1  · a festa julina realizada todo ano pela bradesco auto/re com apoio do sincor-es também está...

20
1 www.sincor-es.com.br

Upload: others

Post on 04-Aug-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1  · A Festa Julina realizada todo ano pela Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados

1www.sincor-es.com.br

Page 2: 1  · A Festa Julina realizada todo ano pela Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados

2www.sincor-es.com.br

SEDE PRÓPRIAEndereço:- Rua Frederico Lagassa, Nº 30 Conj. 509/512 - Edf. Scheila - Bairro Gurigica, Vitória,

Espírito SantoSite: www.sincor-es.com.br

E-mail: [email protected]

DiretoriaPresidente: José Romulo da Silva1º Vice-Presid.: Pedro de Paula Pinto2º Vice-Presid.: Leovigildo José Bello1º Secretário: José Alexandre Cid Pinto2º Secretário: Antonio Nelson B. Fortunato1º Tesoureiro: Antonio José A. Imperial2º Tesoureiro: Rene Neves FariasDiretor Social: Leonardo Souza BergaminiDir. Marketing: Willian da Silva AraújoDir. Informática: Jaime Balbino de OliveiraDir.Rel.c/Merc.: Neudon de Almeida Valadão

SuplentesAna Julia Merotto, Antonio Dimas Neto e

Deusdete Mantovanelli

Conselho FiscalSanta de Luzie Laiber Oliveira, Luiz Carlos

da Silva Porto e Maria Angélica Baptista

SuplentesEdneia Bossaneli Araújo, Jocarly Santos

Spinasse e Marisa Machado Imperial

Delegados Representantes junto a Fenacor-EfetivosJosé Romulo da Silva e Nicolau Marino Calabrez

Delegados Representantes junto a Fenacor-SuplentesCleber Calabrez e Paulo Henrique Rocha Latado

Jornalista ResponsávelMarcilene Forechi MTB ES00690JP

[email protected]

DiagramaçãoIvo Tadeu Basilio

ImpressãoGM Gráfica e Editora Ltda

EXPEDIENTE

Telefones para ContatoSINCOR-ES

Geral....................................... 2125-6666................................................ 2125-6667Deptº Adm./Financ.................. 2125-6669Cadastro Corretor................... 2125-6676Atend. D.P.V.A.T..................... 2125-6674Fax......................................... 2125-6672Revista Sincor-ES.................. 2125-6671Clube Vida em Grupo ............ 2125-6670

Empresas ColigadasCREDICORES....................... 3315-5027............................................... 3315-5028FUNENSEG-ES..................... 2125-6673............................................... 2125-6683ASSESSORIA JURÍDICA...... 2125-6675(MOSCON E ASSOCIADOS ADVOCACIA)José Romulo da Silva

Presidente do Sincor-ES

É preciso ver as oportunidadesOPINIÃO

A produção de veículos no Brasil fechou o ano de 2012 em baixa, com queda de 1,9% em relação a 2011. Naquele ano, saíram 3.407.861 unidades novas das montadoras contra 3.342.617 no ano passado. A queda não é suficiente, no entanto, para deixar a Associação Nacio-nal dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) pessimista. A instituição acredita que a indústria automobilística irá crescer de 3,5% a 4,5% este ano.

Os números parecem bons o suficiente para animar os corretores de seguros que vivem exclusivamente da carteira de seguro automóvel. Mas, é preciso que os corretores que se dedicam a este ramo come-cem a perceber que o investimento único nesse segmento pode ser o motivo da estagnação do seu negócio ou da sua empresa.

Temos falado com frequência e vários especialistas que participam dos eventos organizados pelo Sincor-ES confirmam que o momento do mercado de seguros exige corretores preparados para os novos e atraentes nichos que estão surgindo. No Espírito Santo, especifica-mente, há áreas novas que demandam mais profissionais aptos a oferecer serviços não só de venda de apólices mas de consultoria em diversos ramos do mercado de seguros.

Há espaço para a atuação em ramos como riscos de engenharia e de petróleo, grandes obras, empresariais, responsabilidade civil entre outros. Quando observamos as opções de negócios oferecidas pelas seguradoras é possível perceber que há enorme potencial, mas que os negócios exigem investimento de tempo para conhecer o mercado e os produtos. E é justamente neste quesito que os corretores de seguros capixabas correm o risco de perder o bonde desta história.

Digo isso por perceber que a maioria dos profissionais que atuam no Espírito Santo não parece disposta a investir tempo no aperfei-çoamento necessário para a atuação nesse nichos de mercado. É compreensível que os corretores não podem simplesmente aban-donar a carteira de automóvel, devido à liquidez e à dinâmica que ela oferece.

Mas, é preciso atentar para o fato de que o mercado de auto-móveis, apesar das perspctivas otimistas, é como um jogo de “rouba monte”, ou seja, há sempre uma disputa por algo que não cresce significativamente a ponto de comportar a grande oferta de corre-tores dispostas a investir apenas neste produto. E, se por um lado, o consumidor de outros produtos fica sem opção, as seguradoras também reclamam da falta de corretores especializados em outros ramos.

Gostaria de lembrar aos nossos associados das parcerias que mantemos com as seguradoras que privilegiam o canal corretor para a comercialização de seus produtos. E que há todo interesse do Sincor-ES em contribuir para ampliar o leque de possibilidades desses profissionais. Por isso, realizamos cursos e treinamentos com frequência voltados para essas áreas ainda pouco conhecidas. Estamos sempre atentos às demandas do mercado e algumas vezes nos antecipamos; em outras, fazemos algum tipo de pesquisa para saber a necessidade dos nossos associados.

Esta é uma forma de contribuir e para que nosso empenho obtenha resultados, é preciso que haja a participação dos associados com sugestões de cursos e palestras que atendam aos seus anseios por qualificação. Também na nossa revista mensal, sempre divulgamos o resultado desses eventos como forma de manter informados aqueles que por algum motivo não puderam comparecer.

Page 3: 1  · A Festa Julina realizada todo ano pela Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados

3www.sincor-es.com.br

B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

“Adversidade”

SUMÁRIO

Ela era uma garota que vivia a se queixar da vida. Tudo lhe parecia difícil e se dizia cansada de lutar e combater.

Seu pai, que era um excelente cozinhei-ro, a convidou, certo dia, para uma experi-ência na cozinha.

Tomou três panelas, encheu-as com água e colocou cenouras em uma, ovos em outra e pó de café na terceira.

Deixou que tudo fervesse, sem nada dizer. A moça suspirou longamente, imagi-nando o que é que seu pai estava fazendo com toda aquela encenação.

Depois de tudo fervido, o pai colocou as cenouras e os ovos em uma tigela e o café em outra.

O que você está vendo?, perguntou.Cenouras, ovos e café, respondeu ela.Ele a trouxe mais perto e pediu-lhe para

experimentar as cenouras. Ela notou como as cenouras estavam macias.

Tomando um dos ovos, quebrou a casca e percebeu que estava duro. Provando um gole de café, a garota sentiu o sabor delicio-so. Voltou-se para o pai, sorriu e indagou: O que significa tudo isto, papai?

É simples, minha filha. As cenouras, os ovos e o café ao enfrentarem a mesma adversidade, a água fervendo, reagiram de formas diferentes.

A cenoura entrou na água firme e infle-xível. Ao ser submetida à fervura, amoleceu e se tornou frágil.

O ovo era frágil. A casca fina protegia o líquido interior. Com a água fervendo, se tornou duro. O pó de café, por sua vez, é incomparável. Colocado na água fervente, ele mudou a água.

Voltando-se para a filha, perguntou o homem experiente:

Como é você, minha filha? Quando a adversidade bate à sua porta, você reage como a cenoura, o ovo ou o café?

Você é uma pessoa forte e decidida que, com a dor e as dificuldades se torna frá-gil, vulnerável, sem forças? Ou você é como o ovo? Delicada, maleável, casca fina, que, com facilidade se rompe. Ao receber as notícias do desemprego, de uma falência, da morte de um ser querido, do divórcio, se torna dura, inflexível?

Quanto mais sofre, mais obstinada fica, mais amarga se torna, encerrada em si mesma? Ou você é como o café, que muda a água fervente, motivo da dor, para conseguir o máximo de seu sabor, a cem graus centígrados?

Quanto mais quente a água mais gos-toso se torna o café, deliciando as pessoas

com o seu aroma e sabor.Se você é como o pó de café, quando

as coisas vão ficando piores, você se torna melhor e faz com que as coisas em torno de você também se tornem melhores.

A dor, em você, tem o condão de a tor-nar mais doce, gentil, com mais capacidade de entender a dor alheia.

Afinal de contas, minha filha, como é que você enfrenta a adversidade?

A dor pode ser comparada ao instrumen-tal de um hábil escultor.

Com destreza e precisão técnica, ele toma de uma pedra dura como o mármore, por exemplo, e pacientemente a transforma em uma obra de arte, para encanto das criaturas.

A beleza da pedra só aparecerá aos gol-pes duros do cinzel, na monotonia das horas intermináveis de esforço e trabalho.

Assim como a pedra se submete à la-pidação das formas para se tornar digna de admiração, somente os corações que permitem à dor esculpir sua intimidade, adquirem o fulgor das estrelas e o brilho sereno da lua.

04 Notícias do Sincor-ES

Sala de Visitas07

CVG-ES12

Social18Artigo19

Seguro DPVAT09

Mercado14

Page 4: 1  · A Festa Julina realizada todo ano pela Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados

4www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR-ES

Associados, anotem na agendaOs associados ao Sincor-ES podem

se organizar para participar dos eventos de confraternização e comemorativos que ocorrerão até o final do ano, pois o sindicato já divulgou a programação. Em alguns casos, como no Encontro de Congraçamento do Mercado de Segu-ros, que será realizado em outubro, as reservas já estão esgotadas. O evento será realizado este ano na Pousada dos Pinhos, em Pedra Azul e os 89 apartamen-tos disponíveis foram comercializados tão logo as inscrições foram abertas, em dezembro do ano passado.

Mas, ainda é possível participar dos outros eventos. No mês de maio, será realizado o “3º Encontro da Mulher Corretora de Seguros no Espírito Santo”. Realizado pelo Sincor-ES com patrocínio da Porto Seguro, o evento conquistou a simpatia das mulheres que integram o mercado de seguros. A data prevista inicialmente para o encontro é o dia 13 de maio, mas o presidente do Sincor-ES destaca que essa data ainda depende de confirmação. “A Porto já nos informou que haverá várias atividades para as mulheres que participarem”, avisa José Romulo da Silva.

A Festa Julina realizada todo ano pela

Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados ao Sincor-ES e será animado pelo som da sanfona, por comidas típicas e pela tradicional quadri-lha. Em agosto, a Feijoada Club Gourmet Sincor-ES promete repetir o sucesso dos anos anteriores. A festa será no dia 18, no Cerimonial Oásis, e para participar o convidado deve estar vestindo a camisa-convite, que pode ser comprada no Sincor-ES ([email protected]). A expectativa é reunir 300 pessoas.

Em dezembro, o Sincor-ES celebra o encerramento das atividades do merca-do de seguros em 2013 com sua tradicio-nal festa, que reúne corretores de seguros e seguradores. A festa será realizada no Cerimonial Le Buffet, em Jardim Camburi, e contará com a animação da Banda Trilha. O presidente do Sincor-ES lembra que o evento é exclusivo para corretores e empresas corretoras associadas ao sin-dicato e que cada profissional terá direito a um convite, sendo que poderá adquirir outro a um custo que ainda será divulga-do. A festa é realizada pelo Sincor-ES com o co-patrocínio das seguradoras, que têm direito a uma cota de convites.

Começou no dia 26 de fevereiro, em Vitória, mais uma edição do curso para Habilitação de corretores de Seguros. O curso é oferecido pela Escola Nacional de Seguros em parceria com o Sincor-ES e segue até novembro, dividido em módulos. O primeiro deles é Capitalização e ainda neste semestre os alunos farão o módulo dois, Vida e Previdência. Já o último módu-lo é o de Todos os Ramos, que oferece as condições para o requerimento do registro de corretor de seguros pleno.

O coordenador do curso, Fernando de Almeida Silva, diz que este ano a procura foi grande pelo curso e que 80 interessados deixaram de se matricular devido a distân-

Começa mais um curso de formaçãode corretores de seguros em Vitória

cia dos municípios de origem. “Ainda assim, temos matriculados alunos de Guarapari,

ExecutivaCarla Pieroni é a nova executiva

da Escola Nacional de Seguros. Na primeira semana de março, ela assu-miu a recém-criada Superintendên-cia de Comunicação e Marketing, que substituiu a Superintendência Comercial, antes ocupada por Henrique Berardinelli. Com 20 anos de experiência nas áreas de Vendas e Marketing, Carla é jornalista, pós-graduada em Gestão pela Coppe-ad/UFRJ e em Marketing pelo Ibmec. Nos últimos três anos, a executiva vi-veu e trabalhou em Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde foi diretora de Marketing para a América do Norte da Editora Elsevier, especializada em revistas científicas.

Novo cargoO executivo Tarcisio Godoy assu-

miu a presidência da Bradesco Auto/RE no lugar de Ricardo Saad. Godoy, que cuidava da diretoria de Finanças e controladoria da Bradesco Seguros, terá pela frente o desafio de coman-dar uma das maiores seguradoras do Brasil, focada na venda de seguros gerais e que tem no seguro de auto-móvel o seu carro-chefe.

Nova Venécia, Vila Velha e Aracruz, entre outros municípios”, afirmou.

Page 5: 1  · A Festa Julina realizada todo ano pela Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados

5www.sincor-es.com.br

Securitários têm reajuste salarial de 7,5% em 2013

NOTÍCIAS DO SINCOR-ES

Resolução CNSP fere direito do corretor

Foi firmada a Convenção Coletiva de Trabalho para o exercício 2013 entre o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Seguros Privados e Capitalização no Estado do Espírito Santo (Sindisecuritá-rios-ES) e o Sindicato dos Corretores de Seguros no Espírito Santo (Sincor-ES). O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, adverte que esta convenção é aplicável exclusivamente às empresas corretoras de seguros, capitalização, previdência privada, saúde, captadoras e promotoras de vendas de planos de saúde não integrantes de grupos empre-sariais financeiros, bancários, industriais, comerciais ou multinacionais.

O documento prevê reajuste salarial dos empregados da categoria de 7,5%, incidentes sobre os salários vigentes em 31 de dezembro de 2012. Poderão ser compensadas as antecipações mas não serão considerados os reajustes conce-didos a título de promoções funcionais. Na cláusula 2ª, a Convenção determina ainda que o reajuste é válido a partir de 1º de janeiro de 2013. Os trabalhadores que se enquadram na categoria contínuos, porteiros e assemelhados não poderão receber salário inferior a R$ 721,00; os demais trabalhadores passam a fazer jus a um salário não inferior a R$ 807,00.

Também está previsto na Convenção

o adiantamento do 13º salário, que deve ser feito por ocasião das férias do empre-gado. Alem disso, foi definida a quantia de R$ 19,30 por mês de acréscimo no salário a título de anuênio, a cada ano de serviço prestado ao mesmo empregador e contado a partir da data da admissão ou readmissão. No caso de atividade es-sencial ou de urgência, de acordo com a convenção, o trabalho extraordinário (horas extras) será remunerado com o percentual de 60% sobre a hora normal, sendo permitida sua compensação em outros dias a critério e vontade das partes, respeitando-se sempre a mesma propor-ção do adicional.

As empresas ainda fornecerão, obri-gatoriamente, auxílios-refeição ou alimen-tação, conforme opção do trabalhador, no valor de R$ 17,20 por dia de trabalho, com a participação dos empregados em seu custeio com a quantia máxima de R$ 1,00. O Dia do Securitário fica mantido na convenção, sendo considerado dia de repouso remunerado Além disso, está prevista na convenção a contratação de seguro de vida e acidentes pessoais, com indenizações que variam de R$ 33 mil a R$ 66 mil. Já o valor da participação nos lucros foi fixado em R$ 360 e terão direito todos os trabalhadores em atividade no ano de 2012.

Obrigar o corretor de seguros a devolver a comissão recebida para a seguradora diante do cancelamento da apólice pelo cliente é um desrespeito com o profissional e com a legislação vigente. Assim, o presidente do Sincor-ES, José Romulo avaliou a Resolução CNSP 278, que deter-mina a devolução da comissão pelo corretor de seguros.

José Romulo destaca os artigos 724 e 727 do Código Civil, que determina o pagamento da comissão e diz que esta é devida ao corretor uma vez que o resultado previsto no contrato tenha sido alcançado. O Código Civil diz ainda que o pagamento será devido mesmo que haja arrependimento das partes e cancelamento do negócio.

O presidente do Sincor-ES afirma que os corretores devem se manifes-

tar sobre esta prática de forma a evidenciar a sua abusividade. “Nós já ingressamos em juízo na Justiça Federal contra a Susep por entender que a autarquia está extrapolando suas atribuições. “Nós temos observado que a superintendência ignora a lei, o direito adquirido e até a dinâmi-ca do mercado”, destacou José Romulo.

RessarcimentoA Terceira Turma do Superior Tribu-

nal de Justiça (STJ) entendeu ser de dez anos o prazo prescricional para propor ação contra plano de saúde para o ressarcimento de despesas rea-lizadas em razão de descumprimento de obrigações constantes do contra-to. No caso julgado, o autor realizou despesas com cirurgia cardíaca para implantação de stent (implante para desobstruir artérias), porque a Golden Cross se negou a autorizar o procedi-mento. A empresa, na contestação, afirmou que os implantes estariam excluídos de cobertura contratual.

AmbientaisFoi realizado em São Paulo, no dia

26 de março, o seminário “Seguro de Riscos Ambientais e Seguros de Res-ponsabilidade Civil Geral no Brasil”, promovido pela Escola Nacional de Seguros. O evento foi coordenado pelo advogado e mestre em Direitos Difusos e Coletivos, Walter Polido, e contou com a presença de outros convidados. Estiveram em debate temas novos para os segmentos da indústria e de serviços, todos volta-dos para as ferramentas de Seguros atualmente disponibilizadas ou em processo de elaboração.

Page 6: 1  · A Festa Julina realizada todo ano pela Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados

6www.sincor-es.com.br

Alerta para parceria entre associações e seguradoras

NOTÍCIAS DO SINCOR-ES

Base de dados permite controleImpedimento

O Sincor-ES recebeu, no início do mês de março, a base de dados dos corretores de seguros e sociedades corretoras de seguros do Espírito Santo. O documento foi encaminhado ao sindicato pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor). Depois que a Susep suspendeu o con-vênio com a Federação, os sindicatos de corretores deixaram de ter acesso às informações cadastrais dos correto-res em atividade nos seus estados.

A base de dados contém 2.260 nomes cadastrados, entre registros ativos, suspensos e cancelados. Na base de dados do Sincor-ES constam 1.152 registros ativos. Desse total, 342 são associados ao sindicato. “Teremos

que fazer uma revisão minunciosa dos registros encaminhados para que pos-samos atualizar os dados enviados no nosso sistema”, afirmou o presidente José Romulo da Silva.

Ele destaca que o sindicato deixou de ter acesso aos dados a partir do momento em que a Susep suspendeu o convênio de recadastramento dos corretores de seguros. Com a suspen-são, José Romulo argumenta, ficou impossível para o Sincor-ES realizar qualquer ação no sentido de contri-buir para a atuação profissional no mercado. “É fundamental que nós tenhamos como verificar se os profis-sionais atuam dentro da legalidade no Estado”, afirmou.

A filial da Aprove, seguradora pirata com sede em Aracaju (SE), fechou as portas, depois de ser alvo de ação da Polícia Federal no Estado da Bahia, onde foi proibida de atuar. Na capital sergipana, no entanto, a Aprove con-tinua funcionando. Na Bahia, a opera-ção que fechou a Aprove foi baseada na infração prevista no Artigo 16 da Lei 7.492, conhecida como Lei do Colari-nho Branco, que define os crimes contra o sistema financeiro nacional e prevê pena de um a quatro anos. Em Sergipe, o Sincor-SE, já havia feito denúncia na Delegacia de Proteção ao Consumidor e no Ministério Público.

AtendimentoA Agência Nacional de Saúde

duplicou sua capacidade de atendi-mento do Disque ANS (0800-701-9656), passando de 45 para 90 ligações simul-tâneas no atendimento humano e ele-trônico. Também o número de postos de atendimento aumentou de 47 para 68 usuários e o tempo médio de espera em fila em 2013 deverá se manter entre cinco e 15 segundos, segundo a ANS. Em 2012, foram recebidas mais de um milhão de ligações de consumidores de planos de saúde em busca de in-formações ou para fazer reclamações, informou a agência.

Novo golpeA Previdência Social alerta aos

cidadãos brasileiros contra um novo golpe que tem se tornado recorrente neste início de ano. Estelionatários estão utilizando o nome do Conselho Nacio-nal de Previdência Social para oferecer benefícios previdenciários e extorquir os cidadãos. A quadrilha entra em contato, por telefone, com segurados passando-se por integrantes do CNPS. Sob a falsa alegação de que o cidadão teria direito a receber valores atrasados de benefícios pagos pela Previdência Social, eles pedem ao segurado que informem dados pessoais e solicitam o depósito de determinada quantia em uma conta bancária, para liberar um pagamento que não existe.

O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, tem tentado interferir na comercia-lização de produtos por uma associação que fez uma parceria com uma seguradora para comercializar apóli-ces coletivas de seguros. No dia 21 de março, José Romulo teve acesso à tabela elaborada pela Generalli Brasil Seguros que tem por objetivo cap-tar os clientes da Aspem, uma das associações já denunciadas pelo Sincor-ES por vender seguros de forma irregular.

Para o presidente, esta pode ser uma nova forma de agir à margem da legalidade e de forma a lesar o mercado de segu-ros e o consumidor. “Nós corretores, temos à frente um novo, forte e desleal concorrente. Já conseguimos bar-rar a atuação de cerca de 30 associações, por meio de denúncias à Polícia Civil, Po-lícia Federal e ministérios Público Estadual

e Federal”, afirma José Romulo. No caso específico da Generalli, o

presidente disse que tentou interferir enca-minhando correspondência à Susep com

questionamentos sobre a legalidade das operações iniciadas pela seguradora. “Recebemos como respos-ta, encaminha pelo coor-denador de Atendimento ao Público, Gabriel Melo da Costa, que não há indícios de irregularidade por parte da Aspem ou da sociedade seguradora.

Para o coordenador, embora a associação não esteja autorizada a comer-cializar seguros, não há impedimento para que ela atue como estipulante em apólices coletivas firmadas

junto a sociedades seguradoras regulares. Segundo ele, esta é a única forma legal dessas associações atuarem, passando a representar seus associados como legítimos segurados.

Estamos de olho!

Page 7: 1  · A Festa Julina realizada todo ano pela Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados

7www.sincor-es.com.br

Sincor-ES patrocina corridaNOTÍCIAS DO SINCOR-ES

RC profissionalO Sincor-ES foi um dos patrocinado-

res do Desafio Vitória Anchieta – Corrida de Revezamento, realizada no dia 2 de fevereiro. Os participantes percorreram a distância de 115 quilômetros, saindo de Anchieta em direção a Vitória. A equipe

Harpia, representada pelo sargento Freitas do Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Espírito Santo, foi classificada em segundo lugar. Faz parte da equipe o atleta Denilson Nunes de Freitas, patrocinado pelo Sincor-ES em suas competições individuais.

A Tokio Marine Seguradora não irá mais comercializar o produto RC Profis-sional Corretor de Seguros, produto que contava com a parceria do Sincor-ES em benefício dos corretores do Espírito Santo.De acordo com o comunicado encaminhado ao sindicato, o gerente executivo da sucursal Vitória, Carlos Eduardo Maia Queiroz, informa que a companhia não conseguiu atingir o equilíbrio financeiro do produto e que isso inviabiliza sua comercialização.

SimpósioA Escola Nacional de Seguros,

com apoio do Sincor-ES, realizou no mês de março o VI Simpósio sobre Fraudes em Seguros. O even-to ocorreu no auditório da Rede Gazeta, em Bento Ferreira, e reuniu corretores de seguros, advogados e executivos do mercado de segu-ros do Espírito Santo. A palestra foi proferida pela advogada Ana Rita Petraroli, especialista em Direito e Processo Penal.

Page 8: 1  · A Festa Julina realizada todo ano pela Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados

8www.sincor-es.com.br

SALA DE VISITAS

Novo gerente comercial

Visita de negócios

Nova forma de atuação

Visita de reconhecimento

O diretor Comercial da Alfa Seguradora, Mauro Hime Leão, esteve na sede do Sincor-ES para apresentar o novo gerente Comercial da Filial Vitória, Antonio José Cardoso Barreiro. O capixaba Antonio substitui Adilson Pacheco, que foi promovido promovido a gerente Comercial Brasil do Canal Massificados/Sindicatos.

Executivos da Zurich Brasil Seguros visitaram o Sincor-ES no dia 12 de março para apresentar os novos produtos da companhia e divulgar sua nova forma de atuação no mer-cado. Denise Carvalho, diretora Comercial-RJ/ES, e Orlando Fernandez, gerente de Filial que responderá pela Seguradora no Espírito Santo, estiveram reunidos com o presidente José Romulo da Silva por 1h30 e discutiram ainda parcerias.

O presidente do Sincor-ES recebeu a visita dos represen-tantes da JLT Corretora, Fernando Coelho, diretor comercial Rio/ES, e Edgard Quintella, representante no estado. Na oportunidade, informaram que a JLT está voltada para grandes riscos e aberta para formar parceria com os cor-retores locais para atuar na co-corretagem.

O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, recebeu a visita dos executivos da Mitsui Sumitomo Seguros, no dia 27 de fevereiro. A superintendente Comercial Juliana Oliveira Liedke e gerente comercial de Transportes Zenilson Baptista da Silva tiveram a oportunidade de conhecer a sede do sindicato e os projetos desenvolvimentos no Espírito Santo voltados para o mercado de seguros.

Page 9: 1  · A Festa Julina realizada todo ano pela Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados

9www.sincor-es.com.br

Page 10: 1  · A Festa Julina realizada todo ano pela Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados

10www.sincor-es.com.br

SEGURO DPVAT

Novos convênios paradivulgação do DPVAT

Estatísticas do DPVAT

O Sincor-ES firmou outros dois convênios para divulgação do Seguro DPVAT, desta vez com as prefeituras de Viana e de Ca-riacica. No dia 26 de fevereiro, o funcionário do sindicato Ronaldo Fagundes foi recebido pela assessora Técnica da Secretaria Mu-nicipal de Saúde da Prefeitura de Viana, Laudilene Magda Duarte Colodetti.

Já o convênio com a Prefeitura de Ca-riacica foi firmado no dia 4 de março. Na ocasião, Ronaldo Fagundes foi atendido pelo vice-prefeito do município Bruno Polez, que responde também pela Secretaria de

Assistência Social. O secretário colocou à disposição do Sincor-ES um espaço em todas as unidades de atendimento de sua secretaria, inclusive postos de saúde, para a divulgação do Seguro DPVAT.

Nos dois casos, Ronaldo Fagundes apre-sentou o trabalho desenvolvido pelo Sincor-Espírito Santo e destacou a importância da ação para a sociedade. Ele apresentou números de indenizações pagas e reforçou o fato de que o atendimento prestado pelo sindicato às vítimas de acidentes e seus familiares é gratuito.

Tratamento

O Observatório Nacional da Segu-rança Viária (ONSV) fechou um acordo com a Seguradora Líder DPVAT para viabilizar a criação de um canal espe-cífico para divulgação de estatísticas de acidentes de trânsito e indeniza-ções. O objetivo do ONSV é desenvol-ver ações que levem à redução dos acidentes de trânsito.

Para o diretor-presidente da Segu-radora Líder, Ricardo Xavier, a parceria vai permitir que haja mais um canal de comunicação com o cidadão. “As pesquisas e estudos realizados pelo Observatório serão de grande impor-tância para a sociedade”, afirmou.

Com base na troca de informações, o Observatório terá condições de reali-zar diagnósticos mais precisos sobre o trânsito brasileiro.

O presidente do ONSV, José Aurélio Ramalho, acredita que a sistematiza-ção e a divulgação dessas informações por uma entidade não governamental de caráter público vão permitir que a sociedade tenha mais possibilidade de obter esclarecimentos sobre o assunto. “Vamos usar os dados fornecidos pela Seguradora Líder e compará-los com outros para que possamos identificar com mais precisão causas e locais de acidentes”.

O SUS gasta 48% da verba desti-nada ao tratamento das vítimas de acidentes de trânsito com pessoas feridas em motocicletas. Esse percen-tual corresponde a R$ 200,3 milhões. A informação é do vice-presidente da Associação Brasileira de Vítimas de Trânsito, que diz ainda que essa cifra cresce 103% por ano.

VítimasTem aumentado o número de

vítimas de acidentes de trânsito inter-nadas nos hospitais do Espírito Santo. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, este tipo de vítima já ocupa 80% dos leitos disponíveis. A Polícia Militar registrou 5,8 mil aciden-tes em 2011. Em 2012, o número de acidentes ultrapassou 6 mil. As vítimas de acidentes de trânsito internadas em dois hospitais públicos da Grande Vitória custam 6,5 milhões por mês.

EmbriaguezO número de multas por dirigir

alcoolizado no Espírito Santo mais que dobrou em 2012, representando um crescimento de 150% em relação ao ano anterior. Segundo os dados do Departamento Estadual de Trân-sito (Detran-ES), em 2012 foram 6.525 multas aplicadas por embriaguez ao volante e, em 2011, haviam sido aplicadas 2.606 multas. Esse aumento pode ser atribuído à intensificação da fiscalização.

IndenizaçõesO número de indenizações pagas

por invalidez subiu 47% em relação ao ano anterior, sendo que, em 53% dos casos, a vítima tinha entre 18 e 34 anos. É o que apontam os dados do Seguro por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). Em 2012, foram pagas indeni-zações a 352.495 vítimas de acidentes de trânsito, todas por invalidez per-manente. Esse número corresponde a 69% de todas as indenizações pagas pelo DPVAT.

Ronaldo e a assessora Técnica da Secreta-ria Municipal de Saúde de Viana, Laudilene Magda Duarte Colodetti.

Na foto, ao lado do Vice-prefeito e respon-sável pela Secretaria de Assistência Social de Cariacica, Buno Lopez.

Page 11: 1  · A Festa Julina realizada todo ano pela Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados

11www.sincor-es.com.br

SEGURO DPVAT

InadimplênciaAo longo do ano de 2012, o

índice de inadimplência do Seguro DPVAT chegou a 27,7%, levando-se em consideração a frota de veículos registrada no Denatran. Isso significa que quase 30% de todos os veículos em circulação no país não pagaram o seguro obrigatório. No caso das mo-tocicletas, o índice de inadimplência é de 38%. Do total arrecadado com o seguro, 45% são transferidos para o SUS, 5% para o Denatran e o restan-te é destinado ao pagamento das indenizações.

Consultoria avalia atendimento DPVAT

Lei que prevê orientaçãosobre DPVAT é alterada

Executivos da Lopes Ma-chado, Auditors, Consultants e Business Advisers visitaram o Sincor-ES para fiscalizar o pro-cesso de qualidade no atendi-mento prestado pelo Sincor-ES às vítimas de acidentes e bene-ficiários do Seguro DPVAT. A au-ditoria está prevista no contrato firmado entre a Seguradora Líder e o Sincor-ES. Os auditores foram acompanhados em sua visita pelo presidente José Ro-mulo da Silva que colocou à dis-posição toda documentação necessária para a realização da avaliação.

A Lei Municipal nº 8.110, que dispõe sobre a afixação de orientação sobre o Seguro DPVAT, foi alterada e a nova redação, de autoria do vereador Sérgio Augusto de Magalhães e Souza (Serjão), determina que seja informada a gratui-dade do atendimento realizado pelo Sincor-ES às vítimas de acidentes e seus beneficiários.

O teor da lei permanece inalterado e determina que o Seguro DPVAT seja divulgado em estabelecimentos de pres-tação de serviços de saúde – públicos ou privados – e funerárias do município de Vitória. Serjão afirma que boa parte da população não recorre ao seguro ou não recebe os valores a que tem direito por falta de conhecimento e orientação.

CrescimentoO Espírito Santo abriga uma frota

que ultrapassa 1,5 milhão de veículos. Um número que cresce, por ano, de 8 a 10%, segundo informação do diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), Fábio Nielsen. A preocupação do gestor é que o Estado entre em colapso, uma vez que além de carros e motos que circulam pelo ES, todos os anos são emitidas 1,1 milhão de carteiras de habilitação (CNH) – uma média de mil e cem todos os dias. Em outubro de 2011, a frota do ES era de 1.367.967 veículos.

Indenizações aumentam em 2012De janeiro a dezembro de 2012, o

Seguro DPVAT pagou 507.915 indeniza-ções por morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médico-hospita-lares. Isso representou um aumento, em relação a 2011, de 39%. Esse crescimento, de acordo com levantamento feito pela Seguradora Líder, foi maior que o cresci-mento da frota de veículos no Brasil.

Para a seguradora, o crescimento no

pagamento das indenizações é resultado da divulgação do Seguro DPVAT e de mais conscientização das pessoas sobre os seus benefícios. De acordo com o presidente da Seguradora Líder, Ricardo Xavier, o alto número de acidentes com motocicletas contribui para os dados. “As motocicletas foram responsáveis por 69% das indenizações pagas em 2012”, afirmou.

Guia PráticoA ANS lançou o Guia Prático de

Planos de Saúde para esclarecer dúvidas dos beneficiários ou de quem deseja contratar um plano pela primeira vez. A publicação descreve o papel da ANS como agência reguladora do setor e suas atribuições junto aos consumidores, aos prestadores de serviços e às ope-radoras de planos de saúde e mostra o passo a passo para a contratação de um plano, com exemplos sobre os vários tipos de produtos oferecidos pelas operadoras. O guia aborda os direitos quanto à cobertura mínima obrigatória, a área geográfica de co-bertura, os reajustes de preços para cada tipo de plano e a portabilidade de carências para outra operadora, entre outros temas.

Page 12: 1  · A Festa Julina realizada todo ano pela Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados

12www.sincor-es.com.br

CVG-ES

Torneio de futebol integra mercado de seguros do ES

O time formado por fun-cionários da Banestes Seguros e corretores de seguros foi o vencedor do “5º Torneio de Integração do Mercado de Seguros”, realizado no dia 9 de março, no Society Bate Bola, em Itararé. O torneio, que reúne corretores de seguros e funcionários de seguradoras, conta com o apoio do Sincor-ES. Este ano o troféu do torneio

Aniversário na Casa LarComo têm ocorrido todos os meses, os meninos atendidos pela Casa Lar,

em Vila Velha, tiveram uma festa para homenagear os aniversariantes do mês. As comemorações ocorrem desde o ano passado, após o Sincor-ES e o CVG-ES adotarem a instituição entregando doações para sua manutenção.

Os diretores do CVG-ES Luiz Amaury Gontijo, Anto-nio Santa Catarina, Paul Douglas Canarin e Jair Car-valho estiveram presentes à comemoração, no dia 22 de fevereiro, e repre-sentaram o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, que não pôde com-parecer. Os aniversariantes receberam presentes e a festa contou com bolo, doces e refrigerantes.

recebeu o nome do corretor de seguros e diretor do Sincor-ES Leovegildo José Bello, em homenagem à sua atuação ética e profissional no mercado de seguros do Espírito Santo.

Participaram do torneio oito segura-doras, entre elas: HDI (norte) HDI (Vitória), GBOEX, ACE, Unimed, Tokio Marine, Ba-nestes e Mongeral.

Ao final do torneio foi servido farto churrasco para comemorar, para variar, a vitória da equipa da Banestes Seguros mais uma vez levou o “caneco”. Em se-gundo lugar ficou a equipe da Mongeral Seguros.

O troféu do torneio fez uma homenagem ao corretor de seguros Leovigildo José Bello

Time da Banestes Seguros recebendo o troféu de campeã do 5º Torneio de integração do Mercado de Seguros

Os outros times

1- Mongeral; 2 - Unimed; 3 - HDI (norte); 4 - GBOEX; 5 - ACE; 6 - Tokio Marine e 7 - HDI (Vitória).

1

2

3

4

5

6

7

Page 13: 1  · A Festa Julina realizada todo ano pela Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados

13www.sincor-es.com.br

Consultora fala sobre líderes eempreendedores em evento do CVG

Os quatro elementos da janela de Johari

CVG-ES

“Liderança de um empreendedor” foi o tema da palestra que deu início à agenda que o Sincor-ES realiza em parceria com o CVG-ES e a Escola Nacional de Seguros. A consultora Andressa Pugliesi falou para um grupo de 40 corretores de seguros, execu-tivos de seguradoras e securitários, no dia 12 de março, no Hotel Bristol Century Plaza, na Praia de Camburi.

Andressa Pugliesi iniciou sua palestra destacando a importância do comprome-timento do líder para obter fidelidade de seus liderados e a confiança dos clientes. Segundo ela, é preciso começar “de den-tro pra fora”, ou seja, um líder precisa estar preparado para liderar e capacitar pesso-as. Esse preparo inclui o autoconhecimento e uma melhor percepção de si mesmo.

Para a consultora, existe uma grande diferença entre a percepção que um líder tem de si mesmo e a forma como os outros o avaliam. “Esta diferença pode represen-tar um grande prejuízo na sua carreira”, afirmou Andressa Pugliesi. Ela chamou a atenção dos convidados para um modelo de autoconhecimento conhecido como Janela de Johari, criada por dois psicólo-gos americanos, Joseph Luft e Harrington Ingham, há cerca de 50 anos.

Segundo ela, esse modelo mostra a interação entre a autopercepção do líder e a maneira como os outros o veem. “Criar sua própria Janela de Johari, pode ser uma forma para verificar o quanto sua autoper-cepção está alinhada com a imagem que os outros têm de você”, destacou a con-sultora. Janela de Johari é constituída por quatro partes: “eu público”, “eu fechado”, “eu cego” e “eu desconhecido”. A consul-tora destacou ainda as dez competências de um líder: comprometimento, comunica-ção, discernimento, iniciativa, responsabili-dade, segurança e educabilidade.

Eu público – É formado por sua auto percepção e pela maneira como os outros per-cebem você. Quanto mais informações sobre si mesmo você disponibilizar para as pessoas maior transparência haverá nas relações.

Eu fechado – Neste quadrante estão incluídas informações e características pessoais que somente você conhece sobre si mesmo. Muitos mal entendi-dos poderiam ser desfeitos se você se mostrasse mais e se abrisse mais para as pessoas com quem convive.

Eu cego – Esta é nossa área cega. Aquela área de nossa vida que desconhecemos em relação ao que os outros percebem de nós. Ficar mais atento às mensagens transmitidas pelas pessoas em relação a nós ajuda a diminuir esta área do eu cego.

Eu desconhecido – Com-preende o campo de nosso inconsciente, daquilo que tanto você desconhece so-bre si mesmo, como também os outros desconhecem sobre você.

PatrocínioO CVG-ES iniciou um projeto de

apadrinhameno de profissionais que já atuam no mercado e que, apesar dos conhecimentos sobre a ativida-de securitária, não possuem registro profissional.

A primeira conteplada foi Luiza Helena Sanson Cerqueira, que rece-beu um bolsa para cursar a primeira fase do Curso de Habilitação de Corretores de Seguros, que lhe per-mitirá requerer registro de corretora de seguros de capitalizaçã, vida e previdência junto à Superintendên-cia de Seguros Privados (Susep).

De acordo com o diretor do CVG-ES, Luiz Amaury Gontijo, foram avalia-dos alguns critérios para a concessão da bolsa. “Ela foi indicada por uma seguradora mantenedora do CVG, por seu conhecimento e atuação no mercado de seguros”, afirmou.

Page 14: 1  · A Festa Julina realizada todo ano pela Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados

14www.sincor-es.com.br

MERCADO

Mais de 400 já responderam pesquisa feita pela Fenacor

O que as mulheres usam

Audiências

A ampla pesquisa nacional realizada pela Fenacor com o objetivo de delinear o perfil socioeconômico das corretoras de seguros teve excelente receptividade por parte da categoria em todo o Brasil. Em apenas uma semana, 419 donos de corretoras já responderam ao questionário do “Estudo Socioeconômico das Empresas Corretoras de Seguros (ESECS-PJ). Isso representa uma média de 70 respostas por dia útil.

O estudo irá subsidiar propostas de grande interesse para os corretores de seguros, como a redução da carga tribu-tária, inclusão das empresas corretoras de seguros no Simples e outras demandas junto aos Poderes Executivo e Legislativo, órgãos reguladores e entidades do mer-cado.

A pesquisa tem por objetivo contri-buir com a categoria para estruturação de planos de negócios; formatar novas

estratégias e verificar o seu real posiciona-mento no mercado regional ou nacional; e servir de base para o planejamento de ações da Federação e dos sindicatos de corretores.

Através do ESECS-PJ será possível ainda fortalecer e consolidar a imagem dos corretores de seguros como uma das categorias que mais contribui para a ge-ração da riqueza nacional, na medida em que responde diretamente pela grande maioria dos negócios gerados no merca-do de seguros, previdência complementar aberta e capitalização.

A Fenacor se compromete a manter em total sigilo as respostas, preservando, assim, as informações das empresas cor-retoras de seguros participantes. Após o encerramento da pesquisa, a Federação irá enviar aos sócios das corretoras de seguros que responderem ao questionário o resultado compilado do estudo.

Estudo realizado pela SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos mostra que, além de mais cautelosas nos trânsito, as mulheres estão utili-zando cada vez mais os serviços ofe-recidos nas a p ó l i c e s e costumam se manter f iéis à mesma se-guradora. O acionamento do “Motorista Amigo” é mais usado pelas mulheres. O serviço pode ser solicitado sempre que o a condutora não se sentir apta a dirigir. Em 2012, 60% dos acionamen-tos foram feitos por mulheres.

Desde 2009, a SulAmérica oferece o ‘Auto Mulher’, seguro de automó-veis específico para o público femini-

no. Para o diretor de Automóveis da SulAmérica, Eduardo Dal Ri, aprofun-dar o conhecimento sobre o perfil do público feminino é fundamental para

atender as ne-cessidades e oferecer ser-viços diferen-ciados para a segurada.

Ele desta-ca que a co-modidade e o atendimento personalizado

do produto são aspectos bastante valorizados pelo público feminino. O índice de utilização do C.A.S.A., Cen-tro Automotivo de Super Atendimento, comprova. Em 2012, a maioria dos segurados, atendidos nas 35 unidades distribuídas pelo Brasil, era do sexo feminino.

O mercado já pode enviar suges-tões para duas minutas de circulares da Susep, colocadas em audiência pública desde o dia 18 de março. A primeira trata dos critérios para a estruturação do seguro do ramo ae-ronáutico (casco) e a outra refere-se ao Seguro Garantia, condições pa-dronizadas e dá outras providências. Os interessados poderão encaminhar, em até 30 dias a partir da data de pu-blicação do edital, seus comentários e sugestões, por meio de mensagem eletrônica dirigida ao endereço [email protected], devendo ser utiliza-do quadro padronizado específico, disponível na página da Susep na Internet (www.susep.gov.br).

CapitalizaçãoA Bradesco Capitalização to-

talizou mais de R$ 4,8 milhões em prêmios de sorteio distribuídos no mês de fevereiro. Foram 164 títulos con-templados, sendo 57 em São Paulo; 21 na Bahia; 12 em Pernambuco; 11 em Santa Catarina; 10 no Paraná e no Rio de Janeiro; 7 em Minas Gerais; 6 no Maranhão; 4 no Ceará, em Goiás e no Rio Grande do Sul; 3 no Amazonas e em Rondônia; 2 no Distrito Federal, na Paraíba e em Roraima; 1 no Espí-rito Santo, no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul,no Pará, no Rio Grande do Norte e em Sergipe.

Garantia estendidaA Superintendência de Seguros

Privados (Susep) vai criar um grupo de trabalho para analisar o seguro de garantia estendida e coibir práticas prejudiciais aos consumidores. Essa modalidade de seguro é oferecida às pessoas na hora em que vão ad-quirir eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. O superintendente da Susep, Luciano Portal Santanna, disse que o setor de seguro garantia pre-cisa de uma nova regulamentação e todos os normativos da Susep são elaborados pensando na proteção do consumidor.

Page 15: 1  · A Festa Julina realizada todo ano pela Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados

15www.sincor-es.com.br

MERCADO

Vice-presidente da Mitsui Sumitomo visita Sincor-ES

Mercado cresceu 31,9% em janeiro

Microsseguro

O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, recebeu a visita, no dia 18 de mar-ço, do vice-presidente da Mitsui Sumitomo Seguros, Hélio Kinoshita. O motivo da visita, segundo o próprio Kinoshita, deve-se ao novo posicionamento da companhia e ao interesse pelo mercado Capixaba.

O vice-presidente disse que a preten-são da seguradora é estar mais próxima dos corretores de seguros, por meio de uma executiva de contas para atender à

demanda dos profissionais locais. A visita de Hélio Kinoshita ocorreu logo após a reunião mensal da diretoria do sindicato.

Para o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, a parceria com a se-guradora tem muito a acrescentar para o mercado de seguros capixaba. “Nós sabemos da importância da valorização pelas companhias do corretor de seguros e esta visita mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.

A Superintendência de Segu-ros Privados (Susep) liberou do dia 06/03/2013, a estatística que aponta o desempenho do mercado de segu-ros em janeiro. Segundo os dados da autarquia, as seguradoras fatura-ram pouco mais de R$ 12,8 bilhões no primeiro mês deste ano, com ex-cepcional crescimento de 31,9% em relação ao mesmo período de 2012, sem computar o seguro saúde, que está sob a alçada da Agência Nacio-nal de Saúde Suplementar (ANS).

A taxa média de sinistralidade caiu de 50% para 48%, entre os dois períodos comparados, embora os sinistros retidos pelas seguradoras

tenham apresentado alta de 14,3%, para pouco menos de R$ 2,9 bilhões.

Isso significa que, em janeiro, o mercado devolveu para a socieda-

de, na forma de inde-nizações, benefícios e resgates, algo em torno de R$ 96,4 milhões por dia, incluindo finais de semana e feriados; ou ainda, R$ 4,1 milhões a cada hora.

Já as despesas co-merciais, que englobam, em linhas gerais, as comissões de corretagem pagas pelas seguradoras, além de campanhas promocionais, somaram cerca de R$ 1,3 bilhão em janeiro, 16% a mais do que no mesmo mês, em 2012. Fonte: CQCS 06.03.2013.

Pioneiro na comercialização de seguros populares, o Grupo Bradesco Seguros é também o primeiro integran-te do mercado segurador a ter o pro-duto de microsseguro autorizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). A aprovação e autorização por parte do órgão regulador permitirá que em breve o Grupo segurador passe a disponibilizar o Microsseguro Bradesco Proteção em Dobro. No formato “com-bo” – residencial + acidentes pessoais, acrescido de assistência funeral como benefício adicional –, o produto foi de-senvolvido em conjunto pela Bradesco Auto/RE e a Bradesco Vida e Previdên-cia, empresas integrantes do Grupo Bradesco Seguros. O novo produto será comercializado em três faixas de preço: R$ 4,50, R$ 5,50 e R$ 7,50 ao mês, para coberturas de R$ 10 mil, R$15 mil e R$ 24 mil, respectivamente.

FaturamentoA Capemisa Vida e Previdência,

com sede no Rio de Janeiro, será a primeira empresa de seguros brasilei-ra a operar em Cuba. As mudanças econômicas na ilha e a forte presença brasileira no país despertaram o inte-resse da companhia em solo cubano. José Augusto Tatagiba, presidente da Capemisa disse que a oportunidade surgiu com um trabalho da Agência Brasileira de Promoção de Exporta-ções e Investimentos (Apex), muito atuante na região do Caribe. Atu-almente, apenas duas seguradoras estatais atuam no país.

AssociadaA Porto Seguro formalizou sua as-

sociação à Federação Nacional de Capitalização (FenaCap). A empresa já está comercializando o PortoCap Aluguel, título de capitalização que substitui outras formas de garantias locatícias, e o PortoCap Incentivo, para as empresas realizarem pro-moções e ações de incentivo com sorteios de prêmios.

Page 16: 1  · A Festa Julina realizada todo ano pela Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados

16www.sincor-es.com.br

MERCADO

Cidade Portinho educa para o trânsito seguro

Cadastros

Serviços gratuitos para clientesLucro líquido

O espaço educativo Cidade Portinho Seguro Auto, criado pela Porto Seguro, pode ser visitado por crianças de 5 a 11 anos, no Shopping Boulevard, em Vila Velha. Trata-se de um espaço lúdico e educativo com o objetivo de propagar boas práticas no trânsito e conscientizar os futuros moto-ristas de forma divertida e interativa.

Com estrutura inflável, design diferencia-do e elementos comuns a ruas e avenidas, o Cidade Portinho pode ser visitado até o dia 5 de abril. As crianças que passarem por lá aprenderão como se comportar quando estiverem guiando uma bicicleta, qual a atitude em um cruzamento e por que é importante atravessar sempre na faixa de pedestre.

No circuito, os pequenos recebem multas fictícias quando descumprem a lei e incentivos quando admitem o erro e o corrigem. Eles ainda assistem a vídeos educativos, que unem personagens reais e desenhos animados em cenários colori-dos, que explicam as principais regras de trânsito.

O projeto Cidade Portinho percorre, desde 2002, diversas cidades do país e oferece um contato direto com elementos do trânsito. O diretor de Seguro Auto da Porto, Marcelo Sebastião, diz que, além de conscientizar os futuros motoristas o projeto pode levar as crianças a motivarem seus pais a pensarem melhor sobre suas atitudes no trânsito.

A Susep concedeu, desde que criou o novo sistema de cadastra-mento e atualização de corretores de seguros de todo o país, 7.436 registros de profissionais. Desde, 5.123 foram de pessoa física e 2.313 de pessoa jurídica. O projeto da Susep simplificou o processo de cadastramento dos corretores, principalmente dos novos profissionais que forma anualmente nos cursos oferecidos pela Escola Nacional de Seguros. A Susep passou a fazer diretamente o cadastramento dos corretores desde que o convênio com a Fenacor foi suspenso.

ArrecadaçãoA previdência complementar aber-

ta arrecadou R$ 70,4 bilhões em 2012 registrando o maior crescimento do setor desde 2004. O volume de aportes cresceu 31,54%, maior índice dos últimos nove anos. O sistema fechou o ano com 11,8 milhões de participantes, 95 mil pessoas usufruindo os benefícios e R$ 338,5 milhões em reservas.

ComandoO presidente do Grupo Bradesco

Seguros, Marco Antonio Rossi, é o novo presidente da CNseg, a entidade as-sociativa do mercado, e da Fenaseg, o braço sindical do setor. Ele sucede Jorge Hilário Gouvêa Vieira. Rossi concorreu em chapa única à eleição realizada no dia 19 de março. Integra a chapa como vice-presidente o pre-sidente do Conselho da Porto Seguro, Jayme Brasil Garfinkel.

A Banestes Seguros em parce-ria com a Autoglass ofereceu uma semana de cuidados gratuitos aos segurados, corretores e demais moto-ristas que visitaram a Central de Aten-dimento da Seguradora, na avenida Fernando Ferrari, no período de 18 a 22 de março. Quem passou por lá, pôde fazer gratuitamente reparo do pára-brisa, tratamento indicado para pequenas trincas na lâmina externa do vidro, sem comprometer a nitidez da visão e de acordo com as normas

oficiais de segurança. Também estiveram à disposição

dos visitantes, a cristalização do vidro, procedimento que forma uma película protetora contra detritos que atingem vidro, e a aplicação de aditivo limpa vidros no reservatório de água do limpador do pára-brisas, produto que prolonga a vida útil do equipamento e não causa danos às borrachas das palhetas limpadoras. Foram ofereci-dos ainda lubrificação das canaletas e regulagem de faróis.

A Porto Seguro registrou lucro líquido de R$ 252,2 milhões no quarto trimestre do ano passado, valor 31% superior ao registrado no mesmo período de 2011. Já o resultado da seguradora em todo o ano de 2012 cresceu 18% em compa-ração com 2011, chegando a R$ 682,6 milhões. As receitas totais da empresa somaram R$ 3,15 bilhões nos últimos três meses do ano passado, um crescimen-to de 17,5% em relação a 2011.

Page 17: 1  · A Festa Julina realizada todo ano pela Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados

17www.sincor-es.com.br

MERCADO

Produto HDI com vantagensA HDI Seguros anunciou vantagens em

seu produto HDI Duo: o desconto na fran-quia do veículo segurado e a ampliação do benefício da assistência funeral.

Em caso de acidente indenizável de perda parcial, o cliente Duo terá um des-conto no valor da sua franquia.

O diretor de Automóveis da HDI Segu-ros, Fabio Leme, diz que a conta é simples: “Por exemplo, se a franquia do veículo é de R$ 2 mil e o prêmio líquido da apólice resi-dencial é de 300 reais, o segurado pagará apenas a diferença pela franquia, ou seja, 1,7 mil reais”, explicou o executivo.

O benefício da assistência funeral, antes restrito ao segurado, cônjuge e filhos de até 21 anos (ou até 24 anos no caso de estarem cursando a universidade) agora foi estendido para o condutor e passagei-ros, em caso de acidente com o veículo segurado.

Com o HDI Duo o corretor de seguros pode fazer de forma simples cotações para estas duas modalidades de seguro (auto e residência), proporcionando aos seus clientes opções mais completas de proteção e serviços, de acordo com a necessidade de cada um.

Marítima reúne corretores noauditório do Sincor-ES

A Marítima Seguros reuniu um grupo de corretores no Auditório Pedro de Paula Pinto, na sede do Sincor-ES, para apresentar seus produtos de RC Profissional e Riscos de Engenharia. O encontro ocorreu nos dias 26 e 27 de fevereiro e foi pre-cedido de um café da manhã. Estiveram presentes os executivos da seguradora Marcelle Altoé Boldrin, João Ricardo Serran Vieira e Jorge Luis Ribeiro.

EncargosAs empresas brasileiras têm os maio-

res custos de seguro social e demais impostos sobre os seus empregados, se-gundo ranking realizado pela UHY, rede de auditorias e contabilidade realizado em mais de 25 países. Em comparação com a média global, a carga tributária trabalhista brasileira corresponde a 22,5% dos salários. Estados Unidos, Di-namarca, Índica e Canadá foram os países que apresentaram os menores curtos trabalhistas.

DianteiraO ramo de automóveis lidera o

mercado de seguros brasileiro com 37,4% de market share, apresentando crescimento nacional médio de 15,8% em 2012, na comparação com o ano anterior. Os dados são do Sistema de Estatísticas da Susep. A análise da au-tarquia exclui os ramos Saúde, VGBL e Seguro DPVAT. A região Sudeste apresentou, no ano passado, o maior índice de expansão da cobertura para veículos com 21%. Em segundo lugar, fica a região Sul, com 15,%.

Participantes do dia 26 de fevereiro

Participantes do dia 27 de fevereiro

Em sua quarta edição, o GBOEX premiou os vencedores das Campa-nhas Top de Vendas e Extra Prêmio 2012. A primeira campanha teve como ganhadora a Mitraseg Correto-ra de Seguros, que receberá um carro zero quilômetro por seu desempenho. A campanha Extra Prêmio teve como ganhador o corretor Naum da Silva Jorge, que receberá uma motocicleta zero quilômetro. Outros dez prêmios em dinheiro serão distribuídos aos par-ceiros das quatro regiões de atuação do GBOEX: Sul, Leste, Centro-Oeste e Norte Nordeste. Em 2013, ano do cen-tenário do GBOEX, três campanhas de incentivo estão vigentes desde o mês de janeiro. Ainda é possível participar de todas as campanhas e os interessa-dos devem consultar os regulamentos e a relação dos premiados 2012 que estão disponíveis no site www.gboex.com.br – Portal do Corretor.

Vencedores

Page 18: 1  · A Festa Julina realizada todo ano pela Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados

18www.sincor-es.com.br

Por Boris NarjackSOCIAL

Doação para o BPTranO Sincor-ES doou uma impressora HP para o Batalhão de

Polícia de Trânsito (BPTran), em fevereiro. O equipamento foi encaminhado ao tenente coronel José Walace dos Santos Brandão e será usado na sede do BPTran. Na foto, o diretor tesoureiro do Sincor-ES, Antonio José Alvarenga Imperial entrega a impressora ao soldado Leandro do BPTran.

A Recordista Corretora entra em campo com o seu segurado Ronan, lateral esquerdo do Fluminense, oca-sião em que ele veio até a sede da corretora renovar o seu seguro. A Recordista Corretora está buscando este mercado pela proximidade com jogadores do Fluminen-se. “Prentendemos, no futuro, fazer o seguro de outros jogadores”, falou Rendre Macedo, sócio da corretora. Na foto, Macedo, Reginaldo e Ronan.

Seguro de Campeão

Aniversários de marçoMembros do CVG-ES e do Sincor-ES comemoram no

dia 5 de março o aniversário surpresa de Maria Angélica Batista, na sede do sindicato. Na ocasião, foram comemo-rados os aniversários de José Alfredo Silva Neto, Antonio Santa Catarina e Luiz Amaury Gontijo, todos aniversariantes do mês de março.

Na foto, o time de futebol da Banestes Seguros entre-gando à diretoria da instituição o troféu conquistado no 5º Torneio de Integração do Mercado de Seguros, realiza-do no dia 9 de março, no Society Bate Bola, em Itararé, Vitória. A entrega foi realizada dia 12 de março às 17h30, na sede da Banestes Seguros, e foi comemorada com um café, oferecido pela diretoria aos ganhadores.

Comemorandoo 1º Lugar

Page 19: 1  · A Festa Julina realizada todo ano pela Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados

19www.sincor-es.com.br

ARTIGO

REGISTRO OBRIGATÓRIO

* Artigo elaborado por Elias Moscon, Assessor Jurídico SINCOR-ES, Professor da Escola Nacional de Seguros (Unidade-Vitória/ES) e advogado especialista em direito do seguro sócio do escritório Moscon Advogados, e-mail: [email protected]; site: www.moscon.adv.br.

* por Elias Moscon

O corretor de seguros deve manter registros das propostas por ele encaminhadas as seguradoras e todos os assentamentos relacionados aos negócios de que participou, é o que determina a Lei nº 4.594/64 em seu artigo 14, vejamos:

Art. 14. O corretor deverá ter o registro devidamente autenticado pelo Departamento Nacional de Se-guros Privados e Capitalização das propostas que encaminhar às Sociedades de Seguros, com todos os assentamentos necessários à elucidação completa dos negócios em que intervier.

Trata-se de medida administrativa com objetivo de impor ao corretor certa disciplina administrativa, sendo certo que estes registros permitirão que o órgão oficial de fiscalização verifique o cumprimento do exercício das atividades dos corretores, razão pela qual esse registro de-verá estar sempre a disposição da fiscalização da SUSEP, com prevê o artigo 16 da Lei nº 4.594/64.

Art. 16. Sempre que for exigido pelo Departamento Nacional de Seguros Privados e Capitalização e no prazo por ele determinado, os corretores e prepostos deverão exibir os seus registros bem como os documen-tos nos quais se baseiam os lançamentos feitos.

A Circular 429 de 2012 dispensa do registro obrigatório o corretor ou sociedade corretora com receita mensal inferior a R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), porém para aqueles que são obrigados, a Circular possui um minucioso detalhamento do registro obrigatório, determinando que a sua escrituração seja em ordem numérica e cronológi-ca, podendo os registros serem distintos para cada ramo de seguro.

O corretor deve ficar atendo as regras para o registro das propostas, pois este registro devem ter suas folhas nu-meradas sequencialmente, contendo termos de abertura e de encerramento, datados e assinados pelo corretor responsável, indicando os ramos a que se destinam e a quantidade de folhas neles contidas, e obrigatoriamente ter no mínimo todos os dados relacionados no artigo 11 da Circular 429 de 2012, que não são poucos, vejamos:

I - No cabeçalho:a) nome do corretor:b) local, mês e ano de emissão; ec) ramo (no caso de registro distinto para cada ramo).

II - No corpo:a) número da proposta:b) dia da emissão:

c) nome do segurado (ou estipulante no caso de seguro coletivo):

d) nome ou código da seguradora:e) ramo (quando o registro se destinar a vários ramos):f ) importância segurada ou limite de importância segu-

rada (podendo ser omitido quando se tratar de seguro coletivo de pessoas):

g) prêmio (ou prêmio depósito, quando for o caso):h) data de recebimento da proposta pela seguradora: ei ) data da recusa da proposta por parte da seguradora

(quando for o caso).

Nota-se que este registro deve conter inclusive as pro-postas recusadas pelas seguradoras, fato hoje pouco obser-vado pelos corretores de seguros e sociedades corretoras de seguros.

Quanto aos pedidos de alteração dos contratos de seguros, endossos, devem ser igualmente registrados, em ordem numérica das respectivas propostas, ao final do re-gistro mensal, sob o título “Pedidos de Alteração”.

A utilização de sistema eletrônico ou mecanizado é permitida, porém o relatório fornecido pelo sistema deve possuir páginas numeradas sequencialmente, contendo o movimento da matriz e das filiais, sucursais, agências ou representantes.

O prazo para a guarda da documentação da produção do corretor de seguros, vem definido na Circular nº 74 de 1999 que no caso de contrato de seguros de bens é de cinco ao e de pessoas vinte anos, contados do término da vigência do contrato, desde que não tenha ação judicial.

O não cumprimento destas determinações é considera-do infração administrativa prevista no artigo 38 da Resolução CNSP nº 243 de 2011, que entende que o não fornecimento dos registros obrigatórios é situação que impede ou dificulta o exercício de poder de polícia administrativa da SUSEP, prevendo para este caso uma multa de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) a R$ 500.000.00 (quinhentos mil reais).

Assim, aqueles corretores de seguros e sociedade cor-retoras de seguros que possuem um faturamento igual ou superior a R$ 25.000,00 (vinte cinco mil reais), devem ficar atentos quanto ao Registro Obrigatório das propostas de seguros, cumprindo fielmente as determinações contidas na Circular 429 de 2012 evitando assim a sanção prevista na Resolução CNSP nº 243 de 2011.

Page 20: 1  · A Festa Julina realizada todo ano pela Bradesco Auto/RE com apoio do Sincor-ES também está confirmada e depende apenas de ajustes na data. O evento é exclusivo para associados

20www.sincor-es.com.br