0f · web viewe pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes,...

41
SESSÃO 2.386 – ORDINÁRIA 17 de abril de 2017 PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Invocando a proteção de Deus, declaro aberta a sessão plenária ordinária desse dia 17 de abril de 2017, às 18h10min. Um cumprimento especial aos Nobres Colegas Vereadores, aos funcionários desta Casa, à imprensa, público presente. Sejam todos bem-vindos! Antes de iniciarmos eu queria só fazer um lembrete, que nós, no dia de hoje, perdemos uma..., uma batalhadora no município de Flores da Cunha, que era Gema Trentin, lá de Otávio Rocha, né, que ela se destacou tanto no meio político como nas atividades sociais, no Conselho Tutelar. Então a ela eu pediria pra que nós levantássemos e fizéssemos um minuto de silêncio, porque pessoas assim muitas vezes elas passam e muitas vezes não são lembradas (Um minuto de silêncio). Cumprimento a imprensa, cumprimento também ao meu amigo Léo Tomazzoni, que é a primeira vez que vejo aqui nesta sessão, também cumprimento. LEITURA DOS EXPEDIENTES Solicito ao Secretário que faça a leitura do expediente recebido do Poder Executivo Municipal, dos Vereadores e de diversos, respectivamente. VEREADOR SECRETÁRIO SAMUEL DE BARROS DIAS: EXPEDIENTE DO EXECUTIVO: Ofício nº 057/2017, que encaminha o Projeto de Lei nº 025/2017, que “Concede abono salarial aos Agentes Comunitários de Saúde, vinculados à equipe da Estratégia Saúde da Família - ESF e dá outras providências”. Ofício nº 058/2017, que responde o requerimento da Câmara nº 011/2017 e encaminha o memorando nº 93/2017, da Secretaria da Saúde, informando a quantidade de exames disponibilizados pela Secretaria; e também, encaminha o memorando nº 89/2017, da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, contendo a relação de professores nomeados no ano de 2017, bem como a área para qual prestaram concurso, o local de designação e a turma de 100

Upload: dangdan

Post on 23-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

SESSÃO 2.386 – ORDINÁRIA17 de abril de 2017

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Invocando a proteção de Deus, declaro aberta a sessão plenária ordinária desse dia 17 de abril de 2017, às 18h10min. Um cumprimento especial aos Nobres Colegas Vereadores, aos funcionários desta Casa, à imprensa, público presente. Sejam todos bem-vindos! Antes de iniciarmos eu queria só fazer um lembrete, que nós, no dia de hoje, perdemos uma..., uma batalhadora no município de Flores da Cunha, que era Gema Trentin, lá de Otávio Rocha, né, que ela se destacou tanto no meio político como nas atividades sociais, no Conselho Tutelar. Então a ela eu pediria pra que nós levantássemos e fizéssemos um minuto de silêncio, porque pessoas assim muitas vezes elas passam e muitas vezes não são lembradas (Um minuto de silêncio). Cumprimento a imprensa, cumprimento também ao meu amigo Léo Tomazzoni, que é a primeira vez que vejo aqui nesta sessão, também cumprimento.

LEITURA DOS EXPEDIENTES

Solicito ao Secretário que faça a leitura do expediente recebido do Poder Executivo Municipal, dos Vereadores e de diversos, respectivamente.

VEREADOR SECRETÁRIO SAMUEL DE BARROS DIAS:

EXPEDIENTE DO EXECUTIVO:

Ofício nº 057/2017, que encaminha o Projeto de Lei nº 025/2017, que “Concede abono salarial aos Agentes Comunitários de Saúde, vinculados à equipe da Estratégia Saúde da Família - ESF e dá outras providências”.

Ofício nº 058/2017, que responde o requerimento da Câmara nº 011/2017 e encaminha o memorando nº 93/2017, da Secretaria da Saúde, informando a quantidade de exames disponibilizados pela Secretaria; e também, encaminha o memorando nº 89/2017, da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, contendo a relação de professores nomeados no ano de 2017, bem como a área para qual prestaram concurso, o local de designação e a turma de atuação, em atenção aos requerimentos nºs 025 e 026/2017, ambos de autoria da Vereadora Claudete Gaio Conte.

Ofício nº 122/2017, que encaminha os Demonstrativos Contábeis relativos ao mês de março de 2017, para conhecimento dos Vereadores.

E-mail da Secretaria de Administração e Governo, que encaminha o relatório das transferências recebidas pela União e pelo Estado ao Município de Flores da Cunha, para conhecimento desta Casa.

Convite da Prefeitura de Flores da Cunha e do CTG Galpão Serrano, para participar da abertura oficial do 14º Rodeio Crioulo Nacional de Flores da Cunha, no dia 22 de abril de 2017, às 18:00 horas, na Cancha 02, no Parque de Eventos Antônio Dante Oliboni.

EXPEDIENTE DE VEREADORES:

Indicação nº 103/2017, de autoria do Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani, que indica ao Prefeito Municipal a instalação de um quebra-molas na rua Zilmar Ceconello, mais precisamente no trecho da via compreendido entre as empresas Frutiflores e Alumaster.

100

Page 2: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

Indicação nº 104/2017, de autoria do Vereador Moacir Ascari, que indica ao Prefeito Municipal que seja estabelecido um determinado tempo para a permanência na vaga de idosos.

Indicação nº 105/2017, de autoria do Vereador Cesar Ulian, que indica ao Prefeito Municipal a realização de melhorias no Camping da Vindima Alberto Mattioni, como a revitalização das áreas de lazer, do lago, das quadras de esportes e do campo de futebol e ainda, o restauro e a ampliação dos quiosques, do salão de festas e a adequação e reforma do espaço destinado à comercialização de produtos.

Indicação nº 106/2017, de autoria do Vereador Clodomir José Rigo, que indica ao Prefeito Municipal que solicite junto ao DAER, que no momento da realização da obra de restauração da VRS-814, que liga os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, seja feita a canalização do bueiro que atravessa a via, em frente a Fábrica de Móveis Chiarani, nas proximidades da localidade de São Paulino.

Indicação nº 107/2017, de autoria do Vereador Clodomir José Rigo, que indica ao Prefeito Municipal a construção de passeio público no trecho da avenida 25 de Julho, localizado em frente ao pórtico de acesso ao loteamento Parque dos Pinheiros e, também, o conserto do bueiro que dá acesso às empresas Plac Móveis e Peretto Móveis, conforme imagens anexas.

Indicação nº 108/2017, de autoria da Vereadora Claudete Gaio Conte, que indica ao Prefeito Municipal a realização das obras e ações reivindicadas pelas comunidades de Santa Juliana, São Tiago e São Vitor de Mato Perso apontadas em reunião no dia 05 de abril de 2017, no Quarto Distrito de Mato Perso, e enviadas ao Prefeito no dia 11 de abril de 2017, através do ofício BPDT 005/2017, sendo elas: 1) Pavimentação asfáltica entre Otávio Rocha a Mato Perso; 2) Executar melhorias, em caráter de urgência, no trecho que antecede a ponte do Rio Tega, no sentido Otávio Rocha-Mato Perso; 3) Abertura da estrada e futura pavimentação asfáltica entre a propriedade de Francisco Conte e a vila Mussoi; 4) Melhorias no acesso à empresa Luvison; 5) Calçamento no acesso e em frente à escola Antônio de Souza Netto; 6) Pavimentação asfáltica do Morro Pandolfi até a vila Buset; 7) Pavimentação asfáltica no trecho entre famílias Marchet e propriedade de Vilson Giacomin; 8) Construção de um pórtico na entrada do distrito de Mato Perso pela VRS-834; 9) Colocação de placas com informações sobre o distrito, como pontos turísticos, vinícolas e outros pontos importantes da localidade; 10) Buscar meios para suprir as necessidades de segurança pública do distrito; 11) Instalação de fibra ótica, para o serviço de telefone e internet; 12) Câmeras de monitoramento nas entradas do distrito; 13) Buscar junto às operadoras de telefonia a instalação de antenas para o melhor funcionamento de serviços de celular; 14) Pavimentação asfáltica do acesso ao Clube Corinthians.

Indicação nº 109/2017, de autoria da Vereadora Claudete Gaio Conte, que indica ao Prefeito Municipal que providencie a roçada e outras melhorias na rua Marechal Floriano, entre as ruas João XXIII e Dr. Benito Rotta, no bairro União, conforme imagens anexas.

Requerimento nº 034/2017, de autoria do Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani, que requer a prorrogação pelo prazo de 15 dias para emitir o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final sobre o Projeto de Lei nº 021/2017, que “Institui o Programa “Em dia com Flores da Cunha””.

Requerimento nº 035/2017, de autoria do Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani, que requer a prorrogação pelo prazo de 15 dias para emitir o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e

101

Page 3: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

Redação Final sobre o Projeto de Lei Complementar nº 007/2017, que “Cria o cargo de Auditor Tributário, amplia vagas dos cargos de Assistente Social, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Agente Administrativo e Agente de Trânsito, altera os artigos 13 e 14 da Lei Municipal nº 1.502, de 14 de novembro de 1991”.

Requerimento nº 036/2017, de autoria do Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani, que requer a prorrogação pelo prazo de 30 dias para emitir o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final sobre o Projeto de Lei Complementar nº 008/2017, que “Institui a contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública e autoriza o Município a celebrar contrato com a Rio Grande Energia”.

Requerimento nº 037/2017, de autoria da Vereadora Claudete Gaio Conte, que requer o envio de um requerimento ao Prefeito Municipal, para solicitar que informe a esta Casa sobre o grau de parentesco entre o Chefe de Gabinete Élio Dal Bó e o Secretário da Fazenda Jorge Dal Bó e, também, se é do conhecimento da Administração Municipal o Decreto nº 7.203, de 04 de junho de 2010, que “Dispõe sobre a vedação do nepotismo no âmbito da administração pública federal”.

Moção nº 007/2017, de autoria do Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani, que apresenta Moção de Congratulações a Equipe Marcolina, de Otávio Rocha, vencedora da Gincana Cultural 50 anos Fenavindima, com 5.340 pontos, e às demais equipes participantes do evento organizado pelo jornal O Florense, com apoio da Prefeitura de Flores da Cunha e da Associação Comunitária Fenavindima, conforme seguem: 2º lugar: CDL - 5.279 pontos; 3º lugar: Fórmula Fitness/Sicredi - 5.068 pontos; 4º lugar: Leoni di Trento - 5.035 pontos; 5º lugar: Família Rotária - 5.024 pontos; 6º lugar: Polenta - 4.606 pontos; 7º lugar: Crossfit - 4.455 pontos; 8º lugar: Unidos pelo Bem - Instituto Flávio Ferrarini - 4.371 pontos.

Moção nº 008/2017, de autoria do Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani, que apresenta Moção de Congratulações a toda equipe do jornal O Florense, pela iniciativa, organização e realização da Gincana Cultural 50 anos Fenavindima, com apoio da Prefeitura de Flores da Cunha e da Associação Comunitária Fenavindima, realizada no último final de semana em nosso município.

EXPEDIENTE DE DIVERSOS:

Ofício Circular nº 002/2017, do Presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que encaminha exemplar atualizado do livro “O Retrato da Segurança Pública no RS”, que visa estudar a segurança pública e o sistema carcerário em nosso estado.

Ofício nº 024/2017, do Juiz Eleitoral da 68ª Zona Eleitoral, que solicita, no prazo de 15 dias, a lista de pessoas físicas que exerceram cargos de chefia ou direção durante o período de 1º de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2016.

Convite do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, para participar da inauguração do espaço do Acervo Histórico do Sindicato, no dia 27 de abril de 2017, às 17h30min, na sede do Sindicato.

Convite do Centro Empresarial de Flores da Cunha, para participar da palestra “Rumos e Perspectivas da Economia Brasileira”, com o palestrante Ricardo Amorim, no dia 25 de abril de 2017, às 20:00 horas, no Clube Independente.

102

Page 4: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

E-mail do Senhor Sebastião Paixão, que encaminha o projeto educativo “Cartilha Jovem Cidadão – Câmara nas Escolas”, que aproxima os jovens dos debates políticos do município, contribuindo para o maior entendimento funcional dos trabalhos realizados pelas Câmara Municipais.

E-mail da Assessora do Deputado Estadual Ciro Simoni, que convida para a audiência pública das Frentes Parlamentares pela Manutenção e Fortalecimento das Empresas Públicas, do Grupo CEEE, Sulgás e CRM, no dia 18 de abril de 2017, às 18h30min, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

E-mail da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que convida para a audiência pública sobre o programa de exploração de rodovias do governo federal e os impactos econômicos e sociais para o desenvolvimento da região do Vale do Taquari, no dia 19 de abril de 2017, às 19:00 horas, no Centro Universitário Univates, prédio 11, em Lajeado.

Cartão de felicitação de Páscoa da escola estadual Professor Targa.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Encerrado a leitura dos expedientes passamos ao

PEQUENO EXPEDIENTE

Com os Vereadores inscritos. Transfiro a Presidência ao Vice-Presidente Ademir Barp fazer uso.

PRESIDENTE ADEMIR ANTONIO BARP: Com a palavra o Vereador Moacir Ascari.

VEREADOR MOACIR ASCARI: Senhor Presidente, Colegas Vereadores, fiz uma indicação, aonde solicito ao Senhor Prefeito Municipal, para que coloque naquelas placas estacionamento para idoso, um tempo de uma hora ou no máximo duas horas, porque até o CDL está aqui pode conferir no dia a dia, existem cidadãos que são idosos que tem o seu cartão, mas colocam de manhã e só retiram o carro no fim da tarde, então ele acaba congestionando as vagas dos idosos, tirando do centro da cidade outras vagas que necessitam fazer trabalhos, né, nas agências bancárias, no comércio local, então e fica o carro estacionado todo dia. Com a criação da guarda municipal, certamente nós teremos a possibilidade também de autuação, desde que tenha na placa lá, permitido no estacionamento do idoso uma hora ou duas, né, para que ele seja racional então o uso daquela vaga e não porque eu tenho um estabelecimento na frente àquela vaga seja exclusiva minha porque eu sou idoso, né, então acho que tem que ter regras, né, porque senão o comércio local e as vagas de estacionamento já são precárias. Também estamos encaminhando já a revisão do Código de Posturas, foi feito no ano passado todo ele, estamos enviando cópia ao Senhor Prefeito Municipal para que revise toda a revisão feita, o trabalho feito por esta Casa na última gestão foi enviado pra lá não oficialmente, mas agora está oficialmente sendo reemitido e depois os Colegas Vereadores podem ter acesso de todas as..., o que está se propondo, porque o Código de Posturas do Município é do ano de 1969, na época ainda que nós tínhamos o local na frente dos estabelecimentos pra amarra o cavalo, né, então ainda está assim a nossa lei, o Código de Posturas, então nós fizemos uma revisão e espero com a revisão nós melhorarmos até o fluxo do estacionamento dos veículos, a ocupação, né, do solo do Município, diminui aquelas entradas de garagem que hoje são até seis metros, né, diminui pra três metros, aonde os veículos acabam sendo melhor estacionados e tendo maior número de veículos no estacionamento central da nossa cidade, sem antes cobrar a taxa de estacionamento. Vamos primeiro conscientizar, depois instruir, demarcar o local e depois a punição, caso não venha fazer da forma adequada. Então são, o Código de Posturas ele é bastante importante, ele levou mais de um ano pra ser revisto, né,

103

Page 5: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

por uma Comissão de Vereadores desta Casa, então agora está sendo enviado e também os Vereadores que quiserem uma cópia pra ler todo ele, ele é bastante extenso, né, então e pode ser dado sugestões, porque ainda ele está em estudo, então com isso nós estaremos melhorando e aperfeiçoando para atualidade de hoje, do Município de Flores da Cunha. Era isso, Senhor Presidente, obrigado.

PRESIDENTE ADEMIR ANTONIO BARP: Retorno à Presidência ao Vereador Moacir Ascari.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Com a palavra o Vereador Pedro Sperluk.

VEREADOR PEDRO SPERLUK: Senhor Presidente, Colegas Vereadores, Vereadora, assessor de vereadores e demais que nos visitam esta noite aqui, sejam bem-vindo! Fiquem à vontade. Quero volta a insistir sobre o meu..., a minha indicação, sobre a indicação do número 086/2017, apresentada nessa Casa, que é sobre a reforma das casas construída pela Prefeitura no bairro União, até por residindo naquele bairro, temos sido procurado quase que diariamente pelos moradores, reivindicando sobre os devidos reparos, visto que logo virá a estação das chuvas e do frio, que causa preocupação aqueles proprietário. Baseado no artigo 5º do inciso XXII e XXIII, onde é afirmado o direito de propriedade e está, e esta atendo a função social. Reiteramos assim a devida providência com a brevidade possível. Lembramos que para execução deste projeto, de reforma das casa, o qual consideramos perfeitamente viável ao Poder Executivo, poderá utilizar-se de recursos próprio constante dos seus orçamentos anual ou se for o caso buscar recursos junto ao Governo Federal, através do Ministério da Cidade ou financiamento da própria Caixa Econômica Federal. Obrigado, Senhor Presidente.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Com a palavra o Vereador Samuel.

VEREADOR SAMUEL DE BARROS DIAS: Boa noite, Senhor Presidente! Boa noite, Nobres Colegas Vereadores, Vereadora, a todos aqui que estão nessa noite serão..., estarão acompanhando as moções as..., da Gincana dos 50 Anos da Fenavindima. Eu quero, apenas fazer um comentário nessa noite, dentro do que nós estamos trabalhando nessa Casa, os Vereadores estão trabalhando dentro de um projeto de empreendedorismo e hoje tivemos a visita da Eroni Koppe, a qual nós agradecemos, ela não pode ficar aqui conosco, aonde ela trouxe informações importantes para que a gente possa desenvolver melhor um projeto, e esse projeto ele venha realmente de encontro a necessidade do nosso Município, né, a necessidade dos nossos..., das nossas famílias, para que os nossos filhos, né, possam ter as mesmas oportunidades com aqueles que hoje tem, de terem a educação do empreendedorismo dentro das escolas particulares. Também quero trazer a lembrança dos nobres..., desculpa, (Interferência do Presidente: não nesse expediente, Vereador), não, está bom. E também, mas dentro disso também, do projeto Família na Escola, não sei se todos receberam, né, mas, nós tivemos o acesso a este material, eu quero parabenizar aqui a Secretaria de Educação que fez um projeto muito interessante, que é esse aqui que está em minhas mãos, o projeto Família nas Escolas, aonde tem alguns temas extremamente importantes e um deles eu quero destaca aqui: depressão infantil e a família na era digital. Estamos vendo aí uma..., um problema seríssimo na internet, aonde as nossas crianças, jovens e adolescentes estão vulneráveis a problemas e a educação ela tem uma grande importância, e a educação do nosso município já colocou dentro desse projeto Família na Escola, fazendo com que a família possa estar mais próximo dos seus filhos, pra que não aconteça o que nós estamos vendo através da mídia, através das informações das redes de comunicações,

104

Page 6: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

crianças, jovens, adolescentes entrando em jogos, jogos esses que tem desafios, desafios esses que chegam até o suicídio. Então vejam a importância da educação, vejam a importância da família na escola, vejam a importância que a família tem em se apossar do material que está sendo colocado à disposição das famílias do nosso Município, então quero parabeniza aqui a Secretaria de Educação por esse projeto Família nas Escolas. Seria isso, Senhor Presidente.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Com a palavra Vereador Cesar Ulian.

VEREADOR CESAR ULIAN: Senhor Presidente, Colegas Vereadores, Vereadora, servidores desta Casa, comunidade aqui presente, também os líderes e membros das equipes, obrigado pela presença de cada um nesta sessão, nosso boa noite! Utilizo esse espaço primeiramente pra falar sobre a indicação, que é, vem encontro da realização de melhorias no Camping da Vindima Alberto Mattioni, a revitalização das áreas de lazer, das áreas do lago que a gente tem lá, que a maioria deve já ter frequentado aquele local, hoje ainda existe um pouco da ilha que existia ali, mas ela está se destruindo, né, e, é um local onde eu, quando fui criança, quando era criança, fui muito ali nesse local e gostava muito. E fui aí pra levar meu filho e infelizmente não tem mais como a gente passar e a gente tem escutado de muitas pessoas que frequentam o camping a dificuldade de se poder estar lá em família, então acredito que essa ação ela..., ela necessita ser urgente, a gente tem também agora o rodeio que vai iniciar e essa área também é utilizada e a gente, os banheiros também que tem lá é difícil, é difícil de..., de serem utilizados e eu também frequento esse local na prática esportiva e a gente sabe que existia um campo de futebol também ali, que hoje é mato, então que se..., se utilize esse espaço, né, já que ele está..., já que ele está aí, que se faça o corta da, enfim, do que cresceu ali e se plante a grama novamente. Mas o que mais me deixou chateado, posso dizer assim, e envergonhado foi ouvir de..., de familiares do seu falecido Alberto Mattioni dizer que frequentaram aquele local e se entristeceram ao ver como ele cuidava daquele local e como ele está hoje. Então é um patrimônio que a gente tem aí, vem pessoas de fora do Município, mas principalmente as pessoas do nosso Município tem o direito de usufruir desta área tão importante e tão preciosa onde a gente pode fazer muitas coisas com as crianças das escolas, onde podem ser criados, a gente sabe que lá tem patos tem..., mas podem ser criados bichos, sei lá, pra..., pra aproximar também as crianças da natureza. E, se talvez a forma com que ele está sendo administrado hoje não está dando certo, que se busque alguma..., alguma outra alternativa pra que o negócio funcione de verdade. Era isso, Senhor Presidente. Obrigado!

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Interrompendo vereadora é..., Diretora Renata, acompanhe aquele senhor que ele desceu as escadas e de repente ele não consegue, faz favor. Com a palavra Vereadora Claudete Gaio Conte.

VEREADORA CLAUDETE GAIO CONTE: Senhor Presidente, Colegas Vereadores, senhoras e senhores, um cumprimento especial hoje aos representantes de todas as equipes que participaram da Gincana comemorativa aos 50 Anos da Fenavindima, organizada pelo..., pelo jornal O Florense. Eu gostaria de utilizar esse espaço para justificar algumas indicações encaminhadas por mim durante essa semana. A primeira delas, o resultado de uma reunião realizada na comunidade que é minha terra natal, e depois entregue oficialmente ao Prefeito Municipal na última terça-feira, algumas reivindicações é..., da comunidade que resultaram em quatorze pedidos especiais. A gente sabe que nem todos vão ser atendidos, mas nós pedimos é um olhar especial pro nosso distrito, que várias dessas demandas são muito importantes pro desenvolvimento dessa localidade. Em especial, nós gostaríamos de reforçar, que é a prioridade

105

Page 7: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

número um, que beneficia os terceiros e quartos distritos, que seria ligação asfáltica entre esses dois distritos que é Otávio Rocha e Mato Perso, e também destacar a importância da instalação de fibra ótica para os telefones do distrito. Nós estamos em pleno século XXI e os nossos moradores precisam, muitas vezes, discar por três vezes o mesmo número para conseguir falar com a outra pessoa, então isto é inconcebível e junto disso vai a questão da internet, que também não funciona. A gente diz, às vezes, graças a Deus que nós temos WhatsApp, mas quando funciona a internet daí, né, porque as vezes também não funciona. E também com relação à segurança, é uma demanda, nós sabemos de todo o município e de todos os interiores e todos os distritos, nós sabemos da dificuldade hoje enfrentada pela Brigada Militar, então nós fizemos uma solicitação especial também, que se forem licitadas câmeras de monitoramento que também sejam instaladas no interior e..., que pelo menos coíbe um pouco, né, a ação dos vândalos. Nesse..., mesmo nesse final de semana nós tínhamos um carro suspeito circulando pela localidade, e a gente acredita que câmeras de monitoramento também possam ajudar muito na segurança das comunidades do interior principalmente, que estão tão longe, né, da Brigada Militar onde nós não temos, na maioria não temos, né, brigadianos residentes ali. Também gostaríamos de destacar a solicitação de melhoria na, e a roçada da rua Marechal Floriano, entre as ruas João XXIII e Doutor Benedito Rota, no bairro União. É uma passagem, não é nenhuma rua ali, então as pessoas utilizam este lugar como um trajeto de ligação, né, nessas duas ruas. Se não for possível abrir uma rua ali, então pelo menos que se dê, alguma, uma melhorada nesse trajeto, como todos estão vendo, está em péssimas condições. (Exibição de imagens através da televisão). Na semana passada uma pessoa idosa caiu ali e se machucou, então acho que é importante que a gente cuide de nosso município como um todo. Era isso, Senhor Presidente. Muito obrigada!

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Encerrado o Pequeno Expediente, e gostaria de ler aqui o..., no Regimento Interno, o artigo 98, que trata do Pequeno Expediente, que é para justificarem as indicações, requerimentos e votos de louvor ou de congratulações, obedecendo o critério de rodízio semanal elaborado pelo 1º Secretário e seguindo as normas. Então, o Pequeno Expediente tem que tratar desses assuntos, protocolados, tá? Falei na semana passada e então temos que seguir. Encerrado o Pequeno Expediente, passamos ao

GRANDE EXPEDIENTE

Com os Vereadores do dia. Vereador Clodomir Rigo, quinze minutos.

VEREADOR CLODOMIR JOSÉ RIGO: Senhor Presidente, Colegas Vereadores, Colega Vereadora, demais pessoas que nos assistem nessa noite, integrantes das equipes que participaram da gincana, a imprensa, na pessoa do seu Fabiano Provin. Boa noite a todos vocês! Eu começo falando das indicações que eu fiz hoje. A primeira delas é com relação ao..., um “boero” que a gente está requisitando aí na linha São Paulo. Ele faz parte da VRS-814 que nós temos a confirmação de restauração, que já era pra ter começado, mas infelizmente ainda não começou, então aqui a gente está sugerindo ao Prefeito Municipal que quando, tomara que aconteça logo essa restauração, que seja trabalhado junto ao DAER, pra que se faça a canalização de um bueiro que existe hoje lá. Ele é feito com, tipo drenagem, com pedras, então sempre que tem uma enxurrada um pouquinho maior a água invade a pista e atravessa por cima dela, invadindo o terreno vazio que tem ao lado. Então os moradores lá, estão pedindo que seja canalizado esse bueiro, né, lá já houve acidente por causa da aqua, “aguaplanagem” e então pra que esse seja consertado esse problema, a gente pede que se intervenha junto ao DAER pra fazer

106

Page 8: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

essa canalização. A outra indicação que eu fiz, é na avenida 25 de Julho, também tem projeto pra ser restaurada essa avenida, então até tem umas fotos que mostram aí, toda a 25 de Julho, ela está calçada, tem o passeio público. (Exibição de imagens através da televisão). Somente neste local que é, né, de acesso ao bairro Parque dos Pinheiros que não tem passeio público, então todos os dias a gente vê, até inclusive tem uma parada de ônibus, o pessoal vai pegar ônibus, o dia que chove tem barro, os carro passam próximo jogando água e pessoas que caminham, que gostam de caminhar, fazer a caminhada de final de tarde ou de despertar do dia usam essa avenida, então que seja feito aí o passeio público pra melhor as pessoas caminharem melhor. Também logo em seguida, nós temos o acesso a duas empresas do município aonde tem um bueiro, que toda essa água que desce da avenida ela desloca aí, não tem boca de lobo, então o que acontece? Esse bueiro ele é muito pequeno e a água consegue passa por cima, descendo em direção às fábricas. Seguidamente é destruído a rua, por causa que dá velocidade da água levando embora o cascalho, então aí também as empresas estão pedindo que haja uma providência, ou que seja feito um bueiro um pouquinho maior ou daqui a pouco, ou até um..., uma maneira de devia essa água pra que ela não desça em direção a..., às fábricas. Então a gente faz essas indicações essa semanas, pede a providência da..., do Poder Executivo, para melhorar essa situação. Durante a semana a gente viu a reportagens na..., tanto no jornal nosso aqui, O Florense, como no Pioneiro, falando da falta de professores nas nossas escolas estaduais. Eu particularmente já sabia do problema que tem, né, na escola de São Gotardo, a Professor Pedro Cecconello, onde faltam professores pra três disciplinas, e essa semana então recebi informação, que o Frei Caneca aqui de Flores também está com falta de professores. Então nós temos aí cerca de 400 alunos que estão sem professores, a da rede estadual, né, em três matérias, entre elas português e matemática, as principais disciplinas do currículo escolar, então estamos com 60 dias de aula. Como recuperar o conteúdo atrasado? Segundo informações que temos, declaração da coordenadoria da 4ª CRE de Caxias do Sul, não tem previsão para a contratação de novos professores aprovados em concurso público, devido a questões burocráticas. O mais interessante é que em véspera de eleições, todos os candidatos que irão concorrer, principalmente ao cargo de governador e deputado estaduais, neste caso, todos defendem diretamente a educação, a segurança, a saúde, não nessa ordem, mas todos prometem grande empenho nessas três propostas. Mas, quando realmente uma delas ou as três juntas, como é o caso agora no estado, precisam de atitudes com urgência por parte deles, aqui no caso dos deputados estaduais, para votarem a liberação de contratação de novos servidores, a burocracia impera de tal maneira que um assunto com essa importância, que é a educação, espere tanto tempo por uma simples decisão burocrática de nossos representantes, sabendo que dependendo do assunto, até extraordinária seria convocada, para que se votasse com urgência. Apesar da aprovação recente de três projetos de lei que prorrogam contratos emergenciais e temporários e autorizam a contratação de servidores, infelizmente temos que conviver com essas notícias. Temos um Município aqui bem estruturado, mas um Estado que atravessa um período muito difícil, onde questões que muitas vezes falta apenas vontade política para resolver certos assuntos, e assim quem sofre são as crianças e jovens, pois muitos estão no último ano do ensino médio e estão ainda sem conteúdo dessas matérias. Dentro deste mesmo assunto também, temos a falta da merenda escolar nas escolas, onde foi feito uma reivindicação junto ao Prefeito Municipal para que não aconteça mais, para que os alunos de todas as classes fiquem sem merenda por questões burocráticas novamente. Então como eu ia dizendo, então às vezes a gente vê até em âmbito federal, na calada da noite, às vezes, se é um assunto que interessa, eles conseguem votar muito

107

Page 9: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

rapidamente, né, e pelo que a gente ficou sabendo, tu vê, já estamos há 60 dias do início das aulas. Então, por causa duma liberação pra contratação de servidores que fizeram concurso público. Então, tu vê, só na região de Caxias do Sul tem em torno de 46, faltam 46 professores. Isso aí não..., não dá pra admitir. A gente fala tanto em educação, em segurança, em saúde, mas quando que a gente, quando que vai..., a gente vai precisar disso daí, se esbarra com esses detalhes. Então infelizmente são notícias que não..., não são boas pra nós, né? Então agora, segundo a 4ª Coordenadoria da CRE, diz que em torno de 30 a 40 dias pra resolver o problema. Então você imagina um aluno que está cursando o último ano, né, o ano que vem já vai pro..., pro ensino superior aí, ó, segundo grau, sem professor de matemática, sem professor de português, que são as principais matérias. Aí depois, então a explicação é que, essa..., essa aula que não..., não foi dada agora será recuperada. Quando que será recuperada? Nós já vimos em outros anos quando que houve greve dos professores ou alguma coisa parecida, dificilmente são recuperada essas aulas. Então a gente pede que..., que os governantes, que as..., as pessoas que decidem tenham um pouquinho mais de agilidade quando que a gente trata desse assuntos que são principais pra..., pra população. Durante a semana a gente recebeu também vários..., vários projetos vindo do Poder Executivo, e dentre deles eu quero citar um aqui, o Projeto de Lei Complementar número 08, que até inclusive o..., a Comissão de Constituição e Justiça pediu prazo de 30 dias, né? Então eu pediria aqui que o Executivo colocasse esse projeto na imprensa, divulgasse ele, que toda a população ficasse sabendo do que trata esse projeto. É um projeto que já veio pra esta Casa em anos atrás, inclusive quando que o nosso Prefeito era vereador na época. Ele já veio pra ser votado, ele foi rejeitado. Então agora foi feito um novo projeto, que nós estamos recebendo pra ser avaliado, então o que eu peço é que a imprensa tenha acesso a esse projeto, que divulgue, para que a população saiba o conteúdo do projeto. É um projeto, eu acredito que seja polêmico. Nós andamos pesquisando, claro que a maioria dos municípios já tem o projeto, mas os moldes, os valores, a maneira de cobrança está um pouco diferente. Então nós pedimos aqui que a imprensa divulgue, para que haja uma repercussão, que haja uma discussão antes de nós votarmos este projeto. É o Projeto de Lei Complementar número 008/2017. E pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente de vencedores, a..., destacar a união das equipes, a ótima gincana que é realizada. A..., sempre vai haver um vencedor, qualquer disputa vai haver um vencedor, mas sei que os oito foram vencedores. Parabéns a todos vocês! E um destaque especial ao jornal O Florense, pela sua imparcialidade, né, foi distinto, foi a..., diríamos assim, grandioso na sua organização, não olhando partido, não olhando política, não olhando adversários, nada. Fez o trabalho que tinha que ser feito, por isso do grande êxito da gincana. Tomara que com os próximos anos continuem, acho que foi uma iniciativa muito ótima, muito gratificante pra população, quem pôde participar. Então agradecimento especial a quem participou e aos organizadores. Acho que era isso, Senhor Presidente. Boa noite a todos!

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Com a palavra Vereador Éverton Scarmin.

VEREADOR ÉVERTON SCARMIN: Boa noite a todos! Presidente, meus Colegas Vereadores, Vereadora, a comunidade que nos prestigia. Hoje, as equipes que participaram da gincana, a imprensa, os funcionários desta Casa, aos moradores de Nova Roma, lá da rua das Rosas também que estão aí nos prestigiando esta noite, presidente do CDL Márcio Rech. Hoje eu quero trazer alguns números, referente ao pedágio de Flores da Cunha. São números que estão disponíveis no site da EGR, né, acho que é importante essa reflexão nesse momento. São 17 anos

108

Page 10: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

já que esse pedágio está no território de Flores da Cunha, do nosso Município, e prejudicou muito aquelas comunidades, continua prejudicando, claro que hoje nós temos um desvio, né, dando uma oportunidade para..., aos moradores daquela região, mas continua ainda prejudicando alguns moradores e principalmente a comunidade de..., do travessão Rondelli, a comunidade da Restinga, São Vitor e Nossa Senhora do Carmo. Pode passar, Made. (Exibição de imagens através da televisão). Então tem algumas tabelas aí que, a Madelaine vai estar passando, só pra gente acompanhar alguns números. Vou ser bem breve, depois a gente pode, quem tiver interesse, pode puxar no site da EGR e acompanhar também. Então a EGR, ela começou a funcionar no Município em junho de 2013, mas foi durante o mês de junho, a partir do dia 12 de junho. Então eu comecei no dia..., no mês de julho, que foi um mês inteiro, né? Houve uma passagem de 109 mil veículos, mais de 109 mil veículos no mês de julho de 2013. Em fevereiro de 2014, que depois eu peguei os meses de fevereiro, que daí completa no..., no 2017, houve um acréscimo de 8%, foi pra 117 mil. Em 2015, foram 103, mais de 103 mil veículos, aí houve uma redução de quase 10% no tráfego. Em 2016, em fevereiro, ainda nós não tínhamos inaugurado o desvio do pedágio, então houve de novo um acréscimo de mais sete por cento, em torno de 110 mil veículos. Em 2017, já com o desvio do pedágio e grande tráfego naquela região, de pessoas que utilizam para o refúgio, não pagar o pedágio. E muitos que transitam não..., não conhecem ainda o desvio do pedágio, né, mas a gente já teve uma redução de 38%, quase 40%. Então isso é uma redução, tem uma..., a próximo..., o próximo aí tem um..., arrecadação ou desembolso mensal e o lucro que o pedágio traria, né? Então em 2013 o pedágio lucrou dois milhões e seiscentos. Em 2014, ele teve um prejuízo de quase um milhão, são menos 988 mil. Isso são..., isso é só a praça de Flores da Cunha, né? Em 2015, ele teve um saldo positivo de 691 e, em 2016, ele fechou negativo, 240. Em 2017, eu conversei com o..., não está disponível ainda os números, mas janeiro e fevereiro ele já está negativo os dois meses, né, não está disponível ainda no site, mas eles estarão colocando dentro de alguns dias. Eu acho que é importante a gente ver que o Governo do Estado está preparando uma licitação para essas estradas, aonde ele estará licitando também a 122, no trecho de Antônio Prado a São Vendelino. Provavelmente tudo indica, e tomara que isso aconteça, a EGR vai ser mais uma empresa do estado que estará extinta, né, até o final do ano. E eu acho que é o momento de pensarmos, né, junto, acho que é, estou trazendo esses dados pra que a gente possa pensar e construir junto qual é que é a melhor forma de trabalharmos para, de uma vez por todas, né, levarmos embora esse..., esse transtorno, esse..., esse mal que tanto prejudicou aquela, principalmente aquela região norte do nosso município, né? Então peço aos Colegas Vereadores e até a comunidade que nos prestigia hoje, né, vejam, vamos pensar de que forma a gente pode atuar, né, sobre esse caso e acho que agora é o momento de intervirmos e garantir que Flores da Cunha se livre, de uma vez por todas, do pedágio. Eu agora trago um outro assunto, que é um..., um programa federal. Esse programa federal foi instituído pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Agrário. Eu vou fazer uma breve leitura do decreto de lei que foi instituído. O programa chama “Criança Feliz”. Então foi instituído em outubro de 2016 o programa Criança Feliz, de caráter intersetorial, com a finalidade de promover e desenvolver, de promover o desenvolvimento integral das crianças da primeira infância, considerando sua família e o seu contexto de vida. Considera-se primeira infância o período que abrange os primeiros seis anos completos ou os 72 meses de vida da criança. O programa Criança Feliz atenderá gestantes, crianças de até seis anos e suas famílias, e priorizará gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do programa Bolsa Família. Crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do benefício..., benefício de

109

Page 11: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

prestação continuada. Essas crianças de seis anos..., vão..., vai ser atingidas também aquelas que estão afastadas do convívio familiar, em razão da aplicação de medida de proteção previstas nas leis da família. O programa Criança Feliz tem como objetivo: promover o desenvolvimento humano, a partir do apoio do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais, que são os..., o pré-natal; colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias, para o desempenho da função de cuidado, proteção e de educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias à políticas de serviços públicos que necessitem a integração; e ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltada para as gestantes, crianças da primeira infância e suas famílias. Para alcançar os objetivos elencados, o programa Criança Feliz tem como principais componentes: a realização de visitas domiciliares periódicas por profissionais capacitados e de ações complementares, que apoiem gestantes e famílias, e favoreçam o desenvolvimento da criança na primeira infância; a capacitação e a formação continuada dos profissionais que atuam junto aos gestantes e as crianças na primeira infância, com vistas a qualificação do atendimento e ao fortalecimento intersetorial; o desenvolvimento do conteúdo e material de apoio para o atendimento às gestantes, às crianças na primeira infância e suas famílias. O decreto, ele continua bem longo, mas ele se repete por vários..., vários parágrafos. Então o que eu quero mesmo é dizer que o Município de Flores da Cunha, via Secretaria do Desenvolvimento Social, está inscrevendo o Município também, para que o Município de Flores da Cunha se cadastre nesse programa, no Criança Feliz. Esse programa ele foi instituído pelo Ministro de Estado, Osmar Terra, gaúcho, ele que é de Vacaria e se erradicou em Santa Rosa. Ele foi prefeito também de Santa Rosa e na oportunidade que esteve à frente do Estado, à frente da Secretaria da Saúde do Estado, no governo do Germano Rigotto e depois da Ieda Crusius, ele desenvolveu um programa, que chamava o “PIM”, né, Primeira Infância Melhor, e..., é um programa que deu muito certo. Ele conseguiu, no primeiro ano, foi um grande mérito do..., desse..., desse programa que ele..., que ele instituiu no Estado do Rio Grande do Sul, ele conseguiu reduzir a mortalidade infantil para menos de 20 crianças por mil, antes do primeiro ano de vida. Para sua implantação, trouxe médicos de fora do país, que treinaram os profissionais gaúcho neste programa interdisciplinar. Então eu quero só comunicar, que além do Município estar se cadastrando, né, a gente precisa desse olhar diferenciado para as famílias mais carentes. Nós já temos..., via assistência social, via Secretaria da Saúde, nós já temos alguns trabalhos assim, mas é importante que fazendo esse cadastro vem os recursos federais, que com certeza facilitará essa..., esse trabalho, para que essas famílias mais carentes e essas criança possam ter um..., um futuro melhor. E, quero também deixar aqui, comunicar, que então no dia cinco de maio nós teremos uma palestra no Clube Independente, realizada, e o palestrante será o próprio Ministro, Osmar Terra. Ele que é médico de formação, médico neurologista e ele..., ele trabalha, ele dedicou a vida dele, a vida política dele, trabalhando com crianças e trabalhando contra a drogadição também. Ele tem um trabalho forte contra as drogas, ele..., ele é um dos líderes..., contra a liberação da maconha principalmente, né, então ele está liderando também esse movimento, e o próprio Ministro, ele está realizando essa palestra a nível nacional, nos grandes centros de todo o país, e ele..., pelo carinho que ele tem com Flores da Cunha, ele conseguiu na agenda dele uma data para vir a Flores da Cunha falar desse assunto. Então no dia..., dia cinco de maio, às 19:00 horas, é um convite que eu faço em nome da bancada do PMDB, porque nós tratamos desse assunto junto, né, Presidente, o Vereador João Paulo, o Vereador Ademir

110

Page 12: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

também. Então a gente quer que..., a gente precisa nesse dia promover e levar à comunidade principalmente os setores da educação e da saúde do nosso município, para que possam ouvir sobre esse programa, lá no Clube Independente. É isso, Presidente. Muito obrigado! Eu só quero finalizar, agradecer as equipes, né, parabenizar principalmente todas as equipes que participaram da gincana. Acho que quem ganhou foi a comunidade, com o envolvimento, né, que boa parte da comunidade teve com a gincana e com certeza quem..., quem mais ganhou foi a Fenavindima, com as suas mais de cinco décadas de história, sendo relembrada e com certeza muitas histórias que..., grande..., que..., quase que boa parte dos participantes da gincana nem sabiam que..., o que tinha acontecido, né, nesses cinco..., nessas mais de cinco décadas de Fenavindima. É isso. Muito obrigado!

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Só lembrando que a palestra no dia cinco de maio, ela é gratuita pra todas as pessoas que quiserem participar. Com a palavra Vereador João Paulo Carpeggiani.

VEREADOR JOÃO PAULO TONIN CARPEGGIANI: Boa noite a todos os presentes! É uma alegria recebê-los e sobretudo ver o Plenário cheio de..., de tal maneira. Senhor Presidente, boa noite! Excelentíssimos Senhores Colegas Vereadores, funcionários desta Casa, imprensa, amigos aqui presentes, representantes de todas as equipes que atenderam o nosso chamado, a nossa comunidade geral que nos prestigia sempre. Eu ocupo esta tribuna na noite de hoje, para externar algumas considerações pessoais sobre como eu encaro a nossa incumbência como legisladores e representantes de todos os nossos munícipes, além de prestar contas do meu trabalho junto à comunidade. Antes mesmo de me colocar à disposição do partido, por muitas vezes pensei em concorrer nas eleições para ser um representante da nossa comunidade nessa Casa. E para mim especialmente era muito claro a atribuição principal de um vereador, além de sua pressuposição logicamente de legislar. A de criar ações, por meios legais, que proponham o ordenamento, a isonomia e o bem comum de todos os cidadãos. Portanto, em meu juízo, o trabalho de um vereador não deve se restringir somente ao fato de indicar consertos e reposições. Essas verdadeiramente são manifestações legítimas e devem nortear o nosso trabalho, mas penso que seja imperativo que a população saiba que a nossa incumbência é muito maior do que isso. Somos nove, em um universo de trinta mil. Cada um de nós representa uma camada e um extrato de nossa população, que nos elegeu como seus legítimos representantes, para discutirmos ações conjuntas que de fato visem o bem-estar de toda a nossa comunidade, independente de ser de situação ou de ser de oposição, pois isto é uma mera casualidade de um determinado espaço de tempo. Ouvia sempre durante a campanha, da grande maioria dos eleitores, “voto em pessoas, não voto em partidos”. O que é, de fato, uma grande verdade, pois aqui uma vez eleitos devemos nos posicionar de acordo com os nossos princípios, as nossas crenças, a nossa educação e segundo o nosso juízo. Dificilmente todos nós pensaremos da mesma maneira, seja em qualquer deliberação de projeto, mas isso não é problema, pois penso que da adversidade e diferença, podemos construir algo em conjunto, em prol exclusivamente de quem nos elegeu: a população da nossa cidade. Portanto, não se trata de mandar flores ou bombas para quem quer que seja. Como líderes que somos, devemos sempre construir pontes ao invés de barreiras. Vivemos em uma sociedade e todos fazem parte dela. Discordar de um posicionamento de um colega não significa que colocamos em dúvida o seu caráter, apenas que temos uma visão diferente sobre a pauta em questão, tão somente isso. Dessa forma, penso que através do diálogo e tolerância podemos construir ações de interesse coletivo e que imprimam a nossa marca na sociedade, contribuindo efetivamente para o bem comum da nossa comunidade, que não tenho dúvida ser

111

Page 13: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

do interesse de todos nós vereadores aqui presentes. Dito isto, a priori, ocupo este espaço no dia de hoje, logo após cem primeiros dias de mandato legislativo, para prestar contas à toda a comunidade da minha atuação como vereador e em um resumo do trabalho que desenvolvo semanalmente em minha página pessoal. Confesso que no decorrer dos primeiros dias eu fiquei um pouco perdido, entendendo a burocracia e todas as fases de tramitação do projeto da Casa. Porém, sempre fui muito bem orientado e atendido por todos os funcionários desta Casa, desde o primeiro momento que aqui cheguei. Sempre foram muito pacientes comigo. Entretanto, infelizmente muitas vezes o andamento não ocorre na velocidade que nós pensamos, por serem muitas vezes temas complexos ou demandar de bastante trabalho para que o mesmo dê entrada nesta Casa para a apreciação de todos os colegas. Todavia, o tempo como tudo na vida faz parte do processo. A partir de agora, discorro das iniciativas de minha autoria que estão sendo trabalhadas ao longo deste período e que em breve tramitarão nesta Casa. No dia 31 de janeiro, através da indicação nº 02/17, solicitei junto a Assessoria Jurídica e a Presidência desta Casa, para que fosse disponibilizado para consulta e download de toda a população, as versões consolidadas das leis codificadas municipais, entre as quais o Código de Obras, o Plano Diretor Municipal, o Código Tributário, o Estatuto dos Servidores Municipais e, Senhor Presidente, o Código de Posturas. Lembrando que ainda não são revisões das referidas leis, mas sim, a disponibilização para consulta em uma única versão, com todas as atualizações incluídas. Dessa forma, o processo de consulta, por parte de todo e qualquer interessado, ocorre de uma forma mais rápida e segura, através de um único arquivo. Atualmente se encontra em processo de finalização, em breve sendo disponibilizado a todos. Ao longo deste período, protocolei oito indicações ao Poder Executivo, entre as quais destaco duas delas, por serem de extrema importância a meu juízo. A primeira delas, de número 079/2017, para que se dê início a um estudo de readequação do fluxo viário em um ponto nodal importante da nossa cidade, na intersecção das ruas Antônio Soldatelli, Don Finoti e Júlio de Castilhos, em frente à escola 1º de Maio. Já foram registrados inúmeros acidentes nesse local, além de que se trata de um ponto de grande fluxo de veículos, com o agravante de várias crianças transitarem por este cruzamento nos horários de entrada e saída da escola. Esta readequação seria imprescindível para a segurança de pedestres e motoristas. A segunda delas, o qual tratei na semana passada, de número 102/2017, para que seja providenciada a arborização das ruas que estão sendo pavimentadas no bairro São José, uma vez que elas não têm passeios executados, o que facilitaria o plantio, levando em consideração o Manual Prático de Arborização, amparado pela Lei Municipal 1.248/89 e o Decreto Executivo nº 4.593/2013. A Prefeitura dispõe das mudas e da mão de obra, o que facilitaria em muito esse trabalho. Nas oportunidades anteriores que utilizei desta tribuna, nos dias 05 de fevereiro, 06 e 27 de março, apresentei os seguintes trabalhos, respectivamente: um estudo de impacto financeiro ao erário público; o projeto de lei de bairros e considerações sobre a arborização no nosso município. Na primeira delas, apresentei nesta Casa os números referentes ao impacto financeiro do subsídio ao plano de saúde dos cônjuges e dependentes dos funcionários, na época em que o projeto deu entrada nesta Casa, levando informação a toda a população e fornecendo dados para o debate e apreciação posterior neste Plenário. Na segunda oportunidade, apresentei ao público o anteprojeto de lei que trata da nova divisão territorial do perímetro urbano do nosso município. Pela proposta apresentada por mim e elaborada com o auxílio da Secretaria do Planejamento, seriam criados dezoito bairros, cobrindo a totalidade da área urbana da sede do nosso município, facilitando a localização das pessoas, a identificação dos moradores, a entrega de mercadorias, além de criar uma identidade local para a nossa

112

Page 14: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

população. Atualmente este anteprojeto está sendo detalhado pelo Departamento de Projetos e Planejamento Urbano, onde está recebendo as informações cartográficas para o seu georreferenciamento, ou seja, as coordenadas dos limites das áreas por GPS. Uma vez concluída esta etapa, será convocada audiência pública para apreciação de toda a comunidade, de acordo com a exigência legal para a tramitação desta matéria. Uma vez realizada a mesma, o projeto de lei estará apto para iniciar o seu processo nesta Casa. Já na última oportunidade, apresentei uma pesquisa sobre a atual legislação municipal sobre a arborização das áreas urbanas e constatou-se que, através da Lei Municipal 1.248, o Decreto Executivo 4.593 e o Manual Prático de Arborização, as quais mencionei anteriormente, temos o subsídio suficiente para fazer-se cumprir esta questão. Não se constatou a falta de legislação, mas sim, a necessidade de rigor na sua fiscalização. Dessa forma, salientei duas questões em forma de indicação ao Executivo. Uma delas, sendo o incentivo financeiro aos proprietários que adequarem-se à lei e executarem os seus respectivos canteiros, por via de desconto no IPTU. Esta sendo necessário aguardarmos o início da confecção da LDO para o ano de 2018, uma vez que se implica numa renúncia de receita e é necessário um estudo de impacto financeiro sobre a mesma e a exigência do projeto de arborização para a emissão de HABITE-SE das novas obras, fazendo-se valer de uma atualização do Código de Obras, que em breve tramitará igualmente nesta Casa. A nossa legislação municipal deve acompanhar a evolução da nossa realidade, coibindo diferentes interpretações sobre um mesmo tema. Nesse ínterim, pretendo entrar com uma revisão da Lei Municipal 3.024/13, que disciplina as denominações de logradouros públicos e próprios municipais, a fim de prevenir erros grotescos a exemplo de outros cometidos no passado. Ainda em se tratando de revisões, mais do que necessária, Senhor Presidente, é uma atualização completa, como já mencionada por Vossa Excelência, da Lei Municipal 522, que trata do Código de Posturas Municipal. É inconcebível que essa lei que regulamenta ações, punições e fiscalizações tenham quase 50 anos de idade, sem uma revisão estrutural e completa, em consonância com a nossa atual realidade. Solicito inclusive aos Colegas Vereadores, e reiterando o pedido do nosso Presidente, para que possamos nos unir forças em prol deste projeto que, trazendo o Poder Público, a sociedade civil também pra um amplo debate em relação a esta questão, que vem ao encontro dos anseios e a realidade da nossa comunidade. Dispomos de muito tempo ainda nesse mandato, Caros Colegas, mas utilizo deste espaço para afirmar meu comprometimento com os projetos de lei que visem o planejamento, a infraestrutura e o crescimento ordenado do nosso município. Por fim, gostaria de desde já, de antemão, agradecer a presença de todos os membros de todas as equipes participantes da nossa gincana, que nos encheram de orgulho no final de semana não passado, o outro, a equipe do CDL, da Marcolina, perdão, do CDL, da Fórmula Fitness, do Sicredi, do Leoni di Trento, da Família Rotária, a Polenta, o Crossfit e Unidos Pelo Bem do Instituto Flávio Ferrarini. Em breve, como autor desta moção, vou defende-las e explicitar os motivos pela qual solicitei a apreciação a todos Colegas, que de pronto eles assinaram juntamente comigo como autor, mas não tenho dúvida que é um sentimento comum a todos da valorização da nossa cultura, das nossas origens. E devo dizer, aqui olhando de fora, vocês representaram com grande maestria e nos encheram sem dúvida de orgulho. Então da minha parte por ora era isso, agradeço a atenção de todos! Tenham uma ótima semana! Muito obrigado, Senhor Presidente!

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Encerrado o Grande Expediente, passamos ao intervalo de cinco minutos para organizarmos a pauta da Ordem do Dia.

ORDEM DO DIA113

Page 15: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

Projeto de Lei nº 020/2017, que “Inclui o Projeto 1238 no Anexo I de metas do Plano Plurianual e no Anexo III da Lei de Diretrizes Orçamentárias em vigor e, autoriza a abertura de um Crédito Adicional Especial no valor de R$272.448,00”. Solicito ao Secretário que faça a leitura do resultado dos pareceres das comissões em que o projeto tramitou.

VEREADOR SECRETÁRIO SAMUEL DE BARROS DIAS: Parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final: Favorável. Parecer da Comissão de Finanças e Orçamento: Favorável. Parecer da Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos: Favorável.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Projeto de Lei 020/2017 está em discussão.

VEREADOR JOÃO PAULO TONIN CARPEGGIANI: Senhor Presidente, Caros Colegas, demais autoridades e população que nos acompanha nesse momento. Esse projeto ele vem, pretende-se criar a dotação orçamentária pra pavimentação de um quilômetro da rua das Rosas no nosso, em Nova Roma, né? E desde já, deixo um abraço amigo Luiz e todos os moradores dessa região, que há tempo esperavam por essa obra tão importante que vai melhorar muito a qualidade de vida, acabar com a poeira, os moradores estão esperando há um belo tempo essa melhoria significativa nas condições da qualidade de vida deles. E sou amplamente favorável, Senhor Presidente. Obrigado!

VEREADORA CLAUDETE GAIO CONTE: Senhor Presidente, Colegas Vereadores, senhoras e senhores, em especial hoje aos moradores da comunidade de Nova Roma aqui presentes. Gostaria de dizer que ninguém quer pisar, nem respirar, nem roubar na poeira. Quem vive isso diariamente sabe a importância que uma pavimentação tem. Nós queremos parabenizar a presença aqui dos moradores da rua das Rosas, dos moradores ao entorno dessa rua que estão acompanhando esta votação, obra tão aguardada, prometida e esperada durante tanto tempo, ainda mais quando se tem a base paga aí por dois anos, né, me parece. Então nada mais justo que nós fazermos jus a um pedido já desta comunidade há tanto tempo. E nós somos sempre favoráveis e sempre seremos favoráveis a todas as obras que trazem mais qualidade de vida a nossa população. Então somos favoráveis, Senhor Presidente.

VEREADOR PEDRO SPERLUK: Eu também quero dizer que a comunidade de Nova Roma está de parabéns. Apesar de esperar um bom tempo é necessário. Não é que é preciso, é necessário que aquele asfalto seja feito, né? As pessoas já estão com uma boa idade esperando aquele asfalto e eles estão de parabéns. Eu quero parabenizar também o Prefeito e dessa iniciativa de fazer aquela pavimentação. Sou favorável.

VEREADOR CLODOMIR JOSÉ RIGO: Eu também quero dizer que sou favorável ao projeto, como os Colegas já falaram, então um projeto que foi pago já há dois anos, uma reivindicação antiga. Também quero aproveitar o gancho pra salientar que temos outras obras no município, que já foram pagas há mais tempo e ainda não teve o êxito de fazer, de executar a obra devido a problemas que sempre ocorre, né, pelo menos com dúvida dos moradores e outras coisas mais. Então eu quero dizer que a comunidade de Nova Roma, em especial aos moradores da rua das Rosas, que são, ficam felizes com essa realização que vai ser executada a obra, uma obra tão esperada, que nem a Vereadora Claudete comentou, ninguém merece ficar comendo pó, né? Então que a obra seja feito com a mais breve possível o tempo pra que todos possam ocupar. Muito obrigado.

114

Page 16: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Em votação. Os Vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários que se manifestem. (Nenhuma manifestação). Projeto de Lei 020/2017 aprovado por unanimidade.

Está em pauto o Projeto de Lei 022/2017, que “Inclui o Projeto 1057 no Anexo I de Metas do Plano Plurianual e no Anexo III da Lei de Diretrizes Orçamentárias em vigor e, autoriza a abertura de um Crédito Adicional Especial no valor de R$140.000,00”. Solicito ao Secretário que faça a leitura do resultado dos pareceres das comissões em que o projeto tramitou.

VEREADOR SECRETÁRIO SAMUEL DE BARROS DIAS: Parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final: Favorável. Parecer da Comissão de Finanças e Orçamento: Favorável. Parecer da Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos: Favorável.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Está em discussão.

VEREADOR JOÃO PAULO TONIN CARPEGGIANI: Cumprimentando novamente a todos, venho agradecer acima de tudo a sensibilidade dos Colegas que votaram pela apreciação deste projeto em regime de urgência urgentíssima, solicitado por este Vereador na sessão passada, que dispõe criar dotação para esse valor de 140 mil pra compra de uma van, uma vez que o conserto da outra van atingiu um valor muito expressivo, na ordem de quase 40 mil reais. Dessa forma, acho prudente, no meu juízo sensato, que ela seja leiloada e inutilizada e comprar uma van nova. Essa van que será utilizada pra levar os pacientes pra os demais municípios, Caxias, Farroupilha, Porto Alegre, que necessitem de tratamento médico, tá? Então eu sou amplamente favorável, Senhor Presidente. Obrigado.

VEREADORA CLAUDETE GAIO CONTE: Senhor Presidente, Colegas Vereadores, me lembro aqui de uma frase dita pelo meu pai, que ele disse que a melhor marca é o novo. Então quando se fala em saúde justificada está a aquisição desse veículo, ainda mais que esse transporte é feito com pacientes em tratamento de saúde, hemodiálise, procedimentos cirúrgicos, consultas, exames importantes. Nós somos favoráveis, mas fica aqui um apelo, né, solicitando um cuidado todo especial pra manutenção desse veículo. Como já foi colocado aqui na última semana, o veículo anterior foi adquirido em 2011, são seis anos e ele está precisando refazer todo o motor, um valor substancial, como já foi dito, em torno de 40 mil reais. Então que desse carro novo se tenha um cuidado maior para que não aconteça que daqui a quatro, cinco ou seis anos nós tenhamos que comprar ou adquirir um outro carro para fazer o transporte então desses pacientes para realizar os tratamentos. Somos favoráveis.

VEREADOR PEDRO SPERLUK: Senhor Presidente, Colegas Vereadores, quando se fala em saúde eu acho que nada melhor do que eu mesmo entender em saúde, porque eu há dezoito anos eu já lido com doença na minha família e quando se fala em urgência e saúde é primordial, né? Então eu sou favorável sim. É bom que nós temos que ter coisas nova, que nem a Colegas falou, mas é bom nós ter um cuidado também com esses veículo, né? Nós vamos ter que pedir pra eles, que eles tomem um pouquinho mais de cuidado, porque um carro com seis anos de uso ele pode virar o km que ele não, ele é muito forte esse veículo aí. Então precisa um pouquinho mais de cuidado.

115

Page 17: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Em votação. Os Vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários que se manifestem. (Nenhuma manifestação). Projeto de Lei 022/2017 aprovado por unanimidade.

Está em pauta a Moção 006/2017, moção de Repúdio ao veto do Presidente Michel Temer, a presente manifestação a ser encaminhada aos deputados federais e senadores do Estado do Rio Grande do Sul, solicitando o empenho destes para derrubar o veto presidencial da Lei Complementar 116/2003, que trata do Imposto Sobre Serviços (ISS) de competência dos Municípios, de autoria do Colega Vereador Samuel de Barros Dias. E como já foi acordado anteriormente, o autor da moção é quem defende. A palavra está à disposição do Vereador Samuel, dois minutos.

VEREADOR SAMUEL DE BARROS DIAS: Senhor Presidente, muito obrigado; Nobres Vereadores, a todos que estão já nominados pelos Vereadores anteriores. Bom, Colegas, como todos votaram junto comigo, assinaram junto comigo essa moção, vejam a importância disso que chega aos nossos deputados federais e lá seja derrubado este veto. Hoje, todas as transações de cartão de crédito, todas as transações de cartão de crédito, esse imposto, essa alíquota de dois por cento que chega até seis milhões vai apenas pra 135 municípios do nosso País. Então nós conseguindo através, né, disso que estamos fazendo, fazendo com que os nossos deputados venham a trabalhar lá na Câmara Federal, nós podemos com que esse benefício chegue aos mais de cinco mil e quinhentos municípios do nosso País. No momento em que precisamos de dinheiro, os municípios estão precisando de dinheiro para investir mais na saúde, mais na educação, mais em segurança pública, então vejam a importância de nós tomarmos essa iniciativa e fazer com que nós possamos ter esses valores, né, refletidos para os nossos municípios, para todos os municípios do Brasil. E a região sul, nós sabemos, estamos aí o nosso Estado necessitando de uma força financeira, então a importância dessa moção. E eu, desde já, agradeço a sensibilidade de todos os Nobres Vereadores e agora apenas é torcer pra que realmente esse veto venha a cair. Seria isso, Senhor Presidente. Muito obrigado, Nobres Vereadores.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Está em votação. Os Vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários que se manifestem. (Nenhuma manifestação). Moção 006/2017 aprovada por unanimidade.

Também em pauta, Moção nº 007/2017, moção de Congratulações à Equipe Marcolina, de Otávio Rocha, vencedora da Gincana Cultural 50 Anos Fenavindima, com 5.340 pontos, e às demais equipes participantes do evento organizado pelo jornal O Florense, com apoio da Prefeitura Municipal de Flores da Cunha e da Associação Comunitária Fenavindima, de autoria do Vereador João Paulo Carpeggiani. Como já mencionado anteriormente, o autor é quem defende a moção. A palavra está à disposição do Vereador João Paulo, por dois minutos.

VEREADOR JOÃO PAULO TONIN CARPEGGIANI: Obrigado, Senhor Presidente; novamente cumprimentando a todos, utilizo desse espaço para defender a moção de Congratulação, em especial à Equipe Marcolina, que foi a vencedora da gincana, com 5.340 pontos, e todas às demais equipes participantes que aqui estão representadas na noite de hoje, o CDL em 2º lugar; a Fórmula Fitness/Sicredi em 3º lugar; em 4º lugar, Leoni di Trento; em 5º lugar a Família Rotária; em 6º lugar a Polenta; em 7º lugar a Crossfit; e em 8º lugar, Unidos pelo Bem do Instituto Flávio Ferrarini. Mais importante do que qualquer colocação, todos saem com

116

Page 18: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

o sentimento de terem aprendido um pouco a mais sobre a história do nosso município, a nossa cultura e os nossos costumes. A comunidade de Flores abraçou este projeto e se emocionou com cada lembrança resgatada. Foi uma bela retrospectiva de 50 Anos! Vocês trouxeram à tona a identidade do nosso povo e da nossa gente, passando por várias gerações, famílias e localidades, levando emoção e graça a quem teve o privilégio de acompanhar o trabalho de todos vocês no decorrer de três dias de dedicação ininterrupta. A todos envolvidos neste magnífico evento e, pela presente moção, em nome desta Egrégia Casa, estendemos o nosso profundo agradecimento a cada um de todos os integrantes que participaram desta gincana. Foi o esforço coletivo de todos vocês que proporcionou este belo espetáculo a toda a nossa comunidade e que ficará sempre guardado em nossa memória. Parabéns à gincana, parabéns às equipes, parabéns a nossa cidade! Recebam o nosso carinho e, sobretudo, a nossa admiração por tal resultado. Obrigado!

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Está em votação. Os Vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários que se manifestem. (Nenhuma manifestação). Moção 007/2017 aprovada por unanimidade.

Também está em pauta, a Moção 008/2017, moção de Congratulações a toda a equipe do jornal O Florense, pela iniciativa, organização e realização da Gincana Cultural 50 Anos Fenavindima, com o apoio da Prefeitura Municipal de Flores da Cunha e da Associação Comunitária Fenavindima, realizada no último final de semana de nosso município, de autoria do Colega Vereador João Paulo Carpeggiani. O autor é quem defende a moção. A palavra está à disposição do Vereador João Paulo.

VEREADOR JOÃO PAULO TONIN CARPEGGIANI: Obrigado, Senhor Presidente. Desde já, utilizo o espaço para congratular toda a equipe do jornal O Florense, pela iniciativa, organização e a realização da Gincana Cultural 50 Anos Fenavindima. Sem questionamentos, a gincana foi uma excelente oportunidade dada à comunidade de Flores da Cunha de participar e vivenciar momentos alegres e de conhecimento profundo sobre o nosso município e a Festa Nacional da Vindima, que em 2017 comemora os seus 50 anos. Em nome desta Casa, enalteço o reconhecimento ao jornal O Florense, pelo êxito logrado na organização da gincana e reiteramos a nossa admiração pelo resgate contínuo ao longo dos últimos 30 anos de trabalho, levando semanalmente informação a serviço de toda a comunidade florense. Estendemos os nossos parabéns a toda à equipe do jornal O Florense, na pessoa de seu Diretor, o Senhor Carlos Raimundo Paviani, juntamente de seu editor, Senhor Fabiano Provin, aqui sempre presente, que nos acompanha na condução dos trabalhos desta Casa, e reiteramos o nosso desejo de que possamos ter, Senhor Presidente, mais oportunidades em mobilizar a comunidade local com o intuito de resgatar a nossa história. Agradecemos a dedicação da equipe toda do jornal e parabenizamos a todos! Muito obrigado!

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Em votação. Os Vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários que se manifestem. (Nenhuma manifestação). Moção 008/2017 aprovada por unanimidade.

Não havendo mais matérias a serem deliberadas nesta sessão, encaminhamos para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final o Projeto de Lei 025/2017. Passamos, agora, às

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

Com os Vereadores inscritos. Com a palavra o Vereador Pedro Sperluk.

117

Page 19: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

VEREADOR PEDRO SPERLUK: Senhor Presidente, Colegas Vereador, Vereadora e os demais que nos assistem essa noite, quero falar um assunto um pouquinho complicado, que eu fui a Otávio Rocha esse final de semana, né, então eu quero ler aqui pra todos nós aqui e peço que vocês tenham um pouquinho de compreensão. Fui especialmente nesse feriado de Páscoa à Otávio Rocha, para ver a real situação da Unidade Básica de Saúde daquele distrito. Quero contribuir com a minha ideia sobre o tema também questionado por aquela comunidade. Pelo que temos conhecimento, nenhuma obra ao encargo da Prefeitura é aprovado sem a vistoria de um corpo técnico de engenheiros. Na época, em 2012, houve licitação e com certeza a obra foi executada por uma empresa idônea. Nessa ideia e pedir uma vistoria no prédio. Vejo que na parte inferior pode ser usada para garagem ou fechada para depósito de remédios ou até porque na lateral tem acesso ao porão. Temos as foto, não constamos nenhuma rachadura prejudicial a não ser na calçada do piso da frente, ou seja, entre a cortina do prédio e a calçada, onde a terra não foi socada. Me parece que aquela área até embaixo no córrego é da Prefeitura. Peço também totalmente desnecessário dispender mais dinheiro público para construir nova unidade, podendo fazer os reparos necessário na mesma obra, poupando gastos público, já que estamos em fase de contenção de despesa. Senhor Presidente, a obra, não engenheiro, não sou nada, mas eu creio que aquela obra lá pode ir os melhores engenheiro lá, se foi aprovada pelos engenheiro, foi acabada pelos engenheiro, ela tem condições sim de funcionar. Então pedimos a uma equipe especializada pra ir lá fiscalizar. E também o dinheiro que é pra investir naquele posto, então que reforme o museu lá daquele local. Muito obrigado!

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Vereador Cesar Ulian.

VEREADOR CESAR ULIAN: Senhor Presidente, Colegas Vereadores, Vereadora, comunidade toda aqui presente, como já mencionado e homenageada no início desta sessão, utilizo esse tempo pra ler um texto escrito pelo Floriano Molon, em homenagem a Gema Trentin, falecida no dia de ontem: “Uma homenagem especial. Gema Trentin partiu para a eternidade no domingo de Páscoa. Filha de Mansueto e Zaira Dal Bó Trentin, Gema tinha mais quatro irmãos. Por seu DNA perpassa sobrenomes tradicionais, como Trentin, Marzarotto, Dal Bó, Molon, Dani, Fracasso. Criada nas proximidades da vila de Otávio Rocha, Gema pode acompanhar os trabalhos agrícolas, estudar e conviver com a pequena comunidade urbana. O tempo foi passando e nas décadas de 1970 e 80, foi o seu maior envolvimento com a comunidade. Presidente do Grupo de Jovens JUCRI”, homenageado por esta Casa na semana passada, “Gema liderou, entre outras, a construção do Monumento do Centenário e se dedicou na busca dos cem benfeitores para a obra. Coincidência ou não, no dia 09 de abril de 2017, marcou 35 anos da inauguração do Monumento e, por conseguinte, 135 anos da chegada dos colonizadores italianos. Por vários anos, foi correspondente de emissoras de rádio transmitindo as informações do 3º distrito florense. Uma doença incurável a acompanhou, mas soube lutar sempre com vigor e esperança. Gema: Descanse em paz, amiga de tantas jornadas. Agora mais perto de Deus, olhe por nós que te amamos e ajuda-nos”! Então a dona Gema é uma mulher de liderança, poderia dizer que à frente do seu tempo, uma filiada do nosso partido, do PP, chegou também a concorrer a vereadora, uma pessoa muito querida que nos deixará saudade e exemplo de vida. Falando também em exemplo de vida, quero parabenizar todas as equipes mais uma vez, homenageadas nesta noite, agradecer ao jornal O Florense, todos os organizadores, mas também um obrigado a cada um e cada uma que fez nascer uma nova esperança em nosso município. Procurem a mim ou a outro vereador desta Casa para transmitirem os frutos que surgirem nestas vossas equipes. Temos muitas preciosidades e potenciais a desenvolver. Todos nós somos

118

Page 20: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

ganhadores, ganhamos amigos, ganhamos experiência de vida e ganhamos muito conhecimento. Obrigado a cada um que fez parte da sua equipe. Ainda em tempo e também, (Interferência do Presidente: É que ele não tinha marcado o tempo. Dá para concluir). Ué, fechou? Posso concluir bem rapidinho? Só parabenizando, na pessoa do Ângelo, da Deise, do Diego, eu não sei se mais alguém aqui participou da encenação da sexta-feira Santa e do sábado de Aleluia, agradecer esse envolvimento na comunidade, que proporcionou um momento muito especial de reflexão e muito especial nesta data que passamos. Obrigado, Senhor Presidente.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Com a palavra o Vereador Ademir Barp.

VEREADOR ADEMIR ANTONIO BARP: Senhor Presidente, Senhores Colegas Vereadores, Vereadoras, pessoas aqui presente, eu só queria destacar que quanto ao posto de saúde lá em Otávio Rocha, já foi feita várias perícias por peritos, eles constataram que se por se tratar de um aterro, não tem a base sólida necessária para dar sustentação por um longo tempo todo aquele prédio lá. E já foi lançado uma licitação pra construção do novo posto e já tendo o local perto da Subprefeitura. Então era isso quanto à questão do posto de saúde de Otávio Rocha. Uma estrutura que pode ser usada para outros fins, mas para ter acesso de pessoas a ter acúmulo de peso e material naquele local é completamente descartado por ora e em definitivo. Gostaria de parabenizar toda a equipe, desde o jornal, toda organização da Gincana da Fenavindima e agradecer todos os participantes, todas as oito equipes que se destacaram e a Marcolina que se saiu campeã dessa gincana. Com certeza foi um grande aprendizado para todos nós, porque não imaginávamos ter, como falei na semana passada, ter tanta história pra contar nessa história de 50 anos de Fenavindima. Queria também mencionar, como o Cesar acabou de falar, sobre a minha vizinha, a Gema, minha amiga pessoal, é uma grande perda para Otávio Rocha. Por tantos anos ela esteve engajada na comunidade, ajudando, trabalhando e se doando ao máximo enquanto sua saúde permitiu. Então a gente deixa nosso pesares nessa tristeza. E hoje ela foi sepultada em Otávio Rocha e que sem dúvida é uma grande perda. Era isso, Senhor Presidente.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Com a palavra Vereador Éverton Scarmin.

VEREADOR ÉVERTON SCARMIN: Senhor Presidente, Colegas Vereadores e Vereadora, as pessoas que ainda nos prestigiam nesta noite, eu quero só lembrar que essa semana começa o 14º Rodeio Crioulo Nacional de Flores da Cunha, de a próxima quinta-feira, dia 20, até o domingo, dia 23. Então esse evento ela acontece há 17 anos no município, no início foram, eram festas campeiras e depois passou a rodeio, pois existem as provas campeiras e artísticas, então ele é reconhecido como Rodeio Crioulo Nacional. É um momento em que boa parte da comunidade para e prestigia durante esses dias, então a gente quer reforçar o convite. E tem o horário da abertura oficial, né, os Vereadores que puderem estar presente ou durante todos os outros dias, nos acampamentos do Município, aonde o Chefe de Gabinete está organizando e mandou estender o convite, tem um dia que vai ter uma refeição, acho que todos os Vereadores já receberam este convite, mas quando quiserem estar lá, pra tomar um chimarrão e conversar as portas estão abertas. Eu quero só complementar sobre, com relação ao posto de saúde de Otávio Rocha, já está lançada a licitação para o novo posto de saúde, né, e isso aí já é ponto passivo. A comunidade de Otávio Rocha ela merece um posto, né, com qualidade, para que tenha atendimento. O que foi feito lá no passado foi um verdadeiro descaso com recursos do Governo Federais, do Governo Federal, um recurso oriundo do Ministério da Saúde. E fizeram uma licitação aos trancos e barrancos em uma obra aonde nenhum engenheiro assinou o recebimento da obra! Quem assinou o recebimento da obra foi o secretário de Planejamento do, da

119

Page 21: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

administração do Ernani, que foi o secretário Paulo Ribeiro. Nenhum secretário teve a coragem de assinar essa obra, Pedro. Então ali já é ponto passivo e decidir, né? Otávio Rocha terá um novo posto de saúde a altura daquela comunidade. É isso, Presidente.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Com a palavra o Vereador Clodomir Rigo.

VEREADOR CLODOMIR JOSÉ RIGO: Senhor Presidente, Colegas Vereadores, pessoas que ainda nos prestigiam, eu quero voltar a comentar sobre o Projeto de Lei Complementar 008 onde eu não comentei o devido fim desse projeto, né? Institui a contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública e autoriza o Município a celebrar contrato com a Rio Grande Energia. Que que é esse projeto? Esse projeto é pra que todas as classes residenciais, comerciais e industriais da cidade vão passar a contribuir com a iluminação pública. Então dentro dessas classes está dividido em valores, né? A faixa de consumo de zero a cinquenta quilowatts/mês fica isento de contribuição. A residência que consumir acima de cinquenta watts pagará quatro reais e noventa por mês, independente do tamanho da casa. Pode ser uma mansão que ocupe a quadra inteira, pode ser uma casa de quatro por quatro vai pagar quatro e noventa. A classe comercial a mesma coisa, vai pagar quatorze e noventa todas elas. E a classe industrial: quarenta e quatro e noventa por empresa. Então essa é a proposta que o Governo está apresentando pra nós, que eu peço que a imprensa divulgue para que todos fiquem cientes do que que está sendo, qual é que é a atribuição desse projeto. Então, conforme eu frisei aqui, você pega uma empresa também que tenha lá um porte grande, que a gente tem em nosso município, vai pagar o mesmo valor que uma empresa pequena com um número mínimo de funcionários. Então esses são alguns equívocos que a gente está notando nesse projeto, que terá que ser muito bem discutido. Era isso, Senhor Presidente. Obrigado!

VEREADORA CLAUDETE GAIO CONTE: Para Declaração de Líder. (Assentimento da Presidência). Senhor Presidente, Colegas Vereadores, senhoras e senhores que ainda nos prestigiam nesta sessão. Gostaria de destacar que na última quarta-feira estivemos, juntamente com o Prefeito, em Porto Alegre, e dentre os compromissos estivemos fazendo uma visita ao Presidente da Assembleia Legislativa, o Senhor Edegar Pretto, que é um amigo pessoal nosso. Essa é uma foto histórica, que reúne aí PMDB, PDT e PT. (Exibição de imagens através da televisão). Nós estamos numa romaria aí, em busca de recursos pra pavimentação asfáltica que liga o terceiro e quarto distrito. Não importa de onde vem o recurso, o importante é que ele chegue pra que a gente traga benefício pra nossa localidade. Também estivemos assinando convênio da perfuração de dois poços artesianos para Flores da Cunha. O convênio já havia sido assinado pelo ex-secretário Gerson Burmann, do PDT, que se afastou do cargo, e quem nos recebeu foi o Secretário Interino de Obras, Saneamento e Habitação Carlos Búrigo. Ressaltar que o trabalho do agora suplente de Deputado Vinícius Ribeiro foi fundamental para que esse convênio fosse assinado. Também gostaria de chamar a atenção dos motoristas da importância de um trânsito seguro, pois a irresponsabilidade pode provocar acidente e levar seres humanos, como o caso ocorrido na última segunda-feira, na VRS-834, que vitimou o pequeno Enzo Lazzari, de apenas quatro meses de idade. Então a toda a família os nossos sentimentos, a nossa força. Fica o pedido do cuidado, né, e da responsabilidade quando estivermos ao volante, porque nós temos vários exemplos em Flores da Cunha, e quem vai, não volta mais. Então a importância de nós cuidarmos também quando estamos dirigindo os nossos carros. Parabenizar mais uma vez a todas as equipes que participaram da gincana, aqui representadas, né, da Fenavindima, há uns dez dias atrás, organizada pelo jornal O Florense. E também a todos que participaram da

120

Page 22: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

belíssima encenação da morte e ressurreição de Jesus Cristo, em especial ao Ângelo, que é o Mestre, que por dez anos é Jesus Cristo, né, que morre e ressuscita no sábado, que está aqui presente, um agradecimento, um cumprimento todo especial. E também falar que após a indicação encaminhada por esta Vereadora, na sexta-feira do dia sete, estivemos reunidos de manhã também com o Prefeito Municipal, juntamente com todas as direções das escolas do Estado. É um problema que vem se arrastando há um ano já. No final de 2015 o Governo do Estado determinou que a merenda das escolas estaduais seria escolarizada e, a partir desta data, não houve mais a municipalização da merenda, ou seja, as escolas municipais têm adquirido os seus produtos e feito as suas licitações. Então além do trabalho e direção das escolas, então estão envolvidas agora, com licitação e prestação de contas, o que tem onerado e muito as escolas estaduais e que o custo por aluno fica em trinta e seis centavos/dia, o que se torna quase que impossível você oferecer uma alimentação de qualidade aos nossos alunos. Então pediria de que o Município então reveja essa situação e que a merenda das escolas estaduais também possa voltar a ser municipalizada. (Interferência do Presidente: Para concluir). Para concluir, como era há um ano atrás, o que traz mais qualidade, né, na alimentação das nossas escolas como um todo, porque os alunos, sendo das escolas municipais ou estaduais, (Interferência do Presidente: Concluir), são cidadãos florenses. Era isso, Senhor Presidente.

VEREADOR SAMUEL DE BARROS DIAS: Para Declaração de Líder. (Assentimento da Presidência). Senhor Presidente, Colegas Vereadores, a todos que ainda continuam aqui prestigiando a nossa sessão. Quero trazer meus sentimentos à família da Gema Trentin, conselheira tutelar aonde tive o prazer e o privilégio de trabalhar com ela e aprender muito, realmente uma guerreira, uma mulher de muita fé que deixa um legado, né? Então é importante lembrar de pessoas que realmente fazem a diferença no nosso município. Também quero trazer o assunto, né, a Comissão Antidrogas, a gente tem andado no município, conversado com as pessoas, muito especialmente ali na região do bairro Aparecida, na pracinha da Nova Trento, conhecida a pracinha da Corsan, já tivemos em outra sessão fazendo alguns comentários sobre isso e a comunidade daquela região ali está nos procurando, conversando sobre a questão da “drogadização”. Então estamos vendo cada vez mais e mais pessoas que estão precisando de ajuda, são pessoas doentes literalmente, né, que estão tomando aquele espaço público, né, para ali fazerem uso de entorpecentes, isso é proibido por lei. Nós não temos, dentro do Município, um contingente que possa fiscalizar e fazer as devidas atuações, né, nos horários específicos, sabemos das dificuldades da segurança pública do Estado e o nosso município faz parte dele, então estamos vendo ali que realmente algo precisa ser feito, algo importante precisa ser feito. E não é apenas o Executivo, não é o Legislativo, não é só o Governo Federal, não é só o Governo Estadual, enfim, toda a comunidade precisa olhar para um problema que está à porta, não é de agora, já faz muitos anos que esse problema vem se arrastando, né? Algumas pessoas, nós tivemos aqui o mérito a dona Edit, né, Piroli, que vem fazendo um trabalho importante, tentando contribuir, né, nesse sentido. Então vemos que é um assunto que está à porta e vamos precisar começar a debater, a falar, que quando nós começamos aqui, nesta Casa, a falar sobre esse assunto alguma solução pode vir e uma solução muito importante, não apenas de um Poder, mas acredito de toda a comunidade, como a gente vê que é um engajamento dentro desses 50 anos da Fenavindima. A gente viu aí as pessoas das comunidades se envolvendo, aí é um problema da nossa comunidade que nós precisamos criar alguma solução, achar alguma solução. Então eu quero apenas trazer essa situação aí. Muito obrigado, Senhor Presidente! Boa-noite a todos!

121

Page 23: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

VEREADOR PEDRO SPERLUK: Senhor Presidente, Colegas Vereador, a recentemente nessa Casa foi aprovado um projeto de lei com uma redução, pra reduzir dinheiro, né, sobre o plano de saúde aos funcionário público, então pra nós trazer economia pro Município. Agora vamos investir num posto, que eu digo de novo que não tem necessidade, embora for assinado por a ou b, mas o cara que assinou era responsável. Digo novamente que é legal e aquilo lá não tem necessidade de fazer outro posto, que aquele lá pode ser usado. Obrigado!

VEREADOR JOÃO PAULO TONIN CARPEGGIANI: Para Declaração de Líder de Governo. (Assentimento da Presidência). Obrigado, Senhor Presidente; novamente cumprimentando a todos, quero só discorrer sobre alguns assuntos que foram tratados agora nas Explicações Pessoais. Em relação ao Projeto de Lei Complementar nº 08, trazido pelo Colega Clodo, uma das atribuições da então da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final no nosso entendimento, quando nos reunimos, era de que nós precisávamos de um tempo mais hábil para, acima de qualquer coisa não é um projeto de oposição ou de situação, é um projeto que vai afetar a vida de todo o contribuinte da nossa cidade. Então dentro do nosso entendimento e conversando com o Prefeito, foi muito sensível à questão que não temos um prazo, não tem ninguém com a, na espreita pedindo uma situação que se resolva brevemente. Nós estamos analisando, acho que o tempo que a gente precisar maturar pra nós construirmos uma situação favorável, que atenda a esses apontamentos que já tiveram, porque Flores, felizmente até agora o único, um dos poucos municípios que ainda não cobram essa taxa. Nós precisamos o quê? Acredito que equacionar, chegar num ponto de equilíbrio que caiba as questões levantadas por Vossa Excelência aqui no momento e acho que é nesse sentido que vamos fazer o esforço de construirmos uma situação conjunta. Queria também dizer que dessa forma é que se constrói uma, um tratamento igualitário. Vejo o Prefeito sempre acompanhava a nossa Colega Vereadora, sempre aguerrida nessas questões e o Prefeito é sensível, ele não faz diferenciação com certeza de Governo e oposição, então estamos juntos aí pra construir o bem pelo nosso município. E por fim, gostaria de dizer, só pedir aos integrantes das equipes, que permaneçam aqui, já tem a moção pra entrega de vocês, vamos fazer uma foto pra registrar aí. Muito obrigado, Senhor Presidente.

PRESIDENTE MOACIR ASCARI: Encerradas as Explicações Pessoais, passamos aos informes da Presidência. Participamos então na última sexta-feira, da missa, da santa missa e encenação da paixão e morte de Cristo, em frente à Igreja Matriz, com público muito expressivo, né? Um espetáculo representando Jesus Cristo pela décima vez então o funcionário desta Casa Ângelo Boscari, então esteve fazendo a apresentação, assessor da bancada do PDT. Em seu nome, gostaríamos de estender os cumprimentos a todas as pessoas envolvidas neste belíssimo espetáculo. Parabéns a todos! Essa semana então inicia o 14º Rodeio Crioulo Nacional, de 20 a 23 de abril, no Parque de Eventos Antônio Dante Oliboni. Todos estão convidados a participar deste grande evento, com vasta programação, acho que todos os Colegas Vereadores já têm em mãos, provas campeiras e artísticas. Na próxima sexta-feira, dia 21 de abril, teremos o feriado de Tiradentes. Este grande herói nacional lutou até a morte, seu objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado e o movimento ser descoberto e interrompido pelas tropas oficiais, Tiradentes foi condenado à forca. Foi executado em 21 de abril de 1792. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados. E hoje, mais de duzentos anos depois, continuamos a lutar por um Brasil que faça valer a frase que consta na nossa bandeira do Brasil: “Ordem e Progresso”, e o que mais lutamos e queremos. Gostaria de lembrar

122

Page 24: 0F · Web viewE pra finalizar, eu quero deixar aqui meus parabéns a todos integrantes das equipes, das oito equipes que participaram da gincana comemorativa da Fenavindima, independente

e convidar a todos os Colegas Vereadores, público presente para prestigiarem o 9º Fórum Educacional Regional, com o palestrante Caco Barcelos, que abordará o tema “Os desafios da educação na formação de jovens empreendedores”, que foi transferido do dia, da última segunda-feira para a próxima segunda-feira, dia 24 de abril, às 19h30min. Portanto, conforme acordo de todos Colegas Vereadores, iremos antecipar a próxima sessão ordinária para as 17:00 horas, para que possamos todos participar deste evento. Antes de encerrarmos a sessão, gostaria de deixar um abraço, um feliz aniversário ao Colega Vereador Clodomir Rigo, que estará aniversariando no próximo domingo, dia 23 de abril. Muita saúde, paz, felicidade!

Agradecendo a proteção de Deus, declaro encerrada a sessão ordinária deste dia 17 de abril de 2017, às 20h03min. Tenhamos todos uma boa-noite!

Vereador Moacir AscariPresidente

Vereador Samuel de Barros Dias1º Secretário

123