jornal semanário- 09/04/2014- edição 3017

20
BENTO GONÇALVES Quarta-feira 9 DE ABRIL DE 2014 ANO 47 N°3017 R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br Funk e rock sem preconceito O Semanário lança nesta edição o seu suplemento de variedades, trazendo mais cultura e entretenimento aos seus leitores. O músico Luiz Caimi, que vem se des- tacando no cenário nacional com seu funk/rock abre o espaço destinado aos artis- tas bento-gonçalvenses. Política Variedades Gabardo é exonerado do governo Página 8 JS Variedades Decisão do prefeito Guilherme Pasin pode colocar PMDB e PP em rota de colisão Preconceito PM sofre ato racista em abordagem Página 16 LEONARDO LOPES JOSIANE RIBEIRO MAIKELI ALVES, ARQUIVO

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 24-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Semanário- 09/04/2014- Edição 3017

BENTO GONÇALVESQuarta-feira9 DE ABRIL DE 2014ANO 47 N°3017 R$ 3,00 www.jornalsemanario.com.br

Funk e rock sem preconceito

O Semanário lança nesta edição o seu suplemento de variedades, trazendo mais cultura e entretenimento aos seus leitores. O músico Luiz Caimi, que vem se des-tacando no cenário nacional com seu funk/rock abre o espaço destinado aos artis-tas bento-gonçalvenses.

Política

Variedades

Gabardo é exoneradodo governo

Página 8

JS Variedades

Decisão do prefeito Guilherme Pasin pode colocar PMDB e PP em rota de colisão

Preconceito

PM sofre ato racista em abordagem

Página 16

LEON

ARD

O LO

PES

JOSIA

NE RIBEIRO

MA

IKEL

I ALV

ES, A

RQU

IVO

Page 2: Jornal Semanário- 09/04/2014- Edição 3017

SEDEWolsir A. Antonini, 451

Bairro Fenavinho - Caixa Postal 12695 700.000 - Bento Gonçalves - RS

ESCRITÓRIO CENTRALMal. Deodoro, Centro, 101Galeria Central - Sala 501

DIRETOR PRESIDENTE HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

DIRETORES ANA INÊS FACCHIN

HENRIQUE ANTÔNIO FRANCIO

FALE COM A GENTE

Telefones:Central/Fax: 3455.4500

Escritório Centro: 3452.2186Rádio - Estúdio: 3455.4530

Rádio - Coordenação: 3455.4535Atendimento ao assinante: 3055.3073

ou 9971.6364

E-mails:[email protected]

[email protected]@radiorainha.fm.br

Sites:www.jornalsemanario.com.br

www.radiorainha.fm.brRepresentante em Porto Alegre

Grupo de DiáriosRua Garibaldi, 659, Conjunto 102

Centro - POA - Fone: (51) 3272.9595e-mail: [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVEL HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

Registro Prof. DRT 3321

Somos filiados à ADJORI / RSEste jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados e não devolve

originais que não foram publicados.

EXPEDIENTE

Siga-nos no Twitter:@jsemanario

Curta a fan-page:on.fb.me/jsemanario

Leia também no nosso site:www.jornalsemanario.com.br

Semanário na Internet

PP x PMDB, será?Editorial

A exoneração de César Gabardo da Secretaria de Go-verno pegou os integrantes do PMDB de surpresa. Pelo menos é o que parece. A medida do prefeito Guilherme Pasin pode ser uma tática suicida ou, de certa forma, um alívio para que possa governar com mais tranquilidade, sem a presença tão próxima de uma sombra política que o incomoda há mais de um ano. Para Gabardo, por sua vez, sair de cena desta forma, não será um desprestígio e, de quebra, pode garantir um fortalecimento de seu partido dentro da administração.

Tanto PP, quanto o PMDB podem sair ganhando com este afastamento. Pasin realiza sua vontade de ver Gabardo lon-ge do Paço Municipal, mesmo que fique alguma mágoa por parte de seu vice-pre-feito e pai do secretário exonerado. César Gabardo verá os tentáculos peemedebis-tas se alastrarem, conquistando secreta-rias importantes, como a de Obras, por exemplo, num momento em que os recursos do Plano de Aceleração do Crescimento 3 (PAC) estão prestes a serem liberados. Além disso, o presidente peemedebista evita o constran-gimento eleitoral durante a disputa estadual.

Se as obras públicas tão prometidas começarem a sair do papel, Pasin e Gabardo poderão tirar proveito da situação. As soluções políticas terão o dedo de PP e

A medida do prefeito pode ser uma tática suicida ou, de certa

forma, um alívio para governar com mais

tranquilidade

PMDB ao mesmo tempo. Muito antes do que se pensa, poderemos ver PP e PMDB, logo ali na frente, dividindo o mesmo palanque, caso apenas um de seus candidatos chegue ao segundo turno nas eleições para governador do estado.

Nada como ter seis secretarias em uma administração municipal para aparar qualquer aresta. A estratégia do

prefeito que, para alguns, parece ser um erro político, pode render bons frutos para todos os lados. A nuvem negra que parece pairar sobre o prédio da prefeitu-ra deve se dissipar antes do final do mês de abril. A não ser que a mágoa de César Gabardo com o prefeito Pasin seja muito grande. Caso se sinta ferido de morte, Ga-bardo pode querer que o PMDB retire o time de campo e aí o PP terá um problema monstruoso para resolver.

Antes de um pronunciamento oficial do partido da família Gabardo, tudo o que for dito será mera especulação. Tudo indica que o PMDB seguirá no governo e todos seguirão felizes até a próxima eleição municipal. A tensão do que vai acontecer deve ficar so-mente para os curiosos de plantão que desconhecem os bastidores desta história. Se vamos ter um racha entre PP e PMDB? Só o tempo e a direção dos partidos é quem podem dizer.

Quarta-feira, 9 de abril de 20142 Opinião

A guerra está declaradaE é uma guerra sem quartel, sem trincheiras, sem re-

gras, sem lei. Falo da “guerra eleitoral”. Sim, eleições foram transformadas em guerra, no Brasil. O que de-veria ser o símbolo da democracia, da liberdade foi tor-nado um símbolo da estupidez, da ignorância (no seu pior sentido), da busca pelo poder a qualquer custo. Há alguns anos – acho que desde a eleição de Olívio Dutra – escrevi, em colunas, vários tópicos com o título “APT e DPT”. Comentei que “antes do PT” – APT – nada era cobrado de nenhum político, muito menos promessas de campanha, o que passou a acontecer, até com vee-mência, “depois do PT” – DPT – e, agora, passada mais de uma década, reitero esse meu entendimento. E a co-brança se tornou feroz com a tomada do poder por Lula e, depois, por Dilma. Acho que os “donos do Brasil” re-solveram deixar Lula vencer as eleições para ver se “o PT pararia de encher o saco” (digo “deixaram” porque é público o notório o que uma rede nacional de televisão fez com Lula no último debate com Fernando Collor, às vésperas da eleição) e seria alijado para sempre do po-der depois de quatro anos. Deu zebra! O PT ficou mais quatro e Lula elegeu o “poste” (assim eles a chamaram) Dilma. Nesse período de onze anos as redes sociais to-maram corpo e se tornaram parte expressiva do dia-a--dia das pessoas de todas as raças, credos, profissões e idades. Dezenas de milhões estão nelas repassando coisas sérias, de cunho altamente cultural, coisas pes-

soais (até exageradamente, penso eu), mas, também e principalmente, bobagens, mentiras, injúrias, infâmias, calúnias, difamações, etc. Agora, com a proximidade das eleições, tudo está tomando proporções preocupan-tes. Já foi dito que opositores do governo Dilma con-trataram mais de nove mil “boateiros” para disseminar ataques a ela e ao PT pelas redes sociais. O PT, obvia-mente, não ficará inerte aos ataques e também colocará seu “time” nas redes sociais. O resultado disso tudo já se constata hoje na internet. Jamais, em tempo algum, pessoas foram injuriadas, difamadas, atacadas com tan-ta ferocidade quanto agora. O pior de tudo é que esses ataques são repassados pelas pessoas como se fossem verdades axiomáticas, não se dando elas ao trabalho de pesquisarem, de procurarem se são verdadeiras ou não. E essa guerra eleitoral, de parte a parte, recrudescerá muito a partir de agora. A Copa do Mundo será um dos alvos a ser mais explorado ainda. Pouco importa se está sendo boa para o Brasil a fantástica exposição que está tendo durante e terá depois da Copa. O que importa é “detonar” qualquer coisa de bom que ela possa trazer. Pena que tenhamos que conviver com isso tudo. Pena que queiram fazer de eleições não uma apresentação de propostas VIÁVEIS de governo, mas uma guerra sem regras, sem escrúpulos. Poucos ganham, milhões per-dem. Mas, só depois saberão o quanto perderam, sejam simpatizantes da situação ou da oposição.

Antô[email protected]

Page 3: Jornal Semanário- 09/04/2014- Edição 3017

Quarta-feira, 9 de abril de 2014 3Opinião

Painel

Obras na ERS-431

Bento discute o seu lixo

Curta e comente na página do Semanário no Facebook. Seu comentário pode ser publicado aqui.

www.fb.me/jornalsemanario

Semáforo Semanário

PARE!

ATENÇÃO

SIGA!

A quantidade de lixo deixada nas ruas do Planalto aos domingos.

Com os casos de intolerância racial. O problema está se agravando.

Bento Gonçalves como uma das ci-dades com mais qualidade de vida.

Que coisa incrível, estapafúrdia, inaceitável esse negócio de torturadores e assassinos confessos virem a mídia e confessarem seus crimes escondidos na impunidade decretada pela Lei da Anistia. Não seria mais decente que a Comissão da Verdade não existisse, para que revelar tudo isso se não há punibilidade? Envie a sua sugestão de pergunta pelo e-mail [email protected]

A pergunta que não quer calar

Alem Guerra, diretor-geral da Vinícola Aurora

“Sempre que as empresas se unem,

é uma vitória conquistada pelo setor”

Ao invés de perderem tempo fazendo corredor de ônibus em uma cidade que não tem estrutura para tal, pode-riam se preocupar mais em campanhas e soluções para o lixo, como multa para quem joga no chão ou em lugar indevido, como está sendo feito em Porto Alegre. No meu ponto de vista seria mais importante.

Natália Piva

Acho que a licença ambiental só é liberada por Jesus Cristo, via sinais de fumaça.

Paulo Costa

Esse é o Rio Grande do Sul que alguns dizem se orgulhar de nascer aqui!! Enquanto isso, outros estados como PR, BA, PE, MT.. que não eram nada antigamente agora tem um PIB maior que o nosso. Por que será??

Enio Bruschi

Tão falando sério! mas ali não existia uma estrada? Para o Brasil quero descer. Palhaçada é pouco.

Delmar Patzlaff

Pelo visto a cidade de Gramado, sem pagar por um consultor, conseguiu resultados mais expressivos que Bento Gonçalves, no que diz respeito à Copa do Mundo. Até agora, a cidade garantiu a hospedagem de duas comitivas du-rante o Mundial: Argélia e Honduras. Enquan-to isso, a comunidade espera uma resposta das secretarias de Esporte e Turismo sobre o que estão conseguindo de prático para o município.

Só para se ter uma ideia, dos 2,1 mil mem-bros argelinos, 800 ficarão na cidade serra-na entre 19 e 23 de junho. São autoridades e

convidados do governo que irão acompanhar a partida entre o país e a Coreia do Sul no dia 22 de junho.

Na semana passada, entre terça-feira e sá-bado, Vicent Delmas, representante da de-legação da Argélia esteve em Gramado. Ele visitou cerca de 20 hotéis e participou de um encontro com a Rede Hoteleira e as Agências de Receptivos do Município. A comitiva de Honduras contará com 120 pessoas e também ficará hospedada na cidade, após contato e vi-sita da rede hoteleira.

Bento 1 x 0 Gramado

UCS em Curitiba

Gramado 2 x 0 Bento

Feira do peixe vivo

A equipe GINCARVI JÚNIOR, da qual fazem parte 14 alunos e três pro-fessores do Centro de Ciências Exatas, da Natureza e de Engenharia do cam-pus de Bento da UCS, representará a universidade no I Festival de Minifo-guetes de Curitiba, que acontecerá de 11 a 13 de abril. O evento, que reunirá alunos de várias universidades brasi-leiras, é organizado pela Universidade Federal do Paraná e terá participantes em seis diferentes categorias. A equipe da UCS está inscrita na categoria livre. Desde fevereiro, os alunos, coordena-dos pelos professores Tiago Severo Cassol e Cícero Zanoni, estão engaja-dos na construção do foguete.

A Secretaria de Desenvolvimen-to da Agricultura realiza neste sá-bado, 12, mais uma edição da Feira do Peixe Vivo. Ela acontece junto à Feira do Produtor Rural, na Praça Centenário (Centro), a partir das 7h30min, até que houver peixes. Serão comercializadas as espé-cies de C a r p a Capim, P r a t e a -da, Húngara e Cabeça-grande, além de ‘cat fish’ e filés congelados. A Feira do Peixe Vivo é realizada sempre no segundo sábado de cada mês. In-formações: (54) 3055.7107.

O calendário de feiras de Bento Gon-çalves ganhou mais um atrativo im-portante este ano. O município passa a sediar, a partir de julho, a Feira Na-cional da Indústria da Moda (Fenim), considerada a maior feira de vestuário da América Latina. Criada em 1981, a Fenim funcionava em Gramado e rece-bia cerca de 600 expositores. Em Ben-to, esse número pode chegar a 1,2 mil. A feira é voltada exclusivamente para lojistas e apresenta as tendências das estações. Em julho, acontece a Fenim Primavera/Verão e, em janeiro, a Fe-nim Outono/Inverno.

FOTO

S DIVU

LGA

ÇÃO

Page 4: Jornal Semanário- 09/04/2014- Edição 3017

Paulo Vicente Caleffi

Ladrões.Eles existem e andam soltos por aí. O pro-

blema é que ficam perturbando a vida das pessoas HONESTAS, e se achando.

O último roubo que aconteceu comigo foi de lascar: ROUBARAM A CERCA DO TERRE-NO, com os moirões de concreto, que estavam cimentados no solo.

Incrível! Roubar uma cerca de arame e a quinhentos metros do centro da cidade, logo ali no Bairro Humaitá.

Fico encucado: será que o ladrão da cerca vendeu os postes e a tela ou teria cercado sua propriedade?

Agora pensem: se um ladrão está roubando uma cerca para proteger sua propriedade é porque ele mesmo está com medo de ladrões que lhe roubem.

Do jeito que vai, pode ser que um dia venha-mos a acordar sem a parede do quarto, ou da sala: ROUBADA.

Deve ter chegado uma leva de gente, ou se criado por aqui, que não respeitam os bens alheios.

O pior é que o exemplo vem de cima: todos os dias a imprensa divulga que roubam a PE-TROBRÁS, assaltam os cofres públicos e a impunidade anda solta. Uma vergonha!

Você, que está com minha cerca, que lhe dê uma baita DOR DE BARRIGA e que seus fi-lhos não lhe sigam o exemplo. E se ainda não os tiver.......é melhor assim: PRECISAMOS DE PAIS CORRETOS PARA TERMOS FA-MÍLIAS SADIAS, de gente cidadã, que res-peite a propriedade alheia e trabalhe direito para construir a sua própria. É por isto que em nossa Bandeira Nacional está escrito “OR-DEM E PROGRESSO”.

Pronto: DESABAFEI.

Paulo Vicente Caleffi

Nota: se você, LEITOR, não gostou da Crô-nica e “roubei” o seu tempo, desculpe-me... e não me deseje uma dor de barriga.

Crônica

Quarta-feira, 9 de abril de 20144 Geral

Feiras prospectam R$ 130 milhões

A Envase Brasil e Brasil Ali-menta chegam na sua 11ª

edição renovadas e mirando novos mercados. As duas fei-ras, que ocorrem simultanea-mente, iniciaram na terça-fei-ra, 8, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A programa-ção que inclui palestras, work-shops e encontro de produto-res vai até sexta-feira, 11, com possibilidade de gerar mais de R$ 130 milhões em negócios.

Com estimativa de público superior a 12 mil pessoas e de mais de 250 expositores de oito estados e 25 países, Enva-se Brasil e Brasil Alimenta es-tão entre os mais importantes do país. A Envase Brasil, que apresenta a Vinotech, é atual-mente o maior salão voltado à cadeia produtiva da uva e do vinho na América Latina.

Para o presidente, Vicente Puerta, as feiras possuem o objetivo de aproximar o setor vitivinícola brasileiro da tec-nologia mundial sem a neces-sidade do produtor ou empre-sário precisar se deslocar para outros países. Puerta destaca os lançamentos tecnológicos presentes na feira e a possi-bilidade de geração de novos negócios. “As feiras cresceram para acompanhar esse desen-volvimento da uva e do vinho. Bento Gonçalves está em uma posição privilegiada por seu potencial vitivinícola e ficamos felizes em fazer parte desse ci-clo. Hoje mais maduro, o even-to consegue favorecer, ainda, os setores de microcervejarias, laticínios e derivados, assim como de alimentos”, afirma.

Abrangendo empresas e insti-

Envase Brasil e Brasil Alimenta

Geração de negócios e últimos lançamentos são destaques do evento

Destaques da programaçãoEncontro ProdutorDia 9: 14h30min: palestra

com Fabio Antonio Hertel, dire-tor Comunicação e Novos Ne-gócios de Grupo Hortifruti

15h45min: palestra com o doutor Danilo Cabrera, pesqui-sador do Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria

Arena Dinâmica ShowDia 9: 14h30min: workshop

com a Empresa de Pesquisa Agro-pecuária de Minas Gerais (Epamig)

Dia 10: 16h: oficina com Senar17h: Workshop BrazicolorDia 11: 17h: workshop com a

Toneleira Demptos maior fabrican-te mundial de barris de carvalho

Envase ExperienceDia 10:15h: palestra com Sa-

muel Cavalcanti, da Bodebrown17h – Palestra com Geovane

Krug Borba, da Brasil KirinDia 11: 14h30min: palestra

com Mário Augusto Passos de Paula, da Bela Vista Produtos Enzimáticos

Presidente Vicente Puerta durante abertura oficial do evento

JOSIA

NE RIBEIRO

Josiane [email protected]

tuições de peso na cadeia pro-dutiva dos setores as feiras têm estimativa de negócios superior a R$ 130 milhões. O evento, além de oportunizar contato com o que há de mais moderno em tecnologia, também oferece intensa programação paralela com a realização de palestras, painéis e mesas redondas em torno de temas atuais relacio-nados às áreas envolvidas. Com isso, o público pode, além de

fazer excelentes negócios nos salões, aproveitar para se reci-clar nos eventos paralelos que acontecem diariamente. Na edição passada, mais de 1.800 profissionais assistiram pales-tras de forma gratuita. As feiras acontecem até o dia 11, das 14h às 21h. Visitantes podem fazer o cadastro e conferir a progra-mação completa pelos sites www.brasilalimenta.com.br e www.envasebrasil.com.br.

Page 5: Jornal Semanário- 09/04/2014- Edição 3017

Quarta-feira, 9 de abril de 2014 5Geral

Prêmio destaca melhores do ano

Três empresários que se destacaram em 2013 pelo

trabalho e empenho no avan-ço de seus negócios e conduta como cidadãos, nas categorias Comércio, Serviços e Jovem Empreendedor, serão home-nageados amanhã, 10, com o prêmio Mérito Lojista, reali-zado anualmente pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL/BG). O even-to inicia a partir das 20h, no Salão de Eventos Carmenére, no Dall’Onder Grande Hotel.

Até o momento, 38 empre-sários foram agraciados em eleição realizada pelos pró-prios lojistas. Neste ano, mais de 60% dos associados par-

Mérito Lojista

Evento que acontece nesta quinta-feira, 10, homenageia três empresários do município que se destacaram em 2013

Serviço Sobre o Mérito LojistaO que: Mérito Lojista 2013Data: 10 de abril (quinta-feira)Local: Salão de Eventos

Dall’Onder Grande HotelHorário: 20h

Criado há 25 anos, o prêmio tem a intenção de homenagear em-presários que se destacaram em 2013 pelo trabalho e empenho no avanço de seus negócios e conduta como cidadãos. Os 38 agra-ciados até o momento pelo Mérito Lojista foram eleitos pelos pró-prios lojistas da cidade.

Nesta edição do Mérito Lojista, mais de 60% dos associados à CDL/BG indicaram nomes ao prêmio

GILM

AR G

OM

ES, DIVU

LGA

ÇÃO

ticiparam apontando nomes para serem homenageados. De acordo com o presidente da entidade, Marcos Carbone, esta foi uma votação bastante expressiva. Ele também des-taca a representatividade e importância do evento para a comunidade. “O mérito é um dos eventos mais importantes do comércio de Bento Gon-çalves, com destaque que os próprios lojistas escolhem os homenageados. Este tradicio-nal evento é uma justa home-nagem aos empreendedores da cidade, que fortalecem o comércio e contribuem para o engrandecimento da nossa economia”, enfatiza Carbone.

Page 6: Jornal Semanário- 09/04/2014- Edição 3017

Quarta-feira, 9 de abril de 20146 Geral

O silêncio do prefeito Gui-lherme Pasin e da direção do PMDB pode ter um significado importante. Silenciosamen-te, o partido vinha negociando diretamente com o prefeito a saída de César Gabardo da se-cretaria de Governo. Em troca, Pasin abriria mais espaço aos peemedebistas, garantindo duas secretarias e a diretoria do Instituto de Pesquisa e Planeja-mento Urbano (Ipurb).

A ordem é silenciar e não fa-lar nada de cabeça quente neste primeiro momento. Tanto que nenhum integrante da executi-va do PMDB foi informado da saída de Gabardo, mesmo ele tendo sido informado pelo pre-feito Guilherme Pasin no final da manhã de segunda-feira, 7. A tão temida rota de colisão en-tre PP e PMDB ainda será ana-lisada pela cúpula do partido, porém não deve acontecer.

Uma fonte próxima ao poder público e que prefere não ser identificada, garante que várias

A presença de César Ga-bardo na administração de Guilherme Pasin sempre foi conturbada. Ao longo de um ano e três meses, secretário e prefeito tiveram muitos momentos difíceis, com o presidente do PMDB tor-nando-se uma pedra no sa-pato do chefe do Executivo.

Com um perfil arrojado e bom poder de argumen-tação, Gabardo começou o ano de 2013 com o pé no acelerador. Era a principal referência na resolução de problemas da prefeitura e, indiretamente, ofuscava a visibilidade do prefeito. No mês de março do ano passa-do, o secretário de Governo foi colocado na geladeira. Fi-cou alguns meses sem poder de decisão, isolado em sua sala. Porém, com as dificul-dades da atual administra-ção e a deficiência apresen-tada por alguns secretários, Gabardo voltou à cena, prin-cipalmente para organizar as questões envolvendo a secretaria Municipal de Saú-de. Voltou a aparecer do lado do prefeito mas, desta vez, respeitando a hierarquia. A política da boa vizinhança durou até o início deste ano, quando o PMDB exigiu mais cargos e, em contrapartida, o prefeito exigiu a saída de Cé-sar Gabardo.

Gabardo era a pedra no sapato de Pasin

Prefeito (E) preferiu arriscar uma ruptura com o PMDB do que manter César Gabardo na secretaria

A negociaçãoO prefeito Pasin exigia a saí-

da de César Gabardo para au-mentar o número de secretarias e cargos do PMDB no governo.

A queda de braço durou várias reuniões, até o prefei-to decidir exonerar o Secretá-rio de Governo.

Para evitar uma debanda-da do PMDB, Pasin vai ceder o comando das secretarias de Administração e Obras para o partido, além da diretoria do Ipurb.

Os nomes oferecidos pe-lo PMDB, durante os encon-tros com o prefeito, para as-sumir o comando das pastas seriam: Rafael Paludo (Admi-nistração), Sergio Gabrielli ou José Bertuol (Obras), Cláudio Rossatto ou Melissa Bertolet-ti (Ipurb).

FOTO

S MA

IKELE ALVES, A

RQU

IVO

Gabardo é exonerado por Pasin

O advogado César Gabardo foi exonerado do cargo

de secretário municipal de Governo pelo prefeito Gui-lherme Pasin. A decisão foi tomada na segunda-feira, 7 de abril, mas ainda não foi co-municada oficialmente pela prefeitura. Porém, a publica-ção da exoneração acontece hoje. Para seu lugar, o nome mais cotado para assumir a função é o do vereador Ênio De Paris (PP), atual líder de Governo na Câmara de Ve-readores.

No PMDB ninguém fala so-bre o assunto. De acordo com o vice-prefeito, Mário Gabar-do, pai de César, o partido ainda irá se reunir na semana que vem para “sentir o im-pacto” da decisão do prefeito. O vice-presidente do PMDB, Élvio de Lima, e o vereador Moisés Scussel afirmam ter sabido da exoneração pela imprensa. César Gabardo preferiu não se manifestar so-bre a demissão. “Este é o mo-mento em que apenas o pre-feito precisa dar explicações, afinal foi ele que me demitiu”, finaliza Gabardo.

O prefeito Pasin estaria em Porto Alegre na tarde desta terça-feira, 8 de abril, e não foi encontrado para falar so-bre o assunto. Segundo o che-fe de Gabinete, Jauri Peixoto, a saída de César Gabardo es-taria sendo negociada há al-gum tempo. Peixoto não con-firmou o boato de que a saída do secretário de Governo es-taria relacionada à cedência de mais três cargos diretivos ao PMDB.

O chefe de Gabinete revela que a saída de César Gabardo é apenas a primeira de uma série de mudanças que devem ocorrer nas secretarias do go-verno Pasin. Peixoto não quis detalhar o assunto, limitan-do-se a dizer que uma refor-ma ampla seria efetuada, com realocação de secretários e a entrada de novos nomes para compor o grupo de trabalho do prefeito. “As mudanças devem acontecer, mas não podemos informar quando elas serão anunciadas”, fina-liza Peixoto.

Política

Secretário de Governo foi informado da decisão pelo próprio prefeito. PMDB silencia e se reúne só na semana que vem

Mais cargos para evitar desgaste

Marcelo [email protected]

reuniões entre Pasin e a dire-ção do PMDB, inclusive com a presença de Gabardo, foram realizadas nas últimas duas se-manas. Em uma delas, o presi-dente do partido teria até con-cordado em deixar a Secretaria de Governo, porém, dois dias depois, teria voltado atrás em sua decisão.

Mesmo assim, a saída de Cé-sar Gabardo também era um desejo de alguns integrantes do partido, que ficavam inco-modados com o presidente do PMDB ocupando um cargo de confiança no governo de outro partido.

Caso a estratégia de acal-mar os ânimos peemedebistas do prefeito tenha sucesso, o PMDB, que hoje tem quatro cargos importantes, passa a ocupar seis cadeiras diretivas na atual administração. Porém, tudo estará resolvido somen-te na segunda quinzena deste mês, após o retorno das férias de César Gabardo.

Page 7: Jornal Semanário- 09/04/2014- Edição 3017

Quarta-feira, 9 de abril de 2014 7Geral

Cesta básica cada vez mais cara

“Eu faço o rancho todos os meses e, mesmo com-

prando sempre as mesmas coisas, o valor aumenta entre R$15 e R$20 cada mês”, relata a vigilante Carla Almeida. Ela conta que quando escolhe os itens na prateleira não percebe se os produtos aumentaram ou não, mas quando chega ao cai-xa é que aparece o aumento.

Segundo dados do Serviço de Proteção ao Consumidor (Pro-con), o preço da cesta básica, em Bento Gonçalves, no mês de março, está mais alto com rela-ção aos dados de fevereiro. O au-mento é pequeno, não ultrapas-sa os R$ 0,32 por mercadoria.

Entretanto, alguns produtos também diminuíram: o vina-gre, o arroz e o feijão estão al-guns centavos mais baratos. A farinha de milho e o sal manti-veram os mesmos valores, mas eles são minoria diante dos ou-tros nove principais produtos que compõem a cesta.

Segundo o assessor de Po-

Supermercado

Aumento não ultrapassa os R$ 0,32 por produto, mas a diferença é grande no final das compras, segundo consumidores

O arroz, o feijão e o vinagre estão mais baratos, já a farinha de trigo e o sal mantém o mesmo preço

Vitória [email protected]

FONTE: PROCON

Preços médios da cesta básica em Bento

VITÓRIA

LOVAT

líticas Públicas do Consumi-dor do Procon, Maciel Giova-nella, as alterações de preço são normais e ocorrem todos os meses. “Essas pequenas diferenças são oscilações normais de mercado, às ve-zes algumas coisas sobem

um pouco, outras vezes di-minuem, mas não passam de centavos”, comenta.

Giovanella aconselha os ben-to-gonçalvenses a fazerem pes-quisa de preço para saber o que comprar e onde comprar. “É importante que o consumidor

fique atento às informações disponibilizadas pelo Procon. Mensalmente colocamos todos os preços da cesta básica no site da prefeitura, especificando os valores de cada supermercado, as pessoas podem utilizar para pesquisa de preço”, coloca.

A auxiliar administrativa, Isabel Trevisan, diz que faz pesquisas de preços e busca sempre pagar menos, mas a diferença de um merca-do para o outro não é muito grande. “A diferença entre os supermercados da cidade nem sempre é tão significa-tiva, eu vou para mercados mais distantes apenas quan-do vale a pena. Caso contrá-rio, o que eu economizo no mercado, gasto de combustí-vel e estacionamento”, conta.

A saída que a consumido-ra Maristela Costa encontra é optar por outros tipos de ali-mento, como as comidas con-geladas ou pré-prontas. “Como somos só eu e meu filho, é mais prático comprar pronto do que fazer, então nem fico atenta aos preços da cesta básica”, afirma.

Os valores apontados na ta-bela abaixo são resultado dos dados disponibilizados pelo Procon, com preços de 18 su-permercados do município, so-mados e divididos, resultando na média dos dois meses.

Produto Fevereiro Março DiferençaÓleo de soja 900 ml R$ 2,91 R$ 2,97 0,06Extrato de tomate 350 gr R$ 2,18 R$ 2,21 0,03Café em Pó 500 gr R$ 6,44 R$ 6,49 0,05Vinagre de vinho 750 ml R$ 2,19 R$ 2,10 -0,09Massa com ovos 500 gr R$ 1,94 R$ 1,95 0,01Acúcar 5 Kg R$ 8,08 R$ 8,17 0,09Arroz Tipo 1 5 kg R$ 7,60 R$ 7,50 -0,10Feijão Preto 1 kg R$ 3,99 R$ 3,92 -0,07Farinha de Trigo 5 kg R$ 9,67 R$ 9,88 0,21Farinha de Milho 1 kg R$ 2,00 R$ 2,00 -Sal 1 kg R$ 0,97 R$ 0,97 -Biscoito Doce 400 gr R$ 3,03 R$ 2,96 0,07Ovos vermelhos 1 dúzia R$ 3,97 R$ 4,29 0,32Leite saquinho tipo C R$ 1,91 R$ 1,97 0,06

Page 8: Jornal Semanário- 09/04/2014- Edição 3017

Quarta-feira, 9 de abril de 20148 Geral

O fracasso das “UBSs de lata”Estruturas abandonadas

Leonardo [email protected]

Obras paralisadas da gestão Lunelli são contestadas pela administração Pasin e estruturas ficam a mercê do clima

Idealizadas como uma solu-ção rápida e de custo acessí-

vel para descentralizar o aten-dimento médico oferecido, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que seriam construídas com tecnologia de construção e materiais chineses nos bairros Cohab, Fenavinho, Tancredo Neves e Vila Nova, eram apre-sentadas como uma jogada de mestre da administração do ex-prefeito Roberto Lunelli. Passados três anos da assina-tura do convênio que liberou recursos do Ministério da Saú-de para a obra, as “UBSs de lata”, como ficaram conhecidas por serem construídas com um material metálico forrado por isopor, estão longe de ser uma realidade. Paralisadas pelos problemas financeiros ocorri-dos no município em 2012, as obras ficaram para a adminis-tração do prefeito Guilherme Pasin que, após um ano e qua-tro meses na prefeitura, não conseguiu dar um destino para as estruturas abandonadas ou para os recursos disponíveis.

O discurso do secretário de Obras da época, Alex Luiz Ba-retta, era encorajador. Graças à nova tecnologia, a constru-ção das unidades ocorreria em aproximadamente 60 dias. Em 23 de abril de 2012, a previsão apontava que até julho daquele ano as quatro unidades estariam prontas. Quase dois anos após a previsão, a secretaria Municipal de Saúde prefere não apresen-tar prazos para a retomada das obras nas unidades dos bairros Cohab e Fenavinho, ambas com estruturas levantadas, mas que apenas deterioram perante as intempéries do tempo.

Segundo o coordenador dos Serviços Médicos da SMS, Mar-co Antonio Ebert, o projeto das UBSs do Tancredo Neves e Vila Nova foram abortados e devem ser refeitos em alvenaria. “Nes-tas unidades só foi feita a base de concreto, e nesta administra-ção, decidimos pela construção em alvenaria. Esta tecnologia é de uso temporário, utilizado em emergências, para situações de calamidade pública. Não é feito para durar. Após cinco anos este material começa a apresentar problemas. Até pelo custo não

Vizinho da estrutura da Fenavinho, Signor evita invasões ao local

LEON

ARD

O LO

PES

De acordo com as infor-mações fornecidas na época, o valor das UBSs aos cofres públicos seria de R$ 1,6 milhão, sendo R$ 1 milhão oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC2), do Governo Fede-ral, com uma contrapartida do município de R$ 600 mil. É possível que o prazo para aproveitar estes recursos expirariam neste ano, o que justifica a preocupação do coordenador Marco Antonio Ebert em concluir as unida-des da Cohab e da Fenavi-

Recursos serão perdidos?

vale a pena, me parece que sai mais caro. A única vantagem é a rapidez, pois fica pronta em dois, três meses. As UBSs do Tancredo e do Vila Nova, e as demais que vierem, já foi defi-nido por esta administração que serão feitas com material de al-venaria”, avalia o coordenador.

O foco da secretaria, com re-comendação do prefeito Gui-lherme Pasin, está na entrega da unidade do bairro Cohab. A fase de construção chegou a ser con-cluída, porém o prédio da rua Teotônia Vilela não foi aprovado na inspeção da Vigilância Sani-tária do Estado. Para receber a licença e ser aproveitado, a solu-ção encontrada pelos técnicos da Prefeitura é revestir as paredes com gesso acartonado. Serão ne-cessárias também outras inter-venções, como serviços na parte externa, instalação de rede elé-trica e hidráulica e adequações nos pisos, janelas e rodapés. Se-gundo a Assessoria de Imprensa da prefeitura o processo licitató-rio para as adequações deve ser lançado nos próximos dias.

Fenavinho preocupa

A questão da “UBS de lata” do bairro Fenavinho é mais preocupante. A obra foi para-lisada em estágio avançado e desde então vem sofrendo com as intempéries do tempo. O telhado não foi concluído, e o prédio não conta com janelas ou portas. O discurso oficial ainda é de terminar a obra com

a tecnologia do projeto inicial. Porém, igualmente à unidade da Cohab, será necessário o revestimento com gesso acar-tonado. O processo licitatório da obra será o mesmo da UBS da Cohab, porém a prefeitura e a secretaria da Saúde não in-formaram o quanto a obra está fragilizada por permanecer tanto tempo exposta.

Vizinho da estrutura, Batis-ta Pedro Signor, de 59 anos, parece o único ativamente

compromissado em zelar pelo dinheiro público investido nesta obra. “Se não fosse por mim já teriam tomado conta. Gente que vem de fora, em uns carros velhos, para na frente e fica olhando. Daí eu saio da minha casa e aviso que isto não é casa, que é o nosso posto de saúde. Volta e meia peço a aju-da da Polícia Comunitária, pois tem gente dormindo, sujando, usando drogas. Eu me lembro muito bem de um discurso em

que o prefeito Pasin falou que iria terminar as obras que o outro ia deixar. O prefeito não está cumprindo a sua palavra”, lamenta o morador.

Enquanto as estruturas que tanto zela estão deteriorando, Signor precisa se deslocar até a Unidade Básica de Saúde do bairro Licorsul para ser atendi-do. “Tenho que ir lá embaixo. E tem que chegar antes das quatro da manhã para conseguir pegar uma ficha, porque são só seis fi-chas distribuídas. Ou então fazer igual ao meu vizinho que preci-sou ficar seis horas lá no Pronto--Atendimento 24h”, conta.

Os moradores do Cohab tam-bém precisam recorrer a UBS do Licorsul. Para a costureira Tânia Schneider, 57, que reside há 22 anos no bairro, é uma ver-gonha a comunidade ainda não ter uma unidade de saúde à dis-posição. “Existe no local apenas a estrutura física, mas a parte de funcionamento nunca teve. Ainda nos tiraram a unidade móvel. Agora temos que nos sujeitar a ir até o Licorsul em busca de atendimento. Tá tudo muito complicado”, lamenta. Tânia ressalta que está com ci-rurgia marcada para colocação de prótese no joelho, porém não consegue ter o acompanha-mento adequado pelo médico no posto de saúde da Licorsul, pois as fichas distribuídas são limitadas e a demanda de aten-dimento muito alta.

Unidades Móveis

A falta de atendimento para as comunidades do Cohab e da Fenavinho e a resultante so-brecarga de atendimentos na unidade do Licorsul e do Pron-to-Atendimento 24h são preo-cupações constantes de Ebert. As unidades móveis seriam a solução para o curto prazo, po-rém a atual falta de médicos na secretaria da Saúde impossibi-lita o atendimento de ocorrer. “As unidades móveis seriam a medida para enfrentar pro-visoriamente esta situação da sobrecarga e promover aten-dimento a estas comunidades. Na medida que tivermos mé-dicos, iremos deslocar as uni-dades móveis para atender o Cohab e a Fenavinho”, avisa o coordenador dos Serviços Mé-dicos da secretaria.

nho. A reportagem do Jornal Semanário tentou esclarecer a questão dos prazos com a pre-feitura e a Secretaria da Saúde durante toda a segunda e ter-ça-feira, porém encontrou en-traves durante a comunicação.

Levando em consideração os antigos números divulgados, R$ 443.497,82 seriam inves-tidos na unidade da Cohab e R$ 382.158,28 na obra da Fe-navinho. Com o abandono das estruturas e as adequações ne-cessárias, o custo da obra irá aumentar. A dúvida permanece quanto aos recursos disponi-

bilizados para as obras das unidades do Tancredo Neves (R$ 464.147,53) e Vila Nova (R$ 443.917,22). Os recursos serão válidos para os novos projetos em alvenaria? So-bre estas duas unidades, a Assessoria de Imprensa da prefeitura apenas informou que “os levantamentos técni-cos ainda estão sendo reali-zados para estudar a melhor forma de finalizar as obras. Para evitar problemas de continuidade das obras, os processos licitatórios serão individualizados”.

Page 9: Jornal Semanário- 09/04/2014- Edição 3017

Pegue ícones do Funk Rock nacional dos anos 1990, como Comunidade Nin-jitsu, adicione

um pouco de Punk Rock, como fizeram os america-nos do Green Day, e em seguida misture Rockabilly e som eletrônico de qualidade. A receita não vai ao forno, mas é quente o bastante para fazer você aumentar o volume do fone de ouvido. Depois de apertar o “play” temos um prato cheio de música boa e singular. O álbum “Sick Mind” é o primeiro do jovem Luiz Caimi (Coyote) que quer movimentar o cenário musical misturando Funk e Rock.

Se antes o bento-gonçalvense tinha a música como um hobby, hoje, aos 24 anos, ele encontra na arte seu trabalho. A profissionalização aconteceu meio que por acaso. “Eu vi que era o momento e decidi le-var tudo mais a sério”, conta. Em 2013 Caimi criou a banda No Stupid Solution (NSS) e começou a pensar letras e músicas para o primeiro álbum. “A ideia era juntar todas as minhas influências em um mix e mis-turar dois gêneros musicais distintos”, afirma.

Apesar da bagagem pequena de Caimi, o som de “responsa” e a peculiaridade do projeto foram su-ficientes para conquistar o DJ e guitarrista Fredi Chernobyl Endres. O músico da Comunidade Nin--jitsu, com mais de 20 anos de estrada, produziu Sick Mind. “O Fredi sempre foi meu ídolo, tanto na Co-munidade quanto com seu trabalho como DJ. Essa influência foi importante pra mim e ter ele como par-ceiro desse primeiro projeto é uma honra”, destaca.

Para Caimi, o foco principal é disseminar a proposta e fazer com que as pessoas percam o preconceito em relação ao Funk. “O álbum não é comercial e nem um pouco apelativo. Quero jus-tamente tirar esse preconceito que gira em tor-no do Funk e inserir cada vez mais o gênero em Bento Gonçalves e na região”, comenta. As letras compostas em inglês mostram a realidade daqui. Nas entrelinhas um objetivo que ultrapassa fron-teiras. “Assim como existe Racionais Mc’s, existe Mc Guime e também a No Stupid Solution. Cada um vai apresentar a sua realidade. Nas minhas letras posso falar de amizades ou até alguma coi-sa que me incomode. Mas quero muito mais que isso. Quero quebrar paradigmas”.

O jovem bento-gonçalvense Luiz Caimi (Coyote), 24 anos,

lança seu primeiro álbum com produção do DJ e guitarrista

Fredi Chernobyl Endres

CARLO

BARRO

S, DIVU

LGA

ÇÃO

Josiane [email protected]

VariedadesCultura, diversão e entretenimentoJS

9Quarta-feira, 9 de abril de 2014

Mistura de Funk e Rock com

tempero daqui

O gosto de Luiz Caimi pela música iniciou aos 11 anos, quando ele ainda não era “Coyote”. O apelido surgiu da brincadeira de, um dia, ir morar no México. Com 14 anos montou a banda Vigilan-te Mexicano com amigos. Depois da Vigilante, a Chupeta Eletrôni-ca que já misturava Funk cario-ca com Rock. Só em 2014, com o lançamento de “Sick Mind” a NSS saiu do papel e ganhou a for-ma virtual. O álbum, que possui quatro faixas, foi disponibilizado em formato virtual em fevereiro. Em menos de um mês o projeto já soma mais de 3.230 plays

e contabiliza 200 downloads. Com o sucesso, ele passou a atuar como DJ tocando em Bento,

Caxias do Sul, Porto Alegre, São Paulo e Uruguai.

O álbum, produzido por Cher-nobyl, ganha peso, referência e identidade. A parceria fica visí-vel na expressividade das músi-cas, na produção dos acordes, no detalhe dos vocais e guitarras. “Sick Mind” está disponível em nostupidsolution.tumblr.com. Na página é possível es-

cutar o álbum, fazer o download das faixas e saber mais sobre a banda.

Page 10: Jornal Semanário- 09/04/2014- Edição 3017

10 Quarta-feira, 9 de abril de 2014

VariedadesJS

Aposentar para quê?Enfim, Galvão Bueno renova com a Globo até a Copa de 2018. Na verdade, o contrato é até um pouco maior e vale até 2019. Mas pode ser que Galvão pare após a Copa do Mundo da Rússia. Desde 1981 na emissora (saiu rapidamente em 92), Galvão é tido como um patrimônio. Logo, só para quando ele quiser... Talvez para se dedicar exclusivamente a ocu-pação de empresário: Galvão é produtor de vinho, na Itália e no Rio Grande do Sul.

Inveja mata?!Nos bastidores do “Vem aí” disseram que, do jeito que está magro (já são 60 quilos), An-dré Marques perdeu “um Leandro Hassum” de... peso! Aliás, Hassum estava tão falante que até pediu para André o antigo guarda--roupa do apresentador de Superstar...

Só na orelha...Maitê Proença foi ao lançamento de “Antes que Eu Morra”, primeiro romance de Luis Erlanger, amigo dela e diretor de Qualidade da Programação da TV Globo. E Maitê não poupou esforços para promover a obra: pe-gou um exemplar e posou para os fotógrafos segurando o livro. Acontece que, na hora de ir embora, devolveu o mesmo para a prateleira e confidenciou baixinho que acabaria ganhando seu exemplar. Assim, economizou R$ 40,00 A vida é um teatro!De alta médica, Renato Aragão ouviu do mé-dico que o tratou da infecção urinária que ele está liberado, além de entrevistas, para retomar sua vida social. Mas ainda não pro-fissional... Depois da tempestade, Didi agora quer viver a máxima que vem citando: “A vida é um te-atro, que não tem ensaio... Tem que fazer tudo de primeira...”

Volta às aulas? Apro-veitando a campanha “Ninguém merece ser estuprada”, Geisy Arru-da fez um cartaz com os dizeres e postou a foto na internet. Só que TERIA escorregado na grafia: es-creveu “estuprada”! Geisy até apagou a foto, após ler o comentário de um inter-nauta: “Ninguém merece seu português!” Em tem-po: Geisy jura, de pés jun-tos, que esse cartaz com a palavra errada era... fake!

Ela não anda, ela desfi-la... Tom Brady, o mari-do de Gisele Bündchen, foi discreto em sua pas-sagem relâmpago por São Paulo: veio assistir ao des-file da mulher (foi a se-gunda vez que viu Gisele na passarela – a primeira eles eram ainda só na-morados...) em evento de moda. Ficou na primeira fila e toda a mordomia (Gisele, marido e filhos) da estada da top model nº 1 do Brasil foi bancada pelos contratantes, é claro. Por sinal, Gisele não vem ao Brasil – para campanha publicitária ou desfiles ex-clusivos - sem receber um cachê de, no mínimo, R$ 3 milhões!

O tempo voa... Superior Tribunal de Justiça é cate-górico: a Lei Maria da Pe-nha se aplica, sim, no caso da agressão de Dado Do-labella à Luana Piovani. Dessa forma, a condena-ção do ator permanece. Inconformado, Dado foi resmungar na internet: “Há seis anos eu estava dormindo com o inimigo e não sabia”. Mas, a boa noticia para Dado é que ele não terá que cumprir a decisão da Justiça: a pena foi prescrita...

Lepo Lepo! Márcio Victor, vocalista da ban-da Psirico, finalmente explica do que se trata a letra: humildade, amor ao próximo e contra o capita-lismo. E, já que está sol-teiro, manda recado para as suas duas próximas mulheres: quer ter 11 fi-lhos com uma e dois com outra! Haja Lepo Lepo!

De nada adianta Isabel-le Drummond e o músico Tiago Iorc esconderem tanto o namoro... Hoje em dia, com o tal de selfies, sempre surge uma foto. A última foi de um amigo do casal que, mesmo sem querer, flagrou os dois, um do ladinho do outro!

Ok ok! Destilando o veneno

NelsonRubens

FOTO

S DIVU

LGA

ÇÃO

Page 11: Jornal Semanário- 09/04/2014- Edição 3017

11Quarta-feira, 9 de abril de 2014

VariedadesJS

Horóscopo CinemaÁries • (21/3 a 20/4) • Desafio de colaborar, de entrar em acordo. Energia tensa e que pode se revelar como egoísmo. O momento é de congregar esforços indivi-duais em favor de realizações nas parcerias e relações. Percepção de antigas dificuldades envolvendo acordos, contratos, associações e relacionamentos.

Touro • (21/4 a 20/5) • A saúde pode estar fragilizada, refletindo a somatização de questões emocionais. Par-cerias e relações de trabalho merecem atenção redo-brada, neste momento de desafios, taurino. Necessário equilíbrio entre a individualidade e as demandas das relações. Aprimoramento, ajustes.

Gêmeos • (21/5 a 20/6) • Demandas pessoais e envol-vendo grupos, empresas e amigos podem estar em con-flito. Momento que envolve muita energia e a necessi-dade de agir assertivamente, mas sem individualismo. Vontade aguerrida. Energia renovadora. Cuidado com repressão emocional e com imposição egoísta.

Câncer • (21/6 a 20/7) • Harmonizar a dedicação aos in-teresses pessoais e profissionais é o desafio canceriano. Há demandas de carreira que são muito importantes, mas o espaço pessoal, privado também é essencial. Ati-vidades e interesses profissionais realizados em casa ou com um familiar ou parceiro estão estimulados.Leão • (21/7 a 22/8) • Tende a se sentir mais motivado, mas deve ter cuidado com atitudes individualistas, leo-nino. O momento favorece o desenvolvimento de seus interesses pessoais. Mas deve praticar a conciliação. Criatividade, inteligência e capacidade de comunicação estão estimuladas. Colabore, entre em acordo.

Virgem • (23/8 a 22/9) • Momento que enfatiza ques-tões financeiras, negociações e a expressão de talen-tos. Pode haver divergência entre os seus valores e os alheios. Chegar a acordos é o grande desafio, virginia-no. Evite precipitações e impulsividade em negócios. Pondere. Mas não perca boas oportunidades.

Libra • (23/9 a 22/10) • Momento muito desafiador, mas também promissor, por estimular novas atitudes e situ-ações. Os relacionamentos instigam e pode haver con-flitos, se a competição for maior do que a colaboração. Tensão ao querer afirmar apenas a vontade pessoal, desconsiderando as demandas das relações.

Escorpião • (23/10 a 21/11) • Trabalho e saúde são temas enfatizados neste momento e que contém desafios. No-vas atitudes profissionais são necessárias, mas você não pode desconsiderar suas demandas pessoais. Tendên-cia à irritabilidade e à inquietação podem ser reflexo de questões emocionais mal-resolvidas.

Sagitário • (22/11 a 21/12) • Levar adiante seus interesse pessoais, mas também colaborar e agir em parceria, eis o desafio. O momento é muito estimulante, embora contenha desafios e conflitos. Hora de superá-los. O amor pode estimular progressos importantes. Inclusive, o amor por um desafio e uma nova conquista pessoal.

Capricórnio • (22/12 a 20/01) • Desafio de equilíbrio entre questões pessoais e profissionais, individualidade e parceria. Fase de mudanças domésticas, familiares, emocionais, mas também de retomada de projetos na carreira. A harmonização de diferenças entre você e as pessoas é um importante desafio, capricorniano.Aquário • (21/01 a 19/02) • Tudo é uma questão de ca-beça, de mentalidade. Período de desafios e de con-quistas. Cuidado com discussões e com agressividade verbal. Idéias diferentes das suas devem ser conside-radas. Se agir de forma dogmática criará conflitos nos relacionamentos. Respeite as diferenças, aquariano.

Peixes • (20/02 a 20/03) • Desafio de conciliar os seus interesses com os de outras pessoas, nativo de Peixes. Questões financeiras podem ser geradoras de conflitos. Mas pode haver um caminho conciliador. Muita energia envolvendo negócios. Invista em seus propósitos. Mas aja também como um colaborador.

Dublado - Sala 01Gênero: Aventura, ação, ficção científica | Duração: 128 min.Sexta, sábado e domingo: 14h, 16h30, 19h e 21h30. Segunda e Quinta: 16h30, 19h e 21h30.

Capitão América 2 – O Soldado Invernal

Oriundo de uma época mais simples, em que o mal era de fácil identificação pela suástica invertida no ombro, o super-herói vestido com tema da bandeira dos Estados Unidos representa um ideal patri-ótico tão ultrapassado quanto seus mais de 70 anos de idade.

Esse apelo se tornou difícil nos dias atuais, então Capitão América 2 - O Soldado Inver-nal aproveita exatamente o olhar crítico de um homem dos anos

1940 sobre os EUA de hoje e o que passaram a representar para o mundo. O filme fala de vigi-

lância, guerra ao terror e o Ato Patriótico, que dá poderes aos departamentos de

espionagem como medidas preventi-vas de ataques. Nada melhor, por-

tanto, que usar a S.H.I.E.L.D. de Nick Fury (Samuel L. Jackson), a maior organização de espiona-gem da Marvel, como pano-de--fundo para uma trama repleta de reviravoltas, segredos gover-

namentais e conspirações.

Page 12: Jornal Semanário- 09/04/2014- Edição 3017

Datas Especiais• Dia de Santa Maria de Cleófas• Dia Mundial do Aço• Dia da Biblioteca

EventosLançamento dos Jogos ExpoBentoLocal: Laghetto ViveroneHorário: 8hInformações: (54) 2105.1966

EventosJantar do Lar do AnciãoLocal: CTG Laço Velho Hora: 20hData: 12 de abril Informações: (54) 3451.3444

Festa em honra a São ValentimLocal: Salão da Comunidade Hora: 10h45minData: 13 de abril Informações: (54) 9621.9110

Festa em honra a São JoséLocal: Salão da Linha Sertorina Hora: 10h45minData: 13 de abril Informações: (54) 9984.2141

Divulgue seu evento: [email protected] Fone: (54) 3455.4500

Datas Especiais• Dia de Santa Madalena de Canossa• Dia da Engenharia

EventosPrêmio Mérito LojistaLocal: Dall’Onder Grande HotelHora: 20hInformações: (54) 3455.0555

Lançamento da Loja VaziaLocal: Iguatemi CaxiasHorário: 18hFinalidade: o espaço estará montado com mane-quins e araras vazias, onde o público poderá depo-sitar roupas e calçados para doação.Informações: (54) 3039.0096

Datas Especiais• Dia de Santa Gema Calgani• Dia do Infectologista

Quarta-feira, 9 de abril de 201412 Social

Amigos prestigiando evento em Faria Lemos. Na foto da esquerda para a direita: Hélio e Inês Scottá, Dirceu Scottá, Márcia Casagrande e Vanderlei Zortéa

Isabel Prior e Carlos Estalber, presentes na posse da Diretoria do Sindilojas

Mara Beatriz e João Nelson Spode, Ademar De Gasperi e Sérgio Dalla Costa, na apresentação da nova diretoria da Fimma 2014

O prefeito Guilherme Pasin, prestigiando a conquista do novo Sindicato Rural, ao lado Germano Fronza, conselheiro fiscal do Sindicato, e os irmãos Cedenir e Marcelo Postal, agricultores de Tuiuty

Maria de Lourdes Gasparin, chefe do escritório da Emater e Moacir Mazzarollo, presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, importantes presenças na inauguração do Sindicato Rural

Diretoria apresenta na manhã de hoje mais uma edição dos Jogos ExpoBento 2014

FOTO

S CARO

LINE PA

ND

OLFO

JEFERSON

SOLD

I

AgendaHoje

Programe-se

Amanhã

Sexta-feira

Page 13: Jornal Semanário- 09/04/2014- Edição 3017

Quarta-feira, 9 de abril de 2014 13Geral

Clube projeta novos investimentos

A Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Barracão, promoveu o pri-meiro encontro do Grupo de Tabagismo, no vespertino na quarta-feira, 2. A ação teve o objetivo de beneficiar as pes-soas que trabalham e não podem participar dos grupos no horário de atendimento

A Escola Municipal de En-sino Fundamental, Professor Noely Clemente de Rossi, no bairro Santa Marta, recebeu no sábado, 5, a primeira edição de 2014 da “Feira na Escola”. A ação que integra o Projeto Olhar Atento: Ciências para a Vida - Alimentação Saudável, é uma parceria das Secretarias de Educação e de Desenvolvi-mento da Agricultura.

O projeto busca aproximar

O Clube Botafogo está com a programação social fecha-

da. Além do tradicional baile de casais, realizado no carnaval, a entidade tem programado mais quatro eventos relacionados a datas especiais: o Dia das Mães, Aniversário do Clube, Filó Ita-liano e Baile do Chopp.

O Filó Italiano é um projeto novo que chega a sua terceira edição, e está vinculado a his-tória do clube. Segundo o pre-sidente da entidade, José Antô-nio Kerber, o Botafogo era um local para reunir as pessoas e com o passar dos anos foi cres-cendo. “Eram realizados os filós com rapaduras e pipocas, e ago-ra foi resgatado esse trabalho. É um encontro da comunidade com as suas origens, e isso es-tava se perdendo. Tudo que não tem essência acaba se perden-do”, explica.

Pensando na segurança de seus associados e da comuni-dade que frequenta a sua in-fraestrutura, a entidade está concluindo as adequações determinadas pelo Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). De acordo com Kerber, o clube seguia as normas, mas diante da nova legislação foi necessária a ade-quação. Com estas ações foi necessário um investimento do clube, o que atrasou o cresci-mento em outros setores. “Não ocorreram muitas alterações, mas foram onerosas. Quanto maior o salão, maior é a área de escape que precisa”, esclarece.

Barracão Santa Marta

Botafogo

Inovações na infraestrutura das sedes campestre e social estão sendo elaborados para beneficiar os sócios

ESF desenvolve atividades com Grupo de Tabagismo

Escola recebe feira de alimentos

FOTO

S VINICIU

S MIEZN

IKOW

SKI

Estefania V. [email protected]

Diretoria

Programação social

Clovis Ferri,vice-presidente de Esportes; Inoar Brino, vice-presi-dente Social; Adacir Troian, vice--presidente Administrativo; Ge-raldo Pierozan, vice-presidente da Sede Campestre; Luiz Bet-toni, secretário do Conselho Deliberativo; Ivo Cignachi, vi-ce-presidente do Conselho De-liberativo; José Antônio Kerber, presidente; Ana Cristina Rizzi, Conselho de Disciplina; e Gil-mar Ferrari, presidente do Con-selho Deliberativo.

17 de maio: Dia das Mães12 de julho: Aniversário do

Clube23 de agosto: Filó Italiano 25 de outubro: Baile do

Chopp

Associados e deficientes podem usufruir de estrutura moderna Diretoria define ações que serão executadas durante este ano

Atualmente, a sociedade tem 2.500 associados e envolve mais de sete mil pessoas. Além deste grupo, o clube desenvol-ve um trabalho social. “Presta-mos um trabalho beneficente para a comunidade sem custo”, explica. São cedidos espaços para deficientes físicos ou vi-suais e para os bombeiros se prepararem para a Operação Golfinho.

Novidades

Neste mês será lançada a pri-meira edição da revista comemo-rativa aos 55 anos do Botafogo. A proposta é que o informativo seja distribuído anualmente a seus associados. “A proposta é deixar mais bem informados os nossos sócios”, aponta.

Para atender o seu quadro social, a diretoria está pro-gramando algumas novidades para a próxima temporada, en-tre elas, um estudo para a troca

do toboágua em uma das pis-cinas localizadas na sede cam-pestre. Outra preocupação da entidade está relacionada com a preservação do meio ambien-te. Para isso, substituiu o abas-tecimento da caldeira de lenha para pellet, um material reci-clável. Ainda, implantou em suas piscinas o sistema ozoni-zada que diminui a quantidade de cloro da água.

Esporte

A entidade é representada estadualmente e nacionalmen-te em competições esportivas. Entre os destaques estão as equipes de bolão e de bocha que são cadastradas na Fede-ração Gaúcha.

Conforme Kerber, o clube iniciou com um time de fute-bol e hoje permanece com essa essência e com o time de vete-ranos. As modalidades espor-tivas possuem espaços na sede

campestre e na sede social. Ainda, disponibiliza quadra de tênis, campo de futebol oficial, campo de futebol sete ilumina-do, campo de areia, quadras de vôlei de areia, pedana de tiro, taekwondo e natação.

Voltado a atividades cultu-rais, conta com um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) cre-denciado ao Movimento Tra-dicionalista Gaúcho (MTG), o qual mantém invernadas artísticas. “Poucas entidades sobrevivem, e nós temos um CTG dentro do clube”, analisa o presidente do clube.

Os associados contam com um serviço voltado a área da saúde, através da oferta de aulas de pilates e atividades com fisio-terapeuta. “É benefício para a comunidade e a região”, aponta Kerber. Ele ressalta que o clube foi criado para que a comuni-dade tivesse um espaço onde pudesse ir passar o tempo e se tornou um lugar mais que isso.

da unidade. Uma enfermeira e uma

psicóloga desenvolveram as atividades propostas pelo programa do Ministério da Saúde, orientando e escla-recendo dúvidas, e fornece-ram a medicação de apoio conforme abordagem cogni-tiva avaliada clinicamente.

ainda mais as crianças e a co-munidade escolar da alimen-tação saudável e da qualidade de vida. Conforme a diretora Silvana Basso Veber, o objeti-vo de levar a feira às escolas é aproximar a comunidade esco-lar dos aspectos relacionados aos alimentos consumidos na merenda escolar. “Nossos alu-nos estão mais seletivos, eles aprenderam a importância de consumir o produto fresco, di-

reto do produtor”, destaca. O colégio foi o primeiro a

receber a feira, que ainda este ano deve ser ampliada para outras escolas do município. “Os produtos aqui comprados são levados para o ambiente da sala de aula, onde os alunos fa-zem atividades relacionadas a feira, é um momento extrema-mente importante que envol-ve alunos, professores e pais”, conclui.

Page 14: Jornal Semanário- 09/04/2014- Edição 3017

Quarta-feira, 9 de abril de 201414

Page 15: Jornal Semanário- 09/04/2014- Edição 3017

Quarta-feira, 9 de abril de 2014 15Geral

Primeira marca coletiva de vinho

Os turistas que visitarão Bento Gonçalves nos

próximos meses terão uma nova opção de vinho de qua-lidade e com preço acessível para experimentar o prin-cipal produto do Vale dos Vinhedos. A bebida, com a marca Vinheteiros do Vale, surgiu de uma união entre oito vinícolas da localida-de entre Bento, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

O vinho será comercializado nos restaurantes da cidade e região, nos varejos das viníco-las e nas lojas de bebidas pelo preço único de R$ 24,90. O principal objetivo é estimular o consumo do vinho produzido aqui, disponível por um preço mais baixo e sem perder a qua-lidade.

Segundo o diretor técnico da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Márcio Brandelli, dentro de alguns meses os vinhos serão comer-cializados, por enquanto, os vinheteiros esperam a libera-

Bento em Páscoa

Programação comemorativa é lançada hoje à tarde

A degustação dos vinhos brancos, tintos e espumantes que integram o projeto, foi realizada às cegas

A Via Del Vino já está decorada para as festividades do feriado

JOSIA

NE RIBEIRO

LUCIA

NA

RADA

ELLI, DIVU

LGA

ÇÃO

Vitória [email protected]

Vinhateiros do Vale

Oito vinícolas do Vale dos Vinhedos se uniram e divulgaram uma nova bebida de qualidade e com preço acessível

ção do Poder Público Estadual para poder rotular e disponibi-lizar para a venda.

“Em torno de 140 mil vi-nhos estão engarrafados e prontos para serem vendidos, mas o projeto ainda está sen-do finalizado, então precisa-

mos aguardar a aprovação para rotular e distribuir as garrafas”, afirma. As oito vi-nícolas que assinam a marca são: Aurora, Cavas do Vale, Casa Valduga, Dom Cândido, Don Laurindo, Larentis, Mio-lo e Torcello, elas irão dividir

um rótulo padronizado com especificações da vinícola em que foi processado e o nome do enólogo responsável.

“Esse vinho se tornou mais barato, pois a forma de pro-dução dele é simples, não gera tantos custos para a empresa e

não fica durante anos nas pi-pas”, explica Brandelli. Apesar da parceria entre as empresas, cada vinícola é responsável pela produção e distribuição do seu vinho.

O diretor geral da vinícola Aurora, Alem Guerra, diz que o nome ‘Vinhateiros’ é uma homenagem às famílias pro-dutoras que são responsáveis pela matéria prima da bebida e a razão de existência das vi-nícolas. “Sempre que empre-sas se unem para dar anda-mento a um projeto coletivo é uma vitória para o setor”, destaca.

Com a expectativa alta, as empresas estimam uma ne-cessidade de aumento da pro-dução. Segundo Guerra, as expectativas do projeto são boas, pois fomenta o eno-turismo na cidade, além de se tratar de um produto de qualidade com preço convi-dativo. “Acreditamos em uma resposta positiva do merca-do e a Aurora está preparada para aumentar a produção, pois dispõe de estoques para suprir o possível crescimento da demanda”, conclui.

Apesar das decorações de Páscoa já enfeitarem a Via Del Vino, apenas hoje à tarde o Bento Em Páscoa é lançado. O evento conta com atrações culturais no local, na Casa das Artes e no Vale dos Vinhedos.

A iniciativa é da Secretaria Mu-nicipal de Turismo e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e busca atrair os consumidores para au-mentar o movimento nas lojas e estabelecimentos locais.

Durante os oito dias de even-to, de 14 a 21 de abril, ocorrerão apresentações em um palco que será montado na Via Del Vino, como a de Joel Rodrigues, Co-ral e Orquestra, peças teatrais e musicais.

Na Casa das Artes, o flautista Rodrigo Calveyara ministra-rá um seminário para flautis-tas e, no mesmo dia, a Paixão Barroca vai estar no local, sob sua coordenação. O Vale dos

Confira as atrações do Bento em PáscoaLançamento: 9 de abril, às 15h, no Salão Nobre da PrefeituraAbertura: 14 de abril, às 17h, no palco da Via Del Vino

Atrações confirmadas na Via Del VinoDe 14 a 21, a partir das 11h30min, Joel Rodrigues Dia 14, às 18h30min, Coro e Orquestra AbraçaíDias 14 e 16, às 17h30min, Projeto AcordeDia 19, às 10h, Projeto AcordeDia 14, às 15h e dias 15 e 16, às 10h e às 15h, Peça Teatral

Nona Nina

Fundação Casa das ArtesDia 17, às 17h, Seminário para Flautistas com Rodrigo CalveyraDia 17, às 20h, peça Paixão Barroca, coordenada por Rodrigo

Calveyra

Vale dos VinhedosDia 18, às 19h, Encenação da Paixão e Morte de Cristo, em fren-

te a gruta Nossa Senhora de Lurdes, comunidade Ceará. (Km 17 da Estrada do Vinho)

Vinhedos recebe a encenação Paixão e Morte de Cristo.

Conforme o presidente da CDL, Marcos Carbone, a pro-gramação também tem obje-tivo de estimular o público a circular pela cidade e apro-

veitar as atrações, já que são públicas. Se a iniciativa for de sucesso ele espera que ela se repita anualmente. “Espera-mos que essa inovação conste no calendário anual de eventos da cidade”, comenta.

Page 16: Jornal Semanário- 09/04/2014- Edição 3017

Quarta-feira, 9 de abril de 201416 Segurança

Moradores preocupados trancaram a rua Nelino Domênico Carini

Por volta das 16h desta terça--feira, 8, um caminhão, car-regado de brita, com placas de Bento Gonçal-ves e um Vo-yage, placas de Garibaldi, envolveram-se em um acidente na ERS 444, Km 20, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. A colisão aconteceu quando o caminhão trafegava sentido Bento e chocou-se com o veí-culo. Segundo informações, o carro teria invadido a pista con-trária, resultando no acidente.

Um dos passageiros do Voya-ge, Daniel da Silva Rodrigues, 25 anos, ficou preso nas ferragens,

Acidente deixa ferido no Vale dos Vinhedos

Colisão

teve fratura exposta no braço e precisou ser socorrido pelo Samu e Corpo de Bombeiros. Ele foi encaminhado ao Hospi-tal Tacchini. Segundo a casa de saúde, ele foi submetido a uma tomografia e está em estado gra-ve. O outro passageiro do carro, Idinei Ribeiro, sofreu fraturas leves e foi medicado no local.

Desacato e injúria

Policial Militar é alvo de racismo no Planalto

Leonardo [email protected]

Era para ser apenas mais uma abordagem rotineira

da Brigada Militar diante das repetidas denúncias de per-turbação do sossego alheio na avenida Costa e Silva, no bair-ro Planalto, local popular na ci-dade para encontro de jovens. Porém, na madrugada deste domingo, 6, durante a aproxi-mação das viaturas policiais a um Pálio branco com som liga-do, um jovem de 19 anos pro-tagonizou uma série de atos desrespeitosos, incluindo uri-nar em via pública e as ofensas raciais “Negrão! Macaco, vou te dar uma banana” contra o policial militar.

Com 22 anos de serviços prestados a Brigada Militar, o soldado de 46 anos vítima dos insultos se mostra surpreso com a situação. As abordagens são uma constante no local e os envolvidos costumam co-laborar com o trabalho da polícia. “O pessoal sabe que é rotina, eles tem consciência da lei e geralmente se dispõe para a revista. Tinham em tor-no de 15 pessoas naquele gru-po. Pedimos para os rapazes colocarem as mãos na cabeça e para as moças se afastarem. Todos seguiram o procedi-mento, menos este elemento que se mostrou alterado desde o início”, relata.

Segundo o soldado, além de não obedecer às orientações, o jovem retrucava em tom agres-sivo. Diante de um comando mais enérgico, o rapaz se di-recionou para a parede com os outros, porém ao chegar lá abriu o zíper da calça e anun-ciou em um tom para que to-dos pudessem ouvir “Eu vou mijar”. “Desde o princípio os colegas dele o repreendiam, pe-diam para colaborar que não ia acontecer nada. Mas o elemen-to passou a urinar na frente de todos. Quando o sargento agar-rou o casaco dele e deu a ordem para parar aquele ato obsceno, o individuo simplesmente virou e urinou na farda e coturnos do sargento”, relata o soldado.

Neste momento houve a voz de prisão por desacato, porém o jovem algemado continuava

a resistir e a ameaçar os poli-cias militares. Foi quando o soldado tentou falar com o ra-paz. “Fui tentar acalmar o ele-mento, falar que não precisava tudo aquilo. Foi então que ele me chamou de ‘Negrão! Ma-caco, vou te dar uma banana’. Depois de resistir, desacatar a autoridade e praticar ato obs-ceno, você ainda comete injú-ria racial? Agora você vai para a Delegacia”, conta.

Mesmo na cela da Delegacia de Polícia de Pronto-Aten-dimento (DPPA), o acusado continuava a ofender e amea-çar os policiais. Ele foi enca-minhado ao Presídio Estadual onde permaneceu até ser li-berado, na noite de domingo, por força de um recurso de re-laxamento de prisão impetra-do por seu advogado.

Com 22 anos de serviço, policial nunca havia presenciado tal reação

Jovem exaltado foi preso por desacato, ato obsceno e injúria racial

LEON

ARD

O LO

PES

Moradores do bairro Ouro Verde realizaram uma mani-festação na manhã de sábado, 5, para avisar as autoridades da falta de segunça no trânsito da localidade.

Com cartazes e gritos de or-dem, os moradores trancaram a rua Nelino Domênico Carini, evitando as passagens de ôni-bus e veículos de passeios, com o intuito de alertar as autorida-des para a necessidade da ins-talação de faixas de segurança, semáforos e lombadas.

A Brigada Militar acompa-nhou a manifestação, porém

Ouro Verde

Manifestação contra a violência no trânsito

nenhuma intervenção foi ne-cessária. Cerca de 60 pessoas demonstraram sua preocupa-ção com a violência no trânsi-to, especialmente por diversos motoristas aproveitarem a boa pavimentação para trafegarem em alta velocidade.

No último incidente regis-trado, semana passada, uma motociclista teve o pé esquerdo decepado após colidir com um veículo na mesma travessa da manifestação. A preocupação aumenta pelo trânsito de estu-dantes da Escola Municipal Ma-ria Borges Frota (Caic) pela via.

STÉFAN

I DE M

IRAN

DA, D

IVULG

AÇÃ

O

Na madrugada de domin-go, 6, uma ocorrência policial de roubo foi registrada. O fato ocorreu por volta das 2h, quando um jovem de 19 anos estacionou um veículo Ci-troen/C3 com placas de Ben-to Gonçalves, nas imediações do posto de combustível da avenida Osvaldo Aranha, no bairro Cidade Alta. Ao voltar para o carro, foi surpreendido por três homens armados e encapuzados que o renderam

e roubaram o veículo. Após a de-núncia, a Brigada Militar iniciou buscas que localizaram o veícu-lo, três horas após a ocorrência no bairro Planalto. No interior do automóvel roubado foram encontrados seis pessoas, sendo três menores de idade.

Os suspeitos foram encami-nhados para a Delegacia de Po-lícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde prestaram escla-recimentos sobre o fato. Os me-nores acabaram liberados horas

mais tarde sob a presença dos seus responsáveis. Os três acusados foram detidos e en-caminhados para o Presídio Estadual de Bento Gonçalves.

Roubos de veículos apa-rentemente são uma nova tendência do crime na cida-de. Apenas no mês de março foram registrados 12 casos pela Brigada Militar. O do-bro de ocorrências em com-paração com o mesmo perío-do no ano passado.

Seis são presos pela BrigadaRoubo no Cidade Alta

O ferido foi encaminhado ao Hospital Tacchini

ESTEFAN

IA V. LIN

HA

RES

Page 17: Jornal Semanário- 09/04/2014- Edição 3017

Quarta-feira, 9 de abril de 2014 17Esportes

Quatro pilotos do município subiram ao pódio em Guaporé no domingo

Destaques de Bento no GP Gaúcho

Robson Portaluppi – GP 1000

Vandrigo Segabinazzi – GP Light

Pedro Sampaio – 600ccRafael Portaluppi – 250cc

Na categoria 125cc Bento tem o maior nú-mero de representantes.

Ansuel PerachiMárcio BrinoMárcio AlvesRodrigo Salvatti

21 KmMasculino1) Reginaldo José da Silva2)Mércio Silva Ferreira3)Cézar Camillo

Feminino1) Ana Gorini da Vieira2) Sabrino Bortolotto3) Ivani Peterle

Duplas Masculina1) Marcos/Eder2) Márcio/Vanderlei3)Wander/Cristiano

Duplas Femininas1) Sul Rosa/Daiane2) Solange/Cláudia3) Márcia/Jaqueline

Mistas1) Vilson/Juliana2) Rita/Eduardo3) Fernanda/Diego

Trio Masculina1) Tauro/Cláudio/Joaquim2) Gustavo/Alexandre/Rodrigo3) Felipe/Mateus/José

Jogos ExpoBento

Oito modalidades serão anunciadas hoje

Acontece hoje, 9, no Hotel Laghetto Viverone, o lança-mento dos Jogos da Expoben-to 2014. Para esta edição serão oito modalidades, com compe-tições que acontecerão, inclusi-ve, durante o período da feira, envolvendo atletas amadores e profissionais. Para o presiden-te da ExpoBento 2014, Rafael De Toni, a estratégia é agregar público ao evento. “Com o lan-çamento dos Jogos ExpoBento nos aproximamos da principal fase de divulgação da feira. An-tes mesmo do início, a cidade

entrará em contagem regressi-va conosco”, destaca.

A coordenação dos Jogos Ex-poBento 2014 está a cargo do diretor de Eventos, Mauri De-marchi, que aposta na grande participação da comunidade. “Teremos provas em diversos pontos da cidade, todos abertos à comunidade. Montamos uma programação diversificada para todos os gostos”, comenta. No interior e na cidade, os jogos levarão a marca da ExpoBento para cada localidade, incenti-vando a prática de esportes.

Motovelocidade

Oito representantes de Bento no Gaúcho

Vinicius [email protected]

Os bento-gonçalvenses se saíram bem na abertura do GP Gaúcho de Motovelocidade que aconteceu no domingo, 6, no Autódromo Internacional de Guaporé. Na categoria 600cc, destaque para a vitória do jo-vem e promissor Pedro Sam-paio que chegou na primeira co-locação. Na categoria 1000 cc, quem levou a melhor foi Rob-son Portaluppi, que não deixou por menos e mandou bem con-quistando a primeira vitória no GP Gaúcho. O terceiro nome a comandar as pitas em Guapo-ré, também é de Bento, Rafael Portaluppi Mindo chegou na primeira colocação nas 250 cc.

O quarto nome de Bento Gon-çalves que foi destaque no GP Gaúcho, foi Ansuel Perachi, que chegou na segunda colo-cação na categoria 125 cc. Para Robson Portaluppi, a abertura da competição foi muito boa e os resultados agradaram mui-to. “Fiz a poli em 1’12’’2’’’, che-gamos a virar em 1’11’’9’’’. Na prova estava muito calor, acre-dito que pecamos um pouco na calibragem dos pneus e acabei virando a volta mais rápida em 1m12s9mil. Acabei caindo para terceiro na largada e retomei a primeira colocação apenas na terceira volta. A partir des-se momento em diante, liderei abrindo oito segundos de dife-rença do segundo colocado,” disse o piloto da GP 1000.

Robson Portaluppi mostrou mais uma vez toda sua técnica e venceu o GP de abertura do Gaúcho

Atletismo será uma dos destaques dos Jogos da ExpoBento 2014

Bento Vôlei

Atleta é convocado para a seleção brasileira juvenil

O atleta do Bento Vôlei, Gustavo Fuhr Machado, de 18 anos, recebeu nesta semana a notificação de que seu nome consta na lista para a Seleção Brasileira de sua categoria, Voleibol Juvenil. O clube re-cebeu oficialmente a confir-mação da pré-convocação pela CBV, via e-mail.

Formado pelo clube, o jo-gador atuou no Campeo-nato Gaúcho de 2013, trei-nando e disputando com o time adulto, e também teve oportunidade de jogar e viajar com o elenco na Su-perliga B 2014. Gustavo segue no grupo do Ben-to Vôlei para a temporada 2014/2015, com retomada de treinamentos no Ginásio Mu-nicipal de Esportes.

Atleta Gustavo Fuhr vai defender o Brasil

Wine Run

Competição reúne mais de milBento Gonçalves foi pal-

co de uma grande prova de atletismo no sábado, 5. A Wine Run reuniu cerca de 1.400 atletas de vá-rias localidades do Brasil, além de muitos adeptos do esporte no município. Na prova de 21 kms, no naipe masculino o vence-dor é de Belo Horizonte, Minas Gerais, Reginaldo José da Silva do Cruzeiro. No feminino quem levou a melhor no mesmo per-curso foi Ana Gorini da Vieira.

FOTO

S DIVU

LGA

ÇÃO

FOTO

S DIVU

LGA

ÇÃO

AN

DRÉIA

D. FOTO

GRA

FIA, D

IVULG

AÇÃ

O

Page 18: Jornal Semanário- 09/04/2014- Edição 3017

Quarta-feira, 9 de abril de 201418 Esportes

3ª Rodada

Classificação

Brummers 3 x 62 FarraposCharrua 5 x 19 San DiegoCentauros 19 x 46 Serra

Série Ouro de Futsal

Em busca da melhor condiçãoPara o técnico do BGF, Vaner Flores, a equipe ainda precisa de tempo para chegar na sua melhor forma física e tática

Vinicius [email protected]

O BGF caiu na tabela de classi-ficação. Em cinco jogos dis-

putados até o momento, a equi-pe de Bento Gonçalves somou cinco pontos (uma vitória, dois empates e duas derrotas), prati-camente um ponto por partida. No sábado, o Bento perdeu fora de casa para o Alaf em Lajeado, 2 x 1, em partida realizada no Gi-násio da Univates.

A campanha não condiz ain-da com a equipe, já que no iní-cio da temporada, direção e co-missão técnica haviam avisado de que o início seria difícil de-vido ao pouco tempo de trei-namento. Foram menos de dez dias para que o grupo pudesse se conhecer e buscar o bom en-trosamento.Para o técnico Va-ner Flores, o trabalho da parte técnica não anda sem a física e quando o assunto é prepara-ção física, o treinador elogia o trabalho do preparador Mar-cos Reni. “Nós temos alguns jogadores ainda abaixo, que é o Júnior, o próprio Sacom já foi melhor nessa partida. O Paulo infelizmente teve uma lesão ocular. Gradativamente era aquilo que a gente pensava, de atingir um nível necessário pra ganhar jogos, e é a partir de agora,” disse o técnico.

FOTO

S DIVU

LGA

ÇÃO

FOTO

S DIVU

LGA

ÇÃO

Farrapos vence a terceira e consolida sua liderança

Farrapos fez uma homenagem a equipe do Brummers antes da partida válida pelo campeonato gaúcho

O Farrapos venceu mais uma pelo campeonato gaúcho de rugby e continua na sua cami-nhada rumo ao pentacampeo-nato da competição. No sábado, 5, jogando em Novo Hamburgo, o time de Bento passou por cima do Brummers, o time da casa. A vitória mais uma vez foi de maneira elástica, 62 x 3. O Far-rapos saiu na frente da equipe hamburguense no placar, e no primeiro tempo já ganhava por 24 x 0. Na sequência, o time de Bento Gonçalves só ampliou, passou para 31 x 0 e depois su-biu mais um pouco, chegando nos 36 x 0.O Brummers tentou esboçar uma reação, mas não foi o suficiente para se aproximar da equipe de Bento.

Rugby

Assoeva 12Atlântico 12ADS 10ACBF 7Alaf 7América 6Assaf 6Astf 5BGF 5Agsl 5Afusca 1Cachoeira 0

Classificação

5ª Rodada - 05/04Atlântico 2 x 1 AGSLAlaf 4 x 2 BGFADS 2 x 4 AssoevaCachoeira 1 x 5 STFAmérica 4 x 0 AfuscaAssaf x ACBF - 14/05

6ª Rodada - HojeAGSL x ADSASTF x AssafAfusca x CachoeiraAtlântico x AlafAssoeva x AméricaBGF x ACBF - 21/05

Último jogo serviu de aprendizadoA última partida serviu de

aprendizado para o time do BGF. O treinador Vaner Flores é enfático quando fala do ren-dimento da equipe, explican-do que o time deve ser mais “letal” nos jogos. “Quando nós vencemos nós fomos letais, e soubemos marcar muito bem sem errar. Nos demais jogos, inclusive nesse jogo em La-jeado, perdíamos por 2 x 0, e tivemos a maturidade para buscar o resultado de 2 x 2 e depois disso o jogo foi ofere-cido pra gente, com a bola na

frente do gol e não soubemos escolher pelo melhor,” disse o comandante da equipe da ca-pital do vinho.

Ainda segundo Vaner, após a derrota em Lajeado o grupo está alertado e consciente e vai buscar a melhora nos treina-mentos. “No momento temos que buscar a excelência com a derrota, e temos que saber que erramos, fazendo uma semana muito boa e puxada de treina-mentos, para que a partir daí nós possamos fazer um gran-de jogo dentro de casa. Ago-

ra perdemos para uma gran-de equipe, que tem o quarto maior investimento e mesmo assim fomos buscar jogo,” ex-plicou o técnico.

A partida da sexta rodada entre BGF e ACBF acontece no dia 21 de maio, devido ao ca-lendário de competições nacio-nais do time de Carlos Barbosa. Hoje, 9, cinco jogos movimen-tam a sexta rodada do campeo-nato gaúcho da série ouro. O próximo compromisso do BGF no estadual é com o Teutônia em Bento no sábado, 12.

Expectativa é de que o plantel do BGF possa colher frutos a partir da oitava rodada da competição

PontosFarrapos 15SanDiego 14Serra 9Charrua 5Brummers 2Centauros 0

Page 19: Jornal Semanário- 09/04/2014- Edição 3017

Quarta-feira, 9 de abril de 2014 19Esportes

3ª Rodada 06/04 – Domingo

4ª Rodada 13/04 – Domingo

Pradense 2 x 1 ProgressoSanta Cruz 0 x 1 EsportivoIndependente 0 x 0 L. BrasilFerroviário 4 x 3 N. Roma Morro 0 x 3 Az de Ouro

Linha Brasil x ParanaguáRosário x Planalto/AcademusAz de Ouro x IndependenteCavaleiro x FerroviárioProgresso x Santa CruzNova Roma x Esportivo

Judô

Copa João Derly reúne dezenas de atletas

No sábado, 5, o Ginásio Mu-nicipal de Esportes contou com muita festa e alegria. A Copa João Derly que tem como obje-tivo incentivar e apoiar futuros atletas da modalidade foi um grande sucesso. Atletas, pais, professores e o próprio João Derly estiveram envolvidos na organização e nas atividades de-senvolvidas.

O professor da Physio e um

Muay Thai

Esporte com ajuda da Pontual Imóveis

O atleta da Equipe Garra Team de Bento Gonçalves, Jussemar André Noskoski, campeão mundial de Muay Thai, recebeu o patrocí-nio da imobiliária Pontual para poder disputar o Word Muaythai Championships, realizado na Tailândia. Nos-koski consagrou-se Cam-peão Mundial e trouxe o cin-turão para a cidade.

Tornar-se atleta de alto de-sempenho com tempo e re-cursos restritos para treinar é um grande desafio. Esse é um dos motivos que faz os diretores da Pontual Imó-veis, Fabio Roberti e Marcos Bertinatto, acreditarem que apoiar este tipo de atividade é de grande valia. “Nós sabe-mos das dificuldades que os atletas enfrentam, principal-mente no início de suas car-reiras”, destaca Roberti.

Os diretores também acre-ditam que se outras empresas

apoiassem outros atletas da cidade, Bento Gonçalves re-ceberia muitos outros títulos tão importantes quanto este de Jussemar. “O nome do município ficaria ainda mais em evidência a nível nacional e internacional e ajudaria os atletas bento-gonçalvenses a tornarem seus sonhos realida-de”, afirma Roberti.

Garra Team

O atleta Noskoski é treinado pelo Mestre Eduardo Virissi-mo, professor da Equipe Garra Team. A equipe já participou de diversas competições e seus atletas já obtiveram títulos como Campeão Gaúcho e Bra-sileiro de Jiu Jitsu, Campeão Gaúcho, Brasileiro e Mundial de Muay Thai, Campeão Gaú-cho e Brasileiro de Box Chinês, Campeonatos Nacionais e In-ternacionais de MMA e Vale Tudo, entre outros.

Diretor da Pontual Imóveis, Fabio Roberti e o atleta Jussemar

dos organizadores do evento, André Oliveira, salientou a im-portância da competição. “É muito bom ver toda essa crian-çada envolvida,” disse.

Durante a premiação, o pró-prio João Derly fez a entrega das medalhas de participação e atendeu atentamente cada pedido de foto com os alunos, pais e curiosos que estiveram prestigiando o evento.

Rosário perde fora e muda o treinador

Libertadores do Nordeste

O Rosário de Pinto Bandei-ra entrou em campo neste

domingo,6, na cidade de Nova Roma do Sul, onde enfrentou a equipe do Paranaguá. O time do técnico Gauchinho não le-vou sorte no placar e perdeu por 2 x 1. Com o resultado, o técnico Gauchinho deixou o cargo, dando lugar ao expe-riente Erceli Goin.

O próximo adversário do Ro-sário é o Planalto de Vacaria. A partida acontece no estádio Pompéia, no domingo, 13, a partir das 15h30min.

Vinicius [email protected]

Equipe de Pinto Bandeira perdeu a segunda partida em três jogos

Chave A P

Chave B P

1º Ferroviário 92º Pradense 63º Cavaleiros 44º Esportivo 45º Nova Roma 36º Santa Cruz 07º Progresso 0

1º - Az de Ouro 6 2º - Independente 5 3º - Linha Brasil 4 4º - Rosário 3 5º - Paranaguá 3 6º - Planalto 3 7º - Morro 1

Para que possa se classificar na próxima fase, a equipe agora comandada por Erceli Goin precisa vencer

MA

RCELO M

ACIEL, ARQ

UIVO

CASSIA

NE O

SÓRIO

/CON

CEITO CO

MU

NICA

ÇÃO, D

IVULG

AÇÃ

O

Page 20: Jornal Semanário- 09/04/2014- Edição 3017

A Ediçãowww.jornalsemanario.com.br

32 páginas

Primeiro caderno .................... 20 páginasClassificados .......................... 12 páginas

BENTO GONÇALVES

Quarta-feira9 DE ABRIL DE 2014ANO 47 N°3017R$ 3,00

A diferença de cada item chega a R$ 0,32 e pode deixar o valor final mais salgado para quem quer fazer economia

Compras

Vinhateiros do Vale

Nova marca coletiva de vinhos para a região

Página 15

Gaúcho de Motovelocidade

Robson Portaluppi vence na abertura

Página 17

Cesta básica

mais cara em

BentoPágina 7

VITÓRIA

LOVAT