12 10 2013

52

Upload: orangotoe

Post on 09-Mar-2016

256 views

Category:

Documents


13 download

DESCRIPTION

12-10-2013.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 12 10 2013
Page 2: 12 10 2013

Novidades em estudo

02 | O PRESENTE EDITORIAL TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

Os motoristas do Paraná poderão contarcom novidades em breve. O Governo do Estadoquer apostar em mudanças, a fim de promovermelhorias em aspectos como furtos de carros,clonagem de placa e inadimplência de multase tributos, mas, para isso, está buscando viabi-lizar dois projetos de parcerias público-priva-das (PPPs), os quais devem ser apresentadosno começo do ano.

Um deles cria o sistema de monitoramentode veículos, com chips instalados nos carros. Ouseja, em cada veículo seria instalada placaeletrônica, lacre eletrônico e um “tag”, comchip, para permitir a leiturade dados básicos, como mo-delo do veículo, cor, chassi enúmero da placa. Pórticos,com câmeras de “leitura deinformações”, registrariam apassagem de veículos. Seriapossível também a realiza-ção de blitz usando antenas,que captariam as informa-ções dos veículos e avisaramos policiais sobre avisos deveículo roubado ou de docu-mentação com pendências,como multas e impostos atra-sados.

Como a placa é a certidão de nascimento doveículo, a iniciativa traria inclusive mais se-gurança para os proprietários nas relações decompra e venda. O projeto é interessante,entretanto, ainda não deslanchou porque es-barra, entre outras questões, no lado financei-ro. Empresas estão trabalhando justamentepara possibilitar que a proposta saia do papelsem pesar muito no bolso do contribuinte.

Se de fato se concretizar, a iniciativa terádestaque, pois será pioneira no país. Até omomento nenhum Estado dispõe de um sistemade monitoramento de veículos; o Paraná seriao primeiro e serviria de modelo para outros.

O monitoramento de veículos é uma ideiaboa e se rende à tecnologia. Não há duvida deque auxiliaria o planejamento, a fiscalizaçãoe a gestão do trânsito e da frota de veículos noBrasil, fechando o cerco contra quem nãopaga multas e impostos, por exemplo - noParaná atualmente 50 mil pares de placas sãoinstalados ao mês. Entretanto, há quem temaque os dados possam não ficar somente sob"controle" do Poder Público.

Os principais críticos ao modelo dizem queo projeto não somaria muita coisa, pois oPoder Público já tem instrumentos para fisca-

lizar os veículos. Numa blitz,um policial pode consultar aplaca e a documentação doveículo e identificar os pro-blemas, por exemplo. Alémdisso, grande parte do bom-bardeio contrário pende parao aumento dos custos, que, aoque parece, será "salgado".

A Ordem dos Advogados doBrasil (OAB) inclusive já afir-mou, no passado, que levaria ocaso à Justiça se a medida entrarem vigor, pois entende que violaa privacidade.

Não há dúvida de que háprós e contras, e que as polêmicas irão prevalecer,como já acontece mesmo antes da iniciativa serconcretizada. É por isso que o projeto está demo-rando tanto a sair do papel - já são cerca de seteanos de estudo. A ideia é aprimorá-la cada vezmais. Isso porque, além de rever a possibilidade deficar na mão de uma empresa, detentora da tecno-logia e conhecimento, é preciso descomplicar ocusto. O consumidor já não aguenta mais gastos.

A partir do momento que isso for acessível eviável, é possível que o projeto traga mais benefí-cios do que o contrário. Vamos aguardar para vero que de fato será anunciado e o que o governoainda vai alterar, até colocá-lo em prática.

NATAL É ESPERANÇAUma senhora idosa, chamada Stella Thornhope, lutava

com seu primeiro Natal em solidão. Seu esposo tinha falecidohá um mês como consequência de um câncer lento, masdevastador e fatal.

Vários dias antes do Natal, no Advento, ela se sentiaterrivelmente sozinha. Então decidiu que neste Natal nãodecoraria sua casa.

Dois dias antes do Natal, um jovem tocou a campainha dacasa. Trazia uma caixa em seus braços.

- Você é a senhora Thornhope? Pode assinar aqui, porfavor?

- O que há na caixa? - perguntou a senhora depois deassinar.

O jovem, sorrindo, abriu a tampa, e dentro se encontravaum bonito cachorro.

- Isto é para você querida senhora. Está com oito semanase completamente treinado (o cachorro começou a mexer o rabocom felicidade).

- Quem está enviando este cachorro? - perguntou asenhora Thornhope.

O jovem lhe entregou um envelope dizendo:- Tudo está explicado nesta carta. O cachorro foi adquirido

quando ainda não havia nascido. A intenção era quefosse um presente de Natal para você.

- Mas, quem enviou um cachorro para mim? - perguntou asenhora desesperada.

- Foi seu marido, respondeu o rapaz. Feliz Natal!A mulher abriu a carta que seu esposo tinha escrito três

semanas antes da sua morte e que tinha deixado na veterináriapara ser entregue junto com o cachorro como seu últimopresente de Natal.

A carta estava cheia de palavras de amor, ânimo erecomendações para que seja forte.

A senhora Thornhope secou-se as lágrimas, deixou acarta e pegou o cachorrinho.

Então, pela primeira vez no ano, ela percebeu, pela suajanela, as luzes de Natal na decoração de seu vizinho. Ejustamente nessa hora ouviu no rádio o hino: “Cantai que oSalvador nasceu”.

De repente sentiu uma profunda paz que dominava todoseu ser, e seu coração se encheu de uma alegria maior quea dor e a solidão que estava sofrendo.

- Pequeno companheiro, falando ao cachorro, abaixo nosótão tenho uma caixa que seguramente você vai gostar.Dentro da caixa há uma pequena árvore de Natal com enfeitese luzes que te impressionarão. Também tenho um pequenopresépio. Vamos ver tudo isso!

Mateus 4:16: “O povo que vive na escuridão verá umaforte luz! E a luz brilhará sobre os que vivem na regiãoescura da morte!”.

Deus nos envia sinais de luzes de esperança para lem-brar-nos que a vida é mais forte que a morte. A luz é maispoderosa que as trevas. Deus é mais poderoso que satanás.O bem vence o mal.

Quando chegamos ao final de outro ano, o Natal nosoferece sua esplêndida mensagem: Deus conosco.

Mateus 1:22-23: “Tudo isso aconteceu para que secumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: ‘Avirgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chama-rão Emanuel’, que significa ‘Deus conosco’”.

Jesus, que habitava nos céus, co-igual e co-eterno como Pai e o Espírito, desceu a este mundo.

Jesus respirou o mesmo ar que nós, caminhou por nossasestradas, viveu como um cidadão mais em um pequenopovoado chamado Nazaré. Todos o conheceram como ocarpinteiro, filho de José, mais tarde pregador. Foi pobre,simples, falava a linguagem de seu povo, sentiu nossas dores,conheceu nosso sofrimento, morreu por nossos pecados.

Jesus não rejeitou a nenhuma pessoa, mas compadeceu-se dos pecadores e compartilhou com justos e injustos paratransmitir-lhes a mensagem de salvação e vida nova.

Jesus não veio para nos ameaçar, mas para nos trazeresperança.

Romanos 15:13: “Que o Deus da esperança os enchade toda alegria e paz, por sua confiança nele, para quevocês transbordem de esperança, pelo poder do Espí-rito Santo”.

Neste Natal, quando nos unirmos com a família, amigos ecolegas, que possamos ser instrumentos de esperança e amor.

Feliz Natal!

* O autor é pastor da Igreja de Deus no Brasil deMarechal Cândido Rondon, presidente da Conferên-

cia Latino-Americana de Pastores e regente doConjunto Ecos da Liberdade

[email protected]

O monitoramento de veículos éuma ideia boa e se rende à

tecnologia. Não há duvida de queauxiliaria o planejamento, a

fiscalização e a gestão do trânsitoe da frota de veículos no Brasil,fechando o cerco contra quem

não paga multas e impostos, porexemplo. Entretanto, háquem tema que os dados

possam não ficar somente sob"controle" do Poder Público

Page 3: 12 10 2013

O PRESENTE | 03TERÇA-FEIRA10 DE DEZEMBRODE 2013

Os vereadores dePato Bragado elege-ram, na noite de on-tem (09), durante ses-são ordinária, a novamesa diretiva para agestão 2014. O atualpresidente João ValérioSpecht (PMDB) se des-pede do cargo no finaldeste ano para dar lu-gar ao vereador Del-mar Fincke (DEM). Amesa diretiva é com-posta ainda pelo vice-presidente AdemirMarcelo Kochenbor-ger, 1º secretário Pe-dro Luiz Hinkel e o 2ºsecretário é AdilsonManhabosco.

Comentário do dia“Na minha opinião, os símbolos da corrupção no Brasil, os

emblemáticos, continuam soltos”. Declaração do ministro daControladoria-Geral da União, Jorge Hage.

Novopresidente

Arquivo/OP

Hobby sadioA interdição temporária do aeroporto de Marechal

Cândido Rondon não teria ocorrido pela prática deaeromodelismo no local. A afirmação é de dois prati-cantes da atividade, Gilson Trimpler e Ari Siglinski,que procuraram o Jornal O Presente, ontem (09), parafalar sobre nota publicada na última sexta-feira (06).

De acordo com eles, o grupo de aeromodelismopossui autorização do prefeito Moacir Froehlich, am-parada pela Resolução 207 da Agência Nacional deAviação Civil (Anac), para fazer uso do aeroporto.“Por isso, este não seria um empecilho para a interdi-ção do aeroporto”, afirmam. “Desde 1998 praticamos oaeromodelismo e nunca houve um acidente. Trata-sede um hobby sadio e cumprimos na íntegra a portariada Anac”, emendam.

NOVO VEREADOR EM GUAÍRAA Câmara de Vereadores de Guaíra realizou, no último sábado

(07), sessão extraordinária, ocasião em que foram lidos três projetosde lei de autoria do Poder Executivo. Na oportunidade, foi votadae aprovada por unanimidade a licença do vereador suplente AlécioMoroni. Com isso, foi empossado o segundo suplente, Marcos LuizBeffa (PR), que integra o bloco de situação. Ele deve ocupar acadeira na Casa de Leis por pelo menos 30 dias, período correspon-dente à licença do vereador Getúlio Benites Centurião.

Julgamento hojeO primeiro recurso eleitoral a ser julgado na sessão de

hoje (10) à tarde do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná(TRE-PR), conforme consta na pauta, é o de Medianeira.O julgamento era para ter ocorrido na semana passada,mas foi adiado a pedido dos advogados de defesa.

A ação envolve o prefeito Ricardo Endrigo (PR), a vice-prefeita Delcir Berta Aléssio (PMDB), três vereadores equatro suplentes. O recurso eleitoral é referente àcassação dos diplomas de eleitos das partes envolvidas.

Convite ao PMDBO deputado estadual Caíto Quintana (PMDB),

que teve seu nome sugerido pelo deputado federalAndré Vargas (PT) como possível candidato a vice-governador na chapa a ser liderada pela ministraGleisi Hoffmann (Casa Civil) (PT), se disse “lison-jeado” com a lembrança, mas, mais uma vez, saiuem defesa da candidatura própria do PMDB aoGoverno do Estado.

Caíto destaca que a orientação do direitório naci-onal - o que ficou reforçado no encontro realizado nasemana passada com o vice-presidente da República,Michel Temer - é priorizar a candidatura própria e, senão for possível, buscar uma aliança com os partidosaliados do governo federal, notadamente o PT.

De qualquer forma, avalia Caíto, qualquer com-posição futura passa pela convenção partidária.

ENCONTRO CASUALO governador de Pernambuco e prová-

vel candidato à Presidência da República,Eduardo Campos (PSB), confirmou ontem(09) que teve uma conversa no domingo(08) com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que igualmente deve participar dadisputa ao Palácio do Planalto. Contudo,Campos disse que o encontro em um res-

taurante foi apenas “casual”. Mas quandoperguntado sobre o diálogo durante o jantar,ele desconversou.

O governador de Pernambuco também clas-sificou como “muito importante” o indicativodo PPS de apoio à sua eventual candidatura em2014 e disse que o partido deve ajudar naelaboração de seu programa de governo.

Assembleia da AcimacarA Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) promove,

na próxima terça-feira (17), a partir das 07h30, no auditório da entidade, assembleia geralextraordinária. O encontro visa fazer a prestação de contas da diretoria em relação ao últimoquadrimestre (referente aos meses de agosto, setembro, outubro e novembro), bem como aleitura, apreciação e votação de propostas de alteração do estatuto social da Acimacar.

Vereador Delmar Fincke (DEM)

foi eleito, na noite de ontem

(09), presidente da Câmara de

Vereadores de Pato Bragado

para a gestão 2014

Page 4: 12 10 2013

04 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

ASSEMBLEIA

Aprovado projeto que obriga uso de câmeras em pet shopsTransformação da Appa em empresa pública também é aprovada

A Assembleia Legislativado Paraná (Alep) aprovou emsegunda discussão, ontem(09), o projeto de que lei quepretende tornar obrigatória ainstalação de câmeras de se-gurança em pet shops e clíni-cas veterinárias que prestamserviço de banho e tosa emcães e gatos domésticos.

Se sancionada, a partir dadata de publicação da lei, osestabelecimentos comerciais queprestem tal serviço terão dois

anos para se adaptar às novasregras. Os serviços prestadosaos animais poderão ser acom-panhados pelo dono em temporeal pela internet. A primeiradiscussão da proposta aconte-ceu no início de novembro.

Na justificativa da propos-ta, Rasca explica que a ideiapretende dar maior seguran-ça para os donos dos animaisao disponibilizar as imagens,o que impediria maus tratosdurante a permanência dos

bichos no local.

APPAO projeto de lei do gover-

no que transforma a Admi-nistração dos Portos de Pa-ranaguá e Antonina (Appa)em empresa pública tambémfoi aprovado em segunda vo-tação no Plenário da Assem-bleia ontem. Atualmente, oórgão é uma autarquia, ouseja, mesmo ligada ao go-verno, possui independên-

cia administrativa.Nesta sessão, a proposta

foi aprovada com emenda quetraz a possibilidade de umPlano de Demissão Voluntá-ria (PDV) aos trabalhadoresda Appa.

Na justificativa da propos-ta, o Executivo afirma que alegislação atual determinaque as autoridades portuári-as no Brasil sejam empresaspúblicas ou sociedades de eco-nomia mista. Segundo o go-

verno, a mudança dará maisagilidade e diminuirá as res-trições na atuação da Appa.

Outra alegação é que é pre-ciso corrigir problemas rela-cionados ao quadro funcio-nal do órgão, que, ao longodos anos, geraram um gran-de volume de ações traba-lhistas por desvios de fun-ção. A estimativa é que, nosúltimos 22 anos, a Appa te-nha pagado cerca de R$ 1,3bilhão em indenizações.

Inadimplência avança 3,6%em novembro na região SulA variação mensal de novos

registros de inadimplência deconsumidores foi de 2,3% emnovembro de 2013, desconta-dos os efeitos sazonais, de acor-do com dados nacionais da BoaVista Serviços, administradorado SCPC (Serviço Central deProteção ao Crédito). No resul-tado acumulado de janeiro anovembro, contra o mesmo pe-ríodo de 2012, houve retraçãode 0,1%. Já na comparação dosúltimos 12 meses (dez/12 a nov/13) com os 12 anteriores (dez/11a nov/12), o indicador apresen-tou avanço de 0,1%.

O valor médio das dívidasem novembro foi de R$1.239,sendo 4,47% menor que oobservado em outubro, apósa realização de ajustes de sa-zonalidade e inflação.

Ao longo do primeiro se-mestre do ano, os registros de

inadimplentes mantiveram atendência de queda iniciada nofinal de 2012. Entretanto, osresultados ao longo do segun-do semestre de 2013 apontampara uma desaceleração dessatendência. Isso pode ser justifi-cado pelo arrefecimento dosimpactos das melhores condi-ções de crédito na economiabrasileira e do mercado de tra-balho. Desta forma, a Boa Vistaespera 2013 termine apresen-tando resultados semelhantesaos de 2012 quanto ao compor-tamento da inadimplência.

REGIÕESOs indicadores das regiões

Sul e Sudeste foram os quemais expandiram no últimomês, com respectivamente3,6% e 3,4% - expurgados osefeitos sazonais. Na direçãooposta destacaram-se quedas

nas regiões Norte (-2,0%) eNordeste (-1,0%) na mesmabase de comparação.

Ao confrontar o resultadoacumulado nos últimos 12 me-ses ao período antecedente demesma duração, a região Sudes-te foi a única a apresentar retra-ção (-2,6%). As elevações maisrelevantes ocorreram no Nor-deste (7,4%) e no Norte (5,2%).

VAREJOQuando considerado ape-

nas o setor de varejo, o indi-cador nacional, em novem-bro, apresentou recuo de 1,4%contra outubro, retirados osefeitos sazonais. No acumu-lado em 12 meses o resultadonacional expandiu 0,2% emrelação aos 12 meses anterio-res, com destaque para as re-giões Sudeste (0,9%), Sul(0,6%) e Norte (0,6%).

A presidenta Dilma Rous-seff e quatro ex-presidentesda República embarcaram noinício da tarde de ontem (09)para a África do Sul, ondevão participar do funeral doex-presidente sul-africanoNelson Mandela. Pouco an-tes do embarque, a presiden-ta escreveu em sua conta nomicroblog Twitter que “oEstado brasileiro se une parahonrar Mandela” e que “éuma honra reunir todos osex-presidentes em um objeti-vo comum”. A presidentadisse ainda que a atividadeconjunta é uma demonstra-ção de que “as eventuais di-vergências no dia a dia nãocontaminam as posições doEstado brasileiro”.

Fazem parte da comitivaos ex-presidentes Luiz Iná-cio Lula da Silva, FernandoHenrique Cardoso, Fernan-do Collor e José Sarney.Também integram o grupoo ministro das Relações Ex-

Dilma e ex-presidentes embarcampara funeral de Mandela

teriores, Luiz Alberto Fi-gueiredo, as ministras da Se-cretaria de Políticas de Pro-moção da Igualdade Racial,Luiza Bairros; da Comuni-cação Social, Helena Cha-gas; e o assessor especial paraAssuntos Internacionais daPresidência da República,Marco Aurélio Garcia.

Mandela morreu na últi-ma quinta-feira (6), aos 95anos, vítima de complica-ções pulmonares. Com oslíderes políticos brasileiros,estarão também mandatári-os de todo o mundo.

Hoje (10), será feita umacerimônia nacional em me-mória de Mandela, no está-dio de Soweto, em Johanes-burgo. O corpo do ex-presi-dente ficará exposto na sededa presidência em Pretória,entre amanhã (11) e sexta-feira (13). No domingo (150,Mandela será sepultado naAldeia de Qunu, no Sul dopaís, onde foi criado.

A Justiça no Rio Grandedo Sul decidiu liminarmentesuspender a comercialização,em todo o país, de andadoresinfantis. Ainda cabe recursoà medida, que foi tomada emação civil pública elaboradapela Sociedade Brasileira dePediatria (SBP). De acordocom a SPB, no ano passado,850 crianças de sete a 15 mesesreceberam atendimento mé-dico emergencial por aciden-

Justiça suspende comercializaçãode andadores no país

tes em andadores, sendo 60%delas com lesão na cabeça.

Segundo a SBP o equipa-mento coloca crianças em ris-co de acidentes graves, inclu-sive com morte. Isso porque oandador daria uma mobilida-de inadequada para a etapa devida dos bebês. Em julho des-te ano, o Inmetro realizoutestes com todas as marcas deandadores produzidas noBrasil e reprovou todas elas.

Page 5: 12 10 2013

O PRESENTE | 05TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013 GERAL

Prefeito que piorar Ideb poderá ser punidoTexto da Lei de Responsabilidade Educacional deve ser apresentado amanhã (11), na Câmara

NOVAS REGRAS

Prefeitos de cidades que re-gistrarem piora nos índicesde qualidade da educação po-dem ficar inelegíveis por cin-co anos caso seja aprovada aLei de Responsabilidade Edu-cacional, cujo texto deve serapresentado amanhã (11), naCâmara Federal. O não cum-primento do gasto mínimo deinvestimento na área e de cri-térios sobre infraestruturatambém poderão ser enqua-drados na legislação.

O debate sobre responsa-bilidade educacional ganhouforça recentemente. Emborahaja previsão legal para a ofer-ta de um ensino de qualidade,a inovação que aparece agoraé a de determinar quais serãoas punições. Segundo especi-alistas, depois de décadas deesforço voltado para univer-salização do acesso, é impres-cindível criar mecanismospara cobrar qualidade.

No Senado, o texto do Pla-no Nacional de Educação

(PNE), que pode ir a Plenáriohoje (10), ganhou trecho quefala da responsabilidade degestores em caso de não cum-primento das metas. "A expe-riência ensina que, no Brasil,se não há responsabilização,as metas se transformam emfarsa", disse o relator do PNEno Senado, Alvaro Dias(PSDB-PR).

IDEBJá o texto que deve ser

apresentado na Câmara ama-nhã estipula o Índice de De-senvolvimento da EducaçãoBásica (Ideb) como critério - oque divide opiniões. "Nenhumprefeito poderá permitir o re-trocesso até atingir a meta doPNE", diz o relator, deputadoRaul Henry (PMDB-PE). "Te-mos uma péssima realidadeda educação, e as vítimas nãopercebem que são vítimasporque não há pressão pelaqualidade".

Quase mil municípios, que

representam 17% do total, apre-sentaram retrocesso no Ideb2011 no último ciclo do EnsinoFundamental. O projeto nãoprevê metas para o EnsinoMédio, uma vez que no nessafase o índice é por amostra.

O projeto destaca aindauma série de parâmetros aserem alcançados, que vão daexistência de plano de carrei-ra docente e respeito à Lei doPiso até o atendimento depadrões construtivos das es-colas. A gestão de recursostambém é citada: tanto a com-plementação de gastos na áreapela União como a omissãode prefeituras na adesão deconvênios são passíveis de en-quadramento na lei. A essescasos, caberia ação civil.

"É fundamental esse pró-ximo passo: definir as conse-quências quando o direitosocial não é efetivado", defen-de a diretora da ONG Todospela Educação, Priscila Cruz.De acordo com ela, a lei não

deve ser uma caça às bruxas eprecisa prever excepcionali-dades, como as contingênciasorçamentárias.

Crítica ao projeto, a presi-dente da União Nacional dosDirigentes Municipais de Edu-cação, Cleuza Repulho, diz queé preocupante que a responsa-bilidade caia sobre os ombrosdos prefeitos. "É inválida a ideia

de que o desafio na educaçãonão é de recursos, mas apenasde gestão." A consultora emeducação Ilona Becskeházy dizque é importante criar respon-sabilidade, mas discorda docritério do Ideb.

"A melhor maneira de res-ponsabilizar é expor os prefei-tos que vão mal. Assim se bus-ca a maturidade na sociedade".

Relator do PNE no

Senado, Alvaro Dias:

"A experiência

ensina que, no

Brasil, se não há

responsabilização,

as metas se

transformam

em farsa"

Arquivo/OP

Page 6: 12 10 2013

06 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

FINANÇAS PÚBLICAS

Repasses para oParaná caem desde 2007

Em seis anos, participação paranaense no bolo detransferências federais caiu de 4,55% para 3,56% dos

recursos destinados aos Estados

Presidenta, como anda a construção de moradias pelo

programa Minha Casa, Minha Vida? (*)

Presidenta Dilma: Tenho andado muito pelo país e sei oquanto o programa Minha Casa, Minha Vida mudou a vida demilhões de pessoas. No meu governo, já contratamos 2,065milhões de moradias. Somando com as casas contratadas nogoverno Lula, são mais de três milhões de moradias em todo o país.Desse total, já entregamos mais de 1,4 milhão de casas e aparta-mentos. É por isso que o Minha Casa, Minha Vida é o maiorprograma habitacional da história do nosso país. Estamos aten-dendo famílias que, sem o apoio e os recursos do governo, nãopoderiam nem sonhar em ter a casa própria. E que estão, com oseu esforço também, realizando o sonho de ter casa uma moradiadigna, de ter o seu lar. Vamos contratar a construção de mais 700mil casas até o final de 2014, porque nossa meta é chegar a 2,750milhões de habitações contratadas somente durante o período domeu governo. Estamos trabalho duro e temos certeza de quevamos conseguir chegar a esse número.

Além disso, chegamos, agora em novembro, a 100 mil casascontratadas na zona rural, espalhadas por todos os estados donosso imenso Brasil. Isso mostra que o Minha Casa, Minha Vidaestá chegando aonde nenhum outro programa habitacionalche\gou. São agricultores e trabalhadores rurais que moravam emcasas de taipa, de madeira ou mesmo em casas de alvenaria muitoprecárias, e que agora estão conquistando uma moradia digna. Nazona rural, o Minha Casa, Minha Vida tem regras um poucodiferentes da área urbana: o crédito para a construção ou reformada casa é de até R$ 30,5 mil para a região Norte e de até R$ 28,5mil para o restante do país. As famílias com renda de até R$ 15mil por ano pagam 4% do valor do empréstimo em quatro anos, eo restante é pago pelo governo federal sob a forma de subsídio. Jáas que ganham entre R$ 15 mil e R$ 30 mil por ano têm umsubsídio do governo federal de R$ 7.610. O restante elas pagam.E as famílias que ganham entre R$ 30 mil e R$ 60 mil por ano têmacesso a um juro subsidiado de 7,16% ao ano ao tomar umempréstimo para construir ou reformar a casa própria. Do mesmojeito que ocorre no Minha Casa, Minha Vida das áreas urbanas,sem o subsídio do governo federal, a maioria dos beneficiados dasáreas rurais não teria como pagar o imóvel. No Minha Casa, MinhaVida Rural, os interessados procuram a prefeitura, o governo doEstado ou a sua associação, sindicato ou cooperativa, e essasinstituições levam o pleito do grupo à Caixa Econômica Federal,responsável pelo financiamento. As obras podem ser feitas poruma construtora, ou em um esquema de mutirão ou pelo próprioagricultor. Como o nosso povo é batalhador, em muitos casos, oagricultor vai lá, financia a compra dos materiais e ele mesmoconstrói a casa com ajuda dos amigos.

Temos uma novidade do Minha Casa Minha Vida associada àgestão dos prédios que estamos entregando. Nas cidades, cercade um terço dos imóveis contratados são apartamentos, e a vidaem um condomínio está sendo uma novidade para muitos. Quandomoramos em uma casa, nós mesmos cuidamos do quintal, dojardim, varremos a calçada ou pintamos o muro. Quando mudamospara um apartamento, isso tudo é feito junto com os moradoresdos outros apartamentos, e aí, as decisões precisam ser tomadasem conjunto, e as despesas são compartilhadas. Por isso, quandoa família recebe as chaves dos apartamentos, a primeira coisa afazer é montar o condomínio para manter o prédio bem conservadoe limpo, e dividir os gastos com esses serviços. Foi pensando nissoque fizemos agora uma mudança para melhorar ainda mais oMinha Casa, Minha Vida. O programa vai pagar, durante um ano,empresas especializadas para ensinar os moradores a montar ocondomínio e a organizar suas contas.

Além de realizar o sonho da casa própria para milhões debrasileiros, o Minha Casa, Minha Vida é importante para todo opaís. As obras do programa movimentam toda a economia brasi-leira. Milhões de empregos são gerados, para pedreiros, carpintei-ros, serralheiros, azulejistas e muitos outros trabalhadores. Es-sas obras também movimentam construtoras, fábricas de cimen-to, tijolos, cerâmicas, telhas e material de acabamento. O MinhaCasa, Minha Vida ativa a economia, gera empregos e cria oportu-nidades para todos.

Para perguntar à presidenta Dilma Rousseff, mande sua dúvida

pelo e-mail: [email protected],

informando nome completo, idade, ocupação e município.

A participação paranaenseno bolo de repasses federaispara os governos estaduais temcaído todos os anos desde 2007.Em 2012, o Paraná recebeuR$ 3,284 bilhões em transferên-cias, o que equivalia a 3,56% dasoma de R$ 93,32 bilhões distri-buída às 27 unidades federati-vas. Em 2007, os R$ 2,573 bilhõesrecebidos correspondiam auma fatia de 4,55% de um totalde R$ 69,467 bilhões, em valoressem correção monetária.

O encolhimento se agravouao longo dos nove primeirosmeses de 2013. Nesse período, oParaná ficou com R$ 2,351 bilhõesem repasses, que compreendi-am 3,16% do total de R$ 69,988bilhões. Proporcionalmente, aparticipação do Estado na divi-são ficou mais de um quarto me-nor do que era em 2007.

O levantamento é feito comdados do portal da transparênciado governo federal. Os valoresincluem “encargos especiais”,como são tratadas pelo site astransferências obrigatórias comoas do Fundo de Participação dosEstados (FPE), e repasses pormeio de convênios e parceriasentre órgãos das gestões esta-dual e federal. Não estão incluí-

dos repasses feitos aos municípi-os, nem investimentos e despe-sas diretas executados pelaUnião no Estado - como obras doPrograma de Aceleração do Cres-cimento (PAC), por exemplo.

IMPACTOSe tivesse mantido a fatia de

4,55% dos repasses de 2007 nosanos subsequentes, o Paranápoderia ter recebido pelo menosmais R$ 3,94 bilhões em transfe-rências federais, sem correçãopela inflação. Numa comparaçãodos repasses feitos nos primei-ros nove meses de cada ano en-tre 2007 e 2013, com reajustespelo Índice de Preços ao Consu-midor Amplo (IPCA-Geral), 2013registra o menor volume detransferências para o Paraná.

Nessa análise, o período en-tre janeiro e setembro de 2011teve a maior quantidade de trans-ferências para o Paraná - R$ 3,317bilhões. No mesmo período men-sal de 2012, o número caiu paraR$ 2,493 bilhões e, em 2013, paraR$ 2,351 bilhões, quase R$ 1 bi-lhão a menos do que o registradodois anos antes.

DIVISÃOEm uma divisão das modali-

dades de transferências esti-puladas no Portal da Transpa-rência, entre encargos especi-ais e demais valores repassa-dos por área, os números mos-tram que há avanços no volu-me de recursos repassadospara o primeiro grupo. Semcontar a inflação, os repassesanuais referentes aos encar-gos subiram todos os anos en-tre 2007 e 2012 - começaramcom R$ 1,953 bilhão e fecharamem R$ 2,965 bilhões. O cálculotem como principal variável oFPE. Já a soma das demaistransferências caiu de R$ 1,209bilhão para R$ 319 milhões.

Uma das explicações está nacontagem das transferências re-ferentes à saúde na área de pro-cedimentos de média e alta com-plexidade, que ficava fora da con-ta dos encargos. Até 2011, eramcomputados pelo Portal da Trans-parência valores transferidos poressa ação ao Fundo Estadual deSaúde. Naquele ano, o total derepasses para a ação foi de R$ 686milhões. A partir de 2012, o gros-so das transferências dessa açãodeixou de ser computado paratodos os estados, enquanto osrepasses para prefeituras na mo-dalidade aumentaram.

Redução colabora para dificuldadesfinanceiras, diz secretária

A secretária estadual da Fa-zenda, Jozélia Nogueira, disseque a queda nas transferênciasfederais é “um dos motivos” paraas dificuldades orçamentáriasenfrentadas pelo Governo do Pa-raná. Nas últimas semanas, aPolícia Militar enfrentou cortesde telefone e de combustívelpara viaturas, e obras de prepa-ração para a Copa do Mundoforam paralisadas. “Tudo isso éfruto de uma soma de situações.Mas que a queda nos repassesimpacta, impacta”, disse.

A análise é mais amena quea do antecessor dela no cargo,Luiz Carlos Hauly, que deixou apasta em outubro e costumavafalar em “perseguição” da Uniãoao Paraná. A secretária negouque a queda nas transferênciasesteja ligada à falta de apre-sentação de projetos para con-vênios e parcerias com o go-verno federal. “No Brasil intei-ro não há uma cultura de proje-tos, mas nós estamos nos es-forçando para mudar essa situ-ação”, declarou.

Professor de Direito Finan-ceiro da Universidade Federal

do Paraná (UFPR), Rodrigo Ka-nayama diz que as diferenças nosrepasses são “consideráveis” eque realmente atrapalham a ges-tão das contas estaduais. “Em um

orçamento de R$ 30 bilhões aR$ 35 bilhões por ano, uma dimi-nuição de R$ 1 bilhão atrapalha.É equivalente a todo o orçamen-to anual da UFPR”, compara.

ESTADO DESCE EM RANKING,MAS É O QUE MAIS RECEBE NO SUL

A queda no volume de repasses federais para o Paraná se refletiuna colocação do Estado no ranking de transferências para as 27unidades da federação. Em 2007, o Paraná ficou em sétimo lugar,com R$ 3,163 bilhões em transferências (sem correção pela infla-ção). Nos primeiros nove meses de 2013, aparece em décimo, comR$ 2,351 bilhões.

Nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2012 ficou em nono. Em 2011,teve a mesma décima colocação de 2013. Nas comparações comos demais Estados das regiões Sul e Sudeste, no entanto, a situaçãoé mais favorável.

Em todos os sete anos do levantamento, o Paraná recebeu maistransferências que Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em relaçãoao Sudeste, ficou atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro,Estados bem mais populosos. Esse desempenho se deve, emespecial, aos repasses do Fundo de Participação dos Estados(FPE), composto por 21,5% da receita total dos impostos de Rendae sobre Produtos Industrializados.

Até 2013, o porcentual de participação do Paraná na divisão do FPEé de 2,8832% - 15º maior do país, mas inferior apenas ao de MinasGerais nas duas regiões. A partir de 2016, graças a mudanças nasregras aprovadas pelo Congresso Nacional em junho, a fatia parana-ense deve cair para 2,7205%. Mesmo com as alterações, estimativasapontam que 85% do fundo vai continuar com os estados das regiõesNorte, Nordeste e Centro-Oeste e 15%, com os do Sul e Sudeste.

Page 7: 12 10 2013

O PRESENTE | 07TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013 ESTADO

Governo autoriza apoio noatendimento de dependentes

ÁLCOOL E DROGAS

Para receber incentivo do Estado, Centros de AtençãoPsicossocial e Unidades de Acolhimento regionais devem

ser implantados conjuntamente pelos municípiosÉ urgente rediscutir tarifas e implantar um novo modelo

de cobrança para as futuras concessões.Quando se fala em pedágio no Brasil tem-se a impressão

de que o assunto entrou em pauta há pouco tempo comoresultado de uma disputa política, envolvendo facçõesadversárias. Nada mais equivocado.

O pedágio vem sendo aplicado desde os tempos doBrasil Colônia, especialmente no Paraná. Os tropeirospagavam para cruzar o Estado, vindos do Rio Grande doSul em direção a São Paulo. No nosso litoral os viajantestambém eram cobrados.

A coroa taxava os garimpeiros para registrar o ouro,como no Porto de Registro do Rio Ribeira, e fixava aderrama, imposto cobrado dos “homens-bons”. Era amaneira encontrada para suprir o erário.

À época do regime militar, cobrava-se pedágio apenasna Via Dutra, entre São Paulo e Rio de Janeiro, ainda semconcessão à iniciativa privada. Com a adoção do novomodelo, a partir dos anos 1990, a situação das estradasmelhorou e o custo do transporte, de passageiros e cargas,subiu a alturas estratosféricas.

Mais uma vez jogou-se na mão do usuário o custo demanutenção das rodovias, tarefa para a qual o Estado vemmostrando incompetência histórica. Ele, que já foi capazde construir, hoje não faz nem isso. Não é demais lembrara BR-116 no trecho Curitiba-São Paulo, a Rodovia RégisBittencourt. Em 2014 vamos completar 40 anos do inícioda sua duplicação, ainda não concluída. Uma demonstra-ção significativa da inércia estatal.

Os prejuízos são incalculáveis. Nesses 40 anos, perde-ram-se milhões de reais. Os usuários perderam tempo epaciência. E centenas deles perderam a vida, o que éinsubstituível. E tudo isso envolvendo a principal ligaçãoentre o Sul e o Sudeste do país. É duro reconhecer, masparece que perdemos também a vergonha.

A simples concessão das estradas não resolve todoo problema. Se as rodovias se tornam trafegáveis, comsinalização e maior segurança, seu custo inviabiliza apossibilidade de haver preço competitivo para os produ-tos transportados.

Mais uma vez, todos perdem - à exceção das própri-as concessionárias. Perdem os empresários, perde asociedade, que vai pagar mais caro por aquilo quecompra, perde o cidadão, que vê os postos de traba-lhos se volatizarem.

A solução está em equacionar todas as variáveiscontidas na questão. Penalizar o setor produtivo e apopulação é uma alternativa perversa e pouco inteligen-te, já que o Estado também será prejudicado ao arreca-dar menos impostos.

O Brasil tem enorme dificuldade para construir o queplaneja - isso quando consegue planejar. À boa parte dosadministradores públicos falta foco nos assuntos cruciais.O resultado é que continuamos a seguir o velho e mauhábito de postergar a solução para demandas que semostram inadiáveis.

É urgente rediscutir as tarifas dos pedágios já exis-tentes e, ao mesmo tempo, implantar um novo modelo decobrança para as futuras concessões. Um modelo quecontenha preços razoáveis e se mostre justo para todasas partes envolvidas.

* O autor é presidente do Sistema

Fecomércio Sesc Senac Paraná

PEDÁGIO, MEIA SOLUÇÃO PARAUM PROBLEMA COMPLEXO

O governador Beto Richaautorizou ontem (09) a insti-tuição do Incentivo Financei-ro Estadual para implanta-ção de Centros de AtençãoPsicossocial AD III (Caps) eUnidades de Acolhimento re-gionais. Estas unidades serãoreferência para o atendimen-to às pessoas com necessida-des decorrentes do uso de ál-cool e outras drogas.

Para receber o incentivoos dois serviços devem serimplantados conjuntamentepelos municípios. O valor doincentivo é de R$ 150 mil paraimplantação do Caps AD III eR$ 70 mil para a Unidade deAcolhimento. Além disso, oEstado garantirá o repassemensal de custeio permanen-te de R$ 39,4 mil e R$ 12,5 mil,respectivamente.

Os Caps são serviços desaúde especializados em saú-de mental, onde os pacientestêm acesso a um tratamentomultidisciplinar que busca areinserção social do indiví-duo, sem a necessidade de in-ternação. Atualmente o Esta-do conta com 103 centros narede pública de saúde.

A Unidade de Acolhimen-

to é um serviço complemen-tar ao Centro de Atenção Psi-cossocial. Ela oferece mora-dia temporária e cuidadoscontínuos para pessoas comnecessidades decorrentes douso de crack, álcool e outrasdrogas, em situação de vul-nerabilidade social e famili-ar. É permitido que os paci-entes residam no local poraté seis meses, de acordo como projeto terapêutico.

COFINANCIAMENTO“Com este cofinanciamen-

to, os custos do centro psi-cossocial e da unidade de aco-lhimento regional estarãopraticamente cobertos pelosrepasses estadual e federal.Desta forma, cabe aos muni-cípios se organizarem regio-nalmente para implantar es-ses serviços”, explicou a su-perintendente de Atenção àSaúde, Márcia Huçulak.

Ela enfatiza que sem o In-centivo Estadual os municí-pios esbarravam nas portari-as ministeriais que dificulta-vam a abertura destas unida-des. Isso ocorre porque asportarias determinam a aber-tura destes serviços em muni-

cípios que tenham mais de100 mil habitantes e 80% dosmunicípios paranaenses têmmenos de 20 mil habitantes.

O governo aposta nesteincentivo para ampliar os pon-tos de atenção e melhorar oacesso da população, princi-palmente dos pequenos muni-cípios, a estes serviços. “Quan-do iniciamos o processo deconstrução da rede, tínhamosapenas um ponto de atençãoestabelecido, o leito hospitalar.Agora estamos construindo defato uma rede com a implanta-ção de pontos de atenção espe-cializados e o fortalecimentoda atenção primária”, explicaa superintendente.

“Este é mais um esforçopara estimular a criação denovos serviços. A maioria dosEstados não financia este tipode serviço, nem temporaria-mente. Esperamos que comeste cofinanciamento perma-nente ocorra a abertura depelo menos um Caps AD III euma Unidade de Acolhimen-to em cada região”, explica ocoordenador do Departamen-to de Atenção às CondiçõesCrônicas da Secretaria da Saú-de, Juliano Gevaerd.

Governador Beto Richa autorizou ontem (09) a instituição do Incentivo Financeiro Estadual paraimplantação de Centros de Atenção Psicossocial AD III (Caps) e Unidades de Acolhimento regionais

Arnaldo Alves/ANPr

Page 8: 12 10 2013

08 | O PRESENTE ESTADO TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

PVT

Novo sistema vai facilitar trânsito de produtos entre EstadosSistema facilitador, que será coordenado pela Agência de Defesa Agropecuária

do Paraná, entra em funcionamento na segunda-feira (16)

A Secretaria Estadual da Agri-cultura vai colocar à disposição decomerciantes e produtores ruraisum sistema eletrônico para a emis-são da Permissão de Trânsito Ve-getal (PTV), documentação exigi-da para a comercialização de pro-dutos vegetais entre Estados epaíses. O sistema facilitador, queserá coordenado pela Agência deDefesa Agropecuária do Paraná(Adapar), entra em funcionamentona segunda-feira (16), após trei-namentos de capacitação para osprofissionais habilitados.

A PTV é uma documentaçãoexigida pelo Ministério da Agricul-tura, Pecuária e Abastecimentopara o trânsito de produtos vege-tais entre os Estados e é aplicadasomente a culturas passíveis depragas quarentenárias. No Para-ná, alguns dos principais produ-tos vegetais que entram na lista deexigência são as frutas cítricas,maçã, pera, banana, pinus e soja.

Para a emissão desta permis-são de trânsito, os produtores ecomerciantes devem passar pri-meiramente por outras etapas. Aprimeira delas é o monitoramentoda sua Unidade Produtiva, no casode agricultores, e da sua UnidadeConsolidadora, para comercian-tes, por um responsável técnicohabilitado pela Adapar. O técnicodeve monitorar regularmente o ma-nejo de pragas nas unidades eentão emitir o Certificado Fitossa-nitário de Origem (CFO) e o Certi-ficado Fitossanitário de OrigemConsolidado (CFOC).

Caso os produtos certificadosdestas unidades venham a sercomercializados para outros Es-tados é necessário que o respon-sável técnico solicite junto à Ada-par a PTV. Atualmente, este pro-cesso é realizado apenas pre-sencialmente nas Unidades Lo-cais de Sanidade Agropecuária(ULSA) espalhadas pelo Estado.

Secretaria Estadual da Agricultura vai colocar à disposição de comerciantese produtores rurais um sistema eletrônico para a emissão da Permissão de

Trânsito Vegetal, documentação exigida para a comercializaçãode produtos vegetais entre Estados e países

Hospitais universitáriosbatem recorde em atendimentos

Em outubro deste ano o nú-mero de consultas, cirurgias e to-mografias realizadas no HospitalUniversitário Regional dos Cam-pos Gerais bateu recorde. Os pro-fissionais do hospital, que faz par-te da Universidade Estadual dePonta Grosa (UEPG), foram res-ponsáveis por 2.957 consultas,159 cirurgias e 435 tomografias.

Os números representam au-mentos de 30%, 48% e 95%, res-pectivamente, em relação à mé-dia de atendimento dos demaismeses deste ano. Inaugurado em2010, o hospital foi vinculado aocurso de Medicina da UEPG emjunho deste ano, passando à con-dição de Hospital Universitário.

O número de atendimentostambém cresceu nos outros trêshospitais universitários manti-dos pelo Estado do Paraná. OHU de Londrina, por exemplo,realizou no último mês cerca de300 consultas a mais do que amédia mensal do ano passado.No Hospital Universitário deMaringá (HUM), do começo doano até o fim de outubro o núme-ro de internações aumentou em285 com relação ao mesmo pe-ríodo do ano passado. Já noHospital do Oeste do Paraná(Huop), de janeiro a outubro des-te ano foram realizadas quase80 cirurgias eletivas a mais doque em 2012.

ESTRANGEIROSComo único hospital público

das regiões Oeste e Sudoeste doParaná, com 100% de seus leitosdestinados a pacientes do SUS,o Hospital Universitário do Oestedo Paraná (Huop) chega a aten-der muitos pacientes estrangei-

Com a PTV eletrônica o res-ponsável técnico poderá preen-cher um formulário on-line cominformações sobre a carga a sertransportada, como número danota fiscal, origem e destino dosprodutos e placa do veículo de trans-porte. Caso a solicitação cumpraos requisitos exigidos, ele teráacesso a uma cópia criptografadada PTV autorizada por um fiscal daAdapar para impressão, autorizan-do o transporte interestadual dacarga. O formulário on-line estarádisponível no site da Adapar -www.adapar.pr.gov.br - a partir desegunda-feira.

“Com o sistema informatizadoe a realização constante de fiscali-zações nas áreas produtivas aAdapar fornece credibilidade aoprocesso de certificação e permiteo acesso dos diferentes produtosparanaenses aos mercados naci-onais e internacionais”, destacaMarcílio Martins Araújo, gerente deSanidade Vegetal da Adapar.

Além de reduzir custos de trans-porte a produtores e comercian-tes, que atualmente têm a neces-sidade de se deslocar até 100

quilômetros entre as unidadeslocais, o sistema online traz ou-tros benefícios. Com a facilidadepara emitir a documentação, ou-tros produtores podem se sentirincentivados a comercializar seusprodutos em outros estados e atépaíses. Isto porque para o trânsitodestas culturas para outras na-ções é necessário um certificadoemitido pelo Ministério da Agricul-tura, que exigirá a PVT para darinício ao processo.

Destaca-se ainda que o siste-ma presencial continuará em fun-cionamento. Os produtores e co-merciantes de produtos vegetaispoderão obter a PTV nas Unida-des Locais da Adapar.

O sistema vem a atender umcontrato de gestão assinado en-tre o governador Beto Richa e osecretário estadual da Agriculturae do Abastecimento, Norberto Or-tigara. “O Paraná como grandeprodutor de vegetais vem buscan-do expandir o seu mercado naci-onal e internacionalmente. Era umdos objetivos de gestão do gover-no estadual facilitar este proces-so”, explica Ortigara.

ros, principalmente da Argentinae do Paraguai. Em sua área deatuação estão cerca de dois mi-lhões de habitantes, incluindo oParaná e o Mato Grosso do Sul.

O hospital da Unioeste contacom 165 leitos, ambulatórios deespecialidades, centro cirúrgi-co, centro obstétrico, UTI adulto,pediátrica e neonatal, Unidadede Cuidados Intermediários(UCI), pronto-socorro, diagnós-tico por imagem (hemodinâmi-ca, tomografia computadoriza-da, mamografia, ecografia, en-doscopia e eletrocardiograma),serviço de radiologia e tambémBanco de Leite Humano. No anopassado o hospital realizou qua-se 12 mil internamentos, sendo8.924 de moradores de Casca-vel e 2.742 de moradores decidades vizinhas.

O Centro de Atenção e Pesqui-sa em Anomalias Craniofaciais(Ceapac) do Huop trabalha emcooperação com o chamado Cen-trinho, o hospital de referência notratamento de pacientes com fis-suras labiopalatais, de Reabilita-ção de Anomalias Craniofaciaisda Universidade de São Paulo(USP), localizado em Bauru.

Apesar do pouco tempo deatuação, o Ceapac, que contacom uma equipe multiprofissio-nal, composta por dentistas, mé-dicos, fonoaudiólogos, nutricio-nistas, enfermeiros e assisten-tes sociais, já está desempe-nhando importante papel na re-cuperação de fissurados. “Comesforço e dedicação buscamosnos transformar num hospital dereferência nesse tratamento”, dizo coordenador do Ceapac, pro-fessor Amadeu Tomasin Neto.

Divulgação

Page 9: 12 10 2013

O PRESENTE | 09TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013 POLÍTICA

Vereadores aprovam PPA, LDO e Orçamento de 2014Aprovação ocorreu em primeira discussão e foi por unanimidade. Projetos

vão nortear as ações, projetos e atividades no município

MARECHAL RONDON

Na penúltima sessão ordiná-ria de 2013 na Câmara de Verea-dores de Marechal Cândido Ron-don realizada ontem (09), foramaprovados em primeira discus-são três importantes projetospara o município. Trata-se do Pla-no Plurianual (PPA), que terá vi-gência entre 2014 e 2017, Lei deDiretrizes Orçamentárias (LDO)e Lei Orçamentária Anual (LOA)de 2014, a partir do qual ficamestimadas as despesas e fixadasas receitas para o próximo ano.

Todas as matérias foramaprovadas por unanimidade ereceberam emendas, especial-mente no que se refere à criaçãode um fundo especial do Legis-lativo, com o qual será possívelfuturamente construir a novasede da Casa de Leis. Para seraprovado em definitivo, osprojetos precisarão passar pormais uma discussão.

Em seu pronunciamento, overeador João Marcos Gomes,que preside a Comissão de Fi-nanças, Orçamento e Fiscali-zação, lamentou a baixa par-

ticipação de munícipes em au-diência pública, realizada nasemana passada, que teve ob-jetivo de debater propostas re-lativas ao orçamento do mu-nicípio. “Durante algumas se-manas avaliamos cuidadosa-mente o Plano Plurianual deMarechal Cândido Rondon, aLDO e Lei Orçamentária Anu-al. Trata-se de um importantedocumento que vai norteartodas as ações, atividades eprojetos do Executivo para2014, 2015, 2016 e 2017. So-mente a Associação Comerci-al e Empresarial (Acimacar) sefez presente na audiência pú-blica e, infelizmente, o restan-te da comunidade não compa-receu para propor sugestões,mas em contrapartida cobramuito do Poder Legislativo”,declarou ontem.

Sobre as matérias, João Mar-cos diz acreditar que pode ha-ver alguma dificuldade de mo-nitoramento, futuramente,com o Tribunal de Contas, pelafalta de metas e indicadores no

Primeira discussão e votação do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentáriase Lei Orçamentária Anual ocorreu na sessão de ontem (09)

Maria Cristina Kunzler

projeto apresentado pela pre-feitura. “Este aspecto vai difi-cultar um pouco para que pos-samos fiscalizar e monitorarse o planejamento de MarechalCândido Rondon está sendoefetivamente cumprido. Porexemplo, constam obras noEspaço Rondon, mas não deta-lha o que é o Espaço Rondon e oque será feito. São informaçõesgenéricas apenas”, comenta.

Elmir cobra agilidade na conclusãode obras na Rua 15 de Novembro

O vereador Elmir Port apresen-tou, ontem (09), indicação na ses-são da Câmara de Marechal Cândi-do Rondon. Ele pede ao governomunicipal, por intermédio do Servi-ço Autônomo de Água e Esgoto(Saae), que agilize a conclusão daobra de instalação de novo encana-mento na Rua 15 de Novembro,evitando desta forma maiorestranstornos para a comunidade.

Iniciada há algumas sema-nas, o vereador destaca que aobra está praticamente concluí-

da, faltando apenas a pavimen-tação da vala aberta na rua paraenterrar os referidos tubos. “Ademora na conclusão desta obratem gerado diversos transtornospara a comunidade local, tendoem vista que a chuva gera lamae buracos, comprometendo o trân-sito de veículos e caminhões”,argumenta o vereador.

Ele também solicita, atravésde indicação, que a administra-ção municipal realize obras vi-sando melhorar o escoamento

de águas pluviais na Rua LuizCentenário, localizada no ParqueIndustrial II. De acordo com El-mir, pela falta de galerias há gran-de acúmulo de água da chuvasobre a via, o que traz inúmerostranstornos para as empresas epessoas que todos os dias pas-sam pelo referido local. A suges-tão de vereador é para que a ruaseja pavimentada com asfalto eseja instalada a galeria pluvial, oque resolverá o problema em suaintegralidade.

Page 10: 12 10 2013

“Acredito que pode haver mudança Vereador de Marechal Rondon, que é defensor da manutenção de nove vagas na Câmara, admite que já percebeu alguns colegas con

10 | O PRESENTE POLÍTICA TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

ELMIR PORT

A expectativa é que ocorrana última sessão ordináriadeste ano da Câmara de Ma-rechal Cândido Rondon, nasegunda-feira (16), a segundavotação do projeto que prevêaumentar o número de vere-adores a partir da próximalegislatura. A matéria já foiaprovada em primeira vota-ção na sessão do último dia02, com sete votos favoráveise dois contrários. Por se tra-tar de proposta de emenda àLei Orgânica, é preciso res-peitar o prazo de dez diasentre uma votação e outra.

O vereador Elmir Port temse posicionado contra o au-mento de vagas na Casa de Leisdesde a legislatura passada etem sido defensor da manu-tenção das atuais nove cadei-ras no Legislativo. No man-dato anterior, inclusive, elefoi autor de projeto que fixa-va em nove o número de vere-adores no município.

Em entrevista ao Jornal O

Presente, o vereador reafirmousua posição contra o projeto eexplicou os motivos, bem comodisse acreditar que ainda é pos-sível rejeitar a matéria. Confira.

O Presente (OP): O senhormanteve a sua posição contrá-ria ao aumento do número devereadores da legislatura pas-sada para essa, mas tudo indi-ca que o projeto agora seráaprovado. O que o senhor pen-sa a respeito disso?

Elmir Port (EP): Eu pensoda mesma forma como a maioriado povo, que é contra este aumen-to. Este projeto poderá ser apro-vado, mas eu continuo mantendoa minha postura de ser contra eainda apelo aos colegas vereado-res para que votem contra esteaumento. Este projeto com certezavai gerar mais despesas para aCâmara, não é da vontade popu-lar e não vai mudar nada emrelação à fiscalização do nossomunicípio. Penso que nove verea-dores atuando profissionalmente

e eticamente podem fazer o mes-mo trabalho que 13.

OP: Por que o senhor achaque nove vereadores podemprestar o mesmo serviço que 13?

EP: Pois para isso basta osnove vereadores trabalharem commais independência e com qualifi-cação constante, pois não importa oque somos no dia de hoje, precisa-mos sempre buscar melhorar parao dia de amanhã. Cada um tem odireito e a obrigação de se qualificarcada vez mais. Não quero dizer quehoje os vereadores não são qualifi-cados, mas temos que atuar mais.Além disso, eu não represento ape-nas um segmento da sociedade.Cada vereador representa toda po-pulação, ninguém sabe quem sãoseus eleitores, o voto é secreto.

OP: Esse é justamente oargumento que os favoráveisà proposta defendem, quemais segmentos e localida-des poderiam ter a chance deeleger vereadores com 13

vagas na Câmara, em vezdas atuais nove. O senhornão acha isso importante?

EP: Cada vereador represen-ta o município como um todo.Assim como eu, os outros oitovereadores também representamMarechal Cândido Rondon. Nin-guém tem uma entidade ou umeleitor definido. Se fosse assim, acidade de São Paulo teria de termais de mil vereadores para re-presentar todos os segmentos etoda comunidade. Tenho certezaque os vereadores vão entenderisso. Vamos fazer um apelo vi-sando ainda tentar convencer al-guns vereadores para que nãoaprovem este projeto.

OP: O senhor ficou sur-preso com o número de vere-adores que apoia este proje-to, mesmo depois da publica-ção da pesquisa do Observa-tório Social, a qual apontaque aproximadamente 83%da população são contra o au-mento no número de vagas

na Casa de Leis?EP: Não fiquei surpreso. Pen-

so que deve haver algumas cobran-ças de partidos e companheiros departidos que deixaram estes verea-dores em uma situação um poucodifícil, mas tenho que respeitar.

OP: O senhor sente quehá um constrangimento naCâmara por parte de algunsvereadores que eventual-mente estão votando de for-ma diferente da qual gosta-riam de votar?

EP: Eu percebo isso. Algunsvereadores já se sentiram constran-gidos por terem votado a favor desteprojeto e estão pensando em mudara sua posição. Mas também existeo outro lado, pois precisamos respei-tar a opinião dos sete vereadores,que também representam os muní-cipes. É preciso respeitar, pois trata-se de um processo democrático. Estemesmo processo democrático me dáo direito de, como sempre fui contrao aumento, continuar trabalhandoem defesa da população. Afinal,

Page 11: 12 10 2013

ça de rumo no projeto”83% dos rondonenses, conformemostrou a pesquisa, são contráriosa este aumento.

OP: O senhor então ain-da tem esperança de que du-rante essa semana pode ocor-rer alguma mudança de po-sicionamento de alguns ve-readores que implique na nãoaprovação do projeto?

EP: Tenho ouvido alguns co-mentários e tenho conversado comalguns vereadores que ainda es-tão em dúvida. Acredito sim quepode haver mudança de rumoneste projeto.

OP: O senhor recebeu al-guma pressão do seu partidopara manter a posição contrao aumento de número de ve-readores ou o seu partido estáindependente em relação aeste projeto?

EP: Eu sou do PTB e meupartido está independente. A exe-cutiva do PTB não fez nenhumtipo de exigência, apenas pediu

para avaliar a opinião da popula-ção. E eu estou convicto de que osrondonenses não querem o au-mento no número de vereadores.Meu partido respeita isso.

OP: O senhor não achaque a representação da Câ-mara ficaria mais democrá-tica com mais vereadores?

EP: O processo democráticocom cinco, sete, nove ou 13 verea-dores seria o mesmo. O que mu-daria é que representamos maispessoas com nove vereadores doque com 13. Inclusive é bom re-cordarmos que já tivemos 13 ve-readores em Marechal CândidoRondon, sendo que a mudançapara nove cadeiras no Legislativoocorreu a partir de 2005, ou seja,há três legislaturas. Eu já eravereador naquela época e, portan-to, trabalhei com legislaturas quetinham tanto 13 como nove vere-adores. Percebi que não houvemuitas mudanças na Câmara,embora tenha ocorrido a diminui-ção de vagas na Casa.

gas constrangidos por terem votado contra desejo pessoal e a favor de partidos

O PRESENTE | 11POLÍTICATERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

Vereador Elmir Port: “É bom recordarmos que já tivemos 13 vereadorese não percebi muitas mudanças na Câmara com a nova

composição, que é formada por nove vagas”

Maria Cristina Kunzler

OP: O senhor não achaque esse assunto deveria serdisciplinado por lei federal,definindo o número de ca-deiras para cada Câmara deacordo com a população, enão essa discussão em cadamunicípio?

EP: Acho que isso ainda vaiacontecer, até porque vamos terCâmaras com nove e Câmarascom 13 vereadores em municípioscom a mesma população. Achoque a legislação federal já éfalha em relação a isso. Masem cada município vamos teruma realidade diferente. Aquiem Marechal Cândido Rondon apopulação desde o começo foicontra e continua contra, en-quanto em outras cidades não éassim. Como sou vereador aqui,preciso respeitar o que pensa edefende a população do meumunicípio, que são os meus elei-tores. Cada vereador deve estarfazendo um exame de consciên-cia sobre essa questão e tomar adecisão que achar melhor.

Page 12: 12 10 2013

12 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

MARECHAL RONDON

Réveillon terá atrações musicais e show pirotécnicoMr. Gyn e Donato Garcia animarão a virada de ano no Lago Municipal e em Porto Mendes

Sisteplan é pioneira em operação eletrônica junto ao Banco do BrasilO Banco do Brasil, agência

de Marechal Cândido Rondon,contratou, no último dia 29, aprimeira operação do Paranápor meio do Canal Portal deCrédito no ambiente web. Aproposta foi conduzida pelaempresa Sisteplan - SistemaTécnico Planejamento Agríco-la S/C Ltda, parceira do Bancodo Brasil a partir do convêniode Correspondente Bancário -Agronegócios, e atendeu aoprodutor Lauri de Souza.

O Novo Portal é uma fer-

ramenta que permite a atualiza-ção cadastral dos clientes aten-didos pelo parceiro, bem como acontratação de operações de cus-teio. Esses procedimentos atéentão eram efetuados por meiode aplicativos CMR e CFC, res-pectivamente. No ambiente webas transações são realizadas on-line sem a necessidade de trocade arquivos. O acesso à aplicaçãoé efetivado através do BB Tokenou Certificação Digital.

Para o diretor da Sisteplan,engenheiro agrônomo Luiz Pe-

dro Massignani, esta é umaconquista que beneficiará aosprodutores de forma direta. "Seantes tudo tinha que ser feitodentro da própria agência doBanco do Brasil, agora pode-mos trabalhar as operações daLinha Pronaf no valor dos fi-nanciamentos (custeios e inves-timentos) até R$ 50 mil, aqui nonosso escritório. Nossos clien-tes correntistas do Banco doBrasil serão atendidos de for-ma preferencial, no nosso es-critório e terão seus recursosdisponíveis, com maior agili-dade, sem qualquer custo adi-cional por isto. Com isso, osprocessos que antes demora-vam até mais de 30 dias estãosendo liberados de dois a setedias.", informa Massignani.

PRÊMIO PARA

CLIENTE SISTEPLAN

Por outro lado, a Sisteplandestaca o prêmio recebido pelocliente Claudio Sadi Krampe,que procede suas atividadescom o acompanhamento técni-co da Sisteplan. Ele foi contem-plado recentemente com umprêmio de R$ 40 mil pelo cartãoOurocard Agronegócios.

Dirceu Luiz Tessaro, superintendente regional do Banco do Brasil (BB),Claudio Krampe (ganhador), Sue Liza Saatkamp, gerente derelacionamento do BB, e o gerente geral do BB de Marechal

Cândido Rondon, Manoel Carlos de Lara Franceschi

Fotos: Divulgação

O casal de agricultores Marlene Leifer de Souza e Lauri de Souza,Manoel Carlos de Lara Franceschi, gerente do Banco do Brasil,

Luiz Pedro Massignani, Edson Salles e Elisa Helena Finger Priscila Luana de Souza, atendente da Sisteplan, e o agricultor Lauri de Souza

SISTEPLAN - Fone: (45) 3254-2173 - Av. Rio Grande do Sul, 294 (ao lado do Banco do Brasil) - Marechal Cândido Rondon - PR

Coleta de resíduoseletrônicosocorre quinta-feira em Missal

Será na quinta-feira (12) acoleta de resíduos eletrônicos domunicípio de Missal, a partir deuma realização da administraçãoe da Associação Comercial e Em-presarial (Acimi).

Os pontos de coleta funcio-narão das 08 às 12 horas, noCentro de Eventos, e tambémnas subprefeituras. Serão re-colhidos itens de informáticacomo gabinetes, notebooks, te-clados, caixas de som, monito-res e impressoras, dentre ou-tros assemelhados.

Também serão recolhidosaparelhos de celular, telefonesfixos, sem fio, smartphones eeletrodomésticos como televiso-res, DVDs, CD player, condicio-nadores de ar e outros.

Não serão coletados objetoscomo lâmpadas, pilhas e bateri-as, tubos de imagem, cartuchose toners de impressoras.

A Prefeitura de MarechalCândido Rondon, por meio daSecretaria Municipal de Indús-tria, Comércio e Turismo, estáempenhada em organizar maisuma vez a programação para oréveillon no Lago Municipal etambém no Parque de Lazer eTurismo Annita Wanderer, emPorto Mendes. O objetivo é ofe-recer atrativos aos rondonen-ses nesta data festiva, para quea população não se desloquepara outros municípios.

De acordo com o secretárioda pasta, Guido Herpich, anu-almente o público tem aumen-tado e, neste ano, as atraçõesmusicais prometem atrair no-vamente milhares de pessoasem ambos os locais. Ele menci-ona que desde o início do mês ostrabalhos estão concentradosem organizar uma programa-ção que atenda a todo o públicoe que seja algo diferenciado nomunicípio. “Será um réveillondiferenciado em Marechal Ron-don, com atrações musicais dealto nível e show pirotécnicomaravilhoso. Mais uma vez ire-

mos atender ao público que quervir para a sede do município, noLago Municipal, e também aosveranistas e visitantes que esta-rão em Porto Mendes, no parquede lazer. Esperamos que a popu-lação prestigie esta que será umagrande festa. Desde já convida-mos a todos”, destaca.

A programação contarácom parcerias da iniciativa

privada. Um dos parceirosserá o Sicredi.

ATRAÇÕES MUSICAISCom relação às atrações

musicais, o diretor da Secreta-ria de Indústria, Comércio eTurismo, Claudio Kohler, dizque os nomes já foram defini-dos, sendo eles Mister Gyn, quese apresentará no Lago Munici-

pal, e Donato Garcia, que faráshow no Parque de Lazer Anni-ta Wanderer. “Mr. Gyn é umabanda de destaque nacional, deestilo pop-rock e Donato Garciaé um artista que está despon-tando no estilo sertanejo uni-versitário. Além destas atra-ções, o show pirotécnico deverámarcar o revéillon de MarechalCândido Rondon”, aponta.

Integrantes da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo estão

trabalhando para ajustar os últimos detalhes da programação

Ademir Herrmann

Page 13: 12 10 2013
Page 14: 12 10 2013

ENSINO SUPERIOR

Isepe Rondon entrará com recursopara reverter decisão do MEC

Ministério da Educação suspendeu o ingresso de novosalunos em 26 cursos de graduação do Paraná; curso

da instituição rondonense está entre eles

14 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Jornal do Brasil (@JornaldoBrasil)Centrais rejeitam proposta do Senado sobre direito de greve no

serviço público http://jb.com.br/.ed7t

Dilma abre evento com Bill Clinton destacando controle da inflaçãohttp://jb.com.br/.ed66

Torcida do Atlético previu briga e vetou mulheres e crianças no jogocom Vasco http://jb.com.br/.ed7f

Veja (@Veja)Jogadores podem ser punidos por homenagem a Mandela

http://goo.gl/et6DXN

Fifa critica a selvageria no Brasil - e Dilma quer maior rigorhttp://goo.gl/FSNlC7

Globoesporte.com (@globoesportecom)Para Roger, Flu está pagando pelas contratações e renovações

erradas http://glo.bo/1e0L7qS

GP do Brasil é eleito o mais bem organizado da temporada 2013da F-1 http://glo.bo/1fcQctm

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)#Bahia dispensa Cristóvão Borges e anuncia reformulação no futebol.

Após briga entre torcidas, comandante da PM de Joinville afirma:"Responsabilidade era do Atlético-PR". Assista em: http://ow.ly/rAAho

Em súmula, árbitro diz que policiamento no estádio era suficiente paraAtlético-PR x Vasco.

G1 - Política (@g1politica)"Símbolos da corrupção no Brasil continuam soltos", diz ministro

http://glo.bo/1gjJlkX

Barbosa pede união de tribunais para acelerar uso do processoeletrônico http://glo.bo/1gjGkkO

Estadão (@Estadao)Dilma lamenta violência em estádios e pede criação de "delegacia do

torcedor": http://oesta.do/IB3eFP

Folha Poder (@folha_poder)Comissão de Ética pede explicações a Cardozo por conduta no

caso Siemens. http://folha.com.br/no1382959

Após laudo, Jefferson questiona avaliação de médicos do Inca.http://folha.com.br/no1382948

Marco Aurélio (@marcurelio)Do blog Jesus, me chicoteia

Vasco já tinha perdido mando de campo em outubro. Atlético-PR jáperdeu duas vezes. O que falta pra perceberem que essa punição nãoadianta?

Lancenet! (@lancenet)Fica ou sai? Dida desconversa sobre renovação com o Grêmio -

http://nolance.net/ILWbcV

AD Comunicação (@AD_Comunicacao)Polícia Federal revela: mais de um bilhão foi desviado pelos corruptos.

Gazeta do Povo (@copagov)Messi, Cristiano Ronaldo e Ribéry concorrem à Bola de Ouro 2013:

http://bit.ly/1d4WV6r

Globo Rural (@Globo_Rural)Soja: clima favorece safra, mas influencia aparecimento de doenças

http://ow.ly/rAv7Z

Portal R7.com (@portalR7)Homem chega a 412 kg para livros dos recordes, mas agora luta pela

vida http://r7.com/RD5J #R7

Vídeo acusa Fifa de manipular sorteio da Copa. http://r7.com/hD1l #R7

A Faculdade de Ensino Su-perior de Marechal CândidoRondon - Isepe Rondon aindanão foi notificada, mas já reúneargumentos para entrar comrecurso contra a suspensão dovestibular de Administraçãoemitida pelo Ministério da Edu-cação (MEC). A informação é dodiretor-geral e representanteda mantenedora da faculdade,João Cesar Silveira Portela.

Na última semana, o MECsuspendeu o ingresso de novosalunos em 26 cursos de gradu-ação do Paraná, somando umtotal de 270 cursos com restri-ção no país.

Segundo Portela, o resulta-do apresentado pelo MEC re-presenta uma avaliação reali-zada em anos anteriores, quan-do a instituição estava sob agestão de outra mantenedora.“Os números reportam ao pe-ríodo 2009-2012, que é anteriorà administração do Isepe Ron-don. A falta de investimentosadequados pode ter levado aessa avaliação ocorrida no anopassado”, declara.

Como em 2013 foram rea-lizados vários investimentose adequações, a nota emitidapelo Ministério da Educação

já não representa a condiçãoatual do curso ofertado pelafaculdade. “Em julho desteano solicitamos ao MEC umavisita in loco para avaliar ocurso com as modificaçõesefetuadas. O MEC agendou avisita por duas vezes, mas porquestões internas acabou nãorealizando”, expõe o diretor,lembrando que se ela tivesseocorrido, a nota do curso deAdministração seria outra.

Como o vestibular já foi re-alizado em novembro e não há

qualquer notificação oficial, oconcurso permanece inaltera-do. Agora, haverá prazo pararecurso. “Acreditamos que te-remos tranquilidade em com-provar que estamos totalmen-te regularizados em relação aocurso, pois todas as exigênciasdo MEC foram atendidas”, fi-naliza Portela.

Câmara obtémnovo mandado desegurança contraprefeitura

O juiz da Vara da FazendaPública da Comarca de MarechalCândido Rondon, Pedro Ivo LinsMoreira, concedeu mais uma limi-nar contra a prefeitura rondonen-se, em um processo de mandado desegurança impetrado pela Câmarade Vereadores, para que o PoderExecutivo forneça informações so-licitadas pelo Legislativo, atravésde dois requerimentos de autoriado vereador Marcio Rauber.

O Poder Judiciário foi o caminhoencontrado pelo edil para obter asrespostas, já que a prefeitura nãorespondeu aos ofícios encaminhadosvia Casa de Leis. No primeiro reque-rimento, o vereador solicita informa-ções do Executivo sobre os valoresinvestidos na aquisição de prótesesortopédicas para munícipes rondo-nenses. Já no segundo, trata-se sobreum pedido de informações em relaçãoao pagamento de procedimentos ci-rúrgicos para munícipes, desde 1º dejaneiro até a presente data.

Diretor-geral e

representante da

mantenedora da

faculdade, João Cesar

Silveira Portela:

“Acreditamos que

teremos tranquilidade

em comprovar que

estamos totalmente

regularizados em

relação ao curso, pois

todas as exigências do

MEC foram atendidas”

Arquivo/OP

Page 15: 12 10 2013

TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013 GERAL O PRESENTE | 15

VESTIBULAR DA UNIOESTE

Em Marechal Rondon, 129 faltam no segundo dia de provasAo todo, 1,2 mil candidatos deixaram de comparecer aos locais de provas nos cinco campi da instituição

O segundo dia do ConcursoVestibular 2014 da Universi-dade Estadual do Oeste do Pa-raná (Unioeste), ontem (09), noscinco campi da instituição,transcorreu de forma tranqui-la em todos os locais de provas.Ao todo, 1.251 candidatos dei-xaram de comparecer às pro-vas, o que representa um índicede 9,80%. A Unioeste oferece 34cursos de graduação, em 73 tur-mas, distribuídas pelos cincocampi nas regiões Oeste e Sudo-este do Estado.

Do total de candidatos quedeveriam fazer as provasneste segundo dia, 539 dei-xaram de comparecer emCascavel (10,42% dois inscri-tos), 239 em Foz do Iguaçu (10,27%),240 em Francisco Beltrão (11,77%),129 em Marechal Cândido Rondon(8,29%) e 104 em Toledo (6,25%).

No domingo (08), primeirodia do Vestibular, que neste anoestá sendo realizado em umaúnica etapa, foi registrada abs-tenção de 1.078 candidatos, re-presentando 8,45% dos 12.759candidatos inscritos.

Os vestibulandos estão bus-cando uma das 1.184 vagas, dototal de 2.368 oferecidas para o

Vestibulandos

buscam uma das

1.184 vagas;

outra metade

será destinada a

quem fez o Enem

CULTO AO DIA DA BÍBLIADivulgação

Em comemoração ao Dia da Bíblia, o Conselho de Ministros

Religiosos de Nova Santa Rosa realizou um culto de louvor, no

Centro Cultural Gustavo Fischer, no domingo (08), reunindo

autoridades e cristãos de diferentes denominações religiosas. Além

de palavras de diferentes pastores pregadas ao público, houve

também apresentações de corais do Ministério Ouvir e Crer, das

igrejas luteranas, e o coral masculino da Igreja Luterana São

Mateus.No encerramento da programação foram empossados os

novos conselheiros para o mandato de 2014. O pastor da Igreja do

Evangelho Quadrangular, Wanderlei Olivo, foi empossado

presidente. Como vice-presidente, o pastor João Eugênio Ribeiro

Rosa, do Ministério Ouvir e Crer, e como secretário, o pastor

Cláudio Sievert, da Igreja Evangélica de Cristo.

próximo ano pela Unioeste. Aoutra metade, ou seja, 50% dasvagas, será disponibilizada aoscandidatos que realizaram oExame Nacional do Ensino Mé-dio (Enem) e quem participamdo processo pelo Sistema deSeleção Unificada (Sisu), com ainscrição devendo ocorrer noinício do ano de 2014.

RESULTADOSE INSCRIÇÕES

De acordo com a diretoria deConcurso Vestibular, a divul-gação do gabarito provisóriodeste segundo dia de provasserá feita hoje (10) e do gabaritodefinitivo no próximo dia 18,até as 17 horas. O resultado fi-nal do Concurso Vestibular2013 da Unioeste está previstopara o próximo dia 20.

As matrículas devemacontecer em 23 e 24 de janei-ro de 2014. Para classificadosem segunda chamada, a ma-trícula será no dia 30. As au-las devem iniciar em 12 defevereiro. Mais informaçõespodem ser obtidas pelo [email protected] oupelos telefones (45) 3220-3099e (45) 3220-3100.

Vigora em Toledo desde asemana passada a lei municipalque regulamenta a utilização dasbicicletas elétricas no perímetrourbano do município. De acordocom a lei, para a utilização desseveículo será necessário ter es-pelhos retrovisores, de ambosos lados, farol dianteiro, de cor

branca ou amarela, lanterna decor vermelha na parte traseira,velocímetro, buzina, pneus queofereçam condições mínimas desegurança, uso de capacetes, uti-lização de refletores e idademínima de 16 anos.

A regulamentação, de acor-do com o secretário de Seguran-ça e Trânsito, Paulo dos Santos,já é cobrada pelos agentes detrânsito municipais. “Já que te-mos essa lei em vigor, os guar-das municipais já estão cientes etêm a obrigação de fiscalizar asbicicletas elétricas no circuitourbano. Caso estejam fora dalei, serão recolhidas e entreguespara o condutor somente depoisque forem regularizados os itensem desacordo”, alertou.

As normas respeitam as de-terminações do DepartamentoNacional de Trânsito (Denatran)e a expectativa é de que as no-vas regras permitam que os ve-ículos trafeguem em ciclovias eseus condutores não precisemde habilitação específica. Parao prefeito Beto Lunitti, a lei san-cionada vai proteger o cidadãoe promover a segurança de to-dos que trafegam pelas vias pú-blicas municipais. “Toda a regu-lamentação visa promover avida das pessoas. As bicicletaselétricas têm um espaço ade-quado, como ciclovias e ciclofa-xias, para circular. As medidasauxiliam ainda mais seus con-dutores e outros usuários dospasseios públicos”, comentou.

Toledo regulamenta uso de bikes elétricas

Divulgação

Page 16: 12 10 2013

Segundo eles, o plano é fun-damentado em leis federais e foiseguida uma cartilha para suaelaboração. “Ele estabelece asdiretrizes que o município deveseguir objetivando a universali-zação do saneamento básico”,salientam.

O documento abrange quatroeixos: abastecimento de águacom qualidade, coleta e trata-mento de esgoto, drenagem ur-bana e ainda coleta e destinaçãode resíduos sólidos.

Para estabelecer pontos departida, o primeiro passo foi rea-lizar um diagnóstico dos diferen-tes setores. “A partir do cenárioatual se elaborou o prognóstico,estabelecendo as medidas quedevem ser implementadas”,menciona Silvana.

O plano de ação e execuçãocomporta quais projetos devemser desenvolvidos para se alcan-çar a universalização, incluindoestimativas de valores financei-ros a serem empregados nas

ações. “A projeção é que em 20anos será necessário investir emtorno de R$ 200 milhões na áreade saneamento básico em Mare-chal Cândido Rondon”, declaraGrilo. A perspectiva de valores énecessária tendo em vista que asreceitas são provenientes de ta-rifas, complementa.

EXECUÇÃOO diferencial do documento é

que ele foi encarado como umplanejamento comunitário, envol-

vendo a população a partir de 20reuniões já realizadas, em dife-rentes localidades do município.“Além do enfoque técnico, nesseprocesso também foi ouvida acomunidade”, reforça Silvana. Jádurante a conferência será apre-sentado o resumo geral do plane-jamento.

Ela ressalta que o plano nãoserá um documento de gavetapara atender à legislação. “O Pla-no Municipal de SaneamentoBásico será encaminhado pelo

Poder Executivo, na forma deprojeto de lei, à Câmara de Vere-adores, para ser aprovado e pos-teriormente executado”, pontuaa diretora.

O documento ainda estaráinserido na Política Municipal deSaneamento Básico, que seráinstituída pelo Legislativo. Pre-vista em lei, a revisão do planodeverá ocorrer até no máximo acada quatro anos.

Conforme Grilo e Silvana,para auxiliar na execução, o pla-no ainda dispõe de indicadoresde desempenho, nos quais osagentes envolvidos (prestadoresde serviço de água, resíduos edrenagem) poderão se basearpara conferir o correto andamen-to das medidas adotadas, con-forme preconiza o SistemaNacional de Informações de Sa-neamento (Snis). “A partir des-ses indicadores será possívelavaliar a eficiência das ações parase chegar às metas”, acrescen-tam, lembrando que, desta for-ma, na hipótese de qualquer des-vio será possível promover umaação corretiva facilmente.

ÁGUANa fase de levantamento para

traçar o diagnóstico atual do se-tor de água, segundo os direto-res, houve o apontamento de maispontos fortes do que fracos. “Nósdo Saae ficamos bastante satis-feitos com essa constatação.Além disso, em relação aos pon-tos fracos, observamos que eramfatos que já tínhamos identifica-do e alguns, inclusive, estão en-caminhados para resolução”, afir-mam Grilo e Silvana.

O maior problema do setor

Obem-estar físico e so-cial de uma populaçãorequer cuidados, espe-cialmente na área de

prevenção. Um dos setores maisimportantes para promover a saúdedas pessoas é o de saneamento bási-co. Por este motivo, cidades de todoo país estão voltadas para a elabora-ção do Plano Municipal de Sanea-mento Básico, que tornou-se umaexigência legal a partir de 2014, sobpena das cidades não terem maisacesso a recursos federais.

O município de Marechal Cân-dido Rondon é um dos poucos daregião Oeste do Paraná que jáestá com o seu plano finalizado,após um trabalho de praticamen-te um ano de elaboração e debatecom a sociedade.A partir das 19 horas de hoje

(10), o documento será apresen-tado à população durante a rea-lização da Conferência Munici-pal do Plano de Saneamento Bá-sico. O evento é aberto ao públi-co em geral e ocorrerá na Câma-ra de Vereadores.

De acordo com o diretor-executi-vo do Serviço Autônomo de Água eEsgoto (Saae), Luiz Carlos Grilo Li-rio, e a diretora do DepartamentoTécnico, Silvana da Silva Ramme, odocumento consiste em um planeja-mento estratégico de ações a seremdesenvolvidas ao longo dos próxi-mos 20 anos para se alcançar as metasestabelecidas pelo Ministério da Saú-de: de oferecer 100% de saneamentobásico para a população.

Page 17: 12 10 2013

de água em Marechal Rondon é odéficit de reservação. “Quandofalta água em algumas regiõesda cidade geralmente não é por-que não tem água, mas sim por-que não há reservação suficien-te”, comentam. O Saae já tinha seantecipado em relação a essacarência, pois dispõe de projetopara ampliar a capacidade dereservação, inclusive com a pers-pectiva de atendimento da popu-lação para os próximos 20 anos.

De acordo com Grilo, a esti-mativa de crescimento popu-lacional com base em dados doInstituto Brasileiro de Geografiae Estatística (IBGE) é de que em2033 Marechal Rondon terá apro-ximadamente 65 mil habitantes,sendo que atualmente conta comcerca de 49 mil.

Outra necessidade identifica-da para o município é a automa-tização do sistema de abasteci-mento de água. Uma central deoperações deverá aumentar aeficiência do atendimento à po-pulação, já que os operadorestrabalharão com dados mais fi-nos, podendo intervir de formamais imediata no serviço presta-do. Outro benefício da automati-zação é a redução do gasto comenergia elétrica.

Uma das peculiaridades deMarechal Rondon é o alto consu-mo de água, em comparação aoutras cidades. Conforme Silva-na, a bibliografia aponta que ummunicípio com característicassemelhantes deveria consumirem média cerca de 150 a 180litros de água por habitante/dia.

“Já em Marechal Rondon se con-some em média 255 litros de águapor habitante/dia. Significa queprecisamos de muito mais águatratada, reservada e tambémmais tratamento de esgoto”, ilus-tra a profissional.

ESGOTOQuanto ao esgotamento ur-

bano, o município planeja colocarem operação o serviço de coletana região da cidade onde já existea rede, além de ampliá-la para asdemais áreas da cidade. “Inicial-mente é preciso fazer as ligaçõesdas edificações ao sistema paracomeçar a coleta de esgoto eposteriormente dar continuida-de na implantação da rede”, ex-planam os diretores do Saae.

Ainda estão entre os traba-lhados a serem desenvolvidos arealização de campanhas deconscientização para evitar amistura de água pluvial à redede esgoto.

Está prevista ainda a ampli-ação das lagoas de tratamentode esgoto, já que as existentesatualmente não serão suficien-tes para uso no decorrer dospróximos 20 anos. “As lagoashaviam sido projetadas consi-derando um volume de 80% emrelação a uma vazão de águade 150 l i tros/habitante/dia.Como o consumo real de águaé maior, reduziu-se a vida útildas lagoas”, justifica Silvana.

DRENAGEM URBANAO conceito mais antigo so-

bre a drenagem urbana era deque se deveria canalizar a águada chuva para despejá-la dire-tamente em rios e córregos. Po-rém, a água pluvial que cai noasfalto acaba carregando sujei-ra, lixo, graxa, podendo conta-minar os rios. Já o novo concei-to, conforme Silvana, indica queas áreas urbanas absorvamparte da água da chuva, sejapara o reuso, seja para infiltra-ção no solo. “Essa é uma visãode sustentabilidade e preserva-ção do meio ambiente”, ressal-ta. Essa forma de lidar com aágua pluvial já foi incorporadaàs leis a partir do Plano Diretore é retomada no Plano Munici-pal de Saneamento.

“Durante as reuniões que fi-zemos, ficou muito proeminen-te a necessidade de implanta-ção de galerias nas sedes urba-nas dos distritos. Na cidade,também existem pontos concen-trados que precisam de melho-

rias para escoar a água”, frisaSilvana. Ainda foi identificadoque será preciso treinar equi-pes para garantir que as galeri-as permaneçam desobstruídaspara executar a sua função, bemcomo realizar ações de consci-entização populacional.

RESÍDUOS SÓLIDOSO manejo de resíduos sóli-

dos é tido como o maior desafiopara Marechal Cândido Rondon.Mesmo dispondo de um aterrosanitário, constatou-se no le-vantamento que o problema é afalta de separação do lixo reci-clável e orgânico, o que reduzsensivelmente a vida útil do ater-ro. “Nos encontros que realiza-mos na sede e no interior, osparticipantes se mostram sen-síveis em relação à necessida-de de ampliar a separação, areciclagem e a destinação cor-reta dos resíduos”, relata Silva-na, reconhecendo a necessida-de de desenvolver campanhaseducativas. Ela acrescenta que,quando se mistura lixo orgânicocom materiais recicláveis, es-tes perdem o valor comercial,deixando de ser destinados parareaproveitamento.

Outro ponto fraco é a efici-ência do sistema de coleta,aponta a diretora. “O volumede resíduos é muito grande.Portanto, será necessário am-pliar o número de células noaterro sanitário. Por outro lado,também será preciso reduzir ovolume de lixo enviado paralá”, pondera Silvana.

Melhorias na coleta de reci-cláveis e nas instalações do bar-racão de triagem da Cooperagirtambém estão previstos no pla-no, assim como a possível ampli-ação do contingente humano paraexercer a atividade. Estudar me-lhor a composição do lixo seráoutro passo importante: a inten-ção é analisar quanto por centodo lixo é resíduo sólido, quanto éúmido e como podem ser apro-veitados, sendo uma das alterna-tivas a compostagem.

Melhorias e maior divulga-ção do Ecoponto para outros ti-pos de descartes também fa-zem parte do planejamento.

O Plano Municipal de Sanea-mento Básico de Marechal Cândi-do Rondon, que prevê a elabora-ção de projetos com dados geor-referenciados, foi elaborado comrecursos federais obtidos, a fundoperdido, junto à Fundação Nacio-nal da Saúde (Funasa).

Page 18: 12 10 2013

18 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

Distrito contará com servidores, quatro caminhões, uma motoniveladora,

um rolo-compactador, uma escavadeira hidráulica e uma pá-carregadeira

Prefeitura anuncia interiorização em Alto Santa FéNOVA SANTA ROSA

O Programa de Interiori-zação proposto pela Prefei-tura de Nova Santa Rosa,por meio da Secretaria deAgricultura, Meio Ambientee Infraestrutura, seguirá nasegunda-feira (16) para o dis-trito de Alto Santa Fé, ondeserão intensificados os tra-balhos de melhorias nas es-tradas principais e vicinaisem diversas linhas do distri-to, bem como carreadores.“Desde o início do ano de2013 nós implantamos o sis-tema de interiorização, issopara bem atender o produtorrural e toda a população dointerior de nosso município.Iniciamos esse trabalho pelodistrito de Planalto do Oeste,

Marcos Elieser

Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura,

vice-prefeito Ademar Bloch: “Vamos trabalhar intensamente para

atender as prioridades dos agricultores do distrito de Alto Santa Fé”

contemplando também as li-nhas ao redor do distrito.Posteriormente, passamos aodistrito de Vila Cristal e aslinhas ao seu entorno, asquais estamos finalizandoagora. A partir do dia 16,estaremos atendendo o dis-trito de Alto Santa Fé e tam-bém as linhas que são próxi-mas àquele distrito. Dessaforma, fecharemos o anoatendendo praticamente atotalidade de produtores ru-rais de nosso município”,salienta o prefeito RodrigoFernandes.

EQUIPEDe acordo com o vice-pre-

feito e secretário de Agricul-

Palotina abre programação do Natal Encantado 2013Uma grande festa mar-

cou, na noite de domingo (08),a abertura da programaçãodo Natal Encantado 2013 emPalotina, cujos atrativos pros-seguirão até o final do mês comdiversas atividades na PraçaAmadeo Piovesan. Milharesde pessoas prestigiaram aabertura e acompanharamapresentações culturais. Achegada do Papai Noel, trazi-do pela Sicredi Vale do Piquiri,foi um dos momentos maismarcantes e atraiu a atençãodas crianças. O prefeito Juce-nir Stentzler e o vice-prefeitoChico Brum entregaram a“chave simbólica” da cidadedesejando as boas-vindaspara o Noel.

Para receber o público du-rante o Natal Encantado, aPraça Amadeo Piovesan re-cebeu ornamentos especiais.O projeto também contem-plou a colocação de ornamen-tos nas avenidas PresidenteKennedy e Independência.Durante a abertura, o prefeitoJucenir Stentzler ressaltou quehouve um grande empenhopor parte das equipes envol-vidas para que fossem coloca-dos os enfeites e também pre-parada a programação cultu-ral. “Obrigado a todos que es-tão envolvidos com estas ati-vidades que vão atrair a aten-ção da população e visitantes.O objetivo é que possamos re-fletir sobre o verdadeiro sen-tido do Natal”, destaca.

A abertura contou comapresentações feitas pelas cri-anças do Coral Vozes do Céu,

tura, Meio Ambiente e Infra-estrutura, Ademar Bloch, odistrito contará com servi-dores, quatro caminhões,uma motoniveladora, umrolo-compactador, uma es-cavadeira hidráulica e umapá-carregadeira. “Neste anode 2013, foram entregues 2,3mil cargas de cascalho. Co-meçaremos em Alto Santa Féna próxima segunda-feira evamos trabalhar intensa-mente para atender as priori-dades dos agricultores dodistrito”, enfatiza Ademar.

A interiorização atendeuo distrito de Planalto do Oes-te e está em fase de conclusãoem Vila Cristal, passando nodia 16 para Alto Santa Fé.

do Caic; e também alunos dasescolas municipais Percicoti eMonteiro Lobato. A fanfarra doCemic também fez parte da pro-gramação cultural, que foi en-cerrada com o “Auto de Natal”,sob a coordenação do professore diretor de teatro Alexandre

PROGRAMAÇÃO

Dia 13 - Sexta-feira20h00 Coral Municipal São Pedro - Igreja de Vila Paraíso20h30 Caravana de Natal 2013 da Coca Cola21h30 Show com Marcos Paulo e AlexDia 14 - Sábado20h00 Natal Encantado do ParanáDia 15 - Domingo19h30 Chegada do Papai Noel19h30 2º Encontro de Bateristas (inscrições: Biblioteca Municipal ena Academia Musical Johan Sebastian Bach)Dia 16 - Segunda-feira20h30 Chegada do Papai Noel21h00 Show Novo Trio - MaringáDia 17 - Terça-feira21h00 Papai Noel da Acipa21h30 Show com Banda ConviksonDia 18 - Quarta-feira21h00 Papai Noel do Rotary Clube Palotina21h30 Programação Nova Rádio Cultura

PROJETO AÇÃO NATALValores locais - música gospel

Dia 19 - Quinta-feira21h00 Papai Noel do Rotary Clube Palotina Pioneiro21h30 Show de Viola Caipira com Fãs da ViolaDia 20 - Sexta-feira20h00 Banda Municipal nas ruas e avenidas21h00 Papai Noel: RCC Motos e Rádio Continental, site ON121h30 Programação Rádio Continental, site ON1Apresentação de valores locais com músicas e cantosDia 21 - Sábado20h30 Chegada do Papai Noel20h30 às 22h00 Musical “Celebrando Jesus” - 1ª Igreja Batista22h00 às 23h30 Espaço GospelDia 22 - Domingo19h30 Grupos e bandas de música local (Inscrição na BibliotecaMunicipal)19h30 Papai Noel: Piratas do Chão BatidoDia 23 - Segunda-feira21h00 Chegada do Papai Noel21h30 Tributo a Raul SeixasDia 31 - Quarta-feira00h00 Show de Fogos da Virada 2013/2014

Prefeito Jucenir Stentzler e o vice-prefeito Chico Brum entregam

a chave simbólica de Palotina ao Papai Noel

Helfer. Por sua vez, o pastor Hil-ton Rogério e o ministro da Igre-ja Católica Jandir Rosso proferi-ram mensagens religiosas.

O Natal Encantado é umainiciativa da prefeitura, pormeio das secretarias municipais,e conta com apoio da Acipa.

Praça ficou lotada para abertura da programação

Fotos: Divulgação

Page 19: 12 10 2013

ÁRIES: Renove as espe-ranças e a consciência deque tudo o que acontece épara a sua evolução. Estu-dos, viagens e autoconhe-

cimento estão enfatizados.

TOURO: Desapego e liber-tação de antigas pautas decomportamento são neces-sidades evolutivas agora.Percepção intuitiva da rea-

lidade estimulada.

GÊMEOS: Importante es-tar atento à intuição, àsensibilidade e promovera expansão de suas rela-ções. Evite excesso de

expectat ivas.

CÂNCER: O ciclo atual serefere à expansão no modocomo você trabalha e vi-vencia o cotidiano. A intui-ção é aliada para perceber

os rumos que deve adotar.

LEÃO: Sentimentos, inti-midade e questões afeti-vas estão em pauta atual-mente. Hora de ampliar omodo como concebe e vi-

vencia o amor e os sentimentos.

VIRGEM: Relacionamen-tos e questões familiarespodem entrar em choqueagora. Esteja mais consci-ente de suas relações e de

suas bases e alicerces emocionais.

LIBRA: Hora de aplicar naprática as teorias, conheci-mentos e interesses queexpandam o trabalho. Ra-zão e intuição devem atuar

em harmonia.

ESCORPIÃO: Tenha cuida-do com excessos que levema prejuízos financeiros, ten-tando compensar carênciasemocionais. A criatividade e

os talentos estão estimulados.

SAGITÁRIO: Este é o mo-mento do ano mais propíciopara fazer crescer o que éimportante para você. Umanova situação emocional

pode começar a se desenvolver.

CAPRICÓRNIO: Fase mui-to importante para o seudesenvolvimento espiritu-al e cultural. Questões sig-nificativas ocorrendo nos

bastidores, em silêncio ou sigilo.

AQUÁRIO: Expressão deseus talentos em projetosque envolvem outras pes-soas. Para que haja expan-são de horizontes é preciso

que confie em seus potenciais.

PEIXES: Tenha cuidadocom a tendência a exage-ros, imprudências e exces-so de expectativas. Belomomento para se sintonizar

com o que lhe trará progresso.

TORTA

SALGADA

DE FRANGO

Modo de preparo:Recheio: refogue o frango com alho e cebola, não deixe queimar. Junte

o molho e dê uma fervida, misture o requeijão, o milho e a ervilha. Reserve.Massa: no liquidificador, coloque os ovos, o leite, a farinha, o óleo e bata.Por último coloque o queijo ralado e o fermento, bata de novo até ficar naconsistência de um creme. Coloque metade da massa em uma formauntada com óleo e farinha de trigo. Coloque o recheio espalhado. Por cima,o restante da massa. Asse por aproximadamente 50 a 60 minutos.

Ingredientes:3 ovos2 copos de farinha de trigo1 e 1/2 copo de leite1/2 copo de óleo ou azeite1 colher de chá de sal2 colheres de sopa defermento3 colheres de sopa dequeijo ralado parmesão

RELAÇÕES DIPLOMÁTICASHá alguns anos, o presidente do Brasil foi visitar o

presidente da Bolívia. Chegando lá, o presidente do Brasilcomeçou a apresentar os ministros que o acompanhavam:

- Este é meu ministro da Fazenda, este da Educação,este dos Esportes, e este da Saúde.

Então o presidente da Bolívia começou:- Este é o meu ministro da Fazenda, este da Marinha…Nem acabou de dizer isto, e o presidente do Brasil

começou a rir.- O que foi? - perguntou o presidente da Bolívia.E ele respondeu:- É que você tem ministro da Marinha e nem tem mar!- Olha, fique quieto! Quando você me apresentou os

ministros da Saúde e da Educação eu não ri…

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

Recheio:500 g peito de frango cozido edesfiado ou em cubos pequenos2 dentes de alho esmagados1 cebola picada1 lata de milho e ervilhamolho de tomate de sua preferênciatemperos a gosto2 colheres de sopa derequeijão

COLEGAS DE TRABALHOEncerrado o expediente, o sujeito quer relaxar e bater um papo

com os colegas de trabalho.- E se a gente fosse à sua casa assistir a um jogo e tomar umas

cervejas? - sugere um deles ao rapaz.- Bem... por mim, pode ser. Mas preciso assistir a com a patroa...O homem pega o celular e disca o número da sua casa.

Quando atendem, ele pergunta:- Querida, o que você acha de eu levar uns amigos para jantar

em casa hoje à noite?- Acho ótimo, meu amor. Ficarei felicíssima se os trouxer.Os dois ficam mudos por alguns segundos. Até que o sujeito conclui:- Desculpe... Devo ter ligado para o número errado.

TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013 VARIEDADES O PRESENTE | 19

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

TERÇA-FEIRA (10)*○

Anita e Ben finalmente revelam queestão juntos, e Sofia fica abalada. Ronal-do e Vera não aceitam o namoro de Bene Anita. Pedro não consegue encontrarprovas contra Antônio, e Bruna choracom o presente destruído. Os alunos daescola gravam uma briga entre Anita eSofia. Luciana se disfarça e decidedeixar o Grajaú, mas é reconhecida porPablito. Flaviana, Drica e Bruna pegamos celulares dos colegas para impedirque a cena da briga de Sofia seja divul-gada na internet. Tita questiona Hernan-dez e Vera sobre a proibição do namoroentre Ben e Anita. Pablito afirma a Luci-ana que perseguirá sua família.

JOIA RARAMatias e Celina se afastam ao

ouvir a voz de Kléber. Heloísa tentadescobrir com Priscila por que Lili pro-curou André. Celina tenta convencerKeila de que Kléber não tem uma aman-te. Marlon fica constrangido com asindiretas de Angelique. Tereza se in-comoda com o entusiasmo de LC emrelação a Paulinha. Sandra pede paraOsvaldo tentar descobrir algo sobre otrabalho de William. Rita e Selma bri-gam com Fátima por causa de João eJosé. Kléber não deixa Keila se apro-ximar dele. Rafa é o primeiro a comple-tar a prova. Berenice e Lili tambémchegam à linha final dentro do prazo.

AMOR À VIDANinho sente ciúme de Aline e Cé-

sar, e Mariah discute com ele. Valdire-ne pede para Carlito pagar a sua pas-sagem para o Rio de Janeiro. Natashadispensa Thales. Aline deixa Césarconfuso. Carlito leva Valdirene à rodo-viária. Atílio entrega a Lutero o prontu-ário de Luana. Aline leva a procuraçãode César para Silvia. Amarilys e Eronsaem escondidos levando Fabrício, eAdriana avisa a Niko. Silvia não aceitao caso de Aline e indica Jonas paracuidar do pedido dela. Lutero comentacom Paloma que acredita que Glaucepode ter causado a morte de Luana.Niko procura Eron no hospital.

ALÉM DO HORIZONTE○

MALHAÇÃOManfred diz a Franz que ama

Amélia. Hilda se sente insegu-ra com a presença de Gaia.Manfred tenta atropelar Franz.Cícero avisa Gertrude que Síl-via esteve em seu bar fazendoperguntas sobre Catar ina.Franz reclama de Manfred paraErnest e pergunta qual é a li-gação entre os dois. Gaia dei-xa Hilda assustada ao avisá-la de que vai lutar por Toni.Franz pergunta a Manfred porque ele o odeia tanto.

Page 20: 12 10 2013
Page 21: 12 10 2013

O PRESENTE | 21TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013 ESPECIAL

Page 22: 12 10 2013

22 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

PROGRAMA FEDERAL

Médico cubano é apresentado em Pato BragadoLuis Francisco Duvergel Kindelan, de 49 anos, é clínico geral, especialista em ecografia e traumatologia

A administração de PatoBragado promoveu ontem(09), na sala de reuniões daprefeitura, solenidade deapresentação do médico cu-bano Luís Francisco Du-vergel Kindelan, que chegaao município por meio doprograma Mais Médicos, dogoverno federal. O ato con-tou com autoridades doExecutivo e Legislat ivo,

além de colaboradores daSecretaria de Saúde.

Com 49 anos, Kindelan éclínico geral e especialista emecografia e traumatologia. Onovo profissional foi apre-sentado pela secretária deSaúde, Marciane Specht. Se-gundo ela, o médico fará, nospróximos dias, um trabalhode visitas e acompanhamen-tos familiares para aí sim ini-

ciar uma rotina clínica de40 horas, sendo 32 de aten-dimento à população eequipe, além de oito horasde estudos. “Será um aten-dimento diretamente vol-tado à atenção básica e es-tratégia da saúde da famí-lia, na Unidade Básica deSaúde. Atualmente temosinstituído o Programa Saú-de da Família (PSF) e a in-tenção é de que possamos

organizar uma segunda equi-pe liderada pelo novo profis-sional”, revela.

O prefeito Arnildo Riegere o vice Leomar Rohden(Mano) desejaram as boas-vindas a Kindelan e mencio-naram que as pessoas quebuscam os serviços da saúdeesperam uma solução. “Al-gumas vezes isso não estaráao seu alcance, mas uma sa-tisfação deve ser dada para

que as pessoas reconheçam otrabalho que o profissionalfaz na comunidade. E temoscerteza que será o melhorpossível”, declararam.

A prefeitura está viabili-zando um auxílio pecuniá-rio de R$ 750 destinados aoscustos com moradia e R$ 500para alimentação. O projetopara a vinda do médico aomunicípio foi aprovado pelaCâmara de Vereadores.

Prefeito Arnildo Rieger, vice Mano, secretária de Saúde, Marciane Specht e o médico

cubano Luis Francisco Duvergel Kindelan: expectativa de um bom trabalho

Contato inicial do novo profissional foi mantido em reunião na

prefeitura, com a presença de autoridades e lideranças

Fotos: Marili Besso

Page 23: 12 10 2013

O PRESENTE | 23TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013 ESPECIAL

Page 24: 12 10 2013

24 | O PRESENTE

LORENA KUNZLERTERÇA-FEIRA,

10 DE DEZEMBRO DE [email protected]

Dia 10: Ademir Antonio RiediDia 10: Albano Arnildo KunzlerDia 10: Alex Giovani BruchDia 10: Alexandre Junior KonieczniakDia 10: Clarice Dal Bosco KleinDia 10: Cleonice FrancenerDia 10: Dulce CarlsonDia 10: Edela LediDia 10: Eduardo AdamaczukDia 10: Eliane Márcia ReschkeDia 10: Erick Eduardo Kaufamann VeigantDia 10: Felicio SchmidtDia 10: Flavio AssmannDia 10: Guerino José BlattDia 10: Kesia RadkeDia 10: Loreno PedronDia 10: Miguel GlaabDia 10: Nelson Luiz OeningDia 10: Oilson Gilnei TischerDia 10: Rafael Mager WeberDia 10: Vilson ReffattiDia 10: Viviane Cristina Rehm

AGENDA

CULTURAL

DE TOLEDONa agenda cultural

do Teatro Municipal deToledo consta, hoje (10),às 19h30, a apresenta-ção “Vida e obra de Mon-teiro Lobato”. Ingressospodem ser adquiridos aR$ 2 (valor único), nasecretaria do Colégio In-tentus, que promove oevento.

Já amanhã (11), às 20horas, acontece a Canta-ta Natalina nas Escada-rias do Teatro Munici-pal, a partir de uma rea-lização da Secretaria daCultura e Corais.

Na quinta-feira (12),às 20h30, haverá o espe-táculo de dança e teatro“Os Miseráveis”, promo-vido pela Gicelle Jan Cen-tro de Dança.

Micro e pequenas empresas das cidades de Foz do Iguaçu,Medianeira, Pato Bragado, Santa Helena e Toledo foram 1º lugarem três categorias da etapa estadual do Prêmio MPE Brasil. A regiãoOeste teve quase 1,4 mil inscritos, dez finalistas e cinco empresas, dototal de dez premiadas de todo o Estado, alcançaram o topo do pódio.Os vencedores foram divulgados no fim de novembro em Curitiba.Agora, os ganhadores se preparam para representar o Paraná naetapa nacional do prêmio, que acontecerá em abril de 2014.

Barbara e Leandro Hellmann com as filhas Alice e Ana Laura

Leila Fotografias

EMPRESAS DO OESTE EM DESTAQUEA Borkenhagen Soluções Contábeis, de Foz, foi a vencedora na

categoria Serviços junto com a empresa Espaço 3 - Locadora,Imobiliária e Incorporadora, de Medianeira. Na categoria Comércio,o Oeste também teve vencedor, com a Kagil Comércio de SuplementoAlimentar, conhecida como Aquafit Academia, de Toledo. A outracategoria com premiados regionais foi Indústria, com duas ceramis-tas no 1º lugar: a Cerâmica Havaí, de Santa Helena; e a Cerâmicae Madeireira São Luiz, de Pato Bragado.

Arquivo pessoal

Os irmãos

Antonio,

Silvana, Eli e

Fárida com

a matriarca

Ercilia

Nardello.

Fárida

aniversariou

no último

sábado (07).

Parabéns

Page 25: 12 10 2013

O PRESENTE | 25TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013 SOCIAL

O prestigiado Dr. Fialho, acompanhado pelo prefeito Jaime Basso e o vice João Betto, o presidente da Câmara

de Vereadores, Mário Mittman, e todos os vereadores do Legislativo céu-azulense. Homenagem ao médico

Carlos Alberto Fialho, 76 anos e 53 no exercício da Medicina

O Presente/São Miguel do Iguaçu

NOVE JOVENSCLASSIFICADAS

Conforme previsto no regula-mento, aconteceu no último sába-do (07), no auditório do paço mu-nicipal, uma pré-seleção das can-didatas para o Concurso MissRondon 2014. Nove jovens foramclassificadas, sendo elas AnaCarolina Wiebbelling, AngelicaCristina Henick, Eloísa Eli Zwick,Jheinyfer Tailini Boroski, JulianaJaqueline Schulz, Laís Cristinados Santos, Michele Alves Miran-da, Michelli Julhian Abegg e Nadi-esda Gonçalves.

O concurso para a escolha dabeleza feminina rondonense com-pleta 50 anos e está em sua 25ªedição. Em comemoração, estaedição relembrará eventos anteri-ores, já na escolha do local dafesta, que será o Ginásio de Espor-tes Ney Braga. O evento está mar-cado para o dia 22 de fevereiro.

Page 26: 12 10 2013

26 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

São Miguel libera construção de um imóvel por diaCRESCIMENTO

Somente neste ano, foram emitidos 340 alvarás para a construção; em 2009, foram apenas 110

O município de São Migueldo Iguaçu está deixando de serapenas uma cidade próxima aFoz do Iguaçu para ser destaquena região Oeste do Paraná. É oque entende a administraçãomunicipal, com base no núme-ro de alvarás concedidos para aconstrução de imóveis. De acor-do com a prefeitura, somenteneste ano foram concedidos 340documentos, o que significauma nova obra sendo iniciada acada dia no município.

“Além da evidente melhoriano atendimento da saúde pú-blica e da total reestruturaçãono transporte escolar, o desen-volvimento do município co-meça a despontar também noaspecto habitacional”, enten-de o prefeito Claudio Dutra.De janeiro até ontem (09), fo-ram protocoladas na prefeitu-ra mais de 450 consultas pré-vias para a construção civil.Após o projeto da edificação ser

avaliado pelo Departamento deProjetos, o requerente recebe aliberação para iniciar a obra.Quando finalizada, técnicos dadivisão vistoriam a construçãoe, posteriormente, emitem o Ha-bite-se, documento que atesta aconclusão e aprovação para oedifício ocupado.

Em seu primeiro ano demandato, a atual administra-ção registrou recorde no nú-mero de concessão de alvarásde construção, seja para uni-dades habitacionais ou prédi-os comerciais. Ao todo, em2013 foram concedidos 340alvarás de construção. O nú-mero é bastante significativose comparado aos cinco últi-mos anos, conforme dados daSecretaria de Planejamento.No ano passado, foram emiti-das 254 licenças. Em 2011, fo-ram 169; em 2010 foram emiti-dos 149 e em 2009 apenas 110licenças, três vezes menos queo total acumulado neste ano.

Somente na tarde de sexta-feira (06), o prefeito assinou 51alvarás de construção. Entreeles está o alvará da nova Uni-dade Básica de Saúde do Bair-ro Novo Mundo, que atende-rá a demanda dos bairros Re-nascer, Bela Vista e JardimCataratas I e II. Dos 340 alvarásde construção assinados nesteano, 110 foram possíveis pormeio de programas de habitaçãosocial, como a Associação de Mo-

radores de Aluguel de São Mi-guel do Iguaçu. As demais sãoobras particulares ou estão in-cluídas no convênio com o go-verno federal, por meio do pro-grama Minha Casa Minha Vida.

Para o prefeito, os númeroscomprovam a fase de cresci-mento que o município prota-goniza. “Tudo isso representaa boa parceria com os gover-nos estadual e federal, por meiode convênios. Quem precisa semudar para São Miguel doIguaçu não estava mais encon-trando casa para alugar, tinhaque rodar muito para encon-trar um lugar para morar. Es-tamos muito contentes em verque São Miguel voltou a cres-cer e está no caminho certo”,comenta Dutra.

O déficit habitacional domunicípio, conforme o últimolevantamento realizado no mu-nicípio, em 2007, é de 582 mora-dias. Os dados são do InstitutoParanaense de Desenvolvimen-to Econômico e Social (Ipardes).

LOTEAMENTOSO desenvolvimento habi-

tacional do município tam-bém está representado nonúmero de loteamentos quesurgiram nos arredores dacidade. Foram 11 novos lote-amentos nos últimos cincoanos. “Quem circula pela nos-sa cidade percebe que existeminúmeras obras em andamen-to, tanto casas, como prédioscomerciais”, lembra a secretá-ria de Planejamento, VanildaScheffer Justo.

O impulso à política dehabitação também foi refor-çado com a intensificação dasvistorias a edifícios. Somenteneste ano foram emitidas 215concessões de Habite-se. Onúmero de liberações mais quedobrou desde 2011, quandoforam autorizados apenas 101atestados de ocupação.

“Enquanto o municípiocresce para todos os lados,nossa população também me-lhora em todos os aspectos,

De janeiro até ontem (09), foram

protocoladas na prefeitura mais de 450

consultas prévias para a construção civil

Sonho realizado

A dona de casa MariaAmaral Roglin há mais de 30anos mora com a família emuma casa alugada. Há cercade dez dias, ela recebeu ocontrato de construção dacasa própria e conta que teveo sonho realizado. “Graças aDeus não vou mais precisarpagar aluguel. Agora vou po-der abrigar meu marido emeus netos na nossa casa.Agradeço todo apoio da pre-feitura e para aqueles queestão na fila de espera parareceberem uma casa própriameu recado é para não desis-tir. Sonhamos para um diapoder realizar”, diz.

seja na saúde, na educação ena qualidade de vida. Quan-do uma casa é construída,geramos emprego e rendapara nossos trabalhadores,além tirar mais uma famíliado aluguel. Isso é muito gra-tificante”, emenda o prefeito.

Construções aparecem em vários pontos da cidade, impulsionadas por novos

loteamentos e convênios com governos estadual e federal

Fotos: Divulgação

Page 27: 12 10 2013

O PRESENTE | 27TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013 ESPORTES

PRIMEIRA RODADA DE 2014

Quatro Pontes vai sediar Campeonato Paranaense de HCRNo fim de semana, quatro-pontenses foram campeões na modalidade, nos Parajaps

A partir do handebol em ca-deira de rodas (HCR), a atletaquatro-pontense Irena Bartzenmostra que é possível realizarsonhos, apesar de uma limita-ção física. O segredo, segundoela, é a força de vontade e odesejo de vencer. O pensamen-to também é adotado pelo qua-tro-pontense Luiz Schuhmann.

Ambos estiveram na manhãde ontem (09) na prefeitura,onde apresentaram as conquis-

Jogos Interbairros eTroféu Difusora/Agrícola

têm finais hojeDois jogos definem hoje

(10) à noite os campeõesdos Jogos Interbairros deMarechal Cândido Rondonna modalidade de futebolnas categorias veterano eadulto. A primeira partidaacontecerá às 19 horas, en-tre Jardim Primavera/Ci-prestes e Loteamento Au-gusto/Higienópolis, noEstádio Municipal ValdirSchneider, pelos veteranos.

Na sequência serãopremiados os campeões dofutebol sete veterano, dacanastra, do truco, do tiroao alvo e do bolãozinho.A final da categoria adulto

será às 20h15, também noEstádio, onde o Bairro SãoLucas/Flórida disputa o tí-tulo com Jardim Líder/Frankfurt.

Será realizada às 19h50de hoje, na AssociaçãoAtlética Horizonte, a pri-meira partida da final do 7ºTroféu Difusora/AgrícolaHorizonte de Futsal, sen-do que a equipe Do Ossoao Óleo/Corinthians deMargarida enfrenta o timeda Casa do Leite/Super-mercado Weimann/Mor-gan Sementes/TRR J Dres-ch. O jogo de volta da finalserá na quinta-feira (12).

Divulgação

tas ao prefeito Paulo Feyh e àdiretora do Departamento deEducação, Cultura e Esportes,Ruth Ruwer. Eles trouxerampara o município três troféus emedalhas, oriundas de compe-tições que participaram.

No fim de semana, eles fo-ram campeões no HCR B, emcompetição que aconteceu naUniversidade Estadual de Lon-drina (UEL), durante o Parajaps.Ambos jogaram com os atletas

da equipe Atacar/Unipar/Tole-do/Volvo/Oi/Prati-Donaduzzi, daAssociação Toledense de Cadei-ra de Rodas (Atacar). Na mesmacompetição conquistaram o 3ºlugar na categoria HCR A.

Conforme Irena, no dia 12de abril o município de QuatroPontes irá sediar a primeirarodada do Campeonato Para-naense de HCR 2014. Para ela,essas são grandes vitórias esinônimos de superação.

Atletas Irena

Bartzen e Luiz

Schuhmann

ladeados pelo

prefeito Paulo

Feyh e pela

diretora do

Departamento de

Educação, Cultura

e Esportes,

Ruth Juwer

Page 28: 12 10 2013

Jogos Abertos de Toledo encerram com avaliação positivaToledo Futebol Clube foi o campeão geral. Nova edição acontecerá em maio do próximo ano

28 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

JATOO

Após as últimas disputas,aconteceu no sábado (07) apremiação aos campeões dosJogos Abertos de Toledo (Ja-too), com solenidade de encer-ramento ocorrida na sede daAssociação dos ServidoresMunicipais (Assermuto). Acompetição foi retomada em2013 pela atual administraçãomunicipal, organizada pelaSecretaria de Esportes e Lazer.As disputas reuniram 25 equi-pes inscritas em 22 modalida-des e distribuíram troféus emedalhas para os três primei-ros colocados, além de premi-ação para a classificação geral.

Mais do que cumprir umadas metas do governo, os Jatoorepresentam o incentivo domunicípio às mais diversasmodalidades, afirmou a secre-tária de Esportes, Marli Gon-çalves da Costa. “Essa foi aprimeira edição após anos sema realização e temos certeza queno ano que vem faremos ainda

melhor, baseados na avaliaçãode todos vocês. A participaçãodas equipes foi excelente e acre-dito que o intuito de dissemi-nar o esporte tenha se cumpri-do”, comentou.

Na ocasião, o prefeito BetoLunitti explicou que os avan-ços no setor estão entre aspolíticas centrais de governo.“Temos consciência do poderde transformação do esporte,por isso este ano colocamos àfrente da pasta, pela primeiravez, uma profissional de Edu-cação Física e realizamos a re-estruturação da secretaria emapenas dez meses para quepudéssemos descentralizar oesporte e lazer em Toledo ecolocar todas as modalidadespossíveis em andamento nomunicípio”, mencionou.

Para Lunitti, o mais impor-tante da competição não é ga-nhar e sim praticar esporte comacompanhamento técnico e pormeio de políticas públicas.

Durante o ato também foihomenageado o primeiro pro-fessor de Educação Física domunicípio, Dalci Adão Gomes,que recebeu das mãos do pre-feito uma placa.

A próxima edição dos JogosAbertos de Toledo já tem datamarcada: será em maio de 2014.

BALANÇOA edição de 2013 dos Jatoo

ocorreu entre o último dia 29e o sábado, no Ginásio de Es-portes Alcides Pan. Durante operíodo foram promovidasdisputas eletrizantes entre clu-bes, associações esportivas ede bairros, entre outros.

A secretária de Esporte eLazer destacou a participaçãodos toledanos dentro e fora daquadra. “Em todos os lugaresque passamos vimos um showà parte do público, além disso,

eu e toda a equipe da Secreta-ria recebemos muitos elogiospela iniciativa e pela realiza-ção dos Jatto”, ressaltou.

Marli também afirmou quedurante todo o ano, em Tole-do, existem grandes competi-ções, porém poucas ofereciama oportunidade de participa-ção para atletas amadores oucom idade superior a 21 anos.“Os Jatoo têm proporcionadoisso. Outro fato que nos cha-ma a atenção é o nível técnicoe acreditamos que é reflexo doque vem sendo desenvolvidoa partir dos programas queestimulam a prática desporti-va no município”, comentou.

Conforme o coordenadordos Jogos, professor MauroAnsolin (Pato), o evento supe-rou as expectativas iniciais. "Ti-vemos aproximadamente doismil atletas inscritos”, destacou.

CLASSIFICAÇÃOGERAL

A classificação dos Jatooapontou como campeão geralo Toledo Futebol Clube, comnenhum ponto negativo e umtotal de 136 pontos positivos.Na 2ª colocação geral ficaramempatadas duas equipes. Paradefinição foi utilizado o crité-rio de maior número de pri-meiros lugares, o que resul-tou na premiação da Acade-mia Silva Santos/Abatol/Afe-to, com 30 pontos negativos e80 positivos, resultando em 50pontos. Em 3º lugar apareceuo Yara Country Clube, com 20pontos negativos e 70 positi-vos, também com 50 pontosno geral. Após foram classifi-cados o Peixes Mania Lan-ches, seguido por BombanaTransportes e Logística e Co-légio Incomar/Sicoob.

Atletas premiadas com medalhas nos Jatoo acompanhadas por autoridades

Representante da equipe Toledo Futebol Clube ao receber o troféu

de campeão geral do prefeito Beto Lunitti e da secretária de

Esportes, Marli Gonçalves da Costa

Fotos: Camila Andrade

Page 29: 12 10 2013

O PRESENTE | 29TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013 ESPECIAL

Page 30: 12 10 2013

30 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

Entrega do Orgulho Paranaense acontece amanhã (11), no Centro de Convenções de Curitiba

Roberto Braatz receberá prêmio Mérito EsportivoEM CURITIBA

Secretário de

Esporte e Lazer

de Marechal

Cândido Rondon,

Roberto Braatz,

será

homenageado

amanhã (11) com

o Prêmio Orgulho

Paranaense

Valorizar o que o Paranátem de melhor e os que fazemo melhor no esporte. Este foi ointuito do Prêmio OrgulhoParanaense, criado em 2011pela Secretaria do Esporte eTurismo do Paraná, em parce-ria com a RPCTV. A 3ª ediçãodo evento acontece amanhã(11), às 20 horas, no Centro deConvenções de Curitiba.

Duas novas categorias fo-ram incluídas este ano. O prê-mio Federação Esportiva vaireconhecer o projeto ou açãopromovida dentre as federa-ções paranaenses e a catego-ria Produção Científica irápremiar artigos científicos,

dissertações de mestrado outeses de doutorado. Elas sejuntam aos prêmios no méri-to esportivo, rendimento es-portivo, paradesporto, reve-lação esportiva, jogos oficiaise produção literária.

Para o secretário de Espor-te, Evandro Rogério Roman,o benefício é para os atletasque participam da premiaçãoe também para a comunidade.“Esse reconhecimento é im-portante para que mais ídolosapareçam e busquem fazerparte desse grupo seleto. Eisso pode inspirar mais crian-ças a praticar esporte e teruma melhoria na sua quali-

dade de vida”, explica.O secretário municipal de

Esporte e Lazer de MarechalCândido Rondon, RobertoBraatz, será um dos dez ho-menageados na categoriaMérito Esportivo. Braatz,Pedro Muffato (de Cascavel)e Rogério Aoki Romero (deLondrina) são os únicos pre-miados do interior; os outrossete são de Curitiba. São eles:Adir Luiz Romeo, Maria Cla-ra Trierweiler Faigle, Anto-nio Eduardo Branco, Barcí-mio Sicupira Junior, EdgarAntônio Hubner, JoaquimMiró Neto e Ubiratan Mar-tins Junior.

Cafelândia é bicampeã da Copa AmopCerca de seis mil pessoas

lotaram na tarde de domingo(08) o Estádio Municipal Djal-ma Pina da Silva, em Cafelân-dia, para assistir à final da 5ªCopa Amop de Futebol, e vi-ram o time da casa vencerPalotina pelo placar de 4 a 0,conquistando o bicampeona-to no torneio e levando paracasa, além do troféu rotatórioda competição, uma motoci-cleta zero quilômetro.

Cafelândia também levouos troféus de artilheiro comRodrigo Monarca, autor detrês gols na final e que somou23 finalizações durante toda acompetição, bem como aboca-nhou o troféu de goleiro me-nos vazado, conquistado porFabiano, com 15 gols sofridos.

Ao todo, mais de R$ 10 milem prêmios e dinheiro foramentregues aos vencedores pe-

Palotina ficou com o troféu de 2º lugar na Copa Amop,

após disputar a final com Cafelândia

los organizadores do evento,a Amop e a Itaipu Binacional.A partida teve arbitragem denível nacional, com a presen-ça do árbitro da Fifa Marcelode Lima Henrique e os auxili-ares Moisés Aparecido de Sou-za e Roberto Braatz.

O presidente da Amop eprefeito de Tupãssi, José Car-los Mariussi (Cal), presti-giou o jogo, bem como osecretário estadual de Espor-te, Evandro Roman, e o pre-feito anfitrião Valdir Andra-de da Silva (Bugrão).

Equipes da região retornam após disputas no Bom de BolaCom partidas iniciadas na

última sexta-feira (06), serãoconhecidas hoje (10) as equi-pes campeãs da fase finaldos Jogos Escolares Bom deBola, realizada em Astorga.

O certame é organizadopelo Governo do Paraná, porintermédio da Secretaria deEducação, em parceria coma Secretaria de Esporte edos núcleos regionais deeducação, e reúne mais de1,4 mil pessoas entre alu-nos-atletas e dirigentes.

O Núcleo Regional de

Educação de Toledo foi repre-sentado pelo Colégio EstadualLeonilda Papen, de Mercedes,pelo Colégio Estadual Mare-chal Gaspar Dutra, de NovaSanta Rosa, e pelo ColégioCristo Rei, de Marechal Cân-dido Rondon. O Colégio Esta-dual João Manoel Mondrone,de Medianeira, representou oNúcleo de Foz do Iguaçu.

As equipes do Colégio Es-tadual Marechal Gaspar Du-tra, do Colégio Estadual Leo-nilda Papen e do Colégio Es-tadual João Manoel Mondro-

ne acabaram eliminadas nofim de semana, apesar dosesforços dos jogadores. Osalunos-atletas do ColégioCristo Rei venceram os ti-mes de Guaratuba e Renas-cença, alcançando as quar-tas de final, porém quandodisputavam vaga à semifi-nal acabaram vencidos on-tem (09) pelos jogadores deItapejara D’Oeste. Segundoo técnico da equipe rondo-nense, Valtenci Tosta Ne-ves, o time pode ficar entreos seis melhores na catego

Arquivo/OP

Luciano Barros

Page 31: 12 10 2013

MARECHAL RONDON

Copagril Futsal anuncia contratação do ala LeandrinhoJogador soma títulos como Liga Nacional, Taça Brasil, Campeonato Sul-Americano,

Super Liga, além de ter sido campeão e artilheiro da Libertadores da América

O PRESENTE | 31ESPORTESTERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

A diretoria da equipe Co-pagril/Sempre Vida/MarechalCândido Rondon - bicampeãparanaense da Chave Ouro -anunciou, no fim de semana,a contratação do ala LeandroGonçalves, o Leandrinho, ex-Krona. Na última semana, osupervisor técnico EduardoSantana havia declarado quenovidades poderiam seranunciadas em breve.

O jogador Leandrinho tem31 anos, é natural de SãoPaulo e tem um belo currícu-lo, colecionando campeona-tos como a Liga Portuguesa,Liga Nacional, Taça Brasil deClubes, Campeonato Sul-Americano de Clubes e Su-perliga de Futsal. Em 2011,ele foi campeão e artilheiro daLibertadores da América.

O atleta também tem pas-sagens pela Seleção Brasileiraentre os anos de 2002 e 2004,além de ter atuado pelas equi-pes do Intelli/Orlândia e doCarlos Barbosa. De acordocom Santana, Leandrinho jávinha sendo procurado pela

equipe Copagril Futsal hápelo menos três anos.

Na última segunda-feira(02), Santana anunciou acontratação do fixo MarlonOliveira Araújo e do pivôRodrigo Almeida Ferreira dosSantos, o Mancha.

A partir de agora, Lean-drinho passa a somar na

equipe visando conquistasnos campeonatos que serãodisputados na temporada2014 junto aos goleirosQuinzinho e João Neto; fi-xos Marcelo Paulista, Ar-thur e Marlon; alas Alvim,Guerra, Márcio, Maçarico eLéo Costa; pivôs Márcio,Daniel e Mancha.

GR se apresenta para grandepúblico em Nova Santa Rosa

Mais um espetáculo foipresenciado pela comunida-de de Nova Santa Rosa, quefoi em grande número acom-panhar o 3º Festival de Gi-nástica Rítmica, que ocorreuno sábado (07), no CentroCultural Gustavo Fischer. Nototal, foram 11 apresentações,com coreografias variadas.Atualmente, o projeto conta

Sondado há três anos pela Copagril Futsal, Leandrinho

foi anunciado oficialmente como ala da equipe

Divulgação

Vencedores daCanastra e do SchafKopf são premiados

A Prefeitura de Santa He-lena, por intermédio da Se-cretaria Municipal de Edu-cação, Cultura e Esportes edo Departamento de Espor-tes e Lazer, realizou no sába-do (07), no Clube 1º de Maio,a entrega da premiação aoscampeões dos Campeonatosde Canastra e Schaf Kopf. Nacanastra o 1º lugar foi con-quistado pela equipe As Co-loradas, que levou troféu, me-dalhas e dez quilos de carne;em 2º lugar ficou a equipe AsCacheteiras de Navegantes,com troféu, medalhas e oitoquilos de carne; em 3º, Ida eJussara, com troféu, meda-lhas e seis quilos de carne;em 4º Cultural B, que levoutroféu, medalhas e quatroquilos de carne.

No schaf kopf foi premi-ado o melhor pontuadorde cada uma das cinco ro-dadas com uma medalha.

Os felizardos foram: Ni-valdo Mascarelo, AdemarStahl e Lindolfo Horst, IvoBuche, Volnei Silvana eInácio Sausen. Tambémforam premiados com tro-féu os melhores atletas daequipe, sendo eles Armin-do Padjara, Olmiro Rei-chert e Viro Steffens.

A classificação final noschaf kopf foi a seguinte:em 1º lugar Posto Celeste,com troféu, medalhas e20 quilos de carne; em 2º19 de Março Navegantes,com troféu, medalhas e 15quilos de carne; em 3º Fal-con Motos Navegantes,com troféu, medalhas e 12quilos de carne; em 4ºAgropecuária Campo eCidade, com troféu, me-dalhas e dez quilos de car-ne; e em 5º São Pedro/Missal, com troféu, meda-lhas e oito quilos de carne.

Vencedores do schaf kopf durante entrega da premiação

Equipe As Coloradas venceu o Campeonato de Canastra

Fotos: O Presente

Foto oficial do 3º Festival de Ginástica Rítmica

com 70 crianças, que são co-ordenadas pela professoraAndressa Daiane Walter.

A ginástica rítmica é via-bilizada no município a par-tir do projeto Atleta do Fu-turo Sesi/Prefeitura, queconta com parceria das em-presas Frigorosa, Opção Net,Zero Grau Indústria de Re-frigeração e Caixas Térmicas

e Júniors Supermercado.O Festival contou com a

presença do prefeito RodrigoFernandes, da primeira-damaMarliceWutzke Fernandes, dasecretária de Educação, Cul-tura e Esporte, Vera LúciaLorezantto, da vereadora Ive-te Maria Niedermeyer e dogestor de esporte e lazer doSesi, João Bolico.

Marcos Elieser

Page 32: 12 10 2013

Segundo Pinz, depois de terconcluído o curso, ele começou ase reunir com um grupo de pilo-tos em Cascavel. "Voei com aturma, me aprimorei bastante,peguei a técnica e de lá para cá ogrupo cresceu, sendo que éra-mos seis e hoje somos mais de 70na região”, afirma ele, ressaltan-do que tem recebido o apoio danamorada Nanda e de seus paisNilson e Neiva.

O jovem piloto menciona que,para ele, não há um voo maismarcante que o outro: "cada umtem sua beleza". No currículo dePinz consta um sobrevoo de Cas-cavel a Capanema, passando peloParque Nacional do Iguaçu, alémde voo de Cascavel a Guaíra. Oparamotor do nova-santa-rosen-se é importado, com adaptaçõesbrasileiras. "Os importados so-bem a uma altitude mais forte, orisco de falha é menor e a segu-rança é muito maior", explica,acrescentando: “Em Toledo umavez o motor explodiu e eu tive quefazer pouso de emergência a 80quilômetros por hora e se nãoestivesse bem preparado teriame arrebentado", relembra.

Conforme Pinz, a velocida-de do voo depende do clima edo vento, sendo que a média éde 45 a 50 quilômetros por hora."Porém, já atingi 98 quilôme-

Cerca de 50 pilotos de paramotor participa-ram, no sábado (07) e domingo (08), deum encontro de paramotores realizadono município de Nova Santa Rosa. O encontro

foi coordenado por Rafael Pinz, piloto que pratica o espor-te há mais de quatro anos.

Ele conta que o interesse pelo esporte radical surgiu hácinco anos, quando viu na praia um pessoal voando com omotor nas costas de paraglide decolando da areia. “Meinformei, mas eles disseram que a prática não existia nointerior. Três meses depois vi uma pessoa voando emCascavel, contatei, mas não encontrei na região lugar parafazer o curso, aí fiz lá em São Paulo”, comenta.

tros por hora em relação aosolo”, ressalta.

Entre as participações emeventos, Pinz cita uma competi-ção em Urubici, Santa Catarina,na qual conquistou o 5º lugar."Volta e meia reúno o povo paraum encontro e para cursos tam-bém, sendo que no encontro do

fim de semana participaram pi-lotos da Argentina, Paraguai,São Paulo, Mato Grosso, SantaCatarina e de cidades da re-gião", comenta.

De acordo com o nova-santa-rosense, menor aeronave pilotá-vel do mundo, o paramotor custade R$ 15 mil a R$ 30 mil.

Page 33: 12 10 2013

Primeiro apreocupação,depois oincentivo

Pais de Rafael, o empresá-rio Nilson Pinz e a esposa Neivarevelam que ficaram muito pre-ocupados na época em que ofilho falou que iria voar comparamotor. “Ficamos commedo, porém como eu tambémgosto de adrenalina, passei aincentivar meu filho. Com o tem-po vi que o paramotor é maisseguro que saltar de paraque-das e sugeri que o Rafael paras-se de andar de motocicleta. Oque deu segurança para mim eminha esposa foi ele ter partici-pado de vários cursos e hojetem ido a vários encontros. In-clusive eu fui junto com ele aGuaratuba”, menciona.

NovataMoradora do município de Corbélia,

Mariete Tavares conta que o sobrinho trou-xe o esporte à família. “Na sequência meufilho e meu marido gostaram do paramotore eu fiz o curso, tendo feito o primeiro voona sexta-feira (06) na pista local em Corbé-lia. O primeiro voo é difícil porque você ficanervoso, mesmo tendo sido de dez minu-tos. O meu marido voa há oito meses e meufilho há um ano e meio, e foi a partir daí queme interessei. Quando estiver bem prepa-rada, pretendo participar de novos encon-tros com outros pilotos”, expõe.

Mariete não sobrevoou no encontro emNova Santa Rosa, porém informou ter en-contrado informações de que ela é a segun-da mulher do Paraná a voar de paramotor.

Do Paraguaipara o mundo

Outra pessoa bastante experien-te em se tratando de voos é o para-quedista militar Mario BenjaminCantero, que reside em San Alberto,no Paraguai, e também prestigiou oevento em Nova Santa Rosa. “Voaré o desejo de todo ser humano, desdea antiguidade na mitologia gregaÍcaro falava em voar. E voar de para-motor é mais barato, mais simples dedecolar, sobrevoar e pousar. É umesporte para pessoas que gostam deadrenalina e de desfrutar a paisagem.Pratico o esporte há 13 anos e costu-mo falar que o piloto deve se orientarpelas condições da natureza, além deventos e também cuidar com as con-dições térmicas, que não são propíci-as ao voo”, destaca.

Cantero já voou muito no Brasil,na Argentina, em Assunção no Para-guai, e faz dois anos que vai à Françaem um grande evento de voo livre(sem motor), saindo da montanha sócom vela. “É uma modalidade dife-rente e um esporte muito legal que

Adepto do paramotor no Bra-sil há anos, Valtemir Pereira, oBilly, de Foz do Iguaçu, é um dospioneiros no esporte e um dosmais experientes no país, tendoiniciado no paraquedismo, consi-derado bem mais radical. “O ris-co existe em tudo, até mesmoandar de bicicleta é perigoso sevocê não obedecer às regras. Noparamotor se você observa ascondições do tempo e elas sãopropícias ao voo, sem vento for-te, é um esporte bem seguro”,comenta Billy, que abriu o X Ga-mes e às vezes sobrevoa a barra-gem de Itaipu Binacional parafazer trabalhos.

Ele competiu em 2007, voan-do em cima da Muralha da Chinacom 280 pilotos do mundo todo.Em 2008 esteve na Polônia, em2009 na República Tcheca e em2011 no Nepal. Esta foi a compe-tição mais perigosa, com umaseleção de pilotos para voar nascadeias de montanhas do Hima-laia, com voos a sete mil metrosde altitude e 30 graus negativos.“Um episódio de perigo foi porimprudência minha. Ao fotogra-far o Parque Nacional do Iguaçu,enfrentei vento forte, levei umafechada a 50 metros, reabri a 30 eacionei o paraquedas reserva nabase da confiança e felizmentenão me machuquei”, revela.

De acordo com o presidenteda Federação Paranaense deParamotor, Victor Carvalho, deCascavel, o esporte conta hojecom 70 pilotos em toda a regiãoOeste e faz programação anualpara definir por encontro ou com-

petição, procurando locais ondetodos possam praticar utilizandoGPS, tempo de voo e o que aregião pode oferecer como so-brevoo em pontos turísticos.

Carvalho destaca que o para-motor tem vela, velame ou para-pente, com especificação princi-pal por peso. “Se você quiser voarsozinho tem um tipo de vela e sequiser transportar outro passagei-ro é preciso trocar essa vela poroutra que suporte o peso adicional.Esse é um esporte de natureza, ouseja, se num dia venta muito, ouestá nublado, aí tem restrição devoo. A gente tenta voar bem demanhã ou no final da tarde, quandoo sol tem condição mais amena enão interfere na condição térmica,tornando o voo mais seguro e pra-zeroso”, explica.

Pioneiro no esporte

está crescendo. Hoje com a internetfica fácil porque evolui muito nestamodalidade esportiva, o que favore-ce a chegar em locais antes impen-sados. O esporte é de risco paramuitos, mas se for praticado comsegurança traz momentos agradá-veis aos pilotos”, enfatiza.

Page 34: 12 10 2013

34 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

APÓS SELVAGERIA

STJD defende punição com jogos só com crianças e mulheresProcurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva também defende realização de jogossem torcida, possibilidade que não existe no Regulamento Geral de Competições de 2013 da CBF

O procurador-geral doSuperior Tribunal de Justi-ça Desportiva (STJD), PauloSchmitt, defendeu ontem (09)que o Brasil adote como me-dida punitiva aos clubes quetiverem briga de torcida nosestádios a proibição da pre-sença de homens adultos nasarquibancadas.

“Mulheres e crianças nosestádios é uma ideia interes-sante, que já foi testada comsucesso na Turquia”, comen-tou Schmitt, em entrevista aoSporTV. No país europeu,chamou atenção especialmen-te um jogo do Fenerbahce, em2011, em que a equipe, naépoca com Alex no time,atraiu mais de 40 mil mulhe-

res e crianças a um único jogo.Schmitt também defendeu

a realização de jogos sem tor-cida, possibilidade que nãoexiste no Regulamento Geralde Competições de 2013 daConfederação Brasileira deFutebol (CBF), mas que foiincluída na legislação válidapara os campeonatos nacio-nais do ano que vem, divul-gada na última sexta-feira(06). Para o procurador-ge-ral do STJD, seria uma formade punir clubes e organiza-das no bolso. “Insisto na pos-sibilidade de ausência de pú-blico porque incentiva ata-car o lado financeiro. Isso éimportante para lidar com abandidagem, que vem usan-

Pedro Kirilos/EFE

do o futebol ilicitamente noaspecto econômico. Quandovocê fecha o estádio, não hátransação de souvenir, brin-des e ingressos, que é o quesustenta a organizada”, lem-brou Schmitt.

O procurador-geral aindacobrou que outras esferas fa-çam sua parte para tentar aca-bar com a violência nos está-dio. “Tem que cobrar do go-verno federal, prisão, contro-le de acesso. CBF, governofederal, todos têm que fazeralguma coisa. Está faltandoesse componente que é auxili-ar. Temos muito o que fazerainda. A punição no STJD,pelo estatuto do torcedor, estárestrita ao clube”, comenta.

As imagens da briga entre torcedores do Atlético-PR e Vasco, ocorrida no domingo (08),

na última rodada do Brasileirão, já rodaram o mundo

O procurador do SuperiorTribunal de Justiça Desporti-va (STJD), Paulo Schmitt, in-formou que Atlético-PR e Vas-co serão denunciados pela bri-ga entre as torcidas dos doisclubes, ocorrida no domingo(08), em Joinville (SC). A puni-ção, incluída no artigo 213 doCódigo Brasileiro de JustiçaDesportiva (CBJD) - deixar detomar providências capazesde prevenir e reprimir casosde violência -, prevê a perda dedez mandos de campo e multade até R$ 100 mil.

“É lamentável, mas já faleique alguém morreria se nãohouvesse medidas mais enér-gicas, como jogos com por-tões fechados desde aqueleVasco e Corinthians (25 deagosto, pela 16ª rodada). Nãosou vidente. Não precisa serpara saber que vai acontecer.Os dois clubes evidentemen-te serão denunciados. Foi umconfronto, envolveu as duastorcidas”, disse Schmitt.

Além disso, a Arena Join-ville pode ser interditada e oárbitro Ricardo Marques Ri-beiro também pode ser puni-do por dar continuidade aojogo depois da confusão. “Ti-vemos várias fotos com bar-ras de ferro e pregos que nãoentraram. Estavam ali e nãopoderiam estar. Houve um

Atlético-PR e Vasco serãodenunciados por briga entre torcedores

problema”, alertou. “Acheipreocupante continuar o jogo.Temi pelo pior na continuida-de. Ele (árbitro) terá que sejustificar porque decidiu isso”,acrescentou.

A BRIGA

Por volta dos 16 minutosdo primeiro tempo, torcedo-res vascaínos romperam a li-nha de divisão e foram paracima dos atleticanos. O con-fronto aumentou quando osrubro-negros revidaram, in-vadindo o setor da torcidaadversária e acuando muitosvascaínos, levando alguns ase jogar no campo na tentati-va de se proteger.

A Polícia Militar não esta-va na Arena Joinville, apenasno entorno, e demorou a che-gar para controlar a situação.Os policiais não estavam noEstádio por determinação doMinistério Público de SantaCatarina, que alega que jogosde futebol são eventos priva-dos e, por isso, não podem teragentes públicos de seguran-ça. Segundo a PM catarinense,havia apenas 80 segurançasprivados no campo, contrata-dos pelo Atlético. No entornodo estádio, eram 120 policiais.Após a confusão, a segurançadentro do estádio foi reforça-da com 160 PMs.

Rebaixado para a Série B doCampeonato Brasileiro, o Flu-minense desembarcou no Ae-roporto Internacional Tom Jo-bim por volta das 14 horas deontem (09). Não havia torcidano local para protestar pelaqueda. O atacante Fred foi dire-to da Bahia para Belo Horizon-te. Os jogadores do Flu pega-ram uma van que os aguarda-

Rebaixado, Fluminenseretorna ao Rio sem protestos

va na pista e foram embora sempassarem pelo saguão.

Prevenido quanto a um pos-sível protesto, o clube pediu re-forço no policiamento. Duasviaturas da Polícia Militar esta-vam estacionadas em frente aoterminal de desembarque paraconter um eventual protesto.Seguranças particulares tam-bém foram contratados para

proteger os jogadores.O presidente Peter Siem-

sen, assim como o zagueiroGum e o atacante Biro Biro, jáhaviam retornado ao Rio deJaneiro. Os jogadores DiegoCavalieri, Edinho, Felipe eRafael Sobis retornaram como grupo. Assim como eles, todaa comissão técnica desembar-cou no Rio ontem à tarde.

Page 35: 12 10 2013

O PRESENTE | 35TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013 ESPORTES

NO MARROCOS

Atlético-MG se despede de torcida rumo ao MundialEstreia do clube na competição ocorre no próximo dia 18, pelas semifinais do torneio, contra Monterrey

(México) ou o vencedor do duelo Raja Casablanca (Marrocos) e Auckland City (Nova Zelândia)

A despedida dos torcedo-res com o Atlético-MG, ontem(09), foi calorosa. Segundo aPolícia Militar de Minas Ge-rais, cerca de cinco mil pessoasforam ao Aeroporto Interna-cional de Confins, na regiãometropolitana de Belo Hori-zonte, e festejaram os jogado-res que viajaram ao Marrocos,onde acontecerá o Mundial deClubes da Fifa de 2013.

No aeroporto, a concen-tração de torcedores era gran-de. Com gritos de “eu acredi-to”, muito presente tambémna campanha vitoriosa da

Copa Libertadores, os atleti-canos apoiaram desde as pri-meiras horas do dia. Um es-quema de segurança preci-sou ser armado para não atra-palhar o embarque de outrospassageiros.

Quando o ônibus com adelegação atleticana chegou,os cinco mil torcedores já es-tavam no local. Uniformiza-dos com bandeiras e muitoscantos, eles gritaram e apoi-aram o time até o adeus. Porestar muito cheio, os jogado-res precisaram descer em umlocal separado.

Nenhum jogador faloucom a imprensa, embora ogrupo mostrasse simpatiacom a torcida - o meia-ata-cante Ronaldinho, liberadopelos médicos, desceu do ôni-bus com um gorro preto depapai noel, com a inscrição“Yes, We Can”.

A estreia do Atlético-MGno Mundial de Clubes ocorreno próximo dia 18, pelas se-mifinais do torneio, contraMonterrey (México) ou o ven-cedor do duelo Raja Casablan-ca (Marrocos) e AucklandCity (Nova Zelândia).

Cerca de cinco mil torcedores estiveram no aeroporto para se despedir da delegação do

Atlético-MG, que viajou rumo ao Marrocos para a disputa do Mundial de Clubes

Cristiane Mattos/Futura Press

O ano de D’Alessandro foimais do que positivo. O ca-misa 10 do Internacional dei-xou o 2012 de quatro lesõesmusculares para trás, dis-putou 58 jogos, sendo quemmais entrou em campo peloInter na temporada, e mar-cou 20 gols, conquistando aartilharia colorada no ano -um feito inédito em sua car-reira. Mas segue a dúvida: eleficará em 2014?

O presidente do clube,Giovanni Luigi, garante quesim. “Garanto que ele per-

manece. Estamos traba-lhando, nos próximos diasdaremos uma série de infor-mações e dados para que atorcida tome conhecimen-to”, disse o dirigente, aindafalando sobre as mudançasprevistas.

D'Alessandro atuou em 35dos 38 jogos feitos pelo Inter-nacional no Brasileirão, mar-cando 11 gols. Foram 16 par-tidas e cinco gols no Gau-chão conquistado pelo colo-rado e outras sete e quatrogols na Copa do Brasil.

Presidente do Inter garantepermanência de D’Alessandro

O técnico do Grêmio, RenatoGaúcho, recusou-se a falar sobrea provável renovação contratualapós o empate sem gols com aPortuguesa, no domingo (08), noCanindé, pela última rodada doCampeonato Brasileiro. No en-tanto, indicou que tudo está nasmãos do presidente Fábio Koff.

“Não quero falar, pensar nis-so. Essa pergunta tem que serfeita ao presidente. Qualquercoisa, ele tem o meu telefone”,resumiu, exaltando a igualda-de conquistada em São Paulo.Com o resultado, o time confir-mou o vice-brasileiro e a clas-sificação direta para a fase de

Renato Gaúcho desconversasobre renovação com o Grêmio

grupos da Copa Libertadores.“Estou de férias. Agora é curtiro segundo lugar, essa vaga naLibertadores. É sempre bomdisputá-la, ainda mais pelo clu-be do coração. Fiz minha par-te”, declarou, antes de citar ahistória tricolor. “Fui criadoaqui dentro, praticamente”.

Perguntado sobre o planeja-mento gremista para 2014, Rena-to Gaúcho confirmou movimen-tação. “Todos os clubes já estãocorrendo atrás de reforços... Es-sas coisas, a programação do anoque vem, precisam ser feitas praontem”, finalizou o comandantegremista.

A Fifa anunciou ontem (09) ostrês finalistas ao Prêmio Bola deOuro de 2013. O evento da entre-ga da premiação ocorre em 13 dejaneiro. O argentino Lionel Messi,o português Cristiano Ronaldo e ofrancês Franck Ribéry concor-rerão ao troféu. Atleta do Barce-lona (ESP), Messi tentará o quintotroféu. Ele venceu as últimas qua-tro edições do Bola de Ouro. Ga-nhador em 2008, Cristiano Ronal-do, que atua no Real Madrid (ESP),tentará ser eleito pela segundavez, enquanto Ribéry, jogador doBayer de Munique (ALE), tem aseu favor o título da Liga dos Cam-peões da Europa deste ano paratentar ganhar o prêmio pela pri-meira vez.

Entre as mulheres, a brasilei-ra Marta tentará ganhar o prêmiopela sexta vez na carreira. Ela

Fifa divulga finalistas aoprêmio de melhor jogador do ano

venceu as edições de 2006 a 2010.Ela terá como concorrentes a nor-te-americana Abby Wambach,que levou o prêmio no ano pas-sado, e a alemã Nadine Angerer,que tentará ser eleita a melhorjogadora do ano pela primeira vez.

Também foram revelados ostrês indicados ao de gol mais boni-to do ano. Novamente o nome deNeymar aparece na lista, com o golanotado na abertura da Copa dasConfederações deste ano, quan-do o Brasil venceu o Japão por 3 a0, no Estádio Nacional Mané Gar-rincha. O brasileiro concorrerácom a linda bicicleta, de fora daárea, do sueco Zlatan Ibrahimovic(em 13 de novembro de 2012, noamistoso entre Suécia x Inglater-ra) e com o sérvio Nemanja Matic(13 de janeiro de 2013, Benficax Porto, Campeonato Português).

Vasco terá 15 contratos encerrados;Adilson, Edmilson e Ken têm chances de ficar

Rebaixado para a Série Bdo Campeonato Brasileiro,o Vasco fará uma grandereformulação no elenco em2014. Ao todo, 15 contratosse encerrarão ao fim do ano.Destes, somente o treina-dor Adilson Batista, o ata-cante Edmilson e o meiaPedro Ken deverão perma-necer. O volante Fellipe Bas-tos, os atacantes WilliamBarbio e Willen e o filho dopresidente Roberto Dinami-te, Rodrigo Dinamite, re-tornarão de empréstimo.

A diretoria já havia che-gado a um consenso de quemanteria Adilson Batista mes-mo com a queda. Na avalia-

ção dos cartolas, o treinadorexecutou um bom trabalhono pouco tempo que teve pelafrente. As partes, porém, ain-da não se reuniram.

O empresário de Edmilsonjá se reuniu com a diretoriavascaína e deixou a renova-ção muito bem encaminhada.Pedro Ken deverá ser envol-vido na negociação que cul-minou na venda do apoiadorMarlone para o Cruzeiro. Omeia pertence à Raposa e atendência é a de que realize atransferência em definitivopara São Januário. O zaguei-ro Cris terá seu caso avaliadopelos dirigentes.

O atacante Renato Kay-

ser, de 17 anos, que foi umdos grandes destaques dasdivisões de base tendo sidoartilheiro, terá seu contratode empréstimo encerrado nodia 31 de janeiro de 2014. Osdirigentes vascaínos dão dis-cursos otimistas quanto auma renovação, mas os re-presentantes do atleta enxer-gam a situação como preocu-pante. O Palmeiras tem inte-resse no jogador.

Juninho Pernambucanoainda não se posicionou oficial-mente, mas a tendência é a deque se aposente. Companhei-ros de grupo, porém, tentamconvencê-lo a disputar pelomenos o Campeonato Carioca.

Page 36: 12 10 2013

36 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

SANTA HELENA

Abertura de programação natalina supera expectativasObjetivo é viver o espírito natalino com base na integração familiar e da comunidade

A presença de público, asatrações e o envolvimento dacomunidade de Santa Helenacom o espírito natalino supe-raram as expectativas dos or-ganizadores na abertura daprogramação de Natal, noúltimo fim de semana. O even-to teve início sábado (07), coma entrega da chave da cidadeao Papai Noel, e seguiu comapresentações culturais. No

domingo (08), a sociedade foiaté a praça central para acom-panhar as apresentações.

Segundo o prefeito Jucer-lei Sotoriva, o que se esperavaocorreu. “A harmonia, a ale-gria e o espírito de Natal, decompreensão, amor e frater-nidade fizeram parte das co-memorações das famílias san-ta-helenenses”, analisa.

A festa cultural e religio-

sa foi marcada pelo acendi-mento das luzes de Natalcomo símbolo de espirituali-dade interior, da união divi-na, que propõe o anúnciodo amor de Deus para com ahumanidade. O objetivo,segundo o prefeito, é de-monstrar que o espírito na-talino está presente em umambiente de integração fa-miliar e da comunidade. “Éhora de deixar que o meninoDeus de fato nasça em nos-sos corações, que possamosviver este momento em soci-edade”, destaca o Sotoriva.

Como tradição das come-morações natalinas, a chega-da do Papai Noel marcou afestividade com o carinho eatenção às crianças e a distri-buição de balas, parte do estí-mulo para o despertar damagia do Natal.

As apresentações seguematé o próximo dia 22, sempreaos sábados, a partir de 21horas, e nos domingos a par-tir de 20 horas.

Apresentações

culturais

envolveram

as crianças

em uma

forma de

estímulo à

reflexão sobre

o espírito

natalino

Fotos: Divulgação

Tradição natalina, distribuição de balas vira festa para as crianças

Quatro Pontes entrano clima de Natal

Aconteceu na noite de sexta-feira (06) a abertura da programa-ção natalina em Quatro Pontes.As atrações, prestigiadas por gran-de público, aconteceram na praçamunicipal, local onde serão sedia-das as demais atividades que inte-gram o roteiro de festividades.

O evento iniciou com o pro-nunciamento das autoridades,seguido de apresentação daOrquestra Municipal, Coral Mu-nicipal, espetáculo da EscolaMunicipal Dona Leopoldina, che-gada do Papai Noel de tirolesa eabertura da Casa do Papai Noel.Durante a abertura, houve inte-rações com o público presente.

Conforme a diretora do De-partamento de Educação, Cul-tura e Esportes, Ruth Juwer, aavaliação do evento é muitopositiva. “Parabenizamos a to-dos que estiveram envolvidosna organização pela dedicaçãoe empenho, aos que apresenta-ram e também à comunidade,que recebe nosso agradecimen-to pela participação. Ocorreutudo conforme o previsto. Pode-mos avaliar como de muito su-cesso e já convidar para as de-mais atrações”, disse.

DEMAIS ATRAÇÕESOntem (09) houve

apresentação do teatro“O Galo de Belém” eapresentação dos alu-nos de música da Casada Cultura. Amanhã (11)haverá a “Cantata doCMEI Cantinho Feliz”,às 19h30. No domingo

(15) serão realizadas atividadesrecreativas, às 16 horas. Espetá-culo de Balé da Casa da Culturae apresentação dos grupos deDança Folclórica são as atraçõesno dia 16, a partir das 21 horas. Nodia 17 haverá a “Caminhada deLuzes” com saída em frente àEBS, com trajeto pela AvenidaPresidente Epitácio, e chegadana Casa do Papai Noel, às 20h30.No dia 19 haverá o musical “Na-tal por todo canto”, às 21 horas.

Para encerrar a programa-ção, no dia 31 acontecerá o pas-seio ciclístico com saída em fren-te à praça, às 17h30, cujas inscri-ções podem ser feitas no Postode Saúde. Inscritos concorrerãoa uma bicicleta. Ainda no mesmodia serão conhecidos os ganha-dores da campanha natalina daAssociação Comercial e Empre-sarial (Aciquap), às 10 horas, aovivo pela Rádio Tropical FM. Às22 horas haverá o “Réveillon emFamília”, que neste ano aconte-ce pela primeira vez. À meia-noite acontecerá show de fogos.

O trenzinho do Papai Noelpercorrerá as principais ruas dacidade hoje (10) e também nosdias 12, 13, 15, 17 e 19, das 19 às 20horas, com saída na Estação Noelao lado da Casa do Papai Noel.

Abertura na praça municipal aconteceu

na noite de sexta-feira (06)

Fotos: Divulgação

Casa do Papai

Noel é uma das

atrações

permanentes até

o encerramento

da programação

Page 37: 12 10 2013

O PRESENTE | 37TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013 GERAL

LATROCÍNIO

Comerciante é assassinado no centro de GuaíraEmpresário Eliáurio Caovilla, conhecido como Maninho, foi vítima de latrocínio na tarde de

ontem (09); polícia procura por dois suspeitos que fugiram em moto vermelha

O empresário EliáurioCaovilla, da cidade de Gua-íra, foi morto com um tirono coração na tarde de on-tem (09). Dois criminososentraram no estabelecimen-to comercial, na AvenidaCoronel Otávio Tosta, nocentro, e anunciaram o as-salto. Mesmo após receber odinheiro, um deles atiroucontra a vítima, que mor-reu na hora, em frente àfilha. A população está cho-cada com o latrocínio.

Os dois suspeitos, arma-dos, entraram na BarbosaMateriais de Construção eanunciaram o assalto comagressividade. Um funcioná-rio levou duas coronhadas,mesmo sem reagir. Os ele-mentos seguiram direto paraescritório da empresa, ondese encontrava o proprietá-rio, e pediram o dinheiro.Sem reagir, Maninho, comoera conhecido, entregou odinheiro que tinha na gave-

ta, mas os assaltantes pedi-ram mais. Nesse momento,um tiro foi disparado.

Os assaltantes fugiram emuma moto vermelha e até oinício da noite ainda não ha-viam sido localizados. A Polí-cia Militar continua à procu-ra dos acusados, a exemploda Polícia Civil, que iniciouas investigações.

HOMEM ÍNTEGROO governo do município

de Guaíra e a Associação Co-mercial e Empresarial (Aciag)cancelaram a programação deontem (09), que daria inícioàs atividades referentes aoNatal, em respeito à morte deManinho. Em nota, a admi-nistração considerou brutalo assassinato do comercian-te. O prefeito Fabian Ven-druscolo lamentou o espisó-dio. “Não teríamos climapara realizar as comemora-ções diante de tamanha bru-talidade”, disse.

O prefeito destaca o res-peito que a sociedade tinhapelo empresário. “Guaíraperde um homem muito res-peitado na sociedade porsua postura. Todos o ti-nham como uma pessoa ex-

tremamente polida. Lamen-tamos muito o ocorrido eesperamos das autoridadespoliciais uma resposta paraeste caso, embora nós sai-bamos das dificuldades queeles (polícia) também en-

frentam. Sabemos que oproblema da segurança hojeem dia é muito sério e con-tamos com o apoio de to-dos os governos e de toda asociedade para buscarmoso equilíbrio”, comentou.

Portal Guaíra

População em frente ao comércio da vítima, bastante respeitada no município

Page 38: 12 10 2013

“Acredito que pode haver mudança Vereador de Marechal Rondon, que é defensor da manutenção de nove vagas na Câmara, admite que já percebeu alguns colegas con

38 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

INFRAESTRUTURA

Agricultores do Paraná recebem recursos do BNDESObjetivo é apoiar projetos que contribuam para o fortalecimento social e econômico de organizações

produtivas rurais de base familiar, fornecedoras de alimentos para programas do governo federal

Cerca de R$ 640 mil serão des-tinados a associações e coopera-tivas de agricultores familiaresde seis Estados para investir eminfraestrutura. O montante serefere à primeira parcela dosrecursos liberados pelo BancoNacional de DesenvolvimentoEconômico e Social (BNDES) doprimeiro edital de chamada pú-blica do acordo entre a instituiçãofinanceira e a Companhia Nacio-nal de Abastecimento (Conab).

O valor irá contemplar 13 as-sociações e cooperativas de SãoPaulo, Piauí, Amapá, Goiás, Ama-zonas e do Paraná. Nos próxi-mos dias, a Conab fará um novopedido de liberação dos recur-sos para o BNDES. Serão pelomenos R$ 740 mil para atenderoutros 15 projetos contemplados.

O acordo entre Conab eBNDES tem por objetivo apoiarprojetos que contribuam para ofortalecimento social e econômi-co de organizações produtivasrurais de base familiar, fornece-doras de alimentos para o Pro-grama de Aquisição de Alimen-tos (PAA) ou para o ProgramaNacional de Alimentação Escolar(Pnae). Também podem partici-par organizações que operam aPolítica de Garantia de Preço Mí-nimo dos Produtos da Sociobiodi-versidade (PGPM-Bio). Nestecaso, o projeto apresentado deveenvolver produtos alimentícios.

O primeiro edital de chama-da pública do acordo recebeu ainscrição de 1.633 projetos detodo o país. Nesta primeira eta-pa, estão sendo liberados R$ 5milhões para investimentos eminfraestrutura, incluindo a com-pra de equipamentos, itens dearmazenagem, veículos, estru-turação, entre outros. Cada as-sociação obterá apoio não re-embolsável de até R$ 50 mil.

NOVO EDITALO segundo edital de chama-

da pública relativo ao Acordo deAtuação Conjunta entre Conabe BNDES foi anunciado na últimasemana. O edital, que será pu-blicado nos próximos dias, pre-vê duas faixas de apoio: uma deR$ 70 mil, destinada apenas aprodutores familiares de baseagroecológicas e a associaçõese cooperativas formadas exclu-sivamente por mulheres; e ou-tra de R$ 50 mil, voltada para osdemais interessados.

Nesta segunda chamada, osrecursos estão vinculados à quan-tidade de beneficiários que o proje-to irá atender. Os recursos devemser aplicados para solucionar gar-galos operacionais das organiza-ções produtivas, permitindo expan-dir suas atividades, aprimorar ascondições de trabalho no meio ru-ral e proporcionar ampliação darenda dos produtores.

Estado leva água para 19 mil pessoasde pequenas comunidades ruraisA meta de levar água de

qualidade para pequenas co-munidades rurais, distantesde áreas urbanas, está sendoexpandida pelo Instituto dasÁguas do Paraná, autarquiada Secretaria do Meio Ambi-ente e Recursos Hídricos doParaná. Cerca de 19 mil pes-soas já foram beneficiadas coma perfuração de 160 poços ar-tesianos em pequenas comu-nidades do Estado. A meta éentregar, até o final de 2014, milsistemas de abastecimento deágua. “Além de atender a mi-lhares de famílias, o sistema deabastecimento beneficia peque-nos produtores rurais, pois oexcedente de água pode ser uti-lizado para dar de beber aosanimais, irrigar as plantações,limpar equipamentos de orde-nha”, explica o presidente doInstituto das Águas do Paraná,Márcio Nunes.

O sistema de abasteci-mento de água compreende aperfuração do poço artesia-

no, instalação da rede elétrica,da bomba submersa, da redeadutora, do reservatório e dabomba dosadora de cloro. Aobra é feita pelo Governo doEstado e, em contrapartida, aprefeitura faz a distribuição daágua aos moradores.

O programa teve início em2012, como resposta do Gover-no do Estado às necessidadesevidenciadas pela intensa estia-

gem entre 2010 e 2011, que cau-sou prejuízo e sofrimento àsfamílias das comunidades ru-rais. “O episódio da seca refor-çou a demanda das comunida-des por sistemas de abasteci-mento”, contou Nunes.

O programa está aprovei-tando o potencial dos aquífe-ros subterrâneos existentes noParaná para melhorar a quali-dade da vida dos paranaenses.

Famílias melhoraram qualidade de vida com água encanada

ANPr

Page 39: 12 10 2013

ça de rumo no projeto”gas constrangidos por terem votado contra desejo pessoal e a favor de partidos

O PRESENTE | 39TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013 AGRONEGÓCIO

Agronegócio exporta US$ 93,58 bi até novembroBALANÇA COMERCIAL

Valor representa crescimento de 5,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Importaçõessomaram US$ 15,7 bi e o saldo da balança comercial do setor foi de US$ 77,88 bilhões

De acordo com a Secretaria deRelações Internacionais do Mi-nistério da Agricultura, Pecuá-ria e Abastecimento (SRI/Mapa),as exportações do agronegóciobrasileiro de janeiro a novembrodeste ano somaram US$ 93,58bilhões, valor que representaum crescimento de 5,6% em re-lação ao mesmo período do anopassado. As importações soma-ram US$ 15,7 bilhões e o saldoda balança comercial do setor foide US$ 77,88 bilhões.

No período, os setores quemais contribuíram para ocrescimento das vendas ex-ternas do agronegócio foramcomplexo soja (+US$ 4,85 bi-lhões), carnes (+1,05 bilhão),cereais, farinhas e prepara-ções (+790,54 milhões), pro-dutos florestais (+548,56 mi-lhões), couros e seus produ-tos (+US$ 347,07 milhões).

Em termos de valor expor-tado, o principal setor foi ocomplexo soja, com US$ 30,35bilhões, isto é, 19% superior àcifra alcançada em 2012. O se-gundo em destaque foi o decarnes, cujas vendas alcança-ram US$ 15,39 bilhões entrejaneiro e novembro de 2013.

Entre os blocos econômicos

e regiões demográficas, a Ásiafoi o principal destino das ex-portações brasileiras do agro-negócio no acumulado aténovembro. As vendas soma-ram US$ 38,74 bilhões. Em re-lação ao mesmo período doano anterior, houve um cresci-mento de 19,8%.

RESULTADOS DO MÊSEm novembro de 2013, as

Setor de carnes foi o principal em valor exportado, as vendas

externas subiram 5,2% e chegaram a US$ 1,43 bilhão

Appa

exportações do agronegócioatingiram a cifra de US$ 7,16bilhões e as importações tota-lizaram US$ 1,41 bilhão. Osaldo da diferença entre as ex-portações e importações foi deUS$ 5,75 bilhões nesse mês.

O setor de carnes foi o prin-cipal em valor exportado, asvendas externas subiram 5,2%e chegaram a US$ 1,43 bilhão.O complexo soja registrou amaior expansão dentre osprincipais setores exportado-res, com aumento de 36,5%nas vendas externas.

Quanto às exportações porblocos econômicos, as ven-das aumentaram em 18,5%para os países da Aladi (Ar-gentina, Bolívia, Brasil, Chi-le, Colômbia, Equador, Mé-xico, Paraguai, Peru, Uru-guai, Venezuela, Cuba e Pa-namá); 0,6% para a Ásia e0,2% para o Oriente Médio.

Russos reconhecem rigidez dadefesa agropecuária do Brasil

Terminou sexta-feira (06) a ins-peção das autoridades sanitáriasda Rússia nos estabelecimentosprodutores de carnes bovinas,suínas e de aves. A missão, queteve início no dia 25 de novembro,fechou com balanço positivo. Se-gundo o coordenador-geral de Ins-peção do Ministério da Agricultu-ra, Pecuária e Abastecimento(Mapa), Luiz Marcelo Araújo, ostécnicos não indicaram pontos defragilidade no sistema de defesaagropecuária. “O balanço da mis-

são foi muito positivo. Os russoselogiaram o trabalho desenvolvi-do pelos profissionais nos frigorí-ficos, propriedades rurais e labo-ratórios, além de compararemnosso sistema de defesa ao de-les”, salientou Araújo.

Um relatório deve ser envi-ado nos próximos dias pelasautoridades daquele país. Ocoordenador diz acreditar quenão haverá problemas já que areunião de encerramento foibastante favorável.

Audiência discute hoje andamentoda aplicação do Código Florestal

A Comissão de Meio Ambi-ente e Desenvolvimento Sus-tentável promove audiência pú-blica hoje (10) para debater aimplementação nacional do Ca-dastro Ambiental Rural (CAR) edos Programas de Regulariza-ção Ambiental (PRAs). Essesinstrumentos são consideradosfundamentais para a efetiva apli-cação do Código Florestal (Lei12.651/12) aprovado recente-mente pelo Congresso.

O deputado que pediu a au-diência, Antônio Roberto (PV-MG), faz parte do Grupo de Tra-balho que acompanha a imple-mentação do Código Florestal.Ele considera essencial paraessa tarefa “saber em que está-gio se encontra a implementa-ção do CAR, na esfera federal enos Estados, e dos PRAs”.

O QUE SÃOO Cadastro Ambiental Ru-

ral é um registro eletrônico,obrigatório para todos os imó-veis rurais, que tem por finali-dade integrar as informações

ambientais referentes à situa-ção das Áreas de PreservaçãoPermanente (APPs), das áreasde Reserva Legal, das flores-tas e dos remanescentes devegetação nativa, das Áreasde Uso Restrito e das áreasconsolidadas das propriedadese posses rurais do país.

O cadastro é uma base dedados estratégica para o con-trole, monitoramento e comba-te ao desmatamento das flores-tas e demais formas de vegeta-ção nativa do Brasil, bem comopara planejamento ambiental eeconômico dos imóveis rurais.

Já os Programas de Regula-rização Ambiental, instituídospela União, os Estados e o Dis-trito Federal, são as iniciativasa serem desenvolvidas porproprietários e posseiros ru-rais para adequar e promovera regularização ambiental desuas propriedades. O CódigoFlorestal estabeleceu o prazode um ano, prorrogável porigual período, para que fossemelaborados os PRAs.

Page 40: 12 10 2013

40 | O PRESENTE ESPECIAL TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

Page 41: 12 10 2013

41O PRESENTE

TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

Daian Eduardo Fiorelli Frare, que aniversariou ontem(09). Ele recebe homenagem da mãe Rose,do irmão Rodrigo e da namorada Lisabete

Arquivo pessoal

Divulgação

Alunos do distrito rondonense de Iguiporã que participaram do Projeto Curumim, desenvolvidopelo Exército com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e várias outras entidades.Na foto, registro da formatura dos estudantes, com entrega de certificados

Divulgação

O prefeito de Missal, Adilto Ferrari, a secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte,professora Ivanda Maria Winter Heck, e a diretora do Departamento de Educação, ClariceGrings Friedrich, juntamente com estudantes, prestigiando a 1ª Mostra de Trabalhos daEscola Municipal Novo Milênio

Divulgação

BONS RESULTADOSCom um ano de funcionamento, o programa sanitário para a bovinocultura tem gerado bonsresultados em Toledo. Implantado pela Emater e instituições parceiras, atende a 16 bovinocul-tores da cidade. Eles seguiram as recomendações e aumentaram em cerca de 35% os rendi-mentos no campo. O programa foca na sanidade dos animais, com prevenção de doenças ehigienização, objetivando melhorar a qualidade do leite.

FATOR DE RISCOO colesterol pode ajudar no desenvolvimento de câncerde mama. É o que asseguram pesquisadores america-nos em um artigo na revista científica Science. Aobesidade já é considerada um fator de risco emdiversos outros tipos de câncer, como intestino e útero.A gordura em pessoas faz com que o corpo produzamais hormônios, como o estrogênio, que pode facilitara disseminação de tumores.

Integrantes da Secretariade Assistência Social de

Marechal CândidoRondon, do Centro de

Referência Especializadode Assistência Social

(Creas) e do ConselhoMunicipal da Mulher

Rondonense (Commur)por ocasião do lança-

mento da campanha decombate à violência

contra a mulher, que foirealizada em Marechal

Rondon

O PRESENTE | 41SÁBADO, 07 DE DEZEMBRO DE 2013 GERAL

Page 42: 12 10 2013

42 | O PRESENTE POLICIAL TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

PM recupera carro furtado em Marechal RondonAO ABANDONO

Veículo havia sido levado na madrugada de domingo (08); outras dezocorrências foram registradas pela Polícia Militar em 24 horas

Onze boletins de ocorrênciaforam registrados pela Polí-cia Militar (PM) de MarechalCândido Rondon somente dedomingo (08) para segunda-feira (09). Dois deles por vio-lência doméstica contra amulher e um por furto quali-ficado de um veículo. O Che-vette, entretanto, foi encon-trado na tarde de ontem (09),após denúncia de que o carroestava abandonado, em umaestrada rural, próximo aoClube Roda D’água.

O carro havia sido levadopor marginais durante a ma-drugada. No mesmo horárioque seu proprietário sentiufalta do automóvel, a PM re-gistrou a primeira queixa de Carro foi guinchado ontem (09) pela Polícia Militar para ser devolvido ao proprietário

agressão contra mulheres, porvolta das 04h40 de sábado, naRua Campo Grande, no Jar-dim Primavera. A vítima dis-se que estava em um baileacompanhada de seu marido,que se desentendeu com ela ea deixou no local e sumiu. Amulher foi para casa e encon-trou o marido, que a agrediu,causando lesão em sua mão.

A outra ocorrência de vio-lência doméstica aconteceu nofim da tarde de domingo. Apósempurrar e causar lesões naamásia, o acusado saiu de casa,motivo pelo qual não foi leva-do à delegacia. A vítima foiorientada. Outras situaçõesforam relativas a furto, agres-são e infrações de trânsito.

Giuliano De Luca/OP

Denarc apreendecocaína e crack

Policiais civis da Divi-

são Estadual de Narcóticos

(Denarc), núcleo de Casca-

vel, apreenderam dois qui-

los de crack e 0,9 quilo de

cocaína próximo à rodovi-

ária de Céu Azul. A droga

estava nas bolsas e fixada ao

corpo de uma mulher de 20

anos e com uma adolescen-

te de 17. A jovem vai res-

ponder por tráfico de dro-

gas, associação para o tráfi-

co e corrupção de menor. A

adolescente é suspeita de trá-

fico e associação.

As autuadas, que mo-

ram em Cascavel, foram

encaminhadas para a De-

legacia de Polícia Civil de

Matelândia, onde permane-

cem à disposição da Justiça.

Operação conjunta apreende drogas, medicamentos e anabolizantesMais de 3,2 mil comprimi-

dos de anabolizantes e 200 demedicamentos para disfun-ção erétil foram apreendidosontem (09), pela Receita Fe-deral. Os índices são partedo resultado de uma opera-ção que terminou ainda coma apreensão de cinco ônibuse um veículo carregados comdrogas e mercadorias. Umhomem de 37 anos foi preso.A Operação Fronteira Blin-dada, que é desenvolvidaininterruptamente pela Re-ceita Federal, teve apoio doBatalhão de Polícia de Fron-teira (BPFron), Polícia Ro-doviária Federal (PRF) e Po-lícia Federal (PF).

A apreensão aconteceuno barracão de fiscalização,na sede da Receita Federal

Ecstasy, anabolizantes e mercadorias foram apreendidos

em cinco ônibus e um veículo

em Foz do Iguaçu. Os anabo-lizantes e medicamentos fo-ram encontrados em um ôni-bus, dentro de uma máquinaportátil de carregar bateria,junto à caixa de ferramentasdo coletivo.

No sábado (07), a opera-ção fez a retenção de um veí-culo e cinco ônibus com mer-cadorias estrangeiras, além dedrogas, medicamentos e ana-bolizantes. A primeira açãoaconteceu no Posto FiscalBom Jesus, em Medianeira,quando servidores aborda-ram um ônibus que fazia alinha Foz do Iguaçu a Floria-nópolis. Aproximadamenteseis mil comprimidos comaparência de ecstasy foram en-contrados na bagagem do mo-torista, de 50 anos, que foi

preso em flagrante. O materi-al apreendido foi encaminha-do para a Polícia Federal paraanálise pericial.

Das 21 horas de sábado às04 horas de domingo (08),equipe do helicóptero da Re-ceita, BPFron e PRF apreende-ram cinco ônibus que segui-am pela BR-277 rumo a Casca-vel. As abordagens foram rea-lizadas no trecho entre Medi-aneira e Céu Azul. Todos tra-ziam contrabando de merca-dorias, avaliado em R$ 470 mil.Ninguém foi preso.

Na mesma operação houvetambém a apreensão de umveículo Astra. Três pessoas queestavam no carro tiveram quese explicar à Polícia Federal oque faziam com cinco frascos e44 ampolas de anabolizantes.

Divulgação

Jovem é acusado de matar irmão a facadasUm jovem é acusado de

matar a facadas o próprio ir-mão na noite de domingo (08),em Palotina. A vítima terialevado cerca de 15 facadas emuma casa, no início da RuaVital Brasil. O crime teriaacontecido após uma discus-são entre os dois.

Mateus Weber Montiel, de20 anos, não resistiu aos feri-mentos e morreu no local. Osuposto autor do crime teriaficado no quintal da residên-cia gritando. De acordo coma Polícia Militar, ele estava

muito alterado, foi socorridoe encaminhado ao ProntoAtendimento. Após, ele foiencaminhado à Delegacia dePolícia Civil.

Todos os familiares esta-riam presentes durante o cri-me, incluindo a mãe dos dois,que precisou ser atendida poruma equipe do Serviço deAtendimento Móvel de Ur-gência (Samu).

Portal Palotina

Faca que teria sido utilizada

no crime foi apreendida

Page 43: 12 10 2013

O PRESENTE | 43TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013 POLICIAL

UM PRESO

Receita Federal prende jovem em Marechal RondonReceita diz que estaria investigando uma transportadora, mas acabou encontrando armas dentro do imóvel

Local era investigado pelos servidores

Duas armas de fogo foramapreendidas e uma pessoa foidetida na tarde de ontem (09),em operação para cumprimen-to de mandado de busca a apre-ensão, em Marechal CândidoRondon. A ação encabeçadapela Receita Federal aconteceupor volta das 16 horas, comapoio do Batalhão de Políciade Fronteira (BPFron). Em

Giuliano De Luca/OP

Acusado de homicídio saiu da prisão há cinco mesesPoliciais do Setor de Homicí-

dios da 20ª Subdivisão Policialencontraram o homem acusadode matar um jovem de 23 anosna madrugada de ontem (09),em Toledo. O suspeito é Alex-sandro Aparecido de Souza, de28 anos, morador do Bairro Ce-sar Parque. Ele confessou o cri-me no momento de sua prisão,na casa de um amigo, no Lotea-mento Bom Jesus. Valdinei Geo-vani Rocha, de 23 anos, foi mor-to com dois tiros na cabeça, naregião do Jardim Carelli, porvolta da 01 hora.

O autor confesso havia saídohá cinco meses da prisão emToledo, onde cumpriu pena deum ano e quatro meses por trá-fico. Ele disse à Polícia Civil queestaria sendo ameaçado pelavítima, que tinha um relaciona-mento com uma ex-parceira sua.De acordo com depoimento, elenão queria encrenca com a víti-ma, que estaria lhe ameaçandohá cerca de um mês e que, nodomingo (08), teria agredido o

acusado pouco tempo antes docrime, no Lago Municipal.

Alexsandro contou que, apósreceber o soco, foi para casa, pe-gou a arma e teria retornado aoLago, mas Valdinei não estavamais no local. O acusado contouque estava retornando para casa,mas avistou a vítima, de moto, oseguiu, o fechou com seu carro,desceu e efetuou os disparos.

Ele disse ainda que abando-

nou o carro, ficou escondido nomeio de uma mata e depois seescondeu na casa de um amigo,onde foi localizado. O carro usa-do pelo autor do crime tambémfoi apreendido no início da tar-de de ontem, abandonado noBairro São Francisco. A armado crime foi localizada após de-núncia anônima, escondida nomeio de uma mata, no JardimPanorama. JOVEM DETIDO

Divulgação

A Polícia Civil de Medianeira cumpriu um mandado de prisão

expedido pela 2ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu em desfavor de

Sidnei Daniel de Lima, de 25 anos. Conforme a polícia, ele é acusado

de um crime de roubo. O jovem foi localizado e preso em Medianeira,

recolhido à cadeia pública local e está à disposição da Justiça.

Idoso morre atropeladopor carreta em GuaíraUm idoso morreu após

uma carreta passar por cimade seu crânio na manhã dedomingo (08), em Guaíra.O motorista, que não pa-rou para prestar apoio, dis-se que ficou sabendo doacidente somente quandofoi parado pelos policiais.A Polícia Militar (PM) con-seguiu interceptar o veícu-lo próximo ao 3º Pelotão daPM e encontrou sangue emassa encefálica no rodadotraseiro da carreta, com pla-cas de Garibaldi (RS).

O acidente aconteceu naAvenida Almirante Taman-daré. Emilio Marciniak es-tava de bicicleta, que nãoficou danificada com o aci-dente. O motorista da car-reta, que seguia do MatoGrosso do Sul para o RioGrande do Sul, contou queestava em baixa velocida-de, na subida, e não viuou sentiu nada. Ele foiouvido e l iberado, masdeve responder por homi-cídio culposo, sem a in-tenção de matar.

BPFron apreende cigarros em GuaíraO Batalhão de Polícia de Fron-

teira (BPFron) divulgou ontem(09) ações realizadas durante ofim de semana, como a apreensãode um carro carregado com ci-garros contrabandeados do Pa-

raguai, na noite de sexta-feira(06), em Guaíra. O veículo car-regava 20 caixas do produto.

Os policiais faziam patrulha-mento na área rural, próximo àBR-163, quando abordaram o

Astra conduzido por um ho-mem de 31 anos, morador deCascavel. Veículo, caixas de ci-garros e o condutor foram en-caminhados para a Delegaciada Polícia Federal em Guaíra.

Irmãos são esfaqueados em AssisDois irmãos foram esfaquea-

dos na tarde de domingo (08), nodistrito de Encantado do Oeste,em Assis Chateaubriand. Elesnão sabem o motivo das agres-sões, provocadas, segundo asvítimas, por pessoas tidas comomembros da família. Um delesteve ferimentos na mão e axila evários hematomas na cabeça. Oirmão foi esfaqueado no tórax,barriga e virilha, além de apresen-tar ferimentos na cabeça, provo-cados por pauladas.

Um deles disse que estava

em casa quando um homemacompanhado de seus dois fi-lhos chegaram em uma Blazer eforam para cima dele, desferindopauladas e facadas. O outro jo-vem teria tentado defender o ir-mão, mas os agressores se volta-ram contra ele.

Os dois foram socorridos eencaminhados para o Hospital SãoLucas, de Assis Chateaubriand,onde permanecem internados emobservação. Policiais militares re-alizaram buscas, mas os agres-sores não foram localizados.

Policial

civil (à

esquerda)

encaminha

suspeito

para

depoimento

conversa com a equipe de OPresente, um dos servidoresda Receita disse que estaria naresidência para confirmar se,de fato, uma transportadoraexistia no endereço, e que nãohavia problemas.

Entretanto, ao cumprir omandado, na casa da Rua XVde Novembro, área central domunicípio, foram localizados

uma espingarda calibre 22 eum revólver calibre 38, alémde 48 munições intactas. Todoo material foi apreendido. Ojovem de 26 anos, morador doendereço, assumiu ser donodas armas e foi preso. O arma-mento, as munições e o detidoforam encaminhados para aDelegacia de Polícia Civil deMarechal Rondon.

Édio Rossetto

Page 44: 12 10 2013

44 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

Todos os quiosques para réveillon são locadosPoucas unidades sobraram para o Natal; pacotes para o Ano Novo foram todos vendidos

PRAINHA DE SANTA HELENA

A administração do Bal-neário de Santa Helena, pormeio da Secretaria de Indús-tria, Comércio, Turismo e Ad-ministração Portuária, ini-ciou ontem (09) a locação an-tecipada de quiosques dapraia artificial. Quase não hámais unidades para o Natal.Para o réveillon, vagas fo-ram esgotadas em um dia.Filas se formaram em frente àcentral de Administração doParque de Lazer e Turismopara a reserva dos pacotes deNatal e Ano Novo.

A espera pela abertura paralocação começou ainda na sex-ta-feira (06), no balneário.Conforme a diretora do De-partamento de Turismo, Ro-seli de Lima, nove em cadadez pessoas buscavam infor-

mações sobre a locação. Ospacotes de estada são para setedias. A locação de Natal com-preende o período de 20 a 26de dezembro e, de Ano Novo,de 27 de dezembro a 02 dejaneiro. A distribuição foi fei-ta por ordem de chegada.

As diárias são praticadascom preços especiais paraquem mora em Santa Helena,que vai pagar R$ 30, enquan-to o visitante de outros muni-cípios investe R$ 60. A loca-ção dá direito ao campista dearmar uma barraca.

Os locatários receberamum folder com as normas dobalneário e orientações de res-peito à sinalização, ao trânsi-to e aos demais campistas,além de orientações sobre cui-dados com o sol e com a água.

Interessados em

locações formaram fila

para garantir quiosque

para Natal e Ano Novo

em Santa Helena

Divulgação

O prefeito de Pato Braga-do, Arnildo Rieger, recebeu,na última sexta-feira (06), emsolenidade realizada em Fran-cisco Beltrão, as chaves do ca-minhão-basculante de R$247.901 mil, repassado peloMinistério do Desenvolvimen-to Agrário (MDA). O ato foiacompanhado pelo deputadofederal Dilceu Sperafico, secre-tário de Viação e Obras, LércioKirsten, e o operador de má-quinas Edésio Scaravonatto.

A distribuição dos maqui-nários faz parte da segundafase do Programa de Acelera-ção do Crescimento - PAC 2,e tem o objetivo de forneceraos municípios com menosde 50 mil habitantes equipa-mentos para manutenção, re-cuperação e construção de es-tradas vicinais.

Pato Bragado terá três novoscaminhões integrados à frota municipal

No início do mês o prefeitoassinou, em Curitiba, a ho-mologação de licitação no va-lor de R$ 481 mil, destinados àaquisição de dois caminhões-caçambas basculantes que irãoatualizar o parque de máqui-nas do município.

O recurso é oriundo da Se-cretaria de Estado do Desen-volvimento Urbano (Sedu),

por meio da Paranacidade,autorizado pelo Governodo Estado.

Pato Bragado foi contem-plado dentro do Programa deApoio à Aquisição de Máqui-nas e Equipamentos Rodovi-ários para Prefeituras (Pro-map). Os dois caminhões se-rão entregues na sequênciaao primeiro.

Prefeito Arnildo Rieger, deputado Dilceu Sperafico, secretário de Viação e

Obras, Lércio Kirsten, e o operador de máquinas Edésio Scaravonatto na

solenidade de recebimento do caminhão em Francisco Beltrão

DivulgaçãoO município de Maripá, por inter-

médio da Secretaria de Educação,Cultura e Desportos e do Departamen-to de Cultura, convida toda a comuni-dade para participar, a partir de quinta-feira (12), do Natal na Praça. As ativi-dades natalinas serão realizadas du-rante mais de uma semana na PraçaCentral das Orquídeas e nos distritosde Pérola Independente e Candeia,onde haverá a apresentação de tea-tros, danças, músicas e outras diver-sas atrações culturais, apresentadaspor participantes das aulas ofereci-das pela Associação Cultural Blumens-trauss. Além das apresentações dosmunícipes maripaenses, também ha-verá apresentações de convidadosde municípios vizinhos.

Segundo o prefeito AndersonBento Maria, tudo está sendo organi-zado com muito carinho. As decora-ções serão finalizadas nos próximosdias e a programação do evento Natalna Praça já está sendo divulgada emfolders distribuídos por todo o municí-pio para que todos possam prestigiaras atrações.

O prefeito ainda enfatiza o acon-tecimento do Natal Encantado, atra-ção realizada pelo Provopar em par-ceria com o município no domingo(15), a partir das 18h30, quando ha-verá apresentação de teatro e distri-buição de brinquedos para as crian-ças. Em caso de chuva a programa-ção será cancelada. Para maior co-modidade os munícipes que deseja-rem deverão levar cadeiras. A casado artesão venderá cachorro-quen-te, minipizza, pastel e bebidas duran-te os dias do evento.

NATAL NA PRAÇANesta quinta-feira haverá Natal da

Criança no distrito de Candeia e apre-sentação dos alunos de Acordeom,Viola Caipira e Banda Sinfônica deMaripá no Centro dos Idosos a partirdas 20 horas. Na sexta-feira (13) a

Atividades natalinas serãoabertas na quinta em Maripá

mesma programação acontecerá nodistrito de Pérola Independente, sendoque a apresentação dos alunos serána praça, às 20 horas. No sábado (14),na sede, na Praça Central das Orquí-deas, ocorrerá apresentação do 5ºPalco Academia Musical Johann Se-bastian Bach com a participação es-pecial dos alunos de Percussão daAssociação Cultural Blumenstraussde Maripá, a partir das 20 horas. Nodomingo (15), na Praça Central dasOrquídeas, às 18h30, acontece o Na-tal Encantado do Provopar, com distri-buição de brinquedos (em caso dechuva será transferido para o ginásiode esportes). Já às 20 horas haveráapresentação do espetáculo artísticocultural de balé “A bela adormecida eoutras danças”, da Escola de DançasAdriana Agostini. No dia 17, na PraçaCentral das Orquídeas, a partir das 20horas, ocorrerá o Natal da Criançacom apresentação das atividades cul-turais desenvolvidas na sede econvidados: teatro “Pluft, o Fantasmi-nha”, Banda Sinfônica de Maripá,dança do ventre, alemã, jazz e africa-na, língua alemã, viola caipira, ginás-tica rítmica, arte circense, ginásticaZumba Fitness com a professoraLohana. No dia 19, na Praça Centraldas Orquídeas, a partir das 20 horas,apresentação do Coral Sicoob DançaFolclórica Alemã de Nova Santa Rosa,teatro “A Vila dos Sonhos” com alu-nos de teatro de Maripá, peça teatral“A verdadeira história do Natal” comGrupo Peregrinos da Igreja Batista deMaripá. No dia 20, também na praça,haverá apresentação de valores lo-cais e dos alunos de acordeon daAssociação Cultural Blumenstrauss,a partir das 20 horas. No dia 21 ocor-rerá apresentação da Orquestra SãoGonçalo de Viola Caipira de Toledocom o show “Saudade Boa”, a partirdas 20 horas. Já no dia 31 haverámúsica eletrônica a partir das 22 ho-ras e show pirotécnico à meia-noite.

MISSAL RECEBE CAMINHÃO-CAÇAMBADivulgação

Depois de ter recebido uma retroescavadeira do governo

federal, o município de Missal foi contemplado com a entrega

de um caminhão-caçamba na segunda etapa do Programa de

Aceleração do Crescimento (PAC 2). O evento aconteceu na

sexta-feira, (06), em Francisco Beltrão, região Sudoeste do

Paraná, e contou com a presença da ministra-chefe da Casa

Civil, Gleisi Hoffmann, do secretário da Agricultura Familiar do

Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, e do

vice-presidente da Câmara, deputado federal André Vargas.

Missal foi representado pelo prefeito Adilto Luis Ferrari, pelo

presidente da Câmara de Vereadores, Nelson Fernandes dos

Santos, e pelo secretário de Agricultura, Ivo Schwendler. Para

2014, o município aguarda a entrega de uma motoniveladora

da terceira etapa do PAC 2.

Page 45: 12 10 2013

Temperatura: 30º/23º Temperatura: 30º/22º Temperatura: 30º/23º Temperatura: 30º/23º Temperatura: 30º/22ºTemperatura: 30º/23º

Classificados na internet: www.opresente.com.brTERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013 O PRESENTE | 45

APARTAMENTO, vendo,c/ cozinha planejada, mesade mármore e tanque de la-var roupa, no Cond. Cana-dá, R$ 110.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Crec i J -04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

BARRACÃO , vendo,374m², c/ escritório, terrenogrande, R. Ouro Verde, Lot.Augusto I, R$ 85.000,00, acei-to carro. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo ou troco,100m², em condomínio,próx. ao posto Trovão Azul,R$ 78.000,00, aceito carrono negócio. Tr. (45) 9933-9968 com Jean.

CASA, vendo, 100m², al-venaria, c/ laje, 2 quartos,suíte, garagem, demais de-pendências, edícula p/ fes-tas 45m², aba em concreto,acabamento em gesso, telhaesmaltada, R$ 250.000,00.Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (tim) Creci 6630-F.

CASA, vendo, 116m², al-venaria, c/ 2 quartos, suíte,sala, cozinha, lavand., ga-ragem fechada, Lot, Imperi-al, R$ 160.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Crec i J -04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 117m², nova,c/ laje, 2 quartos, suíte, salade estar, cozinha, lavand.,bwc, garagem, jd. de inver-no, Lot. Roda D´Água, R$180.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 120m², alve-naria, c/ laje, semi acabada,próx. ao CTG, R$ 130.000,00,parcelo pgto. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, 124m², c/laje, 3 quartos, 2 bwc, sala,cozinha, lavand., garagemp/ 2 carros, churrasq., R$190.000,00. Tratar (45)3254-0477 ou 9931-9908,Crec i J -04743 , www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 133m², alve-naria, c/ 3 quartos, demaisdependências, R. Cabral, nº2429, R$190.000,00, aceitocaminhão de entrada, saldoparcelado em 9 anos, c/ juro10,5% ao ano. Tr. (44) 9976-5222 com Chico.

CASA, vendo, 156,76m²,nova, c/ laje, 3 quartos, suíte,sala de estar, sala de jantar,bwc, cozinha, lavand., gara-gem, jd. de inverno, terrenointeiro, Lot. Porto Seguro, R$250.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 470m², c/ 5quartos, 3 salas, garagem p/4 carros, área de festas, pis-cina, terreno 680m², bem lo-calizada, em Cascavel, valora combinar, aceito imóveis emMCR como parte de pgto. Tr.(45) 9945-9151.

CASA, vendo, 54m², emconstrução, alvenaria, c/laje, 2 quartos, bwc, sala,cozinha, lavand., saída p/Curvado, valor a combinar,pode ser financiada pelo Mi-nha Casa Minha Vida. Tr.(45) 3254-1345 ou 8405-9418 (tim) Creci 6630-F.

CASA, vendo, 64,32m², se-minova, c/ laje, 3 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,garagem, Lot. Gralha Azul, R$130.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 65,20m², c/laje, cercada, terreno 45mprofundidade, sol da manhã,Lot. Bem Te Vi, R$ 130.000,00,pode ser financiada. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, CreciJ-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 68m², nova,de esquina, c/ laje, 3 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,jd. de inverno, Lot. Caminhosdo Sol, R$ 135.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², c/ laje,3 quartos, sala de estar, co-zinha, bwc, garagem, Lot. PortII, próx. ao clube Aliança, R$155.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², semi-nova, c/ laje, 2 quartos, suíte,sala, cozinha, bwc, lavand.,murada, cercada, terreno462,50m², Lot. Santa Felicida-de, R$ 165.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 9979-1080c/ Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 75m², c/ 3quartos, sala, cozinha, bwc,lavand. fechada, terreno deesquina, R$ 115.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, alvenaria, aolado do mercado novo da Co-pagril, R$ 230.000,00, aceitotroca. Tr. (45) 3254-1718 ou9972-5013 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, c/ 2 quartos,2 bwc, sala grande, cozinha,lavand., garagem fechada p/4 carros, terreno 12x42, Lot.Boa Vista, R$ 170.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, imobiliada, R.Coslar, nº 50, Bairro Franck-furt, R$ 230.000,00. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

CASAS, vendo, 2, 90m²cada, de esquina, c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, lavand.,bwc, garagem, área constru-ída 180m², terreno 367,50²,Lot. Wollstein, estão aluga-das, R$ 240.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, CreciJ-4248, certoimoveis.com.

CASAS, vendo, 2, em cons-trução, Lot. Bem Te Vi, valore condições a combinar. Tr.(45) 8803-0231 (tim) ou 9910-0943 com Herton.

CASAS, vendo, em diver-sos Bairros, MCR, a partir deR$ 90.000,00, pelo programaMinha Casa Minha Vida. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASAS, vendo, em diver-sos Loteamentos, valor acombinar, pelo programa Mi-nha Casa Minha Vida. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, CreciJ-4248, certoimoveis.com.

C H Á C A R A , v e n d o ,3.000m², no perímetro ur-bano, em MCR, a partir deR$ 115.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,C r e c i J - 0 4 7 4 3 , w w w.localizafacilnegocios.com.br.

SÍTIO, vendo, 3,5 alq.,e m C u r v a d o , R $270.000,00. Tr. (45) 8819-2393 (tim) com Adriano.

TERRA, compro, 4 ou 5alq., c/ benfeitorias p/ gadoleiteiro ou suínos, valor acombinar, pago à vista. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRA, vendo, 10,7 alq., 6em lavoura, c/ casa, barra-cão, estrebaria, ótima locali-zação, R$ 790.000,00, entra-da e prazo a combinar. Tr. (45)9944-0352 ou 8809-1180,Creci F21288.

TERRA, vendo, 3 alq., sembenfeitorias, ideal p/ plantio deeucalipto, valor: 540 scs desoja por alq., aceito carro,casa ou caminhão. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418(tim) Creci 6630-F.

TERRA, vendo, 3,5 alq., c/casa de alvenaria, 2 aviários,seminovos, 15x130, R$800.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 3,5 alq.,c/ piscina, edícula, cacho-eira, açude, 4km do aero-porto, próx. Esquina Ban-deirantes, R$ 320.000,00,aceito troca e propriedadesna praia. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 300 hecta-res, com barracão e moradia,toda plana e em pasto, 190km de Unaí, MG, 300 km deBrasília, R$ 1.500.000,00,aceito 70% em imóvel na re-gião. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 4,5 alq.,primeira chácara atrás daSperafico, próx. ao Portalde MCR, sem benfeitorias,R$ 350.000,00, troco porcasa. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 5 alq., 4 emlavoura, sem benfeitorias,água corrente, 1km da BR163, próx. a Maracajú dosGaúchos, Guaíra, R$450.000,00, aceito casa atéR$ 300.000,00, entrada eprazo a combinar. Tr. (45)9944-0352 ou 8809-1180,Creci F21288.

TERRA, vendo, 5 alq., 4 naplanta, c/ benfeitorias, águacorrente, R$ 285.000,00, acei-to casa ou terreno. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418(tim) Creci 6630-F.

TERRA, vendo, 5 alq., de1ª, c/ benfeitorias, em NovaSanta Rosa, boa localiza-ção, valor a combinar, acei-to casa no negócio. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418(tim) Creci 6630-F.

TERRA, vendo, 55 alq.,planta 30, restante em pasto,parte da terra plana, próx. aSão Roque, valor: 60.000 scsde soja, aceito prédio em tro-ca. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 80 alq., c/benfeitorias, dividido em 3partes iguais, região de Palo-tina, R$ 60.000,00 o alq. Tr.(45) 9923-9210.

TERRENO, vendo, 12x33, c/casa mista de 12x9, 1 quadrada avenida, centro, em Mer-cedes, R$ 165.000,00, aceitocarro até R$ 20.000,00. Tr.(45) 9955-5320 ou 8804-2308.

TERRENO, vendo, 12x40,frente p/ o sol nascente, emaclive, Lot. Priesnitz, 150m daAv. Rio Grande do Sul, valor acombinar. Tr. (45) 9914-9921ou 3254-4297 com Édi Luiz.

TERRENO, vendo, 12x50,600m², Lot. Fassbinder, emMercedes, valor a combinar.Tr. (44) 3642-4446 ou (44)9955-4446.

TERRENO, vendo, 25x20,na Avenida, em Porto Mendes,R$ 80.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

TERRENO, vendo, 304m²,12,6x25, R. José dos Santos,nº 359, Lot. Wollstein, ao ladodo mercado, R$ 65.000,00. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRENO, vendo, 400m²,em Nova Santa Rosa, valor acombinar, aceito terra ou car-ro no negócio. Tr. (45) 9931-3874 ou 9988-8654.

TERRENOS, vendo, 14m defrente, Lot. Recanto Feliz,próx. ao mercado Weimann, apartir de R$ 45.000,00 à vistaou R$ 5.000,00 de entrada esaldo até 60 meses, parcela-mento direto. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, bem lo-calizados, valor a partir de R$45.000,00, R$ 5.000,00 de en-trada e restante entre 40 a 60meses. Tr. (45) 9978-6422com Raimundo Van Den Bonn,Creci F11955J.

Page 46: 12 10 2013

46 | O PRESENTE CLASSIFICADOS TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

TERRENOS, vendo, c/ in-fraestrutura completa, libera-do p/ construção, Lot. Maioli,próx. ao centro, valor a com-binar, parcelamento próprio.Tr. (45) 9968-4052 ou 3254-2148 com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot.Beija Flor, em frente ao Lot.Ana Paula, a partir de R$85.500,00 à vista ou 20% deentrada e saldo até 60 meses,parcelamento direto. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, CreciJ-4248, certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot.Raquel Malhas, no Anel Viá-rio, próx. a Realize, a partirde R$ 73.098,00 à vista ou fi-nanciados pela Caixa, de 60até 420 meses. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot.Wutzke, em NSR, saída p/ Pla-nalto, valor a combinar, à vis-ta c/ 10% de desconto ou fi-nanciado pela Caixa, de 60até 420 meses. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

APARTAMENTO, alugo, c/2 quartos, demais dependên-cias, central de gás, portãoelet., porteiro elet., garagem,Residencial Ana Luíza, R. Pre-sidente Costa e Silva, nº 1125,próx. a Receita Federal, R$670,00 + condomínio. Tr. (45)3254-0328 ou 9978-0142.

APARTAMENTO, alugo,cobertura, próx. a Unioeste,valor a combinar. Tr. (45)9955-2966.

APARTAMENTO, alugo, p/temporada, c/ 2 quartos, 1bwc, sacada lateral, aprox.130 metros do mar, em MeiaPraia, SC, próx. Shopping An-dorinha, valor a combinar. Tr.(45) 9807-1138.

APARTAMENTO, alugo,pequeno, c/ 3 quartos, sala,cozinha, bwc, varanda, R.Pernambuco, nº 1623, 30m daUnioeste, R$ 570,00. Tr. (45)9969-8051.

CASA, alugo, 120m², c/ laje,3 quartos, garagem, área defesta, R. Florianópolis, nº 417,valor a combinar. Tr. (45)9986-4015 com Paulo.

CASA, alugo, p/ 1 ou 2pessoas, valor a combinar.Tratar (45) 3254-2696 ou9952-4926.

QUARTOS, ofereço p/ alu-gar, c/ móveis ou sem móveis,próx. à Unioeste, em MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 9106-8688 ou 9913-1604.

QUITINETES, alugo, am-plas, prédio novo, 1ª locação,R. Sergipe, nº 2248, Residen-cial Concórdia, próx. a Unio-este, valor a combinar. Tr.(45) 9973-5410 com Anita.

SALA COMERCIAL, alugo,p/ profissional da saúde, R.Dom João VI, nº 753, centro,valor a combinar. Tr. (45)3254-3452 com Giovanni.

SALA COMERCIAL, alugo,R. Pernambuco, nº 1623, 30mda Unioeste, R$ 700,00. Tr.(45) 9969-8051.

SOBRADO, alugo, c/ 3quartos, 3 bwc, sala, cozi-nha, lavand., garagem fe-chada, valor a combinar. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

ASTRA HATCH ELEGANCE2.0, vendo, ano 2005, flex,completo, ar digital, airbag du-plo, rodas liga leve, cibié, re-visado, impecável, R$24.900,00. Tr. (45) 8803-6565.

ASTRA HATCHBACK 2.0CD, vendo, ano 2004, bege,ar digital, manual, ótimo esta-do, R$ 22.800,00, aceito bizc/ partida. Tr. (45) 9994-0990.

ASTRA, vendo, ano 2003,preto, R$ 19.000,00. Tr. (45)9107-3865 com Scharles.

BLAZER, vendo, ano 98/99,gasol ina, completa, R$19.500,00. Tr. (45) 9961-2575ou 3254-2118 com Alexandre.

CAMINHÃO D-60, vendo,ano 81/81, toco, carroceriagraneleira, lona, R$ 22.000,00.Tr. (45) 9971-1922 ou 8808-6247 com Edson.

CAMINHÃO, vendo ou tro-co, ano 83, MB 2319, branco,trucado, caçamba, motornovo, R$ 50.000,00, aceitoterreno na região oeste, no Riode Janeiro litoral ou São Pau-lo litoral. Tr. (45) 3252-8858ou 9980-6947.

CAMINHÃO, vendo, ano2005/05, Ford Cargo 2422, tru-ck no chassi, único dono, R$94.000,00. Tr. (45) 9971-1922ou 8808-6247 com Edson.

CAMINHÃO, vendo, ano72, Mercedes Benz 1113, tur-binado, DH, no chassi, valor acombinar. Tr. (45) 3282-1740ou 9902-9334.

CELTA 1.0, vendo, ano2004, prata, básico, R$13.500,00. Tr. (45) 9991-4477.

CORSA HATCH PRE-MIUM 1.4, vendo, ano 2009,prata, completo, baixa km,valor a combinar. Tr. (44)9710-3030 ou (44) 3648-1195 com Daniel.

CORSA WAGON, vendo,ano 96, super, R$ 10.200,00.Tr. (45) 9923-5543.

COURIER 1.6, vendo, ano2009/09, flex, possui van/car-ga, furgão fibra c/ 2 portasatrás, ar, ótimo estado, revi-sada, R$ 20.900,00. Tr. (45)8804-7606 ou 9972-5240.

D10, vendo, ano 82, carro-ceria de madeira, ótimo esta-do, R$ 23.000,00. Tr. (45)8831-8105.

F-1000, vendo, ano 94,branca, cabine dupla, 3 por-tas, completa, bom estado, R$40.000,00, aceito troca. Tr.(45) 8434-0104 ou 8403-1444.

F-4000, vendo, ano 80/80,moto mwm 229, 5ª marcha,DH, alongada de fábrica, c/ ousem gaiola boiadeira, ótimoestado, R$ 29.990,00, semtroca. Tr. (45) 9944-7004.

FIESTA GL, vendo, ano2001, branco, básico, valor acombinar. Tr. (45) 9937-8202ou 9992-7586 com Alex.

FOCUS SEDAN, vendo, ano2009, automático, modelonovo, pneus novos, estepesem uso, placa A, revisado,valor a combinar, financio ematé 48x. Tr. (45) 9961-2575ou 3254-2118 com Alexandre.

GOL 1.0, vendo, ano 2000,16v, c/ ar cond., 25.000km, R$14.000,00. Tr. (45) 8835-6748com Gerson.

GOL G5 1.0, vendo, ano2011, prata, completo, airbag,abs, retrovisor elét., som, alar-me na chave, 25.000km, R$26.990,00. Tr. (45) 9127-5666ou 9954-4696.

GOLF GL 1.8, vendo, ano95, valor a combinar, preço deocasião. Tr. (45) 9980-4720com Everson.

GOLF, vendo, ano 95, azul,c/ alarme, travas, vidros elét.,DH, ót imo estado, R$9.800,00, aceito moto. Tratar(45) 9909-8313.

GRAND LIVINA 1.8, vendo,ano 2011, 7 lugares, valor acombinar. Tr. (45) 9995-4853.

KA GL IMAGE 1.0, vendo,ano, 2000, azul, completo, R$11.500,00. Tr. (45) 9127-5666ou 9954-4696.

KA, vendo, ano 2011, pre-to, baixa km, valor a combi-nar, aceito biz. Tr. (45) 9982-3794 com Canelo.

MERIVA PREMIUM 1.8, ven-do, ano 2010, preta, flex, com-pleta, automática, airbag duplo,couro, abs, rodas liga leve, cd,49.000km, impecável, R$34.900,00. Tr. (45) 9986-9262.

MONZA CLASSIC 2.0,vendo, ano 87, álcool, travaelét., bateria nova, bom esta-do, R$ 4.500,00. Tr. (45)9974-7155.

PAJERO HPE, vendo, ano2012, branca, automática,completa, teto solar, R$165.000,00. Tr. (45) 9961-2575 ou 3254-2118 comAlexandre.

PALIO 1.6, vendo, ano 97,4 portas, completo, rodas es-portivas, R$ 11.500,00. Tr.(45) 9923-5543.

PALIO FIRE 1.0, vendo outroco, ano 2006/07, flex, trioelét., kit visibilidade, valor acombinar, aceito troca de mai-or valor. Tr. (45) 9979-5511com Mauro.

PALIO FIRE, vendo, ano2004, branco, 4 portas, vi-dros e travas elét., limpadore desembaçador traseiro, pa-rachoque cor do carro,65.000km, impecável, R$14.500,00 à vista ou R$16.000,00 na troca, aceitoproposta. Tr. (45) 9921-4172.

PALIO, vendo ou troco, ano2011/11, vermelho, completo,39.000km, placa A, doc. emdia, valor a combinar. Tr. (45)8801-9533 com Arlei.

PICK UP CORSA, vendo,ano 2002, c/ ar cond., revisa-da, R$ 15.000,00. Tr. (45)9961-2575 ou 3254-2118 comAlexandre.

RODOTREN, vendo, ano2002, branco, Noma, 8 eixosc/ CSV, c/ vinilona semino-va, todos tambores de freionovos, lonas novas, revisa-do, suspensão, alinhamento,ótimo estado, valor a combi-nar. Tr. (44) 3642-4446 ou(44) 9955-4446.

S10 EXECUTIVE, vendo,ano 2010, diesel, cabine du-pla, acessórios, R$ 68.000,00.Tr. (45) 9923-5543.

S10, vendo, ano 2008, flex,cabine dupla, c/ acessórios,R$ 37.000,00. Tr. (45) 9911-6138 com Ari.

SAVEIRO G3 1.6, vendo,ano 2000, vermelha, c/ ar-cond., R$ 16.990,00. Tr. (45)9127-5666 ou 9954-4696.

SCENIC 1.6, vendo, ano2006/07, prata, completo, ma-nual, airbag duplo, controle desom no volante, computador,DH, ar cond., valor a combinar.Tr. (45) 9921-5131 com Nelson.

SCENIC, vendo, ano 2004,f lex, ót imo estado, R$20.500,00. Tr. (45) 9107-3865com Scharles.

SIENA FIRE, vendo, ano2008, ar cond., vidro e travaelét., alarme, manual, chavereserva, placa A, R$18.300,00. Tr. (45) 9117-7028.

SILVERADO, vendo, ano97, branca, roda 20", comple-ta, som, bomba injetora e bi-cos novos, bateria nova, R$52.000,00. Tr. (45) 9822-0345ou 9923-2539 com Allan.

TL, vendo, ano 72, 4 por-tas, valor a combinar. Tr. (45)9931-7941 com Kassio.

UNO, vendo, ano 2000, R$9.000,00. Tr. (45) 9904-4099com Jandir.

VAN DUCATO, vendo, ano2009/09, teto alto, completa,equipada c/ ar cond., dvd, mo-nitor, som ambiente, 14 poltro-nas + motorista, impecável,ótimo estado, valor: entrada +10x de R$ 1.513,58 + 66x deR$ 906,01 (consórcio). Tr.(45) 8823-4370.

VECTRA CD, vendo, ano2002, automático, airbag, abs,couro, rodas liga leve, aro 16,piloto autom., todo revisado,chave reserva, manual, valora combinar. Tr. (45) 3282-1740ou 9902-9334.

VECTRA ELITE 2.4, vendo,ano 2006, prata, flex, comple-to, automático, couro,airbag´s, ar digital, cd originalno volante, baixa km, todo re-visado, impecável, R$35.500,00. Tr. (45) 8803-6565.

VECTRA GLS 2.2, vendo,ano 2001, prata, completo, ardigital, R$ 19.990,00. Tr. (45)9127-5666 ou 9954-4696.

VECTRA GLS, vendo outroco, ano 98, preto, comple-to, R$ 14.500,00. Tr. (45)9941-3550 com Barbosa.

VECTRA GLS, vendo, ano2001, verde escuro metálico,8v, completo, ótimo estado, R$18.500,00, aceito moto ou car-ro de menor valor. Tr. (45)9909-8313.

VECTRA GTX, vendo outroco, ano 2008, preto, cou-ro, piloto automático, sensorde ré, controle de som no vo-lante, top de l inha, R$37.500,00. Tr. (45) 9941-3550com Barbosa.

VERONA EUROPEU, vendo,ano 94, cinza, álcool original,rodas Binno, vidro elét., som,alarme, completo, manual, óti-mo estado, R$ 7.500,00. Tr.(45) 9919-8954 (tim).

BIZ 100, vendo, ano 2002/03, azul, bom estado, R$3.000,00. Tr. (45) 8809-0202ou 9941-1088 com Marcos.

BIZ 125, vendo, bom esta-do, R$ 3.300,00. Tr. (45)9107-3865 com Scharles.

BIZ 125 ES, vendo, ano2008/08, preta, R$ 4.000,00.Tr. (45) 9920-3200 com Julio.

BIZ 125, vendo, ano 2007,preta, 12.000km, freio a dis-co, rodas de liga, pneus no-vos, R$ 4.500,00. Tr. (45)9994-0990.

BIZ 125, vendo, ano 2012/12, bordo, flex, rodas espor-tivas, 4.000km, única dona, R$6.500,00. Tr. (45) 3279-1524ou 8832-4662 (após 11h30)com Fabiane.

CBX 750F, vendo, ano 88,cinza e chumbo, 7 galo, ótimoestado de conservação, R$14.500,00. Tr. (45) 9800-0604.

CG 125 FAN ES, vendo, ano2010, preta, c/ partida, R$4.500,00, aceito troca. Tr.(45) 9941-3550 com Barbosa.

CG 125 FAN ES, vendo,ano 2013, preta, c/ partida,emplacada, valor e condi-ções a combinar. Tr. (45)8803-0231 (tim) ou 9910-0943 com Herton.

CG 150 FAN, vendo, ano2013/13, 1.400km, R$6.500,00. Tr. (45) 9986-6989ou 9987-2122 com Elizandraou Maico (após 18hs).

CG 150 SPORT, vendo, ano2008, cinza, R$ 4.500,00,aceito moto de menor valor. Tr.(45) 9991-4477.

CG 150, vendo, ano 2011,c/ partida, 6.000km, manual,chave reserva, valor a com-binar. Tr. (45) 9955-2488.

Page 47: 12 10 2013

O PRESENTE | 47TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 10/12/2013.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 11/12/2013

R$ 2,00PARA ASSINANTES

CG BOLINHA 125, vendo,ano 80, vermelha, original, R$3.200,00, aceito troca. Tr.(45) 9941-3550 com Barbosa.

CG TITAN 150 ES, vendo,ano 2007/08, preta, ótimo es-tado, R$ 4.500,00. Tr. (45)9954-5328 com Fabiani.

CRYPTON ED, vendo, ano2010/10, prata, partida elét.,seguro obrigatório pago, R$3.200,00 à vista. Tr. (45)9920-2682 ou 3254-8875 (anoite) com João.

DT 180, vendo, p/ trilha, R$900,00. Tr. (45) 3284-2263.

FAZER 250, vendo, ano2008, c/ baú, R$ 6.500,00. Tr.(45) 9961-2575 ou 3254-2118com Alexandre.

LEAD 115CC, vendo, ano2010, preta, automática, bai-xa km, R$ 4.200,00, aceitotroca. Tr. (45) 9941-3550 comBarbosa.

NX 400 FALCON, vendo,ano 2001, vermelha, R$7.900,00, aceito troca. Tr.(45) 9941-3550 com Barbosa.

XRE 300, vendo, ano 2012/12, 3.700km, impecável, valor:entrada + 36x de R$ 420,00,financiamento pelo Sicredi. Tr.(45) 9977-4047 com João.

XTZ 125, vendo, ano 2004,azul, c/ partida, freio a disco,R$ 3.800,00, aceito troca. Tr.(45) 9941-3550 com Barbosa.

XTZ 250 TENERE, vendo,ano 2011/11, preta, ótimo es-tado, R$ 11.000,00. Tr. (45)9954-5328 com Fabiani.

YBR 125 E, vendo, ano2005/05, prata, R$ 4.600,00.Tr. (45) 8809-0202 ou 9941-1088 com Marcos.

YBR 125 ED, vendo, ano2002/02, prata, completa, todarevisada, R$ 4.000,00. Tr.(45) 8809-0202 ou 9941-1088com Marcos.

YBR 125 K, vendo, ano2005/05, vermelha, bem con-servada, R$ 3.000,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 K , vendo, ano2 0 0 8 / 0 8 , p r e t a , R $3.000,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 K, vendo, ano2010/11, vermelha, bem con-servada, R$ 4.500,00. Tr. (45)9954-5328 com Fabiani.

YBR FACTOR 125 E, ven-do, ano 2009/10, preta, R$4.500,00. Tr. (45) 9920-3200com Julio.

YBR FACTOR 125, vendo,ano 2010, roxa, 9.500km, R$3.700,00. Tr. (45) 9821-5599com Walter.

ANTENAS, instalações emanutenção de antenas digi-tais, aparelhos az-box, az-américa, evolution box, superbox, etc, atendedo MCR e re-gião, interessados. Tr. (45)9937-8202 com Alex.

ANTENAS, instalações,manutenção e assistência téc-nica de aparelhos e antenasparabólicas e digitais, az-box,az-américa, bravo +, bravis-simo, etc, atendo MCR e re-gião, interessados. Tr. (45)9934-4624 com Gilson.

BARCO, vendo, 5m, eco-logia, c/ motor 40hp Mercury,3 cilindros, ano 2010, c/ car-reta, valor a combinar. Tr.(45) 3254-4140.

BARCO, vendo, ano 2005,Fluvinautica, 6m, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-4140.

BARCO, vendo, Apolus,6m, Levefort, c/ motor 40hp,4 tempos, partida elét., c/ car-reta, valor a combinar. Tr. (45)3254-4140.

BAÚ, vendo, p/ caminhão,alumínio, 9m, R$ 8.000,00. Tr.(45) 9950-3210.

BICICLETARIA, vendo, c/oficina e loja de bicicleta, maisde 7 anos no mercado, R$28.000,00. Tr. (45) 3254-0020ou 9943-4967 com Anderson.

CARRETINHA, vendo, nova,reboque, fazendinha, valor acombinar. Tr. (45) 9842-0504.

CARTA DE CRÉDITO, com-pro, contemplada, crédito R$120.000,00. Tr. (45) 9995-4853.

CARTA DE CRÉDITO ,vendo, contemplada, p/ car-ro até 5 anos, crédito R$15.730,00, ent rada R$4.800,00, assume 1 parcelade R$ 530,00 + 38 parcelasde R$ 450,00. Tr. (45) 9937-8202 ou 9992-7586 com Alex.

CARTA DE CRÉDITO ,vendo, contemplada, p/ car-ro até 5 anos, crédito R$16.300,00, ent rada R$3.700,00, assume 1 parcelade R$ 766,00 + 25 parcelasde R$ 685,00. Tr. (45) 9937-8202 ou 9992-7586 com Alex.

CARTA DE CRÉDITO ,vendo, contemplada, p/ moto0km, crédito R$ 6.725,00,entrada R$ 1.600,00, assu-me 53 parce las de R$140,00. Tr. (45) 9937-8202ou 9992-7586 com Alex.

COMPUTADOR, vendo,novo, hd 1000gb Sata3, 4gbmemória ddr3, monitor 18.5Led, gravador dvd, placa mãeam3, teclado, mouse, caixasde som, c/ garantia de 12 me-ses, R$ 1.050,00. Tr. (45)9940-1637 (tim) ou 8826-9446 (claro) com Cristiano.

COMPUTADOR, vendo, se-minovo, Bipway, R$ 500,00.Tr. (45) 9934-7299 com Lice.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ automóvel,crédito R$ 57.000,00, entra-da R$ 22.900,00, assume 46parcelas de R$ 1.199,00. Tr.(45) 3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ imóvel,crédito R$ 85.900,00, entra-da R$ 13.500,00, assume 67parcelas de R$ 1.639,00. Tr.(45) 3254-5050 ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, ven-do, p/ imóvel, crédito R$150.000,00, assume 150 par-celas, 1ª a 4ª de R$ 1.676,27,demais parcelas de R$1.301,27. Tr. (45) 3254-5050ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, ven-do, p/ moto, crédito R$5.000,00, assume 70 parce-las, 1ª a 4ª de R$ 101,23, de-mais parcelas de R$ 88,73. Tr.(45) 3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, ven-do, sem taxa de adesão, cré-dito R$ 500.000,00, prazo 193meses, c/ até 8 contempla-ções por mês. Tr. (45) 9842-5000 c/ Tânia ou 3254-5000na Certo Imóveis.

CONSÓRCIO, vendo, con-templado, p/ carro ou moto,crédito R$ 15.850,00, entra-da R$ 4.800,00, assume 31parcelas de R$ 488,00. Tr.(45) 9969-2492.

CONSÓRCIO, vendo, con-templado, p/ carro ou moto,crédito R$ 42.383,00, partepaga R$ 29.300,00, assume24 parcelas de R$ 833,00. Tr.(45) 9997-5226.

FILHOTES, vendo, LhasaApso, c/ 50 dias, vacinados,valor a combinar. Tr. (45)9950-5433 com Sirlei.

FILHOTES, vendo, Yorkshi-re, machos, vacinados, R$450,00. Tr. (45) 9800-0604com Luís Carlos.

FREEZER, vendo, 2, expo-sitores, valor a combinar. Tr.(45) 9969-4646 com Antonio.

INSTALADOR DE ANTE-NAS, parabólicas, sky e digi-tais, consertos e instalaçõesem geral, interessados. Tr.(45) 9945-6693 com Marcio.

JET SKI VX700, vendo, ano2008/08, completo, ótimo es-tado, valor a combinar. Tr. (45)3254-4140.

JOGO DE RODAS, vendo,aro 13, c/ pneus seminovos,do Gol, rodas de ferro, R$400,00. Tr. (45) 9974-7155.

LANCHA, vendo, Savage,motor 60hp Yamaha, 2 tem-pos, ano 2001, c/ carreta, R$19.500,00. Tr. (45) 3254-4140.

LANCHA, vendo, TropicalBoat´s 170 (casco), valor acombinar, parcelo em 10x semjuros. Tr. (45) 3254-4140.

LAVA SOFÁ, lavagem aseco, lava, estereliza e per-fuma, cama box, cobertores,edredons, tapetes, estofadosde veículos, cortinas e persi-anas, interessados. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

LOJA DE CALÇADOS,vendo, completa, informatiza-da, funcionando, em MCR,valor a combinar. Tr. (45)9971-0444.

MÁQUINA DE SORVETE,vendo, Italiano, usada, ótimoestado, c/ garantia, R$12.000,00, pode ser parcelado.Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

MESA, vendo, p/ escritório,Teka, 1,20m, nova, escrivani-nha c/ 2 gavetas, cor marfim,R$ 490,00. Tr. (45) 3254-0888com Veruska.

MESA, vendo, p/ escritório,Teka, 1,20m, nova, escrivani-nha c/ base de aço, cor mar-fim, R$ 390,00. Tr. (45) 3254-0888 com Veruska.

MOTOR, vendo, 15hp, R$5.800,00. Tr. (45) 3254-4140com Ivan ou Eldor.

MOTOR, vendo, ano 2011,Mercury Sea Pro, todo revi-sado, valor a combinar. Tr.(45) 9991-9594 com Douglas.

NOTEBOOK ACER, vendo,novo, Intel Core I3, hd 500gb,4gb memória, tela 15.6" ledhd, gravador dvd, web cam,wireless, acompanha fonte ebateria, c/ garantia de 12 me-ses, R$ 1.550,00. Tr. (45)9940-1637 (tim) ou 8826-9446 (claro) com Cristiano.

NOTEBOOK ACER, vendo,novo, Intel Dual Core, hd500gb, 4gb memória, tela 14"led, gravador dvd, web cam,wireless, acompanha fonte ebateria, c/ garantia de 12 me-ses, R$ 1.250,00. Tr. (45)9940-1637 (tim) ou 8826-9446 (claro) com Cristiano.

OFERTA DE TRABALHOp/ eletrecista e técnico emar cond., p/ automóveis, c/experiência, e menor apren-diz, interessados. Tr. (45)3254-1122.

OFERTA DE TRABALHO p/mecânico, interessados. Tr.(45) 9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABALHO p/técnico de refrigeração, in-teressados. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABALHO p/vendedor interno, interessados.Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABALHO p/vendedora de cosméticos, c/experiência, interessadas. Tr.(45) 3254-2074 com Deniseou Jeverson.

PONTO DE XEROX, vendo,em faculdade, todo equipado,valor a combinar. Tr. (45)9938-2026.

TELEVISOR, vendo, Phi-lips, 29", cores, seminovo, R$280,00. Tr. (45) 9944-4415.

VENDO, cama e colchão,valor a combinar. Tr. (45)9933-6352.

VIOLÃO, vendo, novo, Gi-annini gnfx, elétrico, cordasnylon, c/ pequeno detalhe pre-to e natural, R$ 290,00, preçode ocasião. Tr. (45) 3254-0888 com Veruska.

BEZERROS, vendo, Nelore,desmames, machos e fême-as, puro de origem, valor acombinar. Tr. (45) 3284-7788ou 9958-6566 com Jair.

NOVILHAS, vendo, 18, Nelo-re, c/ 15 meses, puro de origem,valor a combinar. Tr. (45) 3284-7788 ou 9958-6566 com Jair.

SERRA FITA, vendo, nova,Implemis, moedor nº 22, motor1/2cv, c/ nota e garantia, R$1.300,00. Tr. (45) 9973-0856.

Page 48: 12 10 2013
Page 49: 12 10 2013

TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013 Edição 3734 - O PRESENTE | 01

Page 50: 12 10 2013

02 | O PRESENTE - Edição 3734 EDITAIS TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013

Page 51: 12 10 2013

Edição 3734 - O PRESENTE | 03TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013 EDITAIS

Page 52: 12 10 2013

LOTOFÁCIL CONCURSO 991: 01 02 05 06 07 09 12 14 15 17 18 21 22 24 25

R E S U L T A D O L O T E R I A S

LOTOMANIA CONCURSO 1407: 06 14 17 24 26 40 51 54 56 68 70 73 75 78 83 84 85 86 90 93 MEGA-SENA CONCURSO 1554: 30 32 49 50 52 53

FEDERAL CONCURSO 04821: 1º 19.013 / 2º 33.404 / 3º 84.145 / 4º 56.015 / 5º 28.497

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP Licença de instalação para o empreendimento aseguir especificado:

Empresa: Cooperativa de Eletrificação e De-senvolvimento Econômico de Marechal Cândi-do Rondon – CERCAR

Atividade: Pequena central hidrelétrica, PCHEndereço: Rio Guaçú, Novo Três Passos e Nova

Santa RosaMunicípio: Marechal Cândido Rondon, ParanáValidade: 05/12/2015

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE OPERAÇÃORafael Stoll da Rosa torna público que requereu

ao IAP Licença de Operação para atividade desuinocultura, sistema de terminação para 600 ani-mais, implantada no lote rural n°340, linha União,distrito de São Clemente, município de Santa Hele-na, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DE LICENÇA

DE OPERAÇAOL. A Schaefer e Cia. Ltda torna público que

requereu ao IAP a Renovação da Licença de Opera-ção para indústria de madeira e derivados, implanta-do na Rua Arsênio Backes, s/n, município de EntreRios do Oeste, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

Danrlei Zoz torna público que requereu ao IAPLicença Prévia para atividade de piscicultura, a serimplantado no lote rural nº 01-A, desmembrado dolote rural nº 01, sub divisão dos lotes 114 e 115, 31ºperímetro da Fazenda Britânia, linha Maravilha, mu-nicípio de Maripá, Estado do Paraná.

SÚMULA DE RECEBIMENTODE LICENÇA DE OPERAÇÃO

Prefeitura do Município de Marechal Cândi-do Rondon torna público que recebeu do IAPLicença de Operação para o aterro sanitário munici-pal, localizado na linha Neuhaus, distrito de NovoTrês Passos, munícipio de Marechal Cândido Ron-don, Estado do Paraná.

04 | O PRESENTE - Edição 3734 EDITAIS TERÇA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2013