1 - cidadania

96
CIDADANIA

Upload: bruna-garcia

Post on 28-Dec-2015

26 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1 - CIDADANIA

CIDADANIA

Page 2: 1 - CIDADANIA

A origem da palavra cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. É o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com

a sociedade em que vive.

Page 3: 1 - CIDADANIA

Um profissional apropriou-se indevidamente de recursos financeiros da organização, na qual exerce um cargo importante. Ao ser constatado o desvio de verba, o “criminoso” passa a ser procurado. Algumas pessoas sabem que é ele o autor do crime, outras têm pistas que indicam que talvez seja ele, e algumas não têm idéia de quem possa ser. Entre essas pessoas, uma é a psicoterapeuta que o atende, outra, o padre da igreja que ele freqüenta e a quem ele e confessa. Ambos o ouviram e, pelo código de suas profissões, devem manter sigilo. Seu advogado para assuntos pessoais, que também é advogado da organização onde ele trabalha, desconfiou, interrogou-o e ele confirmou ter sido o responsável, mostrando, contudo, que desviou o dinheiro por estar sendo chantageado. Essa situação deixou o advogado diante de um dilema: revelar ou não o que sabia a respeito do desvio de verba?Um repórter está investigando o caso e conhece fatos que podem comprometê-lo, mas não tem certeza de que é ele o culpado. Se não for, o jornalista e o jornal poderão sofrer processo por danos morais se divulgarem a notícia.Os membros do seu partido político, do qual é um dos líderes, receiam um escândalo que possa comprometer a imagem de todos. Estão sendo procurados pela imprensa para dar entrevistas, mas sabem que suas declarações poderão ser veiculadas de forma manipulada. Por isso, negam-se a falar a respeito.A cúpula da administração teme a repercussão negativa que o “golpe” possa provocar na opinião pública, entre seus clientes e entre os concorrentes. Sob o ângulo da relação custo-benefício, não sabe o que seria melhor: levar adiante um processo ou abafar o caso.

CASE

Page 4: 1 - CIDADANIA

A ética pode e deve ser incorporada pelos indivíduos, sob a forma de uma atitude prática diante da vida cotidiana, capaz de julgar criticamente os apelos acríticos da moral vigente.

Mas a ética, tanto quanto a moral, não é um conjunto de verdades fixas, imutáveis; ela se move e, historicamente, se amplia e se adensa. Para se entender como isso acontece na história da humanidade, basta lembrar que, um dia, a escravidão foi considerada "natural".

O que é a ética ?

Page 5: 1 - CIDADANIA

É a ética necessária e importante?

A ética tem sido o principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade. Sem ética, ou seja, sem a referência a princípios humanitários fundamentais, comuns a todos os povos, nações, religiões, etc.., a humanidade corre riscos reais de se despedaçar e, eventualmente, auto-destruir, uma vez que fica comprometido o relacionamento entre os povos.

Page 6: 1 - CIDADANIA

Por que falar em ética ?

Ética

é fator

determinante

dos rumos

de uma

sociedade!

Page 7: 1 - CIDADANIA

ÉTICA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

A ética não diz apenas: “faça o que quiser”. Ela completa: “mas que seja bom”. Para o psicanalista alemão Erich Fromm, “bom é o que convém para o bem-

-estar humano e mau é o que lhe é nocivo”

Page 8: 1 - CIDADANIA

É o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.Ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.

Ética Profissional

Page 9: 1 - CIDADANIA

“É pela profissão que o indivíduo se destaca e se realiza plenamente, provando sua capacidade, habilidade, sabedoria e inteligência,

comprovando sua personalidade para vencer obstáculos”.

A fase da escolha profissional, ainda durante a adolescência muitas vezes, já deve ser permeada por esta reflexão. A escolha por uma profissão é optativa, mas ao escolhê-la, o conjunto de deveres profissionais passa a ser obrigatório. Geralmente, quando você é jovem, escolhe sua carreira sem conhecer o conjunto de deveres que está prestes ao assumir tornando-se parte daquela categoria que escolheu.

Escolha Profissional

Page 10: 1 - CIDADANIA

Parece ser uma tendência do ser humano, como tem sido objeto de referências de muitos estudiosos, a de defender, em primeiro lugar, seus interesses próprios e, quando esses interesses são de natureza pouco recomendável, ocorrem seríssimos problemas. O egoísmo desenfreado de poucos pode atingir um número expressivo de pessoas e até, através delas, influenciar o destino de nações, partindo da ausência de conduta virtuosa de minorias poderosas, preocupadas apenas com seus lucros. Sabemos que a conduta do ser humano pode tender ao egoísmo, mas, para os interesses de uma classe, de toda uma sociedade, é preciso que se acomode às normas, porque estas devem estar apoiadas em princípios de virtude. Como as atitudes virtuosas podem garantir o bem comum, a Ética tem sido o caminho justo, adequado, para o benefício geral.

Individualismo e Ética Profissional

Page 11: 1 - CIDADANIA

É algo que fortalece a auto-estima de cada pessoa. Só pessoas que tenham auto-estima e um sentimento de poder próprio são capazes de assumir responsabilidade. Elas sentem um sentido na vida, alcançando metas sobre as quais concordam previamente e pelas quais assumiram responsabilidade real, de maneira consciente.

Responsabilidade

Page 12: 1 - CIDADANIA

É o segundo dos três principais elementos que compõe a empregabilidade. Um funcionário leal se alegra quando a organização ou seu departamento é bem sucedido, defende a organização, tomando medidas concretas quando ela é ameaçada, tem orgulho de fazer parte da organização, fala positivamente sobre ela e a defende contra críticas.

Lealdade

Page 13: 1 - CIDADANIA

Iniciativa

As virtudes da responsabilidade e da lealdade são completadas por uma terceira, a iniciativa, capaz de colocá-las em movimento. Tomar a iniciativa de fazer algo no interesse da organização significa ao mesmo tempo, demonstrar lealdade pela organização. Em um contexto de empregabilidade, tomar iniciativas não quer dizer apenas iniciar um projeto no interesse da organização ou da equipe, mas também assumir responsabilidade por sua complementação e implementação.

Page 14: 1 - CIDADANIA

Está relacionada com a confiança que nos é depositada, com a responsabilidade perante o bem de terceiros e a manutenção de seus direitos. É muito fácil encontrar a falta de honestidade quanto existe a fascinação pelos lucros, privilégios e benefícios fáceis, pelo enriquecimento ilícito em cargos que outorgam autoridade e que têm a confiança coletiva de uma coletividade.

Honestidade

Page 15: 1 - CIDADANIA

O respeito aos segredos das pessoas, dos negócios, das empresas, deve ser desenvolvido na formação de futuros profissionais, pois trata-se de algo muito importante. Uma informação sigilosa é algo que nos é confiado e cuja preservação de silêncio é obrigatória.

Sigilo

Page 16: 1 - CIDADANIA

Assédio Moral

É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

Page 17: 1 - CIDADANIA

Falsificação de currículos.

Uso dos recursos da empresa para fins pessoais (telefonemas, impressoras, computadores, entre outros).

Levar materiais de escritório para casa.

Papel de parede em computadores.

Celulares (atender durante o expediente).

Relacionamentos amorosos / casamentos (redução da produtividade).

Verificar a política da empresa.

Alocar pessoas em diferentes chefias.

Evitar ver a pessoa durante o expediente.

Pessoas de diferentes posições (gerentes x assistentes): colegas podem entender que há privilégios ou tratamento especial.

Situações Comuns:

Page 18: 1 - CIDADANIA

Segundo emprego (uso de informações privilegiadas).

Receber presentes de clientes.

Fofocas.

Festas da empresa (postura profissional).

Plágio e propriedade intelectual.

Apropriar-se do trabalho elaborado por outras pessoas.

Situações Comuns:

Page 19: 1 - CIDADANIA

ÉTICA É ALGO QUE TODOS PRECISAM TER....

ALGUNS DIZEM QUE TÊM.... POUCOS LEVAM A SÉRIO....

É RARO OS QUE CUMPREM À RISCA...

Page 20: 1 - CIDADANIA

Pode-se exercer com responsabilidade uma profissão, sem ética?

Sendo-se ético, pode-se exercer com irresponsabilidade uma profissão?

Se não houver ética, e conseqüentemente nem responsabilidade, como manter um bom relacionamento com o cliente (com a sociedade)?

Em não havendo bom relacionamento numa sociedade, como construí-la?

Perguntas:

Page 21: 1 - CIDADANIA

VO

CÊ É

ÉT

ICO

?

Page 22: 1 - CIDADANIA

Diretrizes para criação de um código de ética ou guia de conduta na empresa:

• Agregar valores empresariais, fortalecendo assim a imagem da corporação.

• Criar nos colaboradores senso de orgulho perante clientes e fornecedores e, em conseqüência, sua convicção de que está fazendo a coisa certa, norteado por princípios e valores morais e institucionais.

• Estabelecer critérios que gerem segurança aos colaboradores em sua rotina de trabalho.

• Estabelecer limites para atuação comercial, demarcando o ponto de equilíbrio entre a lucratividade, o senso de concorrência e a ética, propriamente dita.

• Estabelecer um pré acordo de conduta no trabalho, incentivando a postura profissional adequada e o pensamento voltado para a responsabilidade social.

• Facilitar clima organizacional que incentive a cooperação ao invés da competitividade interna, gerando mais qualidade no trabalho em equipe.

• Garantir o senso de justiça na tomada de decisões em questões específicas.

• Preservar interesses difusos consoantes com a Constituição Federal e demais Leis estaduais e municipais.

• Criar cultura organizacional conforme a missão, visão e valores da empresa .

• Promover a integração entre os colaboradores.

CASES

Page 23: 1 - CIDADANIA

“ Hoje pode ser o começo de uma nova era, ou mera continuação de uma era que já era, repetição monótona dos velhos erros de sempre, ou tentativa sincera de fazer de modo diferente.”

(Geraldo Eustáquio de Souza)

Page 24: 1 - CIDADANIA

Deve-se fazer cumprir os direitos e Deveres, lutar para que os Direitos sejam respeitados mas

também devemos ter consciência dos Deveres e cumpri-los.

  

Direitos e Deveres

Page 25: 1 - CIDADANIA

Todos os seres humanos nascem com direitos.

Para terem efeito, os meus direitos têm de ser respeitados pelas outras pessoas.

Page 26: 1 - CIDADANIA

Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, perante a lei: ter direitos civis.

É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranqüila.

O que é ser cidadão

Page 27: 1 - CIDADANIA

Cidadania é respeitaras diferenças

Page 28: 1 - CIDADANIA

Ser tratado com igualdade do acesso ao emprego, formação e promoção profissional;

Trabalhar o limite máximo de 40 horas por semana e oito horas por dia com excepção situações particulares como por exemplo um regime de adaptabilidade;

Gozar férias, período anual de 22 dias úteis, que pode ser aumentado até 3 dias se o trabalhador não faltar;

Trabalhar em condições de segurança saúde; Receber prestação social e económica em caso de acidente de trabalho

ou doença profissional.

Direitos do Trabalhador

Page 29: 1 - CIDADANIA

Deveres do Trabalhador

Comparecer ao serviço com assiduidade e pontualidade; Respeitar e tratar com educação o patrão; Cumprir ordens do patrão; Realizar o trabalho com empenho e interesse; Cumprir as regras e segurança e saúde o trabalho e as instruções dadas

pelo patrão; Respeitar as sinalizações de segurança; Zelar pela sua segurança e saúde por todos aqueles que podem ser

afectados que podem ser afectados pelo seu trabalho.

Page 30: 1 - CIDADANIA

Usufruir do ensino e de uma educação de qualidade de acordo com o previsto na lei, em condições de efectiva igualdade de oportunidade no acesso, de forma a propiciar a realização de aprendizagens bem sucedidas;

Ver reconhecidos e valorizados o mérito, dedicação e o esforço no trabalho e no desempenho escolar e ser estimulado nesse sentido;

Ser tratado com respeito.

Direitos do Aluno

Page 31: 1 - CIDADANIA

Estudar, empenhando-se na sua educação e formação integral; Ser assíduo, pontual e empenhado no cumprimento de todos os seus deveres

no âmbito das actividades escolares; Tratar com respeito e correcção qualquer

membro de comunidade educativa; Respeitar a integridade física e moral

de todos os membros da comunidade educativa; Participar na eleição dos seus representantes

e prestar-lhes toda a colaboração.

Deveres do Aluno

Page 32: 1 - CIDADANIA

Ir e vir em todo território nacional em tempo de paz; Direito de igualdade perante a lei; Direito de não ser torturado e de não receber tratamento desumano

degradante; Direito a sua intimidade, sua vida particular, sua honra, sua imagem á

inviolabilidade de seu domicílio, de sua correspondência de suas comunicações telegráficas, de dados e telefónicas;

Direito de liberdade de expressão de actividade artística, intelectual, científica, literária, e de comunicação;

Direito de reunião e às liberdades políticas e religiosas; Direito à Informação; Direito de propriedade.

Direitos do Cidadão

Page 33: 1 - CIDADANIA

Votar para escolher nossos governantes e nossos representantes nos poderes executivos e legislativo;

Cumprir a leis; Respeitar os direitos sociais de outras pessoas; Prover o seu sustento com o seu trabalho; alimentar parentes próximos que

sejam incapazes; Educar e proteger nossos semelhantes; Proteger a natureza; Proteger o património comunitário; Proteger o património público e social do país; Colaborar com as autoridades.

Deveres do Cidadão

Page 34: 1 - CIDADANIA

Toda a criança tem direito a ter um nome e uma nacionalidade Tem direito a alimentação, moradia e assistência médica As crianças que têm deficiência física ou mental têm o direito a uma

educação especial.

Direitos da Criança

Page 35: 1 - CIDADANIA

Tem o dever de obedecer aos seus pais para que lhe dêem amor e carinho.

Respeitar as outras crianças seja qual for a raça ou língua

Deveres da Criança

Page 36: 1 - CIDADANIA

Tipos de Cidadãos

com relação aos direitos, o cidadão se posiciona de cinco formas

diferentes:

Page 37: 1 - CIDADANIA

...desconhece os seus direitos

Page 38: 1 - CIDADANIA

...espera passivamente que seus direitos sejam

reconhecidos pelos outros.

Page 39: 1 - CIDADANIA

...só sabe se queixar, mas não age na defesa dos seus direitos.

Page 40: 1 - CIDADANIA

...vive cobrando seus direitos, mas de forma errada.

Page 41: 1 - CIDADANIA

Está comprometido com os direitos da cidadania e sabe cobrar de forma correta e responsável o respeito a esses direitos .

Page 42: 1 - CIDADANIA

Tipos de Cidadãos

com relação aos deveres ( responsabilidade social) temos também cinco tipos de posturas

diferentes:

Page 43: 1 - CIDADANIA

Desrespeita os interesses coletivos, rejeita qualquer participação e envolvimento e dificulta a participação das outras pessoas.

Page 44: 1 - CIDADANIA

Omite-se. Deixa de cumprir suas

responsabilidades.

Page 45: 1 - CIDADANIA

Conhece suas responsabilidades, mas na

prática nada faz para cumpri-las.

Page 46: 1 - CIDADANIA

Cumpre somente o que é definido como sua função pela lei ou pelas regras sociais.

Page 47: 1 - CIDADANIA

Sente-se responsável e atua para mudar e melhorar aquilo que sabe

estar errado.

Page 48: 1 - CIDADANIA

O direito de cada um termina quando começa o do outro!

Escolhe a TUA MEDIDA PARA AGIR e torna-te mais ativo(a).

“Ninguém comete maior erro do que não fazer nada porque só pode fazer pouco.”

Edmund Burke

Page 49: 1 - CIDADANIA

Certa lenda conta que estavam duas crianças patinando em cima de um Lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam sem preocupação. De repente, o gelo se quebrou e uma das crianças caiu na água. A outra criança, vendo que seu amiguinho se afogava debaixo do gelo, pegou uma pedra e começou a golpear com todas as suas forças, conseguindo quebrá-lo e salvar seu amigo. Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino: Como você conseguiu fazer isso? É impossível que você tenha quebrado o gelo com essa pedra e suas mãos tão pequenas! Nesse instante apareceu um ancião e disse: - Eu sei como ele conseguiu. Todos perguntaram: Como? O ancião disse:

-Não havia ninguém ao seu redor para dizer que ele não era capaz, que era impossível de ser feito.

Albert Einstein

Page 50: 1 - CIDADANIA

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)

Page 51: 1 - CIDADANIA

Como atingir os

ODM? O que foi já feito e o que falta fazer?

Que medidas podem e devem

ser tomadas?Quais as

consequências de não se

atingirem estes objetivos?

Page 52: 1 - CIDADANIA
Page 53: 1 - CIDADANIA

Juntos Cada Um Vale

“ Reunir é um começo, ficar juntos é progresso e trabalhar juntos é sucesso.”

Henry Ford

Page 54: 1 - CIDADANIA

“Por favor, que caminho devo seguir?”

“Depende de onde você quer chegar”, disse o Gato.

“Não faz muita diferença ...” respondeu Alice

“Nesse caso, também não faz muita diferença que caminho você vai seguir”, disse o Gato.

-De As Aventuras de Alice no País

das Maravilhas

Você já tem a direção?

Page 55: 1 - CIDADANIA

Qual é a história que você deseja escrever?

Quanto tempo este período vai durar?

Para desenvolver o espírito de equipe é preciso primeiro tratar o indivíduo.

Page 56: 1 - CIDADANIA
Page 57: 1 - CIDADANIA

É um conjunto de pessoas praticando atividades

comuns, com objetivos idênticos, porém

individualizados.

GRUPOGRUPO

Page 58: 1 - CIDADANIA

EQUIPEEQUIPE

É um conjunto de pessoas que oferecem suas

competências e conjugam seus esforços para fazerem

coisas que são da responsabilidade de todos, visando

obter resultados comum através da interatividade.

Page 59: 1 - CIDADANIA

Toda equipe é um grupo; mas nem todo grupo é uma equipe.

GRUPO

EQUIPE

GRUPO

EQUIPE

Page 60: 1 - CIDADANIA

FATORES QUE INFLUENCIAM UM GRUPO A TORNAR-SE OU NÃO UMA EQUIPE

FATORES QUE INFLUENCIAM UM GRUPO A TORNAR-SE OU NÃO UMA EQUIPE

Imagem ExternaFatores/Cultura Do Centro

Estilos Gerenciais Administração

Valores Interesse Formação CaráterAptidões Experiências Atitudes Percepções Comportamentos

Idade História Tamanho Objetivos SinergiaPercepções Mútuas

INDIVÍDUOINDIVÍDUO

AMBIENTEAMBIENTE

GRUPOGRUPO

Page 61: 1 - CIDADANIA

Como são as equipes?

Page 62: 1 - CIDADANIA

TRABALHO EM EQUIPETRABALHO EM EQUIPE

O trabalho em equipe é um processo baseado em princípios e valores que estão claramente definidos e entendidos. O verdadeiro trabalho em equipe é um processo contínuo interativo de um grupo de pessoas aprendendo, crescendo e trabalhando interdependentemente para alcançar metas e objetivos específicos no suporte a uma missão comum.

Page 63: 1 - CIDADANIA

Compreendendo o conceito de equipe

“Uma equipe é um grupo particular de pessoas trabalhando de forma cooperativa e interdependente para a realização de um objetivo comum.” Carlos Hilsdorf

“A idéia da equipe vem da necessidade histórica do homem somar esforços para alcançar objetivos que sozinho, não seriam alcançados ou seriam de forma mais trabalhosa.” Artigo UFMG

Page 64: 1 - CIDADANIA

ORIENTAÇÕES QUE AJUDAM A CONSTRUIR UMA EQUIPE

ORIENTAÇÕES QUE AJUDAM A CONSTRUIR UMA EQUIPE

Prepare-se estudando, lendo, trocando informações.

Utilize uma agenda e saiba dar prioridade, em nível de importância e urgência, as suas atividades diárias.

Concentre-se no que é essencial e faça o que é maisImportante.

Reúna sistematicamente sua equipe.

Repasse todas as informações importantes.

Edifique seus colaboradores, dando reconhecimento positivo de forma sincera.

Page 65: 1 - CIDADANIA

Crie com sua equipe uma forma de reforço.

Valorize todos e todas as etapas de um trabalho.

Crie um sistema de rodízio de tarefas.

Desperte a motivação da sua equipe.

Crie espaço para que as pessoas possam se expressar.

Pratique a delegação.

Aprenda a dar “feedback” de forma adequada.

ORIENTAÇÕES QUE AJUDAM A CONSTRUIR UMA EQUIPE

ORIENTAÇÕES QUE AJUDAM A CONSTRUIR UMA EQUIPE

Page 66: 1 - CIDADANIA

O QUE É ESPERADO DE CADA MEMBRO DA EQUIPE

O QUE É ESPERADO DE CADA MEMBRO DA EQUIPE

Compreender realisticamente o papel e a responsabilidade de cada um.

Somente julgar baseando-se em fatos.

Colaborar com os outros membros da equipe.

Priorizar o objetivo da equipe acima dos pessoais.

Fazer o esforço necessário para a realização do grupo.

Compartilhar informações abertamente.

Demonstrar padrões altos de excelência.

Apoiar decisões do grupo.

Responder construtivamente ao feedback dos outros.

Ter um senso de autocrítica.

Page 67: 1 - CIDADANIA

O QUE UMA EQUIPE ESPERA DE SEU LÍDER

O QUE UMA EQUIPE ESPERA DE SEU LÍDER

Mostrar comprometimento pessoal perante o objetivo da equipe.

Ser justo e imparcial com os membros da equipe.

Estar disponível para enfrentar e resolver assuntos associados com o desempenho de alguns membros.

Estar aberto a novas idéias dos membros da equipe.

Não enfraquecer esforços da equipe com prioridades excessivas.

Não comprometer o objetivo da equipe com política.

Page 68: 1 - CIDADANIA

Manter o objetivo, metas, e abordagens relevantes e significativas.

Formar comprometimento e confiança.

Fortalecer o grupo e o nível das habilidades.

Administrar relacionamentos, incluindo remoção de obstáculos.

Criar oportunidades para o grupo.

Fazer um trabalho real que agregue valor.

O QUE UMA EQUIPE ESPERA DE SEU LÍDER

O QUE UMA EQUIPE ESPERA DE SEU LÍDER

Page 69: 1 - CIDADANIA

FORMAS DE DAR “FEEDBACK”FORMAS DE DAR “FEEDBACK”

FORMA REAÇÕES PROVÁVEIS RESULTADOS

Verdade com ódio

Mentira com amor

Mentira com ódio

Verdade com amor

. Agressividade. Descrédito

. Aprovação. Desconfiança

. Agressividade. Fuga

. Aceitação. Surpresa

. Revide. Raiva

. Conflito

. Estagnação. Permanência. Reforço do

comportamento

. Mágoa. Inimizade

. Mudança. Crescimento

Page 70: 1 - CIDADANIA

A filosofia por trás da formação de equipes consiste em conseguir que as pessoas certas

façam as coisas certas da melhor maneira e no momento mais apropriado!

Page 71: 1 - CIDADANIA

Estado atual

Estado Desejado

“Meta de Resultado”

Definição da Meta de Resultado

Page 72: 1 - CIDADANIA

Meta de Processo 1

Meta de Processo 2

Meta de Processo 3

Meta de Processo ...

Meta de Resultado

Estado atual

Definição da Meta de Resultado

Page 73: 1 - CIDADANIA

O que você quer alcançar?

Por que você quer isso?

O que você ganha se

conseguir?

O que você perde?

Que obstáculos podem te impedir de chegar lá?

Que recursos você já tem que irão te

impulsionar?

O que te falta?

Como você irá saber que atingiu sua

meta?

Esquema de Identificação deCrenças, Valores e Ecologia da Meta

Page 74: 1 - CIDADANIA

Acompanhamento

Comunicação Clara

Objetivo Comum

Líder

Quatro aspectos essenciais das Equipes de Alta Performance

Page 75: 1 - CIDADANIA

O que pode acontecer se unirmos os talentos de nossas equipes?

Page 76: 1 - CIDADANIA
Page 77: 1 - CIDADANIA
Page 78: 1 - CIDADANIA
Page 79: 1 - CIDADANIA
Page 80: 1 - CIDADANIA
Page 81: 1 - CIDADANIA
Page 82: 1 - CIDADANIA
Page 83: 1 - CIDADANIA
Page 84: 1 - CIDADANIA
Page 85: 1 - CIDADANIA
Page 86: 1 - CIDADANIA
Page 87: 1 - CIDADANIA
Page 88: 1 - CIDADANIA

A excelência da equipe

Para se conseguir a excelência no trabalho, é preciso considerar as quatro dimensões da experiência

humana:

A dimensão intelectual, que almeja a Verdade A dimensão estética, que almeja a Beleza A dimensão moral, que almeja a Bondade

A dimensão espiritual, que almeja a Unidade

Page 89: 1 - CIDADANIA

Quando uma equipe é uma super-equipe?

comunicação eficaz e agradável entre seus membros

abordagem de trabalho em equipe bastante eficiente, cujos membros demonstram certas habilidades

compromisso dos membros da equipe com crescimento e o sucesso pessoal de cada um, bem como para a realização dos objetivos

desenvolvimento de processos que visem ao aprimoramento contínuo de seus próprios métodos e produtividade

altos níveis de criatividade

habilidade em lidar com os assuntos mais difíceis, sutis e geradores de conflitos.

Page 90: 1 - CIDADANIA

Vantagens do Trabalho em Equipe As equipes têm mais fontes de informação. Cada indivíduo

colabora para um acúmulo de conhecimento da equipe e que irá facilitar a resolução das atividades.

A equipe é mais criativa. Já que cada membro tem seu ponto de vista sobre um determinado problema

O trabalho em equipe incrementa a aprendizagem. Os membros absorvem conceitos, uns com os outros

Satisfação dos membros quando participam de um processo de decisão.

Os membros da equipe aprendem mais sobre si próprios através da interação.

Page 91: 1 - CIDADANIA

Desvantagens do Trabalho em Equipe

O gasto excessivo de tempo e energia para aprimorar as habilidades de comunicação e interação, afetando os resultados do trabalho.

Certos indivíduos ficam constrangidos ou são marginalizados por acharem o trabalho em equipe difícil e contrário a seu estilo natural.

As equipes começam a disputar entre si, em detrimento da empresa como um todo.

Page 92: 1 - CIDADANIA

O que pode sair errado com as equipes?

Problema nº 1: malditas reuniões

Problema nº 2: pessoas “dando de ombros”

Problema nº 3: rivalidade entre equipes

Problema nº 4: o conflito

Problema nº 5: confrontos de personalidade

Problema nº 6: padrões de comunicação destrutivos

Problema nº 7: pensamento de grupo

Problema nº 8: nostalgia de equipe

Page 93: 1 - CIDADANIA

1. Os objetivos e metas estão claros?2. A qualidade de comunicação é boa e eficaz?3. A equipe está preparada para encontrar um problema e resolver?4. A equipe está auto-motivada?5. Há confiança estabelecida entre todos da equipe?6. Todos se ajudam mutuamente ou é cada um por si?7. As pessoas buscam trazer respostas criativas para a solução dos

problemas?8. Os colaboradores sabem superar adversidades?9. Há um bom relacionamento interpessoal entre os membros?10.A equipe é orientada para a obtenção de resultados ou para

problemas?

Analise a sua equipe

Page 94: 1 - CIDADANIA
Page 95: 1 - CIDADANIA

Porque valeu a pena estar aqui hoje?

Quais são os aprendizados que eu levo

comigo ?

O que vou colocar em prática de imediato?

Page 96: 1 - CIDADANIA