131026221033sup_suplemento_27-10-2013

16
Domingo, 27 de outubro de 2013 SUPLEMENTO DO COMÉRCIO DO JAHU • NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE Jorge Rodrigues Jorge/CZN EM FOCO Carol Castro se distancia de mocinhas recatadas com a Silvia Página 3

Upload: paulo-sedmak

Post on 01-Jan-2016

12 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 131026221033sup_Suplemento_27-10-2013

Domingo, 27 de outubro de 2013

SUPLEMENTO DO COMÉRCIO DO JAHU • NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTEJorge Rodrigues Jorge/CZN

EM FOCO

Carol Castro se distancia de mocinhas recatadas com a Silvia

Página 3

Page 2: 131026221033sup_Suplemento_27-10-2013

DOMINGO,27 de outubro de 20132 COMÉRCIO DO JAHU

www.comerciodojahu.com.brtv popJorge Rodrigues Jorge/CZN

ReviravoltaÉ grande a expectativa a respeito de alguns finais de Sangue Bom. E não apenas em relação ao desfecho dos per-sonagens principais. A possibilidade, por exemplo, de Xande e Felipinho, papéis de Felipe Lima e Josafá Filho, termina-rem juntos existe e é uma grande aposta entre parte do elenco. Vale lembrar que,

na história, Felipinho se assumiu homossexual, mas Xande, até que

se prove o contrário, sempre se relacionou com mulheres.

Troca de peçasEngavetado desde abril, Quem Quer Casar com Meu Filho deve, finalmente, ser exibido em 2014 pela Band. A ideia é colocar no ar, nas noites de segunda-feira, o reality que Adriane Galisteu deixou

gravado antes do término de seu contrato com a emissora. Com o can-

celamento de uma nova temporada de Mulheres Ricas, por enquanto, essa seria a saída para o período de férias do CQC.

Martelo batidoTainá Müller foi a atriz escolhida para interpretar a jovem que se envol-ve com a personagem de Giovanna Antonelli na novela Em Família, que substituirá Amor à Vida na Globo. Ini-cialmente, o papel seria de Alinne Mo-rais, que deixou a trama ao descobrir estar grávida. Em seguida, foi a vez de Regiane Alves anunciar que, apesar de ser a segunda opção da equipe, tam-bém não poderia aceitar pelo mesmo motivo, uma vez que está quase no quarto mês de uma gestação que, até então, era mantida em segredo.

EmpreendedoraAlém de se destacar na pele da “amiga da onça” Amarilys de Amor à Vida, Danielle Winits investe seu tempo em um novo trabalho. A atriz é sócia de um brechó no Rio de Janeiro e lançou, nesta semana, um site do empreendimento. O endereço do La Luna Mia é www.lalunamia.com.br.

Coisa sériaNo ar como o pintor e professor de desenho Artur, em Joia Rara, Ícaro Silva admite que, pela primeira vez, demora mais tempo para se arrumar antes de gravar. Como a trama é de época, existe um cuidado especial com os cabelos do ator. “Divido no meio, passo muito gel e ainda coloco uma rede para abaixar o volume”, explica.

Tudo delaO carnaval de 2014 do Rio de Ja-neiro e de São Paulo terá cobertura exclusiva da Globo. A emissora não vai mais dividir a transmissão do evento com as concorrentes SBT e Band. Ficou decidido que os desfiles do grupo de acesso e das campeãs serão exibidos pelo canal por assi-natura Viva.

Do malJuliana Schalch não vê a hora de A Teia estrear. A atriz, que interpreta a bandida Suzane na série policial, vive uma personagem que reúne uma série de características que podem ser encaradas como polêmicas nesse tra-balho: a jovem é lésbica e viciada em drogas. “Visitei clínicas de dependen-tes químicos e conversei com psicólo-gos para minha preparação”, conta a atriz, revelando que sua personagem ocupa um alto posto no bando do qual faz parte.

ImprevistoInicialmente escalada para integrar o elenco do especial de fim de ano Coisas de Casal, da Record, Manoe-lita Lustosa precisou se afastar da produção por problemas de saúde. A substituição foi feita e a vaga ficou com Bia Montez, com quem Mano-elita dividiu várias cenas em seu último trabalho, Dona Xepa.

FAZ A CABEÇA DO POVOÀs vésperas de se despedir da feminista Cléo de Sangue Bom, Bia Arantes não tem apegos quando o assunto é cabelo. A jovem atriz tinha cortado os fios bem curtos e adotado um tom de preto azulado para Malhação, em que encarnou a problemática Aléxia. Depois, para a no-vela atual, tingiu as madeixas de vermelho. E a mudança deu tão certo que seu look figurou entre os mais pedidos dos telespectadores na central de atendimento da Globo. Agora, depois de tantas transformações radicais, a moça jura que faz o que pedirem. “A primeira vez foi um ba-que, mas hoje eu topo o que quiserem fazer”, diz.

Page 3: 131026221033sup_Suplemento_27-10-2013

DOMINGO,27 de outubro de 2013

COMÉRCIO DO JAHUwww.comerciodojahu.com.br 3em foco

Jorge Rodrigues Jorge/CZN

A segurança durante as falas de Carol Castro converge com a seriedade com que a carioca de 29 anos encara sua carreira. Após 11 anos na Globo, a atriz acredita que amadureceu ao longo de sua trajetória e, pela primeira vez, dá vida a uma perso-nagem com um perfil profissional marcan-te. Na pele da advogada Silvia, de Amor à Vida, Carol se distancia das mocinhas recatadas do interior, como a Natália de Morde & Assopra e a Jacira de Amor Eterno Amor, para assumir um papel de mulher moderna e independente. ‘’É um sinal de que estou crescendo como atriz e atingin-do outros estágios’’, afirma ela, que adotou o corte chanel por conta própria. “Quando o Wolf (diretor) viu, adorou. Nunca pude cortar porque só fazia papéis mais brejei-ros e românticos. No entanto, esse visual combinou com a Silvia”, completa.

Inicialmente, Carol foi convidada pelo diretor Wolf Maya para ser apenas a advogada de Bruno, interpretado por Malvino Salvador, durante o proces-so da guarda de Paulinha, vivida por Klara Castanho. Ao longo da trama, a personagem foi ganhando novos ru-mos ao se revelar esposa de Michel, papel de Caio Castro, e atrapalhar o romance do rapaz com Patrícia, de Maria Casadevall. Além disso, Silvia também protagonizou cenas mais densas ao descobrir que tinha cân-cer de mama. “Foi uma surpresa. Ninguém me alertou de nada. Fui descobrindo o papel junto com os capítulos. Não imaginava que ela fosse se envolver com o Michel”, ressalta.

Amor à Vida é o terceiro tra-balho de Carol com Walcyr Carrasco – ela participou de O Profeta, em que o autor fez a supervisão de texto, e de Morde & Assopra. Mesmo entrando no meio da trama,

a atriz não sentiu a famosa sensação de “pegar o bonde an-

dando” por ter familiaridade com o texto e a equipe. “É bacana porque o

Walcyr já me conhece e sabe todas as mi-

Carol Castro encara sem medo possíveis mudanças no seu visual

Novo degrauEm “Amor à Vida”, Carol Castro vibra com fase mais madura na carreira

nhas vertentes. Já tenho a maior intimidade com a forma de trabalho dele”, argumenta. Convidada enquanto participava do quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faus-tão, do qual saiu vencedora, a atriz contou com um curto período de preparação para se aprofundar no universo do direito. “Te-nho primos e irmã advogados. Pesquisei so-bre Direito de Família, vi muitos filmes e sé-ries sobre direito, como Law & Order. Além disso, o texto ajuda muito”, explica.

Sensual

Carol mantém uma relação confortável com a exposição de seu corpo. Por isso, não se intimida nas cenas mais sensuais e com roupas íntimas que a sua personagem exibe durante a trama. “Existe uma insegurança, mas é natural. Afinal, é uma forma de ex-posição. Mas eu me proponho a fazer o que o autor escreve da melhor maneira e com o máximo de bom gosto”, argumenta. Po-rém, a atriz sonha em desapegar da estética e encarnar personagens que se distanciem da normalidade e de sua personalidade. E encara sem medo as possíveis mudanças de visual que a profissão pode proporcio-nar. “Tenho vontade de fazer uma manca ou com óculos de fundo de garrafa. Quero fazer papéis que as pessoas não pensem em mim. Acho legal fugir do óbvio”, torce.

Filha do ator e diretor Lucca de Castro, Carol conviveu desde cedo com o univer-so artístico. O primeiro contato profissio-nal ocorreu ainda muito nova, aos 9 anos, quando participou de sua primeira peça. Apesar da pouca idade, a atriz garante que foi o momento em que se encantou com a carreira. Ao se mudar para o Rio de Janeiro com 15 anos, investiu de vez no teatro até chamar a atenção do diretor Ricardo Wa-ddington, que a convidou para participar de Mulheres Apaixonadas como a sensual Gracinha. “Estreei muito nova na TV e isso pode deslumbrar. Mas tinha feito cinema e teatro antes e tive uma boa base. Em al-guns momentos, me questionei se era o caminho certo. Mas, hoje, não consigo me ver fazendo outra coisa”, pontua. (Caroline

Borges/PopTevê)

Page 4: 131026221033sup_Suplemento_27-10-2013

DOMINGO,27 de outubro de 20134 COMÉRCIO DO JAHU

www.comerciodojahu.com.brprimeira mãoFotos: Luiza Dantas/CZN

Com gestos expansivos e tiradas rá-pidas, Veronica Debom tem no humor o traço mais marcante de sua persona-lidade. Não à toa, a comédia tem sido sua maior aposta desde que estreou como atriz. No entanto, no ar na série Copa Hotel, do GNT, na pele da per-turbada herdeira Bia, ela demonstra que quer sair de sua zona de conforto. “Eu não vou deixar de fazer comédia, mas quero investir em papéis que me exijam mais do ponto de vista dramá-tico”, confessa. A busca por uma maior variedade de papéis se reflete em seus próximos trabalhos na TV. Escalada para dar vida à atrapalhada Isabel na comédia Um Natal de Arrepiar, espe-cial de fim de ano da Record, Veronica também poderá ser vista, em janeiro, na minissérie bíblica Milagres de Jesus, encarnando a dramática Noemi.

No telefilme natalino escrito por Bosco Brasil, a atriz vai encarnar a as-sistente atrapalhada de Madame Vivi, a vilã da história. Com um enredo que mistura cenas cômicas com uma tra-ma quase de terror, Veronica adianta que o final de sua personagem não fugirá dos clichês de fim de ano. “A Isabel é muito doce, mesmo que tra-me vários planos malévolos com sua chefe. E, apesar de não saber desde o começo da história, ela se desco-bre uma boa pessoa”, revela. Prestes a começar a gravar o especial, a atriz está estudando o roteiro e garante que poderá usar muito de sua própria per-sonalidade na personagem. “Somos bem parecidas, atrapalhadas e desa-jeitadas”, analisa, aos risos.

Sobrancelhas

Para a minissérie Milagres de Je-sus, primeira produção bíblica de sua carreira, Veronica sabe que terá de se aprofundar mais na composição de sua personagem. Convidada para dar vida a Noemi, mulher que desperta o amor de um deficiente visual no epi-

Novas empreitadasSem perder sua veia cômica, Veronica Debom começa a dar chance ao drama

sódio O Cego da Nascença, ela terá de passar pela caracterização típica das tramas de época da Record. “A direção já me avisou que, um pouco antes de começar a gravar a minissérie, eu te-nho de parar de fazer as sobrancelhas e as unhas”, destaca. Mas as mudan-ças no visual não a incomodam. Na verdade, são essenciais no ponto de vista da atriz. “Geralmente, não me pedem para mudar muita coisa. E essa caracterização mais trabalhada é algo que me ajuda a elaborar o papel. Gos-to de olhar no espelho e não me reco-nhecer, só ver a personagem”, explica.

Com pouca experiência em produ-ções densas, Veronica frisa que a revi-ravolta de sua personagem na segun-da temporada de Copa Hotel a deixou mais confiante para aceitar o convite para participar de Milagres de Jesus. Enquanto nos primeiros episódios da série do GNT sua personagem Bia encarava os conflitos de sua vida com um certo humor, com a mudança do roteiro para as mãos da dupla David França e Patrícia Lopes e da direção--geral para Vicente Amorim, a produ-ção tomou contornos mais profundos. “Bia não aguenta a pressão e surta. Então, tive de fazer laboratório em hospitais psiquiátricos para entender um pouco mais sobre essa questão. E isso elevou, de certa forma, a minha atuação”, acredita. (Amanda Rolim/PopTevê)

Veronica Debom se prepara para “Um

Natal de Arrepiar e “Milagres de Jesus”

Page 5: 131026221033sup_Suplemento_27-10-2013

DOMINGO,27 de outubro de 2013

COMÉRCIO DO JAHUwww.comerciodojahu.com.br 5retrato falado

Jorge Rodrigues Jorge/CZN

ANNA RITA CERQUEIRA

Nascimento: Em 20 de junho de 1998, na cidade do Rio de Janeiro

Na TV: “Gosto muito do Programa do Jô”

Ao que não assiste na TV: “Programas que mostram conflitos familiares”

Nas horas livres: “Gosto de estar com os meus amigos”

No cinema: ‘’Confissões de Ado-lescente, de Daniel Filho, comigo no elenco”

Livro: Cartas a Um Jovem Poeta, do escritor tcheco Rainer Maria Rilke

Música: Hey There Delilah, da banda americana Plain White T’s

Prato predileto: Medalhão ao molho madeira

Pior presente: “Não gosto de ganhar canecas”

O melhor do seu guarda-rou-pa: “Adoro vestidos. São muito práticos”

Perfume: 212 VIP, de Carolina Herrera

Mulher bonita: Maytê Piragibe

Homem bonito: Henri Castelli

Cantor: Jason Mraz

Cantora: Taylor Swift

Ator: Mateus Solano

Atriz: Adriana Esteves

Animal de estimação: “Tenho tartaruga, peixe e passarinhos”

Escritor: Ruy Castro

Melhor notícia: “No dia 10 de abril, quando soube que tinha pas-sado para Malhação e para o filme Confissões de Adolescente”

Programa de índio: “Ir a qual-quer lugar tumultuado”

Sinônimo de elegância: ‘’A atriz Bianca Rinaldi”

Gula: ‘’Biscoito Trakinas e batata frita com sorvete”

Ira: ‘’Pessoas cínicas”

Inveja: ‘’De quem acorda cedo com disposição”

Cobiça: ‘’O amor”

Preguiça: ‘’Tudo. A preguiça vive ao meu lado”

Mania: “Segurar o cabelo da pes-soa enquanto a cumprimento”

Filosofia de vida: “Viva o agora, intensamente”

Anna Rita Cerqueira tem um viés de ironia que casou bem com o papel de Flaviana

Jogo de cinturaNo ar em “Malhação”, Anna Rita Cerqueira assume não sentir necessidade de fazer laboratório

Anna Rita Cerqueira dispensa prepara-ções para seus papéis. Ao contrário de mui-tos atores, que precisam de um tempo para descobrir o personagem, a atriz se sente à vontade com prazos apertados. “Me viro no tempo que for. Acho que ganhei essa habi-lidade por ter começado sozinha, em teatros pequenos”, deduz. No ar em Malhação, Anna Rita foi construindo Flaviana, uma garota rica e mimada, no decorrer das gravações. “Já co-loquei muitas expressões pessoais na perso-nagem. Eu tenho um viés de ironia que casou

bem com o papel”, explica.Em 2013, Anna Rita, que tem apenas 15

anos, completa seu décimo aniversário de carreira. “Comecei por acaso. Fui convidada para desfilar em um clube e um produtor de elenco da Globo me chamou para fazer o ca-dastro”, lembra. Com o passar dos anos, ela também agregou a dublagem ao seu currí-culo. “É outro meio de atuar. O personagem está falando, está caindo e você está em um estúdio gelado, tendo de passar uma emo-ção”, retrata. (Nataly Lima/PopTevê)

Page 6: 131026221033sup_Suplemento_27-10-2013

DOMINGO,27 de outubro de 20136 COMÉRCIO DO JAHU

www.comerciodojahu.com.braspasLuiza Dantas/CZN

“Nunca fui de pedir opinião. Os incomodados que se mudem”

Danielle Winits, a Amarilys de “Amor à Vida”, destacando que não se deixa levar por críticas ao seu modo de viver e atuar (Revista Contigo!)

“Escrevi Xica da Silva, esqueceram? Vocês reclamam de tudo”

Walcyr Carrasco, autor de “Amor à Vida”, irritado com seus seguidores no Twitter, que o acusaram de racismo por causa da mudança de visual de Jayminho, criança negra adotada por Niko, de Thiago Fragoso, na atual trama das nove

“Não gosto de solidariedade, prefiro justiça”

Caco Barcellos, do “Profissão Repórter”, assumindo que não se deixa envolver pelos personagens de suas reportagens, o que o distancia do sensacionalismo (Jornal O Dia)

“Ninguém entendeu. Achavam que eu queria ir para a Globo, mas não era isso”

Tom Cavalcante, que está distante da TV desde o fim do “Show do Tom”, exibido pela Record até 2011, confirmando que há muitos anos queria tirar longas férias do vídeo (Revista Contigo!)

“Precisava curar a alma. Zerar outra vez e voltar a trabalhar”

Cláudia Jimenez, a Zélia de “Além do Horizonte”, assumindo que atuar é uma parte importante no processo de recuperação de mais uma de suas cirurgias cardíacas (Jornal Extra)

“Gosto de tomar as rédeas da minha vida”

Paolla Oliveira, a Paloma de “Amor à Vida”, desaprovando as atitudes das mocinhas que costuma interpretar (Revista Joyce Pascowitch)

“Fui muito criticado. Mas estamos ligados por muito amor e carinho”

Francisco Cuoco, aos 79 anos, ressaltando as bases de seu relacionamento com a estilista Thaís Almeida, de 26 anos (Revista Caras)

“Gostaria de fazer um vilão ou um papel bem diferente, algo que nunca fiz”

Fábio Jr, em entrevista ao “Coletivation”, programa apresentado por seu filho, Fiuk, na MTV, admitindo a vontade de voltar aos folhetins

“Foi um erro. Não vou mais me expor tanto na Internet”

Glória Perez, autora de “Salve Jorge”, falando sobre as críticas e discussões que teve com internautas pelo Twitter durante a exibição de sua última novela (Blog Léo Dias)

“Não gosto de errar. Mas errar com 20 anos é diferente de errar com 37”

Luana Piovani, garantindo estar mais madura e racional com suas escolhas profissionais e pessoais (Revista Contigo!)

“Brasileiro acha que o ator só chega ‘lá’ quando ocupa a posição de galã”

Rodrigo Lopez, o Vitinho de “Sangue Bom”, jurando que nunca almejou ser protagonista de novela (TV Press)

“Era a ovelha negra da Globo News”

Maria Beltrão, apresentadora do “Estúdio I”, da Globo News, lembrando das críticas que recebia por não se limitar a apenas ler e fazer o que estava no script (Jornal O Globo)

Page 7: 131026221033sup_Suplemento_27-10-2013

DOMINGO,27 de outubro de 2013

COMÉRCIO DO JAHUwww.comerciodojahu.com.br 7personagem da semana

ANIVERSÁRIOS DA SEMANA

DE 27 DE OUTUBRO A 2 DE NOVEMBRO

28/10 – Diogo Vilela, 56 anos29/10 – Claudete Troiano, 60 anos, Lídia Brondi, 53 anos, e Simone Spoladore, 34 anos30/10 – João Vitti, 46 anos, Fabiana Karla, 38 anos, Paulo Gustavo e Natália Lage, 35 anos31/10 – Sidney Rezende, 55 anos 1º/11 – Lázaro Ramos, 35 anos, e Thiago Fragoso, 32 anos. Nesta data, há 39 anos, foi ao ar o último capítulo de “O Espigão”, novela escrita por Dias Gomes e dirigida por Régis Cardoso. Ambientada no Rio de Janeiro, a trama é pioneira ao abordar a especulação e o desenvolvimento imobiliário da cidade. O po-deroso empresário Lauro Fontana, de Milton Moraes, sonha em construir o hotel mais mo-derno do mundo, o Fontana Sky. Apelidado de “espigão”, o empreendimento conta com 50 andares, tem uma piscina em cada pavimento, além de uma rampa de acesso exclusiva para cada apartamento. É em um imenso terreno localizado no bairro de Botafogo e de proprie-dade da Família Camará, que Lauro pretende construir o prédio. E para iniciar seu desejo megalômano, ele precisa convencer os irmãos Baltazar, Urânia, Tina, Marcito e Carlinhos, de Ary Fontoura, Wanda Lacerda, Susana Vieira, Carlos Eduardo Dolabella e Tomil Gonçalves, a vender o terreno. No entanto, o grande desejo do falecido patriarca era de que a propriedade nunca fosse comercializada e o único filho totalmente favorável à negociação é Marcito. Paralelamente, a novela ainda abordou a paixão do ambientalista Léo e da sofrida mãe solteira Dora, de Cláudio Marzo e Débora Duarte. Ainda no elenco, Betty Faria, Milton Gonçalves, Mauro Mendonça e Suely Franco2/11 – Marieta Severo, 67 anos, e Monica Iozzi, 32 anos

PopTevê – Em Sangue Bom, você volta a contracenar com Malu Mader, algo que ocorreu em Anos Dourados, seu trabalho de estreia na TV. Para completar, ambas as produ-ções têm Dennis Carvalho como dire-tor. Como encarou esse reencontro?

Felipe Camargo – Foi tudo muito bem arquitetado pelo Den-nis, que me reservou assim que eu terminei de gravar Amor Eterno Amor. O público não sabe, mas fi-cou uma amizade muito forte en-tre o elenco que fez Anos Doura-dos. Cada um seguiu seu caminho, é claro, mas os laços permanece-ram. Então, encontrar a Malu e fa-zer novamente par romântico com ela foi muito bacana e teve seu ar de nostalgia. Ao mesmo tempo em que a gente percebeu o quanto a maturidade fez bem para a nossa

atuação (risos).

PopTevê – Como assim?Camargo – Passamos por diversas

fases da carreira. Eu vivi alguns dissa-bores de forma mais intensa, mas todo mundo tem seus momentos de altos e baixos. Isso faz com que a gente cresça não só como ser humano, mas como intérpretes também. Em Sangue Bom, a dramaticidade do nosso núcleo exigia bastante concentração e versatilidade. O Perácio e a Rosemere tinham uma histó-ria confusa e mal-resolvida. E ele ainda carregava seus próprios demônios.

PopTevê – Sangue Bom é sua quarta novela consecutiva depois de vol-tar à TV como destaque da série Som & Fúria, de 2009. Você sente que foi redes-coberto pelos diretores e produtores de elenco da Globo?

Camargo – Acho que a série foi importante para criar uma nova rela-ção minha com a TV. Eu fazia muitas outras coisas fora do vídeo, mas a re-percussão era restrita. Depois de Som & Fúria, trabalhei em núcleos diferen-tes dentro da emissora, reconstruí e criei novos contatos. É o tipo de tra-balho que dá vigor à vida de um ator. E depois dele, vieram personagens muito instigantes também, como em Cordel Encantado e agora em Sangue Bom. Outro trabalho que tenho muito orgulho foi Xingu, feito para o cinema, mas que virou microssérie no fim do ano passado. O trabalho no filme foi uma experiência muito marcante.

PopTevê – Por quê?Camargo – Pela temática, pelo ritmo

de gravação e convivência com os índios no meio da mata. Foi representativo de-

mais dentro da minha carreira. Aos 53 anos, estou tendo muitos convites especiais de trabalho e vivendo coisas novas a todo momento.

PopTevê – No início de novem-bro, você volta aos palcos do Rio de Janeiro com Elis, A Musical. É outro trabalho que segue essa linha de pre-paração diferenciada também?

Camargo – Sem dúvida. É outro convite do Dennis e eu nem pensei em dizer “não”. Com o final das gra-vações de Sangue Bom, a ideia era mesmo descansar. Mas aí surgiu o musical, onde vou fazer Ronaldo Bôscoli, um personagem importan-te dentro da história da Elis Regina. Emendei as gravações com os pri-meiros ensaios do espetáculo, onde terei de cantar. Bate um nervosismo sim, mas está tudo sob controle.

Pedro Paulo Figueiredo/CZN

Felipe Camargo acredita que dedicação o fez conquistar espaço na Globo

Hora da colheita

O semblante confiante e o sorriso com que Felipe Camargo fala de trabalho entregam o bom momento pelo qual ele passa na carreira. Passado os anos de exa-geros e polêmicas, o ator sabe da importância de estar sempre pronto para qualquer persona-gem. E enxerga no dúbio Perácio, de Sangue Bom, um elo entre sua volta ao posto de protagonista, em Som & Fúria, de 2009, e a ma-nutenção de sua relação com a TV. “O Perácio é um personagem que me leva ao passado e ao futuro. Contraceno com a Malu (Mader) e sou dirigido pelo Dennis (Car-valho), assim como foi na minha primeira experiência na TV. Da mesma forma que é um tipo tão atual, com questionamentos, de-feitos e virtudes extremamente humanas”, analisa, relembrando os bastidores de Anos Dourados, série exibida pela Globo em 1986.

Aos 53 anos, o ator carioca se

mostra cada vez mais produtivo. Só nos últimos quatro anos, es-teve em Tempos Modernos, Cordel Encantado e Amor Eterno Amor. “Reconquistar esse espaço foi uma surpresa. Mas é claro que a minha dedicação em fazer as coisas da melhor forma possível conta muito na hora de alguém me escalar para trabalhos futu-ros”, ressalta o ator, que formatou sua carreira quase toda na Globo. No entanto, passou também pela Band, na qual fez Serras Azuis, e pelo canal pago HBO, em uma participação na ousada Filhos do Carnaval. Próximo do fim de San-gue Bom, Camargo aguarda o lan-çamento de Boa Sorte, longa de Jorge Furtado. E se prepara para encarnar o músico e compostor Ronaldo Boscôli no teatro em Elis, A Musical. “Se depender de mim, essa fase boa ainda vai durar por muito tempo”, avisa. (Geraldo Bes-

sa/PopTevê)

No ar em “Sangue Bom”, Felipe Camargo comemora o momento de alta produtividade de sua carreira

Page 8: 131026221033sup_Suplemento_27-10-2013

DOMINGO,27 de outubro de 20138 COMÉRCIO DO JAHU

www.comerciodojahu.com.brteletemaLuiza Dantas/CZN

MIL POR HORA – Intérpre-te do aventureiro Marlon de Além do Horizonte, que a Globo estreia no próximo dia 4, Rodrigo Simas gravou várias cenas de seu perso-nagem na Amazônia e na Chapada Diamantina. E, de acordo com o ator, a novela de Marcos Berns-tein e Carlos Gregório tem uma pegada semelhante aos seriados de suspense, como Lost. Isso fica bem evidenciado, principal-mente, nas sequências gravadas por Simas e Cristiana Ubach. No folhetim, eles interpretam jovens que aceitam participar de um jogo na mata para tentar encon-trar a “verdadeira felicidade”.

Acerto feito – Luciana Gime-nez finalmente acertou com a Record sua participação como apresentadora do novo Domingo da Gente, que estreia no próximo dia 10. A ideia é ter apresentadores em rodízio. Luciana, que segue contratada da Rede TV!, fica com o comando de duas edições. A estreia, como se sabe, acabou nas mãos de Adriane Galisteu.

Reforço – A atriz e ex-A Fazenda Cacau Melo é mais um nome certo em Nova Família Trapo, da Record. Ela interpretará uma prima de Quintino, papel do humorista Rafael Cortez. Paulo César Grande e Raul

Gazola são outros atores que tam-bém marcarão presença no especial.

Troca de posto – Conhecida por apresentar O Encantador de Cães na Rede TV!, Jacqueline Sato agora está em nova emissora e em outra função. A bela estreia nas novelas em Além do Horizonte, na Globo. Na trama, ela interpreta Jéssica, uma amiga do mocinho William, papel de Thiago Rodrigues, que tem mais de 15 tatuagens espalhadas pelo corpo. Por isso, a atriz passa quase duas horas na caracterização antes de gravar.

TV do futuro? – Os números

da Netflix impressionam nos Estados Unidos. A empresa garante ter quase 30 milhões de pessoas assinando seu serviço de streaming por lá. No mundo todo, esse montante ultra-passa a marca de 40 milhões.

De volta ao passado – Concorrendo ao Emmy de melhor novela por seu trabalho em Lado a Lado, que escreveu em parceria com João Ximenes Braga, Claudia Lage prepara uma nova sinopse que pretende entregar a Globo ain-da este ano. Mais uma vez, trata--se de uma trama de época.

Sem parar – Seguem em bom

ritmo os trabalhos de Milagres de Jesus, nova série bíblica produzida pela Record. No episódio O Lepro-so de Genesare, a atriz Marcella Muniz, que viveu recentemente a exuberante Geni de Dona Xepa, aparecerá grávida.

Na pista – Tiago Santiago está sem contrato com a TV, mas essa situação tende a mudar em breve. Alexandre Avancini não esconde de ninguém seu desejo de levá-lo de volta para a Record. E, paralelamen-te a isso, o autor tem conversas ini-ciadas para desenvolver um projeto na TV fechada. Seria para uma série de ficção.

Page 9: 131026221033sup_Suplemento_27-10-2013

DOMINGO,27 de outubro de 2013

COMÉRCIO DO JAHUwww.comerciodojahu.com.br 9nome próprio

Jorge Rodrigues Jorge/CZN

Fábio Porchat é o cara da vez. E parece não se importar com isso. Pelo contrário, garante que está na fase de pensar mil vezes antes de recusar um projeto. Essa vontade de abraçar o mundo não passa batida: Porchat está no teatro, no cinema, na internet e nas TVs aberta e fechada. “Minha roti-na, ou a falta dela, é muito sacrificada. Mas estou trabalhando com projetos que acredito. E isso me deixa muito feliz”, comemora. Nesta semana, dia 30 de outubro, ele estreia a segunda temporada de Meu Passado me Con-dena ao lado de Miá Mello, no canal pago Multishow. Na série escrita por Tati Bernardi, Fábio e Miá são recém--casados descobrindo as dores e delí-cias de dividir um apartamento como marido e mulher. “Estamos com mais liberdade agora. Paramos de focar só nos ex-namorados e vamos falar de todo tipo de passado que condena alguém”, adianta Porchat, completan-do que as situações inusitadas vividas pelos protagonistas são familiares da maioria dos espectadores.

O sucesso da série fez com que a história dos personagens Miá e Fábio se tornasse um filme. Meu Passado me Condena – O Filme, com estreia na última sexta-feira, é a terceira apari-ção de Porchat no cinema em 2013 – depois de O Concurso e Vai Que Dá Certo. Para gravar uma versão maior da trama desenhada por Tati Bernar-di, Porchat, Miá Mello e uma equipe de 40 pessoas embarcaram em um cruzeiro rumo à Itália, em março des-te ano. “Ficamos um mês confinados no set de filmagem. Foi uma loucura. Nesse tempo, aconteceu tudo, trocou o papa, morreu o Emílio Santiago,...”, relembra.

Emagrecer

Além de Meu Passado me Condena – série e filme –, Porchat está lutan-do para emagrecer no Medida Certa, quadro do Fantástico, colaborando com os roteiros do Esquenta!, atuando como autor, sócio e ator do canal da internet Porta dos Fundos e avaliando projetos no teatro. “Dá tempo de fazer isso tudo e ainda ser feliz”, garante. Para ele, o primordial para conciliar tantas funções é que os contratos com a Globo, Multishow e Porta dos Fun-dos tenham independência. “A última

Fábio Porchat fala sobre ida do canal da internet Porta dos Fundos ao cinema

Fonte inesgotávelAtuando em diversos meios, Fábio

Porchat estreia a segunda temporada de “Meu Passado me Condena”

coisa que eu quero é ser tolhido, não ter liberdade. Todos os meus contratos precisam ter permissões. Do contrá-rio, me sentiria péssimo. Sou um ar-tista que corre atrás de projetos inde-pendentes”, garante.

O Porta dos Fundos, aliás, é um dos projetos que mais consome o tempo de Porchat. O canal, lança-do em março de 2012, com Gregó-rio Duvivier, Antônio Tabet, Ian SBF e João Vicente de Castro, tem 6 mi-lhões de assinantes escritos. “Eu, Greg e Kibe (Tabet) escrevemos os roteiros e nos reunimos duas vezes por semana para aprová-los. Para gravar, é mais complicado. Grava-mos quando temos tempo, pode ser até de madrugada”, jura. O sucesso do canal rendeu convites para levar o Porta dos Fundos para a TV, mas ele descarta totalmente a ideia. “Nós so-mos os Robertos Marinhos do nosso negócio”, justifica, gargalhando. Em-bora a TV seja uma possibilidade dis-tante, levar o Porta dos Fundos para o cinema é realidade. “Vamos rodar o filme ainda este ano para lançar em 2014. Vão ser os mesmos roteiristas, os mesmos atores... Enfim, a mesma pegada”, adianta.

Faculdade

O carioca Porchat foi cedo mo-rar em São Paulo. Apesar de sempre ter feito aulas de teatro, nunca havia pensado em seguir carreira como ator. Sem muita perspectiva do que queria, trilhou um caminho quase comum aos que não sabem o que fazer: cursar administração, na ESPN de São Paulo. E foi exatamente na faculdade onde ele se descobriu e foi descoberto. “Or-ganizaram uma caravana para ir no Programa do Jô e, obviamente, eu quis ir. Eu era o showman da minha turma. Nessa época, eu já ‘escrevia’ roteiros de Os Normais, mas só lia para meus amigos. Lá, decidi entregar um para o Jô e pedir para fazer uma esquete no programa”, relembra. “Quando vi as pessoas rindo do que estava fazendo, pensei: É isso que eu quero da vida”, afirma. A partir daí, Porchat trancou a faculdade, voltou para o Rio de Janei-ro e começou a trabalhar com stand up comedy. Caminho que o levaria a todos os cantos atualmente. (Belisa

Taam/PopTevê)

Page 10: 131026221033sup_Suplemento_27-10-2013

DOMINGO,27 de outubro de 201310 COMÉRCIO DO JAHU

www.comerciodojahu.com.brresumo das novelasMALHAÇÃO

De segunda a sexta - 17h50 na Globo

JOIA RARA

De segunda a sábado - 18h15 na Globo

SANGUE BOM

De segunda a sábado - 19h15 na Globo

SEGUNDA (28/10) - Drica é carinhosa com Paulino e Vitor incentiva o amigo a investir na garota. Vera se pre-ocupa com Anita, que está no Embaixada do Gol, onde todos estão presos. Pelo celular, Giovana vê que Ben entrou no Embaixada e Ronaldo afirma que precisa tirar os filhos do local. Ronaldo leva Gislaine até Cadelão. Gislaine convence Cadelão a ir embora antes da chega-da da polícia. Ben tenta defender Anita dos comparsas de Cadelão. Ben se declara para Anita e Meg ouve. Meg confronta Ben sobre Anita.

TERÇA (29/10) - Ben é firme com Meg e a lembra de que não há mais romance entre os dois. Zelândia e Lu-ciana vendem convites superfaturados para a festa de Paulino. Zelândia e Luciana anunciam a festa na rede social. Soraia afirma a Caetano que Bernarde-te está melhor sem ele. Todos os jovens do Grajaú ficam sabendo da festa de Paulino e confirmam presença. Julia insiste para ir com Anita ao evento. Luciana consegue uma banda para animar o evento. Meg lamenta o amor de Ben por Anita. Ben tenta consolar Meg, que acaba beijando o rapaz. Anita vê Ben e Meg juntos.

QUARTA (30/10) - Ben vê Anita e deixa Meg para ir atrás dela. Ben afirma para Anita que não desistirá dela. Julia incentiva Anita a se envolver com outro garoto para esquecer Ben. Anita decide ir à festa de Paulino e Ben sente ciúmes. Ben decide ir à festa e Flaviana e So-fia fazem o mesmo. Vitor incentiva Paulino a não desistir de conquistar Luiza. A banda chega para tocar na festa.

SEGUNDA (28/10) - Renata recusa o pedido de casamento de Érico. Lara convida Vitinho e Bárba-ra para estrelarem seu reality show. Caio teme que Lara tenha engravidado dele. Verônica decide ficar sozinha. Socorro pega o celular de Bento. Fabinho teme que Amora queira se vingar de Giane. Giane é ovacionada em seu desfile. Wilson se encontra com Bento e Glória. Érico desiste de falar com Verônica. Socorro entrega o celular de Bento para a pessoa que quer se vingar de Amora. Amora recebe uma men-sagem de Bento pedindo para se encontrar com ela, e Irene se preocupa. O homem misterioso sabota a van da Acácia Amarela e Socorro o acober ta. Giane recebe uma mensagem e fica presa ao entrar na van para ajudar Bento.

TERÇA (29/10) - Fabinho tenta salvar Giane. Socorro põe o celular de Bento na bolsa de Amora. Fabinho denuncia Amora à polícia. Socorro e Fabinho acu-sam Amora de ser a culpada pelo atentado a Giane. Irene acredita que estão tentando incriminar Amora e testemunha a seu favor. Karmita apoia a ida de Re-nata para o Rio de Janeiro. Willy surpreende Verônica com o convite para uma turnê nacional. Natan procu-ra Érico. Amora presta depoimento sobre o atentado contra Giane. Malu e Irene defendem Amora. Bento ameaça se afastar de Wilson. Natan tenta conven-cer Érico a ir atrás de Verônica. Fabinho discute com Plínio. Socorro tenta incriminar Amora em seu depoi-mento. Amora é presa por agredir Socorro.

QUARTA (30/10) - Socorro comemora a prisão de Amora sem que ninguém veja. Wilson declara seu amor por Bento. Lucindo pede para Gládis não aban-doná-lo. Renata avisa que vai se mudar para o Rio de Janeiro. Bento assume a guarda de André e Mayara. Amora se impõe na cela perante as outras presas. Filipinho desiste de fazer seu teste, depois de ver a diretora humilhando Sininho. Socorro percebe a farsa de Malu ao se aproximar dela. Amora implora que Bento a tire da cadeia. Malu comenta chateada com Madá do empenho de Bento em salvar Amora. Érico aparece no aeropor to na hora do embarque de Ve-rônica. Maurício flagra Bento se aproximar de Malu.

QUINTA (31/10) - Até o fechamento desta edição, a emissora não divulgou o capítulo.

SEXTA (01/11) - A emissora não divulga o último capítulo.

SÁBADO (02/11) - Reprise do último capítulo.

SEGUNDA (28/10) - Viktor diz a Sílvia que a ama e pede que ela não viaje com Franz. Davi se sente hu-milhado quando Thereza termina o namoro. Tenpa e Sílvia perdem o navio. Joel pergunta a Aurora se ela está apaixonada por Davi. Manfred flagra Viktor com Sílvia. Iolanda propõe a Mundo que os dois fujam juntos. Venceslau pega uma joia sem que Pilar veja e dá para Volpina usar. Conceição vê Eulália comendo na cozinha e reage de forma receptiva, surpreenden-do Matilde e Serena. Aurora convida Davi para ir à sua estreia no cabaré. Sílvia se prepara para viajar e diz a Ernest que trará Franz de volta.

TERÇA (29/10) - Tenpa vai para os Himalaias com Sílvia. Ernest desconfia de que Venceslau roubou a joia e acusa o sogro na frente dos outros emprega-dos. Lola machuca o pé depois de discutir com Au-rora e não consegue se apresentar no cabaré. Mun-do diz a Fabrício que fugirá com Iolanda. Ger trude escreve um bilhete para Ernest, que flagra Iolanda e Mundo se preparando para fugir. Ele tranca a mulher no quar to e manda seus comparsas atacarem Mun-do. Aurora faz sucesso com sua apresentação. Mun-do chega em casa machucado. Pérola se encanta ao chegar aos Himalaias e se perde dos pais.

QUARTA (30/10) - Franz, Amélia e Tenpa procuram Pérola. Manfred fica fascinado com Aurora e comen-ta com Décio. Pérola se comove ao ver pessoas po-bres e necessitadas. Serena e Arlindinho se beijam. Rosarinho é aplaudida ao cantar um fado no cabaré e morre de emoção. Toni diz a Venceslau que ele precisa fazer alguma coisa para salvar Iolanda. Davi pede a Dália para levá-lo ao camarim de Aurora e fica decepcionado ao vê-la com Manfred. Os monges recebem Pérola no mosteiro e se curvam em sinal de respeito. Franz olha para os Himalaias e torce para sua vida mudar por completo.

QUINTA (31/10) - Venceslau insiste que Iolanda abandone Ernest, mas ela prefere ficar para não pre-judicar o pai. Volpina devolve a joia para Venceslau. Aurora não cede às tentativas de sedução de Man-fred. Fabrício confor ta Lola. Franz e Amélia se es-pantam e os monges se emocionam quando Pérola faz uma prece em tibetano. Manfred termina seu re-lacionamento com Lola. Arlindo diz à família que não tem dinheiro para saldar as dívidas do cabaré. Ernest leva Iolanda à força à casa de Apolônio para que ela diga a Mundo que continuará casada. Pérola chora porque os meninos do mosteiro não querem jogar futebol com ela.

SEXTA (01/10) - Sonan diz a Pérola que os meninos não brincam com ela porque a respeitam. Pressiona-da pelo marido, Iolanda pede que Mundo se afaste dela. Venceslau entrega a joia para Ernest. Pérola confessa a Amélia que pediu ajuda a Viktor para im-pedir a viagem de Silvia. Manfred tenta convencer Er-nest a não demitir Venceslau. Aurora gosta de ouvir Odilon cantar. Lola discute com Aurora. Pérola fica feliz quando os meninos aceitam jogar bola com ela. Franz e Amélia se beijam. Sonan diz que está na hora de Pérola ser apresentada como o novo Rinpoche. Franz se declara para Amélia.

SÁBADO (02/10) - Belmira descobre que Rosarinho deixou um testamento. Odilon é preso de novo. Mama Francesca vê Peteleco na rua e o leva para sua casa. Arlindo fica decepcionado ao saber que só herdou a coleção de selos de Rosarinho. Santinha, Miquelina e Belmira recebem as joias de Rosarinho. Peteleco fica apavorado e foge de Toni. Franz e Amélia passam a noite juntos. Toni diz a Hilda que está apaixonado por ela. Aurora ganha de Manfred um anel de diamantes. Pilar diz a Miquelina que as joias de Rosarinho são falsas. Ernest decide botar Viktor no lugar de Ven-ceslau e rebaixar o sogro ao cargo de contínuo. Sílvia chega ao mosteiro, deixando Pérola chateada. Franz e Amélia ficam constrangidos ao ver Silvia.

Flaviana e Sofia se preparam para investir em Martin e Ben. Anita decide se divertir e sobe em uma mesa da festa para dançar. Micaela pede para falar com Martin, que a dispensa para observar Anita. Ben vê Anita se exibindo e exige que ela pare de dançar.

QUINTA (31/10) - Anita se desvencilha de Ben e volta a dançar. O bilhete de amor que Sofia escreve para Ben vai parar nas mãos de Sidney, que se anima. O bilhete que Flaviana manda para Martin vai parar com Junior, que pensa ser de Amanda. Sofia beija Sidney, Flaviana beija Junior e as duas se desesperam ao perceber o engano. Vitor se aproxima de Clara. Junior recebe outro bilhete dizendo que o beijo não era para ele. Anita dança com Martin e Ben se mete entre os dois. Anita afirma a Ben que não é mais sua namorada. Martin beija Anita e Ben vê.

SEXTA (01/11) - Anita deixa Martin e vai atrás de Ben. Anita e Ben discutem. Micaela tenta falar sério com Martin, mas se irrita com a falta de atenção do menino. Serguei e Flaviana ficam juntos. A casa e os pertences de Maura começam a ser destruídos pelos jovens du-rante a festa. Vitor lamenta que Clara tenha visto seu beijo com Luana. Sidney e Junior tentam beijar Sofia e Flaviana novamente. Tuninho avisa que os convidados saíram do controle e estão invadindo o casarão. Zelân-dia conta o dinheiro arrecadado com a festa e decide caprichar no visual para conquistar Caetano. Sidney e Junior tentam arrumar a casa. Ben confronta Anita sobre Martin.

Meg confronta relação de Anita com Ben e lamenta o amor entre o casal

Cynthia Salles/Globo

Page 11: 131026221033sup_Suplemento_27-10-2013

DOMINGO,27 de outubro de 2013

COMÉRCIO DO JAHUwww.comerciodojahu.com.br 11resumo das novelas

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora. Os capítulos que vão ao ar estão sujeitos a eventuais reedições

SEGUNDA (28/10) - Amarilys pede para Eron ir embora com ela e Fabrício. Valdirene não se conforma de ter de ficar longe de Márcia. Eudóxia não deixa Valdirene comer demais no restaurante. Niko dá um ultimato a Eron. Bruno teme que Paulinha deixe de gostar dele. Eron avisa a Niko que, para Jayminho ser adotado, eles precisam morar juntos. Aline sugere que César tente negociar com Atílio para evitar ser descoberto. Félix termina seu romance com Anjinho. Amarilys afirma a Paloma que conseguirá um flat para morar com o filho. Amarilys sofre um acidente grave de carro.

TERÇA (29/10) - Amarilys é resgatada das ferragens desacordada. Félix conta para Edith que terminou o ro-mance com Anjinho. Lutero contraria Herbert e autoriza a transferência de Amarilys para o San Magno. Joana avisa a Eron sobre o acidente de Amarilys. Eron se pre-ocupa com o estado de Amarilys. Carlito apoia Márcia. Eudóxia proíbe Valdirene de visitar sua mãe. Linda entra em surto por causa de Leila. Eron conta para Niko que Amarilys sofreu um acidente e ele se sente culpado. Thales conhece Natasha. César tenta conversar com Atílio. Niko vê a aflição de Eron por causa de Amarilys e o questiona sobre seus sentimentos por ela.

QUARTA (30/10) - Niko se despede de Eron e chora as-sim que sai do hospital. Aline incentiva César a desmo-ralizar Félix. Félix e Edith comemoram a reconciliação. Rinaldo vai à casa de Márcia. Valdirene pega dinheiro na carteira de Ignácio. Herbert pede Gina em casamento. Márcia deixa Rinaldo dormir em sua casa. Valdirene vê Rinaldo na casa da mãe e fica furiosa. Herbert se sur-preende ao saber que Joana também vai a uma forma-tura. Niko sofre com o desespero de Eron. Atílio avisa a Félix que descobriu como desmascarar César.

QUINTA (31/10) - Atílio sugere pegar os arquivos de Eron sobre César. Herbert fala para Joana que pretende se casar com sua namorada. Eudóxia resolve procurar um professor de etiqueta para sua nora. O estado de Amarilys piora quando Niko entra na UTI. Ninho tenta sair com Paulinha e Bruno fica furioso com a manipu-lação que ele faz com a menina. Joana ouve Luciano confirmar para duas colegas que ela é sua tia e Ordália sente vergonha do filho. Paloma ajuda Gina a se arru-mar. Herbert chega à casa de Denizard e é reconhecido por Ordália.

SEXTA (01/11) - Denizard afirma a Herbert que ele é o pai de Gina. Bruno e Denizard mandam Herbert embora. Denizard fica furioso com o que descobre de sua espo-sa e decide se separar. Michel vê Herbert chegar ao bar e tenta consolá-lo. Valentim e Vivian se beijam. Félix sonda Edith para tentar descobrir algo sobre os imóveis adquiridos de seu pai. Gina decide abrir a Bíblia que ga-nhou de Maristela para se confortar. Wagner ouve Edith comentar com Tamara que teme que Félix descubra que Jonathan é filho de César. Paloma tranquiliza Eron sobre o estado de Amarilys. Félix suspeita de que Edith esteja chantageando César e pede que Glauce descubra tudo sobre o nascimento de Jonathan.

SÁBADO (02/11) - Félix fica tenso ao pensar que César e Edith tiveram um caso. Ordália confirma a Herbert que foi apaixonada por ele. Glauce tenta tranquilizar Félix. Maristela leva Gina para assistir a um culto. Murilo con-segue o emprego como professor de Valdirene. Glauce afirma a Félix que Jonathan não nasceu prematuro e o vilão decide pedir para Paloma convencer César e Ali-ne a jantarem em sua casa. Pastor Efigênio reconhece Félix do bar onde Paloma teve Paulinha. César e Aline aceitam o convite para jantar na casa de Pilar. Niko pede para Eron levar Amarilys para casa quando ela sair do hospital. Glauce chega para o jantar na casa de Pilar e César fica impaciente para saber o motivo da reunião.

AMOR À VIDA

De segunda a sábado – 21h na Globo

PECADO MORTAL

De segunda a sexta - a partir de 22h na Record

SEGUNDA (28/10) - Patrícia fica perdida ao ver Car-lão com Michelle. Danilo pede ajuda a Picasso para achar o dinheiro roubado. Donana dá um tapa no rosto de Patrícia. Catarina tenta convencer Dorotéia a deixar Otávio morar com elas. Carlão sofre após a péssima reação de Patrícia. Anjo e Laura ficam em clima de romance. Patrícia, desesperada, pega um revolver na gaveta de Michele. Joana fica furiosa ao saber que Djalma ajudou a invadir a casa dos Ashcar. Carlão desobedece Michele e o irrita ao sair de casa para procurar seus filhos. Dorotéia vai ao apar ta-mento de Otávio e o beija. Pedro e Paulo agradecem a ajuda de Stella, que amenizou a situação para os dois.

TERÇA (29/10) - Carlão vai até a delegacia e con-versa com Picasso sobre o sequestro de seus filhos. Catarina flagra Dorotéia e Otávio juntos e foge decep-cionada. Patrícia bate com a bandeja em Tonia e tenta fugir da casa de Michele. Dorotéia aponta uma arma para Patrícia. Picasso diz a Caravaggio que ele terá de matar a única testemunha que sobrou do roubo. Patrícia tenta fugir pela janela do quar to. Carlão se anima ao receber novas pistas do sequestro e vai até o possível cativeiro. Patrícia pede ajuda a Laura para fugir do morro. Carlão se decepciona ao perceber que o cativeiro foi uma falsa denúncia.

QUARTA (30/10) - Carlão se desanima ao receber uma pista falsa sobre o sequestro. Picasso chama Carlão até a delegacia e diz que Veludo está por lá. Carlão briga com Veludo e o faz desmaiar. Patrícia entra no apar tamento de Carlão e mexe em suas coisas. Carlão leva susto ao ver Stella em seu apar-tamento. Otávio ameaça e tor tura Anjo. Jurandir consegue soltar Anjo do cativeiro. Stella e Carlão conversam em clima de amizade. Michele espera im-paciente por uma notícia do sequestro. Otávio flagra Jurandir ajudando Anjo a fugir do morro. Otávio ridi-culariza Anjo. Van Gogh diz a Picasso e Monet que a última testemunha do roubo faleceu.

QUINTA (31/10) - Michele fica sem reação ao rece-ber ligação de supostos sequestradores. Patrícia de-cide não continuar com Carlão. Patrícia diz a Carlão que quer outros policiais investigando o sequestro. Donana discute com Carlão. Patrícia diz a Carlão que o casamento deles não existe formalmente. Anjo diz a Jurandir que não irá desistir de Laura. Leila des-cobre que sua mãe teve um caso com Marco Anto-nio. Carlão começa a desconfiar que Picasso pode ter sequestrado seus filhos. Michele chama Patrícia para jantar com o restante da família Veneto. Otávio e Michele vão ao encontro dos sequestradores para negociar a liberação dos reféns.

SEXTA (01/11) - Patrícia sofre e chora ao lembrar de seus filhos. Michele e Otávio tentam se encontrar com os supostos sequestradores. Tonia agarra Car-lão pensando que era Otávio e o surpreende. Patrícia flagra Tonia com Carlão. Vegetal cumpre ordens de Michele e tranca todas as janelas da casa para que Patrícia não fuja. Laura vai até Otávio e discute após saber que Anjo foi tor turado. Michele aceita Otávio novamente em sua casa. Picasso flagra Carlão com Vera.

SEGUNDA (28/10) - Duda inventa um pretexto para abraçar Mili e diz que gostou de sair com ela. Mili res-ponde que também adorou o passeio. Junior chega na sala e diz que levará Mili de volta ao orfanato. Cris está deitada na cama e chorando. Vivi pergunta o que ela falou com Mosca. Cris revela que não quer mais saber de Mosca e que ele gosta de Vivi. No pátio, Rafa e Binho perguntam o que Mosca tem. O chiquitito diz estar con-fuso se gosta ou não de Vivi. Mais tarde, na sala, Rafa sugere para brincarem de Pera, Uva e Salada Mista. Na sala, as crianças continuam com a brincadeira e Vivi dá um selinho em Mosca.

TERÇA (29/10) - Na mansão dos Almeida Campos, Carmen fala sozinha que Cintia irá se arrepender de ter cruzado seu caminho. Pata, Mili e Bia ajudam Vivi a trei-nar beijo com receitas tiradas da internet. Mosca toma banho e capricha na hora de escovar os dentes. Vivi faz o mesmo. No orfanato, Chico aconselha Mosca a tratar bem Vivi no primeiro encontro. No orfanato, Rafa e Bi-nho ajudam as meninas a construir a casa de Pipoca. Mosca e Vivi vão ao parque. Os dois se aproximam e finalmente se beijam.

QUARTA (30/10) - Rafa conversa com Cris e diz que ela precisa ficar bem. O chiquitito fala que ela é boni-ta, inteligente e que logo um novo menino vai gostar dela. Mosca e Vivi se beijam novamente no parque. Vivi e Mosca voltam ao orfanato. As meninas vão para o quarto e Mosca chama os meninos para fazer o mes-

CHIQUITITAS

De segunda a sexta - 20h30 na SBT

mo. Mosca conta para os meninos que o beijo foi muito bom. Duda recebe ligação da mãe dizendo que ela vai morar alguns meses na Bélgica e quer que ele também vá para lá. Carol tenta aconselhar Dani a pedir desculpa para a mãe e para o crítico Rui Salgado.

QUINTA (31/10) - Maria Cecília vê na rede social Friend-Book uma foto da cadela Pipoca, que foi postada com a informação de que a mascote está desaparecida. Duda vai ao orfanato e fala para Mili que está triste porque sua mãe quer que ele vá morar na Bélgica. Junior chega com Gabi na casa de Carol, para buscá-la com a peque-nina Dani e, juntos, irem passear. Todos vão ao parque e Gabi demonstra mais uma reação de melhora: pega na mão de Carol. No orfanato, Mili está triste com Duda, Vivi com Mosca e as demais crianças com o desapare-cimento da mascote Pipoca.

SEXTA (01/11) - As chiquititas descobrem os anúncios com a promessa de recompensa pela cadela Pipoca. A empregada Shirley diz para Eduarda que estão pagando uma boa recompensa pela cachorra. A empregada sus-peita que Carmen estava querendo se livrar da cadela. Eduarda pede pra Shirley ligar no telefone do anúncio para apurar as informações e perguntar o valor da re-compensa. Duda vai ao orfanato Raio de Luz para falar a sós com Mili. Duda dá um selinho em Mili. Enquanto isso, Beto busca Tobias de moto com a desculpa de que vai fazer compras, mas na verdade leva o amigo ao SBT para participar do programa da Eliana.

Meninas ajudam Vivi a se preparar para beijo com Mosca

Divulgação/SBT

Page 12: 131026221033sup_Suplemento_27-10-2013

DOMINGO,27 de outubro de 201312 COMÉRCIO DO JAHU

www.comerciodojahu.com.brfora do ar

Abordar o universo feminino e ele-gante de Clarice Lispector na TV é um desejo antigo do diretor Luiz Fernando Carvalho. No entanto, ele sempre es-barrava na questão do melhor formato de levar os questionamentos da autora para o vídeo. A partir de um convite da produção do Fantástico, programa que passa, atualmente, pela enésima reformulação, Carvalho bolou Correio Feminino, série de oito episódios, cada um com cerca de dez minutos de dura-ção, que estreia no dominical no dia 27 de outubro. “O convite foi interessante pelo aspecto eclético que o programa agrega. Precisei pensar de forma bem abrangente, mas inclinado para o pú-blico feminino. Aí, lembrei desse pro-jeto engavetado há tantos anos e que encaixaria perfeitamente com as pro-postas do Fantástico”, explica o diretor de núcleo da Globo.

Sem renegar as grandes obras da escritora de A Paixão Segundo G.H e A Hora da Estrela, o interesse de Car-valho reside mesmo é nos escritos de Clarice sob o pseudônimo de Helen Palmer, que ela utilizou entre as déca-das de 1950 e 1960, quando passou a assinar crônicas em colunas femininas do jornal Correio da Manhã. Impressio-nado com o ar moderno desses textos mais obscuros, o diretor chamou Maria Camargo para assinar a adaptação das compilações Correio Feminino e Só Para Mulheres, obras que reuniram a produ-ção de Clarice como Helen. “Existia um contexto de época e Clarice tinha de seguir a encomenda do jornal. Dentro desses limites, ela fez um belo trabalho. Assinar com outro nome é justamente uma maneira de se distanciar do que o público já conhecia sobre ela e sentir--se mais livre para fazer certas ironias e brincadeiras”, analisa a roteirista, que neste trabalho também conta com a colaboração de Carla Madeira.

Bailarina

Abordando o cotidiano de três

Todas em umaBaseada na obra de Clarice Lispector, série “Correio Feminino” quer atrair a mulher moderna para o “Fantástico”

mulheres de diferentes gerações, cada episódio da série aglutina reações, comportamentos e dramas femininos sob a ótica da juventude, fase adulta e maturidade, situações vividas por Cintia Dicker, Alessandra Maestrini e Luíza Brunet, respectivamente. Única atriz do trio, Alessandra usou muito de seu passado como bailarina para chegar no ponto exato de suas cenas. “O balé faz parte da composição fe-minina da época. As aulas foram es-senciais para corrigir e unificar nossas posturas”, entrega ela, que foi auxilia-da no processo pela bailarina Denise Lutz e pela preparadora corporal Lu-cia Cordeiro.

Na pele, e mais precisamente na voz, de Helen Palmer – a narradora de todas as histórias –, surge Maria Fernanda Cândido. Com elenco esca-lado, o diretor ensaiou nos meses de maio e junho deste ano em um gal-pão nos fundos do Projac, complexo de estúdios da Globo, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro. Segun-do Maria Fernanda, estudar o texto de forma menos ortodoxa foi o ponto alto do trabalho. “Eu ficava dentro de uma cabine, de onde falava o texto e recebia instruções de voz, enquanto Cintia, Alessandra e Luíza atuavam do lado de fora. Foi um processo bem diferente, que deu ainda mais sentido ao que foi escrito pela Clarice”, conta Maria Fernanda.

A presença das modelos Cintia e Luiza no elenco surge como parte da forte inspiração de Carvalho nas peças publicitárias dos anos 1950. “Precisava de mulheres que soubessem vender com um simples olhar. Já queria tra-balhar com a Luíza há algum tempo e não fiz teste com a Cintia, a vi em uma página de revista e fiquei encantado pela beleza diferente que ela tem”, exalta o diretor. Estreante, Cintia se-guiu seus instintos e os comandos, enquanto Luíza assume que, pelas críticas do passado, só voltou à TV por conta da confiança no olhar de Carva-

lho. “Resolvi dar minha cara a tapa de novo. Mas agora estou mais madura e satisfeita com meu desempenho”, garante.

Com cenários esvaziados contras-tando com luxuosos figurinos de épo-ca, Correio Feminino abusa das caras e bocas de suas intérpretes. Com exce-ção da narração, o texto de cada uma das atrizes era mínimo. E no proces-so de pós-produção, por sugestão do editor Marcio Haschimoto, foi descar-tado. “Ao ver as primeiras imagens, vi que as personagens falavam mais por seus gestos. A narração já dava conta da mensagem falada. Em termos de imagem, optamos pelas coordenadas do cinema mudo. Sugeri e o diretor comprou a ideia. O resultado é dife-rente e interessante”, analisa Haschi-moto. (Geraldo Bessa/PopTevê)

Divulgação

“Correio Feminino” abusa das caras e bocas de suas intérpretes

Maria Fernanda Cândido será Helen Palmer, a narradora de todas as histórias

Luiza Brunet está mais madura e

satisfeita com seu desempenho

Divulgação

Luiza Dantas/CZN

Page 13: 131026221033sup_Suplemento_27-10-2013

JahuzinhoDomingo, 27 de outubro de 2013

SUPLEMENTO INFANTIL DO COMÉRCIO DO JAHUANO 26 - Nº 1.368

Divulgação

Dentista falados cuidadoscom os dentes

Página 2

Saiba aopinião denossos leitores

Página 3

“Jahuzinho” mostra a importância destes profissionais para manter nossos dentes lindos e saudáveis

Páginas 2 e 3

Viva o dentista!

Page 14: 131026221033sup_Suplemento_27-10-2013

DOMINGO,27 de outubro de 20132 COMÉRCIO DO JAHU

www.comerciodojahu.com.brjahuzinho

Você tem medo de dentista? Se sim, repense! Ele é o pro-fissional que cuida de toda a nossa saúde bucal, como den-tes, gengivas e alguns ossos fa-ciais. Além de tratar de cáries, o dentista é responsável por re-alizar a prevenção de doenças da boca e ensinar a correta hi-giene bucal.

O Dia do Dentista foi come-morado na última sexta-feira.

A higienização bucal correta, desde os primeiros dias de vida da criança, é essencial para evi-tar o aparecimento de cáries. Se-gundo a cirurgiã-dentista Nádia Juliana Devides, se a criança for infectada por bactérias cariogê-nicas, as cáries podem surgir. A longo prazo, as cáries podem pro-vocar problemas de canal e até perda dos dentes.

“Para prevenir as cáries, é ne-cessário escovar os dentes corre-tamente três vezes ao dia e redu-zir consumo de açúcar”, explica a profissional. Ela informa que o uso do fio dental é essencial para a saúde bucal. “O fio dental com-plementa a escovação em regiões que a escova não alcança e previ-ne inflamação da gengiva e cáries entre os dentes”, afirma.

Para bebês que ainda não têm dente de leite, os pais devem fazer a limpeza da gengiva com gazes umidificadas para retirar resquí-cios de leite. Além disso, Nádia recomenda que crianças com até 7 anos de idade usem creme den-tal sem flúor. “O excesso de flúor pode causar fluorese dentária, que são manchas esbranquiçadas nos dentes”, alerta.

Apoio

Nádia acrescenta que os pais devem fiscalizar a escovação dos filhos. “A partir dos 3 anos, os meninos e meninas já podem ir ao dentista regularmente. E a partir dos 5, uma criança bem treinada já pode escovar os dentes sozi-nha”, comenta a dentista. (MO)

Escovação correta ajuda a prevenir cáries

A importância de nossos dentes“Jahuzinho” comemora o Dia do Dentista e mostra como é necessário cuidar de nossa saúde bucal

rulhinho chato dos instrumen-tos do consultório.

De leite

Os dentes são instrumentos muito importantes para o ser hu-mano. Têm capacidade para rasgar, prender e triturar os alimentos, para que os mesmos passem pelo tubo digestivo em tamanhos menores, aproveitando seus nutrientes e faci-litando o processo digestivo.

Os seres humanos têm 32 den-tes. A primeira dentição, no en-tanto, ocorre na infância, quando temos os 20 dentes de leite. De-pois a dentição é trocada, até que todos sejam definitivos. E você, sabe se todos os seus dentes já são definitivos?

O dentista é fundamental para realizar o trabalho preventivo de nossa saúde bucal. Por isso, não deixe de ir ao consultório regu-larmente. Além disso, é indica-do evitar comer doces e tomar refrigerantes todos os dias. Não esqueça também de escovar os dentes sempre após as refeições. Saiba mais algumas curiosidades sobre os dentistas e os nossos dentes e boa leitura! (FF)

A celebração ocorre nesta data porque foi assinado em 25 de outubro de 1884 o decreto que instituiu os primeiros cursos de odontologia no Brasil, que for-mam dentistas.

O dentista é muito importante em nosso dia a dia. Muitas ve-zes, não demos o devido valor a estes profissionais pelo medo de sentir dor durante o tratamento ou até mesmo por causa do ba-

Fotos: Divulgação

Page 15: 131026221033sup_Suplemento_27-10-2013

DOMINGO,27 de outubro de 2013

COMÉRCIO DO JAHUwww.comerciodojahu.com.br 3jahuzinho

Fotos: Carolina Chamaricone

Se divirta lendo a tirinha ao lado e aproveite para deixar o desenho mais colorido! Bom trabalho!

“Já fui muitas vezes e tenho medo de ir ao dentista. Fico assustada com o motorzinho, sinto arrepio quando o escuto. Só de sentar na cadeira começo a tremer. Eu procuro cuidar dos meus dentes, escovando-os quatro vezes ao dia e evito comer muito doce”Ana Laura Possani, 11 anos

Você já foi ao dentista? Tem medo de passar por uma consulta?

“Eu já fui algumas vezes para ver como estava a situação dos meus dentes. Na primeira vez que fui estava com uma cárie e na última vez eu caí da bicicleta, bati meus dentes e não parava de sangrar. Não tenho medo nenhum”Gabriel Fernando Pulido, 10 anos

“Lembro-me que já fui umas quatro vezes ao dentista, e não tenho medo de nada. Acho legal o trabalho dos dentistas, pois sem eles ninguém iria saber se tivesse cáries no dente. Escovo os dentes quatro vezes ao dia para ficar com a boca saudável”Renan Carlos Agostinho, 10 anos

“A primeira vez que passei por uma consulta foi por causa de uma cárie. Eu era pequeninha, e o dentista me deu uma anestesia. Não senti nada e só fiquei olhando para ele. Não gosto do motorzinho, e fico com medo desde quando ele coloca as luvas”Natália Zanatto Minutti, 9 anos

TV Cultura aborda altiplano bolivianoBolívia: o Altiplano é o tema de es-

treia da atração Viajando aos Extremos, da TV Cultura, que vai ao ar hoje, às 17h. O programa abordará sempre locais inóspitos e intocados pelo homem. O idealizador é o fotógrafo estadunidense Art Wolfe, que é apaixonado pela natu-reza e tem mais de 30 anos de carreira.

O altiplano boliviano é a região que concentra a maior parte da população do país, mas abriga também lugares curiosos como o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo. Estima-se que há cerca de 40 mil anos a área do atual deserto de sal fazia parte do gigantesco lago pré-histórico Michin, um gigantesco lago pré-histórico.

Uma das consequências, após o secamento do lago, foi o desenvolvimento do Salar de Uyuni, cuja área é de cerca 10.582 quilômetros quadrados. No altiplano estão localizados também os Payachatas, dois vulcões gêmeos que medem aproxi-madamente 6,3 mil metros de altura cada um.

Foto: Divulgação/TV Cultura

Page 16: 131026221033sup_Suplemento_27-10-2013

DOMINGO,27 de outubro de 20134 COMÉRCIO DO JAHU

www.comerciodojahu.com.brjahuzinho

PARABÉNS!A pequena Gabriela Pizzinato Montanini completou um aninho de vida e os papais Lucas e Natália Mon-tanini fizeram uma linda festa para a princesinha. Gabriela ficou encantada com o bicho de pelúcia da Galinha Pintadinha que ganhou de presente e não desgrudou um minuto sequer dele.

NATUREZASofia Bussolan Martins Oliveira e Elton Baio de Lima sorriem com a linda plantinha que levaram para a casa. A Escola de Educação Infantil Balão Mágico fez uma atividade para despertar o interesse e o amor das crianças pela natureza.

PRIMAVERAAlunos da Associação Casa da Criança de Jaú cele-braram a nova estação com dança, teatro e muita cor, em um ambiente alegre e bem florido, que lembra a primavera.

Divulgação

Arquivo pessoal

Divulgação/Associação Casa da Criança de Jaú

Divulgação/ Escola de Educação Infantil Balão Mágico

ToquinhoInício da carreira1964

Discografia79 discos lançados

Principais sucessos“Aquarela”; “O Caderno”; “Gente tem Sobrenome”; “A Bailarina”; “Herdei-ros do Futuro”; “O Pato”; “Menini-nha”; “Receita de Felicidade”; “Tarde em Itapuã”; “O Filho que eu Quero Ter”; “Ao que vai chegar”; “Bicicleta”; “Criança é Vida”; “Que Maravilha”

BiografiaAntonio Pecci Filho, o Toquinho, nas-ceu no dia 6 de julho de 1946 em São Paulo. Iniciou a carreira em 1964, ao se apresentar em programa de televi-são. Com o passar do tempo, passou a compor as próprias melodias e letras de canções, que o consolidaram como um dos grandes nomes da MPB, bos-sa nova e samba. Um dos fatos mais determinantes na vida do cantor foi a parceria com o poeta e músico Vi-nicius de Moraes: eles iniciaram tra-balho em 1970 e permaneceram em conjunto até 1980, quando Vinicius morreu. Nos dias de hoje, Toquinho faz shows por todo o Brasil.

Ativistas retiram animais de laboratório

Um grupo de cem ativistas resgatou na última semana pelo menos 200 cachorros da raça Beagle de um laboratório em São Roque, interior de São Paulo. Ativistas são pessoas que se preo-cupam e defendem a preservação de alguma coisa. Nesse caso, os ativistas não querem que os animais sejam maltratados e nem sejam usados em testes feitos pelo laboratório.

A raça Beagle (a mesma do personagem Snoppy) é a mais usa-da em testes, por ser um cachorro dócil e de porte médio, além de ser uma raça pura, isto é, sem muitas misturas genéticas.

O Instituto Royal é um local que pesquisa novos produ-tos para a indústria farmacêutica, como remédios que podem curar algumas doenças. No entanto, algumas partes das pes-quisas são testadas em animais, que podem ser sacrificados após os testes. (DA REDAÇÃO)

Link da matéria: http://bit.ly/H58kJT