10 12 2013

44

Upload: orangotoe

Post on 23-Mar-2016

275 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

10-12-2013.pdf

TRANSCRIPT

02 | O PRESENTE EDITORIAL SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

A “DESAPOSENTADORIA” FAZJUSTIÇA AO TRABALHADORPara nossa satisfação, o projeto que prevê a “desa-

posentadoria”, “desaposentação” ou renovação de apo-sentadoria do Instituto Nacional de Seguridade Social(INSS) está caminhando bem no Congresso Nacional eem breve deverá ser transformado em lei.

A proposta prevê que trabalhadores que se aposen-taram há algum tempo, mas continuaram trabalhandoe contribuindo com a Previdência Social, poderão solici-tar a atualização de seu benefício.

Para isso, deverão requerer suspensão ou revogaçãode sua atual aposentadoria e solicitar novo benefício, novalor assegurado pelo prosseguimento e elevação dasua contribuição ao INSS.

No Poder Judiciário o tema também está bem enca-minhado. No dia 14 de agosto último, a 1ª Seção doSuperior Tribunal de Justiça (STJ) definiu os critériospara o cálculo da “desaposentação", como é o caso darenúncia ao atual benefício e requerimento de novaaposentadoria, com valores maiores.

Em maio deste ano, o próprio STJ havia decidido quea pessoa que se aposentou, mas continuou trabalhandoe contribuindo para a Previdência, pode desistir dobenefício e pedir nova aposentadoria mais elevada, semdevolver os valores recebidos.

No Congresso, a tramitação do projeto já ultrapas-sou diversas etapas e após a sua aprovação, os aposen-tados poderão garantir seu direito administrativamente,sem a necessidade de ingressar na Justiça Federal.

A proposta é um avanço e faz justiça aos trabalhado-res. Se o aposentado continuasse trabalhando sem anecessidade de prosseguir recolhendo a contribuiçãomensal ao INSS, proporcional ao seu salário, como dequalquer outro trabalhador, não teria como reivindicar arevisão de seu benefício.

Como a legislação prevê que o aposentado aovoltar a trabalhar é obrigado a recolher o tributo doINSS, é justo que mais adiante ele possa requer aatualização de sua aposentadoria, pois a contribuiçãolhe assegura esse direito.

É justo, portanto, que busque a atualização de suaaposentadoria. Isso sem a necessidade de devolver o quejá recebeu, pois esse foi o direito adquirido com ascontribuições recolhidas até sua aposentadoria.

A “desaposentadoria” nada mais é do que a atualiza-ção de seu benefício, com base nas novas contribuiçõesao INSS, efetivamente recolhidas.

Resta resolver a questão da perda do valor dasaposentadorias concedidas há algum tempo, pois mui-tos trabalhadores que se aposentaram com quatro salá-rios-mínimos, há dez anos, por exemplo, hoje não rece-bem nem o equivalente a dois desses vencimentos.

As perdas devem-se ao fator previdenciário, que oCongresso já derrubou duas vezes, uma vez no governodo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outra nogoverno da presidente Dilma Rousseff, com os projetosvetados em ambas as oportunidades.

Entre nós há muitos que defendem uma nova derru-bada do fator previdenciário e desta vez também do vetopresidencial, se necessário, porque é que ele que reduzas aposentadorias.

Derrubado o dispositivo, os aposentados terão seusbenefícios recalculados, possivelmente levando emconsideração o valor real do passado.

O argumento do governo para vetar a propostaseria um rombo muito grandes nas contas da Previ-dência Social, mas tudo é uma questão de priorida-des, pois se existem recursos para outros investi-mentos públicos, se poderia destinar parte dessasverbas para garantir uma velhice mais tranquila aostrabalhadores aposentados.

* O autor é deputado federal pelo Paraná

[email protected]

Dois pesos, duas medidasHoje, 12 de outubro, feriado, haverá celebrações

religiosas e diversão para a criançada em todos oscantos do Brasil. Em comemoração ao Dia da Padro-eira do Brasil, fiéis de comunidades católicas de todoo país não fugirão à tradição de louvar Nossa SenhoraAparecida, em novenas, missas e procissões. Serãomuitos momentos de orações, reflexões e adorações.

Por outro lado, o Dia das Crianças tambémcontará com programação especial envolvendo ospequenos em comemoração ao seu dia. A maioriados municípios estão organizados e contarão comuma série de atividades, repleta de atrações recrea-tivas, a fim de proporcionar diversão à criançada, esuas famílias.

Eventos como estes, de integração entre crianças eentre pais e filhos, costumam reunir milhares depessoas, pois são sempre bem-vindos. Só quem é pai e mãe sabeo quanto é bom ver a garotada"pintando e bordando", com umsorriso estampado no rosto.

A infância é uma das fasesmais preciosas da vida do serhumano. Ser criança é semprever o lado positivo das coisas,é ter a imaginação fértil, nãose preocupar com o dia seguin-te; é criar um mundo sem de-feitos... É um tempo de inocên-cia, sem maldade.

As crianças de hoje são muitodiferentes daquelas de um pas-sado recente. E isso chama a atenção. Os pequenosdos dias atuais incorporaram em seu mundo a tecno-logia e acabaram por ganhar características bastantediferentes da garotada de duas décadas atrás.

Desde muito cedo têm contato com brinquedoseletrônicos, computador, tablets, smartphones...e por aí vai. O resultado dessa aproximação é queas crianças hoje são mais espertas, mais rápidasno raciocínio, mais espontâneas e têm sempreboas respostas na ponta da língua. Não cansamde surpreender.

Entretanto, com essa nova realidade, se por umlado os faz ganhar, de outro, os faz perder. A maioriados brinquedos já “brincam sozinhos”, e acabamexigindo quase nada da criança; elas se tornam

Que os pais não achem que atecnologia que hoje deixa seusfilhos mais ágeis e espertos é

melhor do que as brincadeiras derua, que proporcionam o contatocom outras crianças. Não se tratade ignorar e virar as costas para

uma tendência que não tem maisvolta, nem de pregar que somentese façam coisas que foram auge no

passado, apenas de buscar umaboa dose nisso tudo. Crianças

precisam de estímulo. Por isso,pais, façam a sua parte

“treinadas” para os jogos, como os de videogame, porexemplo; e, também, ao se sentirem mais atraídaspelas tecnologias, optam por diversões ligadas àinternet, computador, tablet... e não pelas brincadei-ras de rua, pelo contato com outras crianças. Asatividades lúdicas são tudo de bom, e importantes,mas, infelizmente, ficaram para trás.

Sem falar da avalanche de informações que rece-bem desde muito pequenos, o que possibilitará quecresçam menos preconceituosos diante das diferentesrealidades, é verdade, mas também fará com o que ospais não sejam a única referência.

Por fim, a criança atual acaba absorvendo de tudoum pouco do turbilhão de coisas que lhe é transmitido;mas, na hora da prática, muitas vezes ela fica semsaber o que fazer. E se por um lado é mais habilidosa,

de outro acaba tendo reduzida asua capacidade de comparação,análise e criatividade.

São dois pesos e duas medi-das. Por isso, é importante queos pais não se desliguem dosdetalhes e de seus filhos. Quenão achem que a tecnologia quehoje os deixa mais ágeis e esper-tos é melhor do que as brincadei-ras de rua, que proporcionam ocontato com outras crianças. Nãose trata de ignorar e virar ascostas para uma tendência quenão tem mais volta, nem depregar que somente se façam

coisas que foram auge no passado, apenas debuscar uma boa dose nisso tudo.

Crianças precisam de estímulo. Por isso, pais,façam a sua parte. Com mais estímulos à criativi-dade, ao lúdico, ao coletivo, e não somente àstecnologias, as crianças terão mais chances de setornar adultos admiráveis; “tecnológicos”, sim,mas, também, mais humanos.

Não adianta entrar na onda do mercado e subs-tituir o tempo que lhes falta para brincar, porbrinquedos, brinquedos e brinquedos, ou qualqueroutro aparato da infinidade de opções tecnológicasque existem por aí.

Aproveitem a data para refletir um pouco maissobre o assunto.

O PRESENTE | 03SÁBADO,12 DE OUTUBRODE 2013

CrescimentoDurante este mês em que o Jornal O Presente completa 23 anos de circulação,

uma nova e importante etapa do projeto de expansão se concretiza.A partir de terça-feira (15), O Presente terá uma coluna diária sobre Toledo

com notas políticas, sociais e de eventos, além de uma cobertura jornalística aindamais completa e pontual.

A página e a representação regional de Toledo estarão a cargo do competente,experiente e dinâmico homem de imprensa Jairo Zeni, que também terá na equipeseu filho Rafael, que cuidará do setor de circulação.

Já na sexta-feira (18) O Presente inaugura uma coluna semanal de Guaíra soba responsabilidade da não menos competente, experiente e dinâmica jornalistaAdriani Schirmann. Ela se destacou na imprensa regional atuando no JornalCosta Oeste, quando fez reportagens e coberturas importantes e também produ-ziu uma coluna sobre Guaíra.

Depois de morar alguns anos nos Estados Unidos, Adriani retornou aomunicípio guairense, onde assumiu a direção da Casa Weber - um empreendi-mento comercial de muita tradição da família.

O projeto de expansão não termina aí. Novas investidas acontecerão naspróximas semanas que culminarão com colunas semanais das principais cidadesda área de cobertura do Jornal O Presente.

Antecipadamente agradecemos o apoio e a forma carinhosa como O Presenteé recebido e como seus diretores e funcionários são tratados pelos assinantes,anunciantes e pela comunidade em geral.

Essa é, certamente, a melhor forma de agradecimento que recebemos daspessoas que veem no Jornal O Presente não só um importante veículo decomunicação, mas, sobretudo, uma ferramenta para promover debates, reivindi-car serviços públicos e projetar marcas, serviços e produtos e especialmente osmunicípios da sua área de circulação.

Arno Kunzler

Diretor

Imagem de cidade

O prefeito de Entre Rios do Oeste, Jones Heiden,garante que seu governo vai mudar a imagem domunicípio com obras de infraestrutura e de mobilida-de urbana que darão uma ideia de cidade. Lembrandoque durante a campanha o então candidato Jones,hoje prefeito, usou uma frase que repercutiu muito -que Entre Rios do Oeste tinha cara de vila.

Ele confirma que a população também acha isso eacredita que o atual governo vai fazer intervençõespara dar ao município uma cara de cidade. Jonestambém lembra que não fez tal declaração para criti-car alguém, apenas fez uma constatação que hoje étambém a opinião da maioria da população.

Prefeito de Entre

Rios do Oeste,

Jones Heiden:

obras de

infraestrutura e de

mobilidade urbana

proporcionarão um

novo visual ao

município

Arquivo/OP

Audiência públicaem MedianeiraA Prefeitura de Medianeira pro-

move, na terça-feira (15), audiên-cia pública para elaboração doPlano Plurianual (PPA) 2014-2017, da Lei de Diretrizes Orça-mentárias (LDO) 2014 e da LeiOrçamentária Anual (LOA) 2014.A audiência será realizada na Câ-mara de Vereadores, às 14 horas.

Durante o evento, que cumpreos preceitos da Lei de Responsabi-lidade Fiscal, serão apresentados ediscutidos os objetivos, diretrizese metas da administração públicapara os próximos quatro anos e aprevisão orçamentária para o anoque vem.

PoderosaA presidente da Petrobras, Maria

das Graças Silva Foster, foi aponta-da pela revista americana Fortune,pelo segundo ano consecutivo, comoa executiva mais poderosa do rankingglobal. Ela concorria com mulheresde negócios de diversos setores epaíses. Tanto em 2012 como em 2013,Graça Foster ficou em primeiro lu-gar na lista de executivas que atuamfora dos Estados Unidos.

Fórum de Debatesem Rondon

Portaria publicada pela Prefeitura de Marechal Cândi-do Rondon instituiu oficialmente a Comissão CentralOrganizadora (CCO) responsável pela realização do 1ºFórum de Debates sobre Eventos do município. A progra-mação acontece entre os dias 07 e 08 de novembro.

A CCO contará com representantes da AssociaçãoComercial e Empresarial (Acimacar), ACJC, associaçõescomunitárias, blocos de jovens, Câmara de Vereadores,Copagril, educandários/APM’s, igrejas, JCI, Núcleo deTurismo e da prefeitura.

O chefe de Gabinete Lair Bersch é o coordenador geral.

Contratroca-troca partidário

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, en-viou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer defen-dendo a perda de mandato para políticos que trocarem opartido pelo qual foram eleitos para uma legenda recém-criada. A opinião servirá como parâmetro para ministrosda Corte julgarem uma ação direta de inconstitucionali-dade proposta pelo PPS contra a norma que permite essetipo de troca sem que o político sofra ônus algum.

Janot propõe, no entanto, que o novo entendimentotenha validade apenas para trocas partidárias feitas apóso julgamento da ação pelo STF, deixando os casos pas-sados intocados.

Isolando o PSBO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

participou de um encontro com a presidentaDilma Rousseff e com o núcleo político, em Brasí-lia, que durou mais de cinco horas. Na oportuni-

dade, ele defendeu que o PT antecipe a tática deisolar o PSB, de Eduardo Campos, nos Estados.

Lula quer evitar que petistas e outros partidosgovernistas se aliem ao partido do governador de

Pernambuco, que agora tem seu projeto presi-dencial reforçado com a filiação da ex-senadora

Marina Silva ao PSB.

Comentáriodo dia

“Prefeitos que incharam as prefeituras de‘cumpanheros’ agora querem aumento

absurdo de IPTU para pagarmos o pato”.Afirmação do apresentador do CQC,

jornalista Marcelo Tas. Em São Paulo, oprefeito Fernando Haddad propõe reajuste do

Imposto Predial e Territorial Urbano quepode chegar a 26% para alguns imóveis.

EDITORIAL

O desafio dos governos e empreendedores da construção civil parasuprir de teto as estimadas oito mil famílias das classes D e E está nopreço dos terrenos em Cascavel. Mesmo nas franjas da cidade, é raroencontrar áreas de 20 mil metros por menos de R$ 1 milhão. Com ocusto elevado do terreno, é difícil enquadrar os mais pobres, mesmofortemente subsidiados. Sugestão ao Edgar Bueno: desaproprie aquelaimensa área em frente ao Hospital Universitário, abandonada hádécadas, e tire a dona Dilma para dançar, pois os cofres da Caixa estãoabarrotados: somente este ano, o Minha Casa liberou R$ 100 bilhões!

Programa da Caixa altera o relevo da cidade e atraiconstrutores petistas e tucanos

[email protected]

04 | O PRESENTE SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

JAIRO EDUARDO

Minha casa,

Falou e disse“Se cobrassem os governantes como cobram os técnicos defutebol, o país seria outro”

(Muricy Ramalho, treinador do São Paulo)

minha Dilma!

Empreendedorismo

Pouca gente no Paraná ouviu falar em municípios como Maria Helena ou Nova Olímpia.Difícil imaginar que nestes pequenos povoados de poucas almas pudesse surgir a maiorrede do Paraná de bicicletarias e a segunda do Brasil. Pois foi em Nova Olímpia que opatriarca da família Dias, Joaquim, iniciou - por uma pequena oficina de bikes - a rede quehoje soma 11 lojas e um centro atacadista. E colocou os seis irmãos na graxa. Herbert, daterceira geração dos Dias, gerente de vendas da loja de Cascavel, também conheceubicicleta na infância, mas em outro contexto. Confira:

Pitoco: Para brincar com as palavras, podemos dizer que você tem muitos dias debicicleta...

Herbert: De fato, praticamente nasci dentro de uma bicicletaria.

Pitoco: Como integrante da terceira geração e os Dias já consolidados economicamente,você poderia ter buscado outros horizontes, longe dos pedais e da graxa...

Herbert: Sem dúvida, mas gosto demais do ramo de bikes, não me vejo trabalhando emoutra área.

Pitoco: No setor da economia em que vocês atuam, os fornecedores são os mesmos, osprodutos da mesma forma e os preços parecidos, como firmar um diferencial?

Herbert: O atendimento é a chave. E se unir excelência no atendimento com preço, ficaimbatível.

Pitoco: O que mudou no mercado da bicicleta? Quantas unidades a loja de Cascavelvende?

Herbert: Vendemos em torno de 170 unidades por mês aqui. O mercado mudou muito. Abike era unicamente um meio de transporte para o trabalho. Agora a aquisição de uma bikeestá associada à saúde, ao lazer e à qualidade de vida.

Dias melhores

Quem vem da Rua Jorge Lacerdaem direção ao centro de Cascavelenxerga, olhando para a esquerda,centenas de novos apartamentos emblocos coloridos. É o conjuntohabitacional João de Barro, o segundomaior da cidade em número deunidades, atrás apenas do já veteranoResidencial das Palmeiras. Os 336apartamentos estarão concluídos eentregues em dezembro. Olhados deperto, parecem prontos. Mas ali tudo équantidade. Um terceirizado estábranqueando os derradeiros cabelospretos do dono da construtora, NestorDalmina. É preciso instalar 1,5 milportas nos próximos 45 dias paracumprir os prazos. “O grande desafioestá na mão de obra”, diz oempresário. Embora o piso salarial dosindicato esteja em torno de R$ 1,3 mil,poucos do João de Barro ganhammenos de R$ 3,5 mil. “Pagamos porprodução, por metro executado, issomelhora os salários e ainda assimexiste escassez”, explica Dalmina.

Logo ali ao lado, outro grandeconjunto desponta no relevo. São mais216 apartamentos do PaulinhoCascavel e dos tucanos da famíliaBeal. Quarenta e oito já estão prontos,vendidos e entregues, em uma faixa depreço de R$ 95 mil.

No João de Barro, unidades foramvendidas até por R$ 55 mil. Hoje asdez unidades restantes estão à venda

pelo dobro. “Os caras falam mal daDilma, mas tá todo mundo ganhandodinheiro com o Minha Casa”, diz opetista Dalmina, cutucando osvizinhos tucanos. Em determinadasfaixas de renda, o mutuário ganha atéR$ 17 mil de subsídio da Caixa. Váriosapartamentos no João de Barro foramvendidos a R$ 60 mil. Com o subsídio,ficaram em R$ 43 mil, devidamentefinanciados. “É mais barato que pagaraluguel”, diz o empresário.

PTs e bicudosSomando os apartamentos dos

conjuntos vizinhos na região doCancelli, com um terceiro conjuntoexecutado e entregue no Country poroutro petista, Ernani Pudell, são 792imóveis novos em apenas trêsempreendimentos (investimentosomado próximo de R$ 70 milhões).Será que o Minha Casa ainda terádemanda, neste ritmo de execução?

O Pitoco ouviu gente da área e aanálise é a seguinte: na faixa de rendaacima de três salários-mínimos, omercado já está bem atendido. Porém,no recorte até três mínimos, o déficithabitacional é alto, estimado em oitomil unidades pelo secretário dePlanejamento, Alessandro Lopes. Étanta casa para construir, que temoportunidade para todo mundo,incluindo aí os novos empreiteirostucanos e petistas.

D a l m i n a

e o filho

e n g e n h e i r o

Araê: 336

apar tamentos

O PRESENTE | 05SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013 GERAL

Dilma defende circulação livre de mercadorias no MercosulPara a presidenta, “é um absurdo não termos um mercado de circulação livre”,

em especial envolvendo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai

COOPERAÇÃO COMERCIAL

Em visita ao Rio Grande doSul, ontem (11), a presidentaDilma Rousseff defendeu a im-portância do Brasil em relaçãoaos países vizinhos, criticou asrestrições à comercialização deprodutos entrenações do Merco-sul. “É um absur-do não termos ummercado de circu-lação livre”, disse,se referindo ànecessidade decooperação comer-cial entre os paísesdo bloco, em espe-cial entre Brasil,Argentina, Para-guai e Uruguai.

Ao ser questio-nada sobre o bloqueio do go-verno argentino a cerca de ummilhão de calçados produzi-dos no Brasil, Dilma afirmouque o governo brasileiro temadotado ações constantes e sis-temáticas de negociação com a

Argentina para que as deman-das dos produtores sejam aca-tadas. “Defendemos uma nor-ma no Mercosul para licençasde importação. Nós prefería-mos que não houvesse, mas

como o governoargentino nãoconcorda, esta-mos pedindo pra-zos”, comentou.

Segundo Dil-ma, o governo bra-sileiro tem mani-festado posição defirme desagrado aprodutos que ficamparados na alfân-dega esperando aautorização de ex-portação. A presi-

denta defendeu ainda, nesse que-sito, que a melhor atitude a sertomada é o diálogo, pois o co-mércio entre os dois países é “viade mão dupla, ganhamos nós aoexportar calçados e eles ao ex-portar automóveis”.

Ainda sobre relações diplo-máticas, a presidenta ouviuquestionamento sobre o mo-mento em que será possível aospaíses do Mercosul fazer de for-ma plena os seus objetivos. Aoresponder, Dilma defendeu aconsolidação do bloco e tratouda importância que o Brasil temcom relação aos outros países.“Temos que olhar para os vi-zinhos, a importância do Bra-sil exige que tenhamos (essa)responsabilidade. Todos ospaíses têm que ter consensosobre uma questão para atu-armos em conjunto”, respon-deu a presidenta, acrescentan-do que o interesse brasileiroem garantir um mercado decirculação livre passa pelaampliação dos potenciais con-sumidores das produções decada país. “Integrando-se, nosfortalecem como mercado, emvez de 200 milhões, somos 300milhões de consumidores”,exemplificou a presidenta.

Julgamento de embargosnão passará de cinco sessões

O ministro do SupremoTribunal Federal (STF), Ri-cardo Lewandowski, disseontem (11) não acreditarque o julgamento dos em-bargos infringentes, recur-so concedido aos réus con-denados na Ação Penal470, o processo do mensa-lão, ultrapasse quatro oucinco sessões.

Ele prevê um julgamen-to rápido. “Como os temassão pontuais, penso que nósteremos um julgamentorápido. Todos já têm, creioeu, uma opinião formadasobre os tópicos”, opinou.

Segundo o ministro, apartir do voto do relator, o

ministro Luiz Fux, quedeve ser apresentado aolongo de uma ou duas ses-sões, os demais ministrospoderão votar. “Pelas pró-prias palavras do ministroFux em meados do semes-tre seguinte, em 2014, osembargos infringentes es-tarão aptos para votaçãopelo pleno do STF”, disse.

O ministro, porém, pre-feriu não fazer previsõessobre o resultado. “Sempreé possível, diante dos argu-mentos dos demais juízes,do debate, mudar o votoem face dos argumentostécnicos e jurídicos que se-rão apresentados”, afirma.

Governo brasileirotem manifestadoposição de firme

desagrado aprodutos queficam paradosna alfândegaesperando aautorização

de exportação

06| O PRESENTE GERAL SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Ministério identifica 2.168 políticos que recebiam Bolsa FamíliaEstimativa é que tenham sido sacados aproximadamente R$ 308 mil de forma irregular

Levantamento feito peloMinistério do Desenvolvimen-to Social e Combate à Fome(MDS), cruzando dados docadastro de beneficiários doBolsa Família e do TribunalSuperior Eleitoral (TSE), iden-tificou que 2.168 políticos elei-tos no pleito municipal do anopassado continuaram a rece-ber o benefício mesmo depois

de empossados.Depois de constatada a ir-

regularidade, em janeiro des-te ano, o MDS suspendeu opagamento do benefício emfevereiro. A estimativa doMinistério é que tenham sidosacados aproximadamenteR$ 308 mil de forma irregular.O montante representa R$ 142por parlamentar.

De acordo com as regrasdo Bolsa Família, o beneficiá-rio que passar a ocupar cargoeletivo terá que ser desligadodo programa. Segundo o mi-nistério, a área técnica respon-sável pelo cadastro dos benefi-ciários ainda está analisandose aqueles que receberam obenefício de forma irregularterão que devolver o valor.

PGR dá parecer a favorda Lei da Palmada

O procurador-geral daRepública, Rodrigo Janot,enviou ao Supremo Tribu-nal Federal (STF) parecercontra suspensão da trami-tação do Projeto de Lei (PL)7.672/2010, conhecido comoLei da Palmada. O projetoproíbe castigos físicos emcrianças e adolescentes.

O caso chegou ao Supre-mo, em agosto, por meio deum mandado de segurançaimpetrado pelo deputado fe-deral Marcos Rogério (PDT-RO). O parlamentar queranular a decisão do presi-dente da Câmara dos Depu-tados, Henrique EduardoAlves (PMDB-RN), que de-terminou apreciação conclu-siva do projeto pela Comis-são de Constituição e Justi-ça e de Cidadania, sem pas-sar pela apreciação do ple-nário da Casa. O parlamen-tar entende que a medida,

prevista no Regimento Inter-no, é inconstitucional.

No parecer, o procura-dor-geral da República de-clara que não cabe ao Judi-ciário decidir a questão, por-que é um assunto internoda Câmara. "Por se tratarde matéria interna corporisa questão atinente à inter-pretação e aplicação de nor-mas do Regimento Internoda Câmara dos Deputados,não cabe ao Poder Judiciá-rio, nessa específica hipóte-se, substituir-se ao presi-dente da Câmara dos Depu-tados a fim de afirmar aexclusão do PL da aprecia-ção conclusiva de comissãoparlamentar, sob pena deinexorável violação ao prin-cípio da separação dos po-deres”, relatou Janot.

A ação é relatada peloministro Luiz Fux. Não háprazo para julgamento.

Para ministro da Justiça, aliançade Campos e Marina é “natural”O ministro da Justiça, José

Eduardo Cardozo, afirmouontem (11) que avalia a alian-ça entre o governador de Per-nambuco, Eduardo Campos(PSB), e a ex-ministra MarinaSilva, como “natural”. “Ava-lio como uma aliança naturaldiante do quadro político queestava posto. É legítimo queeles se unam para disputar aseleições”, disse.

Cardozo declarou, no en-tanto, que continua acredi-tando na reeleição da presi-denta Dilma Rousseff. “Nãofalo como ministro, mas comomilitante de uma força políti-

ca que eu confio, independen-temente de quem vai disputaras eleições, na vitória da presi-dente Dilma”, destacou.

O ministro fez questão deressaltar que não se pode mis-turar eleições com o papel doEstado. “As eleições devem tersuas dinâmicas, é legítimo queas pessoas sejam candidatas,mas isso não pode e não deveinterferir em momento algumnas ações de governos, especi-almente no plano de seguran-ça pública”, reforçou.

Para Cardozo, tanto o go-verno do ex-presidente Lulacomo o da presidente Dilma a

credenciam para ser reeleita.“Acredito sinceramente nis-so e não creio que essa dispu-ta deva interferir nas políti-cas de governo”, enalteceu.

O ministro também ne-gou que o PT tenha cometi-do algum erro de estratégiapor não evitar a aliança entreCampos e Marina. “De for-ma nenhuma, o PT segue oseu papel”, expôs. “Se as for-ças políticas resolvem se unirporque têm uma visão ideo-lógica é um problema que emmomento algum deve nostirar da nossa rota de açãopartidária”, emendou.

Governo altera regra paraconcessão de seguro-desemprego

O governo alterou umadas regras para a concessãode seguro-desemprego. Otrabalhador que solicitar obenefício a partir da segun-da vez, dentro de um perío-do de dez anos, terá quefazer curso com o mínimode 160 horas para receber opagamento. Antes, o cursodeveria ser feito a partir doterceiro pedido de seguro-desemprego no prazo de dezanos. A alteração está emdecreto publicado na ediçãode ontem (11) do Diário Ofi-cial da União.

Geração de empregos formais caipela metade de 2011 para 2012A geração de empregos for-

mais caiu pela metade de 2011para 2012. No ano passado,foram criados cerca de 1,1 mi-lhão de postos de trabalho -tanto em regime de carteiraassinada quanto no serviçopúblico. No período anterior,foram aproximadamente 2,2milhões. O resultado de 2012foi ainda pior se comparadoao de 2010, quando foram cri-ados 2,8 milhões de empregos.Os dados são da Relação Anu-al de Informações Sociais(Rais) 2012, divulgada ontem(11) pelo Ministério do Traba-lho e Emprego (MTE).

Em 2012, o emprego for-mal com carteira assinadateve crescimento de 3,46%,com a criação de 1,3 milhãode postos. No serviço pú-blico, sob o regime estatu-tário, houve declínio de1,76% dos vínculos empre-gatícios, com o fechamento

de mais de 152 mil postos.“Tal comportamento man-

tém a trajetória de crescimen-to do emprego ininterrupta,apontando uma perda de di-namismo, já detectada no anode 2011. Tanto o emprego ce-letista quanto o estatutárioevidenciaram comportamen-to mais desfavorável compa-rativamente ao ano anterior,dando continuidade ao pro-cesso de desaceleração ocor-rido naquele ano”, informouo ministério, em nota.

Para a pasta, o fechamentode postos no serviço público sedeve ao declínio de contrata-ções de servidores não efetivos,ao desaquecimento do merca-do de trabalho e à dinâmicaeleitoral, especialmente na ad-ministração pública municipal.

O ministério destacou que,apesar da perda de dinamis-mo na criação de postos detrabalho formais, indicada

pela Rais de 2012, houve amanutenção das baixas ta-xas de desemprego. No anopassado, segundo a Pes-quisa Mensal de Emprego(PME) do Instituto Brasi-leiro de Geografia e Esta-tística (IBGE), a taxa dedesemprego atingiu 5,5% -o menor índice anual dasérie histórica, que come-çou em 2002.

Em 2012, a taxa de cres-cimento do emprego foimaior do que a do ProdutoInterno Bruto (PIB), assimcomo foi verificado em 2011.No ano passado, o PIB re-gistrou crescimento de0,9%, enquanto os postosde trabalho formais au-mentaram 2,48% - o que,de acordo com o Ministé-rio do Trabalho, é “ampla-mente favorável”. Em 2011,o PIB cresceu 2,7% e o em-prego, 5,09%.

O curso, com o mínimode 160 horas, deve ser deformação inicial e continua-da ou de qualificação profis-sional. No ano passado, umdecreto havia instituído acondicionalidade do curso.

O seguro-desemprego éuma assistência financeiratemporária a trabalhado-res desempregados sem jus-ta causa para auxiliá-losna manutenção e na buscade emprego e inclui açõesintegradas de orientação,recolocação e qualificaçãoprofissional.

O PRESENTE | 07SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013 ESTADO

RODOVIAS

Paranaenses querem mais obras à redução do pedágioPesquisa encomendada pela Fiep mostra que o maior investimento em obras

nas rodovias foi apontado como prioridade por 40,7% e abaixar a tarifa por 25%

Apesar de a maioria dosparanaenses considerar o va-lor dos pedágios incompatívelcom a qualidade das rodoviasdo Estado, a maior parte achaque deveria haver mais obraspara melhorar as estradas doque simplesmente reduzir atarifa. As informações são deum levantamento do InstitutoParaná Pesquisas feito a pedi-do da Federação das Indús-trias do Paraná (Fiep).

Para 71,1% dos entrevista-dos, o preço cobrado nos pedá-gios é “incompatível” ou “to-talmente incompatível” com oserviço que é oferecido. Apenas0,05% respondeu que o custo-benefício é “totalmente compa-tível”. Enquanto isso, o maiorinvestimento em obras nas ro-dovias foi apontado como prio-ridade por 40,7% e abaixar atarifa por 25%. Outros 33,4%responderam “os dois”.

A grande maioria (78,3%)afirmou que o governo deveria

estipular um novo contrato comas concessionárias de pedágiojá, ao invés de esperar o fim dosvigentes (apenas em 2022).

O trabalho da CPI dos Pedá-gios, em funcionamento na As-sembleia Legislativa do Para-ná, pode ter algum impacto napercepção dos paranaenses so-bre os pedágios. A maioria dosentrevistados (50,5%) tinha co-nhecimento sobre o trabalhoda CPI. Apesar disso, o númerode pessoas que acha que o tra-balho da comissão trará bene-fícios à população (45,2%) nãoestá muito distante dos entre-vistados que acham que nadavai mudar (42,9%).

O percentual de pessoas quedisseram estar insatisfeitas oumuito insatisfeitas com os pe-dágios no Paraná também é ex-pressivo: 40,5%. Além disso,42,8% responderam que as es-tradas do Estado estão distan-tes ou muito distantes do idealem termos de estrutura, segu-

rança, sinalização, conservaçãodo asfalto, serviços ao usuário,socorro, área de descanso, redede alimentação e postos de aten-dimento, entre outros.

A concessão das estradas aempresas foi apontada comomelhor alternativa por apenas31,9% dos entrevistados, en-quanto a maioria (62,7%) dizque o ideal seria que o governocuidasse das rodovias com odinheiro dos impostos.

METODOLOGIAForam entrevistadas 2.512

pessoas com mais de 16 anosem 90 municípios de todas asregiões do Estado. A pesquisafoi realizada entre os dias 30 desetembro e 06 de outubro. Deacordo com a Paraná Pesqui-sas, a margem de erro é de 2%para os resultados gerais. Entreos pesquisados, 67,6% respon-deu que trafegou por algumarodovia pedagiada no Paranádurante o último ano.

Professores comemoram atenção do Estado e avançosNeste mês de outubro, os

educadores da rede estadualterão mais a comemorar alémdo Dia do Professor, festejadona terça-feira (15). O mês mar-ca uma conquista históricapara o magistério. Pela primei-ra vez a categoria terá saláriode ingresso igual ao dos de-mais funcionários do Estadode nível técnico superior. Issoserá possível com a incorpora-ção de 3,94% na folha dos pro-fissionais do ensino.

A diferença salarial entreas carreiras chegava a 26% e aequiparação era um dos maio-res compromissos do gover-nador Beto Richa com os pro-fessores. “A diferença era mui-to injusta com uma categoriaprofissional que merece toda anossa atenção. A equiparaçãonão só acaba com isso comotambém traz muito mais dig-nidade para nossos profes-sores”, declarou.

Richa lembra que desde oprimeiro ano de gestão o gover-no começou a corrigir a diferen-ça. “Isso significa o respeito dogoverno e o meu pessoal aosprofessores, que são fundamen-tais para o crescimento e o futu-ro do nosso Estado”, enaltece.“Por onde passo, recebo o reco-nhecimento pelo esforço do nos-so governo em garantir um sa-

lário mais digno e melhores con-dições de trabalho aos profes-sores”, complementa.

O governador afirma queem pouco mais de dois anos oParaná garantiu o maior ganhona remuneração do magisté-rio do país. Com a última par-cela da equiparação - de 3,94%- o aumento salarial dos pro-fessores atingirá 11,35% em2013. Desde 2011, os reajustessomam 50,16%.

Com essa equiparação, a re-muneração dos professores es-taduais passou a ter uma polí-tica salarial superior à federal.O salário de ingresso dosprofessores para jornada de40 horas semanais é deR$ 2.237,08, mais R$ 649,24 deauxílio transporte, pagos emdinheiro e sem desconto deimposto de renda, totalizandovencimento mensal inicial deR$ 2.886,32. Atualmente, o pisonacional para a mesma jorna-da é de R$ 1.567,00.

CONQUISTASOutra grande conquista da

categoria é o aumento da hora-atividade. O período extra-classe passou de quatro paraseis aulas semanais para pro-fessores com jornada de 20horas. Desta forma, os profis-sionais têm mais tempo para

preparar aulas, corrigir pro-vas e planejar as atividades.“Em menos de um ano, avan-çamos 50% na jornada dehora-atividade”, destacou ovice-governador e secretárioda Educação, Flávio Arns.

Outra conquista para aqualidade de vida e do traba-lho dos professores é a organi-zação e distribuição antecipadadas aulas. No fim de cada anoletivo, os professores já sabemantecipadamente em qual es-cola irá trabalhar no ano se-guinte. A distribuição anteci-pada de aulas garante a pre-sença de professores em to-das as salas, sem prejuízospara os alunos e famílias.

Mais de quatro mil profes-sores foram liberados, em me-nos de três anos, para cursos deformação, como o Programa deDesenvolvimento Educacional(PDE), mestrado e doutorado.

O Governo do Estado con-tratou profissionais aprovadosem concursos que aguardavamdesde 2007. Foram 17.261 ser-vidores para a educação, em2011 e 2012. Está em trâmitenovo concurso para a contrata-ção de mais 13.771 professorese pedagogos, o que somará emquatro anos o ingresso de 31 milnovos professores concursadosna carreira do magistério.

08 | O PRESENTE ESTADO SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

DENGUE

Estado e MP vão atuar em conjunto para evitar epidemiasParceria é essencial para que promotores tenham subsídios para acompanhar

e, se necessário, cobrar ações de combate nos municípiosUm encontro inédito no

país reuniu ontem (11), emFoz do Iguaçu, cerca de 50

dos recursos do VigiaSUS.

MUNICÍPIOSNeste ano, 132 municípi-

os foram definidos como pri-oritários para o controle dadengue no Estado. Eles fo-ram escolhidos a partir deuma avaliação criteriosa quelevou em conta aspectos comoos índices de infestação domosquito da dengue, a es-trutura e profissionais desaúde disponíveis para aárea, número de casos con-firmados nos últimos anos,além da análise da regiãoonde a cidade está inserida.

A situação nesses muni-cípios será acompanhada deperto pelas equipes regio-nais e pelos técnicos da salade situação da dengue. To-das as informações serão re-passadas periodicamentepara o Comitê Gestor Inter-setorial para o Controle daDengue e para o MinistérioPúblico da Saúde.

COMÉRCIOAlém dos municípios, os

comerciantes também serãoresponsabilizados caso nãotenham planos de controleda dengue para seus esta-belecimentos. O foco prin-cipal da Vigilância Sanitá-ria são os pontos estratégi-cos, como borracharias, fer-ros-velhos e depósitos demateriais recicláveis, queapresentam maior risco deabrigar focos do mosquitoda dengue.

Se o proprietário não cum-prir o que foi estabelecido pelaVigilância Sanitária, ele seránotificado por infração sani-tária, com penalidades quevão desde advertência atémulta. Se persistir a infração,o órgão pode encaminhar ocaso para outras esferas, comoo Ministério Público.

Promotores de Justiça e profissionais de saúde debateram durante

encontro em Foz do Iguaçu ações de controle da dengue

promotores de Justiça e 70 pro-fissionais de saúde para discu-tir ações integradas para for-

talecer o controle da dengueno Paraná. O evento serviupara alinhar as estratégias que

serão desenvolvidas para res-ponsabilizar municípios, co-merciantes e moradores quenão fizerem a sua parte nocombate à dengue.

O secretário estadual daSaúde, Michele CaputoNeto, destacou que a parce-ria é essencial para que ospromotores tenham subsí-dios para acompanhar e, senecessário, cobrar as açõesde combate à dengue dosmunicípios. “Passamos a fasede estruturação e planeja-mento das ações e agora en-tramos num período de apli-cação das políticas de com-bate à dengue. Não quere-mos enfrentar uma novaepidemia da doença no pró-ximo verão e por isso preci-samos que cada um faça asua parte”, enalteceu.

Entre 2012 e 2013, 132 mu-nicípios tiveram epidemias dedengue no Paraná. Cerca de40% deles enfrentaram essasituação por causa de pro-blemas na transição admi-nistrativa após as eleições.Havia cidades que não ti-nham agentes de endemias,nem estrutura montada parao controle da dengue.

Para dar apoio aos muni-cípios na reestruturaçãodesta área, o Governo doEstado criou o programaVigiaSUS, que destinou maisde R$ 30 milhões para quali-ficar as ações de vigilânciaem saúde nos municípios.Com os recursos, as prefeitu-ras puderam contratar agen-tes temporários, adquirir ve-ículos, equipamentos e ou-tros itens para auxiliar o tra-balho das equipes. CaputoNeto afirma que, a partir deagora, falta de estrutura nãodeverá ser problema para oenfrentamento da dengue e queo Estado está monitorandoconstantemente a aplicação

O PRESENTE | 09SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013 ESTADO

MAIOR DA CHINA

Indústria de lâmpadas quer instalar fábrica no ParanáPrevisão é que sejam investidos cerca de R$ 150 milhões na construção de uma unidade fabril no Estado

A empresa chinesa Shine-raytek/Giotek quer implantarno Paraná a primeira fábricade lâmpadas LED fora do conti-nente asiático. O projeto foiapresentado ao governadorBeto Richa pelo presidente daShineraytek/Giotek, RichardChang, e comitiva da empresa,durante encontro no PalácioIguaçu, ontem (11).

A indústria é líder no mer-cado chinês e detém uma dasmais modernas tecnologias deprodução de lâmpadas domundo. A previsão é que sejaminvestidos cerca de R$ 150 mi-lhões na construção de umaunidade fabril que fará todo oprocesso produtivo de lâmpa-das e outros derivados em LED.

“Temos essa vontade de virao Brasil e entendemos que aposição estratégica do Paranáno Mercosul é muito favorá-vel”, disse Richard Chang. “Ésem dúvida um Estado muitomoderno, agradável e bemprojetado”, afirmou ele. Changexplicou que a comitiva visitao Paraná para conhecer me-lhor suas características e re-tribuir a visita do governadorà China. “Uma grande empre-sa mundial que tive a oportu-nidade de conhecer quandominha comitiva foi à Ásia. OParaná tem muito interesse econdições de receber esse em-preendimento que detém umatecnologia limpa e dentro doconceito de sustentabilidade”,afirmou Beto Richa.

O governador esteve naChina em dezembro de 2011,quando apresentou ao empre-

sário a política de atração deinvestimentos e o programa deampliação da infraestrutura elogística do Estado. Na ocasião,Richa conheceu a linha de pro-dução da empresa.

As negociações para a ins-talação da fábrica no Paranáiniciaram naquela ocasião. “Aviagem dessa comitiva incluiutambém a França, onde garan-timos investimentos da Re-nault e da Limagrain”, menci-ona o governador. Ele afirmouque o Estado retomou sua po-sição na agenda de investido-res com a criação do ParanáCompetitivo, que agrega be-nefícios fiscais e investimen-tos em infraestrutura.

CONSUMO DE ENERGIAAlém de não conter mate-

riais tóxicos e ter maior resis-tência, as lâmpadas em LEDreduzem em até 80% o consu-mo de energia em compara-ção com as lâmpadas comuns.A tecnologia da chinesa Shi-neraytek/Giotek deverá ser

Governador Beto Richa recebeu ontem (11) o embaixador

da República da Croácia, Drago Stambuk, presidente da

Shineraytek/Giotek, Richard Chang, e comitiva da empresa

implantada no Brasil pela em-presa que atualmente já co-mercializa os produtos chi-neses no país.

“Estamos avaliando com ogoverno estadual a viabilida-de de ter aqui uma fábrica com-pleta da cadeia do subcondu-tor de LED”, disse o represen-tante da empresa, FernandoMendes. “O Paraná está pre-parado para receber empresasde tecnologia como a nossa,pois tem boa infraestrutura,pessoal capacitado e uma ex-celente posição geográfica paraa América Latina”, explicou.

O embaixador da Repúblicada Croácia, Drago Stambuk,acompanhou a reunião com osempresários chineses. Ele suge-riu a instalação da indústriachinesa no Estado do Paraná eelogiou o governador pelos pro-gramas de atração de investi-mentos. “Hoje há o consensoentre todos os embaixadoreseuropeus que o Beto Richa é omelhor governador do Brasilpara dialogar”, declarou.

Trechos urbanos de rodoviasestaduais terão calçadas e ciclovias

Governo do Paraná vai implantar até o início de 2015 cerca de 200

quilômetros de calçadas e 90 quilômetros de ciclovias nas rodovias

estaduais que cruzam as áreas urbanas de municípios. Na foto,

a perspectiva de como ficará a Rodovia da Uva

Antonio Costa

Divulgação

O Governo do Paraná vaiimplantar até o início de 2015cerca de 200 quilômetros decalçadas e 90 quilômetros deciclovias nas rodovias esta-duais que cruzam as áreas ur-banas de municípios. Os pro-jetos, que estão sob a supervi-são da Diretoria Técnica doDepartamento de Estradas deRodagem (DER), vão benefici-ar mais de 20 municípios, tra-zendo mais segurança paraos pedestres e ciclistas ao evi-tar que circulem nas margensdas rodovias.

“A questão da mobilidadepassou a integrar os projetosde obras rodoviárias, ao con-trário do que vinha sendo fei-to anteriormente. A intençãoé proporcionar mais seguran-ça aos demais modais detransporte, permitindo que ospedestres e ciclistas possamconviver em segurança ao

longo da malha rodoviária es-tadual”, disse o diretor-geraldo DER, Nelson Leal Junior.Além de ciclovias e calçadas,serão construídas passarelas.

Atualmente, a primeiraobra a ser beneficiada por estenovo conceito é a Rodovia daUva, que terá seis quilômetrosde calçadas em ambos os la-dos e seis quilômetros de ci-clovia, ao longo do trecho du-plicado entre a PR-418 e a en-trada do município de Colom-bo, na Região Metropolitanade Curitiba. A obra, que estáem andamento, terá tambémrampas de acesso e pontos decruzamento para permitir atravessia dos pedestres comsegurança.

Para 2014, o governo pla-neja iniciar a construção demais calçadas e de cicloviaspara beneficiar outros muni-cípios do Estado.

10 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

REPASSE ESTADUAL

Quatro Pontes e Palotina recebemrecursos para unidades de saúde

Ao todo, municípios serão contempladoscom cerca de R$ 620 mil para as obras

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Terra Notícias (@TerraNoticiasBR)Máquinas do PAC entregues por Dilma são “reentregues” por filho de

Dirceu http://bit.ly/16B8su0 #TerraPolítica

Itamaraty quer solução rápida para caso de brasileira presa na Rússiahttp://bit.ly/1foTqfP #TerraBrasil

Roberto Freire (@freire_roberto)Presidente nacional do PPS

Houve retrocesso na implantação da reforma agrária no gov.Lula/Dilma que só não é pior que no gov.Collor. Vergonha!

Veja (@Veja)Erundina quer PSB fora de aliança com Alckmin em SP

http://goo.gl/qSDSia

ZH Grêmio (@zh_gremio)Grêmio de Renato tem o mesmo aproveitamento dentro e fora da Arena

no Brasileirão http://zhora.co/1foYlx8

O Globo_Esportes (@OGlobo_Esportes)Oswaldo de Oliveira não comanda treino do Botafogo e é dúvida para

domingo http://ow.ly/pIV0K

Boca Maldita (@Boca_Maldita)Curso superior no Brasil: alunos fingem aprender e faculdades

fingem ensinar.

Lancenet! (@lancenet)Spider nega mudança de postura em revanche: "Vou subir lá e fazer

o mesmo" http://nolance.net/18UDxIR

Para enfrentar o São Paulo, Guerrero faz tratamento intensivo até anoite http://owl.li/pIQAo

João Arruda (@joao_arruda)Deputado federal do PMDB

O Mais Médicos que aprovamos esta semana é importante, mas épreciso pensar a saúde pública a médio e longo prazo.

Papa Francisco (@Pontifex_pt)Quando encontrarmos a cruz, dirijamo-nos a Nossa Senhora: Mãe

nossa, dai-nos a fortaleza de aceitar e abraçar a cruz!

Fernando Francischini (@Francischini_)Deputado federal do Solidariedade

Se houver 1% de chance, tenha 99% de fé.

Globoesporte.com (@globoesportecom)Milionários, ataques de São Paulo e Corinthians só superam lanterna

http://glo.bo/GRAwA6

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)“Com Diego Costa, teremos atacante para muitos anos”, diz técnico

da Espanha.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Governo dificulta concessão do seguro-desemprego. http://glo.bo/

18UMx0u

Campos diz que decidir entre ele e Marina agora seria um erro, e deixaescolha para 2014. http://glo.bo/16B4NMJ

Época (@RevistaEpoca)PSB: nome do candidato ao Planalto será definido só em 2014

http://glo.bo/1hHLtit

Superinteressante (@revistasuper)Casca de banana poderá ser usada para descontaminação de água:

http://abr.ai/19DSmMNSuperinteressante (@revistasuper)

UOL Notícias (@UOLNoticias)Vaticano erra e chama Jesus de "Lesus" em medalha comemorativa

http://uol.com/bjdjwk #UOL

Os municípios de QuatroPontes e Palotina receberamontem (11) a oficialização daliberação de recursos para aconstrução de unidades desaúde, por intermédio da Se-cretaria de Estado da Saúde.A documentação relativa àliberação foi assinada em so-lenidades nas respectivas pre-feituras, com a presença dovice-líder do governo na As-sembleia Legislativa, depu-tado estadual Elio Rusch(DEM), do diretor da 20ª Re-gional da Saúde de Toledo,Odacir Fiorentin, dos pre-feitos de Quatro Pontes, Pau-lo Feyh, e de Palotina, Juce-nir Stentzler, além de verea-dores, secretários e servido-res municipais.

Para Quatro Pontes foramliberados R$ 474 mil destina-dos à construção de umaUnidade Básica de Saúde da

Família. Palotina receberáR$ 146 mil para a construçãode uma Unidade Básica deSaúde do tipo Unidade deApoio, conforme explicaFiorentin. Segundo o dire-tor da 20ª Regional, após aassinatura da documentação,no máximo em duas sema-nas o dinheiro começará aser depositado para que osmunicípios iniciem as obras.

O deputado Elio Ruschteve a sua atuação enaltecidapelos prefeitos pela defesa dosinteresses dos municípios oes-tinos. Os mandatários res-saltaram que o parlamentartem sido um forte e eficientealiado e portador de boas con-quistas junto ao governoBeto Richa, nas mais diferen-tes áreas da administração.“Estamos acompanhando deperto o empenho dos prefei-tos e suas equipes para ga-

rantir um atendimento ain-da melhor na saúde pública.O governo de Beto Richa estáconsolidando investimentosimportantes em toda a re-gião e em Palotina não édiferente. Um exemplo é adestinação de recursos paraimplantação de dez leitos deUTI que a população poderáver num futuro próximo”,explanou Rusch.

Em Palotina, a unidadeserá edificada no distrito deFloresta. A assinatura doconvênio também foi acom-panhada pela secretária mu-nicipal de Saúde, NissandraKarsten; vereadores EnioMoesch e Osvaldo Paulinode Freitas; sub-prefeito deFloresta, Ercio Finger; o as-sessor de Assuntos Comuni-tários do município, LeonorKirsten, e o ex-vereador Jo-nas Vendruscolo.

Registro da cerimônia de assinatura da documentação para construção da unidade de saúde em Quatro Pontes

Na Prefeitura de Palotina, ato de assinatura do documento foi acompanhado por autoridades

e lideranças: em duas semanas municípios deverão receber os recursos para as obras

Divulgação

Airton Kraemer

O PRESENTE | 11SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013 GERAL

SANTA HELENA 2023

Projeto de gestão compartilhada prevê 385 açõesObjetivo do governo municipal e associação comercial é unir esforços

para executá-las, visando tornar o município autossustentávelUm documento contendo

metas para os próximos dezanos vai nortear as ações dogoverno de Santa Helena, comapoio da iniciativa privada,visando construir um municí-pio com características inova-doras e autossustentáveis. Omaterial elaborado conjunta-mente entre lideranças e a co-munidade foi compilado poruma empresa terceirizada, querealizou ontem (11), em soleni-dade na Câmara de Vereado-res, a entrega oficial para a ad-ministração pública e Associa-ção Comercial (Acisa).

Conforme o representanteda empresa, Carlos Guedes, odocumento intitulado SantaHelena 2023 faz parte do proje-to de gestão compartilhada e éconstituído de 149 ações de cur-to prazo e 385 ações para seremdesenvolvidas em dez anos.

Segundo ele, em torno de milpessoas estiveram envolvidasno planejamento das ações,apontando as necessidades epotencialidades do município.Em seguida, cinco técnicos daempresa trabalharam na com-pilação das informações elen-cadas pela população. “O do-cumento contém metas claras,mostrando o direcionamen-to, quais ações são prioritá-rias visando chegar ao objeti-vo final que é gerar um muni-cípio autossustentável, ino-vador e que promova o desen-volvimento social e econômi-co de sua gente”, salienta.

O planejamento estratégicoe tático foi concluído, agora fal-ta executar a parte operacional,informa Guedes, acrescentan-do que os principais responsá-veis pelas ações estão defini-

dos, bem como os executores decada uma das subações. A par-tir da próxima semana eles co-meçam a ser acionados paracolocar as ações em prática.

Segundo o representante, nomeio rural, por exemplo, a metade longo prazo é ter 30% daprodução agrícola do municí-pio proveniente de áreasirrigadas, de modo que SantaHelena se torne referência noEstado na questão de áreas irri-gadas. “Isso denota de uma ne-cessidade de uma mudança rá-pida da cultura de produção.As áreas irrigadas garantirãomelhores resultados, mais pro-dutividade, mais renda para oagricultor, mais dinheiro circu-lando no município e, enfim, maisqualidade de vida”, explana.

PORTAS ABERTASPara a coleta de dados do

município, bem como suas ne-cessidades, foram promovidasoficinas temáticas envolvendoentidades, empresas e popula-ção em geral. De acordo com oprefeito Jucerlei Sotoriva, o en-volvimento da população noplanejamento foi essencial.“Com muita responsabilidadeabrimos as portas da prefeitu-ra para que a população parti-cipe das ações de governo. Éum momento ímpar na comu-nidade e todos estão com pen-samento coletivo que vem aoencontro do que queremos paranós, nossos filhos e para o mu-nicípio”, enaltece.

O mandatário ressalta que oplanejamento das ações dará onorte para o trabalho adminis-trativo. “A nossa cidade temmuitas potencialidades quedevem ser aproveitadas e para

isso devemos empreender”,defende Sotoriva.

Considerando o dinamismodas mudanças sociais e econô-micas, o prefeito afirma que oplanejamento vai ter revisõesanuais e mudanças são pas-síveis de serem incorporadasdurante a execução das ações.

ENGAJAMENTONa visão do presidente da

Acisa, Leoveraldo Curtarelli deOliveira, o planejamento é re-sultado de uma grande parce-ria da iniciativa privada com oPoder Público para que haja umnorte para o município trilhar.“As ações identificadas sãomuito pertinentes à nossa rea-lidade e se forem de fato coloca-das em prática teremos um mu-nicípio muito mais justo, commais geração de emprego e ren-da e com uma classe empresari-al muito mais forte”, salienta.

Do ponto de vista de Curta-relli, quando se tem um municí-pio economicamente viável,com empresas fortes, tambémsão resolvidos problemas deassistência social, saúde eeducação. “É um marco históri-co, pois não é trivial aconteceresse tipo de planejamento naregião”, avalia.

Com as metas em mãos, opresidente da Acisa lembra queserá necessário identificar asações estratégicas e operacio-nais. “Agora vem toda a partede desenvolver o planejamen-to, o que será um novo desafio.Mas com certeza está todo mun-do engajado para nos ajudar,pois teremos muito trabalhopela frente. É uma meta muitoousada, um grande desafio, mas

há pessoas muito sérias e foca-das para que o projeto se tornerealidade”, conclui.

DIFUSÃOO planejamento estratégico

Santa Helena 2023 será apre-sentado em vários eventos es-taduais, nacionais e internacio-nais. Já está prevista para o fi-nal deste mês a participação doprefeito no Fórum Mundial deDesenvolvimento Local, com apresença de 50 países, em que odocumento será apresentadocomo um case de sucesso. Nodia 22 de novembro, o projetoserá apresentado em Curitiba,na assembleia da Federação dasAssociações Comerciais do Pa-raná (Faciap), como sendo ummodelo de gestão.

Autoridades enalteceram o resultado do projeto que vai nortear as ações administrativas do prefeito Jucerlei Sotoriva:

“A nossa cidade tem muitas potencialidades que devem ser aproveitadas e para isso devemos empreender”

O representante da empresa

responsável pela

compilação das ações e

metas, Carlos Guedes,

apresentou o documento

que foi entregue na ocasião

Fotos: O Presente

12 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

TOLEDO

Lunitti entrega reforma em Centro de Educação InfantilOutros quatro estão em fase de finalização de obras e três deverão passar por melhorias

Com a presença de pais, cri-anças e servidores, o prefeito deToledo, Beto Lunitti, juntamen-te com outras lideranças políti-cas, entregou à comunidade asreformas do Centro de Educa-ção Infantil (Cmei) Ângela Neo-lete Wessel, no Jardim Pancera.A ação aconteceu ontem (11), in-tegrando o Programa Cateque-se da Cidadania - Construindo

um município para as pessoas.Inaugurada em 2007, a es-

trutura sofria com problemasde infiltração desde 2008. Nolocal, foram registrados váriosalagamentos nos períodos dechuva, de acordo com o secretá-rio de Habitação e Urbanismo,Igor Colla Januário. “O proble-ma era devido à deformidadedo telhado ecológico, inapropri-

ado para o clima da região. Járealizamos a substituição des-tas estruturas em diversos equi-pamentos do município queapresentaram o mesmo proble-ma”, explicou.

A reforma representa umaantiga demanda da comuni-dade. “O prefeito se sensibili-zou com a situação, entendeu aurgência dessa reforma e de-terminou que a obra fosse rea-lizada ainda neste ano”, afir-mou a secretária de Educação,Tania de Grandi. Segundo ela,o espaço educacional atendeaproximadamente 70 criançasde zero a três anos.

O deputado estadual EltonWelter, presente no ato, parabe-nizou o esforço da administra-ção municipal nas ações de edu-cação. “Investir na educação éinvestir na base da sociedade”.

Para o presidente da Câma-ra, vereador Adriano Remonti,é bom ver que a reivindicaçãoda comunidade foi atendidaprontamente. “Esse é um tra-balho que deveria ter sido feitohá anos. A partir de hoje, ospais, as crianças e os servidoresnão precisam mais se preocu-par quando chove”, comentou.

“A reforma é dever da ad-ministração pública”, afirmouo prefeito. Ele ressaltou a im-portância e o compromisso detodas as lideranças do governoem investir em políticas públi-cas de transformação e avançopara a sociedade toledana. “Es-ses pais e essa crianças, assimcomo todos os cidadãos de To-ledo, precisam de respostas esoluções para suas reivindica-ções. A aplicação correta e cons-ciente do dinheiro público épapel da administração. Que-remos atender da melhor for-

BANCÁRIOS X COERÊNCIAAcontecem situações na nossa sociedade que nos deixam, muitas

vezes, irritados. Não são situações comuns na verdade, mas simaquelas que podemos considerar intolerantes, inconsequentes edesnecessárias.

Todos nós sabemos o que está acontecendo nos últimos dias como descontentamento dos bancários, em que a paralisação foi unânime,pois é visível essa realidade, tendo em vista que todas as agênciasestão fechadas, ou pelo menos aderiram ao movimento grevista. Aliás,movimento que particularmente condeno, com todo o respeito poraquele que, de certa forma, luta pelos seus direitos. Todos nós somosdonos dos nossos direitos, mas, este termina quando o direito do outrocomeça. Sim, nesse caso, os bancários estão lutando por um direitoque eles acham que têm, em aumentar seus salários, mas é dessamaneira que se resolve? Como ficamos nós, consumidores, quenecessitamos da prestação de serviços que já pagamos caro por isso?Será que a sensibilidade de um pequeno percentual da populaçãobrasileira pode servir de tropeço para todos os brasileiros? O queadianta estar funcionando autoatendimento se não tem ninguém paraorientar e ajudar as pessoas idosas que tanto precisam de ajuda porfalta de visão e conhecimento em lidar com as máquinas, pois até osjovens sofrem com esses serviços complicados. Justo agora, em plenoandamento dos custeios agrícolas, de recursos para plantio de alimen-tos, será que está tão ruim assim o salário desse povo? Eu duvido seesses bancários, ou entre eles, tem alguém que ganhe menos de umsalário-mínimo, e ainda têm o direito de estar trabalhando na sombra,engravatados, com ar-condicionado e muitas e muitas mordomias.Isso que deveriam pensar, já que estamos realmente em uma turbu-lência de crise por toda parte do mundo. Será que não seria melhortodos baixarem a cabeça e realmente trabalhar? Trabalhar como fazemmilhares de brasileiros que ganham o salário-mínimo e simplesmentetêm que ficarem quietos, fazer malabarismos para poder comer, sevestir, pagar água, luz entre outros. Vejam que falta de coerência essa!

Temos que ficar revoltados com o que está acontecendo. Se simples-mente percorrermos as ruas, avenidas ou bairros onde estão localizadasas agências bancárias que aderiram à greve, vemos pessoas bem vestidasobviamente, engravatados à frente dos bancos com bandeiras, faixas etc.pedindo aumento de salário, enquanto também vemos pessoas maltra-pilhas, passando fome, idosos mendigando até remédios.

Dias atrás, tão logo começou a greve, comecei a observar adiferença, vi tudo isso que citei acima, e também vi à minha frente,quando estava cruzando uma avenida, grupos de garis com suas vestessimples, alegremente fazendo limpeza de ruas. Estava parado ondepassaram duas senhoras de meia idade, com a vassoura na mãovarrendo a rua, com um sorriso largo no rosto, cantando... e eu meperguntei: quanto ganha uma pessoa dessa, lógico que no máximo umsalário-mínimo.

Pensem, vamos trabalhar, quem está descontente com seu salárioque está ganhando fácil, na sombra, no ar-condicionado, troque comesses que estão no relento, sofridos, porém faceiros por terem o quefazer. Dê graças a Deus que têm esse salário. Você não é obrigado apermanecer em uma empresa se teu ganho é pouco, acredite no velhoditado: "os incomodados que se mudem...", deixem o lugar para tantosoutros que estão desempregados e precisando desse emprego.

Osvaldo Quevedo, leitor de O Presente

queosvaldo@hotmail .com

ma possível nossa população,por isso é importante tambémque a população se aproprie dosespaços públicos e participe dasdecisões”. Outros quatro Cmeisestão em fase de finalização deobras. Além disso, outros trêsdeverão passar por melhorias.

TELHA ECOLÓGICADe acordo com o secretário

de Habitação e Urbanismo, IgorAntônio Colla, o material utili-zado na cobertura do Cmei (te-lhas ecológicas) não é apropri-ado para as condições climáti-cas de Toledo, além de possuirprazo de validade. Por contadas altas temperaturas, segun-do ele, as telhas se deformam,provocando a abertura do te-lhado. “Em Foz do Iguaçu a CaixaEconômica Federal rejeita qual-quer obra com esse tipo de co-bertura por saber que com otempo ela apresentará proble-mas”, explicou.

Para a diretora do Cmei,Solange Alves Pelissari, a refor-

ma vai propiciar mais qualida-de no atendimento. “Antes cho-via dentro das salas, então coma reforma poderemos atendermelhor as crianças, sem essestranstornos que havia nos pe-ríodos de chuva”, destacou.

Rosene Alves é mãe de Otá-vio, de dois anos. Para ela, areforma foi uma conquista. “Foimaravilhosa, a melhor coisa queaconteceu aqui. Eu chegavapara deixar o Otávio quandochovia e a sala estava alagada.Agora não temos mais essa pre-ocupação”, contou.

SEMANA DA CRIANÇAApós o ato de entrega da

reforma e adequação do Cmei,as crianças tiveram uma ativi-dade diferenciada. As açõesacontecem em todos os Cmeis eescolas do município durante asemana, em comemoração aoDia da Criança, celebrado hoje(12). Foram disponibilizadosaos pequenos brinquedos, comopula-pula e piscina de bolinhas.

Prefeito Beto Lunitti fez a entrega da reforma ontem (11), no Jardim Pancera

Brincadeiras em comemoração ao Dia das Crianças

aconteceram no centro de educação

Fotos: Ricardo Morante

O PRESENTE | 13SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013 GERAL

FIM DA GREVE

Bancos voltarão a funcionar normalmente na segunda-feiraPreocupação agora é com as filas e tumulto nas agências

Voltarão a funcionar nor-malmente na segunda-feira(14) as agências bancáriasde toda a região, a exemplodo que ocorrerá no país afo-ra. A decisão pelo fim dagreve, que teve duração de23 dias, foi tomada pelosbancários após o ComandoNacional de Greve entrarem acordo com os banquei-ros a respeito do índice dereajuste salarial deste ano.

Em assembleia realizadaontem (11), na base sindi-cal de Toledo, 90% dos ban-cários presentes aprovaramo fim do movimento e oretorno ao trabalho na pró-xima semana.

Pela proposta, a categoriaterá aumento de 8% (aumen-to real de 1,82%) no índice dereajuste sobre os salários e asverbas, para 8,5% sobre opiso salarial (ganho real de2,29%) e 10% sobre o valorfixo da regra básica e sobre oteto da parcela adicional daParticipação nos Lucros e Re-sultados (PLR). A propostatambém eleva de 2% para 2,2%o lucro líquido a ser distri-buído linearmente na parce-la adicional da PLR.

O principal impasse nasnegociações da Federação Na-cional dos Bancos (Fenaban)e da Confederação Nacional

Prefeitura de São Miguel auxiliaromeiros que vão a Itaipulândia

A Secretaria de Saúdede São Miguel do Iguaçuestá desenvolvendo um tra-balho inédito aos muníci-pes. Desde as 18 horas deontem (11) até as 15 horasde hoje (12), feriado da pa-droeira do Brasil, equipesda pasta estão prestandoapoio aos aproximadamen-te cinco mil romeiros queanualmente caminham atéa imagem de Nossa Senhora

Aparecida, em Itaipulândia.Estão montadas duas bases

em pontos estratégicos do per-curso, uma em Linha NovaBrasília e outra no BalneárioIpiranga, com serviços de aferi-ção de pressão arterial, distri-buição de água, banheiros quí-micos e auxílio aos caminhan-tes com ambulâncias e mate-riais de primeiros socorros.

As equipes são formadaspor enfermeiros, técnicos e

funcionários públicos vo-luntários, incluindo os se-cretários municipais, pre-feito e vice.

Segundo a secretária deSaúde, Maria Elisabete deBorba, objetivo da iniciati-va é garantir que os são-miguelenses caminhem e de-monstrem sua fé com segu-rança e bem-estar.

O percurso total tem qua-se 26 quilômetros.

dos Trabalhadores do RamoFinanceiro (Contraf-CUT)era quanto ao dias parados.Os bancários queriam anis-tia, enquanto os bancos que-riam descontar os dias nãotrabalhados ou reposição em180 dias. O acordo final de-terminou que seja feita a com-pensação de uma hora diáriaaté o dia 15 de dezembro.

AVALIAÇÃOSegundo o presidente do

Sindicato dos Trabalhadoresdo Ramo Financeiro (Sintra-fi) regional de Toledo, JoãoCarlos Padilha, na segun-da-feira 100% dos bancáriosvoltam às atividades nor-mais de labor. Na avaliaçãodele, a proposta da Fenabannão atendeu o índice solici-tado pela categoria, mas ain-da assim representou avan-ço, já que haverá uma mar-gem de ganho real no per-centual definido. Dessemodo, Padilha acredita que,apesar do desgaste provoca-do pela greve, o movimentofoi necessário e válido paraque os trabalhadores conse-guissem melhores condiçõesde remuneração, dentre ou-tros benefícios.

Conforme o representanteda categoria, um dos avanços éo repasse de auxílio-cultura no

valor de R$ 50 mensais parafuncionários que recebem atécinco salários-mínimos, alémdos reajustes proporcionais de8% sobre auxílio-refeição e ou-tros benefícios.

Quanto ao adoecimentocomum entre os bancários,ficou estabelecido que serãoformados grupos de traba-lho internos nas agências,com conhecimento políticoe técnico, visando analisaros motivos que têm levadoos profissionais ao afasta-mento do trabalho. Comisso, a intenção é que sejamobservadas melhorias parao exercício das funções. “Jápara diminuir o assédiomoral, a partir de agora osgestores das agências fica-rão proibidos de enviar tor-pedos para celular particu-lar dos bancários, cobrandocumprimento dos resulta-dos”, acrescenta Padilha.

TUMULTOCom o retorno da presta-

ção de serviços nas agências,a previsão é de que muitaspessoas passem a buscaratendimento, o que poderágerar sobrecarga de traba-lho para os bancários. Porconta disso, o presidente dosindicato solicita que o pú-blico busque atendimento

Cemic promove atividades ao Dia das CriançasO Centro de Estudos do

Menor e Integração à Comu-nidade (Cemic) de MarechalCândido Rondon promovehoje (12) atividades especiaisem comemoração ao Dia dasCrianças. As atividades ini-

ciam às 08 horas. Entre asações a serem desenvolvidasestá um momento de refle-xão, café da manhã, ativida-des de integração com os fi-lhos e bazar de roupas usa-das, cujas peças serão comer-

cializadas a R$ 2.A diretora do Cemic, Udil-

ma Lins Weirich, destaca quea programação é voltada es-pecialmente para os alunos efamiliares, mas também éaberta à comunidade.

nas agências se realmente fornecessário e urgente, visan-do evitar tumulto. “Pedimosque as pessoas tenham paci-ência, pois todas serão aten-

didas. Nossa previsão é queem uma semana o fluxo depessoas nos bancos possivel-mente esteja dentro da nor-malidade”, conclui Padilha.

Em assembleia na base sindical de Toledo ontem (10), 90% dos

bancários aprovaram o fim do movimento e o retorno ao trabalho

Divulgação

14 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

FESTA GERMÂNICA

Oktoberfest de Pato Bragado segue na noite de hojeReabertura do café colonial será às 18h30. Bailes serão animados pela Banda 2001 e grupo Magna-Som

Fotos: Marili Besso

Festa germânica iniciou ontem (11), com a sangria do barril, na presença de autoridades e lideranças

Os atrativos da 15ªOktoberfest de Pato Bra-gado seguem hoje (12),com a reabertura do cafécolonial. Os vários pra-tos serão servidos a par-tir das 18h30, no Clubede Idosos Felicidade. Anoite também prometemuita alegria e diversãono baile com a Banda2001, conhecida pela tra-dição em animar gran-des eventos, e o grupoMagna-Som, no Centrode Eventos do Parquede Exposições.

A festa iniciou on-tem (11), com a sangriado barril e o desfile decarros alegóricos dosgrupos organizados,associações e entidades.A Comissão Central Or-ganizadora (CCO) tam-bém premiou as associ-ações e grupos que de-monstraram mais ori-ginalidade, criatividadee animação com barrisde chope de 30, 20 e 15litros. As bandas Mag-na-Som e Buana fecha-ram a noite.

Com uma participa-ção surpreendente na

primeira noite, o prefei-to Arnildo Rieger come-mora. “Nossa festa jácomeçou muito bempelo desfile, já que tive-mos o envolvimento re-corde de cerca de 30grupos, incluindo asassociações, além dabanda municipal e dogrupo de teatro 4Atos.Todos investiramna decoração e criati-vidade dos carros ale-góricos, esbanjaramanimação e se diverti-ram”, declara.

Para a noite de hoje,o prefeito espera repetiro sucesso, a começarpelo café colonial, queterá novamente a como-didade da noite anteri-or, com muito espaço econforto, sem filas. “Adecoração do ambientefoi especialmente prepa-rada para ser a molduraperfeita da diversidadede pratos. Com certeza,mais uma noite em quepretendemos servir, emuito bem, as pessoasque já conhecem e apre-ciam o nosso café colo-nial. Convidamos os

moradores de toda a re-gião para muita alegria,descontração e gastro-nomia da tradicionalOktoberfest de Pato Bra-gado”, salienta.

Diversidade de pratos agrada todos os paladares

Numeroso

público

prestigiou a

abertura do

café colonial,

ontem (11).

Neste ano,

evento

acontece no

Clube de Idosos

Felicidade

O PRESENTE | 15SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013 GERAL

MEDIANEIRA

Prefeito faz reunião com moradores do interiorObjetivo é ouvir reivindicações dos agricultores e falar sobre os investimentos que o município está realizando

O prefeito Ricardo En-drigo se reuniu, na noite dequinta-feira (10), com osmoradores da Linha OuroVerde, no pavilhão da co-munidade, para ouvir as rei-vindicações dos agriculto-

res e falar sobre os investi-mentos que o municípioestá realizando no interior.

Endrigo falou sobre osinvestimentos realizadosna patrulha mecanizadarural exclusiva e sobre o

projeto de pavimentaçãoem pontos críticos. “Sãoinvestimentos que vão ga-rantir mais qualidade devida aos moradores do in-terior, possibilitando aces-sos com mais segurança.

Na noite de quinta-feira (10), o encontro foi com os moradores

da Linha Ouro Verde, no pavilhão da comunidade

Divulgação

Nova diretoria da Casado Artesão é empossadaA nova diretoria da Casa

do Artesão de MarechalCândido Rondon foi empos-sada na terça-feira (08), emsolenidade no auditório daAssociação Comercial e Em-presarial (Acimacar). Naocasião, foram apresentadosao grupo os novos mem-bros da diretoria, leitura daata de eleição e da ata deprestação de contas.

Como presidente foi em-possada Mirta Diesel, vice-presidente Cecília Matzenba-cher, secretária BereniceRoma, vice-secretária AliceMundel Nichterwitz, tesou-reira Marly Franque, vice-tesoureira Nerci Schons eGeni Oswald, Geolar Costa eSilva e Mário Fernandes in-tegram o Conselho Fiscal.

Mirta falou sobre as ex-

pectativas em relação ao car-go e explanou sobre a impor-tância da retomada dos tra-balhos junto à Casa do Arte-são, após o incêndio que afe-tou diretamente a venda dosprodutos artesanais no mu-nicípio. A presidente lembrouda força do grupo que inte-gra há 25 anos, enaltecendo otrabalho e a dedicação de cadaartesão associado e a impor-tância da parceria do PoderPúblico para o bom desempe-nho e representatividade doartesanato na região.

A Casa do Artesão reabri-rá as portas junto à PraçaWilly Barth no próximo dia25, excepcionalmente das17h30 às 20h30, e no dia 26atenderá das 08 às 12 horas.Informações pelo telefones(45) 9992-5176 ou 9986-2948.

Parte dos integrantes da nova diretoria por ocasião da posse

Nossos objetivos são forta-lecer a agropecuária e,principalmente, valorizar

as famílias que vivem e pro-duzem na área rural”, en-fatizou o prefeito.

Divulgação

16 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

OBRAS

Prefeitura de Guaíra receberetroescavadeira hidráulica

É a primeira máquina deste porte queo município tem em seu patrimônio

Já perdi a conta de quantas vezes em toda a minha vida eu ouvia frase “Coca faz mal”. Depois da polêmica sobre a suposta cabeçade rato encontrada dentro da garrafa da Coca-Cola, a encheção desaco só aumentou. Agora vamos lá, cerveja deve fazer muito bem paraa saúde, não é mesmo? Porque tem muita gente que critica orefrigerante, mas não dispensa uma gelada!

Todos já devem ter se deparado com a máxima “tudo o que édemais faz mal”, que é a mais pura verdade. Se até a água pode sertóxica se ingerida em grande quantidade em um curto espaço detempo, imagina o refrigerante, que contém substâncias artificiais nasua composição. Não vai ser o conteúdo de uma latinha de Coca quevai fazer os meus ossos enfraquecer, mas sim a quantidade delatinhas que eu beber.

Por ser a maior marca de bebidas do mundo e uma das empresasmais poderosas, perdendo apenas para a Apple e para o Google, nãoseria de se estranhar que a concorrência possa estar fazendo opossível para colocar em cheque a qualidade do refrigerante do PapaiNoel. Sem contar que dar ênfase para o possível potencial cancerí-geno da bebida tira a cirrose e o câncer de pulmão do foco, ou pelomenos divide as atenções. Podemos ressaltar também a moda doestereótipo do corpo perfeito (sarado, livre de estrias e celulites), emque a sociedade condena qualquer coisa que faça os furinhosaparecerem. Mas aí eu volto a bater na tecla de que a Coca-Cola (equalquer outro refrigerante) não faz nada sozinha, é a gente que pecaquando exagera no consumo e não se exercita.

É como se a fome na África fosse culpa do refrigerante e que ofato de parar de beber levará a paz ao Oriente Médio. Ninguém éobrigado a comprar o produto quando vai ao supermercado; você levapara casa porque quer. E se depois ainda toma, é porque quer muito.

Eu bebo Coca-Cola desde os meus dois anos de idade, porquelarguei o peito e não aceitava nenhum outro tipo de líquido. Antes dejulgarem a minha mãe de irresponsável, vou logo dizendo que sim,eu tive acompanhamento médico, afinal, o meu caso preocupou osmeus pais. Hoje, com 20 anos, não tenho problemas de fraqueza nosossos. Sim, tenho pouca imunidade, não por causa do refrigerante,mas pelo fato de não consumir verduras e nem legumes. E minhabunda não se parece com uma ameixa seca de tanta celulite.

Então, não vamos ser hipócritas. Se for para ser radical, entãoalém de parar com a Coca, não beba mais nenhum outro refrigerante,bebidas alcoólicas e sucos de pacotinho. Fique longe de alimentosenlatados, cheios de corantes e conservantes. Fritura, nem pensar.

* A autora é acadêmica do 4º período de Jornalismo

- FAG

anamocel in@gmail .com

SIM, EU GOSTODE COCA-COLA

Uma retroescavadeira hi-dráulica foi recebida, recente-mente, pelo município de Gua-íra, visando fazer frente às obrasque estão em andamento. Aaquisição é fruto de uma emen-da parlamentar do deputadofederal Zeca Dirceu e está orça-da em R$ 206 mil. É a primeiramáquina deste porte que o mu-nicípio tem em seu patrimônio.

Devido à complexidade damoderna máquina, o operadorrecebeu recentemente um trei-namento. Segundo o secretáriode Infraestrutura, Augusto deNadai, como o servidor ainda

se sente um pouco inseguro paratrabalhar na limpeza dos cór-regos, ele está prestando servi-ços no aterro sanitário. “Esta-mos com uma meta de fazertrabalhos nos córregos, porcausa de enchentes. Como o ser-vidor está ainda inseguro como novo equipamento de traba-lho, ele preferiu trabalhar noaterro, que também está nanossa programação”, explicou.

O secretário de Agriculturae Meio Ambiente e os vereado-res Rossano França Triches,Almir Bueno e Valberto Paixãoda Silva conferiram de perto a

nova aquisição municipal.Este ano, o município foi con-

templado pelo governo com umaretroescavadeira e um cami-nhão caçamba. A entrega da re-troescavadeira foi realizada nodia 12 de agosto e contou com apresença do deputado estadualElton Welter e do deputado fe-deral Zeca Dirceu. Além da re-troescavadeira, serão entreguesaté o final deste ano uma moto-niveladora e um caminhão-ca-çamba. São três máquinas, quetotalizam um investimento deaproximadamente R$ 1 milhãopara o município.

AUXÍLIO À UNIOESTEJanuir Vieira

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, e o reitor da Universidade

Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sérgio Wolf,

firmaram, na quinta-feira (10), convênio para a terraplanagem e

fornecimento de materiais em favor do campus Toledo da

instituição. O valor do convênio é de até R$ 115 mil. O encontro foi

acompanhado pelo diretor do campus Toledo da Unioeste, professor

José Dilson de Oliveira, e o vice-reitor Carlos Piacenti. Os trabalhos

consistem na adequação e aterramento do acesso das vias internas

do Instituto de Pesquisa e Produção em Aquicultura Avançada

(InPAA), mantido e administrado pela Unioeste. O município

terá 60 dias para a execução das obras.

Nesta semana, o

secretário Augusto

de Nadai e os

vereadores

conferiram a

utilização da nova

máquina, no a

terro sanitário

ÁRIES: Desafios de evolu-ção em seus relacionamen-tos e projetos de vida. Per-cepção de que você podeainda estar apegado a ve-

lhos padrões, condutas e ambições.

TOURO: Harmonize teoriae prática, especialmenteno trabalho. Reflexõessobre como estão sendoconduzidos as parcerias e

contatos de trabalho.

GÊMEOS: Momento de de-safios envolvendo a vidaafetiva, os relacionamen-tos e crianças. Necessida-de de curar velhos padrões

emocionais e de confiar nas mudanças.

CÂNCER: Momento impor-tante para as relações, casae família. Como harmoni-zar e equilibrar as situaçõesdomésticas e os relaciona-

mentos é o desafio.

LEÃO: Momento em quevocê percebe ser neces-sária uma mudança profun-da de atitudes. Dificulda-des em relação à saúde

ensinam sobre o que precisa mudar.

VIRGEM: Questões finan-ceiras e afetivas estão emfoco na fase lunar crescen-te. Desafios envolvendo oque é valorizado material-

mente e emocionalmente.

LIBRA: Desafios envolven-do família, casa, imóveis,vida privada, individualida-de e relacionamentos. Dei-xar para trás uma velha

estrutura ou condição é essencial.

ESCORPIÃO: Momento emque você deve perceber oque precisa ser findado.Questões que envolvemrelacionamentos, parcerias

e final de ciclo estão em pauta.

SAGITÁRIO: Atenção coma tendência a apegos e ainseguranças. Reflita so-bre o que é valioso. Podehaver confrontos entre os

seus valores e os de amigos.

CAPRICÓRNIO: Fase dedesafios emocionais e pro-fissionais. Perceba quemsão as pessoas com quempode estabelecer alianças

e projetos na carreira.

AQUÁRIO: Estímulo aocrescimento espiritual enos seus propósitos maisimportantes. São grandesas lições atuais e é preci-

so desapego para lidar com elas.Novo ciclo.

PEIXES: A fase visa pro-mover evolução em ques-tões íntimas, emocionais.Mudanças, eliminações, fi-nais que precedem reco-

meços importantes de vida.

RÃ ESPECIALO sujeito entra numa loja de animais de estimação, fica alguns

minutos sapeando e logo se interessa por uma rã.- Quanto custa esta rã? - pergunta ao balconista.- Mil reais!- Mil reais por uma rã?! Você está maluco!- É que esta rã é especial, ela faz um carinho maravilhoso no

dono. O senhor não quer experimentar?O sujeito pensou que o vendedor estava meio biruta, mas

achou que não tinha nada a perder seguindo o seu conselho.Quinze minutos depois, acabou comprando a rã.Já em casa, sentou-se no sofá, colocou a rã sobre o ombro e

começou a ler um livro de culinária.Assim que a mulher chegou das compras, ela viu a cena e ficou

uma fera:- Você está maluco? - vociferou a megera. - Onde já se viu, ficar

com esse bicho nojento no ombro...- Ah! Minha querida - suspirou ele. - Espere só até eu conseguir

ensinar este bicho a cozinhar...

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013 VARIEDADES O PRESENTE | 17

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

SÁBADO (12)*

Sílvia observa Pérola, mas não a ajuda.Mundo diz a Amélia que ainda ama Iolanda.Amélia se desespera ao saber que Pérolasumiu. Sílvia mente para Manfred e Ernestdizendo que Pérola não estava no lugar combi-nado com a baleira. Pérola se lembra do sonhoe tem a certeza de que Sonan vai achá-la.Manfred descobre que Sílvia deixou Pérolasozinha. Com medo de ir para o orfanato, Pete-leco diz a Laura que Odilon é seu tio. Ernestculpa Amélia pelo sumiço de Pérola. Hildaconsegue um emprego de camareira no caba-ré. Sonan encontra Pérola e a leva para o cortiço.

JOIA RARABárbara defende Amora. Malu decide

contar a verdade sobre o exame de DNApara Plínio. Giane tenta convencer Socor-ro a revelar o que sabe contra Amora.Plínio fica chocado com o que Malu contasobre Amora. Bento acredita que quemempurrou Malu foi Wilson. Socorro con-fessa que trocou os exames de DNA amando de Amora. Glória fica penalizadacom o estado de Wilson. Charlene avisaa Salma que Bento foi atrás de Wilson nacasa de Glória. Amora é abandonada pelamãe. Fabinho implica com Bárbara. Sal-ma e Gilson contam para Wilson e Bentoque eles são pai e filho.

AMOR À VIDAPaulinha não conta de quem ganhou o

tablet, mas aceita conversar com Palomaem seu consultório. Félix pede para Glau-ce descobrir o endereço de Rebeca. Igná-cio oferece dinheiro para Carlito deixá-loregistrar Marijeyne. Atílio procura Vega eacaba ficando com ela. Neide convidaDaniel para jantar em sua casa. Ignácioconta para Valdirene e Márcia que Carlitoregistrou Marijeyne. Paulinha conta paraPaloma que tem se encontrado com Ni-nho. Bruno se surpreende com a presen-ça da filha em casa e eles decidem cozi-nhar para Paloma. Paloma vai à pista depatinação encontrar Ninho.

SANGUE BOM○

FILÉ DEMERLUZA AOMOLHO DECAMARÃO

Modo de preparo:Para o molho: frite o alho e a cebola picada no azeite.

Acrescente o tomate picado. Quando o tomate estivermeio derretido, acrescente os camarões. Deixe refogarum pouco e depois acrescente o extrato de tomate,coentro, cebolinha, pimenta-do-reino e sal a gosto. Parao filé: tempere o filé de merluza com alho, limão, pimen-ta-do-reino e sal. Empane o filé passando primeiro nafarinha de trigo, depois no ovo batido e por último nafarofa pronta. Frite os filés empanados em óleo quente.Em um refratário, coloque os filés e cubra cada um comuma fatia de mussarela. Cubra os filés com o molho decamarão e leve ao forno (ou micro-ondas) apenas paraderreter a mussarela.

Ingredientes:1 kg de filé de merluza1/2 kg de camarõesgraúdos sem casca1 cebola2 dentes de alho picados3 colheres de sopa deazeiteCoentro e cebolinha3 tomates picados

2 colheres de sopa deextrato de tomateMussarelaPimenta-do-reinoSalPara empanar:Farinha de trigo1 ovoFarofa pronta

O PRESENTE | 19SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013 ESPECIAL

20 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

OBRA NOTA 10

Feira de Imóveis será encerrada hoje em MedianeiraExpectativa dos organizadores é comercializar 10% dos imóveis disponibilizados para a venda

Termina hoje (12), emMedianeira, a 1ª Fera de Imó-veis Obra Nota 10, eventoque tem como objetivo mos-trar novidades do setor. Es-tão envolvidas dez empresasdo segmento imobiliário dosmunicípios de Medianeira,São Miguel do Iguaçu, Ser-ranópolis do Iguaçu, Mate-lândia, Céu Azul, Missal,Santa Terezinha de Itaipu eItaipulândia. Elas contam

com o apoio técnico do Se-brae e do Sindicato da Habi-tação e Condomínios do Pa-raná (Sicovi-PR).

“Medianeira está sendoum bom ponto de conver-gência para investimentosno setor imobiliário. A ci-dade é hoje um polo educa-cional, de prestação de ser-viços, além de sua indústriaser referência, inclusive atra-indo investimentos de in-

Coordenador do evento, José Roberto Mazzarella, na solenidade de abertura, enalteceu o fato de

Medianeira ser um bom ponto de convergência para investimentos no setor imobiliário

Primeira edição reúne empresas de Medianeira, São Miguel

do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Céu Azul,

Missal, Santa Terezinha de Itaipu e Itaipulândia

vestidores estrangeiros”,disse em seu discurso naabertura do evento, quin-ta-feira (10), o coordenadorJosé Roberto Mazzarella.

O evento, que acontece noCentro de Eventos da IgrejaMatriz, tem entrada francaao público. A expectativa dosorganizadores é comerci-alizar 10% dos imóveis dis-

ponibilizados para a venda.A abertura contou com a

presença do presidente daAssociação Comercial de Me-dianeira (Acime), RicardoZadinello, do secretário deGoverno, José Vani Grassi,que representou o prefeitoRicardo Endrigo, do coorde-nador do evento, empresárioJosé Roberto Mazzarella,

além dos representantes doSindicato da Habitação eCondomínios do Paraná, Jil-son José Pereira, vice-presi-dente do Secovi RegionalCataratas, Volmir Valentini,consultor do Sebrae, LuizAntonio Langer, vice-presi-dente do Secovi RegionalOeste, Antonio André da Sil-va, entre outras lideranças.

Fotos: O Presente

SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013 GERAL O PRESENTE | 21

12 DE OUTUBRO

Três mil alunos comemoram Dia das Crianças em São MiguelEvento contou com brinquedos infláveis, futebol, badminton, tênis de mesa,vôlei, pintura facial, pipoca, algodão doce, ginástica maluca e muita música

A criançada fez a festa on-tem (11) na Praça HenriqueGhellere, em São Miguel doIguaçu. A comemoração an-tecipada do Dia das Criançasreuniu cerca de três mil alu-nos da Educação Infantil ao5º ano de escolas públicas eprivadas. O evento foi reali-zado em conjunto pelas se-cretarias de Educação, deCultura, Esportes e Turismo,e de Assistência Social.

Brinquedos infláveis, fu-tebol, badminton, tênis demesa, vôlei, pintura facial,pipoca, algodão doce, ginás-tica maluca e muita músicafizeram a alegria da garotada.E como não podia faltar, alémda programação especial, cadacriança recebeu um presente.

Os brinquedos entregues fo-ram doados pela Receita Fede-ral à prefeitura. A Sicredi tam-bém distribuiu um cofrinhopara cada aluno.

O evento contou com apresença do prefeito Clau-dio Dutra, do vice MauroRemor, secretários munici-pais, diretores, representan-tes do Sicredi, empresários,professores e diretores de es-colas e outros servidores.

O prefeito agradeceu a pre-sença de cada um e desejouum feliz Dia das Crianças.“Para nós é uma alegria mui-to grande viver esse dia comas crianças de São Miguel doIguaçu. Se não fosse a presen-ça de cada um de vocês estafesta não estaria acontecen-

do. E é esta alegria que vemosaqui que nos motiva a traba-lhar cada vez mais em prol donosso município”, disse. Aação também contou com oapoio da Cresol.

CONCURSONa ocasião, as escolas ven-

cedoras do concurso “Educa-ção e Lazer: uma combinaçãoperfeita” receberam como prê-mio um convite que dá direi-to a um dia de lazer na Pousa-da das Águas Bissolotti. Asescolas vencedoras foram:Serafim Machado, Raineri deMatia, Teko Ñemoingo eNossa Senhora de Fátima.Participaram do concursoalunos dos 4º e 5º anos dasescolas públicas e privadas.

Arte circense marcadata em Nova Santa Rosa

A Prefeitura de Nova San-ta Rosa, por meio da Secreta-ria de Educação, Cultura e Es-porte, realizou ontem (11) vá-rias atividades em alusão aoDia das Crianças, comemora-do hoje (12). A programaçãofoi desenvolvida em parceriacom o Programa União Faz aVida, da cooperativa de cré-dito Sicredi Oeste, e contoucom a participação dos alu-nos das quatro escolas muni-cipais de Nova Santa Rosa:Escola Municipal Willy Barth,de Planalto do Oeste; EscolaMunicipal Santa Teresinha,de Vila Cristal; Escola Muni-

cipal Arnaldo Busato, de AltoSanta Fé; e Escola MunicipalGetúlio Vargas, da sede.

Durante manhã e tarde fo-ram realizadas diversasapresentações do Circo daAlegria, de Toledo, no CentroCultural Gustavo Fischer.Em seguida, as crianças par-ticiparam de diversas brin-cadeiras na Praça da Bíblia,onde os componentes do Cir-co da Alegria interagiramcom os alunos por meio dediversas oficinas. As crian-ças participaram ainda deatividades lúdicas em brin-quedos do Sesi.

Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Vera Lorenzatto, deu boas-

vindas às crianças, que participaram de uma série de atividades

desenvolvidas pela prefeitura em parceria com Sicredi Oeste

Luiz Fernando Cerni

PROGRAMAÇÃO EM MERCEDESDivulgação

A pré-escola municipal de Mercedes, Cantinho Feliz, realizou

ontem (11) brincadeiras e competições entre os seus alunos em

comemoração ao Dia das Crianças, lembrado hoje (12). O evento,

durante todo o dia, teve a participação de todos os alunos,

professores e funcionários. Segundo a diretora da instituição,

Noelia Rauber, essas brincadeiras e competições servem ainda

mais para a interação e aprendizado dos alunos. Cada criança

ganhou um presente para lembrar a data, além de aproveitar

doces e picolés que foram distribuídos.

Evento teve distribuição de doces e brinquedos para todas as crianças, ontem (11), na Praça Henrique Ghellere

Simone Prati

22 | O PRESENTE

LORENA KUNZLERSÁBADO,

12 DE OUTUBRO DE [email protected]

Dia 12: Berenice Draghetti

Dia 12: Caroline Rodrigues Faria Schneider

Dia 12: Edgar Bueno

Dia 12: Elton Leonar Schaeffer

Dia 12: Flávio Rieger

Dia 12: Francisco Mosa Ribeiro

Dia 12: Iara Irene Schulz

Dia 12: Iara Terezinha Strey

Dia 12: Igor Rusch

Dia 12: Ingrid Fuck Rauber

Dia 12: Magnus Everaldo Lehr

Dia 12: Paula Franco Lourenço

Dia 12: Reges Baú

Dia 12: Rogério Strey

Dia 12: Rosemeri Grasel Emmel

Dia 12: Valdir Helmich

Dia 12: Valdeci de Freitas Barbosa

Dia 13: Acelio de Souza

Dia 13: Chaveli Hoffmann

Dia 13: Clairton Mario Spinassi

Dia 13: Daniel Fernando Pooch

Dia 13: Edemar Juchem

Dia 13: Fabiane Holdefer

Dia 13: Hedo Alberto Allebrandt

Dia 13: Henrique Camilo

Dia 13: Jaqueline Caramori

Dia 13: Luiz Yoshio Suzuke

Dia 13: Raquel Monteiro

Dia 13: Renato Aguero

Dia 13: Sandra Inês Fischer

Dia 13: Yago Rafael Rambo

Dia 14: Anita Isolde Thomas

Dia 14: Bruno Wiebbelling

Dia 14: Carla Pech

Dia 14: Celso Ribeiro

Dia 14: Cival Kurtz

Dia 14: Cristine Kaufmann

Dia 14: Fátima Braga

Dia 14: Luiz Fernandes

Dia 14: Sandra Todero

Arquivo pessoal

O casal Idulce e Alvori Ahlert com os filhos Pâmela e Mateus.Alvori aniversariou ontem (11). Tim, tim!

Arquivo pessoal

O casal de fotógrafos

rondonenses Inara

Luckmann e Celio Maciel.

Ela apagou velinhas ontem

(11). Parabéns

“MURRO EMPONTA DE

FACA”Após passar pelas principais Ca-

pitais do país e pelos festivais maisimportantes do teatro brasileiro, amontagem “Murro em Ponta de Faca”,do Espaço Cênico Produções Artísti-cas, desembarca em Toledo amanhã(13), às 20 horas, no Teatro Municipal.Selecionada pelo Programa PetrobrasDistribuidora de Cultura 2013/2014, amontagem, que estreou no Festival deTeatro de Curitiba de 2011, leva paraos Estados do Paraná, Santa Catarinae Rio Grande do Sul emblemático textoda dramaturgia brasileira escrito porAugusto Boal, em 1974.

MESTRADO EM CIÊNCIAS AMBIENTAISSeguem abertas até o próximo dia 31 as inscrições para

mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Estadu-al do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo. No total,estão sendo ofertadas 14 vagas para o ano letivo de 2014. Aslinhas de pesquisa do programa de pós-graduação são:Ecossistemas e Dinâmicas Socioambientais e TecnologiasAplicadas ao Meio Ambiente.

O PRESENTE | 23SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013 SOCIAL

Em homenagem ao Diadas Crianças, o casal

Rodrigo Skrosk e DanieleWilhelms com as cincofilhas posando para o

Studio Revelest

Studio Revelest

CAFÉ DENEGÓCIOSNA ACIPA

A programação dopróximo Café de Negóci-os da Associação Comer-cial e Empresarial dePalotina (Acipa), na ter-ça-feira (15), a partir das07h30, no auditório daentidade, vai tratar so-bre a prevenção ao cân-cer de mama e de útero.A Associação se envol-ve na campanha Outu-bro Rosa com o objeti-vo de conscientizarpara a necessidade deatitudes que venham aprevenir a doença.

O foco será a mulherempresária e colabora-doras. Na oportunida-de, a enfermeira da Se-cretaria Municipal deSaúde, Maristela Ro-ratto Barbieri, minis-trará palestra sobre otema. Além de abordarsobre estatísticas dadoença em Palotina, elaorientará sobre o diag-nóstico e ações preven-tivas. As participantestambém poderão escla-recer dúvidas.

8º PRÊMIO AMOPDE JORNALISMOO ministro da Agricultura, Antônio Andrade,

confirmou participação no 8º Prêmio Amop deJornalismo e entrega de título de Cidadão Honoráriodo Oeste do Paraná ao agropecuarista IbrahimFayad, em Cascavel, no dia 08 de novembro.Também são esperadas as presenças de outrosministros, como Gleisi Hoffmann, chefe da CasaCivil, e Paulo Bernardo, das Comunicações, e dogovernador Beto Richa, além de senadores,deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadorescom representatividades regional e estadual. Oevento será realizado no salão social do TuiutiEsporte Clube, seguido de jantar. O Prêmio Amopde Jornalismo, que tem por tema “Sustentabilidade”,segue com inscrições abertas nas categoriasImpresso, Televisão, Rádio e Fotografia atéo dia 08 de outubro.

SIMPÓSIO SOBREMEIO AMBIENTECom objetivo de fomentar a socialização de

saberes e ações socioambientais de gestão dosrecursos naturais e educação ambiental,aproximadas ao tema “Saúde ambiental eintersetorialidade na gestão das políticas pública”, ocampus de Toledo da Universidade Estadual doOeste do Paraná (Unioeste) sedia de quarta (16) asexta-feira (18) o 4º Simpósio de Gestão de RecursosNaturais e Educação Ambiental, 8º Simpósio deDefesa Civil e o 2º Simpósio Regional do MeioAmbiente. As inscrições podem ser realizadas,gratuitamente, até quarta-feira, no Protocolo, naSala de Estudos e Informações em PolíticasAmbientais e Sustentabilidade (Seipas), noPrograma de Educação Tutorial (PET) ServiçoSocial, na página do evento ou no dia do evento.

Desigualdadesocial e faltade uma edu-cação mais rí-

gida são alguns dos motivosque levam crianças e adoles-centes a cometer crimes eações antes protagonizadossomente por adultos. Naquinta-feira (10) e ontem(11), dois casos chamaram aatenção. Em Cascavel, umacriança de 11 anos foi flagra-da pela Polícia Militar (PM)com dez pedras de crack eR$ 158 em dinheiro. Ela es-tava, de madrugada, supos-tamente vendendo crackpara um adolescente, de ape-nas 14 anos de idade. O ga-roto de 11 anos já havia sidoflagrado pela Militar outrasduas vezes, suspeito de pra-ticar furtos. Na quinta-feira(10), em Toledo, um adoles-cente de 12 anos espancou opai, que é cadeirante, usan-do o cabo de uma vassoura.

“Ficamos cada vez maisassustados e estarrecidoscom essas situações”, diz apresidente do Conselho Tu-telar de Marechal CândidoRondon, Beatriz Petry, quealerta: “Apesar de não ter-mos dados oficiais, sabemoscom certeza que existem cri-anças trabalhando para tra-ficantes em Marechal Cân-dido Rondon”.

De acordo com ela, a pre-cocidade tem sido cada vezmaior não somente na inser-ção no mundo do crime, masem atos que há alguns anosnão eram concebidos paracrianças. “Há dez ou 20 anos,as meninas de 13, 14 anos,brincavam de boneca. Hojeelas são mães”, exemplifica.“Está tudo acontecendo maiscedo”, diz.

“Percebemos que essas si-tuações, como a entrada parao mundo do crime, têm en-volvido cada dia mais crian-ças. Geralmente de famíliasque vivem na pobreza, sãoalvo fácil para traficantes”,explica. Para ela, a falta deamparo da família, a falta deimposição de limites e a de-sigualdade social são fatoresdecisivos para que uma cri-ança passe a traficar ou a

cometer outros crimes. “Elastambém querem um tênisde marca, uma camiseta boa,que a mídia vende a todahora. Por isso, acabam facil-mente sendo aliciadas”, ar-gumenta. Beatriz entendeque a criança é vítima de suacondição social, somado àdesestruturação familiar.

No caso do adolescentede 12 anos que bateu emseu pai cadeirante com umpedaço de pau, a situação éoutra, de acordo com a con-selheira. Ela entende queneste caso houve negligên-cia na criação e no processo

educacional. “Muitos paisnão impõem limites a seusfilhos. A criança tem queentender, desde cedo, quenão é não, que regras sãoregras e que elas devem sercumpridas”, frisa. “Não seise é o caso, porque nãoaconteceu aqui em Mare-chal Rondon, mas geral-mente percebemos que cri-anças e adolescentes queagem assim foram criadassem limites, sem conheceros preceitos de moral, res-peito e o que se deve ou nãofazer. É exemplo típico dafalta de respeito ao próxi-

mo”, considera.

DESISTÊNCIA

“Nunca desistam de seusfilhos. Quando isso aconte-cer, teremos um mundomelhor. Os pais trabalhamfora e chegam cansados emcasa. O filho faz algo erradoe não é recriminado. Se é,não é como deveria ser”,pontua a conselheira, queratifica: “É preciso sentar econversar, sempre”.

Para ela, Marechal Ron-don não sofre com criançasviolentas, mas tem peque-nas vítimas das drogas. “Em

Marechal não temos casosde crianças violentas nessegrau. O nosso problema sãoas drogas, o tráfico”, alerta.Ela explica que a proximi-dade com a fronteira faz comque as crianças tenham con-tato com as drogas cada vezmais cedo. “Ou são usadaspelos traficantes ou acabamsendo usuárias de drogas.Neste segundo caso, acabamcometendo roubos, furtos,arrombamentos a residên-cias e comércios, entre ou-tros crimes. Tudo para com-prar drogas ou pagar dívi-das com traficantes”.

ESPANCAMENTO

Às 16h40 de quinta-feiraa Polícia Militar de Toledofoi acionada para ir até umaresidência. O pai e a mãedo adolescente confir-maram que ele, com12 anos de idade, ha-via espancado seupai, sob a cadeirasde rodas, com umcabo de vassoura.Foi feito o bole-tim de ocorrênciae os envolvidosencaminhadospara a Delegaciade Polícia Civil.

DESPROTEGIDOO outro caso é tam-

bém assustador. Um me-nino de 11 anos foi flagra-do pela Polícia Militar namadrugada de ontem emCascavel. Ele é suspeitode tráfico de drogas. Coma criança, que já tem duaspassagens por furto, fo-ram encontrados R$ 158em dinheiro e dez pedrasde crack. Na abordagem,ele estava vendendo o en-torpecente a um adoles-cente de 14 anos, que por-tava uma pedra da dro-ga. Por conta da idade,nem pode ser apreendi-do. Apenas prestou de-poimento, foi encami-nhado ao Conselho Tu-telar e depois entregue àfamília. O adolescentetambém foi ouvido. Osfamiliares serão chama-dos para uma audiênciana Vara da Infância e daJuventude.

26 | O PRESENTE POLICIAL SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

POPULAÇÃO DIZ SIM

Guarda Municipal de Toledo deverá ser armadaOs 30 guardas municipais do município passarão por treinamento na Escola Superior da Escola Civil para portar armamento

Em uma noite emblemáti-ca - 10 de outubro, Dia Naci-onal da Guarda Municipal -,a administração de Toledorealizou uma audiência pú-blica para definir a situaçãoque envolve o armamento dosagentes municipais de segu-rança da Secretaria Municipalde Segurança e Trânsito(SMST). A maioria dos 429cidadãos, que se inscreveram eestavam aptos a votar, decidiupelo porte de arma para osguardas municipais duranteo seu horário de trabalho.

O ato foi aberto pelo pre-feito Beto Lunitti, que infor-mou aos presentes que cabe-ria ao gestor a decisão, entre-tanto era necessário que acomunidade toledana tambémse manifestasse. Opiniões fo-ram expressadas por diversosmembros da comunidade,entre eles representantes deentidades sociais, imprensa,Polícia Militar e Corpo deBombeiros. O comandante do19º Batalhão da Polícia Mili-tar em Toledo, major LeonelJosé Beserra, se posicionoufavorável ao armamento daGuarda Municipal (GM).Entretanto, ressaltou a ne-cessidade de treinamentos,corregedoria, avaliação psi-cológica, entre outras ações.

A Guarda Municipal foicriada em maio de 1994 e oprocesso para seu armamen-to teve início com a aprova-ção de lei em novembro de2005. Em 2010, mais um pas-

BPFron vai formar UnidadesEspecializadas de Fronteira

Uma coletiva de imprensado major Erich Osternach,comandante do Batalhão dePolícia de Fronteira(BPFron), marcada para as07h30 de segunda-feira (14),será a oportunidade paraconhecer mais sobre o iní-cio do curso de UnidadesEspecializadas de Frontei-ra - Nível Operador, que

será realizado no BPFronem convênio com a Secre-taria Nacional de Seguran-ça Pública (Senasp), vin-culado ao Ministério daJustiça. O curso faz partedo Programa EstratégiaNacional de SegurançaPública nas Fronteiras(Enafron). A coletiva acon-tece na sede do Batalhão.

Uma ação rápida apósuma denúncia fez com que aPolícia Militar de Nova San-ta Rosa salvasse um homemque tentou suicídio. Porvolta das 15h45 de quinta-feira (10), vizinhos da víti-ma informavam que o mora-

dor da área central do muni-cípio disse que cometeriasuicídio. Ele foi visto entran-do em sua casa com uma cor-da nas mãos e, em seguida,fechou a porta. Imediatamen-te uma equipe se deslocou atéo endereço e viu, através de

ACIDENTE EM MISSALTiago Flach/Correio do Lago

Uma carreta carregada com 20 mil litros de etanol tombou na

PR-495, entre o distrito missalense de Dom Armando e a sede do

município. O acidente aconteceu por volta das 11 horas de ontem

(11), quando o veículo seguia de Santa Helena para Missal. O

motorista teria perdido a direção em uma curva, bateu contra um

barraco e tombou sobre a pista, interditando a rodovia. O motorista

não se feriu. Defesa Civil, maquinários da Prefeitura de Missal,

Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual de Santa Helena

trabalharam em uma operação para remover a carreta.

MACONHA NO TÁXIDivulgação

Durante ação da Operação Sentinela, no fim da tarde de quinta-feira

(10), policiais rodoviários federais apreenderam 8,3 quilos de

maconha com um jovem de 18 anos, morador de Palotina. Ao abordar

um táxi paraguaio que seguia para Guaíra, os policiais desconfiaram

do passageiro e fizeram uma vistoria em sua bagagem. Foram

localizados oito tabletes de maconha. Foi dada voz de prisão ao

jovem, que informou que revenderia o entorpecente em Palotina.

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal de Guaíra.

Detento de Terra Roxa pode ter sido estranguladoFalta apenas a confirma-

ção por parte de familiares,mas tudo leva a crer que ohomem encontrado mortoem Guaíra na terça-feira(08) seja Wolnei Mendes dosSantos, de 22 anos, que cum-pria pena na cadeia de TerraRoxa em regime semiaber-

to. Ele não havia mais re-tornado para a prisão. Ocorpo da vítima deu entra-da no Instituto MédicoLegal (IML) de Toledo porvolta das 14 horas de quar-ta-feira (09). Ele foi encon-trado enrolado em uma col-cha às margens de um rio,

na Estrada da Faxinha, pró-ximo ao Porto 63. No IML,foi apurado como causa damorte asfixia por estrangu-lamento. O corpo permane-ce na geladeira do InstitutoMédico Legal de Toledo atéque seus familiares oficiali-zem o reconhecimento.

uma janela, a pessoa pendu-rada com a corda no pescoço.Os policiais entraram no imó-vel e prestaram socorro aoenvolvido. Após a vítima re-tomar a consciência, ela foiencaminhada para atendi-mentos médicos.

Militar de Nova Santa Rosa salva suicida

so foi dado com licitação paraaquisição de materiais. Foramlicitados dez coletes balísticosde proteção individual e dezrevólveres calibre 38.

O próximo passo aconte-ceu em junho de 2011, com aimplantação da Corregedoriada Secretaria de Segurança eTrânsito do município. A par-tir do referendo da populaçãofavorável ao armamento daGM, o processo licitatório paraa compra das pistolas calibre380 foi encaminhado ao De-partamento de Licitações paradar continuidade aos proce-dimentos.

O secretário da pasta, Pau-lo dos Santos, informou queos 30 guardas municipaisaprovados no exame psicoló-gico passarão por um treina-mento na Escola Superior daEscola Civil. Serão 180 ho-ras-aula. Cada agente vai dis-parar 500 tiros com revólver

calibre 38 e 400 tiros compistola calibre 380. A ativida-de será realizada a partir doconvênio firmado com aSecretaria de Segurança Pú-blica do Paraná. “O convê-nio prevê que sejam disponi-bilizados dois instrutores quevirão a Cascavel para ins-truir nossos agentes. E en-tão iniciaremos as conversascom a Polícia Militar daquelemunicípio, já que em Toledoa PM não dispõe de estandede tiro”, comenta.

Paulo ainda reforçou quecada guarda municipal queportar arma durante seu ho-rário de serviço necessitarápassar por 180 horas de trei-namento anuais. Já o examepsicológico precisa ser revali-dado a cada dois anos. “Exis-te um grande rigor para comos guardas civis do que comqualquer outro profissionalde segurança”, comentou.

Administração entende que audiência pública é importante

para saber o que a população pensa sobre o tema

Fábio Ulsenheimer

O PRESENTE | 27SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013 POLICIAL

FESTA NO FERIADO

Polícia se mobiliza para evitar furtos de veículosQuando há aglomeração de automóveis, tendência de furtos aumenta,

de acordo com informações da Polícia Militar de Terra Roxa

A Polícia Militar (PM) de Ter-ra Roxa intensificou ontem (11)ações para coibir furtos e rou-bos de veículos no municípiodurante o fim de semana, quan-do acontece uma festa em home-nagem a Nossa Senhora Apare-cida, padroeira do município.Isso porque, de acordo com ocomandante da PM, subtenenteRomualdo de Amorim, há vári-os anos o furto de carros tende aaumentar com a realização degrandes festas, quando há con-centração de pessoas e veículos.

Para garantir que nenhumcrime aconteça, desde ontem aPolícia Militar, a Polícia Rodo-viária Federal na BR-272 e naPonte Internacional AyrtonSenna e o Batalhão de Polícia deFronteira (BPFron) trabalhamjuntos, com informações quepodem inibir esses crimes. On-tem, Amorim se reuniu com aPRF para pedir apoio, e foi pron-tamente atendido. “Pedi paraque a PRF preste atenção nos

carros populares, especialmen-te aqueles com placas de TerraRoxa e Palotina, que são bas-tante visados. Sabemos dissoporque estudamos o modo deoperar dos criminosos ao longode anos”, diz.

“Percebemos que, quandohá festas com grande aglome-ração de veículos, a tendência éde que ocorram furtos, especi-almente de carros populares. Omais visado é o Gol de cor bran-ca”, conta o comandante.

De acordo com ele, bloqueiospodem ser feitos e abordagensserão mais intensas hoje (12) eamanhã (13). “Fizemos contatocom a PRF e também repas-samos informações para oBPFron. Pedimos para redobrara atenção. Trabalhando comparcerias, os resultados sãomais eficazes”, conta.

GOLPE DO SEGUROSegundo Amorim, o objeti-

vo é também evitar que pro-

prietários cometam o golpe doseguro. Conforme ele, há indí-cios de que algumas pessoasna região ainda praticam essecrime. Levam o próprio carropara o Paraguai, o revendemno país vizinho e depois ofere-cem queixa de furto para rece-

Receita apreende R$ 235 mil em cigarros e mercadoriasO helicóptero da Receita Fe-

deral foi decisivo para a apre-ensão de um veículo na regiãoExtremo Oeste do Estado. Ou-tros cinco automóveis foramapreendidos de quarta-feira (09)a ontem (11). O valor estimadode mercadorias e cigarros é deR$ 235 mil. As ações de combateao contrabando e descaminhoforam realizadas nas estradasvicinais da região de Santa Te-

rezinha de Itaipu e integrarama Operação Fronteira Blindada.

Por volta das 06 horas de on-tem servidores apreenderam umFiesta com placas de Araucária eum Megane com placas de Orien-te (SP). Os dois veículos estavamcarregados de cigarros contra-bandeados. O valor estimado daapreensão é de R$ 100 mil.

Na quinta-feira (10), por vol-ta das 07h30, os servidores

montaram uma barreira de fis-calização nas proximidades daBR-277. Ao avistar a fiscaliza-ção, o motorista de um Vectracom placas de Medianeira ten-tou fazer o retorno, mas foi in-terceptado. Na abordagem foiencontrada grande quantida-de de eletrônicos, principal-mente aparelhos receptores desinal e videogames. O condutordo veículo foi identificado. O

Arquivo pessoal

Divulgação

valor estimado da apreensão éde R$ 35 mil.

Ainda na quinta-feira, ser-vidores da Receita Federal, comapoio de patrulheiros da PolíciaRodoviária Federal (PRF), apre-enderam um Peugeot 207 e umaParati com placas de Eunápolis(BA) e Curitiba, respectivamen-te. Os veículos foram encontra-dos abandonados no pátio deuma residência em Santa Tere-zinha Itaipu. O Peugeot, que ti-nha um radiocomunicador, es-tava carregado com cigarros. Ooutro veículo estava vazio, po-rém preparado para o trans-porte de mercadorias, sem osbancos. O valor estimado daapreensão é de R$ 50 mil.

No início da noite de quar-ta-feira, a equipe do helicóp-tero avistou uma Pajero complacas de Florianópolis (SC)trafegando em atitude sus-peita. Os servidores da Recei-ta Federal em terra passarama fazer o acompanhamentotático, mas, ao perceber, ocondutor abandonou o veí-culo e fugiu. No carro foramencontrados cerca de R$ 50mil em cigarros.

Todos os veículos foramencaminhados à Receita Fe-deral em Foz do Iguaçu. Nin-guém foi preso.

ber o dinheiro da segurado-ra. “Há poucos dias inibimosuma ação do gênero. Fizemosuma pressão no indivíduoque estaria disposto a prati-car o golpe. Como ele foi abor-dado, resolveu cancelar o pla-no”, menciona.

Vectra com placas de Medianeira foi apreendido com apoio da Polícia Rodoviária Federal

PM libertarefém

A Polícia Militar (PM)de Terra Roxa resgatou umhomem que era feito refémdurante um roubo a umacaminhonete no município.O criminoso foi até uma re-sidência, amarrou os mem-bros da família e levou o pro-prietário do veículo junto. Aintenção era levar o carropara o Paraguai. Entretan-to, o bandido não tomou cer-tos “cuidados”, as vítimasda casa se desamarraram eavisaram a Polícia Civil.

A Polícia Militar deGuaíra e a Polícia Rodoviá-ria Federal também foramavisadas e iniciaram buscaspela Toyota Hilux de corpreta. A PM de Terra Roxafoi até a Vila Eletrosul, emGuaíra, onde localizou o au-tomóvel e passou a acompa-nhá-lo a distância para pre-servar a segurança do refém.

De acordo com a PM, oveículo transitava de formaa não dar demonstração deque algo errado estaria ocor-rendo. O bandido trafegavaem baixa velocidade e sina-lizava todas as intenções demudança de direção. Quan-do outra viatura tambémpassou a acompanhar o ve-ículo, o marginal percebeue imprimiu maior velocida-de para fugir de um cerco,cruzou um loteamento e, aotentar entrar na área co-nhecida como Mata do Ja-caré, bateu o carro contrauma porteira. Ele desceu doveículo, fez vários disparosem direção às viaturas efugiu entre a mata.

O refém foi encontra-do ileso, embora bastanteassustado. O veículo foirestituído ao seu legíti-mo proprietário.

É o segundo caso de re-fém libertado nesta semana.No primeiro, a PRF emGuaíra apreendeu dois me-nores, de 15 e 17 anos, quehaviam roubado uma Mon-tana em Palotina e feito oproprietário como refém.

Comandante daPM, subtenenteRomualdo de

Amorim: “Carrospopulares deTerra Roxa e

Palotina são osmais visados”

28 | O PRESENTE ESPORTES SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

MARECHAL RONDON

Três mil crianças são esperadas hoje no Brincando na PraçaAtividades contarão com brinquedos infláveis, pula-pula, jogos de mesa, intelectivos,

brincadeiras e esportes. Em caso de chuva, programação será transferida

A Praça Willy Barth, emMarechal Cândido Rondon,receberá crianças e adolescen-tes na tarde de hoje (12), Diadas Crianças, para participarde mais uma edição do Brin-cando na Praça. A progra-mação inicia às 14 horas,prosseguindo até as 18 ho-ras, e contará com atividadesrecreativas, sob a coordena-ção do Sesc, com brinquedosinfláveis, cama elástica, jo-gos de mesa, como ataquebole pinobol, e intelectivos, aexemplo de xadrez e trilha.

Também acontecerãobrincadeiras diversas e jo-gos esportivos, sob a coor-denação da prefeitura, porintermédio da Secretaria deEsportes e Lazer, utilizandoa estrutura da Praça em minitorneios de basquete, chutea gol, entre outros, além departidas na quadra de areiae jogos poliesportivos.

De acordo com o gerenteexecutivo do Sesc, JuniorPaulinho Niszczak, e o co-ordenador do projeto Brin-

cando na Praça, Marcelo Mo-resco, orientações gerais so-bre cuidados com a saúdebucal serão apresentadas àscrianças por meio de fanto-ches e atividades educativaspela equipe do Sesc. Segundoeles, a programação variadacontempla a cultura, atravésde músicas e dança criança,além de artes marciais, comdemonstrações de kung fu,muay thay e jiu-jitsu.

CIRCUITOS“Pedimos aos pais para

que tragam seus filhos eaos responsáveis para quetragam as crianças parabrincar na praça. A pro-gramação acontece no diadelas, por isso estimamosum público em três mil cri-anças para participar dasatividades. Os pais e adul-tos podem vir porque tam-bém terá a Mateada do Co-jem”, destaca Junior.

Segundo os representan-tes do Sesc, em caso de chu-va, a programação será

transferida para outra data,que será definida em con-junto com os demais orga-nizadores do projeto.

"A ideia é que as criançasaproveitem a tarde para brin-car com os irmãos, amigos,pais e familiares, estimulan-do a interação entre as pes-soas e crianças, visando obom relacionamento. Brin-quedos de lona com tapetespedagógicos, jogos de da-dos e circuitos serão dispo-nibilizados às crianças par-ticipantes a fim de estimularas relações interpessoais.

O projeto é uma iniciati-va do Sesc, Acimacar, Jor-nal O Presente, Sindicomare prefeitura, por meio da Se-cretaria Municipal de Espor-te e Lazer, com o objetivo deenvolver crianças de diver-sos bairros nas brincadei-ras. Os organizadores agra-decem ao apoio prestado pelocurso de Formação de Do-centes do Colégio Eron Do-mingues e curso de Educa-ção Física da Unioeste.

Gerente-executivo do Sesc, Junior Paulinho Nisczak, e o coordenadordo projeto, Marcelo Moresco: "Objetivo é proporcionar momentos

de alegria e descontração às crianças"

O Presente

Campeonato Amador reunirá nove equipes em PalotinaA partir de uma realiza-

ção da Prefeitura de Paloti-na, por meio da Secretaria deEsportes, será iniciado nopróximo dia 27 o Campeona-to Municipal de FutebolAmador. O arbitral do certa-me aconteceu durante encon-tro com representantes dasequipes no Ginásio Munici-pal Ardomar Somensi. Novetimes participarão do campe-onato, que terá jogos sempreaos domingos.

No grupo A estão as equi-pes Metropol, Bozo Lanches,Clube Esportivo União, Jar-dim Nova Esperança e Nipo-tke. Fazem parte do grupo Bas equipes Academia Boa For-ma, Beto Martelinho de Ouro,Ardefa e Gbyte Informática.Nos próximos dias serão di-vulgados os jogos das pri-meiras rodadas do certame.

Na primeira fase as equi-pes jogarão entre si em turnoúnico. As duas melhores equi-

pes de cada grupo se classifi-cam para a semifinal, cujosjogos serão realizados no Es-tádio Municipal. O campeãoterá como prêmio um boi,premiação em dinheiro, tro-féus e medalhas. O vice-cam-peão e o terceiro colocado re-ceberão premiação e dinhei-ro, troféus e medalhas. Parao quarto lugar haverá tro-féu. Também serão premia-dos o artilheiro e o goleirodestaque da competição.

Toledo realizará RecreAçãoespecial ao Dia das Crianças

Hoje (12), Dia das Crianças,a Secretaria de Esportes e Lazerde Toledo realizará uma Recre-Ação especial. As atividadesacontecerão no Parque Ecológi-co Diva Paim Barth, das 15 às 19horas. Segundo a coordenado-ra do RecreAção, Josiane Ben-venutti, as brincadeiras acon-tecem paralelamente às ativi-dades do Verão no Parque.“Para as crianças teremos di-

versas brincadeiras, comocama elástica, piscina de boli-nhas, tobogã, pintura facial,perna-de-pau, mini-futebol emini-vôlei. Para os adultos, se-gue a programação do Verão noParque. O objetivo é proporcio-nar momentos de descontraçãopara as crianças do município,por meio de atividades saudá-veis e próprias da infância, nodia especial delas”, destacou.

Em caso de chuva, a progra-mação será cancelada.

O programa RecreAção foiiniciado em fevereiro desteano e é fruto de uma parceriaentre a Secretaria de Espor-tes e Lazer, com a SecretariaMunicipal de Educação, cur-so de Educação Física da Uni-par e Magistério do ColégioEstadual Presidente CasteloBranco (Premen).

12ª Meia Maratonaacontece amanhã em Toledo

O Parque EcológicoDiva Paim Barth, em Tole-do, será o local da largadada 12ª Meia Maratona Ro-tary- Prati Donaduzzi,com 21,1 quilômetros deextensão, que será realiza-da amanhã (13), reunindopessoas de todo o Paraná eaté de outros países.

Além da Meia Maratonaacontecem simultaneamen-te a 12ª Rústica, com seisquilômetros, 12ª Marato-ninha para crianças e ado-lescentes, cujo trajeto será

de 1,5 a três quilômetros, e10ª Caminhada da Saúde,com percurso de cerca dedois quilômetros.

A expectativa é de quecerca de três mil pessoas par-ticipem das provas. O iníciodo evento está marcado paraas 06 horas e segue com aque-cimento e alongamento dosparticipantes das provas apartir das 08 horas. Será en-tregue medalha aos partici-pantes, além de premiaçõesaos melhores colocados decada categoria.

Municipal de Futsal éorganizado em Serranópolis

A administração de Ser-ranópolis do Iguaçu, pormeio do Departamento deEsportes e do Conselho Mu-nicipal, organiza o 15º Cam-peonato Municipal de Fut-sal nas categorias feminina,masculino idade livre, mas-

culino veterano e masculinomáster acima de 45 anos. Ocongresso técnico será reali-zado no dia 23, às 19 horas,na sala de reuniões da prefei-tura, quando serão defini-dos todos os detalhes do cer-tame esportivo.

Trajeto que será percorrido pelos participantes em Toledo

Reprodução

O PRESENTE | 29SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013 ESPORTES

FUTEBOL AMADOR

Disputas abrem as semifinais. Serão realizadas atividades com os torcedores

Quatro equipes jogam amanhã no Estádio Valdir Schneider

O Estádio Valdir Schneiderserá palco amanhã (13) dos jo-gos de ida das semifinais daCopa Colônia/Cercar/Yamaha/Jaclani Esportes/Prefeitura deMarechal Cândido Rondon deFutebol Amador 2013, cuja ro-dada terá início a partir das 15horas. O grupo A da primeirafase conta com três equipes nasemifinal: São Remo, Sigilus eSER Botafogo. Corinthians é orepresentante do grupo B.

No primeiro confronto aequipe SER Botafogo/Opus Se-rigrafia e Brindes estará frentea frente com o time da Sigilus

Agora Vai vence o Veterano de Futsal em MoreninhaFoi realizada recentemente a en-

trega da premiação aos campeões edestaques do Campeonato de Futsalde Moreninha, em Santa Helena, con-tando com a presença do prefeito Ju-cerlei Sotoriva.

A equipe Agora Vai sagrou-se cam-peã na categoria Veterano, seguidapela Farma Líder e Estará. O artilheirofoi Valdenir, da Farma Líder, que mar-cou 14 gols, e o goleiro menos vazadofoi da equipe Farma Líder, com 11 gols.

Na categoria Livre, a equipe cam-peã foi Moreninha Futsal, em 2º che-gou Etanóis e em 3º Avalanche F.C. Oartilheiro da categoria foi Virlei, doMoreninha Futsal, que aplicou 13 golsdurante o certame. Miguel Karling, daequipe Etanóis, foi o goleiro menosvazado, com 13 gols sofridos.Equipe Moreninha Futsal, campeã na categoria Livre Categoria Veterano teve como campeão o time Agora Vai

Fotos: Foco SH

Alarmes. Na primeira fase a Si-gilus venceu o Botafogo por 3 a 1,em jogo válido pela sexta roda-da, no campo do Projeto Alma. Acampanha da Sigilus até agoratem nove vitórias, três empatese apenas uma derrota. Já o Bota-fogo acumula oito vitórias, umempate e quatro derrotas.

Na partida de fundo, às 17horas, o EC Corinthians deMargarida enfrenta o EC SãoRemo/CTN/Estrela 10/RomalMadeiras. A partida prometeser uma das mais equilibradasda competição. O São Remo, queainda não sabe o que é derrota,

possui o melhor ataque com 46gols assinalados, e tenta man-ter a escrita contra o Corinthi-ans, que tem a melhor defesacom 12 gols sofridos.

A Secretaria de Esporte eLazer, em conjunto com a LigaRondonense de Esportes e pa-trocinadores, informa que nodomingo serão distribuídosbrindes aos presentes no Está-dio Municipal. Também serãopromovidas algumas ativida-des, dentre elas o desafio de chu-te ao gol com a bola colocada nocírculo central do gramado.

A entrada é gratuita e cada

pessoa receberá uma senha paraos sorteios que serão realizados.

NÚMEROSA competição conta até o

momento com 105 partidas re-alizadas nos campos do ProjetoAlma, Botafogo, Margarida,Novo Horizonte, AABB, AACC,São Remo, Porto Mendes, alémdo Estádio Valdir Schneider,que será o palco das partidassemifinais e finais.

As redes balançaram 451vezes, com média de mais dequatro gols por partida. Osprincipais artilheiros são Hen-

rique Colombo, do 3AC, com14 gols, e Diogo Schneider, daAssemar, com 12 gols. Ambosnão competem mais. Na coladeles estão os atletas CleitonRoberto, do São Remo, e Cle-verson Domingues, do Botafo-go, com 11 gols assinalados.

As defesas com menor mé-dia de gols sofridos são Corin-thians e São Remo, com um golpor partida. O São Remo, quejogou uma partida a mais naprimeira fase (13), tem 13 golssofridos, e o Corinthians, queaté agora jogou 12 partidas,sofreu 12 gols.

SER Botafogo/Opus Serigrafia e Brindes estará frente a frente com o time da Sigilus Alarmes

Fotos: Olho na Bola

ECCorinthians

de Margaridaenfrenta o ECSão Remo/CTN/Estrela10/RomalMadeiras

TECNOLOGIA

Comissão da Câmara aprova incentivo à irrigação30 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

Provejo visa incentivo fiscal a equipamentos para irrigação por gotejamento ou microaspersão

A Comissão de Agricultura,Pecuária, Abastecimento e De-senvolvimento Rural da Câma-ra dos Deputados aprovou oprojeto de lei nº 5685/13, do Se-nado, que conce-de incentivo fiscala equipamentospara irrigação porgotejamento oumicroaspersão.Os dois processosusam uma quan-tidade menor deágua que a irriga-ção convencional.Pelo texto do Se-nado, equipa-mentos destina-dos a essa moda-lidade de irrigação deverão tertaxas de juros inferiores aos en-cargos financeiros aplicados aosdemais sistemas em pelo menosum ponto percentual.

Para o relator, deputado LuisCarlos Heinze (PP-RS), “é meri-tória a proposição por incenti-var métodos de irrigação que

Equipamentos destinados às modalidades de microaspersão e gotejamentodeverão ter taxas de juros inferiores aos encargos financeiros aplicados

aos demais sistemas em pelo menos um ponto percentual

John Deere

consomem pouca água”. E acres-centa que, cada vez mais, “é ne-cessário promover o uso mode-rado e racional desse recursoescasso e finito”. Heinze argu-

menta ainda que osincentivos são ne-cessários porque autilização dos mé-todos de goteja-mento e microas-persão exigem“inúmeros equipa-mentos especiais”,como sistema de fil-tragem e injetoresde fertilizantes, queencarecem o pro-cesso de irrigação.

De acordo como autor da proposta, ex-sena-dor Marcelo Crivella, o consu-mo de água na irrigação porgotejamento ou microasper-são - que utiliza equipamen-tos de aplicação de baixa va-zão e alta frequência - podealcançar eficiência 90% supe-rior às demais tecnologias.

Em regime de prioridade, oprojeto encaminhado para aná-lise conclusiva das comissões deFinanças e Tributação; e de Cons-tituição e Justiça e de Cidadania.

INVESTIMENTOSFoi aprovada por comissão

especial proposta de ampliaçãodo prazo em que a União deveráinvestir percentuais mínimos emirrigação nas regiões Centro-Oeste e Nordeste (PEC 368/09e apensadas). O texto foi apro-vado conforme o parecer do re-lator Assis Carvalho (PT-PI),que apresentou substitutivo.

O parecer prorroga a obriga-toriedade do investimento por40 anos. A Constituição deter-mina, nas disposições transitó-rias, que essas regiões recebam20% e 50%, respectivamente, dosrecursos destinados pelo Orça-mento para a irrigação, por 25anos. A obrigação começou acontar em 1988 e acaba em 2013.O texto de Assis Carvalho esten-de esse prazo até 2028.

Os dois

processos usam

uma quantidade

menor de água

que a irrigação

convencional

IMPORTAÇÃO

Rússia libera compra de carne bovina de seis unidadesDecisão chega depois de nove dias do início das novas restrições temporárias a dez frigoríficos (nove

de carne bovina e um de suína), por conta de “inconformidades com as normas sanitárias do país”

O PRESENTE | 31SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013 AGRONEGÓCIO

O Serviço Federal deFiscalização Veterináriae Fitossanitária da Rús-sia (Rosselkhoznadzor)liberou seis unidades fri-goríficas de carne bovinapara importação, sem ne-nhuma restrição, da pro-teína brasileira in natu-ra, intestino cru e miú-dos. A decisão chega de-pois de nove dias do iní-cio das novas restriçõestemporárias a dez frigo-ríficos (nove de carne bo-

vina e um de suína), porconta de “inconformida-des com as normas sani-tárias do país”. As ven-das de intestino cru e tri-pas já estavam suspen-sas por ocasião do uso deractopamina.

Conforme divulgadoem seu site, as unidades sãouma do Frigol (SIF 2960), deLençóis Paulista (SP), queestava suspensa desde 12de setembro de 2011; umada Marfrig (SIF 2863), de

Paranaíba (MS), interrom-pido desde 12 de novembrode 2012; e quatro da JBS. Asda JBS ficam em CampoGrande (MS), de SIF 1662,suspenso desde 24 de agos-to de 2010; em Lins (SP), deSIF 337, interrompido des-de 12 de agosto de 2011; emMozarlândia (GO), de SIF4507, com restrições totaisdesde 29 de setembro de2012 e a de Barra do Garças(MT), de SIF 42, suspensodesde 01 de junho de 2011.

Copacol premia destaques da avicultura e suinoculturaA noite de quarta-fei-

ra (09) foi especial paraavicultores e suinoculto-res da região da Copacol,que se reuniram na Aer-col de Cafelândia para apremiação dos melhoresdo ano em ambas as ati-vidades. Os 51 produto-res, acompanhados desuas famílias, recebe-ram um notebook comoprêmio em sinal da de-dicação e do trabalhodesenvolvido. A escolhados produtores desta-ques foi baseada no his-tórico de índice de efici-ência produtiva dos lo-tes no período de 1º desetembro de 2012 a 31de agosto de 2013, sendoselecionados os três me-lhores de cada região daintegração avícola e sui-nícola da Copacol.

O avicultor ArlindoPaulus, do distrito de Jo-taesse, município de Tu-pãssi, e o suinocultor JoséSalésio Heinzen, de Cafe-lândia, obtiveram respec-tivamente os melhoresÍndices de Eficiência Pro-dutiva (IEPs) entre os pro-

dutores selecionados eganharam, além do com-putador, a quantia deR$ 1,5 mil cada.

Paulus ficou muitocontente com a premia-ção. “É com muita honrae gratidão que recebo esseprêmio. É muito gratifi-cante. Quero agradecer odepartamento técnico e atodos que contribuírampara que isso pudesseacontecer. Não é fácil,mas com muita dedica-ção, trabalho e carinho agente consegue, agoravamos tentar melhorar

cada vez mais”, declarou.Heinzen, que não espera-va, também ficou feliz. “Écerto que sempre traba-lhamos para obter bonsresultados, mas não es-perávamos o melhor IEPtambém. Estamos muitofelizes e agradecemostoda a equipe da Copacol,esse trabalho integradofoi o que proporcionou achegarmos onde esta-mos”, comentou.

IMPORTÂNCIAO presidente da Co-

pacol, Valter Pitol, falou

Considerando a deci-são recente dessas unida-des e mais a retirada de“maior controle labora-torial” de uma unidadeda Bon-Mart, de São Pau-lo (SIF 2121), o Brasil pos-sui, conforme informa-ções do site russo, 37 uni-dades em regime de “res-trição temporária”; umaem regime de “maiorcontrole laboratorial” e18 totalmente de vendaspermitidas.

da importância dessapremiação que acontecehá anos na avicultura epela segunda vez na sui-nocultura. “Nada maisjusto do que estimular ereconhecer cada vez maisnossos produtores portodo o esforço diário naspropriedades, visandoproduzir com excelênciae que diretamente con-tribui para o crescimen-to e desenvolvimento dacooperativa”, destacou.

A família de Arlindo Paulus recebeu o prêmio como destaque em avicultura

Diretores da Copacol entregam a premiação ao produtor José SalésioHeinzen e esposa, na categoria suinocultura

Fotos: Divulgação

Suinocultores oferecemanimais para abateantes do peso ideal

Produtores de suí-nos têm oferecido paraabate animais compeso abaixo do idealem algumas regiões.A informação é doCentro de EstudosAvançados em Eco-nomia Aplicada (Ce-pea). Com a baixaoferta, os preços semantêm em alta em to-das as regiões pesqui-sada pela instituição.“Do lado da deman-da, frigoríficos aca-bam pagando maispelo animal vivo paraconseguir atender aprocura, que perma-nece relativamente fir-me por parte do con-sumidor final”, infor-ma o alerta de merca-

do divulgado ontem(11) pelo Cepea.

Entre os dias 04 e10 de outubro, o pre-ço do suíno vivo emMinas Gerais passoude R$ 3,98 o quilo, emmédia, para R$ 4,02,de acordo com o indi-cador do Cepea. Nomesmo período, va-riou de R$ 3,23 paraR$ 3,38 o quilo no Pa-raná. Em São Paulo, ovalor médio do suínovivo passou de R$ 3,78o quilo para R$ 3,89entre os dias 4 e 10 deoutubro. Em SantaCatarina, subiu deR$ 3,15 para R$ 3,25 eno Rio Grande do Sul,de R$ 3,10 para R$ 3,17o quilo no período.

32 | O PRESENTE ESPORTES SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

Jogador sofreu uma pancada no cotovelo na derrota para o Criciúma e não vaiconseguir se recuperar a tempo do duelo de hoje (12)

DORES NO COTOVELO

Dida desfalca o Grêmio no confronto contra o FluminenseO Grêmio não poderá

contar com o goleiro Didana partida contra o Flumi-nense, hoje (12), a partir das18h30. O jogador sofreu umapancada no cotovelo na der-rota para o Criciúma, naquarta-feira (09), e não con-seguirá se recuperar a tem-po para ficar disponível napartida diante dos cariocas.Assim, Marcelo Grohe deveganhar chance como titular.

Dida havia realizado tra-tamento intensivo no localna quinta-feira (10) e viajoupara o Rio de Janeiro junta-mente com o restante doelenco. Entretanto, como asdores não diminuíram, elefoi submetido ontem (11) aum exame de imagem, queconstatou uma “contusãoimportante”, como explicouo coordenador de ortopediae traumatologia do Grêmio,Fábio Krebs.

“Ele sofreu uma contu-são importante, tanto queele está impedido de jogar

Em grande fase, o experiente goleiro Dida nãopoderá atuar diante do Fluminense

Lucas Uebel/Grêmio GFPA

Inter volta a PortoAlegre sem protestos

e mantém sonho de G-4O Internacional voltou

a Porto Alegre, ontem (11),remoendo a oitava derrotano Campeonato Brasileiro,diante do Flamengo, naquinta-feira (10), mas semprotesto da torcida. Em fila,os jogadores cruzaram osaguão do aeroporto e se-guiram para o ônibus noclube. O discurso do elencoé de que a vaga no G-4ainda é possível.

“No meu modo de ver agente ainda está pensandoem acertar. Tem muito cam-peonato. E dá tempo parabuscar um lugar no G-4”,disse o lateral direito Gabri-

Antes de clássico, Tite reúneelenco para uma conversaTite reuniu seu elenco

ontem (11), antes do trei-namento, e, entre outrascoisas, falou aos atletas so-bre a possibilidade de utili-zação de Paolo Guerrero noclássico contra o São Paulo,amanhã (13). Pelo discursodo treinador, o Corinthi-ans não deve forçar a barrapara ter o peruano em cam-po na partida.

“Conversei muito como grupo. Todos nós, ao lon-go desses quase três anos,nunca pagamos o preço devencer, de sacanagem, deprejudicar a saúde do atle-ta. A gente não vai pagar

amanhã (hoje). Não dá paraquantificar em termos degravidade, pois depende darecuperação dele. Como, fe-lizmente, ele é um atleta nãose machuca com frequên-cia, a gente espera que ele serecupere logo”, disse o mé-dico, em entrevista coletiva.

A partida contra o Flumi-nense marcará o reencontro

do Grêmio com o técnicoVanderlei Luxemburgo. Re-nato poderá recompor o 3-5-2 desmanchado diante do Cri-ciúma, já que contará com osretornos de Kleber, Ramiro eAlex Telles. O clube gaúchoocupa a vice-liderança doBrasileirão, com 48 pontos, epode ser ultrapassado peloBotafogo nesta rodada.

Luis Fabiano, TLuis Fabiano, TLuis Fabiano, TLuis Fabiano, TLuis Fabiano, Toloi e Denilsonoloi e Denilsonoloi e Denilsonoloi e Denilsonoloi e Denilsontreinam e podem pegar o Ttreinam e podem pegar o Ttreinam e podem pegar o Ttreinam e podem pegar o Ttreinam e podem pegar o Timãoimãoimãoimãoimão

el, jogador designado pelaassessoria de imprensa paraatender os jornalistas.

As palavras do camisa 2fecham com o conteúdo dovestiário do colorado noMaracanã. Mesmo que es-teja a cinco pontos da zonado rebaixamento, o 8º lu-gar na tabela permite man-ter o sonho da vaga para aCopa Libertadores.

Dono de 37 pontos, o co-lorado volta a campo ama-nhã (13), às 16 horas, contrao Náutico. A partida no es-tádio Centenário, em Caxiasdo Sul, será válida pela 28ªrodada do Brasileirão.

esse preço. Mas vai fazertodo o possível. A genteestá disposto a ter a persis-tência para retomar o ca-minho de vitórias e contarcom Paolo Guerrero, ape-sar das ressalvas”, disse ocomandante.

Ontem Guerrero ficouno departamento médicoe só deve jogar o jogo se ador não incomodá-lo. Casonão tenha o peruano, Titedeve escolher Emerson eRomarinho no ataque. Anovidade pode ser umeventual retorno de FábioSantos, que estava afasta-do por uma pubalgia.

Diante do Vitória, Coritiba tenta reabilitação no BrasileiroO técnico Péricles Cha-

musca ainda mantém misté-rio sobre a escalação do Co-ritiba para o jogo diante doVitória, hoje (12), fora decasa. No entanto, deve me-xer pouco em seu time. Uma

das prováveis mudançasdeve ocorrer na zaga. Chi-co, que cumpriu suspensãona vitória sobre o Santos,deve retomar a titularidade.

Desta forma, o mais pro-vável é que Luccas Claro

volte para o banco de reser-vas. Assim, a dupla de defe-sa seria formada por Chicoe Leandro Almeida, um dosdestaques no triunfo dian-te dos santistas. O volanteJunior Urso também tem a

possibi l idade de iniciarcomo titular.

A partida é consideradafundamental para o time pa-ranaense se desgarrar dazona de rebaixamento. OCoritiba soma 34 pontos,

apenas dois à frente do Vas-co, primeiro integrante dadegola. Ou seja, um resulta-do positivo hoje é funda-mental. No entanto, preci-sará colocar ponto final emum jejum fora de casa.

O atacante Luis Fabia-no deve retornar ao timetitular do São Paulo, ama-nhã (13), contra o Corin-thians, às 16 horas, noMorumbi, em jogo da 28ªrodada do CampeonatoBrasileiro. O camisa 9 par-ticipou do treinamento deontem (11), assim como ozagueiro Rafael Toloi e ovolante Denilson.

Luis Fabiano atuou noúltimo final de semana con-

tra o Vitória e marcou umdos gols da vitória da equi-pe tricolor. Na reapresen-tação, ele sentiu dores nacoxa esquerda e após umexame de imagem teveconstatado uma pequenacontratura. Com isso, des-falcou o São Paulo na vitó-ria contra o Cruzeiro, naquarta-feira (09).

Já Rafael Toloi sentiuuma lesão na partida contrao Grêmio e ficou fora das

partidas contra Santos, Vi-tória e Cruzeiro. O zagueirotinha um edema muscularna coxa direita, assim comoDenilson, desfalque desdea partida contra o Universi-dad Católica, pela Copa Sul-Americana.

Contra o Corinthians, oSão Paulo já não poderá con-tar com Antônio Carlos, quesegue em tratamento. Nogol, Rogério Ceni volta navaga de Denis.

O PRESENTE | 33SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013 ESPORTES

TESTE NA COREIA

Pato e Lucas encabeçam briga por vagas finais no BrasilPor isso, jogo de hoje (12) contra a Coreia do Sul em Seul, às 08 horas, serve muito

mais para testar nomes que ainda estão disputando oportunidades no grupo

Por mais que Luiz Felipe Sco-lari afirme observar dezenas deatletas para compor a SeleçãoBrasileira, o espaço para experi-ências caiu drasticamente apóso título da Copa das Confedera-ções. Por isso, o jogo de hoje (12)contra a Coreia do Sul em Seul,às 08 horas (de Brasília), servemuito mais para testar nomesque ainda estão disputando va-gas no grupo do que exatamentepara fazer observações técnicase táticas sobre o time.

Para dois deles, AlexandrePato e Lucas Moura, o relógioparece estar batendo um pou-co mais rápido. O atacante doCorinthians, depois de 25 con-vocações nos últimos cincoanos, tenta convencer Felipãoque mesmo sem estar em gran-de fase em seu clube mereceuma chance de disputar suaprimeira Copa do Mundo.

Já para o meia-atacante doParis Saint-Germain, que até avenda de Neymar para o Barce-lona detinha o posto de jogadormais caro a se transferir do fute-bol brasileiro, a missão é evitarque a reserva atual o torne can-didato ao sacrifício para que Fe-

Mowa Press

Luiz Felipe Scolari dá instruções aos jogadores da Seleção Brasileiradurante o treino de reconhecimento do estádio Samg-an, ontem (11)

lipão coloque coringas em seulugar. Depois de um início pro-missor de carreira europeia ede ser elogiado publicamentepor Felipão no meio do ano,Lucas não conseguiu chegarperto do time titular, preteridopor Hulk no esquema táticodo treinador. Para piorar, viuBernard “furar a fila” pela po-sição de reserva imediato.

O grupo de jogadores quetambém participará do amis-toso contra Zâmbia, em Pe-quim, na segunda-feira (14),

inclui outros atletas em buscade espaço tardio. O goleiroVictor, do Atlético-MG, pre-cisará de uma queda de rendi-mento muito grande deJefferson e Diego Cavalieripara poder ir à Copa. Assimcomo o atleticano, Lucas Lei-va recebeu sua primeira con-vocação na era Scolari, com adificuldade de se chegar a umtime que tem quatro volantesregularmente chamados porFelipão (Luiz Gustavo, Pauli-nho, Hernanes e Ramires).

Kleina se conforma com possibilidade de sair em 2014O técnico Gilson Kleina

tenta não se abater com a pos-sibilidade de deixar o Palmei-ras em 2014, mesmo se confir-mar o acesso à Série A e otítulo da Série B desta tempo-rada. Com contrato até o finaldo ano, ele voltou a descon-versar sobre o assunto.

“No momento certo, com aequipe subindo de divisão, po-demos até conversar sobreisso. Não existindo essa con-versa, vou acatar, respeitar”,

conformou-se o comandante,mas sem desistir da renova-ção contratual. “É claro que agente quer dar continuidadeao trabalho”, admite.

Apesar do seu desejo, o trei-nador já está preparado parauma eventual despedida doPalmeiras. “O futuro fica in-certo para o clube para mim.Se não houver renovação, éclaro que precisarei me posi-cionar no mercado, enquantoo Palmeiras necessita iniciar o

Vettel vê Mercedes forte emclassificação e foca nos pneus

Sebastian Vettel manteveo discurso de sempre apósliderar o treino de ontem (11),em Suzuka, no Japão. O ale-mão disse que sua Red Bullestá funcionando bem, masdestacou que sempre há oque melhorar. O líder do cam-peonato também espera queas Mercedes incomodem -pelo menos em classificação.

“O equilíbrio está bom,mas ainda podemos melho-rar o carro”, afirmou Vettel.“Os pneus serão cruciais -talvez não tanto para a clas-sificação, mas certamentepara o ritmo de corrida. Vi-mos muitos erros, pois é umapista difícil para os pilotos epneus. Será importante teruma boa estratégia”, decla-rou. O treino classificatórioaconteceu na madrugada de

ontem para hoje (12).Além da Mercedes, o

australiano também des-tacou o ritmo das Lotus.“Gosto de pilotar aqui,mas há alguns carros rá-pidos, como as Mercedes eas Lotus. Precisamos deuma boa estratégia na cor-rida. Tenho certeza de queteremos um excelente re-sultado se juntarmostudo”, aponta.

A corrida será transmiti-da ao vivo pela Rede Globona madrugada de hoje paraamanhã (13), a partir das 03horas. Em caso de vitória deVettel, Fernando Alonso(Ferrari) precisa ficar entreos oito primeiros para evi-tar que o rival liquide a fa-tura de forma antecipada econquiste mais um título.

Atlético-PR muda time para enfrentar a PortuguesaO técnico Vagner Manci-

ni não revela a escalação doAtlético-PR para enfrentara Portuguesa, amanhã (13),mas será obrigado a fazer aomenos duas mudanças notime que iniciou o confrontodiante do Corinthians, naquarta-feira (09). Suspensos,Bruno Silva e Éverton sãodesfalques certos.

No lugar de Bruno Silva,Deivid deverá ser o escolhi-

do para formar a dupla de vo-lantes com João Paulo. Na ar-mação do time, Paulo Baierpode retornar à equipe, umavez que foi poupado do duelocontra os paulistas. Com isso,Zezinho continuaria como ti-tular ao lado do veterano.

No entanto, a volta de PauloBaier ainda é uma incógnita. Ojogador, que está a um gol defazer o seu 100º na era dos pon-tos corridos, disse, após o clás-

sico contra o Coritiba, que es-tava triste por saber que nãoterá seu contrato renovadopara a próxima temporada.A própria diretoria confir-mou que ele não permanece-rá. No entanto, Mancini ad-mitiu que seu principal joga-dor na Série A retornaria di-ante da Portuguesa. Caso eleseja mais uma vez poupado,Felipe e Fran Mérida brigari-am pela vaga.

seu planejamento. Sei o pata-mar que atingi junto com otime, trabalhando semprecom seriedade”, disse.

Por enquanto, Kleina e o Pal-meiras preferem evitar os pla-nos para o futuro. O objetivo ératificar logo o retorno à Série Ae o título da segunda divisão. “Omais importante é o calendáriode 2014 passar por nós em 2013.Temos a responsabilidade deresgatar o orgulho do palmei-rense”, priorizou.

34 | O PRESENTE ESPORTES SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

MARECHAL RONDON

Amigos do Miltão Do Ó jogarão com a Seleção Paulista MásterAmistoso acontecerá no dia 1º de novembro, reunindo grandes nomes do futebol no Estádio Valdir Schneider

O esporte terá uma gran-de festa em breve no mu-nicípio de Marechal Cân-dido Rondon. Um encon-tro para reviver bons mo-mentos do passado entrealunos da escolinha de fu-tebol do Miltão Do Ó - eleque foi técnico do antigoclube de futebol de campodo município - está sendoorganizado por um grupo,que objetiva celebrar30 anos de amizade (alu-nos de 1983).

Os amantes do futebolestarão reunidos para umamistoso que acontecerá noEstádio Municipal ValdirSchneider, às 19 horas dodia 1º de novembro, envol-vendo jogadores da Escola

de Futebol de MarechalCândido Rondon e jogado-res da seleção do antigo Fla-mengo (de Marechal Ron-don), além de rondonensesem geral e moradores deoutras localidades.

O confronto da noite seráentre a Seleção da Escolinhade Futebol dos Amigos doMiltão Do Ó e a Seleção Pau-lista Máster, reunindo gran-des nomes do futebol brasi-leiro e internacional. A mai-or atração será a presença doárbitro Margarida, conheci-do por utilizar camisa cor derosa e ter performances inu-sitadas durante as partidas.

De acordo com os organi-zadores, uma partida preli-minar será realizada entre os

Medianeira: campeões da canastrae do bolãozinho são premiadosTroféus e medalhas fo-

ram entregues na quarta-feira (09) aos campeões dostorneios de bolãozinho ecanastra, em encontro rea-lizado no Centro de Con-vivência do Idoso, em Me-dianeira, com jogo de bin-go e matinê.

No bolãozinho, o 1º lu-gar foi para Percilda Echar-dt, 2º para Neli Becker, 3º

Érica Hermann, 4º José Mi-chelon, 5º IdorildeTiess e 6ºLeontina da Luz.

Os campeões da canastraforam Marli e Hélio Wentz;em 2º lugar ficaram ElídioFinatto e Domingas Furlan,em 3º Crescência e Valdomi-ro da Silva, 4º Carlos Bathelre José Michelon, 5º Vó Ninae Leocádia e em 6º CristinoBueno e Ademar da Silva.

Os campeões do torneio de canastra também foram premiados

Entrega das premiações aos campeões do bolãozinho

Fotos: Divulgação

Miltão Do Ó, Menga, Paulinho, Nico, Roberto e Robson Nunes, integrantes da comissão organizadorado amistoso, estiveram ontem (11) no Jornal O Presente para divulgar a programação

Relação de jogadores já confirmadosda Seleção Paulista Máster e as equipes

pelas quais já vestiram a camisa:

garotos do futuro futebol deMarechal Cândido Rondon.

EXPECTATIVAO amistoso foi divulgado

ontem (11), durante visitados integrantes da comissãoorganizadora ao Jornal OPresente: Miltão Do Ó, Men-ga, Paulinho, Nico, RobertoNunes e Robson Nunes.A comissão também é inte-grada por Laertes, AdolirWeber (Kinha), Teteu,Diovani Ceccato, Tadeuzinho(Nenê), Jeferson Dahmer,Geada e Celso.

A equipe agradece aoapoio da prefeitura, por in-termédio da Secretaria Mu-nicipal de Esportes, ao in-centivo de amigos, caso deArno Kunzler, além do pa-trocínio de todas as empre-sas que têm auxiliado naorganização.

Em torno de duas milpessoas são esperadas paraassistir aos jogos, cujos in-gressos serão vendidos aovalor de R$ 10 cada a partirde segunda-feira (14), na es-portiva Caça e Pesca; MAMáquinas John Deere, comNico (9961-5555); TadeuMateriais de Construção;Academia Corpus; com Pau-linho (9923-9223); RobertoNunes (9920-1328); e na Ja-clani Esportes; em Pato Bra-gado com Picão; em Merce-des com Binho; e em EntreRios do Oeste com Beto.

Professor etécnico de futebolMiltão Do Ó: "Emtorno de duas mil

pessoas sãoesperadas para

assistir aos jogos"

Fotos: O Presente

Adriano Gabiru autor do gol do Mundial do Internacionalem 2006 contra o Barcelona

Biro Biro CorinthiansEzequiel CorinthiansGilmar Fubá CorinthiansJardel GrêmioJoão Paulo Atlético de Madrid e CorinthiansMarinho FlamengoMüller São Paulo e CruzeiroPerdigão InternacionalPires PalmeirasZenon Grêmio e Corinthians

O PRESENTE | 35SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013 GERAL

FUTSAL PARANAENSE

Copagril cede empate ao Umuarama jogando em casaEquipe precisa vencer a qualquer custo na casa do adversário para ir à final

Foi um jogo difícil e compoucas oportunidades para acriação de jogadas que resul-tassem em gols, mesmo as-sim a equipe da Copagril/Sempre Vida/Marechal Cân-dido Rondon merecia a vitó-ria e acreditava nela, esti-mulada pela sua torcida empartida realizada na noite deontem (11), no Ginásio deEsportes Ney Braga, emMarechal Cândido Rondon.

A pressão feita contra oUmuarama permitiu que Di-ego marcasse o primeiro goljá no primeiro tempo, garan-tindo temporária vantagem

Apesar da pressão, o jogo da noite de ontem (11) terminouempatado. Placar foi aberto pela Copagril

à equipe rondonense. Na se-quência veio o empate doUmuarama através de Silva,em uma cobrança de falta. As-sim, a situação ficava preocu-pante, pois as equipes têm his-tórico de jogos equilibrados.

A vontade era grande e aCopagril pressionava, procu-rando criar oportunidades deatingir o adversário e aindano primeiro tempo o segun-do gol da equipe foi marcadopelo jogador Márcio, agorasim dando ânimo à torcida e àequipe. Copagril vencia oUmuarama por 2 a 1.

No segundo tempo o jogo

estava difícil para ambos oslados, sem chances paraninguém marcar, porém, oUmuarama apertou e, apósuma falta desnecessária, a sex-ta da equipe da Copagril, tevedireito ao tiro livre, e dos pés deSilva foi marcado o segundogol da equipe de Umuarama,dando números finais à parti-da. Copagril 2 e Umuarama 2.

O próximo confronto en-tre as equipes acontecerá nodia 19, em Umuarama, parti-da em que a Copagril teráque vencer a qualquer custopara chegar à final do Para-naense Chave Ouro.

O Presente

Desafio de novo ambulatórioé reduzir mortalidade infantil

Com capacidade de aten-dimento de 720 pessoas pormês, sendo metade para ges-tantes e metade para bebêscom idade entre zero e um ano,o novo ambulatório de gesta-ção de risco do Consórcio In-termunicipal de Saúde do Oes-te do Paraná (Cisop) foi inau-gurado ontem (11), em Casca-vel. A estrutura de 120 metros

quadrados fica ao lado do Cen-tro Regional de Especialida-des (CRE), proximidades daDelegacia de Polícia Civil.

Em ato comandado pelo pre-sidente do Cisop e prefeito deDiamante do Sul, Darci Tirelli, acerimônia de inauguração foiprestigiada, entre outras auto-ridades, por prefeitos da regiãoOeste, como Eldon Anschau, de

Vera Cruz do Oeste, Silvio San-tana, de Lindoeste, e AmarildoRigolin, de Santa Tereza do Oes-te, além do chefe da 10ª Regionalde Saúde, Miroslau Bailak, se-cretários municipais de saúde,médicos e gestores da área.

De acordo com Tirelli, amortalidade infantil ocorre emmédia com uma entre dez mu-lheres, ou seja, cerca de 10% dapopulação que engravida. “Éum índice muito alto e que pre-cisa ser motivo de reflexão. So-mente com um pré-natal bemfeito e com acompanhamentomédico durante toda a gesta-ção é que estes números terãoredução”, destacou.

Entre outras instalações, anova unidade tem sala de aten-dimento e de consultas e umasala equipada com aparelho deultrassom de última geração.Parte dos recursos é proveni-ente do ConSUS, além de recur-sos próprios do consórcio.

Abertas inscrições para curso“Intensivo em decoração de vitrines”

Na terça (15) e quarta-feira(16), das 19 às 23 horas, aconte-ce na Associação Comercial eEmpresarial de Marechal Cân-dido Rondon (Acimacar) o cur-so “Intensivo em decoração devitrines”, que é direcionadopara empresários e colabora-dores e promovido pela Asso-ciação Comercial e SecretariaMunicipal de Indústria, Co-mércio e Turismo. O objetivo éproporcionar aos responsáveispela organização da loja e vi-trine, orientação técnica e prá-tica em decoração.

A instrutora será Janda deFreitas Boscaine, do Senac, quehá mais de 23 anos ministra

cursos de vitrinismo, etiqueta,ética social e profissional e dedesenho de moda em inúmerosmunicípios do Paraná. Segun-do ela, entre os conteúdos a se-rem abordados no curso estãoenfoque quanto ao valor do ma-rketing de vitrine como forçano processo de vendas; papeldo vitrinista; importância dailuminação; composição; psico-dinâmica de cores; decoração;visual merchandising; monta-gem e desmontagem de vitri-nes; entre outros.

O curso é gratuito. Mais in-formações e inscrições na Aci-macar ou pelo telefone (45)3284-5704.

Estradas readequadas em Maripá

Nas últimas semanas, a Secretaria deViação, Obras e Serviços Públicos do

município de Maripá realizou nodistrito de Pérola Independente

melhorias e a readequação de duasextensões de estradas da zona rural.A obra foi realizada na MR 308, com2,45 quilômetros de readequação, e

na MR 210, compreendendo 2,70quilômetros. De acordo com o

secretário de Viação Obras e ServiçosPúblicos, Donaldo Seling, este

trabalho é muito importante e garanteo deslocamento da comunidade rural

com mais tranquilidade, o que,consequentemente, proporciona uma

zona rural mais fortalecida.

Divulgação

Em ato comandado pelo presidente do Cisop e prefeito deDiamante do Sul, Darci Tirelli, a cerimônia de inauguração

foi prestigiada por várias outras autoridades

Divulgação

Ruas de Missal recebemoperação tapa-buraco

A administração de Missal, por meio da Secretaria de Obras, Transporte eUrbanismo, iniciou na última quarta-feira (09) uma operação tapa-buraconas ruas da cidade. Segundo o prefeito em exercício, Hilário Jacó Willers,

todas as ruas do perímetro urbano serão contempladas com reparos.“Esse é um procedimento realizado constantemente pela administração.

Os buracos aparecem, principalmente este ano, quando o volume dechuvas tem sido acima do normal, e nós precisamos consertar paramanter as ruas da nossa cidade sempre em perfeitas condições de

trafegabilidade para nossa gente”, comentou, acrescentando que o tapa-buraco está sendo realizado com recursos próprios da municipalidade.

Divulgação

uem é adepto deuma alimentaçãosaudável e prati-ca regularmenteatividade física

sabe o quão difícil é, paranão dizer um sacrifício, perder as

indesejadas gorduras localizadas.Se submeter à tradicional lipoaspi-

ração pode ser uma alternativa, masalém do alto custo é grande o número

de pessoas que têm medo de passarpor um procedimento tão invasivo.

Entretanto, há cerca de dois anos umaparelho se firmou no mercado brasileiroe há poucos meses chegou a MarechalCândido Rondon. Ele ficou muito conheci-do como lipo sem corte. Trata-se da lipo-cavitação. Desde então, a técnica temsido muito procurada, pois proporcionaum resultado semelhante de quem fez alipoaspiração, mas sem todos os riscos dacirurgia. “O resultado da lipocavitação émuito próximo da cirurgia tradicional. Elerealmente funciona”, garante a proprie-tária da Clínica de Estética La Feme, Jus-tina Fátima Thomas Metzner (Tina).

De acordo com ela, os equipamen-tos já existentes no mercado proporcio-nam a diminuição da célula de gordura.Já no caso da lipocavitação, o aparelhofaz a implosão desta célula, ou seja, elaé destruída. “A célula fragmentada pri-meiramente vai para o fígado, atravésda corrente sanguínea, onde é metabo-lizada e em seguida eliminada por meioda urina e das fezes. Por isso que oprocedimento ficou conhecido como lipo

sem corte, tendo em vista que realmenteelimina as células de gordura”, salienta aprofissional, segundo a qual, se o clienteseguir a risca as recomendações o resul-tado será muito bom.

RECOMENDAÇÕESQuem deseja se submeter a sessões de

lipocavitação precisa estar ciente de quepara obter melhores resultados é necessá-rio seguir algumas recomendações, den-tre elas está a prática da atividade física ea ingestão de muito líquido. Por outro lado,não deve ser consumida bebida alcoólica enem alimentos muito gordurosos e commuito açúcar. “Se a pessoa segue esteprocedimento o resultado é realmentemuito bom e é visível já na primeira ses-são”, reforça Tina, esclarecendo que o tra-tamento não é destinado para quem queremagrecer, mas sim para quem pretendeeliminar gorduras localizadas.

Para quem deseja fazer a lipocavita-ção, a empresária menciona que primeira-mente são solicitados exames para confe-rir como estão os níveis de colesterol etriglicerídeos, os quais não podem estarmuito elevados. “Se os exames estiveremalterados, significa que a pessoa já temmuita gordura circulando no sangue. Quan-do é feita a lipocavitação e ocorre a implo-são da célula de gordura, vai haver maisgordura ainda circulando no organismo.Por isso do cuidado. Procuramos consci-entizar o cliente, pois se não seguir asrecomendações não vai ter um resultadoeficiente”, explica.

Além disso, é solicitada a interrupção

Q

da ingestão de bebida alcoólica e dealimentos gordurosos ou com muitoaçúcar para não sobrecarregar aindamais o fígado, que já precisará metabo-lizar a gordura proveniente do trata-mento com lipocavitação. “Nós temosrelatos de clientes que não tomaramesse cuidado e sentiram mal-estar enáusea”, alerta a profissional.

Ela compara com uma lipoaspiração.Assim como no tratamento convencionalé preciso respeitar algumas orientaçõespós-cirúrgicas, na lipocavitação ocorre omesmo. “Em todo processo na área dabeleza é preciso ter consciência de que éfundamental ter uma mudança no hábitoalimentar e praticar atividade física. É amesma coisa da lipoaspiração. Qualquerprocedimento que for feito tem que terisso em mente”, declara a proprietária daclínica de estética.

PARA QUEM PODEPessoas que estão com o nível de

colesterol e triglicerídeos elevados nãodevem ser submetidas a sessões de lipo-cavitação. O procedimento também nãoé recomendado para gestantes, cardio-patas e pessoas com prótese metálica nolocal a ser tratado.

Outra observação é que para fazer o

tratamento é preciso ter uma quantidadede gordura adequada no corpo.

3 EM 1A sessão de lipocavitação tem dura-

ção de 30 minutos e obrigatoriamente emseguida é feita a drenagem linfática. Onúmero de sessões para atingir os objeti-vos vai depender de cada caso, pois leva-se em consideração a quantidade de gor-dura corporal. No entanto, a média é dedez sessões, sendo preciso respeitar otempo mínimo de uma semana entre umasessão e outra. “Estamos com um pacotepromocional no qual as dez sessões cus-tam R$ 800, já incluindo a drenagem linfá-tica e ainda tem a opção da plataformavibratória, que é disponibilizada gratuita-mente”, revela a empresária.

Nos 30 minutos, o aparelho não agemenos do que dez minutos e nem mais doque 15 minutos em uma mesma regiãocorporal. Por isso, normalmente se traba-lha três regiões do corpo de uma vez.

O mesmo equipamento também pos-sui radiofrequência acoplada, que permi-te atuar contra a celulite e flacidez depele. “É um aparelho completo e quepode agir nestas três frentes: gorduralocalizada, celulite e flacidez”, comple-menta a rondonense.

MITOTina enaltece que é um grande mito

achar que só o procedimento estético vaifazer milagre. Ela comenta que existe um

tripé que precisa ser respeitado para seobter os melhores resultados. Ele é for-mado por alimentação saudável, práticada atividade física e tratamento estético.“Muitas pessoas vêm na clínica achandoque só com o procedimento estético teráum resultado satisfatório, sem precisarcuidar da alimentação e sem se exercitar.Isso não é verdade. Não existe nenhumamudança e não vai ocorrer nenhumatransformação no corpo se não houvervárias alterações no comportamento. É otripé. Os tratamentos estéticos ajudammuito para ficar com o corpo harmonioso,mas eles não vão fazer a pessoa perderpeso na balança e emagrecer. Nenhum

tratamento estético tem a capacidade deproporcionar o emagrecimento. Perderpeso na balança vai depender da própriapessoa. E como isso ocorre? Atividadefísica aliada à alimentação. Aí a estéticasurge como um complemento”, detalha.

Conforme a empresária, da mesmaforma acontece com a lipoaspiração. Senão houver mudança no estilo de vida, empouco tempo a pessoa voltará a ter ocorpo de antes. “É um mito, portanto, irnuma clínica estética achando que vairesolver a vida. Isso não existe. A clínicade estética funciona muito bem, sim, masa pessoa tem que se conscientizar de queprecisa mudar alguns hábitos”, frisa.

38 | O PRESENTE ESPECIAL SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

Edição 3695 - O PRESENTE | 39SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013 GERAL/EDITAIS

SÚMULA DE EMISSÃO DALICENÇA DE OPERAÇÃO

DE REGULARIZAÇÃOA empresa abaixo torna público que recebeu do

IAP Licença de Operação de Regularização N°29787para o empreendimento a seguir especificado:

Empresa: Delmar Antonio VogelAtividade: Suinocultura, sistema de terminação

para 400 animaisEndereço: Lote Rural N°172/D, distrito de São

RoqueMunicípio: Marechal Cândido Rondon, Paraná.Validade: 07/10/2017

SÚMULA DE PEDIDODE LICENÇA PRÉVIA

Legario Gilberto Von Muhlen torna público querequereu ao IAP a Licença Prévia para loteamentoCondomínio dos Ipês, a ser implantado na Chácara nº313/315 município de Marechal Cândido Rondon,Estado do Paraná.

PESQUISA FIEP

Paranaenses considerampedágio caro e pedem revisão

Levantamento feito pela Paraná Pesquisas ouviu 2.512 pessoas em todo o Estado;mais de 70% afirmam que valor pago é incompatível com a qualidade das rodovias

Mais de 70% dos para-naenses consideram o va-lor pago nos pedágios doEstado incompatível com aqualidade das rodovias esão favoráveis à formula-ção de novos contratos deconcessão. Esses são osprincipais resultados deuma pesquisa de opiniãorealizada pelo instituto Pa-raná Pesquisas, a pedidoda Federação das Indústri-as do Paraná (Fiep). Para opresidente da Fiep, EdsonCampagnolo, a opinião dapopulação reforça o posi-cionamento da entidade,que pede a revisão do mo-delo de concessões adota-do nas estradas do Anel deIntegração, com a reduçãodas tarifas e a realizaçãode obras que melhorem otráfego e aumentem a se-gurança nas rodovias.

“A Fiep encomendouesta pesquisa justamentepara identificar se o queestamos reivindicando naquestão do pedágio é tam-bém relevante para a po-pulação do Paraná”, ex-plica Campagnolo. “Os re-sultados mostraram quea opinião dos paranaen-ses, que pedem pedágiosmais baratos e novos con-tratos, vem totalmente aoencontro do que o setorindustrial do Estado de-fende”, acrescenta.

Entre os dias 30 de se-tembro e 06 de outubro, aParaná Pesquisas ouviu2.512 pessoas, maiores de16 anos, em 90 municípiosde todas as regiões do Es-tado. Segundo o instituto, aamostra atinge um grau deconfiança de 95,5%, comuma margem estimada deerro de 2,0% para os resul-tados gerais. Um total de67,6% dos entrevistadosafirmou ter utilizado algu-ma rodovia pedagiada pa-ranaense nos últimos 12meses, contra 32,4% quenão utilizaram.

O fato que mais chamaa atenção ao se analisar osresultados da pesquisa éque 71,1% dos entrevista-dos declararam que o va-lor pago pelo pedágio noParaná está incompatívelou totalmente incompatí-vel com o que as conces-sionárias oferecem aosusuários em termos de es-trutura, asfalto, apoio e con-servação, entre outros fa-tores. Somam-se a eles

outros 10,3% com opiniãoneutra, que acreditam queo valor não está incompatí-vel nem compatível com aqualidade das estradas.Apenas 14,6% dos parana-enses disseram que o pre-ço dos pedágios está com-patível com o serviço pres-tado e 0,5% afirmaram sertotalmente compatível.

Além disso, a pesquisatambém perguntou a opi-nião da população sobre oque o governo deve fazerem relação às concessõesvigentes atualmente noAnel de Integração do Pa-raná: esperar o vencimen-to dos contratos, que va-lem até 2022, ou fazer umnovo contrato imediata-mente, com novas regras eobras. O resultado foi con-tundente: 78,3% dos entre-vistados foram favoráveisà formulação de novos con-tratos, contra 12,98% quedefendem o fim dos acor-dos em vigência. Outros8,9% não souberam opinar.

Sobre o grau de satisfa-ção dos usuários das rodo-vias, 40,5% das pessoasafirmaram estar insatisfei-tas ou muito insatisfeitascom a malha rodoviária doParaná. Outros 16,3% semostraram nem satisfei-tos, nem insatisfeitos.Questionados sobre umcenário ideal para as rodo-vias em termos de estrutu-ra, segurança, sinalização,conservação do asfalto,serviços ao usuário, socor-ro, áreas de descanso, redede alimentação, postos deabastecimento e outrosfatores, 42,8% dos entre-vistados disseram que asestradas paranaenses es-tão distantes ou muito dis-tantes do ideal. Para outros17,4%, a condição das rodo-vias não está nem distante,nem próxima do ideal.

Os entrevistados foramestimulados também a opi-nar sobre o que conside-ram mais importante: umpedágio mais barato oumais obras nas rodovias.Um total de 40,7% conside-ra fundamental a realiza-ção de mais obras, 25,0%foram favoráveis à redu-ção dos valores cobradospelas concessionárias eoutros 33,4% declararamque as duas medidas sãonecessárias. Em relaçãoaos tipos de obras neces-sárias, 56,8% das pes-

soas consultadas pela Pa-raná Pesquisas defen-dem mais duplicações,19,4% pedem mais tercei-ras faixas e 15,2% esco-lheram a opção trevos,viadutos e trincheiras.

O levantamento da Pa-raná Pesquisas tambémmediu a percepção dos pa-ranaenses sobre a Comis-são Parlamentar de Inqué-rito (CPI) instalada na As-sembleia Legislativa parainvestigar a questão do pe-dágio. Mais da metade dosentrevistados (50,5%) dis-seram ter conhecimentoou que ouviram falar daCPI, contra 49,5% que nãosabiam da investigação.Quando perguntados seacreditam que a CPI traráalgum resultado que bene-ficiará a população, 45,2%responderam que sim, con-tra 42,9% que disseramnão. Outros 11,9% não sou-beram responder.

Por fim, a Paraná Pes-quisas perguntou qual se-ria a melhor forma de man-ter as rodovias em bomestado. A maioria dos en-trevistados (62,7%) afir-mou que seria melhor queo próprio governo cuidas-se das rodovias, utilizandodinheiro dos impostos.Outros 31,9% se responde-ram que a melhor opção émesmo a concessão aempresas que adminis-trem as estradas em trocada cobrança de pedágio.

REPERCUSSÃOPara lideranças do se-

tor produtivo paranaense,os resultados da pesquisamostram claramente quea população tem a mesmapercepção que o empresa-riado sobre a questão dopedágio. “A pesquisa re-flete que a sociedade tam-bém sente as dificuldadescausadas pelo modelo depedágio adotado no Para-ná”, afirma Gilberto Can-tú, presidente do Sindicatodas Empresas de Trans-portes de Cargas do Para-ná (Setcepar). “Temos umpedágio com custo pernici-oso para a economia para-naense, que onera o Esta-do”, acrescenta.

Cantú destaca ainda ofato de a maioria das pes-soas ouvidas pela pesqui-sa serem favoráveis à re-visão dos contratos. “Acondução do processo de

revisão das concessõessempre foi muito travada.Vemos que agora é umaboa hora para resolveressa questão às claras, coma participação da socieda-de”, declara.

Nelson Poliseli, presi-dente do Sindicato das In-dústrias de Móveis de Ara-pongas (Sima), principalpolo moveleiro do Estado,afirma que os resultadosda pesquisa mostram quetoda a sociedade parana-ense está sentindo o pesodo pedágio. “A insatisfaçãoé geral”, diz. Para o empre-sário, o principal fator paraa grande rejeição da popu-lação em relação ao mode-lo de pedágio adotado noParaná é a não realizaçãodas obras necessárias nasrodovias. “O preço do pe-dágio é um absurdo, as con-cessionárias arrecadamfortunas, mas não inves-tem nas estradas. Isso dei-xa a logística muito carapara o setor produtivo doEstado, tanto para a indús-tria quanto para a agricul-tura, o que diminui a com-petitividade do produtoparanaense”, afirma.

O aumento de custosde transporte resultante doalto preço do pedágio tam-bém afeta significativa-mente as indústrias do se-tor de calcário agrícola. “Seeu for transportar um ca-minhão com 35 toneladasde calcário da minha em-presa, que fica na RegiãoMetropolitana de Curitiba,até a região Oeste, a cargasai aproximadamenteR$ 875 e o transportadorvai pagar praticamenteesse mesmo valor em pe-dágio”, conta Josemar Gua-rise, presidente do Sindica-to das Indústrias de Extra-ção de Mármores, Calcári-os e Pedreiras do Paraná(Sindemcap). O empresá-rio está de acordo com os45,2% dos entrevistados dapesquisa que acreditamque a CPI instalada na As-sembleia Legislativa podetrazer resultados positivosna questão do pedágio. “ACPI tem a chance de mexerna caixa-preta do pedágioe, se fizer um trabalho sé-rio, pode trazer resultados.Para isso é preciso tambémque a sociedade e os em-presários acompanhem deperto essa investigação”,diz Guarise.

LOTOFÁCIL CONCURSO 966: 02 03 04 05 06 07 08 10 11 12 17 19 21 22 25

R E S U L T A D O L O T E R I A S

LOTOMANIA CONCURSO 1390: 02 03 04 16 35 40 41 43 62 64 66 67 70 76 78 80 89 95 96 99 MEGA-SENA CONCURSO 1537: 06 10 33 50 51 56

FEDERAL CONCURSO 04804: 1º 65.051 / 2º 67.779 / 3º 34.091 / 4º 89.257 / 5º 79.359

40 | O PRESENTE - Edição 3695 EDITAIS SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

Temperatura: 27º/20º Temperatura: 26º/19º Temperatura: 26º/19º Temperatura: 26º/20º Temperatura: 22º/18ºTemperatura: 26º/20º

Classificados na internet: www.opresente.com.brSÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013 O PRESENTE | 41

CASA, troco, em QuatroPontes, por casa em MCR,Tratar (45) 9978-6422 comRaimundo Van Den Bonn,Creci F11955J.

CASA, vendo ou troco,70m², alvenaria, c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, lavand.,churrasq., garagem, tubula-ção p/ água quente, saídap/ Curvado, valor a combi-nar, aceito 1 ou 2 terrenosna mesma região. Tr. (45)9961-6950 ou 8823-1866.

CASA, vendo, 120m², alve-naria, c/ laje, semi acabada,próx. ao CTG, R$ 130.000,00,parcelo pgto. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, 133m², alve-naria, c/ 3 quartos, demais de-pendências, R. Cabral, nº2429, R$190.000,00, aceitocaminhão de entrada, saldoparcelado em 9 anos, c/ juro10,5% ao ano. Tr. (44) 9976-5222 com Chico.

CASA, vendo, 160m², al-venaria, de esquina, c/ 3quartos, 2 bwc, garagem p/4 carros, terreno 375m², R.Desembargador F da Cos-ta, Guaíra, R$ 190.000,00,entrada de R$ 90.000,00 esaldo p/ 1 ano. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,Crec i J -04743 , www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 190m², c/ 2quartos, suíte, terreno 14x33,R. Sergipe, nº 1470, próx. aoConcórdia, valor a combinar.Tr. (45) 9962-8040 com David.

CASA, vendo, 205m², al-venaria, c/ 3 quartos, 2 ga-ragens, área de festas,copa, cozinha, R. José Bo-nifácio, R$ 220.000,00. Tr.(45) 3254-3888 ou 9938-7718 com Schone Corretorde Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, 57,87m²,nova, c/ laje, gesso, 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc, Lot.Leste, R$ 105.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 214m², c/ 4quartos, suíte, estrutura p/ 3pisos, 2 terrenos de 1.007x35,R. 7 de setembro, nº 1847,próx. a antiga prefeitura, R$550.000,00, aceito apartamen-to em troca. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA , vendo, 60m² ,nova, c/ laje, 2 quartos, salade estar, cozinha, lavand.,jardim, blindex, telhado emconcreto, ótima localização,R$ 115.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 3284-1054 ou 9910-6543.

CASA, vendo, 66,54m²,nova, c/ laje, 2 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., gara-gem, jd. de inverno, cercada,murada, Lot. Roda D´água, R$130.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 69,88m²,nova, c/ 2 quartos, sala, cozi-nha, bwc, lavand., garagem,Lot. Vale Verde, R$ 115.000,00,pode ser financiada. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 69,89m²,nova, c/ laje, 3 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., mura-da, terreno 403,08m², Lot. Wo-llstein, R$ 158.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 85m², R.Cabral, Jd. Santa Mônica,valor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,Crec i J -04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 90m², c/laje, 2 quartos, suíte, sala,cozinha, bwc, lavand., gara-gem fechada, R. Colombo,Lot. Luciana, valor a combi-nar. Tratar (45)3254-0477 ou 9919-0223,Crec i J -04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 97,72m², se-minova, c/ laje, 1 quarto,suíte, sala, cozinha,bwc, garagem, terreno300,98m², Lot. Renascer, R$185.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 99,98m², c/3 quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., garagem, varanda, R.Nossa Senhora da Penha esq.c/ R. Professora Ely Wayhs,Lot. Santa Felicidade, valor acombinar. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, alvenaria, aolado do mercado novo da Co-pagril, R$ 230.000,00, aceitotroca. Tr. (45) 3254-1718 ou9972-5013 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA , vendo, aprox .290m², alvenaria, c/ laje, 2quartos, suíte, sala, sala dejantar, copa/cozinha, salãode festas, despensa, la-vand., garagem p/ 2 carros,toda murada, ótimo estado,R. 31 de Março, Lot. Trento,valor a combinar. Tr. (45)3254-3888 ou 9978-4560com Schone Corretor deImóve is , Crec i 13 .848 ,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, c/ 2 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.fechada, quadra 04, lote 07,Lot. Porto Belo, valor a com-binar, pelo programa MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ 3 quartos,sala, cozinha, bwc, garagemp/ 2 carros, lavand., R. 7 deSetembro, valor a combinar.Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ laje, 2quartos, suíte, ar-cond., mu-rada, toda imobiliada, terreno20x40, em Porto Mendes, R$220.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, c/ laje, 3 quar-tos, sala, cozinha, 2 bwc, ga-ragem, churrasq., lavand. fe-chada, R. Tulipas, Lot. Augus-to I, valor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ laje, 3 quar-tos, sala, cozinha, bwc, gara-gem, lavand., R. Lajeado,Cond. Guarani, Bairro Frank-furt, valor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, de esqui-na, c/ laje, 2 quartos, suíte,sala, cozinha, garagem c/chu r rasq . , Lo t . RodaD´água, R$ 120.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, imobiliada, R.Coslar, nº 50, Bairro Franck-furt, R$ 230.000,00. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, mista, c/ po-rão, espaço p/ plantio de hor-taliças, terreno 1.200m², R.Curitiba, nº 57, valor a combi-nar, aceito troca. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

CASAS, vendo, c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, em váriosbairros, valor a combinar, peloprograma Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 3254-0477 ou9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CHÁCARA, vendo, 2 alq.,planta nº 2, 19 vacas, 7 be-zerros, chiqueiro p/ 70 suínos,pré-moldado 125m², canzil p/13 vacas, ordenhadeira, for-rageira, carretão 5 ton., ArroioFundo, R$ 320.000,00. Tr. (45)3254-1718 ou 9972-5013 comImobiliária Bier. Creci 2390.

CHÁCARA, vendo, 2,5 alq.,2 em pasto, restante em reser-va, Linha Volta Gaúcha, EntreRios do Oeste, R$ 80.000,00,preço de ocasião. Tr. (45)3283-1121 com Orlando.

CHÁCARA , vendo,20.000m², c/ sisleg averbado,próx. Posto Trovão Azul, valore prazo a combinar. Tr. (45)9924-6339 ou 8809-1180,Creci F21288.

CHÁCARA , vendo,25.000m², ótima localização p/loteamento, em Novo Sarandi,Toledo, valor a combinar. Tr.(45) 9969-6919 ou 3254-0982com Valdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

CHÁCARA, vendo, 3.500m²,terra plana, sem pedras, c/ flo-resta natural, 500m de MCR,valor a combinar, preço deocasião, aceito carro ou casa.Tr. (45) 9934-8875.

CHÁCARAS, vendo, 3, jun-tas ou separadas, área total 5alq., em Margarida, encosta-das no Arroio Mareco, valor acombinar. Tr. (45) 9974-6083.

PONTO COMERCIAL, ven-do, terreno 2.000m², c/ ben-feitorias, na BR163, valor eprazo a combinar. Tr. (45)9924-6339, Creci F21288.

PRÉDIO, vendo, comercial/re-sidencial, c/ apartamento 330m²,sala comercial 320m², anexobarracão 200m², garagem100m², R. 7 de Setembro, nº1744, centro, valor a combinar.Tr. (45) 9965-1830 com Carlos.

SÍTIO, vendo, Linha SãoCarlos, Porto Mendes, va-lor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,C r e c i J - 0 4 7 4 3 , w w w.localizafacilnegocios.com.br.

SÍTIO, vendo, 6 alq., planta4 alq., c/ casa 80m², c/ laje,Linha Sanga Guaíra, ArroioGuaçu, Mercedes, valor acombinar. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO , vendo,104,30m², c/ 2 quartos, suíte,sala, cozinha, bwc, lavand.,Lot. Parque Ecológico, R$210.000,00. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

SOBRADO, vendo, 136m²,novo, c/ suíte, 2 demisuíte, ga-ragem p/ 2 carros, porcelana-to, blindex, terreno de esquinalivre p/ ponto comercial, Av. ZeBallos, Guaíra, valor a combi-nar, aceito carro, imóveis emMCR, caminhão ou motorhome. Tr. (45) 9974-5091.

TERRA, vendo, 11 alq., defrente p/ o asfalto, ao lado daVila Bom Jardim, R$ 550.000,00,uma entrada + 2 parcelas. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 128.000m²,sem benfeitorias, no asfalto,ótima localização, próx. a Qua-tro Pontes, R$ 930.000,00, en-trada e prazo a combinar. Tr.(45) 9924-6339, Creci F21288.

TERRA, vendo, 3,5 alq., c/casa de alvenaria, 2 aviários,seminovos, 15x130, R$800.000,00. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 4 alq., c/ 3 alq.em lavoura, sem benfeitorias,Linha Arara, valor: 1.000 scs desoja o alq., entrada e prazo acombinar. Tr. (45) 9924-6339 ou8809-1180, Creci F21288.

TERRA, vendo, 3,5 alq., c/piscina, edícula, cachoeira,açude, 4km do aeroporto, próx.Esquina Bandeirantes, R$320.000,00, aceito troca e pro-priedades na praia. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

42 | O PRESENTE CLASSIFICADOS SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013

TERRA, vendo, 300 hecta-res, com barracão e moradia,toda plana e em pasto, 190 kmde Unaí, MG, 300 km de Brasí-lia, R$ 1.500.000,00, aceito70% em imóvel na região. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 4,5 alq., pri-meira chácara atrás da Spera-fico, próx. ao Portal de MCR,sem benfeitorias, R$350.000,00, troco por casa. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 8,2 alq., 4,5alq. p/ plantio, c/ casa, galpão,2 açudes, próx. a 3 Irmãs,Mercedes, encostada no as-falto, R$ 370.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO, vendo ou troco,12x38, frente p/ o sol da ma-nhã, Lot. Lajeado Bonito, óti-ma localização, valor a combi-nar, aceito moto. Tr. (45) 9950-9585 com Marlus.

TERRENO, vendo, 13x34,5m²,Lot. Parque Ecológico, ótima lo-calização, R$ 125.000,00. Tr.(45) 3254-3888 ou 9938-7718com Schone Corretor deImóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

TERRENO, vendo, 14,6x30,R. Tocantins, centro, entre R.Castelo Branco e R. Tiraden-tes, valor a combinar. Tr. (45)9947-5747 com Jair.

TERRENO, vendo, 16x23,5,de esquina, murado, c/ portão,valor a combinar, aceito carrode menor valor. Tr. (45) 3254-8634 ou 9932-0786 com João.

TERRENO, vendo, 264m²,c/ 2 casas, em alvenaria,83,46m², e outra de aprox.70m², Conj. Hab. da Coha-par, valor a combinar. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, Av. OttoGrings, Lot. Parque Ecoló-gico, valor a combinar. Tr.(45) 9933-0400.

TERRENO, vendo, quadra02, lote 03, R. Souza Naves,Lot. Laureth, em frente aomercado Copagril, valor acombinar. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENOS, vendo, 6, emNovo Horizonte, 15x45 cada,ótima localização, valor a com-binar, aceito troca por carro,caminhonete ou material deconstrução, parcelo saldo. Tr.(45) 8816-7127 ou 8827-2299.

TERRENOS, vendo, bem lo-calizados, valor a combinar,20% de entrada e restante en-tre 40 a 60 meses. Tr. (45)9978-6422 com Raimundo VanDen Bonn, Creci F11955J.

TERRENOS, vendo, c/ asfal-to, luz, água, Residencial BoaVista, Porto Mendes, valor acombinar, entrada + parcela-mento próprio. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 com Val-dir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENOS, vendo, c/ in-fraestrutura completa, libera-do p/ construção, Lot. Maioli,próx. ao centro, valor a com-binar, financiamento próprio.Tr. (45) 9968-4052 ou 3254-2148 com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot.Raquel Malhas, valor a com-binar, à vista ou financiadospela Caixa, de 60 até 420 me-ses. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

APARTAMENTO PEQUE-NO, ofereço p/ alugar, c/ 2quartos, demais dep., gara-gem, portão elet., interfone,internet (5 megas) e parabó-lica coletivas, churrasq. e la-vand. individual, janelas c/venez., Av. Irio Welp, 2474,MCR, R$ 575,00, inclusoágua, internet e condomínio.Tr. (45) 9923-8068.

APARTAMENTO, alugo, c/2 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., sem garagemcoberta, R. Independênciaesq. c/ R. Sergipe, valor acombinar. Tr. (45) 9952-5404 com Hardi.

APARTAMENTO, alugo, R.Dom João VI, nº 1211, R$550,00, incluso condomínio.Tr. (45) 3254-1027.

APARTAMENTOS, alugo,c/ 3 quartos, Av. Maripá, emfrente ao mercado Copagril,em cima da loja Atitude 10, R$650,00 cada. Tr. (45) 8404-1596 com Eloi.

CASA, alugo, c/ 10 peças,R. Mato Grosso, em frente agaragem da Princesa dosCampos, valor a combinar. Tr.(45) 9974-7190 com Zenaide.

CASA, alugo, nova, gemi-nada, c/ 1 quarto, garagem,R. Olindo Artmann, nº 28, Jd.Modelo, R$ 490,00, sem con-domínio. Tr. (45) 9981-9308com Maria Inês.

QUITINETE, alugo, R. SãoPaulo, valor a combinar. Tr.(45) 9818-9198.

SALA COMERCIAL, alugo,220m², valor a combinar. Tr.(45) 9812-3000 ou 3254-3128com Francisco.

SALA COMERCIAL, alugo,R. Pernambuco, nº 1623, 30mda Unioeste, R$ 700,00. Tr.(45) 9969-8051.

TERRENO, alugo, c/ casaem alvenaria, 400m², ideal p/transportadora ou p/ veícu-los de grande porte, Av. Ma-ripá, ao lado do colégio Fren-tino, próx. ao trevo sentidoNSR, valor a combinar. Tr. (45)9968-4052 ou 3254-2148com Juliano.

ASTRA ADVANTAGE 2.0,vendo ou troco, ano 2007/07,prata, 8v, placa A, manual,chave reserva, revisado, im-pecável, valor a combinar. Tr.(45) 9961-0071 com Marcos.

CAMINHÃO, compro, 113,acima do ano 93, valor a com-binar. Tr. (45) 9962-5592.

CAMINHÃO, vendo ou tro-co, Mercedes Benz 1935,ano 98/98, valor a combinar,aceito caminhonete ou car-ro. Tr. (45) 9962-5592.

CAMINHÃO, vendo, Mer-cedes 1313, ano 77, truck,caçamba, valor a combinar.Tr. (45) 9995-4853.

CAVALINHO, vendo, ano2002/03, Iveco, c/ carreta re-boque, Randon, R$130.000,00 + 50 parcelas deR$ 800,00. Tr. (45) 9933-4614ou (45) 3253-2021 ramal2264 com Valdir.

CELTA 1.0, vendo, ano2004, prata, básico, 2 por-tas, R$ 13.500,00. Tr. (45)9991-4477.

COROLLA XEI 1.8, ven-do, ano 2008, prata, flex,completo, couro, airbag´s,abs, roda liga leve, únicodono, 61.000km, manual,chave reserva, estepe semuso, R$ 39.800,00. Tr. (45)8803-6565.

CORSA PICK UP SPORT,vendo, ano 2002/03, cinza,completo, ótimo estado, va-lor a combinar. Tr. (45) 8803-7456 com Carlos.

D-20, vendo ou troco, ano87, longa, original, únicodono, valor a combinar. Tr.(45) 9962-5592.

ECOSPORT FREESTYLE1.6, vendo, ano 2010/11, pre-ta, completa, único dono, re-visada, valor a combinar, fi-nancio em até 60x. Tr. (45)3254-2118 ou 9961-2575com Alexandre.

F-1000, vendo ou troco,ano 94, valor a combinar. Tr.(45) 3254-1579 ou 9974-1300 com Alvadi.

FIORINO FURGÃO 1.3 FIRE,vendo, ano 2007/07, flex, re-visado, c/ troca de óleo, filtroe correia dentada, 5 pneus no-vos, placa A, pode fazer se-guro total, ótimo estado, valora combinar. Tr. (45) 3279-1807ou 8809-5539.

FIT, vendo, ano 2011, cin-za, completo, automático, flex,garantia de fábrica, impecável,valor a combinar. Tr. (45) 9982-3794 com Canelo.

FRONTIER XE, vendo, ano2011/11, cabine dupla, 4x2,câmbio manual, completa, re-visada, impecável, valor acombinar, financio em até 60x.Tr. (45) 3254-2118 ou 9961-2575 com Alexandre.

GOL 1.0, vendo, ano 2001,cinza, completo, 4 portas, 4pneus novos, ótimo estado, R$11.500,00 à vista, ou R$2.000,00 + 34 parcelas de R$400,00. Tr. (45) 9835-0804.

GOL MI 1.0, vendo, ano 99,8v, ar-cond., DH, 4 pneus no-vos, ótimo estado de conserva-ção, valor a combinar, estudoproposta. Tr. (45) 9986-5434.

GOL, vendo, ano 95, prata,ar quente, alarme, trava, lim-pador e desembaçador trasei-ro, R$ 8.000,00. Tr. (45) 9963-0861 (tim) com Rafael.

HILUX 3.0, vendo, ano2009, diesel, 4x4, 48.000km,todas revisões em agência, 4pneus novos, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-3414 ou8407-0670 com Paulo.

HONDA CIVIC LXL, vendo,ano 2004/04, hidramático,completo, couro, ótimo estadode conservação, R$23.000,00. Tr. (45) 9924-6339.

KA GL IMAGE 1.0, vendo,ano, 2000, azul, completo, R$11.990,00. Tr. (45) 9127-5666ou 9954-4696.

KOMBI, vendo, ano 96,pneus novos, motor na garan-tia, ótimo estado, R$ 10.000,00.Tr. (45) 9946-9304.

MERIVA PREMIUM 1.8,vendo, ano 2010, preto, flex,completo, automático, couro,airbag duplo, rodas liga leve,cibié, 49.000km, impecável, R$35.500,00. Tr. (45) 9986-9262.

PAJERO GLS, vendo, ano97, diesel, 7 lugares, R$35.000,00. Tr. (45) 9972-8490.

PALIO ELX 1.4 ATTRAC-TIVE, vendo, c/ ar-cond.,trava e alarme inteligente,pneus novos, som, desem-baçador t rase i ro , ún icodono, R$ 22.500,00. Tr. (45)9937-4739 com André.

PALIO WEEKEND ATTRAC-TIVE 1.4, vendo, ano 2009,flex, 8v, completo, pneus no-vos, revisado, valor a combi-nar, financio em até 60x. Tr.(45) 3254-2118 ou 9961-2575com Alexandre.

PALIO WEEKEND STILE 1.6,vendo ou troco, ano 98, dire-ção, vidro, valor a combinar,troco por biz 125 ou materialde construção. Tr. (45) 9968-3706 com Janete.

PARATI TRACK FIELD,vendo, ano 2007, prata, flex,placa A, completa, R$25.500,00. Tr. (45) 9982-3181com Arivaldo.

PASSAT 2.0 FSI TIPTRO-NIC, vendo, ano 2005/06, pre-to, completo, ar digital, abs,ebd, 6 airbag´s, teto solar, xe-non de fábrica, comp. de bor-do, sensor de estacionamen-to, couro, 4 pneus novos,88.000km, R$ 43.000,00. Tr.(45) 9985-1795.

PASSAT LS 1.6, vendo, ano84, verde claro, rodas espor-tivas, pneus novos, trava, alar-me, 3º dono, ótimo estado, R$6.800,00, aceito Biz c/ partida.Tr. (45) 9909-8313.

PASSAT TFSI, vendo, ano2008, preto, 10 airbag´s, 5pneus novos, 72.000km, ótimoestado, valor a combinar. Tr.(45) 9972-4964 com Ely.

PEUGEOT 206 1.4, vendo,ano 2008/09, prata, flex, 8v,4 portas, completo, revisado,valor a combinar. Tr. (45)3254-2118 ou 9961-2575com Alexandre.

S10, vendo, ano 96, chum-bo, completa, c/ motor, embre-agem nova, 4 pneus novos,toda revisada, R$ 15.500,00.Tr. (45) 9923-6951.

SANTANA, vendo ou troco,ano 88, valor a combinar, acei-to moto. Tr. (45) 9984-0566com Cesar.

SAVEIRO 1.6, vendo, ano2003/03, cinza, álcool, com-pleta, valor a combinar. Tr.(45) 8802-6172 ou 9848-6028 com Mário.

SAVEIRO CROSS, vendo,ano 2013, branca, airbag, abs,completa, 30.000km, ótimo es-tado, R$ 34.900,00. Tr. (45)9980-5282 com Marcio.

SAVEIRO G3 1.6, vendo,ano 2000, vermelha, c/ ar-cond., R$ 16.990,00. Tr. (45)9127-5666 ou 9954-4696.

SAVEIRO , vendo, ano2000, branca, completa,couro, roda 15, impecável,valor a combinar. Tr. (45)9966-2007 com Roberto.

SCENIC 1.6, vendo, ano2006/07, prata, completo, im-pecável, valor a combinar. Tr.(45) 9921-5131 com Nelson.

SCENIC PRIVILEGE PLUS2.0, vendo, ano 2005, auto-mático, top, couro, airbag,abs, 4 pneus novos, engate,bagageiro, valor a combinar.Tr. (45) 9950-8868.

SIENA FIRE, vendo, ano2008, completo, menos dire-ção, doc. 2013 pago, impe-cável, R$ 19.500,00. Tr. (45)9117-7028.

SPRINTER, vendo, ano2007, completa, 16 passa-geiros, valor a combinar. Tr.(45) 9995-4853.

STILO CONNECT 1.8,vendo, ano 2006, preto me-tálico, flex, 8v, completo,bancos em couro, piloto au-tomático, único dono, revisa-do, R$ 26.000,00, financioem até 60x. Tr. (45) 9961-2575 com Alexandre.

TOWNER, vendo, ano 95,prata, R$ 5.900,00. Tr. (45)9929-8614.

UNO ELX, vendo, ano 94, R$8.000,00. Tr. (45) 8803-6645com Alessandro.

VECTRA ELEGANCE 2.0,vendo, ano 2008, preto, flex,completo, ar digital, airbag´s,cd original c/ comando no vo-lante, rodas l iga leve,56.000km, impecável, R$36.900,00. Tr. (45) 8803-6565.

VECTRA ELEGANCE, ven-do, ano 2006, preto, c/ abs,airbag, controle de som no vo-lante, todo revisado, R$32.800,00. Tr. (45) 9980-5282com Marcio.

VECTRA GLS 2.0, vendo,ano 2001, prata, completo, ardigital, R$ 19.990,00. Tr. (45)9127-5666 ou 9954-4696.

O PRESENTE | 43SÁBADO, 12 DE OUTUBRO DE 2013 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 14/10/2013.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 15/10/2013

R$ 2,00PARA ASSINANTES

VECTRA GLS 2.0, vendo,ano 98, prata metálico, com-pleto, original, nota fiscal, ma-nual, rodas aro 14, 4 pneus no-vos, impecável, R$ 17.000,00.Tr. (45) 3284-1136 ou 9974-3606 com Ari.

VECTRA GLS, vendo, ano2001, verde escuro metálico,8v, completo, bom estado, R$19.000,00, aceito moto. Tr.(45) 9909-8313.

VECTRA GTX 2.0, vendoou troco, ano 2010, preto pe-rolizado, 8v, automático, abs,airbag, piloto autom., sensorde chuva, retrovisor retrátil,completo, impecável, valor acombinar. Tr. (45) 9961-0071com Marcos.

ZAFIRA ELITE, vendo, ano2008, 7 lugares, manual,41.000km, revisado, valor acombinar, preço de ocasião.Tr. (45) 9810-3510 (tim) ou8406-2054 (oi).

BIZ 100 +, vendo, ano2003, azul, c/ suporte, baú,capacete, valor a combinar.Tr. (45) 9949-4313.

BIZ 100 ES, vendo, parti-da elét., pneus novos, im-posto 2013 pago, R$2.700,00, estudo proposta.Tratar (45) 9832-4373.

BIZ 125 ES, vendo, ano2013/14, 0km, retirada na con-cessionária, pode escolher acor, R$ 7.890,00. Tr. (45) 9906-2826 com Hércules.

BIZ KS, vendo, preta, pneusnovos, 18.000km, valor a com-binar. Tr. (45) 9970-3135.

CB 300 R, vendo, ano2010, amarela, 9.900km, c/abs, R$ 9.900,00. Tr. (45)9972-5253 com Paulo.

CB 500, vendo, ano 2003/03, preta, pneus novos, rela-ção nova, bateria nova, impe-cável, valor a combinar, aceitoBiz ou CG 150. Tr. (45) 8805-2129 (tim) com Márcio.

CG 150 ES MIX, vendo, ano2009, partida elét., 2 pneus no-vos, imposto 2013 pago, úni-co dono, manual, nota fiscal,baixa km, R$ 4.650,00, abaixoda tabela, estudo proposta. Tr.(45) 9986-5434.

CG 150, vendo, ano 2007,ótimo estado, imposto 2013pago, R$ 3.900,00, estudo pro-posta. Tr. (45) 9989-0805.

CG TITAN 150 ESD, vendo,ano 2004, azul, valor a combi-nar. Tr. (45) 9991-9052.

CG TITAN 150 KS, vendo outroco, ano 2010, R$ 5.500,00,aceito barco de menor valor.Tr. (45) 9800-9642.

CG TITAN SPORT 150, ven-do ou troco, ano 2008, R$4.500,00, aceito moto de me-nor valor ou Twister de maiorvalor. Tr. (45) 9991-4477.

CG TITAN SPORT, vendo,ano 2008, vermelha, c/ baú decarga, bem conservada, valora combinar. Tr. (45) 9963-1995com Marcelo.

SHADOW 600, vendo, ano2002, c/ manual, chave reser-va, vários acessórios, R$15.500,00. Tr. (45) 9137-3541.

ACORDEON, vendo, Todes-chini, marron, 80 baixos, usa-do, ótimo estado de conser-vação, valor a combinar. Tr.(45) 8826-6263 (tim) ou 3254-1300 com Aluisio.

ANTENAS, instalações, ma-nutenção e assistência técni-ca de aparelhos e antenas pa-rabólicas e digitais, az-box,az-américa, probox, super-box, etc, atendedo MCR e re-gião, interessados. Tr. (45)9934-4624 com Gilson.

CARRETINHA, vendo, re-boque, ano 2012, preta, do-cumentação em dia, valor acombinar. Tr. (45) 3279-1807ou 8809-5539.

COMPUTADOR, vendo,novo, hd 1000 gb Sata3, 4 gbmemória ddr3, monitor 18.5Led, gravador dvd, placa mãeam3, teclado, mouse, caixasde som, c/ garantia de 12 me-ses, R$ 1.050,00, condiçõesespeciais de pgto. Tr. (45)9940-1637 (tim) ou 8826-9446(claro) com Cristiano.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ automóvel,crédito R$ 112.300,00, entra-da R$ 42.500,00, assume 38parcelas de R$ 2.666,00. Tr.(45) 3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ imóvel,crédito R$ 39.300,00, entra-da R$ 16.000,00, assume 90parcelas de R$ 346,00. Tr.(45) 3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, ven-do, p/ imóvel, crédito R$50.000,00, assume 120 par-celas, 1ª a 4ª de R$ 656,90,demais parcelas de R$ 531,90.Tr. (45) 3254-5050 ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, ven-do, p/ moto, crédito R$5.000,00, assume 70 parce-las, 1ª a 4ª de R$ 101,23, de-mais parcelas de R$ 88,73. Tr.(45) 3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, ven-do, sem taxa de adesão, cré-dito R$ 700.000,00, prazo 193meses, c/ até 8 contempla-ções por mês. Tr. (45) 9842-5000 c/ Tânia ou 3254-5000na Certo Imóveis.

ELEVADOR ELÉTRICO, com-pro, p/ automóvel, de 2.500 e4.000kg, em bom estado, valora combinar. Tr. (45) 9936-5937.

ELÍPTICO, vendo, semino-vo, Caloi, R$ 800,00. Tratar(45) 9835-2148.

ESTEIRA ELÉTRICA, ven-do, Caloi Fitness, R$ 900,00.Tr. (45) 9822-6976 com Sueli.

FILHOTE, vendo, PastorAlemão, capa preta, vacinado,R$ 250,00. Tr. (45) 3279-1190ou 9941-7428 com Nelson.

INSTALADOR DE ANTE-NAS, parabólicas, sky e digi-tais, consertos e instalaçõesem geral, interessados. Tr.(45) 9945-6693 com Marcio.

LANCHA, vendo, ano 96,Pety, alumínio, c/ motor Su-zuki, 40hp, partida manual,motor elétrico 44lb, bateria60A, R$ 14.500,00. Tr. (45)9917-7775 ou 9970-3344com Reinar ou Andre.

LANCHA, vendo, Fibrafort,modelo Twister 150, motor40hp Mariner, valor a combi-nar, entrada + 36 parcelas deR$ 472,00. Tr. (45) 9977-4047com João Paulo.

LAVA SOFÁ, lavagem aseco, lava, estereliza e perfu-ma, cama box, cobertores,edredons, tapetes, estofadosde veículos, cortinas e persia-nas, interessados. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

MADEIRA, vendo, de casa,p/ retirar do local, R$ 3.800,00.Tr. (45) 9824-3764 com Ciro.

NOTEBOOK ACER, vendo,novo, Intel Dual Core, hd 500gb, 4 gb memória, tela 14" led,gravador dvd, web cam, wi-reless, acompanha fonte ebateria, c/ garantia de 12 me-ses, R$ 1.250,00, condiçõesespeciais de pgto. Tr. (45)9940-1637 (tim) ou 8826-9446 (claro) com Cristiano.

OFEREÇO serviços demanutenção, configuração,backup de dados, limpezade componentes, formata-ção, c/ garantia, R$ 30,00.Tr. (45) 8843-4307 ou 9825-3203 com Rodrigo.

OFERTA DE TRABALHO p/ajudante de expedição, emdistribuidora de alimentos,idade mínima 24 anos, inte-ressados. Tr. (45) 9906-2826com Hércules.

OFERTA DE TRABALHO p/eletrecista de automóveis, c/experiência e referência, inte-ressados. Tr. (45) 3254-6932ou 9962-5861.

OFERTA DE TRABALHO p/empregada doméstica, prefe-rência por moça, interessa-das. Tr. (45) 9981-0118.

OFERTA DE TRABALHO p/farmacêutico(a), em fármaciade MCR, interessados. Tratar(45) 9950-8868.

OFERTA DE TRABALHO p/granja de suínos, matrizes, naLinha Guará, salário R$1.200,00, interessados. Tr.(45) 3254-1991 ou 8406-5830.

OFERTA DE TRABALHO p/mecânico de refrigeração, in-teressados. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABALHO p/mecânico moleiro e soldadormetalúrgico, interessados. Tr.(45) 9902-9894.

OFERTA DE TRABALHOp/ pedreiro, p/ construçãode reservatório de água de20.000 l ts e ca ixa de10.000lts, em Mercedes, in-teressados. Tr. (45) 9965-8142 ou 8814-9832.

OFERTA DE TRABALHO p/vendedor interno, c/ CNH, in-teressados. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

PROCURO vendedorasdos produtos da Natura, in-teressados. Tr. (45) 9962-2164 com Sandra.

PROCURO, cuidador(a) depessoa idosa, p/ trabalharem 2 Irmãos, Toledo, interes-sados. Tr. (45) 9931-0330com Vanderlei.

RODAS, vendo, p/ Fiat Li-nea, c/ 4 pneus, novos, aro17, valor a combinar. Tr. (45)3254-8247 ou 9992-1441.

SORVETERIA, vendo, c/ 3máquinas de sorvete, 2 de milkshake, mesas, cadeiras, uten-sílios, clientela formada, nocentro, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9812-3000.

TVS, vendo, Philips, 20", 21"e 29", valor a combinar, preçode ocasião. Tr. (45) 9944-4415ou 8800-0718.

VENDO, lavatório e cadeirahidráulica, p/ salão de beleza,usados, valor a combinar. Tr.(45) 9974-5096 com Sabrina.

ÉGUA , vendo, pone i ,branca e preta, domada, c/4 anos, ideal p/ crianças,valor a combinar. Tr. (45)9936-6869 ou 3284-2498.

OVELHAS, vendo, de 25a 50, fêmeas enchertadas,d iversas raças, va lor acombinar. Tr. (45) 9920-5030 com Felicio.

OVELHAS, vendo, váriaslinhagens, fêmeas reprodu-toras, machos, valor a com-binar. Tr. (45) 9920-5030com Felicio.

RESFRIADOR DE LEITE,vendo, Tropical, 830 lts, 1ano de uso, R$ 6.500,00. Tr.(45) 9131-5334 com Divanir.

SUINOCULTURA, vendo,5,4 alq., c/ 2 chiqueiros, no-vos, 9x110, p/ 1.300 suínos,poço artesiano, Linha AroioGuaçu, Mercedes, valor acombinar. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 com Val-d i r, JF Inves t imentos ,www.valdirimoveis.net.br.

TRATOR, vendo, MasseyFergunson 290, reformado,pneus novos, ótimo estado, R$26.000,00. Tr. (45) 9129-1359ou 9931-4863 com Rafael.