09585315 fix aula11 - processo de independência do brasil · portuguesa no rio de janeiro em 1808...

1
HISTÓRIA I AULA 11: PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO ANUAL VOLUME 3 OSG.: 095853/15 01. Foram as antigas rivalidades entre os franceses e ingleses que levaram ao estabelecimento do Bloqueio Continental por Napoleão Bonaparte em 1806. Fracassado na tentativa de dominar militarmente (Batalha de Trafalgar), a França pretendia debilitar economicamente a Inglaterra, pioneira na revolução industrial, que seria então privada de fontes de matérias primas e de mercados consumidores na Europa. Tal processo resultou na transferência da Corte portuguesa para o Brasil. Resposta: D 02. A questão aborda as dificuldades enfrentadas para a concretização de um projeto de industrialização no Brasil. Observe que, mesmo com o fim da proibição às manufaturas promovida pelo Príncipe Regente D. João com o Alvará de Liberdade para as indústrias, o projeto industrializante não se concretizou, pois a hegemonia inglesa sobre Portugal e consequentemente sobre o Brasil, inviabilizava um projeto industrial autônomo na medida em que a Inglaterra desfrutava no Brasil de grandes vantagens comerciais (alfandegárias). Resposta: B 03. A presença da corte portuguesa no Brasil foi responsável por várias e importantes transformações na mais importante colônia lusitana, que culminaram na sua elevação a Reino Unido e na posterior independência política. A diversidade de eventos citados na questão dizem respeito a aspectos da política interna e externa de D. João no Brasil. Uma das consequências desta transferência foi a anexação da Guiana Francesa e da Província Cisplatina após a declaração de guerra à França Napoleônica. Resposta: C 04. A presença da Corte portuguesa no Brasil representou uma espécie de inversão, com a colônia sendo, nestas condições, a sede da administração portuguesa. Vale lembrar que, historicamente a transferência da Família Real para o Brasil e a instalação da Corte Portuguesa no Rio de Janeiro em 1808 é considerada um marco no processo de independência do Brasil, especialmente com a decretação da Abertura dos Portos, significando o enfraquecimento do domínio metropolitano sobre a colônia e na prática o fim do pacto colonial. Resposta: B 05. No processo de crise do Sistema Colonial no Brasil, ocorreram movimentos que contestavam aspectos da estrutura vigente, como a Conjuração Baiana, que defendia a liberdade dos escravos e a igualdade jurídica; e a Revolução Pernambucana, que criticava o regime monárquico. A independência do Brasil ocorreu a partir de um ajuste de interesses das elites nacionais que se uniram em torno do Príncipe Regente Dom Pedro, excluindo as massas das decisões políticas e preservando as velhas estruturas coloniais. Resposta: D Aníbal – 30/12/2015 – Rev.: AC 09585315_fix_Aula 11 - Processo de Independência do Brasil

Upload: vokhanh

Post on 04-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

HISTÓRIA IAULA 11:

PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASILEXERCÍCIOS DE FIXAÇÃOANUAL

VOLUME 3

OSG.: 095853/15

01. Foram as antigas rivalidades entre os franceses e ingleses que levaram ao estabelecimento do Bloqueio Continental por Napoleão Bonaparte em 1806. Fracassado na tentativa de dominar militarmente (Batalha de Trafalgar), a França pretendia debilitar economicamente a Inglaterra, pioneira na revolução industrial, que seria então privada de fontes de matérias primas e de mercados consumidores na Europa. Tal processo resultou na transferência da Corte portuguesa para o Brasil.

Resposta: D

02. A questão aborda as difi culdades enfrentadas para a concretização de um projeto de industrialização no Brasil. Observe que, mesmo com o fi m da proibição às manufaturas promovida pelo Príncipe Regente D. João com o Alvará de Liberdade para as indústrias, o projeto industrializante não se concretizou, pois a hegemonia inglesa sobre Portugal e consequentemente sobre o Brasil, inviabilizava um projeto industrial autônomo na medida em que a Inglaterra desfrutava no Brasil de grandes vantagens comerciais (alfandegárias).

Resposta: B

03. A presença da corte portuguesa no Brasil foi responsável por várias e importantes transformações na mais importante colônia lusitana, que culminaram na sua elevação a Reino Unido e na posterior independência política. A diversidade de eventos citados na questão dizem respeito a aspectos da política interna e externa de D. João no Brasil. Uma das consequências desta transferência foi a anexação da Guiana Francesa e da Província Cisplatina após a declaração de guerra à França Napoleônica.

Resposta: C

04. A presença da Corte portuguesa no Brasil representou uma espécie de inversão, com a colônia sendo, nestas condições, a sede da administração portuguesa. Vale lembrar que, historicamente a transferência da Família Real para o Brasil e a instalação da Corte Portuguesa no Rio de Janeiro em 1808 é considerada um marco no processo de independência do Brasil, especialmente com a decretação da Abertura dos Portos, signifi cando o enfraquecimento do domínio metropolitano sobre a colônia e na prática o fi m do pacto colonial.

Resposta: B

05. No processo de crise do Sistema Colonial no Brasil, ocorreram movimentos que contestavam aspectos da estrutura vigente, como a Conjuração Baiana, que defendia a liberdade dos escravos e a igualdade jurídica; e a Revolução Pernambucana, que criticava o regime monárquico. A independência do Brasil ocorreu a partir de um ajuste de interesses das elites nacionais que se uniram em torno do Príncipe Regente Dom Pedro, excluindo as massas das decisões políticas e preservando as velhas estruturas coloniais.

Resposta: D

Aníbal – 30/12/2015 – Rev.: AC09585315_fi x_Aula 11 - Processo de Independência do Brasil