10 propostas para a reforma do estado

2
O MpD continuará a lutar por um País assente na ideia de liberdade e de respeito real pelos direitos das pessoas e no entendimento de que é na iniciativa e na capacidade dos cidadãos que reside a chave do futuro, cabendo ao Estado promover adequados incentivos para que isso aconteça. A despartidarização das instituições públicas é, na situação actual de Cabo Verde, acima de tudo uma questão de natureza política que exige uma nova atitude face ao exercício do poder. O MpD promoverá e animará o debate na sociedade sobre a regionalização ou a insularização do País e sobre o aprofundamento da democracia local em direcção às comunidades de base. Neste quadro, o MpD garante: 1 Um modelo de Estado/Administração que cultive a legalidade democrática e não se escuda na morosidade dos procedimentos judiciais - e nem em qualquer outro expediente de influenciação das decisões - para perpetrar ofensas aos direitos e interesses legítimos dos cidadãos. 2 A Regionalização e o reforço da descentralização serão o novo modelo de organização do Estado, que melhor se adapta às realidades físicas e humanas do País, de modo a optimizar os recursos e as oportunidades. O MpD reitera a defesa intransigente da descentralização, assente na legitimidade do voto popular. E entende o MpD que as ilhas devem ser concebidas, em regra, como regiões políticas, dotadas de amplos poderes em matérias de desenvolvimento económico e social. 3 Reforma global das estruturas centrais do Estado - Racionalização da estrutura do Estado que ponha termo à enorme multiplicidade e volatilidade de Direcções Gerais focalizadas na formulação de subsídios técnicos para a fundamentação estratégica das políticas e na coordenação das actividades operacionais dos Ministérios; os membros do Governo devem concentrar-se nas políticas e nas opções estratégicas dos respectivos Ministérios. 4 Profunda reforma do estatuto do pessoal dirigente, com um grau superior de exigências no recrutamento dos titulares e reforço considerável dos seus poderes e competências, retirando aos membros do Governo as actuais competências administrativas. 5 A profissionalização da função pública e criação de uma administração pública que se norteie por regras e procedimentos exclusivamente postos ao serviço do

Upload: carlos-veiga

Post on 07-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

A despartidarização das instituições públicas é, na situação actual de Cabo Verde, acima de tudo uma questão de natureza política que exige uma nova atitude face ao exercício do poder. O MpD promoverá e

TRANSCRIPT

Page 1: 10 Propostas para a Reforma do Estado

O MpD continuará a lutar por umPaís assente na ideia de liberdade ede respeito real pelos direitos daspessoas e no entendimento de que éna iniciativa e na capacidade doscidadãos que reside a chave dofuturo, cabendo ao Estado promoveradequados incentivos para que issoaconteça. A despartidarização das instituiçõespúblicas é, na situação actual deCabo Verde, acima de tudo umaquestão de natureza política queexige uma nova atitude face aoexercício do poder. O MpD promoverá e animará odebate na sociedade sobre aregionalização ou a insularização doPaís e sobre o aprofundamento dademocracia local em direcção àscomunidades de base. Neste quadro, o MpD garante:

1Um modelo de Estado/Administraçãoque cultive a legalidade democrática enão se escuda na morosidade dos

procedimentos judiciais - e nem em qualqueroutro expediente de influenciação dasdecisões - para perpetrar ofensas aos direitos einteresses legítimos dos cidadãos.

2 A Regionalização e o reforço dadescentralização serão o novo modelode organização do Estado, que melhor

se adapta às realidades físicas e humanas doPaís, de modo a optimizar os recursos e asoportunidades. O MpD reitera a defesaintransigente da descentralização, assente nalegitimidade do voto popular. E entende oMpD que as ilhas devem ser concebidas, emregra, como regiões políticas, dotadas deamplos poderes em matérias dedesenvolvimento económico e social.

3 Reforma global das estruturas centraisdo Estado - Racionalização daestrutura do Estado que ponha termo

à enorme multiplicidade e volatilidade deDirecções Gerais focalizadas naformulação de subsídios técnicos para afundamentação estratégica das políticas ena coordenação das actividadesoperacionais dos Ministérios; os membrosdo Governo devem concentrar-se naspolíticas e nas opções estratégicas dosrespectivos Ministérios.

4 Profunda reforma do estatuto dopessoal dirigente, com um grausuperior de exigências no

recrutamento dos titulares e reforçoconsiderável dos seus poderes ecompetências, retirando aos membros doGoverno as actuais competênciasadministrativas.

5 A profissionalização da funçãopública e criação de umaadministração pública que se

norteie por regras e procedimentosexclusivamente postos ao serviço do

Page 2: 10 Propostas para a Reforma do Estado

interesse público e não se deixeinstrumentalizar por critérios de políticapartidária.

6 Lista curta e fechada de cargos deconfiança pessoal e política,deixando todos os outros para a

meritocracia, enquadráveis em carreirasou, no mínimo, condicionados a concursopúblico com mandato determinado.

7 Todos os lugares de chefia naAdministração Pública devemser lugares de carreira, incluindo

os Directores de Serviço, salvo casosexcepcionais. Os cargos de DirectorGeral devem ser providos por concursopúblico, promovido com rigor, isenção etransparência.

8 Responsabilização daAdministração perante oscidadãos e as empresas. Num

Estado de Direito Democrático, a

Administração Pública submete-se aodireito e responsabiliza-se pela ofensa dosdireitos e legítimos interesses dos cidadãose das empresas.

9 Instalação urgente do Provedor deJustiça, como instância de garantiados direitos e legítimos interesses

dos cidadãos face à Administração.

10 Simplificação administrativa.O Governo do MpD adoptará,a curto prazo, um verdadeiro

programa de desburocratização esimplificação legislativa que concretize aeliminação de formalidades inúteis e deexigências desproporcionadas, alargue oscasos de deferimento tácito, encurte temposde resposta e imponha o cumprimento dosprazos legalmente previstos, expectativalegítima do cidadão. Reforço edesenvolvimento do «Governo Electrónico»,através do uso das TIC em sistemaorganizado.