document11

37

Upload: patrick-luiz

Post on 19-Jan-2016

6 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Document11
Page 2: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

Exercícios de Direito Administrativo

Exercícios de Administração Financeira e Orçamentária.

Exercícios de Informática.

Exercícios de Legislação Especial.

Page 3: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

1. ( CESPE - 2010 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) ) Assinale a opção correta acerca dos poderes

disciplinar, hierárquico, regulamentar e de polícia administrativa.

a) No campo disciplinar, o direito administrativo utiliza, como regra, o sistema da rígida tipicidade, prevendo cada conduta ilícita e a sanção respectiva.

b) O poder de polícia é atividade discricionária que não envolve competências vinculadas.

c) Decorre da hierarquia o poder que o órgão administrativo hierarquicamente superior possui de, em qualquer circunstância e sem necessidade de justificação, avocar temporariamente a competência atribuída a órgão inferior.

d) Em razão do sistema de jurisdição única adotado no Brasil, cabe ao Poder Judiciário, com exclusividade, a prerrogativa de controlar os atos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar.

e) Os processos de natureza disciplinar, mesmo que redundem na aplicação de penalidades de advertência e de suspensão de até trinta dias, estão submetidos ao princípio da ampla defesa e do contraditório, sendo inconstitucional qualquer dispositivo legal que dispense essa exigência.

2. ( CESPE - 2009 - MPE-RN ) Tavares é dono de um bar em local de intensa

atividade noturna. Devido ao reduzido espaço na parte interna de seu estabelecimento, Tavares costuma colocar mesas na calçada em frente ao bar e na área lateral deste. Com o passar do tempo, visando proporcionar maior conforto aos seus clientes, Tavares decidiu cercar e cobrir a área pública, incorporando-a ao seu estabelecimento. Informados da situação, os fiscais da prefeitura autuaram Tavares por invasão de área pública, concedendo-lhe prazo para que sanasse a ilegalidade. Tavares, contudo, quedou-se inerte. Vencido o prazo concedido pela prefeitura para a regularização da situação, observados os devidos procedimentos legais, os fiscais demoliram a construção em área pública.

Tendo como referência a situação hipotética acima, assinale a opção correta.

a) No caso apresentado, a administração pública valeu-se de seu poder hierárquico.

b) Os fiscais agiram acertadamente, visto que, após juízo de discricionariedade, praticaram o ato que entenderam mais apropriado para o caso.

c) A prefeitura deveria ter ingressado com ação demolitória em juízo, uma vez que, em estado democrático de direito, ninguém deve ser privado de seus bens sem o devido processo legal.

d) A prefeitura agiu com acerto, pois a administração pública pode valer-se de seus poderes administrativos para impor limites ao exercício de direitos e liberdades individuais e, assim, evitar danos à coletividade, sem ter de recorrer ao Poder Judiciário.

e) Caso Tavares estivesse ocupando a área por mais de cinco anos, o direito de a administração pública questionar a ocupação estaria prescrito, e Tavares poderia incorporar a área pública a seu estabelecimento.

3. ( CESPE - 2010 – DPU ) No que se refere ao processo administrativo e aos

poderes da administração, assinale a opção correta.

a) O princípio da gratuidade não se aplica ao processo administrativo, considerando-se a necessidade de cobertura das despesas decorrentes da tramitação.

b) O princípio da obediência à forma e aos procedimentos tem aplicação absoluta no processo administrativo, razão pela qual os atos do referido processo sempre dependem de forma determinada.

c) O denominado princípio da oficialidade não tem aplicação no âmbito do processo administrativo, pois a instauração do processo depende de provocação do administrado.

d) O poder disciplinar é aquele pelo qual a administração pública apura infrações e aplica penalidades aos servidores públicos e a pessoas sujeitas à disciplina administrativa, sendo o processo administrativo disciplinar obrigatório para a hipótese de aplicação da pena de demissão.

e) Prevalece no processo administrativo a aplicação do princípio da tipicidade, pelo qual a configuração de infração de natureza administrativa depende de descrição precisa na lei.

4. ( CESPE - 2008 - TJ-DF ) O estado X editou uma lei que determina única e

exclusivamente às distribuidoras de combustível a responsabilidade pela instalação de lacres em tanques de combustíveis dos postos de revenda, ficando elas sujeitas a multa, em caso de descumprimento da

Page 4: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

determinação legal. O governador do estado, por meio de decreto estadual, responsabilizou também os postos revendedores pela não-instalação dos lacres nos respectivos tanques de combustível, sob pena de aplicação de multa. Em relação à situação hipotética acima, julgue o item que se segue.

Na situação narrada, o governador extrapolou do poder regulamentar, visto que fixou, por decreto, uma responsabilidade não-prevista na referida lei.

5. ( CESPE - 2009 - PC-PB - ) A doutrina brasileira reconhece como atributos do

ato administrativo a presunção de legitimidade, a imperatividade, a exigibilidade e a autoexecutoriedade. Acerca desses atributos, assinale a opção correta.

a) A presunção de legitimidade dos atos administrativos é absoluta (juris et de jure).

b) Os atos praticados no exercício do poder de polícia são, normalmente, dotados do atributo da autoexecutoriedade.

c) A principal distinção entre o atributo da autoexecutoriedade e da exigibilidade é que o segundo confere à administração a faculdade de executar a medida prevista em lei. Nesse sentido, a administração não precisa recorrer ao Poder Judiciário para implementar o ato dotado do atributo da exigibilidade.

d) Todos os atos administrativos possuem o atributo da autoexecutoriedade.

e) Caso o administrado se sinta lesado pelos excessos decorrentes de um ato autoexecutório da administração, ele não poderá recorrer ao Poder Judiciário para ver seu prejuízo reparado.

6. ( CESPE - 2009 - DPE-AL ) Julgue o item abaixo, relativo aos poderes da

administração.

A relação hierárquica constitui elemento essencial na organização administrativa, razão pela qual deve estar presente em toda a atividade desenvolvida no âmbito da administração pública.

7. ( CESPE - 2008 - PGE-CE ) Atividade da administração pública, expressa em

atos normativos ou concretos, de condicionar, com fundamento em sua supremacia geral e na forma da lei, a liberdade e a propriedade dos indivíduos, mediante ação ora fiscalizadora, ora preventiva, ora repressiva, impondo coercitivamente aos particulares um dever de abstenção (non facere), a fim de

conformar-lhes os comportamentos aos interesses sociais consagrados no sistema normativo.

Celso Antônio Bandeira de Mello. Curso de direito administrativo. Editora Malheiros. 20.ª ed., p. 787

A definição objeto do fragmento de texto acima se refere ao poder

a) regulamentar.

b) discricionário.

c) de polícia.

d) hierárquico.

e) disciplinar.

8. ( CESPE - 2009 - PGE-PE ) Acerca do exercício do poder de polícia, assinale a

opção correta.

a) As normas decorrentes do exercício do poder de polícia municipal são aplicadas para restringir direitos dos estados e da União, desde que a atuação esteja dentro dos limites de sua competência.

b) A jurisprudência do STF, de modo geral, admite a delegação de poder de polícia a uma entidade particular, desde que atendido o interesse público.

c) Segundo jurisprudência pacífica do STF, é legal a aplicação de sanção de impedimento do exercício profissional no caso de inadimplência da anuidade junto ao respectivo conselho de fiscalização profissional.

d) O exercício do poder de polícia pela União exclui a atuação dos estados, mas não aos municípios, em razão do interesse local.

e) O exercício do poder de polícia prescinde de lei específica.

9. ( CESPE - 2009 - PGE-PE ) No que se refere aos princípios e poderes da

administração pública, assinale a opção correta.

a) De acordo com o princípio da impessoalidade, é possível reconhecer a validade de atos praticados por funcionário público irregularmente investido no cargo ou função, sob o fundamento de que tais atos configuram atuação do órgão e não do agente público.

b) O princípio da hierarquia é aplicável quando o Estado cria pessoas jurídicas públicas administrativas, como forma de descentralizar a prestação de serviços públicos.

c) O princípio da boa-fé está previsto expressamente na CF e, em seu aspecto subjetivo, corresponde à conduta leal e honesta do administrado.

Page 5: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

d) O poder disciplinar, que confere à administração pública a tarefa de apurar a prática de infrações e de aplicar penalidades aos servidores públicos, não tem aplicação no âmbito do Poder Judiciário e do MP, por não haver hierarquia quanto ao exercício das funções institucionais de seus membros e quanto ao aspecto funcional da relação de trabalho.

e) Na administração pública, a hierarquia constitui elemento essencial, razão pela qual não é possível a distribuição de competências dentro da organização administrativa mediante a exclusão da relação hierárquica quanto a determinadas atividades.

10. ( CESPE - 2009 - TRF - 2ª REGIÃO ) O modelo regulatório propõe a extensão ao setor

dos serviços públicos de concepções desenvolvidas na atividade econômica privada. Somente incumbe ao Estado desempenhar atividades diretas nos setores em que a atuação da iniciativa privada, orientada à acumulação egoística de riqueza, colocar em risco valores coletivos ou for insuficiente para propiciar sua plena realização.

Marçal Justen Filho. Curso de direito administrativo. Saraiva: São Paulo, 2005, p. 450 (com adaptações).

Assinale a opção correta com relação aos poderes regulador, regulamentar e de polícia.

a) Uma distinção significativa entre o poder de polícia e a regulação é que, no modelo de Estado regulador, as sanções não possuem necessariamente natureza repressiva, admitindo-se também sanções positivas ou premiais, como o fomento, por exemplo.

b) No direito brasileiro, a atividade regulamentar restringe-se aos decretos de execução, não sendo permitida a existência de outros atos normativos infralegais.

c) O decreto regulamentar somente poderá ser sustado por meio de controle judicial, jamais por ato do Poder Legislativo.

d) O efetivo ou potencial exercício do poder de polícia da administração poderá ser remunerado por meio de taxa.

e) A distinção entre regulação e regulamentação, no modelo de Estado regulador, não tem razão de ser. Em qualquer situação, cabe ao Estado, por meio do Poder Legislativo ou do Poder Executivo, concretizar os valores constitucionais dos serviços públicos ou do mercado. Nesse contexto, não é inconstitucional uma lei que delegue ao Poder Executivo a atribuição de regulamentá-la, mediante decreto, e que esse decreto venha a definir, por si mesmo, as condições ou os

requisitos necessários ao nascimento do direito material.

11. ( CESPE - 2010 – MS ) A administração pública, no exercício do ius

imperii, subsume-se ao regime de direito privado.

12. ( CESPE - 2010 – MS ) A sanção administrativa é consectário do poder de

polícia regulado por normas administrativas.

13. ( CESPE - 2010 - TRE-MT ) Assinale a opção correta no que concerne aos

poderes administrativos.

a) Há excesso de poder quando o agente público decreta a remoção de um servidor não como necessidade do serviço, mas como punição.

b) Do poder hierárquico decorre a possibilidade de os agentes públicos delegarem suas competências, devendo haver sempre responsabilização do delegante pelos atos do delegado, por agirem em seu nome.

c) É discricionário o ato administrativo que impõe sanção disciplinar, razão pela qual não se submete ao controle jurisdicional.

d) É possível a delegação do poder de polícia a particular mediante celebração de contratos administrativos, em especial nos locais em que a presença do poder público seja deficiente.

e) Decorrente diretamente do denominado poder regulamentar, uma das características inerentes às agências reguladoras é a competência normativa que possuem para dispor sobre serviços de suas competências.

14. ( CESPE - 2008 – ABIN ) Decorre do poder disciplinar do Estado a multa

aplicada pelo poder concedente a uma concessionária do serviço público que tenha descumprido normas reguladoras impostas pelo poder concedente.

15. ( CESPE - 2008 – ABIN ) Suponha que Maurício, servidor público federal,

delegue a autoridade hierarquicamente inferior a competência que ele tem para decidir recursos administrativos. Nessa hipótese, não há qualquer ilegalidade no ato de delegação.

16. ( CESPE - 2008 – ABIN ) O poder de polícia do Estado pode ser delegado a

particulares

Page 6: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

17. ( CESPE - 2010 - MPE-SE ) No que concerne à responsabilidade civil do

Estado e aos poderes administrativos, assinale a opção correta.

a) Para efeito de responsabilidade civil do Estado, considera-se agente o servidor que, em sua atuação, causar dano a terceiros. Exclui-se, assim, dessa noção as pessoas que não têm vínculo típico de trabalho com a administração e os agentes colaboradores e sem remuneração.

b) Direito de regresso é o assegurado ao Estado no sentido de dirigir sua pretensão indenizatória contra o agente responsável pelo dano, independentemente de este ter agido com culpa ou dolo.

c) O poder regulamentar formaliza-se por meio de decretos e regulamentos. Nesse sentido, as instruções normativas, as resoluções e as portarias não podem ser qualificadas como atos de regulamentação.

d) O poder de polícia administrativa consubstancia-se por meio de determinações de ordem pública, de modo a gerar deveres e obrigações aos indivíduos. Nesse sentido, os atos por intermédio dos quais a administração consente o exercício de determinadas atividades não são considerados atos de polícia.

e) Na esfera da administração pública federal, direta ou indireta, a ação punitiva, quando se tratar do exercício do poder de polícia, prescreve em cinco anos contados a partir da data da prática do ato ou, em se tratando de infração permanente ou continuada, a partir do dia em que esta tiver cessado.

18. ( CESPE - 2007 – AGU ) Alvarás de pesquisa minerária, concedidos à

empresa Zeta Minerações e Pavimentações Ltda., foram revogados pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), autarquia vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), após o Comando do Exército ter solicitado, sob o fundamento da prevalência do interesse público, permissão para que a área fosse utilizada e explorada pelo 9.º Batalhão de Engenharia e Construções do Exército Brasileiro, tendo em vista a necessidade de que o Exército construísse, diretamente e em local próximo à área em exploração, instalações necessárias ao funcionamento de suas atividades. A empresa, então, solicitou ao ministro de Estado de Minas e Energia que este avocasse o processo administrativo e reformasse o ato nele praticado, tendo em vista a sua ilegalidade.

A respeito dessa situação hipotética, do regime jurídico dos recursos minerais e da avocação administrativa, julgue o item que se segue.

A avocação, caso realizada, constituir-se-á em método de realização de controle externo, que propiciará ao ministro orientar e corrigir o ato ilegal porventura tomado pelo DNPM, caso assim venha a entender o MME.

19. ( CESPE - 2009 - PGE-AL ) A doutrina nacional e internacional do direito

administrativo muito critica a expressão poder de polícia. Trata-se de designativo manifestamente infeliz. Engloba, sob um único nome, coisas radicalmente distintas, submetidas a regimes de inconciliável diversidade: leis e atos administrativos; isto é, disposições superiores e providências subalternas.

Celso Antônio Bandeira de Mello. Curso de direito administrativo. 13.ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, p. 687 (com adaptações).

Ao incluir as convenções de direitos humanos na constituição da Argentina, os juristas não podem partir do poder do Estado como noção fundamental de um sistema. Devem partir das liberdades públicas e dos direitos individuais. Poderá haver limitações a tais direitos, mas aquele que explica e analisa o sistema jurídico administrativo não pode partir da limitação para, somente depois, entrar nas limitações das limitações.

Augustín Gordillo. Tratado de derecho administrativo. 8.ª ed. Buenos Aires: F.D.A., 2006, cap. V, p. 2-3 (com adaptações)

Acerca do poder de polícia, assunto tratado nos textos acima, assinale a opção correta.

a) Nenhum dos aspectos do poder de polícia pode ser exercido por agente público sujeito ao regime celetista.

b) Diz-se originário o poder de polícia conferido às pessoas políticas da Federação que detêm o poder de editar as leis limitativas da liberdade e da propriedade dos cidadãos. Poder de polícia delegado é aquele outorgado a pessoa jurídica de direito privado, desprovida de vinculação oficial com os entes públicos.

c) No exercício da atividade de polícia, a administração só atua por meio de atos concretos previamente definidos em lei. Esses atos devem ser praticados sob o enfoque da proporcionalidade, de forma a evitar a prática de um ato mais intenso e extenso do que o necessário para limitar a liberdade e a propriedade no caso concreto.

d) Os atos de polícia podem constituir-se em consentimentos, ou seja, quando a administração responde afirmativamente a um pedido para o

Page 7: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

exercício de atividade econômica em via pública, está praticando um ato de polícia. Nesse caso, apesar de consentir, o Estado impõe condicionantes de forma a limitar a liberdade do agente econômico.

e) A coercibilidade é a característica do poder de polícia que possibilita à administração praticar atos, modificando imediatamente a ordem jurídica.

20. ( CESPE - 2008 – STF ) O Ministério da Saúde firmou convênio com uma

instituição privada, com fins lucrativos, que atua na área de saúde pública municipal. O objeto desse convênio era a instalação de uma UTI neonatal no hospital por ela administrado. Conforme esse convênio, a referida instituição teria o encargo de, utilizando-se de subvenções da União, instalar a UTI neonatal e disponibilizar, para a comunidade local hipossuficiente, pelo menos 50% dos leitos dessa nova UTI. No entanto, essa instituição acabou por utilizar parte desses recursos públicos na reforma de outras áreas do hospital e na aquisição de equipamentos médico-hospitalares de baixíssima qualidade. Maria, que ali foi atendida, viu sua filha recém-nascida falecer nesse hospital. Apurou-se, por meio de perícia, que a morte da recém-nascida ocorreu por falha técnica na instalação e devido à baixa qualidade dos equipamentos ali instalados. Em face dessa constatação e visando evitar novas mortes, o município suspendeu provisoriamente o alvará de funcionamento da referida UTI, notificando-se o hospital para ciência e eventual impugnação no prazo legal. Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue o item, acerca dos contratos administrativos, dos serviços públicos, da responsabilidade civil e da Lei n.º 8.429/1992.

O município em questão extrapolou sua competência ao suspender o alvará de funcionamento, pois a fiscalização da atividade de saúde é competência privativa da União.

21. ( CESPE - 2009 - TRE-MG ) Considerando que há verdadeira relação de

coordenação e de subordinação entre os órgãos integrantes da administração pública, não constitui decorrência do poder hierárquico

a) a possibilidade de dar ordens aos subordinados.

b) o controle da atividade de órgãos inferiores para exame quanto à legalidade de atos e ao cumprimento de obrigações.

c) a possibilidade de avocação de atribuições não-exclusivas do órgão subordinado.

d) a delegação de atribuições não-privativas.

e) a limitação ao exercício de direitos individuais em benefício do interesse público.

22. ( CESPE - 2010 - AGU ) Atos administrativos decorrentes do poder de

polícia gozam, em regra, do atributo da autoexecutoriedade, haja vista a administração não depender da intervenção do Poder Judiciário para torná-los efetivos. Entretanto, alguns desses atos importam exceção à regra, como, por exemplo, no caso de se impor ao administrado que este construa uma calçada. A exceção ocorre porque tal atributo se desdobra em dois, exigibilidade e executoriedade, e, nesse caso, falta a executoriedade.

23. ( CESPE - 2010 – AGU ) O prazo prescricional para que a administração

pública federal, direta e indireta, no exercício do poder de polícia, inicie ação punitiva, cujo objetivo seja apurar infração à legislação em vigor, é de cinco anos, contados da data em que o ato se tornou conhecido pela administração, salvo se se tratar de infração dita permanente ou continuada, pois, nesse caso, o termo inicial ocorre no dia em que cessa a infração.

24. ( CESPE - 2010 - TRE-BA ) Quando um fiscal apreende remédios com prazo

de validade vencido, expostos em prateleiras de uma farmácia, tem-se exemplo do poder disciplinar da administração pública.

25. ( CESPE - 2010 - TRE-BA ) O poder de polícia, considerado como a atividade

do Estado limitadora do exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público, é atribuído com exclusividade ao Poder Executivo.

26. ( CESPE - 2010 - TRE-BA ) O poder de polícia manifesta-se apenas por meio

de medidas repressivas.

27. ( CESPE - 2010 - TRE-MT ) Quanto aos poderes administrativos, assinale a

opção correta.

a) Poder regulamentar é a prerrogativa conferida à administração pública de editar atos de caráter geral que visam complementar ou alterar a lei, em face de eventuais lacunas e incongruências.

b) No exercício do poder disciplinar, cabe à administração apurar e aplicar penalidades aos servidores públicos e às demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa.

c) A hierarquia é atribuição exclusiva do Poder Executivo, que não existe na esfera do Poder

Page 8: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

Judiciário e do Poder Legislativo, pois as funções atribuídas a esses últimos poderes são apenas de natureza jurisdicional e legiferante.

d) O poder de polícia administrativa manifesta-se por meio de atos concretos e específicos, mas não de atos normativos, pois estes não constituem meios aptos para seu adequado exercício.

e) No exercício do poder de polícia, a administração age sempre com autoexecutoriedade, não dependendo de outro poder para torná-lo efetivo.

28. ( CESPE - 2008 - MTE ) O poder disciplinar do presidente da República

para aplicar penalidade de demissão a servidor público federal pode ser delegado a ministro de Estado.

29. ( CESPE - 2009 - TRT - 17ª Região (ES) ) Se, no exercício do poder de polícia, determinada

prefeitura demolir um imóvel construído clandestinamente em logradouro público, o invasor de má-fé não terá direito nem à retenção nem à indenização relativas a eventuais benfeitorias que tenha feito.

30. ( CESPE - 2009 - TRT - 17ª Região (ES) ) Tendo em vista razões de conveniência e

oportunidade no atendimento do interesse público, mesmo os atos administrativos dos quais resultarem direitos adquiridos poderão ser revogados unilateralmente pela administração.

31. ( CESPE - 2011 - TRF - 5ª REGIÃO ) De acordo com o que dispõe a CF, a atuação

conjunta do TCU e do Congresso Nacional no que se refere a controle externo é requerida em caso de

a) disposição sobre limites para a concessão de garantia da União em operações de crédito interno.

b) aprovação da exoneração do procurador-geral da República.

c) julgamento das contas do presidente da República.

d) aprovação prévia da escolha de presidente e diretores do BACEN.

e) aprovação das iniciativas do Poder Executivo referentes a atividades nucleares.

32. ( CESPE - 2011 - TJ-ES ) O recurso administrativo com efeito suspensivo

produz, de imediato, duas consequências fundamentais: a primeira, o impedimento do curso do prazo de prescrição; a segunda, a impossibilidade jurídica de impugnação judicial do ato.

33. ( CESPE - 2007 – DPU ) De acordo com o STF, o TCU não tem

competência para julgar contas das sociedades de economia mista exploradoras de atividade econômica, ou de seus administradores, já que os bens dessas entidades não são públicos, mas, sim privados.

34. ( CESPE - 2009 - TRE-PR ) O Tribunal de Contas da União, mesmo como

órgão integrante da estrutura da administração pública direta, tem competência para deixar de aplicar uma lei que entenda ser inconstitucional.

35. ( CESPE - 2009 - TRE-PR ) Caso haja enchente em um rio que passe pela

sede de um município, será dispensável a licitação para a aquisição de bens e serviços necessários ao atendimento da população atingida, como cobertores, colchões e material para a reconstrução de casas e escolas, independentemente do prazo de conclusão das obras.

36. ( CESPE - 2007 - TJ-TO ) Acerca do controle judicial dos atos administrativos,

assinale a opção correta.

a) O Ministério Público não tem legitimidade para propor ação civil pública para deduzir pretensão alusiva a benefício fiscal concedido por meio de portaria com violação à lei de regência.

b) Conforme entendimento do STJ, contra decisão originária do ministro de Estado que aplicou a penalidade de demissão de servidor público federal, com delegação do presidente da República, não cabe recurso hierárquico.

c) Conforme entendimento do STJ, diante da ausência de previsão de prazo prescricional para propositura da ação civil pública, não se aplica, por analogia, o prazo prescricional de 5 anos previsto para a ação popular.

d) O Poder Judiciário se limita a examinar apenas os aspectos extrínsecos do ato administrativo.

37. ( CESPE - 2008 - TJ-AL ) No que se refere ao mandado de segurança,

assinale a opção correta.

Page 9: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

a) As pessoas jurídicas de direito público não podem ser sujeitos ativos do mandado de segurança.

b) Se a matéria de direito discutida no mandado de segurança for controvertida, o writ não poderá ser concedido.

c) Compete ao STJ julgar originariamente mandado de segurança impetrado contra ato de outros tribunais, salvo do STF.

d) Os efeitos patrimoniais de período pretérito produzidos pelo mandado de segurança são limitados a cinco anos, contados da data da impetração.

e) A existência de recurso administrativo com efeito suspensivo não impede o uso do mandado de segurança contra omissão da autoridade.

38. ( CESPE - 2011 – Correios ) Os recursos administrativos, meios colocados à

disposição do administrado para o reexame do ato pela administração pública, só serão dotados de efeito suspensivo quando a lei expressamente o estabelecer.

39. ( CESPE - 2008 - TJ-SE ) Assinale a opção correta acerca do Tribunal de

Contas.

a) O juiz de direito de Sergipe tem competência para julgar ação pelo rito ordinário proposta para anular decisão do TCE/SE, na medida em que esta tem natureza jurídica de ato administrativo.

b) O TC, dentro do poder geral de cautela, tem competência para determinar a quebra de sigilo bancário do administrador público ordenador de despesa.

c) Os nomeados para cargos de secretários de estado devem ter a legalidade de sua nomeação apreciada, para fins de registro, no TC do respectivo estado.

d) As decisões do TC que imputem multa têm natureza de título executivo judicial.

e) O TCU pode indicar um de seus ministros para ter assento no Conselho Nacional da Magistratura.

40. ( CESPE - 2007 - TJ-PI ) Maria teve o seu pedido de aposentadoria no

serviço público federal acatado pelo seu órgão de origem, com base em parecer jurídico. No entanto, o TCU, no exercício da sua competência de apreciar tal ato, para fins de registro, entendeu pela sua ilegalidade. Com base na situação hipotética acima, julgue os itens a seguir, relativos a atos

administrativos, processo administrativo e precedentes do STF.

I - O ato de concessão de aposentadoria é composto, uma vez que o TCU apenas aprecia a legalidade ou não do ato.

II - Na situação considerada, conforme a Lei n.º 9.784/1999, o prazo decadencial para que o TCU anule o ato de concessão da aposentadoria é de 5 anos, já que houve boa-fé de Maria e o ato questionado lhe foi favorável.

III - Na hipótese em questão, o TCU não poderia anular o referido ato sem proporcionar a Maria o direito constitucional da ampla defesa e do contraditório.

IV - As decisões do TCU são vinculantes para a Administração Pública.

A quantidade de itens certos é igual a

a) 0.

b) 1.

c) 2.

d) 3.

e) 4.

41. ( CESPE - 2005 - TRE-PA ) Órgão da administração pública incumbido da

missão de zelar e fiscalizar as atividades ligadas à saúde pública e sanitária da comunidade permaneceu inerte no processo de pedido de liberação e isenção de registro dos produtos que determinada empresa pretendia comercializar, sem proferir decisão administrativa no prazo legal de 90 dias. A empresa, inconformada, recorreu ao Poder Judiciário, para que este autorizasse a comercialização dos produtos, com o que estaria suprida omissão da administração.

Com base na situação hipotética acima, assinale a opção correta acerca do poder de polícia e do controle judicial da administração pública.

a) O Poder Judiciário deve suprir a omissão da administração pública, pois, quando existe um ordenamento, não se pode deixar de adotar medidas para disciplinar o exercício de direitos.

b) O Poder Judiciário não pode suprir atribuição exclusiva do Poder Executivo relacionada a seu poder de polícia para autorizar comercialização de produtos farmacêuticos ainda não liberados pelo órgão competente.

c) O Poder Judiciário não pode suprir a omissão da administração, pois se trata de poder de polícia, e este é insuscetível de apreciação por órgão judicial.

Page 10: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

d) A situação não é hipótese típica de poder de polícia, pois não se trata de interesse de ordem pública, mas de ordem econômica, que atinge as finanças da empresa.

e) Na situação em apreço, o Poder Judiciário deve suprir a omissão da administração pública, pois, pelo exposto, a demora não foi motivada.

42. ( CESPE - 2011 - TJ-ES ) Entre as formas de controle parlamentar da

administração pública está a convocação, pela Câmara dos Deputados, pelo Senado Federal ou por qualquer de suas comissões, de ministro de Estado para prestar, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.

43. ( CESPE - 2011 - TJ-ES ) Entre as formas de controle parlamentar da

administração pública está a convocação, pela Câmara dos Deputados, pelo Senado Federal ou por qualquer de suas comissões, de ministro de Estado para prestar, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.

44. ( CESPE - 2011 – FUB ) O controle interno da administração pública é

realizado pelo Poder Judiciário, com o apoio do Poder Legislativo; o controle externo está a cargo da Controladoria Geral da República.

45. ( CESPE - 2011 - PC-ES ) O controle sobre as atividades das fundações

públicas é realizado pelo Ministério Público.

46. ( CESPE - 2011 - PC-ES ) O direito administrativo, por ser um dos ramos do

direito público, disciplina não somente a atividade administrativa do Poder Executivo, mas também a do Poder Legislativo e do Judiciário.

47. ( CESPE - 2010 – IPAJM ) A respeito das diversas formas de controle sobre a

administração pública, assinale a opção correta.

a) É de competência exclusiva da Câmara dos Deputados sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa.

b) Compete ao Tribunal de Contas da União (TCU) a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da

administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas.

c) Uma vez constituídas comissões parlamentares de inquérito, pela Câmara Legislativa ou pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, para apuração de fato determinado e com prazo certo, esses órgãos terão poderes próprios das autoridades judiciais, tais como o de ordenar busca domiciliar e interceptação telefônica.

d) A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas comissões, poderão convocar ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.

e) No que se refere ao controle da atividade financeira do estado, vem entendendo o STF que o jurista responsável pela emissão de parecer que autorize a realização de ato que importe lesão ao erário também pode ser responsabilizado pelo conteúdo de seu parecer. Assim, ainda que a consulta ao parecerista seja facultativa, a autoridade administrativa vincula-se ao emitir o ato tal como submetido à consultoria, com parecer favorável ou contrário, tornando o parecerista também responsável pelo ato, pois somente poderia praticá-lo de forma diversa da apresentada à consultoria se o submetesse a novo parecer.

48. ( CESPE - 2010 – IPAJM ) Acerca do controle jurisdicional na administração

pública brasileira, assinale a opção correta.

a) Nos casos em que a fazenda pública lesionar o direito de particular, a pretensão à tutela desse mesmo direito poderá ficar impossibilitada em virtude da inércia do seu titular por longos períodos. Em regra, é de cinco anos o prazo prescricional para ajuizamento de ações contra a fazenda pública, sendo que, nas relações de trato sucessivo, quando não tiver sido negado o próprio direito reclamado, a prescrição atingirá apenas as prestações vencidas antes do quinquênio anterior à propositura da ação.

b) Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça. Nesse caso, concedida a segurança, o prazo

Page 11: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

recursal terá início com a intimação da autoridade coatora.

c) O sistema de súmulas vinculantes, trazido com a Emenda Constitucional n.º 45/2004, envolve o controle judiciário sobre atos da administração, na medida em que seus enunciados têm força vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública, direta e indireta, abrangendo todas as esferas administrativas. O Poder Legislativo, entretanto, em nenhuma hipótese sofre essa vinculação, para que se evite o chamado engessamento das leis.

d) Atos políticos, assim entendidos como aqueles produzidos por certos agentes de cúpula do país, no uso de sua competência constitucional, não são propriamente atos administrativos, mas atos de governo. Seu fundamento encontra-se na CF e, por tal motivo, eles não têm parâmetros prévios de controle, permitindo a condução das políticas, diretrizes e estratégias do governo e facultando ao administrador um leque aberto de possibilidades de ação, todas elas legítimas. Por essas razões, não se sujeitam a controle jurisdicional.

e) Um dos instrumentos constitucionalmente previstos para a realização do controle judicial da administração é o mandado de injunção, medida hábil para que o postulante obtenha, em um caso concreto, a disciplina necessária e indispensável ao exercício de qualquer direito seu.

49. ( CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) ) O recurso hierárquico impróprio deve ser dirigido à

autoridade de outro órgão não integrado à mesma hierarquia do órgão que proferiu o ato.

50. ( CESPE - 2011 - TRE-ES ) O recurso interposto fora do prazo não será

conhecido, o que não impede que a administração reveja, de ofício, o ato ilegal.

51. ( CESPE - 2009 - DETRAN-DF - ) Acerca do que dispõe a Lei n.º 9.503/1997, Código

de Trânsito Brasileiro (CTB), julgue o item

Considere que um motorista conduza o seu veículo por uma rodovia federal e sofra grave acidente: o seu carro capote por três vezes após passar por um buraco na pista causado pela má conservação e falta de sinalização. Nessa situação, a responsabilidade das entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) será objetiva.

52. ( CESPE - 2010 - PGM-RR - ) Julgue o item abaixo, considerando a

responsabilidade do advogado público parecerista.

No tocante à advocacia pública consultiva, o advogado poderá ser responsabilizado nos casos de culpa grave, erro inescusável, dolo e quando o parecer for vinculante.

53. ( CESPE - 2008 - MPE-RO ) Em cada um dos próximos itens, é apresentada

uma situação hipotética acerca da responsabilidade civil do Estado, seguida de uma assertiva a ser julgada.

I Pedro foi preso preventivamente, acusado de praticar conduta descrita como crime; essa prisão durou 824 dias, após os quais o acusado foi devidamente inocentado, com base na ausência notória de autoria. Nessa situação, conforme entendimento do STJ, haverá responsabilidade objetiva do Estado por dano moral.

II Em uma rodovia estadual muito movimentada, próxima ao centro da cidade, João colidiu o seu veículo com uma vaca, que pertencia a Antônio, quando esta se encontrava indevidamente no meio da pista, em uma área sem qualquer sinalização sobre a existência de animais na região. Nessa situação, a responsabilidade civil do Estado será objetiva.

III Lúcio ajuizou ação de rito ordinário contra uma empresa de transporte coletivo urbano, tendo em vista danos material e moral sofridos em acidente de trânsito causado por motorista dessa empresa. Nessa situação, adotando-se o princípio da especialidade, conforme a legislação em vigor, o prazo prescricional da ação de indenização será de 5 anos.

IV Maria ingressou com ação de indenização, por danos materiais e morais, contra o estado de Rondônia, diante da morte de seu filho na UTI de um hospital público, devido a responsabilidade objetiva; o estado, em processo administrativo, entendeu que o fato fora causado por culpa da equipe médica de plantão. Nessa situação, mesmo que não haja a denunciação à lide dos servidores responsáveis no processo judicial no prazo adequado, poderá o estado mover ação de regresso contra eles, após o trânsito em julgado da ação proposta por Maria.

V Determinado município construiu um importante viaduto com vistas a desafogar o trânsito no centro da cidade; no entanto, essa construção impôs a Maria o aumento da poluição sonora, visual e ambiental de seu apartamento, localizado ao lado desse viaduto. Nessa situação, conforme entendimento do STF, não

Page 12: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

há que se falar em responsabilidade objetiva do referido município, diante da licitude do ato praticado.

A quantidade de itens certos é igual a

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

54. ( CESPE - 2009 - MPE-RN - ) De navio petroleiro que transitava pela costa

brasileira, em razão de seu péssimo estado de conservação e de negligência de seus tripulantes, vazou grande quantidade de óleo, poluindo diversas praias do litoral de determinado estado.

O péssimo estado de conservação do navio já havia sido constatado pelos fiscais da autarquia responsável pela fiscalização ambiental. Contudo, o presidente dessa autarquia decidiu, contrariando a posição técnica dos fiscais, que o navio estava apto a navegar. Posteriormente, apurou-se que o irmão do presidente da autarquia ambiental era um dos diretores da empresa dona do petroleiro, levantando-se a suspeita de favorecimento à empresa.

Ainda com relação à situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.

a) Se, ao final da apuração, ficar constatado que a única responsabilidade do presidente da entidade ambiental foi deixar de praticar indevidamente ato de ofício, sua conduta não terá repercussão na esfera civil ou administrativa.

b) O presidente da autarquia não pode responder por ato de improbidade administrativa por ser considerado agente político.

c) Se for comprovado que o presidente da autarquia atentou contra os princípios da administração pública, ele estará sujeito à pena de perda de função pública e suspensão de direitos políticos pelo prazo de oito a dez anos, entre outras.

d) Os responsáveis pelo navio não podem figurar na ação de improbidade administrativa por não exercerem cargos públicos.

e) A ação de improbidade administrativa pode ser ajuizada pelo estado ou município interessado.

55. ( CESPE - 2010 - DPU - ) Quanto à responsabilidade civil da administração,

assinale a opção correta.

a) A teoria da irresponsabilidade do Estado é aplicável no direito brasileiro.

b) O nexo de causa e efeito não constitui elemento a ser aferido na apuração de eventual responsabilidade do Estado.

c) O Brasil adotou a teoria da responsabilidade subjetiva do Estado, segundo a qual a administração pública somente poderá reparar o prejuízo causado a terceiro se restar devidamente comprovada a culpa do agente público.

d) A reparação do dano, na hipótese de prejuízo causado a terceiros pela administração, pode ser feita tanto no âmbito administrativo quanto no judicial.

e) As empresas prestadoras de serviços públicos não respondem pelos prejuízos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros. Em tal hipótese, o ressarcimento do terceiro prejudicado deve ser feito diretamente pelo agente causador do dano.

56. ( CESPE - 2008 - TCU - ) Lucas, titular de registro de pessoas naturais que,

fez, nessa condição, um registro contrário à lei. Nessa situação, Lucas não se submeterá à regra constitucional de responsabilidade objetiva do Estado, porque ele não é um detentor de cargo público.

57. ( CESPE - 2010 - AGU ) A responsabilidade civil objetiva do Estado abrange

as pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos, sendo excluídas as empresas públicas e sociedades de economia mista exploradoras de atividade econômica.

58. ( CESPE - 2010 - DPU - ) Quanto à responsabilidade civil da administração,

assinale a opção correta.

a) O nexo de causa e efeito não constitui elemento a ser aferido na apuração de eventual responsabilidade do Estado.

b) O Brasil adotou a teoria da responsabilidade subjetiva do Estado, segundo a qual a administração pública somente poderá reparar o prejuízo causado a terceiro se restar devidamente comprovada a culpa do agente público.

c) A reparação do dano, na hipótese de prejuízo causado a terceiros pela administração, pode ser feita tanto no âmbito administrativo quanto no judicial.

d) As empresas prestadoras de serviços públicos não respondem pelos prejuízos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros. Em tal hipótese, o ressarcimento do terceiro prejudicado deve ser feito diretamente pelo agente causador do dano.

Page 13: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

e) A teoria da irresponsabilidade do Estado é aplicável no direito brasileiro.

59. ( CESPE - 2008 - STJ - ) João ingressou com ação de indenização contra

determinado estado da Federação, fundada na responsabilidade objetiva do estado, diante do dano a ele causado pelo servidor público Mário, que teria agido com culpa. Nessa situação, se o juízo não aceitar a denunciação à lide do servidor que causou o dano, o estado não perderá, por esse motivo, o direito de ingressar posteriormente com ação de regresso contra Mário.

60. ( CESPE - 2008 - TJ-DF - Analista Judiciário -) No caso de ato omissivo do poder público, a

responsabilidade civil da administração pública ocorre na modalidade subjetiva.

61. ( CESPE - 2008 - TJ-DF - ) Na situação em que um detento mate um outro que

estava recolhido na mesma carceragem, não há razão para se aventar a responsabilidade objetiva do Estado, pois o dever de guarda da administração pública não chega a configurar a assunção do risco administrativo.

62. ( CESPE - 2008 - TJ-DF - ) Considere-se que, em um acidente de trânsito, o

condutor do veículo e a vítima sejam servidores públicos. Nessa situação, descabe a responsabilização do Estado pelos danos causados, pois, apesar de estar definido na Constituição Federal que o Estado deve responder pelos danos causados por seus agentes a terceiro, não é possível enquadrar servidor público em tal conceito.

63. ( CESPE - 2009 - DPE-AL ) Essa regra não se aplica às entidades da

administração indireta que executem atividade econômica de natureza privada.

64. ( CESPE - 2009 - SECONT-ES ) Um cidadão que tenha sido absolvido na esfera

penal por insuficiência de provas quanto à autoria de determinado crime funcional, não pode ser processado e responsabilizado pelo mesmo fato na esfera administrativa.

65. ( CESPE - 2009 - SECONT-ES - ) Uma das hipóteses de desvio de poder é aquela

em que o agente público utiliza-se do poder discricionário para atingir uma finalidade distinta daquela fixada em lei e contrária ao interesse público, estando o Poder Judiciário, nesse caso, autorizado a decretar a nulidade do ato administrativo.

66. ( CESPE - 2009 - TRE-MA ) Com relação à responsabilidade civil do Estado,

assinale a opção correta.

a) O fundamento da teoria da responsabilidade objetiva, trazida na CF e adotada atualmente no Brasil, é a teoria do risco administrativo.

b) As pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos estão sujeitas à responsabilidade subjetiva comum.

c) Para configurar-se a responsabilidade objetiva do Estado, basta apenas a comprovação de dois pressupostos: o fato administrativo e o dano.

d) De acordo com a responsabilidade objetiva consagrada na CF, mesmo na hipótese de o poder público comprovar a culpa exclusiva da vítima, ainda assim persiste o dever de indenizá-la.

e) As ações de ressarcimento propostas pelo Estado contra os seus agentes prescrevem no prazo de dez anos.

67. ( CESPE - 2008 - PGE-CE - ) Assinale a opção correta no que concerne à

responsabilidade civil do Estado.

a) Nos Estados absolutistas, negava-se a obrigação da administração pública de indenizar os prejuízos causados por seus agentes aos administrados, com fundamento no entendimento de que o Estado não podia causar males ou danos a quem quer que fosse (the king can do no wrong). Segundo a classificação da doutrina, a teoria adotada nesse período era a teoria do risco integral.

b) Perante o transportado, a responsabilidade da transportadora que exerça função pública sob concessão é contratual e subjetiva.

c) A Constituição Federal de 1988 adotou o princípio da responsabilidade civil subjetiva para as autarquias.

d) De acordo com a teoria da responsabilidade objetiva, o Estado responde pelos danos causados por seus agentes a terceiros, independentemente da prova de culpa ou da demonstração do nexo causal.

e) Uma sociedade de economia mista prestadora de serviço público responderá por danos causados a terceiros independentemente da prova de culpa.

68. ( CESPE - 2009 - TRF - 2ª REGIÃO - ) Uma empresa privada foi contratada pela União

para construir um prédio, onde irá funcionar órgão público. No entanto, durante a execução da obra, um andaime caiu sobre um carro estacionado nas

Page 14: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

imediações. Após a perícia, verificou-se que o servidor público responsável pelo acompanhamento do contrato não estava no local na hora do acidente.

Com referência a essa situação hipotética, assinale a opção correta à luz do instituto da responsabilidade civil do Estado.

a) De acordo com a legislação de regência e com a teoria do risco administrativo, a responsabilidade civil da União será objetiva.

b) A responsabilidade civil da União será subjetiva, pois houve omissão do agente público no acompanhamento da obra.

c) A ação de reparação civil, na hipótese, sob o fundamento da responsabilidade civil objetiva da União, caberá diretamente contra a União e o servidor.

d) Como se trata de contrato de obra pública, a responsabilidade civil será subjetiva e, em um primeiro momento, apenas da construtora contratada pela execução da obra, sem que a conduta do servidor exclua ou reduza essa responsabilidade.

e) A denunciação do servidor à lide, pela União, é obrigatória, sob pena de perda do direito de regresso.

69. ( CESPE - 2010 - MS ) Consoante a teoria do risco administrativo,

consagrada no ordenamento jurídico brasileiro, a responsabilidade objetiva do Estado por danos causados aos administrados baseia-se na equânime repartição dos prejuízos que o desempenho do serviço público impõe a certos indivíduos, não suportados pelos demais.

70. ( CESPE - 2010 - MS - ) Caracterizada a responsabilidade subjetiva do

Estado, mediante a conjugação concomitante de três elementos - dano, negligência administrativa e nexo de causalidade entre o evento danoso e o comportamento ilícito do poder público -, é inafastável o direito à indenização ou reparação civil de quem suportou os prejuízos.

Page 15: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

1. ( CESPE - 2010 - DETRAN-ES -) Com respeito aos princípios que devem ser

obedecidos na elaboração e na execução orçamentárias, julgue os itens que se seguem.

O protocolo de todas as vendas de um título da dívida pública que for vendido mais de uma vez durante o mesmo exercício financeiro deve integrar a receita orçamentária global, em respeito ao princípio da universalidade.

2. ( CESPE - 2010 - IPAJM - ) Os princípios orçamentários são linhas norteadoras

da programação e da execução orçamentárias. Preconiza-se, nessa direção, a não vinculação das receitas, com a finalidade precípua de

a) aumentar a flexibilidade na alocação das receitas de impostos.

b) restringir a interferência do Poder Legislativo no processo orçamentário.

c) possibilitar o aumento do gasto público.

d) evitar a proliferação de taxas e contribuições.

e) aumentar as sobras de recursos resultantes da não execução orçamentária.

3. ( CESPE - 2011 - Correios - ) A vedação da realização de operações de crédito

superiores às despesas de capital fundamenta-se na austeridade econômico-financeira do Estado, que busca não transgredir o princípio do equilíbrio.

4. ( FCC - 2011 - TRE-RN - ) A afirmativa de que a lei orçamentária deve conter

todas as receitas e despesas a serem realizadas, inclusive as de operações de créditos autorizadas em lei, decorre da aplicação do princípio orçamentário da

a) Universalidade.

b) Unidade.

c) Anualidade ou Periodicidade.

d) Exclusividade.

e) Legalidade.

5. ( FCC - 2011 - TRT - 23ª REGIÃO (MT) ) A Constituição Federal de 1988 dispõe, em seu art.

165, § 8°, que a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a

autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei. Essa proibição decorre do princípio orçamentário da

a) não afetação das receitas.

b) exclusividade

c) unidade.

d) universalidade.

e) especificação.

6. ( FCC - 2011 - TRE-AP - ) O princípio orçamentário que estabelece que

devam constar do orçamento todas as receitas e despesas do ente público é o princípio da

a) unidade.

b) exclusividade.

c) não-afetação das receitas.

d) universalidade.

e) especificação.

7. ( FCC - 2011 - TRT - 23ª REGIÃO (MT) ) O princípio orçamentário que estabelece que a lei

orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, ressalvadas as exceções mencionadas no art. 165, § 8° , da Constituição Federal, é denominado princípio da

a) não afetação das receitas.

b) unidade.

c) exclusividade.

d) legalidade.

e) universalidade.

8. ( UNIRIO - 2009 - UNIRIO - ) A inclusão de dispositivo na lei orçamentária anual,

autorizando a abertura de créditos adicionais suplementares, não fere ao princípio orçamentário da

a) Exclusividade.

b) Universalidade.

c) Unidade.

d) Especificidade.

e) Legitimidade.

Page 16: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

9. ( CESPE - 2011 - CNPQ - ) A legislação orçamentária brasileira contém apenas

matéria financeira, excluindo-se, portanto, qualquer dispositivo estranho à estimativa da receita e à fixação da despesa.

10. ( FUNIVERSA - 2009 - SEPLAG-DF - ) Considere as frases a seguir e assinale a

alternativa que completa correta e respectivamente a definição dos princípios orçamentários.

O __________ estabelece que os valores autorizados para a realização das despesas no exercício deverão ser compatíveis com os valores previstos para a arrecadação das receitas.

O __________ prega que todas as receitas e despesas devem constar da lei orçamentária pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.

Os Princípios Orçamentários são fundamentos que norteiam a prática orçamentária. Para evitar que "matérias estranhas" à fixação da despesa e previsão da receita fossem adicionadas ao corpo da lei orçamentária, foi estabelecido __________.

a) Princípio da Compatibilidade Princípio da Universalidade Princípio do Orçamento Real

b) Princípio do Equilíbrio Princípio do Orçamento Bruto Princípio da Exclusividade

c) Princípio do Equilíbrio Princípio da Universalidade Princípio do Orçamento Efetivo

d) Princípio da Equivalência Princípio da Totalidade Princípio da Exclusividade

e) Princípio da Anualidade Princípio da Universalidade Princípio da Individualidade

11. ( CESPE - 2010 - DETRAN-ES -) Julgue os itens subsequentes, relativos a aspectos

da receita pública.

Caso determinado débito seja inscrito na dívida ativa e não seja pago, o órgão competente da fazenda pública será obrigado a propor uma ação de execução fiscal no prazo estabelecido em lei, sob pena de o ente respectivo ficar proibido de receber transferências voluntárias de outros entes.

12. ( CESPE - 2010 - DETRAN-ES - ) A receita patrimonial decorre de fato permutativo e

está incluída entre os itens de receitas de capital.

13. ( CESPE - 2010 - DETRAN-ES - ) O lançamento de uma receita, o qual pode

acontecer após o efetivo ingresso, é ato indispensável à sua contabilização regular.

14. ( FGV - 2010 - BADESC ) Considere o seguinte demonstrativo financeiro

hipotético:

Com base nesses dados, assinale a alternativa que apresenta o valor correto do total das receitas de capital.

a) 70.371,70.

b) 72.777,20.

c) 271.441,70.

d) 813.237,60.

e) 857.154,80.

15. ( FCC - 2011 - TRT - 4ª REGIÃO (RS) ) Na análise orçamentária, o conceito de receita

primária exclui as receitas oriundas de

a) contribuições.

b) operações de crédito.

c) tributação indireta.

d) tarifas.

e) venda de ativos.

16. ( FCC - 2011 - TRT - 4ª REGIÃO (RS) - ) De acordo com a Lei nº 4.320/64, quando

derivadas de impostos e contribuições, as receitas públicas são classificadas como

a) de capital.

b) extraordinárias.

c) fixas.

d) correntes.

e) suplementares.

17. ( CESPE - 2009 - TRE-MA - ) O código de natureza de receita busca classificar a

receita identificando a origem do recurso segundo seu

Page 17: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

fato gerador, sendo desmembrado em níveis. A subdivisão das categorias econômicas é representa pela

a) fonte.

b) espécie.

c) subfonte.

d) rubrica.

e) origem.

18. ( UNIRIO - 2009 - UNIRIO - ) O estágio da receita que antecede ao momento em

que os valores ficam à disposição do tesouro público é denominado

a) Arrecadação.

b) Previsão.

c) Lançamento.

d) Recolhimento.

e) Liquidação.

19. ( FUNIVERSA - 2009 - SEPLAG-DF - ) O saldo positivo das diferenças acumuladas mês a

mês, entre o ingresso de recursos previstos e o efetivamente arrecadado, levando-se em conta, ainda, o comportamento da arrecadação no exercício, corresponde

a) ao excesso de arrecadação.

b) ao superávit financeiro.

c) ao aumento da carga tributária.

d) à elevação da base de cálculo de impostos.

e) à arrecadação superavitária.

20. ( FUNIVERSA - 2009 - SEPLAG-DF - ) Em relação à classificação da receita por

categorias econômicas, julgue os itens que se seguem.

I São exemplos de receitas de capital: receitas patrimonial e de contribuições.

II São exemplos de receitas correntes: receitas tributária, de contribuições e patrimonial.

III São exemplos de receitas de capital aquelas provenientes da conversão, em espécie, de bens e direitos.

IV São exemplos de receitas de capital as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas.

V São exemplos de receitas de capital: receitas tributária e de contribuições.

A quantidade de itens certos é igual a

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

21. ( CESPE - 2010 - DETRAN-ES - ) Quando a despesa pública é realizada em

exercício diverso daquele a que se refere, é necessário que determinadas normas sejam observadas. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

A inscrição de despesas em restos a pagar é um mecanismo que permite à administração pública observar o princípio contábil de competência das despesas.

22. ( CESPE - 2010 - DETRAN-ES - ) Considere que um mesmo credor seja o

beneficiário de diversas despesas inscritas em restos a pagar. Nessa situação seus créditos devem estar todos agrupados no mesmo registro

23. ( CESPE - 2010 - DETRAN-ES - ) No final de um exercício financeiro, os restos a

pagar referentes ao exercício anterior e ainda não pagos devem ser reinscritos para o exercício subsequente.

24. ( CESPE - 2010 - DETRAN-ES - ) Caso a dívida de um ente público seja inscrita em

restos a pagar, mas não seja paga nem reclamada no prazo de cinco anos, o débito correspondente deve ser considerado prescrito.

25. ( FCC - 2011 - TRE-AP - ) Os restos a pagar processados correspondem a

despesas ainda não pagas, mas que foram

a) empenhadas e liquidadas.

b) programadas e empenhadas.

c) fixadas e empenhadas.

d) empenhadas e não liquidadas.

e) fixadas e programadas

Page 18: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

26. ( FCC - 2011 - TRE-TO - ) Restos a pagar processados são despesas ainda

não pagas, mas que foram, no exercício corrente

a) empenhadas e ainda não liquidadas.

b) programadas e empenhadas.

c) programadas, mas ainda não empenhadas.

d) empenhadas e liquidadas.

e) programadas e ainda não liquidadas.

27. ( FCC - 2010 - DPE-SP - ) Restos a pagar

a) decorrem da adoção do princípio da competência para as despesas públicas.

b) liquidados são aqueles cujo empenho obedeceu todas as normas legais pertinentes, faltando apenas verificar o direito líquido e certo do credor.

c) significam a mesma coisa que resíduos ativos da execução orçamentária.

d) podem ser reinscritos no exercício subsequente ao de sua constituição.

e) são despesas previstas no orçamento, mas que não foram empenhadas no exercício.

28. ( CESPE - 2010 - MPU - ) Os restos a pagar processados correspondem a

despesas orçamentárias do ano anterior pagas com atraso.

29. ( FCC - 2006 - TRF - 1ª REGIÃO - ) Quando um órgão público conclui uma licitação

para uma obra ou compra, ele 'empenha' a parte do orçamento correspondente para o pagamento do serviço ou mercadoria. Quando concluída a obra ou serviço ou entregue a mercadoria, o empenho é liquidado ? e, a partir daí, o ente público deve quitar a sua conta. Se o órgão não dispõe efetivamente do dinheiro, essa dívida, que corresponde, em última instância, à despesa feita acima da arrecadação daquele ano, entra na rubrica

a) dívida ativa.

b) restos a pagar.

c) dívida consolidada.

d) empenhos liquidados.

e) encargos e despesas excedentes.

30. ( FCC - 2006 - TRE-SP - ) É INCORRETO afirmar:

a) Os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.

b) Os empenhos que correm à conta de créditos com vigência plurianual, que não tenham sido liquidados, só serão computados como Restos a Pagar no último ano de vigência do crédito.

c) A dívida fundada ou consolidada compreende os compromissos exigíveis, cujo pagamento independe de autorização orçamentária, assim entendidos, dentre outros, os Restos a Pagar, excluídos os serviços do crédito.

d) Os Restos a Pagar constituirão item específico da programação financeira, devendo o seu pagamento efetuar-se dentro do limite de saques fixado.

e) Após o cancelamento da inscrição da despesa como Restos a Pagar, o pagamento que vier a ser reclamado poderá ser atendido à conta de dotação destinada a despesas de exercícios anteriores.

31. ( FGV - 2008 - Senado Federal - ) Sobre restos a pagar, assinale a afirmativa correta.

a) Compreendem despesas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro do ano seguinte, distinguindo-se as despesas processadas das não processadas.

b) O registro dos restos a pagar far-se-á por exercício, por credor e por destinação de acordo com a modalidade de aplicação.

c) Após o cancelamento da inscrição das despesas como restos a pagar, o pagamento que vier a ser reclamando poderá ser atendido à conta de dotação destinada a despesas de exercícios anteriores.

d) Os restos a pagar de despesas processadas e não processadas compreendem respectivamente as despesas não liquidadas e as despesas liquidadas.

e) O registro dos Restos a Pagar far-se-á por exercício e por devedor e será automático, no encerramento do exercício financeiro de emissão da Nota de Empenho.

32. ( FCC - 2009 - TCE-GO - ) Os restos a pagar

a) são assim considerados, quando não-processados, pois a despesa já liquidada está pendente de empenho.

Page 19: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

b) representam valores que começaram a ser pagos no final do exercício financeiro, mas que não foram concluídos por falta de dotação suficiente e empenho.

c) são valores pendentes de pagamento, com juros e amortização empenhadas e não-pagas.

d) incluem os empenhos que correm à conta de créditos com vigência plurianual, não-liquidados, computados ao final de cada exercício de vigência do crédito.

e) são de pronto pagamento quando processados, ou seja, com empenhos executados e liquidados, mas não pagos até o dia 31 de dezembro.

33. ( FCC - 2006 - TRT - 4ª REGIÃO (RS) - ) Considere os seguintes dados de execução

orçamentária e financeira (valores em mil reais):

No encerramento do exercício de 2005, Restos a

Pagar Processados significaram o valor de

a) 4.600

b) 3.200

c) 1.100

d) 700

e) 400

34. ( FCC - 2006 - TRT - 4ª REGIÃO (RS) - ) A anulação de Restos a Pagar é, em contrapartida,

usualmente registrada como fato

a) de mutação patrimonial ativa.

b) de impacto sobre a lei orçamentária anual.

c) resultante da execução orçamentária ? variação passiva.

d) independente da execução orçamentária ? variação passiva.

e) independente da execução orçamentária ? variação ativa.

35. ( CESPE - 2009 - ANTAQ - ) Determinada unidade gestora da administração

direta do governo federal, ao final do exercício financeiro de 2008, havia recebido a provisão anual no valor total de R$ 100.000,00. Do total provisionado, empenhou R$ 90.000,00 e liquidou o valor de R$ 70.000,00 do total empenhado. Realizou, ao longo do exercício financeiro de 2008, pagamentos no valor

total de R$ 60.000,00, dos quais R$ 30.000,00 foram relativos a restos a pagar processados do exercício financeiro de 2007. Não houve anulação de empenhos no exercício de 2008.

Com base nos dados hipotéticos apresentados no texto acima, julgue os seguintes itens.

O valor de restos a pagar não processados/2008 será de R$ 10.000,00.

36. ( CESPE - 2009 - ANTAQ - ) O valor de restos a pagar processados/2008 será

de R$ 40.000,00.

37. ( CESPE - 2009 - ANAC - ) O cancelamento de restos a pagar corresponde ao

recebimento de recursos provenientes de despesas pagas em exercícios anteriores, os quais devem ser reconhecidos como receita orçamentária.

38. ( CESPE - 2009 - TCU - ) Com base na legislação e nas práticas atinentes a

suprimento de fundos, restos a pagar, despesas de exercícios anteriores e rol de responsáveis, julgue os itens que se seguem.

Serão arrolados como responsáveis nos processos de contas os titulares e seus substitutos durante a gestão de que tratam as contas, mas, nos casos de delegação de competência, a responsabilidade se transfere exclusivamente à autoridade delegada

39. ( CESPE - 2009 - TCU - ) De acordo com a legislação federal, a inscrição de

despesas em restos a pagar é válida até o encerramento do exercício financeiro seguinte, mas, nos termos da legislação civil, os direitos dos respectivos credores só prescrevem cinco anos depois.

40. ( ESAF - 2009 - ANA - ) Quando do pagamento de Restos a Pagar

referente a uma despesa qualquer, empenhada pelo valor estimado, verificou-se que o valor real a ser pago era superior ao valor inscrito. Nesse caso, a diferença a maior deverá ser:

a) empenhada à conta do orçamento vigente, para ser paga no exercício subsequente.

b) inscrita em Restos a Pagar do exercício vigente. c) empenhada à conta de Despesas de Exercícios

Anteriores. d) inscrita em Restos a Pagar do exercício da

inscrição original.

e) empenhada e paga à conta do orçamento do exercício da inscrição original.

Page 20: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

1. ( CESPE - 2009 - TRE-GO - ) A respeito do sistema operacional Linux, assinale a

opção correta.

a) Kernel é a interface gráfica do Linux, que tem visual muito similar à interface do sistema operacional Windows XP.

b) O Linux funciona em dezenas de plataformas, desde mainframes até relógios de pulso, passando por várias arquiteturas e dispositivos.

c) O KDE é o navegador nativo do Linux que permite acesso à Internet e envio de e-mail.

d) O Linux adota a GPL, uma licença que permite aos interessados usá-lo, mas sem a possibilidade de redistribuí-lo.

2. ( CESPE - 2009 - TRE-GO - ) Acerca do sistema operacional Linux, assinale a

opção correta.

a) No Linux, um usuário comum não pode causar danos ao sistema operacional da máquina de forma acidental.

b) Para gravar um CD em computadores que utilizam o Linux, é necessário instalar o programa Ubuntu que permite gerar discos de áudio e vídeo.

c) O Gnome é um programa nativo do Linux para tratamento de imagens.

d) Uma das desvantagens do Linux é a necessidade do usuário digitar comandos para realizar tarefas como gravar arquivos.

3. ( CESPE - 2010 - TRE-MT - ) Considerando os sistemas operacionais Windows

XP e Linux, assinale a opção correta.

a) Gnome é o sistema gerenciador de usuário do Linux.

b) A opção Meu computador no Windows XP apresenta as características do usuário atual.

c) No Linux, para se acessar a Internet é suficiente entrar no Windows Explorer.

d) O Painel de controle do Linux possibilita a criação de arquivos e pastas.

e) Nautilus é um programa semelhante ao Windows Explorer que permite gerenciar arquivos.

4. ( CESPE - 2011 - FUB - ) O Linux permite que o sistema seja inicializado

tanto em modo texto, usando-se um shell orientado a caractere com um interpretador de comandos, como em um sistema de janelas, utilizando-se um shell gráfico.

5. ( CESPE - 2011 - FUB - ) O Linux suporta o protocolo IP e possui

navegadores web, o que permite acesso à Internet.

6. ( CESPE - 2011 - FUB - ) Na partição de boot do Linux, estão localizados os

diretórios /etc e /root, que são responsáveis, entre outras coisas, pela manutenção dos arquivos binários executáveis do Linux.

7. ( CESPE - 2010 - ANEEL - ) Ubuntu é um sistema operacional com base em

Linux desenvolvido para notebooks, desktops e servidores.

8. ( CESPE - 2010 - ANEEL - ) O sistema operacional Windows é mais seguro do

que o Linux, uma vez que o Linux possui código aberto e facilita a ocorrência de vulnerabilidades.

9. ( CESPE - 2010 - ANEEL - ) O sistema operacional é uma plataforma, ou seja,

uma espécie de base sobre a qual são executados os programas usados em um computador. Além disso, traduz as tarefas requisitadas pelo usuário ou por programas para uma linguagem que o computador compreenda.

10. ( CESPE - 2009 - TRE-MA - ) Entre as diferentes distribuições do sistema

operacional Linux estão

a) Conectiva, OpenOffice, StarOffice e Debian.

b) GNU, Conectiva, Debian e Kernel.

c) KDE, Blackbox, Debian e Pipe.

d) Debian, Conectiva, Turbo Linux e Slackware.

e) Fedora, RedHat, Kurumim e Posix.

11. ( CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) ) Um arquivo cujo nome tem a extensão DOCX

contém um documento criado no Microsoft Word e pode ser aberto normalmente por qualquer versão desse aplicativo. Esse tipo de arquivo possui também a versatilidade de permitir a sua abertura em ambiente Linux, utilizando-se a ferramenta BrOffice.

Page 21: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

12. ( CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - ) No Linux, o diretório raiz, que é representado pela

barra /, e o diretório representado por /dev servem para duas funções primordiais ao funcionamento do ambiente: o primeiro é onde fica localizada a estrutura de diretórios e subdiretórios do sistema; o segundo é onde ficam os arquivos de dispositivos de hardware do computador em que o Linux está instalado.

13. ( CESPE - 2009 - PC-RN - ) O sistema operacional Linux não é

a) capaz de dar suporte a diversos tipos de sistema de arquivos.

b) um sistema monousuário.

c) um sistema multitarefa.

d) capaz de ser compilado de acordo com a necessidade do usuário.

e) capaz de suportar diversos módulos de dispositivos externos.

14. ( CESPE - 2010 - TRE-BA - ) O Linux é um sistema operacional que pode ser

usado apenas em servidores, não sendo adequado para a utilização em estações de trabalho do tipo PC. No entanto, é um sistema cujo código-fonte fica disponível para alterações, permitindo que os usuários contribuam para a sua melhoria.

15. ( CESPE - 2011 - FUB ) O Linux permite a utilização de pendrives em

ambiente gráfico.

16. ( CESPE - 2011 - FUB - ) No Linux, os arquivos de log são gravados, por

padrão, no diretório /home.

17. ( CESPE - 2011 - FUB - ) Durante o processo de desligamento (shutdown) do

sistema operacional, o Linux, independentemente da versão utilizada, salva todo e qualquer documento que estiver aberto no diretório /bin.

18. ( CESPE - 2011 - PREVIC - ) No Linux, para se ajustar as permissões via linha

de comando, utilizam-se os comandos . O primeiro permite transferir a

posse, especificando a qual usuário e grupo determinada pasta ou arquivo pertence, e o segundo permite ajustar as permissões dos arquivos e pastas.

19. ( CESPE - 2011 - PC-ES - ) O sistema de diretório do Linux apresenta os

diretórios de maneira hierarquizada, por isso, também é conhecido como árvore de diretórios.

20. ( CESPE - 2011 - PC-ES ) Considerando que um computador já tem

instalados os programas e periféricos necessários à execução das suas tarefas, esteja sendo ligado e colocado em operação para o início dos trabalhos diários do setor, julgue os itens a seguir, que versam sobre o comportamento de seus componentes funcionais nesse exato momento.

O carregamento (boot) do sistema operacional Linux pode ser gerenciado pelo programa LILO.

21. ( CESPE - 2011 - Correios - ) Julgue os itens subsecutivos, relacionados ao

pacote BrOffice.org.

No aplicativo Impress, do pacote BrOffice.org, para se inserir um novo slide na apresentação que esteja sendo editada, é necessário realizar a seguinte sequência de ações: clicar o menu Arquivo; clicar a opção Novo e, por fim, clicar a opção Slide.

22. ( CESPE - 2011 - Correios - ) A figura a seguir ilustra parte de uma janela do

OpenOffice Draw, no qual é possível criar apresentação de slides contendo texto e imagens. Na apresentação, é possível utilizar técnicas de animação e efeitos de transição de slides.

Page 22: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

23. ( CESPE - 2010 - TRE-MT - )

A tela acima foi gerada a partir do aplicativo BrOffice Calc. 3.0 e apresenta uma planilha a partir da qual foi gerado o gráfico mostrado.

Considerando a figura, assinale a opção correta.

a) O gráfico mostrado foi criado com base nas células de A1 a B3.

b) A ferramenta indica que o gráfico não é dinâmico. Portanto, ao se alterar os valores da planilha o gráfico não será alterado.

c) Para se alterar as cores do gráfico, é suficiente selecioná-lo e clicar sobre as cores desejadas no

campo .

d) Para se centralizar o texto na célula, é suficiente

clicá-la e ajustar a opção .

e) Antes de criar o gráfico, foi necessário definir a escala a ser utilizada para o eixo Y.

24. ( CESPE - 2010 - TRE-MT - ) Considerando que os dados na planilha da figura

(células com dados) tivessem sido gerados a partir do Excel 2007, assinale a opção que apresenta, respectivamente, as fórmulas corretas para se calcular o total e a média dos eleitores no Excel 2007.

a) = Total(A1,B3) e = média(A1:B3)

b) =Soma(B2:B3) e = média(B2:B3)

c) =Total(B2:B3) e = média (B2,B3)

d) =Soma(A1e B3) e = média(A1;B3)

e) =Soma(A1:B3) e = média(A1:B3)

25. ( CESPE - 2011 - Correios - ) Considere que um documento elaborado no

Microsoft Word 2003 ou 2007 tenha sido protegido internamente por senha contra edição e tenha sido salvo em arquivo. Nesse caso, ao ser aberto pelo aplicativo Writer do BrOffice 3.2, o documento ficará automaticamente desprotegido, podendo ser modificado sem a necessidade de utilização da senha para desprotegê-lo.

26. ( CESPE - 2009 - TRE-PR - ) O BR Office, software gratuito livre, é desenvolvido

para os ambientes Linux e possui total compatibilidade com aplicativos da suíte MicrosoftOffice, sendo possível abrir e salvar arquivos de ambos os ambientes, simultaneamente, em diversas extensões.

27. ( CESPE - 2010 - ANEEL - ) As funções do BrOffice são similares às funções do

pacote Office da Microsoft no que se refere à edição de textos e planilhas eletrônicas.

28. ( CESPE - 2009 - TRE-MA - ) Com relação aos aplicativos do ambiente BR

Office, assinale a opção correta.

a) O Impress, que reconhece arquivos com extensão .odt, é a ferramenta do BR Office utilizada para a criação de documentos, de forma equivalente ao aplicativo Microsoft Office Word.

b) O BR Office é um software gratuito e livre, sendo encontrado em versões que podem ser executadas em diferentes plataformas de hardware e sistemas operacionais, incluindo Linux e Windows.

c) O Calc é o software do BR Office usado para a edição de tabelas e cálculos de fórmulas, de forma semelhante ao Excel, mas que possui recursos próprios para a sintaxe das fórmulas e regras de cálculo diferentes das utilizadas no Microsoft Office Excel.

d) O Writer é um editor de texto do BR Office cuja única limitação é não permitir a edição de documentos em código HTML.

e) Um documento armazenado em arquivo no formato nativo padrão .odt do BR Office pode ser

Page 23: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

aberto por qualquer software do ambiente BR Office e também pelo Microsoft Office.

29. ( CESPE - 2010 - TRE-BA - ) No BROffice Writer, para se desfazer ou restaurar

uma digitação, é necessário, inicialmente, selecionar com o mouse o trecho do texto que se deseja alterar e, em seguida, clicar os botões adequados na barra de ferramentas ou acionar, respectivamente, as teclas

.

30. ( CESPE - 2011 - PREVIC - ) No BrOffice.org Impress, ao se pressionar

simultaneamente as teclas estando o cursor após o último slide de uma apresentação, insere-se um novo slide após o atual.

31. ( CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - ) Na edição de slides, o Impress, do BrOffice,

permite que os slides sejam visualizados em estrutura de tópicos contendo apenas os textos dentro dos slides, para facilitar a edição ou revisão de conteúdo.

32. ( CESPE - 2011 - TRE-ES - ) Os procedimentos de instalação do BrOffice.Org

em ambiente Windows XP e em ambiente Windows 2003 Server são diferentes: neste, diferentemente do que ocorre naquele, as máquinas que serão clientes do BrOffice.Org deverão estar com conexão online no momento da instalação.

33. ( CESPE - 2011 - PC-ES - ) No Impress, a forma de edição de slides pode ser

definida pelo usuário, que dispõe, entre outras, dos modos de exibição em

34. ( CESPE - 2011 - PC-ES - ) O BROffice é um ambiente de software livre que

pode ser utilizado em diversos sistemas operacionais diferentes, como o Linux, o Solaris e o Windows.

35. ( CESPE - 2011 - TRE-ES - ) O pacote BrOffice.org permite a criação de malas

diretas em que o texto a ser usado como mala direta é escrito no Writer, e os dados a serem usados na mala direta são armazenados em uma planilha no Calc.

36. ( CESPE - 2011 - TRE-ES - ) No programa Calc, do BrOffice.org, as linhas

selecionadas de uma planilha podem ser classificadas em ordem alfabética, numérica ou por data.

37. ( CESPE - 2011 - PC-ES ) Os arquivos do Microsoft PowerPoint dos tipos .ppt,

.pps e .pptx podem ser abertos pelo módulo Impress do BrOffice.

38. ( CESPE - 2011 - PC-ES ) No Impress, a forma de edição de slides pode ser

definida pelo usuário, que dispõe, entre outras, dos modos de exibição em Estrutura de tópicos, Notas, Folhetos e Classificador de slides.

39. ( CESPE - 2011 - PC-ES - ) O aplicativo Writer é um editor de textos que possui

como limitação principal o fato de adotar formatos do tipo odt e sxw, não permitindo que sejam abertos arquivos nos formatos .doc ou .dot.

40. ( CESPE - 2011 - PC-ES ) O BROffice é um ambiente de software livre que

pode ser utilizado em diversos sistemas operacionais diferentes, como o Linux, o Solaris e o Windows.

41. ( CESPE - 2011 - STM )

No Excel, a função permite obter a data e hora do sistema operacional.

42. ( CESPE - 2011 - Correios - )

Considerando a figura acima, que ilustra parte de uma janela do Microsoft Excel 2007 com uma planilha em processo de edição, assinale a opção correta.

a) As informações contidas na janela mostrada evidenciam que o valor contido na célula D3 foi inserido por meio de digitação direta de valor pelo usuário, não podendo ter surgido como resultado da aplicação de fórmula.

b) Por meio do botão , é possível criar bordas para as células com formato de texto; bordas para células com formato de números devem ser

criadas por meio do botão .

Page 24: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

c) Para se alterar a orientação do conteúdo em determinada célula, como, por exemplo, na direção de uma das diagonais da célula, é correto o uso do botão

.

d) As informações representadas pelos ícones

evidenciam que essa planilha Excel está configurada para a inserção apenas de texto e de números, e não, de figuras e imagens.

e) Na situação da planilha mostrada, a célula D2 pode conter uma fórmula do tipo =C2*B2.

43. ( CESPE - 2011 - Correios - )

Considerando a figura acima, que mostra parte de uma planilha em processo de edição no Microsoft Excel 2007, assinale a opção correta.

a) No Excel, após a criação de um gráfico, não é possível alterar o seu estilo, sendo apenas possível alterar a posição de suas linhas por meio da

ferramenta .

b) A ferramenta possibilita a criação de um modelo em memória RAM para ser reutilizado na planilha em edição até o fechamento da janela do Excel que contém a planilha em edição, sem que se tenha acesso a esse modelo a partir de outras planilhas em futuras sessões de uso do Excel.

c) A planilha contém um gráfico do tipo barras com linhas irregulares.

d) Para a criação do gráfico mostrado na figura, é necessário, inicialmente, selecionar as três linhas da planilha que contêm as células de A1 a G3.

e) O conteúdo correspondente às células de A4 a G4 não está representado no gráfico mostrado na planilha.

44. ( CESPE - 2011 - Correios - )

A figura acima ilustra parte de uma janela do Excel, na qual se destaca a ferramenta AutoSoma, recurso que pode ser corretamente utilizado, entre outras funcionalidades,

a) para se classificarem, em ordem crescente ou decrescente, dados numéricos que constituam o conteúdo de células previamente selecionadas.

b) para se proteger o conteúdo de células previamente selecionadas contra alterações não autorizadas, utilizando-se recursos de software antivírus.

c) para se realizarem testes de integridade do conteúdo de células previamente selecionadas, antes que uma fórmula seja aplicada ao conjunto dessas células.

d) para se calcular a soma ou a média aritmética dos conteúdos numéricos de células adjacentes previamente selecionadas em uma coluna ou em uma linha da planilha.

e) para que sejam preenchidos automaticamente os conteúdos de um conjunto de células adjacentes, seguindo-se um padrão estabelecido por outro conjunto de células previamente selecionadas.

45. ( CESPE - 2011 - Correios - ) No aplicativo Excel 2010, ao se clicar o menu

Revisão, tem-se acesso à ferramenta Traduzir, a qual permite traduzir determinado conteúdo selecionado para qualquer formato de um dos aplicativos do pacote Office 2010.

46. ( CESPE - 2011 - Correios - ) A figura abaixo ilustra uma janela do Microsoft

Office Excel 2007 com uma planilha que contém dados relativos a demandas por produtos e serviços da agência central dos Correios de determinado município. A planilha está sendo editada em um computador cujo sistema operacional é o Windows Vista.

Page 25: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

Com base nas informações do texto, é correto afirmar que a célula D3

a) está com formatação definida para alinhamento horizontal centralizado.

b) está mesclada.

c) está formatada como texto.

d) tem sua formatação definida para alinhamento vertical centralizado do conteúdo.

e) está formatada para que haja redução automática do tamanho da fonte, de forma que o seu conteúdo seja ajustado dentro da coluna da célula.

47. ( CESPE - 2011 - Correios - ) Entre as possibilidades de se ter obtido

corretamente o valor mostrado na célula D11 da planilha Excel ilustrada no texto, inclui-se a de, após as devidas formatações, clicar a referida célula e, em seguida,

a) digitar =SOMA(D3;D10) e teclar Enter .

b) digitar =SOMA(D3-D10) e teclar Enter .

c) digitar =D3%D10 e teclar Enter .

d) clicar o botão .

e) digitar =SOMA(D3:D10) e teclar Enter.

48. ( CESPE - 2011 - Correios - )

Considere que, para representar graficamente a demanda por produtos e serviços da mencionada agência, conforme detalhado na planilha Excel ilustrada no texto, tenha sido criado o gráfico do tipo pizza, em 3D, mostrado na figura acima, utilizando-se recursos obtidos a partir de determinado menu do Excel. Nesse caso, para a criação desse gráfico, deve ter sido utilizado o menu

a) Revisão

b) Inserir

c) Fórmulas

d) Dados

e) Exibição

49. ( CESPE - 2011 - Correios - )

Com relação à janela do Excel 2003 mostrada na figura acima e a esse programa, assinale a opção correta.

a) Ao se clicar a célula B3 e, em seguida, o botão

, o conteúdo da célula será alterado para 400.

b) Para se selecionar o grupo de células formado pelas células A1, A2 e A3, é suficiente clicar a célula A1 e, em seguida, clicar a célula A3.

c) Para se somarem os valores das células B2 e B3 e colocar o resultado na célula B4, é suficiente clicar a célula B4, digitar =B2+B3 e, em seguida, teclar Enter.

Page 26: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

d) Para se multiplicarem os valores das células B2 e C2 e colocar o resultado na célula D2, é suficiente

selecionar as células B2 e C2 e clicar o botão , próximo ao canto superior direito da janela.

e) Caso sejam selecionadas todas as células da

planilha e se clique o botão , será aberta uma ferramenta de revisão ortográfica que permitirá a procura de erros ortográficos nas células da planilha que contenham palavras da língua portuguesa.

50. ( CESPE - 2011 - Correios - ) Considere que, em planilha elaborada no Microsoft

Excel 2003 ou 2007, algumas células tenham sido protegidas internamente, por meio de senha, de forma que elas não possam ser editadas, e a planilha tenha sido salva em arquivo. Nesse caso, ao se abrir a planilha em questão no Calc do BrOffice 3.2, para que tais células sejam editadas, é suficiente realizar os seguintes procedimentos, nessa ordem: no menu Ferramentas, clicar a opção Proteger documento, planilha; no campo apropriado, digitar a senha criada no Excel; pressionar o botão OK.

51. ( CESPE - 2011 - Correios - )

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Microsoft Excel 2003 com uma planilha em processo de elaboração, julgue os próximos itens.

As fórmulas e

permitem determinar a média dos valores de todos os itens no mês de fevereiro.

52. ( CESPE - 2011 - Correios - ) Usando-se as fórmulas e

é possível determinar a soma, no mês de janeiro, dos itens água, luz, telefone, aluguel e gasolina.

53. ( CESPE - 2011 - Correios - ) Na situação da planilha mostrada, para que todas

as células de D6 até F14 sejam selecionadas sem a utilização do mouse, é suficiente que se clique em qualquer célula do intervalo mencionado; se pressione

e mantenha pressionada a tecla ; e, em

seguida, se tecle .

54. ( CESPE - 2011 - Correios - )

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Microsoft Excel 2003 com uma planilha em edição, julgue os próximos itens.

Se, na célula C28, for digitado o código 21 na coluna do custo da passagem, o Excel exibirá o valor R$ 630,00.

55. ( CESPE - 2011 - Correios - ) A utilização da expressão

=PROCV(C28;C12:E17;2) na célula D28 causará um erro, pois não existe cidade com o código 17.

56. ( CESPE - 2011 - FUB - ) A execução de macros não é mais disponibilizada

no Word e no Excel, a partir do Office 2007.

Page 27: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

57. ( CESPE - 2005 - TRT-16R - )

A figura acima mostra uma janela do Excel 2002 contendo uma planilha em processo de edição. Com relação a essa janela e ao Excel 2002, julgue os itens a seguir.

Para se mover os conteúdos das células A2, A3 e A4 para, respectivamente, as células D3, D4 e D5, é suficiente realizar a seguinte seqüência de ações: posicionar o ponteiro do mouse sobre o centro célula A2; pressionar e manter pressionado o botão esquerdo do mouse; posicionar o ponteiro do mouse no centro da célula A4; liberar o botão esquerdo do mouse; pressionar e manter pressionada a tecla

teclar liberar a tecla clicar a célula

D3; clicar

58. ( CESPE - 2005 - TRT-16R - ) Sabendo que as células A2 e B1 não estão

formatadas como negrito, para se aplicar negrito aos conteúdos dessas células, é suficiente realizar a seguinte seqüência de ações: clicar a célula A2; clicar

clicar clicar a célula B1.

59. ( CESPE - 2006 - DATAPREV - ) Os documentos gerados pelo Word e pelo Excel

são armazenados na forma de um arquivo contendo um hipertexto escrito com a linguagem de marcação XML.

60. ( CESPE - 2006 - DATAPREV - ) Os arquivos gravados pelo Word (formato .doc)

não podem ser lidos e corretamente interpretados pelo Excel (formato .xls), e vice-versa.

61. ( CESPE - 2011 - Correios - ) A figura abaixo mostra uma janela do Microsoft

Word 2007, em execução em um computador com sistema operacional Windows XP. Essa janela contém

um documento em processo de edição, no qual o trecho “Serviço internacional” está selecionado.

Com base na janela do Microsoft Word 2007 ilustrada no texto, assinale a opção correta.

a) Para se numerarem as linhas do parágrafo do documento em edição que contém o trecho selecionado, é suficiente pressionar simultaneamente

e manter pressionadas as teclas e ; clicar o botão e liberar finalmente as teclas pressionadas.

b) Na situação considerada, ao se clicar o botão

, o trecho selecionado ficará com a cor do texto alterada para vermelho.

c) Na situação considerada, ao se clicar o botão

, o trecho selecionado será alterado e aparecerá em itálico e sublinhado, ou seja, ficará na seguinte forma: Serviço internacional.

d) Para se mover o trecho selecionado, de sua posição atual para uma nova posição no documento em edição, é correto realizar a seguinte sequência de

ações: clicar o botão , para recortar o trecho selecionado; posicionar o ponto de inserção no local para onde se deseja mover o trecho selecionado;

clicar o botão Colar, em sua parte superior — —, para colar o texto na nova posição.

e) Na situação mostrada, ao se clicar o botão , o parágrafo do documento em edição que contém o trecho selecionado ficará alinhado tanto à direita, quanto à esquerda.

62. ( CESPE - 2011 - Correios - ) Na janela do Microsoft Word 2007 ilustrada no

texto, o campo informa

a) a intensidade da cor da fonte utilizada nas palavras que compõem o trecho selecionado.

Page 28: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

b) o tamanho da fonte utilizada no trecho selecionado.

c) o espaçamento entre as linhas do parágrafo em que se encontra o trecho selecionado.

d) a largura da coluna do parágrafo em que se encontra o trecho selecionado.

e) o tamanho da margem direita do parágrafo em que se encontra o trecho selecionado.

63. ( CESPE - 2011 - Correios ) Na situação da janela do Microsoft Word 2007

mostrada no texto, o uso do botão permite

a) aplicar realce no trecho selecionado, utilizando-

se a cor predefinida no conjunto de botões .

b) excluir do documento em edição o trecho selecionado, sendo o espaço que era ocupado por esse trecho substituído por caracteres em branco.

c) colorir, com a cor previamente definida por meio

do conjunto de botões , o plano de fundo do trecho selecionado.

d) aplicar aos caracteres do trecho selecionado a

cor definida pelo conjunto de botões .

e) copiar a formatação utilizada no local do documento onde o trecho selecionado se encontra e aplicá-la em outro local do documento.

64. ( CESPE - 2011 - Correios - ) Considere que, para imprimir o conteúdo do

documento em edição na janela do Microsoft Word 2007 ilustrada no texto, pretenda-se utilizar recursos desse aplicativo disponibilizados por meio do conjunto

de botões . Nesse caso, para o acesso a esse conjunto de botões, visualizando-o na janela do Word, é suficiente, na referida janela do aplicativo, clicar

a) o botão .

b) o botão .

c) o menu .

d) o campo .

e) o menu .

65. ( CESPE - 2011 - Correios ) Em relação ao sistema operacional Windows 7 e

ao pacote Microsoft Office 2010, julgue os itens subsequentes.

No Word 2010, a partir do menu Layout da Página, é possível dividir em duas partes a janela de um documento que esteja em edição, de modo que seções diferentes do mesmo documento possam ser vistas simultaneamente.

66. ( CESPE - 2011 - Correios - )

Os recursos do menu Inserir do Microsoft Office Word 2007 disponibilizados na barra de ferramentas ilustrada, em duas partes, na figura acima permitem que se insira, em um documento em edição,

a) equação matemática, por meio do conjunto de

botões .

b) quebra de seção, por meio do conjunto de

botões .

c) imagem armazenada no computador, por meio

do botão

d) texto com efeitos decorativos, como, por

exemplo, , por meio do conjunto de

botões .

e) nova página em branco, por meio do submenu

67. ( CESPE - 2011 - Correios - ) No Microsoft Office Word 2007, o usuário

encontrará recursos que lhe permitem fazer e exibir comentários e ativar o controle de alterações que forem feitas em um documento em edição no menu

a) Correspondências.

b) Revisão.

Page 29: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

c) Exibição.

d) Início.

e) Referências.

68. ( CESPE - 2011 - Correios ) Para se criar um arquivo, no formato PDF,

correspondente a um documento criado com o Microsoft Office Word 2007, é correto o uso dos recursos desse aplicativo disponibilizados a partir do

a) menu Referências, na barra de menus.

b) menu Correspondências, na barra de menus.

c) conjunto de botões Imprimir, obtido ao se clicar o botão Office.

d) conjunto de botões Preparar, obtido ao se clicar o botão Office.

e) menu Layout da Página, na barra de menus.

69. ( CESPE - 2011 - Correios - ) Assinale a opção em que se descreve a forma

correta de copiar apenas a palavra “Campanha”, no primeiro parágrafo do documento mostrado, em outro local desse documento, sem que ela seja apagada do local original.

a) Aplicar um clique duplo na palavra “Campanha”; teclar simultaneamente as teclas e ; aplicar um clique no local onde se deseja copiar a palavra; clicar

o botão .

b) Aplicar um clique triplo na palavra “Campanha”;

teclar simultaneamente as teclas e ; aplicar um clique no local onde se deseja copiar a palavra; clicar

o botão .

c) Selecionar a palavra “Campanha”; teclar simultaneamente as teclas e ; aplicar um clique no local onde se deseja copiar a palavra; clicar o

botão .

d) Selecionar a palavra “Campanha”; teclar

simultaneamente as teclas e ; aplicar um clique no local onde se deseja copiar a palavra; pressionar

simultaneamente as teclas e .

e) Selecionar a palavra “Campanha”; clicar o botão

; aplicar um clique no local onde se deseja copiar

a palavra; clicar o botão .

70. ( CESPE - 2011 - Correios - ) Com relação à janela ilustrada e ao Word 2003,

assinale a opção correta.

a) Ao se clicar o botão , a janela do Word será maximizada.

b) Ao se selecionar uma palavra do documento e

se clicar o botão , será aplicado negrito a essa palavra, caso ela não esteja assim formatada.

c) Ao se selecionar a palavra “donativos” e clicar o

botão , apenas essa palavra será apagada do texto.

d) Na primeira linha do texto, ao se selecionar a

palavra “arrecada” e clicar o botão , essa palavra será deslocada para a posição entre as palavras “dos” e “Correios” dessa linha.

e) Ao se selecionar um dos parágrafos do texto e

clicar o botão , será iniciada a verificação ortográfica do parágrafo selecionado.

71. ( CESPE - 2008 - TST - Analista Judiciário -) É possível alterar o tamanho da fonte de uma

palavra selecionada no documento Word mostrado por

meio do uso dos botões

72. ( CESPE - 2008 - TST ) Operando-se apenas com o botão esquerdo do

mouse e utilizando-se de recursos disponibilizados na janela do Word mostrada, é possível alterar para maiúscula, simultaneamente, apenas a primeira letra de todas as palavras do seguinte trecho do documento: “trabalhos que não são remunerados, mas que são trabalho” (L.9).

73. ( CESPE - 2008 - TST - ) Ao se pressionar simultaneamente as teclas

todo o texto no documento em edição será selecionado. Se, em seguida, for clicado o

botão todo o texto será marcado com uma cor previamente definida, criando-se um efeito semelhante ao de um marca-texto.

74. ( CESPE - 2011 - Correios - ) Considere que um documento elaborado no

Microsoft Word 2003 ou 2007 tenha sido protegido internamente por senha contra edição e tenha sido salvo em arquivo. Nesse caso, ao ser aberto pelo aplicativo Writer do BrOffice 3.2, o documento ficará automaticamente desprotegido, podendo ser modificado sem a necessidade de utilização da senha para desprotegê-lo.

Page 30: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

75. ( CESPE - 2011 - Correios ) Considerando-se a figura a seguir, que ilustra uma

janela do Word 2003 com um documento em edição, é correto inferir que, para se selecionar uma faixa vertical do texto conforme mostrado na figura, os seguintes passos podem ser realizados: posicionar o cursor em determinada parte do texto; pressionar e

manter pressionada a tecla ; arrastar o cursor do mouse até uma posição final do texto.

76. ( CESPE - 2005 - TRT-16R - )

Julgue os itens a seguir, considerando a figura acima, que mostra parte de uma janela do Word 2000.

As opções encontradas no menu incluem as mostradas a seguir.

77. ( CESPE - 2005 - TRT-16R - ) Caso se deseje abrir documento do Word

armazenado em disquete ou no disco rígido do computador em uso, é possível fazê-lo por meio de

opção encontrada no menu

78. ( CESPE - 2005 - TRT-16R - )

Por meio de opção encontrada no menu é possível pesquisar na Internet páginas web relacionadas a determinada palavra selecionada no documento. Para isso, é necessário que o computador em uso tenha uma conexão do tipo ADSL.

Page 31: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

1. ( CESPE - 2009 - DPE-ES - ) No que se refere a processo e julgamento dos

crimes de tráfico e uso indevido de substância entorpecente e ao instituto da interceptação telefônica, julgue os itens a seguir.

Na hipótese de posse de drogas para consumo pessoal, não se impõe prisão em flagrante. Nessa situação, o autor do fato deve ser imediatamente encaminhado ao juízo competente ou, na falta desse, assumir o compromisso de a ele comparecer, lavrando-se termo circunstanciado e providenciando-se as requisições dos exames e das perícias necessários.

2. ( CESPE - 2009 - DPE-ES - ) A respeito do crime impossível, da execução da

pena e dos delitos em espécie, julgue os itens subsequentes.

O STF rejeitou as teses de abolitio criminis e infração penal sui generis para o delito de posse de drogas para o consumo pessoal, afirmando a natureza de crime da conduta perpetrada pelo usuário de drogas, não obstante a despenalização operada pela Lei n.º 11.343/2006.

3. ( CESPE - 2009 - DPF -) Considerando a legislação penal especial, julgue

os seguintes itens.

É atípica, por falta de previsão na legislação pertinente ao assunto, a conduta do agente que simplesmente colabora, como informante, com grupo ou associação destinada ao tráfico ilícito de entorpecentes.

4. ( CESPE - 2009 - DPF ) Nos crimes de tráfico de substâncias

entorpecentes, é isento de pena o agente que, em razão da dependência ou sob o efeito, proveniente de caso fortuito ou força maior, de droga, era, ao tempo da ação ou da omissão, qualquer que tenha sido a infração penal praticada, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

5. ( FCC - 2011 - TJ-PE - ) O crime de associação para o tráfico

a) exige o concurso de mais de três pessoas.

b) permite a concessão do livramento condicional após o cumprimento de 1/3 (um terço) da pena, se

primário o condenado, ou de 1/2 (metade), se reincidente em crime doloso.

c) admite a redução da pena de 1/6 (um sexto) a 2/3 (dois terços), desde que o agente seja primário, de bons antecedentes, não se dedique às atividades criminosas nem integre organização criminosa.

d) admite redução da pena em caso de semi-imputabilidade do acusado.

e) não se configura no caso de associação para o custeio de tráfico por terceiros.

6. ( FCC - 2011 - DPE-RS - ) A respeito da Lei no 11.343/06, é correto afirmar:

a) Há previsão de delito culposo no rol de crimes.

b) Na hipótese do delito previsto no caput do art. 33, o indivíduo primário, com bons antecedentes, que não se dedique às atividades criminosas nem integre organização criminosa, poderá ter sua pena reduzida, desde que confesse a autoria delitiva, de um sexto a dois terços.

c) O condenado pelo delito previsto no art. 28 não poderá receber pena privativa de liberdade, salvo se reincidente e demonstrar resistência ao tratamento contra dependência química.

d) O delito de associação para o tráfico consignado no art. 35 exige a mesma quantidade de agentes prevista para o crime de quadrilha ou bando disposto no art. 288 do Código Penal.

e) O agente que em única ocasião oferece gratuitamente para um amigo vinte pedras de substância conhecida como crack, ainda que com única intenção de juntos consumirem, responde pelo crime previsto no caput do art. 33, delito equiparado a hediondo.

7. ( FCC - 2010 - MPE-RS - ) Johnny foi preso em flagrante delito e processado

por ter em depósito e guardar, com o fim de entregar a consumo a terceiros, ainda que gratuitamente, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar, 2 kg de pasta de cocaína, 10 litros de acetona e 47 pedras de "crack". No curso do processo, verificou-se que em razão de dependência toxicológica, ele era, ao tempo da ação, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato e de determinar-se de acordo com esse entendimento. Assim, no momento da sentença, provada a autoria e a materialidade, além de outras hipóteses, Johnny

Page 32: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

a) ficará sujeito a internação por período igual à da pena privativa de liberdade aplicada.

b) ficará isento de pena, podendo ser encaminhado, pelo juiz, para tratamento médico adequado.

c) será condenado à pena mínima de 5 (cinco) anos de reclusão.

d) terá sua pena reduzida de um quarto até dois terços.

e) terá sua pena reduzida um terço até metade.

8. ( FCC - 2010 - SJCDH-BA - ) É certo que a pena de prestação de serviços à

comunidade, à qual poderá ser submetido aquele que guarda drogas para consumo pessoal,

a) será cumprida em entidades educacionais que se ocupem, exclusivamente, da recuperação de dependentes de drogas.

b) prescreve em um ano.

c) será aplicada pelo prazo máximo de cinco meses.

d) será aplicada pelo prazo máximo de um ano, em caso de reincidência.

e) não poderá ser aplicada cumulativamente com a pena de advertência.

9. ( FCC - 2010 - DPE-SP - ) "A" foi denunciado como incurso nas sanções do

artigo 12, § 2º, inciso I, da Lei nº 6.368/76 (antiga Lei de Drogas), pois teria dolosamente auxiliado um colega a usar entorpecente, dando-lhe carona para que ele adquirisse droga para uso próprio. Anulado o processo a partir do recebimento da denúncia, por inobservância do rito processual próprio, com o advento da Lei nº 11.343/06 (nova Lei de Drogas), do ponto de vista penal, quanto à conduta de "A", ocorreu

a) Novatio legis in pejus.

b) Abolitio criminis.

c) Novatio legis in mellius.

d) Reformatio in pejus.

e) Reformatio in mellius.

10. ( FCC - 2009 - TJ-GO ) No crime de tráfico de drogas, NÃO constitui causa

de aumento da pena

a) a transnacionalidade do delito.

b) o concurso de pessoas.

c) o emprego de arma de fogo.

d) o transporte entre Estado da Federação e o Distrito Federal.

e) o custeio da prática do delito.

11. ( FCC - 2009 - TJ-MS - ) De acordo com a lei antidrogas,

a) o semi-imputável não faz jus à redução de pena.

b) as penas de multa, no caso de concurso de infrações, podem ser aumentadas de um sexto a dois terços.

c) é cabível o livramento condicional para o reincidente específico no crime de associação para o tráfico.

d) é de dois anos o prazo de prescrição no crime de posse de droga para consumo pessoal, não se observando as regras do Código Penal no tocante à interrupção.

e) é incabível a substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos para o primário condenado por associação para o tráfico.

12. ( FCC - 2009 - DPE-MA - ) A pena privativa de liberdade deve ser substituída

por restritiva de direitos quando não for superior a quatro anos e o crime não for cometido com violência ou grave ameaça contra a pessoa. O réu foi condenado a pena de um ano e oito meses pelo delito de tráfico de entorpecentes, temos então que

a) o crime de tráfico de entorpecentes não contém elementar de violência e grave ameaça à pessoa e o quantum da pena não atinge quatro anos sendo, portanto, permitida a substituição da pena.

b) a substituição da pena no caso de tráfico de entorpecentes é expressamente vedada por lei.

c) a substituição da pena é vedada por lei, salvo se o réu colaborar voluntariamente com a investigação policial e o processo criminal na identificação de coautores ou partícipes do crime.

d) a pena privativa de liberdade poderá ser substituída desde que o agente seja primário, de bons antecedentes, não se dedique às atividades criminosas e nem integre organização criminosa.

e) a pena privativa de liberdade poderá ser substituída desde que o agente seja primário, de bons antecedentes, não se dedique às atividades criminosas e nem integre organização criminosa, devendo colaborar na investigação policial.

Page 33: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

13. ( FCC - 2010 - TJ-PI - ) A respeito do crime de tráfico de drogas descrito nº

art. 33 da Lei no 11.343/2006 (Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar) é INCORRETO afirmar:

a) As penas poderão ser reduzidas de um sexto a dois terços, vedada a conversão em penas restritivas de direitos, desde que o agente seja primário, de bons antecedentes, não se dedique às atividades criminosas nem integre organização criminosa.

b) As penas serão aumentadas de um sexto a dois terços se o crime tiver sido praticado com violência, grave ameaça, emprego de arma de fogo, ou qualquer processo de intimidação difusa ou coletiva.

c) O indiciado ou acusado que colaborar voluntariamente com a investigação policial e o processo criminal na identificação dos demais coautores ou partícipes do crime e na recuperação total ou parcial do produto do crime, ficará isento de pena.

d) Na fixação da pena de multa, o juiz, atendendo ao que dispõe o art. 42 desta Lei, determinará o número de dias-multa, atribuindo a cada um, segundo as condições econômicas dos acusados, valor não inferior a um trinta avos nem superior a 5 (cinco) vezes o maior salário-mínimo.

e) Dar-se-á o livramento condicional após o cumprimento de dois terços da pena, vedada sua concessão ao reincidente específico.

14. ( FCC - 2008 - MPE-CE - ) No crime de tráfico de entorpecentes,

a) a quantidade e a natureza da droga podem ser consideradas para a elevação das penas.

b) é incabível o sursis, mas possível a concessão de indulto.

c) não havendo violência ou grave ameaça à pessoa, é possível a substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos.

d) a pena pode ser reduzida dentro dos limites legais de 1/3 a 2/3, se o agente for primário, de bons antecedentes e não integrar organização criminosa.

e) as penas devem ser aumentadas se praticado em concurso de pessoas.

15. ( FCC - 2009 - DPE-SP ) A Lei no 11.343/06 (lei de drogas) dispõe que o

crime de tráfico ilícito de entorpecentes é insuscetível de anistia, graça, indulto e que ao condenado pela prática desse crime dar-se-á livramento condicional, após o cumpri mento de 2/3 da pena, vedada a concessão ao reincidente específico. Ante o silêncio desta lei quanto à possibilidade de progressão de regime de cumprimento de pena para o crime de tráfico, assinale a alternativa correta.

a) A lei de drogas não permite a progressão de regime de cumprimento de pena já que, por ser o crime de tráfico assemelhado a hediondo, a pena deve ser cumprida integralmente em regime fechado.

b) A lei de drogas não permite a progressão de regime de cumprimento de pena, pois, por ser lei especial, prevalece o silêncio sobre determinação de lei geral.

c) Após ter o STF declarado a inconstitucionalidade e a consequente invalidade da vedação de progressão de regime de cumprimento de pena contida na lei de crimes hediondos, a única norma existente, vigente e válida, no que tange à progressão de regime de cumprimento de pena, é a contida no art. 112 da Lei de Execução Penal, aplicando-se, portanto, o lapso de 1/6 para progressão de regime de cumprimento de pena, também ao crime de tráfico.

d) A lei de crimes hediondos permite, de forma diferenciada, a progressão de cumprimento de pena e, consequentemente, os condenados por crime de tráfico podem progredir após o cumprimento de 2/5 da pena, se primários e 3/5, se reincidente.

e) A omissão contida na lei de drogas é inconstitucional, já que fere o princípio da individualização da pena e, consequentemente, os condenados por cri me de tráfico podem progredir de regime de cumprimento de pena nos termos da Lei de Execução Penal, ou seja, após o cumprimento de 1/6 da pena, se primários e 2/5, se reincidentes.

16. ( CESPE - 2004 - Polícia Federal - ) Bartolomeu, pessoa com baixo grau de instrução,

foi preso em flagrante pela prática de ato definido como crime contra a fauna. Nessa situação, o baixo grau de instrução de Bartolomeu não exclui a sua culpabilidade, mas constitui circunstância que atenuaria a sua pena no caso de eventual condenação penal.

Page 34: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

17. ( CESPE - 2008 - DPE-CE - ) Caso o laudo de constatação comprove não ter

sido completa a reparação do dano ambiental, o prazo de suspensão do processo será prorrogado, até o período máximo previsto, acrescido de mais um ano, com suspensão do prazo da prescrição.

18. ( CESPE - 2008 - DPE-CE -) Em processo que trate de crime ambiental, admite-

se suspensão condicional, caso em que a declaração da extinção de punibilidade dependerá de laudo de constatação de reparação do dano ambiental, salvo impossibilidade de fazê-lo.

19. ( CESPE - 2008 - DPE-CE - ) Esses crimes submetem-se à ação penal pública

incondicionada e não admitem a transação penal, pois são crimes de ofensividade máxima, que atingem toda a coletividade

20. ( CESPE - 2009 - AGU - ) Elaborar, no licenciamento, estudo parcialmente

falso é crime que admite as modalidades culposa e dolosa.

21. ( CESPE - 2009 - AGU - ) A Lei de Crimes Ambientais prevê a suspensão

condicional da pena nos casos de condenação a pena privativa de liberdade não superior a três anos.

22. ( CESPE - 2009 - AGU - ) As pessoas físicas e as jurídicas estão sujeitas às

mesmas sanções penais decorrentes da prática de crime ambiental, quais sejam: penas privativas de liberdade, restritivas de direito e multas.

23. ( CESPE - 2009 - DPE-ES ) A obrigação de reparar o dano causado com o ato

infracional não é considerada uma medida socioeducativa, tendo em vista que o adolescente não responde civilmente por seus atos, sendo obrigação dos pais ressarcir a vítima de eventual prejuízo.

24. ( CESPE - 2009 - DPE-ES - ) A prestação de serviços comunitários é uma

medida socioeducativa prevista no ECA que consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a seis meses, independentemente da pena abstratamente cominada ao crime referente ao ato infracional.

25. ( CESPE - 2009 - DPE-ES - ) Quem contrata, eventualmente, os serviços sexuais

de adolescentes não pratica o crime, previsto no ECA, de submeter a criança ou o adolescente à prostituição ou à exploração sexual, pois tal tipo penal não abrange a figura do cliente ocasional diante da ausência de exploração sexual nos termos da definição legal, segundo o STJ.

26. ( CESPE - 2009 - DPF - ) Antes da sentença, a internação do adolescente

infrator poderá ser determinada pelo juiz por prazo indeterminado.

27. ( CESPE - 2009 - Polícia Federal - ) Antes da sentença, a internação do adolescente

infrator poderá ser determinada pelo juiz por prazo indeterminado.

28. ( CESPE - 2009 - PC-PB - ) Quanto à legislação a respeito do crime de tortura,

assinale a opção correta.

a) A condenação por crime de tortura acarreta a perda do cargo, função ou emprego público, mas não a interdição para seu exercício.

b) Não se aplica a lei de tortura se do fato definido como crime de tortura resultar a morte da vítima.

c) O condenado por crime previsto na lei de tortura inicia o cumprimento da pena em regime semiaberto ou fechado, vedado o cumprimento da pena no regime inicial aberto.

d) Aquele que se omite em face de conduta tipificada como crime de tortura, tendo o dever de evitá-la ou apurá-la, é punido com as mesmas penas do autor do crime de tortura.

e) Pratica crime de tortura a autoridade policial que constrange alguém, mediante emprego de grave ameaça e causando-lhe sofrimento mental, com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa.

29. ( CESPE - 2004 - Polícia Federal - ) Um agente penitenciário submeteu a intenso

sofrimento físico um preso que estava sob sua autoridade, com o objetivo de castigá-lo por ter incitado os outros detentos a se mobilizarem para reclamar da qualidade da comida servida na penitenciária. Nessa situação, o referido agente cometeu crime inafiançável.

Page 35: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

30. ( CESPE - 2004 - Polícia Federal ) Como forma de punir um ex-membro de sua

quadrilha que o havia delatado à polícia, um traficante de drogas espancou um irmão do delator, em plena rua, quando ele voltava do trabalho para casa. Nessa situação, o referido traficante praticou crime de tortura.

31. ( CESPE - 2009 - DPF - ) A prática do crime de tortura torna-se atípica se

ocorrer em razão de discriminação religiosa, pois, sendo laico o Estado, este não pode se imiscuir em assuntos religiosos dos cidadãos.

32. ( CESPE - 2009 - Polícia Federal - ) A prática do crime de tortura torna-se atípica se

ocorrer em razão de discriminação religiosa, pois, sendo laico o Estado, este não pode se imiscuir em assuntos religiosos dos cidadãos.

Page 36: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

01 – E

02 – D

03 – D

04 – C

05 – B

06 – E

07 – C

08 – A

09 – A

10 – A

11 – E

12 – C

13 – E

14 – C

15 – E

16 – E

17 – E

18 – E

19 – D

20 – E

21 – E

22 – C

23 – E

24 – E

25 – E

26 – E

27 – B

28 – C

29 – C

30 – E

31 – C

32 – C

33 – E

34 – C

35 – E

36 – A

37 – E

38 – C

39 – A

40 – A

41 – B

42 – C

43 – C

44 – E

45 – E

46 – C

47 – D

48 – A

49 – C

50 – C

51 – C

52 – C

53 – C

54 – E

55 – D

56 – E

57 – C

58 – C

59 – C

60 – C

61 – E

62 – E

63 – C

64 – E

65 – C

66 – A

67 – E

68 – D

69 – C

70 – C

01 – C

02 – A

03 – C

04 – A

05 – B

06 – D

07 – C

08 – A

09 – C

10 – B

11 – C

12 – E

13 – C

14 – D

15 – B

16 – D

17 – E

18 – A

19 – A

20 – C

21 – C

22 – E

23 – E

24 – C

25 – A

26 – D

27 – A

28 – E

29 – B

30 – C

31 – C

32 – E

33 – E

34 – E

35 – E

36 – C

37 – E

38 – E

39 – C

40 – C

Page 37: Document11

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.

01 – B

02 – A

03 – E

04 – C

05 – C

06 – E

07 – C

08 – E

09 – C

10 – D

11 – E

12 – C

13 – B

14 – E

15 – C

16 – E

17 – E

18 – E

19 – C

20 – C

21 – E

22 – E

23 – A

24 – B

25 – C

26 – E

27 – C

28 – B

29 – E

30 – E

31 – C

32 – E

33 – C

34 – C

35 – C

36 – C

37 – C

38 – C

39 – E

40 – C

41 – C

42 – E

43 – E

44 – D

45 – E

46 – D

47 – E

48 – B

49 – C

50 – E

51 – E

52 – C

53 – C

54 – C

55 – E

56 – E

57 – C

58 – C

59 – E

60 – C

61 – D

62 – B

63 – E

64 – B

65 – E

66 – C

67 – B

68 – C

69 – E

70 – B

71 – C

72 – C

73 – E

74 – C

75 – C

76 – E

77 – C

78 – E

01 – C

02 – C

03 – E

04 – C

05 – D

06 – A

07 – B

08 – C

09 – C

10 – B

11 – E

12 – B

13 – C

14 – A

15 – D

16 – C

17 – C

18 – C

19 – E

20 – C

21 – C

22 – E

23 – E

24 – C

25 – C

26 – E

27 – E

28 – E

29 – C

30 – E

31 – E

32 – E