09/04/2016 - saúde - edição 3.222

8
Divulgação Bento Gonçalves Sábado | 9 de Abril de 2016 A ortodontia muda a aparência do sorriso, melhorando sua saúde e auto-estima Muitas pessoas não procuram o profissional por falta de informações, conheça mais! Páginas 4 e 5 Página 7 Não tenha medo de sorrir Podólogo: saiba quando procurar R u a G e n e r a l O s ó r i o , 3 0 9 | s a l a 7 0 3 C e n t r o C l í n i c o O s v a l d o C r u z | B G | R S 5 4 3 4 5 2 . 5 4 5 8 | 5 4 3 4 5 1 . 4 1 7 0 APNÉIA DO SONO TEM TRATAMENTO! INVISTA NO SEU SONO E VIVA MELHOR! R o n c o s , i n t e r r u p ç õ e s d u r a n t e a n o i t e , s o n o l ê n c i a e c a n s a ç o d i u r n o s , b o c a s e c a a o a c o r d a r e c e f a l é i a m a t i n a l n ã o d e v e m s e r i g n o r a d o s . A p n é i a d o S o n o é u m a d o e n ç a n e u r o l ó g i c a p r o g r e s s i v a , q u e p o d e o c a s i o n a r h i p e r t e n s ã o e o u t r a s s é r i a s c o n s e q u ê n c i a s p a r a o c o r a ç ã o e o c é r e b r o . C o n v e r s e c o m s e u m é d i c o .

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 27-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

09/04/2016 - Saúde - Edição 3.222

TRANSCRIPT

Page 1: 09/04/2016 - Saúde - Edição 3.222

Divulgação

Bento GonçalvesSábado | 9 de Abril de 2016

A ortodontia muda a aparência do sorriso, melhorando sua saúde e auto-estima

Muitas pessoas não procuram o profissional por falta de informações, conheça mais!

Páginas 4 e 5

Página 7

Não tenha medo de sorrir

Podólogo: saiba quando procurar

Rua General Osório, 309| sala 703Centro Clínico Osvaldo Cruz|BG|RS

54 3452.5458|54 3451.4170

APNÉIA DO SONO TEM TRATAMENTO!

INVISTA NO SEU SONO E VIVA MELHOR!

Roncos, interrupções durante a noite, sonolência e cansaço diurnos,

boca seca ao acordar e cefaléia matinal não devem ser ignorados.

Apnéia do Sono é uma doença neurológica progressiva, que pode

ocasionar hipertensão e outras sérias consequências para o coração

e o cérebro. Converse com seu médico.

Page 2: 09/04/2016 - Saúde - Edição 3.222

Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde indica que um em cada cinco brasilei-ros consome doce em excesso. O índice é ainda maior entre os jovens: 28,5% da popula-ção entre 18 e 24 anos têm alimentação com muito açúcar.

Nessa mesma faixa etária, 30% também costuma beber refrigerantes diariamente. De acordo com a pesquisa, o dia-betes é mais frequente entre as mulheres (7,8%) que entre os homens (6,9%) e se torna mais comum com o avanço da

idade. Entre as cidades, o Rio de Janeiro apresentou o maior índice (8,8%), seguido por Porto Alegre (8,7%) e Campo Grande (7,9%).

Quase 30% dos jovens brasileiros consome doce em excesso

Fonte: Raquel [email protected]

Fotos Reprodução

Os mitos e verdades sobre a endoscopia

Sábado, 9 de abril de 20162

Segundo dados do censo reali-zado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) em 2014, a endoscopia digestiva alta é o exame mais realizado por endoscopistas, atingindo 99,6% dos procedimentos. De acordo com o endoscopista digestivo e coordenador de relações inter-nacionais da SOBED Glaciomar achado, o exame é um dos méto-dos mais simples e seguros para a detecção de doenças do aparelho digestivo, principalmente do tubo digestivo. “A cada dia, a medicina preventiva é mais valorizada, es-pecialmente quando se trata da prevenção do câncer – por meio do exame, é possível detectar a doença, que, se descoberta em sua fase inicial, não invasiva, é curá-vel”. Ele afirma ainda que os apa-relhos atuais são equipados com câmeras altamente potentes e sensíveis, que permitem verificar a superfície do órgão examinado (como esôfago, estômago e duode-no) em detalhes impressionantes.

Machado exemplifica quais pa-cientes devem realizar o exame: “aqueles com dor e queimação na boca do estômago, azia, difícil di-gestão ou aqueles que se sintam “cheios” após a ingestão de peque-nas quantidades de alimentos e pacientes que apresentem perda de peso sem motivo ou aqueles com histórico familiar.”

Confira os mitos e verdades so-bre a endoscopia, de acordo com a SOBED:

1)Fazer endoscopia dóiMITOA passagem do aparelho pela

boca e orofaringe (parte da gar-ganta logo atrás da boca) pode causar incômodo. Para evitar que isso ocorra, os exames são precedidos por anestesia tópica por meio de borrifação da área com substâncias anestésicas.

2)É possível detectar doenças

VERDADENão somente detectar, mas

tratar. As lesões detectadas ou suspeitas podem ser biop-siadas para se estabelecer o diagnóstico correto. Pólipos e até mesmo o câncer em estágio inicial podem ser removidos por meio de acessórios especialmente concebi-dos para essas finali-dades. Outro exem-plo são os casos de hemorragia causa-da por úlcera ou por ruptura de varizes locali-zadas no esôfago ou estômago, cujo tratamento hoje é feito por meio de endosco-pia.

3)O exame é demoradoDEPENDESe o exame se destina

apenas à investigação, é muito rápido. Caso o obje-tivo seja a realização de algum tratamento, o tem-po pode ser maior. O pro-cedimento leva em média 15 minutos.

4)Não dá pra respirar durante o exame

MITOO endoscópio é introduzido

pela boca e encaminhado ao esôfa-go. O ar penetra pelo nariz, passa pela laringe, traqueia e alcança os pulmões. Portanto, os caminhos são diferentes, o que não impede a respiração durante o exame.

5)Não é possível se alimentar após o exame

MITOAssim que esteja desperto e

possa deglutir, o paciente deve ser alimentado.

6)Não é possível dirigir após o

procedimentoVERDADEA medicação utilizada para

realizar o exame pode provocar ausências episódicas e é habitual que o paciente não se recorde do exame.

7)É necessário ir acompanhado na data do exame

VERDADEPor provocar ausências episó-

dicas, é imprescindível que o pa-ciente tenha sempre um acompa-nhante para o procedimento.

Page 3: 09/04/2016 - Saúde - Edição 3.222

Fotos Divulgação

Laser CO2 Fracionado

Esfoliação caseira

Dieta para o controle do colesterol

Dra Andressa Pauletto

MédicaVisualittè Clínica Médica

Telefone 3055.4405

O inverno está chegando e as mudanças climáticas podem ser percebidas diretamente na nos-sa pele, onde a mesma se torna mais ressecada, áspera, sensí-vel, exigindo cuidados especiais não só no inverno, mas em qual-quer época do ano.

A clínica Visualittè tem o tratamento ideal para cuidar da sua pele. Entre eles, o Laser CO2 Fracionado, o mais procu-rado nessa época do ano;

O Laser CO2 Fracionado con-siste em uma tecnologia proje-tada para o combate aos sinais cutâneos causados pelo envelhe-cimento, exposição em excesso aos raios solares, entre outros fatores. Seu mecanismo de ação permite que seja feita a dermo-abrasão com uma profundidade muito bem calculada, o que faz com que seja um procedimento seguro.

Devido a estas característi-cas, o Laser CO2 Fracionado possui diversas indicações, veja

Sábado, 9 de abril de 2016

3

algumas a seguir:- Cicatrizes de Acne: o Laser CO2 Fracionado pode obter bons resultados no tratamen-to de cicatrizes de acne. Em algumas sessões é possível perceber a diminuição das depressões causadas pela do-ença.- Tratamento de Rugas: assim como as cicatrizes de acne, o tratamento de rugas a laser ajuda no nivelamento das de-pressões causadas por rugas de expressão, por exemplo.

-Manchas na Pele: Com o Laser CO2 Fracionado, é possível re-alizar um bom tratamento de manchas na pele, de modo a estimular o rejuvenescimento da região em que foi aplicado.

Dra Andressa salienta que é indispensável o acompanha-mento de um médico para re-alização do procedimento, isso vai concluir em um tratamento seguro e com excelente resul-tado. Você espera os melhores tratamentos e nós esperamos você! Agende seu horário!

É possível fazer a esfoliação em casa utilizando produ-tos da sua cozinha, mas é preciso ter cuidado. Isso porque, apesar de serem ingredientes que parecem inofensivos, eles também podem causar feridas na pele se passados com muita força ou grande frequência. Além disso, como eles não contém conservantes, podem permitir o cres-cimento de bactérias na receita, então o seu uso sempre deve ser imediato.

Algumas das opções mais comuns de esfoliantes feitos em casa são:

- mistura de açúcar mascavo ou refinado com mel- mistura de aveia com açúcar cristal e chá de camomila- mistura de açúcar refinado com hidratantes.

O colesterol é uma gordura presente em nosso organismo, que é essencial para a vida, pois é utilizada na produção de hor-mônios, ácidos biliares e mem-branas celulares. Segundo a nu-tricionista Vanessa Minossi, uma das suas principais funções con-siste tanto na conservação como na síntese das membranas celu-lares do organismo. Ela explica que o tipo LDL - lipoproteínas de baixa densidade, que é responsá-vel pelo depósito de gorduras nas paredes das artérias, considera-do o mau colesterol. E também o HDL, lipoproteínas de alta den-sidade, que ajuda a retirar a gor-dura das paredes das artérias, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares, este considera-do o bom colesterol.

Segundo Vanessa Minossi, através do exame de sangue é possível diagnosticar os níveis de colesterol. “É necessário jejum. Os principais exames que iden-tificam o índice do colesterol no organismo são colesterol total, colesterol HDL, colesterol LDL, triglicerídeos, VLDL-colesterol”, informa.

Ela destaca que a gordura saturada é uma das principais causas da elevação do coleste-rol. “Ela está presente na carne bovina, suína, manteiga, leites integrais, além de pele de fran-go e camarão”, cita. As gorduras trans, conhecidas como gorduras vegetais hidrogenadas, também são responsáveis pelo aumento do colesterol.

Para o controle do colesterol

Vanessa Minossi diz que pode ser através da alimentação sau-dável e prática de exercícios fí-sicos. Quando esses hábitos não são suficientes, é necessário me-dicamento, mas com indicação médica.

Confira algumas mudanças simples que podem fazer diferen-ça no tratamento:

- Substituir frituras por gre-lhados, assados ou cozidos;

- Utilizar óleos com alto teor de gordura monoinsaturada;

- Consumir carnes de aves sem pele;

- Ter dieta rica em fibras e uti-lizar frutas como sobremesa;

- Ingerir alimentos ricos em vi-taminas C, E e betacaroteno;

- Evitar o excesso de peso e o cigarro.

Page 4: 09/04/2016 - Saúde - Edição 3.222

Ortodontia melhora a auto-estima e a saúde

Sábado, 9 de abril de 20164

Dentes saudáveis e alinhados podem melhorar a respiração e até o sonoTer os dentes saudáveis e ali-

nhados não é apenas uma ques-tão de estética, mas também de saúde. A pessoa também passa a mastigar e a falar adequada-mente, além de claro, aumentar a auto-estima e o bem-estar.

Um dos tratamento utilizados para corrigir a posição dos dentes é o uso dos aparelhos ortodônti-cos. Esses aparelhos, usados para reposicionar os dentes, podem ser colocados em qualquer idade, desde que a pessoa tenha dentes, gengivas e ossos saudáveis.

Apesar disso, a idade indi-cada para esse tratamento é

Fotos Divulgação

Especial Odont logia

entre os 10 e 12 anos de idade, quando o corpo ainda está em fase de crescimento e fica mais fácil para o ortodontista redire-cionar o desenvolvimento dos ossos para evitar cirurgias.

Antes de optar pelo uso do aparelho, é importante verifi-car se o profissional escolhido é um dentista do Conselho Re-gional de Odontologia e se é es-pecialista em ortodontia.

Como primeira medida, é necessário fazer radiografias, fotos e um estudo sobre como deverão ficar os dentes após o término do tratamento com o

aparelho. O ortodontista deve, então, dar uma previsão ao pa-ciente de como será esse proces-so e de quando ele terminará.

Tipos de aparelhos

Aparelhos fixos são unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento; são compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmi-cos), tubos e anéis, que supor-tam o arco metálico responsável pela movimentação dentária. Permitem maior movimentação dos dentes e independem da co-laboração do paciente.

Existem diferentes tipos de aparelhos fixos: metálicos, ce-râmicos ou em ouro colocados atrás dos dentes.

Aparelhos removíveis são en-caixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais reali-zam pequenas movimentações dentárias; ou ortopédicos, uti-lizados nas correções de altera-ções esqueléticas (ósseas).

Os tipos removíveis são: fei-tos em resina para correção or-todôntica ou ortopédica, feitos de plásticos para correção orto-dôntica ou extra-orais (freios) para correções ortopédicas.

Dentes de leite

O nascimento dos dentes nos

Fontes: g1.globo.comodontocompany.com

que com a chupeta na boca e ter cuidado com meias e pisos lisos, que podem aumentar o risco de acidentes e traumas dentários. Caso isso aconteça, é importante procurar um dentista em algum pronto-socorro mais próximo.

Entre os 4 e 6 anos, surgem os dentes permanentes e é nes-sa época que os pais devem ob-servar o crescimento e verificar se o posicionamento é adequa-do para, no caso, procurar um ortodontista.

bebês causa coceira, aumentam a produção de saliva e ainda podem causar febre e diarréia. Mordedores molinhos, sem nada dentro, são os melhores para aliviar a coceita porque não machucam a gengiva.

A chupeta também alivia a vontade que a criança tem de co-locar objetos na boca e cabe aos pais negociar e administrar o uso dela. Para limpá-los, a pediatra recomenda utilizar escovas ma-cias próprias para bebês e pas-tas sem flúor. É preciso também evitar que a criança corra e brin-

Page 5: 09/04/2016 - Saúde - Edição 3.222

Conheça as novidades no tratamento ortodôntico

Fotos DivulgaçãoSábado, 9 de abril de 2016

5

Como todas as áreas da saúde, a ortodontia está sempre evoluin-do, científica e tecnologicamente. Desde o século passado, esforços estiveram concentrados em re-solver grandes desafios estéticos e funcionais, analisar os resul-tados e a estabilidade dos tra-tamentos, além de se preocupar com a evolução dos aparelhos e materiais ortodônticos.

Nas últimas décadas, grandes avanços aconteceram na área tec-nológica, envolvendo a obtenção de aparelhagens mais estéticas, confortáveis e eficientes. Essas inovações proporcionam menor incômodo e sofrimento aos pa-cientes - principalmente os adul-tos - que se tornaram frequentes nos consultórios de ortodontia.

O papel do ortodontista é co-nhecer e saber orientar sobre os recursos e aparelhos disponíveis na atualidade. Ciente das limita-ções, vantagens e desvantagens de cada um dos sistemas, o pa-ciente poderá tomar sua decisão de modo seguro e consciente.

O resultado final não está re-lacionado ao tipo de aparelho, mas sim, ao correto diagnóstico, planejamento e condução do caso, executados por profissionais.

Novos fios orto-dônticos, mais fle-xíveis, proporciona-ram maior conforto nas ativações dos aparelhos, liberan-do forças mais sua-ves, principalmente nas etapas iniciais do tratamento.

São fabricados em porcelana e não absorvem pigmentos dos ali-mentos. Os conhecidos comercialmente por “bráquetes de safira” (feitos de porcelana monocristalina) além de serem menores, menos volumosos, tem uma aparência incolor. Porém, os bráquetes de por-celana são menos resistentes (fraturam com facilidade e frequência) e mais caros, além de oferecerem riscos no momento da remoção (possibilidade de fratura de esmalte, caso haja pouco cuidado). Para tornar o sistema ainda menos visível, surgiram os fios e ligaduras metálicas recobertas por material de cor branca ou perolizada.

Os chamados “aparelhos invisíveis”, com nome comercial de Ivisalign, são placas de acetato semitransparentes, remo-víveis e trocadas regular e sequencialmente. Essas placas são desenvolvidas por meio de um tecnologia de computa-ção tridimensional. Ele movimenta apenas os dentes e re-presenta uma alternativa estética muito interessante para o tratamento ortodôntico. São de custo elevado e devem ser indicados para casos mais simples, envolvendo, basicamen-te, problemas de alinhamento dentário.

Os bráquetes que dis-pensam o uso de “borra-chinhas”, chamados de autoligáveis, surgiram com a proposta de obter resultados mais rápidos, por apresentarem menor atrito com os fios duran-te a movimentação den-tária. Esse argumento, apesar de estar sendo maciçamente divulgado, não encontra respaldo na literatura científica contemporânea, e pare-ce não ter fundamento. Além disso, apresentam maior custo que os ou-tros sistemas.

Os mini-implantes são pequenos parafusos de liga de titânio, utilizados como auxiliares da movimentação dentária. Facilmente insta-lados e removidos, reduzem, significativamente, a neces-sidade de uso dos aparelhos extrabucais e dos elásticos intermaxilares, permitindo um tratamento ortodôntico mais rápido, previsível, es-tético e confortável.

Fonte: isaudebahia.com.br

Page 6: 09/04/2016 - Saúde - Edição 3.222

Fotos Reprodução

Balança X Espelho, o que você pensa disto?

Médico

Cézar de Moura

Sábado, 9 de abril de 20166

Podemos acreditar nesta possí-vel teoria das calorias quando ve-mos o peso da população brasilei-ra crescer? Podemos estar diante de algo em que a própria forma de cuidar da obesidade pode estar gerando mais obesidade? Obesi-dade é um problema de saúde pú-blica, cujo a orientação geral é cal-cular calorias, mas 100 calorias de cenoura é diferente de 100 ca-lorias de gelatina, da mesma for-ma, o processamento biológico de 100 calorias do mesmo alimento, ingerido por pessoas diferentes, tem resultado diferente, pois não somos máquina e sim seres vivos, capazes de pensar e ter emoção. Sabendo que estresse engorda, devemos refletir na importância de cuidar das emoções do obeso. Observe, cada pensamento é ca-paz de gerar um estado emocional diferente, isto, quem sabe, pode justificar a importância de valo-rizarmos ainda mais as melho-rias no caimento das roupas, bem como melhorias na imagem pes-soal refletida pelo espelho. Saiba-mos que as emoções são capazes de alterar a relação entre calorias ingeridas no alimento, bem como

aquela quantidade gasta em exercícios, ou seja, as emoções, que nada contém de calorias, são capazes, sim, de influenciar no equilíbrio calórico de um ser hu-mano, pois cada pensamento e emoção é fonte de produção corpo-ral de inúmeros produtos quími-cos corporais, conforme mostra a neurociência, interferindo, assim, na nossa saúde. Isto faz pensar em emagrecimento com o foco de reduzir volume corporal, informa-ção melhor refletida pelas roupas, que tem, pelo tato, o conjunto das nossas medidas corporais, fato que pode tornar o caimento das roupas mais importante que a balança, pois a balança informa o resultado do peso corporal, mas-sa magra e massa de gordura, pode acontecer de reduzir peso em gordura e aumentar peso em massa magra, impedindo a ba-

lança de mostra variação no peso. Sabendo que o estado emocional é importante para a autoestima, para termos relações pessoais, fa-miliares e profissionais saudáveis, fundamental para que tenhamos autoconfiança, para que possa-mos tomar decisões para uma vida mais consciente, ajudando, assim, a nos manter em estado motiva-cional mais equilibrado, penso ser de grande valia, em tratamentos de emagrecimento, valorizarmos o melhor caimento das roupas e as melhorias na imagem pessoal, antes de simplesmente ficarmos controlando peso na balança e cal-culando calorias. Saibamos que melhorias no caimento das roupas e na imagem refletida no espelho podem ser obtidas sem cortes, sem cicatrizes e sem lhe afastar do trabalho. Para mais informações, busque um profissional de saúde.

Texto: Ivan SeibelFonte: Folha do Mate

Vacina contra gripeNão custa relembrar que o cau-

sador das gripes, conhecido como Influenza, é um vírus que costuma apresentar alterações a cada dois ou três anos. Pode ainda, de tem-pos em tempos, apresentar uma mudança radical chamada super-gripes, que muitas vezes acabam matando milhares ou até milhões de pessoas. Assim, a chamada gripe espanhola, que matou 20 milhões de pessoas, foi provocada por um vírus chamado H1N1 e que, segun-do alguns, surgiu da combinação de um vírus suíno e um vírus humano.

Um dos fatores que aumenta a disseminação do vírus da gripe é o fato de as pessoas no inverno se jun-tarem mais e fecharem-se em suas casas. Isso facilita a propagação do vírus suspenso no ambiente.

Anualmente, entre 50 mil pesso-as morrem de pneumonia decorren-te de gripe no Brasil.

E a vacinação contra a gripe?Já inventaram tudo quanto é

conversa contra a vacina. Até já contaram que o governo inventou

a vacina, só para acabar com todos os velhinhos. Vejam só, que coisa absurda.

Mas, o vírus Influenza continua aí, infernizando a nossa vida. As pessoas já aceitaram a ideia de va-cinação e estão aderindo melhor aos programas de prevenção e diga-se de passagem que ainda há tempo para te vacinares contra o Influenza.

A vacina leva cerca de três se-manas para fazer efeito.Mesmo assim, quem não aproveitou a campanha nacional para a vacina-ção, ainda pode recuperar o tempo perdido. No Brasil, costumamos ter dois surtos de gripe, um no iní-cio do outono (abril, maio) e outra no meio do inverno.

A imunização é feita com os vírus que circularam no ano ante-rior e que, provavelmente, trazem boa semelhança com os que esta-rão atacando no inverno. A vaci-nação também é especialmente indicada para quem tem defesas precárias, como os diabéticos, os doentes renais, os aidéticos, asmá-

ticos e também crianças com mais de seis meses de idade.

A vacinação, porém, não é abso-lutamente garantida. Assim, sem-pre há o risco da medida preventiva falhar. Uma em casa quatro pesso-as não fica imunizada. Mas mesmo assim, deve-se considerar as boas chances de dar certo. Quanto aos efeitos colaterais, estes são peque-nos. Os mais comuns são febre ou dor no local da aplicação da vacina.

Portanto, é bom salientar que ninguém quer matar os velhinhos!

Vamos, isto sim, vaciná-los, para que possam ficar ainda muito mais tempo conosco, porém, sem que sejam atacados pelo raio deste vírus Influenza.

Page 7: 09/04/2016 - Saúde - Edição 3.222

Sábado, 9 de abril de 2016

7

Divulgação

Quando devo procurar um podólogo?Na maioria das vezes as

pessoas que apresentam podo-patias não procuram o especia-lista, por simples falta de infor-mação, ou então, desconhecem a existência de profissionais qualificados. Abaixo, os proble-mas mais conhecidos dos pés e que são facilmente resolvidos por um podólogo.

Unha encravada

Ou onicocriptose, ainda é motivo de grande desconforto. Os podólogos entendem que, em 99% dos casos, é possível solucionar o problema sem a intervenção cirúrgica.

A unha encravada é uma do-lorosa afecção que aparece fre-qüentemente na última falange do primeiro dedo e geralmente ao seu redor, se desenvolve--se um tecido granulomatoso. O tratamento está restrito so-mente à retirada do pedaço da unha.

O que são calos?

Uma hiperqueratose asso-ciada à presença ou não de um núcleo do mesmo material, com formato cônico, tendo sua porção mais estreita voltada para dentro. Os calos têm como causa, problemas de origem ortopédica e/ou calçados inade-quados.

O correto é fazer visitas re-gulares, de mês em mês, para sua remoção que é feita de for-

Podologia

ma simples, rápida e indolor.O que são calosidades?

É o espessamento da pele num determinado ponto. O or-ganismo reage assim para se defender de atritos provocados por calçados apertados, má postura ou andar incorreto. O podólogo pode auxiliar a sanar esse incômodo. Faça visitas re-gulares para a remoção das ca-losidades.

O que é o bicho-do-pé?

É a menor espécie de pul-ga. Apenas a fêmea penetra nos tecidos, de preferência do homem, porco, cão e rato. No homem, o bicho-do-pé prefere penetrar principalmente na sola do pé, nos cantos e sob as unhas. A pulga penetra no hos-pedeiro, permanecendo com a cabeça e o corpo mergulhados no tecido.

As fêmeas provocam uma co-ceira intensa. Após alguns dias, a pulga está cheia de ovos. Eles vivem em locais secos, próxi-mos de chiqueiro, monte de estercos e nas proximidades da casa (hortas e jardins).

O maior perigo do bicho-do--pé está na possibilidade da pulga levar também o bacilo do tétano e gangrena. O bicho deve ser retirado com cuidado para não estourar seu abdome. O processo é indolor e o podó-logo está apto a retirar a pulga de forma simples e rápida.

O que é micose de unha?

As micoses são infecções pro-vocadas por fungos. Podem se manifestar na pele, couro cabe-ludo e unhas. Isso porque essas regiões são ricas em queratina, o alimento desses fungos. A hi-giene é o princípio fundamen-tal tanto para prevenção como para a cura das micoses.

O que são fissuras?

São rachaduras que deixam os pés doloridos e, muitas ve-zes, dificultam a simples rotina de calçar os sapatos e cami-nhar. Pode ocorrer até mesmo

sangramento.

O que é órtese?

Órtese é um dispositivo que se fixa à unha e é a melhor opção

para o tratamento corretivo de unhas deformadas. A aplicação de órtese faz com que a unha volte ao seu formato normal e, consequen-temente, há um alívio de dor.

Fonte: velhosamigos.com.br

Page 8: 09/04/2016 - Saúde - Edição 3.222

Fonte: mdemulher.abril.com.br

Fotos Reprodução

Conheça métodos contraceptivos sem uso de hormônio

Sábado, 9 de abril de 20168

Um dos grandes dilemas das mulheres está vinculado ao ciclo reprodutivo e, claro, à menstrua-ção. Escolher qual o melhor méto-do contraceptivo não é uma tarefa fácil e requer bastante cuidado. Se você pretende abandonar os anticoncepcionais hormonais, confira, a seguir, algumas dicas de especialistas.

Deixar os métodos contracep-tivos com hormônios é uma deci-são que pode, sim, trazer benefí-cios à saúde da mulher. De acordo com ginecologistas, as principais vantagens são a redução do ris-co de eventos cardiovasculares e a não interferência na libido. A paciente ainda passa a ter menos reações inflamatórias no corpo, a perceber melhoria nas celulites, a reduzir a retenção de líquidos, a diminuir o risco de varizes e também o de trombose.

No entanto, a escolha também pode trazer malefícios e é impor-tante estar ciente disso. As des-vantagens são o menor controle do ciclo menstrual e eventos de-sagradáveis que podem acompa-nhar a menstruação, como cólicas e sangramentos excessivos. Pode-mos citar, ainda, os efeitos derma-tológicos de muitos anticoncepcio-nais hormonais que não teremos com métodos não hormonais.

De acordo com os especialistas, a eficácia desses contraceptivos é variável, pois depende do uso que a paciente faz. Os métodos com-portamentais e o diafragma, mes-mo se usados corretamente, têm índice de eficácia menor que os outros. Já o preservativo tem efi-cácia semelhante aos métodos hor-monais, se usado de forma correta.

Outro ponto importante é a necessidade de combinação de métodos. A camisinha sempre deve ser usada, independente do método anticoncepcional que foi escolhido, com ou sem hormônios.

Qual a melhor hora para tomar um isotônico ou energético, quanto é bom beber, quais as indicações e os riscos desses produtos são dúvi-das de muitas pessoas.

O isotônico serve para repor sais minerais (como sódio e potássio) e carboidratos perdidos por atletas em exercícios intensos e/ou que du-ram mais de uma hora. Também evitam cãibras e a desidratação.Esse suplemento é recomendado durante e depois da atividade, e deve ser evitado por indivíduos que não praticam exercícios, sofrem de insufi-ciência cardíaca, hipertensão arterial ou doenças renais. Isso porque os isotônicos contêm muito sódio (entre 50 mg e 160 mg por garrafa, contra 11 mg de um refrigerante, em média).

Todos esses métodos previnem a gravidez, mas não o contato com doenças sexualmente transmissí-veis, como HPV, HIV e sífilis.

Entre os métodos comportamentais, estão:

Tabelinha: consiste em evitar o coito no período fértil, levando em conta que o dia da ovulação acontece exatamente na metade do ciclo. A principal falha é errar o cálculo e acabar mantendo re-lações no período em que deveria haver abstinência.

Coito Interrompido: é o ato de evitar a ejaculação dentro da vagina. O principal motivo de fa-lha é que, antes da liberação do es-perma, o homem pode liberar um líquido rico em espermatozoides, além da possibilidade de iniciar a ejaculação antes da interrupção.

Entre os métodos de barreira, estão:

Preservativo (masculino e feminino): funciona envolvendo o pênis ou “forrando” a vagina em uma estrutura tubular flexível, geralmente de látex. Para quem tem alergia ao material, já exis-tem no mercado preservativos fei-

tos de outros componentes. Diafragma: é um dispositivo

flexível, de látex, que é colocado dentro da vagina e fecha o canal do colo do útero, impedindo que o sêmen chegue até ele. Precisa ser indicado pelo ginecologista, porque existem vários tipos e ta-manhos e é preciso medir o ideal para cada mulher. O diafragma não deve ser utilizado durante o período de sangramento mens-trual e não é a melhor opção para mulheres virgens, portadoras de qualquer doença no colo do útero e nem para alérgicas ao látex.

Dispositivo intrauterino de cobre: o dispositivo é feito de cobre, normalmente em forma de T, e é colocado no interior da cavidade uterina, onde age como método contraceptivo ao liberar cobre por sua estrutura e tornar o ambiente hostil aos esperma-tozóides. Depois de uma semana de sua colocação, é preciso fazer um ultrasom transvaginal, para verificar se ele está bem locali-zado - e é importante repetir o exame anualmente para se cer-tificar de que ele continua no lugar certo.

Saiba como funcionam esses anticoncepcionais e escolha a melhor opção para você em sua próxima consulta médica!

Isotônicos e energéticos devem ser ingeridos sempre com moderação