102 completa

12
102 9512.8387 / 8156.0157 Ano V - nº Ano V - nº Ano V - nº Circulação : Circulação : Rua São Jerônimo, nº 65 - Bairro Cruzeiro do Sul - Tramandaí / RS Prestamos Serviços à Domicílio Prestamos Serviços à Domicílio Prestamos Serviços à Domicílio Trocas de Correias Sincronizadas Trocas de Correias Sincronizadas Embreagens Embreagens Freios Freios Suspensão Suspensão Fones para Contato: Ricardo 51 9853.9446 / 91365467 / 8218.9261 Fones para Contato: Ricardo 51 9853.9446 / 91365467 / 8218.9261 Mecânica Geral Mecânica Geral Mecânica Geral Mecânica Geral 0 5 25 75 95 100 102 completa terça-feira, 6 de janeiro de 2015 21:44:32

Upload: jesus-olavo

Post on 07-Apr-2016

241 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 102 completa

102

9512.8387 / 8156.0157

Ano V - nº Ano V - nº Ano V - nº Circulação :Circulação :

Rua São Jerônimo, nº 65 - Bairro Cruzeiro do Sul - Tramandaí / RS

Prestamos Serviços à DomicílioPrestamos Serviços à DomicílioPrestamos Serviços à Domicílio

Trocas de Correias SincronizadasTrocas de Correias SincronizadasEmbreagensEmbreagensFreiosFreiosSuspensãoSuspensão

Fones para Contato: Ricardo 51 9853.9446 / 91365467 / 8218.9261Fones para Contato: Ricardo 51 9853.9446 / 91365467 / 8218.9261

Mecânica GeralMecânica GeralMecânica GeralMecânica Geral

0

5

25

75

95

100

102 completa

terça-feira, 6 de janeiro de 2015 21:44:32

Page 2: 102 completa

m belíssimo conto de Natal, parte da Campa-

Unha: o natal não morreu!“Havia, numa cidade, três pequenas árvores que sonhavam o que

seriam depois de grandes.

A primeira, olhando as estrelas, disse:

– Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada.

A segunda olhou para o riacho e suspirou:

– Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas.

A terceira árvore olhou o vale e disse:

– Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto, mas tanto, que as pessoas, ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em Deus. Muitos anos se passaram e certo dia vieram três lenhadores e cortaram as três árvores, todas ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam.

Mas lenhadores não costumam ouvir e nem entender sonhos… Que pena!

A primeira árvore acabou sendo transforma-da num coxo de animais, coberto de feno. A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca, carre-gando pessoas e peixes todos os dias. E a terceira, mesmo sonhando em ficar no alto da montanha, acabou cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito.

E todas as três se perguntavam desiludidas e tristes: “- Para que isso?”

Mas, numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, onde havia mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu bebê recém nascido naquele coxo de animais. E, de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.

A segunda árvore, anos mais tarde, acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco, e, no meio de uma tempestade, quando o estavam quase afundando, o homem levantou e disse ao mar revolto: “Sossegai”. Num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o Rei dos Céus e da Terra.

Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela, pois fora condenado à morte, mesmo sendo inocente.

Logo, sentiu-se horrível e cruel. Mas no domingo, o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para salvação da humanidade, e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de Seu Filho Jesus Cristo ao olharem para ela.

Eis a moral da história: as árvores tinham sonhos, mas as suas realizações foram mil vezes melhores e mais sábias do que haviam imaginado.

A Fábula dasA Fábula das Três Árvores! Três Árvores!A Fábula das

Três Árvores!

Boas Festas e Feliz 2015

0

5

25

75

95

100

102 completa

terça-feira, 6 de janeiro de 2015 21:44:36

Page 3: 102 completa

3Bem-estar e Qualidade de VidaBem-estar e Qualidade de VidaBem-estar e Qualidade de Vida

Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais Dra. Ana Cláudia Arantes – Geriatra e Especialista em cuidados paliativos do Einstein –

que comentou, de acordo com a sua experiência no hospital, cada um dos arrependimentos levantados pela enfermeira americana. Conra abaixo.

1. Eu gostaria de ter tido coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo, e não a vida que os outros esperavam de mim.

“À medida que a pessoa se dá conta das limitações e da progres-são da doença, esse sentimento provoca uma necessidade de rever os caminhos escolhidos para a sua vida, agora reavaliados com o filtro da consciência da morte mais próxima”, explica Dra. Ana Cláudia.

“É um sentimento muito frequente nessa fase. É como se, agora, pudessem entender que fizeram escolhas pelas outras pessoas e não por si mesmas. Na verdade, é uma atitude comum durante a vida. No geral, acabamos fazendo isso porque queremos ser amados e aceitos. O problema é quando deixamos de fazer as nossas próprias escolhas”, explica a médica.

“Muitas pessoas reclamam de que trabalharam a vida toda e que não viveram tudo o que gostariam de ter vivido, adiando para quando tiverem mais tempo depois de se

aposentarem. Depois, quando envelhecem, reclamam que é quando chegam também as doenças e as dificuldades”, conta.

2. Eu gostaria de não ter trabalhado tanto.

“Não é uma sensação que acon tece somen te com os doentes. É um dilema da vida moderna. Todo mundo reclama disso”, diz a geriatra.

“Mas o mais grave é quando se trabalha em algo que não se gosta. Quando a pessoa ganha dinheiro, mas é infeliz no dia a dia, sacrifica o que não volta mais: o tempo”, afirma.

“Este sentimento fica mais grave no fim da vida porque as pessoas sentem que não têm mais esse tempo, por exemplo, pra pedir demissão e recomeçar”.

3. Eu gostaria de ter tido coragem de expressar meus sentimentos

“Quando estão próximas da morte, as pessoas tendem a ficar mais verdadeiras. Caem as máscaras de medo e de vergonha e a vontade de agradar. O que importa, nesta fase, é a sincerida-de”, conta.

“À medida que uma doença vai avançando, não é raro escutar que

a pessoa fica mais carinhosa, mais doce. A doença tira a sombra da defesa, da proteção de si mesmo, da vingança. No fim, as pessoas percebem que essas coisas nem sempre foram necessárias”.

“A maior parte das pessoas não quer ser esquecida, quer ser lembrada por coisas boas. Nesses momentos finais querem dizer que amam, que gostam, querem pedir desculpas e, principalmente, que rem sen t i r - se amadas . Quando se dão conta da falta de tempo, querem dizer coisas boas para as pessoas”, explica a médica.

4. Eu gostaria de ter mantido contato com meus amigos

“Nem sempre se tem histórias felizes com a própria família, mas com os amigos, sim. Os amigos são a família escolhida”, acredita a médica. “Ao lado dos amigos nós até vivemos fases difíceis, mas geralmente em uma relação de apoio”, explica.

“Não há nada de errado em ter uma família que não é legal. Quase todo mundo tem algum problema na família. Muitas vezes existe muita culpa nessa relação. Por isso, quando se tem pouco tempo de vida, muitas vezes o paciente quer preencher a cabeça e o tempo com coisas significati-vas e especiais, como os momen-

tos com os amigos”.

“Dependendo da doença, existe grande mudança da aparência corporal. Muitos não querem receber visitas e demonstrar fraquezas e fragilidades. Nesse momento, precisam sentir que não vão ser julgados e essa sensação remete aos amigos”, afirma.

5. Eu gostaria de ter me deixado ser mais feliz

“Esse arrependimento é uma c o n s e q ü ê n c i a d a s o u t r a s escolhas. É um resumo dos outros para alguém que abriu mão da própria felicidade”.

“Não é uma questão de ser egoísta, mas é importante para as pessoas ter um compromisso com a realização do que elas são e do que elas podem ser. Precisam descobrir do que são capazes, o seu papel no mundo e nas relações. A pessoa realizada se faz feliz e faz as pessoas que estão ao seu lado felizes também”, explica.

“A minha experiência mostra que esse arrependimento é muito mais dolorido entre as pessoas que tiveram chance de mudar alguma coisa. As pessoas que não tiveram tantos recursos disponíveis durante a vida e que precisaram lutar muito para viver, com pouca escolha, por exemplo, muitas

vezes se desligam achando-se mais completas, mais em paz por terem realmente feito o melhor que podiam fazer. Para quem teve oportunidade de fazer diferente e não fez, geralmente é bem mais sofrido do ponto de vista existenci-al”, alerta.

Dica da especialista

“O que fica bastante claro quando vejo histórias como essas é que as pessoas devem refletir sobre suas escolhas enquanto têm vida e tempo para fazê-las”.

“Minha dica é a seguinte: se você pensa que, no futuro, pode se arrepender do que está fazendo agora, talvez não deva fazer. Faça o caminho que te entregue paz no fim. Para que no fim da vida, você possa dizer feliz: eu faria tudo de novo, exatamente do mesmo jeito”.

De acordo com Dra. Ana Cláudia, livros como este podem ajudar as pessoas a refletirem melhor sobre suas escolhas e o modo como se relacionam com o mundo e consigo mesmas, se permitindo viver de uma forma melhor. “Ele nos mos t ra que as co i sas importantes para nós devem ser feitas enquanto temos tempo”, conclui a médica.

Fonte: Hospital Albert Einsten

2015 Ano Novo, saúde nova... previna em vez de remediarComeço de ano é sempre igual: expectativas e planos renovados. Independentemente das crenças, todos os rituais

comemoram a entrada de uma nova etapa. Há quem pule ondas do mar, brinde, fique entre os amigos e a família. Em comum, estão a renovação da esperança de dias melhores e a realização de sonhos.

Perder os quilinhos a mais, parar de fumar, começar a praticar atividades físicas,

alimentar-se melhor, passar mais tempo com a família ou controlar o estresse são promessas de todos os anos – e que muitas vezes ficam para trás. É época também de fechar o balanço do ano que passou e preparar as metas, seja para a área profissional, pessoal ou até mesmo para a saúde, para os próximos 365 dias. A justificativa? Falta de tempo. Mas, para os especialis-tas do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), todos os dias têm 24 horas para todo mundo. É importante dar prioridade ao que

realmente se considera importante. Para levar adiante tantos desejos, veja algumas dicas para garantir um ano de bem com a saúde. Lição 1: Planeje-se!

Nossa vida é dividida em várias áreas: saúde, espiritualida-de, família, amigos, trabalho, estudos, lazer e viagens, entre outras. O segredo é pensar em tudo o que é essencial e verificar como nos comportamos em cada uma dessas áreas. O resultado é positivo quando houve mudanças ou surpresas boas. Caso não haja nada de novo, quer dizer que não houve evolução.

Lição 2: Estabeleça suas metas

E s c r e v a t o d o s o s objetivos para o ano. Vale montar um plano de ação – por exemplo, caso queira parar de fumar, será n e c e s s á r i o p r o c u r a r a j u d a profissional, estipular uma data, contar com o apoio familiar. S e m p r e a g e n d e o s compromissos. Se o desejo for algo grande e exigir muito planejamen-to, comece a listar cada passo para que o sonho se realize. Por exemplo, se chegou a hora de fazer o intercâmbio, deve-se tirar o passaporte, entender melhor o idioma do país e organizar cada etapa da viagem. Segundo a dra. Selma Bordin, psicóloga do Centro de Medicina Preventiva do HIAE, colocar o que se deseja alcançar no papel ajuda a organizar o pensa-mento, ter mais clareza e ser mais objetivo. Aliás, organização para alcançar os objetivos é a palavra-chave. É como se o nível de comprometimento aumentasse. “Você pensa a respeito disso, estabelece uma meta em prol do seu desenvolvimento. Essa atitude permite que você conduza a sua

própria vida, claro que com base no que podemos ter controle”, explica.

Lição 3: Ao planejar, seja realista

Existem passos funda-mentais para cumprir as tão sonhadas metas – o desejo deve ser realista, a motivação deve estar em alta, pois a pessoa mobilizará esforços para a concretização. “Ter atitudes positivas ajuda a concreti-zar objet ivos. Isso acontece quando cada um consegue enxergar em sua vida aquilo que é positivo, de forma concreta. É preciso deixar de lado o hábito de ver sempre o lado ruim das coisas”, explica a psicóloga.

Lição 4: Fique de bem com a saúde

Uma das áreas da vida mais esquecidas – embora seja importante para manter o restante a todo o vapor – é a saúde. Afinal, é com ela que concretizamos todos os outros objetivos. Para entrar o ano com a saúde em alta, precisa-mos ter cuidados diários. Incorpo-rar atitudes simples à rotina garante pontos na conta da qualidade de vida. Atividades físicas, boa alimentação, boas horas de sono,

tempo destinado ao lazer e à família trazem equilíbrio.

“Temos que incorporar cuidados com a saúde à nossa rotina, assim como tomamos banho ou escova-mos os dentes”, salienta a dra. Raquel Dilguerian de Oliveira Conceição, médica responsável pela Revisão Continuada de Saúde do HIAE.

Lição 5: Reserve um tempo para si

Ao adotar novo estilo de vida, é obrigatório reservar um tempo no dia para você. Pequenos hábitos – como correr por meia hora, de quatro a cinco vezes na semana, ingerir mais legumes, verduras e frutas – devem estar presentes na nova ro t ina para garant i r a qualidade de vida. E se o desejo é dormir, ler um livro, assistir a um filme que quer ver há tempos ou simplesmente rever velhos amigos, faça isso! Nessa hora, não há regras. O único compromisso é o seu bem-estar.Firme o compromisso com você mesmo, entre no ano-novo com o pé direito. Feliz 2015.

0

5

25

75

95

100

102 completa

terça-feira, 6 de janeiro de 2015 21:44:38

Page 4: 102 completa

COMUNIDADE EM AÇÃO INFORMAÇÕES E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

m especial destacamos

Ea consagração como Campeã das Olimpía-

das Escolares Municipais de 2014 (foto 1); A festa Festa de nata l anos in ic ia is , que ocorreu no dia 10/12 com chegada do papai noel , distribuição de brinquedos,

sorteio de bicicletas, lanches e brinquedos infláveis (Foto 2) e, a Festa a fantasia dos anos finais, ocorrida no dia 12/12, com sorteio de bicicletas, lanches, bandas e estrutura de som e palco (foto 3).A Equipe Diretiva da E.M.E.F. Marcílio Dias, na pessoa de

sua Diretora Sandra, agrade-ce em especial aos Professo-res, Funcionários, Pais, CPM e Patrocinadores: ASUN Supermercados, Super Timm, Postos Ipiranga, Loja O Boticário, Visualitê Cabeleirei-ros, Vem que tem, Cidrelar, Mega 1,99, Banrisul, Élio

Imóveis, loja Primavera, Secretaria de Turismo e Grupo Marca Fandangueira que colaboraram para a realização destes importantes eventos.--" Marcílio Dias ... 45 anos fazendo a d i fe rença na

Educação Cidreirense." (1968 - 2013) Você faz parte desta História!!!

Fonte: Fábio Cruz da Silva

Ao findar mais um ano letivo, gostaríamos de saudar toda a comunidade da Escola Municipal Marcílio Dias, que ao longo de 2014 desenvolveu suas atividades de forma eficiente e colaborativa

Marcílio Dias 45 anos fazendo a diferença na Educação Cidreirense

m uma demonstração

Ede força política, no último dia 05 deste mês

se real izou uma grande reunião de confraternização e novas filiações na sede do PMDB de Cidreira. N a p r e s e n ç a d a executiva do partido, repre-sentado pelo vereador Tomé Claudio Cardoso (presidente), prefeito Milton Bueno, verea-dores Alex, Paulo Catarina e Maria Vicentina, secretários e

demais convidados, assina-ram ficha e se colocaram a disposição do partido como pré-candidatos a vereador para a eleição de 2016, as seguintes pessoas: Fabio Cruz da Silva (Chefe de Gabinete do Prefeito); Altair Adão Agatti (Secretário da Indústria e Comércio); Rodrigo de Almeida Neto (Secretário Adjunto); Joel Ramos Silveira (empresário) e Leovir Teresa Pereira Costa “Tutty” (empre-

sária). Além destes, mais de 40 lideranças firmaram o compromisso e assinaram com o PMDB de Cidreira. Logo após a apresen-tação dos novos filiados, o presidente Tomé Claudio deu as boas vindas aos novos filiados e aproveitou para declarar que estava muito satisfeito com a representativi-dade do partido, pois a sigla abriga pessoas de diversos segmentos da sociedade. O

prefeito Milton Bueno parabe-nizou o Presidente Tomé Cláudio pela condução do partido neste ano e declarou que a militância está mobiliza-da para enfrentar os desafios que surgirem e este prédio lotado é uma prova da grande-za do PMDB. Adiantou ainda que “isto não vai parar por aqui”, dando a entender que novas filiações reforçarão ainda mais o partido que atualmente governa o municí-

pio e conta com a maior bancada na Câmara de Vereadores. O Jornal Comunida-de em Ação foi o único meio de comunicação a fazer a cobertura do evento, que contou com a presença de a p r o x i m a d a m e n t e 2 0 0 pessoas . Parabéns ao PMDB Cidreirense.

Fonte: Fábio Cruz da Silva

PMDB de Cidreira realiza grande reunião de confraternizaçãoAlém destes, mais de 40 lideranças firmaram o compromisso e assinaram com o PMDB de Cidreira

0

5

25

75

95

100

102 completa

terça-feira, 6 de janeiro de 2015 21:44:41

Page 5: 102 completa

Balneário Pinhal 5

Hans Leal TassoniPartido: PMDB

Email:[email protected]

Telefone: (51) 9684-5458

Isabel Cristina Brilhante Ballejo

Partido: PMDBEmail:isabelbalejjo@camara

bpinhal.rs.gov.brTelefone: (51) 9989-2041

Generoso PorciunculaPartido: DEM

Email:[email protected]

Telefone: (51) 9991-2467

Maria Cardoso FaistauerPartido: PP

Email:[email protected]

Telefone: (51) 9977-2081

Leandro Luis LauerPartido: PTB

Email:[email protected]

Telefone: (51) 9809-9618

Alequis Lopes PintoPartido: PSB

Email:[email protected]

Telefone: (51) 8403-9888

Heron Ricardo de OliveriaPartido: PTB

Email:[email protected]

Telefone: (51) 9609-0396

Antonio Cardoso dos SantosPartido: PMDB

Email:[email protected]

Telefone: (51) 9629.1950 - (51) 9956.9852

Reni da SilvaPartido: PMDB

Email:[email protected]

Telefone: (51) 9602.9744

Reunião Ordinária da Sessão Legislativa do dia 01 de dezembro de 2014

EXPEDIENTEI. Verificação de quórum - chamada dos VereadoresII. Leitura das Correspon-dências.III. Leitura da Ata nº 43, de 24/11/2014 e Leitura da Ata nº 44, de 27/11/2014.IV. ProposiçõesGRANDE EXPEDIENTEV. Ordem do Dia1 – Projeto de Lei nº 36/2014 – “Desafeta área de uso comum - parte do parque Sete – na sede do Município,com vistas ao uso e instala-ção de equipamentos de interesse comuni tár io, social e turístico. ” - De Origem do Poder Executi-vo. Para dar Publicidade.2 – Projeto de Lei nº

39/2014 – “Atualiza mone-tariamente e reajusta os valores fixados nos anexosI,II,III,IV,V,VI,VII e VIII da Lei nº 1.181/2013 – Código Tributário Municipal.” - De Origem do Poder Executi-vo.Para dar Publicidade.3 – Projeto de Lei nº 44/2014 – “Autoriza o Poder Execut ivo a cont ra tar recursos humanos em caráter excepcional por tempo determinado, para prestação de serviço na Administração Pública.”- D e O r i g e m d o P o d e r Executivo. Para dar Publici-dade.COMUNICAÇÕESDISCUSSÃO DA PAUTAVI. Processo de votação

4 – Projeto de Lei nº40/2014 – “Autoriza o Poder Executi-vo a contratar em caráter excepcional por tempo determinado, recursos humanos para prestação de serviço na Administração Pública.”- De Origem do Poder Executivo. Para Votação Final5 – Projeto de Lei nº41/2014 – “Autoriza o Poder Executi-vo a promover contratação temporária de excepcionali n te resse púb l i co , de recursos humanos para prestação de serviço na Administração Pública.”- De Origem do PoderExecutivo. Para Votação Final6 – Projeto de Resolução nº06/2014 – “Regulamenta

a sistemática de acesso à i n f o r m a ç ã o n o P o d e r Legislativo.” -Autor: Mesa Diretora. Para Votação Final7 – Indicação nº70/2014 – “INDICA ao chefe do Poder Executivo que solicite a Secretária Municipal de Obras,Transporte, Trânsito e Serviços Urbanos, que seja feito a manutenção do calçamento na Av. Júlio de Castilhos noSindipolo.” - Autor: Verea-dor Leandro Luis Lauer. Para Votação Final8 – Indicação nº71/2014 – “INDICA ao chefe do Poder Municipal a criação de uma lei que “Institui no âmbito domunicípio de Balneário Pinhal o “Programa Adote

uma Escola” e dá outras providências ”.”. - Autor: Vereador HansLeal Tassoni. Para Votação FinalV E R E A D O R E S PA R A E X P L I C A Ç Õ E S PESSOAISHans Leal TassoniAlequis Lopes PintoAn ton io Ca rdoso dos SantosGeneroso Porc iúncula GonçalvesHeron Ricardo de OliveiraIsabel Cristina Brilhante BallejoLeandro Luis LauerMaria Cardoso FaistauerReni da SilvaEncerramento dos traba-lhos da Sessão Ordinária

Reunião Ordinária da Sessão Legislativa do dia 08 de dezembro de 2014

EXPEDIENTEI. Verificação de quórum - chamada dos VereadoresII. Leitura das Correspon-dênciasIII. Leitura da Ata nº 45, de 01/12/2014.IV. ProposiçõesGRANDE EXPEDIENTEV. Ordem do Dia1 – Processo de Contas do M u n i c í p i o A n o / 2 0 1 0 – Gestor: Jorge Luiz de Souza Fonseca . Para dar Publici-

dade2 – Projeto de Lei nº 18/2014 – “Cria o cargo de assessor da presidência, alterando cargo e funções na Lei 838/2009 e Lei 904/2009.” – De Origem do Poder Legisla-tivo. Para dar Publicidade.3 – Indicação nº74/2014 - Autor: Vereadora Maria Cardoso Faistauer. Para dar Publicidade.4 - Pedido de Providência nº 82/2014 – Autor: Vereador

Leandro Luis Lauer. Para dar Publicidade.C O M U N I C A Ç Õ E S DISCUSSÃO DA PAUTAVI. Processo de votação5 – Projeto de Lei nº 36/2014 – “Desafeta área de uso comum - parte do parque Sete – na sede do Municípi-o,com vistas ao uso e instalação de equipamentos de interesse comunitário, social e turístico. ” - De Origem do Poder Executivo.

Para Votação Final.6 – Projeto de Lei nº 44/2014 – “Autoriza o Poder Executi-vo a contratar recursos humanos em caráter excep-cional por tempo determina-do, para prestação de serviço na Administração Pública.”- De Origem do Poder Execut ivo. Para Votação Final.V E R E A D O R E S PA R A EXPLICAÇÕES PESSOAISHans Leal Tassoni

Alequis Lopes PintoAntonio Cardoso dos SantosGeneroso Porc iúncu la GonçalvesHeron Ricardo de OliveiraIsabel Cristina Brilhante BallejoLeandro Luis LauerMaria Cardoso FaistauerReni da SilvaEncerramento dos trabalhos da Sessão Ordinária

Reunião Ordinária da Sessão Legislativa do dia 15 de dezembro de 2014

EXPEDIENTEI. Verificação de quórum - chamada dos VereadoresII. Leitura das Correspon-dênciasIII. Leitura da Ata nº 46, de 08/12/2014.IV. ProposiçõesGRANDE EXPEDIENTEV. Ordem do Dia1 – Projeto de Lei nº19/2014 – “Altera a Lei 410 de 07 de agosto de 2013 e dá outras

providências” – DeOrigem do Poder Legislativo - Autor: Vereadora Isabel Cristina Brilhante Ballejo. Para dar Publicidade.2 – Projeto de Lei nº45/2014 – “Altera dispositivos da Lei n°1.174/13 que instituiu o Programa Municipal Gente da Terra, autorizou a con-cessão de bolsa de incenti-vo aos participantes e dá outras providências.” – De

Origem do Poder Executivo . Para dar Publicidade.3 – Pedido de Informação nº16/2014 - Autor: Vereado-ra Isabel Cristina Brilhante Ballejo. Para darPublicidade.COMUNICAÇÕESDISCUSSÃO DA PAUTAVI. Processo de votação4 – Projeto de Lei nº 18/2014 – “Cria o cargo de assessor da presidência, alterando

cargo e funções na Lei838/2009 e Lei 904/2009.” – De Origem do Pode Legisla-tivo. Para Votação Final.5 – Indicação nº74/2014 - Autor: Vereadora Maria Cardoso Faistauer. Para Votação Final.V E R E A D O R E S PA R A EXPLICAÇÕES PESSOAISHans Leal TassoniAlequis Lopes PintoA n t o n i o C a r d o s o d o s

SantosGeneroso Porc iúncu la GonçalvesHeron Ricardo de OliveiraIsabel Cristina Brilhante BallejoLeandro Luis LauerMaria Cardoso FaistauerReni da SilvaEncerramento dos traba-lhos da Sessão Ordinária

0

5

25

75

95

100

102 completa

terça-feira, 6 de janeiro de 2015 21:44:41

Page 6: 102 completa

MERCADOMERCADOMERCADOMERCADOMERCADOMERCADOMERCADOMERCADOTOMA LA

TOMA LA

DA CADA CAPADARIAPADARIA

AÇOUGUE E FRUTEIRAAÇOUGUE E FRUTEIRAAÇOUGUE E FRUTEIRAPADARIAPADARIA SerranoSerranoSerranoSerrano

O melhorO melhorO melhorPão!Pão!Pão!

Super ofertas todos os dias pra você!Super ofertas todos os dias pra você!Super ofertas todos os dias pra você!Arroz Gaiteiro 1 kg R$ 1,99

Amaciante de roupas Brilha Sul 500 ml R$ 0,99

Erva Mate Lago Verde 500 gr. R$ 5,99

Detergente de louça Brilhassim 0,99 R$ 0,99

Papel higiênico Need branco 30 mts

R$ 1.99

Pão Cacetinho Pão Cacetinho Pão Cacetinho Leite Dália Leite Dália Leite Dália

Refrigerante Flycel 2litros

Nova Schin latão no fardo R$ 2,29

(Fora do gelo).

R$ 1,99

R$ 1,99 Un.

R$ 3,99 kg

R$ 3,99 kg

R$ 3,99 kg

R$ 3,99 kg

R$ 1,99Un.

R$ 1,99Un.

R$ 1,99Un.

R$ 1,99Un.

Av. Fausto Borba Prates, nº 3401 - Centro de Cidreira / RSFone: (51) 8060.6918 (Vivo).

Pão de forma Cpan 400 gr.Pão de forma Cpan 400 gr.Pão de forma Cpan 400 gr. R$ 1.99 R$ 1.99 R$ 1.99

Horário de atendimento: De Domingo à quinta-feira das 07h30min. as 22h - Sexta e Sábado das 07h30min. até a meia noite, (sem fechar ao meio dia).

102

Cama Box CasalCama Box CasalCama Box Casal

Cama Baú CasalCama Baú CasalCama Baú Casal

R$ 800,00 à vista(Tamanho 1.38 x 1.88)

(Tamanho 1.38 x 1.88)

(Tamanho 1.38 x 1.88)

ou 10 x de R$ 89,90

R$ 600,00 à vistaou 10 x de R$ 69,90

Colchão de CasalColchão de CasalColchão de Casal

R$ 400,00 à vistaou 10 x de R$ 45,90

Cama Box SolteiroCama Box SolteiroCama Box Solteiro(0,88 x 1.88)

R$ 450,00 à vistaou 10 x de R$ 49,90

Colchão de SolteiroColchão de SolteiroColchão de Solteiro(0,88 x 1.88)

R$ 150,00 à vistaou 10 x de R$ 19,90

Super OfertasSuper OfertasSuper OfertasSuper Ofertas

Seus sonhosterão todo o conforto

que merecem!

Seus sonhosterão todo o conforto

que merecem!Em frente ao Shopping Asun - Cidreira / RS

0

5

25

75

95

100

102 completa

terça-feira, 6 de janeiro de 2015 21:44:46

Page 7: 102 completa

0

5

25

75

95

100

102 completa

terça-feira, 6 de janeiro de 2015 21:44:48

Page 8: 102 completa

Balneário Pinhal 8

Dúvidas e Sugestões: [email protected] Tassoni

pós pleito eleitoral surgem uma ''enxurrada'' de

Adenúncias, desvio de verbas em BILHÕES, informações privilegiadas, propinas, etc...etc.

Na hora veio em minha mente uma lembran-ça, arruaceiros foram até a uma editora de revista famosa, e quebraram tudo janelas portas vidros atearam fogo e outras barbaridades. Esta revista, antes do dia 'D’ digo da eleição, já havia feito algumas publicações denunciando parte deste esquema, que esta assombrando a toda população brasileira. Hora, foram as ruas por alguns centavos a mais na passagem do transporte público e, mostraram que o povo estava cansado de ser ludibriado por aqueles que agem de má fé. Quantas foram as capitais e as grandes cidades com suas ruas e avenidas lotadas de almas reivindicando justiça democracia e respeito a todos nós. Pergunto-lhes: Onde estão todos estes 'guerreiros'? Claro que algumas manifestações foram dignas e verdadeiras, mas reflitam comigo, de onde será que saiu tanto dinheiro para pagar gasolina, passagens e ônibus lotados até os grandes centros, sem falar em água e alimentação, que foram confirma-das e transmitidas nas emissoras de TV ao vivo para todo nosso país. Pois então, toda aquela estrutura financeira veio de onde? Será que ao puxar ainda mais a linha, não desenrolará mais o carretel? Façamos a nossa parte, de nunca nos transformarem em ''massa de manobra''. Existe sim, um sistema que foi imposto ao longo dos anos, por alguns que na falta de capacida-de, preferem se unir aos que estão no poder, não para produzir, mas sim por se manter a si próprio.Não...não...não... Vamos manter o foco que alguns castelos começaram a tremer, fissuras, rachaduras começa-ram a rangir, nos resta acreditar que estes abalos a esta ''engenharia'' vem sugando o dinheiro do povo brasileiro, desabe por terra, e que venham novas pessoas com velhos ideais, reconstruindo pedra por pedra, tijolo por tijolo, não um castelo, mas sim um muro contra a corrupção a imoralidade e a falta de vergonha na cara! !

A luz A luz A luz A luz

Opinião

Resultados do Planeta Surf / Taça ASPI de Surf Amador 2014Aconteceu nos dias 6 e 7 de dezembro em Balneário Pinhal o Planeta Surf Taça ASPI de Surf Amador 2014, competição vál ida pela sétima etapa do Circuito Gaúcho de Surf Amador 2 0 1 4 . E s t a e t a p a f o i apresentada pela rede de lojas Planeta Surf, a surf shop que mais investe no surf do Rio Grande do Sul. Contando com 125 atletas inscritos distribuídos em 12 categorias, as baterias foram disputadas em ondas de até meio metro com fo rmação va r iando de irregular a regular. Com um belo final de semana e tempo ensolarado o evento foi um sucesso e contou com u m b e l o p u b l i c o q u e compareceu em peso nas a r e i a s d a p r a i a p a r a prest igiar e assist i r as disputas no outside.

No sábado o vento nordeste não deu trégua, soprou durante todo o dia com in tens idade fo r te deixando a formação das ondas i r regu lar e com correnteza forte no pico. Durante a realização das baterias tivemos o lamentá-vel registro de uma bóia de rede de pesca que estava solta e acabou passando pe lo me io da á rea de competição, o fato deixou evidente o perigo que ronda o s s u r fi s t a s q u e s e aven tu ram nas p ra ias gaúcha. Contando com a sorte tudo não passou de um susto mas ficou o alerta para todos que se aventuram nas praias do litoral norte do Rio Grande do Sul. Infelizmente este não foi um fato isolado, isso já está virando rotina. Fica aceso o sinal de alerta para os surfistas que se aventuram por estas água. Infelizmente o litoral gaúcho hoje é um dos mais perigo-sos para a prática do surf, principalmente nos meses da baixa temporada.

C o n fi r m a n d o a

previsão do domingo, o dia amanheceu com ventos vindo do quadrante nordeste mas com a intensidade um pouco mais fraca do que no dia anterior, favorecendo as baterias da fase principal e com as ondas apresentando uma melhor formação. OS DESTAQUE DO EVENTO

O surfista Maurício Nunes foi o destaque da competição, ele obteve as três maiores somatórias do campeonato ( 14.50 - 13.75 - 13.25 ). Sempre aplicando um surf de linhas fortes e moderna com aéreos e um repertório variado de manobras ele foi abatendo seus adversários um a um. Foi merecedor da conquista dos títulos nas categorias Open e Senior. O surfista Luy Arman foi outro atleta que também surfou muito e participou de três finais. Surfista membro da nova geração ele aplicou durante todo campeonato uma linha de surf moderna nas difíceis condições do mar, sua estratégia acabou lhe garantindo o título nas categorias Junior e Mirim e ainda uma terceiro coloca-ção na Open . Favorito ao titulo, Josias Pedrinha nesta etapa não se deu muito bem, ca iu na pr imei ra fase, adiando para Torres uma nova chance de disputa pelo título. Mesmo com a derrota p r e c o c e n e s t a e t a p a Ped r i nha segue como favorito a conquista do título da principal categoria do surf gaúcho. Entre a galerinha da nova geração os atletas Kaike Garcia, Matheus Pereira e Yasmin Dias mostraram muita atitude apesar da pouca idade. Entre as garotas Brenda Rodrigues faturou o título da categoria Feminino. Na Longboard o atleta Carlos Amaral levou a disputa aplicando um surf clássico e expressivo. Conhecedor nato das ondas do pico Felipe

Pedra Martins foi absoluto na categoria Interna, ele ainda ficou na segunda colocação na categoria Túnel Verde que reuniu atletas das praias vizinhas à B a l n e á r i o P i n h a l . N a ca tegor ia Túne l Verde Rodrigo Petters Carrasco o b t e v e a v i t ó r i a m a i s emocionante das finais, ele virou o resultado faltando apenas trinta segundos para o término da bateria. Na Master o surfista Flavio Jardim levou o título para Torres após duelar com os surfistas Marcelo Lemos e João Pedro Roso, foi uma bela disputa. Na categoria ASPOA bateria especial que reuniu a galera da associa-ção de Surf de Porto Alegre o surfista Luis Escopeli foi o grande campeão, ele surfou muito aplicando manobras rapidas e eficientes. Confira abaixo o resultado final da Taça ASPI de Surf Amador. RESULTADOS

FEMININO

1 - Brenda Rodrigues 2 - Yasmin dias 3 - Maria Clara 4 - Eduarda Giordani

GROMMETS

1 - Kaique Garcia 2 - Yasmin Dias 3 - Maria Clara 4 - Weslley Souza

INICIANTES

1 - Matheus Pereira 2 - Miguel Couto 3 - Kaique Garcia 4 - Weslley Souza

INTERNA

1 - Felipe Pedra Martins 2 - Marcos Jhonathan 3 - Marne Sieben 4 - Thiago Behlke

JUNIOR

1 - Luy Arman 2 - Pedro Mendes 3 - Thiago Stocker 4 - Vitor Leffa

1 - Car los Amara l 2 - Cristiano Figo 3 - Carlos

Diehl 4 - Fabio Machado

MASTER

1 - Flavio Jardim 2 - Marcelo Lemos 3 - João Pedro Roso 4 - Marcelo Frank

MIRIM

1 - Luy Arman 2 - Lucas Machado 3 - Vinicius Macluf 4 - Matheus Pereira

ASPOA

1 - Luiz Escopeli 2 - Marcelo Lima 3 - Tomas Ferreira 4 - Marcio Abreu

TUNEL VERDE

1 - Rodrigo Petters Carrasco 2 - Felipe Pedra Martins 3 - Thiago Behlke 4 - Marcos Jonathan

SENIOR

1 - Mauricio Nunes 2 - Jonas Brocca 3 - Felipe Kita 4 - Felipe Pedra Martins

OPEN

1 - Mauricio Nunes 2 - Giovani Da Silva 3 - Luy Arman 4 - Jonas Brocca

O Planeta Surf Taça ASPI de Surf Amador 2014 teve a apresentação da Planeta Surf, com patrocínio das pranchas Trench Town surfboards, FUNDERGS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretária de Turismo e Desporto de Balneário Pinhal. Apoio Dahui, Barth, Rip Fibras, Res tauran te Gabr ie la , R e s t a u r a n t e S c u n a , Supermercado Samy e parafinas Manga Wax. Superv isão Federação Gaúcha de Surf. Realização ASPI e Cobertura Dobairrol Sports.

Fonte: Site Ondas do Sul http://www.ondasdosul.com.br/

O surfista Maurício Nunes foi o destaque da competição, ele obteve as três maiores somatórias do campeonato

0

5

25

75

95

100

102 completa

terça-feira, 6 de janeiro de 2015 21:44:50

Page 9: 102 completa

Balneário Pinhal realiza a 9ª Edição do Festivôlei

oi realizado no último

Fd o m i n g o d i a 0 7 d e dezembro nas depen-

dências do Ginásio de Esportes

Engenheiro Paulo Weimann, anexo a Escola Calil Miguel Allem, o 9º Festivôlei masculino de Balneário Pinhal tendo como

campeão Bela Vista Volei-bol/SEST/SENAT, em segundo lugar ficou a equipe do Pqp Voleibol, e no terceiro lugar a

equipe do Unimed/Havana. O Evento contou com a organização do Vôlei Balneário Pinhal e com apoio da Prefeitu-

ra de Balneário Pinhal através do Departamento Municipal de Desportos – DMD.

Campeão Bela Vista Voleibol/SEST/SENAT, em segundo lugar ficou a equipe do Pqp Voleibol, e no terceiro lugar a equipe do Unimed/Havana

Foi realizado na quinta-feira a 2ª Feira da Economia Solidária

oi realizado no dia 11/12,

Fa 2ª Feira da Economia Solidária de Balneário

Pinhal. O evento é promovido S e c r e t a r i a E s t a d u a l d a

Economia Solidária e pela Secre ta r ia Mun ic ipa l de Assistência Social, através do Departamento Municipal da Mulher e Associação das

Mulheres Pinhalenses Viva Maria, nos dias 11 à 14/12, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer.

O evento é promovido Secretaria Estadual da Economia Solidária e pela Secretaria Municipal de Assistência Social

0

5

25

75

95

100

102 completa

terça-feira, 6 de janeiro de 2015 21:44:53

Page 10: 102 completa

10

Polícia Civil realiza ação contra sonegação de impostos e lavagem de dinheiro no RS

As empresas envolvidas atuavam em Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Cidreira, Dois Irmãos, Encruzilhada do Sul, Garibaldi, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo,

Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul, e Viamão.

Polícia Civil e a Receita

AEstadual deflagraram, na manhã desta sexta-feira,

uma ação contra sonegação de impostos e lavagem de dinheiro — golpe que lesou o Estado. Foram cumpridos 55 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão em Porto Alegre e outros 15 municíp ios da Região Metropolitana e do Interior. Treze pessoas foram presas, e duas ainda não foram localiza-das.

De acordo com as investigações, o grupo movi-mentou R$ 250 milhões nos últimos 10 anos. Só em impos-tos, foram R$ 60 milhões sonegados. A fraude ocorria no setor de frigoríficos. A Receita Estadual verificou que algumas empre-sas tentavam realizar o paga-mento de tributos com cheques furtados e, a partir disso, foram identificadas outras irregulari-dades. Para driblar o Imposto de

Substituição Tributária (ICMS-ST), o grupo se utilizava de um frigorífico para comprar carne de fora do Rio Grande do Sul sem pagar o imposto. Na venda do produto dentro do Estado, o ICMS-ST não era pago novamente porque era ut i l izada uma empresa do Simples Nacional que emitia nota fiscal como se o tributo tivesse sido recolhido pelo frigorífico Algumas empresas que

participavam da fraude eram criadas em nome de laranjas, e outras exisitam apenas no papel — ou seja, não operavam. As prisões, buscas e apreensões ocorreram nas casas dos invest igados, onde foram apreendidos dinheiro e bens, como pelo menos 30 veículos. Os presos na operação são empresários, fazendeiros e laranjas que não tiveram os nomes divulgados. Um dos mandados foi

cumprido em uma fazenda, onde a polícia teve de usar um helicóptero para chegar ao local. Também foi quebrado o sigilo fiscal e bancário dos envolvidos, bem como bloquei-os de ativos financeiros e de bens. A Operação Dariba é da Delegacia Fazendária com a Receita e apoio da Polícia Federal. Mais de 400 agentes púb l icos par t i c iparam da ofensiva.

Fonte: Zero Hora

Titular da Delegacia Fazendária, o delegado Joerberth Nunes informa que os acusados estão sendo investigados pelos delitos de formação de organização criminosa, falsifica-ção de documentos públicos e particulares, falsidade ideológica, sonegação fiscal, crimes contra a ordem econômica e lavagem de dinheiro. O delegado adjunto do setor, Daniel Mendelski, disse que a polícia já apreendeu diversos bens dos investigados e a Justiça já bloqueou suas movimentações financeiras. “O lucro obtido com o desvio era utilizado na aquisição de bens de luxo, notadamente veículos, grande parte dos quais já foram apreendidos”, disse. A Polícia Civil tem até 30 dias para concluir o inquérito e remeter a investigação à Justiça, que pode aceitar ou não a denúncia e dar seguimento ao processo contra os acusados. A Receita Estadual informa que irá buscar o ressarcimento aos cofres públicos dos R$ 60 milhões sonegados através da venda e penhora dos bens dos acusados.

Fonte: Brasil 247

0

5

25

75

95

100

102 completa

terça-feira, 6 de janeiro de 2015 21:44:56

Page 11: 102 completa

Submundo das Lutas: repórter vira professor de muay thai por R$ 1.448Na segunda reportagem da série, ZH revela que federações gaúchas da arte marcial negociam a venda de graduações

onge dos octógonos de luxo

Le dos combates profissiona-is, a fal ta de regras e

fiscalização nos campeonatos amadores de muay thai e MMA (Mixed Martial Arts) dá sentido ao termo “vale tudo”. Por mais de três meses, ZH mergu lhou nos subterrâneos das lutas e compro-vou, com documentos e testemu-nhos, que a explosão de populari-dade das artes marciais e a mult ipl icação de academias formaram um ambiente perigoso para fãs do espor te . Es ta reportagem, a segunda da série, reve la que pres identes de federações gaúchas de artes marciais negociam a venda de graduações. Não apenas os campeo-natos de MMA e muay thai servem como fonte de arrecadação para federações e professores, como mostrou a reportagem "Em 78 segundos, inscrição de repórter é aceita em campeonato", publica-da no final de semana em ZH. A venda de graus (faixas) para t r ans fo rmar i n i c i an tes em instrutores, professores ou mestres é prática corriqueira, que faz circular dinheiro.

Ambulâncias não levam ao hospital atletas feridos em torneios

Amparados pelas facilidades da Lei Pelé, donos de academias e de associações se juntam e fundam federações para si. Apenas no Rio Grande do Sul, existem pelo menos seis entida-des de muay thai e duas de MMA.

Car lão Barre to : "Procurem academias sérias, professores educadores»

– O inchaço ocorre pela falta de legislação específica. Pessoas não qualificadas estão abrindo federações, achando que, com isso, podem sair dando certifica-dos ao deus-dará. São entidades que se preocupam simplesmente com a arrecadação de valores – afirma Enildo Pacheco, presiden-te da Federação Gaúcha de Muay Thai Tradicional.

Para o lutador Thiago “Minu” Meller, atleta do Bellator, segundo maior evento de MMA do mundo, a situação das artes marciais é “preocupante”. "Hoje em dia, é muito fácil ter uma federação", avalia Minu. F a i x a c u s t a d o i s salários mínimos

Em quatro das seis federações de muay thai oficiali-zadas no Estado, a reportagem de

ZH negoc iou a compra de diferentes graus que autorizam pessoas a dar aulas, formar equipes e promover graduações.

Numa delas, a reporta-gem levou a transação até o final e obteve, depois de seis dias de conversas por e-mail e telefone, o ce r t i fi cado de g rau p re to , acessível somente aos professo-res com anos de experiência. O documento, que custou dois salários mínimos (R$ 1.448), foi assinado pelo presidente da Federação de Muay Thai do Rio Grande do Sul (FMTRS), Éderson Galvão, para “Carlos Braga”, nome usado por ZH na negocia-ção. O prajied (na imagem abaixo, o que foi recebido pela reportagem) – como se chama a faixa no muay thai – foi adquirido sem qualquer exame de conheci-mento da luta e da filosofia oriental. Não foi preciso nem sequer um encontro pessoal entre o comprador e Galvão. Nas conversas, o repórter ponderou que já dava aulas da modalidade e treinava havia anos, mas não tinha nada que comprovasse o trabalho. – Exame para a preta é dois salários mínimos. O que eu poderia fazer pra ti: eu não vou te examinar, tu já dá aula, já tá há tempo aí trabalhando. Tu pagaria essa equiparação de dois salários mínimos, e a gente mandaria a certificação – disse Galvão.

Em 3 de dezembro, foi feito o depósito na conta bancária indicada por Galvão. Minutos depois, um "alvará" (imagem abaixo) da FMTRS chegou por e-mail, autorizando “Carlos Braga a ministrar aulas de muay thai como grau preto – treinador na cidade de Caçapava do Sul”, município em que o repórter disse que residia e trabalhava. A opção pela cidade foi aleatória. Assim, o jornalista, que desconhecia qualquer técnica da luta, tornou-se apto a formar turmas, contando inclusive com apoio jurídico da FMTRS.

– Por exemplo: um aluno teu se machucou e vai te processar ou alguém quer pensão. Temos um advogado à disposição – afirmou Galvão.

Filiação significa renda para entidades

Logo depois, ele introduziu na conversa o tema dos eventos. Quando a lguém adqu i re a condição de professor, fica vinculado à entidade e passa a

integrar um circuito de atividades que geram renda. Para se manter vinculado, existe a obrigatorieda-de de participar de cursos de arb i t ragem, compet ições e graduações.

– A gente tem o estadual , b r a s i l e i r o , m u n d i a l , s u l -americano. Olha, tu vai ter algumas coisas para oferecer aos teus alunos. Todo mês fazemos alguma coisa. Tu vai dizer: 'bah, mas são dois salários mínimos (o grau preto)'. Mas é um investimen-to. Se tu tem cem alunos hoje, eles vão ver que tem isso e aquilo para fazer, e vai vir mais gente – ensinou Galvão.

Na última terça-feira, a reportagem foi até Cidreira, na academia de Galvão, para buscar o prajied grau preto (imagem abaixo), o alvará, o certificado, o ca l endá r i o de even tos da federação e uma apostila. Além de incentivar o mais novo professor de muay thai a realizar competi-ções com o apoio da entidade, o presidente da FMTRS orientou a fazer graduações de alunos trimestralmente. Essas promo-ções de faixa podem gerar arrecadações de até R$ 180 por lutador. – Até azul claro (sexto prajied na federação de Galvão), tu pode fazer a cada três meses. Tu tem um percentual de 50% de cada aluno – disse, indicando que o “repórter-professor” ficaria com a metade do valor pago por atleta para se graduar. Outra negociação foi feita com o mestre Giovani Máximo, d i retor- técnico da Federação Riograndense de Muay Thai (FRMT). Depois de dizer que não tinha nenhum documento para provar que havia treinado nos e de explicar que precisava do grau preto para continuar dando aula em uma academia de Caçapava, o repórter ouviu uma proposta alternativa. Sem a necessidade de nenhum exame ou demonstra-ção de conhecimento, receberia o prajied azul escuro, que lhe autorizaria a dar aulas como “instrutor”. – Se não tem documen-to, a gente equipara o cara na graduação azul escuro. A gente dá seis meses para se adaptar ao sistema da federação e concede um alvará – disse Máximo, que garantiu que o prajied oferecido pela FRMT dá o direito de manter turmas de muay thai.

– Tu pode dar aula, com certeza. Nesse caso aí, tu vai ser instrutor

– assegurou.

Para se graduar prajied azul escuro, o repórter teria de pagar R$ 200 à federação de Máximo. Também seria necessá-rio assinar um “termo de compro-misso” em que uma das cláusulas determina: “Participar ativamente de torneios”. Presidente da Federa-ção Gaúcha de Muay Thai e Muay Bo ran (FGMM) , A lexand re Carneiro conseguiria entregar um prajied de grau vermelho com branco, destinado a instrutores, e um alvará de qualificação de professor. Isso poderia ser feito mesmo depois de o repórter informar que não tinha como comprovar experiência. O custo: meio salário mínimo pelo prajied e R$ 250 por ano pelo alvará.

Carneiro dispensou a necessidade de exames técnicos. Afirmou apenas que gostaria de conhecer o interlocutor e fazer uma avaliação. Depois, ele revelou como funciona a expan-são do alcance das federações de muay thai pelo Interior:

– Depois de três ou quatro meses, a gente marca para fazer a graduação dos teus alunos. Em questão de um ano, tu tá como o pessoal de Santa Maria. Tinham 12 alunos há dois anos. Hoje, são 80. Membro da Associação Capital de Muay Thai, Vinícius Salvato de Lima deixou claro que poderia conceder o grau preto à reportagem, mesmo sem a comprovação de um passado atuante na arte marcial. O custo foi fixado em uma salário mínimo, mais uma anuidade. Mas Vinícius exigiu pelo menos um treinamento e um exame.

– Tu teria de vir um dia para fazer um treino e eu te conhecer e, depois, viria para o exame – disse Vinícius, que depois de estabele-cer as condições, falou sobre como funciona a promoção de grau:

– Na verdade, vamos ser bem sinceros: todo mundo vende o diploma. Isso é uma verdade. Só que a gente normalmente outorga o diploma para as pessoas que merecem. Muitos falam mal de mim: “Ah, o mestre Vinícius tá vendendo diploma”. Eu não vendo diploma nenhum. Eu outorgo para o pessoal que acho ser merece-dor. O que disse Ederson GalvãoNão é uma venda de grau. Ele me disse uma coisa, me relatou

uma coisa, e eu simplesmente acreditei na palavra dele. Como ele já dá aula numa academia, não tem como dizer assim “não, vou ver se tu é professor”.

O que disse Vinicius Salvato Isso aí é uma prática que existe (a venda de grau). Com relação à minha pessoa, é uma mentira. A gente não pode formar ninguém faixa preta de uma hora para outra. É tirada uma folha corrida na polícia, no Fórum. Acontece de eu ter graduado alguns alunos que eram faixas pretas de outras modalidades. Mas para graduar grau preto, é preciso fazer um curso dado por um pedagogo, um profissional na área de saúde. Todos os meus faixas pretas fizeram isso. Tem que fazer um curso de formação de instrutor para ensinar artes marciais. No meu sistema, a pessoa tem de fazer um curso de formação de instrutor. Essa é uma prática que eu abomino e inclusive investigo, porque faço parte do Sindicato dos Professores de Artes Marciais do RS.

O que disse Giovani MáximoEu não dou graduação para ninguém. Se tiver isso aí, pode publicar tudo. Eu me conheço, conheço meu trabalho e meus alunos para se graduar levam um bom tempo. Eu tenho atleta que treina há sete anos e meio e agora fez exame para grau azul com preto. Da minha parte, se houver isso, gostaria até que publicasse. Se tiver algo na mão, que mostre realmente isso. Da minha parte, tenho certeza que não houve. E s t o u c o m a c o n s c i ê n c i a tranquila. Para mim, isso é total mentira. Inclusive, gostaria que me mostrasse uma gravação, alguma coisa. Eu jamais vendi graduação para alguém ou negociei.

O que disse Alexandre CarneiroA minha federação não tem nenhum cert ificado de grau vermelho com branco. O grau máximo é marrom com branco. Aqui, não acontece negociação de grau. Eu fui três anos seguidos para a Tailândia, lutei mundial, sou nomeado p ro fesso r l á em técnicas, não botaria meu nome fora. Dou aula por esporte. Sou gerente de estacionamento, segurança de uma família há 14 anos. Arte marcial, para mim, é puro hobby.

Fonte e fotos: Carlos Rollsing e Mauricio Tonetto

Reportagem EspecialReportagem EspecialReportagem Especial

0

5

25

75

95

100

102 completa

terça-feira, 6 de janeiro de 2015 21:44:58

Page 12: 102 completa

Unidos no objetivo de servir ao nosso povo Cidreirense rogamos a Deus fe, conança, determinação, austeridade, e inspiração para seguirmos na construção do bem coletivo e na

concretização dos ideais do nosso povo.Neste momento especial de celebração da vida, queremos agradecer a conança depositada e

desejar que a luz divina continue a guiar os nossos caminhos. Que em 2015 continuemos a seguir compartilhando a esperança e construindo juntos um futuro melhor para nossa Cidreira, nunca

esquecendo que o ‘‘Natal é tempo de amor e união’’

Unidos no objetivo de servir ao nosso povo Cidreirense rogamos a Deus fe, conança, determinação, austeridade, e inspiração para seguirmos na construção do bem coletivo e na

concretização dos ideais do nosso povo.Neste momento especial de celebração da vida, queremos agradecer a conança depositada e

desejar que a luz divina continue a guiar os nossos caminhos. Que em 2015 continuemos a seguir compartilhando a esperança e construindo juntos um futuro melhor para nossa Cidreira, nunca

esquecendo que o ‘‘Natal é tempo de amor e união’’

Unidos no objetivo de servir ao nosso povo Cidreirense rogamos a Deus fe, conança, determinação, austeridade, e inspiração para seguirmos na construção do bem coletivo e na

concretização dos ideais do nosso povo.Neste momento especial de celebração da vida, queremos agradecer a conança depositada e

desejar que a luz divina continue a guiar os nossos caminhos. Que em 2015 continuemos a seguir compartilhando a esperança e construindo juntos um futuro melhor para nossa Cidreira, nunca

esquecendo que o ‘‘Natal é tempo de amor e união’’

Feliz Natal e um Próspero 2015Feliz Natal e um Próspero 2015Feliz Natal e um Próspero 2015São os votos do Prefeito Milton Bueno e da 1ª Dama, Serenita Bueno.São os votos do Prefeito Milton Bueno e da 1ª Dama, Serenita Bueno.São os votos do Prefeito Milton Bueno e da 1ª Dama, Serenita Bueno.

Deseja que você tenha um ótimo Natal, cheio de alegriase harmonia.

Deseja que você tenha um ótimo Natal, cheio de alegriase harmonia.

Deseja que você tenha um ótimo Natal, cheio de alegriase harmonia.

Deseja que você tenha um ótimo Natal, cheio de alegriase harmonia.

Que esse Ano Novo que se aproxima seja uma porta aberta para novos sonhos, renovações de fé e muita paz para o nosso mundo.Que esse Ano Novo que se aproxima seja uma porta aberta para

novos sonhos, renovações de fé e muita paz para o nosso mundo.Que esse Ano Novo que se aproxima seja uma porta aberta para

novos sonhos, renovações de fé e muita paz para o nosso mundo.

Feliz Natal e próspero Ano Novo!Feliz Natal e próspero Ano Novo!Feliz Natal e próspero Ano Novo!

É Natal!Época de festas, alegrias, união,

solidariedade e amor.Esperamos que 2015 seja repleto

de sonhos, vitórias e que em nossas vidas reinem a paz e

a harmonia!

É Natal!Época de festas, alegrias, união,

solidariedade e amor.Esperamos que 2015 seja repleto

de sonhos, vitórias e que em nossas vidas reinem a paz e

a harmonia!

É Natal!Época de festas, alegrias, união,

solidariedade e amor.Esperamos que 2015 seja repleto

de sonhos, vitórias e que em nossas vidas reinem a paz e

a harmonia!

É Natal!Época de festas, alegrias, união,

solidariedade e amor.Esperamos que 2015 seja repleto

de sonhos, vitórias e que em nossas vidas reinem a paz e

a harmonia!

Estes são os votos do Vereador Alex Contini, e família.Estes são os votos do Vereador Alex Contini, e família.

Feliz 2015Feliz 2015Feliz 2015E vendo eles a estrela,

se alegraram com grande e intenso júbilo.

E vendo eles a estrela, se alegraram com grande

e intenso júbilo.

E vendo eles a estrela, se alegraram com grande

e intenso júbilo. Mateus cp. 2 v. 2Mateus cp. 2 v. 2Mateus cp. 2 v. 2

Boas Festas a todos!

Boas Festas a todos!

Boas Festas a todos!

Estes são os votos do Vereador e Secretário de Obras de Cidreira, Néquinho da Máquina, e família.

Estes são os votos do Vereador e Secretário de Obras de Cidreira, Néquinho da Máquina, e família.

Estes são os votos do Vereador e Secretário de Obras de Cidreira, Néquinho da Máquina, e família.

Feliz 2015!Feliz 2015!Feliz 2015!

Estes são os votos do Mercado Golfinho, à todos os seus clientes e amigos.

Estes são os votos do Mercado Golfinho, à todos os seus clientes e amigos.

Estes são os votos do Mercado Golfinho, à todos os seus clientes e amigos.

Feliz 2015 e Boas Festas a todos!Feliz 2015 e Boas Festas a todos!Feliz 2015 e Boas Festas a todos!

Estes são os votos do Mercado JL, a todos os seus clientes e amigos.Estes são os votos do Mercado JL,

a todos os seus clientes e amigos.Estes são os votos do Mercado JL,

a todos os seus clientes e amigos.Estes são os votos do Mercado JL,

a todos os seus clientes e amigos.Estes são os votos de Drª Viviane Siqueira da Silva, e Família.

0

5

25

75

95

100

102 completa

terça-feira, 6 de janeiro de 2015 21:45:08