico e se pôs a fundar novas dinastias de reis e uma nova aristocracia a partir das cinzas do Antigo Regime. O Desejo de Napoleão era ter total controle sobre o poder executivo francês, o que contrastou os planos de Sieyes que planejava limitar o poder do executivo através do senado de maneira que efetivamente o poder máximo estaria na mão dos notáveis. Napoleão então joga um grupo contra o outro afim de desestabilizar até obter o que queria e ainda sim o Senado conservava muito poder, mas tal poder fora-lhe tirado por Napoleão através de uma brecha na Constituição que lhe autorizava a “complementar” o trabalho do legislativo através de decretos.

Com o poder mais centralizado no executivo, o primeiro-cônsul administrou as finanças e questões relacionadas à justiça da mesma forma que o Antigo Regime fazia, essas políticas mistas de exceção promovidas pelo executivo foram criticadas pelas alas mais liberais do Tribunado e da Legislatura. Napoleão calou a oposição com suas vitórias e para demonstrar sua autoridade perseguiu jacobinos e fez com que o senado lhe concedesse o titulo de cônsul vitalício, através desta ultima medida, Napoleão já tinha os atributos de um monarca, porém só em dezembro de 1804 ele foi realmente coroado Imperador, em Notre Dame.

As expansões napoleônicas começam com o anexo de Piemonte, Parma e Elba, posteriormente a Holanda, apoiou os protestantes contra os príncipes católicos da Alemanha e outorgou uma nova constituição à Suíça. Essas ações bélicas de Napoleão deslocavam o equilíbrio da geopolítica na Europa para à França, comprometendo assim o tratado de Amiens que selou a paz entre franceses e ingleses. Em maio de 1803, estoura uma nova guerra entre França e Inglaterra quando o Rei inglês rasga o tratado.

Em 1805 a França entra em guerra também contra a Áustria, a Prússia e a Rússia que se aliaram com a Inglaterra. A Áustria foi o primeiro país da aliança a entrar em conflito com a França e foi derrotada, perdendo Veneza, Tirol e Vorarlberg. A Prússia logo em seguida foi obrigada a entregar o ducado de Cléves e aceitar o bloqueio econômico dos portos. A Rússia foi derrotada em 1807 e o Czar Alexandre pediu um armistício. Foram as campanhas de 1806-1807 que deram à Napoleão sua fama, foi o auge das expansões. Em 1808 as relações comerciais britânicas foram muito comprometidas na Europa, comprometimento que foi intensificado desde a Primavera de 1810 à derrota de Napoleão na Rússia em 1812.

As raízes do declínio estão relacionadas às derrotas que Napoleão sofreu na península Ibérica em 1812 e em 1813. Desde a chegada do inglês Arthur Wellesley, na península ibérica, o exército francês foi derrotado inúmeras vezes, pois, enquanto focava a maior parte de seu exército na Rússia, Prússia e Áustria os ingleses limpavam Portugal e Espanha dos invasores franceses.

O Golpe final do período das expansões napoleônicas foi quando a Rússia quebrou o bloqueio continental e Napoleão invade a Rússia desde Vilna até Smolensk, ao chegar em Moscou, Napoleão se depara com uma cidade em chamas e tenta negociar a paz com o czar, o que não é possível pois Alexandre está em São Petersburgo. Por fim o exército francês é engolido pelo inverno russo. Na Espanha e no Norte da Itália o furor nacionalista começa a

Page 2: Document1

causar revoltas contra o domínio de um estrangeiro. Em 1813 a Prússia assina um tratado de aliança com a Rússia e declara guerra á França. Hamburgo revoltou-se e foi ocupada pelos russos, a Saxônia e Meclemburgo abandonaram a aliança com a França. Napoleão termina por derrotar o rei da Saxônia. A Áustria que hesitava à aderir a causa da Aliança junta-se aos aliados e Napoleão é derrotado em Leipzig. Depois disto, a França foi pouco a pouco tendo suas fronteiras reduzidas às fronteiras de 1792 e por fim, Bordéus se rendeu aos ingleses, os generais de Napoleão recusaram-se à servi-lo, o Senado e a Legislatura depuseram Napoleão e convidaram Luís XVIII para o trono.

Napoleão é exilado na Ilha de Elba de onde retorna com um exército e instaura um governo que dura apenas 100 dias. Depois de vencer os prussianos de Blucher, é derrotado por Arthur Wellesley. Napoleão se rende aos ingleses e é exilado na ilha de Santa Helena, onde permaneceu até sua morte em 1821.