09362515-pro-aula11-fitogeografia geral e do brasil · os três biomas mencionados apresentam rica...

1
GEOGRAFIA I AULA 11: FITOGEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL EXERCÍCIOS PROPOSTOS SEMESTRAL VOLUME 3 OSG.: 093625/15 01. As áreas destacadas no mapa remetem às regiões influenciadas por fatores climáticos como altas pressões atmosféricas (30º N/S) e correntes marítimas frias. A combinação desses fatores resulta em ambientes mais secos (climas áridos/semiáridos) que, consequentemente, apresentam vegetações adaptadas a eles. Resposta: C 02. A laterização é o processo de formação de uma capa ferruginosa sobre o solo do Cerrado. Isso acontece em função da presença de ferro e alumínio nessa região. A laterização favorece a perda da fertilidade do solo. Resposta: A 03. Segundo o texto, os Yanomamis são uma tribo indígena do norte da Amazônia que considera a floresta não apenas como um objeto de exploração econômica, mas também um organismo vivo capaz de se desenvolver através de processos de trocas. Tal capacidade é chamada de Wixia pelos Yanomamis, e, se o homem branco destruí-la, poderia comprometer até mesmo seu sustento e suas vidas. Wixia é a capacidade que tem a floresta de se sustentar por meio de processos vitais. Resposta: E 04. Plantas de regiões de clima árido apresentam modificações em sua morfologia para melhor sobreviverem em condições adversas. Dentre essas características, podemos citar a modificação das folhas, que passam a ser pequenas, contendo uma grande quantidade de cera para evitar ao máximo a perda de água, que é de fundamental importância nessas regiões. Resposta: D 05. Todas as opções são cabíveis à destruição de milhares de hectares da Floresta Amazônica, contudo, aquela mais atual se dá pela difusão do cultivo da soja, que avança do norte do Mato Grosso em direção às áreas centrais do estado do Amazonas. Resposta: B 06. A Caatinga apresenta clima quente e seco, ocupa cerca de 10% do território brasileiro; a Mata dos Cocais corresponde à região que abrange parte do Maranhão e Piauí e é marcada pelo extrativismo vegetal; e o Cerrado representa cerca de 25% do território, apresenta clima tropical semiúmido com duas estações bem definidas. Resposta: C 07. Os três biomas mencionados apresentam rica biodiversidade e endemismo. Resposta: D 08. A Mata dos Cocais fica situada entre os estados do Maranhão e Piauí. Resposta: C 09. A vegetação do Cerrado é conhecida pela presença de arbustos de galhos retorcidos e raízes profundas, já que seu solo é pobre de alguns minerais e com excesso de alumínio. Resposta: B 10. A alternativa D expõe corretamente as características do bioma em questão. A Caatinga é uma formação marcada pelo xerofitismo, adaptada à semiaridez do Sertão Nordestino. As raízes profundas e a perda de folhagens são características de plantas que sobrevivem em clima de baixos índices pluviométricos. Resposta: D SM: 12/03/16 – Rev.: AT 09362515-pro-Aula 11 - Fitogeografia Geral e do Brasil

Upload: others

Post on 28-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 09362515-pro-Aula11-Fitogeografia Geral e do Brasil · Os três biomas mencionados apresentam rica biodiversidade e endemismo. Resposta: D 08. A Mata dos Cocais fi ca situada entre

GEOGRAFIA IAULA 11:

FITOGEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL

EXERCÍCIOS PROPOSTOSSEMESTRAL

VOLUME 3

OSG.: 093625/15

01. As áreas destacadas no mapa remetem às regiões influenciadas por fatores climáticos como altas pressões atmosféricas (30º N/S) e correntes marítimas frias. A combinação desses fatores resulta em ambientes mais secos (climas áridos/semiáridos) que, consequentemente, apresentam vegetações adaptadas a eles.

Resposta: C

02. A laterização é o processo de formação de uma capa ferruginosa sobre o solo do Cerrado. Isso acontece em função da presença de ferro e alumínio nessa região. A laterização favorece a perda da fertilidade do solo.

Resposta: A

03. Segundo o texto, os Yanomamis são uma tribo indígena do norte da Amazônia que considera a fl oresta não apenas como um objeto de exploração econômica, mas também um organismo vivo capaz de se desenvolver através de processos de trocas. Tal capacidade é chamada de Wixia pelos Yanomamis, e, se o homem branco destruí-la, poderia comprometer até mesmo seu sustento e suas vidas. Wixia é a capacidade que tem a fl oresta de se sustentar por meio de processos vitais.

Resposta: E

04. Plantas de regiões de clima árido apresentam modifi cações em sua morfologia para melhor sobreviverem em condições adversas. Dentre essas características, podemos citar a modifi cação das folhas, que passam a ser pequenas, contendo uma grande quantidade de cera para evitar ao máximo a perda de água, que é de fundamental importância nessas regiões.

Resposta: D

05. Todas as opções são cabíveis à destruição de milhares de hectares da Floresta Amazônica, contudo, aquela mais atual se dá pela difusão do cultivo da soja, que avança do norte do Mato Grosso em direção às áreas centrais do estado do Amazonas.

Resposta: B

06. A Caatinga apresenta clima quente e seco, ocupa cerca de 10% do território brasileiro; a Mata dos Cocais corresponde à região que abrange parte do Maranhão e Piauí e é marcada pelo extrativismo vegetal; e o Cerrado representa cerca de 25% do território, apresenta clima tropical semiúmido com duas estações bem defi nidas.

Resposta: C

07. Os três biomas mencionados apresentam rica biodiversidade e endemismo.

Resposta: D

08. A Mata dos Cocais fi ca situada entre os estados do Maranhão e Piauí.

Resposta: C

09. A vegetação do Cerrado é conhecida pela presença de arbustos de galhos retorcidos e raízes profundas, já que seu solo é pobre de alguns minerais e com excesso de alumínio.

Resposta: B

10. A alternativa D expõe corretamente as características do bioma em questão. A Caatinga é uma formação marcada pelo xerofi tismo, adaptada à semiaridez do Sertão Nordestino. As raízes profundas e a perda de folhagens são características de plantas que sobrevivem em clima de baixos índices pluviométricos.

Resposta: D

SM: 12/03/16 – Rev.: AT09362515-pro-Aula 11 - Fitogeografi a Geral e do Brasil