14_remuneração e salário - 56 questões - formatada

22
REMUNERAÇÃO E SALÁRIO - 11/2012 1 - Q264933 ( Prova: FCC - 2012 - TST - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário; Salário in natura; ) Valdo é empregado da escola de línguas estrangeiras “Good Luck” exercendo a função de auxiliar administrativo no departamento da tesouraria. A empregadora, além de pagar o salário mensal de Valdo, oferece, ainda, para o seu empregado curso de inglês completo, compreendendo nesta utilidade a matrícula, as mensalidades, os livros e materiais didáticos, bem como o transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno. Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho, no caso específico de Valdo, a) as utilidades oferecidas pela empresa possuem natureza salarial, integrando a sua remuneração para todos os efeitos. b) as utilidades oferecidas pela empresa não possuem natureza salarial, não integrando a sua remuneração. c) somente o transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno não possui natureza salarial, não integrando a sua remuneração. d) o curso de inglês, compreendendo a matrícula, as mensalidades e os livros e materiais didáticos, constituirão salário utilidade se forem oferecidos pelo prazo mínimo de 2 anos consecutivos. e) o curso de inglês, excluindo-se os livros e materiais didáticos, constituirá salário utilidade se for oferecido pelo prazo mínimo de 2 anos consecutivos. 7 - Q113380 ( Prova: FCC - 2008 - TRT - 19ª Região (AL) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário; ) De acordo com a CLT, integram o salário, dentre outras verbas, não só a importância fixa estipulada, como também a) as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens que não excedam 50% do salário percebido pelo empregado e abonos pagos pelo empregador. b) as comissões, percentagens, ajudas de custo e diárias para viagens que excedam 50% do salário percebido pelo empregado.

Upload: isabela-castro

Post on 05-Aug-2015

508 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: 14_Remuneração e salário - 56 questões - formatada

REMUNERAÇÃO E SALÁRIO - 11/2012

1 - Q264933 ( Prova: FCC - 2012 - TST - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  Salário in natura;  )

Valdo é empregado da escola de línguas estrangeiras “Good Luck” exercendo a função de auxiliar administrativo no departamento da tesouraria. A empregadora, além de pagar o salário mensal de Valdo, oferece, ainda, para o seu empregado curso de inglês completo, compreendendo nesta utilidade a matrícula, as mensalidades, os livros e materiais didáticos, bem como o transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno. Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho, no caso específico de Valdo, a) as utilidades oferecidas pela empresa possuem natureza salarial, integrando a sua remuneração para todos os efeitos. b) as utilidades oferecidas pela empresa não possuem natureza salarial, não integrando a sua remuneração. c) somente o transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno não possui natureza salarial, não integrando a sua remuneração. d) o curso de inglês, compreendendo a matrícula, as mensalidades e os livros e materiais didáticos, constituirão salário utilidade se forem oferecidos pelo prazo mínimo de 2 anos consecutivos. e) o curso de inglês, excluindo-se os livros e materiais didáticos, constituirá salário utilidade se for oferecido pelo prazo mínimo de 2 anos consecutivos.

7 - Q113380 ( Prova: FCC - 2008 - TRT - 19ª Região (AL) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

De acordo com a CLT, integram o salário, dentre outras verbas, não só a importância fixa estipulada, como tambéma) as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens que não excedam 50% do salário percebido pelo empregado e abonos pagos pelo empregador.b) as comissões, percentagens, ajudas de custo e diárias para viagens que excedam 50% do salário percebido pelo empregado. c) as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens que excedam 50% do salário percebido pelo empregado e abonos pagos pelo empregador. d) as comissões, percentagens, ajudas de custo e diárias para viagens que não excedam 50% do salário percebido pelo empregado.e) as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, abonos pagos pelo empregador e as ajudas de custo.

8 - Q207439 ( Prova: FCC - 2008 - TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

João, Joana, Juca e Jean são empregados da empresa Primavera. João recebeu ajuda de custo. Joana recebeu abono de férias de 15 dias. Juca recebe diária de viagem que excedem 50% de seu salário e Jean recebe gratificação ajustada com seu empregador. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, integram o salário as verbas recebidas apenas pora) Joana, Juca e Jean. b) João, Juca e Jean. c) João e Joana. d) Joana e Juca. e) Juca e Jean.

Page 2: 14_Remuneração e salário - 56 questões - formatada

9 - Q241343 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6ª Região (PE) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

O pagamento dos salários até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido não está sujeito à correção monetária. Se essa data limite for ultrapassada, incidirá o índice da correção monetária do mês a) da prestação dos serviços, a partir do 1º dia útil. b) da prestação dos serviços, a partir do dia 1º. c) da prestação dos serviços, a partir do 5º dia útil. d) subsequente ao da prestação dos serviços, a partir do 5º dia útil. e) subsequente ao da prestação dos serviços, a partir do dia 1º.

10 - Q240525 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6ª Região (PE) - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Em relação ao salário e remuneração do empregado, conforme previsão da Consolidação das Leis do Trabalho é INCORRETO afirmar: a) O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 (um) mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações. b) Para efeitos de cálculo de remuneração, considera-se gorjeta somente aquela que for cobrada pela empresa ao cliente, como adicional nas contas, a qualquer título, e destinada à distribuição aos empregados, não sendo considerada a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado. c) Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido. d) Os uniformes utilizados pelos vendedores de lojas de departamento para facilitar a sua identificação pelo cliente se constituem em utilidades concedidas pelo empregador sem natureza salarial. e) O transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não por transporte público é considerada utilidade sem natureza salarial.

GABARITOS: 1 - B     7 - C     8 - E     9 - E     10 - B    

11 - Q201623 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20ª REGIÃO (SE) - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Magali, Kátia e Cíntia são empregadas da empresa "Dourada". Todas as empregadas realizam viagens de trabalho. Magali recebe diária de viagem que excede em 52% o valor de seu salário. Kátia recebe diária de viagem que excede em 33% o valor de seu salário e Cíntia recebe diária de viagem que excede em 61% o valor de seu salário. Nestes casos, a) integram o salário, pelo seu valor total, mas sem efeitos indenizatórios, as diárias de viagens recebidas apenas por Cíntia. b) não integram o salário para todos os efeitos as diárias de viagens recebidas por todas as empregadas tendo em vista que diárias de viagens são retribuições pagas. c) integram o salário, pelo seu valor total e para efeitos indenizatórios, as diárias de viagens recebidas apenas por Cíntia. d) integram o salário, pelo seu valor total e para efeitos indenizatórios, as diárias de viagens recebidas apenas por Kátia.

Page 3: 14_Remuneração e salário - 56 questões - formatada

e) integram o salário, pelo seu valor total e para efeitos indenizatórios, as diárias de viagens recebidas apenas por Magali e Cíntia.

14 - Q202038 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20ª REGIÃO (SE) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  Súmulas e Jurisprudência do TST;  )

Considere:

I. Aviso prévio. II. Repouso semanal remunerado. III. Horas extras.

De acordo com entendimento Sumulado do Tribunal Superior do Trabalho, as gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de serviço ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remuneração do empregado, não servindo de base de cálculo para os itens a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) II e III, apenas. d) III, apenas. e) I, II e III.

15 - Q86138 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Habitação, energia elétrica e veículo fornecidos pelo empregador ao empregado, quando indispensáveis para a realização do trabalho, a) têm natureza salarial havendo súmula do Tribunal Superior do Trabalho neste sentido. b) têm natureza salarial, havendo dispositivo expresso na Constituição Federal. c) não têm natureza salarial, ainda que, no caso de veículo, seja ele utilizado pelo empregado também em atividades particulares. d) não têm natureza salarial, exceto se, no caso de veículo, ele seja utilizado pelo empregado também em atividades particulares. e) têm natureza salarial, havendo súmula do Supremo Tribunal Federal neste sentido.

16 - Q111172 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Aviso prévio;  Remuneração e salário;  )

Gilberto trabalha como garçom no restaurante “C”, possuindo contrato de trabalho por prazo indeterminado celebrado há mais de cinco anos. Além do salário mensal, Gilberto recebe gorjetas pagas diretamente por sua empregadora. Porém, ontem Gilberto recebeu aviso prévio de que seu contrato de trabalho iria ser rescindido sem justa causa, sendo que o aviso prévio seria indenizado. Neste caso, tais gorjetas a) não integrarão o aviso prévio indenizado, independentemente de serem habituais ou não. b) integrarão sempre o aviso prévio indenizado. c) integrarão o aviso prévio indenizado somente se forem recebidas com habitualidade por período superior a 12 meses. d) não integrarão o aviso prévio indenizado somente se não forem habituais. e) integrarão o aviso prévio indenizado, sendo o cálculo realizado com base na média das gorjetas recebidas durante os últimos seis meses.

Page 4: 14_Remuneração e salário - 56 questões - formatada

17 - Q105044 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  Salário in natura;  )

Camila labora no supermercado X, a quem a sua empregadora pretende pagar parte do salário contratual através de produtos alimentícios. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, em se tratando de salário in natura, o percentual legal permitido para alimentação fornecida como salário-utilidade não poderá excedera) 10% do salário contratual. b) 15% do salário contratual. c) 20% do salário contratual. d) 25% do salário contratual. e) 35% do salário contratual.

18 - Q85545 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 24ª REGIÃO (MS) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Joana labora na empresa Cerveja e Cia. Tendo em vista que tal empresa é responsável pela produção, armazenamento e venda de cervejas, entrega mensalmente aos seus funcionários dez engradados de latas da cerveja escolhida pelo empregado. Estes engradados fornecidos mensalmentea) podem ser considerados como salários-utilidade, desde que isto esteja previsto contratualmente e não ultrapassem a 10% da remuneração total do empregado. b) não podem ser considerados como salários-utilidade, uma vez que se tratam de bebidas alcoólicas. c) podem ser considerados como salários-utilidade, desde que isto esteja previsto contratualmente e não ultrapassem a 30% da remuneração total do empregado. d) podem ser considerados como salários-utilidade, independentemente de previsão contratual, desde que não ultrapassem a 10% da remuneração total do empregado. e) só podem ser considerados como salários-utilidade se previstos em Norma Coletiva da categoria do empregado.

19 - Q85320 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 24ª REGIÃO (MS) - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Davi trabalha na empresa X como analista de sistema, suporte e internet. Além de seu salário mensal, recebe as seguintes utilidades: curso de informática avançada, seguro de vida e previdência privada. Neste caso, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho,a) apenas o curso de informática é considerado salário-utilidade. b) nenhum dos itens mencionados são considerados salários-utilidade. c) apenas o seguro de vida é considerado salário-utilidade. d) apenas o curso de informática e a previdência privada são considerados salários-utilidade. e) apenas o seguro de vida e a previdência privada são considerados salários-utilidade.

20 - Q82707 ( Prova: FCC - 2010 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Segundo as normas preconizadas na Consolidação das Leis do Trabalho, o pagamento do salário,a) na modalidade de contrato individual de trabalho por prazo indeterminado, não deve ser estipulado por período superior a um mês, inclusive no que concerne a comissões, percentagens e gratificações. b) qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a um mês, inclusive no que concerne a comissões, percentagens e gratificações.

Page 5: 14_Remuneração e salário - 56 questões - formatada

c) qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a um mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações. d) na modalidade de contrato individual de trabalho por prazo determinado, pode ser estipulado por período superior a um mês, exceto no que concerne a comissões e percentagens. e) na modalidade de contrato individual de trabalho por prazo indeterminado, pode ser estipulado por período superior a um mês, exceto no que concerne as gratificações.

GABARITOS: 11 - E     14 - E     15 - C     16 - A     17 - C     18 - B     19 - B     20 - C    

21 - Q82447 ( Prova: FCC - 2010 - TRT - 12ª Região (SC) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Considere:

I. Salário in natura mencionado na CTPS. II. Gorjeta. III. Adicional eventual de horas extras. IV. Adicional noturno.

O calculo do 13° salário levará em conta APENAS as verbas mencionadas nos itensa) I. b) I, II e IV. c) III e IV. d) I e II. e) II e IV.

22 - Q82445 ( Prova: FCC - 2010 - TRT - 12ª Região (SC) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

A respeito da remuneração, considere:

I. O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a um mês, inclusive no que concerne a gratificações.

II. Não é considerado como salário o transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não por transporte público.

III. Não são considerados como salário os vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço.

IV. Em regra, integram o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador.

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, está correto o que consta APENAS ema) III e IV. b) I, II e III.

Page 6: 14_Remuneração e salário - 56 questões - formatada

c) II e IV. d) I, III e IV. e) II, III e IV.

23 - Q82379 ( Prova: FCC - 2010 - TRT - 12ª Região (SC) - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

A gratificação semestral repercute pelo seu duodécimoa) na gratificação natalina. b) no cálculo das horas extras. c) nas férias gozadas. d) no aviso prévio. e) nas férias indenizadas.

26 - Q79710 ( Prova: FCC - 2010 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Joana, empregada da empresa FA, recebe mensalmente verba correspondente a participação nos lucros empresariais; Débora, empregada da empresa TO, recebe mensalmente ajuda de custo; e Marta, empregada da empresa S, possui seguro de vida e acidentes pessoais pago por sua empregadora. Nestes casos,a) nenhuma das empregadas recebe verbas de natureza salarial. b) todas as empregadas recebem verbas de natureza salarial. c) apenas Joana e Débora recebem verbas de natureza salarial. d) apenas Débora e Marta recebem verbas de natureza salarial. e) apenas Joana recebe verbas de natureza salarial.

27 - Q79386 ( Prova: FCC - 2010 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Execução de Mandados / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho, não é considerado como salário, a educação em estabelecimento de ensino próprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos aa) matrícula, livros e material didático, apenas. b) matrícula, mensalidade e anuidade, apenas. c) matrícula, mensalidade, anuidade, livros e material didático. d) mensalidade, anuidade, livros e material didático, apenas. e) mensalidade e anuidade, apenas.

28 - Q62741 ( Prova: FCC - 2010 - TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

João, empregado da empresa X, recebeu diárias de viagem, tendo em vista a necessidade de visitar clientes em locais diversos. Considerando que as diárias de viagem recebidas ultrapassaram 60% do salário de João, neste caso, elasa) não integram o salário de João, tendo em vista que as diárias de viagem que não excedam 70% do salário percebido pelo empregado não se incluem nos salários. b) integram o salário pelo seu valor total e para efeitos indenizatórios, enquanto durarem as viagens. c) não integram o salário de João, tendo em vista que as diárias de viagem que não excedam 80% do salário percebido pelo empregado não se incluem nos salários. d) integram o salário somente em 10% e enquanto durarem as viagens, tendo em vista que as diárias de viagem que não excedam 50% do salário percebido pelo empregado não se incluem nos salários.

Page 7: 14_Remuneração e salário - 56 questões - formatada

e) não integram o salário de João, tendo em vista que as diárias de viagem não se incluem nos salários, independentemente do seu valor.

29 - Q59108 ( Prova: FCC - 2010 - TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  Férias;  Adicionais;  )

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, com relação à remuneração e ao abono de férias, é correto afirmar:a) Na remuneração das férias, quando o salário for pago por hora com jornadas variáveis, apurar-se-á a média do período aquisitivo, aplicando-se o valor do salário na data da concessão das férias. b) O abono de férias deverá ser requerido até trinta dias antes do término do período aquisitivo. c) O pagamento da remuneração das férias será efetuado até cinco dias antes do início do respectivo período. d) Quando o salário for pago por percentagem, comissão ou viagem, apurar-se-á a média percebida pelo empregado nos três meses que precederem a concessão das férias. e) Os adicionais por trabalho noturno, insalubre ou perigoso não serão computados no salário que servirá de base ao cálculo da remuneração das férias por expressa disposição legal.

30 - Q53334 ( Prova: FCC - 2006 - TRT - 6ª Região (PE) - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

É permitido ao empregador efetuar descontos nos salários dos empregados, desde que tais descontos decorram de a) necessidade de redução dos custos, havendo autorização expressa do empregado. b) pagamento de seguros de vida e acidentes pessoais. c) fornecimento de cesta básica e seguro saúde. d) previsão expressa no contrato individual de trabalho. e) adiantamentos, previsão legal ou cláusula estabelecida em contrato coletivo.

GABARITOS: 21 - B     22 - E     23 - A     26 - A     27 - C     28 - B     29 - A     30 - E

31 - Q49408 ( Prova: FCC - 2009 - TRT - 16ª REGIÃO (MA) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Considere:

I. Gorjetas fornecidas espontaneamente pelo cliente ao empregado.

II. Ajudas de custo.

III. Diária de viagem que não excedam 50% do salário percebido pelo empregado.

IV. Gratificações ajustadas e abonos pagos pelo empregador.

Compreendem-se na remuneração do empregado para todos os efeitos os itens indicados APENAS ema) I, II e IV.b) II e III.

Page 8: 14_Remuneração e salário - 56 questões - formatada

c) I, II e III.d) II, III e IV.e) I e IV.

32 - Q47566 ( Prova: FCC - 2009 - TRT - 7ª Região (CE) - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  Salário in natura;  )

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, tratando- se de habitação coletiva, o valor do salário utilidade a ela correspondente será obtido mediante a divisão do justo valor da habitação pelo número de a) ocupantes, vedada, em qualquer hipótese, a utilização da mesma unidade residencial por mais de uma família. b) famílias, vedada, em qualquer hipótese, a utilização da mesma unidade residencial por mais de três famílias. c) ocupantes, vedada, somente para os casos de unidade habitacional de um dormitório, a utilização da mesma unidade residencial por mais de uma família. d) famílias, vedada, em qualquer hipótese, a utilização da mesma unidade residencial por mais de duas famílias. e) ocupantes, vedada, somente para os casos de unidade habitacional de até dois dormitórios, a utilização da mesma unidade residencial por mais de uma família.

33 - Q27446 ( Prova: FCC - 2008 - TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Raimunda é garçonete no restaurante do TIO TITO e recebe, além do seu salário mensal, gorjetas fornecidas espontaneamente pelos clientes. Neste caso, as gorjetas a) integram a remuneração de Raimunda, não servindo de base de cálculo apenas para as parcelas de aviso-prévio. b) não integram a remuneração de Raimunda, uma vez que não são cobradas pelo empregador na nota de serviço, mas fornecidas espontaneamente pelos clientes. c) integram a remuneração da Raimunda e servem de base de cálculo para as parcelas de aviso-prévio, adicional noturno, horas-extras e repouso semanal remunerado. d) integram a remuneração de Raimunda, não servindo de base de cálculo apenas para o repouso semanal remunerado. e) integram a remuneração de Raimunda, mas não ser- vem de base de cálculo para as parcelas de aviso- prévio, adicional noturno, horas-extras e repouso semanal remunerado.

34 - Q25143 ( Prova: FCC - 2008 - TRT - 18ª Região (GO) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  Salário in natura;  )

Considere:

I. Veículo fornecido ao empregado pelo serviço desenvolvido, utilizado inclusive nos fins de semana e período de férias, como economia salarial do laborista.

II. Vestuários fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço.

III. Educação, em estabelecimento de ensino de terceiros, compreendendo os valores relativos a matrícula, mensalidade, anuidade, livros e material didático.

IV. Assistência médica e hospitalar, prestada diretamente ou mediante seguro-saúde.

Page 9: 14_Remuneração e salário - 56 questões - formatada

NÃO são considerados salário in natura as utilidades fornecidas pelo empregador indicadas APENAS em a) II e IV. b) I e III. c) I, II e III. d) II, III e IV. e) I e IV.

35 - Q24992 ( Prova: FCC - 2003 - TRT - 21ª Região (RN) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Mesmo sem autorização expressa do empregado, admite- se a compensação, por ocasião do pagamento dos salários, de a) assistência médica-hospitalar. b) adiantamentos salariais. c) pagamento de seguro de vida. d) danos causados por imperícia do empregado. e) multa por descumprimento do contrato de trabalho.

36 - Q24989 ( Prova: FCC - 2003 - TRT - 21ª Região (RN) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

O pagamento do salário não pode ser estipulado por período superior a um mês EXCETO no que diz respeito a a) gorjetas e prêmios. b) prestações in natura. c) adicional de horas extras. d) adicional de periculosidade. e) comissões, percentagens e gratificações.

37 - Q24924 ( Prova: FCC - 2003 - TRT - 21ª Região (RN) - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Na falta de estipulação do salário, a) não haverá contrato de trabalho, tendo em vista que não houve ajuste a respeito de condição essencial. b) o empregado receberá o salário que o empregador quiser pagar, pois a fixação do salário faz parte do poder de comando da empresa. c) a fixação do valor da remuneração competirá à Delegacia Regional do Trabalho. d) a omissão importará na inversão do ônus da prova e o empregado receberá, independentemente de qualquer circunstância, o salário que pretender. e) o empregado receberá o salário igual ao daquele que, na mesma empresa, fizer serviço equivalente, ou ao daquele que for habitualmente pago para executar serviço semelhante.

38 - Q24861 ( Prova: FCC - 2004 - TRT - 22ª Região (PI) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto salarial a) não será lícito, nem mesmo com a concordância do empregado, posto que o salário é irredutível. b) será lícito, desde que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo por parte do empregado. c) será lícito apenas na ocorrência de dolo por parte do empregado.

Page 10: 14_Remuneração e salário - 56 questões - formatada

d) será lícito, desde que exista autorização do Sindicato representante da categoria profissional. e) será lícito, desde que exista autorização do Sindicato representante da categoria econômica.

39 - Q24157 ( Prova: FCC - 2004 - TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

É garantido àquele que trabalha em seu próprio domicílio, mas por conta de empregador que o remunera, um pagamento a) diário, correspondente à produtividade apresentada, ainda que inferior ao salário mínimo. b) diário, correspondente ao salário mínimo diário. c) semanal, correspondente a 1/4 do salário mínimo. d) mensal, correspondente a 30% do salário mínimo. e) mensal, correspondente ao salário mínimo.

40 - Q16203 ( Prova: FCC - 2009 - TRT - 7ª Região (CE) - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  Intervalos Inter e Intrajornada;  )

Com relação ao repouso semanal remunerado é correto afirmar: a) a gratificação por tempo de serviço, paga mensalmente, por força de normas coletivas, repercute no cálculo do repouso semanal remunerado. b) é indevida a remuneração do repouso semanal remunerado dos dias feriados ao empregado comissionista, exceto se pracista. c) os adicionais de insalubridade e periculosidade não incidem no cálculo do repouso semanal remunerado. d) as gorjetas servem de base de cálculo para o repouso semanal remunerado, uma vez que não estão incluídas automaticamente em seu pagamento. e) a gratificação de produtividade, paga mensalmente, por força de contrato de trabalho, repercute no cálculo do repouso semanal remunerado.

GABARITOS: 31 - E    32 - A    33 - E    34 - D    35 - B     36 - E     37 - E     38 - B     39 - E     40 - C

41 - Q15148 ( Prova: FCC - 2009 - TRT - 15ª Região - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

A empresa X pretende fornecer alimentação para seus empregados como salário utilidade. Neste caso, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, a empregadora a) poderá fornecer a alimentação como salário utilidade, mas esta não poderá exceder 20% do salário contratual. b) poderá fornecer a alimentação como salário utilidade, mas esta não poderá exceder 25% do salário contratual. c) não poderá fornecer a alimentação como salário utilidade havendo expressa vedação legal neste sentido. d) só poderá fornecer a alimentação como salário utilidade se houver previsão em norma coletiva, mas esta não poderá exceder 25% do salário contratual. e) poderá fornecer a alimentação como salário utilidade, mas esta não poderá exceder 30% do salário contratual.

Page 11: 14_Remuneração e salário - 56 questões - formatada

42 - Q14360 ( Prova: FCC - 2009 - TRT - 15ª Região - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Considere as seguintes assertivas a respeito da remuneração:

I. As gorjetas cobradas diretamente pelo empregador na nota de serviço servem de base de cálculo para o repouso semanal remunerado.

II. As comissões, percentagens e gratificações ajustadas integram o salário do obreiro.

III. O seguro de vida e de acidentes pessoais fornecidos pelo empregador não são considerados salário in natura.

IV. A assistência odontológica prestada diretamente pelo empregador não é considerada salário in natura.

Está correto o que se afirma SOMENTE em a) II, III e IV. b) I, II e III. c) II e III. d) III e IV. e) I e IV.

43 - Q12739 ( Prova: FCC - 2009 - TRT - 16ª REGIÃO (MA) - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Joana é frentista do Posto Amarelo e ao receber um cheque de Douglas, deixou de observar as recomendações previstas em instrumento normativo. Considerando que o cheque foi devolvido sem provisão de fundos, neste caso, sua empregadora a) poderá descontar até 30% do valor do cheque porque os outros 70% fazem parte dos riscos do empreendimento. b) poderá descontar o valor do cheque, havendo orientação jurisprudencial do TST neste sentido. c) não poderá descontar o cheque do empregado. d) só poderá descontar o cheque se Joana concordar expressamente mediante termo escrito e assinado por uma testemunha. e) só poderá descontar 50% do valor do cheque porque os outros 50% fazem parte dos riscos do empreendimento.

44 - Q12552 ( Prova: FCC - 2009 - TRT - 16ª REGIÃO (MA) - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Moisés recebe gratificação por tempo de serviço outorgada por sua empregadora, a empresa H. Sentença normativa previu gratificação da mesma natureza. Neste caso, Moisés tem direito a receber a) exclusivamente a que lhe seja mais benéfica. b) 50% de cada gratificação em razão da existência de dispositivo legal expresso neste sentido. c) exclusivamente a gratificação prevista em sentença normativa em razão da impositividade proveniente das sentenças. d) as duas gratificações, uma vez que possuem fontes distintas. e) exclusivamente a gratificação outorgada pela empregadora em razão da antiguidade existente.

Page 12: 14_Remuneração e salário - 56 questões - formatada

45 - Q12504 ( Prova: FCC - 2009 - TRT - 15ª Região - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Amanda, Ana e Arlete trabalham em empresas diferentes. Além do salário, Amanda recebe assistência médica, prestada mediante seguro-saúde; Ana possui seguro de vida e de acidentes pessoais e Arlete possui previdência privada. Considerando que todas as utilidades são concedidas pelas empresas empregadoras sem ônus para as empregadas, não serão consideradas como salário a) a utilidade fornecida somente para Amanda. b) a utilidade fornecida somente para Ana. c) as utilidades fornecidas somente para Amanda e Ana. d) as utilidades fornecidas somente para Ana e Arlete. e) nenhuma das utilidades fornecidas.

46 - Q12441 ( Prova: FCC - 2009 - TRT - 15ª Região - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Com relação à remuneração é INCORRETO afirmar: a) Não se incluem nos salários as ajudas de custo, por expressa determinação legal. b) A gratificação por tempo de serviço integra o salário para todos os efeitos legais. c) Os abonos pagos pelo empregador e as gratificações ajustadas integram o salário do obreiro. d) As gorjetas recebidas pelo empregado servem de base de cálculo para as parcelas do aviso prévio e horas extras. e) Não se incluem nos salários as diárias para viagem que não excedam de 50% do salário percebido pelo empregado.

47 - Q11534 ( Prova: FCC - 2008 - TRT-2R - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Raimunda é garçonete no restaurante do TIO TITO e recebe, além do seu salário mensal, gorjetas fornecidas espontaneamente pelos clientes. Neste caso, as gorjetas a) integram a remuneração da Raimunda e servem de base de cálculo para as parcelas de aviso-prévio, adicional noturno, horas-extras e repouso semanal remunerado. b) integram a remuneração de Raimunda, não servindo de base de cálculo apenas para o repouso semanal remunerado. c) integram a remuneração de Raimunda, mas não servem de base de cálculo para as parcelas de aviso-prévio, adicional noturno, horas-extras e repouso semanal remunerado. d) integram a remuneração de Raimunda, não servindo de base de cálculo apenas para as parcelas de aviso-prévio. e) não integram a remuneração de Raimunda, uma vez que não são cobradas pelo empregador na nota de serviço, mas fornecidas espontaneamente pelos clientes. Direito Processual do Trabalho

48 - Q4573 ( Prova: FCC - 2006 - TRT-4R - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  Direito sociais dos trabalhadores;  )

A irredutibilidade salarial a) pode ser determinada em sentença normativa. b) geralmente é assegurada, salvo expressa previsão legal em sentido contrário. c) é sempre assegurada, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo. d) pode ser estabelecida em contrato individual de trabalho. e) depende de fixação em lei complementar.

Page 13: 14_Remuneração e salário - 56 questões - formatada

49 - Q4530 ( Prova: FCC - 2006 - TRT-4R - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Havendo o pagamento de parte do salário mínimo, mediante parcelas in natura, o empregador está obrigado a pagar em dinheiro o valor equivalente a, pelo menos, a) 10% do salário mínimo. b) 20% do salário mínimo. c) 30% do salário mínimo. d) 40% do piso salarial da categoria. e) 50% do piso salarial da categoria.

50 - Q1462 ( Prova: FCC - 2006 - TRT-20R - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Considere as seguintes assertivas a respeito da Remuneração:

I. Não se incluem nos salários as ajudas de custo, assim como as diárias para viagens que não excedam 50% do salário percebido pelo empregado.

II. Como regra, a assistência médica, hospitalar e odontológica, prestada diretamente ou mediante seguro-saúde pelo empregador, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais.

III. Para todos os efeitos legais, as gorjetas não estão compreendidas na remuneração do empregado, uma vez que não se tratam de contraprestação de serviços.

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho está correto APENAS o que se afirma em:a) I. b) I e II. c) I e III. d) II. e) II e III.

GABARITOS: 41 - A    42 - A    43 - B    44 - A    45 - E    46 - D     47 - C     48 - C     49 - C     50 - A

51 - Q1423 ( Prova: FCC - 2006 - TRT-20R - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  Salário Mínimo;  )

Quando o salário mínimo mensal do empregado à comissão ou que tenha direito a percentagem for integrado por parte fixa e parte variável, ser-lhe-á a) sempre garantido o mínimo, sendo, porém, permitido desconto em mês subseqüente a título de compensação, até o limite de 50% do salário mínimo vigente. b) garantido o salário mínimo somente em algumas hipóteses, sendo permitido desconto em mês subseqüente a título de compensação, até o limite de 50% do salário mínimo vigente. c) garantido o mínimo somente em algumas hipóteses, sendo vedado qualquer desconto em mês subseqüente a título de compensação. d) sempre garantido o mínimo, sendo, porém, permitido desconto em mês subseqüente a título de compensação, até o limite de 25% do salário mínimo vigente. e) sempre garantido o salário mínimo, vedado qualquer desconto em mês subseqüente a título de compensação.

Page 14: 14_Remuneração e salário - 56 questões - formatada

52 - Q1364 ( Prova: FCC - 2006 - TRT-20R - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, em relação a remuneração do empregado, é correto afirmar que a) a habitação e a alimentação fornecidas como salário- utilidade deverão atender aos fins a que se destinam e não poderão exceder, respectivamente, a 25% e 20% do salário-contratual. b) as comissões, percentagens e abonos pagos pelo empregador não integram o salário. c) incluem-se nos salários as ajudas de custo, assim como as diárias para viagem que não excedam de 50% do salário percebido pelo empregado. d) equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço serão considerados salário in natura. e) em regra, o pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, pode ser estipulado por período superior a 1 mês, salvo no que concerne a comissões e percentagens.

53 - Q919 ( Prova: FCC - 2006 - TRT-24R - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  Salário Mínimo;  )

Quando o salário-mínimo mensal do empregado que tenha direito a percentagem for integrado por parte fixa e parte variável, a) ser-lhe-á garantido o salário-mínimo, somente em alguns casos determinados em leis, permitindo-se desconto em mês subseqüente a título de compensação. b) ser-lhe-á garantido o salário-mínimo, somente em alguns casos determinados em leis, vedado qualquer desconto em mês subseqüente a título de compensação. c) ser-lhe-á sempre garantido o salário-mínimo, vedado qualquer desconto em mês subseqüente a título de compensação. d) ser-lhe-á sempre garantido o salário-mínimo, permitindo- se desconto em mês subseqüente a título de compensação. e) não será garantido o salário mínimo, exatamente em razão de ser o salário integrado por parte fixa e parte variável.

54 - Q272 ( Prova: FCC - 2007 - TRT-23R - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Segundo entendimento sumulado do TST, a gratificação semestral a) não repercute no cálculo das horas extras, das férias e do aviso prévio, ainda que indenizados, mas repercute, pelo seu duodécimo, na indenização por antigüidade e na gratificação natalina. b) não repercute no cálculo das horas extras, das férias e do aviso prévio, exceto se indenizados, mas repercute, pelo seu duodécimo, na indenização por antigüidade e na gratificação natalina. c) não repercute no cálculo das horas extras, das férias, do aviso prévio e na gratificação natalina, exceto se indenizados, bem como na indenização por antigüidade. d) não repercute no cálculo das horas extras, das férias, do aviso prévio e na gratificação natalina, ainda que indenizados, bem como na indenização por antigüidade. e) repercute no cálculo das horas extras, das férias, do aviso prévio e na gratificação natalina, ainda que indenizados, bem como na indenização por antigüidade.

55 - Q170 ( Prova: FCC - 2007 - TRT-23R - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  )

Page 15: 14_Remuneração e salário - 56 questões - formatada

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, quando o salário-mínimo mensal do empregado a comissão for integrado por parte fixa e parte variável, ser-lhe-á a) garantido, somente em algumas hipóteses especificadas em lei, o salário-mínimo, vedado qualquer desconto em mês subseqüente a título de compensação. b) sempre garantido o salário-mínimo, permitido, porém, o desconto em mês subseqüente a título de compensação. c) sempre garantido o salário-mínimo, vedado qualquer desconto em mês subseqüente a título de compensação. d) garantido, somente em algumas hipóteses especificadas em lei, o salário-mínimo, permitido, porém, o desconto em mês subseqüente a título de compensação. e) garantido, em algumas hipóteses especificadas em lei, o salário-mínimo, permitido, porém, o desconto a partir do segundo mês subseqüente a título de compensação.

56 - Q168 ( Prova: FCC - 2007 - TRT-23R - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito do Trabalho / Remuneração e salário;  Relação de Trabalho e de Emprego;  )

Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo. Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito a) desde que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado. b) independentemente dessa possibilidade ter sido acordada, desde que haja ocorrência de culpa ou dolo do empregado e desde que o desconto não ultrapasse 15% do salário do obreiro. c) desde que essa possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de culpa ou dolo do empregado, sendo o desconto permitido de no máximo 10% do salário do obreiro. d) independentemente dessa possibilidade ter sido acordada, desde que haja ocorrência de dolo ou culpa do empregado, não havendo limite para o desconto. e) independentemente dessa possibilidade ter sido acordada, desde que haja ocorrência de culpa ou dolo do empregado e desde que o desconto não ultrapasse 10% do salário do obreiro.

GABARITOS: 51 - E     52 - A     53 - C     54 - A     55 - C     56 - A