carnaval na serra dos cocais

1
Quinta-feira, 13 de novembro de 2014 3 Turismo Serra dos Cocais por Edlayne de Paula S uperar medos e os próprios limites do corpo e da mente em cinco dias de uma expe- dição de verdade. Essa é a proposta do próximo Curso de Formação de Expedicionários, re- alizado pelo documentarista de natu- reza Fernando Lara. Durante o carna- val de 2015, alunos das mais variadas profissões e idades vão percorrer um dos destinos mais bonitos do Vale do Aço: a Serra dos Cocais. Os interessa- dos ainda podem fazer inscrições pelo site www.rotasverdesbrasil.com.br. O projeto, denominado de Expedi- ção Cultural Borba Gato, inclui uma rota com fazendas antigas que ainda guardam resquício da época dos es- cravos, área quilombola, comunida- des rurais e uma série de cachoeiras. Serão mais de 300 quilômetros nas zonas rurais dos municípios de San- tana do Paraíso, Coronel Fabriciano, Antônio Dias e Ferros. Durante o percurso, Fernando Lara irá ensinar aos alunos diversas téc- nicas relacionadas ao planejamen- to e execução de uma expedição de verdade, como o comportamento de um profissional diante de comuni- dades rurais para obter informações para pesquisa de campo, as técnicas de montagem de um acampamento seguro, os primeiros socorros em tra- balhos de campo e a documentação de fauna e flora selvagem e antropo- lógica, entre outros temas. “O medo é morte em vida, um bloqueio que nos impede de viven- ciar uma série de experiências. E to- das as vezes que enfrentamos esse medo, ficamos mais fortes”, expli- ca Fernando Lara. Ao longo do per- curso, os alunos dormirão acampa- dos, farão a sua própria comida em campo e tomarão banhos de rio, si- mulando e vivenciando todos os im- previstos que podem ocorrer em uma expedição desse porte. O documentarista fala da experi- ência do medo. Ao longo de 14 anos de trabalho documentando vida sel- vagem, Fernando Lara já passou por momentos de muita adrenalina. En- tre eles, permanecer durante 40 dias em uma incursão solitária no meio da Amazônia boliviana para docu- mentar animais, tendo contato com outras pessoas apenas por meio de rádio. Em 2011, ele registrou uma onça-pintada selvagem a menos de quatro metros de distância, no meio da Floresta Amazônica. Para mais informações sobre este e outros cursos realizados por Fernan- do Lara e sua equipe, acesse o site do projeto ou entre em contato pelo tele- fone (31) 8875-5041 ou 8508-9201. Carnaval de aventuras na Fotos: Fernando Lara

Upload: edlayne-de-paula

Post on 06-Apr-2016

231 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Curso de Formação de Expedicionários - Expedição Borba Gato 2. Cinco dias aprendendo com Fernando Lara, técnicas relacionadas ao planejamento e execução de uma expedição de verdade

TRANSCRIPT

Quinta-feira, 13 de novembro de 2014 3Turismo

Serra dos Cocais

por Edlayne de Paula

Superar medos e os próprios limites do corpo e da mente em cinco dias de uma expe-dição de verdade. Essa é a proposta do próximo Curso

de Formação de Expedicionários, re-alizado pelo documentarista de natu-reza Fernando Lara. Durante o carna-val de 2015, alunos das mais variadas profissões e idades vão percorrer um dos destinos mais bonitos do Vale do Aço: a Serra dos Cocais. Os interessa-dos ainda podem fazer inscrições pelo site www.rotasverdesbrasil.com.br.

O projeto, denominado de Expedi-ção Cultural Borba Gato, inclui uma rota com fazendas antigas que ainda guardam resquício da época dos es-cravos, área quilombola, comunida-des rurais e uma série de cachoeiras. Serão mais de 300 quilômetros nas zonas rurais dos municípios de San-tana do Paraíso, Coronel Fabriciano, Antônio Dias e Ferros.

Durante o percurso, Fernando Lara irá ensinar aos alunos diversas téc-nicas relacionadas ao planejamen-to e execução de uma expedição de verdade, como o comportamento de um profissional diante de comuni-dades rurais para obter informações para pesquisa de campo, as técnicas de montagem de um acampamento

seguro, os primeiros socorros em tra-balhos de campo e a documentação de fauna e flora selvagem e antropo-lógica, entre outros temas.

“O medo é morte em vida, um bloqueio que nos impede de viven-ciar uma série de experiências. E to-das as vezes que enfrentamos esse medo, ficamos mais fortes”, expli-ca Fernando Lara. Ao longo do per-curso, os alunos dormirão acampa-dos, farão a sua própria comida em campo e tomarão banhos de rio, si-mulando e vivenciando todos os im-previstos que podem ocorrer em uma expedição desse porte.

O documentarista fala da experi-ência do medo. Ao longo de 14 anos de trabalho documentando vida sel-vagem, Fernando Lara já passou por momentos de muita adrenalina. En-tre eles, permanecer durante 40 dias em uma incursão solitária no meio da Amazônia boliviana para docu-mentar animais, tendo contato com outras pessoas apenas por meio de rádio. Em 2011, ele registrou uma onça-pintada selvagem a menos de quatro metros de distância, no meio da Floresta Amazônica.

Para mais informações sobre este e outros cursos realizados por Fernan-do Lara e sua equipe, acesse o site do projeto ou entre em contato pelo tele-fone (31) 8875-5041 ou 8508-9201.

Carnaval de aventuras na

Fotos: Fernando Lara