14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com...

70
14/06/2015 Neste caderno, você encontrará um conjunto de quarenta páginas numeradas sequencialmente, contendo sessenta questões das seguintes áreas: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas. A Classificação Periódica dos Elementos encontra-se na página 39. Não abra o caderno antes de receber autorização. INSTRUÇÕES 1. CARTÃO DE RESPOSTAS Verifique se as seguintes informações estão corretas: nome, número do CPF, número do documento de identidade, data de nascimento, número de inscrição e língua estrangeira escolhida. Se houver erro, notifique o fiscal. Nada deve ser escrito ou registrado no cartão, além de sua assinatura, da transcrição da frase e da marcação das respostas. Para isso, use apenas caneta de corpo transparente, azul ou preta. Após ler as questões e escolher a alternativa que melhor responde a cada uma delas, cubra totalmente o espaço que corresponde à letra a ser assinalada, conforme o exemplo abaixo. As respostas em que houver falta de nitidez ou marcação de mais de uma letra não serão registradas. O cartão não pode ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado. 2. CADERNO DE QUESTÕES Ao receber autorização para abrir este caderno, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas. Caso observe qualquer erro, notifique o fiscal. As questões de números 17 a 21, da área de Linguagens, deverão ser respondidas de acordo com sua opção de Língua Estrangeira: Espanhol, Francês ou Inglês. INFORMAÇÕES GERAIS O tempo disponível para fazer a prova é de quatro horas. Nada mais poderá ser registrado após o término desse prazo. Ao terminar a prova, entregue ao fiscal este caderno e o cartão de respostas. Nas salas de prova, os candidatos não poderão usar qualquer tipo de relógio, óculos escuros e boné, nem portar arma de fogo, fumar e utilizar corretores ortográficos e borrachas. Será eliminado do Vestibular Estadual 2016 o candidato que, durante a prova, utilizar qualquer meio de obtenção de informações, eletrônico ou não. Será também eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova. BOA PROVA!

Upload: hoangnhu

Post on 14-Dec-2018

220 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

14/06/2015Neste caderno, você encontrará um conjunto de quarenta páginas numeradas sequencialmente, contendo sessenta questões das seguintes áreas: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas. A Classificação Periódica dos Elementos encontra-se na página 39.Não abra o caderno antes de receber autorização.

Instruções1. Cartão de respostasVerifique se as seguintes informações estão corretas: nome, número do CPF, número do documento de identidade, data de nascimento, número de inscrição e língua estrangeira escolhida.se houver erro, notifique o fiscal. Nada deve ser escrito ou registrado no cartão, além de sua assinatura, da transcrição da frase e da marcação das respostas. Para isso, use apenas caneta de corpo transparente, azul ou preta.Após ler as questões e escolher a alternativa que melhor responde a cada uma delas, cubra totalmente o espaço que corresponde à letra a ser assinalada, conforme o exemplo abaixo.

As respostas em que houver falta de nitidez ou marcação de mais de uma letra não serão registradas.O cartão não pode ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado.

2. CaderNo de Questões Ao receber autorização para abrir este caderno, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas.Caso observe qualquer erro, notifique o fiscal.As questões de números 17 a 21, da área de Lin guagens, deverão ser respondidas de acordo com sua opção de Língua Estrangeira: Espanhol, Francês ou Inglês.

Informações GeraIsO tempo disponível para fazer a prova é de quatro horas. Nada mais poderá ser registrado após o término desse prazo.Ao terminar a prova, entregue ao fiscal este caderno e o cartão de respostas.Nas salas de prova, os candidatos não poderão usar qualquer tipo de relógio, óculos escuros e boné, nem portar arma de fogo, fumar e utilizar corretores ortográficos e borrachas.Será eliminado do Vestibular Estadual 2016 o candidato que, durante a prova, utilizar qualquer meio de obtenção de informações, eletrônico ou não. Será também eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova.

Boa prova!

Page 2: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 3

Linguagens

DICIONÁRIO FEITO POR CRIANÇAS REVELAUM MUNDO QUE OS ADULTOS NÃO ENXERGAM MAIS

Em abril, aconteceu a Feira do Livro de Bogotá, e um dos maiores sucessos foi um livro chamado Casa das estrelas: o universo contado pelas crianças. Nele, há um dicionário com mais de 500 definições para 133 palavras, de A a Z, feitas por crianças.

O curioso deste “dicionário infantil” é como as crianças definem o mundo através daquilo que os adultos já não conseguem perceber. O autor do livro é o professor Javier Naranjo, que compilou informações ao longo de dez anos durante as aulas. Ele conta que a ideia surgiu quando ele pediu aos seus alunos para definirem a palavra “criança”, e uma das respostas que lhe chamou atenção foi: “uma criança é um amigo que tem o cabelo curtinho, não toma rum e vai dormir cedo”.

Veja outros verbetes do livro e as idades das crianças que os definiram:

• Adulto: pessoa que, em toda coisa que fala, fala primeiro dela mesma. (Andrés, 8 anos)

• Água: transparência que se pode tomar. (Tatiana, 7 anos)

• Branco: o branco é uma cor que não pinta. (Jonathan, 11 anos)

• Camponês: um camponês não tem casa, nem dinheiro, somente seus filhos. (Luis, 8 anos)

• Céu: de onde sai o dia. (Duván, 8 anos)

• Dinheiro: coisa de interesse para os outros com a qual se faz amigos e, sem ela, se faz inimigos. (Ana María, 12 anos)

• Escuridão: é como o frescor da noite. (Ana Cristina, 8 anos)

• Guerra: gente que se mata por um pedaço de terra ou de paz. (Juan Carlos, 11 anos)

• Inveja: atirar pedras nos amigos. (Alejandro, 7 anos)

• Mãe: mãe entende e depois vai dormir. (Juan, 6 anos)

• Paz: quando a pessoa se perdoa. (Juan Camilo, 8 anos)

• Solidão: tristeza que dá na pessoa às vezes. (Iván, 10 anos)

• Tempo: coisa que passa para lembrar. (Jorge, 8 anos)

• Universo: casa das estrelas. (Carlos, 12 anos)

André FantinAdaptado de repertoriocriativo.com.br, 22/05/2013.

5

10

15

20

questão

01O curioso deste “dicionário infantil” é como as crianças definem o mundo através daquilo que os adultos já não conseguem perceber. (l. 4-5)

Adultos e crianças, embora usando a mesma linguagem, não veem e não descrevem o mundo da mesma maneira.

Com base no conteúdo desse fragmento, pode-se concluir que qualquer descrição da realidade apresenta a seguinte característica:

(A) requer alguém que a realize sem receio

(B) necessita de que se faça formulação detalhada

(C) depende da perspectiva daquele que observa

(D) mostra-se precisa para os que já amadureceram

Page 3: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação4

Linguagens

Uma afirmação paradoxal contém alguma contradição interna.

Um exemplo de afirmação paradoxal é identificado em:

(A) Adulto: pessoa que, em toda coisa que fala, fala primeiro dela mesma. (l. 11)

(B) Guerra: gente que se mata por um pedaço de terra ou de paz. (l. 19)

(C) Mãe: mãe entende e depois vai dormir. (l. 21)

(D) Paz: quando a pessoa se perdoa. (l. 22)

questão

02

Escuridão: é como o frescor da noite. (l. 18)

O verbete citado apresenta uma definição poética para o termo “escuridão”.

Essa afirmativa pode ser justificada pelo fato de a autora do verbete ter optado por:

(A) priorizar as crenças antes de se pautar pela racionalidade

(B) construir uma figuração particular sem se ater ao fenômeno físico

(C) expressar seu medo da noite no lugar de descrevê-la minuciosamente

(D) apoiar-se na linguagem denotativa ao invés de elaborar um argumento conotativo

questão

04

Por meio da generalização, pode-se atribuir um determinado conjunto de traços que não se relacionam apenas com o que está sendo nomeado.

O melhor exemplo desse procedimento de generalização está presente em:

(A) Branco: o branco é uma cor que não pinta. (l. 13)

(B) Camponês: um camponês não tem casa, nem dinheiro, somente seus filhos. (l. 14)

(C) Céu: de onde sai o dia. (l. 15)

(D) Universo: casa das estrelas. (l. 25)

questão

05

questão

03“uma criança é um amigo que tem o cabelo curtinho, não toma rum e vai dormir cedo”. (l. 8-9)

Na definição acima, o trecho sublinhado contém duas comparações implícitas, que têm como referência o mundo dos adultos.

Essas comparações são feitas por meio do seguinte recurso:

(A) oposição

(B) gradação

(C) classificação

(D) reformulação

Page 4: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 5

Linguagens

Fábio Moon e Gabriel Bá. Folha de São Paulo, 15/06/2013.

No último quadrinho, formula-se uma analogia moral, quando se sugere que não é possível ver tudo o que acontece à frente dos olhos.

A partir dessa analogia, pode-se chegar à seguinte conclusão:

(A) a verdade absoluta não existe

(B) a existência não tem explicação

(C) o homem não é o centro do mundo

(D) o curso da vida não pode ser mudado

O personagem presente no último quadrinho é um ácaro, um ser microscópico. Suas falas têm relação direta com seu tamanho. No contexto, é possível compreender a imagem do personagem como uma metonímia.

Essa metonímia representa algo que se define como:

(A) invisível

(B) expressivo

(C) inexistente

(D) contraditório

questão

06

questão

07

questão

08

As ausências da moldura e da imagem são recursos gráficos que contribuem para o sentido do texto.

A relação entre esses recursos gráficos e a mensagem contida no terceiro quadrinho possui um sentido de:

(A) ironia

(B) reforço

(C) negação

(D) contradição

Page 5: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação6

Linguagens

questão

09Em sua origem grega, o termo “eufemismo” significa “palavra de bom agouro” ou “palavra que deseja o bem”. Como figura de linguagem, indica um recurso que suaviza alguma ideia ou expressão mais chocante.

Na crônica, o autor enfatiza o aspecto negativo dos eufemismos, que serviriam para distorcer a realidade.

De acordo com o autor, o eufemismo camufla a desigualdade social no seguinte exemplo:

(A) fracasso é crise (l. 8)

(B) peste é pandemia (l. 11)

(C) magricela é anoréxica (l. 11)

(D) rico é corrupto (l. 18)

A ARTE DE ENGANAR

Em seu livro Pernas pro ar, Eduardo Galeano recorda que, na era vitoriana, era proibido mencionar “calças” na presença de uma jovem. Hoje em dia, diz ele, não cai bem utilizar certas expressões perante a opinião pública: “O capitalismo exibe o nome artístico de economia de mercado; imperialismo se chama globalização; suas vítimas se chamam países em via de desenvolvimento; oportunismo se chama pragmatismo; despedir sem indenização nem explicação se chama flexibilização laboral” etc.

A lista é longa. Acrescento os inúmeros preconceitos que carregamos: ladrão é sonegador; lobista é consultor; fracasso é crise; especulação é derivativo; latifúndio é agronegócio; desmatamento é investimento rural; lavanderia de dinheiro escuso é paraíso fiscal; acumulação privada de riqueza é democracia; socialização de bens é ditadura; governar a favor da maioria é populismo; tortura é constrangimento ilegal; invasão é intervenção; peste é pandemia; magricela é anoréxica.

Eufemismo é a arte de dizer uma coisa e acreditar que o público escuta ou lê outra. É um jeitinho de escamotear significados. De tentar encobrir verdades e realidades.

Posso admitir que pertenço à terceira idade, embora esteja na cara: sou velho. Ora, poderia dizer que sou seminovo! Como carros em revendedoras de veículos. Todos velhos! Mas o adjetivo seminovo os torna mais vendáveis.

Coitadas das palavras! Elas são distorcidas para que a realidade, escamoteada, permaneça como está. Não conseguem, contudo, escapar da luta de classes: pobre é ladrão, rico é corrupto. Pobre é viciado, rico é dependente químico.

Em suma, eufemismo é um truque semântico para tentar amenizar os fatos.

Frei Betto Adaptado de O Dia, 21/03/2015.

5

10

15

Page 6: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 7

Linguagens

Frei Betto inicia seu texto com uma citação do escritor uruguaio Eduardo Galeano, recorrendo a recurso comum de argumentação.

Esse recurso constitui um argumento de:

(A) comparação

(B) causalidade

(C) contestação

(D) autoridade

questão

10

Na produção do humor, traço típico da crônica, o autor combina eufemismos com outros recursos ou figuras de linguagem.

O exemplo em que o humor é produzido por meio da superposição entre um eufemismo e uma comparação entre elementos distintos é:

(A) despedir sem indenização nem explicação se chama flexibilização laboral (l. 5-6)

(B) acumulação privada de riqueza é democracia; (l. 9-10)

(C) Ora, poderia dizer que sou seminovo! (l. 14-15)

(D) são distorcidas para que a realidade, escamoteada, permaneça como está. (l. 17-18)

questão

11

No segundo parágrafo, o emprego de certa estrutura encaminha a reflexão do leitor para os disfarces que a linguagem permite.

Essa estrutura é caracterizada principalmente por:

(A) modalização

(B) pressuposição

(C) exemplificação

(D) particularização

questão

12

Page 7: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação8

Linguagens

TERRORISMO LÓGICO O TErrOrISMO É DUPLAMENTE OBSCUrANTISTA: PrIMEIrO NO ATENTADO, DEPOIS NAS rEAçõES qUE DESENCADEIA.

Said e Chérif Kouachi eram descendentes de imigrantes. Said e Chérif Kouachi são suspeitos do ataque ao jornal Charlie Hebdo, na França. Se não houvesse imigrantes na França, não teria havido ataque ao Charlie Hebdo.

Said e Chérif Kouachi, suspeitos do ataque ao jornal Charlie Hebdo, eram filhos de argelinos. Zinedine Zidane é filho de argelinos. Zinedine Zidane é terrorista.

Zinedine Zidane é filho de argelinos. Said e Chérif Kouachi, suspeitos do ataque ao jornal Charlie Hebdo, eram filhos de argelinos. Said e Chérif Kouachi sabiam jogar futebol.

Muçulmanos são uma minoria na França. Membros de uma minoria são suspeitos do ataque terrorista. Olha aí no que dá defender minoria...

A esquerda francesa defende minorias. Membros de uma minoria são suspeitos pelo ataque terrorista. A esquerda francesa é culpada pelo ataque terrorista.

A extrema direita francesa demoniza os imigrantes. O ataque terrorista fortalece a extrema direita francesa. A extrema direita francesa está por trás do ataque terrorista.

Marine Le Pen é a líder da extrema direita francesa. “Le Pen” é “O Caneta”, se tomarmos o artigo em francês e o substantivo em inglês. Eis aí uma demonstração de apoio da extrema direita francesa à liberdade de expressão � e aos erros de concordância nominal.

Numa democracia, é desejável que as pessoas sejam livres para se expressar. Algumas dessas expressões podem ofender indivíduos ou grupos. Numa democracia, é desejável que indivíduos ou grupos sejam ofendidos.

Os terroristas que atacaram o jornal Charlie Hebdo usavam gorros pretos. “Black blocs” usam gorros pretos. “Black blocs” são terroristas.

Todo abacate é verde. O Incrível Hulk é verde. O Incrível Hulk é um abacate.

Antonio PrataAdaptado de Folha de São Paulo, 11/01/2015.

5

10

15

20

questão

13O terrorismo é duplamente obscurantista: primeiro no atentado, depois nas reações que desencadeia.

O subtítulo do texto sugere uma explicação para o título.

Essa explicação é melhor compreendida pela associação entre:

(A) tiros e opiniões

(B) armas e negociações

(C) convicções e mentiras

(D) crenças e esclarecimentos

Page 8: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 9

Linguagens

Antonio Prata, ao comentar o ataque ao jornal Charlie Hebdo, construiu uma série de variações do argumento típico do método dedutivo, conhecido como “silogismo” e normalmente organizado na forma de três sentenças em sequência.

A organização do silogismo sintetiza a estrutura do próprio método dedutivo, que se encontra melhor apresentada em:

(A) premissa geral � premissa particular � conclusão

(B) premissa particular � premissa geral � conclusão

(C) premissa geral � segunda premissa geral � conclusão particular

(D) premissa particular � segunda premissa particular � conclusão geral

Todo argumento pode se tornar um sofisma: um raciocínio errado ou inadequado que nos leva a conclusões falsas ou improcedentes. O último parágrafo do texto é um exemplo de sofisma, considerando que, da constatação de que todo abacate é verde, não se pode deduzir que só os abacates têm cor verde.

Esse é o tipo de sofisma que adota o seguinte procedimento:

(A) enumeração incorreta

(B) generalização indevida

(C) representação imprecisa

(D) exemplificação inconsistente

Este parágrafo indica como o leitor deve ler todos os anteriores.

Segundo essa indicação, os argumentos apresentados pelo cronista devem ser compreendidos como:

(A) críticas irônicas

(B) exercícios formais

(C) raciocínios aceitáveis

(D) recriações linguísticas

questão

14

questão

15

questão

16

considere o últiMo PAráGrAFo do texto PArA resPonder às questões 15 e 16.

Todo abacate é verde. O Incrível Hulk é verde. O Incrível Hulk é um abacate. (l. 22)

Page 9: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação10

Linguagens espanhoL

Entre los vendedores y el cliente predomina el tratamiento formal, adecuado a ese contexto social.

El fragmento que no representa un ejemplo de registro formal es:

(A) puedo ayudarlo (viñeta 1)

(B) podría descripcionarme (viñeta 3)

(C) No sé,...cualquiera (viñeta 4)

(D) Aguarde un instante (viñeta 7)

Quino ¡Cuánta bondad!. Buenos aires: ediciones de la Flor, 1999.

Questão

17

BUENOS DIAS, ¿ EN QUÉPUEDO AYUDARLO?

QUISIERA PAPELPARA ESCRIBIR.

CÓMO NO, ¿ USTED QUÉMÁQUINA POSESIONA?

NNNO,...NO TENGO MÁQUINA,

ESCRIBO A MANO.

¡AH ! ¿ Y PODRÍA DESCRIPCIONARMEQUÉ FORMATO DE HOJA PREFERENCIA :A-3, A-6, A-4, A-5 ?

NO SÉ,... CUALQUIERA, YOESCRIBO FRASES, ALGÚN

POEMA, APUNTES SUELTOS...

COMPRENDO, PERO SI USTED METIPOLOGIZA SOBRE QUÉ CÓDIGODE FORMATO ESCRIBE MEJOR YO PUEDO SUGERIRLE EL A-4, O EL A

¡YO NO ESCRIBO SOBRE CÓDIGOS, YOESCRIBO SOBRE PAPEL, SOBRE

SIMPLE PAPEL DE ESCRIBIR !! ¿TIENE O NO?

AGUARDE UN INSTANTE, DEBOCONSULTAR A MI SUPERVISORA.

ENCANTADA, WANDA,PARA SERVIRLE.

MI COLEGA YA ME HA REFERENCIADO, USTEDBUSCA PAPEL PARA GRAFICAR... ¿ QUÉ ,

EXACTAMENTE?

¡ MIS IDEAS !; YOSÓLO QUIERO LLEVARMIS IDEAS AL PAPEL !

O SEA, EFECTUAR UN TRANSFERDE IDEAS. ¡ OH, ENTIENDO, USTEDBUSCA PAPEL DE EMBALAJE !¡ LO SIENTO, NO LO OPERACIONAMOS !

ESTÁ BIEN,OLVIDÉMOSLO.

¡ POBRE, ES QUE LA GENTE, A ESA EDAD, YAESTÁ DESNEURONIZADA !

¡ ESO, Y NO SABE EXPRESIONARBIEN LO QUE DESEA !

Page 10: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 11

Linguagens espanhoL

La tira es un género que se apoya en diferentes recursos gráficos y visuales.

En la viñeta 3, la expresión corporal del cliente aporta el siguiente sentido:

(A) enojo

(B) sorpresa

(C) desaliento

(D) aburrimiento

En la historieta, se observa la dificultad de comunicación entre los personajes.

Esa dificultad se puede explicar por:

(A) informatización excesiva en la tienda

(B) avance tecnológico de los productos

(C) pensamiento arcaico de los mayores

(D) lenguaje adoptado por los vendedores

¡Pobre, es que la gente, a esa edad, ya está desneuronizada! / ¡Eso, y no sabe expresionar bien lo que desea! (última viñeta)

El enunciado subrayado establece una relación de sentido con el anterior que se puede comprender como:

(A) oposición

(B) condición

(C) alternancia

(D) consecuencia

Questão

18

Questão

21

Questão

19

Questão

20O sea, efectuar un transfer de ideas. (viñeta 12)

El término subrayado tiene la función de introducir una idea de:

(A) restricción

(B) explicación

(C) rectificación

(D) generalización

Page 11: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação12

Linguagens francês

L’humour de cette bande dessinée résulte d´un raisonnement du personnage basé sur deux différentes propriétés du mot.

Ces propriétés sont les suivantes:

(A) régularité et variabilité

(B) forme et signification

(C) dénotation et connotation

(D) orthographe et prononciation

geluck.com

questão

17

Page 12: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 13

Linguagens francês

Mais tout se termine bien puisque “Zorro” arrive à la fin! (image 8)

L’effet humoristique de l’expression soulignée est dû à:

(A) son double sens

(B) sa mauvaise formulation

(C) son vocabulaire informel

(D) sa signification contradictoire

On aurait dû s’y attendre vu que “préface” se situe au beau milieu de l’ouvrage. (image 7)

La place occupée par le mot “préface” dans le dictionnaire étonne le personnage car:

(A) les préfaces se trouvent à la fin des oeuvres

(B) ce n’est pas tous les livres qui ont une préface

(C) les préfaces doivent figurer au début d’un livre

(D) quelques préfaces sont placées au milieu des livres

D’après la réflexion du personnage, une qualité importante manquerait à l’organisation d’un dictionnaire.

Cette qualité est présente dans l’alternative suivante:

(A) précision

(B) originalité

(C) cohérence

(D) objectivité

Le mot “imprimé” l’est, tandis que “effacé” ne l’est pas. (image 3)

La forme pronominale l’, employée à deux reprises dans cette phrase, a pour caractéristique de:

(A) renforcer la polysémie des mots

(B) reprendre des antécédents distincts

(C) assurer une fonction métalinguistique

(D) opposer une affirmation et une négation

questão

18

questão

19

questão

20

questão

21

Page 13: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação14

Linguagens ingLês

Besides being funny, comics often expresses criticism.

The comic strip criticizes men’s incapacity to take the following action:

(A) fight what baffles them

(B) confront what fools them

(C) resist what alienates them

(D) avoid what confuses them

images1.fanpop.com

questão

17

Page 14: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 15

Linguagens ingLês

In the speech balloon of panel 1, the word that appears twice.

The second that fulfils the following cohesive function:

(A) showing emphasis in speech

(B) refering back to the quotation

(C) pointing to the book in the picture

(D) linking main and subordinate clauses

By establishing links between different parts of a text, one might guess the meaning of an unknown word.

Based on Calvin’s evaluation of the show he is watching, the meaning of the word tripe, in panel 8, is:

(A) fun

(B) trash

(C) pastime

(D) program

Consider the visual representation of the tiger in the comic strip.

The effect of closeness between the tiger and the viewer is obtained in the panel below:

(A) 5

(B) 6

(C) 7

(D) 8

And I should know. (panel 4)

Modal verbs can be used to refer to a speaker’s attitude.

The modal should indicates that Calvin believes his knowledge of the bad quality of the TV show would be characterized as:

(A) desirable

(B) probable

(C) surprising

(D) mandatory

questão

18

questão

19

questão

20

questão

21

Page 15: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação16

MateMática

questão

23Observe a função f, definida por:

f (x) = x2 � 2kx + 29, para x ∈ IR

Se f (x) ≥ 4, para todo número real x, o valor mínimo da função f é 4.

Assim, o valor positivo do parâmetro k é:

(A) 5

(B) 6

(C) 10

(D) 15

Admita a seguinte sequência numérica para o número natural n:

Sendo 2 ≤ n ≤ 10, os dez elementos dessa sequência, em que a1 = e a10 = , são:

A média aritmética dos quatro últimos elementos da sequência é igual a:

(A)

(B)

(C)

(D)

questão

22

Dois dados, com doze faces pentagonais cada um, têm a forma de dodecaedros regulares. Se os dodecaedros estão justapostos por uma de suas faces, que coincidem perfeitamente, formam um poliedro côncavo, conforme ilustra a figura.

Considere o número de vértices V, de faces F e de arestas A desse poliedro côncavo.

A soma V + F + A é igual a:

(A) 102

(B) 106

(C) 110

(D) 112

questão

24

a1= e an = an�1 + 31 3

, , , , , a6, a7, a8, a9, 1 3

10 3

19 3

28 3

37 3

82 3 )(

82 3

1 3

238 12

137 6

219 4

657 9

Page 16: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 17

matemática

questão

27Um índice de inflação de 25% em um determinado período de tempo indica que, em média, os preços aumentaram 25% nesse período. Um trabalhador que antes podia comprar uma quantidade X de produtos, com a inflação e sem aumento salarial, só poderá comprar agora uma quantidade Y dos mesmos produtos, sendo Y < X.

Com a inflação de 25%, a perda do poder de compra desse trabalhador é de:

(A) 20%

(B) 30%

(C) 50%

(D) 80%

Admita que a ordem de grandeza de uma medida x é uma potência de base 10, com expoente

n inteiro, para 10 ≤ x < 10 .

Considere que um terremoto tenha liberado uma energia E, em joules, cujo valor numérico é tal que log10 E = 15,3.

A ordem de grandeza de E, em joules, equivale a:

(A) 1014

(B) 1015

(C) 1016

(D) 1017

questão

25n � 1

2 n + 12

questão

26O raio de uma roda gigante de centro C mede CA = CB = 10 m. Do centro C ao plano horizontal do chão, há uma distância de 11 m. Os pontos A e B, situados no mesmo plano vertical, ACB, pertencem à circunferência dessa roda e distam, respectivamente, 16 m e 3,95 m do plano do chão. Observe o esquema e a tabela:

A medida, em graus, mais próxima do menor ângulo ACB corresponde a:

(A) 45

(B) 60

(C) 75

(D) 105

A

C

B

16 m

3,95

m

^

θ (graus) sen θ

15o 0,259

30o 0,500

45o 0,707

60o 0,866plano horizontal

Page 17: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação18

MateMática

questão

28

Em um sistema de codificação, AB representa os algarismos do dia do nascimento de uma pessoa e CD os algarismos de seu mês de nascimento. Nesse sistema, a data trinta de julho, por exemplo, corresponderia a:

Admita uma pessoa cuja data de nascimento obedeça à seguinte condição:

O mês de nascimento dessa pessoa é:

(A) agosto

(B) setembro

(C) outubro

(D) novembro

questão

29

Um painel de iluminação possui nove seções distintas, e cada uma delas acende uma luz de cor vermelha ou azul. A cada segundo, são acesas, ao acaso, duas seções de uma mesma cor e uma terceira de outra cor, enquanto as seis demais permanecem apagadas.Observe quatro diferentes possibilidades de iluminação do painel:

O tempo mínimo necessário para a ocorrência de todas as possibilidades distintas de iluminação do painel, após seu acionamento, é igual a x minutos e y segundos, sendo y < 60.

Os valores respectivos de x e y são:

(A) 4 e 12

(B) 8 e 24

(C) 25 e 12

(D) 50 e 24

A = 3 B = 0 C = 0 D = 7

A + B + C + D = 20

Page 18: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 19

CIênCIas da natureza

Em algumas raças de gado bovino, o cruzamento de indivíduos de pelagem totalmente vermelha com outros de pelagem totalmente branca produz sempre indivíduos malhados, com pelagem de manchas vermelhas e brancas.

Admita um grupo de indivíduos malhados, cruzados apenas entre si, que gerou uma prole de 20 indivíduos de coloração totalmente vermelha, 40 indivíduos com pelagem malhada e 20 indivíduos com coloração inteiramente branca.

O resultado desse cruzamento é exemplo do seguinte fenômeno genético:

(A) epistasia

(B) pleiotropia

(C) dominância

(D) codominância

questão

30

utilize as informações a seguir para responder às questões de números 31 e 32.

O suco gástrico contém um ácido, produzido pelas células da parede do estômago, que desempenha papel fundamental para a eficiência do processo digestório no ser humano.

questão

31O ânion do ácido produzido no estômago corresponde ao elemento químico pertencente ao grupo 17 e ao terceiro período da tabela de classificação periódica.

Esse ácido é denominado:

(A) nítrico

(B) sulfúrico

(C) clorídrico

(D) fluorídrico

O consumo excessivo de antiácidos pode interferir na atuação do suco gástrico, prejudicando o funcionamento normal do estômago.

As duas principais funções do estômago prejudicadas por esse uso excessivo são:

(A) emulsificação de gorduras � absorção de aminoácidos

(B) quebra de moléculas de carboidratos � produção de muco

(C) transformação de pepsinogênio em pepsina � eliminação de micro-organismos

(D) digestão de compostos carboxílicos � manutenção de pH adequado à absorção

questão

32

Page 19: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação20

CIênCIas da natureza

Cosméticos de uso corporal, quando constituídos por duas fases líquidas imiscíveis, são denominados óleos bifásicos. Observe na tabela as principais características de um determinado óleo bifásico.

Para diferenciar as duas fases, originariamente incolores, é adicionado ao óleo um corante azul de natureza iônica, que se dissolve apenas na fase em que o solvente apresenta maior afinidade pelo corante. Essa adição não altera as massas e volumes das fases líquidas.

As duas fases líquidas do óleo bifásico podem ser representadas pelo seguinte esquema:

(A)

(B)

(C)

(D)

fase solvente Volume(ml)

massa(g)

aquosa água 30,0 30,0

orgânica solvente orgânico apolar 70,0 56,0

questão

33

O número de bactérias em uma cultura cresce de modo análogo ao deslocamento de uma partícula em movimento uniformemente acelerado com velocidade inicial nula. Assim, pode-se afirmar que a taxa de crescimento de bactérias comporta-se da mesma maneira que a velocidade de uma partícula.

Admita um experimento no qual foi medido o crescimento do número de bactérias em um meio adequado de cultura, durante um determinado período de tempo. Ao fim das primeiras quatro horas do experimento, o número de bactérias era igual a 8 × 105.

Após a primeira hora, a taxa de crescimento dessa amostra, em número de bactérias por hora, foi igual a:

(A) 1,0 × 105

(B) 2,0 × 105

(C) 4,0 × 105

(D) 8,0 × 105

questão

34

Page 20: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 21

CIênCIas da natureza

Uma rede elétrica fornece tensão eficaz de 100 V a uma sala com três lâmpadas, L1, L2 e L3. Considere as informações da tabela a seguir:

As três lâmpadas, associadas em paralelo, permanecem acesas durante dez horas, sendo E1, E2 e E3 as energias consumidas, respectivamente, por L1, L2 e L3.

A relação entre essas energias pode ser expressa como:

(A) E1 > E2 > E3

(B) E1 = E2 > E3

(C) E2 > E1 > E3

(D) E2 > E3 = E1

lâmpada tipo Características elétricas nominais

L1 incandescente 200 V � 120 W

L2 incandescente 100 V � 60 W

L3 fluorescente 100 V � 20 W

questão

36

Um dos fatores determinantes da perda de cálcio dos ossos é o envelhecimento, sobretudo em mulheres. O esquema abaixo representa a regulação do cálcio no sangue humano, realizada pelas glândulas X e Y, responsáveis diretas pela produção dos hormônios A e B, respectivamente.

Esse processo de perda de cálcio resulta, principalmente, da atuação intensa do hôrmonio e da glândula indicados em:

(A) calcitonina � tireoide

(B) adrenalina � suprarrenal

(C) somatotrófico � hipófise

(D) paratormônio � paratireoide

questão

35a glândula X produz

o hormônio A

A

nível de cálcio no sangue cai

Nível de homeostase de cálcio no sangue

B

a glândula Y produz o hormônio B

se o nível de cálcio ficar baixo demais

se o nível de cálcio ficar alto demais

nível de cálcio no sangue aumenta

X

níve

l alt

o

nível baixo

Y

Page 21: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação22

CIênCIas da natureza

No gráfico, está indicada a concentração de um metal pesado no corpo de vários habitantes de um lago, bem como a concentração do isótopo de nitrogênio 15N, cujos valores mais elevados estão associados a níveis crescentes na cadeia alimentar.

A curva de concentração de metal, nesses seres vivos, pode ser explicada pelo processo de:

(A) magnificação trófica

(B) eutrofização do lago

(C) interrupção do fluxo de energia

(D) retenção de matéria orgânica em consumidores maiores

adaptado de boundless.com.

questão

37

concentração de 15N

conc

entr

ação

de

met

al

5 -

4 -

3 -

2 -

1 -

0

No solo da floresta amazônica, são encontradas partículas ricas em fósforo, trazidas pelos ventos, com velocidade constante de 0,1 m × s−1, desde o deserto do Saara.

Admita que uma das partículas contenha 2,0% em massa de fósforo, o que equivale a 1,2 × 1015 átomos desse elemento químico.

A energia cinética de uma dessas partículas, em joules, ao ser trazida pelos ventos, equivale a:

(A) 0,75 × 10−10

(B) 1,55 × 10−11

(C) 2,30 × 10−12

(D) 3,10 × 10−13

questão

38

Uma barca para transportar automóveis entre as margens de um rio, quando vazia, tem volume igual a 100 m3 e massa igual a 4,0 × 104 kg. Considere que todos os automóveis transportados tenham a mesma massa de 1,5 × 103 kg e que a densidade da água seja de 1000 kg × m�3.

O número máximo de automóveis que podem ser simultaneamente transportados pela barca corresponde a:

(A) 10

(B) 40

(C) 80

(D) 120

questão

39

Page 22: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 23

CIênCIas da natureza

Aceleradores de partículas são ambientes onde partículas eletricamente carregadas são mantidas em movimento, como as cargas elétricas em um condutor. No Laboratório Europeu de Física de Partículas – CERN, está localizado o mais potente acelerador em operação no mundo. Considere as seguintes informações para compreender seu funcionamento:

• os prótons são acelerados em grupos de cerca de 3000 pacotes, que constituem o feixe do acelerador;

• esses pacotes são mantidos em movimento no interior e ao longo de um anel de cerca de 30 km de comprimento;

• cada pacote contém, aproximadamente, 1011 prótons que se deslocam com velocidades próximas à da luz no vácuo;

• a carga do próton é igual a 1,6 × 10�19 C e a velocidade da luz no vácuo é igual a 3 × 108 m × s�1.

Nessas condições, o feixe do CERN equivale a uma corrente elétrica, em ampères, da ordem de grandeza de:

(A) 100

(B) 102

(C) 104

(D) 106

questão

40

Em um experimento, foi analisado o efeito do número de átomos de carbono sobre a solubilidade de alcoóis em água, bem como sobre a quiralidade das moléculas desses alcoóis. Todas as moléculas de alcoóis testadas tinham número de átomos de carbono variando de 2 a 5, e cadeias carbônicas abertas e não ramificadas.

Dentre os alcoóis utilizados contendo um centro quiral, aquele de maior solubilidade em água possui fórmula estrutural correspondente a:

(A)

(B)

(C)

(D)

questão

41OH

OH

OH

OH

Page 23: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação24

CIênCIas da natureza

Observe as figuras a seguir, que relacionam pressão sanguínea e pressão osmótica em quatro diferentes condições ao longo da extensão de um vaso capilar.Na extremidade arterial (PA) do vaso capilar, a pressão sanguínea é maior que a pressão osmótica, e o líquido sai do interior do capilar para os tecidos, ocorrendo o fluxo oposto na extremidade venosa desse vaso, onde a pressão sanguínea venosa (PV) é menor que a osmótica.

Considere um quadro de desnutrição prolongada, em que um indivíduo apresenta baixa concentração de proteínas no sangue.A representação mais adequada da relação entre a pressão sanguínea e a osmótica ao longo do capilar desse indivíduo corresponde à figura de número:

(A) I(B) II(C) III(D) IV

questão

42

40 -

30 -

20 -

10 - PV

PA40 -

30 -

20 -

10 -

40 -

30 -

20 -

10 -

40 -

30 -

20 -

10 -

pres

são

sang

uíne

a (t

orr)

pres

são

sang

uíne

a (t

orr)

pres

são

sang

uíne

a (t

orr)

pres

são

sang

uíne

a (t

orr)

pressão osmótica

pressão osmótica pressão osmótica

pressão osmótica

PV

PA

PV

PA

PV

PA

IVIII

I II

Em um pêndulo, um fio de massa desprezível sustenta uma pequena esfera magnetizada de massa igual a 0,01 kg. O sistema encontra-se em estado de equilíbrio, com o fio de sustentação em uma direção perpendicular ao solo.

Um ímã, ao ser aproximado do sistema, exerce uma força horizontal sobre a esfera, e o pêndulo alcança um novo estado de equilíbrio, com o fio de sustentação formando um ângulo de 45º com a direção inicial.

Admitindo a aceleração da gravidade igual a 10 m × s�2, a magnitude dessa força, em newtons, é igual a:

(A) 0,1

(B) 0,2

(C) 1,0

(D) 2,0

questão

43

Page 24: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 25

CIênCIas da natureza

No preparo de pães e bolos, é comum o emprego de fermentos químicos, que agem liberando gás carbônico, responsável pelo crescimento da massa. Um dos principais compostos desses fermentos é o bicarbonato de sódio, que se decompõe sob a ação do calor, de acordo com a seguinte equação química:

Considere o preparo de dois bolos com as mesmas quantidades de ingredientes e sob as mesmas condições, diferindo apenas na temperatura do forno: um foi cozido a 160 oC e o outro a 220 oC. Em ambos, todo o fermento foi consumido.

O gráfico que relaciona a massa de CO2 formada em função do tempo de cozimento, em cada uma dessas temperaturas de preparo, está apresentado em:

(A)

(B)

(C)

(D)

questão

442 NaHCO3 (s) Na2CO3 (s) + H2O (g) + CO2 (g)

160 OC220 OC

tempo0

mas

sa d

e C

O2

0

mas

sa d

e C

O2

tempo

mas

sa d

e C

O2

0 tempo

0

mas

sa d

e C

O2

tempo

160 OC220 OC

160 OC220 OC

160 OC220 OC

Page 25: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação26

ciências humanas

questão

45

As letras das canções Cidade maravilhosa, de 1935, e Rio 40 graus, de 1992, parecem não retratar a mesma cidade.

As diferentes percepções do Rio de Janeiro, retratadas em cada letra, podem ser associadas, respectivamente, às ideias de:

(A) ostentação da beleza natural � reformulação da segurança pública

(B) mistificação da relevância política � caracterização da desordem urbana

(C) enaltecimento da tranquilidade social � valorização da integração étnica

(D) glorificação da identidade local � reconhecimento da diversidade cultural

Cidade Maravilhosa

Cidade maravilhosaCheia de encantos milCidade maravilhosaCoração do meu Brasil

Berço do samba e de lindas cançõesQue vivem n’alma da genteÉs o altar dos nossos coraçõesQue cantam alegremente

(...)André Filho e silva sobreira, 1935

rio 40 graus

Rio 40 graus Cidade maravilha Purgatório da belezaE do caos

(...)

O Rio é uma cidadeDe cidades misturadasO Rio é uma cidadeDe cidades camufladasCom governos misturados Camuflados, paralelos Sorrateiros Ocultando comandos...

(...)

Gatilho de disket Marcação pagode, funk De gatilho marcação De samba-lance Com batuque digital Na sub-uzi musical De batucada digital

(...)Fernanda Abreu, 1992

letras.mus.br

Page 26: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 27

ciências humanas

questão

46

No desenvolvimento das indústrias ocorrido em diversas sociedades, acompanhado pela aplicação de conhecimentos científicos, destaca-se o caso da petroquímica, ilustrado na imagem.

O principal problema ambiental causado pela indústria petroquímica está identificado em:

(A) erosão de solos agricultáveis

(B) derrubada de reservas florestais

(C) produção de resíduos poluentes

(D) superexploração de recursos hídricos

A química permite ao homem realizar transformações íntimas na estrutura da matéria. Com seu desenvolvimento e aplicação nos processos de industrialização, a partir de finais do século XVIII, essas transformações passaram a se realizar em um escala massiva, tendo efeitos ainda mais abrangentes. A cada vez que inovações mudavam a base tecnológica, produtos e serviços inéditos chegavam à sociedade, surgindo também problemas ambientais novos e complexos.

Adaptado de polipetembalagens.com.br, julho/2011.

oglobo.globo.comIndústria Petroquímica, Rio de Janeiro

Até a aprovação dessa lei, as indústrias não pagavam pela captação da água diretamente de um manancial, a chamada água bruta, para utilizá-la em seus processos produtivos.

O instrumento de cobrança pela água bruta utilizada industrialmente obteve os resultados mencionados no texto porque:

(A) estimulou o reúso do bem

(B) ampliou a dispersão do consumo

(C) reduziu a desigualdade de acesso

(D) inibiu o assoreamento de nascentes

A Lei Federal nº 9.433/1997 estabelece que serão cobrados os usos dos recursos hídricos sujeitos à concessão do Estado. Tal regulamentação modificou substancialmente as bases operacionais e econômicas da utilização da água bruta. Essa cobrança, embora criticada por alguns setores, foi um instrumento benéfico, tanto em termos de conservação dos recursos hídricos, por estimular a gestão da demanda, como em termos de proteção ambiental.

Adaptado de HesPANHoL, I. Scientific American Brasil. edição especial, nº 62, 2015.

questão

47

Page 27: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação28

ciências humanas

Cuba passou a ser um país socialista após a revolução ocorrida em 1959. Nas últimas décadas, porém, tem vivenciado mudanças derivadas da dissolução da U.R.S.S., dentre as quais estão as citadas no trecho da reportagem.

A expansão desses novos negócios cubanos está diretamente relacionada à expectativa da seguinte possibilidade:

(A) integração com países latino-americanos

(B) celebração de acordo comercial com a China

(C) fim do embargo econômico norte-americano

(D) liberalização para investimentos de capitais europeus

En LA HABAnA: de olho nos novos negóCios

Os novos negócios em Havana impulsionaram outro setor, até então pouco em voga na ilha: a publicidade. As histórias de pequenos empreendedores que deram certo foram a inspiração para a revista eletrônica mensal En la Habana, que chegou ao seu terceiro número em março deste ano. O objetivo, segundo um dos seus criadores, é mostrar o que está acontecendo na cidade e as transformações no país, principalmente na capital.

Adaptado de O Globo, 06/04/2015.

questão

48

As imagens noturnas feitas por satélites revelam a distribuição espacial do consumo de energia elétrica, permitindo identificar diferenças importantes entre as sociedades humanas, como no exemplo abaixo.

A imagem indica diferentes padrões espaciais do consumo de energia entre as regiões norte e sul da Península Coreana.

Entre essas regiões, tal diferença é explicada, principalmente, por seus respectivos níveis de:

(A) poderio militar

(B) democracia política

(C) contingente populacional

(D) desenvolvimento econômico

questão

49

Adaptado de news.nationalgeographic.com.

Mar do Japão

Mar Amarelo

Coréia do NorteChina

Coréia do Sul

Mar Amarelo

Coreia do Norte

Coreia do Sul

China Mar do Japão

Page 28: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 29

ciências humanas

questão

50Compare as imagens a seguir. Na Imagem 1, apresenta-se o desenho original do perfil de uma cabeça humana sobre uma representação possível do globo terrestre. Na Imagem 2, esse mesmo desenho é apresentado em um planisfério elaborado com a projeção cartográfica de Mercator, que é utilizada desde o período das grandes navegações.

Com base na comparação entre essas imagens, conclui-se que o território das Américas que tem a área mais ampliada com o uso da projeção de Mercator é:

(A) Brasil

(B) México

(C) Argentina

(D) Groenlândia

MeNeZes, P.; FeRNANDes, M. Roteiro de cartografia. são Paulo: oficina de textos, 2013.

Imagem 1: desenho original Imagem 2: projeção de Mercator

Recentemente, a ocupação econômica da Amazônia vem passando por várias alterações, como a expansão do agronegócio, citada no texto.

Um efeito negativo e outro positivo, ocasionados por essa expansão, estão respectivamente identificados em:

(A) desmatamento � geração de empregos

(B) assoreamento de rios � modernização de ferrovias

(C) destruição da fauna � renovação das fontes de energia

(D) poluição ambiental � redistribuição da propriedade fundiária

No fim da década de 1960, sob a justificativa de evitar a internacionalização da Amazônia, os governos militares distribuíram terras e subsídios a quem se dispusesse a se embrenhar na floresta. Atualmente, 36% do gado bovino e 5% das plantações de soja do país encontram-se na região amazônica. Investir ali é um ótimo negócio. As terras custam até um décimo do valor no Sudeste.

Adaptado de planetasustentavel.abril.com.br.

questão

51

Page 29: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação30

ciências humanas

Em 2007, na Espanha, aprovou-se uma lei que possibilitou indenizar vítimas da Guerra Civil (1936-1939) e do governo de Francisco Franco (1939-1975). A ação retratada na fotografia também é decorrente dessa lei.

No contexto das denúncias e apurações acerca dos crimes cometidos pelo governo franquista, a retirada da estátua equestre está associada à seguinte proposta:

(A) rejeição da história política

(B) reforço da identidade nacional

(C) redistribuição do patrimônio cultural

(D) redimensionamento da memória social

questão

52

g1.globo.com

Retirada da última estátua equestre do General Francisco Franco, na cidade de santander, na espanha, em 18 de dezembro de 2008.

Uma intervenção específica do poder público no espaço da cidade do Rio de Janeiro, que ilustra de modo exemplar a perspectiva descrita no texto, foi responsável pela.

(A) ocupação da Barra da Tijuca

(B) construção da Avenida Brasil

(C) derrubada do Morro do Castelo

(D) urbanização do Aterro do Flamengo

questão

53O passado sempre fez parte do cotidiano de diversas sociedades contemporâneas. Esse não foi o caso do Brasil. O peso material e simbólico das formas urbanas herdadas de tempos anteriores foi aí muito menos paralisante do que na Europa. O projeto modernizador do século XIX fundamentou-se na esperança de um futuro melhor e na rejeição do passado, na abolição dos seus vestígios, na sua superação. Essa fé no “país do futuro” tornou-se uma ideologia avassaladora a partir da República, e isto explica por que foram tão bem-sucedidas, no século XX, as reformas urbanísticas radicais que tanto transformaram a face de diversas cidades brasileiras.

Adaptado de ABReu, M. sobre a memória da cidade. In: Fridman, F.; Haesbaert, R. (orgs.).Escritos sobre espaço e história. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.

Page 30: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 31

ciências humanas

O Estado é um agente fundamental na produção do espaço, pois suas ações interferem de forma acentuada sobre a dinâmica e a organização das cidades.

A principal finalidade de uma política pública como a relatada no texto é:

(A) reduzir a segregação espacial

(B) elevar a arrecadação municipal

(C) favorecer a atividade comercial

(D) desconcentrar a população urbana

questão

55 “50-30-20” é um termo quente na cidade norte-americana de Nova York hoje em dia. É também o apelido dos imóveis financiados pela prefeitura que miram a integração das rendas mistas na habitação. Nesse modelo de empreendimento, 50% do total de unidades de cada prédio são ocupadas por famílias de classe média, 30% por moradores de classe média-baixa, e 20% destinam-se à baixa renda. O presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional de Nova York, Marc Jahr, afirma que a instituição já financiou e construiu quase 8 mil apartamentos nesse modelo: “Acreditamos que prédios com rendas mistas e bairros com economias diversas são pilares de comunidades estáveis”.

Adaptado de prefeitura.sp.gov.br.

eM nova York, habitação soCial vive o “booM” das rendas Mistas

No mapa abaixo, o território brasileiro foi redividido em apenas cinco unidades federativas, todas com população equivalente, em torno de 40 milhões de pessoas.

Considerando a realidade atual do Brasil, essa redivisão territorial também igualaria a seguinte característica socioespacial:

(A) nível de renda por habitante

(B) oferta de água por domicílio

(C) produção de alimentos por área

(D) proporção de eleitores por senador

questão

54

Page 31: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação32

ciências humanas

Existe uma relação direta entre o dinamismo das práticas sociais e as transformações nos indicadores demográficos das sociedades. Observe, nos gráficos, um exemplo de alteração de comportamento social no Brasil.

As mudanças verificadas entre os anos de 2000 e 2012 ocasionam o seguinte comportamento demográfico:

(A) elevação da expectativa de vida

(B) ampliação da população escolar

(C) redução da taxa de fecundidade

(D) diminuição da mortalidade infantil

questão

56

Adaptado de O Globo, 30/10/2014.

PRoPoRção De NAscIDos PoR IDADe DA Mãe No BRAsIL eNtRe 2000 e 2012

0,9% 1,0%

22,6%18,3%

2000 2012 2000 2012 2000 2012 2000 2012 2000 2012 2000 2012 2000 2012

31,3%

26,1%22,6% 24,5%

13,9%

18,9%

6,7%8,9%

1,9% 2,4%

menos de 15 anos de 15 a 19 anos de 20 a 24 anos de 25 a 29 anos de 30 a 34 anos de 35 a 39 anos acima de 40 anos

No último mês de janeiro, nas comemorações do Dia de Martin Luther King, propagou-se, mais uma vez, a frase Black lives matter “Vidas negras importam”, que surgiu nos protestos gerados pela morte de jovem negro, em agosto de 2014, na cidade norte-americana de Ferguson.

A utilização dessa frase nas comemorações de 2015 aponta para uma contradição existente entre uma característica da ordem política norte-americana e um impedimento ao pleno exercício dos direitos civis.

Essa característica e esse impedimento, respectivamente, são:

(A) prevalência do republicanismo e existência de grupos paramilitares

(B) legitimidade do associativismo e regulação dos movimentos populares

(C) vigência do ideal democrático e permanência de desigualdades étnicas

(D) garantia da liberdade de manifestação e monitoramento das redes sociais

questão

57hoMenagens e protestos MarCaM dia de Martin luther king nos e.u.a.

www.cnab.org.br, janeiro/2015.

Page 32: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 33

ciências humanas cIêNcIAs HuMANAs

questão

58

No dia 15 de março de 1985, a presidência da República no Brasil foi assumida por um civil após 21 anos de governos militares. Nos trinta anos posteriores, houve um conjunto de mudanças destinadas a pôr fim às práticas autoritárias até então vigentes.

A partir da análise do gráfico, a tendência observável na opinião pública resulta de uma nova conjuntura caracterizada por:

(A) regularidade das eleições

(B) extinção do unipartidarismo

(C) fortalecimento do poder executivo

(D) valorização da liberdade de expressão

Adaptado de Folha de São Paulo, 15/03/2015.

set nov mar fev set dez mar nov dez set mar set jun mar jul dez fev dez89 90 92 93 94 95 00 03 05 08 14

SarneyPMDB

CollorPRN

ItamarPRN

FHCPSDB

LulaPT

DilmaPT

66%democracia é sempre melhor

15%tanto faz

12%ditadura é melhor

60%

70%

50%

40%

20%

30%

10%

DeMocRAcIA vERSuS DItADuRA

A demarcação de terras de comunidades quilombolas é fato recente nas práticas governamentais brasileiras.

Um dos principais objetivos dessa política pública é viabilizar a promoção de:

(A) aceleração da reforma agrária

(B) reparação de grupos excluídos

(C) absorção de trabalhadores urbanos

(D) reconhecimento da diversidade étnica

As comunidades quilombolas, que são predominantemente constituídas por população negra, se autodefinem a partir das relações com a terra, do parentesco, do território, da ancestralidade, das tradições e das práticas culturais próprias. Estima-se que em todo o país existam mais de três mil comunidades quilombolas. O Decreto Federal nº 4.887, de 20 de novembro de 2003, regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos.

Adaptado de incra.gov.br.

questão

59

Page 33: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação34

ciências humanas

URSS1991

URSS1991

URSS1991

URSS1990

URSS1995

URSS1958

URSS1991URSS

1956

URSS1968

Império Mongol1480

Dinamarca1944

Alemanha1945

Alemanha1944

Dinamarca1523

Reino Unido1931

França1808

França1814

nenhuma

Alemanha1945

Alemanha1945

Rússia1918

AliadosII GuerraMundial

1991

AliadosII GuerraMundial

1945

AliadosII GuerraMundial

1945

Alemanha1944

Áustria1815

ImpérioOtomano

1908

Tchecoslováquia1993

1 1

2

31

1 - Iugoslávia 19912 - Iugoslávia 19923 - Sérvia 2006

URSS1991

Alemanha1945

A Europa passou por grande número de reconfigurações territoriais, em virtude das disputas seculares entre os povos do continente. No mapa abaixo, elaborado em 2014, estão assinalados, para cada país europeu, o nome da última potência estrangeira a desocupar aquele espaço nacional e o ano em que isso ocorreu.

A desocupação estrangeira na Europa Oriental, após a Segunda Guerra Mundial, está associada ao seguinte contexto geopolítico:

(A) fim da Guerra Fria

(B) fundação da União Europeia

(C) término da Crise dos Mísseis

(D) início da Coexistência Pacífica

questão

60

Adaptado de news.nationalgeographic.com.

Page 34: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ

SUB-REITORIA DE GRADUAÇÃO - SR-1

DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO ACADÊMICA - DSEA

1 C 22 B 41 C

2 B 17 C 23 A 42 D

3 A 18 D 24 D 43 A

4 B 19 B 25 B 44 D

5 B 20 B 26 C 45 D

6 B 21 D 27 A 46 C

7 C 28 B 47 A

8 A 17 B 29 B 48 C

9 D 18 C 30 D 49 D

10 D 19 B 31 C 50 D

11 C 20 C 32 C 51 A

12 C 21 A 33 D 52 D

13 A 34 A 53 C

14 A 17 C 35 D 54 D

15 A 18 C 36 C 55 A

16 B 19 B 37 A 56 C

20 A 38 B 57 C

21 B 39 B 58 D

40 A 59 B

60 A

FRANCÊS

INGLÊS

GABARITO1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO

14/06/2015

ESPANHOL

Page 35: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

13/09/2015Neste caderno, você encontrará um conjunto de quarenta páginas numeradas sequencialmente, contendo sessenta questões das seguintes áreas: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas. A Classificação Periódica dos Elementos, bem como algumas constantes físicas e químicas usuais, encontram-se na página 39.

Não abra o caderno antes de receber autorização.

Instruções1. Cartão de respostasVerifique se as seguintes informações estão corretas: nome, número do CPF, número do documento de identidade, data de nascimento, número de inscrição e língua estrangeira escolhida.se houver erro, notifique o fiscal. Nada deve ser escrito ou registrado no cartão, além de sua assinatura, da transcrição da frase e da marcação das respostas. Para isso, use apenas caneta de corpo transparente, azul ou preta.Após ler as questões e escolher a alternativa que melhor responde a cada uma delas, cubra totalmente o espaço que corresponde à letra a ser assinalada, conforme o exemplo abaixo.

As respostas em que houver falta de nitidez ou marcação de mais de uma letra não serão registradas.O cartão não pode ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado.

2. CaderNo de Questões Ao receber autorização para abrir este caderno, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas.Caso observe qualquer erro, notifique o fiscal.As questões de números 17 a 21, da área de Lin guagens, deverão ser respondidas de acordo com sua opção de Língua Estrangeira: Espanhol, Francês ou Inglês.

Informações GeraIsO tempo disponível para fazer a prova é de quatro horas. Nada mais poderá ser registrado após o término desse prazo.Ao terminar a prova, entregue ao fiscal este caderno e o cartão de respostas.Nas salas de prova, os candidatos não poderão usar qualquer tipo de relógio, óculos escuros e boné, nem portar arma de fogo, fumar e utilizar corretores ortográficos e borrachas.Será eliminado do Vestibular Estadual 2016 o candidato que, durante a prova, utilizar qualquer meio de obtenção de informações, eletrônico ou não. Será também eliminado o candidato que se ausentar da sala levando consigo qualquer material de prova.

Boa prova!

2º exame de Qualificação

Page 36: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 3

Linguagens

A PRESSA DE ACABAR

Evidentemente nós sofremos agora em todo o mundo de uma dolorosa moléstia: a pressa de acabar. Os nossos avós nunca tinham pressa. Ao contrário. Adiar, aumentar, era para eles a suprema delícia. Como os relógios, nesses tempos remotos, não eram maravilhas de precisão, os homens mediam os dias com todo o cuidado da atenção.

Sim! Em tudo, essa estranha pressa de acabar se ostenta como a marca do século. Não há mais livros definitivos, quadros destinados a não morrer, ideias imortais. Trabalha-se muito mais, pensa-se muito mais, ama-se mesmo muito mais, apenas sem fazer a digestão e sem ter tempo de a fazer.

Antigamente as horas eram entidades que os homens conheciam imperfeitamente. Calcular a passagem das horas era tão complicado como calcular a passagem dos dias. Inventavam-se relógios de todos os moldes e formas.

Hoje, nós somos escravos das horas, dessas senhoras inexoráveis* que não cedem nunca e cortam o dia da gente numa triste migalharia de minutos e segundos. Cada hora é para nós distinta, pessoal, característica, porque cada hora representa para nós o acúmulo de várias coisas que nós temos pressa de acabar. O relógio era um objeto de luxo. Hoje até os mendigos usam um marcador de horas, porque têm pressa, pressa de acabar.

O homem mesmo será classificado, afirmo eu já com pressa, como o Homus cinematographicus. Nós somos uma delirante sucessão de fitas cinematográficas. Em meia hora de sessão tem-se um espetáculo multiforme e assustador cujo título geral é: Precisamos acabar depressa.

O homem de agora é como a multidão: ativo e imediato. Não pensa, faz; não pergunta, obra; não reflete, julga.

O homem cinematográfico resolveu a suprema insanidade: encher o tempo, atopetar o tempo, abarrotar o tempo, paralisar o tempo para chegar antes dele. Todos os dias (dias em que ele não vê a beleza do sol ou do céu e a doçura das árvores porque não tem tempo, diariamente, nesse número de horas retalhadas em minutos e segundos que uma população de relógios marca, registra e desfia), o pobre diabo sua, labuta, desespera com os olhos fitos nesse hipotético poste de chegada que é a miragem da ilusão.

Uns acabam pensando que encheram o tempo, que o mataram de vez. Outros desesperados vão para o hospício ou para os cemitérios. A corrida continua. E o Tempo também, o Tempo insensível e incomensurável, o Tempo infinito para o qual todo o esforço é inútil, o Tempo que não acaba nunca! É satanicamente doloroso. Mas que fazer?

João do rioadaptado de Cinematógrafo: crônicas cariocas. rio de Janeiro: aBL, 2009.

5

10

15

20

25

30

* inexoráveis − que não cedem, implacáveis

Page 37: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação4

Linguagens

Nós somos uma delirante sucessão de fitas cinematográficas. (l. 18)

Ao comparar os seres humanos com filmes, o autor estabelece uma crítica.

No contexto, essa crítica pode ser sintetizada pelo seguinte termo:

(A) insubordinação das hierarquias

(B) coisificação das pessoas

(C) arrogância desmedida

(D) intolerância moral

Questão

03

Hoje, nós somos escravos das horas, dessas senhoras inexoráveis que não cedem nunca (l. 12)

Neste fragmento, o autor emprega uma figura de linguagem para expressar o embate entre o homem e o tempo.

Essa figura de linguagem é conhecida como:

(A) ironia

(B) hipérbole

(C) eufemismo

(D) personificação

Questão

02

Questão

04O homem cinematográfico resolveu a suprema insanidade: encher o tempo, atopetar o tempo, abarrotar o tempo, paralisar o tempo para chegar antes dele. (l. 22-23)

De acordo com a leitura global do texto, o autor caracteriza a tentativa de controlar o tempo como “suprema insanidade”, porque se trata de uma tarefa que não está ao alcance do homem.

O trecho que melhor expõe a insanidade dessa tentativa é:

(A) homens mediam os dias com todo o cuidado da atenção. (l. 4)

(B) Inventavam-se relógios de todos os moldes e formas. (l. 10-11)

(C) O homem de agora é como a multidão: ativo e imediato. (l. 20)

(D) sua, labuta, desespera com os olhos fitos nesse hipotético poste (l. 26-27)

Questão

01essa estranha pressa de acabar se ostenta como a marca do século. (l. 5)

O trecho acima contém o eixo temático da crônica escrita por João do Rio em 1909.

Na construção da opinião presente nesse trecho, é possível identificar um procedimento de:

(A) negação

(B) dedução

(C) gradação

(D) generalização

Page 38: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 5

Linguagens

andré DahmerFolha de São Paulo, 13/05/2013.

A tira de André Dahmer pode ser relacionada com o texto anterior, a crônica de João do Rio.

O trecho da crônica que melhor evidencia essa relação é:

(A) Trabalha-se muito mais, pensa-se muito mais, ama-se mesmo muito mais, (l. 6-7)

(B) Em meia hora de sessão tem-se um espetáculo multiforme e assustador (l. 18-19)

(C) Não pensa, faz; não pergunta, obra; não reflete, julga. (l. 20-21)

(D) Uns acabam pensando que encheram o tempo, que o mataram de vez. (l. 28)

Questão

07

Questão

06A internet é um tribunal...

A afirmação acima configura um exemplo de metáfora.

A partir da análise desse exemplo, pode-se definir “metáfora” como:

(A) alusão negativa

(B) simbologia crítica

(C) representação parcial

(D) comparação subentendida

A última fala da tirinha causa um estranhamento, porque assinala a ausência de um elemento fundamental para a instalação de um tribunal: a existência de alguém que esteja sendo acusado.

Essa fala sugere o seguinte ponto de vista do autor em relação aos usuários da internet:

(A) proferem vereditos fictícios sem que haja legitimidade do processo

(B) configuram julgamentos vazios ainda que existam crimes comprovados

(C) emitem juízos sobre os outros mas não se veem na posição de acusados

(D) apressam-se em opiniões superficiais mesmo que possuam dados concretos

Questão

05

Page 39: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação6

Linguagens

O FUTURO ERA LINDO

A informação seria livre. Todo o saber do mundo seria compartilhado, bem como a música, o cinema, a literatura e a ciência. O custo seria zero. O espaço seria infinito. A velocidade, estonteante. A solidariedade e a colaboração seriam os valores supremos. A criatividade, o único poder verdadeiro. O bem triunfaria sobre os males do capitalismo. O sistema de representação se tornaria obsoleto. Todos os seres humanos teriam oportunidades iguais em qualquer lugar do planeta. Todos seriam empreendedores e inventivos. Todos poderiam se expressar livremente. Censura, nunca mais. As fronteiras deixariam de existir. As distâncias se tornariam irrelevantes. O inimaginável seria possível. O sonho, qualquer sonho, poderia se tornar realidade.

Livre, grátis, inovador, coletivo, palavras-chave do novo mundo que a internet inaugurou. Por anos esquecemos que a internet foi uma invenção militar, criada para manter o poder de quem já o tinha. Por anos fingimos que transformar produtos físicos em produtos virtuais era algo ecologicamente correto, esquecendo que a fabricação de computadores e celulares, com a obsolescência embutida em seu DNA, demanda o consumo de quantidades vexatórias de combustíveis fósseis, de produtos químicos e de água, sem falar no volume assombroso de lixo não reciclado em que resultam, incluindo lixo tóxico.

Ninguém imaginou que o poder e o dinheiro se tornariam tão concentrados em megahipercorporações norte-americanas como o Google, que iriam destruir para sempre tantas indústrias e atividades em tão pouco tempo. Ninguém previu que os mesmos Estados Unidos, graças às maravilhas da internet sempre tão aberta e juvenil, se consolidariam como os maiores espiões do mundo, humilhando potências como a Alemanha e também o Brasil, impondo os métodos de sua inteligência militar sobre a população mundial, e guiando ao arrepio da justiça os bebês engenheiros nota dez em matemática mas ignorantes completos em matéria de ética, política e em boas maneiras.

Ninguém previu a febre das notícias inventadas, a civilização de perfis falsos, as enxurradas de vírus, os arrastões de números de cartão de crédito, a empulhação dos resultados numéricos falseados por robôs ou gerados por trabalhadores mal pagos em países do terceiro mundo, o fim da privacidade, o terrorismo eletrônico, inclusive de Estado.

marion streckeradaptado de Folha de São Paulo, 29/07/2014.

5

10

15

O primeiro parágrafo expõe projeções passadas sobre possibilidades de um futuro regido pela internet.

O recurso linguístico que permite identificar que se trata de projeção e não de fatos do passado é o uso da:

(A) forma verbal

(B) pontuação informal

(C) adjetivação positiva

(D) estrutura coordenativa

Questão

08

20

25

Page 40: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 7

Linguagens

Questão

09Livre, grátis, inovador, coletivo, palavras-chave do novo mundo que a internet inaugurou. (l. 9)

Após essa abertura, no segundo parágrafo, há uma sucessão de frases que desempenham um papel argumentativo.

Esse papel é principalmente o de:

(A) revelar contradição

(B) expor comprovação

(C) fundamentar afirmação

(D) promover exemplificação

Ninguém imaginou que o poder e o dinheiro se tornariam tão concentrados em megahipercorporações norte-americanas como o Google, que iriam destruir para sempre tantas indústrias e atividades (l. 16-18)

O vocábulo tão, associado ao conectivo que, estabelece uma relação coesiva de:

(A) concessão

(B) explicação

(C) consequência

(D) simultaneidade

Questão

10

O termo megahipercorporações é formado por um processo que enfatiza o tamanho e o poder das corporações econômicas atuais.

Essa ênfase é produzida pelo emprego de:

(A) sufixos de caráter aumentativo

(B) prefixos com sentido semelhante

(C) radicais de combinação obrigatória

(D) desinências de significado específico

Questão

11

Ninguém imaginou (l. 16)

Ninguém previu (l. 18-24)

A repetição do vocábulo ninguém, nos dois últimos parágrafos do texto, reforça o seguinte sentido:

(A) flexibilidade do ponto de vista

(B) contestação da verdade factual

(C) dimensão do otimismo ingênuo

(D) necessidade de crítica ao passado

Questão

12

Page 41: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação8

Linguagens

A EDUCAÇÃO PELA SEDA

Vestidos muito justos são vulgares. Revelar formas é vulgar. Toda revelação é de uma vulgaridade abominável.

Os conceitos a vestiram como uma segunda pele, e pode-se adivinhar a norma que lhe rege a vida ao primeiro olhar.

rosa amanda strauszMínimo múltiplo comum: contos. rio de Janeiro: José olympio, 1990.

Questão

14O conto contrasta dois tipos de texto em sua estrutura.

Enquanto o segundo parágrafo se configura como narrativo, o primeiro parágrafo se aproxima da seguinte tipologia:

(A) injuntivo

(B) descritivo

(C) dramático

(D) argumentativo

A narrativa condensada do texto sugere uma crítica relacionada à educação, tema anunciado no título.

Essa crítica dirige-se principalmente à seguinte característica geral da vida social:

(A) problemas frequentes vividos na infância

(B) julgamentos superficiais produzidos por preconceitos

(C) dificuldades previsíveis criadas pelas individualidades

(D) desigualdades acentuadas encontradas na juventude

Questão

13

Page 42: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 9

Linguagens

Os conceitos a vestiram como uma segunda pele,

O vocábulo a é comumente utilizado para substituir termos já enunciados. No texto, entretanto, ele tem um uso incomum, já que permite subentender um termo não enunciado.

Esse uso indica um recurso assim denominado:

(A) elipse

(B) catáfora

(C) designação

(D) modalização

Questão

15

pode-se adivinhar a norma que lhe rege a vida ao primeiro olhar.

A expressão destacada reforça o sentido geral do texto, porque remete a uma ação baseada no seguinte aspecto:

(A) vulgaridade

(B) exterioridade

(C) regularidade

(D) ingenuidade

Questão

16

Page 43: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação10

Linguagens espanhoL

El texto destaca el valor del investigador estadounidense Seymour Menton en su país.

De acuerdo con el texto, el valor de su actuación como crítico se basa en el siguiente hecho:

(A) valoró importantes obras de origen ibérico

(B) conquistó lectores fieles a sus discusiones teóricas

(C) fomentó un amplio debate sobre la literatura latinoamericana

(D) desarrolló actividades relevantes en universidades extranjeras

questão

17

Seymour menton: el legado crítico de un lector apaSionadoConocí a Seymour Menton hace unos años, en la Universidad de California, cuyos departamentos de lenguas extranjeras contribuyó a formar. Recuerdo la emoción que me causó estrechar su mano. En su conjunto, el trabajo crítico de Menton es una de las semblanzas más completas y amplias de la experiencia literaria latinoamericana, escrita conforme la producción narrativa continental emergía y gradualmente encontraba lectores e interlocutores.

Por momentos, algunas de las limitaciones de la obra de Seymour (su reticencia ideológica a ciertas prácticas, su fidelidad a la vocación pedagógica del crítico) pueden resultar evidentes a un lector contemporáneo. Sin embargo, nuestra habilidad misma de debatir con él, de estar en desacuerdo con sus interpretaciones, de buscar complementar sus lecturas y llevarlas más allá, fue posibilitada por su incansable compromiso de poner a la literatura latinoamericana en el centro del debate crítico, de hacerla disponible a los lectores de Estados Unidos y América Latina, y de mostrar que existía en ella un depósito de riqueza cultural y estética que resultaba difícil discernir al momento de su publicación. Como norteamericano, Seymour hizo esto a contracorriente de una gran cantidad de prejuicios en ambos lados de la división continental.

En su país de origen, Menton fue uno de los primeros críticos en dar énfasis a la narrativa latinoamericana, en una época en que la enseñanza de la literatura en lengua española estaba fuertemente cargada hacia la literatura ibérica. Si los que trabajamos en Estados Unidos como latinoamericanistas podemos tener un espacio de debate y consideración, se debe al hecho de que Seymour Menton y otros de sus distinguidos contemporáneos limpiaron el terreno para poder desarrollar un campo y para poder preparar lectores de nuestra tradición.

Gracias a sus monumentales libros sobre literatura de distintos países, los lectores del subcontinente tenemos un lugar al que podemos siempre volver a ponderar y debatir nuestras tradiciones, desde la perspectiva que solo un extranjero enamorado de una cultura que le pertenece por naturalización, más que por nacimiento, puede proporcionar.

Creo que la triste pérdida de Seymour Menton, agregando su nombre a la lista de los que nos han dejado en 2014, debe ser, sobre todo, una oportunidad para volver a su obra, para reentablar con él la conversación que hemos tenido en algún tiempo.

ignacio M. sánchez pradomilenio.com

5

10

15

20

25

Page 44: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 11

Linguagens espanhoL

Creo que la triste pérdida de Seymour Menton, (l. 25)

la lista de los que nos han dejado en 2014, (l. 25-26)

En las citaciones arriba, se observa una figura de lenguaje que busca amenizar la información sobre la muerte de personalidades.

A esa figura de lenguaje se le denomina:

(A) antítese

(B) eufemismo

(C) hipérbole

(D) personificación

algunas de las limitaciones de la obra de Seymour (su reticencia ideológica a ciertas prácticas, su fidelidad a la vocación pedagógica del crítico) (l. 6-7)

Respecto al fragmento que lo antecede, el contenido entre paréntesis presenta una idea de:

(A) conclusión

(B) comparación

(C) generalización

(D) ejemplificación

escrita conforme la producción narrativa continental emergía (l. 4-5)

El término subrayado se puede sustituir, sin alteración relevante de significado, por el siguiente conector:

(A) como

(B) con tal que

(C) no obstante

(D) a medida que

questão

18

questão

21

questão

19

questão

20

Recuerdo la emoción que me causó estrechar su mano. (l. 2-3)

Un ejemplo de que el autor del texto comparte la misma actividad laboral que Seymour Menton es:

(A) Sin embargo, nuestra habilidad misma de debatir con él, de estar en desacuerdo con sus interpretaciones (l. 8-9)

(B) mostrar que existía en ella un depósito de riqueza cultural y estética que resultaba difícil discernir al momento de su publicación (l. 12-13)

(C) Gracias a sus monumentales libros sobre literatura de distintos países, (l. 21)

(D) desde la perspectiva que solo un extranjero enamorado de una cultura que le pertenece por naturalización, (l. 23-24)

Page 45: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação12

Linguagens francês

La lutte contre l’apartheid en Afrique du Sud s’est déroulée dans la deuxième moitié du XXe siècle.

Lorsqu’il évoque cette lutte, le texte soutient comme thèse centrale l’idée présente dans:

(A) les héros meurent aussi, (l. 2)

(B) la résistance est toujours payante. (l. 12)

(C) la victoire sera de courte durée: (l. 17)

(D) le combat est bien fini. (l. 28)

questão

17

Mandela: l’hoMMe qui a fait toMber l’apartheid“Madiba”, comme l’appelaient affectueusement les sud-africains en référence à son nom de clan tribal, a arrêté de combattre. Car les héros meurent aussi, et à 95 ans Mandela était un homme affaibli, qui souffrait d’une infection pulmonaire. Mi-novembre, son ex-femme Winnie Madikizela-Mandela déclarait au journal sud-africain The sunday independent que Mandela n’était pas capable de parler et communiquait par signes. Il s’est éteint en décembre 2013 à son domicile de Johannesburg.

Sa disparition prive le monde d’un des derniers grands leaders charismatiques et visionnaires. Certains se souviendront avant tout de l’homme qui a évité une guerre civile à son pays, en tendant la main aux anciens oppresseurs, lesquels l’avaient pourtant maintenu en prison pendant vingt-sept ans, de 1963 à 1990. D’autres rappelleront qu’il est devenu, le 27 avril 1994, le premier président noir d’un pays qui fut longtemps le plus raciste du monde et que son long combat pour la liberté prouve que la résistance est toujours payante.

Devenu le premier avocat noir du pays, il rejoint en 1944 le Congrès National Africain, l’ANC, le plus vieux parti africaniste du continent qu’il va vite pousser à des actions plus radicales pour contester la domination blanche. Sa résistance pacifique lui vaudra d’être jugé avec 156 autres accusés pour “haute trahison”, lors d’un procès qui durera de 1957 à 1961, à l’issue duquel ils seront tous acquittés. Mais la victoire sera de courte durée: la répression se fait de plus en plus féroce alors que le Parti National, arrivé au pouvoir dès 1948, durcit sa politique d’apartheid. Quand l’ANC est interdit, Mandela renonce, en 1961, à la non-violence pour la lutte armée. Entré en clandestinité, il sera arrêté un an plus tard et condamné à cinq ans de prison. Alors qu’il est détenu, la police découvre le quartier général secret de l’ANC près de Johannesburg. Les documents saisis valent un second procès à Nelson Mandela, qui échappe à la peine de mort mais sera condamné à la prison à perpétuité avec ses dix compagnons.

Au soir de sa vie, les reproches qu’on a pu lui faire se sont estompés: aussi bien sur son caractère un peu autoritaire, sur sa trop grande insistance à la réconciliation avec les blancs alors qu’il a été plus timoré en matière de justice sociale. Mais la légende du combattant est restée intacte, cette “âme invincible et fière” que glorifie son poème préféré, Invictus, du poète anglais William Henley. Adieu, “Madiba”, cette fois-ci le combat est bien fini. Grâce à toi, la flamme de l’espoir d’un monde plus juste ne s’éteindra jamais.

Maria Malagardisliberation.fr

5

10

15

20

25

Page 46: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 13

Linguagens francês

Il s’est éteint en décembre 2013 (l. 5)

la flamme de l’espoir d’un monde plus juste ne s’éteindra jamais. (l. 28-29)

Le verbe s’éteindre est employé au début et à la fin du texte dans des constructions à sens figuré.

Les valeurs assumées par ces constructions sont respectivement celles de:

(A) métonymie – antithèse

(B) antithèse – euphémisme

(C) métaphore – métonymie

(D) euphémisme – métaphore

en tendant la main aux anciens oppresseurs, lesquels l’avaient pourtant maintenu en prison (l. 8-9)

Dans l’extrait ci-dessus, le connecteur pourtant marque l’opposition entre les attitudes qui suivent:

(A) le racisme des dirigeants et l’humilité des noirs

(B) la révolte du combattant et la générosité du président

(C) la cruauté des blancs et la noble réaction de l’ex-détenu

(D) la soumission de longue date et la conquête de la liberté

questão

18

questão

19

Alors qu’il est détenu, la police découvre le quartier général secret de l’ANC (l. 20-21)

alors qu’il a été plus timoré en matière de justice sociale. (l. 25-26)

L’expression alors que n’a pas la même valeur dans ces deux extraits.

Les deux valeurs assumées par cette expression peuvent être définies respectivement comme:

(A) causale – concessive

(B) adversative – causale

(C) concessive – temporelle

(D) temporelle – adversative

questão

21

lors d’un procès qui durera de 1957 à 1961, à l’issue duquel ils seront tous acquittés. (l. 16-17)

Cet épisode de la lutte contre l’apartheid s’est terminé par l’événement suivant:

(A) la libération des accusés

(B) la pacification du conflit

(C) la ségrégation des blancs

(D) la condamnation des prisonniers

questão

20

Page 47: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação14

Linguagens ingLês

I loved and admired Angelou, (l. 9)

The fragment above hints at the purpose of the text, which is an exemplar of genre known as eulogy.

The purpose of this genre can be described as:

(A) exalting a deed

(B) praising a person

(C) describing a woman

(D) appreciating an action

questão

17

Maya angelou: the ache for hoMe lives in all of usMaya Angelou, whose passing at age 86 leaves us a bit orphans, said often that although she gave birth to one son, she had thousands of daughters. “I have daughters who are black and white, Asian and Spanish-speaking and native American. I have daughters who are fat and thin, pretty and plain”, she said. “I have all sorts of daughters who I just claim. And they claim me.”

I wonder if Angelou ever knew really how many girls were told about her, named after her or like me, growing up in a suburban corner of England, clinging fiercely to her books and even when not reading them, inhaling the spirit of her struggle from the titles alone: A song flung up to heaven, I know why the caged bird sings and Gather together in my name.

I loved and admired Angelou, but it was the content of her writing that had most power over me, her novels and poems all languishing playfully somewhere on her rich spectrum between poetry and prose.

Here was a woman who had been raised in the America of racial segregation. As the structural injustice of race had become more subtle and sophisticated during her lifetime, she called it by its right name. Therefore, her comment on 9/11: “Living in a state of terror was new to many white people in America, but black people have been living in a state of terror in this country for more than 400 years.”

Here was a woman who was not a historical relic, but a living, breathing one-woman phenomenon. She gave me a language of identity that radiated as much from her very existence as it did from her work. The book that had the most impact on my life was All God’s children need travelling shoes – the fifth instalment in her series of autobiographies – about the time she spent in Africa during the civil rights movement.

Here was a woman who gave voice to the struggle of black people. In Ghana, she was part of a community of African Americans, but her travels stand out as an act of defiance against the view perpetrated by many then that Africans and people of African descent in countries like the US have nothing in common. She didn’t just live it, she wrote about it, warts and all. “If the heart of Africa remained elusive, my search for it had brought me closer to understanding myself and other human beings”, she wrote. “The ache for home lives in all of us, the safe place where we can go as we are and not be questioned.”

With her departure, America has not just lost a talented woman and gifted raconteur. It has lost a connection to its recent past which helped it make sense of its present.

afva Hirschtheguardian.com

5

10

15

20

25

Page 48: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 15

Linguagens ingLês

Maya Angelou was a writer of both poetry and prose.

According to the text, she wrote the following types of prose:

(A) essays and memoirs

(B) short stories and novellas

(C) biographies and travelogues

(D) novels and autobiographies

Titles of books might help readers create images in their minds.

The title of Angelou’s book which contains an image that relates directly to confinement is:

(A) A song flung up to heaven

(B) Gather together in my name

(C) I know why the caged bird sings

(D) All God’s children need travelling shoes

In the text, there are euphemisms to refer to Maya Angelou’s death.

The words used by the author that represent euphemisms are:

(A) passing (l. 1) – departure (l. 29)

(B) spirit (l. 7) – spectrum (l. 10)

(C) heaven (l. 8) – relic (l. 17)

(D) lifetime (l. 13) – existence (l. 18)

Maya Angelou’s strategy to deal with racial injustice in America was to call it by its right name

(l. 13-14).

The action that best shows her adoption of such strategy is:

(A) denouncing the horror felt by black people

(B) revealing the fear experienced by human beings

(C) disclosing the anxiety caused by terrorist attacks

(D) unveiling the prejudice suffered by outspoken women

questão

18

questão

19

questão

20

questão

21

Page 49: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação16

MateMática

questão

23Um fabricante produz embalagens de volume igual a 8 litros no formato de um prisma reto com base quadrada de aresta a e altura h. Visando à redução de custos, a área superficial da embalagem é a menor possível. Nesse caso, o valor de a corresponde, em decímetros, à raiz real da seguinte equação:

As medidas da embalagem, em decímetros, são:

(A) a = 1 ; h = 2

(B) a = 1 ; h = 4

(C) a = 2 ; h = 4

(D) a = 2 ; h = 2

O ano bissexto possui 366 dias e sempre é múltiplo de 4. O ano de 2012 foi o último bissexto. Porém, há casos especiais de anos que, apesar de múltiplos de 4, não são bissextos: são aqueles que também são múltiplos de 100 e não são múltiplos de 400. O ano de 1900 foi o último caso especial.

A soma dos algarismos do próximo ano que será um caso especial é:

(A) 3

(B) 4

(C) 5

(D) 6

questão

22

Uma campanha de supermercado permite a troca de oito garrafas vazias, de qualquer volume, por uma garrafa de 1 litro cheia de guaraná. Considere uma pessoa que, tendo 96 garrafas vazias, fez todas as trocas possíveis. Após esvaziar todas as garrafas que ganhou, ela também as troca no mesmo supermercado.

Se não são acrescentadas novas garrafas vazias, o total máximo de litros de guaraná recebidos por essa pessoa em todo o processo de troca equivale a:

(A) 12

(B) 13

(C) 14

(D) 15

questão

24

32 a24a − = 0

Page 50: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 17

matemática

questão

26No Brasil, o imposto de renda deve ser pago de acordo com o ganho mensal dos contribuintes, com base em uma tabela de descontos percentuais. Esses descontos incidem, progressivamente, sobre cada parcela do valor total do ganho, denominadas base de cálculo, de acordo com a tabela a seguir.

Segundo a tabela, um ganho mensal de R$ 2.100,00 corresponde a R$ 15,00 de imposto.

Admita um contribuinte cujo ganho total, em determinado mês, tenha sido de R$ 3.000,00. Para efeito do cálculo progressivo do imposto, deve-se considerar esse valor formado por três parcelas: R$ 1.900,00, R$ 900,00 e R$ 200,00.

O imposto de renda, em reais, que deve ser pago nesse mês sobre o ganho total é aproximadamente igual a:

(A) 55

(B) 98

(C) 128

(D) 180

Base de cálculo aproximada(R$)

Desconto (%)

até 1.900,00 isento

de 1.900,01 até 2.800,00 7,5

de 2.800,01 até 3.750,00 15,0

de 3.750,01 até 4.665,00 22,5

acima de 4.665,00 27,5

No ano letivo de 2014, em uma turma de 40 alunos, 60% eram meninas. Nessa turma, ao final do ano, todas as meninas foram aprovadas e alguns meninos foram reprovados. Em 2015, nenhum aluno novo foi matriculado, e todos os aprovados confirmaram suas matrículas. Com essa nova composição, em 2015, a turma passou a ter 20% de meninos.

O número de meninos aprovados em 2014 foi igual a:

(A) 4

(B) 5

(C) 6

(D) 8

questão

25

Page 51: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação18

MateMática

Os consumidores de uma loja podem concorrer a brindes ao fazerem compras acima de R$ 100,00. Para isso, recebem um cartão de raspar no qual estão registradas 23 letras do alfabeto em cinco linhas. Ao consumidor é informado que cada linha dispõe as seguintes letras, em qualquer ordem:

• linha 1 – {A, B, C, D, E};

• linha 2 – {F, G, H, I, J };

• linha 3 – {L, M, N, O, P};

• linha 4 – {Q, R, S, T, U};

• linha 5 – {V, X, Z}.

Observe um exemplo desses cartões, com as letras ainda visíveis:

Para que um consumidor ganhasse um secador, teria de raspar o cartão exatamente nas letras dessa palavra, como indicado abaixo:

Considere um consumidor que receba um cartão para concorrer a um ventilador.

Se ele raspar as letras corretas em cada linha para formar a palavra VENTILADOR, a probabilidade de que ele seja premiado corresponde a:

(A)

(B)

(C)

(D)

questão

27

120000

118000

125000

115000

E A B D C

G F H I J

O N L M P

S Q R U T

X V Z

E A B D C

G F H I J

O N L M P

S Q R U T

X Y Z

Page 52: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 19

matemática

questão

28Na compra de um fogão, os clientes podem optar por uma das seguintes formas de pagamento:

• à vista, no valor de R$ 860,00;

• em duas parcelas fixas de R$ 460,00, sendo a primeira paga no ato da compra e a segunda 30 dias depois.

A taxa de juros mensal para pagamentos não efetuados no ato da compra é de:

(A) 10%

(B) 12%

(C) 15%

(D) 18%

questão

29Na figura abaixo, estão representados dois círculos congruentes, de centros C1 e C2, pertencentes ao mesmo plano α. O segmento C1C2 mede 6 cm.

A área da região limitada pelos círculos, em cm2, possui valor aproximado de:

(A) 108

(B) 162

(C) 182

(D) 216

α

C2C1

Page 53: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação20

CIênCIas da natureza

Utilize as informações a segUir para responder às qUestões de números 30 e 31.

O ciclo de Krebs, que ocorre no interior das mitocôndrias, é um conjunto de reações químicas aeróbias fundamental no processo de produção de energia para a célula eucarionte. Ele pode ser representado pelo seguinte esquema:

Admita um ciclo de Krebs que, após a entrada de uma única molécula de acetil-CoA, ocorra normalmente até a etapa de produção do fumarato.

Ao final da passagem dos produtos desse ciclo pela cadeia respiratória, a quantidade total de energia produzida, expressa em adenosinas trifosfato (ATP), será igual a:

(A) 3

(B) 4

(C) 9

(D) 12

qUestão

30

acetil-CoA

citrato

isocitrato

α-cetoglutarato

oxalacetato

malato

fumarato

succinato

succinil-CoA

NADH

NADH

NADH

FADH2

GTP(ATP)

CO2

CO2

qUestão

31O íon oxalacetato participa não só do ciclo de Krebs como também da produção do íon aspartato, segundo a equação abaixo:

Com base nessa reação, pode-se afirmar que o aspartato é o ânion correspondente ao ácido dicarboxílico denominado:

(A) 2-aminobutanodioico

(B) 3-aminobutanodioico

(C) 2-aminopentanodioico

(D) 3-aminopentanodioico

O O O O NH2 O O

NH2 O O O O–O O– O–

O– O–

–O –O –O+ +

glutamato oxalacetato aspartato α-cetoglutarato

Page 54: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 21

CIênCIas da natureza

A ionização do ácido cianídrico é representada pela equação química abaixo:

HCN (aq) H+ (aq) + CN– (aq)

Um experimento sobre esse equilíbrio químico, realizado a temperatura constante, analisou quatro parâmetros, apresentados na tabela:

Ao ser estabelecido o equilíbrio químico da ionização, foi adicionada certa quantidade de NaCN(s). Após a dissolução e dissociação completa desse composto, houve deslocamento do equilíbrio de ionização.

O parâmetro que sofreu redução, após a adição do composto, é representado pelo seguinte símbolo:

(A) α(B) Ka

(C) pH

(D) [HCN]

qUestão

33 parâmetro símbolo

grau de ionização α

constante de equilíbrio Ka

potencial hidrogeniônico pH

concentração de HCN [HCN]

Em um experimento que recebeu seu nome, James Joule determinou o equivalente mecânico do calor: 1 cal = 4,2 J. Para isso, ele utilizou um dispositivo em que um conjunto de paletas giram imersas em água no interior de um recipiente.

Considere um dispositivo igual a esse, no qual a energia cinética das paletas em movimento, totalmente convertida em calor, provoque uma variação de 2 ºC em 100 g de água. Essa quantidade de calor corresponde à variação da energia cinética de um corpo de massa igual a 10 kg ao cair em queda livre de uma determinada altura.

Essa altura, em metros, corresponde a:

(A) 2,1

(B) 4,2

(C) 8,4

(D) 16,8

qUestão

32

Page 55: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação22

CIênCIas da natureza

A população de uma espécie de roedores, com pelagem de diferentes colorações, foi observada em dois momentos: antes e depois da ocorrência de uma profunda transformação no meio em que vivem. As curvas abaixo representam esses dois momentos.

www.bio.miami.edu

A alteração ocorrida na frequência do fenótipo da população de roedores, após a mudança do meio, é um exemplo de seleção denominada:

(A) direcional

(B) disruptiva

(C) estabilizadora

(D) não adaptativa

qUestão

34população original

freq

uênc

ia d

e in

div

íduo

s

fenótipos (cor da pelagem)

população após mudança do meio

freq

uênc

ia d

e in

div

íduo

s

fenótipos (cor da pelagem)

Considere um patinador X que colide elasticamente com a parede P de uma sala. Os diagramas abaixo mostram segmentos orientados indicando as possíveis forças que agem no patinador e na parede, durante e após a colisão. Note que segmento nulo indica força nula.

Supondo desprezível qualquer atrito, o diagrama que melhor representa essas forças é designado por:

(A) I

(B) II

(C) III

(D) IV

qUestão

35diagrama forças

durante a colisão após a colisão

I

II

III

IV

X. P.

X. P.

X. P.

X. P.

X. P.

X. P.

X. P.

X. P.

Page 56: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 23

CIênCIas da natureza

Um morador de uma cidade situada no nível do mar decidiu passar um período de férias em uma cidade com altitude de 2500 m. Antes da viagem, os resultados de seu exame de sangue eram compatíveis com a normalidade em todos os parâmetros medidos. No entanto, logo nos primeiros dias da viagem, sentiu fortes tonturas e dores de cabeça, apesar de não ter entrado em contato com agentes infecciosos ou com substâncias químicas nocivas ao organismo.

As condições ambientais responsáveis pelo surgimento desses sintomas são também responsáveis por estimular o organismo dessa pessoa a produzir um maior número de células denominadas:

(A) linfócitos

(B) hemácias

(C) plaquetas

(D) megacariócitos

qUestão

36

Para descrever o comportamento dos gases ideais em função do volume V, da pressão P e da temperatura T, podem ser utilizadas as seguintes equações:

De acordo com essas equações, a razão é aproximadamente igual a:

(A) × 10�23

(B) × 1023

(C) 6 × 10�23

(D) 6 × 1023

equação de Clapeyron equação de Boltzmann

P × V = n × R × T P × V = N × k × T n – número de mols N – número de moléculas

R – constante dos gases k – constante de Boltzmann

qUestão

37

1616

Rk

Admita duas amostras de substâncias distintas com a mesma capacidade térmica, ou seja, que sofrem a mesma variação de temperatura ao receberem a mesma quantidade de calor. A diferença entre suas massas é igual a 100 g, e a razão entre seus calores específicos é igual a .

A massa da amostra mais leve, em gramas, corresponde a:

(A) 250

(B) 300

(C) 500

(D) 600

qUestão

38 65

Page 57: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação24

CIênCIas da natureza

A reprodução em animais do sexo masculino envolve uma série de divisões celulares, que produzem espermatócitos primários e secundários como etapas intermediárias para a produção dos gametas masculinos.

Considere um macho adulto diploide que apresenta 28 cromossomos em suas células somáticas.

Nesse caso, seus espermatócitos primários e seus espermatócitos secundários devem conter, respectivamente, os seguintes números de cromossomos:

(A) 28 – 14

(B) 14 – 28

(C) 28 – 28

(D) 14 – 14

qUestão

40

Quatro bolas são lançadas horizontalmente no espaço, a partir da borda de uma mesa que está sobre o solo. Veja na tabela abaixo algumas características dessas bolas.

A relação entre os tempos de queda de cada bola pode ser expressa como:

(A) t1 = t2 < t3 = t4

(B) t1 = t2 > t3 = t4

(C) t1 < t2 < t3 < t4

(D) t1 = t2 = t3 = t4

qUestão

39Bolas material Velocidade inicial

(m.s–1)tempo de queda

(s)

1 chumbo 4,0 t1

2 vidro 4,0 t2

3 madeira 2,0 t3

4 plástico 2,0 t4

Em uma loja, a potência média máxima absorvida pelo enrolamento primário de um transformador ideal é igual a 100 W. O enrolamento secundário desse transformador, cuja tensão eficaz é igual a 5,0 V, fornece energia a um conjunto de aparelhos eletrônicos ligados em paralelo. Nesse conjunto, a corrente em cada aparelho corresponde a 0,1 A.

O número máximo de aparelhos que podem ser alimentados nessas condições é de:

(A) 50

(B) 100

(C) 200

(D) 400

qUestão

41

Page 58: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 25

CIênCIas da natureza

Em plantas carnívoras, a folha não é utilizada apenas para realização de fotossíntese, mas também para alimentação, através da captura de insetos. Como as plantas com muitas adaptações para o carnivorismo apresentam um gasto energético extra em estruturas como glândulas e pelos, suas folhas são, em geral, menos eficientes fotossinteticamente.

Considere três tipos de plantas: • não carnívoras;• carnívoras pouco modificadas para tal função;• carnívoras altamente modificadas para tal função.

Com o objetivo de estudar a adaptação para esse modo de alimentação, os três tipos foram colocados em quatro meios experimentais diferentes. Observe a tabela:

As plantas carnívoras altamente modificadas tiveram melhor adaptação, sobretudo, no seguinte meio experimental:

(A) W

(B) X

(C) Y

(D) Z

qUestão

42

meio experimental

quantidade de sais minerais

Condição de iluminação

W alta baixa

X baixa baixa

Y alta alta

Z baixa alta

Para diferenciar os hidrocarbonetos etano e eteno em uma mistura gasosa, utiliza-se uma reação com bromo molecular: o etano não reage com esse composto, enquanto o eteno reage de acordo com a seguinte equação química:

Considere um cilindro de capacidade igual a 10 L, contendo apenas esses hidrocarbonetos em uma mistura com massa igual a 200 g. Ao se adicionar bromo em excesso à mistura, todo o eteno reagiu, formando 940 g de 1,2-dibromoetano.

A concentração inicial de etano, em mol.L–1, no interior do cilindro, corresponde a:

(A) 0,1

(B) 0,2

(C) 0,3

(D) 0,4

qUestão

43Br2+

HH

HHC C C C

Br Br

H H

H H

Page 59: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação26

CIênCIas da natureza

A temperatura e a pressão afetam a solubilidade do oxigênio no sangue dos organismos. Alguns animais marinhos sem pigmentos respiratórios realizam o transporte de oxigênio por meio da dissolução desse gás diretamente no plasma sanguíneo. Observe a variação da solubilidade do oxigênio no plasma, em função da temperatura e da profundidade a que o animal esteja submetido, representada nos gráficos abaixo.

Um estudo realizado sob quatro diferentes condições experimentais, para avaliar a dissolução de oxigênio no plasma desses animais, apresentou os seguintes resultados:

O transporte de oxigênio dissolvido no plasma sanguíneo foi mais favorecido na condição experimental representada pela seguinte letra:

(A) W

(B) X

(C) Y

(D) Z

qUestão

44

parâmetros avaliados

Condições experimentais W X Y z

temperatura baixa baixa alta alta

profundidade alta baixa baixa alta

solu

bili

dad

e (g

/100

g)

temperatura (ºC)

solu

bili

dad

e (g

/100

g)

profundidade (m)

Page 60: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 27

ciências humanas

questão

45

Por sua história e seus usos atuais, a Ponte Rio-Niterói sinaliza algumas das mudanças que afetaram a sociedade brasileira a partir da década de 1960.

A principal função da Ponte no momento de sua inauguração e uma problemática que ela evidencia hoje, respectivamente, são:

(A) favorecer o progresso industrial – incremento da poluição urbana

(B) possibilitar a conexão de rodovias – saturação de fluxos intermunicipais

(C) promover a substituição de vias ferroviárias – deterioração das zonas portuárias

(D) garantir a nacionalização do transporte público – privatização da administração das rotas

A Rio-Niterói começou a ser erguida em dezembro de 1968, nove dias antes da edição do AI-5, e só foi concluída no dia 4 de março de 1974. No começo, a Ponte era uma via de 13,2 quilômetros, construída pelos militares para ligar dois trechos da BR-101. No primeiro ano, atingiu a marca de 20 mil veículos por dia. Hoje, quando o movimento diário já ultrapassa os 150 mil veículos, seus operadores preferem vê-la como uma grande rua unindo duas cidades. Talvez seja essa a mesma impressão dos usuários, que, nos horários de pico, levam quase o mesmo tempo para atravessá-la que seus antepassados que usavam barcaças.

Adaptado de infograficos.oglobo.globo.com, 2014.

Ponte Rio-niteRói: 40 Anos

Page 61: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação28

ciências humanas

No mapa, são informados tanto a intensidade dos fluxos de passageiros por via aérea quanto o correspondente movimento de passageiros em cada cidade, no ano de 2010.

De acordo com as informações, a rede de cidades do Brasil é caracterizada pelo seguinte aspecto:

(A) prevalência de centro primaz

(B) ocorrência de hierarquia urbana

(C) constituição de áreas conurbadas

(D) periferização de regiões metropolitanas

questão

46

Adaptado de geoftp.ibge.gov.br.

Font

e: A

nA

C, 2

010

Passageiros(x 1000)

até 50 50 a 150 150 a 300 300 a 500 500 a 1000 1000 a 3000 5500

Passageiros(x 1000)

até 1000 1000 a 2500

2500 a 5000

5000 a 10 000

10 000 a 17095

32208

BRAsil: ligAções AéReAs de PAssAgeiRos (2010)

Page 62: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 29

ciências humanas

CAMPOS DE “REEDUCAÇÃO PELO TRABALHO” NA CHINA: A MUDANÇA DE UM SISTEMA DE OPRESSÃO POR OUTRO

A extinção do sistema chinês de campos de “reeducação pelo trabalho” (RTL) arrisca não ser mais do que uma mudança cosmética. “Abolir o sistema de RTL é um passo na direção certa. Mas há agora indicadores de que isto é apenas para desviar as atenções públicas dos abusos cometidos naqueles campos, onde a tortura é uma prática sistemática. É claro que as políticas subjacentes de castigar pessoas pelas suas atividades políticas ou pelas suas crenças religiosas não mudaram. Os abusos e a tortura continuam na China, apenas assumiram uma expressão diferente”, sustenta a perita Corinna Barbara Francis, da Anistia Internacional.

Adaptado de amnistia-internacional.pt, 17/12/2013.

Nas últimas quatro décadas, o sistema político chinês vem evoluindo de forma muito lenta, se comparado às grandes mudanças econômicas observadas no país.

A prática mencionada no texto foi intensamente utilizada no momento da história chinesa denominado:

(A) Longa Marcha

(B) Guerra do Ópio

(C) Revolução Cultural

(D) Levante dos Boxers

questão

48

O cartão-postal é o melhor veículo de propaganda e reclame de que podem dispor os homens, as empresas, a indústria, o comércio e as nações.

olavo Bilac A cartophilia, 15/06/1904.

A frase de Olavo Bilac assinala a ampliação da produção de cartões-postais no início do século XX, que animou colecionadores e o trabalho de editores, fotógrafos e gravuristas.

As imagens dos cartões do Rio de Janeiro, capital brasileira naquele momento, associaram-se à propaganda das ações governamentais indicadas em:

(A) modernização e progresso material de espaços públicos

(B) planejamento e racionalização do crescimento urbano

(C) valorização e preservação dos monumentos arquitetônicos

(D) remodelamento e expansão das vias de transportes coletivos

pt.wikipedia.org

Palácio Monroe, Rio de Janeiro, inaugurado em 1906.

produto.mercadolivre.com.br

Avenida Central, Rio de Janeiro, inaugurada em 1904.

questão

47

Page 63: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação30

ciências humanas

questão

49O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) é composto por três indicadores: longevidade, educação e renda. No Brasil, o IDH-M cresceu 47,5% entre 1991 e 2010, conforme os mapas.

Geograficamente, o desenvolvimento humano no Brasil apresenta mudanças decorrentes dos seguintes fatores principais:

(A) erradicação do analfabetismo – elevação do PIB

(B) desaceleração do desemprego – incremento da industrialização

(C) decréscimo da natalidade – crescimento da qualificação profissional

(D) diminuição da mortalidade infantil – aumento da expectativa de vida

1991 2000 2010

AM

AC

RO

PA

MT

MS

SP

PR

SC

RS

TO

GOMG

BA

PI

CE RNPBPE

ALSE

ES

RJ

DF

MA

APRR

AM

AC

RO

PA

MT

MS

SP

PR

SC

RS

TO

GOMG

BA

PI

CE RNPBPE

ALSE

ES

RJ

DF

MA

APRR

AM

AC

RO

PA

MT

MS

SP

PR

SC

RS

TO

GOMG

BA

PI

CE RNPBPE

ALSE

ES

RJ

DF

MA

APRR

Adaptado de O Globo, 15/03/2015.

IDH-M

muito altoaltomédiobaixo muito baixo

questão

50

A imagem acima retrata a luta das mulheres pelo sufrágio universal nas décadas iniciais do século XX, nas sociedades norte-americana e europeia.

Naquele momento, a negação desse direito indicava o seguinte problema social:

(A) exclusão da mão de obra feminina do mercado de trabalho

(B) monopólio masculino sobre o acesso ao sistema escolar

(C) restrição ao exercício da cidadania política

(D) manutenção das tradições aristocráticas

zazzle.com.br

“Reivindicar liberdade para as mulheres não é crime. Pessoas presas por solicitar o direito de votar não devem ser

tratadas como criminosas” (1917).

Page 64: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 31

ciências humanas

Furo de captação deágua quente

Central geotérmica

Furo de injeção de água fria

Rocha quente

5 km

0

As usinas geotérmicas são uma forma alternativa de geração de energia elétrica por utilizarem as elevadas temperaturas do próprio subsolo em algumas regiões. Considere as informações do esquema e do mapa a seguir:

O país cuja localização espacial proporciona condições ideais para amplo aproveitamento da energia geotérmica é:

(A) Islândia

(B) Nigéria

(C) Uruguai

(D) Austrália

questão

51

lneg.pt educacaopublica.rj.gov.br

Placa Norte-americana

Placa de Nazca

Placa Sul-americana

Placa Euro-asiática

Placa do Pacífico

Placa do Pacífico

Placa Antártica

Placa Australiana

Placa Africana

Funcionamento de uma usina geotérmica Principais placas tectônicas

questão

52Dirijo-me a todos os brasileiros, não apenas aos que conseguiram adquirir instrução nas escolas, mas também aos milhões de irmãos nossos que dão ao Brasil mais do que recebem, que pagam em sofrimento, em miséria, em privações, o direito de ser brasileiro e de trabalhar sol a sol para a grandeza deste país. Aqui estão os meus amigos trabalhadores, na presença das mais significativas organizações operárias e lideranças populares deste país. Àqueles que reclamam do Presidente da República uma palavra tranquilizadora para a Nação, o que posso dizer-lhes é que só conquistaremos a paz social pela justiça social. A maioria dos brasileiros já não se conforma com uma ordem social imperfeita, injusta e desumana.

João goulart, em comício no Rio de Janeiro, 13/03/1964.Adaptado de jornalggn.com.br.

No evento conhecido como Comício da Central do Brasil, o Presidente João Goulart proferiu discurso em que reafirmava algumas das propostas de seu governo, atendendo a demandas de organizações sindicais.

A proposta desse governo mais diretamente associada à promoção da justiça social foi:

(A) realização da reforma agrária

(B) gratuidade do ensino público

(C) concessão do voto aos analfabetos

(D) introdução dos direitos trabalhistas

Page 65: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação32

ciências humanas

ZiraldoA última dos brasileiros. Rio de Janeiro: Codecri, 1975.

No início do século XXI, as favelas da cidade do Rio de Janeiro não são apenas distintas daquelas existentes há cinquenta anos, como também apresentam diferenças internas que foram constituídas ao longo do tempo e de sua expansão espacial. No entanto, a visão homogeneizante, que considera “iguais” todas as favelas, ainda está presente no senso comum – e também nas práticas de alguns agentes do setor público. Trata-se de uma visão que não dá conta da complexa dinâmica socioespacial das favelas cariocas e deve, portanto, ser revista.

Uma característica socioespacial presente no conjunto das favelas cariocas e que contribui para o tipo de visão a que o autor do texto faz referência é:

(A) densidade elevada de habitações

(B) valorização semelhante dos imóveis

(C) sociabilidade reduzida de moradores

(D) topografia acidentada dos assentamentos

questão

53

questão

54

A charge, de 1975, ironiza um momento de alterações nas disputas partidárias durante os governos militares de 1964 a 1985.

A organização partidária implantada por esses governos e a mudança nas disputas partidárias contextualizada na charge estão identificadas, respectivamente, em:

(A) apartidarismo – controle da propaganda televisiva

(B) bipartidarismo – crescimento dos grupos de oposição

(C) unipartidarismo – diminuição da participação eleitoral

(D) pluripartidarismo – censura dos meios de comunicação

gerônimo leitãoAdaptado de observatoriodefavelas.org.br.

Page 66: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 33

ciências humanas

questão

55

Os contêineres são grandes caixas metálicas utilizadas para o transporte de mercadorias. O fluxo de contêineres dos portos mais movimentados do mundo, observado no mapa, é explicado por uma tendência da economia mundial nas últimas décadas.

Essa tendência está apresentada em:

(A) ampliação da rede de telecomunicações

(B) redução do comércio de matérias-primas

(C) concentração do consumo de mercadorias

(D) terceirização da produção de bens industriais

Adaptado de cdn1.vox-cdn.com.

PoRtos CoM MAioR MoviMentAção de ContêineRes eM 2012

O diâmetro de cada círculo é proporcional à quantidade anual de contêineres movimentados em cada porto.

questão

56Sobretudo compreendam os críticos a missão dos poetas, escritores e artistas, neste período especial e ambíguo da formação de uma nacionalidade. São estes os operários incumbidos de polir o talhe e as feições da individualidade que se vai esboçando no viver do povo.

O povo que chupa o caju, a manga, o cambucá e a jabuticaba pode falar com igual pronúncia e o mesmo espírito do povo que sorve o figo, a pera, o damasco e a nêspera?

José de Alencar, prefácio a Sonhos d’ouro, 1872. Adaptado de ebooksbrasil.org.

De acordo com José de Alencar, a caracterização da identidade nacional brasileira, no século XIX, estava vinculada ao processo de:

(A) promoção da cultura letrada

(B) integração do mundo lusófono

(C) valorização da miscigenação étnica

(D) particularização da língua portuguesa

Page 67: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação34

ciências humanas

Observe a diferença entre a expansão das redes de metrô nas cidades do Rio de Janeiro e de Xangai.

As escolhas feitas pelo poder público, no que se refere às modalidades de transporte urbano, são muito importantes para a compreensão dos fenômenos sociais e ambientais verificados em cada cidade.

Caso a evolução do metrô de Xangai entre 1993 e 2013 tivesse ocorrido em proporção semelhante à do metrô carioca, uma provável consequência espacial sobre a metrópole chinesa seria:

(A) supressão da inversão térmica

(B) aumento da poluição atmosférica

(C) redução da segregação residencial

(D) crescimento da especialização comercial

questão

57

Adaptado de diariodorio.com.

sem metrô

Rio de Janeiro, 2013 Xangai, 2013

Rio de Janeiro, 1993 Xangai, 1993

Page 68: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação 35

ciências humanas

questão

59Na imagem abaixo, foi utilizada a técnica de curvas de nível para representar a topografia de uma região na qual há um vale, entre outras formas de relevo.

O ponto localizado no fundo desse vale é o identificado pela seguinte letra:

(A) A

(B) B

(C) C

(D) D

Phil gersmehl Adaptado de Teaching geography. nova York: guilford, 2008.

questão

58

Imagine mandar um sinal para todos os dispositivos conectados à Internet ao redor do globo? Foi exatamente o que fez John Matherly, que se autointitula um “cartógrafo” da rede. Com essa técnica, que permite sondar tão rapidamente o panorama de conexões no mundo, o criador pretende fazer isso mais vezes ao longo do tempo, para comparar a evolução do acesso à rede. Quanto mais intensa a cor, maior o número de dispositivos, e por enquanto sabemos bem onde eles se concentram.

Adaptado de revistagalileu.globo.com, setembro/2014.

A análise do mapa possibilita visualizar o uso da Internet nas diversas regiões do mundo.

A principal causa para as diferenças regionais na concentração do uso dessa rede é:

(A) baixa densidade demográfica

(B) redução do crescimento econômico

(C) descontinuidade das transmissões globais

(D) desigualdade de desenvolvimento tecnológico

disPositivos ConeCtAdos À inteRnet

Page 69: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

Vestibular estadual 2016 1ª fase exame de Qualificação36

ciências humanas

questão

60Em novembro de 2014, a Alemanha celebrou 25 anos da queda do Muro de Berlim. Apesar do tempo decorrido e dos investimentos realizados, ainda persistem muitas diferenças entre as porções ocidental e oriental do país. Os mapas abaixo apontam exemplos dessas diferenças.

Uma prioridade da plataforma política do Partido Nacional Democrata, da extrema-direita alemã, é a adoção de severas restrições à imigração para o país.

Com base nessa informação e na análise dos mapas, a porção oriental do país possui atualmente, como característica social marcante, níveis mais elevados de:

(A) inclusão política

(B) automação industrial

(C) sentimento xenófobo

(D) qualificação profissional

taxa de desemprego (2013) sucesso eleitoral do Partido nacional democrata Alemão (2013)

Adaptado de washingtonpost.com, 31/10/2014.

alta baixa mais votos menos votos

Page 70: 14/06/2015 - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/6620300/2016 todas com gaba.pdf · (Carlos, 12 anos) André Fantin Adaptado de repertoriocriativo.com.br,

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ

SUB-REITORIA DE GRADUAÇÃO - SR-1

DEPARTAMENTO DE SELEÇÃO ACADÊMICA - DSEA

1 D 22 A 41 C

2 D 17 C 23 D 42 B

3 B 18 A 24 B 43 B

4 D 19 D 25 C 44 A

5 C 20 D 26 B 45 B

6 D 21 B 27 A 46 B

7 C 28 C 47 A

8 A 17 B 29 C 48 C

9 A 18 D 30 C 49 D

10 C 19 C 31 A 50 C

11 B 20 A 32 C 51 A

12 C 21 D 33 A 52 A

13 B 34 B 53 A

14 D 17 B 35 A 54 B

15 A 18 A 36 B 55 D

16 B 19 D 37 D 56 D

20 A 38 C 57 B

21 C 39 D 58 D

40 A 59 B

60 C

FRANCÊS

INGLÊS

GABARITO2º EXAME DE QUALIFICAÇÃO

13/09/2015

ESPANHOL