10/08/2013 - esporte - edição 2950

8
Sábado 10 DE AGOSTO DE 2013 MONTAGEM ROBSON B. OLIVEIRA SOBRE FOTOS DE MARCELO MACIEL BGF quer vitória contra a Afusca Futsal Série Ouro Página 3 Página 4 Capivara corre atrás do bicampeonato, enquanto o Só Canelas quer levantar a taça pela primeira vez Quem vai ficar com o título?

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 25-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

10/08/2013 - Esporte - Edição 2950 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 10/08/2013 - Esporte - Edição 2950

Sábado10 DE AGOSTO DE 2013

MO

NTAG

EM RO

BSON

B. OLIVEIRA

SOBRE FO

TOS D

E MA

RCELO M

ACIEL

BGF quer vitóriacontra a Afusca

Futsal Série Ouro

Página 3

Página 4

Capivara corre atrás do bicampeonato, enquanto o Só Canelas quer levantar a taça pela primeira vez

Copa Amizade

Quem vai ficar com o título?

Page 2: 10/08/2013 - Esporte - Edição 2950

2 Sábado, 10 de agosto de 2013 | Semanário

Um gaúcho de Nova Prata vem brilhando numa das principais categorias do automo-

bilismo americano. Miguel Paludo, 30 anos, co-memora o sucesso de sua terceira temporada na Nascar Truck Series. No domingo, 4, ele conse-guiu sua melhor posição no ano, ao cruzar a linha de chegada em segundo lugar no GP de Pocono. Com o resultado, assumiu o sétimo lugar na clas-sificação geral do campeonato, com 351 pontos.

Miguel Paludo começou a se destacar cedo no mundo do automobilismo. Aos 14 anos, já era campeão regional de kart, disputando pro-vas nos autódromos da Serra Gaúcha. Porém, foi em 2006 que o piloto de Nova Prata come-çou a profissionalizar sua carreira, disputando a Copa Clio. Em 2007, começou a disputar a Porsche GT3 Cup, onde tornou-se o mais jo-vem bicampeão da categoria. Foram 13 vitórias e sete poles nas duas temporadas.

Em 2010, Paludo chega aos Estados Unidos para correr provas da Nascar East, categoria re-gional composta por 10 etapas (todas nos Esta-dos Unidos), que busca preparar os pilotos para divisões como a Truck Series. Já no ano de es-treia, o piloto gaúcho conquistou três prêmios da Nascar (por mais ultrapassagens nas corridas) e estreou com um top-10 na Truck Series, uma das três competições nacionais do automobilismo americano. Na etapa de encerramento, em Ho-mestead, repetiu o nono lugar entre as 36 picapes e garantiu contrato para correr a temporada de 2011 com a equipe Red Horse Racing, iniciando um caminho inédito para os pilotos brasileiros em um campeonato nacional da Nascar.

Em seu primeiro ano completo na Truck Se-ries, Paludo acumulou cinco top-5, incluindo um quarto lugar logo na abertura do campeonato, em Daytona, e um terceiro na prova de Michigan. O brasileiro também fez 7 top-10 e completou 19 voltas na liderança. Em 2012, o piloto conseguiu sua primeira pole position e o maior número de voltas na liderança. Para completar seu sonho, agora Paludo quer conquistar a sua primeira vi-tória na Nascar. Ela bateu na trave, em Pocono. Quem sabe não será no sábado, 17, no lendário circuito de Michigan? É esperar para ver.

Após o segundo lugar na última etapa da competição, Miguel Paludo sonha agora com a primeira vitória nos Estados Unidos

Brilhando naMarcelo Maciel

[email protected]

FOTO

S D

IVU

LGA

ÇÃO

Automobilismo

Perfil

Nascimento:26 de julho de 1983

Idade:30 anos

Cidade Natal:Nova Prata, RS, Brasil

Residência:Mooresville, NC

Formação:Bacharel em Administração

Esposa:Patricia Paludo

Filho:Oliver Paludo

Categoria:Nascar Truck Series

Miguel Paludo

Page 3: 10/08/2013 - Esporte - Edição 2950

Artilheiro da Série Ouro, Carlão é uma das armas do BGF para vencer a Afusca hoje, em Cachoeirinha

Marcelo Maciel

[email protected]

Para seguir pontuandoFutsal Série Ouro

ANDERSON CARPES, ARQUIVO

O Bento Gonçalves Fut-sal (BGF) faz, hoje à

noite, a sua segunda partida na segunda fase do Campeo-nato Estadual de Futsal Série Ouro. O adversário será a Afusca, de Cachoeirinha, e o objetivo é seguir vencendo na competição antes dos con-frontos contra ACBF, Assoe-va e Atlântico. O jogo inicia às 20h30min, com transmis-são ao vivo pela TVCOM.

O técnico Vaner Flores terá a volta de Kevin, que es-tava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Com isso, o BGF terá todos os atletas à disposição para o confronto contra a Afusca. Flores revela que o jogo de hoje é muito importante, pois pode permi-tir que a equipe tire pontos de mais um adversário direto pela classificação às semifi-nais da Série Ouro. “O que

3Semanário | Sábado, 10 de agosto de 2013

pudermos somar de pontos, antes de jogarmos contra os três grandes, melhor. Desta forma, em caso de uma der-rota, teremos uma pequena gordura acumulada”, enfatiza o técnico. Flores conta com o artilheiro da Série Ouro, o ala Carlão, para conseguir mais três pontos na tabela e se manter entre os líderes da segunda fase.

Na quarta-feira, 7, a As-soeva foi a primeira das três equipes que disputam a Liga Nacional a estrear na Série Ouro. Jogando em Sanan-duva, o time de Venâncio Aires venceu a ADS por 1 a 0. Hoje, às 20h, é a vez do Atlântico, de Erechim, fazer sua estreia. Será contra o Ca-choeira Futsal, em Cachoeira do Sul. A ACBF estreia so-mente na sexta-feira, 16, con-tra a Assoeva.

Page 4: 10/08/2013 - Esporte - Edição 2950

Capivara, do atacante Cristian, e Só Canelas vão para o tira-teima

Quem leva: Capivara ou Só Canelas?Marcelo Maciel

[email protected]

FOTOS MARCELO MACIEL

Final da Copa Amizade

Hoje à tarde o Parque Es-portivo Montanha dos

Vinhedos vai tremer. A partir das 15h30min, Capivara e Só Canelas decidem o título da se-gunda edição da Copa Amizade. Será a disputa do atual campeão contra a equipe se classificou na última rodada na primeira fase, mas que foi imbatível nos mata--matas. O ingresso para a par-tida será um quilo de alimento não-perecível.

As partidas iniciam às 13h30min, com a disputa do terceiro lugar, entre Avacalha-dos e Atécubanos. Após, acon-tece a decisão do título.

O Capivara entra em campo para buscar o segundo título da competição e também manter uma invencibilidade que já dura dois anos. A experiência do grupo de jogadores será o dife-

4 Sábado, 10 de agosto de 2013 | Semanário

As campanhas

1ª fase3 x 1 Hakuna Matata1 x 1 8 da Graciema0 x 2 Copeiros de La Sierra3 x 2 Fronteira2 x 3 Capivara0 x 1 Colorado3 x 1 Bola nas Costas

Quartas de final2 x 2 Real Madruga2 x 0 Real Madruga

Semifinal2 x 2 Atécubanos2 x 0 Atécubanos

Desempenho5 vitórias3 empates3 derrotas20 gols marcados15 gols sofridos

Só Canelas

FONTE: SEMJEL

Capivara1ª fase

5 x 1 Copeiros de La Sierra3 x 1 Hakuna Matata1 x 1 Fronteira2 x 2 8 da Graciema3 x 2 Só Canelas3 x 1 Bola nas Costas3 x 2 Colorado

Quartas de final3 x 2 Edimais1 x 0 Edimais

Semifinal3 x 1 Avacalhados4 x 4 Avacalhados

Desempenho8 vitórias3 empates0 derrotas31 gols marcados17 gols sofridos

RegulamentoA decisão do campeonato será em apenas uma partida, sem van-

tagens ou saldo de gols. Quem vencer leva o título.

rencial que a equipe quer usar para garantir o bicampeonato.

Já o Só Canelas não abre mão da vitória, principalmen-te depois de uma recuperação espetacular nas quartas e nas semifinais. A equipe sabe que tem condições de vencer o

atual campeão e ficar com o título. Na primeira fase, Capi-vara e Só Canelas ficaram no mesmo grupo, e o Capivara venceu o confronto por 3 a 2, num jogo bastante disputado.

Page 5: 10/08/2013 - Esporte - Edição 2950

Escolinha do São Bento Futsal virou referência na cidade para treinamento de crianças e adolescentes

Oportunidade aos carentes

Marcelo Maciel

[email protected]

Escolinhas

Educação e esporte juntos

MA

RCELO M

ACIELQuando um pai procura uma escolinha esportiva

para o seu filho, o objetivo principal é proporcionar uma atividade de lazer e diversão para a criança. Esta fase de desenvolvimento infantil é importante e requer algumas atenções na hora de escolher a instituição que seu filho vai praticar esportes. Em Bento Gonçalves vem chamando a atenção o trabalho que vem sendo desenvolvido no São Bento Futsal, onde a maior preocupação é a formação do aluno como cidadão.

Segundo o professor Edson Batista, responsável pela esco-linha, o trabalho é desenvol-vido desde 2007, oriundo da Escola Recriar, onde trabalho desde 1996. O São Bento Fut-sal começou com 25 alunos e hoje tem mais de 150, sendo que 10 deles são oriundos de bairros carentes da cidade e participam gratuitamente das atividades. O objetivo princi-pal é cuidar da formação de conduta, caráter e comporta-mento da criança. Ele explica que existe uma preocupação com tudo o que é ensinado no dia a dia. Os três professores, que estão cursando Educação Física, que atuam na escolinha desenvolvem todos os fun-damentos do futsal e de trei-namentos. Batista revela que este trabalho auxilia na coor-

5Semanário | Sábado, 10 de agosto de 2013

denação motora da criança. Um diferencial da instituição é o transporte dos alunos, o que permite uma tranquilida-de para os pais, que não pre-cisam deixar seus compromis-sos para levar os filhos para treinar.

Além disso, o professor des-taca que o processo pedagógi-co é baseado no positivismo, onde é mostrado diariamente que todos podem participar das atividades e os que têm mais dificuldades devem ser auxiliados pelos que estão mais desenvolvidos. “Aqui a com-petitividade está em segundo plano. Estamos mais preocu-pados com a personalidade dos alunos e a autonomia e crescimento pessoal que nosso trabalho possa proporcionar”.

O médico Marco Grando é um dos que aprova a didática adotada no São Bento Fut-sal. Ele colocou o filho Luiz Eduardo, de 10 anos, na es-colinha e em pouco tempo notou a evolução do garoto. Segundo Grando, o meni-no criou mais autonomia e independência, graças à pe-dagogia adotada pela escoli-nha, onde os ensinamentos são feitos de forma lúdica e global. “No início tinha que trazê-lo em todos os treinos. Hoje ele vem na van, arruma suas coisas e nem precisamos nos preocupar”.

Outro diferencial da São Bento Futsal é a forma de integração entre os alunos. Atualmente, 10 crianças de bairros carentes da cidade fazem parte da escolinha. De acordo com o professor Ed-son Batista, a experiência tem sido muito válida, pois, inde-pendente da classe social, a amizade e o respeito são for-talecidos durante a aula.

Batista revela que a inten-ção é aumentar a cota para 30 crianças carentes participan-do das atividades esportivas. “Vamos elaborar um projeto para buscar recursos e abrir mais espaços para estes me-nores, com o objetivo de for-

marmos cidadãos melhores e dar-lhes uma oportunidade real lá na frente”, destaca o professor.

Uma marca registrada da São Bento Futsal é a fideli-dade de seus alunos. Batista explica que não há mais va-gas em todos os horários da escolinha, mas mesmo as-sim existe uma fila de espe-ra com mais de 50 crianças. Ele ressalta que muitos pais antecipam a rematrícula para que os filhos não percam a sequência nos treinamentos. “Temos a preocupação de entregar o kit com o unifor-me da escolinha quando a matrícula é realizada”.

O sucesso do trabalho apa-rece quando um dos alunos da escolinha vira professor. É o caso do jovem Gabriel Durante, estudante de Edu-cação Física e jogador da equipe sub-20 da ACBF. Ele começou criança na escoli-nha, ficou por quase 10 anos e, após começar sua faculda-de, entrou para a equipe de Edson Batista.

O professor pretende abrir mais vagas para 2014. Os in-teressados em colocar seus filhos na escolinha podem entrar em contato pelo tele-fone 3452-1327 ou na sede da Sociedade São Bento, na rua Xingú, 357.

Page 6: 10/08/2013 - Esporte - Edição 2950

Chaves definidasCitadino de Futsal

Marcelo Maciel

Na quinta-feira, 8, foram definidos os grupos para

a disputa do Citadino de Fut-sal. Serão 27 equipes partici-pantes, divididas em quatro chaves, três com sete times e uma com seis. A data de início do campeonato ainda depende da licitação da arbitragem, que acontece na segunda-feira, 12.

Os jogos serão disputados, inicialmente, no Ginásio Mu-nicipal de Esportes e no Gi-násio da Busa, no Vale dos Vinhedos. Muitas equipes surgiram com a saída dos tra-dicionais Juventus, Açolar e Atlético. Outras novas foram montadas, como o Portal e o São Bento Futsal, dois times que estarão com elencos re-forçados e chegam para brigar pelo título do principal cam-peonato de futsal da cidade.

6 Sábado, 10 de agosto de 2013 | Semanário

Os grupos

Santa HelenaLider TecSão BentoVeronaWinnersLigeirinhoMercado Bandeira

Chave A Chave B

Chave D

PatrulhenseBorotto VeículosNetfarT.B.A.PortalSó BruxosPanizzi Veículos

BfcParmaTancredoMultimarcaEstrela Da SerraLokomotiva

Regulamento1) Na 1ª fase, classificam-se os quatro melhores de cada grupo.2) Na segunda fase, os 16 classificados se enfrentam nas oitavas de final em jogos de mata-mata.3) As quartas de final e as semifinais também serão decididas em jogos de ida e volta.4) A final do Citadino de Futsal e a disputa do terceiro lugar serão realizadas em partida única.

Chave CA.F.E.ProgressoSamucaBsa MoveisAtlético São RoqueTigresFantasma

[email protected]

Page 7: 10/08/2013 - Esporte - Edição 2950

Sábado, 10 de agosto de 2013 7

Page 8: 10/08/2013 - Esporte - Edição 2950

8 Sábado, 10 de agosto de 2013 | Semanário

Arbitragem de luxo

Capivara x Só Canelas

Leandro Vuaden não vai apitar a final da Copa Amiza-de, mas nem por isso a deci-são deixará de ter uma arbi-tragem de luxo. Quem apita o jogo entre Capivara e Só Ca-nelas será Jean Pierre de Lima (foto), auxiliado por Altemir Haussmann (Fifa) e José Ro-berto Raach.

O nível da arbitragem mostra o profisisonalismo e a respon-sabilidade de quem está a fren-

Hoje sai o campeão da Copa Amizade. Vou estar lá no Montanha dos Vinhe-dos, com toda a certeza, acompanhando o jogão en-tre Capivara e Só Canelas. Torço para que os dois ti-mes façam um jogo limpo e sem violência.

No início da competição cravei o bicampeonato do Capivara e agora chegou a hora da verdade. Sei que

CARLO

S AN

DRÉ BO

RGES, G

RUPO

RSCOM

, DIVU

LGA

ÇÃO

DIVU

LGA

ÇÃO

MARCELO MACIEL

Não vai faltar quem critique a diretoria do Esportivo por ter contratado o diretor executi-vo Bruno Noventa. Como um otimista que sou, acredito que a chegada deste dirigente é um amadurecimento de quem co-

Esportivo amadurece

[email protected] MacielDe primeira

manda o Alviazul. É preciso ter um profissional com dedicação exclusiva para pensar o futebol e o futuro do clube, buscar par-cerias e também fechar grandes negócios. Noventa mostra-se preparado para o desafio e tem

muitos contatos com gente im-portante do mundo do futebol. Se vai dar certo, só tempo dirá. Mas o Esportivo, com certeza, está dando um passo impor-tante para colher bons frutos a longo prazo.

Boleirada no Tuiuty

No domingo, 4, os veteranos da bola se reuniram no campo do Grêmio Tuiuty para disputar um torneio preparatório para o Campeonato Distrital que está chegando. Participaram da com-petição o Rosário, de Monte Belo, Ouro Verde e o Grêmio Tuiu-ty. Sérgio Panizzi, organizador do torneio, a competição serviu para incentivar os atletas e ter mais conhecimentos das equipes que vão disputar o Distrital. O campeão foi o Grêmio Tuiuty, em segundo, ficou o Rosário e, em terceiro, o Ouro Verde. Palito, do Grêmio Tuiuty foi o artilheiro, com três gols marcados. A confraternização foi regada com um saboroso churrasco.

te da empresa encarregada da escala dos homens do apito. É também a valorização de uma competição que caiu no gos-to da comunidade esportiva bento-gonçalvense e veio para ficar no calendário da Secre-taria Municipal da Juventude Esporte e Lazer (Semjel). Que hoje à tarde tudo corra bem, e que vença o melhor. Vamos fe-char o campeonato com chave de ouro, gurizada.

os meus amigos do Só Ca-nelas estão me cobrando imparcialidade, mas este co-lunista é acostumado a dar seus palpites. Por isso, caros William Sales e Rami Sfredo, representando aqui todos os atletas do Só Canelas, se o time de vocês for campeão a corneta está valendo e será muito bem recebida. Agora, se o Capivara conquistar o bi, também vou tirar onda.