11simulado -...

32
1 VERSÃO ELETRÔNICA B B B C D E D E A C D E A C E A B B B C D E D E A C D E A C E A 11 Simulado Nome: N o Duração do simulado: 5h30min Ciências Humanas e suas Tecnologias Ciências da Natureza e suas Tecnologias Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Matemática e suas Tecnologias Redação INSTRUÇÕES 1. Preencha o campo de identificação. 2. Este simulado contém 90 questões, cada uma com apenas uma alternativa correta. 3. O simulado é individual; se houver qualquer dúvida, consulte o(a) professor(a). 4. Não é permitido o uso de calculadora. 5. No quadro de respostas, preencha (a tinta preta ou azul) todo o espaço correspondente à alternativa que julgar correta, cuidando para não ultrapassá-lo nem rasurar. Atenção! Não será considerada a resposta assinalada com um “x”. Não preencha assim: Preencha assim: 6. Não é permitido o uso de aparelho celular durante o simulado. 7. Só será permitido sair após 1 hora do início do simulado. 8. Devolva o caderno de questões ao examinador, juntamente com seu cartão-resposta e sua redação. Preparatório enem

Upload: nguyencong

Post on 10-Nov-2018

229 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

1

módulo 1

1

Versão eletrônica

B

B

B C D E

D EA

C D EA

C EA B

B

B C D E

D EA

C D EA

C EA

11Simulado

Nome: No

Duração do simulado: 5h30min

Ciências Humanas e suas Tecnologias Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Matemática e suas Tecnologias Redação

instrUÇÕes

1. Preencha o campo de identificação.

2. Este simulado contém 90 questões, cada uma com apenas uma alternativa correta.

3. O simulado é individual; se houver qualquer dúvida, consulte o(a) professor(a).

4. Não é permitido o uso de calculadora.

5. No quadro de respostas, preencha (a tinta preta ou azul) todo o espaço correspondente

à alternativa que julgar correta, cuidando para não ultrapassá-lo nem rasurar.

Atenção! Não será considerada a resposta assinalada com um “x”.

Não preencha assim: Preencha assim:

6. Não é permitido o uso de aparelho celular durante o simulado.

7. Só será permitido sair após 1 hora do início do simulado.

8. Devolva o caderno de questões ao examinador, juntamente com seu cartão-resposta e sua redação.

Preparatório

enem

Page 2: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

2

módulo 1

1

ciências HUmanas e sUas tecnologias

1. Leia o fragmento abaixo.

O sagrado e o profano foram sempre e por toda a parte con-cebida pelo espírito humano como gêneros separados, como dois mundos entre os quais nada há em comum […] uma vez que a noção de sagrado é no pensamento dos homens, sempre e por toda a parte separada da noção do profano […] mas o aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que ele pressupõe uma divisão e bipartida do universo conhecido e conhecível em dois gêneros que compreendem tudo o que existe, mas que se excluem radicalmente. As coisas sagradas são aquelas que os interditos protegem e isolam; as coisas profanas, aquelas às quais esses interditos se aplicam e que devem per-manecer à distância das primeiras.

Emile Durkheim, As formas elementares de vida religiosa (1912).

Segundo o texto, para Durkheim a religião é um Fato Social e se caracteriza

a) pela mescla do mundo sagrado e profano e da superiori-dade daquele sobre este.

b) pela divisão entre o conceito de sagrado e profano e da superioridade daquele sobre este.

c) pela distinção das práticas sagradas e profanas e da infe-rioridade daquelas diante destas.

d) pela indistinção dos fatos sagrados e profanos e superio-ridade daqueles sobre estes.

e) pela dicotomia entre o conceito de sagrado e profano e da inferioridade daquele diante deste.

2. O Nordeste brasileiro pode ser subdividido em quatro áreas com características específicas quanto à vegetação e dinâ-mica climática.

1

2

3

4

Com base na figura representativa das sub-regiões fisiográ-ficas do Nordeste brasileiro é possível inferir que:

a) (1) Zona da Mata, (2) Meio Norte, (3) Sertão, (4) Agreste. b) (1) Sertão, (2) Agreste, (3) Meio Norte, (4) Zona da Mata.c) (1) Meio Norte, (2) Agreste, (3) Sertão, (4) Zona da Mata.d) (1) Zona da Mata, (2) Sertão, (3) Meio Norte, (4) Agreste.e) (1) Meio Norte, (2) Sertão, (3) Agreste, (4) Zona da Mata.

3. Leia o pensamento de Jean-Jacques Rousseau sobre a im-portância da linguagem na comunicação.

A palavra distingue os homens e os animais, a linguagem distingue as nações entre si. Não se sabe de onde um homem é, até que ele tenha falado.

Ensaio sobre a origem das línguas.

É correto afirmar que a linguagem

a) é desconstruída por leis rígidas e regionalizadas.b) é fruto do trabalho dos professores durante a fase de

alfabetização.c) justifica os preconceitos sociais entre pessoas de regiões

diferentes.d) é formada por símbolos, signos e sinais herméticos.e) distingue as pessoas pela sua forma de expressão e vo-

cabulário.

4. O texto abaixo trata da chamada Antiguidade Clássica, e apresenta questionamentos sobre uma abordagem tradi-cional a respeito da história grega e romana.

Um equívoco que os historiadores cometem com fre-quência é dividir essa história em duas: Grécia e Roma. Essa divisão também não faz sentido. Grécia e Roma não eram países como os que conhecemos hoje, nem as suas histórias podem ser pensadas separadamente, como se Roma tivesse sucedido à Grécia.

GUARINELLO, Norberto Luiz. A Cidade na Antiguidade

Clássica. São Paulo: Atual Editora, 2006, p. 7.

A justificativa para sustentar o argumento do autor pode ser encontrada no fato de que

a) a cidade de Roma foi fundada como consequência do processo da Diáspora grega no século VIII.

b) os gregos eram separados por diferentes cidades, e Roma, antes de se tornar a capital de um império, era mais uma cidade importante entre tantas.

c) gregos e romanos fizeram parte de um único império, que colaborou para a forte homogeneidade cultural en-tre os povos do Mediterrâneo.

d) o apogeu das cidades gregas coincidiu com a chamada Pax Romana, fase de grandes avanços técnicos e mer-cantis no Mediterrâneo.

e) as instituições políticas foram semelhantes nas cidades gregas e em Roma, prevalecendo modelos de democra-cia representativa.

Page 3: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

3

módulo 1

1

5. Leia o fragmento da reportagem do Estado de São Paulo.

Em um café da manhã com empresários [...] para arrecadar fundos para a criação do seu novo partido, a ex-senadora Mari-na Silva insinuou que o governo federal age contra a criação da sigla, batizada Rede Sustentabilidade.

O Estado de São Paulo, 04/04/2013

Conforme a teoria política, a criação de um novo partido e a tentativa de bloquear esta iniciativa seria

a) uma medida discriminatória que atacaria a isocromia, um pilar da sustentação política e democrática de um país.

b) uma medida competente para frear os desmandos dos políticos, uma garantia da isonomia, na defesa dos direi-tos iguais aos cidadãos de um país.

c) uma medida agressiva contra os interesses dos cidadãos de um país que perderiam sua isegoria, o direito de se manifestarem.

d) uma medida inócua, uma vez que não garantiria a isocra-cia capaz de garantir o acesso ao poder político por parte dos cidadãos de um país.

e) uma medida desastrosa, porque atentaria contra a iso-termia, tornando mais complicado o direito à manifesta-ção política.

6. (enem-mec)

O crescimento rápido das cidades nem sempre é acompa-nhado, no mesmo ritmo, pelo atendimento de infraestrutura para a melhoria da qualidade de vida. A deficiência de redes de água tratada, de coleta e tratamento de esgoto, de pavimentação de ruas, de galerias de águas pluviais, de áreas de lazer, de áreas ver-des, de núcleos de formação educacional e profissional, de nú-cleos de atendimento médico-sanitário é comum nessas cidades.

ROSS, J. L .S. (Org.) Geografia do Brasil.

São Paulo: EDUSP, 2009 (adaptado).

Sabendo que o acelerado crescimento populacional urba-no está articulado com a escassez de recursos financeiros e a dificuldade de implementação de leis de proteção ao meio ambiente, pode-se estabelecer o estímulo a uma re-lação sustentável entre conservação e produção a partir

a) da transferência dos aterros sanitários para as partes mais periféricas das grandes cidades,visando-se à pre-servação dos ambientes naturais.

b) do aumento do consumo, pela população mais pobre, de produtos industrializados para o equilíbrio da capa-cidade de consumo entre as classes.

c) da seleção e recuperação do lixo urbano, que já é uma prática rotineira nos grandes centros urbanos dos paí-ses em desenvolvimento.

d) da diminuição acelerada do uso de recursos naturais, ainda que isso represente perda da qualidade de vida de milhões de pessoas.

e) da fabricação de produtos reutilizáveis e biodegradá-veis, evitando-se substituições e descartes, como medi-das para a redução da degradação ambiental.

7. Analise e responda.

encontro Virtual

ComovoCê é?

Sou Superbronzeado, uSoCavanhaque e

adoro uma baladaunderground.

Fonte: http://www.cellus.com.br

A charge acima retrata o perigo das conversas inocentes realizadas pela internet. Os sites que fazem uso desse tipo de conteúdo geralmente utilizam qual função da linguagem?

a) Apelativab) Emotivac) Referenciald) Fáticae) Metalinguística

8.

Os escravos estão sob o poder dos seus donos. Esse po-der funda-se no direito das nações, como observamos em toda parte; os donos têm poder de vida e morte sobre seus escravos, os proprietários possuem aquilo que é adquirido pelos escravos. Contudo, hoje em dia [sc. século II d.C.], os cidadãos romanos ou outros homens sob o poder do povo romano não podem infligir castigos por demais severos ou seviciá-los. Uma decisão do imperador Antonino Pio [138-161 d.C] iguala o assassinato, sem justificativa, do pró-prio escravo ao assassinato de um escravo alheio. Também a dureza excessiva dos proprietários foi condenada pelo mes-mo imperador. [...]

Também temos sob nosso poder os filhos nascidos de ca-samento legítimo. Esse direito é único dos cidadãos romanos, pois não há outros povos que tenham poder sobre seus filhos como nós. [...]

Agora vejamos as pessoas que estão sob nosso poder por casamento. Esse é um direito, também, privativo dos ci-dadãos romanos. Embora homens e mulheres possam estar sob o poder de outrem, apenas as mulheres podem estar sob a autoridade no casamento. Antigamente, havia três métodos de estar sob a autoridade do marido: por uso, pela farinha e por compra.

Documento escrito pelo jurista romano Gaio, por volta

de 161 d.C. Citado em: FUNARI, Pedro Paulo A. antiguidade

clássica: a história e a cultura a partir dos documentos.

Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003, p. 99 e 100.

O autor do documento descreve características das rela-ções sociais no Império Romano em sua época. Ao tratar da escravidão, dos filhos e do casamento, o autor

Page 4: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

4

módulo 1

1

a) reflete uma sociedade patriarcal, embora a justiça do Im-pério colocasse limitações à ação do pater famílias.

b) apresenta uma sociedade na qual prevalecem práticas de poder compartilhadas entre os que são independen-tes e os que estão submetidos a outros.

c) demonstra a influência do cristianismo sobre as relações sociais, já que as autoridades romanas recentemente ha-viam tolerado a nova religião.

d) destaca que a situação dos escravos era melhor do que no passado, diferente do ambiente familiar, ainda marca-do pela submissão.

e) defende o exercício do poder pelo senhor, embora não acei-te este direito como natural, mas construído socialmente.

9.

O homem é por natureza um animal político.

Aristóteles de Estagira (384-322 a.C.)

Essa frase aponta uma característica essencial do ser hu-mano:

a) a falta de necessidade de vivermos em sociedade or-ganizada.

b) a facilidade de vivermos em sociedade.c) a dificuldade de vivermos em sociedade.d) a falta de capacidade de vivermos em sociedade or-

ganizada.e) a necessidade de vivermos em sociedade organizada.

10. Analise e responda.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Supplicating_

Pilgrim_at_Masjid_Al_Haram._Mecca,_Saudi_Arabia.jpg

Legenda: Peregrino orando na grande Mesquita

da cidade de Meca, Arábia Saudita.

Dentre os cinco pilares do islamismo encontra-se a Hajj – peregrinação até a cidade de Meca ao menos uma vez na vida, obrigatória a todo muçulmano que disponha de re-cursos financeiros e boa saúde. A imagem anterior retrata uma multidão de fiéis durante o Ramadã. Após observar esta imagem e considerar o significado da Hajj, assinale a opção correta.

a) A imagem nos permite deduzir que, diferente dos mun-dos cristão e judaico, todas as atividades religiosas islâ-micas devem ser realizadas ao ar livre.

b) A Hajj é uma oportunidade que todo fiel muçulmano tem de relembrar as raízes histórico-religiosas de suas crenças.

c) Para todo muçulmano, peregrinar até a cidade de Meca tem uma importância muito mais econômica do que religiosa, pois o local sempre foi um grande centro comercial.

d) A importância da peregrinação também está ligada à organização militar do mundo árabe, pois nesse grande encontro em Meca são divulgadas as principais orienta-ções bélicas aos mártires islâmicos.

e) A concentração de pessoas que podem ser identifica-das na foto é resultante apenas do pequeno espaço dis-ponibilizado aos peregrinos do que do número de fiéis que ocupam o local sagrado em suas visitas à Meca.

11. (enem-mec) Leia o texto a seguir:

No Brasil e em boa parte da América Latina, o cresci-mento da produção agrícola foi baseado na expansão da fronteira, ou seja, o crescimento sempre foi feito a partir da exploração contínua de terras e recursos naturais, que eram percebidos como infinitos. O problema continua até hoje. E a questão fundiária está intimamente ligada a esse pro-cesso, em que a terra dá status e poder, com o decorrente avanço da fronteira da produção agrícola, que rumou para a Amazônia, nos últimos anos.

Berta Becker, IPEA, 2012.

Com base no texto e no conhecimento sobre a expansão da fronteira agrícola no Brasil, é correto afirmar que a) com o aumento da concentração fundiária nas últimas

décadas, a expansão das terras cultivadas obteve uma grande retração agropecuária em decorrência das ino-vações tecnológicas, desenvolvidas no campo brasilei-ro, apesar dos impactos ambientais.

b) a agropecuária modernizada no Brasil priorizou a pro-dução de alimentos em detrimento dos gêneros agrí-colas de exportação. Esse fato contribuiu para o avanço das fronteiras agrícolas em parte da Amazônia localiza-da no Meio-Norte.

c) houve grande destruição tanto das florestas como da biodiversidade genética, ambas causadas pelas trans-formações da produção agrícola monocultora, além de complexos impactos socioeconômicos determinados pelo modelo agroexportador.

d) a maior parte das terras ocupadas no Brasil concentra-se nas mãos de pequeno número de proprietários os quais vêm desenvolvendo mecanismos tecnológicos para evitar os impactos ambientais causados pelo avan-ço do cinturão verde, sobretudo no Sul do Piauí.

e) as atividades do agrobusiness no Brasil, com destaque para a produção de soja, vêm provocando uma rápida expansão agrícola do Rio Grande do Sul até o Vale do São Francisco, sem causarem prejuízo aos seus recursos naturais.

Page 5: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

5

módulo 1

1

12. Leia a charge.

Quem disse queMinas não tem

mar?

Quer dizer:“Serrado”!!

Mar desoja...

Com vocês:o CERRADO!

CORTESIA DE EVANDRO ALVES

TERRA, Lygua; ARAÚJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões:

estudos de geografia do Brasil. São Paulo: Moderna, 2009. p.192.

A charge refere-se a uma das principais formações vege-tais do Brasil: o Cerrado. Nele

I. a característica da vegetação está relacionada com es-tratos arbóreos, formando uma cobertura continua que abriga diversas espécies de epífitas, além de bambus, palmeiras e samambaias.

II. a vegetação está composta por dois estratos de plantas: um arbóreo, com árvores de pequeno porte retorcidas e esparsas; e outro herbáceo, de gramíneas ou vegeta-ção rasteira.

III. as atividades agropecuárias promovem a devastação cujas causas principais são o desmatamento e as quei-madas para a incorporação de novas áreas para a agri-cultura comercial.

Está(ão) correta(s)

a) apenas III. d) I, II e III. b) apenas III I. e) apenas II e III. c) apenas I e II .

13.

Mas é claro que não basta um manifesto no Facebook para mobilizar milhares de pessoas. Isso depende do nível de des-contentamento popular e da capacidade de mobilização de imagens e palavras. A internet é uma condição necessária, mas não suficiente para que existam movimentos sociais.

Manuel Castells. Folha de São Paulo (03/06/2013).

Quando o sociólogo espanhol afirma que a mobilização depende não apenas de ferramentas de comunicação, mas da compreensão das pessoas sobre suas condições, pode-se concluir que no Brasil,

a) não se pode esperar uma grande mobilização demo-crática devido à falta de meios de comunicação ade-quados para alcançar toda a população, que está sujei-ta aos mandonismos e personalismo de uma elite sem ideia de vida pública que usa favores no lugar dos direi-tos e deveres.

b) mobilização popular em grande escala é uma miragem, pois o brasileiro não tem acesso a uma imprensa livre e

crítica, é antes refém dos personalismos, da corrupção e da indiferença pela ideia de pátria e bem público.

c) a população acredita em meios de comunicação, pois estes são incapazes de revelar adequadamente as ma-zelas de nossa democracia, ou seja, os mandonismos e personalismo, a corrupção e favores no lugar dos direi-tos e deveres.

d) a população não se deixa enganar por denúncias vazias e sem base de uma imprensa golpista e irresponsável, pois tem certo apreço pelos personalismos e “jeitinhos” da administração pública, dominada pela elite sem res-peito pela pátria.

e) não é característica marcante do brasileiro a comba-tividade, pois, apesar da atuação da imprensa e das condições de vida, o brasileiro está mais acostumado a favores e ao personalismos que a prática política e a ideia de vida pública.

14.

Para um representante da classe dominante venezuelana, Simon Bolívar, liberdade era sinônimo de rompimento com a Espanha, para a criação de fulgurantes nações livres que seriam exemplos para o resto do universo. Mas, principalmente, nações livres para comercializar com todos os países, livres para produ-zir, única possibilidade, segundo essa visão, do desabrochar do Novo Mundo. [...]

Já para Dessalines, o líder da revolução escrava do Haiti, que alcançou a independência da França em 1804, a liberdade, antes que tudo, queria dizer o fim da escravidão, mas também carre-gava um conteúdo radical de ódio aos opressores franceses. [...]

Para outros dominados e oprimidos como os índios mexica-nos, a liberdade passava distante da Espanha e muito próxima da questão da terra.

PRADO, Maria Lígia. a formação das nações latino-americanas.

São Paulo: Atual, 1987, p. 13-14.

Que consequências as ideias políticas apresentadas no texto tiveram para o desdobramento das lutas nas colô-nias latino-americanas, no começo do século XIX?

a) A falta de uma compreensão mais objetiva do que se-ria a liberdade inviabilizou a participação popular nos confrontos que levaram ao rompimento com os países colonizadores.

b) Pouco tempo após as independências, as controvérsias em torno do que seria a liberdade não fizeram mais sen-tido, pois os antigos colonizadores continuaram a exer-cer forte influência sobre os países latino-americanos.

c) Conceitos diversos do que seria a liberdade resultaram em conflitos nos países latino-americanos, já que se-tores populares reivindicavam mudanças que fossem além do rompimento com os colonizadores.

d) Apesar das diferentes compreensões do que seria a li-berdade, os novos governos consolidaram nos países recém-libertos instituições políticas que garantiram a solução de impasses por meio do voto.

e) A pluralidade de opiniões a respeito do que seria a liber-dade permitiu a incorporação de vários projetos sociais nos países latino-americanos, atendendo inclusive a in-teresses populares.

Page 6: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

6

módulo 1

1

15. Karl Popper é considerado um dos mais importantes fi ló-sofos do século XX a refl etir sobre a ciência e seu uso na tecnologia. Ele criticava os pensadores do Círculo de Viena que defendiam a tese de que a experiência e a linguagem se complementam. Dentre as várias ideias de Popper a respeito da ciência pode-se destacar:

a) A historicidade da epistemologia como formadora do paradigma.

b) Todo conhecimento se modifi ca a partir de um conhe-cimento prévio.

c) As anomalias são problemas insolúveis de novos para-digmas.

d) Todo cientista é neutro ao fazer sua pesquisa de campo.e) A ciência é o resultado de rupturas e limitações da ima-

ginação.

16. A imagem abaixo é a reprodução de um dos quadros do pintor inglês Philip James de Loutherbourg (1740 – 1812). Com o título de Coalbrookdale by Night, a obra se tornou muito famosa por representar o início da Revolução Indus-trial na Inglaterra. Atualmente este quadro encontra-se no Museu da Ciência, em Londres.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Philipp_

Jakob_Loutherbourg_d._J._002.jpg

A partir do quadro acima e das informações históricas so-bre a Revolução Industrial é possível afi rmar que

a) a Revolução Industrial trouxe grandes benefícios à hu-manidade. Como podemos perceber nesta pintura, a cidade está iluminada à noite, o que passou a permitir um tempo maior de atividades não ligadas à produção industrial. Por exemplo, muitas pessoas passaram a de-dicar mais tempo aos estudos, o que trouxe um grande avanço para a ciência.

b) o processo conhecido como Revolução Industrial não alterou signifi cativamente a paisagem das cidades, ten-do em vista que os aglomerados urbanos já existiam desde a antiguidade.

c) a substituição da força motriz humana pelas das máqui-nas provocou um forte êxodo urbano, assim como po-demos observar na imagem algumas pessoas deixando a cidade.

d) o advento das indústrias provocou uma mudança muito significativa na paisagem de muitas cidades. O surgimento das grandes fábricas com suas cha-minés ocupou o lugar das pequenas edificações.

A fumaça das fábricas passou a fazer parte do dia a dia dos cidadãos.

e) em muitos casos, como o representado nesta pintura, acidentes provocaram incêndios de grandes propor-ções, levando muitas pessoas a morte e outras ao de-semprego. Desse modo, várias pessoas abandonaram as cidades e foram viver novamente nos campos.

17. Era o dia 20 de maio de 2013, em Oklahoma City todas as atividades corriqueiras estavam em andamento, alunos nas escola, pais trabalhando em suas empresas, porém, um tornado com cerca de 3 km de diâmetro atingiu vários bairros deixando 300 pessoas feridas, 24 mortos e muitas casas totalmente destruídas. A cada ano cerca de 1.200 tornados atingem os Estados Unidos entre a primavera e o verão do hemisfério Norte. Além dos prejuízos econômi-cos, os danos à vida humana são inestimáveis.

As tempestades que ocorrem durante a primavera e o ve-rão na América do Norte podem dar origem aos tornados que

a) formam-se sobre as massas líquidas oceânicas, entre as latitudes 15º e 25º, podendo ter centenas de quilôme-tros e perdem sua força após entrar no continente.

b) se formam com grandes tempestades, quando os ven-tos úmidos da mesosfera atingem o solo com grande velocidade.

c) formam-se sobre os continentes e dirigem-se preferen-cialmente para os oceanos, perdendo rapidamente sua força.

d) formam-se na estratosfera, o funil entre a nuvem e o solo desloca-se de forma regular por dias atingindo imensas áreas.

e) se formam quando ocorre o cisalhamento dos ventos, tendo uma forma de funil, funcionam como um grande aspirador de pó, deslocando de forma irregular.

18. (enem-mec) Leia o texto e observe o mapa.

Em 1884, durante um congresso internacional, em Washington, EUA, estabeleceu-se um padrão mundial de tempo. A partir de então, fi cou convencionado que o tempo padrão teórico, nos di-versos países do mundo, seria defi nido por meridianos espaça-dos a cada 15o, tendo como origem o meridiano de Greenwich,Inglaterra (Reino Unido).

De Agostini, 2011. Adaptado.

Page 7: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

7

módulo 1

1

Com base no mapa e nas informações acima, considere a seguinte situação: João, que vive na cidade de Pequim, Chi-na, recebe uma ligação telefônica, às 9h da manhã de uma segunda-feira, de Maria, que vive na cidade de Manaus, Bra-sil. A que horas e em que dia da semana Maria telefonou?

a) 21h da terça-feira. b) 21h do domingo. c) 17h do domingo. d) 21h da segunda-feira. e) 17h da terça-feira.

19.

Subo ao poder ungido pela vontade popular, que me ele-geu duas vezes Vice-Presidente da República, e que, agora, em impressionante manifestação de respeito pela legalidade e pela defesa das liberdades públicas, uniu-se, através de todas as suas forças, para impedir que a sua decisão soberana fosse desrespei-tada. [...] Não há razão para ser pessimista, diante de um povo que soube impor a sua vontade, vencendo todas as resistências para que não se maculasse a legalidade democrática.

Trecho do discurso de posse de João

Goulart, 7 de setembro de 1961.

Disponível em: <http://www2.senado.gov.br/bdsf/

bitstream/id/91988/2/palavra_de_presidente.pdf>.

Acesso em 31 jan. 2011.

Em seu discurso de posse, João Goulart trata de um mo-vimento que

a) o elegeu com grande número de votos para a presidência.b) impediu a intervenção de forças políticas estrangeiras

em questões nacionais.c) evitou a ação de grupos políticos de esquerda no co-

mando do país. d) garantiu sua posse de acordo com os preceitos consti-

tucionais. e) uniu todos os setores sociais em torno da unidade na-

cional.

20. Um grupo de estudantes, realizando um trabalho de cam-po para estudos ambientais, se defrontou com a situação atmosférica desenhada esquematicamente a seguir.

ar tropicalar frio

O que estava acontecendo naquele momento?

a) O recuo da Zona de Convergência Intertropical. b) A formação de uma chuva ácida.

c) A instalação de um pequeno tornado. d) O avanço de uma frente fria. e) A ocorrência de granizo.

21.

Preâmbulo da declaração dos direitos do homem e do cidadão de 1789

Os representantes do povo francês, constituídos em assem-bleia nacional, considerando que a ignorância, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem são as únicas causas das desgraças públicas e da corrupção dos Governos, resolveram expor em declaração solene os Direitos naturais, inalienáveis e sagrados do Homem, a fim de que esta declaração, constan-temente presente em todos os membros do corpo social, lhes lembre sem cessar os seus direitos e os seus deveres; a fim de que os atos do Poder legislativo e do Poder executivo, a insti-tuição política, sejam por isso mais respeitados; a fim de que as reclamações dos cidadãos, doravante fundadas em princípios simples e incontestáveis, se dirijam sempre à conservação da Constituição e à felicidade geral.

Fonte: http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/

legislacao/direitos-humanos/declar_dir_homem_cidadao.pdf

Pouco tempo após o famoso episódio que marca o início da Revolução Francesa, a Tomada da Bastilha, um docu-mento foi divulgado, tornando-se um dos mais impor-tantes textos da história do mundo contemporâneo. Em relação às ideias propostas no trecho destacado da Decla-ração dos Direitos do Homem e do Cidadão escolha aque-la que melhor a representa.

a) A afirmação de que todas as reclamações dos ci-dadãos devem estar fundamentadas em princípios simples e incontestáveis significa que exigências complexas e passíveis de discussão não devem ser consideradas pelo governo. O dever de cada cida-dão é apresentar todas as suas demandas de manei-ra clara, simples e objetiva sem esperar nenhum tipo de contestação.

b) Podemos considerar que dentre as grandes causas das desgraças públicas e da corrupção dos governos estão a ausência de um sistema educacional adequado e da consciência política que advém deste.

c) Uma das formas de manter os cidadãos conscientes de seus direitos e deveres é lembrá-los constantemente destes. Isso deverá impulsionar cada membro do corpo social a trabalhar em favor do respeito à Constituição e para o bem-estar geral da sociedade.

d) Os poderes Executivo e Legislativo devem estar acima de qualquer pressão social, trabalhando para impor aos cidadãos seus direitos e, principalmente, seus deveres. A autoridade do poder público origina-se a partir da classe dominante, a qual este representa.

e) A ignorância, o esquecimento e o desprezo são as úni-cas causas de todas as desgraças enfrentadas pelos cidadãos de uma nação. Portanto, todo o esforço do poder público deve focar apenas, e tão somente, para eliminar a ignorância e relembrar direitos e deveres de cada cidadão.

Page 8: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

8

módulo 1

1

22. Observe que ilustração abaixo contém o “mapa de Fer-nando de Noronha”, este recurso amplamente utilizado por agências de turismo, não permite ao usuário a identifi-cação de coordenadas geográficas, localização de pontos cardeais, ou distâncias.

Disponível em: <www.ilhadenoronha.com.br>. Acesso em 29 maio 2013.

Esta representação cartográfica trata-se de

a) uma carta de arruamento.b) um pictograma.c) uma carta topográfica.d) uma carta hipsométrica.e) uma planta cartográfica.

23.

Enquanto a economia balançava, as instituições da demo-cracia liberal praticamente desapareceram entre 1917 e 1942; restou apenas uma borda da Europa e partes da América do Norte e da Austrália. Enquanto isso, avançavam o fascismo e seu corolário de movimentos e regimes autoritários.

A democracia só se salvou porque, para enfrentá-lo, houve uma aliança temporária e bizarra entre capitalismo liberal e co-munismo [...]. Uma das ironias deste estranho século é que o re-sultado mais duradouro da Revolução de Outubro, cujo objetivo era a derrubada global do capitalismo, foi salvar seu antagonista, tanto na guerra quanto na paz, fornecendo-lhe o incentivo — o medo — para reformar-se após a Segunda Guerra Mundial [...].

Eric Hobsbawm. Era dos extremos, 1995.

Ao mencionar a aliança temporária e bizarra entre capitalis-mo liberal e comunismo, o texto refere-se a) aos acordos de paz que, ao final das duas guerras mun-

diais, ampliaram a influência política e comercial da Rússia e dos países liberais europeus.

b) ao esforço conjunto de União Soviética, França, Ingla-terra e Estados Unidos na reunificação da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial.

c) à articulação militar que uniu Estados Unidos e União Soviética na Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo.

d) à constituição da Entente que, na Primeira Guerra Mun-dial, permitiu que países do Ocidente e a Rússia lutas-sem lado a lado contra a Alemanha.

e) à corrida armamentista entre União Soviética e Estados Unidos, que estimulou o crescimento econômico e industrial dos dois países.

24. Estima-se que em 2050 a população da Terra atinja 9 bi-lhões de habitantes e, 4 bilhões destes indivíduos deverão estar concentrados em países que possuem déficit hídri-co, ou seja, com escassez crônica de água. Os países que dispõe de aquíferos têm comprometido seus aquíferos com irrigação agrícola, produção industrial e consumo humano, no Brasil existem aquíferos de grande importân-cia como o Alter do Chão e o Guarani.

Parte da água consumida em muitos países provém dos aquíferos que são

a) depósitos de águas subterrâneas acondicionados no chamado nível hidrostático e de fácil acesso.

b) reservatórios de águas pluviais, formados em bacias la-custres.

c) depósitos de águas subterrâneas que podem estar alo-jadas em rochas porosas ou fraturadas.

d) grandes reservatórios de água superficial, armazenadas após o represamento das águas de rios.

e) reservas estratégicas de águas acondicionados em re-servatórios que pertencem ao poder estatal.

25. (enem-mec) Observando a figura abaixo, sobre o interior da Terra, pode-se afirmar.

1

2

3

4

a) A crosta terrestre, representada na figura pelo número 4, é a camada anterior à superfície terrestre, onde estão o fundo dos mares e os grandes lagos.

b) O manto, representado na figura pelo número 3, está dividido em manto interno e manto externo, sendo o externo mais próximo à superfície, onde se encontram vidas animais.

c) O manto, representado na figura pelo número 1, com cerca de 2.900 quilômetros de espessura, possui partes de consistência pastosa, formado por rochas derretidas e temperatura que variam em torno de 1.000 a 3.000 °C.

d) A crosta terrestre, representada na figura pelo número 2, é a camada mais fina da Terra.

e) O magma, lava ou núcleo, encontra-se representado na figura pelo número 2, onde ocorrem os vulcões.

Page 9: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

9

módulo 1

1

26. Leia a charge a seguir.

Ziraldo. 20 anos de prontidão, 1984. In: LEMOS, Renato (org.). Uma

história do Brasil através da caricatura: 1840-2001.

Rio de Janeiro: Bom Texto, Letras & Expressões, 2001, p. 101.

A presença de aparelhos televisivos aumentou rapida-mente a partir da década de 1960. Na imagem acima o cartunista Ziraldo

a) critica a ausência de programas que apresentem os problemas sociais e políticos do país.

b) critica a ausência de programas que informem o brasi-leiro a respeito dos problemas políticos de outras partes do mundo.

c) ironiza a programação da TV brasileira, cujo conteúdo não oferece informações educativas.

d) apresenta o caráter alienado da TV brasileira, cujo foco é apenas os problemas nacionais.

e) apresenta o potencial informativo da TV brasileira, que alcança grande número de famílias.

27. A Comissão Nacional da Verdade foi criada pela Lei 12.528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012. A CNV tem por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.

A principal justificativa para a existência dessa comissão é

a) compreender os problemas do período para promover a harmonia entre as partes envolvidas, sobretudo os que sofreram drásticas consequências pelas torturas.

b) fazer o levantamento de crimes praticados por agentes do Estado e dos movimentos de esquerda, para atribuir responsabilidade a cada grupo que se enfrentava no período.

c) apresentar argumentos para condenar os agentes do Exército envolvidos em prática de tortura e assassinato de suspeitos ou opositores ao governo, conforme prevê a lei de anistia.

d) o levantamento dos crimes praticados por agentes do Estado, sobretudo a prática de tortura e assassinato de suspeitos ou opositores ao governo, para documentar o que realmente ocorreu no período.

e) demonstrar que as práticas de tortura e assassinato de suspeitos ou opositores ao governo foram promovidas unicamente pelos setores do Exército, sem apoio de elementos da sociedade civil.

ciências da natUreza e sUas tecnologias

28. Em Abril de 2013 foi divulgada a notícia de que cerca de 600 mil litros de leite foram adulterados no sul do Brasil. A adulteração consistia basicamente em diluir o leite pela adição de água e disfarçar a diluição pela adição de com-postos químicos e na seguinte proporção: um quilo de ureia para 90 litros de água em mil litros de leite.

Infográfico disponível em: <http://zerohora.clicrbs.

com.br/rs/economia/noticia/2013/05/operacao-coibe-

adulteracao-de-leite-no-norte-do-rs-4130792.html>.

caracteristicas da ureia industrial

características Valor típico Unidade

Nitrogênio total mín 46 % peso

Amônia livre máx 200 ppm

Biureto máx 1,2 % peso

Umidade máx 0,5 % peso

Formol máx 10 ppm

Densidade 1,335 g/cm3 a 20 oC

Granulometria (1,0 mm – 4,0 mm)

mín 80,0 % peso

Disponível em: <http://www.br.com.br/wps/wcm/

connect/b4d0680046e46694a868e87907a0f91b7/

ft-quim-ureia-industrial.pdf?MOD=AJPERES>.

Ureia é o nome usual da substância metanodiamida e formol é metanal. A respeito dessas substâncias é correto afirmar que:

Page 10: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

10

módulo 1

1

I. Devido ao seu alto teor de nitrogênio, a ureia preparada comercialmente é utilizada na fabricação de fertilizan-tes agrícolas.

II. A fórmula molecular da ureia pode ser representada por (NH

2)

2CO enquanto do metanal por CH

2O.

III. A ureia foi utilizada para disfarçar a redução do teor de proteínas causada pela diluição, já que por apre-sentar grupos aminas, é um aminoácido presente nas proteínas.

IV. O etanal é um composto orgânico altamente tóxico que, entre outras aplicações, é usado como desinfetan-te e conservante.

V. O metanol é o produto da oxidação do etanol.

a) Apenas II e Vb) I, II e IVc) I, III e IVd) I, III e Ve) II, III e IV

29. (enem-mec)

Atualmente, existem inúmeras opções de celulares com te-las sensíveis ao toque (touchscreen). Para decidir qual escolher, é bom conhecer as diferenças entre os principais tipos de telas sensíveis ao toque existentes no mercado. Existem dois sistemas básicos usados para reconhecer o toque de uma pessoa:

O primeiro sistema consiste de um painel de vidro nor-mal, recoberto por duas camadas afastadas por espaçadores. Uma camada resistente a riscos é colocada por cima de todo o conjunto. Uma corrente elétrica passa através das duas ca-madas enquanto a tela está operacional. Quando um usuá-rio toca a tela, as duas camadas fazem contato exatamente naquele ponto. A mudança no campo elétrico é percebida, e as coordenadas do ponto de contato são calculadas pelo computador.

No segundo sistema, uma camada que armazena carga elétrica é colocada no painel de vidro do monitor. Quando um usuário toca o monitor com seu dedo, parte da carga elétrica é transferida para o usuário, de modo que a carga na camada que a armazena diminui. Essa redução é medida nos circuitos loca-lizados em cada canto do monitor. Considerando as diferenças relativas de carga em cada canto, o computador calcula exata-mente onde ocorreu o toque.

Disponível em:<http://eletronicos.hsw.uol.com.

br>. Acesso em: 18 set. 2010 (adaptado).

O elemento de armazenamento de carga análogo ao ex-posto o segundo sistema e a aplicação cotidiana corres-pondente são, respectivamente,

a) capacitores – fl ash de máquina fotográfi ca.b) receptores – televisor.c) resistores – chuveiro elétrico.d) geradores – telefone celular.e) fusíveis – caixa de força residencial.

30. Metamizol sódico ou dipirona sódica é um medicamento utilizado principalmente como analgésico e antipirético. A droga permaneceu disponível mundialmente até a dé-cada de 1970, quando foi descoberto que havia risco de

causar agranulocitose, uma doença potencialmente fatal. A sua utilização, no entanto, encontra-se restrita a alguns países. No Brasil efetivamente é um dos analgésicos mais populares, ao lado do ácido acetil salicílico.

Na+

O–

H3C

CH3

O

O

N

N

O

N

CH3

S

Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Metamizol>.

Acesso em: 27 maio 2013.

Em relação à estrutura química da dipirona sódica, é corre-to afi rmar que esse composto

a) apresenta a função éter.b) apresenta uma cadeia homogênea.c) apresenta carbonos com hibridação sp.d) não apresenta carbonos terciários.e) não é considerado aromático.

31. (enem-mec – adaptada)

A pele humana é o maior órgão do corpo humano. É cons-tituída por dois tecidos, o tecido epitelial, a epiderme, formado por células em constantes divisões, que empurram as mais ve-lhas para as camadas superiores, e o tecido conjuntivo, a derme, rico em diversas estruturas, tais como vasos sanguíneos, termi-nações nervosas e glândulas. Logo abaixo, não fazendo parte da pele, está a tela subcutânea, a hipoderme, formada pelas células adiposas responsáveis por armazenar gordura.

Pelos

Poro

Epiderme

Telasubcutânea

Glândulasudorípara

Músculoeretor do pelo

Célulasadiposas

Folículopiloso

Vasosanguíneo Glândula

sebácea

Derme

Amabis e Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. Adaptado.

Tendo por base essas informações, pode-se dizer que, ao fazer uma tatuagem, a agulha injetora de tinta penetra

a) na epiderme, para que a tinta não afete os vasos sanguí-neos, as glândulas e as terminações nervosas da derme, nem as células adiposas da hipoderme.

b) na derme, pois, se realizada na epiderme, a tinta injetada seria eliminada com as células queratinizadas mortas.

Page 11: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

11

módulo 1

1

c) na hipoderme, para que a tinta não seja eliminada com as células queratinizadas mortas, nem afete os vasos sanguíneos, as glândulas e as terminações nervosas.

d) na camada superficial da epiderme, para que a tin-ta afete o mínimo possível as estruturas inferiores da pele.

a) na hipoderme, para que a tinta seja assimilada pelas cé-lulas adiposas, pois são células que não sofrem tantas alterações ao longo do tempo.

32. Uma reportagem em relação à definição sobre o que é o leite de fato foi veiculada na Folha de S. Paulo. Segundo essa reportagem:

Leite é um produto natural composto de água, gordura, vi-taminas, proteínas, enzimas e lactose [...].

Folha de S. Paulo, edição do dia 16/09/2012.

Dentre essas substâncias mencionadas é um catalisador biológico a) os glicídios. b) os lipídios. c) os minerais. d) as enzimas. e) as vitaminas.

33. (enem-mec) O esquema mostra um diagrama de bloco de uma estação geradora de eletricidade abastecida por combustível fóssil.

Gases dacombustão

Caldeira

Condensador

Combustível+ar

Líquido

Bomba

Lago

GeradorEletricidade

Saída H2O quente

Entrada H2O

fria

Turbina

Vapor

HINRICHS. R. A.; KLEINBACH, M. energia e meio ambiente.

São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003 (adaptado).

Se fosse necessário melhorar o rendimento dessa usina, que forneceria eletricidade para abastecer uma cidade, qual das seguintes ações poderia resultar em economia de energia, sem afetar a produtividade da usina?

a) Usar o calor liberado pelos os gases da chaminé para mover outro gerador.

b) Reduzir a quantidade de combustível fornecido à usina para ser queimado.

c) Reduzir o volume de água do lago que circula no con-densador de vapor.

d) Reduzir o tamanho da bomba usada para devolver a água líquida à caldeira.

e) Melhorar a capacidade dos dutos com vapor de condu-zirem calor para o ambiente.

34.

Pesquisadores da Unesp desenvolvem azt de uso nasal

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) criaram uma fórmula para administrar por via nasal o AZT, medicamento usado no coquetel antiaids. O objetivo é tornar a absorção mais eficaz e reduzir efeitos colaterais. No mundo, cerca de 32 milhões de pacientes usam o remédio, conhecido também como zidovudina. A estratégia é evitar que o AZT passe pelo estômago, intestino e fígado, onde é transforma-do em substâncias tóxicas, e, nesse processo, provoca efeitos colaterais.

N3

HOCH2

O

O

CH3

HN

N

O

Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/

geral.pesquisadores-da-unesp-desenvolvem-azt-de-uso-

nasal,369468,0.htm>. Acesso em: 02 jun. 2013.

Considerando a estrutura do AZT , é correto afirmar sobre sua cadeia carbônica:

a) Apresenta 5 átomos de nitrogênio em cada mol do composto.

b) É mista, homocíclica e apresenta dois grupos metil.c) É mista, aromática e apresenta apenas um grupo metil.d) É heterocíclica, insaturada e alicíclica.e) É heterocíclica, insaturada e aromática.

35. Leia e responda.

Após publicar os resultados de seus experimentos que leva-ram à construção da primeira célula bacteriana controlada por um genoma sintético, Craig Venter declarou: “Esta é a primeira criatura do planeta capaz de se replicar cujo pai é um computador.”

Em relação a esse experimento inovador, é correto afirmar que

a) o genoma sintético construído equivalia ao de uma bactéria com um dos maiores genomas conhecidos.

b) um erro na inserção de uma única base nitrogenada no genoma sintético pode prejudicar o funcionamento do genoma.

H2O

Page 12: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

12

módulo 1

1

c) o genoma sintético desenvolveu seu próprio citoplasma. d) o DNA da bactéria hospedeira foi retirado de seu núcleo

celular. e) as bactérias são organismos especiais para esse tipo de

experimento por não apresentarem recombinação ge-nética.

36. (enem-mec) Os personagens da figura estão represen-tando uma situação hipotética de cadeia alimentar.

Disponível em: <http://www.cienciasgaspar.blogspot.com>.

Suponha que, na cena acima apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abu-tres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de

a) consumidor secundário e consumidor primário. b) produtor e consumidor primário. c) consumidor primário e consumidor secundário. d) consumidor secundário e consumidor terciário. e) consumidor terciário e produtor.

37. (enem-mec) O manual de funcionamento de um capta-dor de guitarra elétrica apresenta o seguinte texto:

Esse captador comum consiste de uma bobina, fios con-dutores enrolados em torno de um ímã permanente. O campo magnético do ímã induz o ordenamento dos polos magnéticos na corda da guitarra, que está próxima a ele. Assim, quando a corda é tocada, as oscilações produzem variações, com o mes-mo padrão, no fluxo magnético que atravessa a bobina. Isso in-duz uma corrente elétrica na bobina, que é transmitida até o amplificador e, daí, para o alto-falante.

Um guitarrista trocou as cordas originais de sua guitarra, que eram feitas de aço, por outras feitas de náilon. Com o uso dessas cordas, o amplificador ligado ao instrumento não emitia mais som, porque a corda de náilon

a) oscila com uma frequência menor do que a que pode ser percebida pelo captador.

b) isola a passagem de corrente elétrica da bobina para o alto-falante.

c) varia seu comprimento mais intensamente do que ocorre com o aço.

d) apresenta uma magnetização desprezível sob a ação do ímã permanente.

e) induz correntes elétricas na bobina mais intensas que a capacidade do captador.

38. Leia o fragmento abaixo.

A benzocaína é o p-aminobenzoato de etila, um éster etílico do ácido p-aminobenzoico (PABA).

A benzocaína é habitualmente utilizada como anestésico local prévio de um exame por exemplo, mas está presente em muitos medicamentos indicados para o tratamento de irritações e dores orofaríngeas de origem infecciosa ou processos cirúrgi-cos, assim como em casos de amidalite, faringite, laringite, gen-givite, estomatite, angina de Vincent e afta.

Adaptado de: <http://www.tuasaude.com/

benzocaina/>. Acesso em: 02 jun. 2013.

A benzocaína é obtida pela reação do ácido para mino-benzoico com o etanol, em meio ácido, segundo a reação:

+ C2H

5OH

+ H2O

ácido p-aminobenzoico

p-aminobenzoato de etilaou benzocaína

O

O

H2N

H2N

OH

OCH2CH

3

H+

H+

No nome oficial do composto para-a minobenzoato de etila, o prefixo para sugere que o composto apresenta isomeria

a) cadeia.b) de posição.c) óptica.d) de função.e) geométrica.

39. (enem-mec)

Os motores elétricos são dispositivos com diversas aplica-ções, dentre elas, destacam-se aquelas que proporcionam con-forto e praticidade para as pessoas. É inegável a preferência pelo uso de elevadores quando o objetivo é o transporte de pessoas pelos andares de prédios elevados. Nesse caso, um dimensio-namento preciso da potência dos motores utilizados nos eleva-dores é muito importante e deve levar em consideração fatores como economia de energia e segurança.

Considere que um elevador de 800 kg, quando lotado com oito pessoas ou 600 kg, precisa ser projetado. Para tanto, al-guns parâmetros deverão ser dimensionados. O motor será ligado à rede elétrica que fornece 220 volts de tensão. O eleva-dor deve subir 10 andares, em torno de 30 metros, a uma ve-locidade constante de 4 metros por segundo. Para fazer uma estimativa simples de potência necessária e da corrente que

Page 13: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

13

módulo 1

1

deve ser fornecida ao motor do elevador para ele operar com lotação máxima, considere que a tensão seja contínua, que a aceleração da gravidade vale 10 m/s2 e que o atrito pode ser desprezado. Nesse caso, para um elevador lotado, a potência média de saída do motor do elevador e a corrente elétrica máxima que passa no motor serão respectivamente de

a) 240 kW e 1090 A.b) 24 kW e 109 A. c) 32 kW e 145 A. d) 56 kW e 255 A. e) 180 kW e 818 A.

40. Considere o equilíbrio químico abaixo:

H2PO

4(aq) + NH

3(aq) D HPO

4(aq) + NH

4(aq)

Cristais de cloreto de amônio são adicionados a uma solu-ção aquosa contendo as espécies presentes no equilíbrio. Após a dissolução total do sal e o restabelecimento de uma nova situação de equilíbrio, é correto afirmar, sobre as concentrações das espécies nesse novo equilíbrio, que

a) há diminuição da concentração de NH4

b) elas não se alteraram, pois as concentrações são cons-tantes.

c) há um aumento da concentração de H2PO

4

d) há diminuição da concentração de NH3

e) há um aumento da concentração de HPO4

41. (enem-mec) Um paciente deu entrada em um pronto--socorro apresentando os seguintes sintomas: cansaço, dificuldade em respirar e sangramento nasal. O médico solicitou um hemograma ao paciente para definir um diagnóstico. Os resultados estão dispostos na tabela:

constituinte número normal Paciente

Glóbulosvermelhos

4,8 milhões/mm3 4 milhões/mm3

Glóbulosbrancos

(5 000 - 10 000)/mm3 9 000/mm3

Plaquetas (250 000 - 400 000)/mm3 200 000/m3

Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com os resultados de seu hemograma, constata-se que

a) a dificuldade respiratória ocorreu pela quantidade de plaquetas, que são responsáveis pelo transporte de oxi-gênio no sangue.

b) o sangramento nasal é devido à baixa quantidade de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação san-guínea.

c) o cansaço ocorreu em função da quantidade de glóbu-los brancos, que são responsáveis pela coagulação san-guínea.

d) a dificuldade respiratória ocorreu da baixa quantidade de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pela de-fesa imunológica.

e) o sangramento nasal é decorrente da baixa quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pelo trans-porte de gases no sangue.

– 2– +

2–

42. (enem-mec – adaptada)

O metanol é um álcool que durante muitos anos, foi obtido unicamente pela destilação da madeira a seco e na ausência de ar, o que tornou o metanol conhecido como álcool de madeira. Hoje, a substância é obtida sinteticamente a partir do monóxido de carbono (processo carboquímico) ou por oxidação controla-da do metano (processo petroquímico).

A principal aplicação do metanol é como solvente em inú-meras reações industriais, além de ser muito útil na produção de polímeros sintéticos, como, por exemplo, o plástico e a fórmica. Esse composto também pode ser utilizado como combustível em motores a explosão, como é o caso dos aeromodelos e al-guns carros de corrida.

Já há algum tempo, no Brasil, o metanol foi empregado como combustível de veículos e como aditivo da gasolina, subs-tituindo o etanol. No entanto, sua utilização como combustível apresenta algumas inconveniências: é altamente corrosivo a aços, possui um elevado grau de toxidez e de inflamabilidade e, em caso de incêndio, produz chamas quase invisíveis, o que di-ficulta a ação de apagar o fogo. Por outro lado, o metanol é um importante substituto da gasolina, porque sua combustão é mais completa, o que diminui os níveis de poluição atmosférica, além de não produzir óxidos de enxofre.

Disponível em: <http://www.infoescola.com/compostos-

quimicos/metanol/>. Acesso em: 26 maio 2013.

A produção do metanol a partir do gás natural metano, de acordo com a reação abaixo,

2 CH4(g)

+ O2(g)

→ 2 CH3OH(l)

e considerando as equações termoquímicas

CH4(g)

+ H2O

(g) → CO

(g) + 3 H

2(g) ∆Ho = + 206,1 kJ

2 H2(g)

+ CO(g)

→ CH3OH

(l) ∆Ho = – 128,3 kJ

2 H2(g)

+ O2(g)

→ 2 H2O

(g) ∆Ho = – 483,6 kJ

e seus conhecimentos, são verdadeiras as afirmações:

I. Entalpia de combustão de uma substância é o calor liberado na reação de combustão completa de 1 mol dessa substância, a 25 °C e 1 atm.

II. Uma reação exotérmica possui variação de entalpia pa-drão negativa.

III. Fusão e vaporização são exemplos de processos en-dotérmicos, enquanto solidificação e liquefação são exemplos de processos exotérmicos.

IV. O calor de formação de 2 mols de metanol a partir do metano e do oxigênio a 25 °C e 1 atm é igual a – 328 kJ.

V. Considerando a reação de formação do metanol a partir de metano e de oxigênio a 25 °C e 1 atm, ao aquecer o sistema, favorece-se a produção de metanol, pois essa reação é exotérmica.

a) Apenas II e Vb) I, II e IVc) I, III e IVd) I, III e Ve) II, III e IV

Page 14: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

14

módulo 1

1

43. Uma das consequências do acidente nuclear ocorrido no Japão em março de 2011, foi o vazamento de isótopos radioativos que podem aumentar a incidência de certos tumores glandulares. Para minimizar essa probabilidade, foram prescritas pastilhas de iodeto de potássio à popula-ção mais atingida pela radiação.

Suponha que, em alguns dos locais atingidos pela radiação, as pastilhas disponíveis continham, cada uma, 5 · 10–4 mol de iodeto de potássio, sendo a dose prescrita por pessoa de 33,2 mg por dia. Em razão disso, cada pastilha teve de ser dissolvida em água, formando 1 L de solução. O vo-lume da solução preparada que cada pessoa deve beber para ingerir a dose diária prescrita de iodeto de potássio corresponde, em mililitros, a

Dados: K = 39; I = 127.

a) 1000 b) 200 c) 400 d) 600 e) 800

44. (enem-mec)

Um motor só poderá realizar trabalho se receber uma quantidade de energia de outro sistema. No caso, a energia armazenada no combustível é, em parte, liberada durante a combustão para que o aparelho possa funcionar. Quando o motor funciona, parte da energia convertida ou transforma-da na combustão não pode ser utilizada para a realização de trabalho. Isso significa dizer que há vazamento da energia em outra forma.

CARVALHO, A. X. Z. Física térmica.

Belo Horizonte: Pax, 2009 (adaptado).

De acordo com o texto, as transformações de energia que ocorrem durante o funcionamento do motor são decor-rentes da

a) utilização de energia potencial do combustível ser in-controlável.

b) liberação de calor dentro do motor ser impossível. c) realização de trabalho pelo motor ser incontrolável.d) conversão integral de calor em trabalho ser impossível.e) transformação de energia térmica em cinética ser im-

possível

45. Sequências de DNA, codificantes ou não, têm sido mui-to utilizadas no melhoramento genético vegetal e animal para marcar um gene de interesse. Uma das vantagens desses marcadores moleculares é que eles acompanham o gene de interesse ao longo de várias gerações. Essa van-tagem baseia-se em uma das leis de Mendel. Qual é essa lei e qual sua relação com a meiose?

a) Segunda lei de Mendel, que afirma que os pares de alelos localizados em cromossomos não homólogos se distribuem independentemente na formação de ga-metas na Metáfase II.

b) Segunda lei de Mendel, que afirma que os pares de alelos localizados em cromossomos não homólogos se distribuem independentemente na formação de ga-metas na Metáfase I.

c) Primeira lei de Mendel, que afirma que cada caractere é determinado por um par de alelos que se separam inde-pendentemente na formação de gametas na Metáfase I.

d) Segunda lei de Mendel, que afirma que os pares de alelos localizados em cromossomos não homólogos se distribuem independentemente na formação de ga-metas na Anáfase II.

e) Primeira lei de Mendel, que afirma que cada caractere é determinado por um par de alelos que se separam inde-pendentemente na formação de gametas na Anáfase I.

46. Durante uma aula experimental em um laboratório, o pro-fessor pede para um aluno projetar a imagem da chama de uma vela sobre um anteparo. Para realizar essa tarefa ele po-derá escolher um único objeto do conjunto a seguir:

I. espelho planoII. espelho côncavoIII. espelho convexoIV. lente biconvexaV. lente bicôncava

Desse conjunto, os possíveis objetos que permitem ao aluno realizar a tarefa com sucesso são: a) III e V.b) somente I. c) somente II. d) I, II e IV.e) II e IV.

47. A figura ilustra, fora de escala, a ocorrência de um eclip-se do Sol em determinada região do planeta Terra. Esse evento ocorre quando estiverem alinhados o Sol, a Terra e a Lua, funcionando, respectivamente, como fonte de luz, anteparo e obstáculo.

luaterra

sol

J. Rodriguez. Observatório Astronômico de Mallorca.

Para que possamos presenciar um eclipse solar, é preciso que estejamos numa época em que a Lua esteja na fase

a) Minguante, apenas. b) Nova ou Cheia. c) Minguante ou Crescente. d) Cheia, apenas. e) Nova, apenas.

Page 15: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

15

módulo 1

1

48.

Em uma indústria do Estado de São Paulo que produz ácido sulfúrico 98% a partir da queima de enxofre elementar, com capa-cidade de produção inicial de 600 toneladas por dia, ocorreu uma emissão de gás dióxido de enxofre (SO

2). Essa emissão de gás ul-

trapassou as fronteiras da fábrica de ácido sulfúrico e atingiu a po-pulação do entorno. Várias pessoas apresentaram agravos à saúde relacionados ao caso, como irritação das vias aéreas, desmaios, vô-mitos e enjoos, demandando atendimento hospitalar de emergên-cia em hospitais da região. Também foram acionados o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros.

Júnior, L.M.; Lorenzi, R.L. Revista brasileira de saúde

ocupacional. São Paulo: 32(116): 31-37, 2007. (Adaptado)

Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas.

I. Queima do enxofre elementar pode ser representada pela equação química: S + O

2 → SO

2.

II. SO2 reage com a água formando o ácido sulfúrico.

III. A molécula de SO2 é apolar devido à sua geometria.

IV. SO2 deve ser transformado em SO

3 durante o processo

de produção do ácido sulfúrico.V. Enxofre encontra-se em duas formas alotrópicas: o or-

torrômbico e o monoclínico.

Assinale a alternativa correta.

a) II, III e V d) I, IV e Vb) I, II e V a) II, III e IVc) I, III e V

49. (enem-mec – adaptada) Leia e responda.

Quando a pele está bem hidratada, ela adquire boa elastici-dade e aspecto macio e suave; em contrapartida, quando está ressecada, perde sua elasticidade e se apresenta opaca e áspera.

Existem fatores que provocam o ressecamento da pele, como o vento, clima, sol, frio, sabonetes e envelhecimento natu-ral que fazem com que a quantidade de água existente na pele se evapore com mais facilidade. Esses processos alteram a sensi-bilidade da pele, deixando-a frágil às irritações e comprometida quanto às suas funções protetoras.

Para evitar o ressecamento da pele é necessário consumir no mínimo dois litros de água por dia, utilizar hidratantes umec-tantes feitos geralmente à base de glicerina e polietilenoglicol que conseguem reter a água na pele, protegê-la das agressões climáticas e solares, usar o mínimo de sabonete possível, princi-palmente nas áreas em que o ressecamento é mais provável e evitar produtos com álcool na composição.

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/saude/

hidratacao-pele.htm>. Acesso em: 28 jun. 2013.

HO OH OH

H2C CH CH

2glicerina

HO CH2 CH

2 [O CH

2 CH

2]

n O CH

2 CH

2 OH

polietilenoglicol

Analisando a estrutura molecular dos compostos gliceri-na e polietilenoglicol usados nos hidratantes, é possível entender que a retenção de água na superfície da pele promovida por estes compostos é consequência da inte-ração dos grupos hidroxila dos agentes umectantes com a umidade contida no ambiente por meio de:

a) ligações de hidrogênio.b) ligações iônicas.c) forças de London.d) ligações covalentes.e) forças dipolo-dipolo.

50. (enem-mec) A utilização de células-tronco do próprio in-divíduo (autotransplante) tem apresentado sucesso como terapia medicinal para a regeneração de tecidos e órgãos cujas células perdidas não têm capacidade de reprodução, principalmente em substituição aos transplantes, que cau-sam muitos problemas devido à rejeição pelos receptores.

O autotransplante pode causar menos problemas de re-jeição quando comparado aos transplantes tradicionais, realizados entre diferentes indivíduos. Isso porque as

a) células provenientes de transplantes convencionais

não se reproduzem dentro do corpo do receptor. b) células-tronco se mantêm indiferenciadas após sua in-

trodução no organismo do receptor. c) células provenientes de transplantes entre diferentes

indivíduos envelhecem e morrem rapidamente. d) células-tronco, por serem doadas pelo próprio indivíduo

receptor, apresentam material genético semelhante. e) células transplantadas entre diferentes indivíduos se di-

ferenciam em tecidos tumorais no receptor.

51. (enem-mec) Os seres vivos apresentam diferentes ciclos de vida, caracterizados pelas fases nas quais gametas são produzidos e pelos processos reprodutivos que resultam na geração de novos indivíduos.

Considerando-se um modelo simplificado padrão para geração de indivíduos viáveis, a alternativa que correspon-de ao observado em seres humanos é:

a)

Esporófito(2n)

Gametas(n)

Zigoto(2n)

Esporos(n)

Gametófito(n)fecundação

meiose

b)

Organismo adulto(2n)

Gametas(n)

Zigoto(n) fecundação

meiose

mitose

Page 16: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

16

módulo 1

1

c)

Organismo adulto(2n)

Gametas(n)

Zigoto(2n) fecundação

mitose

meiose

d)

Organismo adulto(2n)

Gametas(n)

Zigoto(2n) fecundação

meiose

mitose

e)

Organismo adulto(2n)

Gametas(n)

Zigoto(n) fecundação

mitose

meiose

52. (enem-mec)

Anemia Falciforme é uma das doenças hereditárias mais prevalentes no Brasil, sobretudo nas regiões que receberam maciços contingentes de escravos africanos. É uma alteração genética, caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante designada por hemoglobina S. Indivíduos com essa doença apresentam eritrócitos com formato de foice, daí o seu nome. Se uma pessoa recebe um gene do pai e outro da mãe para produ-zir a hemoglobina S ela nasce com um par de genes SS e assim terá a Anemia Falciforme. Se receber de um dos pais o gene para hemoblobina S e do outro o gene para hemoglobina A ela não terá doença, apenas o Traço Falciforme (AS), e não precisará de tratamento especializado. Entretanto, deverá saber que se vier a ter filhos com uma pessoa que também herdou o traço, eles poderão desenvolver a doença.

Disponível em: <http://www.opas.org.br>.

Acesso em: 02 maio 2009 (adaptado).

Dois casais, ambos membros heterozigotos do tipo AS para o gene da hemoglobina, querem ter um filho cada. Dado que um casal é composto por pessoas negras e o outro por pessoas brancas, a probabilidade de ambos os casais terem filhos (um para cada casal) com Anemia Fal-ciforme é igual a a) 25,00%. b) 5,05%. c) 6,25%. d) 10,25%. e) 18,05%.

53. Um corpo de massa igual a 4 kg é submetido à ação si-multânea e exclusiva de duas forças constantes de inten-sidades iguais a 4 N e 6 N, respectivamente. O maior valor possível para a aceleração desse corpo é de

a) 2,5 m/s² b) 10,0 m/s² c) 6,5 m/s² d) 4,0 m/s² e) 3,0 m/s²

54. Leia o texto e escolha a alternativa correta.

Diz a lenda que, por volta de 2737 a.C., o imperador chi-nês Shen Nong, conhecido por suas iniciativas como cientista, lançou a ideia de que beber água fervida seria uma medida higiênica. Durante uma viagem, deixou cair, acidentalmente, algumas folhas de uma planta na água que estava sendo fervi-da. Ficou encantado com a mistura, bebeu-a e achou-a muito refrescante. O chá tinha sido criado. O hábito de tomar chá foi introduzido na Inglaterra, pela portuguesa Catarina de Bragan-ça, filha de D. João IV de Portugal, que casou com Carlos II, da Inglaterra, em 1662.

Fonte: http://www.copacabanarunners.net/

chas.html acessado em 03/09/2006.

A preparação do chazinho nos dias frios pode ser um exemplo de um processo químico de separação de subs-tâncias. Ao ser colocado um saquinho de chá em uma xí-cara com água quente, ocorre o processo de:

a) Cristalização e filtração de substâncias. b) Extração e sublimação de substâncias. c) Extração e destilação de substâncias. d) Destilação e sublimação de substâncias. e) Filtração e cristalização de substâncias.

55. (enem-mec) Leia o texto e responda.

Os freios ABS são uma importante medida de segurança no trânsito, os quais funcionam para impedir o travamento das rodas do carro quando o sistema de freios é acionado, liberando as rodas quando estão no limiar do deslizamento. Quando as rodas travam, a força de frenagem é governada pelo atrito cinético.

As representações esquemáticas da força de atrito fat

entre os pneus e a pista, em função da pressão p aplicada no pedal de freio, para carros sem ABS e com ABS, respecti-vamente, são

a)

fat

p

fat

p

Page 17: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

17

módulo 1

1

b)

fat

p

fat

p

c)

fat

p

fat

p

d)

fat

p

fat

p

e)

fat

p

fat

p

56. (enem-mec)

Há quatro séculos alguns animais domésticos foram intro-duzidos, na Ilha da Trindade, como “reserva de alimento”. Porcos e cabras soltos davam boa carne aos navegantes de passagem, cansados de tanto peixe no cardápio. Entretanto, as cabras con-sumiram toda a vegetação rasteira e ainda comeram a casca dos arbustos sobreviventes. Os porcos revolveram raízes e a terra na busca de sementes. Depois de consumir todo o verde, de vol-ta ao estado selvagem, os porcos passaram a devorar qualquer coisa: ovos de tartarugas, de aves marinhas, caranguejos e até cabritos pequenos.

Com base nos fatos acima, pode-se afirmar que

a) a introdução desses animais domésticos trouxe, com o passar dos anos, o equilíbrio ecológico.

b) o ecossistema da Ilha da Trindade foi alterado, pois não houve uma interação equilibrada entre os seres vivos.

c) a principal alteração do ecossistema foi a presença dos homens, pois animais nunca geram desequilíbrios no ecossistema.

d) o desequilíbrio só apareceu quando os porcos começa-ram a comer os cabritos pequenos.

e) o aumento da biodiversidade, a longo prazo, foi favore-cido pela introdução de mais dois tipos de animais na ilha.

57.

análise “indica fortemente” que nova partícula é bóson de Higgs, diz cern

A análise de traços de uma partícula elementar descoberta no Grande Colisor de Hádrons (LHC), em junho de 2012, “indica fortemente” que é o tão esperado bóson de Higgs, informou o centro de pesquisa física europeu (Cern, na sigla em francês), em março de 2013.

O comunicado, porém, sobre as recentes descobertas, a partir de vasto volume de dados reunidos durante três anos de colisões no LHC, não afirma ter sido definitivamente descoberto o bóson, que se acredita que dá massa às partículas.

As experiências são realizadas no Grande Colisor de Hádrons, maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo – um tubo circular de 27 quilômetros de perímetro, enterrado 100 metros abaixo do solo, sob a fronteira franco-suíça.

Disponível em:<http://www.folha.uol.com.br>.

Acesso em: 29 maio 2013.

No esquema a seguir, as linhas ilustram as possíveis inte-rações entre as diversas partículas elementares conheci-das (note que algumas são capazes de interagir consigo mesmas).

léptons

fóton bósons glúons

bóson de Higgs

quarks

H

g

qe µ t

γ W

Ve Vµ V

t

Z

força fraca

Considerando que o bóson de Higgs – de acordo com o texto do noticiário – seja responsável pela geração de massa das demais partículas que interagem com o Higgs, conclui-se que

a) somente os bósons da força fraca não tem massa.b) somente o fóton não tem massa.c) somente os quarks não tem massa. d) o fóton e os glúons não tem massa.e) os léptons e os quarks não tem massa.

Page 18: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

18

módulo 1

1

lingUagens, códigos e sUas tecnologias

58. (enem-mec)

millenium goals

1

5

2

6

3

7

4

8

EradicatEExtrEmE PoVErty

and HungEr

imProVE matErnalHEaltH

rEducEcHild mortality

a globalPartnErsHiP for

dEVEloPmEnt

PromotE gEndErEquality and

EmPoWEr WomEn

EnsurEEnVironmEntalsustainability

acHiEVE uniVErsalPrimary Education

combat HiV/aids,malaria and otHEr

disEasEs

Disponível em: <http://www.chris-alexander.co.uk/1191>.

Acesso em: 28 jul. 2010 (adptado).

Definidas pelos países membros da Organização das Na-ções Unidas e por organizações internacionais, as metas de desenvolvimento do milênio envolvem oito objetivos a serem alcançados até 2015. Apesar da diversidade cultu-ral, esses objetivos, mostrados na imagem, são comuns ao mundo todo, sendo dois deles: a) A garantia da sustentabilidade ambiental e o combate

ao trabalho infantil. b) O combate a AIDS e a melhoria do ensino universitário. c) A redução da mortalidade adulta e a criação de parce-

rias globais. d) A promoção da igualdade de gêneros e a erradicação

da pobreza. e) A parceria global para o desenvolvimento e a valoriza-

ção das crianças.

59. (enem-mec)

crystal Ball

Come see your life in my crystal glass –– Twenty-five cents is all you payLet me look into your past –Here’s what you had for lunch today:Tuna salad and mashed potatoes,Collard greens pea soup and apple juice,Chocolate milk and lemon mousse.You admit I’ve got told it all?Well, I know it, I confess,Not by looking, in my ball,But just by looking at your dress.

SILVERSTEIN, S. Falling up. New York: Harper Collins Publishers, 1996.

A curiosidade a respeito do futuro pode exercer um fascí-nio peculiar sobre algumas pessoas, a ponto de colocá-las em situações inusitadas. Na letra da música Crystal Ball, essa situação fica evidente quando é revelado à pessoa que ela

a) encontrou uma moeda. b) recebeu uma boa notícia. c) ganhou um colar de pedras.

d) se sujou durante o almoço. e) comprou vestidos novos.

60. (enem-mec)

©Dave Wlaker weblogcartoons.com

Os aparelhos eletrônicos contam com um número cada vez maior de recursos. O autor do desenho detalha os dife-rentes acessórios e características de um celular e, a julgar pela maneira como os descreve, ele

a) julga essencial a presença de editores de textos nos ce-lulares, pois ele pode concluir seus trabalhos pendentes fora do escritório.

b) prefere os aparelhos celulares com flip, mecanismo que se dobra, estando as teclas protegidas contra eventuais danos.

c) apresenta uma opinião sarcástica com relação aos apa-relhos celulares repletos de recursos adicionais.

d) escolhe seus aparelhos celulares conforme o tamanho das teclas, facilitando o manuseio.

e) acredita que o uso de aparelhos telefônicos portáteis seja essencial para que a comunicação se dê a qualquer instante.

61. (enem-mec)

Viva la Vida

I used to rule the worldSeas would rise when I gave the wordNow in the morning and I sleep aloneSweep the streets I used to own

I used to roll the diceFeel the fear in my enemy’s eyesListen as the crowd would sing“Now the old king is dead! Long live the king!”

Page 19: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

19

módulo 1

1

One minute I held the keyNext the walls were closed on meAnd I discovered that my castles standUpon pillars of salt and pillars of sand[…]

MARTIN, C. Viva la vida, Coldplay. In: Viva la vida

or Death and all his friends. Parlophone, 2008.

Letras de músicas abordam temas que, de certa forma, po-dem ser reforçados pela repetição de trechos ou palavras. O fragmento da canção Viva la vida, por exemplo, permite conhecer o relato de alguém que

a) tinha a chave para todos os castelos nos quais desejava morar.

b) costumava ter o mundo aos seus pés e, de repente, se viu sem nada.

c) almeja o título de rei e, por ele, tem enfrentado inúme-ros inimigos.

d) causa pouco temor a seus inimigos, embora tenha mui-to poder.

e) limpava as ruas e, com seu esforço, tornou-se rei de seu povo.

62. (enem-mec)

Aproveitando-se de seu status social e da possível influên-cia sobre seus fãs, o famoso músico Jimi Hendrix associa, em seu texto, os termos love, power e peace para justificar sua opinião de que

a) a paz será alcançada quando a busca pelo poder deixar de existir.

b) a paz tem o poder de aumentar o amor entre os homens.

c) o amor pelo poder dever ser menor do que o poder do amor.

d) o poder deve ser compartilhado entre aqueles que se amam.

e) o amor pelo poder é capaz de desunir cada vez mais as pessoas.

63. (enem-mec)

!Brincando!

KangaROOS llega a México con diseños atléticos, pero muy fashion. Tienen un toque vintage con diferentes formas y com-binaciones de colores. Lo más cool de estos tenis es que tienen bolsas para guardar llaves o dinero.

Son ideales para hacer ejercicio y con unos jeans obtendrás un look urbano.

Revista Glamour Latinoamérica. México, mar. 2010.

O texto publicitário utiliza diversas estratégias para enfa-tizar as características do produto que pretende vender. Assim, no texto, o uso de vários termos de outras línguas, que não a espanhola, tem a intenção de

a) enfatizar o conhecimento de mundo do autor do texto.

b) atrair a atenção do público alvo dessa propaganda. c) popularizar a prática de exercícios esportivos. d) agradar aos compradores ingleses desse tênis. e) incentivar os espanhóis a falarem outras línguas,

64. (enem-mec)

Ágatha... Estoy viviendoun tórrido romance con

mi maestra: rudaVinagretti...

mirá... todos los días le mandouna carta de amor y ella mela devuelve con marcas de

rouge...

no, gaturro... ¡¡son loserrores de ortografíacorregidos en rojo!!

disculpame.. ¿y ellasabe que está viviendoun romance con vos?

¡¡PEro, Por faVor!

Disponível em: <www.gaturro.com>. Acesso em: 10 ago. 2010.

O gênero textual história em quadrinhos pode ser usado com a intenção de provocar humor. Na tira, o cartunista Nik atinge o clímax dessa intenção quando

a) congela a imagem de Ágatha, indicando seu desinte-resse pela situação vivida por Gaturro.

b) apresenta, já no primeiro quadro, a contradição de hu-mores nas feições da professora e do aluno.

c) sugere, com os pontos de exclamação, a entonação in-crédula de Gaturro em relação à pergunta de Ágatha.

Page 20: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

20

módulo 1

1

d) compõe um cenário irreal em que uma professora não percebe no texto de um aluno sua verdadeira intenção.

e) aponta que Ágatha desconstrói a ideia inicial de Gatur-ro a respeito das reais intenções da professora.

65. (enem-mec)

los animales

En la Unión Europea desde el 1° de octubre de 2004 el uso de un pasaporte es obligatorio para os animales que viajan con su dueño en cualquier compañia.

AVISO ESPECIAL: en España los animales deben haber sido vacunados contra la rabia antes de su dueño solicitar la docu-mentación. Consultar a un veterinario.

Disponível em: <http://www.agencedelattre.com>.

Acesso em: 2 maio 2009 (adaptado).

De acordo com as informações sobre aeroportos e es-tações ferroviárias na Europa, uma pessoa que more na Espanha e queira viajar para a Alemanha com o seu ca-chorro deve

a) vacinar o animal e depois solicitar o passaporte dele. b) consultar as autoridades para verificar a possibilidade

de viagem. c) ter um certificado especial tirado em outubro de 2004. d) tirar o passaporte do animal e logo vaciná-lo. e) vacinar o animal contra todas as doenças.

66. (enem-mec)

Dejar de fumar engorda, pero seguir haciéndolo, también. Esa es la conclusión a la que han llegado investigadores de la Universidad de Navarra que han hecho un seguimiento de 7.565 personas durante 50 meses. Los datos “se han ajustado por edad, sexo, índice de masa corporal inicial y estilo de vida”, ha explicada el director del ensayo, Javier Basterra-Gortari, por lo que “el único factor que queda es el tabaquismo”. El estudio se ha publicado en la Revista Española de Cardiología.

“El tabaco es un anorexígeno [quita el apetito], y por eso las personas que dejan de fumar engordan”, añade Basterra-Gortari. Eso hace mucho más relevante el hallazgo del estudio. Puesto en orden, los que más peso ganan son los que dejan de fumar, luego, los que siguen haciéndolo, y, por ultimo, los que nunca han fumado, indica el investigador. “Por eso lo mejor para man-tener una vida saludable es no fumar nunca”, añade.

BENTO. E. Disponível em: <http:www.elpais.com/articulo/sociedad>.

Acesso em: 23 abr. 2010 (fragmento).

O texto jornalístico caracteriza-se basicamente por apre-sentar informações a respeito dos mais variados assuntos, e seu título antecipa o tema que será tratado. Tomando como base o fragmento, qual proposição identifica o tema central e poderia ser usada como título?

a) Tabagismo como fator de emagrecimento. b) Estilo de vida interfere no ganho de peso. c) Estudo mostra expectativa de vida dos fumantes.

d) Pessoas que fumam podem se tornar anoréxicas. e) Fumantes engordam mais que não fumantes.

67. (enem-mec)

El Camino de la lengua nos lleva hasta el siglo X, época en la que aparecen las Glosas Emilianenses en el monasterio de Suso en San Millán (La Rioja). Las Glosas Emilianenses están consideradas como el testimonio escrito más antiguo del castellano. Paso a paso y pueblo a pueblo, el viajero llegará al siglo XV para asistir al naci-miento de la primera Gramática de la Lengua Castellana, la de Ne-brija. Más tarde, escritores como Miguel de Cervantes, Calderón de la Barca, Miguel de Unamuno, Santa Teresa de Jesús o el contem-poráneo Miguel Delibes irán apareciendo a lo largo del itinerario.

Pero la literatura no es el único atractivo de este viaje que acaba de comenzar.

Nuestra ruta está llena de palacios, conventos, teatros y res-taurantes. La riqueza gastronómica de esta región es algo que el viajero debe tener muy en cuenta.

Revista Punto y Coma. Espanha, n.9, nov./dez. 2007.

O “Camino de la lengua”, um percurso para turistas na Espanha, conduz o viajante por um roteiro que, além da temática original sobre a língua e a literatura espanholas, envolve também os aspectos

a) arquitetônicos e gastronômicos. b) turísticos e místicos. c) culturais e educacionais. d) históricos e de enriquecimento. e) literários e de conflito religioso.

68. (enem-mec)

O grito, Edvard Munch, 1893

O quadro O grito, de Edvard Munch é uma das mais re-presentativas obras expressionistas. Nele o artista expressa seus sentimentos ou sua forma de ver a realidade. Na ima-gem essa realidade é distorcida

a) nos elementos que representam o ser humano, signifi-cando o estado de espírito do artista.

Page 21: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

21

módulo 1

1

b) nos elementos da natureza, representando o modo como o artista vê o mundo que o cerca

c) nos elementos concretos, como a ponte e as pessoas, representando a aceitação do mundo tal qual ele é.

d) no corpo do indivíduo que está em primeiro plano, re-presentando o próprio artista em seu estado de angústia.

e) no indivíduo e nos elementos da natureza, representan-do o estado de espírito do indivíduo e consequente-mente o modo como ele vê o mundo.

69. (enem-mec)

e-mail com hora programada

Agende o envio de e-mails no Thunderbird com a extensão SendLater

Nem sempre é interessante mandar um e-mail na hora. Há situações em que agendar o envio de uma mensagem é útil, como em datas comemorativas ou quando o e-mail serve para lembrar o destinatário de algum evento futuro. O Thunderbird, o ótimo cliente de e-mail do grupo Mozilla, conta com uma ex-tensão para esse fm. Trata-se do SendLater. Depois de instalado, ele cria um item no menu de criação de mensagens que permite marcar o dia e a hora exatos para o envio do e-mail. Só há um ponto negativo: para garantir que a mensagem seja enviada na hora, o Thunderbird deverá estar em execução. Senão, ele man-dará o e-mail somente na próxima vez que for rodado.

Disponível em: <http://info.abril.com.br>.

Acesso em: 18 fev. 2012 (adaptado).

Considerando-se a função do SendLater, o objetivo do au-tor do texto E-mail com hora programada é

a) divulgar um produto ampliador da funcionalidade de um recurso comunicativo.

b) eliminar os entraves no envio de mensagens via e-mail. c) viabilizar a aquisição de conhecimento especializado

pelo usuário. d) permitir a seleção dos destinatários dos textos enviados. e) controlar a quantidade de informações constantes do

corpo do texto.

70. (enem-mec)

Lugar de mulher também é na oficina. Pelo menos nas oficinas dos cursos da área automotiva fornecidos pela Prefei-tura, a presença feminina tem aumentado ano a ano. De cinco mulheres matriculadas em 2005, a quantidade saltou para 79 alunas inscritas neste ano nos cursos de mecânica automotiva, eletricidade veicular, injeção eletrônica, repintura e funilaria. A presença feminina nos cursos automotivos da Prefeitura — que são gratuitos — cresceu 1.480% nos últimos sete anos e tem aumentado ano a ano.

Disponível em:<www.correiodeuberlandia.com.br>.

Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).

Na produção de um texto, são feitas escolhas referentes a sua estrutura, que possibilitam inferir o objetivo do autor.

Nesse sentido, no trecho apresentado, o enunciado “Lu-gar de mulher também é na oficina” corrobora o objetivo textual de

a) distorcer o sentido da frase “lugar de mulher é na cozinha”. b) demonstrar que a situação das mulheres mudou na so-

ciedade contemporânea. c) defender a participação da mulher na sociedade atual. d) comparar esse enunciado com outro: “lugar de mulher

é na cozinha”. e) criticar a presença de mulheres nas oficinas dos cursos

da área automotiva.

71. Texto para a próxima questão.

Amor é fogo que arde sem se ver,é ferida que dói, e não se sente;é um contentamento descontente,é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;é um andar solitário entre a gente;é nunca contentar-se de contente;é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;é servir a quem vence, o vencedor;é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favornos corações humanos amizade,se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís de Camões

O poema de Camões revela as contradições do amor, que muitas vezes se confunde com a paixão. Esta, dife-rentemente do amor, segundo especialistas em relacio-namentos

a) abriga mais que uma mistura de sentimentos inexpli-cáveis, e se mantém após a diminuição das emoções fortes.

b) leva a pessoa a emoções fortes. c) induz a pessoa a satisfazer o desejo sexual precocemente.d) faz com que a pessoa tenha o desejo de estar próximo

de quem ama.e) resulta na incapacidade de concentração, dores no es-

tômago ou dificuldade de comer.

72. Leia e responda.

O humanismo é ético. Afirma a dignidade do homem e o direito do indivíduo à maior liberdade de desenvolvimento pos-sível compatível com os direitos dos outros. [...]

É uma forma de viver, ambicionando à maior satisfação pessoal possível, através do cultivo de uma vivência ética e criativa.

União Humanista e Ética Internacional,

Declaração de Amsterdã, 1952, itens 3 e 5.

Page 22: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

22

módulo 1

1

Apesar de ter sido promulgada no século XX, a Declaração de Amsterdã mantem relação com o teatro de Gil Vicente, se for levado em conta que muitas de suas peças tratam da quebra dos padrões éticos. Uma das que fogem a essa regra, e na qual o próprio dramaturgo atuou, foi

a) a Farsa do Velho da Horta, em que um velho apaixona-do por uma jovem deixa-se extorquir por uma alcovitei-ra inescrupulosa.

b) o auto da Barca do inferno, no qual as personagens se deparam com um anjo que julga suas ações .

c) o Auto da Lusitana, onde Todo Mundo e Ninguém re-presentam duas classes de indivíduos de sua época.

d) o Auto da Visitação, apresentado diante da rainha e dos cortesãos, por ocasião do nascimento do príncipe D. João.

e) a Farsa de Inês Pereira, que trata de uma pequena--burguesa em busca da ascenção social através do ca-samento.

73.

texto i

retrato

Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: Em que espelho ficou perdida a minha face?

Cecília Meireles

texto ii

Dorothea Lange, Mãe migrante (1936)

O retrato de uma mulher que imigrou para os estados Uni-dos na primeira metade do século XX se harmoniza com o poema de Cecília Meireles. O conjunto de versos que me-lhor pode ser representado pela imagem como um todo é

a) Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: Em que espelho ficou perdida a minha face?

b) Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro,

c) nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.d) Eu não tinha estas mãos sem força,

tão paradas e frias e mortas;e) eu não tinha este coração que nem se mostra

74.

textoE à quinta-feira, pela manhã, fizemos vela e seguimos em

direitos à terra, indo os navios pequenos diante, por dezesse-te, dezesseis, quinze, catorze, treze, doze, dez e nove braças, até meia légua da terra, onde todos lançamos âncoras em frente à boca de um rio. Dali avistamos homens que andavam pela praia, obra de sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos, por chegarem primeiro. ... E o Capitão-mor mandou em terra no batel a Nicolau Coelho para ver aquele rio. E tanto que ele começou de ir para lá, acudiram pela praia homens, quando aos dois, quando aos três, de maneira que, ao chegar o batel à boca do rio, já ali havia dezoito ou vinte homens. Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijos sobre o batel; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os pousaram.

Ali não pôde deles haver fala, nem entendimento de pro-veito, por o mar quebrar na costa. Somente deu-lhes um barrete vermelho e uma carapuça de linho que levava na cabeça e um sombreiro preto. Um deles deu-lhe um sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha de penas vermelhas e par-das como de papagaio; e outro deu-lhe um ramal grande de continhas brancas, miúdas, que querem parecer de aljaveira, as quais peças creio que o Capitão manda a Vossa Alteza, e com isto se volveu às naus por ser tarde e não poder haver deles mais fala, por causa do mar.

Pero Vaz de Caminha, Carta do descobrimento

Na carta, Pero Vaz de Caminha relata ao rei D. Manuel o en-contro com os índios que habitavam o Brasil na época do descobrimento. Um navegante que chegasse na mesma região, nos dias de hoje, se depararia com os índios

a) Tupinambá de Olivença, que vivem no sul do estado da Bahia. Trata-se de uma área predominantemente de Mata Atlântica (Mata Higrófila Sul-Baiana) que vai até a costa marítima.

b) Truká, que habitam a Ilha da Assunção, no médio curso do rio São Francisco, município de Cabrobó.

c) Atikum, que vivem numa área que se localiza na região da serra das Crioulas e Umã, nos limites do atual muni-cípio de Carnaubeira da Penha, sertão de Pernambuco.

d) Pankar, localizados no oeste baiano, em região semi-ári-da à margem esquerda do Rio São Francisco, região que no passado era denominada de Além São Francisco.

e) Kiriri que vivem no norte do estado da Bahia, nos muni-cípios de Banzaê e Quijingue, em uma região de clima semi-árido, faixa de transição entre o agreste e a caatin-ga (“boca de caatinga”).

Page 23: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

23

módulo 1

1

75. Texto para a próxima questão.

senhora dona Bahia

Ninguém vê, ninguém fala, nem impugna, e é que, quem o dinheiro nos arranca, nos arranca as mãos, a língua, os olhos.

Esta mãe universal, esta célebre Bahia, que a seus peitos toma, e cria, os que enjeita Portugal.

Gregório de Matos Guerra, in Poemas escolhidos de Gregório

de Matos Guerra, São Paulo: Companhia da Letras, 2010.

Gregório de Matos Guerra, através da poesia satírica, de-nunciava a imoralidade que imperava em todas as ca-madas da sociedade em sua época. Dadas as condições atuais do país, seu poema poderia ser adequadamente interpretado através da charge

a)

b)

c)

d)

e)

76. Texto para a próxima questão.

Ondas do mar de Vigo,Se vistes meu amigo!E ai Deus, se verrá cedo!

Ondas do mar levado,Se vistes meu amadoE ai Deus, se verrá cedo!

Se vistes meu amigo,O porquê eu sospiro!E ai Deus, se verrá cedo!

Se vistes meu amado,Por quem hei gran cuidado!E ai Deus, se verrá cedo!

Martin Codax, século XIII

Page 24: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

24

módulo 1

1

A cantiga e a iluminura acima são exemplos de arte da Ida-de Média. Nelas os artistas procuram representar situações da época, as quais têm em comum

a) o regresso do marido da cruzada e a satisfação da mu-lher por seu retorno.

b) o fato de tratarem do mesmo tema, as cruzadas.c) a linguagem precisa registrando um fato do cotidiano.d) a comunicação entre a mulher e o marido, através de

um carta. e) o lamento da mulher pela ausência do amante, que se

engajou na cruzada.

77. (enem-mec)

o léxico e a cultura

Potencialmente, todas as línguas de todos os tempos po-dem candidatar-se a expressar qualquer conteúdo. A pesquisa linguística do século XX demonstrou que não há diferença qua-litativa entre os idiomas do mundo – ou seja, não há idiomas gramaticalmente mais primitivos ou mais desenvolvidos.

Entretanto, para que possa ser efetivamente utilizada, essa igualdade potencial precisa realizar-se na prática histórica do idioma, o que nem sempre acontece.

Teoricamente uma língua com pouca tradição escrita (como as línguas indígenas brasileiras) ou uma língua já ex-tinta (como o latim ou grego clássico) podem ser empregadas para falar sobre qualquer assunto, como, digamos, física quân-tica ou biologia molecular.

Na prática, contudo, não é possível, de uma hora para outra, expressar tais conteúdos em camaiurá ou latim, sim-plesmente porque não haveria vocabulário próprio para esses conteúdos. É perfeitamente possível desenvolver esse vocabu-lário especifico, seja por meio de empréstimos de outras lín-guas, seja por meio de criação de novos termos na língua em questão, mas tal tarefa não se realizaria em pouco tempo nem com pouco esforço.

BEARZOTI FILHO, P. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa.

Manual do professor. Curitiba: Positivo, 2004 (fragmento)

Estudos contemporâneos mostram que cada língua pos-sui sua própria complexidade e dinâmica de funciona-mento. O texto ressalta essa dinâmica, na medida em que enfatiza a) a atribuição de maior importância sociocultural às lín-

guas contemporâneas, pois permitem que sejam abor-dadas quaisquer temáticas, sem dificuldades.

b) a inexistência de conteúdo comum a todas as línguas, pois o léxico contempla visão de mundo particular es-pecífica de uma cultura.

c) a existência de língua limitadas por não permitirem ao falante nativo se comunicar perfeitamente a respeito de qualquer conteúdo.

d) a tendência a serem mais restritos o vocabulário e a gra-mática de línguas indígenas, se comprados com outras línguas de origem europeia.

e) a existência de diferenças vocabulares entre os idiomas, especificidades relacionadas à própria cultura dos falan-tes de uma comunidade.

78. Observe o quadro Negros no porão do navio, de Johannes Moritz Rugendas.

Negros no porão do navio negreiro.

O poeta Castro Alves e o pintor alemão Johannes Moritz Rugendas registraram de diferentes maneiras o drama dos ne-gros trazidos para o trabalho escravo. O quadro, pintado em 1835, mostra uma situação que se pode ver também nos versos

a) Se o velho arqueja, se no chão resvala, Ouvem-se gritos... o chicote estala. E voam mais e mais...

b) Era um sonho dantesco... o tombadilho Que das luzernas avermelha o brilho. Em sangue a se banhar.

c) Tinir de ferros... estalar de açoite... Legiões de homens negros como a noite, Horrendos a dançar...

d) Negras mulheres, suspendendo às tetas Magras crianças, cujas bocas pretas Rega o sangue das mães:

e) Outras moças, mas nuas e espantadas, No turbilhão de espectros arrastadas, Em ânsia e mágoa vãs!

79.

Buscando a cristo

A vós correndo vou, braços sagrados,Nessa cruz sacrossanta descobertosQue, para receber-me, estais abertos,E, por não castigar-me, estais cravados.

A vós, divinos olhos, eclipsadosDe tanto sangue e lágrimas abertos,Pois, para perdoar-me, estais despertos,E, por não condenar-me, estais fechados.

A vós, pregados pés, por não deixar-me,A vós, sangue vertido, para ungir-me,A vós, cabeça baixa, p’ra chamar-me

A vós, lado patente, quero unir-me,A vós, cravos preciosos, quero atar-me,Para ficar unido, atado e firme.

Gregório de Matos Guerra, in Poemas escolhidos de Gregório

de Matos Guerra, São Paulo: Companhia da Letras, 2010.

Page 25: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

25

módulo 1

1

A poesia barroca revela um intenso conflito espiritual, no qual o homem ora se sentia inclinado ao impulso carnal, ora ao ascetismo, o conforto espiritual. No poema de Gre-gório de Matos Guerra fica evidente

a) a intenção de ser flagelado para a expiação dos peca-dos, expressa no verso “A vós, cravos preciosos, quero atar-me,”.

b) o desejo urgente do perdão, sintetizado através da ex-pressão “a vós correndo vou”.

c) a transposição da culpa para Cristo, expressa no verso “A vós, pregados pés, por não deixar-me,”

d) o reconhecimento de que o indivíduo lutou contra o pe-cado mas foi derrotado, daí a necessidade da confissão.

e) a atitude de resignação e confissão, em que o indivíduo se compromete a abandonar as práticas pecaminosas.

80. (enem-mec)

VEJA QUANTOSTUBARÕES

ESTÃO SEGUINDOA GENTE!

É COMO SE ELESSOUBESSEM QUE ALGORUIM VAI ACONTECER!

HAGAR Dik Browne

BROWNE, D. Folha de S.Paulo, 13 ago. 2011.

As palavras e as expressões são mediadoras dos sentidos produzidos nos textos. Na fala de Hagar, a expressão é como se ajuda a conduzir o conteúdo enunciado para o campo da

a) impessoalidade, pois o personagem usa a terceira pes-soa para expressar o distanciamento dos fatos.

b) conformidade, pois as condições meteorológicas evi-denciam um acontecimento ruim.

c) reflexibilidade, pois o personagem se refere aos tuba-rões usando um pronome reflexivo.

d) condicionalidade, pois a atenção dos personagens é a condição necessária para a sua sobrevivência.

e) possibilidade, pois a proximidade dos tubarões leva à suposição do perigo iminente para os homens.

matemática e sUas tecnologias

81. (enem-mec) Leia o texto e responda.

O designer português Miguel Neiva criou um sistema de símbolos que permite que pessoas daltônicas identifiquem co-res. O sistema consiste na utilização de símbolos que identificam as cores primárias (azul, amarelo e vermelho). Além disso, a justa-posição de dois desses símbolos permite identificar cores secun-dárias (como o verde, que é o amarelo combinado com o azul). O preto e o branco são identificados por pequenos quadrados: o que simboliza o preto é cheio, enquanto o que simboliza o branco é vazio. Os símbolos que representam preto e branco também podem ser associados aos símbolos que identificam cores, significando se estas são claras ou escuras.

Folha de Sao Paulo. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br>.

Acesso em: 18 fev. 2012. (adaptado)

De acordo com o texto, quantas cores podem ser repre-sentadas pelo sistema proposto? a) 23 b) 14 c) 18 d) 20 e) 21

82. (enem-mec) João mora na cidade A e precisa visitar cinco clientes, localizados em cidades diferentes da sua. Cada trajeto possível pode ser representado por uma se-quência de 7 letras. Por exemplo, o trajeto ABCDEFA, infor-ma que ele saíra da cidade A, visitando as cidades B, C, D, E e F nesta ordem, voltando para a cidade A. Além disso, o número indicado entre as letras informa o custo do des-locamento entre as cidades. A figura mostra o custo de deslocamento entre cada uma das cidades.

A

B

E

FD

6

6

6

32

5

513

8

7

8 9 12

10

4 C

Como João quer economizar, ele precisa determinar qual o trajeto de menor custo para visitar os cinco clientes. Examinando a figura, percebe que precisa considerar so-mente parte das sequências, pois os trajetos ABCDEFA e AFEDCBA têm o mesmo custo. Ele gasta 1 min 30 s para examinar uma sequência e descartar sua simétrica, con-forme apresentado.

O tempo mínimo necessário para João verificar todas as sequências possíveis no problema é de

a) 360 min.b) 60 min. c) 90 min. d) 120 min. e) 180 min.

83. (enem-mec) Leia o texto e responda.

Em 20 de fevereiro de 2011 ocorreu a grande erupção do vulcão Bulusan nas Filipinas. A sua localização geográfica no glo-bo terrestre é dada pelo GPS (sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global) com longitude de 124° 3’ 0” a leste do Meridiano de Greenwich.

Dado: 1° equivale a 60’ e 1’ equivale a 60”.

PAVARIN, G. Galileu, fev. 2012 (adaptado)

Page 26: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

26

módulo 1

1

A representação angular da localização do vulcão com re-lação a sua longitude da forma decimal é

a) 124,50°. b) 124,02°. c) 124,05°. d) 124,20°. e) 124,30°.

84. (enem-mec) Estima-se que haja, no Acre, 209 espécies de mamíferos, distribuídas conforme a tabela a seguir.

grupos taxonômicos número de espécies

Artiodáctilos 4

Carnívoros 18

Cetáceos 2

Quirópteros 103

Lagomorfos 1

Marsupiais 16

Perissodáctilos 1

Primatas 20

Roedores 33

Sirênios 1

Edentados 10

Total 209

T & C Amazônia, ano 1, n. 3, dez. 2003.

Deseja-se realizar um estudo comparativo entre três des-sas espécies de mamíferos – uma do grupo Cetáceos, outra do grupo Primatas e a terceira do grupo Roedores. O número de conjuntos distintos que podem ser forma-dos com essas espécies para esse estudo é igual a

a) 7 245 b) 1 320. c) 2 080. d) 5 845. e) 6 600

85. (enem-mec) O código de barras, contido na maior parte dos produtos industrializados, consiste num conjunto de várias barras que podem estar preenchidas com cor escu-ra ou não. Quando um leitor óptico passa sobre essas bar-ras, a leitura de uma barra clara é convertida no número 0 e a de uma barra escura, no número 1. Observe a seguir um exemplo simplificado de um código em um sistema de código com 20 barras.

Se o leitor óptico for passado da esquerda para a direita irá ler: 01011010111010110001

Se o leitor óptico for passado da direita para a esquerda irá ler: 10001101011101011010

No sistema de código de barras, para se organizar o pro-cesso de leitura óptica de cada código, deve-se levar em consideração que alguns códigos podem ter leitura da esquerda para a direita igual à da direita para a esquerda, como o código 00000000111100000000, no sistema des-crito acima. Em um sistema de códigos que utilize apenas cinco barras, a quantidade de códigos com leitura da es-querda para a direita igual à da direita para a esquerda, desconsiderando-se todas as barras claras ou todas as escuras, é

a) 4.b) 14. c) 12. d) 8. e) 6.

86. (enem-mec)

A duração do efeito de alguns fármacos está relacionada à sua meia-vida, tempo necessário para que a quantidade original do fármaco no organismo se reduza à metade. A cada intervalo de tempo correspondente a uma meia-vida, a quantidade de fármaco existente no organismo no final do intervalo é igual a 50% da quantidade no início desse intervalo.

0 1 2 3 4 5 6 7

número de meias-vidas

% d

e fá

rmac

o no

org

anis

mo

90

70

50

30

10

100

80

60

40

20

0

O gráfico anterior representa, de forma genérica, o que acontece com a quantidade de fármaco no organismo humano ao longo do tempo.

F. D. Fuchs e Cher l. Wannma. Farmacologia clínica.

Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1992, p. 40.

A meia-vida do antibiótico amoxicilina é de 1 hora. Assim, se uma dose desse antibiótico for injetada às 12 h em um paciente, o percentual dessa dose que restará em seu or-ganismo às 13 h 30 min será aproximadamente de

Page 27: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

27

módulo 1

1

a) 50%.b) 10%. c) 15%.d) 25%.e) 35%.

87. (enem-mec) A rampa de um hospital tem na sua parte mais elevada uma altura de 2,2 metros. Um paciente ao caminhar sobre a rampa percebe que se deslocou 3,2 me-tros e alcançou uma altura de 0,8 metros.

A distância em metros que o paciente ainda deve cami-nhar para atingir o ponto mais alto da rampa é

a) 7,04 metros. b) 1,16 metros. c) 3,0 metros. d) 5,4 metros. e) 5,6 metros.

88. (enem-mec) O dono de uma farmácia resolveu colocar à vista do público o gráfico mostrado a seguir, que apre-senta a evolução do total de vendas (em Reais) de certo medicamento ao longo do ano de 2011.

vendas (R$)

mêsJan MaioMar Jul OutFev Jun SetAbr Ago Nov Dez

De acordo com o gráfico, os meses em que ocorreram, respectivamente, a maior e a menor venda absolutas em 2011 foram

a) junho e agosto.b) março e abril. c) março e agosto. d) agosto e setembro. e) junho e setembro.

89. (enem-mec) Maria quer inovar em sua loja de embalagens e decidiu vender caixas com diferentes formatos. Nas ima-gens apresentadas estão as planificações dessas caixas.

Quais serão os sólidos geométricos que Maria obterá a partir dessas planificações?

a) Cilindro, prisma e tronco de cone. b) Cilindro, prisma de base pentagonal e pirâmide. c) Cone, prisma de base pentagonal e pirâmide. d) Cone, tronco de pirâmide e prisma. e) Cilindro, tronco de pirâmide e prisma.

90. (enem-mec)

a vida na rua como ela é

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizou, em parceria com a ONU, uma pesquisa nacional sobre a população que vive na rua, tendo sido ouvi-das 31.922 pessoas em 71 cidades brasileiras. Nesse levanta-mento, constatou-se que a maioria dessa população sabe ler e escrever (74%), que apenas 15,1% vivem de esmolas e que, entre os moradores de rua que ingressaram no ensino superior, 0,7% se diplomou. Outros dados da pesquisa são apresentados nos quadros a seguir.

Por que vive na rua?

escolaridade

Alcoolismo/drogasDesemprego

Problemas familiaresPerda de moradia

Decepção amorosa

Superior completo ou incompletoMédio completo ou incompleto

Fundamental completo ou incompletoNunca estudaram

1,4%7,0%

15,1%58,7%

36%30%30%

20%

16%

Istoé, 07/05/2008, p. 21 (com adaptações).

No universo pesquisado, considere que P seja o conjunto das pessoas que vivem na rua por motivos de alcoolismo/drogas e Q seja o conjunto daquelas cujo motivo para vi-verem na rua é a decepção amorosa. Escolhendo-se ao acaso uma pessoa no grupo pesquisado e supondo-se que seja igual a 40% a probabilidade de que essa pessoa faça parte do conjunto P ou do conjunto Q, então a pro-babilidade de que ela faça parte do conjunto interseção de P e Q é igual a

a) 52%.b) 12%. c) 16%. d) 20%. e) 36%.

Page 28: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

28

módulo 1

1

rascunho

Page 29: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

29

módulo 1

1

ProPosta de redaÇão

(enem-mec) A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema o movimento imigra-tório para o Brasil no século XXi, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Ao desembarcar no Brasil, os imigrantes trouxeram muito mais do que o anseio de refazer suas vidas trabalhando nas lavouras de café e no início da indústria paulista. Nos séculos XIX e XX, os representantes de mais de 70 nacionalidades e etnias chegaram com o sonho de “fazer a América” e acabaram por contribuir ex-pressivamente para a história do país e para a cultura brasileira. Deles, o Brasil herdou sobrenomes, sotaques, costumes, comidas e vestimentas.

A história da migração humana não deve ser encarada como uma questão relacionada exclusivamente ao passado; há a neces-sidade de tratar sobre deslocamentos mais recentes.

Disponível em:<http://www.museudaimigracao.org.br>.

Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado).

acre sofre com invasão de imigrantes do Haiti

Disponível em: <http://mg1.com.br>. Acesso em: 19 jul. 2012.

Nos últimos três dias de 2011, uma leva de 500 haitianos en-trou ilegalmente no Brasil pelo Acre, elevando para 1400 a quan-tidade de imigrantes daquele país no município de Brasileia (AC). Segundo o secretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos do Acre, José Henrique Corinto, os haitianos ocuparam a praça da ci-dade. A Defesa Civil do estado enviou galões de água potável e alimentos, mas ainda não providenciou abrigo.

A imigração ocorre porque o Haiti ainda não se recuperou dos estragos causados pelo terremoto de janeiro de 2010. O primeiro grande grupo de haitianos chegou a Brasileia no dia 14 de janeiro de 2011. Desde então, a entrada ilegal continua, mas eles não são expulsos: obtêm visto humanitário e conseguem tirar carteira de trabalho e CPF para morar e trabalhar no Brasil.

Segundo Corinto, ao contrário do que se imagina, não são hai-tianos miseráveis que buscam o Brasil para viver, mas pessoas da classe média do Haiti e profissionais qualificados, como engenhei-ros, professores, advogados, pedreiros, mestres de obras e carpin-teiros. Porém, a maioria chega sem dinheiro.

Os brasileiros sempre criticaram a forma como os países euro-peus tratavam os imigrantes. Agora, chegou a nossa vez — afirma Corinto.

Disponível em: <http://www.dpf.gov.br.>

Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado).

trilha da costura

Os imigrantes bolivianos, pelo último censo, são mais de 3 milhões, com população de aproximadamente 9,119 milhões de pessoas. A Bolívia em termos de IDH ocupa a posição de 114o de acordo com os parâmetros estabelecidos pela ONU. O país está no centro da América do Sul e é o mais pobre, sendo 70% da po-pulação considerada miserável. Os principais países para onde os bolivianos imigrantes dirigem-se são: Argentina, Brasil, Espanha e Estados Unidos.

Assim sendo, este é o quadro social em que se encontra a maioria da população da Bolívia, estes dados já demonstram que as motivações do fluxo de imigração não são políticas, mas eco-nômicas. Como a maioria da população tem baixa qualificação, os trabalhos artesanais, culturais, de campo e de costura são os de mais fácil acesso.

OLIVEIRA, R.T. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br> (adaptado).

Page 30: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

30

módulo 1

1

ProdUÇão de teXto

colégio:

nome: 3o ano

Page 31: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

31

módulo 1

1

rascunho

Page 32: 11Simulado - static.educacaoadventista.org.brstatic.educacaoadventista.org.br/portal/canais/pdf/29202_Simulado... · aspecto característico do fenômeno religioso é o fato de que

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

Repr

oduç

ão p

roib

ida.

Art

. 184

do

Códi

go P

enal

e L

ei 9

.610

de

19 d

e fe

vere

iro d

e 19

98.

32

módulo 1

1

Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial,por qualquer meio, sem prévia autorização escrita do autor e da Editora.Este fascículo integra o material do Sistema Inter@tivo de Ensino.10150/29202

casa PUBlicadora BrasileiraCaixa Postal 34; CEP 18270-970 – Tatuí, São PauloFone (15) 3205-8800 – Fax (15) 3205-8900Gerência de Didáticos: Alexander Dutra Coordenação Pedagógica: Doris Lima e Goretti Cândido Editoração: Thiago Juliani e Lídia UarteProjeto Gráfico: Débora Matos e Enio Scheffel Jr.Programação Visual: Anderson Mendes

rascunho