11 06 2013

40

Upload: orangotoe

Post on 06-Mar-2016

274 views

Category:

Documents


17 download

DESCRIPTION

11-06-2013.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 11 06 2013
Page 2: 11 06 2013

02 | O PRESENTE EDITORIAL QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013

Fantasma que assombraQuando se fala em usuários de droga, é

inevitável associar o assunto a desdobramentosdesagradáveis. É um problema social instaladonos quatro cantos do Brasil e um drama fami-liar que se repete nos lares de pelo menos 1,4milhão de pessoas no país. Este é o númeroestimado de usuários de drogas que se reconhe-cem como dependentes, de acordo com o 2ºLevantamento Nacional de Álcool e Drogas,produzido pelo Instituto Nacional de Ciências eTecnologia para Políticas Públicas do Álcool eOutras Drogas, da Universidade Federal deSão Paulo (Unifesp).

De todas as drogas, o crack é uma das, se nãoa, mais devastadoras. Cinco asete vezes mais potente do que acocaína, o crack é também maiscruel e mortífero do que ela.Possui um poder avassaladorpara desestruturar a persona-lidade, agindo em prazo mui-to curto e criando enorme de-pendência psicológica. O Bra-sil, infelizmente, ocupa o ter-ceiro lugar no ranking demaior consumidor mundialdessa droga, de acordo comdados da Junta Internacionalde Fiscalização a Entorpecen-tes (Jife) - órgão ligado à Or-ganização das Nações Unidas (ONU).

Em recente levantamento, a ONU tambémaponta que 1,5% da população brasileira pos-sui vício em crack. Considerando o número dehabitantes do Oeste do Paraná (1.278.531),chega-se a um cálculo expressivo: aproximada-mente 17 mil moradores da região estão nadependência do crack.

A situação é problemática de uma formageral, e se torna ainda mais delicada nas cidadesde fronteira, como as nossas, onde o acesso ao

É uma realidade dura, quemassacra. Que faz qualquer

pai ou mãe se preocupar dia enoite, independente da idade

de seus filhos. As drogas,principalmente o crack, sãoum dos maiores fantasmas

familiares; uma das maioresassombrações da sociedade.

Como não se preocupar?Como dar um basta

nessa epidemia?

crack fica ainda mais facilitado e faz de seususuários “escravos”, colocando-os em um cená-rio de marginalidade e violência, em busca demais e mais droga.

Podemos dizer que a sociedade vive umaepidemia do crack e suas consequências. A situa-ção é critica e tornou-se um caso de saúde públi-ca, representando um enorme desafio para asautoridades brasileiras.

Na rede pública, o primeiro passo para asfamílias de usuários ainda é buscar atendimentonas unidades básicas de saúde, responsáveis poriniciar um processo de “convencimento” do de-pendente e encaminhá-lo para os Centros de

Atenção Psicossocial (Caps)ou, em casos extremos, para ainternação em hospitais.

O problema é que nem to-das as cidades têm Caps e oSistema Único de Saúde (SUS)não mantém leitos para de-pendentes químicos, o que difi-culta a recuperação de jovens,tomados pelo uso de entorpe-centes. O tratamento acaba seresumindo à base de consultas,com o paciente em casa, o quena maioria das vezes não é omais adequado.

Nos municípios do interiordo Estado o suporte para tratar dependentesinteressados em passar pelo processo de desinto-xicação é insuficiente.

É uma realidade dura, que massacra. Quefaz qualquer pai ou mãe se preocupar dia e noite,independente da idade de seus filhos. As drogas,principalmente o crack, são um dos maioresfantasmas familiares; uma das maiores assom-brações da sociedade.

Como não se preocupar?Como dar um basta nessa epidemia?

MANIPULAÇÃODAS MÍDIAS

Os veículos de comunicação, que já foram con-siderados o quarto poder, migraram e estão hoje notopo, como primeiro poder. Governos com vocaçãopara a ditadura manipulam os meios de comunica-ção. É o que aconteceu na Venezuela e o que estáacontecendo na Argentina. E no Brasil, o que podeacontecer no futuro?

Com estas indagações fui buscar uma respostacom o senhor Avram Noam Chomski, 84 anos, queé professor de Linguística no Instituto de Tecnologiade Massachusetts, nos Estados Unidos. Um estudoque realizou explica os passos para conseguir ma-nipular as mídias e assim dominar e controlar apopulação. São dez estratégias praticadas por mui-tos governantes de plantão. 1ª) A estratégia dadistração. Consiste em desviar a atenção do públicodos problemas importantes e das mudanças decidi-das pelas elites políticas e econômicas. Manter opúblico ocupado, sem nenhum tempo para pensar.2ª) Criar problemas e depois oferecer soluções.Deixe a violência se alastrar para que o públicoclame por leis mais duras, mesmo com prejuízo daliberdade. Crie uma crise econômica para que opovo aceite como natural o desmantelamento dosserviços públicos. 3ª) A estratégia da gradualidade.Para fazer que se aceite uma medida inadmissível,basta aplicá-la gradualmente, a conta gotas. Dessaforma as mudanças radicais são aceitas sem provo-car revoltas. 4ª) A estratégia de adiar. Para a aceita-ção de uma decisão impopular, apresente-a comodolorosa e necessária, para uma aplicação futura. Émais fácil aceitar um sacrifício futuro do que umimediato. 5ª) Dirigir-se ao público como criaturas depouca idade. Isso tenderá a adotar respostas oureações desprovidas de sentido crítico. 6ª) Utilizaro aspecto emocional muito mais que a reflexão. Éuma técnica para curto-circuitar a análise racional eneutralizar o sentido crítico dos indivíduos. 7ª)Manter o povo na ignorância e na mediocridade.Fazer com que o público seja incapaz de compreen-der a tecnologia e os métodos utilizados para seucontrole e escravidão. 8ª) Estimular o público a sercomplacente com a mediocridade. Fazer crer aopovo que está na moda a vulgaridade, a incultura,o ser mal falado ou admirar personagens semtalento ou mérito algum, o desprezo ao intelectuale a desvalorização do espírito de sacrifício e doesforço pessoal. 9ª) Reforçar o sentimento de cul-pa pessoal. Fazer crer ao indivíduo que ele é o únicoculpado de sua própria desgraça por insuficiênciade inteligência, capacidade, preparação ou esforço.10ª) Conhecer os indivíduos melhor do que elesmesmos se conhecem. Com o avanço das ciências,o sistema conseguiu conhecer melhor o indivíduocomum do que ele se conhece.

Há muito disso no Brasil, basta observar o com-portamento de nossos políticos, no Executivo, noLegislativo e, por incrível que pareça, também emalguns setores do Judiciário. A propaganda oficialdivulga apenas o que interessa, e paga-se paraesconder o que não interessa. Assim como milhõesde pessoas que criticam programas de televisão,que amaldiçoam novelas e big brothers, mas sa-bem de cor e salteado todos os capítulos, ospersonagens, as mutretas e o comportamento decada um deles. Se quiser, coloque o botão em offe pronto, programa sem audiência é programamorto. Coerência se constrói quando se vive aqui-lo que se prega.

* O autor é professor em Nova

Santa Rosa

migl ioranza@opcaonet .com.br

Page 3: 11 06 2013

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

O PRESENTE | 03QUARTA-FEIRA,06 DE NOVEMBRODE 2013

Adoção do turno únicoO final de ano está próximo e prefei-

tos da região já avaliam a possibilidade, ounão, da adoção do turno único para con-seguir fechar as contas do ano em dia. Estefoi um dos assuntos debatidos no últimoencontro promovido pela Associação dosMunicípios do Oeste do Paraná (Amop),realizado na última semana.

A entidade municipalista inclusive jáenviou ofício às prefeituras solicitando ainformação se há pretensão de aderir ounão ao turno único ou se haverá o fecha-mento da prefeitura no final de ano. So-mente duas prefeituras já deram resposta.

O fechamento das contas é um as-sunto que sempre preocupa os prefeitos.Isto porque no mês de dezembro é pre-ciso pagar, além do salário do funciona-

lismo público, que absorve a maior partedas despesas de uma prefeitura, 13º salá-rio e férias. Além disso, há a queda naarrecadação - queixa constante.

MISSALA Prefeitura de Missal já se adiantou

aos demais municípios e oficializou aadoção do turno único. Desde segunda-feira (04) as repartições públicas estãofuncionando em novo horário: das 07h30às 13h30. Os serviços considerados es-senciais não foram afetados pelo decretoassinado pelo prefeito Adilto Ferrari. Nãosofrerá alteração o horário de atendi-mento e funcionamento das escolas mu-nicipais, centros municipais de educaçãoinfantil e Conselho Tutelar.

EMPENHOO presidente da Assembleia Legislativa, deputado

Valdir Rossoni, pediu aos três ministros paranaenses

(Gleisi Hoffmann, Paulo Bernardo e Gilberto Carvalho)

empenho junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) na

viabilização dos empréstimos pendentes pedidos pelo Esta-

do Paraná. “Espero que se cumpra a palavra da presidente

Dilma Rousseff, que confirmou a liberação dos emprésti-

mos”, declarou o parlamentar. O prazo dado pela Secre-

taria terminou na segunda-feira (04).

Para Rossoni, é clara a diferença de tratamento do

Paraná em relação a outros Estados. Ele citou a declaração

recente do secretário do Planejamento do Rio Grande do

Sul, João Motta, de que o Estado não consegue gastar

todos os recursos repassados pelo governo federal. “Nós

reclamamos por falta de empréstimos e os gaúchos recla-

mam de excesso”, compara.

Comentário do dia“A violência contra a mulher é uma vergonha que a sociedade

brasileira precisa superar. Para isso é necessário: o fim da impu-

nidade dos agressores, o combate implacável ao preconceito sexis-

ta, o respeito às diferenças e o apoio e acolhimento às vítimas”.

Declaração da presidenta Dilma Rousseff (PT), que anunciou

ontem (05) que ao longo desta semana serão publicados os editais

para a construção de unidades da Casa da Mulher em 26 Capitais.

ErrataNa edição do Jornal O Presente de ontem (05) foi divulgado que

aconteceria em Entre Rios do Oeste evento para discutir as normasde segurança e pânico com a presença do comandante do Corpo deBombeiros de Marechal Cândido Rondon, capitão Rafael Tavares. Naverdade o encontro acontece em Mercedes, e não em Entre Rios.Pedimos desculpas pelo erro e por eventuais transtornos.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

50 anos de C.ValeEste mês de novembro será especial para a C.Vale. Isto

porque a cooperativa completa 50 anos de atuação e temmotivos de sobras para comemorar. Afinal, nestas cincodécadas construiu uma história sólida e de sucesso, queculminou com a transformação da C.Vale em uma dasmaiores cooperativas do Brasil.

Para marcar a data, a cooperativa promove amanhã(07), às 19h30, na Asfuca, em Palotina, solenidade dehomenagem aos pioneiros e lideranças que marcaram ahistória da C.Vale.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Ponto contraUm dos assuntos que tomou conta da

sessão da Câmara de Vereadores de MarechalCândido Rondon, na segunda-feira (04), foi arealização de eventos no município, até emfunção do 1º Festival de Ecoturismo, queocorre entre os dias 15 e 17, em Porto Mendes,e o 1º Fórum de Debates sobre os Eventos deMarechal Rondon, que começa amanhã (07)e prossegue na sexta-feira (08).

E aí o presidente da Casa de Leis, IlarioHofstaetter (Ila), trouxe um dado interessan-te. Estima-se que em torno de 90% dos mora-dores do distrito de Porto Mendes utilizamlinha telefônica do Paraguai. O motivo? Por-que a telefonia móvel ainda é precária emvárias cidades brasileiras. Ponto contra paraum país que quer investir no turismo esequer conta com um bom serviço.

Até em razão disso, a Associação dasCâmaras e Vereadores do Paraná (Acam-par) está mobilizada, no chamado Pactodas Antenas, para cobrar melhorias emrelação à falta de sinal na telefonia móvel doParaná. Haverá encontro regional sobreeste assunto em Cascavel, no próximo dia21. “Deixamos de arrecadar impostos pornão oferecer adequadamente este serviço”,comenta o presidente Ila.

AMPLIAÇÃO DO SISTEMA PENITENCIÁRIOO Governo do Paraná lança hoje (06) 20 editais para constru-

ção de seis cadeias públicas e de seis Centros de IntegraçãoSocial e ampliação de oito unidades prisionais. O investimentoestá estimado em R$ 161 milhões. As obras vão abrir 6.670 vagasno sistema penitenciário e acabar com a superlotação em dele-gacias. Na região, serão contemplados os municípios de Guaíra,Cascavel e Foz do Iguaçu.

Guaíra terá cadeia pública com 382 vagas, ao preço máximo deR$ 9,4 milhões. As propostas serão conhecidas em 17 de dezembro.A outra licitação é para a construção do Centro de Integração Socialna cidade, com no máximo R$ 4,6 milhões e prazo de execução de240 dias. A abertura dos envelopes será no dia 09 de dezembro.

Maria Cristina Kunzler

Presidente da Câmara de Vereadores de Marechal Rondon,

Ilario Hofstaetter: “Deixamos de arrecadar impostos

por não oferecer adequadamente este serviço”

ANTECIPAÇÃO DA PRÉ-CANDIDATURAO presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, está

avaliando a possibilidade de antecipar sua pré-candidatura àPresidência da República em 2014. A antecipação do lançamentodo nome tucano para este ano em vez de março de 2014 é umademanda da bancada do partido no Congresso Nacional.

A avaliação dos deputados é que a movimentação do ex-governador José Serra, que também tem planos de ser candidato,se apresentando Brasil afora com “opção” do PSDB e a demora poruma definição clara estão prejudicando as articulações do partidocom outras legendas, o que favoreceria o governador de Pernam-buco, Eduardo Campos (PSB), que também deve ser candidato.

Page 4: 11 06 2013

04 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013

CPI DOS PEDÁGIOS

Pedágio cobrará "extra" paracompensar gastos de concessionáriaSegundo deputado Nelson Luersen, contribuinte pagará por obra

entre Matelândia e Medianeira até 2021, mesmo queconcessionária só faça a manutenção da via até lá

Questionamento válidoEste colunista, depois de uma longa vivência neste Estado,

inclusive com passagens por assessorias de governo, tem uma visão

periférica de quase todo o Paraná. Municipalismo é um assunto que

domina razoavelmente bem. Daí dar uns “pitacos” quando projetos

de reforma na infraestrutura são anunciados, especialmente na

Capital, onde reside há 56 anos. Um dos grandes feitos de Jaime

Lerner, criatividade evoluída de suas andanças pelo mundo, na

medida em que, segundo Lavoisier, “nada se cria e nada se perde:

tudo se transforma” (ou evolui), foi a implantação de um sistema de

canaletas para uso exclusivo de ônibus. Nelas se investiu muito

dinheiro, ainda recentemente, no governo anterior, que hoje Gustavo

Fruet é obrigado a concluir. Investimentos fadados a serem jogados

no limbo se prosperarem as informações de que o trajeto previsto

para o metrô segue exatamente o traçado da canaleta Pinheirinho-

Santa Cândida, em quase toda a sua extensão. Com a consequente

eliminação da faixa terrestre destinada aos ônibus. Projeto que o bom

senso imagina não tenha este destino. Com o desenvolvimento da

Capital, que cresce a olhos vistos, não será uma boa solução. Mesmo

com as novas linhas BRT que se pretende implantar em futuro

próximo. A grande virtude de Lerner como prefeito foi planejar Curitiba

para o futuro, futuro que por sinal chegou antes do previsto. São

notórias hoje as dificuldades em mobilidade urbana nesta Capital

que assistiu ao avanço obtido por outras cidades. O planejamento

deve restituir a Curitiba a vanguarda que sempre ocupou no setor,

não eliminar suas conquistas.

Em choqueO discutível ponto facultativo do dia 20, questionável pelo

pouco que se trabalha neste país, não pelo mérito da homenagem

à Consciência Negra, ainda vai dar margem a muita discussão.

Como no caso do “horário brasileiro de verão”, que afeta milhões

de trabalhadores brasileiros por uma economia de R$ 400 mi-

lhões. Isso se rouba em São Paulo, “nas barbas do prefeito”. Para

só citar um exemplo!

Briguinha...Uma briga que intrigou a

imensa maioria que desconhe-

cia o assunto veio à tona de

forma inesperada. Nos recentes

desencontros ocorridos entre

Tribunal de Justiça, Governo do

Estado e Assembleia Legislati-

va, que culminaram com a ida

de Fábio Camargo para o Tribu-

nal de Contas, um tema prospe-

rou: a briga de famílias interes-

sadas em administrar falênci-

as. Situação com poucos atrati-

vos. Aparentemente!

... requentadaA recente dificuldade vivida

pelo grupo do ex-bilionário em-

presário Eike Batista e seus so-

nhos mirabolantes trouxe mais

luz ao assunto. Com a possibili-

dade real de a Justiça não acei-

tar a “recuperação judicial” pro-

posta pela OGX, se houver fa-

lência, um administrador será

indicado. Se receber o previsto

na legislação como honorários

(até 5%), uma bagatela acima

de R$ 500 milhões na medida

em que a dívida da empresa é de

R$ 11,5 bilhões.

Efeito XO efeito cascata previsto com

as dificuldades da OGX e a em-

presa de construção naval do

grupo de Eike já chegou a Pontal

do Paraná, onde a Techint fora

contratada para construir duas

plataformas para a OSX. Com

uma já desativada e outra esta-

cionada, a empresa demitiu

cerca de duas mil pessoas, ge-

rando um sério problema para

a economia da cidade litorâ-

nea. A expectativa reside em

que a plataforma P-76 da Pe-

trobras demande já em 2014 a

contratação de número equi-

valente de funcionários.

Agora vai!Assunto desgastante que de

há muito gera problemas à eco-

nomia do litoral paranaense,

especialmente na área de turis-

mo, a construção da sempre

anunciada e nunca transfor-

mada em realidade ponte da

travessia Guaratuba-Matinhos,

ainda feita pelo arcaico siste-

ma ferryboat, agora é briga do

Ministério Público do Paraná. A

ação movida pela 1ª Promotoria

de Justiça de Guaratuba exige

que o Departamento de Estra-

das de Rodagem (DER) dê início

aos estudos de viabilidade téc-

nica, econômica e ambiental

do projeto. Segundo o DER,

medida a ser iniciada em 2014.

O motorista que passar pelaspraças de pedágio entre Guarapu-ava e Foz do Iguaçu deverá desem-bolsar "um extra" para pagar a tarifaa partir de dezembro deste ano. Ovalor deve ser reajustado pela in-flação dos últimos 12 meses - comoocorre todo o ano - mais 3,82%para compensar a obra de duplica-ção em um trecho da BR-277. Apossibilidade foi confirmada pordepoimento do diretor-presidenteda concessionária Ecocataratas,Evandro Couto Viana, em sessãoda CPI dos Pedágios ontem (05).

O reajuste deve ser feito paracompensar os gastos da conces-sionária com o trecho de 14,4

quilômetros de duplicação entreos municípios de Matelândia eMedianeira. “Até 2021, quandoacaba o contrato deles com o go-verno, terão recebido pelo menosR$ 131 milhões do contribuintepor uma obra que custou R$ 65milhões”, comentou o presidenteda CPI, Nelson Luersen (PDT)

“O que me espanta é ver queesse dinheiro virá de um contratoque não tem a assinatura do gover-nador Beto Richa, só do secretáriode Infraestrutura e Logística (JoséRicha Filho)”, acrescenta. Para o de-putado, um contrato sem a assinatu-ra do governador não deveria tervalidade. “Se nada for feito, a Eco-

cataratas vai receber dinheiro até2021 para fazer apenas a manu-tenção da via, sem mais um qui-lômetro de duplicação”.

PRÓXIMOS PASSOSQuatro diretores de concessi-

onárias no Paraná ainda serãoouvidos pela CPI dos Pedágios,que termina no dia 02 de marçode 2014, sem possibilidade deprorrogação de prazo. “Não va-mos ter tempo de ouvir todos quepretendíamos”, lamenta o presi-dente Nelson Luersen, que co-menta que gostaria de ouvir nova-mente pessoas que já participa-ram de audiências da comissão.

Senado pode acabar com 13º e 14º salários de reeleitosDeputados e senadores que fo-

rem reeleitos podem perder o direi-to ao 14º e ao 15º salários. Segundoproposta de autoria da senadoraAna Amélia (PP-RS), o benefício,que é uma ajuda de custo paramudança e transporte do congres-sista de seu Estado para Brasília,não deve ser pago se o parlamentarseja reeleito, uma vez que, nessecaso, não terá custo com a mudan-ça. O texto foi aprovado ontem (05)pela Comissão de Assuntos Eco-

nômicos (CAE) do Senado.Em fevereiro, o Congresso Na-

cional mudou a regra para paga-mento do benefício, até então, rece-bido por todos os parlamentares acada início e fim de ano. A lei apro-vada e promulgada em março des-te ano prevê que a ajuda de custoseja paga somente no início e nofinal dos mandatos de deputados esenadores, ou seja, a cada quatroe oito anos, respectivamente.

“Temos certeza de que essa

alteração irá ampliar a busca daisonomia entre os parlamenta-res e os demais cidadãos”, afir-mou Ana Amélia, ao justificar aproposta, que ainda será exami-nada pelo plenário do Senado e,se aprovada, seguirá para a Câ-mara dos Deputados.

A regra só vale para as duascasas do Congresso. As assem-bleias legislativas e as câmarasmunicipais do país não serãoatingidas.

Com temas polêmicos, grupo da Câmaraaprova proposta da reforma política

O grupo da Câmara dos Depu-tados criado para discutir suges-tões para reforma política con-cluiu ontem (05) seu trabalho pro-pondo uma Proposta de Emendaà Constituição (PEC) com temaspolêmicos e sem consenso entreos congressistas.

Entre as medidas estão o fimda reeleição para cargos no Exe-cutivo, o fim do voto obrigatório,facilidades para criação de parti-dos, medidas para restringir aatuação de legendas com desem-penho ruim nas eleições paradeputados federais, além de en-gessar alianças eleitorais e divi-dir os Estados em circunscriçãoeleitoral para eleger entre quatroe sete deputados.

Se aprovadas pela Câmara epelo Senado, as medidas só te-rão validade a partir das eleiçõesde 2018. Está previsto ainda umaconsulta popular em 2014 paraos eleitores avaliarem as mudan-ças no sistema eleitoral que fo-ram aprovadas pelo Congresso.

A PEC será entregue hoje (06)ao presidente da Câmara, Henri-que Eduardo Alves. Ele deve instalarnos próximos dias uma comissão

especial para discutir o texto. Anali-sada pela comissão, a PEC precisapassar por duas votações no plená-

Propostas aprovadaspelo grupo de trabalho

1 - Voto facultativo2 - Reduz de um ano para seis meses o prazo exigido em lei para que

um político esteja filiado a um partido para disputar eleição3 - Reduz a exigência de assinaturas necessárias para criar uma

legenda de 0,5% para 0,25% do total de eleitores da eleição anterior4 - Cria blocos federativos para atuação na Câmara por quatro anos.

Os partidos que se unirem para a disputa da eleição proporcional (presi-dente) terão que se manter na Câmara dos Deputados por todo mandato

5 - Estabelece uma cláusula de desempenho. As legendas só vão terdireito ao fundo partidário se alcançarem 5% dos votos apurados para aCâmara. Esse percentual também é exigido para os partidos terem direitoa estrutura nos Legislativos

6 - Prevê que os partidos políticos possam escolher entre financiamentopúblico, privado ou misto

7 - As doações de empresas serão apenas para partidos, o queimpende identificar o candidato beneficiado

8 - Sindicatos e entidades de direito privado só poderão fazer doaçõesde fundo específico para fins eleitorais

9 - Voto regionalizado para escolha de deputados. Os Estados serãodivididos pela Justiça Eleitoral em distritos

10 - Não será eleito deputado candidato que não tiver pelo menos 10%do coeficiente eleitoral

rio da Casa e alcançar pelo menos308 votos. Depois, segue para dis-cussão no Senado.

Page 5: 11 06 2013

O PRESENTE | 05QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013 GERAL

Ministro vê diferença entre ações do Brasil e dos EUAJosé Eduardo Cardozo afirma que a espionagem brasileira foi uma

ação de contraespionagem e não violou direitos das pessoas

ESPIONAGEM

O ministro da Justiça, JoséEduardo Cardozo, negouontem (05) que o Brasil adoteas mesmas práticas de espio-

nagem das quais foi vítimapelos Estados Unidos. Ao co-mentar as revelações da Folhade S.Paulo de que o governo

brasileiro espionou diploma-tas de países como Rússia, Irãe Estados Unidos, ele afirmouque essas foram ações de con-traespionagem que não viola-ram direitos das pessoas. Nasua avaliação, o episódio nãoabala a imagem do Brasil.

“Eu vejo situações comple-tamente diferentes. O que nóstivemos em relação ao Brasil eoutros países foi uma violaçãodo sigilo, de regras da Consti-tuição Brasileira. Ou seja, viola-ram-se mensagens telemáticas,violaram-se ligações telefônicas.Violações que afrontam a sobe-rania brasileira”, afirmou.

O ministro destacou queas ações de contraespiona-gem feitas pelo Brasil foramrealizadas em território na-cional. “Isso é absolutamen-te legal, dentro das regrasque estão postas. Quandovocê acha que existem espi-ões de potências estrangei-ras atuando no Brasil, você

faz o quê? Deixa espiona-rem? Não. Você faz a contra-espionagem”, afirmou.

O ministro destacou ain-da que todos os países fa-zem ações desse tipo. “O queeu não posso fazer é violardireito das pessoas, a sobe-

rania das pessoas. Essa meparece uma diferença cruci-al. Se nós não fizermos essadistinção, vai dar a impres-são de que estamos usandoo mesmo método que nósrecriminamos. Isso não éverdade”, insistiu.

Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo: “Eu

vejo situações completamente diferentes”

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Page 6: 11 06 2013

SONDAGEM CNDL / SPC

Expectativa do varejo é tero melhor Natal em dois anos

Vendas a prazo de 18 a 24 de dezembro devem acelerarem 2013 em relação aos anos anteriores e crescer

5% na comparação com 2012

As vendas a prazo do vare-jo na semana antes do Natal,ou seja, de 18 a 24 de dezembro,devem acelerar em 2013 em re-lação aos anos anteriores e cres-cer 5% na comparação com2012. Essa expectativa foi obti-da a partir de sondagem reali-zada pela Confederação Naci-onal de Dirigentes Lojistas(CNDL) e pelo Serviço de Prote-ção ao Crédito (SPC Brasil).

Se as expectativas se confir-marem, “este será o melhor Na-tal para o comércio varejistados últimos dois anos”, citamSPC e CNDL, em nota. As ex-pansões foram de 2,37% em2012; de 2,33% em 2011; e de10,89% em 2010. Para lojistas, ainjeção de R$ 143 bilhões pelopagamento do 13º salário e ainflação sob controle são os fa-tores que vão alavancar as ven-

das do varejo neste fim de ano.“Atualmente caminhamos

sobre níveis recordes de em-pregabilidade. Além disso, ainflação foi domada e está sobcontrole. Dessa forma, os fato-res dinheiro novo combinadocom inflação estabilizada me-lhoram as condições de com-pra do consumidor”, afirma opresidente da CNDL, RoquePellizzaro Junior.

06 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013

Laticínios, embutidos e sopasprontas entraram na lista de ali-mentos que devem sofrer redu-ção de sódio, tendo em vista queo consumo elevado é um doscausadores de hipertensão arte-rial. A medida está no quartoacordo destinado a diminuir aquantidade do produto em ali-mentos industrializados. O do-cumento foi assinado ontem (05)pelo Ministério da Saúde eAssociação Brasileira das Indús-trias da Alimentação (Abia).

Com o compromisso, chega a16 o número de grupos alimenta-res incluídos. A meta nacional é

Governo assina acordo para reduçãode sal nos alimentos industrializados

retirar 28 mil toneladas de sódiode alimentos até 2020. O sódioestá presente no sal de cozinha eem alimentos industrializados. Éusado não só para dar sabor.Exerce outras funções, incluindoa de conservante.

“Muitos produtos têm muitosal e as pessoas nem sabem. Sãoprodutos que, cada vez mais, en-tram na alimentação das pessoas,estão no refeitório do trabalho e namerenda escolar. Por isso, a im-portância estratégica da parceriacom a indústria”, disse o ministroda Saúde, Alexandre Padilha.

O compromisso firmado ontem

prevê que nos próximos quatroanos ocorra redução de 68% dosódio no queijo muçarela, de 63% norequeijão cremoso, 59% em ham-búrgueres, 54,8% em empanados,29,8% em salsichas e 33,2% emsopas prontas. A lista completados produtos e das metas de re-dução de sódio está no site doMinistério da Saúde.

Antes do acordo assinadoontem, estavam na lista de ali-mentos que devem sofrer redu-ção do sódio pães de tipo bisna-ga, mistura para bolos, salgadi-nhos de milho, caldos, batata fri-ta, biscoitos e maionese.

No Paraná, falar de pedágio é pior que provocar o amigo

cujo time perdeu uma partida para seu arquirrival. Este tema

foi tão politizado que causa aversão na população, cansada

de pagar tarifas tão caras. Diante deste cenário é que o

governador Beto Richa está buscando soluções que atendam

aos paranaenses, principalmente aos usuários das rodovias

federais no Estado.

O trabalho implica em ajustar erros passados e solucionar

uma herança perversa deixada em contratos modificados

que desaguaram num sem número de ações judiciais. O que

faz o governo atualmente: está colocando mais obras nas

rodovias pedagiadas e trabalha para baixar as tarifas.

Esclareço alguns pontos desta herança. Os governos ante-

riores retiraram 487 quilômetros dos 850 quilômetros de

duplicações, construções de marginais e terceiras faixas. Um

exemplo é a duplicação entre Cascavel e Foz do Iguaçu,

excluída em 2007. Também foram eliminados 12 contornos

de cidades e 261 intersecções (trevos e viadutos). E foram

impostos e aumentos acima da inflação (degraus), pagos

entre 2002 e 2007, sem contar as obras postergadas para os

últimos seis anos da concessão.

Hoje, o Governo do Paraná está mais próximo de uma

solução. As negociações estão na fase final e sanarão as

falhas das alterações ocorridas em 2000, 2002 e em 2005,

além de acabar com a briga judicial, cujas 186 ações podem

gerar passivos financeiros.

Em um primeiro momento, o Governo do Paraná retomou

as obras para melhorar a infraestrutura e evitar acidentes e

mortes. Em 16 anos, foram 140 mil acidentes com mais de

sete mil pessoas mortas ao longo dos mais de 2,4 mil quilô-

metros do Anel de Integração.

Para reverter este cenário, os investimentos em obras já

somam mais de R$ 1,5 bilhão. São obras como o Contorno de

Campo Largo, as duplicações entre Guarapuava e Relógio, Me-

dianeira e Matelândia e Jandaia do Sul e Apucarana; e o contorno

de Mandaguari. Sem falar nas terceiras faixas em Cornélio

Procópio e na duplicação entre Cambé e o distrito de Warta. Em

novembro, começa a construção do viaduto de Morretes, cujas

obras estavam programadas para daqui seis anos.

O governo também aumentou a fiscalização e aplica

mensalmente duas mil notificações por falhas na manuten-

ção e conservação, o que não ocorria antes de 2010. O

diálogo com as concessionárias tem sido técnico, transparen-

te e assertivo. Hoje até representantes do setor produtivo

participam de todo processo, que é público, tem seus relató-

rios divulgados no site do DER-PR e servem para balizar as

tratativas com as concessionárias.

Todo este processo está sendo fiscalizado pela Agência

Reguladora do Paraná, a Agepar, e o Governo do Paraná

terá que levar os resultados das negociações à União,

afinal, dos 2.490 quilômetros quase 1,7 mil quilômetros

são rodovias federais.

Desde que o pedágio foi implantado, a União economi-

zou R$ 8,5 bilhões ao não manter e ampliar estas rodovias

federais, além de arrecadar mais de R$ 2 bilhões em

impostos das concessionárias. Ademais, a União foi corres-

ponsável pelos contratos que estão em vigência, pois

aprovou cada alteração.

Não há mágica quando se discute o pedágio. Não adianta

baixar ou ir para o confronto jurídico, nem reduzir unilateral-

mente, desrespeitando o contrato. De forma madura e inte-

ligente, o Governo do Paraná busca uma solução para acabar

com este grande imbróglio que vem se arrastando há 16 anos.

* O autor é diretor-geral do Departamento de

Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR)

PEDÁGIO NO PARANÁRENDE R$ 2 BILHÕES

EM IMPOSTOS FEDERAIS

Insatisfação cresce e 70,1% dapopulação não confia na políciaA insatisfação da população

com a polícia cresceu no primei-ro semestre de 2013 em relaçãoao mesmo período do anopassado. Segundo o Índice deConfiança na Justiça Brasileira(ICJBrasil), realizado pela Fun-dação Getúlio Vargas (FGV) paraintegrar a 7ª edição do AnuárioBrasileiro de Segurança Públicado Fórum Brasileiro de Seguran-ça Pública (FBSP), 70,1% da popu-lação não confia no trabalho dasdiversas polícias no país, 8,6%acima do registrado no primeirosemestre de 2012.

O FBSP destacou que a credi-bilidade das polícias está maispróxima da apresentada pelospartidos políticos (95,1% dos bra-sileiros afirmam que não confi-am em legendas políticas) doque pela apresentada pelas For-

ças Armadas (34,6% não confi-am), o que, mostra o documento,indica a necessidade de rever aatuação dos agentes de segu-rança pública.

De acordo com o Fórum, asatuações das polícias desde asmanifestações iniciadas em junhosão apenas um ponto que precisaser revisto na política de seguran-ça adotada nos dias de hoje.

VIOLÊNCIACinco pessoas morrem em

média todos os dias no país víti-mas da ação policial, de acordocom o Anuário. No ano passado,1.890 pessoas foram mortas emepisódios envolvendo policiais emserviço. Além disso, consideran-do as taxas de mortes por homicí-dio da população e de policiais, orisco de um policial morrer assas-

sinado no Brasil é três vezes mai-or que o de um cidadão comum.

A taxa de homicídio geral dapopulação foi de 24,3 por 100 milhabitantes, enquanto a de polici-ais mortos em serviço e fora deserviço foi de 72,1 por 100 milpoliciais. “A polícia está matandomuito e morrendo muito”, disse ocoordenador do Anuário, RenatoSérgio de Lima. Ele afirmou queos dados são uma evidência fortede que a forma como o Estadobrasileiro atua para lidar comcrimes é “anacrônica e falida”.

Lima disse que, embora ogasto do País com segurançapública tenha atingido R$ 61,1 bi-lhões em 2012, alta de 16% ante oano anterior, cerca de 40% dessevalor é destinado a aposentadose inativos. “O Brasil gasta muito,mas investe mal”, resumiu.

Page 7: 11 06 2013

O PRESENTE | 07QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013 ESTADO

PARA EVITAR FALHAS

Paraná cria comitê parainvestigar mortes por dengue

Atuação do grupo também refletirá na qualidade dos dadosdisponíveis nos sistemas de informação da saúde

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Globo Rural (@Globo_Rural)Faep “repudia” decisão de liberar cota adicional de trigo http://ow.ly/qvjj6

Globoesporte.com (@globoesportecom)Joel Santana vai dirigir seleção angolana, diz colunista

http://glo.bo/HH3kdV

Pai diz que lesões afetaram Messi, mas avisa que tudo voltará ao normalhttp://glo.bo/1cLBF6b

Esmael Morais (@esmaelmorais)Jornalista

Dilma confirma reforma ministerial em dezembro http://bit.ly/1b3wIEL

G1 Paraná (@g1parana)Exército apreende US$ 30 mil em contrabando no primeiro de operação

http://glo.bo/1cLJyIE

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Consumo de etanol caiu 40% de 2009 a 2012. http://glo.bo/1a4OTKN

Folha de S.Paulo (@folha_com)Após espionagem, Dilma autoriza criação de sistema de e-mail do

governo. http://folha.com.br/no1366980

Sérgio Souza (@_sergiosouza)Senador do PMDB

O Congresso adere ao Novembro Azul, movimento para conscientizaros homens sobre a prevenção do câncer de próstata. pic.twitter.com/djY0KxaqtL

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Nadal e Djokovic pedem mudanças de piso e formato no #ATPFinals

Zero Hora (@zerohora)Sorteio de ingressos para a Copa é concluído. Torcedores terão

confirmação de compra nos próximos dias http://zhora.co/174oWHZ

UOL Notícias (@UOLNoticias)Estudo mostra que todos Estados do país registram homicídios em

níveis epidêmicos http://uol.com/bndlvk #UOL #SegurançaPública

Código de Processo Civil é votação mais importante da legislatura, dizAlves http://uol.com/bndlwc #UOL

A Voz do Brasil (@avozdobrasil)Conversa com a presidenta: Brasil terá satélite para levar internet de

qualidade a municípios em áreas de difícil acesso.

João Arruda (@joao_arruda)Deputado federal do PMDB

Semana de debates importantes sobre o marco civil da internet. Estoufinalizando mais um artigo sobre o assunto que envolve muitos interesses.

BandNews FM Curitiba(@BandNewsFMCtba)

Aumentam em 65% as prisões pela Lei Seca nas estradas do Paranáhttp://wp.me/p2gEb0-hgc

Estadão (@Estadao)Aécio busca acerto para antecipar campanha presidencial

http://oesta.do/1a4WuZX

Tite está perto de renovar com o Corinthians por um ano, diz dirigentehttp://oesta.do/1iJCr5a

Com preço baixo, cebolas apodrecem. Vinte mil toneladas não foramcolhidas porque gasto não compensa http://oesta.do/19xFtIu

Roberto Requião (@requiaopmdb)Senador do PMDB

Brasil está adotando práticas neoliberais e pode sofrer ataqueespeculativo. Criticar e pedir mudanças é defender o país.

A Secretaria Estadual daSaúde instituiu ontem (05) umcomitê de investigação dasmortes causadas por dengueno Paraná. A intenção é inves-tigar cada caso para confirmarse a doença foi a principal res-ponsável, além de avaliar comofoi a evolução do quadro clínicodo paciente e a conduta de aten-dimento praticada.

O superintendente de Vigi-lância em Saúde, Sezifredo Paz,diz que toda morte por dengue éconsiderada evitável, mas issonão depende apenas da condutade atendimento das equipes desaúde. “A morte por dengue ocor-re por falhas na prevenção, as-sistência ou busca tardia por aten-dimento. Com essa investigaçãomais detalhada poderemos iden-tificar onde ocorreu a falha e reco-mendar ações que corrijam es-ses problemas, evitando assimnovas mortes”, destacou.

A atuação do grupo tambémrefletirá na qualidade dos dados

disponíveis nos sistemas de in-formação da saúde. Muitos ca-sos notificados ou mesmo lança-dos em atestados de óbitos comosendo dengue são descartadosapós investigações posteriores.Isso ocorre porque a dengue temsintomas parecidos com o deoutras doenças como a gripe, aleptospirose e a hantavirose, porexemplo. Além disso, há casosem que o paciente tem o vírus dadengue em seu organismo, masmorre por outras causas não re-lacionadas à doença.

MUNICÍPIOSO novo comitê terá equipes

regionais que farão a investi-gação das mortes diretamentenos municípios. Após o levan-tamento das informações, todoo caso será avaliado por umaequipe estadual que concluiráa investigação. Se a dengue forconfirmada como causa princi-pal da morte do paciente, asinformações constarão no bo-

letim informativo que é divulga-do periodicamente pela Secre-taria Estadual da Saúde.

NÚMEROSEm agosto deste ano, a Secre-

taria da Saúde iniciou o novo pe-ríodo epidemiológico da dengue.De acordo com o boletim infor-mativo da doença, divulgado on-tem, durante a reunião do ComitêIntersetorial de Controle da Den-gue, 116 casos já foram confirma-dos no Estado. Nenhuma mortepor dengue foi registrada nestenovo período.

A coordenadora do Progra-ma Estadual de Controle da Den-gue, Themis Buchmann, alertaque os casos da doença estãoaumentando em regiões que his-toricamente apresentam maisrisco de epidemia. “Municípiosdo Oeste, Noroeste e Norte con-centram a maior parte dos ca-sos e por isso devem intensifi-car as medidas de controle domosquito”, explicou.

Registro dareunião de ontem(05), que instituiu

o comitê: aintenção éinvestigar

cada caso paraconfirmar se adoença foi a

principalresponsávelpela morte

Divulgação

Page 8: 11 06 2013

08 | O PRESENTE ESTADO QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013

INFRAESTRUTURA PARANAENSE

Richa enaltece incentivos para investimentos privadosDurante palestra nos Estados Unidos, governador lembrou que Estado tem boa estrutura

de transporte, mas ainda restam gargalos a remover

O Paraná quer que a ini-ciativa privada tenha papelmais ativo na melhoria dainfraestrutura do Estado.Em palestra proferida on-tem (05) na sede do bancoJP Morgan, em Nova Ior-que, nos Estados Unidos, ogovernador Beto Richa dis-se que ampliou o programaParaná Competitivo, de for-ma que os incentivos fis-cais beneficiem, além de em-preendimentos industriais,também as empresas que in-vistam em rodovias, portose aeroportos.

“Esse mecanismo fiscalabre espaço para a consti-tuição de parcerias público-privadas (PPPs), ferramen-ta essencial para viabilizar ofinanciamento de projetos deinfraestrutura”, afirmou Ri-cha, que fez palestra a con-vite da Câmara Americanade Comércio Brasil-EstadosUnidos. “A modernização danossa infraestrutura é prio-ridade, a fim de que seja umfator de dinamismo do pro-cesso de industrialização emcurso”, disse ele.

Para o governador, o Pa-raná tem boa estrutura de

transporte, mas ainda res-tam gargalos a remover paraagilizar o transporte da pro-dução e melhorar a produti-vidade das empresas. “O Es-tado desenvolve um grandeprograma de melhoria dasestradas rurais e rodovias.Também defendemos nossosprojetos de ampliação do Por-to de Paranaguá e da malhaferroviária estadual, além damodernização dos aeropor-tos”, explicou.

ENERGIANa palestra, o governa-

dor chamou a atenção para aoportunidade de exploraçãodas jazidas de shale gas exis-tentes no Paraná. Estudospreliminares indicam umimenso potencial do combus-tível no Estado e no Brasil,que pode estar entre as dezmaiores reservas do mundo,além de um volume aindanão dimensionado de petró-leo e gás convencionais.

“Os Estados Unidos es-tão liderando a revoluçãoenergética do shale gas, e oParaná tem um potencial ex-traordinário a ser exploradoneste mercado que está ape-

nas em gestação no Brasil”,declarou Richa. “Uma par-ceria aqui teria relevânciaestratégica para nós e pers-pectiva de alta rentabilidadepara os investidores”, disseele, lembrando que duasempresas norte-americanasque dominam as novas tec-nologias de extração do sha-le gas já se habilitaram paraparticipar dos próximos lei-lões de blocos de explora-ção, no final de novembro.

ECONOMIAO governador afirmou

também que as medidas to-madas pelo governo estadu-al descolaram o Paraná datendência nacional de enco-lhimento da indústria. “OEstado vive seu mais ex-pressivo processo industri-alizante, não só pelo nú-mero de empresas instala-das e pelos empregos cria-dos, mas pela abrangênciageográfica das novas plan-tas, instaladas em cidadese regiões antes desprovi-das de indústrias de gran-de porte, sem dinamismo pró-prio”, afirmou.

Richa destacou que além

O governador em exercí-cio e secretário estadual deEducação, Flávio Arns, clas-sificou como radical a pro-posta do Ministério da Edu-cação de inserir todos os alu-nos com deficiência em salasnormais da rede regular deensino. “Todo mundo na clas-se comum é radicalismo”, dis-se o paranaense, durante au-diência pública da Comissão

No Senado, Arns defende educaçãoespecial para alunos com deficiência

de Educação, Cultura e Es-porte do Senado, realizadaontem (05) em Brasília.

Durante a reunião, os par-ticipantes defenderam o textoaprovado pela Câmara dosDeputados para a Meta 4 doPlano Nacional de Educação(PNE), que diz que estudan-tes com deficiência devem seratendidos “preferencialmen-te” nas escolas regulares. Com

isso, ficaria preservado o di-reito de alunos e famílias deoptar pelo atendimento emescolas de educação especial.

Para Arns, o texto doMEC em apreciação no Se-nado “é uma falta de respei-to com a família, com a co-munidade e até de humani-dade”. Para ele, o assuntodeve ser melhor debatido.“Duas perguntas precisam serfeitas: do que essa criança,adolescente, jovem e adultoprecisa? E onde ele pode serbem atendido?”, questionou.

O vice-presidente da Fede-ração das Apaes, José Turozi,ressaltou que a organizaçãoestá em 2.130 municípios erealiza o atendimento a 280mil pessoas com deficiência,mas não foi consultada sobrea proposta de inclusão. “Épreciso consultar as partes in-teressadas na inclusão: alu-nos e familiares. A inclusãoproposta acarretará mais ex-clusão”, opinou.

Secretário de Educação do Estado do Paraná, Flávio Arns, debate a inclusãode alunos com deficiência na escola regular. À direita, presidente

da Comissão de Educação, senador Cyro Miranda

Pedro França/Agência Senado

O presidente da JuntaComercial do Paraná (Ju-cepar) , Ardisson NaimAkel, se reúne hoje (06),em Brasília, com a geren-te-adjunta de políticas pú-blicas do Sebrae Nacio-nal, Inês Schwingel. Noencontro, os dois irão es-truturar o convênio en-tre a entidade e as juntascomerciais estaduais paraa implantação da Redesim(Rede Nacional para aSimplificação do Registroe da Legalização de Em-presas e Negócios), quedeve diminuir o tempo deabertura de empresas coma integração de todos osórgãos envolvidos nesteprocesso.

“A proposta de desbu-rocratização nos proces-sos que envolvem a legali-

Jucepar negocia desburocratizaçãona abertura de empresas

zação de empresas tem sidotrabalhada há meses pelasJuntas Comerciais e vemno bojo do projeto comen-tado recentemente pelapresidenta Dilma Rousse-ff”, explica Akel.

No último dia 24, Dil-ma declarou, em entrevis-ta a uma rádio de MinasGerais, que o tempo deabertura de empresas vaidiminuir para cinco dias,com a criação de um por-tal na internet que deveconcentrar todos os pro-cessos necessários parao registro e legalizaçãode firma. Hoje, um em-presário leva em tornode 119 dias para consti-tuir um novo empreen-dimento no país, de acor-do com levantamento doBanco Mundial.

de diálogo franco com o capi-tal produtivo, o Estado redu-ziu impostos para pequenas emicroempresas, diminuiu asalíquotas do imposto sobreimportações e a carga tribu-tária sobre informática e au-tomação, além de outros se-tores geradores de empregointensivo e de tecnologia.

Ele acrescentou ainda queo programa de incentivos fis-cais Paraná Competitivo con-tribuiu para que grandesmultinacionais optassem pornovos empreendimentos noEstado, mas que o governoestadual também garanteapoio para o desenvolvimen-to dos pequenos negócios.

Governador Beto Richa durante palestra na sede do banco JP Morgan, em Nova Iorque, nos Estados Unidos: “A modernização

da nossa infraestrutura é prioridade”

Divulgação

Page 9: 11 06 2013

O PRESENTE | 09QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013 GERAL

INVESTIMENTO

Municípios do Oeste vão ganhar unidades de Saúde da FamíliaInvestimento de R$ 3 milhões serão destinados a Assis Chateaubriand, Entre Rios do Oeste,

São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa, Diamante do Oeste Mercedes e Santa Helena

O segundo secretário daAssembleia Legislativa, depu-tado estadual Ademir Bier, sereuniu ontem (05) com secre-tário de Estado da Saúde,Michele Caputo Neto, paratratar de encaminhamentospara municípios da regiãoOeste. No encontro, Bier soli-citou investimentos em trans-porte e infraestrutura. O ob-jetivo é reforçar a estrutura etornar mais ágil o atendimen-to à saúde da população.

Em Assis Chateaubri-and, o investimento será deR$ 146 mil para implanta-ção de uma Unidade de Apoiodo Programa Saúde da Famí-

lia. Cada um dos municípiosde Entre Rios do Oeste, SãoPedro do Iguaçu e Terra Roxavai receber R$ 474 mil para aconstrução de três Unidadesde Saúde da Família - umapara cada cidade.

Diamante do Oeste vaiganhar uma Unidade deApoio para a área rural. Se-rão destinados R$ 146 mil pararealização da obra. A Unida-de de Saúde de Mercedes vaiser reformada e ampliada, cominvestimento de R$ 474 mil.Santa Helena será contem-plada com R$ 910 mil paraimplantação de uma Unidadede Saúde da Família.

Para Bier, os investimen-tos vão permitir que a popu-lação desses municípios te-nha mais facilidade no aces-so à saúde. “Estes recursosvão chegar até as pessoas,permitindo um atendimentomais rápido e de qualidade”,disse o deputado. “EssasUnidades de Saúde da Famí-lia são muito importantespara a organização do siste-ma de saúde do Estado”, ex-plicou Caputo Neto.

O deputado também soli-citou junto ao secretário deSaúde a destinação de ambu-lâncias para diversos municí-pios da região Oeste.

Deputado estadual Ademir Bier se reuniu ontem (05) com secretário de Estado da Saúde,Michele Caputo Neto, para tratar de encaminhamentos para a região

Divulgação

Comunidade de Maripásolicita melhorias ao DER

O prefeito de Maripá,Anderson Bento Maria, este-ve na última semana em Cas-cavel, onde protocolou umofício na SuperintendênciaRegional do Departamentode Estradas e Rodagem (DER)solicitando diversas melho-rias no trevo de acesso à sededo município.

Na ocasião, o mandatá-rio esteve acompanhado pe-los munícipes Ivanir Laza-rin, Heinz Schereiber Juniore Anildo Schanoski, propri-etários de áreas rurais loca-lizadas às margens da rodo-via PR-182, e do vereadorÉdio Sartori, que reivindicamas melhorias.

Por meio do ofício houve areivindicação para a insta-lação de uma rotatória no en-troncamento da rodovia PR-182 com a PR-491, trevo deacesso ao município de Ma-

ripá. Também houve a soli-citação de melhorias nas “ba-cias de contenção de água” ea poda e extração de algu-mas árvores às margens darodovia PR-182, nas proxi-midades do trevo, devido aoperigo oferecido aos usuári-os da rodovia.

Segundo o prefeito, o ofí-cio foi entregue na presençados munícipes de Maripá,pois o pedido para que o docu-mento fosse enviado ao DERpartiu dos mesmos. “Todossabem que o local precisa demelhorias, pois apresentagrande número de ocorrênci-as de acidentes de trânsito,alguns com vítimas fatais, ten-do em vista a grande movi-mentação no entroncamento.Agora o município aguardauma resposta positiva da Su-perintendência Regional doDER”, menciona Anderson.

Prefeito Anderson Bento Maria e munícipes maripaenses fizeramsolicitações diretamente à Superintendência do DER, em Cascavel

Divulgação

Page 10: 11 06 2013

10 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013

PROPOSTA

Parceria levará desenvolvimento local para todo o paísFrente Nacional dos Prefeitos, o Sebrae Nacional e a Itaipu Binacional vão traçar uma agenda conjunta

A Frente Nacional dos Pre-feitos (FNP), o Sebrae Nacio-nal e a Itaipu Binacional vãotraçar uma agenda conjuntapara promover ações de de-senvolvimento econômico lo-cal em todo o país. A propos-ta foi discutida na última se-mana, durante do 2º Fórumde Desenvolvimento Econô-mico Local, ocorrido entreterça (29) e sexta-feira (1º),em Foz do Iguaçu.

Segundo Herlon Goelzer deAlmeida, assessor do diretor-geral brasileiro da Itaipu e umdos organizadores do fórum, ainiciativa foi discutida com oprefeito de Porto Alegre, JoséFortunati, presidente da FNP.

Fortunati esteve no Fó-rum para falar sobre o Orça-mento Participativo (OP), ex-periência que foi comparti-lhada na sexta-feira com osparticipantes do fórum, nopainel “Financiando o De-senvolvimento Econômicocom a Economia Local”. “Va-mos promover ações conjun-tas pela promoção do desen-volvimento econômico locale elaboração participativapúblico-privada e sociedadecivil de planos com essa fina-lidade”, disse Almeida, quecitou o Conselho de Desen-volvimento Econômico e So-

cial de Foz do Iguaçu (Code-foz) como exemplo bem-suce-dido desse tipo de parceria.“Todas as cidades deveriamter um Codefoz”, afirmou.

REFERÊNCIADOS PAMPAS

A Capital gaúcha é referên-cia em participação popularna gestão pública e tem comocarro-chefe o OP, instrumen-to que pode servir à promoçãodo desenvolvimento local emoutros municípios ainda nãoaderentes ao modelo.

Instituído em 1989, OP influ-enciou mais de mil cidades emtodo o planeta. A ferramentapermite que a população par-ticipe de decisões sobre inves-timentos em todas as áreas, apartir da eleição de conselhei-ros e delegados eleitos de for-ma democrática.

“Se por um lado temos queter consistência técnica nosprojetos, a decisão final sem-pre deve ser a dos moradores,que moram e conhecem a suasituação”, disse Fortunati.“Não tenho dúvidas que em24 anos o OP trouxe grandesavanços para Porto Alegre”.

SUPERAÇÃOEm sua apresentação, o

prefeito falou ainda sobre os

desafios enfrentados por Por-to Alegre em 2005, quando acrise financeira abateu o mu-nicípio na busca de recursosjunto aos agentes nacionais einternacionais. “Mas de certaforma a dificuldade facilitou odesenvolvimento local por-que estes períodos de crisepossibilitam que as pessoassaiam de sua zona de confor-to e comecem a pensar alter-nativas criativas”, concluiu.

ALÉM DO TERRITÓRIOIntercâmbios entre insti-

tuições, regiões administrati-vas e cidades foram a tônicade vários encontros do Fó-rum Mundial. Iniciativas con-juntas permitiram à região deÎle-de-France (Ilha da Fran-ça), onde fica Paris, estabele-cer projetos com cidades delocais diferentes do mundo:de Hanói, no Vietnã, a Santi-ago, no Chile.

“Existem necessidades im-portantes dos parceiros paraa transformação do cenáriourbano, mas ainda podemosir além, com intercâmbios cul-turais, como os celebradoscom Santiago do Chile”, dis-se o vice-presidente da regiãode Île-de-France, Roberto Ro-mero, um dos debatedores damesa, ao lado de Fortunati.

A Câmara de São Migueldo Iguaçu, presidida pelo ve-reador Edson Ferreira, pro-moveu sessão solene paraentrega do título de CidadãoHonorário ao desembargadorcorregedor da Justiça do Es-tado do Paraná, Lauro Fabrí-cio de Mello, que foi o primei-ro juiz da comarca são-mi-guelense. O evento foi reali-zado na última semana e con-tou com a presença de diver-sas autoridades e lideranças.

A comenda havia sidoaprovada em 2011, na antigalegislatura, a partir de umaproposição do então verea-dor Antônio Dilmar TonisMafalda. Revisando as ma-térias pendentes no PoderLegislativo, o presidente daCasa de Leis considerou jus-to fazer a entrega do títuloao desembargador.

Em seu discurso, Ferreiracongratulou com o homena-

Câmara de São Miguel entrega títulode cidadão honorário a desembargador

geado a conquista de ter sidoo primeiro juiz de São Migueldo Iguaçu nos anos de 1977 a1979, bem como enalteceu osrelevantes serviços prestados nomunicípio e ao Estado. “É satis-

O cidadão honorário de São Miguel do Iguaçu, Adalgir Carlos Comunello,que foi o primeiro advogado que prestou serviço no município, entregou

ao desembargador Lauro Fabrício de Mello a comenda

fatório ter na galeria dos home-nageados pela Câmara Munici-pal este nome: desembargadorcorregedor geral da Justiça doEstado do Paraná, Lauro Fa-brício de Mello”, afirma.

Deu entrada na segunda-feira (04) na Câmara de Verea-dores de Marechal CândidoRondon o projeto de lei número91/2013, de autoria do PoderExecutivo, o qual dispõe sobre aconsulta à comunidade escolarpara a escolha de diretores dasescolas municipais. Conformeo prefeito Moacir Froehlich, oprojeto de lei tem como finali-dade possibilitar o processo deescolha democrática do cargode diretor nas unidades de en-sino que compõem a rede mu-nicipal. Atualmente, os ocupan-tes do cargo de diretor são no-meados pelo prefeito.

De acordo com o que estáprevisto no projeto, terão di-reito a votar os integrantesda comunidade escolar for-mada pelos professores e de-mais funcionários (excetoterceirizados que não pos-suam vínculo direto), alémde pais ou responsáveis pe-los alunos matriculadosonde se dará a designaçãodo diretor. Os votos dos pro-fessores e servidores terãopeso maior em relação aosdemais votantes na pro-porção de dois para um.

Ainda de acordo com a pro-posta apresentada pelo PoderExecutivo, caso a Câmara apro-ve o projeto de lei, a consultapara designação de diretores

Projeto cria processo eleitoralpara escolha de diretoresdas escolas rondonenses

das escolas municipais ron-donenses será realizada a cadadois anos, dentro do períodoletivo anterior ao início domandato. A consulta à comu-nidade escolar, conforme oprojeto de lei, será feita “atra-vés de voto direto, secreto efacultativo dos membros ap-tos a votar, vedado o voto porrepresentação”.

Por outro lado, o artigo 9ºdo projeto de lei estabelece osrequisitos que devem cumpriros interessados em concorrerao cargo. Está previsto, entreoutros itens, que o candidato adiretor deve pertencer ao qua-dro de servidores em regimeestatutário, sendo detentor docargo de professor ou educa-dor infantil; ter experiênciadocente mínima de dois anos;ter disponibilidade legal paraassumir a função, conformedemanda da unidade de ensi-no; e não ter ocupado o cargode direção, por meio de con-sulta, nos últimos quatros anosanteriores ao registro.

Após ser lido na sessão or-dinária do Poder Legislativode segunda-feira, o projeto delei foi baixado para análise dosvereadores integrantes dascomissões permanentes de“Justiça e Redação” e de “Edu-cação, Cultura, Bem-Estar So-cial e Ecologia”.

Prefeito e presidente da FNP, José Fortunati, ao lado do ex-presidenteLula e do diretor-geral de Itaipu, Jorge Samek: experiência de Porto

Alegre com Orçamento Participativo já dura mais de 20 anos e é estratégica para o desenvolvimento local

Divulgação

Divulgação

Page 11: 11 06 2013

O PRESENTE | 11QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013 GERAL

Consultora planeja lançar livrosobre desenvolvimento humano

Objetivo foi estimulado a partir de participação em obra quereúne artigos de vários autores

EM DOIS ANOS

Felicidade 360º é o título dolivro que permitiu à consultorarondonense Marta Beatriz HornSchumacher experimentar aexperiência de ter um textopublicado em um material pe-rene. Ela é uma entre 34 auto-res que tiveram artigos publi-cados na obra. A experimenta-ção serviu como estímulo parareforçar o desejo que ela já ti-nha de lançar o próprio livro,que ainda está em fase de pro-jeto, mas que deve ser concre-tizado no prazo de dois anos.“Valorizei muito esta oportu-nidade de participar de um li-vro e ela reacendeu o sonho queeu já tinha de escrever o meupróprio, como forma de contri-buir com as pessoas a partirdaquilo que eu aprendi ao longoda vida”, declara.

O livro “Felicidade 360º: to-dos os caminhos para ser fe-liz” possui 257 páginas e foipublicado pela Editora SerMais, de São Paulo. A obrabusca apresentar os segredosdas pessoas que são realiza-das e felizes; como conquistara realização pessoal com pe-quenas atitudes; como o esta-do de espírito feliz pode auxi-liar as pessoas a alcançar maisfacilmente seus objetivos; osbenefícios à saúde e à vidapessoal; dicas para melhorara autoestima; e os diferentesmétodos para alcançar equilí-brio físico e psíquico. “O livro éum convite a pensar o que faz aspessoas felizes, ou ainda o quefalta para que elas consigam serfelizes”, resume Marta.

Ela foi convidada pelos edi-tores a participar desse materi-al devido ao trabalho que reali-za há dez anos na área de desen-volvimento humano.

Em seu texto, a consultora

resgata em um artigo intitula-do “Coisas da Infância” os fato-res essenciais que oferecem ocaminho para a felicidade. “Ofoco do texto do livro é na sim-plicidade, na essência, em me-nos cobrança própria em rela-ção à perfeição e ainda em maisliberdade para alcançar a feli-cidade”, descreve Marta.

O lançamento da obra ocor-reu em São Paulo e também emMarechal Rondon, no mês deoutubro, por ocasião da inau-guração da empresa de consul-toria e treinamento Mosaico De-senvolvimento Humano.

A compilação de artigospode ser adquirida com a auto-ra, bem como nas LivrariasGlobo, Unixerox e Livraria Nota10 ao valor de R$ 58,90. Maisinformações podem ser obtidaspelo fone (45) 9999-6160.

O trabalho de Marta podeser conhecido pela páginawww.mosaicodh.com.br.

SONHO

Compartilhar as própriasdescobertas com outras pes-soas tem sido a missão de vidade Marta. “Tenho percebido quetêm sido úteis e ajudado as pes-soas”, declara.

Esse efeito deve impulsioná-la a realizar o sonho de escrever oseu primeiro livro. “Minha inten-ção é escrever sobre as ferramen-tas que identifico como impor-tantes para que as pessoas alcan-cem o desenvolvimento pessoal eorganizacional”, adianta.

O foco do novo trabalho serána questão comportamental.“As atitudes, o comportamen-to, a iniciativa ou a desistênciasão resultado das crenças pes-soais, que geram as emoções elevam àquele comportamento”,explica Marta. Segundo ela, adiferença entre pessoas quevencem e as que não progridemestá na sua reação aos estímulosexternos e na forma como lidamcom suas crenças e emoções. “Mi-nha função é ampliar a consciên-cia das pessoas sobre o que impe-de e o que favorece os resultadospositivos. As pessoas precisamde autonomia e não delegar aterceiros os seus próprios re-sultados”, recomenda.

A percepção da consultoraem relação à felicidade é de queela é uma questão de escolha.“Porém, muitas pessoas nãotêm essa consciência. Elas atétêm essa intenção, mas é super-ficial e não acontece na prática,pois muitas vezes pouco se fazpara alcançá-la”, aponta Mar-ta, segundo a qual, assumir acondição de protagonista de seupróprio destino pode mudartodo o rumo de uma vida.

Lançamento do livro, realizado na Livraria Cultura,em São Paulo, foi bastante prestigiado

Divulgação

Carina Ribeiro/OP

Marta BeatrizHorn

Schumacher éuma entre 34autores queproduziram

artigos para olivro Felicidade

360º

Page 12: 11 06 2013

12 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013

FACES 2013

Rondonense é selecionada à final de concurso de belezaEvento revela novos talentos para as passarelas da moda

Cassiana Carolina HenickSchmitt, 15 anos, está entreos quatro finalistas, selecio-nados na etapa de Londrina,do concurso de modelos Fa-ces 2013, promovido pela Per-nambucanas em parceria coma Ford Models. Ela se inscre-veu na loja Pernambucanasde Marechal Cândido Ron-don. A revelação aconteceudurante evento realizado noúltimo sábado (02), no Lon-drina Norte Shopping. Alémde Cassiana, também se clas-sificaram Laura BarqueteGuerchmann de Freitas, 15anos; Guilherme MatheusFranco, 17 anos; e GuilhermeMatheus Ratier, 17 anos.

Os finalistas já haviamvencido a seletiva regional,na qual foram avaliados poruma comissão de “olheiros”da Ford Models.

Laura fez sua inscrição naunidade de Londrina, Gui-lherme Franco na Pernam-bucanas em Regente Feijó (SP)e Guilherme Ratier na unida-

de localizada em Maringá.Os quatro candidatos se-

guem agora rumo à final doconcurso, que acontece emdezembro, e reunirá os 28classificados durante as setesemifinais.

Na final, o Faces 2013 vaieleger dois casais vencedoresque ganharão um ano de

Guilherme Ratier, Cassiana Schmitt, Laura de Freitas e Guilherme Francoseguem agora rumo à final do concurso, que acontece em dezembro,

e reunirá os 28 classificados durante as sete semifinais

Divulgação

agenciamento pela Ford Mo-dels, um book e 100 composi-tes. Além disso, os primeiroscolocados ganharão R$ 10 milem dinheiro e R$ 1 mil emvale-compra Pernambucanas.A dupla que ficar em segundolugar também será premiadacom um vale-compra no va-lor de R$ 1 mil.

A Secretaria de Culturade Marechal Cândido Ron-don está dando sequênciaao Projeto Ciranda da Cul-tura. O mesmo iniciou em2010 e visa fomentar as açõesde produção e acessibilidadede atividades culturais paraa comunidade rondonense.

O projeto apresenta oscursos da Escola Municipalde Artes nas escolas, colégi-os, associações e instituiçõesrondonenses, promovendoum momento de interaçãocom a cultura e a arte, dina-mizando e incentivando aprática de atividades cultu-rais, preparando o públicopara conhecer, admirar, cul-tivar e valorizar a cultura domunicípio, promovendo ta-lentos artísticos.

Projeto Ciranda da Culturatem sequência em Rondon

Em 2013 as atividades ini-ciaram no mês de agosto e seestendem até o final de no-vembro. Ontem (05) o Gru-po de Teatro da Escola Mu-nicipal de Artes realizou aapresentação "S.O.S. Plane-ta" na Escola Bento Mu-nhoz da Rocha Neto. Ama-nhã (07) acontecerá umgrande espetáculo na aber-tura do 1º Fórum de Deba-tes que será realizado noCentro de Eventos WernerWanderer. Na oportunida-de será apresentado o po-tencial histórico, cultural eartístico do povo de Mare-chal Rondon, com a partici-pação de todos os grupos daEscola Municipal de Artes,com participação especial doCTG Tertúlia do Paraná.

Apresentação aconteceu ontem (05) na Escola Bento Munhoz da Rocha Neto

Ademir Herrmann

Uma estudante de SantaHelena e uma professora deMarechal Cândido Rondonacabam de ser premiadas noConcurso Agrinho 2013, que érealizado pelo Sistema Faep/Senar para promover o encon-tro da educação com a agricul-tura. O evento mobiliza maisde 1,5 milhão de estudantes emtodo Paraná a cada ano.

O concurso envolve alu-nos do 1º ao 9º anos do Ensi-no Fundamental. É compos-

Estudante e professoras da regiãosão premiadas no Concurso Agrinho

to por cinco categorias: De-senho e Redação, ambos paraalunos, Experiências Peda-gógicas, para professores, Es-cola Agrinho, para escolas, eMunicípio Agrinho, paramunicípios. O tema deste anofoi Saber e Atuar Para Me-lhorar o Mundo.

Na área de abrangência doNúcleo Regional de Educaçãode Toledo, a aluna premiadafoi Kauana Tomasi, do 7º anodo Colégio Estadual Santos

As empresas rondonensesinteressadas em inscrever seusfuncionários para participar do36º do Concurso “Funcionário Pa-drão 2013” precisam retirar osformulários na Associação Co-mercial e Empresarial (Acima-car), os quais devem ser preen-chidos e devolvidos na sede daentidade até amanhã (07).

Os organizadores informamque, em anexo à ficha de inscri-ção, deve estar o currículo docandidato e uma foto 3x4. Cadaempresa pode inscrever no má-ximo três candidatos. Os funcio-nários podem ser industriários,comerciários, bancários, presta-dores de serviço e servidorespúblicos municipais. A inscriçãode candidatos pode ser feita porempresas estabelecidas no mu-nicípio com no mínimo três anos.

Para se chegar ao nome doganhador do Funcionário Padrão2013 (comenda que será entregue

Inscrições ao concurso FuncionárioPadrão 2013 encerram amanhã

durante o Prêmio Marechal, em 23de novembro) serão avaliados cri-térios como o tempo de serviço,promoções recebidas, cursos rea-lizados na área de atuação e con-vivência e conceito na sociedade.

Às 08 horas de sexta-feira (08)a comissão julgadora (formada porintegrantes do Rotary Club Mare-chal Cândido Rondon, Acimacar eimprensa local) se reunirá na Aci-macar para avaliar os currículosenviados e apontar o vencedor.

A 36ª edição do Concurso “Fun-cionário Padrão 2013” é uma pro-moção do Rotary Club Mare-chal Cândido Rondon, com oapoio da Acimacar, JCI, LionsClub, Rotary Clubs Beira Lago,Guarani e 25 de Julho, LojasMaçônicas Tiradentes e Quinti-no Bocaiúva, Sindicato do Co-mércio Varejista, Coordenado-ria da Fiep, Conselho de Desen-volvimento Agropecuário e rá-dios Difusora e Educadora.

Dumont, de Santa Helena,que ganhou uma bicicleta porconta do texto apresentadona categoria Redação. A pro-fessora Rita Regina Schnorr,que orientou a aluna, foi agra-ciada com um celular.

Na categoria Experiên-cia Pedagógica, a professo-ra Vera Pagnussatti, do Co-légio Estadual Eron Do-mingues, de Marechal Cân-dido Rondon, foi premiadacom um notebook.

Professora Rita Regina Schnorr orientou Kauna Tomasi,a aluna premiada na categoria Redação

Professora Vera Pagnussatti, do Colégio EstadualEron Domingues, de Marechal Rondon, foi premiada

na categoria Experiência Pedagógica

Fotos: Divulgação

Page 13: 11 06 2013
Page 14: 11 06 2013

14 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013

1º FESTIVAL DE ECOTURISMO

Prova dos três tambores vai reunir cavaleiros de várias regiõesDisputas serão realizadas no dia 16 (sábado) e no dia 17 (domingo) e

prometem agradar o público que estará em Porto Mendes

Na próxima semana, de15 a 17 de novembro, Mare-chal Cândido Rondon serásede de um grandioso even-to que reunirá milhares depessoas no parque de lazerde Porto Mendes.

Diversas atrações estarãoconcentradas no distrito tu-rístico, como apresentaçõesartísticas, grupos de esportesalternativos, esportes náuti-cos como a canoagem, pescaesportiva, rafting, jet ski fre-

A Secretaria de Educação eCultura de Pato Bragado prepa-ra um grande elenco de atoresintegrantes do coral infantil“Som do Coração”, coral juvenil“Águas de Março”, Teatro “4Atos” e as oficinas de dança doCentro Cultural para a 7ª ediçãodo espetáculo Natal em Cantocom o tema “Natal Brasileiro”.

Espetáculo natalino terá diferencialneste ano em Pato Bragado

Ademir Herrmann

estyle, passeio de barcos, ae-romodelismo, trilheiros, ji-peiros, esportes associadosà natureza, como caminha-da, mountain bike, cavalga-da, camping, rapel, tirolesa,exposição do Clube do Fus-ca, entre outros.

O parque está sendo espe-cialmente preparado para re-ceber todas as modalidades.O 1º Festival de Ecoturismode Porto Mendes é promovi-do pela administração mu-nicipal, juntamente com aTropical Yamaha, com oapoio da Associação Comer-cial (Acimacar) e do Gover-no do Estado, por meio daSecretaria do Esporte.

Uma das modalidades aserem apresentadas será a pro-va dos três tambores. Con-forme o presidente do Clubedo Cavalo, Celso Antunes,cavaleiros de várias regiõesdo Estado já conformarampresença. “Temos presençasconfirmadas de Cascavel, VeraCruz do Oeste, Santa Helena,Marechal Rondon, Entre Riosdo Oeste, Guaíra e Assis Cha-

Disputas na

prova dos

três tambores

prometem

chamar a

atenção do

público

Divulgação

teaubriand. Haverá grandesdisputas que prometem cha-mar a atenção do público”,destaca Celso.

As provas acontecerãono dia 16 (sábado), às 18horas (primeira bateria), nodia 17 (domingo) às 10 ho-ras (segunda bateria) e às16 horas (final).

Presidente do Clube do Cavalo,Celso Antunes: “Convidamos a todospara participarem desde grandioso

evento em Porto Mendes"

A apresentação está agen-dada para o dia 14 de dezem-bro, às 21 horas, na prefeitura,e compreende o ponto alto doroteiro de apresentações nata-linas que iniciam nos próximosdias, na sede e no interior domunicípio, com participaçãodas autoridades, momento re-ligioso, apresentações cultu-rais, presença do Papai Noel edistribuição de doces.

De acordo com a secretáriade Educação e Cultura, NadirThomas, o espetáculo traz ascaracterísticas de cada regiãodo país, com destaque para acultura regionalizada. Ela re-vela que o ponto alto será a en-cenação do nascimento do me-nino Jesus no período atual e deque a mesma será acrescida desons, luzes, arte cênica e poética,além de danças. “Será um espe-táculo diferenciado dos anosanteriores, criativo, mas ao mes-mo tempo de reflexão e religião,de recepção de Jesus na atuali-dade. Também teremos uma or-namentação regionalizada dacultura brasileira”, destaca.

Secretária de Educação e Cultura,Nadir Thomas: “Será um espetáculodiferenciado dos anos anteriores,

criativo, mas ao mesmo tempode reflexão e religião”

Marili Besso

Exigências do Corpo de

Bombeiros para empresári-

os. Esse é o tema de uma

reunião promovida pela Pre-

feitura de Mercedes, em par-

ceria com a Associação de

Comercial e Empresarial

(Acim), que acontece hoje

(06), às 20 horas, na Casa

da Cultura. O evento será

comandado pelo capitão do

Corpo de Bombeiros em Ma-

rechal Cândido Rondon, Ra-

fael Tavares. Ele vai dar

dicas e orientações para que

os empresários mantenham-

se dentro da lei e evitem trans-

tornos. Tavares também vai

explanar sobre prevenção a

incêndios. A reunião é aberta

à comunidade em geral.

Empresáriosde Mercedestiram dúvidascom Corpo deBombeiros

Page 15: 11 06 2013

QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013 GERAL O PRESENTE | 15

CULTIVANDO ÁGUA BOA

Expedição São Francisco estará amanhã em RondonHaverá atividades no Lago Municipal, bem como descida de caiaques no rio, e ainda

passeio de carro, a cavalo e trilhas ecológicas por áreas de mata

A Expedição São Francis-co, iniciativa da Itaipu Bina-cional, órgãos ambientais daregião Oeste e municípios quesão banhados pelo Rio SãoFrancisco, chega amanhã (07)a Marechal Cândido Rondon.

São dezenas de estudan-tes, professores, ativistas am-bientais, técnicos de Itaipu eprofissionais diversos que des-cem, desde domingo (03), oprincipal afluente do Lago deItaipu, na Bacia do Paraná 3.A descida é feita em caiaques,de carro, a cavalo e trilhasecológicas por áreas de matana região. O Rio São Francis-co nasce na parte central deCascavel, e segue cerca de 200quilômetros, até desembocar

em Entre Rios do Oeste.O objetivo principal é ce-

lebrar os dez anos do Pro-grama Cultivando Água Boae, ao mesmo tempo, regis-trar as paisagens e locais pre-servados do rio, bem comoos locais degradados e quenecessitam de intervençõespara recuperação. Tambémserão registrados dados so-bre a biodiversidade da fau-na e da flora da região.

Em todos os municípiostambém há intensa partici-pação de escolas, com reali-zação de oficinas de educo-municação e ecopedagogia,conduzidas por profissio-nais da área.

Junto ao Rio São Francis-

co haverá uma trilha e umadescida de caiaque, que en-volverá alunos da Universi-dade Estadual do Oeste doParaná (Unioeste), escoteirose trilheiros da expedição.

Em Marechal Rondon,além de oficinas de grafita-gem, fotografia, gravaçãode vídeo, edição de som, car-tografia social, recuperaçãode nascentes, também ha-verá uma aula de dança dehip-hop no Lago Munici-pal, aberta a todos os jo-vens do município.

Acompanham a expediçãoquatro equipes de gravaçãode curtos documentários. EmMarechal Rondon, serão re-gistradas as experiências do

condomínio de biogás, Esco-la Sustentável, a experiênciada 1ª e 2ª Árvore por Habitan-te, da Associação Comercial eEmpresarial (Acimacar), dacoleta e reciclagem de materi-ais da Cooperagir, além deexperiências de apicultura eagricultura orgânica.

Durante o dia, tambémserão apresentados dois car-ros elétricos da Itaipu, queficarão no Lago Municipal,para um test-drive de moto-ristas interessados.

Ao meio-dia será servi-do um almoço a todos osparticipantes, com a pre-sença de autoridades do mu-nicípio e diretores da Itai-pu Binacional.

Prefeitura deMercedesprepara intensaprogramaçãocultural

A Casa da Cultura de Mer-cedes está com uma progra-mação intensa de apresenta-ções e ensaios para os últimosdois meses do ano. Em novem-bro, serão duas apresentaçõesabertas ao público em geral. Aprimeira será a Tarde Cultu-ral, que acontece amanhã(07), das 14 às 15h30. Oevento tem uma programaçãocriada pelas escolas Tiraden-tes, Caetano Munhoz da Ro-cha e José de Alencar. Apre-sentações de violão, flauta,musicalização, teatro e dançaserão feitas por alunos que fa-zem parte da educação em tem-po integral - no contraturnoescolar eles fazem as oficinas.

O segundo evento do mês éo 14° Encontro de Corais, queacontece dia 29, às 20 horas.Na oportunidade, vão se apre-sentar, além de grupos de co-rais locais, grupos de municí-pios da região.

Já na terça-feira (12) have-rá a primeira Aula Aberta, apartir das 20 horas. Trata-sede uma apresentação de alu-nos que participam das ativi-dades diversas da Casa daCultura. A programação é di-recionada aos pais e familiaresdos alunos.

O programa natalinotambém está com intensa ati-vidade, desde o mês passado,e segue até dezembro. Os en-saios são para o Auto de Na-tal, show musical e apresen-tações musicais no comércio- eventos que já são tradicio-nais na cidade -, além doEspetáculo de Balé, que esteano teve as aulas retomadasno segundo semestre. A pro-gramação natalina será di-vulgada em breve e com no-vidades, de acordo com a ad-ministração municipal.

Portal Indexopar contará comindústrias de 11 municípios em 2014

A partir do próximo ano,mais cinco municípios da re-gião irão se somar aos atuaisseis que já integram o Portaldas Indústrias do ExtremoOeste do Paraná - Indexo-par. A adesão de Maripá,Terra Roxa, Guaíra, Paloti-na e Santa Helena foi confir-mada ontem (05), duranteevento realizado na sede daAssociação Comercial e Em-presarial de Marechal Cân-dido Rondon (Acimacar).Estiveram presentes, na oca-sião, além de integrantes dasassociações comerciais e pre-feituras dos novos municí-pios, representantes das ci-dades onde o Indexopar já

está estabelecido, caso deMarechal Cândido Rondon,Quatro Pontes, Nova SantaRosa, Mercedes, Pato Bra-gado e Entre Rios do Oeste.

O Indexopar nasceu emfevereiro de 2010 a partir deum trabalho fomentandopela Federação das Indús-trias do Estado do Paraná(Fiep), com o apoio de pre-feituras e associações co-merciais. A proposta doPortal é divulgar a varieda-de e o potencial das indús-trias instaladas no extremoOeste do Paraná e, assim,gerar excelentes oportuni-dades de negócios.

Conforme a coordenado-

ra regional da Fiep e 2ª vice-presidente da Acimacar, Mar-lise Ricardi, o Portal cresceusignificativamente desde oseu início, conquistando acredibilidade e cumprindo oseu principal papel, que éser uma ferramenta de ne-gócios e de divulgação dasindústrias. Segundo ela, osempresários dos municípi-os que estão aderindo agoraao Indexopar perceberam oretorno positivo que é pos-sível obter através do Por-tal. Uma das principais van-tagens, acrescenta, é que oinvestimento necessáriopara integrar o site é baixo,mas as oportunidades de ne-

gócios são grandes.Para marcar a nova fase

do Indexopar, o site está sen-do reformulado. O lança-mento da nova versão estáprevisto para o início do pró-ximo ano, em evento a serrealizado em Marechal Cân-dido Rondon, informa Marli-se. No novo site, além de po-der conhecer as indústrias daregião, estarão agregadasnovas ferramentas, comobolsa de negócios, classifica-dos do setor industrial, cota-ções de moedas e de produtosagrícolas, entre outras.

O Portal pode ser acessa-do no endereço eletrônicowww.indexopar.com.br.

Representantes dos 11 municípios que agora passam a formar o Indexopar estiveram reunidos na Acimacar, ontem (05)

Divulgação

Page 16: 11 06 2013

Trazer os familiarespara o Brasil é omaior desejo do jo-vem refugiado de

Bangladesh, Alamgir DewanAkash, que atualmente moraem Marechal Cândido Rondon.Da pensão onde reside provi-soriamente, na Rua Dom Pe-dro I, Akash acompanha, pelainternet, o que ocorre no seupaís de origem. O mais recenteacontecimento o deixou preo-cupado: a casa onde residem amãe dele, a esposa e os doisfilhos foi incendiada. O moti-vo, segundo ele, é a persegui-ção política que existe em Ban-gladesh. Como o jovem integraum partido de oposição, seusdependentes sofrem com ati-vistas pró-governamentais eaté mesmo a polícia em seu en-calço, relata Akash, que já che-gou a ser preso naquele país. Asituação de constante tensãolevou o trabalhador a migrarpara o Brasil, buscando ter umpouco de liberdade para viver.

O bengali procurou a re-portagem de O Presente nestasemana para relatar sobresua inquietação diante do pe-rigo iminente em que se en-contram seus familiares. Deacordo com Akash, atualmen-te seus dependentes estão abri-gados na casa de amigos, masprecisam mudar de cidade acada poucos dias para despis-tar os perseguidores.

Page 17: 11 06 2013

Conforme Akash, tam-bém houve tentativa de in-cendiar a empresa da fa-mília, que trabalha comconfecções, o que piorousignificativamente a situ-ação. A saudade aperta eo receio de perder seus en-tes é grande. A mãe RahimaBegom e a esposa AsmaKhamum buscamproteger, comopodem, os filhosHuma, de seteanos, e Niloy, deseis. Enquantoisso, Akash fica de“mãos atadas”,sempre no aguar-do de novas infor-mações sobre a segurança dafamília. “Meu país tem muitoproblema político e fica difícilviver lá. Quero pedir ajuda aogoverno brasileiro e ao HumansRights (Instituto de Direitos Hu-manos) porque não quero vol-tar para Bangladesh”, declara.

O jovem possui protocolo derefúgio concedido pela PolíciaFederal, mas o documento ven-cerá no próximo dia 14 dedezembro, quando será totali-zado um período de permanên-cia de 12 meses no Brasil.

GOVERNOBangladesh tem regime par-

lamentar, conta com uma As-sembleia Nacional formada por345 deputados, o presidente éeleito pela Assembleia paramandatos de cinco anos e o pri-meiro-ministro é nomeado porele. Conforme Akash, o man-dato do governo que tem à fren-te a primeira-ministra SheikhHasina (da Liga Awami) en-cerra-se nesta semana. A par-tir de então, um presidenteprovisório deve assumir o co-mando do país por três meses.No começo do ano que vem,menciona o bengali, ocorrerãonovas eleições. Ainda que o seupartido islamita Jamate-e-Islam venha supostamenteassumir o poder, Akash nãodeseja mais retornar à terra-natal. “Queria trazer minha fa-mília para o Brasil”, reitera.

PERMANÊNCIADe acordo com a diretora do

Instituto Migrações e DireitosHumanos em Brasília, RositaMilesi, para permanecer noBrasil após o vencimento doprazo constante do protocoloconcedido pela Polícia Federal,é necessário que o refugiadoentre com processo junto aoComitê Nacional para os Refu-giados (Conare), órgão ligadoao Ministério da Justiça. “Ossolicitantes de refúgio, tanto osprocedentes de Bangladesh,quanto os de outros países, po-dem renovar o protocolo queeles possuem, até a decisão finaldo processo por parte do Cona-

re. Não há um tempo estabele-cido, pois a duração é corres-pondente ao tempo que o go-verno - neste caso o Conare -leva para tomar a decisão fi-nal”, explica.

A diretora recomenda que,antes de o protocolo vencer, orefugiado vá até a Polícia Fede-ral e prorrogue-o, até aguardara decisão final do processo.“Antes desta decisão a ser dadapelo Conare, ele não será orien-tado a retornar ao país de ori-gem, mas sim pode permanecerno Brasil”, reforça.

Enquanto solicitante de re-fúgio, o imigrante estabeleceresidência estável, com a con-cessão do refúgio, isto é, quandoo Conare decidir positivamen-te seu pedido. Mas, para tanto,há que aguardar a decisão doórgão competente.

No processo, o Conare en-trevista o solicitante de refúgio,a fim de que seu caso seja anali-sado com toda a informaçãopossível. “Se for confirmada aperseguição política, ele podeter seu pedido de refúgio deferi-do”, aponta Rosita.

Para isso, ela ressalta a im-portância da entrevista. “Re-comendo muito que as pessoasque efetivamente foram víti-mas de perseguição insistamem fazer a entrevista com oConare para poderem ter seusprocessos bem instruídos, a fimde evitar uma decisão negativainjusta que poderia ser tomadapor falta de informações com-pletas sobre a perseguição so-frida”, salienta.

BASE LEGALPor outro lado, segundo

Rosita, se a pessoa vier a teroutra base para documentar-se, deverá fazê-lo quando estacondição ocorrer. “Por exem-plo, se o solicitante de refú-gio vier a contrair matrimô-nio, poderá requerer perma-nência com esta base legal”,acrescenta.

Há outras razões que podemensejar um pedido de residên-cia: nascimento de um filho bra-sileiro, união estável, etc. “Mas

estas circunstâncias não man-têm relação com o refúgio, sãosituações autônomas. Se ocor-rem, a pessoa tem outra baselegal para documentar-se, semesperar a decisão do pedido derefúgio”, esclarece.

Quanto à família que está nopaís de origem (no caso Bangla-desh), a diretora adianta que o

instituto não tem como ajudá-la diretamente, até mesmo porse tratar de outro território. Noentanto, pela lógica, seria pos-sível que os demais bengalis,familiares de Akash, tambémentrassem com processo juntoao Conare, para análise sobre asituação e, quem sabe, seremacolhidos pelo Brasil.

Page 18: 11 06 2013

18 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013

SANTA HELENA

Incentivo à irrigação será temade seminário em dezembro

Principal objetivo será demonstrar aos agricultores as vantagensde investir em irrigação. Para isso, haverá várias oficinas para

mostrar as diferenças de culturas irrigadas e não irrigadas

Esse texto dá continuidade à publicação de artigos sobre a Oktober-fest, de Marechal Cândido Rondon, com o objetivo de oferecer aospromotores e comunidade em geral conhecimentos e instigar reflexõesna realização do Fórum de Debates. Assim, se questiona: essa festaconstituiu em uma prática cultural germânica original e autêntica ou foirecriada através da invenção de tradições?

No mundo contemporâneo tudo parece convergir para um únicocaminho: o da racionalização, tecnologia, informática e globalização, oque sugere uma mercantilização das relações sociais. No entanto, nadécada de 70, surge uma força incomensurável de objetos e práticasplenas de utilização simbólica e ritual, que se relacionam à subjetividadeafetiva do homem, sustentada por diversas instituições, as quais propa-gam-se rapidamente no ambiente urbano.

No Sul do Brasil, eventos culturais étnicos e assemelhados ganharamnotoriedade nunca vista na história social e cultural brasileira. Também,em nenhum outro momento, a etnicidade e a cultura germânica tenhamse projetado no imaginário social com tamanha carga simbólica.

Desta forma, o surgimento de eventos e outras práticas relacionadasà etnia e à cultura alemã, em Marechal Rondon, não podem ser pensadoscomo originais e autênticas, pois implicaria em referir-se à cultura comoalgo estático. Além disso, entendê-la desta forma é impossível, pois opróprio aparecimento de iniciativas e movimentos políticos e sociais quedefendem o resgate e a restauração das tradições indica que houve rupturada sua continuidade, ou o fato de que elas, deliberadamente, não são maisusadas, ou, ainda, de que não foram adaptadas. E, por isso, essas ocasiõesse constituem em exemplos significativos de “tradições inventadas”.

A Oktoberfest foi recriada e reinventada, entrelaçando passado epresente. No decorrer de suas reedições, o Poder Público e a ComissãoCentral Organizadora (CCO), progressivamente, ampliaram e melhora-ram a estrutura física, resgataram e recriaram atividades, objetos,decoração e formas de divulgação que simbolizassem a cultura teuto-rondonense e alemã real ou mítica. Tudo foi planejado com as entidadessociais no intuito de motivar a comunidade na participação da festa, alémde atrair público regional e estadual.

Em relação às atividades da festa, nos primeiros anos, foram criadasalgumas figuras e práticas expressivas de novas representações cultu-rais da germanidade, como é o caso dos personagens símbolos da festa(Opafass e Rainha), do desfile, do Concurso de Chope em Metro, doBierwagen e das várias comidas típicas híbridas. Além disso, entre asoutras iniciativas implementadas no contexto social, destaca-se a forma-ção de grupos folclóricos, da banda municipal e de corais, bem comoassociações de idosos (pioneiros); a preservação da língua alemãatravés de algumas escolas; e, ainda, o Café Colonial e os restaurantes,que proporcionavam o consumo de produtos da colônia alemã.

Esse contexto mostra como a Alemanha adquire valor imaginativo efigurativo, que se aproxima da definição de “comunidade imaginada”, ouseja, aquele país, seus costumes, sua cultura e população adquiremvalor mítico, tornando-se um referencial imagético poderoso a comandara subjetividade e a objetividade das pessoas.

No entanto, tais festas são utilizadas, na maioria das vezes, como umdos artifícios para promoção do turismo. Festividades que eram tradici-onais são transformadas em eventos de lazer mercantilizados. É nessecontexto que a Oktoberfest, com maior ênfase a partir da década de 90,investiu grande soma financeira em sua divulgação. Por consequência,estimulou a participação de um grande número de turistas na festa,simultaneamente, diminuiu a participação da comunidade, como seconfirma: “Hoje a Oktoberfest virou uma espécie de carnaval, uma festade bebedeira e de comilança, não há mais a participação da verdadeirafamília rondonense”. Com essas características, a Oktoberfest de 1997,como evento de lazer de massa, necessitou ser melhor redimensionadasob vários aspectos (assunto do próximo artigo).

Enfim, as reedições da Oktoberfest até o ano de 1997 sempre foramapresentadas com o objetivo de celebrar as tradições alemãs e teuto-brasileiras, programadas com “rituais de representação” da culturagermânica. Contudo, tratava-se na realidade de um acontecimento profa-no que se atualizou ao incorporar um visual moderno, novas atividades,diferentes personagens e novas expressões, caracterizando-se como umevento de massa. Assim, “essas festas são criações que recriam, restau-ram, juntam outras criações culturais”. O termo “restauração cultural” émais apropriado do que “resgate cultural”, pois lida com algo que tem adimensão do tempo, ou seja, as festas são construídas e entendidas numaorganização temporal no presente, em que a produção material esimbólica é restaurada através da invenção de tradições por uma deter-minada sociedade. Sendo assim, essas festas não têm as mesmas funçõesde outrora ou do passado porque se compõem de outros materiais, outrosfatos e outros personagens. Por conseguinte, exercem outras funções eremetem a outros significados para seus atores.

Com base neste estudo questionamos: quais as atividades quepoderiam ser restauradas, recriadas e inventadas relacionadas à culturaalemã e teuto-brasileira para serem desenvolvidas na festa, estimulan-do maior participação da comunidade?

Quais são as atividades (físicas, esportivas, artísticas, manuais,sócias, etc.) relacionadas à cultura alemã e teuto-brasileira que sãooferecidas para a comunidade durante o ano?

Proporcionar projetos e atividades permanentes durante o ano apartir de instituições públicas e/ou privadas faria com que a comunidadese identificasse mais com essa festa?

* A autora é professora mestre aposentada do cursode Educação Física da Unioeste, campus de Marechal

Cândido Rondon

i l s e l o r e n a q u e i r o s @ y a h o o . c o m . b r

OKTOBERFEST: TRADIÇÃOINVENTADA PARA O LAZER DOS

RONDONENSES E TURISTAS

A Associação Comercial eIndustrial de Santa Helena (Aci-sa), por meio do programa Ges-tão Compartilhada, promoveuontem (05) o lançamento de umprojeto inédito de incentivo àirrigação na agricultura. O even-to contou com a presença do pre-sidente da Acisa, Leoveraldo deOliveira, prefeito Jucerlei Sotori-va, secretário de Agricultura,Meio Ambiente e Abastecimen-to, Darinês Willsmann, secretá-rio de Indústria, Comércio, Turis-mo e Administração Portuária,Edson Wamms, gerentes de ins-tituições financeiras e empresá-rios da área, que fazem parte doNúcleo de Irrigação.

No planejamento estratégicorealizado recentemente no muni-cípio foi determinada como metaque 30% da área cultivada sejairrigada. A partir disso, a Acisapercebeu que diversos fatores sãofavoráveis para investimentos nosetor, como, por exemplo, o po-tencial no Lago de Itaipu, a preo-cupação do Poder Público parafornecer máquinas e equipamen-tos e também a visão das institui-ções financeiras que possuem li-nhas de crédito atrativas.

O ponto alto desta ideia será o1º Seminário de Irrigação, queacontecerá no dia 05 de dezem-bro no Centro Eventos do balne-ário e terá como principal objetivodemonstrar aos agricultores asvantagens de investir em irriga-ção. Serão várias oficinas paramostrar as diferenças de cultu-ras irrigadas e não irrigadas, coma participação de especialistas emcada área e contando inclusivecom a contribuição do diretor-ge-ral da Itaipu Binacional, Jorge Sa-mek. A programação será desti-nada para agricultores de SantaHelena e região e as empresasque apoiam o evento estão encar-regadas de distribuir convites.

O presidente da Acisa, Leove-raldo de Oliveira, exemplificacomo a irrigação representa se-gurança para os agricultores:“Com as lavouras irrigadas, o pro-dutor rural de grãos não precisamais se preocupar com a estia-gem e o produtor de leite, porexemplo, pode ter uma pastagemde qualidade permanentemente.Este sistema com certeza benefi-cia o usuário e garante mais ren-da para todo o município. Irriga-ção é sinônimo de segurança no

O Núcleo de Irrigação se reuniu ontem (05) para os preparativos visando

à realização do 1º Seminário de Irrigação em Santa Helena

O Presente

campo e dinheiro garantido nofinal das safras, um investimentototalmente viável para quem de-pende da terra para garantir oseu sustento”, declara.

Ele complementa citando Is-rael, que é modelo mundial emirrigação mesmo tendo a maio-ria de seu território praticamen-te deserto e sem índice de chu-va. “Israel conseguiu irrigarpraticamente toda a área culti-vada e exporta frutas para todoo mundo, isso com média deapenas dois milímetros de chu-va ao ano”, compara.

INCENTIVOO secretário de Agricultura,

Meio Ambiente e Abastecimen-to, Darinês Willsmann, comentaque o município terá um progra-ma específico para irrigação.“Vamos trabalhar forte para in-centivar a irrigação no municí-pio de Santa Helena”, garante,complementando: “Até porqueentendemos que a irrigação é agarantia de uma safra segura epara os produtores de leite e defumo é uma estabilidade paraevitar oscilações na produtivi-dade”, comenta.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIODE IRRIGAÇÃO TERRAS DAS ÁGUAS

08h00 Abertura08h30 Palestra com professor doutor Altair, da Universidade Estadual de Maringá (UEM)09h30 Palestra com Ivo Marcos Carraro, da Coodetec09h45 Emater: Programa de Irrigação Noturna (PIN)10h00 Intervalo10h20 Instituto Ambiental do Paraná (IAP)10h40 Instituto das Águas do Paraná, com o presidente Marcio Nunes11h10 Bauer - Sistemas de irrigação (expositor)11h25 Fockink - Sistemas de irrigação (expositor)11h40 Grupo Krebs - Sistemas de irrigação (expositor)11h55 Almoço13h25 1º caso: produtor de soja/milho13h55 2º caso: feijão/trigo14h25 3º caso: agricultura familiar - tabaco14h55 Intervalo15h15 4º caso: agricultura familiar - gado de leite (pastagem)15h45 Itaipu Binacional, com o diretor geral Jorge Samek

EXPOSIÇÕES08h30 às 18h00 Equipamentos de irrigação08h30 às 18h00 Equipamentos de ferti-irrigação08h30 às 18h00 Equipamentos de hidroponia08h30 às 18h00 Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal

Page 19: 11 06 2013

ÁRIES: Poder de restaurarenergias, mas também éum momento em que muitacoisa é finalizada. Está ocor-rendo a morte de velhas

situações e um renascimento.

TOURO: O contato compessoas e locais distantesampliará os seus horizon-tes emocionais. Intensifi-cação dos relacionamen-

tos, que podem ter rompimento.

GÊMEOS: Há um trabalhointerno de autoconhecimen-to e transformação. Muito aser desapegado e revisto.E que instigue a uma mu-

dança profunda de atitudes.

CÂNCER: Anseio de cami-nhar junto com alguém, comquem compartilhe vínculoprofundo e sólido. O mo-mento atual é muito impor-

tante para a vida afetiva e as relações.

LEÃO: Poderá ser favore-cido em questões profis-sionais, desde que haja commaturidade e afeto. Momen-to de importantes reflexões,

que mudam o rumo da história.

VIRGEM: O período bene-ficia a solidez de sentimen-tos que você tanto aprecia.Não se acomode em ve-lhos padrões emocionais.

Abra o coração.

LIBRA: Uma questão afeti-va, de relacionamento, fa-miliar pode chegar ao fimnos próximos dias. Momen-to em que é necessário se

centrar mais, vendo o que se passadentro de você.

ESCORPIÃO: Favorecimen-to para perceber o poder deatitudes afetuosas, respon-sáveis e maduras. Benefí-cios em contatos cotidianos

e relacionados à vida profissional.

SAGITÁRIO: Benefíciosmateriais e na valorizaçãoe reconhecimento dos seuspotenciais. Pode ter umarelação mais sólida com os

seus recursos financeiros.

CAPRICÓRNIO: O magne-tismo fica acentuado, as-sim como os gestos afetu-osos e a beleza decorrenteda maturidade. Ênfase em

seus valores pessoais e afeto.

AQUÁRIO: Ter um tempopara si é essencial. Percebaos padrões emocionais queprecisam findar. Amor éuma energia, mais do que

um sentimento direcionado a alguém.

PEIXES: O contato comamigos, grupos, a vida so-cial e profissional ganhamdestaque. Momento em quepoderá contar com apoios

e solidez maior em projetos conjuntos.

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

BOLO DE

IORGUTE

Modo de preparo:Bata tudo no liquidificador. Unte uma forma grande de

buraco no meio, asse por 40 a 45 minutos, dependendo doforno. Depois de assado, ainda quente, passe margarina epolvilhe açúcar refinado com canela ou coco ralado.

Ingredientes:4 ovos1 copo de iogurte natural½ copo de óleo2 copos de açúcar

2 copos de farinha de trigo1 colher de sopa defermento em pó1 pitada de sal

APOSTASUma loira estava viajando aos Estados Unidos. No avião, um

homem senta ao seu lado e começa a puxar assunto. Vendo queera loira, ele resolve tirar vantagem da situação:

- Vamos fazer um jogo de perguntas? Eu te pergunto e se vocêerrar você me dá R$ 5. Se você acertar eu te dou R$ 500. Depoisvocê me pergunta... se eu acertar, você me dá R$ 5 e se eu errareu te dou R$ 500.

- Ok! - disse a loira.

- Minha pergunta - disse o homem - O que é a gravitação?

Sem dizer uma palavra, a loira tira da carteira e entrega R$ 5ao sujeito.

- Minha vez - disse a loira. - O que é que sobe uma montanhacom três pernas e desce com cinco?

O rapaz pensou, pensou, pensou e... deu os R$ 500 para aloira.

- Mas, espere aí - disse o rapaz à loira - O que é que sobe umamontanha com três pernas e desce com cinco?

E novamente sem dizer uma palavra, a loira tirou R$ 5 dacarteira e deu ao rapaz.

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

QUARTA-FEIRA (06)

Antônio explica para Anita que éirmão de Ben e mostra seus desenhospara a menina. Micaela percebe queMartin está dando dicas para Paulinoconquistar Luiza. Luciana tenta con-vencer Omar de que Zelândia é falsa,e acaba o beijando. Serguei, Sofia eFlaviana preparam o novo estilo deZelândia. Micaela se decepciona comMartin. Antônio presenteia Anita comum desenho, e a menina se surpreen-de com o talento do garoto. Giovana eMeg recolhem inscrições para seumusical, e Martin, atraído por Meg,decide participar. Serguei e Julia ques-tionam se Anita ficará com Antônio.

JOIA RARAO vendedor da livraria observa

Rafa indo embora com vários livros efaz um telefonema. Marcelo tentasalvar Lili. William marca um encon-tro com Lili. Rafa verifica os livros quecomprou e vê novamente o vídeodeixado por Paulinha. Heloísa se de-sespera ao saber o que aconteceucom a filha e procura Thomaz. AnaRita finge estar doente para não tra-balhar no posto telefônico e os mora-dores protestam. Um motoboy segueRafa e avisa quando o rapaz se apro-xima da livraria. William comentacom Lili a coincidência entre o desa-parecimento de Tereza, Marlon e LuísCarlos, e ela decide procurá-los.

AMOR À VIDACésar não acredita em Edith e a

expulsa de seu consultório. Wag-ner procura Edith. Paloma afirma aFélix que contestará suas decisõescomo presidente. Bruno descobreque Paulinha tem faltado às aulas nocolégio e discute com Ninho. Césarse aconselha com Lutero. Palomaconversa com Paulinha e convencea filha a se desculpar com Bruno.Tamara confirma a César que Félixjogou a filha de Paloma em umacaçamba de lixo. Michel encontraPatrícia fazendo compras. Brunoconta para César que encontrouPaulinha em uma caçamba.

ALÉM DO HORIZONTE○

MALHAÇÃO

*

Ernest fica possesso, mas dis-farça e finge que não sabe de nada.Sílvia desconfia de que esteja grávidade Viktor. Franz diz a Sílvia que amaAmélia e ela finge um desmaio. Ernestdiz a Manfred que Mundo tem de pagarcom a própria vida o fato de ser pai dofilho de Iolanda. Arlindo concorda emdar metade do dinheiro da venda dosselos para Aurora. Sem ser vista,Volpina escuta Benito contar para oscolegas de partido que Ernest man-dou que eles ataquem Mundo. Come-ça a festa do partido no cabaré Pa-checo Leão. Pérola diz a Amélia queteve um sonho ruim com Mundo.

GATO QUE GAGUEJAVAA professora estava dando uma aula de Biologia para os

alunos do Ensino Fundamental.

- Os humanos são os únicos animais que gaguejam.

Uma garotinha levanta a mão e diz:

- Professora, eu tinha um gato que gaguejava.

A professora, sabendo como essas histórias se tornampreciosas, incentiva a menina a relatar o episódio.

E a aluna começa a contar:

- Bem, eu estava no quintal com meu gatinho e o pitbull dovizinho pulou o muro e, de repente, estava na nossa frente!

- Isso foi assustador - diz a professora - mas e o gato?

- Foi, sim! - responde a garota - Foi aí que meu gatocomeçou a gaguejar "ffff...fff...fff..." e, antes que conseguissedizer "ffferrou", o pitbull acabou com ele.

QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013 VARIEDADES O PRESENTE | 19

Page 20: 11 06 2013

20 | O PRESENTE

LORENA KUNZLERQUARTA-FEIRA,

06 DE NOVEMBRO DE [email protected]

Dia 06: Ângelo Martin GoergenDia 06: Ângelo Romano DagostinDia 06: Bruna de AguiarDia 06: César ReuterDia 06: Dulcidio Ademar FigurDia 06: Elaine DaminDia 06: Elenir BatschkeDia 06: Gerson MullerDia 06: Irini TurminaDia 06: João SallaDia 06: Jorge FinklerDia 06: Katia ManfrinDia 06: Lucas da SilvaDia 06: Marcia GundDia 06: Marcio Roberto SchmittDia 06: Nicoli SchmitzDia 06: Renida Dreissig Fiorini

O PresenteVEM AÍ O2º FESTIVALDAS ÁGUASCompositores dos 29 municípios da

Bacia do Rio Paraná 3 têm até amanhã (07)para se inscrever e garantir a participaçãono 2º Festival das Águas - Um novo modode ser para a sustentabilidade. Serão dis-tribuídos R$ 13 mil em prêmios.

Os participantes concorrem em duascategorias: sertaneja e popular. As le-tras das músicas, obrigatoriamente,devem abordar a temática socioambien-tal. O tema é fundamentado nos valorese princípios para uma sociedade susten-tável, um novo jeito de ser, sentir, vi-ver, produzir e consumir.

Três músicas de cada uma das duascategorias - seis no total - serão seleciona-das para o 11º Encontro Cultivando ÁguaBoa (CAB), que começa no dia 21, às19h30, no Centro de Convenções doRafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu.

Os interessados em participar do Fes-tival devem procurar as secretarias oudepartamentos de Cultura de suas cida-des. Cada um dos 29 municípios poderáapresentar duas composições.

FEIRA PONTA DE ESTOQUE EM PATO BRAGADODiversas empresas do comércio de Pato Bragado irão expor os produtos da

coleção de verão, como calçados, confecções e acessórios, neste sábado (09), naFeira Ponta de Estoque, que está sendo organizada pelo Conselho da MulherEmpresária e Executiva.

Das 14 às 16 horas, no Clube de Idosos Felicidade, a Calçados Beira Lago, CasaEsportiva Fronteira, Loja Estillo, Loja Silva, Miriam Modas, Sueli Modas, CasaWilson e Espaço da Moda apresentam mercadorias a preços promocionais.

O objetivo é liquidar os produtos das lojas, com a mesma qualidade ediversidade das edições anteriores.

GOVERNADORNA 34ª EXPOVEL

A assessoria de BetoRicha confirmou a pre-sença do governadorna abertura da 34ª Ex-povel, evento que acon-tece na sexta-feira (08),às 20 horas, no Parquede Exposições CelsoGarcia Cid. Beto con-firma assim a sinaliza-ção positiva que já ha-via dado quando rece-beu o convite do presi-dente da Sociedade Ru-ral do Oeste do Paraná,Erwin Soliva.

Este será o terceiroano consecutivo que ogovernador prestigiaráa Expovel.

AdemirRoque, diretorde Negócios

da SicrediVanguarda, ea esposa em

recente eventoem Santa

Helena

Leila Fotografias

A simpáticaChaline

RosalinaBackes, deMercedes

Page 21: 11 06 2013

O PRESENTE | 21QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013 SOCIAL

Leila Fotografias

PÓS-GRADUAÇÃOEM HISTÓRIA,

ARTES ECULTURA

A Secretaria de Educação,Cultura e Esporte de NovaSanta Rosa informa que opolo da Universidade Aber-ta do Brasil (UAB) no mu-nicípio encerra hoje (06) oprazo de inscrições parapós-graduação em História,Artes e Cultura, oferecidoem parceria com a Univer-sidade Estadual de PontaGrossa (UEPG), na modali-dade a distância. Para NovaSanta Rosa serão disponi-bilizadas 20 vagas para pro-fessores e outras 20 para de-manda social.

O candidato deve fazer ainscrição exclusivamentepela internet, no site https://sistemas.uepg.br/lato. O va-lor é de R$ 100 e o pagamen-to deve ser efetuado até ama-nhã (07), como também oenvio da documentação.

SESI NO PARANÁ VENCE2º GREEN PROJECT AWARDS

O Sesi no Paraná foi o vencedor da 2ª edição do Green Project Awards (GPA) Brasil,na categoria “Iniciativa de mobilização”. A entrega do prêmio aconteceu na sexta-feira(1º), em São Paulo, e reconhece as boas práticas de sustentabilidade de todo o Brasil.O artigo premiado “Informação e mobilização em prol do desenvolvimento local” abordaa tecnologia social de mobilização e articulação de comunidades paranaenses por meiodo Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sesi.

Todabeleza deGracieliBalest

captadapela lentede Leila

Oficina da Foto

A família Andreolli reunida para comemoração do 1º ano de Arthur, no mêsde outubro: Alceu, Andréia, Carlos, Liane e Cremilde Andreolli

Page 22: 11 06 2013

22 | O PRESENTE QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013GERAL

NAÇÕES UNIDAS

Produção de Santa Helena atrai organização mundialDiversificação de culturas e sustentabilidade ecológica chamam a atenção

de organismos internacionais de segurança alimentar

O Centro Avançado de Pes-quisas (CAP) de Santa Helena tor-na-se vitrine para a Organizaçãodas Nações Unidas para Alimen-tação e Agricultura (FAO). Comsede em Roma, na Itália, o órgãolidera os esforços internacionaisde erradicação da fome e da inse-gurança alimentar. Multiculturasem pequenas propriedades au-tossustentáveis, com respeito ànatureza, é um conjunto técnico-produtivo que chama a atençãode diversos organismos nacionaise internacionais, caso da FAO.

O Centro Avançado de Pes-quisas desenvolveu uma estru-tura de propriedade modelo,onde são cultivadas diversas va-riedades de frutas, gramíneas,palmitos e seringueira. Estudossão feitos há 12 anos para com-preender a adaptação, desen-volvimento e produção de espé-cies no clima da região Oeste doParaná e revelam um cenáriopositivo para produção de diver-

sos tipos de alimentos.Técnicas de proteção a de-

terminadas culturas mais vulne-ráveis às variações do clima,como o frio, foram desenvolvi-das. No caso do café, colhidorecentemente no CAP, árvoresmais altas, as seringueiras, pro-tegem as plantas da incidênciada geada, fator que evita perdasna produtividade.

Conforme o responsável peloCAP, José Carlos de Oliveira,“está provado que a rentabilida-de com o desenvolvimento deculturas alternativas é bem mai-or se comparada às culturas tra-dicionais, caso da soja e do mi-lho”. A propriedade de 7,5 hecta-res pode render em torno de R$ 45mil/ano, oito vezes mais se com-parado às culturas predominan-tes da região, segundo Oliveira.

Dentro da perspectiva de pre-servação ambiental com produ-tividade sustentável, a direçãoda Itaipu, representada pelo di-

retor-geral, Jorge Samek, e pelodiretor de Coordenação, NeltonFriedrich, apresentou o Progra-ma Cultivando Água Boa (CAB)

na sede da FAO em Roma, naItália, em setembro, e atraiu aatenção para o Oeste do Paraná.

Com a realização do 2º FórumMundial de Desenvolvimento Lo-cal em Foz do Iguaçu, a FAO de-signou o economista de coopera-ção Francisco Dias Chimuco paraum levantamento das potenciali-dades regionais para produção.Na segunda-feira (04), Chimucovisitou o Centro Avançado dePesquisas e conheceu o modelode gestão produtiva em pequenapropriedade desenvolvido emSanta Helena, em parceira com oInstituto Agronômico do Paraná(Iapar) e Itaipu Binacional.

O assessor da diretoria deCoordenação da Itaipu Binacio-nal, Luiz Suzuki, observa que aregião vive um momento positi-vo no que tange às boas práticasambientais e de agricultura sus-tentável. “A presença da FAO

valoriza muito a região e isso pre-cisa ser aproveitado”, destaca.

O economista da FAO ressal-ta que o organismo das NaçõesUnidas assinou um memorandode entendimento com a Itaipu noprocesso de parceria conhecidana ONU como Sul-Sul. O objetivoé o desenvolvimento de coopera-ção entre a região Sul do Brasilcom a África do Sul, e o CAP,segundo Chimuco, provou queexistem experiências muito bem-sucedidas que podem ser com-partilhadas. “Posteriormenteserá abordada a questão com os198 países membros da FAO, es-pecialmente os do ContinenteAfricano, o que poderá repercutirem uma série de ações, dentro daprioridade do organismo interna-cional de estimular os governos aproduzirem alimentos com a con-servação do meio ambiente”,detalha o economista.

Concurso público de Entre Rios do Oeste registra 513 inscritos

Fotos: Divulgação

Divulgação

Após o fechamento do perío-do das inscrições para o concur-so público de Entre Rios do Oeste,que foi de 30 de setembro a 17 deoutubro, a comissão designadapara a realização do mesmo apu-rou a quantidade de inscritospara as vagas ofertadas. Paraum total de 43 vagas em 32 car-gos diferentes foram efetuadas513 inscrições. O cargo de auxili-ar administrativo foi o mais pro-curado, com 106 inscritos, segui-do do cargo de educador infantil,que teve 91 inscrições.

O comprovante de inscriçãoestá disponível na internet, noendereço www.fadct.org.br.Cada candidato deverá impri-mí-lo para que seja apresentadono dia da prova, que será no do-mingo (10), juntamente com adocumentação pessoal exigida

prova até no máximo às 13h15,horário em que os portões de cadaestabelecimento serão fechados,impreterivelmente. O concurso

no edital. O horário e locais daprova objetiva já foram defini-dos, sendo das 13h30 às 17h30,simultaneamente nos dois esta-belecimentos de ensino e no Cen-tro Catequético do município.

PROVAS OBJETIVAS

As provas serão realizadasna Escola Municipal Presiden-te Médici, na Rua Osvaldo Scha-efer, 673, para os candidatosinscritos nos cargos de educa-dor infantil, encanador, enge-nheiro civil, fiscal de posturas,instrutor de esportes, mecâni-co, motorista, operador demáquinas, pedreiro, professorde arte, professor de EducaçãoFísica e psicólogo.

O Colégio Estadual Profes-sor Ildo José Fritzen, na RuaRoque Valério Machado, 700,

estará disponível para os can-didatos inscritos nos cargos deagente de desenvolvimento,assistente administrativo, au-xiliar administrativo, auxiliarde biblioteca, auxiliar de secre-taria, auxiliar de serviços ge-rais e cantineira zeladora.

Já no Centro Catequético daParóquia Cristo Rei, na RuaDemétrio Ribeiro, s/nº, no cen-tro, serão realizadas as provaspara quem se inscreveu para oscargos de técnico em enferma-gem, técnico em vigilância sa-nitária, telefonista, topógrafo,zeladora e merendeira.

O ensalamento está disponí-vel no endereço eletrônico citadoe no site da Prefeitura de EntreRios do Oeste, link ConcursoPúblico 2013. O candidato deve-rá se dirigir até a sala onde fará a

será executado pela Fundação deApoio ao Desenvolvimento Ci-entífico e Tecnológico do Vale doPiquirí (FADCT).

Presidente da

Comissão do

Concurso Público

de Entre Rios do

Oeste, Alcindo

Schneiders: "Está

tudo organizado

para a realização

das provas no

domingo (10)"

Cultura de cítricos é apresentada ao economista da FAO, Francisco Dias Chimuco

Assessor da

Diretoria de

Coordenação da

Itaipu Binacional,

Luiz Suzuki, e o

economista da FAO,

Francisco Dias

Chimuco,

visitaram a cultura

de palmitos no CAP

Page 23: 11 06 2013

O PRESENTE | 23QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013 AGRONEGÓCIO

AGRICULTURA

Governo lança em Cascavel campanha Plante seu FuturoTrata-se de um amplo movimento de conscientização para que produtores e técnicos

adotem práticas sustentáveis de plantio e de condução das lavouras

O secretário estadual daAgricultura e do Abastecimen-to, Norberto Ortigara, concla-mou a todos os produtores ru-rais e técnicos agropecuáriosdo Paraná a aderirem à campa-nha Plante Seu Futuro, lançadaontem (05), em Cascavel. Trata-se de um amplo movimento deconscientização para que pro-dutores e técnicos adotem prá-ticas sustentáveis de plantio ede condução das lavouras parareduzir os riscos ambientais egarantir a fertilidade do solo.

Diante de uma plateia de 250pessoas, Ortigara apelou à cons-ciência de todos para que aju-dem na condução do Paraná aum novo patamar de sustenta-bilidade. “Esse é o desafio quenos foi imposto: ou fazemos oque tem que ser feito para cui-dar dos solos ou vamos perdercompetitividade”, alertou. Osecretário ressaltou que a cam-panha está apenas começandoe que será um trabalho impor-tante de reciclagem de produto-res e técnicos.

A ação visa à retomada detécnicas já conhecidas do agri-cultor, como o Manejo Integra-do de Solos e Águas, ManejoIntegrado de Pragas, Manejo In-tegrado de Doenças, Manejo In-tegrado de Plantas Invasoras,Tecnologias de Aplicação deAgrotóxicos e Controle de For-migas Cortadeiras.

Após os lançamentos regio-nais da campanha Plante seuFuturo, serão realizados 11 se-minários em todo o Estado paratécnicos agropecuários do Po-der Público e da iniciativa priva-da, quando será feita a difusãode tecnologia.

“Esse trabalho conta com aparceria importante da iniciati-va privada que representam osagricultores, como Federaçãoda Agricultura do Estado do Pa-raná (Faep), Organização dasCooperativas do Estado do Pa-raná (Ocepar) e Federação dosTrabalhadores na Agriculturado Estado do Paraná (Fetaep),entre mais de 40 entidades par-ceiras nessa campanha.

O presidente da Faep, Ágide

Secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, no lançamento da campanha

Plante Seu Futuro, em Cascavel, apelou à consciência de todos para que ajudem

na condução do Paraná a um novo patamar de sustentabilidade

Meneguette, lembrou ao produ-tor que a capacidade de investi-mentos como a compra de má-quinas, equipamentos e insumossão fatores importantes na con-dução das lavouras. “Mas o ca-pital principal para o agricultor éa terra”, afirmou. Segundo Me-neguette, a Faep se uniu ao Go-verno do Paraná para alertar oagricultor como é importante in-corporar os ensinamentos dasempresas de assistência técnicae de pesquisa agropecuária comoEmater e Iapar.

Para ele, as tecnologias queserão difundidas por essa cam-panha já são consagradas pelasimplicidade, são conhecidas,e ajudam a reduzir os custosde produção. “São técnicassimples, mas quando não sãoutilizadas os mais prejudica-dos são os próprios agriculto-res e depois para recuperar afertilidade dos solos o trabalhoserá maior”, advertiu.

O produtor rural Felito JoséQuolvero, 64 anos, de Santa Te-reza do Oeste, está confiantena recuperação da sustenta-bilidade de sua propriedade. Eletem lavoura de grãos e disse quesustenta mulher e dois filhos com

a propriedade. Mas como é anti-go, disse que já usou muito agro-tóxico e agora conta com a ajudada Emater para utilizar técnicasmais sustentáveis que vão aju-dar a recuperar seu patrimônio.

A campanha vai envolver ostécnicos do Poder Público e dainiciativa privada nessa mobiliza-ção para que um número maiorde agricultores possa ser bemorientado na aplicação de boaspráticas de produção em suaspropriedades, que certamentefarão a diferença no bolso e naqualidade de vida de cada um.

A campanha já conta com aadesão de cerca de 40 parceirosque representam os produtores,cooperativas, agentes financei-ros, sindicatos, empresas de as-sistência técnica e outros. “Todosestão mobilizados para que o Pa-raná volte a ser referência emtécnicas de sustentabilidade noplantio e condução das lavouras epecuária”, afirmou Ortigara.

Para o secretário, os parcei-ros nessa campanha têm um tra-balho árduo pela frente para re-mover práticas que devem serextintas. O secretário lembrouque o nível de compactação dosolo e de erosão, resultante do

Divulgação

plantio contínuo de soja e milho,com uso intensivo de produtosquímicos está preocupante e semedidas de correção não foremadotadas agora, ele questiona acontinuidade dos elevados ní-veis de produtividade das lavou-ras paranaenses no futuro.

Na primeira etapa, a campa-nha deve abranger a área desoja, com foco no controle depragas como lagartas e perce-vejos, e de doenças como a fer-rugem asiática, além de traba-lhar com o manejo de solos eágua para evitar a erosão. Poste-riormente, as ações serão volta-das para o milho safrinha, milho,feijão, olericultura e fruticultura.

Em Cascavel, estavam pre-sentes os presidentes do Insti-tuto Ambiental do Paraná (IAP),Luiz Tarcisio Mossato; do Ia-par, Florindo Dalberto; da Ema-ter, Rubens Niederheitmann; odiretor-geral da Itaipu Binacio-nal, Jorge Samek; e o superin-tendente da Ocepar, José Ro-berto Ricken, entre outras lide-ranças. Após o lançamento emCascavel, haverá lançamentosregionais em Londrina e Ma-ringá, hoje (06), e em PontaGrossa amanhã (07).

Diretorda Ubabeftraçasituaçãodo mercadoavícola eperspectivaspara 2014

A situação atual do merca-do avícola e as perspectivaspara 2014 serão tema da pa-lestra que o diretor de merca-dos da União Brasileira deAvicultura (Ubabef), RicardoJoão Santin, vai ministrar noFórum de Avicultura que oSistema Ocepar promove ama-nhã (07), na Unipar, em Cas-cavel. O evento visa promovera troca de informações atuali-zadas sobre temas relevantesna produção de frango de cortee o intercâmbio de ideias entreos profissionais e consultoresconvidados e o corpo técnicodas cooperativas do Paraná.

O Fórum será realizadodas 09 às 12 horas. A progra-mação contempla ainda umdebate sobre bem-estar ani-mal. A coordenadora técnicada Ubabef, Sulivan Alves, vaiabordar os desafios e oportuni-dades para a avicultura brasi-leira nessa área.

Mais informações sobre oevento podem ser obtidas comLeandro Macioski ([email protected]/41 3200-11280) ou AlexandreMonteiro ([email protected]/ 413200-1114).Exportação de carne de frango do Brasil tem melhor outubro da história

As exportações brasileiras decarne de frango atingiram 355 miltoneladas em outubro, um recor-de histórico para o mês, de acor-do com dados da União Brasileirade Avicultura (Ubabef). As ex-portações do Brasil, o maior ex-portador global de carne de fran-go, subiram 3,5% ante outubro de2012, acrescentou a entidade.

Em receita, houve queda de4,9% nas exportações de outu-bro, para US$ 682,44 milhões.

No acumulado do ano, osembarques de carne de frango

do Brasil totalizaram 3,22 milhõesde toneladas, resultado 1,4%menor em relação aos dez pri-meiros meses do ano passado,segundo a Ubabef.

Em receita, houve aumen-to de 5,43% nas vendas de car-ne de frango para o exteriorno acumulado do ano, paraUS$ 6,672 bilhões.

De acordo com o presidente-executivo da Ubabef, FranciscoTurra, as exportações seguemas previsões feitas pela entidadeno fim do primeiro semestre, de

recuperação dos níveis de volu-me exportado na comparaçãocom 2012. "Estamos reduzindo adiferença entre o total exportadoem 2012 e o neste ano, havendo apossibilidade de atingir em 2013uma tonelagem equivalente à ex-portada no ano passado", afir-mou. "Com o maior ritmo nos em-barques, provavelmente haveráum enxugamento nos estoquesneste fim de ano, em um períodono qual aumenta a demanda porprodutos avícolas no mercadointerno", comentou.

Divulgação

Page 24: 11 06 2013

24 | O PRESENTE QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013

Page 25: 11 06 2013

Um lugar especial: Balneário Terra das Águas.Para me divertir: pescarias e rodas de viola e

sanfona com os amigos.Para espantar a tristeza: pensar que fases ruins

são passageiras, focar no dia seguinte, no futuro e seamparar na família e nos amigos.

Perfume: Uomini.Mando bem quando: cozinho.Um sonho: conhecer outros países.Em casa adoro: ver o noticiário, descansar.Atividades atuais: jornalista, radialista e repre-

sentante comercial na Rádio Grande Lago; às vezes,músico.

A moda agora é: sentir-se bem em todas asocasiões.

O que me tira do sério: falsidade e desonestidade.O que me enche de orgulho: morar em uma

cidade maravilhosa.Preciso melhorar: mais paciência e menos

ansiedade.Seu lema é: aproveitar cada momento como se

fosse o último.Uma mania: falar muito ao telefone e Facebook.Família: alicerce para a vida.Amigos: os verdadeiros são importantes em to-

dos os momentos. Amizades bem cultivadas sãopara toda a vida; ninguém é feliz sem amigos.

Uma boa lembrança: período de graduação emJornalismo, em Foz do Iguaçu.

Filosofia de vida: faça o bem sempre, sorria ao veras pessoas, cumprimente todos pelo nome e digaobrigado.

Ser jornalista: gratificante, porém a profissão estámuito desvalorizada em todo o país.

Para se destacar como jornalista é preciso:transmitir a informação de maneira imparcial e comseriedade.

Maior desafio encontrado no dia a dia na profis-são que atua: a desvalorização.

O que falta em Santa Helena: explorar mais oturismo, principalmente o Lago de Itaipu, e atrairnovas empresas geradoras de emprego.

Nota 10 para Santa Helena: a instalação da Uni-versidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR),que, além de ser “top” em Ensino Superior, movimen-tará a economia local. Nota 10 para o povo hospitalei-ro, para a beleza e para os governantes que estãopreocupados com o desenvolvimento do município.

O PRESENTE | 25QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013

Wood’s08/11 - LUIS FERNANDO & FELIPE09/11 - CRISTIANO ARAÚJO - CAMAROTE

WOODS EXPOVEL

Bielle Club09/11 - GUI ARRUDA & STIW

Hooligans Pub08/11 - NASI08/11 - JAM SESSION

Ministterio Club07/11 - CLUBE DA QUINTA09/11 - BERLIN SOUNDS

Cowboy Saloon09/11 - SERTANEJADA

FOZ DO IGUAÇU:Wood’s07/11 - ALEXANDRE CAZARIN +

ALEXANDRE NUNES08/11 - PATRICK REDER + GABRIEL

SMANIOTTO09/11 - FÁBIO & RAFAEL

Ono07/11 - JORGE & MATEUS09/11 - VEM Q VEM

MEDIANEIRACountry Club09/11 - ATCHUCA OPEN AIR

SANTA HELENABalneário08/11 - SEXTANEJA UNIVERSITÁRIA -

NANDO & FELIPE + DJ BAHIA

TOLEDOEmpório Santa Maria08/11 - SEXTA UNIVERSITÁRIA

Abbey Road Pub09/11 - BANDA B 12

Garden09/11 - 2º ADM’S FEST

Flash da Semana

VOCÊ SABIA?

DIA DO RADIALISTAO dia 21 de setembro ficou conhecido

como Dia do Radialista, porém uma leialterou a data de comemoração oficial dacategoria, passando para 07 de novembro.Com a mudança imposta por uma lei federalem 2006, os radialistas passaram a ter duasdatas para comemorar, além do tradicionalDia do Rádio (25 de setembro). O 21 desetembro tornou-se uma data simbólica e 07de novembro é a oficial. A mudança acon-teceu em decorrência ao músico e radialistaAry Barroso. Trata-se de duas datas espe-ciais para os profissionais que movem essapaixão pelo rádio.

Fonte: internet

Fotos: O Presente

Secretário de Estado do Esporte, Evandro Roman, esteve em Santa Helena na

quinta-feira (31) para ultimar os preparativos à 1ª edição do APAExonados, que

será realizado no sábado (09), no campo do Incas. Na foto, com representantes

de entidades apoiadoras do evento. Todos estão convidados a participar

O Centro de Tradições

Gaúchas (CTG) Filhos do

Sul, de Santa Helena,

realizou na última quarta-

feira (30) encerramento

do curso de dança e baile

com “Os Serranos”, no

pavilhão da praia.

Certificados de conclusão

foram entregues pelo

patrão do CTG, Olázio

Marchi, e pelo prefeito

Jucerlei Sotoriva.

Momento da

apresentação

dos 42 casais

que receberam

certificado do

curso de dança,

promovido pelo

CTG Filhos

do Sul

DESTAQUE

Page 26: 11 06 2013

26 | O PRESENTE ESPORTES QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013

CONTRA O GOIÁS

Antes de duelo, Fla treina pênaltis e poupa alguns titularesWallace, Amaral, Carlos Eduardo, Luiz Antonio e Hernane não treinaram

com bola na véspera da semifinal da Copa do Brasil

O momento no Flamengo éde cautela, tanto em relação àparte técnica quanto à questãofísica dos jogadores rubro-ne-gros. No treinamento na tarde deontem (05), véspera do jogo con-tra o Goiás, a comissão técnicapreferiu poupar alguns titularesdo trabalho com bola. Com isso,Wallace, Amaral, Carlos Eduar-do, Luiz Antonio e Hernane fica-ram apenas na academia do Ni-nho do Urubu.

Enquanto isso, debaixo deforte chuva, os demais atletas doelenco foram ao campo do CT,onde realizaram um divertido re-creativo. Após o rachão, algunsjogadores praticaram cobrançasde pênaltis. Chicão e Adryan fo-ram os melhores, com três golsem três cobranças. André San-tos, Elias e Paulinho, de três chan-ces, fizeram duas, cada um.

Embora alguns jogadores te-nham sido poupados do treina-

mento, o time que Jayme de Al-meida escalar deverá ser o mes-mo da partida de ida contra oGoiás: Paulo Victor, Léo Moura,Wallace, Chicão e André Santos;Amaral, Luiz Antonio, Elias e Car-los Eduardo, Paulinho e Hernane.

A partida diante do Esmeral-dino ocorre hoje, às 21h50, noMaracanã. Por ter vencido o du-elo de ida por 2 a 1, o rubro-negropode ser derrotado por 1 a 0 queirá se classificar à final.

Paulinho foi um dos titulares que treinaram ontem (05) com bola

Wagner Meier/Lance!Press

São Paulo decide hoje vaganas semifinais da Sul-Americana

São Paulo e Atlético Na-cional definirão hoje (06), naColômbia, na partida devolta das quartas de final daCopa Sul-Americana 2013,quem avançará às semifi-nais da competição, após ospaulistas terem vencido por3 a 2 no duelo de ida. A par-tida será disputada no está-dio Atanasio Girardot, dacidade de Medellín, às 21h50(horário de Brasília).

A equipe tricolor viajousem o meia Ganso, princi-pal jogador de armação ecérebro do meio campo, quecumpre a segunda partidade suspensão por expulsão.Por outro lado, contará no-vamente com Luis Fabiano,que esteve seis semanasafastado dos gramadospara se recuperar de lesão evoltou justamente na pri-meira partida diante doAtlético Nacional.

A equipe paulista, que jáse livrou do risco de rebaixa-mento no Campeonato Bra-sileiro, aposta agora todas asfichas na Copa Sul-America-na, que pode valer uma vagana Copa Libertadores do anoque vem, em caso de conquis-ta do bicampeonato. Paraisso, porém, o São Paulo teráque administrar a boa van-tagem conseguida em casanuma partida consideradadas mais interessantes des-tas quartas de final.

O Atlético Nacional, lídercom sobras do CampeonatoColombiano, espera revertero resultado ruim no Brasil,onde perdeu, mas conseguiumarcar duas vezes. Os doisgols fora de casa permitem àequipe sonhar em vencer peladiferença mínima, que seriasuficiente para classificar otime às semifinais da compe-tição continental de clubes.

São Paulo poderá contar, na noite de hoje (06),novamente com a presença de Luis Fabiano

Divulgação

Goiás confirma desfalque deWalter no duelo contra o Flamengo

O atacante Walter não esta-rá em campo para reforçar oGoiás no segundo jogo da semi-final da Copa do Brasil, contra oFlamengo, na noite de hoje (06). Aexpectativa esmeraldina era vercomo o atacante se sairia no últi-mo treinamento antes da viagempara o Rio, mas Walter nem che-gou a participar da atividade,realizada na manhã de ontem(05), no CT Edmo Pinheiro.

Depois do treinamento, a co-missão médica do clube confir-mou a falta de condições físicaspara que o jogador entre em

campo. “Infelizmente ele nãotem condições de ir para o jogo.A gente fez de tudo, mas nãohouve tempo necessário para arecuperação”, explicou o médi-co Mauro Machado.

Tentando se recuperar ple-namente de uma lesão na coxadireita, sofrida no confronto con-tra o Vasco, também na Copado Brasil, Walter chegou a par-ticipar da maior parte do treinode segunda-feira (04), no qualestiveram os que não foramrelacionados para o jogo do fimde semana, pelo Brasileiro.

Outro desfalque é o lateralesquerdo William Matheus, quese recupera de dores muscula-res na coxa. A vaga dele deveser ocupada pelo prata dacasa Mário Sérgio. O técnicoEnderson Moreira não divul-gou a escalação, mas o timetitular deve ser formado com:Renan; Vítor, Rodrigo, Ernan-do e Mário Sérgio; Amaral,David, Roni, Eduardo Sasha eRenan Oliveira; Welinton Jú-nior (Júnior Viçosa).

O primeiro jogo foi 2 a 1 paraos rubro-negros.

Inter derruba preço dos ingressose cobra vitória contra BotafogoCom chances remotas de

classificação para a Copa Liber-tadores e a seis pontos da zonado rebaixamento, hoje o Interna-cional é o 11º colocado do Cam-peonato Brasileiro, com 42 pon-tos. Por conta disso, a direçãocolorada resolveu realizar umapromoção para levar o torcedorao Estádio Centenário no domin-go (10), contra o Botafogo.

Sócios em dia e mulheres nãopagam ingresso no setor de ar-

quibancada, assim como crian-ças menores de 11 anos. Os tor-cedores que não são sócios irãopagar um valor reduzido, com aarquibancada popular custandoR$ 10, arquibancada central R$ 20e cadeiras R$ 40.

Segundo os cálculos da dire-ção colorada, é necessário con-quistar mais seis pontos nos seisjogos que restam no Brasileiro paraevitar o fantasma do rebaixamen-to. A cinco jogos sem vencer, entre

compromissos no Brasileiro eCopa do Brasil, a vitória na próxi-ma rodada diante do Botafogo vi-rou questão de honra para a dire-ção colorada. “Este grupo temcondições de reverter esta situa-ção. A solução está no grupo dejogadores e é obrigação vencer oBotafogo na próxima rodada. Nãovou aceitar outro resultado do quea vitória diante do Botafogo”, des-tacou o diretor de futebol do Inter,Marcelo Medeiros.

CBF veta participação de Fernandinho no Mundial de ClubesA inscrição de Fernandinho

para o Mundial de Clubes foivetada. Essa é a informaçãoque o Departamento Técnicoda Confederação Brasileira deFutebol (CBF) enviou para aFederação Mineira de Futebol(FMF). Porém, o Atlético-MGainda não confirma esta notí-cia e, segundo seu Departa-mento Jurídico, a situação ain-da precisa ser analisada e aFifa, que responde pela com-petição, não deu nenhuma no-

tificação em relação ao caso.O imbróglio envolve a con-

tratação do jogador antes oudepois da janela de transferênci-as internacional fechar - no dia 19de julho. Pois, segundo a Fifa, osjogadores que não estavam noelenco dos times participantesdo Mundial, antes do dia 19 dejulho, não podem ser inscritos.

Para trazer o camisa 11, a dire-toria do Galo contou com umamanobra do staff do jogador, queo tirou do Al-Jazira-EAU para o

Desportivo Brasil, clube satéli-te da Traffic, sendo que ele foiinscrito antes deste prazo-cha-ve. Ele foi inscrito no BoletimInformativo Diário (BID) da CBFno dia 14 de agosto. Ele veiocom um ano de empréstimo.

Caso não vá para o Mundialde Clubes da Fifa, Fernandinhodeverá dar lugar para Luan.Como ponta-esquerda, o joga-dor é um dos destaques do Galoneste Campeonato Brasileiro.Ele anotou cinco gols.

Page 27: 11 06 2013

O PRESENTE | 27QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013 ESPORTES

COPA DO BRASIL

Grêmio fecha treino e pode promover volta de Zé RobertoParticipação do jogador nos minutos finais do jogo contra o Bahia, no fim de semana, além da manifestação

dos torcedores, pode ocasionar em possível mudança no time para o jogo contra o Atlético-PR

Diz o ditado popular quea voz do povo é a voz deDeus. Resta saber se o técnicoRenato Gaúcho vai ou nãoescutar a voz do povo gre-mista, que já há algum tem-po vem pedindo a presençado meia Zé Roberto entre ostitulares. Na partida contrao Bahia, no último domingo(03), o treinador atendeu empartes o pedido que vinhadas arquibancadas da Arenae colocou nos últimos dezminutos de jogo o camisa 10.

“Infelizmente foi poucotempo. Queria ter jogadomais. O positivo de tudo éestar à disposição, indepen-dente do momento. Eu fiqueimuito emocionado com o cari-

Zé Robertovinha tendo

boas atuaçõesno Grêmio até a

chegada deRenato Gaúcho,

quando foicolocado nacondição de

reserva

nho da torcida e isso provaque a minha identificação como Grêmio é muito grande.Quero ajudar a minha equipea buscar uma vaga para a Li-bertadores e disputar a final daCopa do Brasil”, disse o meia.

A participação de Zé Ro-berto nos minutos finais dojogo contra o Bahia, além damanifestação dos torcedores,pode ter feito com que Rena-to Gaúcho reflita sobre umapossível mudança no timetricolor para o jogo contra oAtlético-PR, na noite de hoje(06). O jogador foi um dosdestaques do Grêmio em2012 e abriu a temporada2013 mantendo o mesmo ní-vel. Porém, desde a troca de

treinadores, com a saída deVanderlei Luxemburgo, a si-tuação mudou: o meia, queaté então era a referência dequalidade no meio campoacabou virando reserva.

Se confirmada a mudan-ça, o meia entraria no lugardo atacante Eduardo Vargas,com o time sendo escalado noesquema 4-4-2, mas este misté-rio Renato Gaúcho pretendelevar até minutos antes do jogo.O treino de ontem (05), o últi-mo antes da partida, foi fecha-do para a imprensa. Na oca-sião, o treinador gremista deuos últimos ajustes no time tri-color. Agora é esperar para sa-ber se Renato Gaúcho vai escu-tar ou não a voz do torcedor.

Lucas Uebel

COPA SUL-AMERICANAJOGOS DE HOJE (06)

21h50 River x Lanús21h50 Atlético Nacional x São Paulo

Marcelo e Pedro Botelho ainda são dúvidas no Atlético-PRO técnico Vagner Mancini ain-

da não sabe se poderá contar comMarcelo e Pedro Botelho para oduelo do Atlético-PR diante doGrêmio, hoje (06), em Porto Ale-gre, na segunda partida semifi-nal da Copa do Brasil. A duplanão treinou ontem (05), mas via-jou para a Capital gaúcha.

Marcelo e Pedro Botelho ape-nas realizaram atividades físicase terão suas situações definidas

somente momentos antes da de-cisiva partida pelo torneio naci-onal - no jogo de ida, o Atlético-PR ganhou por 1 a 0 na VilaCapanema e precisa de um sim-ples empate para chegar à final.

Caso Botelho não tenha con-dição de entrar em campo, Manci-ni manterá Juninho como titularda lateral esquerda. No ataque, seMarcelo continuar sendo vetado,Dellatorre deverá permanecer

como companheiro de Ederson.Bruno Silva e Roger, que já atua-ram por outras equipes na Copa doBrasil, são desfalques certos.

Desta forma, o time parana-ense deverá entrar em campocom a seguinte formação parapegar o Grêmio: Weverton; Léo,Manoel, Luiz Alberto e Juninho(Pedro Botelho); Deivid, JoãoPaulo, Everton e Paulo Baier; Mar-celo (Dellatorre) e Ederson.

Permanências de Tite e Pato nãodependem de mim, avisa agente

A continuidade de Titeno comando do Corinthi-ans e a permanência docontestado Alexandre Patono clube de Parque SãoJorge depende dos dirigen-tes do clube. Foi isso quedeixou claro o empresárioGilmar Veloz, responsávelpela carreira de ambos.

Ontem (05) o agentepreferiu se ausentar deuma opinião mais contun-dente sobre os dois repre-sentados. Sobre o camisa7 do Timão, Veloz garan-tiu que o pênalti desperdi-çado contra o Grêmio ain-da mexe com a cabeça dojogador. “Como o própriotreinador (Tite) disse, é tra-balhar. É passado, mas oque aconteceu está muitomarcado na vida do atle-ta, é procurar trabalhar ecorrer atrás do prejuízo.Nas coisas ruins é que você

tira o aprendizado. Issoque ele está passando ser-virá para o resto da vidadele, é procurar errar omenos possível porqueessa cobrança faz parte”,afirmou o empresário, queevitou falar de uma saídana janela de transferênciaem janeiro. “Essa pergun-ta você tem de fazer para adiretoria do Corinthians,ele tem contrato com o clu-be e eu não posso falarnada”, completou.

Sobre o treinador, Gil-mar Veloz garantiu que res-peitará a decisão que fortomada por Tite. “É espe-rar o final do campeonato,como sempre fizemos, e oTite liga e determina o queeu faço. Ainda não tenhoorientação por parte dele.Essa pergunta tem de fazerao Tite, eu só faço partedos contratos”, avisou.

Fifa sorteia 889 mil ingressospara Copa; Brasil fica com 71%

A Fifa sorteou ontem (05) maisde 889 mil ingressos de jogos daCopa do Mundo de 2014, que serárealizada no Brasil. A entidademáxima do futebol mundial de-clarou que os 6,2 milhões de so-licitantes de entradas para aspartidas serão notificados até do-mingo (10) se foram contempla-dos ou não.

Segundo a Fifa, os ingressossorteados ontem contemplaram188 países. A maioria das entra-das, porém, foi destinada a bra-

sileiros: 625.276 (71,5%). Os Esta-dos Unidos aparecem no 2º lu-gar, com 66.646, seguidos porInglaterra (22.257), Alemanha(18.019), Austrália (15.401), Ca-nadá (13.507), França (11.628),Colômbia (11.326), Suíça (8.082),Japão (5.021) e Argentina (4.493).

O segundo período de ven-das de ingressos para jogos daCopa do Mundo de 2014 seráaberto na segunda-feira (11),às 09 horas (de Brasília). Estafase durará até as 09 horas (de

Brasília) do dia 28 de novembroe distribuirá 228.959 ingressos,por ordem de pedido, e não re-servará entradas para jogos deabertura, semifinal e final, nempartidas da fase de grupos emBrasília ou das oitavas de finalem Belo Horizonte.

A Fifa reabrirá o processode venda de ingressos para to-das as partidas em 08 de de-zembro, após o sorteio dos gru-pos e a definição do calendárioda Copa do Mundo.

Bom Senso FC diz lamentar “desinteresse” da CBFO Bom Senso FC, reunião

de jogadores que tenta mu-danças no futebol brasileiro,publicou ontem (05) nota emque relata novo encontro en-tre os membros do movimen-to e lamenta “desinteresse”da Confederação Brasileira deFutebol (CBF) nas causas de-fendidas pelo grupo.

Alessandro (Corinthians),

Alex (Coritiba), Bruno (sem clu-be), Edu (sem clube), Fahel(Bahia), Edu Dracena (Santos),Fernando Prass (Palmeiras),Juan (Internacional), Júlio César(Corinthians), Lúcio Flávio (Pa-raná), Paulo André (Corinthians)e Paulo César (sem clube) esti-veram no encontro, segundo in-forma o próprio Bom Senso FC.

O grupo já realizou reuniões

com a CBF em que discutiu pon-tos que os jogadores julgamfundamentais para melhorar ofutebol nacional. De acordo como movimento, a entidade querege o futebol brasileiro nãodemonstra preocupação comos temas. Os membros não in-formaram se pretendem reali-zar alguma ação para aumen-tar o interesse da CBF.

Page 28: 11 06 2013

1º WEST COMBAT

Cláudio Santos treina há três meses para luta de MMA28 | O PRESENTE ESPORTES QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013

Rondonense enfrentará o argentino Arif Lazart, na principal luta de sábado (09)

Com inúmeros treinamen-tos, o rondonense Cláudio dosSantos intensifica a rotinapreparatória para participardo 1º West Combat de MMA,que será realizado no sábado(09), no Ginásio de EsportesNey Braga, em Marechal Cân-dido Rondon. Veterano emcampeonatos de jiu-jitsu, comalgumas participações emcompetições de MMA, Cláu-dio afirmou à reportagem doJornal O Presente que estáconfiante no desafio de ven-cer o argentino Arif Lazart,seu adversário na principalluta do evento de sábado.

Cláudio pratica jiu-jitsu há12 anos, sendo que este é o ter-ceiro ano em que é faixa preta.Ele coleciona vitórias por terparticipado de inúmeros cam-peonatos: é tricampeão para-naense de jiu-jitsu, campeãosul brasileiro de jiu-jitsu nafaixa preta e 2º lugar no Cam-peonato Sul-americano de Jiu-Jitsu, também na faixa preta.“Tenho vários primeiro, se-gundo e terceiro lugares emdisputas na região e no Esta-do. Prezo muito todas as me-dalhas e troféus, principal-mente o que foi conquistado apartir da faixa preta, pois nes-ta faixa fica muito difícil me-dalhar, pela experiência dos lu-tadores”, enfatiza.

Professor de jiu-jitsu, Cláu-dio lembra que o primeirocontato com o MMA veio já noinício da prática nas artes marci-ais. “Há 12 anos o instrutor Mar-cos Schubert, que na época veio aMarechal Rondon como faixaroxa, ensinou o MMA. No iníciodo jiu-jitsu ele sugeriu a utiliza-ção de luvas, a gente retirava oquimono, usava bermuda, cami-seta e treinava MMA”, conta.

TREINO

Cláudio participou recen-temente do Combat em Toledoe protagonizou uma das me-lhores lutas do evento, se não amelhor, segundo relato de inú-meras pessoas que assistiramàs lutas. “Foram três roundsmuito movimentados e, emfunção disso, quando os coor-denadores do West Combatque acontecerá em MarechalRondon iniciaram a organiza-ção, decidiram me colocar naprincipal luta da noite”, co-menta. De acordo com o ron-donense, isto se deve tambémà bagagem que tem e devido àsinúmeras lutas e campeonatosque participou.

A luta no Combat em Tole-do foi há cerca de quatro mesese após um descanso de 15 dias,o atleta recomeçou os treina-mentos de olho no evento queacontece sábado em MarechalRondon. “Há três meses emeio me preparo es-p e c i f i c a m e n t e

para a luta no West Combat.Comecei a preparação corren-do, pedalando,treinando boxe,muay thay e jiu-jitsu com vá-rias pessoas. Fiz musculação etreinei muito para vencer a lutado fim de semana”, ressalta.

Os treinos reúnem inúme-ras pessoas e acontecem emuma academia. Para o MMA,Cláudio tem lutado com o faixamarrom e instrutor de jiu-jit-su Miguel Silva. Também é re-alizado treino de levantamen-to de peso com pneu de trator.Entre os golpes aplicados naspreparações estão: boxe; joe-lhada; low kick utilizando aperna em chute alto, ambosdo muay thay; armi lock, queé a chave de braço, do jiu-jitsu. “Há algumas semanaseu treinava levantamento depneu, musculação, e agora amusculação já é para garan-tir explosão e rapidez. Entãosão movimentos mais rápi-dos, com peso, e faltando pou-cos dias vale mais a parte car-diovascular. Vou treinarmais pulmão, usar protetorbucal para ter aquele gás parafazer a última luta neste fimde semana”, conta.

Perguntado sobre o méto-do e as estratégias usadas peloargentino Arif Lazart, paravencer os adversários nas lu-tas, Cláudio comenta que ele esua equipe estudaram os mo-

vimentos de Arif. “Ele chutacom a perna esquerda - deve

ser canhoto - e pelo quepercebi utiliza o braço

direito. Assim como euutilizo o braço es-

querdo e a perna di-reita para chutar.Ele chuta alto, o tem-

po todo muito alto,tanto perto quanto

longe. Além disso, eletreina o boxe chinês,

ao mesmo tempo fazum pouco de muaythay e gosta do jiu-jit-su. Se ele entrar no jiu-jitsu, para mim vai serexcelente”, conclui.

O 1º West Com-bat terá inúmeraslutas e a expectati-va dos organiza-dores é reunir umpúblico de cincomil pessoas.

Treino de boxe faz parte da rotina do atleta

Faixa preta e professor de jiu-jitsu, Cláudio dos Santos, sobre o combate como argentino Arif Lazart: “Se ele entrar no jiu-jitsu, para mim vai ser excelente”

Levantamento de peso com pneu de trator é um dostreinamentos adotados por Cláudio dos Santos

Cláudio dos Santos aplica chave de braço no faixamarrom e instrutor Miguel Silva

Low kick, que é o chute alto, prática do muay thay, tambémestá sendo trabalhado pelo rondonense

Fotos: O Presente

Page 29: 11 06 2013
Page 30: 11 06 2013

DISPUTAS

Rondonenses vencem Circuito Estadual de Tênis30 | O PRESENTE ESPORTES QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013

Maria Goes, Eryk Erlich e Damiano Geran foram campeões nas suas categorias

A delegação de MarechalCândido Rondon conquistoutrês primeiros lugares na Eta-pa do Circuito Estadual deTênis - Categoria Classes, re-alizada entre a última quinta-feira (31) e o domingo (03) noCentro Internacional de Tê-nis Iguaçu, em Foz do Igua-çu. A etapa reuniu tenistasdas cidades de Foz, Curitiba,Campo Mourão, Umuarama,Cascavel, Medianeira e Mare-chal Cândido Rondon, alémde argentinos e paraguaios.

As rondonenses MariaGoes e Luciele Geran disputa-ram a final na quarta classefeminina, sendo o troféu decampeão conquistado por Ma-ria Goes e o 2º por LucieleGeran. Eryk Erlich tornou-secampeão na categoria dez anos,enquanto Damiano Geran foio campeão na quarta classemasculina. Ronie Martin foifinalista na terceira classe mas-

Fotos: Divulgação

culina; Marcos da Silva compe-tiu na quarta classe masculinaB; Marcelo Goes disputou naquinta classe masculina B; eHenrique Martin jogou pelasegunda classe masculina.

Os jovens campeões Ma-

ria e Eryk vão focar na parti-cipação de novos torneios.Maria se volta à transição decategoria, para atuar pelacategoria infanto no próxi-mo ano e buscar subir decategoria no caso de classes.

Maria Goes ao receber a premiação por vencera disputa na quarta classe feminina

Já Eryk, que teve sequênciade três belas vitórias, ganhoudo tenista Ataliba AguirraNeto, de Foz do Iguaçu, estáem ascendência e demonstramerecer atenção especial paraa próxima temporada.

Ingressos da finaldo Paranaense sãovendidos na AACC

Começam a ser vendidos hoje(06), na Associação Atlética e Cul-tural Copagril (AACC), os ingres-sos para a final do Campeonato Pa-ranaense de Futsal Série Ouro,cuja partida será entre Copagril/Sempre Vida/Marechal CândidoRondon e Muffatão/Sol Nascente/Fag/Mion (Cascavel). O jogo acon-tece sexta-feira (08), às 20h15, noGinásio da Neva.

Cem ingressos ao preço deR$ 20 estão disponíveis para co-mercialização somente na AACC,em horário comercial com Valéria.A Copagril disponibilizará dois ôni-bus para quem tiver interesse.Basta informar nome e o número doRG no momento da compra do in-gresso. A saída será às 18 horas desexta-feira, em frente à AACC.

Como a partida entre Copagrile Cascavel terminou empatada naquinta-feira (31), quem ganhar opróximo jogo se consagra campeãona Chave Ouro 2013. Mais umavez, o time espera contar com oapoio da torcida amarela. Em caso deempate, haverá um novo jogo no dia15, também em Cascavel.

Cinco jogosmovimentam oInterfirmas deMedianeira

O Ginásio de Esportes AntonioLacerda Braga, em Medianeira,receberá cinco confrontos hoje (06)pelo Campeonato Interfirmas deFutsal 2013. O primeiro jogo acon-tecerá às 18h15, quando entramem quadra Escola Municipal Ulys-ses Guimarães e Frimesa; às 18h45jogam Condá Futsal e Nazaré Fut-sal; 19h15, Condá Futsal A enfren-ta Escola Municipal José LorenzoniA; e às 19h50 o jogo será contraDamboni Gás/Massoterapia Ipê eBairro Itaipu. Às 20h40 jogam Flu-minense/Ideal Calhas/Central Car-regamentos A e CP Informática A.

Na sexta-feira (08) acontece-rão quatro jogos. Às 18h15 EscolaMunicipal Ulysses Guimarães en-frentará o Parque Independência;às 18h45 entrarão em quadra Bra-sil Autopeças/Autoescola Media-neira, que terá confronto com T.A.Furgões; às 19h45 Fluminense/Ideal Calhas/Central Carregamen-tos B encara a Casa dos Plásticos; eàs 20h45 jogam Informática B eParque Futsal A.

Coordenadores do jogo com Másters de São Paulo agradecem apoioOs coordenadores do jogo

em comemoração aos 30 anosde atuação da escolinha de fu-tebol do Miltão Do Ó, cujo jogofoi realizado sexta-feira (1º),em Marechal Cândido Ron-don, agradecem pelo patrocí-nio recebido de dezenas deempresários que apoiaram ainiciativa, além da imprensapela divulgação.

De acordo com Miltão Do Ó,o jogo reuniu cerca de mil pes-soas, das quais cerca de 800eram pagantes. “A organiza-ção só tem a agradecer o apoio

7ª Taça Maripá de Clubes e Torcedores inicia na terça-feiraNove equipes foram confirma-

das na 7ª Taça Maripá/Palotina Es-portes/Rádio Continental AM deClubes e Torcedores de Futeboldurante congresso técnico realiza-do segunda-feira (04), na Assemap.De acordo com o diretor do Depar-

tamento de Esportes, Élvio Pegora-ro, a novidade desta edição é aparticipação da equipe Olimpia, queconta com atletas vindos do Para-guai e que residem no município.

O campeonato inicia na terça-feira (12), com jogos todas as ter-

ças-feiras, quintas e aos sába-dos. O grupo A é integrado porPalmeiras, Corinthians, Santos eSão Paulo. Já o grupo B tem ostimes Flamengo, Internacional,Paraná, Grêmio e Olimpia.

Todos os jogos acontecerão

na Assemap, sendo que a primei-ra partida será às 19h15 de terça,entre Grêmio e Flamengo. Às20h15 se enfrentam Santos e Pal-meiras e às 21h15 entram em cam-po para o último jogo da noite asequipes Internacional e Olimpia.

da imprensa, dos patrocinado-res, dos atletas de MarechalRondon e de outras cidades quevieram participar do jogo comos Másters de São Paulo. Agra-decimento especial ao Paulinhoe ao Nico, que mobilizaram mui-tas pessoas, bem como aos atle-tas que auxiliaram na venda deingressos”, ressalta.

Segundo Miltão Do Ó, nopróximo dia 23 será realizadoum almoço à base de leitão àparaguaia, oportunidade emque serão apresentados os nú-meros do evento.

Municipal de Futebol Sete segue hoje em Entre RiosA bola rola hoje (06), às 19h30,

na Asseper, em três partidasválidas pelo 15º CampeonatoMunicipal de Futebol Sete deEntre Rios do Oeste. No primeirojogo, Remo enfrentará a equipe

Paysandu. Às 20h30 o jogo seráentre Agropeças Oeste e VoltaGaúcha/Agropecuária Oeste, en-quanto a última partida será às21h30, entre Os Parentes/Água eLuz/Biro Artes/Trans Kaufmann/

Moto Oeste e Volta Gaúcha A.Na sexta-feira (08) o campo

da AACC receberá às 19h30 otime Caxias, que jogará contra oJuventude. O segundo jogo danoite será entre Volta Gaúcha/

Sítio Schneiders/Serlutur e Me-talúrgica Poersch, às 20h30. Jáàs 21h30 entram em campoTrans Anderle/Granja Stein/Mega Farma/Vereadora Solan-ge e Heidel.

Miltão Do Ó e Paulinho em visita ao Jornal O Presente, ontem (05), parainformar que no dia 23 será realizada apresentação dos números do evento

Tenista Eryk Erlich tornou-secampeão na categoria dez anos

O Presente

Page 31: 11 06 2013

O PRESENTE | 31QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013 POLICIAL

OPERAÇÃO NHAPECANI

PM aborda mais de 1,2 mil pessoas em quatro diasResultados da região do 19º Batalhão em Toledo e do Paraná foram divulgados

ontem (05); objetivo é coibir e combater a criminalidade

Foram divulgados ontem(05) os resultados da megaope-ração Nhapecani, da PolíciaMilitar. Na área do 19º Batalhãoem Toledo, que envolve 18 mu-nicípios, 110 policiais estiveramnas ruas. Durante quatro dias,foram abordados 1.219 pessoase 824 veículos, e vistoriados 43estabelecimentos comerciais.Três pessoas foram presas, trêsapreendidas, 36 veículos reco-lhidos, duas armas de fogo reti-radas de circulação e 99 notifi-cações de trânsito lavradas.

No Paraná, cerca de 38 milpessoas foram abordadas du-rante a décima edição da Nha-pecani, que contou com a par-ticipação de 1,7 mil policiais

militares, além de efetivos daspolícias Civil, Federal, Rodo-viária Federal, Receita Fede-ral, Receita Estadual e guar-das municipais. As ações re-sultaram na apreensão de 9,3mil pedras de crack, das quais8,1 mil somente nas regiõesOeste e Sudoeste. Foramapreendidos ainda 45 quilosde maconha, meio quilo decocaína e 26 armas de fogo.Foram detidas 179 pessoas eapreendidos 50 adolescentese 716 veículos.

A megaoperação visa dimi-nuir números da criminalida-de em todo o Estado, como ho-micídios, latrocínios, lesõescorporais, furtos e roubos.

Operação na região de Toledo contou com abordagens,vistorias e muitas apreensões

Divulgação

Preso apresentou documentos falsos, mas foi descobertoA Polícia Civil constatou

que um homem preso na se-gunda-feira (04) acusado deassalto praticado no mesmodia apresentou documentosfalsos. A intenção dele eraenganar os policiais, já queele era fugitivo da Peniten-ciária Estadual de Foz doIguaçu. No momento daprisão, o rapaz se apresen-tou como Leomar de Souza,de 34 anos, mas ele, na ver-dade, é Willian Medina dosSantos, de 26 anos, com pas-sagens pelo setor policialpor roubo e receptação. San-tos estava foragido desde 31de julho deste ano.

Conforme a polícia, alémdo crime de roubo, ele tam-bém responderá por falsida-de ideológica. A polícia reve-lou também que investiga ohomem de nacionalidade pa-raguaia, identificado comoBernardo Ramon Benitez deOliveira, para confirmar seesta é a sua verdadeira iden-tidade e se ele tem passagensem seu país. De acordo como que foi confirmado juntoà Polícia Civil de Foz doIguaçu, ele tem passagenspelo crime de tráfico de dro-gas e seria o chefe da quadri-lha. A Polícia Civil de Medi-aneira segue com as investi-

Willian Medina dos Santos nãoqueria que a polícia descobrisse que

ele era foragido da PenitenciáriaEstadual de Foz do Iguaçu

Divulgação

Bombeirosretomam hojebuscas porpescador

Serão retomadas na manhã dehoje (06) as buscas por um homemque teria ido pescar no Rio Piquiri,em Formosa do Oeste, e desapa-receu. A suspeita é de que eletenha se afogado. O seu parceiro,que fez a notificação à PolíciaMilitar às 03h30 de ontem (05),disse que Sidnei - o amigo queestava com ele não sabe seu so-brenome - jogou uma tarrafa norio, mas ela enroscou em algo. Natentativa de soltar o equipamen-to, Sidnei teria ido até o local.Quando o amigo percebeu, nãoencontrou mais o rapaz, apenassua lanterna descendo rio abaixo.

A pesca era feita em localturístico de grande correnteza,conhecido como Apertados - o riose estreita, fazendo com que aságuas ganhem velocidade, volu-me e força. De acordo com orapaz que estava com Sidnei,após perceber a falta do compa-nheiro, ele pediu socorro em umacampamento. Em seguida, foiaté a Polícia Militar para regis-trar o desaparecimento.

O acesso ao local dificulta asbuscas. Conforme o Corpo de Bom-beiros de Toledo, que comanda aoperação para encontrar Sidnei, asbuscas iniciaram por volta das 10horas de ontem e foram suspensasao anoitecer. A operação será rei-niciada hoje (06) pela manhã. Otrabalho começou alguns metrosacima de onde o rapaz foi vistopela última vez e segue rio abaixo.

Infarto provocoumorte de detentode 35 anos

gações para identificar osoutros dois suspeitos queteriam participação no rou-bo, mas que fugiram.

William, o paraguaio Ber-nardo e mais um integranteda quadrilha foram presosminutos após praticarem umassalto em Medianeira. Elesroubaram um malote que eralevado ao banco por um fun-cionário de uma empresa lo-cal. A Polícia Civil fazia ron-das e percebeu a ação, perse-guiu os acusados e os detevena divisa com Matelândia,na BR-277. Os outros doisocupantes do veículo conse-guiram fugir a pé.

PM detém trio que assaltava com simulacroA Polícia Militar (PM) de

Toledo prendeu por volta das21 horas de segunda-feira (04)um trio de acusados deassaltos que eram praticadoscom simulacros, que imitamarmas de fogo de verdade. Aação aconteceu depois de umroubo a um mercado localiza-do na Vila Pioneira.

Dois suspeitos entraramno local no momento em queas portas eram fechadas, ren-deram funcionários e leva-ram cerca de R$ 1,5 mil emdinheiro. Eles fugiram a pé e,em seguida, embarcaram emum Polo branco.

Com as características doveículo, a PM iniciou buscas eencontrou o automóvel no Jar-

dim Fachini. Uma jovem de 20anos e um rapaz de 21, que es-tavam no carro, confirmarama participação no roubo. Com ocasal foi encontrado o simula-cro, tipo revólver, que teria sidoutilizado no roubo.

O casal informou a partici-

pação de um terceiro elemen-to, de 25 anos, que tambémfoi preso. Os detidos infor-maram que também teriampraticado roubo a uma far-mácia na cidade em 1º no-vembro e utilizado o mesmoveículo para fugir.

A família de Vilson Cami-lo Risso, de 35 anos, estáinconformada. O rapaz foipreso após uma briga com opai na última sexta-feira (1º)e morreu na cadeia enquan-to esperava trâmites judici-ais, de acordo com o policialcivil Volnei dos Santos. Nasegunda-feira (04), ele foi en-contrado morto dentro dacadeia de Palotina. De acor-do com o Instituto MédicoLegal (IML) de Toledo, que

fez a necropsia do corpo deVilson, ele teve um infartono miocárdio e, portanto,morreu de causas naturais.Vilson, que era morador doBairro Cohapar, foi sepulta-do ontem (05).

A Polícia Civil aguardavaontem o laudo do IML parasaber se abria ou não inves-tigação. Com o resultado, jáantecipado pelo Jornal OPresente, não deve ser aber-to inquérito.

Dinheiro e objetos foram encontrados com os suspeitos

Divulgação

Page 32: 11 06 2013

Desde segunda-feira(04) o rondonensetem notado a pre-sença do Exército

Brasileiro no município. Os mili-tares integram a OperaçãoFronteira Sul, desenvolvida noParaná, Santa Catarina e RioGrande do Sul para coibir e com-bater crimes transfronteiriços,como contrabando de merca-dorias e tráfico de drogas e ar-mas. Em apenas dois dias deoperação, o número de ilícitospassando pelas estradas da re-gião já reduziu drasticamente,de acordo com o tenente-coro-nel Eloy Woellner Junior.

O Centro de Eventos de Ma-rechal Cândido Rondon é a baseoperacional do 33º Batalhão deInfantaria Mecanizado, de Cas-cavel. De acordo com o tenente-coronel, cerca de 250 soldados eaproximadamente 25 veículosestão presentes no município,promovendo ações em rodoviasde toda a região. “Temos umadupla finalidade: estar presentes,mostrando à população o traba-lho que é desenvolvido pelo Exér-cito, e inibir os crimes. Só o fato dapresença (do Exército) já reduz acriminalidade. Os criminosos fi-cam sabendo da presença e evi-tam a prática de ilícitos”, explicaEloy, que comanda a tropa.

A principal ação é o Ponto deBloqueio e Controle de Estradas(PBCE), que ontem (05) aconte-ceu em alguns pontos, como naPR-467, em frente ao Batalhão dePolícia de Fronteira. “Estamosem Marechal por uma questãoestratégica. Várias rodoviasconvergem no município. Vamosatuar nessas rodovias”, contaWoellner Junior. Mas há tam-bém outras linhas de atuação,como o patrulhamento motori-zado e a pé na cidade de Mare-chal Rondon e a ação civil queacontece amanhã (07) na PraçaWilly Barth (leia box).

De acordo com o tenente-coronel, todas as unidades da15ª Brigada de Infantaria Meca-nizado, com sede em Cascavel,participam da ação, que envol-ve grande parte dos municípiosda faixa de fronteira do Brasilcom Paraguai e Argentina. O33º Batalhão tem apoio de for-ças de segurança que atuam naregião, como o Batalhão de

Polícia de Fronteira (BPFron),Polícia Rodoviária Federal(PRF) e Polícia Rodoviária Esta-dual (PRE). “Eventualmente, emcasos de apreensões, tambémtemos apoio da Receita Fede-ral e da Polícia Federal”, expõeWoellner Junior.

Conforme o sub-tenente

Maurício Moacir da Rosa, não háprevisão para o término da Ope-ração Fronteira Sul. “Dependedo comando, que vai julgar se afinalidade já foi cumprida”, des-taca. “Se for cinco ou dez dias,nosso objetivo é que a popula-ção saiba que estamos guardan-do a fronteira Oeste. Também

objetivamos coibir a ação e apresença de pessoas que come-tem ilícitos”, pontua.

Woellner Junior explica que aFronteira Sul é a sequência dasoperações Ágata, desenvolvidaem meados deste ano, e Laça-dor. Esta teve objetivo distinto, deproteção a estruturas terrestres,

como a Usina de Salto Caxias,por exemplo. “A Ágata durou 19dias. Talvez a Fronteira Sul dureum pouco menos”, avalia.

“Essa operação que desen-volvemos também em MarechalCândido Rondon interliga todasas unidades (do Exército) dos trêsEstados do Sul”, frisa o tenente-

Page 33: 11 06 2013

coronel. “Aqui, em Marechal emunicípios circunvizinhos, faze-mos os bloqueios, verificamoscargas, documentação de veícu-los e pessoas, entre outras situa-ções”, comenta Woellner Junior.

A Operação tem outro pontopositivo, que é a sensação desegurança repassada à popula-

ção. Duranteos próximosdias, os 250 sol-dados vão ga-rantir tranquili-dade à comunida-de de MarechalCândido Rondon ecidades vizinhas.

MÃO AMIGAO Exército Brasileiro atua em duas frentes: braço forte e

mão amiga. As duas ações serão desenvolvidas em Mare-chal Cândido Rondon, de acordo com o tenente-coronel EloyWoellner Junior. Amanhã (07), o 33º Batalhão de InfantariaMecanizado vai desenvolver uma ação cívico-social parainteragir com a população. Quem explica melhor é o sub-tenente Maurício Moacir da Rosa.

“A partir das 08 horas de quinta-feira, teremos evento paraenvolver toda a comunidade na Praça Willy Barth. Teremos asolenidade de abertura, com hasteamento da bandeira doBrasil. Depois, haverá nove barracas com diversas ativida-des, como realização de exames médicos, escovódromo, com

profissionais que vão ensinar as crianças dos colégios aescovar corretamente os dentes, além de corte de

cabelo. Outras atividades voltadas para as criançasserão a tirolesa e a ponte de três cordas”, conta.

O tenente-coronel comenta que é a mão amigado Exército atuando em Marechal Cândido Ron-don. “É o nosso segundo pilar de atuação”, conta.“Vamos fazer uma cerimônia de formatura, às

16 horas, como forma de gratidão pelo acolhi-mento da comunidade rondonense, em espe-cial à administração municipal e aos colabora-dores, que têm nos apoiado em nossas ações.

Um dos exemplos é a parceria que cedeu oespaço do Centro de Eventos para que instalás-semos nossa base operacional”, diz. O eventoé aberto a toda a população.

Page 34: 11 06 2013

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

Selfredo Follmann torna público que requereuao IAP Licença Prévia para atividade do LoteamentoRecanto do Sul, a ser implantado na chácara nº 57,bairro Vila Gaúcha, município de Marechal CândidoRondon, Estado do Paraná.

34 | O PRESENTE - Edição 3711 GERAL/EDITAIS QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013

LOTOFÁCIL CONCURSO 977: 01 02 06 07 08 10 11 13 14 17 18 20 22 23 24

R E S U L T A D O L O T E R I A S

LOTOMANIA CONCURSO 1397: 03 05 13 24 26 28 31 33 50 53 55 56 66 67 73 76 82 84 88 90 MEGA-SENA CONCURSO 1544: 02 21 30 35 45 50

FEDERAL CONCURSO 04811: 1º 04.081 / 2º 54.062 / 3º 91.088 / 4º 80.581 / 5º 75.123

8º PRÊMIO AMOP DE JORNALISMO

Jornalista do Jornal O Presente está entre os finalistasLuciany Franco está classificada na categoria Impresso. Premiação será

na sexta-feira (08), a partir das 21 horas, no Tuiuti Esporte Clube

Tendo como tema Sustentabi-lidade, dezenas de trabalhos fo-ram inscritos no 8º Prêmio Amopde Jornalismo, que terá premia-ção nesta sexta-feira (08), a partirdas 21 horas, no Tuiuti EsporteClube. Os finalistas, três de cadacategoria (Impresso, TV, Rádio eFotografia), dividirão R$ 10 mil emdinheiro e troféus, em evento queserá realizado simultaneamenteà entrega do título de CidadãoHonorário do Oeste do Paraná aoagropecuarista Ibrahim Faiad.

Na categoria Impresso, osfinalistas - em ordem alfabética -são Luciany Franco, do Jornal OPresente, com a reportagem “Delouco a visionário: produtor tole-dano entra para a história doParaná”; Luiz Carlos da Cruz, dojornal Gazeta do Povo, com areportagem “Um casulo de idei-as empreendedoras” e Pedro deBrito Sarolli, do Jornal Hoje, coma reportagem “Pizza ecológica àmoda da casa”.

Na categoria Televisão, osfinalistas são Alvaro Soares, daCatve, com a reportagem “Mu-

lheres do lixo”; Andressa Missio,da TV Tarobá, com a reportagem“Quem planta árvore, colheágua”; e Fernanda Toigo, da Ca-tve, com a reportagem “Susten-tabilidade além das porteiras”.

Na categoria Rádio, os finalis-tas são Edna Nunes/Raul Stana-zio, da Rádio Integração AM, coma reportagem “Reinventando amoda e a vida”; Daniele Wolff/Isabela de Oliveira, da Rádio CBN,com a reportagem “Sustentabili-dade”; e Murillo Battisti, da RádioTerra, com a reportagem “Projetointernacional de desenvolvimen-to sustentável”.

Na categoria Fotografia, os fi-nalistas são Ailton Santos, do jor-nal O Paraná, com o trabalho in-titulado “Horta sustentável”; Ce-sar Machado, da Revista Aldeia,com o trabalho intitulado “A liçãode Marina”; e Vanildo Cardoso,da Folha de Palotina, com o traba-lho intitulado “De catadores depapel a agentes de sustentabili-dade”. A colocação de cada fina-lista será revelada pouco antesdo jantar de sexta-feira.

Unioeste tem bom desempenho em Exame da OABO Conselho Federal da Ordem

dos Advogados do Brasil (OAB)divulgou nesta semana o desem-penho das Instituições de EnsinoSuperior (IES) do 10º Exame deOrdem Unificado, realizado no pri-meiro semestre deste ano.

A Universidade Estadual doOeste do Paraná (Unioeste) ficoubem colocada com 33 aprovadosdos 54 inscritos dos cursos de Di-reito oferecidos nos campi de Fozdo Iguaçu, Francisco Beltrão eMarechal Cândido Rondon.

No Brasil foram 124.914 ins-critos e 33.954 aprovados na se-gunda fase, perfazendo o per-centual de 28,07% de aprovação.A média percentual de aprova-dos da Unioeste ficou em 60,99%,sendo 78,26% do curso de Fran-cisco Beltrão, 76,92% de Foz doIguaçu e 27,78% do campus deMarechal Cândido Rondon.

Em relação à diferença depercentual, o coordenador docurso de Direito do campus deMarechal Cândido Rondon, pro-fessor Roberto Kalil Nassar, ex-plica que o curso do campusrondonense possui um calen-dário diferenciado dos demais

CICLISTA MORREAqui Agora

O ciclista Ivo Waldow, que se envolveu

em um acidente com uma moto por volta

das 23 horas de segunda-feira (04),

acabou falecendo na madrugada de

ontem (05). A colisão aconteceu na PR-

491, próximo ao Posto da Polícia

Rodoviária Estadual (PRE) em Marechal

Cândido Rondon. O idoso de 63 anos

morreu por volta das 04 horas, no

Hospital Bom Jesus, em Toledo, por conta

da gravidade dos ferimentos. O

motociclista sofreu escoriações leves.

campi da instituição. Segundoele, o ano letivo do curso iniciano mês de agosto e todos osanos coincide com a segundaetapa do exame anual da OAB.Ainda conforme Nassar, issotem prejudicado o índice deaprovação dos acadêmicos noexame da Ordem, pois a grandemaioria está terminando o 4ºano e iniciando o 5º ano do cur-so, porém o calendário podeestar com os dias contados. “Jáexiste um novo projeto políticopedagógico em andamento,mas o antigo ainda deve trazerprejuízos aos acadêmicos porum bom período, pois o seu fimestá previsto para 2017”, obser-va. Porém, esse índice não seequivale ao resultado no Ena-de, no qual o curso de Direito docampus de Marechal CândidoRondon é o segundo melhor doEstado do Paraná, com nota 5.

No campus de Francisco Bel-trão, a coordenadora do cursode Direito, Silvia de Freitas Men-des, enfatiza que o excelentedesempenho, que vem se repe-tindo anualmente, se deve aoempenho conjunto de docentes

e discentes. “Nosso corpo do-cente está sempre buscandoqualificação”, diz ela.

Jorge da Silva Giulian, coor-denador do curso de Direito docampus de Foz do Iguaçu, desta-ca que o estímulo motivacionalao acadêmico do primeiro ao úl-timo ano é um dos diferenciais docurso. “Os acadêmicos têm todoo apoio dos professores e doCentro de Ciências Sociais Apli-cadas com relação ao estudo edesenvolvimento para a OAB econcursos, tanto que sempre fi-camos entre as cinco melhoresfaculdades do Estado no Exameda Ordem”, afirma.

Como diretor do campus deFrancisco Beltrão, o professor Ha-roldo Augusto Moreira ressalta aimportância do trabalho em con-junto entre professores e acadê-micos. “Esse resultado dignificaa instituição no Ensino Superiorpúblico, demonstrando que o di-ferencial está diretamente rela-cionado com a qualificação docorpo docente do curso e do em-penho individual de cada discen-te que só faz comprovar a exce-lência do curso”, finaliza.

Rotam recaptura foragido em RondonPoliciais militares da

Ronda Ostensiva Tático Mó-vel (Rotam) de Marechal Cân-dido Rondon recapturaramna noite de segunda-feira (04)um homem foragido da ca-

deia pública de Guaíra. Os mili-tares realizavam patrulhamen-to e um bar na Rua 15 de No-vembro, no Bairro Ana Neusa,quando revistaram frequenta-dores do estabelecimento e iden-

tificaram Anderson MarcosRocha, que havia fugido dacadeia de Guaíra em 13 de ou-tubro. O detido foi encami-nhado para a Delegacia da Po-lícia Civil rondonense.

Page 35: 11 06 2013

Edição 3711 - O PRESENTE | 35QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013 EDITAIS

Page 36: 11 06 2013

36 | O PRESENTE - Edição 3711 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013

Page 37: 11 06 2013

Temperatura: 29º/16º Temperatura: 30º/14º Temperatura: 29º/15º Temperatura: 31º/16º Temperatura: 29º/14ºTemperatura: 30º/15º

Classificados na internet: www.opresente.com.brQUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013 O PRESENTE | 37

APARTAMENTO, VENDO,106,95M², C/ 3 QUARTOS,SUÍTE, GARAGEM, CENTRO,MCR, R$ 175.000,00. TR. (45)9912-7470.

BARRACÃO, vendo, 374m²,c/ escritório, terreno grande, R.Ouro Verde, Lot. Augusto I, R$85.000,00, aceito carro. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, 100m², c/laje, 3 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., terreno inteiro,Lot. Augusto I, R$ 180.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 100m², deesquina, c/ laje, 2 quartos, su-íte, sala, cozinha, bwc, gara-gem, Lot. Santa Felicidade, R$180.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 100m², usa-da, c/ laje, 3 quartos, sala, co-zinha, 2 bwc, lavand., gara-gem, churrasq., murada, cer-cada, Lot. Barcelona, R$180.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 120m², alve-naria, c/ laje, semi acabada,próx. ao CTG, R$ 130.000,00,parcelo pgto. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobi-liária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, 120m², c/ 2quartos, suíte, sala, cozinha,bwc, 2 garagens, lavand., todaem porcelanato, 600m da rota-tória da bandeira, R$280.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 120m², deesquina, R. Piauí, nº 368, R$210.000,00, aceito carro. Tr.(45) 3254-8602.

CASA, vendo, 124m², deesquina, c/ laje, 3 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,garagem p/ 2 carros, Lot. Sa-bka, R$ 190.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 126m², usa-da, c/ 2 quartos, sala, cozi-nha, 2 bwc, lavand., gara-gem, em Novo Horizonte, R$125.000,00. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 130m², al-venaria, c/ garagem p/ 2 car-ros, churrasq., toda cercadae murada, Bairro Ciprestes,R$ 85.000,00 á vista. Tr. (45)9108-5857.

CASA, vendo, 150m², alve-naria, c/ 2 quartos, suíte, bwc,3 salas, lavand., churrasq., ga-ragem fechada p/ 3 carros c/porta elet., cerca elét., portãoelet., interfone, terreno 432m²,12x36, R. Dom João VI, R$210.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 9921-9844 c/ Re-nato ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, vendo, 214m², c/ 4quartos, suíte, estrutura p/ 3pisos, 2 terrenos de 1.007x35,R. 7 de setembro, nº 1847, próx.a antiga prefeitura, R$550.000,00, aceito apartamen-to em troca. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, 42m², c/ 2quartos, sala, cozinha, bwc,terreno 10x20, R. do Cedro, nº647, Lot. Ciprestes, R$80.000,00. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 55m², c/ 2quartos, sala, cozinha, bwc,Lot. Porto Seguro, R$105.000,00, financiamento peloprograma Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 3254-0477 ou9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 69,65m²,nova, de esquina, c/ laje, 2quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., garagem, Lot. Imperi-al, R$ 148.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 69,88m²,nova, c/ 2 quartos, sala, cozi-nha, bwc, lavand., garagem,não conjugada, Lot. Vale Ver-de, R$ 115.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m² + 55m²edícula, usada, c/ 3 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,garagem, terreno 370,50m², Jd.Paraíso, R$ 130.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², alvena-ria, c/ laje, 2 quartos, sala, co-zinha, bwc, lavand., churrasq.,na Rua Pernambuco, nº 2260,Lot. Avenidas, próx. à Unioes-te, em MCR, R$ 140.000,00. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 75m², c/ 3quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., terreno 12x35, R. Ara-caju, nº 177, Lot. Rainha, R$100.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 85m², usada,c/ 2 quartos, sala de estar, co-zinha, copa, bwc, lavand., ga-ragem, R$ 150.000,00. Tr. (45)9946-4872 com Dalton.

CASA, vendo, 90m², c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavand.,churrasq., garagem, Bairro SãoLucas, R$ 120.000,00. Tratar(45) 3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 90m², c/laje, 2 quartos, suíte, sala,cozinha, bwc, lavand., Lot.Luciana, próx. ao Cond. Ca-nadá, R$ 160.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, alvenaria,ao lado do mercado novo daCopagril, R$ 230.000,00,aceito troca. Tr. (45) 3254-1718 ou 9972-5013 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, alvenaria,pequena, terreno grande, Bair-ro Barcelona, R$ 75.000,00,aceito carro. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, c/ 2 quartos,sala, cozinha, lavand., bwc,Lot. São Francisco, R$105.000,00, programa MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ 2 quartos,suíte, sala, cozinha, bwc, R.São Paulo, Lot. Santa Felici-dade, R$ 220.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ 3 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,Lot. Britânia, próx. ao novomercado da Copagril, R$120.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, imobiliada, R.Coslar, nº 50, Bairro Franck-furt, R$ 230.000,00. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, mista, c/ po-rão, espaço p/ plantio de hor-taliças, terreno 1.200m², R.Curitiba, nº 57, valor a combi-nar, aceito troca. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobi-liária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, usada, 99m²,3 quartos, sala, lavand., cozinha,bwc, garagem, mais fundos c/edícula, 1 quarto, cozinha, chur-rasq., 30m², terreno 220 m², noCond. Guarujá, próx. ao Frank-furt, R$ 150.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Corre-tor de Imóveis. Creci 17.145.

CASAS, vendo, em diversosLoteamentos, valor a combinar,pelo programa Minha Casa Mi-nha Vida. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASAS, vendo, novas, emdiversos bairros, valor a com-binar, podem ser financiadaspelo programa Minha Casa Mi-nha Vida. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CHÁCARA, vendo, 1 alq., c/casa em alvenaria nova, po-mar, potreiro, perto do Coroa-dos, 1.500m do asfalto, senti-do a Margarida, R$ 170.000,00.Tr. (45) 9988-5354 ou 3254-1813 com Luiz.

CHÁCARA, vendo, 3.500m²,terra plana, sem pedras, c/ flo-resta natural, 500m de MCR,valor a combinar, preço de oca-sião, aceito carro ou casa. Tr.(45) 9934-8875.

CHÁCARA, vendo, 2,5 alq.,planta nº 2, 19 vacas, 7 bezer-ros, chiqueiro p/ 70 suínos, pré-moldado 125m², canzil p/ 13vacas, ordenhadeira, forragei-ra, carretão 5 ton., Arroio Fun-do, R$ 320.000,00. Tr. (45)3254-1718 ou 9972-5013 comImobiliária Bier. Creci 2390.

CHÁCARA , vendo,28.000m², no asfalto, c/ casa,diversas benfeitorias, 100mdo perímetro urbano, VilaNova, Toledo, R$ 170.000,00,aceito casa em MCR. Tratar(45) 9921-9844 c/ Renatoou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CHÁCARA , vendo,44.000m², planta 30.000m²,sem benfeitorias, 2.000m doasfalto, próx. ao frigorifico deaves Copagril, valor a combi-nar, troco por casa em MCR.Tr. (45) 9921-9844 c/ Renatoou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

PRÉDIO, vendo, 230m², 2pisos, c/ 2 apartamentos,sala comercial c/ loja de pa-pelaria, em frente as esco-las, no centro, em Santa He-lena, valor a combinar. Tr.(45) 8833-0853.

Page 38: 11 06 2013

38 | O PRESENTE CLASSIFICADOS QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013

PRÉDIO, vendo, comercial/residencial, c/ apartamento330m², sala comercial 320m²,anexo barracão 200m², gara-gem 100m², R. 7 de Setembro,nº 1744, MCR, centro, valor acombinar. Tr. (45) 9965-1830.

SÍTIO , vendo, 22 alq.,17,5 planta, 4,5 reserva,plana e alta, 400m do as-falto, R$ 2.200,000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

SÍTIO, vendo, 9 alq., terraalta, 3,5 c/ plantio de rama, 3,5terra dobrada em pastagem, 2em reserva, 4 açudes peque-nos, poço artesiano, toda cer-cada em arame farpado 5 fios,em Iguiporã, R$ 350.000,00,entrada de R$ 175.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRA, compro, p/ plantio deeucalipto, na região do MatoGrosso do Sul, Terra Roxa eGuaíra, até R$ 3.000.000,00,troco por carreta e parte emdinheiro. Tratar (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobi-liária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 10 alq., 3,5alq. em lavoura, restante empastagem, toda cercada, c/benfeitorias, R$ 550.000,00,aceito casa em MCR como par-te de pgto. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRA, vendo, 11 alq., defrente p/ o asfalto, ao lado daVila Bom Jardim, R$550.000,00, uma entrada + 2parcelas. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 3 alq., meta-de em plantio, restante em lâ-mina d´água, p/ construção deaçudes, c/ casa em alvenaria,asfalto passa na frente da pro-priedade, entre Novo Sarandie Dois Irmãos, R$ 320.000,00,aceito casa em MCR como par-te de pgto. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRA, vendo, 3,5 alq., c/casa de alvenaria, 2 aviários,seminovos, 15x130, R$800.000,00. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 3,5 alq., c/piscina, edícula, cachoeira,açude, 4km do aeroporto, próx.Esquina Bandeirantes, R$320.000,00, aceito troca e pro-priedades na praia. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 300 hecta-res, com barracão e moradia,toda plana e em pasto, 190 kmde Unaí, MG, 300 km de Brasí-lia, R$ 1.500.000,00, aceito70% em imóvel na região. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 4,5 alq., pri-meira chácara atrás da Spera-fico, próx. ao Portal de MCR,sem benfeitorias, R$350.000,00, troco por casa. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 4,5 alq., so-mente pastagem, toda cercada,c/ água corrente, açude, próx.a Curvado, R$ 180.000,00. Tr.(45) 9921-9844 c/ Renatoou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRA, vendo, 5 alq., 3 alq.em plantio, c/ casa, demaisbenfeitorias, açudes, água cor-rente, Linha Palmital, R$350.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRA, vendo, 5,7 alq., 3 alq.de plantio, restante pastageme reserva, c/ benfeitorias, Li-nha Mareco, R$ 275.000,00.Tratar (45) 9921-9844 c/ Re-nato ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRA, vendo, 5,7alq., p/piscicultura, Linha Mareco,Margarida, R$ 265.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRA, vendo, 90 alq., 80em plantio, c/ benfeitoria, naregião de Palotina, R$56.000,00 o alq., aceito entra-da + 2x. Tr. (45) 9923-9210.

TERRENO, vendo,12,60x40,20, no Lot. NovaAmérica, R$ 55.000,00, aceitocarro. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Corre-tor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO , vendo,14,60x30, R. Tocantins, cen-tro, 5 quadras da rotatória dabandeira, R$ 150.000,00. Tr.(45) 9947-5747 com Jair.

TERRENO, vendo, 15x42,Lot. Bem Te Vi, R$ 110.000,00.Tr. (45) 9988-5354 ou 3254-1813 com Luiz.

TERRENO, vendo, 338,52m²,Lot. Port III, saída p/ Curvado,próx. ao posto Tonin, valor acombinar. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 400m²,10x40, c/ casa de madeira, R.Men de Sá, Bairro Espigão, R$115.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRENO, vendo, 400m²,10x40, R. Cabral, 1 quadra dohospital Rondon, R$110.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRENO, vendo, 422,40m²,12x35,4, frente p/ o sol da ma-nhã, Lot. Avenidas, ótima loca-lização, R$ 120.000,00. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 585m²,13x45, R. Almir Dalla Vec-chia, próx. Raquel Malhas,valor a combinar, troco porimóvel em Itapema, SC. Tr.(45) 9978-1203.

TERRENOS, vendo, bem lo-calizados, valor a combinar,20% de entrada e restante en-tre 40 a 60 meses. Tr. (45)9978-6422 com Raimundo VanDen Bonn, Creci F11955J.

TERRENOS, vendo, c/ in-fraestrutura completa, libera-do p/ construção, Lot. Maioli,próx. ao centro, valor a com-binar, parcelamento próprio.Tr. (45) 9968-4052 ou 3254-2148 com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot.Raquel Malhas, valor a com-binar, à vista ou financiadospela Caixa, de 60 até 420 me-ses. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

APARTAMENTO PEQUENO,ofereço p/ alugar, c/ 2 quartos,demais dep., garagem, portãoelet., interfone, internet (5 me-gas) e parabólica coletivas,churrasq. e lavand. individual,janelas c/ venez., Av. Irio Welp,2474, MCR, R$ 575,00, inclusoágua, internet e condomínio. Tr.(45) 9923-8068.

APARTAMENTO, alugo, 2ºpiso, c/ 2 quartos, sala, cozi-nha, bwc, lavand., R. Inde-pendência esq. c/ R. Sergi-pe, em cima da MediçõesRondon, R$ 600,00. Tr. (45)9952-5404 com Hardi.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, demais depend., cen-tral de gás, portão elet., portei-ro elet., garagem, ResidencialAna Luiza, R. Presidente Cos-ta e Silva, nº 1125, próx. a Re-ceita Federal, R$ 670,00 + con-domínio. Tr. (45) 3254-0328 ou9978-0142 com Alexandra.

APARTAMENTO, alugo, pe-queno, em cima da Livraria Glo-bo, próx. a prefeitura, valor acombinar. Tr. (45) 3254-2959ou 9917-9709 com Glarice.

CASA, alugo, alvenaria, c/ 3quartos, sala, cozinha, lavand.,murada e cercada, Lot. Cami-nhos do Sol, próx. ao postoTonin, saída p/ Porto Mendes,R$ 560,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, alugo, alvenaria, R.Sergipe, nº 1890, próx. ao De-tran, valor a combinar. Tr. (45)9945-5079.

CASA, alugo, c/ 2 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,próx. ao ginásio da Vila Gaú-cha, R$ 530,00. Tr. (45) 9109-6361 ou 8809-1902.

CASA, alugo, c/ 3 quartosc/ ar cond., 2 bwc, garagemcoberta c/ churrasq., em Por-to Mendes, R$ 500,00. Tr.(45) 3254-7707.

CASA, alugo, na praia, p/ 5pessoas, em Bombinhas, SC,R$ 120,00 a diaria. Tr. (45)9997-1096 ou (47) 9694-8134(tim) com Vilson ou Ilma.

CASA, alugo, seminova,alvenaria, c/ 3 quartos, sala,cozinha, lavand., churrasq. c/pia, garagem, portão elet.,Lot. Sabiá, próx. ao mercadonovo da Copagril, R$ 675,00.Tr. (45) 9921-9844 c/ Renatoou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

QUARTOS, ofereço p/ alu-gar, c/ móveis ou sem móveis,próx. à Unioeste, em MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 9106-8688 ou 9913-1604.

QUITINETE, alugo, c/ 2 pe-ças, bwc, p/ uma pessoa oucasal, R. Pernambuco, 30m daUnioeste, R$ 450,00. Tr. (45)9969-8051.

QUITINETE, alugo, no cen-tro, valor a combinar. Tr. (45)9977-3695.

QUITINETE, alugo, térreo, c/laje, quarto, sala/cozinha, bwc/lavand., garagem coberta p/moto, portão elet., p/ 1 pessoaou casal sem filho, R$ 450,00,incluso água, luz e internet wifi. Tr. (45) 9974-9794.

SALA COMERCIAL, alugo,25m², Av. Rio Grande do Sul,centro, R$ 450,00. Tr. (45) 3254-3499 ou 9971-6164 com Elemar.

SALA COMERCIAL, alugo,p/ profissional da saúde, R.Dom João VI, nº 753, centro,valor a combinar. Tr. (45) 3254-3452 com Giovanni.

SALA COMERCIAL, alugo,R. Pernambuco, nº 1623, 30mda Unioeste, R$ 700,00. Tr. (45)9969-8051.

SOBRADO, alugo, c/ 2 quar-tos, suíte, lavabo, escritório, 2salas, cozinha, garagem, ter-reno inteiro 200m², R. GernotReuter, nº 594, Lot. Ecológico,R$ 1.200,00. Tr. (45) 9812-3000 com Francisco.

ASTRA HATCH 2.0, vendo,ano 2010, verde escuro, com-pleto, ar digital, cd, roda liga leve,cibié, sensor de estacionamen-to, 49.000km, impecável, R$34.900,00. Tr. (45) 8803-6565.

ASTRA SEDAN ADVANTA-GE 2.0, vendo ou troco, ano2007/07, prata, bateria, amor-tecedores, escapamento na ga-rantia, placa A, todo revisado,impecável, valor a combinar. Tr.(45) 9961-0071 com Marcos.

ASTRA, vendo, ano 2003,placa A, bom estado, R$20.500,00. Tr. (45) 9107-3865com Scharles.

CAMINHÃO MB 1113, ven-do, ano 75, cabine alta, truck,cara preta, valor a combinar.Tr. (45) 9995-4853.

COROLLA XEI 1.8, vendo,ano 2003/03, preto, completo,airbag, câmbio manual, 4 pneusnovos, R$ 25.000,00. Tr. (45)9942-5875.

COROLLA XEI 1.8, vendo,ano 2010, preto, automático,bancos em couro, computadorde bordo, pneus novos, bemconservado, valor a combinar.Tr. (45) 3254-7957 ou 9936-5938 com Otto.

COROLLA, vendo, ano2012, prata, completo, valor acombinar. Tr. (45) 9952-3233.

CORSA CLASSIC LIFE,vendo, ano 2009, c/ ar, trava,alarme, 50.000km, ótimo esta-do, R$ 18.500,00, sem troca.Tr. (45) 9973-0856.

CORSA WAGON GLS ,vendo, ano 2001/01, comple-to, 2º dono, manual, valor acombinar, aceito troca pormoto ou fusca. Tr. (45) 9936-9808 ou 9990-8782.

ECOSPORT XLS 1.6, vendo,ano 2007, vermelha, flex, com-pleta, cd, pneus novos, únicadona, 66.000km, manual, cha-ve reserva, impecável, valor acombinar. Tr. (45) 9986-9262.

ECOSPORT XLT 2.0, vendo,ano 2009, automático, flex, topde linha, 51.000km, 4 pneus no-vos, sem detalhe, R$ 34.000,00,estudo proposta. Tr. (45) 9951-8944 com Paulo.

ESCORT HOBBY, vendo, ano94, prata, R$ 5.000,00. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

FIORINO FURGÃO 1.3 FIRE,vendo, ano 2007/07, flex, revi-sado, c/ troca de óleo, filtro ecorreia dentada, 5 pneus no-vos, placa A, pode fazer segu-ro total, ótimo estado, valor acombinar. Tr. (45) 8809-5539.

FUSCA, vendo, ano 94,prata, 4 pneus novos, ótimoestado, R$ 8.000,00. Tr. (45)3254-4141 ou 9946-4872com Dalton.

GOL 1.0 MI, vendo, ano98, c/ vidro elét., trava, alar-me, acionamento de vidro, 4pneus novos, bem conser-vado, R$ 9.800,00, estudotroca. Tr. (45) 9989-0805.

GOL 1.0, vendo, ano 2002/02, prata, 16v, R$ 14.000,00.Tr. (45) 9935-0035 com Josoe.

GOL TREND 1.0, vendo, ano2008/09, prata, 25.000km, di-reção, ar, R$ 23.500,00. Tr. (45)3254-1843 com Ivan ou Luiz.

GOL, vendo, ano 99/99, R$9.500,00, sem troca. Tr. (45)9928-7300 com Valdecir.

KA, vendo, ano 2007, com-pleto, bem conservado, valora combinar, aceito troca. Tr.(45) 9986-5434.

MERIVA MAXX 1.4, vendoou troco, ano 2009/10, prata,placa A, manual, chave reser-va, toda revisada, valor a com-binar, aceito moto 600cc. Tr.(45) 9961-0071 com Marcos.

MONZA, vendo, ano 93, R$7.500,00, aceito troca. Tratar(45) 9832-4373.

PAJERO GLS, vendo, ano97, diesel, 7 lugares, R$35.000,00. Tr. (45) 9972-8490.

PALIO FIRE, vendo, ano2007/08, prata metálico, flex, 2ºdono, ótimo estado, valor acombinar. Tr. (45) 8823-3766ou 9916-3640.

PALIO WEEKEND 1.4 AT-TRACTIVE, vendo, comple-to, computador de bordo, ro-das esportivas, revisado,bem conservado, valor acombinar, aceito troca. Tr.(45) 9989-0805.

Page 39: 11 06 2013

O PRESENTE | 39QUARTA-FEIRA, 06 DE NOVEMBRO DE 2013 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 06/11/2013.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarComproVendo

TrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 07/11/2013

R$ 2,00PARA ASSINANTES

PAMPA 1.6 AP, vendo, ano94, p/ 3 lugares, c/ protetorde caçamba, lona marítima,bem conservada, R$10.500,00, estudo proposta.Tr. (45) 9986-5434.

PAMPA 1.6, vendo, ano 87,álcool, boa mecânica, motorfeito, banco c/ sinto p/ 3 luga-res, engate traseiro, aro espor-tivo, valor a combinar. Tr. (45)9146-9264 ou 9919-5641.

PEUGEOT 206 FELINE, ven-do, ano 2004/04, prata, com-pleto, computador de bordo, ar,DH, freio a disco nas 4 rodas,2º dono, R$ 16.500,00. Tr. (45)9954-7933 com Jorge.

PEUGEOT 307 2.0 FELINE,ano 2008/08, preto, completo,valor a combinar. Tr. (45) 9922-8486 com Lucas.

RANGER 2.8, vendo out roco, ano 2002, prata,150.000km, cabine dupla,sem retoques, 4x2, manual,chave reserva, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-2851 ou9933-4794 com Arno.

S10 2.8, vendo, ano 2002,cinza, motor mwm, cabine du-pla, valor a combinar. Tr. (45)9827-0006 (tim) com Rozane.

SANTANA , vendo, ano99, completo, placa A, va-lor a combinar. Tr. (45)9979-8119 com Carlos.

SCENIC 1.6, vendo, ano2004, completo, valor a com-binar. Tr. (45) 3282-1740 ou9902-9334.

SCENIC, vendo, ano 2007,prata, completo, ar, DH, airbagduplo, som, alarme, impecável,valor a combinar. Tr. (45) 9921-5131 com Nelson.

STRADA TREKKING 1.4, ven-do, ano 2008/09, prata, flex, di-reção, trava, ar quente, alarme,placa A, valor a combinar, preçode ocasião. Tr. (45) 9904-7445.

UNO, vendo ou troco, ano 85,reformado, R$ 3.500,00, trocopor carro de menor valor. Tr.(45) 3254-6173 ou 9813-6213.

VECTRA ELEGANCE 2.0,vendo, ano 2008, preto, flex,completo, ar digital, airbag du-plo, cd original c/ comando novolante, rodas liga leve,56.000km, impecável, R$36.500,00. Tr. (45) 8803-6565.

VECTRA GLS, vendo, ano2001, prata, 8v, completo, som,ótimo estado, R$ 18.900,00. Tr.(45) 9909-8313.

VECTRA GLS, vendo, ano98, completo, bem conserva-do, R$ 14.800,00, estudo pro-posta. Tr. (45) 9986-5434.

VECTRA GT-X 2.0, vendo outroco, ano 2010, preto peroli-zado, 8v, automático, comple-to, abs, airbag, sensor de chu-va, todo revisado, impecável,valor a combinar. Tr. (45) 9961-0071 com Marcos.

VECTRA MILENIUM, vendo,ano 2001, verde escuro metá-lico, 8v, completo, pneus semi-novos, ótimo estado, R$18.500,00. Tr. (45) 9909-8313.

VOYAGE 1.6, vendo, ano 88/88, branco, álcool, remodela-do, R$ 5.600,00. Tr. (45) 9935-0035 com Josoe.

ZAFIRA CONFORT 2.0,vendo, ano 2004/05, prata,flex, completa, bancos emcouro, ar digital, valor a com-binar, aceito veículo de menorvalor. Tr. (45) 9978-1203.

BIZ 125 KS, vendo, ano2007/07, preta, R$ 3.700,00. Tr.(45) 9954-5328 com Fabiani.

BIZ 125, vendo, ano 2007,prata, c/ partida elét., valor acombinar. Tr. (45) 9985-3434com Vilson.

BIZ 125, vendo, ano 2007,vermelha, sem partida, R$3.300,00. Tr. (45) 9107-3865com Scharles.

BIZ 125, vendo, ano 2008/08, raios cromados, imposto2013 pago, R$ 3.800,00. Tr.(45) 9989-0805.

BIZ ES, vendo, ano 2007,vermelha, c/ trava de roda, R$4.300,00. Tr. (45) 9994-0990.

BIZ, vendo, ano 2007, motornovo, R$ 3.500,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 9988-5354.

BROS KS, vendo, ano 2008,vermelha, revisada, ótimo es-tado, R$ 5.200,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

CB 300 R, vendo, ano2010, dourada, 10.000km, c/abs, R$ 9.500,00. Tr. (45)9972-5253 com Paulo.

CG 125 FAN, vendo, ano2008/08, preta, R$ 3.500,00. Tr.(45) 9935-0035 com Josoe.

CG 125, vendo, ano 84, ótimoestado, valor a combinar, parce-lo pgto. Tr. (45) 9942-2738.

CG 150 SPORT, vendo, ano2008, vermelha, c/ baú de car-ga, bem conservada, únicodono, valor a combinar. Tr. (45)9963-1995 com Marcelo.

CG TITAN 150 ES, vendo,ano 2007/08, preta, ótimo es-tado, R$ 4.500,00. Tr. (45)9920-3200 com Julio.

FAZER 250 BLUEFLEX, ven-do, ano 2012/13, 2.500km, óti-mo estado, valor a combinar.Tr. (45) 9973-3566 com Mairus.

NEO AT 115, vendo, ano2006, preta, ótimo estado, R$3.000,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

YBR 125 ED, vendo, ano2002/02, prata, completa,toda revisada, R$ 4.000,00.Tr. (45) 8809-0202 ou 9941-1088 com Marcos.

YBR 125 K, vendo, ano 2008/08, preta, R$ 3.000,00. Tr. (45)9954-5328 com Fabiani.

YBR 125 K, vendo, ano2010/11, vermelha, bem con-servada, R$ 4.500,00. Tr. (45)9954-5328 com Fabiani.

YBR E, vendo ou troco, ano2008, vermelha, partida elét.,impecável, R$ 3.300,00. Tr.(45) 9933-8934.

YBR FACTOR 125 E, vendo,ano 2009/10, preta, R$4.500,00. Tr. (45) 8809-0202 ou9941-1088 com Marcos.

YBR FACTOR 125 ED, ven-do, ano 2008/09, preta, revisa-da, ótimo estado, R$ 4.500,00.Tr. (45) 9920-3200 com Julio.

ANTENAS, instalações emanutenção de antenas digi-tais, aparelhos az-box, az-américa, evolution box, superbox, etc, atendedo MCR e re-gião, interessados. Tr. (45)9937-8202 com Alex.

ANTENAS, instalações,manutenção e assistênciatécnica de aparelhos e ante-nas parabólicas e digitais, az-box, az-américa, probox, su-perbox, etc, atendedo MCR eregião, interessados. Tr. (45)9934-4624 com Gilson.

BARCO, vendo, 6m, mo-tor 15hp, c/ carreta, valor acombinar. Tratar (45) 9979-3951 com Ivan.

BARCO, vendo, alumínio, 6m,borda alta, c/ carreta, motor15hp, Yamaha, R$ 11.000,00.Tr. (45) 9979-5770.

BARCO, vendo, ano 2010,Alumibarco, semi chata, motorYamaha 40hp, c/ partida elét.,sonar, novo, R$ 17.000,00. Tr.(45) 9950-2139.

CANÁRIO, vendo, Belga,valor a combinar. Tratar (45)9923-3141.

CARRETINHA, vendo, re-boque, ano 2012, preta, do-cumentação em dia, valor acombinar. Tr. (45) 3279-1807ou 8837-1798.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ automó-vel, crédito R$ 38.600,00,entrada R$ 14.200,00, assu-me 55 parce las de R$755,00. Tr. (45) 3254-5050ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ imóvel,crédito R$ 70.350,00, entra-da R$ 26.900,00, assume120 parcelas de R$ 594,00.Tr. (45) 3254-5050 ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,p/ automóvel, crédito R$36.186,00, assume 70 parce-las, 1ª a 4ª de R$ 724,10, de-mais parcelas de R$ 633,63.Tr. (45) 3254-5050 ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,p/ moto, crédito R$ 10.000,00,assume 70 parcelas, 1ª a 4ª deR$ 202,47, demais parcelas deR$ 177,47. Tr. (45) 3254-5050ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, ven-do, sem taxa de adesão, cré-dito R$ 400.000,00, prazo 193meses, c/ até 8 contempla-ções por mês. Tr. (45) 9842-5000 c/ Tânia ou 3254-5000na Certo Imóveis.

CONSÓRCIO, vendo, con-templado, crédito R$ 8.150,00,entrada R$ 2.300,00, assume30 parcelas de R$ 265,00. Tr.(45) 9994-0990.

FILHOTES, vendo, LhasaApso, c/ 70 dias, fêmeas, va-cinados, desverminados, R$330,00 cada. Tr. (45) 9946-3190 ou 9992-6492.

GERADOR DE ENERGIA,vendo, motomil, gasolina, MG8000 CLE, seminovo, R$3.100,00. Tr. (45) 9948-8306 ou3254-2098 com Luiz.

JET SKI VX700, vendo, ano2008/08, completo, ótimo esta-do, valor a combinar. Tr. (45)9973-4406 com Eldor.

LANCHA, vendo, Savage,motor 60hp Yamaha, 2 tempos,ano 2001, R$ 19.500,00. Tr.(45) 9973-4406 com Eldor.

LANCHA, vendo, TropicalBoat´s 170 (casco), valor acombinar, parcelo em 10x semjuros. Tr. (45) 3254-4140.

LIMPA PISO, polimento, tiramanchas, riscos e encardidosda superfície do porcelanato,cerâmica, granito, pedras emgeral, polimento de granitilha econcreto, interessados. Tr.(45) 9934-8875 ou 9105-2280.

LOJA, vendo, de presentese livraria, c/ clientela formada,motivo mudança, em Pato Bra-gado, centro, valor a combi-nar. Tr. (45) 9950-2139.

MÁQUINA DE SORVETE,vendo ou troco, Italianinha,c/ 4 meses de uso, valor acombinar. Tr. (45) 8411-3939ou 9944-2228.

MOTOR, vendo, 15hp, R$5.800,00. Tr. (45) 3254-4140com Ivan ou Eldor.

MOTOR, vendo, p/ barco,20hp, 4 tempos, R$8.980,00. Tr. (45) 3254-4140 com Ivan ou Eldor.

OFERTA DE TRABALHOp/ empregada doméstica, c/experiência e referências,c/ carteira assinada, inte-ressadas. Tr. (45) 3254-7707 com Juliete.

OFERTA DE TRABALHOp/ empregada doméstica,meio período, preferênciapor moça, interessadas. Tr.(45) 9981-0118.

OFERTA DE TRABALHO p/mecânico de refrigeração, in-teressados. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABALHO p/pedreiro, c/ experiência, co-nhecimento de projetos p/construir castelo de água, p/depósito de 20.000lts, sobre-caixa 10.000lts, interessados.Tr. (45) 9965-8142 ou 8814-9832 com José.

OFERTA DE TRABALHO p/vendedor interno, c/ CNH, in-teressados. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

PROCURO trabalho comodiarista, doméstica, ou p/cuidar de idosos, interessa-dos. Tr. (45) 9832-0461 ou9982-4242.

PROCURO trabalho comodiarista, interessados. Tr. (45)9919-8367.

SORVETERIA, vendo, c/ 5máquinas, demais utensílios,completa, clientela formada,no centro, valor a combinar,aceito terreno ou veículo debaixo valor no negócio. Tr. (45)9812-3000 com Francisco.

TUBO PVC, vendo, corruga-do rígido, p/ drenagem e irriga-ção, 6m, 100mm, marca tigre,valor a combinar. Tr. (45) 9948-8306 com Luiz.

CASCA DE ARROZ, ven-do, p/ aviários, valor a com-binar. Tr. (45) 9948-6042 ou8808-7566.

COLHEITADEIRA, vendo,ano 93, New Holland 8055,motor Genesis, c/ plataforma desoja 15 pés, plataforma de mi-lho 4 linhas, ótimo estado, va-lor a combinar, aceito terrenoem Mercedes. Tr. (45) 8804-2308 ou 9974-1401.

ÉGUA, vendo, meio san-gue, Paint Horse, dócil, prontapara prova de laço, valor acombinar. Tr. (45) 8807-2179com Cássio.

ESCAVADEIRA, vendo, ano2009, Caterpillar 314, hidráuli-ca, bom estado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9932-0786.

GRANJA, vendo, 3 alq., p/2.000 suínos, em Nova SantaRosa, valor a combinar. Tr. (45)9923-9210.

NOVILHAS, vendo, 2, Jer-sey, prenhas de 8 meses, va-lor a combinar. Tr. (45) 9972-8026 com Leandro.

PÁ CARREGADEIRA, vendo,ano 2009, Caterpillar 928, bomestado, valor a combinar. Tr.(45) 9932-0786.

SUINOCULTURA, vendo, 3alq., p/ 2.200 suínos, c/ 2 chi-queiros automatizados, inte-gração C.Vale, moradia mista,barracão p/ maquinarios, poçoartesiano, valor a combinar.Tratar (45) 9921-9844 c/Renato ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TRATOR DE ESTEIRA, ven-do, ano 82, D7.B, bom esta-do, valor a combinar. Tratar(45) 9932-0786.

Page 40: 11 06 2013