10/08/2013 - regional - edição 2950

4
Bento Gonçalves :: Sábado :: 10 de agosto de 2013 R gional a O florescer dos pessegueiros LINHA AMADEU ESTEFANIA V. LINHARES Geada registrada no final do mês de julho não prejudicou o desenvolvimento dos pêssegos Pág. 3 Fruticultor está realizando a colheita de bergamotas que terão como destino outros estados Pág. 2 Safra de citros promete bons resultados SÃO LUIS Legume é utilizado para a fabricação de conservas e indicado para saladas Pág. 2 Alcachofras são cultivadas em pequena área LINHA AMADEU Workshop com Christina Dias é uma das atrações do evento, que ocorre no Salão Paroquial Pág. 2 Semana da leitura inicia na próxima quarta-feira MONTE BELO DO SUL

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 03-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

10/08/2013 - Regional - Edição 2950 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 10/08/2013 - Regional - Edição 2950

Bento Gonçalves :: Sábado :: 10 de agosto de 2013

R gionala

O florescer dos pessegueiros

LINHA AMADEU

ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES

Geada registrada no final do mês de julho não prejudicou o desenvolvimento dos pêssegosPág. 3

Fruticultor está realizando a colheita de bergamotas que terão como destino outros estados

Pág. 2

Safra de citros promete bons resultados

SÃO LUIS

Legume é utilizado para a fabricação de conservas e indicado para saladas

Pág. 2

Alcachofras são cultivadas em pequena área

LINHA AMADEU

Workshop com Christina Dias é uma das atrações do evento, que ocorre no Salão Paroquial

Pág. 2

Semana da leitura inicia na próxima quarta-feira

MONTE BELO DO SUL

Page 2: 10/08/2013 - Regional - Edição 2950

2 R gionalSábado | 10 de agosto de 2013

a

São Luis Frutas tem como destino São Paulo e Rio Janeiro

Fruticultor comemora boa colheita de citros

Até a quarta-feira, 7, 1.474 meninos e meninas receberam a segunda dose da vacina con-tra o vírus HPV. A meta é atin-gir, até hoje, 10, 2.454 adoles-centes no Centro de Formação de Professores (antigo Salão Paroquial), das 8h às 12h.

A imunização é destina-da aos nascidos nos anos de 1999, 2000 e 2001. Para que a proteção contra o papilo-

A alcachofra se transformou em uma boa opção de cultivo para famílias que residem na zona rural. E essa foi a opção de Vera Werner dos Santos, moradora da Linha Amadeu. Ela auxilia a mãe na produção de conservas elaboradas com a flor da planta, e também in-dica o consumo como salada.

Segundo Vera, na pousada próxima a sua residência, por muitos anos o prato principal servido era o risoto de alca-chofra com vinho branco ou tinto. Assim, muitos dos hós-pedes começaram a buscar pela iguaria por apreciarem o prato. “Nós sempre gostamos

Os primeiros frutos de bergamota montenegri-

na já começaram a ser colhi-dos na propriedade de José Concli, localizada na comu-nidade de São Luis. Para dar conta da produção, ele conta com o auxílio de três funcio-nários e da família.

A safra está sendo avaliada positivamente pelo fruticul-tor. A colheita se estende até o mês de outubro. “Assim que uma variedade de berga-motas é colhida, se inicia na outra. Ainda tem as laran-jas, e assim se vai fazendo o giro”, aponta Concli.

A expectativa é que as la-ranjas somente serão colhidas daqui há três meses. Porém, como outros fruticultores, a principal preocupação é com a mosca que ataca as frutas que acabam caindo e não po-dem ser comercializadas. Para tratar os citros, são utilizados produtos, contudo, a marca que estava sendo utilizada nos pomares foi retirada do mer-cado. Assim, terá que buscar uma nova alternativa para o tratamento da produção.

As bergamotas são entre-gues para uma empresa loca-lizada no município de Pinto Bandeira, que, posteriormen-

A quinta edição da Semana da Leitura de Monte Belo do Sul será realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, no Salão Paroquial. A temática escolhi-da para este ano será “Livro, a ideia que constrói”.

A abertura oficial será na quarta-feira, 14, às 13h30min, com a apresentação das obras de autoria das escolas. O even-to terá como autora convidada Christina Dias, que ministrará um workshop para os professo-

Imunização deverá ocorrer em cerca de 2.454 adolescentes no município

José Concli possui cerca de 20 hectares dedicados a bergamotas e laranjas

Integrando a programação, serão comercializados livros voltados a diversos públicos

Família cultiva alcachofras em casa

FOTOS DIVULGAÇÃO

Segunda etapa de vacinação contra HPV se encerra hoje

Semana da Leitura contará com workshop com autora

ESTEFANIA V. LINHARES

LINHA AMADEU

FARROUPILHA

MONTE BELO DO SUL

res. A escritora desenvolverá ati-vidades durante durante toda a programação da semana da lei-tura. Outra atração desta edição é a apresentação do espetáculo teatral Doutores da Leitura. A secretária de Educação e Des-porto, Simone Bock Cantoni, afirma que a programação deste ano está bem atrativa, apesar de enxuta. Durante a realização do evento, haverá pintura artistica, animadores, venda de livros e leitura na praça.

te, envia para os estados de São Paulo e Mato Grosso. Concli explica que na região existem muitos fruticultores, o que dificulta a distribuição na região, por isso são envia-dos para outros estados. “Os

frutos são separados pela empresa e embalados em re-cipientes de 10 quilos para serem transportados até o seu destino”, comenta. Somente de citros, são cultivados cerca de 20 hectares.

de consumir a planta, e como virou uma coisa boa para ven-der e possui um preço bom. Estamos comercializando”, comenta. Além disso, as pes-soas que buscam o produto acabam aprendendo como fazer a receita de risoto, e até mesmo chegam a pedir mudas da planta para cultivarem.

A moradora explica que o processo para fazer conservas é bem simples e fácil. “Ba-sicamente consiste na parte da água fervida com vinagre branco, sal e uma folha de louro”, relata. No último ano, a safra de alcachofra não foi muito grande, mas mesmo as-

sim conseguiu vender toda a produção. “Geralmente conse-guimos fazer e manter a pro-dução durante o ano, mas na última safra terminou em mar-ço”, comenta.

A próxima colheita inicia no mês de setembro, e, em outubro, a perspectiva é que tudo esteja praticamente co-lhido. Cada pé chega a pro-duzir 40 alcachofras, em um ano avaliado como bom por Vera. O produto é comer-cializado diretamente para o consumidor. Alguns deles, já estão acostumados a adquirir as alcachofras na residência da família.

mavírus humano seja eficaz, é fundamental a aplicação das três doses da vacina. A tercei-ra acontecerá entre 25 e 30 de novembro.

A vacina aplicada em Farrou-pilha é a Quadrivalente, contra os tipos de HPV 6 e 11, presen-tes em 90% dos casos de verru-gas genitais e os tipos 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer de colo do útero.

Page 3: 10/08/2013 - Regional - Edição 2950

R gional 3Sábado | 10 de agosto de 2013

a

Linha Amadeu Registro de baixas temperaturas na época de floração preocupam

Valdenir Paese afirma que as gemas das flores dos pessegueiros não foram queimadas

Encontro vai reunir conselheiros

SANTA TEREZA

Geada não prejudica pomarO município de Santa Tereza

irá sediar o 85º Encontro Re-gional e o 1º Seminário de Con-selheiros Tutelares no dia 30 de agosto. Nesta edição, a temática será “Conhecendo as atribuições e a relação com a rede”.

O evento terá como paine-listas o promotor de Justiça de Bento Gonçalves Élcio Resmini Meneses, a conselheira tutelar de Barracão Reni Aparecida Girar-di, o conselheiro tutelar de Porto Alegre Júlio César Fontoura e o coordenador regional e presiden-te da Associação de Conselhei-ros Tutelares da Região da Serra (ACTS), Ricardo Muzi da Silva.

O encontro irá reunir con-selheiros tutelares, conselhei-ros municipais dos direitos da criança e do adolescente, entre outros profissionais. A progra-mação será desenvolvida no Clube Santa Tereza.

O colorido das flores já toma conta dos pesse-

gueiros. Com isso, os cuidados são redobrados para que uma boa safra seja garantida.

O frio registrado nos últimos dias do mês de julho não afe-tou o pomar da família Paese, localizado na Linha Amadeu. Segundo o fruticultor Valdenir Paese, a geada não estragou os pessegueiros. “Ouvi alguns co-mentários em que alguns luga-res, em que as flores queriam gerar a gema, que estava incha-da e queimou. Agora, as flores estão caindo”, ressalta. Ele ex-plica que estes fatores variam bastante em virtude do clima e também de onde estão localiza-das as terras, pois em pomares onde foram registradas tempe-raturas entre 0°C e -1°C, e ou-tros, onde chegou a -2°C, por isso, as gemas acabaram quei-mando.

Os cuidados com os poma-

ESTEFANIA V. LINHARES

res se intensificam a partir de agora; entre eles, a aplicação de herbicida. “A cada 10 dias é realizada uma aplicação de fungicida para controlar as doenças, depois tem raleio, o trabalho é direto”, explica.

A produção

A colheita está prevista para

iniciar na metade do mês de novembro, e a expectativa é que a safra seja boa. A produ-ção de citros é entregue para uma empresa que possui uma câmara fria localizada em Pinto Bandeira. Após, são revendidas para São Paulo e Rio de Janei-ro. “Eles estocam em câmara fria, embalam e fazem todo o comércio”, explica. Na proprie-

dade que é arrendada, são cul-tivadas quatro variedades, entre elas a chimarrita e a chiripá.

Paese relata que, há alguns anos, a safra de pêssego foi ruim, e muitos fruticultores se desfizeram dos pessegueiros para plantar parreira. Dian-te disso, ele acredita que esse seja um dos motivos para que se projete uma boa safra e um bom preço. “Nós vimos que de alguns anos para cá, já melhorou um pouco. De dois anos para cá, principalmente, a venda do pêssego, se conse-guiu vender fácil”, esclarece. Outros fatores que tem contri-buído para esta boa perspecti-va é que se conseguiu expandir o comércio para todo o país. “Os grandes centros consumi-dores estão recebendo frutas. Não sei se é por isso, ou por-que baixou a produtividade um pouco”, analisa. O pomar ocu-pa cerca de quatro hectares.

Page 4: 10/08/2013 - Regional - Edição 2950

4 R gionalSábado | 10 de agosto de 2013

a

EntraiO 16º Encontro das

Tradições Italianas (Entrai) está sendo realizado na comunidade de na

localidade de Nova Milano, em Farroupilha. O evento

que iniciou ontem, 9, contará com programação

também hoje, 10, e amanhã, 11, e segue no próximo semana. A temática para

está edição é “Família Imigrante: Fé, Sonho,

Trabalho e Conquistas”.

HumorOs humoristas italianos Tchó e Béppi estarão

em Garibaldi, no dia 1º de setembro, às 20h,

no salão comunitário do bairro São Francisco. A

entrada será um quilo de alimento não perecível.

Tchó e Béppi são personagens interpretados

pelos jornalistas, produtores culturais e

atores Luciano Vendrame (Tchó) e Fabiano

Mezzacasa (Béppi).

Nossa Senhora das Neves

Imagem de Nossa Senhora das Neves foi conduzida

por crianças, jovens e pelo grupo de canto até o Salão da Comunidade 6 da Leopoldina,

onde aconteceu o almoço festivo, no domingo, 4.

FestaA Festa de São Miguel ocorre

amanhã, 11, a partir das 10h30min, na Comunidade

Santo Antônio.

Linha PaulinaA comunidade da Linha

Paulina promove amanhã, 11, a Festa das Bochas. A

programação inicia às 10h.

VeríssimoO Jantar Dançante da

Comunidade Veríssimo será realizado hoje, 10, a partir

19h30min.

Linha AlcântaraA comunidade de Linha

Alcântara está promovendo o Jantar Italiano sábado, 17, às

19h30min.

JantarA Vinícola Salton realiza, no sábado, 17, o Jantar Harmonizado Vêneto/

Veneza, às 19h.

LeopoldinaA Festa em honra a Nossa

Senhora da Glória acontece no domingo, 18, na comunidade

do 40 Leopoldina.

FOTOS ESTEFANIA V. LINHARES

Estefania V. Linhares

[email protected]

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está apresentando uma nova cultivar de uva, a BRS Núbia, uva preta de mesa com sementes. A nova variedade tem entre seus principais atributos a necessidade de menor mão de obra no

cultivo e sua uniformidade de cor. Ela tem como característica principal o fato de demandar menos mão de obra para manejo do cacho. Quanto à cor, sob condições de clima quente (subtropical, tropical úmido ou semiárido) para as quais é indicada, a nova culti-var expressa bem a coloração preta, apresentando uma uniformi-

dade apreciada pelo consumidor.A nova cultivar destaca-se, ainda, pelos índices de substâncias

benéficas à saúde, pelo fato de apresentar ciclo mais curto do que a Brasil – o que resulta também em economia na aplicação de fun-gicidas – e pela boa aptidão para conservação pós-colheita. A BRS Núbia resultante do cruzamento entre as cultivares Michele Palieri

e Arkansas 2095, realizado em 2000, em Bento Gonçalves.

Nova cultivar de uva

Churrasqueiros trabalharam intensamente durante a festa em honra a padroeira da comunidade Nossa Senhora das Neves,

na Comunidade 6 da Leopoldina

Cozinheiras se dedicaram ao cardápio do almoçoda festa em honra a Nossa Senhora das Neves

Máquinas (1)

Hoje, 10, serão entregues a 40 municípios, entre eles Pinto Bandeira, retroescavadeiras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O

repasse será realizado pela pre-sidente Dilma Roussef e pelo ministro de Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas. A prefei-tura de Pinto Bandeira recebeu,

na quarta-feira, 7, totalmente reformada, a retroescavadeira

adquirida no primeirogoverno do município.

Máquinas (2)

O maquinário adquirido pelo governo federal é destinado à restauração e manutenção

de estradas vicinais, que ligam o meio rural ao perímetro

urbano. Serão investidos mais de R$ 6 milhões nas 40 retroes-cavadeiras, que vão beneficiar 135 mil habitantes do campo, sendo mais de 25 mil agricul-tores familiares. Até o fim do

programa, 455 municípiosgaúchos serão beneficiados

com 1365 máquinas.

NúmerosDurante todo o período do Festiqueijo, foi registrada a presen-ça de mais de 18 mil visitantes. A organização contabilizou o consumo de 3,9 mil kg de queijo, 11 mil litros de espumante, 4

mil litros de vinho, 32 mil pastéis, 40 mil pedaços de pizza, 3 mil quilos de galeto, 900 quilos de salsichão, 200 quilos de grostoli, 800 quilos de polenta brustolada e 300 quilos de pepino. A 25ª

edição, em 2014, ocorre de 3 a 27 de julho.

Suco O surpreendente crescimento médio anual de 76,5% registrado

nos últimos cinco anos atesta que o suco de uva 100% natural vem conquistando consumidores no mercado brasileiro por se apre-

sentar como uma bebida saborosa, natural e que faz bem à saúde. Prova disso é a larga aceitação desta categoria de suco entre

o público da área médica e praticantes de esportes.É dentro deste enfoque que o projeto Suco de Uva 100% do Brasil

estará presente, pelo segundo ano consecutivo, no Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul

(Socergs 2013), que se encerra hoje, 10, em Gramado.Material com pesquisas nacionais e internacionais que comprovam os benefícios do produto será distribuído para os congressistas. O objetivo da ação é divulgar os benefícios para a saúde do suco de uva 100%, elaborado sem adição de água nem açúcar, para mé-dicos cardiologistas, nutricionistas e professores de educação de

física, entre outros profissionais.

Agenda festa no interior