1  · em setembro, iremos lançar o livro com as receitas do club gourmet sincor-es e as...

20
1 www.sincor-es.com.br

Upload: truongcong

Post on 24-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1www.sincor-es.com.br

2www.sincor-es.com.br

SEDE PRÓPRIAEndereço:- Av. Leitão da Silva, Nº 1387 Conj. 509/512 - Edf. Scheila - Bairro Santa Lúcia,

Vitória, ESSite: www.sincor-es.com.br

E-mail: [email protected]

DiretoriaPresidente: José Romulo da Silva1º Vice-Presid.: Pedro de Paula Pinto2º Vice-Presid.: Leovigildo José Bello1º Secretário: Santa de Luziê Oliveira2º Secretário: Nicolau Marino Calabrez1º Tesoureiro: José Alexandre Cid Pinto2º Tesoureiro: Antonio José A. ImperialDiretora Social: Ana Júlia MerottoDir. Marketing: Willian da Silva AraújoDir. Informática: Antônio Dimas NetoDir.Rel.c/Merc.: Neudon Almeida Valadão

SuplentesPaulo Henrique Rocha Latado

Jocarly Santos Spinassé

Conselho FiscalRobinson Ferreira de Mello

Flávio Simonetti BelloCleber Calabrez

SuplentesJosé Rubem Cid PintoLuiz Carlos Silva Porto

Marisa Machado Imperial

Jornalista ResponsávelMarcilene Forechi MTB 627/95

Redação e EdiçãoMarcilene Forechi

[email protected]

DiagramaçãoIvo Tadeu Basilio

ImpressãoGM Gráfica e Editora Ltda

EXPEDIENTE

Telefones para ContatoSINCOR-ES

Geral....................................... 2125-6666................................................ 2125-6667Deptº Adm./Financ.................. 2125-6669Cadastro Corretor................... 2125-6674Atend. D.P.V.A.T..................... 2125-6671Fax......................................... 2125-6672Revista Sincor-ES.................. 2125-6671Assistente de Diretoria.......... 2125-6670

Empresas ColigadasCREDICORES....................... 3315-5027............................................... 3315-5028FUNENSEG-ES..................... 2125-6673............................................... 2125-6683CVG-ES................................. 2125-6675CAMASEG-ES....................... 2125-6675

José Romulo da SilvaPresidente do Sincor-ES

Balanço e realizações

o P

i n

i ã

o

No final do ano de 2008 apresentamos aos nossos associados e às segura-doras parceiras o planejamento de atividades para 2009. Todos se lembram que o momento era de muitas incertezas e turbulência por conta da crise financeira que movimentou os mercados internacionais. Na ocasião, nosso planejamento pareceu, para alguns, um tanto ousado, mas, para nós do Sincor-ES, que sempre acreditamos no poder das ações e no potencial criativo que os momentos de crise nos permitem exercitar, o planejamento para 2009 era bem real e realizável.

Hoje, seis meses depois, podemos fazer uma avaliação muito positiva do desenvolvimento dos projetos propostos. Todos eles foram executados, estão em fase de execução ou estão encaminhados. Reafirmamos nossas parcerias com instituições importantes como o Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv), a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e as seguradoras com representação no Espírito Santo, por meio do apoio às atividades desenvolvidas por elas.

Fomos pioneiros em chamar para uma conversa a diretoria da Brasilveículos, que pôde falar para corretores sobre as mudanças que poderão ocorrer com a incorporação da Banestes Seguros pela seguradora. Também realizamos o “I workshop do mercado de seguros”, com patrocínio da Bradesco Vida e Previdência, que iniciou uma nova fase no empenho do Sincor-ES em promover o aperfeiçoamento da atividade do corretor de seguros.

Na área de responsabilidade social, implantamos a coleta seletiva e con-solidamos nossa participação no Projeto Segs, alcançando o certificado de instituição a caminho da excelência em gestão. Implantamos em parceria com a Escola Nacional de Seguros o Programa Amigo do Seguro e iniciamos nosso projeto de interiorização das ações do sindicato, com a realização de eventos para corretores no interior do estado. Nossas campanhas de doa-ção para instituições cadastradas continuam sendo realizadas com sucesso e podemos, com isso, contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas menos favorecidas.

Nesse mês realizamos pela segunda vez o “Encontro da Mulher Corretora de Seguros no Espírito Santo”, que reuniu profissionais e esposas de correto-res associados em um evento animado, com palestras, sorteio de prêmios e coquetel. Em agosto, será realizada a “I Feijoada dos pais”, uma comemo-ração que pretende reunir corretores associados e suas famílias para uma confraternização.

Em setembro, iremos lançar o livro com as receitas do Club Gourmet Sincor-ES e as festividades de final de ano já estão encaminhadas. Todas essas realizações têm para nós um sabor especial, pois elas ocorrem no ano em que o Sincor-ES comemora 20 anos de existência e mostram a todos que realizações dependem de empenho, disposição e apoios. Por isso, nossa ges-tão tem a marca da participação e da cooperação. O esforço do Sincor-ES se une ao de todos os parceiros que fazem nossos projetos se transformarem em realidade.

3www.sincor-es.com.br

04 notícias do Sincor

“Será mesmo que vocêé substituiível”

JoSÉ RoMULo DA SiLVAPRESiDEnTE Do SinCoR-ES

Social

10

Legislação

18

S U

M á

R i

o

B i L H E T E D o P R E S i D E n T E

2º Encontro de Mulheres

19Sincor-ES orienta sobre modalidades de garantias

Por Boris Najack

14 Qualificação

ArtigoAs mulheres

Corretores sugerem temas para realização de novos workshops do mercado

2º Encontro da Mulher Corretora de Seguros no ES é um sucesso

13

Na sala de reunião de uma multinacio-nal o diretor nervoso fala com sua equi-pe de gestores. Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: “ninguém é insubstituível”. A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio. Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada. De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:

Alguma pergunta?-Tenho sim. E Beethoven?- Como? - o encara o gestor confuso.- O senhor disse que ninguém é insubs-

tituível e quem substituiu Beethoven? Silêncio.

Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso. Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar. Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Si-natra? Garrincha? Santos Dumont? Mon-teiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger

Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico?Todos esses talentos marcaram a histó-

ria fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis. Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para al-guma coisa. Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desen-volver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utili-zando energia em reparar seus ‘gaps’.

Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico... O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.

Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu pro-jeto. Se seu gerente/coordenador, ainda está focado em ‘melhorar as fraquezas’ de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder que barraria Garrincha por

ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos. Nun-ca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões ‘foi pra outras moradas’; ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: “Estamos todos muito tristes com a ‘partida’ de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:.. Ninguém... pois nosso Zaca é insubstituível”.

Portanto nunca esqueça: Você é um talento único... com toda certeza nin-guém te substituirá!

“Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso. O que faço é uma gota no meio de um oceano, mas sem ela o oceano será menor”.

Mercado15Corretores criam Fórum de Discussão

4www.sincor-es.com.br

n o

T í C

i A

S D

o S

i n

C o

R

Encontro ao Meio-Dia discute projetos conjuntos em 2009

Venda irregular de seguros

A diretoria do Sincor-ES e executi-vos de seguradoras discutiram vários assuntos de interesse do mercado no “Encontro ao Meio-Dia”, realizado no dia 27 de maio, no Restaurante Alice Vitória (Centro de Convenções), em Santa Lúcia. Trinta e sete pessoas par-ticiparam do almoço e o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, aproveitou para falar sobre os projetos do sindicato que foram concretizados, estão em andamento e sobre outros que dependem de apoio.

Estiveram na pauta do encontro os seguintes assuntos: Feijoada dos Pais,

lançamento do livro do Club Gourmet Sincor-ES, festividades de final de ano, início das atividades do Clube das Lu-luzinhas, agenda de cursos e palestras e o encontro da mulher corretora de seguros. O próximo encontro será no mês de julho, no Restaurante Dom Ca-maleone, na Praia do Canto.

Participaram do almoço diretores do Sincor-ES e executivos de seguradoras com representação no Espírito Santo. O projeto tem como objetivo proporcionar um ambiente descontraído onde pos-sam ser discutidas questões relativas ao mercado de seguros capixaba.

Frequentemente, o Sincor-ES recebe, por meio de seu site (www.sincor-es.com.br), pedidos de esclarecimentos sobre questões relacionadas à contratação de seguros. No mês de junho, uma con-sumidora questionou sobre os seguros de automóveis comercializados por as-sociações. Diante da pergunta “vale a pena fazer um seguro com associação?”, o Sincor-ES desaconselhou a contrata-ção de seguros em associações ou em qualquer outra instituição que ofereça produtos semelhantes.

Na resposta encaminhada à consu-

midora, a assessora da Diretoria, Cláudia Cometti, destacou que as associações que dizem “vender seguros de automó-veis” não estão respaldadas em nenhu-ma legislação e não sofrem fiscalização de nenhum órgão do mercado de segu-ros, pois não existe previsão legal para sua atuação nesse segmento. Ela disse ainda que no Brasil, a única forma de contratar um seguro com segurança é por meio de uma companhia de seguros, tendo como consultor o corretor de seguros, profissio-nal habilitado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Visitas ao siteO site do Sincor-ES recebeu 5.399

visitas no mês de maio, com média diária de 174 acessos e 81.342 exibi-ções de páginas. Já o site do Bata-lhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv) teve, no mesmo pe-ríodo, 7.201 acessos, contabilizando uma média de 232 visitas diárias. As páginas exibidas no período che-garam a 36.258. Os dois sites foram criados pela MediaBrasil, empresa que presta serviços de informática ao Sincor-ES.

MaioriaAté o final de abril, de cada dez

corretores de seguros em atividade no mercado brasileiro, seis (64%) atuavam na região Sudeste, segun-do dados da Federação Nacional de Corretores de Seguros. A grande maioria dos profissionais atua em São Paulo (39,6%). No Rio de Janeiro, estão outros 14,9% dos corretores e em Minas Gerais, 8,16%. Há ainda um grupo equivalente a 1,37% do total operando no Espírito Santo.

Temas de SeguroA Biblioteca do Sincor-ES recebeu

mais uma publicação para o seu acervo: o livro “Temas de Seguro”, de Antonio Penteado Mendonça. O projeto contou com o patrocínio da Unibanco Seguros. O livro tem como atrativo discorrer sobre o assunto de forma clara, didática e abrangente, constituindo-se em um guia prático e útil para os profissionais que atuam no mercado de seguros brasileiro.

A participação de motocicletas nos acidentes de trânsito com vítimas tem crescido muito nos últimos anos. De acordo a Seguradora Líder, em 2008, de um total de 272 indenizações, 57% foram geradas por danos causados por motos.

Motocicletas

5www.sincor-es.com.br

n o

T í C

i A

S D

o S

i n

C o

R

Começa procura por estágios Projeto SegsTerminou no dia 25 de junho o

primeiro curso de “Iniciação ao Traba-lho”, ministrado no Sincor-ES por meio do programa “Amigo do Seguro”, um projeto de responsabilidade social da Escola Nacional de Seguros. O curso teve duração de 64 horas e contou com quatro disciplinas: Língua Portuguesa, Introdução ao Seguro, Introdução à Informática e Atendimento ao Cliente. Participaram 25 estudantes de escolas públicas da Grande Vitória, com idades variando de 16 a 20 anos.

A partir de agora, os alunos podem ser considerados aptos a estagiarem em empresas do mercado de seguros. O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, enviou correspondência a todas as seguradoras e corretoras de seguros da Grande Vitória falando sobre o pro-jeto e sobre a possibilidade de parceria

para a contratação dos egressos do curso. As empresas que contratarem os alunos do programa “Amigo do Segu-ro” receberão o selo de “Certificação Anual das Empresas Amigas do Seguro”, concedido pela Escola.

O programa “Amigo do Seguro” já é desenvolvido em sete estados do Brasil e no Espírito Santo foi realizado pela primeira vez com a parceria do Sincor-ES e da Agência Brasileira de Estágio (Abre). Desde 2002, mais de 800 estudantes receberam treinamento e grande parte obteve sua primeira opor-tunidade profissional em seguradoras, corretoras ou prestadoras de serviços para o mercado.

As empresas do ES que quiserem contratar esses jovens devem ligar para (27) 2125-6666 ou enviar e-mail para [email protected].

Gerente fala da sua trajetóriaO gerente da HDI Seguros, Paul Dou-

glas Canarin, conversou com os jovens do curso de “Iniciação ao Trabalho”, sobre sua trajetória profissional. Ele falou sobre os desafios que enfrentou, como supe-rou a falta de experiência dos primeiros

anos de trabalho e ainda destacou a importância da qualificação e constante aprendizado para o sucesso profissional. A visita de profissionais do mercado de seguros é uma forma de incentivar os jovens a superar seus desafios.

O Sincor-ES participou, nos dias 4 e 5 de junho, na sede da Fenacor, do segundo encontro do Projeto Segs em 2009. O objetivo do encontro foi capacitar os avaliadores para a ela-boração e controle dos processos do sindicato, possibilitar a comparação com outras entidades e estimular o crescimento dos sindicatos e de seus líderes. A avaliadora do Sincor-ES, Mariana Lannes, recebeu instruções ainda sobre como mapear e contro-lar os processos das entidades. Em julho, deve ser entregue um demons-trativo de como caminham as ações previstas no Planejamento Estraté-gico e ainda os aperfeiçoamentos feitos no Plano de Melhorias.

MontanhasA diretoria do Sincor-ES decidiu, em

reunião no dia 9 de junho, que o “14º Encontro de Corretores e Segurado-res” será realizado na Pousada Eco da Floresta, em Domingos Martins, de 13 a 15 de novembro. Uma das sugestões para o encontro é que seja realizado um churrasco no sábado durante o dia e que haja um baile à noite, que pode ser na sexta-feira ou sábado. Em breve o Sincor-ES vai divulgar os valores dos pacotes que darão direito à participação no evento.

CrescimentoEnquanto o mercado cresceu em

média 12,7% nos três primeiros meses do ano, a receita captada pelo seguro DPVAT subiu 17,1%, o que significa algo próximo a R$ 1,781 bilhão. Em igual período de 2008, os prêmios chegaram a R$ 1,520 bilhão, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep). A expansão do faturamento não acompanhou, portanto, a evolu-ção dos sinistros, conforme informou a Seguradora Líder.

6www.sincor-es.com.br

n o

T í C

i A

S D

o S

i n

C o

R

Centauro treina corretores capixabas para atender sinistros do Seguro DPVAT

Quinze corretoras de seguros capi-xabas se cadastraram junto à Centauro Vida e Previdência e receberam ca-pacitação para atuar no atendimento e encaminhamento de processos do Seguro DPVAT. O treinamento ocorreu no dia 20 de maio, no Auditório Pedro de Paula Pinto, na sede do Sincor-ES.

Durante o treinamento, os corretores tiveram acesso ao material produzido pela Centauro, com informações sobre os aspectos legais do Seguro DPVAT, as coberturas, a operacionalização do sistema e um resumo das dúvidas mais frequentes sobre o assunto. Também foram apresentados aos corretores o sistema de atendimento da Centauro e os valores de remuneração por pro-cedimentos.

Os corretores cadastrados que rece-beram treinamento passaram a prestar o atendimento gratuito, da mesma for-ma como é feito na sede do Sincor-ES. Segundo o presidente José Romulo da

Silva, o aumento da rede de atendimen-to gratuito diminui as chances das pes-soas serem lesadas por atravessadores. “Nosso atendimento é gratuito e sem burocracia. Basta que haja o evento e

DPVAT gasta 25% a mais para indenizar vítimasA Seguradora Líder, que administra o

seguro obrigatório de veículos (DPVAT), desembolsou R$ 560 milhões para pagar beneficiários ou vítimas de acidentes de trânsito em todo o país, no primeiro quadrimestre do ano. O valor foi 25% maior que os R$ 447 milhões gastos em igual período de 2008. Segundo dados da empresa, foram registrados 96.996 casos de indenizações em quatro me-ses, o equivalente a 1.197 atendimentos por dia útil. O número de casos subiu 9,98% frente aos quatro meses iniciais do ano passado.

Desse total, 16.835 ocorrências fo-ram referentes a indenizações pagas a beneficiários de vítimas que morreram em acidentes no trânsito. Outras 35.107

situações referem-se a coberturas de in-validez permanente, enquanto os casos de ressarcimento de despesas médicas e hospitalares chegaram a 45.054.

Segundo o diretor de Relações Ins-titucionais da Seguradora Líder, Márcio Norton, atualmente, em 95% dos casos, a companhia libera a indenização em até 30 dias após a entrega de toda a documentação exigida pela legislação. “Não existe nada no mundo parecido com o DPVAT, que cobre toda a popu-lação do país, sem exigir comprovação da culpa para o pagamento da indeni-zação nem a identificação do autor do dano”, destacou o executivo.

Ele reconhece que ainda é preciso usar todos os meios disponíveis para

a documentação necessária, para que o processo seja encaminhado”.

Corretoras que quiserem se cadas-trar, devem entrar em contato com Ivo Tadeu Basílio, no Sincor-ES (2125-6671).

esclarecer a população sobre os seus direitos e as coberturas oferecidas pelo DPVAT. Márcio Norton diz que é muito importante, por exemplo, esclarecer que não é preciso intermediários ou procuradores para se receber a in-denização. E também é fundamental estar atento para evitar as fraudes, aconselha.

O diretor da Seguradora Líder ob-serva que os sindicatos de corretores de praticamente todo o Brasil já estão ajudando muito no atendimento à so-ciedade. Segundo ele, trata-se de um trabalho muito bem feito de esclareci-mento à população. Fonte: com informações do Jornal do Commercio RJ, 29/05/2009

7www.sincor-es.com.br

n o

T í C

i A

S D

o S

i n

C o

R

Caminhada em homenagem ao catador de recicláveis

O Sincor-ES apoiou as comemora-ções do “Dia Nacional do Catador de Material Reciclável”, confeccionando e doando camisetas aos participantes da caminhada promovida pela Asso-ciação dos Catadores da Ilha, no dia 7 de junho. As camisetas levaram a marca da associação e do sindicato e foram entregues pela funcionária Maria Aparecida R. Nascimento, aos representantes da associação.

A parceria do Sincor-ES com a Associação dos Catadores da Ilha começou com a decisão do sindicato

de implantar um programa de coleta seletiva de lixo. O programa foi uma das ações previstas no plano de melhorias elaborado a partir da participação do sindicato no Projeto Segs.

Desde então, todo o papel descar-tado é recolhido e encaminhado para a associação. “O que nós jogamos no lixo é transformado em dinheiro por um grupo de pessoas que viu suas vidas melhorar a partir do momento em que se uniram e organizaram seu trabalho”, diz o presidente do Sincor-ES, José Ro-mulo da Silva.

Cestas BásicasA Campanha Permanente de Ces-

tas Básicas continua aceitando ade-sões de corretores de seguros e outros profissionais que queiram participar. O objetivo dessa campanha, realizada desde o ano passado e que conta com 20 participantes, é arrecadar uma quantia em dinheiro, mensalmen-te, para a compra de cestas básicas. Ao fazer sua adesão, a pessoa passa a receber um boleto mensal no valor de R$ 35,00, que pode ser pago em qualquer agência bancária. Os inte-ressados devem falar com Cida no Sincor-ES (2125-6669).

TrabalhadoresMais de 1,3 mil pessoas partici-

param da Corrida do Trabalhador, promovida pelo Serviço Social da In-dústria (Sesi), em Vitória. A largada foi em frente ao Senai, na avenida Beira Mar, e os participantes encerraram a prova em frente à antiga Zoom, na Praia de Camburi. As funcionárias do Sincor-ES Mariana Lannes e Cláudia Cometti participaram da corrida.

Campanha do Agasalho recebe doaçõesO Sincor-ES iniciou a coleta de do-

nativos para a tradicional “Campanha do Agasalho” e para a “Campanha do Brinquedo Pedagógico”. A primeira é realizada todo ano e arrecada aga-salhos e cobertores para instituições filantrópicas. “Todo ano, a chegada do inverno motiva as pessoas a doarem. Essa é uma campanha emergencial, pois o inverno não espera para che-gar e quem tem frio tem pressa”, diz o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva.

A segunda campanha está sendo realizada pela primeira vez, em favor da Associação de Pais e Amigos dos Excep-cionais de Viana (Apae-Viana). A insti-

tuição atende mais de 200 crianças e precisa dos brinquedos para as ativida-des que promovem o desenvolvimento mental e motor delas. Os brinquedos, que podem ser novos ou usados em bom estado, de-vem ser entregues na sede do Sincor-ES, na avenida Leitão da Silva.

Mais de 10 instituições de assistência são cadas-tradas no Sincor-ES e são elas as beneficiadas com os donativos. As pessoas que participam podem, se quiserem, indicar a institui-ção para onde devem ser

encaminhadas suas doações. Entre os beneficiados estão diversas entidades filantrópicas localizadas na Capital e Região Metropolitana.

8www.sincor-es.com.br

n o

T í C

i A

S D

o S

i n

C o

R

Nova identidade do corretor de seguros permite incluir certificado digital

Recadastramento de corretoras começa em julho

As novas identidades profissionais dos corretores de seguros já come-çaram a chegar ao Sincor-ES e, em breve, os corretores serão informados para retirar o documento. A novidade é que a nova identidade contém um ship que permite gravar uma série de informações, inclusive, certificado digital (CD).

A certificação digital já é uma realidade no mercado de seguros e algumas empresas, como Allianz, Bradesco Seguros e SulAmérica, têm usado a assinatura digital em algumas de suas operações. Até julho deste ano, deverão ser definidos, por uma comissão criada pela Susep, os pa-drões de uso da assinatura digital no mercado de seguros.

D e s d e o in íc io do ano passa -do, o Sincor-ES atua na certificação digital com duas agen-tes de regis-tro (AR), trei-nadas pela Federação Nacional dos C o r r e t o r e s

de Seguros (Fenacor), que é a Autori-dade Certificadora autorizada a emitir as certificações. “Nossas funcionárias Cláudia Cometti e Mariana Lannes foram treinadas pela Fenacor para fazer esse trabalho dentro do sindica-to”, diz o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva.

Ele acredita que após a definição dos padrões pela Susep, a procura será maior, pois a tendência é que as empresas passem a utilizar cada vez mais a CD em transações via internet. “A Fenacor oferece descontos para os corretores que quiserem fazer sua cer-tificação digital. Para isso, basta que eles procurem o Sincor-ES e falem com uma de nossas agentes de registro”, diz o presidente.

Começa em 1º de julho o recadas-tramento das empresas corretoras de seguros. De acordo com a Circular 383/09 da Superintendência de Seguros Privados (Susep), seguradoras, sociedades de capitalização e entidades abertas de previdência privada não poderão operar com profissionais ou empresas corretoras de seguros não recadastrados. O prazo

para recadastramento vai até 31 de dezembro deste ano.

A circular determina também que corretores pessoa física que não se reca-dastraram ficarão impedidos de receber comissões a partir de 1º de julho de 2009. Já as empresas corretoras de seguros que não fizerem o recadastramento, terão suas comissões suspensas a partir de 1º

de abril de 2010. O recadastramento das empresas situadas no Espírito Santo deve ser feito por meio do Sincor-ES ou diretamente na Fenacor. É preciso apresentar, além da documentação da empresa, comprovantes de pagamento das últimas três contribuições sindicais. O recadastramento é obrigatório e não haverá custo para sua realização.

Entenda maisO que é um Certificado Digital?É um cartão magnético com ship que se constitui na sua identidade na internet, com assinatura digital reconhecida legalmente. É um cartão de visitas eletrônico que acompa-nha suas mensagens e atesta sua integridade e autenticidade. Qual o valor legal de um documento assina-do eletronicamente por CD?O documento assinado com um certificado digital (CD) tem o mesmo valor legal de um documento em papel com assinatura reconhecida em cartório. A assinatura com CD garante autenticidade e integridade nas transações, pois quem recebe um do-cumento tem certeza sobre o emissor e se houver mudanças na mensagem original, a assinatura perde a validade. O uso do CD também garante confidencialidade, pois, uma vez criptografada e enviada, apenas o destinatário poderá ler a mensagem.Quais as vantagens de ter um CD para o corretor de seguros?São muitas as vantagens, mas podemos citar a assinatura eletrônica de propostas, reconhecimento pela Susep da sua assina-tura nos contratos de seguros, participação gratuita em treinamentos sobre CD, mais rapidez e segurança no fechamento de negócios e diferencial no relacionamento com os clientes. Além de realizar negócios, em que mais um CD pode ser útil?Com um CD, você poderá se identificar em sites da Receita Federal, bancos e segurado-ras. Além disso, poderá ter acesso a uma série de serviços públicos que só eram possíveis no balcão de atendimento dos órgãos ou instituições. Fonte: material de divulgação da Fenacor

9www.sincor-es.com.br

Sincor-ES apoia Clube das Luluzinhas

n o

T í C

i A

S D

o S

i n

C o

R

O Clube das Luluzinhas firmou acor-do com o Sincor-ES, no dia 28 de maio, para estabelecer as bases de atuação no Espírito Santo. A reunião contou com a presença da conselheira do Clube, Simone Vizani. Na ocasião, a assessora da Diretoria do Sincor-ES, Cláudia Andrade Cometti, foi nomeada conselheira ad-junta para o Espírito Santo.

O objetivo do acordo é permitir alavancar as atividades desenvolvidas a partir do Rio de Janeiro, levando em consideração as necessidades especí-ficas de cada estado. O próximo passo

será definir um plano de ação de forma a maximizar os recursos disponibilizados para as iniciativas comuns do clube.

De acordo com Cláudia Cometti, o Clube está aberto à participação de cor-retoras de seguros associadas ao Sincor-ES e outras profissionais do mercado de seguros. Para se associar, as interessadas devem acessar o site do Clube (www.clubedasluluzinhas.com.br) e fazer seu cadastro. Quanto ao início das ativida-des, Claudia diz que ainda não há um calendário definido.

A história do Clube das Luluzinhas

divide-se em duas fases, sendo que a primeira teve início em meados da década de 90, a partir de uma viagem de treinamento, organizada pela Escola Nacional de Seguros, com um estágio na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. O grupo era formado por 32 pro-fissionais, sendo que havia apenas quatro mulheres. A partir de uma aproximação, houve interesse em continuar mantendo contatos regulares para trocar experiên-cias. Inicialmente, o grupo foi chamado de Clube do Tailleur e perdeu fôlego com a saída de uma das integrantes.

A segunda fase teve início no final da década, quando outro grupo, tam-bém percebendo os benefícios do “ne-tworking” e tomando por modelo o grupo americano de mulheres profissionais de seguros (www.naiw.org), resolveu resga-tar as integrantes do Clube do Tailleur e fundar o “Clube das Luluzinhas”.

Dentre os principais desafios do grupo, encontra-se a conscientização de todas as profissionais atuantes no mercado de que a participação no grupo se configura em uma oportunidade de estabelecer e manter novos contatos, tão necessários à vida profissional.

Sindicato inicia campanha para combater carteisO Sincor-ES pretende iniciar uma

campanha de combate aos cartéis, utilizando o material informativo lançado pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Direito Econômico (SDE). O documento, intitulado “Combate a carteis em sindicatos e associações”, faz o alerta de que é muito comum instituições de classe e representativas de categorias compactuarem com a prática de cartel.

A cartilha, que pode ser consultada na Biblioteca do Sincor-ES e no site do Ministério da Justiça, reúne informações sobre o sistema brasileiro de defesa da concorrência e sobre lesão aos consu-

midores, entre outras. O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, acredita que a iniciativa do Ministério da Justiça é importante, pois a prática de cartel é comum, apesar de se constituir em crime.

O cartel é um acordo entre concor-rentes para fixar preços ou quotas de produção e dividir clientes e mercados de atuação. “Os carteis prejudicam se-riamente os consumidores ao aumentar preços e restringir a oferta, tornando os bens e serviços mais caros ou indisponí-veis”, diz o texto da publicação. Segundo o Ministério da Justiça, o cartel traz pre-juízos também à inovação, por impedir

que outros concorrentes aprimorem seus processos produtivos e lancem novos e melhores produtos no mercado.

A cartilha também mostra as princi-pais circunstâncias que facilitam a for-mação de carteis. Uma delas é a estrutu-ra do mercado, pois, quanto menor for o número de empresas participantes mais fácil será chegar ao cartel. Outro fator facilitador é a existência de barreiras à entrada de novos concorrentes no mer-cado. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico criou um serviço chamado Clique Denúncia, em que é possível de-nunciar, anonimamente, a formação de carteis (www.mj.gov.bre/sde).

10www.sincor-es.com.br

2º E

n C

o n

T R

o D

A M

U L

H E

R

2º Encontro da Mulher Corretora de Seguros no Espírito Santo é um sucessoUm grupo animado de 92 mulheres,

entre corretoras, esposas de corretores e executivas de seguradoras e funcio-nárias do Sincor-ES, participaram do “2º Encontro da Mulher Corretora de Seguros no Espírito Santo, no dia 18 de junho. O evento, promovido pelo Sincor-ES no MS Buffet, na Praia do Canto, teve palestras, sorteio de prêmios e coquetel com música ao vivo.

As atividades começaram às 16 horas, com palestra sobre nutrição proferida pela nutricionista Mariana Herzog Ramos, da Dietética Refeições, empresa especializada em dietas personalizadas e consultoria na área de alimentação. Logo em seguida, a escritora Cláudia Matarazzo falou para as mulheres sobre etiqueta profissional e comportamento.

Ponto alto do evento foi o cantinho montado pela Adcos Cosméticos, que trouxe duas esteticistas para fazerem massagens relaxantes nas mãos e pés das mulheres. No decorrer do evento, foram sorteados diversos prêmios, en-tre eles livros de Claudia Matarazzo, kits de beleza da Adcos, pacotes de tratamentos estéticos na Climest, um jantar romântico no Restaurante Lareira Portuguesa, um tratamento capilar no Espaço Ricardo Magalhães e um paco-te de três dias de alimentação saudável da Dietética Refeições.

Na abertura do evento, as diretoras do Sincor-ES Ana Julia Merotto e Santa

Organização e participação

de Luziê Laiber Oliveira, agradeceram a participação e destacaram a impor-tância e participação das mulheres no mercado de seguros. A assessora de

Diretoria do sindicato, Cláudia Cometti, lembrou do empenho do presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, para que o evento fosse realizado.

O Encontro da Mulher Corretora de Seguros no Espírito Santo foi realizado pela primeira vez no ano passado e recebeu total aprovação. As parti-cipantes do evento sugeriram que os próximos deveriam contemplar assuntos relacionados a moda, com-portamento e beleza.

Esse ano, a organização do even-

to ficou a cargo das funcionárias do sindicato Claudia Cometti e Mariana Lannes, que cuidaram de todos os de-talhes, desde a escolha do cerimonial à contratação do grupo musical formado apenas por mulheres, passando pela definição do cardápio, decoração e contato com empresas que ofereceram os brindes.

Para Cláudia, o sucesso desse evento se deve, sim, a uma orga-nização cuidadosa, mas se deve, principalmente, às mulheres que prestigiaram, participaram e aprova-ram. “Nós tivemos um cuidado muito especial com a escolha das palestras e do brindes, pois queríamos que as mulheres se sentissem especiais”.

As ganhadoras e os prêmios- Maida Santa Catarina: Pacote Nutricional da Dietética Refeições;- Alone S. M. Del Bortolo: Livro de Claudia Matarazzo;- Gilma Rosa Ramos: Livro de Claudia Matarazzo;- Rosimar Ferreira Borba; Livro de Claudia Matarazzo;- Maria da Graça Basilio: Livro de Claudia Matarazzo;- Vanessa Caetano Cesconetto: Kit da ADCOS;- Patricia Ferreira de Sá: Kit da ADCOS;- Alida P. Maia A. Albuquerque: Tratamento de Cabelo no Ricardo Magalhães;- Carine Lima Rosa: Banho de ofurô de chocolate na Climest;- Roberta Lannes dos Passos: Massagem relachante + esfoliação na Climest;- Célia Barbosa da Silva Pereira: Limpeza de pele + hidratação na Climest;- Marcia Simões: Banho de luz + banho ofurô chocolate na Climest;- Maria Lúcia Neves Corrêa de Souza: Jantar romântico no Lareira Portuguesa,

oferecido pela Porto Seguro Seguradora.

11www.sincor-es.com.br

2º E

n C

o n

T R

o D

A M

U L

H E

R

2º Encontro da Mulher Corretora de Seguros no Espírito Santo é um sucesso“Faça do seu alimento o seu remédio”

Ao usar a máxima de que os ali-mentos são remédios que agem preve-

nindo e curando doenças, a nutricionista Mariana Herzorg Ramos, abordou a escolha da dieta e destacou os be-nefícios de alguns alimentos. Segundo ela, a melhor dieta é aquela em que a pessoa escolhe os alimentos que irão agir em beneficio do organis-mo. “É importante conhecer as propriedades dos alimen-tos e procurar consumi-los em quantidades adequadas”.

Mariana, que é nutricionista da Dieté-

Seguir a moda não é o mesmo que ter estiloA escritora, apresentadora e con-

sultora Claudia Matarazzo apresentou três propostas para a condução de sua palestra durante o encontro. Ela sugeriu que fossem abordadas situação ligadas ao comportamento à mesa, aspectos da comunicação no trabalho e moda. “As mulheres sempre querem falar sobre moda”, brincou no início de sua apresentação.

Depois de abordar as diversas situações em que a vida profissio-nal moderna exige bons modos à mesa, Claudia destacou os tipos de encontro, suas finalidades e o comportamento mais adequado a cada um deles. Depois, ela chamou a atenção das partici-pantes para a questão da moda e do estilo. “Moda e estilo não são sinônimos. É possível ter estilo sem estar em dia com a última moda”.

Para destacar as diferenças, ela chamou a atenção para duas mulheres marcantes na história: Marilyn Moore e Jack Kennedy. A primeira, segundo ela, marcou por sua sensualidade e extrava-

gância no vestir; a segunda, fugindo ao padrão de beleza da época, consolidou um estilo elegante e sóbrio que continua atual até os dias de hoje.

No dia de sua palestra, Claudia Ma-tarazzo falou sobre seu último livro, “Vai Encarar?”, que trata da invisibilidade das pessoas com deficiência em nossa

tica Refeições, falou sobre a pirâmide alimentar, sobre a importância dos gru-pos de alimentos, sobre dietas e sobre a necessidade do consumo diário de alguns alimentos. “O segredo é uma alimentação balanceada e a redução do consumo de certos alimentos”. Ela também esclareceu dúvidas sobre alimentos que são considerados alia-dos da saúde e que contém muitas calorias. “O amendoim é rico em óleos benéficos, mas, por conter mui-tas calorias deve ser consumido com moderação”.

sociedade. “Tive a idéia de escrever esse livro

depois que uma amiga, tetraplégica, me falou que depois que ficou deficiente passou a ser invisível para as pessoas. O livro nos mostra o quanto estamos cegos para a realidade de um número muito grande pessoas”, afirmou.

12www.sincor-es.com.br

2º E

n C

o n

T R

o D

A M

U L

H E

R

As irmãs Mariana e Roberta Lannes dos Passos rece-beram uma massagem relaxante nas mãos enquanto acompanhavam uma das palestras do encontro. A Adcos Cosméticos usou cremes esfoliantes e hidratantes, com o objetivo de afinar, relaxar e suavizar as manchas das mãos. O espaço foi disputado e quem passou pela massagem garante que o resultado foi muito bom.

Cantinho bom

13www.sincor-es.com.br

Fraudes ISincor-ES orienta sobremodalidades de garantias

O Sincor-ES encaminhou 17 ofícios para órgãos e empresas públicas, entre eles, Prefeitura de Vitória, Prefeitura da Serra, Banestes e secretarias de Governo do Espírito Santo. O objetivo foi escla-recer e orientar sobre a utilização das modalidades de garantias em editais e contratos, tais como títulos da dívida pública, seguro-garantia e fiança ban-cária.

De acordo com o documento, os critérios de aceitabilidade dessas garan-tias devem ser baseados em elementos necessários para validação e cobrança, conforme dispõe o Código de Processo Civil. Segundo a Lei 8.666, os títulos da dívida pública devem ser emitidos sob a forma escritural, mediante registro cen-tralizado de liquidação e custódia auto-

rizada pelo Banco Central do Brasil.O documento diz ainda que a Lei

8.666 não faz referência a Seguro Ga-rantia e Fiança Bancária, “porém, legis-lações específicas, regulamentações, resoluções e determinações de diferen-tes órgãos federais regem e normatizam a matéria”.

Também podem ser encontradas no documento informações sobre cada uma das modalidades de garantia. O Seguro Garantia, diz o texto, requer uma avaliação prévia da capacidade técni-ca e financeira da empresa contratada. Além disso, todas as apólices devem, obrigatoriamente, estar registradas no site da Superintendência de Seguros Privados (Susep) após três dias úteis da sua emissão.

L E

G i

S L

A Ç

ã o

O Corretor de seguros e a CofinsA Contribuição para o Financia-

mento da Seguridade Social (Cofins) nasceu em 1991, com a edição da Lei Complementar 70, que estabeleceu a isenção para pessoas físicas residentes no país que explorassem profissões legalmente regulamentadas. Assim, aqueles que prestassem serviços médi-cos, odontológicos, de engenharia ou de contabilidade, por exemplo, não integrariam o universo de contribuintes obrigatórios. Em 1996, no entanto, a Lei 9.430, revogou a isenção e todos passaram à condição de devedores do tributo.

Numerosas ações judiciais foram propostas, com o objetivo de ver reconhecida a tese da inconstitucio-nalidade, uma vez que doutrinadores entenderam que lei ordinária não pode modificar lei complementar. Em junho de 2003, o Superior Tribunal Federal (STF) reconheceu a inconstitu-

cionalidade e publicou a Súmula 276, consagrando que as sociedades civis de prestação de serviços profissionais são isentas do pagamento da Cofins. Contribuintes enquadrados na defini-ção, incluindo corretores de seguros, deixaram de pagar a contribuição.

Muitos sindicatos da categoria alertaram os profissionais para que continuassem a recolher o tributo ou fazer os depósitos em juízo, porque a decisão do STF não era definitiva. O presidente do Sincor-ES, José Ro-mulo da Silva, orientou os associados nesse sentido. Em novembro de 2008, a Súmula 276 foi cancelada e todos passaram a dever o tributo, inclusive os atrasados acrescidos de multa e juros. “Nós sempre procuramos dar a melhor orientação aos nossos associa-dos. Agora, quem tem dívidas com a Cofins, terá que pagar a vista ou pedir parcelamento”, afirma José Romulo.

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) oficializou o lançamento do Registro Nacional de Sinistros (RNS) Pessoas, sucessor do RNS Vida, conforme noticiado no site da entidade. O sistema passa a disponibilizar para o mercado um aliado na política de subscrição de riscos e no combate a fraudes nos ramos de vida, acidentes pessoais e previdência privada.

Fraudes IIOs seguros de pessoas, particu-

larmente o de vida, estão entre os que mais são fraudados no país. No mercado, estima-se que o logro causa prejuízos equivalentes a 15% das inde-nizações pagas pelas seguradoras. Se a avaliação estiver correta, só em 2008, pelos dados da Superintendên-cia de Seguros Privados (Susep), as perdas decorrentes de atos de má-fé contra os seguros de pessoas situaram-se acima de R$ 533 milhões, 15,6% a mais do que no exercício anterior. Os seguros de pessoas faturaram no ano passado R$ 35,5 bilhões.

Novo serviçoA MAPFRE Seguros apresentou ao

mercado no dia 18 de junho o AutoMais Serviços, o mais novo centro automotivo da seguradora no Brasil. Foram investidos cerca de R$ 5 milhões no espaço, desen-volvido com o know-how adquirido pela seguradora na Espanha. A nova depen-dência da companhia, com 1,8 mil metros quadrados de estrutura, está localizada no bairro de Vila Isabel. O AutoMais Ser-viços permitirá que os segurados efetuem no próprio local, em apenas 30 minutos, o aviso de sinistro, a vistoria do veículo, a aprovação de reparos e a liberação do carro reserva. A estrutura também está preparada para prestar serviços a terceiros e à população.

14www.sincor-es.com.br

Corretores sugerem temaspara realização de workshops

Q U

A L

i F

i C A

Ç ã

o

Inscrições para curso de corretores

Habilitação

Corretores de seguros associados responderam à consulta que o Sincor-ES fez a fim de verificar que temas podem ser alvo de novos seminários e workshops voltados para o aperfeiçoa-mento profissional. A responsabilidade civil do corretor de seguros foi um tema bastante lembrado pelos profissionais, junto com previdência e seguros de vida e saúde.

Os corretores que responderam à pesquisa ainda citaram os seguintes temas: seguro garantia, administração de corretoras, técnicas de vendas e marketing, seguro transporte, geren-

ciamento de riscos, ambiente de res-seguro, riscos de engenharia, cenário econômico e condomínio. A partir da pesquisa, o Sincor-ES vai estudar a me-lhor forma de desenvolver os seminários ou workshops.

O Sincor-ES realizou junto com a Bra-desco Vida e Previdência o 1º workshop que reuniu corretores de seguros por três dias no Aroso Paço Hotel, em Domingos Martins, no mês de maio. O sindicato enviou correspondência às seguradoras para que se manifestem sobre a possi-bilidade e interesse de realizar outros eventos da mesma natureza em 2010.

Terá início no dia 20 de julho uma nova turma do curso de “Habilitação para Corretores de Seguros”, realizado em Vitória pela Escola Nacional de Seguros em parceria com o Sincor-ES. As aulas são ministradas no Núcleo de Educação Orientada (NEO), na Praia do Canto, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h45.

Dividido em três fases, “Capitaliza-

ção”, “Vida e Previdência” e “Todos os Ramos”, o curso é composto de sete módulos. Depois de concluído, o profissional está apto a requerer, junto à Susep, seu registro de corretor profissional.

As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de julho na sede do Sincor-ES. Informações podem ser obtidas com Marcelo ou Fernando (2125-6683).

As provas para o exame de Ha-bilitação de Corretores de Seguros serão realizadas nos dias 27, 28, 29 e 30 de julho, às 19 horas, em 23 cidades do Brasil. O local para a prova em Vitória ainda não foi defi-nido, mas os interessados podem se inscrever diretamente no núcleo da Escola, que fica na sede do Sincor-ES, na avenida Leitão da Silva. Alunos matriculados no primeiro semestre deste ano nos cursos Preparatórios ao Exame para Habilitação (presen-ciais ou a distância) terão desconto de 50% sobre a taxa de inscrição. O regulamento e outras informações estão disponíveis no site da Escola (www.funenseg.org.br).

PrevençãoO Sincor-ES e a Escola Nacional

de Seguros realizaram, no dia 24 de junho, o “I Simpósio de Prevenção da Fraude em Seguros”. Foram pa-lestrantes no evento o especialista em fraudes em seguro e gerente do Departamento Jurídico Criminal do Grupo Negrini (sediado no Rio de Janeiro), Leonardo Mendonça, e o consultor da Banestes Seguros, Jorge Augusto Rodrigues Paixão.

O evento ocorreu no Hotel Senac e foi aberto a corretores associados e seguradoras parceiras.

Festa juninaSerá no próximo dia 2 de julho a

comemoração dos Aniversariantes do Trimestre, com uma festa junina na sede da Bradesco Seguros, na Praia do Canto. O arraiá vai come-çar às 18 horas e terá comidas típicas e muita música caipira para animar os convidados. Os convites serão enviados por e-mail e via Correios exclusivamente para corretores as-sociados ao Sincor-ES.

15www.sincor-es.com.br

M E

R C

A D

o

Corretores criam Fórum de DiscussãoUm grupo de corretores se reuniu no

dia 4 de junho e criou um grupo que irá discutir e propor soluções para proble-mas comuns enfrentados no relaciona-mento com seguradoras. A criação do grupo, denominado “Fórum permanen-te de apoio aos corretores associados”, conta com o apoio do Sincor-ES, que vai intermediar as correspondências e encaminhar os pedidos de solução aos problemas apresentados.

Vinte e cinco corretores participa-ram do encontro, precedido por um café da manhã, na sede do Sincor-ES. A idéia, segundo o presidente José Ro-mulo da Silva, mostra que os corretores estão dispostos a encontrar soluções que melhorem suas práticas profissio-nais. “Isso mostra que o sindicato tem cumprido seu papel de fomentar discus-sões e de unir a categoria em prol do desenvolvimento do mercado”.

Na reunião da diretoria do Sincor-ES, no dia 9 de junho, o diretor José Alexandre Cid Pinto sugeriu que fosse formada uma comissão permanente com a participação de um ou dois diretores do sindicato, de forma a direcionar e encaminhar os assuntos

HDI Seguros inaugura Bate-Pronto em VitóriaA HDI Seguros ofereceu café da ma-

nhã para corretores capixabas, nos dias 16, 17, 18 e 19 de junho, para inaugurar o seu Bate-Pronto em Vitória, um novo serviço que irá permitir a realização de di-versos serviços para os segurados. Trata-se de uma central de atendimento exclusiva capaz de dar suporte aos segurados em caso de sinistros.

Por meio de um atendimento perso-nalizado, o HDI Bate-Pronto providencia a vistoria imediata do veículo, dispo-nibilizando toda a documentação e informação necessária. A proposta da abertura do HDI Bate Pronto, de acordo com o gerente da filial Vitória, Paul Dou-glas Canarin, é dar atendimento direto ao segurado após a ocorrência do sinistro, realizar a vistoria, providenciar a abertura do aviso de sinistro e autorizar os reparos no prazo de 30 minutos.

O HDI Bate-Pronto, localizado na avenida Fernando Ferrari, próximo à Ufes, possui 450 metros quadrados e

junto às seguradoras. Ele acredita que as questões envolvendo corretores e seguradoras não devem ser tratadas por funcionários do Sincor-ES ou pelo presidente diretamente, mas por esta comissão que representaria a categoria como um todo.

conta com dois peritos, Theobaldo Pereira Filho e Johnny Couto Ramos Victer, e uma analista, Erika Dias Duarte. O investimen-to, segundo Paul, reforça a posição da HDI de seguradora que mais investe no Espírito Santo atualmente. “Depois de abrirmos as filais de Vitória e Colatina, a inauguração do Bate-Pronto nos permite consolidar a terceira posição no ranking

capixaba de seguro automóvel”. Além do gerente e de funcioná-

rios, peritos e analistas da seguradora, estiveram presentes à inauguração a coordenadora de Sinistro da Regional Norte/Nordeste/ES/RJ, Margareth de Souza Santos. O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, compareceu ao café do dia 16.

16www.sincor-es.com.br

M E

R C

A D

o

Treinamento para corretoresO Sincor-ES cedeu o auditório do

sindicato para que a GBOEX ofereces-se treinamento para corretores sobre os produtos da empresa. Realizado no dia 28 de maio, o encontro reuniu 25 profissionais que tiveram acesso a in-formações sobre o Vida Longa GBOEX, carro-chefe da empresa.

Estiveram presentes, além do pre-sidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, o coordenador Regional Leste, Elvio Rubens Alves, o supervisor de Produção, Marcelo Araújo Cruz, e o

gerente da Unidade Vitória, Antonio Santa Catarina.

Além de falar sobre o produto e as condições de comercialização, os executivos da GBOEX destacaram a campanha permanente de vendas, desenvolvida em três níveis: anual, que contempla todo o Brasil e premia com um carro popular o corretor com maior pontuação; semestral, que oferece premiação por coordenações regio-nais; e mensal, que oferece bônus para cada R$ 500 em vendas.

73% dos veículos roubados no Espírito Santo são recuperados

Encontro

Um levantamento da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) aponta que de janeiro a maio deste ano 1.828 veículos foram roubados ou furtados no Espírito Santo. Os dados revelam uma queda no número de ocorrências, se comparado aos cinco primeiros meses dos últimos três anos.

Do total de veículos levados por bandidos em 2009, a polícia conseguiu recuperar 73% deles, ou seja, 1.339. O delegado titular da DFRV, Adroaldo Lo-pes, questionou os dados da Federação Nacional das Seguradoras (Fenaseg) que apontou Vitória como a capital mais visa-da por ladrões de carros do país.

A Fenaseg comunicou no dia 8 de junho que errou ao divulgar os dados sobre Vitória. Segundo o diretor da Federação

Nacional de Seguros Gerais, entidade ligada a Fenaseg, Neival Rodrigues Freitas, os números apontados na pesquisa são re-ferentes ao Espírito Santo e não somente à capital. O delegado destaca, no entanto, que os números estão equivocados.

O levantamento da Fenaseg aponta que em janeiro deste ano, 471 veículos fo-ram roubados ou furtados no Estado. Já os dados da Delegacia mostram que foram 409. Em fevereiro, março e abril a pesquisa identifica respectivamente 347, 389 e 367 veículos roubados. Já o levantamento da Delegacia de Furtos mostra que também nesses meses os números registrados por eles foram menores: 340, 381 e 347.Fonte: informações de Letícia Cardoso, publicadas no Gazeta on Line

A Tokio Marine Seguradora vai organizar este ano o “IX Encontro de Corretores Ouro”, que será reali-zado de 13 a 16 de agosto, em Porto de Galinhas (PE). Os participantes passarão três dias em um resort no paraíso pernambucano, com a pro-gramação repleta de descontração e interação com os executivos da seguradora. Para participar é ne-cessário que o corretor tenha crédito a partir de R$ 1,5 milhão/ano ou a plataforma com produção de R$ 3,6 milhões/ano.

FinançasO controle das finanças pessoais

e a importância de uma boa gestão financeira foram as principais abor-dagens do palestrante Cleber Sousa, durante o almoço-palestra mensal do CVG-ES, realizado no restaurante Dom Camaleone, no dia 16 de junho. O principal objetivo da palestra “Fi-nanças Pessoais” foi mostrar como uma boa gestão financeira pode in-fluenciar na lucratividade da empre-sa. Foram discutidos tópicos como redução de gastos e eliminação de dívidas e o palestrante abordou ainda a importância de um ade-quado planejamento tributário na empresa e na vida pessoal. Cleber Sousa é mestre em Contabilidade e especialista em Gestão de Empresas Corretoras de Seguros.

Combate ao fumoA preocupação da SulAmérica

Vida e Previdência com a saúde dos funcionários fez com que, em 2007, a companhia aproveitasse o dia 31 de maio, em que se comemora o “Dia Mundial sem Tabaco”, para lançar uma campanha antitabagista. Após dois anos, a seguradora conseguiu fazer com que 83% dos fumantes da empresa aderissem ao programa.

17www.sincor-es.com.br

M E

R C

A D

o

Itaú Unibanco apresentanova estrutura em Vitória

Expectativas

A Itaú Unibanco Seguros reuniu um grupo de corretores no dia 27 de maio para um coquetel onde foi apresen-tada a nova estrutura da seguradora depois da fusão. O encontro, no Ce-rimonial Itamaraty, contou com a pre-sença do presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva. No início do coquetel, o superintendente RJ/ES/Nordeste/Norte, Ronaldo Henriques, falou sobre as mudanças na estrutura da empresa e sobre os processos operacionais com os corretores de seguros.

Desde o dia 11 de maio, as novas contratações da Unibanco Seguros e Previdência estão sen-do emitidas pelo sistema Itaú. O mesmo ocorrerá com as renova-ções Unibanco com vencimento marcado para 18 de junho. As renovações estarão disponíveis no Portal do Corretor Itaú com um mês de antecedência da data de vencimento.

Outra mudança anunciada no dia do coquetel foi a chega-da do executivo Lyverson Viana, que passou a ocupar o cargo de gerente coordenador no lugar de

Marcelo Portella, que passa a cuidar de Grandes Riscos. No dia 22 de maio, o novo gerente visitou o Sincor-ES e con-versou com o presidente José Romulo da Silva sobre a parceria mantida com os corretores de seguros capixabas.

Estiveram presentes ao encontro, além dos executivos locais, Luis Anto-nio Fonseca, superintendente Grandes Riscos Brasil, Vanessa Kischner, gerente regional Canal Corretores RJ/ES e dire-tores do Sincor-ES.

Sincor-ES recebe oficiais do BPRvO comandante do Batalhão de

Polícia de Trânsito Rodoviário e Ur-bano (BPRv), coronel Silva, e a coor-denadora da “VII Corrida Rústica do BPRV”, Tenente Felix, visitaram o Sincor-ES no dia 27 de maio, para apresentar os resultados da atividade, realizada no dia 17 de maio, em Vitória. O evento, patroci-nado pela BB Seguros Auto com apoio do Sincor-ES, arrecadou 850 latas de

leite em pó, que foram doadas à As-sociação Capixaba de Combate ao Câncer Infantil (Acacci).

Mais de mil profissionais presti-giaram o “8º Encontro Regional de Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul” (Encor), realizado no início de junho, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Segundo o presidente do Sincor-RS, Celso Marini, o evento superou todas as expectativas. “As palestras foram excepcionais e prova disso foi que o plenário esteve lotado em todos os momentos”.

Código de ÉticaFuncionários da Susep já estão

trabalhando sob o controle de um código de ética próprio, aprovado por meio das deliberações 135 e 136, datadas de abril e publicadas na edição do Diário Oficial da União. A inobservância das normas implicará em punições que vão da censura ética à exoneração do cargo ou dispensa da função de confiança, sem prejuízo das demais sanções na esfera administrativa, civil e penal, quando for o caso.

BenefíciosA Porto Seguro Saúde está ofere-

cendo benefícios exclusivos para os médicos da rede referenciada. Caso eles queiram adquirir um automóvel novo, por exemplo, terão desconto de até 17% nas montadoras Ford, Renault, Peugeot, Nissan, General Motors e Volkswagen, no caso de veículos financiados pela Porto Seguro Financiamentos. Para mais informações sobre o financiamento de automóveis, os médicos parceiros da Porto Seguro Saúde podem entrar em contato com a companhia pelos telefones (11) 3366-6863 (Grande São Paulo) e 4004-2876 (demais lo-calidades).

18www.sincor-es.com.br

S o

C i

A L

Aniversário IPor Boris Najack

Visita à biblioteca

O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, parti-cipou da solenidade de comemoração do aniversário do Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv), no dia 13 de maio. Na ocasião, o comandante do bata-lhão, coronel Silva, agradeceu ao sindicato o apoio para a realização da corrida rústica e de outras atividades.

O diretor de Ensino e Pesquisa da Escola Nacional de Segu-ros, Claudio Contador, visitou a Biblioteca do Seguro, na sede do Sincor-ES, no dia 19 de maio. Contador destacou a importância da iniciativa do sindicato e chamou a atenção para a necessi-dade de que os corretores aproveitem melhor o espaço.

PremiaçãoO corretor de seguros Deusdete Mantovanelli recebeu

da Mitsui Sumitomo Seguros o prêmio de R$ 9.595 por seu desempenho comercial junto à seguradora. O prêmio foi entregue por José Alfredo Silva Neto, representante da se-guradora no Espírito Santo. A entrega ocorreu no dia 27 de maio, na sede do Sincor-ES, na presença do presidente José Romulo da Silva.

Curtas– Será no dia 30 de junho a comemoração do aniversário

da Escola nacional de Seguros. A festa será a partir das 19h, no Hotel Renaissance, em São Paulo.

– Mariana Lannes, funcionária do Sincor-ES responsável entre outras coisas, pelo cadastro de pessoa jurídica, vai dizer sim a Fabrício Fukonaga Fogolin no dia 25 de julho, em jantar no Lareira Up, na Praia do Canto.

Os corretores de seguros Nadir Frigini Del Caro e José Alfredo Silva Neto comemoraram com um animado chur-rasco, no dia 20 de junho, o casamento do filho Igor com Tatyana. Igor também é corretor de seguros e sócio da Evolução Corretora de Seguros, associada ao Sincor-ES.

Casamento

19www.sincor-es.com.br

A R

T i G

o

As mulheres*O cara faz um esforço desgraçado para ficar rico pra quê? O

sujeito quer ficar famoso pra quê? O indivíduo malha, faz exercí-cios pra quê? A verdade é que é a mulher o objetivo do homem. Tudo o que eu quis dizer é que o homem vive em função de você. Vive e pensa em você o dia inteiro, a vida inteira.

Se você, mulher, não existisse, o mundo não teria ido pra frente. Homem algum iria fazer coisa alguma na vida para impressionar outro homem, para conquistar um sujeito igual a ele, de bigode e tudo. Um mundo só de homens seria o grande erro da criação.

Já dizia a velha frase que “atrás de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher”. O dito está envelhecido. Hoje eu diria que “na frente de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher”.

É você, mulher, quem impulsiona o mundo. É você quem tem o poder, e não o homem. É você quem decide a compra do apartamento, a cor do carro, o filme a ser visto, o local das férias. Bendita a hora em que você saiu da cozinha e, bem-sucedida, ficou na frente de todos os homens.

E, se você que está lendo isto aqui for um homem, tente imaginar a sua vida sem nenhuma mulher. Aí na sua casa, onde você trabalha, na rua. Só homens.

Já pensou? Um casamento sem noiva? Um mundo sem sogras? Enfim, um mundo sem metas.

ALGUnS MoTiVoS PELoS QUAiS oS HoMEnSGoSTAM TAnTo DE MULHERES:

01- o cheirinho delas é sempre gostoso, mesmo que seja só xampu.

02- o jeitinho que elas têm de sempre encontrar o lugarzinho certo em nosso ombro.

03- A facilidade com a qual cabem em nossos braços.04- o jeito que têm de nos beijar e, de repente, fazer o mundo

ficar perfeito.05- Como são encantadoras quando comem.

06- Elas levam horas para se vestir, mas, no final, vale a pena.

07- Porque estão sempre quentinhas, mesmo que esteja fazen-do trinta graus abaixo de zero lá fora.

08- Como sempre ficam bonitas, mesmo de jeans com cami-seta e rabo-de-cavalo.

09- Aquele jeitinho sutil de pedir um elogio.10- Como ficam lindas quando discutem.11- o modo que têm de sempre encontrar a nossa mão.12- o brilho nos olhos quando sorriem.13- ouvir a mensagem delas na secretária eletrônica logo

depois de uma briga horrível.14- o jeito que têm de dizer “não vamos brigar mais, não..”15- A ternura com que nos beijam quando lhes fazemos uma

delicadeza.16- o modo de nos beijarem quando dizemos “eu te amo”.17- Pensando bem, só o modo de nos beijarem já basta.18- o modo que têm de se atirar em nossos braços quando

choram.19- o jeito de pedir desculpas por terem chorado por alguma

bobagem.20- o fato de nos darem um tapa achando que vai doer.21- o modo com que pedem perdão quando o tapa dói mes-

mo (embora jamais admitamos que doeu).22- o jeitinho de dizerem “estou com saudades”. 23- As saudades que sentimos delas.24- A maneira que suas lágrimas têm de nos fazer querer mudar

o mundo para que mais nada lhes cause dor.

Isso não é uma corrente, apenas mande para todas as mulheres de sua lista para elas perceberem o quanto são im-portantes e para os homens, para que eles lembrem o quanto elas são essenciais!!!

* texto em homenagem às mulheres encaminhado pelo presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva.

20www.sincor-es.com.br