panorama regional 11 08 2011

8
ANO II - Nº 149 - AGOSTO DE 2011 Acadêmica de Fisioterapia da Unijuí, Ana Paula Philipp, relata a temporada de adaptações e experiências do intercâmbio em Portugal Descobrindo novas culturas Feira do Livro integra comemorações dos 190 anos de Cruz Alta contracapa página cinco Santo Ângelo em Dança une artistas e revela talentos página cinco

Upload: classificados-jornal-da-manha

Post on 08-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Jornal da manha, Panorama Regional, 11 08 2011

TRANSCRIPT

Page 1: panorama regional 11 08 2011

ANO II - Nº 149 - AGOSTO DE 2011

Acadêmica de Fisioterapia da Unijuí, Ana PaulaPhilipp, relata a temporada de adaptações eexperiências do intercâmbio em Portugal

Descobrindo novasculturas

Feira do Livrointegracomemoraçõesdos 190 anos deCruz Alta

contracapa

página cinco

Santo Ângelo emDança une artistas e

revela talentospágina cinco

Page 2: panorama regional 11 08 2011

A g e n d aA g e n d aA g e n d aA g e n d aA g e n d a

Expediente Panorama RegionalGráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23

Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi,Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada),

Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz eSanto Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis,

Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha de Catuípe(Catuípe), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubaas e Barra doGuarita), Tribuna Alto Jacuí (Lagoa Três Cantos, Tapera, Espumoso, Selbach, Ibirubá, Victor Graeff),Impacto Regional (Humaitá, Sede Nova, Crissiumal, Tiradentes do Sul, Três Passos, Bom Progresso,

Campo Novo), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo) eNovo Noroeste (Humaitá, Nova Candelária, Sede Nova, Bom Progresso e Campo Novo), O Sentinela(São Francisco de Assi), Cooperjornal (Três de Maio, Alegria, Boa Vista Buricá, Campina das Missões,

Cândido Godoi, Crissiumal, Doutor Mauricio Cardoso, Giruá, Horizontina, Humaitá, Independência, NovaCandelária, Novo Machado, Porto Mauá, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Martinho,

Sede Nova, Tiradentes do Sul, Três Passos, Tucunduva e Tuparandi), A Notícia (Catuípe), Jornal Informati-vo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede

Nova, Campo Novo, Bom Progresso,São Valério do Sul).

Colaboradores: Wilson Wagner.Edição: Damaris Rubert Diagramação: Nilton Golle.

Telefone: (55) 3331-0300 |[email protected] | Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS

ANO II - Nº 149 - AGOSTO 201122222

Comissão Organizadora do 25º Musicanto Sul-Americano promove jantar de Pré-Lançamento

A Eletrobras confirmou a liberaçãode R$ 150 mil para o Musicanto Sul-Americano de Nativismo de SantaRosa. Com o apoio de cinco grandespatrocinadores, o evento deste anodeve ser um dos maiores dos últimosanos.

A administração municipal de Coro-nel Barros está começando a progra-mar a próxima Expocelb, que será rea-lizada de 17 a 20 de março de 2012.

A Comissão Central Organizadora jáestá definida e tem na presidência ovice-prefeito Adelar Wilde.

O vice-presidente Odilar Vargas infor-

Coronel Barros realiza preparativos para a Expocelb

Mostra Cruz Alta 190 Anos está em exposição naAssembleia Legislativa de Porto Alegre

A administração de Cruz Alta, atravésde diversas secretarias municipais, coma coordenação da Secretaria Municipalde Planejamento e Coordenação (Se-plan), vem preparando diversas ativida-des e eventos alusivos aos 190 anos deCruz Alta.

No período de 1º a 18 de agosto, noVestíbulo Nobre Erico Verissimo da As-sembléia Legislativa, em Porto Alegre,

A Rainha Bruna Dallepiane Schneider e as princesas Laís Schwening e BrunaBorges vão Porto Alegre visitar diversas autoridades para divulgar a Feicat 2011

Rainha e princesas intensificam visitaspara divulgação da 9ª Feicat

A comissão organizadora da Feicat 2011está intensificando o roteiro de visitasda Rainha e Princesas para divulgaçãoda Feira da Produção e Desenvolvimentode Catuípe.

O vice-prefeito e presidente do even-to, Fábio José Moreira explica que estãoagendadas visitas ao governador TarsoGenro, na Assembleia Legislativa e a ve-ículos de comunicação da capital.

A rainha e as princesas do evento acom-panharão as autoridades locais em todos

Centro Cultural Italiano promove musicalLa Passegiatta per Le regiones d’Itália

Será realizado, no dia 12 de agosto,o 2º Musical Italiano "La Passegiattaper Le Regiones d'Itália", no espaço IINostro Canton, na Casa Italiana doParque de Exposições Wanderlei Bur-mann, abrindo as comemorações alu-sivas ao Ano Jubilar - 25 anos do Cen-

Nova Ramada promove Festival da Cançãoalusivo ao Dia do Estudante

Com o objetivo de promover o in-tercâmbio entre os estudantes domunicípio, através da cultura artísti-co-musical, despertar nos estudanteso interesse de cantar e interpretarartistas e proporcionar aos estudan-tes de Nova Ramada a oportunidadede competir com espírito artísticomusical e cultura, a Secretaria de Edu-

mou que nesta semana serão defini-das as subcomissões da feira e desta-cou que o evento será um dos maioresaté agora realizados. Ele afirmou tam-bém que até o final desta semana se-rão definidos os shows que serão rea-lizados durante a Expocelb em Coro-nel Barros.

os locais a serem visitados.

FeiraA 9ª Feicat será realizada nos dias 9,

10 e 11 setembro de 2011. O evento con-ta com várias atrações e mostra das po-tencialidades do município. A feira temuma característica única: a entrada éfranca tanto para os shows como paravisitação pública. Entre as atrações estáo Show nacional com João Marcio e Fa-biano, Super Banda G10 e Pedro Ortaça.

será realizada a Mostra Cruz Alta 190Anos.

Segundo a secretária municipal de Pla-nejamento, Luiza Pieniz, na oportuni-dade todos que passarem pelo local irãoter um momento de apreciação sobreum dos primeiros municípios gaúchos.

A solenidade de abertura da Mostraaconteceu no dia 2 de agosto, na As-sembleia Legislativa.

tro Cultural Italiano de Ijuí.O evento faz parte das programações

da 11ª Festitália, que também realizano dia 20 de agosto o 2º Jantar Itali-ano. Devem participar do evento as co-munidades de Ajuricaba, Augusto Pes-tana, Bozano, Catuípe e Panambi.

A Comissão Organizadora do 25ºMusicanto Sul-Americano agendoupara o dia 19 de agosto o tradicionalJantar de Pré-Lançamento do 25ºMusicanto, tendo como local a VigorArt Show. O evento será realizado de10 a 14 de novembro.

cação Cultura, Desporto e Turismo deNova Ramada promove neste sábadoo 8º Festival da Canção Estudantil domunicípio.

O evento será realizado na Socieda-de Esportiva, Recreativa e Cultura dePinhal Nova Ramada, com início às13h. A programação é alusiva ao Diado Estudante.

Secretaria de Educação de Ajuricaba promove o Rodacine

A Secretaria de Educaçãode Ajuricaba promove o Ro-dacine, cinema itinerantegaúcho, que estará em exi-bição no município no dia13 de agosto. Será dispo-nibilizado transporte paratodos os alunos da rede pú-blica municipal e estadualde ensino.

O evento será realizado noSalão Paroquial Paulo deTarso. Às 10h será exibidoo longa Antes que o Mun-do Acabe e o curta Um Ani-mal Menor, para alunos deséries finais, Ensino Médioe comunidade em geral. Às13h30, os filmes A Casa Ver-de e Enciclopédia, para alu-nos dos Anos Iniciais, Edu-cação Infantil e comunida-de em geral.

O longa Antes que o Mundo Acabeserá um dos filmes exibidos

Page 3: panorama regional 11 08 2011

ANO II - Nº 149 - AGOSTO 2011 33333G e r a lG e r a lG e r a lG e r a lG e r a l

P

Arte e magia marcamSemana Cultural de

Santo Ângelo

Foi realizada na sexta-feira, dia5, a abertura oficial da 19ª Se-mana Cultural de Santo Ânge-lo, que foi criada pela lei nº1.699 de 12 de agosto de 1993 emarca a semana do dia 12 deagosto, quando se comemora afundação da Redução de SantoÂngelo Custódio, que nesse anocompleta 305 anos.

A abertura das atividades des-se ano aconteceu na Capela doColégio Teresa Verzeri, tombadacomo patrimônio cultural doRio Grande do Sul.

Durante a programação foi re-alizada uma homenagem para opatrono Leo Petersen Fett. Pos-teriormente, foi apresentado umconcerto de violão clássico eflauta com os músicos FábioDalla Costa e Vanessa Weber, queexecutaram clássicos de Vivaldi,Bach, Böelmann e Pujal.

Na noite de terça-feira, foi re-alizada no Auditório do CentroMunicipal de Cultura, a palestra“100 anos de Cinema em SantoÂngelo”, com o escritor PauloPrado.

Banda IDR: revelação do momento

A Banda IDR vem consolidan-do-se no cenário musical. Mú-sicas de qualidade, com showsque são um verdadeiro espetá-culo estão fazendo a IDR, reve-lação do momento, Voar e car-regar fãs pelo Brasil.

Um novo estilo musical, poprock romântico, aliado às bati-das de reggae, letras e arranjospróprios. O primeiro CD da IDRestá fazendo o maior sucesso,com 12 faixas, intitulado Voar.Entre as canções que fazem par-te do CD, estão em destaque"Plural do Amor" "Super Mario","Nega", "Louco por Você" e"Voar", que estão tocando emrádios de todo Brasil, inclusivena Rede Atlântida (RS, SC EPR), e Rede Mais Nova (RS).

Os shows realizados até ago-ra tiveram públicos recordes. Aproposta sempre foi de muitaenergia e alto-astral para o pú-blico e isso vem sendo alimen-tado cada vez mais.

Concurso FotográficoPanambi em Foco

A abertura oficial da Semana Cultural de Santo Ângelo teve o concerto dos músicos Fábio Dalla Costa e Vanessa Weber

Programação também contou com a palestra 100 anos de Cinema emSanto Ângelo, com o escritor Paulo Prado

Teve início no mês de março asinscrições para o concurso foto-gráfico Panambi em Foco: Umnovo olhar sobre as belezas doVale das Borboletas Azuis, quetem como objetivo ampliar o acer-vo público de imagens da cidadee selecionar as mais belas foto-grafias para compor o calendáriode Eventos de Panambi 2012.

Os prêmios serão valores em

A sintonia com o público émuito grande. "Nosso trabalhoé feito através de muito empe-nho, dedicação, não só por par-tes de nós músicos, mas de todaa equipe IDR. Isso desde produ-ção a empresários", comenta oguitarrista Anderson Costa. Emapenas 10 meses após a estreia,IDR já passou por casas bem con-ceituadas e feiras de muita ex-pressão.

A banda é formada por J Marks(vocal e violão), Mazur Felipin(guitarra base e vocal), AndersonCosta (guitarra solo e vocal), Fer-nando Wolff (bateria), RicardoBólico (percussão), Lucas Diemer(teclados) e Diego Cadore (baixo).

Você pode conhecer mais daBanda IDR através do site Ofici-al: www.bandaidr.com.br, doBlog: bandaidr.wordpress.com oudo Twitter: www.twitter.com/idr-banda. Contatos pelos telefones3331-7508 / 9986-4474 ou peloe-mail: [email protected]

Neto de Vivaldino Prado quededicou mais de 60 anos de suavida ao cinema na região dasMissões, Paulo Prado fez um res-gate da história dos cinemas emSanto Ângelo, que esse ano com-pleta um século de atividade ci-nematográfica ininterrupta. Otrabalho de pesquisa se transfor-mou em uma publicação lança-da por Paulo, que também émembro da Academia Santo-an-gelense de Letras.

dinheiro. O primeiro lugar rece-berá R$ 1.000,00, o segundo R$750,00 e o terceiroR$ 300,00.

As inscrições podem ser feitasaté o dia 26 de setembro e as fo-tos serão julgadas no dia 28 desetembro.

Além das três fotografias pre-miadas, 12 serão selecionadaspara publicação do calendário deeventos 2012.

O primeiro CD daIDR está fazendo o

maior sucessoDurante a programação tam-bém aconteceu a projeção do fil-me “A Princesa Assíria e os Ab-sintos”. Escrito, produzido e di-rigido pelo pesquisador, o filmefoi gravado em Santo Ângelo.

Na quarta-feira, a Cia. Artísti-ca Peppe Company apresentou osespetáculos “A Velha e o Vaga-bundo” e “A Roupa Nova do Rei”em três sessões. As apresentaçõesocorreram no Teatro MunicipalAntônio Sepp.

Page 4: panorama regional 11 08 2011

ANO II - Nº 149 - AGOSTO 201144444 M u n d o d a s E s t r e l a sM u n d o d a s E s t r e l a sM u n d o d a s E s t r e l a sM u n d o d a s E s t r e l a sM u n d o d a s E s t r e l a s

Insensato Coração: vazam osnovos capítulos finais

Morde & Assopra Globo

Bibi pensa em fugirde seu casamento

Insensato Coração - Globo

Léo discute com Pedro. Vitó-ria manda Bibi não deixar Nataliefalar com ela em seu casamento.Norma é liberada da delegacia ediscute com Pedro e Marina.Wagner rompe com Natalie. Andrémarca a cirurgia. Natalie tentavender colar roubado de Bibi paraa própria.André conta a Beto quepode estar com câncer. Eunicetenta se entender com Rafa. Quimfaz as pazes com Rafa e Cecília.Gilda chama Norma para um chá,para que Marina e Pedro falem comela. Bibi pensa em fugir de seucasamento com Douglas.

Ícaro se declara para Júlia,mas ela o repele. Os policiais se-guem as pistas de Naomi até afazenda de Abner. Abner armaum plano para despistar a polí-cia e proteger Naomi. Isaías avi-sa Minerva que irá despejá-la.Áureo percebe o desânimo de Ce-leste e fica sabendo que Abner arejeitou. Celeste diz para Áureoque usará a tiara da mãe em seucasamento. Minerva descobreque Isaías sacou todo o dinhei-ro das contas no exterior e a dei-xou sem nada. Wilson apura por-que Elaine/Élcio roubou a fotodo fugitivo da delegacia. Xaviersugere que Naomi está escondi-da na casa de Abner. Irene e Cris-tiano tentam ficar a sós, mas sãoatrapalhados pelo pessoal doSPA. Melissa fala com PadreFrancisco sobre deixar ohábito.Wilson prende Celeste eSalomé.

>Filme País do DesejoO filme País do Desejo, de Paulo Caldas, foi exibido pela

primeira vez no Brasil na noite de segunda-feira, durante o39º Festival de Cinema de Gramado. Fábio Assunção interpre-ta um padre que se apaixona por Roberta (Maria Padilha),uma renomada pianista que sofre de uma doença crônica nosrins.

Úrsula propõe fugircom Herculano

Jesuíno pede permissão a Her-culano para fazer uma festa de noi-vado para ele e Dora. Miguézim temum sonho e pega um antigo per-gaminho no baú do tesouro deSeráfia. Açucena se incomoda coma quantidade de criadas lhe servin-do. Augusto anuncia para o povode Seráfia seu casamento com Ma-ria Cesária e o de Felipe com Açucena.Jesuíno se anima ao ouvir queEuzébio e Virtuosa receberam umacarta de Açucena e Dora sente ciú-mes. Úrsula propõe que Herculanofuja com ela. Miguézim vê uma an-tiga foto de um parente deBenvinda e percebe a semelhançacom o retrato que ele encontrouno baú do tesouro da corte.

Cordel Encantado Globo

Gabriel Braga Nunes quervida de roqueiro

Depois de interpretar o vilão Léo, na novela Insen-sato Coração que acaba semana que vem, Gabriel BragaNunes, 39, disse que agora quer vida de roqueiro.Gabriel tem um quarto só de guitarras e é com elas quepretende colocar o pé na estrada, assim que se despedirdo vilão Léo. Depois de passar um tempo em Nova Yorkpretende tocar em pubs.

George Clooney é cotado paranovo filme de Márcio Garcia

MárcioGarcia quer oator GeorgeClooney emseu novolonga-metra-gem. Apósfilmar OpenRoad, comAndy Garcia,ele já tem umnovo projetocomo diretorde cinema. Ofilme será deação.

Após terem feito vazar capítulos falsos com a inten-ção de confundir a imprensa, os autores Gilberto Braga eRicardo Linhares enviaram ao elenco, na última semana,novos textos com os verdadeiros finais dos personagensde Insensato Coração.

No último capítulo, após forjar a própria morte, Léosequestrará Marina e pedirá um resgate de 2 milhões deeuros (aproximadamente R$ 3,6 milhões). Após seseparar de Carol, André descobrirá um câncer nos testí-culos, mas será operado e ficará curado. O garanhãoacabará nos braços de Leila (Bruna Linzmeyer), mas emuma relação aberta. Já Carol se casará com Raul. Wandaserá revelada como a assassina de Norma. Os gaysEduardo e Hugo não vão morrer. Ao contrário, eles vãoter um final feliz, assinando um contrato de uniãoestável.Depois de sair do casamento com Cortez namiséria, Natalie posará nua novamente como "musa daimpunidade" e receberá o convite do presidente de umpartido para concorrer ao cargo de deputada federal.Além de vencer a eleição, ela será a candidata maisvotada do Brasil.

Diretor de 'Planeta dos Macacos'planeja continuar a saga

O diretor de Planeta dos Macacos: A Origem, Ru-pert Wyatt, tem grande esperança de retomar o temaem um segundo filme após o sucesso do primeiro, queteve a maior bilheteira em sua estreia nos Estados Uni-dos, com uma arrecadação de US$ 54 milhões. Ele acres-centou que as boas críticas a seu filme superaram suasexpectativas. O filme foi lançado 46 anos depois queCharlton Heston (1923-2008) se rodeou de atores ves-tidos de macacos no clássico que deu o nome à saga.

Wilson prendeCeleste e Salomé

>Andy Garcia participa doPrograma do Jô

Assim que colocou os pés no estúdio onde é gravado o Pro-grama do Jô, na Rede Globo, em São Paulo, Andy Garcia arran-cou aplausos animados até a hora em que se sentou. Simpáticoe bem humorado, acenou e se mostrou carinhoso com Jô Soa-res, que não escondia sua admiração pelo ator. Durante a en-trevista, falou sobre sua paixão pela música cubana, o início dacarreira e sobre os bastidores de seus longas mais famosos,como O Poderoso Chefão.

>Brasileira é eleita Miss TeenAos 17 anos, Gabriele Marinho, de Macéio, venceu o con-

curso Miss Teen World Brasil, realizado na última sexta-feira(5), em Houston, nos Estados Unidos. Além da coroa, a estu-dante recebeu R$ 130 mil em prêmios e contratos.

Page 5: panorama regional 11 08 2011

ANO II - Nº 149 - AGOSTO 2011 55555G e r a lG e r a lG e r a lG e r a lG e r a l

Investimento para a vida e para o futuro

É com a citação de AmyrKlink, no livro "Mar Sem Fim"que a acadêmica do curso de Fi-sioterapia da Unijuí, Ana PaulaPhilipp, que realizou intercâm-bio em Portugal, começa a des-crever sua experiência em soloestrangeiro.

Ana Paula conta que desdeos seus primeiros dias no Portotenta fazer um relato sobre aexperiência de estar realizandoum intercâmbio no curso de Fi-sioterapia da Universidade Fer-nando Pessoa (UFP), mas em ne-nhuma única vez conseguiu re-sumir isso. “No entanto, hojesei que toda essa "experiência"se inicia quando se cria cora-gem para se candidatar nos edi-tais que são oferecidos pela Uni-juí para realizar um período deestudos em terras distantes. En-tão entra em questão a seleçãoe toda burocracia que envolveo visto e a viagem, até que en-

"Hoje entendo bem meu pai. Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio dehistórias, imagens, livro ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que éseu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar docalor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem

precisa viajar para lugares que não conhece, para quebrar essa arrogância que nos faz ver omundo como imaginamos e não simplesmente como ele é ou pode ser. Que nos faz professores

e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver".

Santo Ângelo em Dançaconhece seus ganhadores

Na madrugada do domingo,após uma maratona de 55 coreo-grafias, além da apresentação dediversos grupos convidados, fo-ram premiados, em diferentescategorias, os ganhadores do San-to Ângelo em Dança.

Durante os três dias, mais de 85coreografias passaram pelo Palcodo Teatro Antônio Sepp, de 15cidades diferentes do Estado. Ati-vidades paralelas, como mesas edebate e oficinas de dança em

Ciclo de Reflexão e Debates vaiabordar 50 anos da LegalidadeA Amuceleiro, em conjunto

com Unijuí, 21ª CoordenadoriaRegional de Educação, Acamre-ce, Corede Celeiro, Rota do Yucu-mã e Codic vai realizar, no dia 16de agosto, o Ciclo de Reflexão eDebates 50 anos da Legalidade -Uma abordagem histórica. O even-to acontece no auditório da Uni-juí - Campus Três Passos.

O evento busca aproximar es-tudantes, professores, liderançaspolíticas, comunitárias, sindicaise a sociedade em geral, acerca deum dos maiores movimentos po-

fim se chega (só) ao destino, oPorto", observa.

Em Portugal, Ana Paula foirecebida na Residência Univer-sitária da UFP no dia 5 de feve-reiro, localizada na Foz do Dou-ro. "Convivi com estudantes dediversos países (Brasil, Portu-gal, Turquia, Polônia, Romênia,África, Bélgica, Lituânia, Egi-to) até a volta, no dia 15 dejulho", relata.

Se tivesse que resumir o in-tercâmbio de seis meses emuma palavra, Ana Paula diriaque foi "intenso", desde o pri-meiro dia. "O frio e o ventoeram intensos, as aulas, a sau-dade, as pessoas que acabei co-nhecendo, as amizades que seiniciaram lá, a necessidade doinglês, a diferença cultural emuma mesma casa, as viagens, osabor do vinho do Porto", lem-bra, saudosa.

Conforme Ana Paula, o Porto

é uma cidade linda, encantado-ra e acolhedora. "Acredito quenão exista alguém que tenha vi-vido no Porto e não tenha seapaixonado por essa cidade ounão pense em um dia voltar lá.Mas incrivelmente também foi láque passei a reconhecer e apre-ciar as qualidades do nosso Bra-sil. Lá conheci inúmeros portu-gueses que têm como uma dasprincipais projeções pessoais co-nhecer ou até viver em nossopaís, e se vê nos olhos o fascíniodeles ao relatar isso", relata.

De volta ao Brasil, Ana Paulaagradece à Unijuí pela oportu-nidade, que considera um inves-timento para o futuro. "Apósesse período, olhando em tornode mim, a sensação que tenho éque tudo continua igual, menoseu. E agora me encontro em umafase da vida que eu nem sabiaque existia, a fase de adaptaçãoà "velha" vida", finaliza.

pulares da história gaúcha, quelutou pela posse legítima do vice-presidente João Goulart, após arenúncia de Jânio Quadros da pre-sidência, garantindo a ordem de-mocrática e a defesa da liberdadee da vontade popular.

O ciclo regional terá a partici-pação de diversos painelistas queviveram aqueles momentos ouque possuem vínculos e conhe-cimentos históricos, enriquecen-do o debate e proporcionando àRegião Celeiro um momento cul-tural de muita grandeza.

diferentes modalidades, ocorre-ram junto ao Centro Municipalde Cultura nos dias do festival.As atividades movimentaram cen-tenas de profissionais, entre alu-nos, bailarinos e coreógrafos dediversos lugares do Rio Grande doSul, de outros estados e da Ar-gentina.

O festival teve a produção e re-alização de Douglas Ravadielli ePrefeitura Municipal, através daSecretaria Municipal de Cultura.

Mais de 85 coreografias passaram pelo Palco do Teatro Antônio Sepp

Ana Paula ficou na Europa de fevereiro até o mês de julho

Page 6: panorama regional 11 08 2011

ANO II - Nº 149 - AGOSTO DE 201166666 C o n t e ú d oC o n t e ú d oC o n t e ú d oC o n t e ú d oC o n t e ú d o

Diferentes estilos na vaneirainovam música gaúcha

O Chiquito & Bordoneio realiza, em média, 230 bailes/shows por ano

Como teve início a históriado grupo?

O grupo iniciou suas ativi-dades em janeiro de 1995 apóso seu fundador, o músico Fran-cisco Alves Corrêa "Chiquito"desligar-se do renomado grupoOs Monarcas, onde junto comseu irmão Gildinho fundaram eatuaram juntos por quase 23anos. Era um novo projeto esonho do Chiquito e que se tor-nou realidade para tornar o gru-po entre os principais nomes damúsica gaúcha.

Quais as músicas que nãopodem faltar no show?

As principais músicas quedeterminaram o sucesso do gru-po e que não podem ficar defora dos bailes/shows são; RodaMorena, Peão Não Chora, PraBailar de Cola Atada, SorrisoLindo, Remelexo, Tá Mentindo,Amigo, Irmão e Parceiro, Cho-rando Se Foi, Acertei na MegaSena entre outras.

Os shows inesquecíveis? São diversos por este imenso

e querido Brasil. Todos os lo-cais sempre são especiais pelarecepção carinhosa dos amigose fãs. Em média com 230 bai-les/shows por ano é difícil des-tacar somente alguns. Todosseus integrantes lembram comadmiração cada show, cadaevento realizado no decorrer dahistória do Grupo e sempre se-remos gratos a todos que aju-daram a atingir nosso sucesso.

O que o Chiquito & Bordo-neio faz para se manter sem-pre com o uma das principaisreferências da música no Es-tado?

O que o grupo está compro-

O grupo trabalha com muito planejamento e estratégias

Chiquito & BordoneioO Grupo surgiu depois que Chiquito desfez a

dupla com seu irmão Gildinho no Grupo Os Mo-narcas, em 1990. Com isso, em 1995, Chiquitodecidiu montar sua propria banda, intitulada Chi-quito & Bordoneio.

Entre seus principais sucessos, estão RodaMorena, Remelexo, Peão Não Chora, e Leão Do-mado. Tem, em seu estilo, uma música mais ro-mântica, mas sem deixar as tradições e a vaneirade lado.

Discografia

1995: Fungando Poeira1997: Da Estância pra Venda1999: Bem ao Nosso Estilo2001: Força Fandangueira2002: Conquistando Espaço2004: Cada vez Melhor2005: Ao Vivo 10 Anos2007: Chiquito & Bordoneio Volume 082008: Sem Parar2009: Ao Vivo Em Erechim2010: Para Ouvir e Dançar

metido é fazer tudo com quali-dade. Suas canções são sempredestinadas em agradar aos seusfãs e admiradores, bem como,sempre elevar o conceito comnovos públicos. Fomos o primei-ro grupo do sul em regravarmúsicas de outros estilos no es-tilo vaneira, com arranjos mo-dernos e que foram com o pas-sar do tempo diferenciando oconceito da banda. A estruturade sonorização e iluminaçãomais transporte também sãoquesitos que preservamos damelhor qualidade para poder,aos olhos e ouvidos do públi-co, corresponder às melhoresexpectativas.

Quais os objetivos que ogrupo ainda pretende alcan-çar?

O grupo trabalha com muitoplanejamento e estratégias parao nosso mercado de atuação.Sempre é necessário melhorar esonhar. Para este ano nossa in-tenção era de adquirir um mo-derno ônibus 0 km e o objetivofoi atingido. Conquistar maisum Disco de Ouro e também foirealizado. Gravar o 12º CD da

carreira e estamos em estúdiocom previsão de lançamentopara o próximo mês. Para o co-meço de 2012 devemos gravar o3º DVD em local ainda a ser de-finido.

Quais as referências e ins-pirações do Chiquito & Bor-doneio?

Todo o repertório para os sho-ws e para a gravação dos CDs édiscutido detalhadamente.Como no seu elenco artístico hávários profissionais com gostosdiferentes, as composições e ar-ranjos se tornam com diferen-tes estilos. Consequentementetornam suas músicas como va-neiras, chamamés, xote e mi-

longas gostosas de ouvir e dan-çar. Todas sempre acompanha-das com letras e melodias fei-tas para agradar ao máximo pos-

sível o público, conquistado aolongo da carreira e, claro, sem-pre querendo conquistar espa-ços novos.

Estará na região neste final de semana, nos municípios de Ajuricaba e Joia, o Chiquito & Bordoneio, grupo composto por Chiquito, Alexandre, Fogaça,Dinev, Márcio, Pequeno, Canhoto, Cris e Marquinho. Em maio deste ano, o Grupo recebeu seu 3º Disco de Ouro, referente ao 11º CD Para Ouvir e Dançar.

Page 7: panorama regional 11 08 2011

ANO I I - Nº 149 - AGOSTO 2011 77777G e r a lG e r a lG e r a lG e r a lG e r a l

Bolinhos de mandioca

Ingredientes:

1 quilo de mandioca cozida;300g de queijo (pode ser um queijoque derreta, como o colonial, porexemplo);4 ovos300g de linguiça (escolha uma quenão seja muito forte);Meio molho de salsinha verde;Meio molho de cebolinha verde;3 xícaras de farinha de trigo;500g de farinha de rosca;1 litro e meio de óleo para fritar(depende do tamanho da frigideira).

Modo de preparo:

Comece esmagando a mandioca previamente cozida. Épreciso que esteja bem macia. Cozinhe em água até queela se desmanche. Ao esmagar, retire os talinhos domeio. Junte a mandioca esmagada, o queijo picado, alinguiça cortada em pedaços bem pequenos, os ovos(claras e gemas), a salsinha e a cebolinha picadas.Misture tudo, (o melhor é mexer com a mão). Por últimoentra a farinha de trigo. Acrescente aos poucos atéobter uma massa consistente. Pode não ser preciso usartoda a farinha. Esquente bem o óleo em uma frigideiraampla. Faça bolinhos com a massa e passe-os na farinhade rosca. Rende, em média, 70 bolinhos médios, dotamanho de uma almôndega, mais ou menos. Com oóleo quente, frite os bolinhos até que fiquem dourados.Deixe-os escorrer em um prato com papel toalha antesde servir. Pode acompanhar uma saladinha verde ouservir como aperitivo.

O Projeto Atitude Limpa,iniciativa inserida dentro doPrograma Além da Energia daCeriluz, chegou neste mês deagosto a um novo público:Estudantes de diversas escolas dosmunicípios da região. O primeiroevento do projeto em escolasaconteceu no município deChiapetta, na quarta-feira, dia 3,na Escola Municipal HaydeeChiapetta. As demais escolasbeneficiadas foram EscolaMedianeira, de Ajuricaba, e EscolaDom Pedro I, de Nova Ramada,ambas no dia 10 de agosto.Também será beneficiada a EscolaEusébio de Queiroz, de Catuípe,no dia 23 de agosto; e as escolasde Ijuí, Giovana Margarita, PedroMaciel, Souza Lobo, Santana eJoaquim Nabuco, no dia 31 deagosto. Os estudantes destasúltimas escolas irão se reunir nasede social da Ceriluz (Afucoper).

A programação inclui ainteração dos alunos comcolaboradores da cooperativa e aapresentação do Grupo Teatral

Projeto Atitude Limpa chega às escolas da região

O Projeto Atitude Limpa é uma iniciativa inserida dentro do Programa Além da Energia da Ceriluz

M

João Drummond

Sucesso: a fórmula mágica

Descobrir uma fórmula mágica para o sucesso éum dos temas mais recorrentes da nossa avidezcotidiana. É a busca da “pedra filosofal”, do poteno fim do arco-íris, da ideia genial que resolvatodos os nossos problemas e angustias.

Passei toda minha juventude e boa parte da vidaadulta tentando encontrar respostas a estaquestão, até chegar à conclusão que ela está muitomais perto, e é mais fácil de ser alcançada do queimaginamos.

Pensei nestas buscas pessoais, que o sucessoseria alcançado ao passar em algum concursopúblico, na compra de um carro, na conquista dapessoa amada, na publicação do primeiro livro, noreconhecimento público de uma obra oucompetência.

Enquanto isto aquela sensação de fracasso meperseguia por não ter conseguido fazer vingarnenhum projeto, nenhuma ideia que me servisse deatestado de bem sucedido.

Não conseguia achar minha pedra filosofal,muito menos sentir na conjugação dos fatos a talconspiração universal de tanto falam os filósofosmodernos sobre sucesso e felicidade. Estas duaspalavras são, erroneamente citadas muitas vezes,como sinônimo. Nada mais equivocado. Isto porquevimos aquelas pessoas de sucesso reconhecido,terem seus projetos, antes tão sólidos,desmoronado como castelos de areia.

Ficou claro para mim que o sucesso é antes demais nada um sentimento, como alegria, tristeza, eque depende mais de valores intrínsecos, do que desímbolos superficiais e materiais.

Para alcançamos este sucesso amplo e irrestritotemos que tomar algumas decisões pessoais nonível da consciência, e neste sentido podemos nossentir bem sucedidos num estalar de dedos, mesmoque todos os fatos e circunstâncias deponhamcontra nós.

Cara de Pau, do município deIbirubá, que apresenta a peça"Cuidado! A Energia Baixou emMim!", com trinta minutos deduração. Esta peça tem comoobjetivo mostrar a evolução doprocesso de geração e distribuiçãode energia, do fogo àstecnologias atuais. De formadescontraída vincula ocooperativismo que se empenhoupara levar energia elétrica aoslugares mais distantes. Oespetáculo faz com que a plateiase envolva diretamente,interagindo por meio decomentários e perguntas, focandosempre o consumo consciente denossa energia elétrica. "O objetivoprincipal é levar conscientizaçãoàs escolas sobre o corretoconsumo de energia e preservaçãoambiental de uma formadiferenciada, e permitir que estesalunos conheçam melhor acooperativa, o cooperativismo eseus projetos!", explica acoordenadora do projeto, SaraCorbelini Enéas. A expectativa é

atingir aproximadamente 900alunos destas escolas, escolhidaspara este trabalho em virtude dejá virem realizando outrasatividades com a cooperativa. Paraa diretora da escola HaydeeChiapetta, Lisiane Toth Rodrigues,essa iniciativa da cooperativacomplementa as atividadesdidáticas realizadas pela escola."Este trabalho veio contribuir coma nossa prática diária. Nós játrabalhamos com as questõesambientais e o cooperativismodentro de nosso currículo e oteatro tratou muito sobre estestemas e com certeza vai contribuirpara a aprendizagem de nossosalunos", destacou a diretora.

As ações do Projeto AtitudeLimpa iniciaram com oscolaboradores da Ceriluz,estimulando questões ambientaise de comunicação interna. Suasatividades nas escolas estãoinseridas nas comemorações dos 45anos da cooperativa, que serãocompletados no próximo dia 20 deagosto.

Page 8: panorama regional 11 08 2011

ANO II - Nº 149 - AGOSTO DE 2011

Com o tema Valorizandoo artista Cruz-altense:Nossa terra te recebe delivros abertos, a feiraserá realizada de sexta-feira até domingo

Cruz Alta promove 18ªedição da Feira do Livro

A Feira do Livro em Cruz Altachega à sua 18ª edição. Promo-vida pela administração, atravésdas secretarias de Educação e deCultura, a feira, que será reali-zada de 12 a 14 de agosto, temcomo tema Valorizando o artistaCruz-altense: Nossa terra te re-cebe de livros abertos.

O escritor, pesquisador e his-toriador cruz-altense RossanoCavalari, autor do livro Dicioná-rio de Cruz Alta, é o patrono desta

A 14ª edição consecutiva do Fórum de Produção Pecuária-Leite, realizada pela Universidade de Cruz Alta, pelo curso deMedicina Veterinária e a CCGL, iniciou na terça-feira e teve seuencerramento ontem. Centenas de acadêmicos, produtores e pro-fissionais de diversos municípios do Estado participaram do even-to, conhecendo novas técnicas e cultivos.

O encerramento ocorreu na tarde de ontem, com tarde de cam-po, no tambo experimental da CCGL TEC. Foram apresentadas 10estações, abordando temas como o pacote tecnológico da CCGL;manejo de pastagens e do pastoreio para alta eficiência na produ-ção de leite; estabelecimento de pastagens de inverno em plantiodireto; novo padrão mínimo de qualidade do leite fixado pela IN51; criação de terneiras saudáveis, com baixo custo, pouca mãode obra e alto desempenho, entre outros.

O 14º Fórum de Produção Pecuária-Leite também foi espaçopara exposição de trabalhos. O 1º Salão de Trabalhos Científicosabordou temáticas como o leite, pastagens, cereais de inverno,economia leiteira e doenças como mastite. A primeira exposiçãode pesquisas envolveu acadêmicos de outros cursos, além de Me-dicina Veterinária.

Os participantes avaliaram positivamente tanto a tarde de campoquanto as palestras do evento, realizadas no Campus da Unicruz.

Tarde de Campo encerra Fórum de

Produção Pecuária-Leite

Tarde de campo ocorreu no tambo experimental da CCGL TEC

edição.Diversas atividades devem

mobilizar o município. Dentre asatrações, o Espetáculo teatral Liliinventa o mundo, com o GrupoMáschara; lançamento do livro detiras Cruzaltino, do escritorHenrique Madeira e daquadrinista Greice Pozzattoshow;Prosa musicada, com Juca Moraes,Ângelo Franco e Gujo Teixeira; es-petáculo Pandorga da Lua, encon-tro poético com Maria Helena

Zancan Frantz; palestra dopatrono da 18ª Feira do Livro elançamento do livro Dicionário deCruz Alta: histórico e ilustrado;espetáculo infantil e juvenil comEric Chartiot; escritor LauroTrevisan; Cine Literário - CurtasGaúchos; Espetáculo circense -Asas de um Sonho; concurso dedeclamações, trovas e danças;Show musical com Thedy Correa,poeta, compositor e músico dabanda Nenhum de Nós.

Durante a feira será lançado o livro de tiras Cruzaltino, do escritor Henrique Madeira e da quadrinista Greice Pozzattoshow