15 versos de presos e as quatro idéias capitais dos presos

7
A Alma Encantadora das A Alma Encantadora das Ruas. Ruas. Crônicas Crônicas

Upload: grupo-educacional-avila

Post on 30-Jul-2015

1.141 views

Category:

Technology


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: 15   versos de presos e as quatro idéias capitais dos presos

A Alma Encantadora das A Alma Encantadora das Ruas.Ruas.

CrônicasCrônicas

Page 2: 15   versos de presos e as quatro idéias capitais dos presos

Resumo da crônica: Resumo da crônica: Versos de Presos.Versos de Presos.• Nesta crônica podemos relatar a história de presos, que Nesta crônica podemos relatar a história de presos, que

eram como qualquer outro. O que marca o local da história eram como qualquer outro. O que marca o local da história é um muro de pedras, onde um soldado vigiava os é um muro de pedras, onde um soldado vigiava os detentos, com uma cara que assustava, porém quem já detentos, com uma cara que assustava, porém quem já estava lá a muito tempo não o temia mas. Os detentos se estava lá a muito tempo não o temia mas. Os detentos se dividiam em dois, aqueles que tinham cometido crime de dividiam em dois, aqueles que tinham cometido crime de morte, haviam sido preso por mentiras, e os outros eram morte, haviam sido preso por mentiras, e os outros eram homens de sentimento amável. homens de sentimento amável.

• Como qualquer outro cidadão, os presos tem a capacidade Como qualquer outro cidadão, os presos tem a capacidade de criar versos, e era isso que eles fazem, cada um com de criar versos, e era isso que eles fazem, cada um com suas inspirações. Os assuntos escolhidos pelas inicias suas inspirações. Os assuntos escolhidos pelas inicias superiores da detenção abrangem todas as modalidades do superiores da detenção abrangem todas as modalidades do sentir.sentir.

Page 3: 15   versos de presos e as quatro idéias capitais dos presos

• Alguns textos são escritos de formas simbolistas, Alguns textos são escritos de formas simbolistas, eróticas, poetas descritivos, trovadores simples, eróticas, poetas descritivos, trovadores simples, cançonetistas ocasionais, são patriotas e sofrem cançonetistas ocasionais, são patriotas e sofrem injustiças porque nasceram no Brasil.injustiças porque nasceram no Brasil.

• Exemplo do um poema de Carlos F.P, como ele Exemplo do um poema de Carlos F.P, como ele assinava seu nome.assinava seu nome.

• Meus senhores, venham ouvirMeus senhores, venham ouvir Do meu peito uma cançãoDo meu peito uma canção Tirada por um condenadoTirada por um condenado Na casa de detenção.Na casa de detenção. Há várias modinhas desse gênero, a ideia Há várias modinhas desse gênero, a ideia

constante aparece sempre na última ou na constante aparece sempre na última ou na penúltima quadra.penúltima quadra.

Page 4: 15   versos de presos e as quatro idéias capitais dos presos

Resumo da CrônicaResumo da CrônicaAs quatro ideias capitais dos As quatro ideias capitais dos presospresos• Esta crônica e a continuação da citada Esta crônica e a continuação da citada

anteriormente. Nela mostra a história de anteriormente. Nela mostra a história de presos comentando que quando saírem da presos comentando que quando saírem da cadeia vão roubar. Só que tem um porém, cadeia vão roubar. Só que tem um porém, poderia ser aplicado um método inglês. Este poderia ser aplicado um método inglês. Este dizia que se eles forem pegos o tempo de dizia que se eles forem pegos o tempo de prisão seria duplicado, mas só se o crime prisão seria duplicado, mas só se o crime cometido fosse mesmo. Já se ele fosse pego cometido fosse mesmo. Já se ele fosse pego pela terceira vez, seria triplicada a sua pela terceira vez, seria triplicada a sua pena. pena.

Page 5: 15   versos de presos e as quatro idéias capitais dos presos

CaracterísticasCaracterísticas

• Marco inicial: 1908- “A Alma Marco inicial: 1908- “A Alma Encantadora das Ruas”, de João do Encantadora das Ruas”, de João do Rio.Rio.

• Autor: Modernista.Autor: Modernista.

• Idioma: Portugues.Idioma: Portugues.

• Gênero: Crônica.Gênero: Crônica.

Page 6: 15   versos de presos e as quatro idéias capitais dos presos

Características da vida do Características da vida do autor.autor.• foi jornalista, cronista, crítico, contista, tradutor e foi jornalista, cronista, crítico, contista, tradutor e

teatrólogo. Fundou jornais, revistas e a Sociedade teatrólogo. Fundou jornais, revistas e a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Foi membro da Brasileira de Autores Teatrais. Foi membro da Academia de Ciências de Lisboa e da Academia Academia de Ciências de Lisboa e da Academia Brasileira de Letras. A vida de João do Rio na imprensa Brasileira de Letras. A vida de João do Rio na imprensa carioca pode servir de modelo aos que se dedicam à carioca pode servir de modelo aos que se dedicam à rude profissão de escrever.Foi autor de vários livros rude profissão de escrever.Foi autor de vários livros de sucesso, entre eles A Alma Encantadora das Ruas de sucesso, entre eles A Alma Encantadora das Ruas (1908), uma coletânea de crônicas tendo como tema (1908), uma coletânea de crônicas tendo como tema principal a cidade do Rio de Janeiro do seu tempo. Um principal a cidade do Rio de Janeiro do seu tempo. Um crítico crítico literário declarou: "João do Rio foi um dos  declarou: "João do Rio foi um dos inovadores do jornalismo brasileiro, a ponto de ser inovadores do jornalismo brasileiro, a ponto de ser difícil definir onde termina o jornalismo e começa a difícil definir onde termina o jornalismo e começa a literatura".literatura".

Page 7: 15   versos de presos e as quatro idéias capitais dos presos

Trabalho realizado por:Trabalho realizado por:

• Gabriella Starneck Lopes de Araujo.Gabriella Starneck Lopes de Araujo.

• Karen Marcela dos Santos.Karen Marcela dos Santos.