07 10 2014

36

Upload: orangotoe

Post on 01-Apr-2016

242 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

07-10-2014.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 07 10 2014
Page 2: 07 10 2014

Bola pra frente02 | O PRESENTE EDITORIAL QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014

“(...) Depois da hora radiosa a hora dura doesporte, sem a qual não há prêmio que conforte, poisperder é tocar alguma coisa mais além da vitória. Éencontrar-se naquele ponto onde começa tudo a nascerdo perdido, lentamente (...)”.

As palavras do nobre escritor Carlos Drummondde Andrade cabem bem para o momento, um momentotriste para o Brasil e um momento de reflexão para ofutebol brasileiro.

Os jogadores ainda juntam os cacos depois da maiorderrota de toda a história da Seleção Brasileira... Ostorcedores ainda buscam uma explicação para o humi-lhante 7 a 1 que tiveram que assistir, perplexos, numaterça-feira trágica para os verdes e amarelos.

Todos sabem que ganhar e perderfaz parte de qualquer competição.Mas no imaginário de cada cidadãodeste país vencer o maior torneio fute-bolístico do planeta “em casa” seriademais da conta. E Felipão e Parreiraalimentaram essa ideia; garantiramao povo que o hexacampeonato serianosso. Talvez por isso, os brasileirossonharam tanto, entraram “de cabe-ça” no clima da Copa e abraçaram oMundial com tanta paixão. Talvezpor isso o Brasil tem sido anfitrião deuma Copa inesquecível, de quebra derecordes e de jogos incríveis.

Nem mesmo o maior otimista emCopas imaginava que tudo (ou quase tudo) saísse comosaiu no país do futebol, sem contratempos relevantes.Por outro lado, nem mesmo o maior pessimista imagi-nava uma humilhação em campo como aconteceu com oBrasil, que acabou massacrado pelos alemães.

Era visível que a Seleção estava estranha em campo,vencia, mas não convencia. As pessoas apoiavam,acreditavam, tinham esperança, mas sempre com um péatrás, pois o desempenho da equipe deixava a desejar acada partida. O Brasil não jogou bem, nos dois tempos,em nenhum jogo da Copa. Chegaria, então, o momentoem que a técnica venceria o improviso, afinal, não se podeesperar que no fim dê tudo certo se parte-se errado desdeo princípio.

Os torcedores até apoiariam a Seleção se o Brasilperdesse o jogo por um placar apertado, pois a Alemanha,todos diziam desde o começo do Mundial, é o time que maisse preparou para ganhar essa Copa, ou seja, é uma

grande equipe. Mas perder de goleada, tendo em campo osmelhores jogadores do mundo, não dá para entender. Édifícil compreender como atletas do nível que tem o Brasilhoje, que jogam nos melhores clubes de futebol do planeta,conseguem se abater quando levam um gol e, apáticos,esquecem tudo o que sabem fazer com a bola. Tentarexplicar o “apagão” que vimos em campo talvez sejamesmo inexplicável, como disse o goleiro Julio Cesar.

Poderíamos ficar sem hexa, mas também sem pas-sar a vergonha que passamos, em casa.

Deu tudo errado. Muita pressão, pouco treino, tática etécnica questionáveis, escalações frustrantes, emoção supe-rando a razão. Agora é tarde. Não cabe achar vilões oufazer caça às bruxas. Não houve um culpado. Foi um

conjunto de fatores que determinou ofracasso que assistimos. Não cabemassacrar um ou outro.

É hora de erguer a cabeça erepensar muitas coisas. O Brasilprecisa inovar seu futebol, apostarem esquemas táticos diferentes.Nosso país continua tendo gran-des talentos, mas, quem sabe, sejanecessário achar alguém à alturapara comandar um time que possachegar em 2018 com reais chancesde vencer e convencer.

É preciso arriscar mais, deixarde lado a linhagem de comando quetemos por aqui, que nos parece ultra-

passada. A contratação de um técnico estrangeiro poderiaser um bom começo. Ousar é preciso. Essa mesmisse desempre não cabe mais. É momento para uma reciclagem.

E a hora é agora. Nada contra Luxemburgo,Muricy Ramalho ou Tite, que já estão entre os cotadospara assumir o comando da Seleção, mas podemosmais. Fugir do “arroz com feijão” seria o pontapéideal rumo ao recomeço.

Que a derrota humilhante que o Brasil sofreu sirvade lição para o futuro. Não é o fim do mundo, é verdade,estamos apenas falando de um jogo de futebol. Mascomo seres amantes deste esporte, vamos continuar nosemocionando com ele. Por isso, sempre vamos exigircontrapartida. O fiasco de 2014 não será apagado tãocedo da memória, mas poderá muito bem ser substituídocom novas conquistas.

Até lá, resta-nos voltar à realidade fora dos campos,agora sem a fantasia do futebol. Bola pra frente.

Agora é tarde. Não cabeachar vilões ou fazer caçaàs bruxas. Não houve umculpado. Foi um conjuntode fatores que determinouo fracasso que assistimos.

Não cabe massacrar um ououtro. Começamos errado,

e iniciando assim, seriadifícil chegar ao final com

louros e glórias

A BRIGA DOS TRÊS MAISBurocraticamente está tudo certo na Justiça

Eleitoral com o registro das chapas para a disputado Governo do Estado. Embora ainda se tenhatempo para substituições de uma ou outra candida-tura, não se espera que haja modificações. Pode-se dizer - quem registrou, registrou, quem nãoregistrou não registra mais.

Agora, em termos puramente eleitorais, além do“que vença o melhor”, há considerações a seremfeitas. Temos, obviamente, três candidaturas maisfortes, capazes de uma delas superar as duasoutras, seja no primeiro ou, como mais provável, nosegundo turno. Para o primeiro tempo, Beto Richae Roberto Requião armaram-se bem com as atuaisdeputadas federais Cida Borghetti e Rosane Ferrei-ra. Já a senadora Gleisi Hoffman, comandando achapa do PT, não precisou procurar uma mulherpara formar a dupla, ficou com o PDT e o PCdoB.Chapa fraca. Os candidatos indicados para a vice eo Senado, vamos convir, não têm a representativi-dade esperada para ajudar a candidata petista.

A senadora pode derrotar Beto e Requião. Mas,para tanto, será necessário que Lula venha comfrequência ao Paraná, traga junto o seu carisma ea linguagem que o identifica tanto com o eleitorado.Caso contrário, e havendo segundo turno, não serádifícil acreditar-se que Beto e Requião, no segundo,farão uma disputa acirrada e que só não lembraráas eleições de 1990, porque o pai de Beto, JoséRicha, não passou do primeiro turno. E nisso tudo,quem era azarão pode virar o jogo. Fala-se deRoberto Requião, pouco acreditado em chegar aopleito e tentar o seu quarto mandato de governador.Não só superou os problemas do seu PMDB, comoainda tem a expectativa de reunir as principaislideranças e apaziguar o “velho de guerra”.

A senadora Gleisi não deverá contar muito coma presidente Dilma Rousseff. Ela, além de ter decuidar da sua própria candidatura, sabe que oParaná, como o Sul até São Paulo e Minas Geraisnão são de verdade, seu chão preferido. Estivésse-mos no Nordeste e no Norte, ela, a presidente,poderia muito bem influir mais na eleição. Requião,por sua vez, sabe que contará apenas com suasforças e de seus amigos e companheiros do Para-ná. A cúpula do seu partido, em Brasília, torce emnível nacional por Dilma, ainda que já se manifes-tem os descontentes e seja visível a formação dedissidências. Dependendo das pesquisas, essasdissidências poderão aumentar. A política brasilei-ra, sabemos todos, é feita e muito do “primeiro, eu”.

O governador Beto Richa, com a chave do cofre,com a mocidade que esbanja e o poder eleitoral queo cerca, pode também lá ter seus problemas. Acei-tou o apoio do candidato do PDT, ex-governador dePernambuco, Eduardo Campos. Em princípio, teráduas candidaturas nacionais com ele - Aécio eCampos. Será? O PSDB nacional, Aécio, Serra edemais lideranças, como se comportarão diante deuma situação em que o companheiro do Paraná ficaentre duas importantes candidaturas, ambas daoposição, onde Aécio queria, sem dúvida, umadefinição mais objetiva do governante paranaense.

Cedo, ainda, para tais considerações? Sim, masé dessa forma que se apresentam os candidatos emarcham seus partidos para a eleição. Richa nãopode perder, pois é o atual governador. Requião, tãoardiloso, um currículo brilhante de vitórias e de ocu-pação do espaço, também não pode perder. Gleisi,com Dilma e Lula, mais o forte PT, não pode simples-mente continuar no Senado. Pelo menos nos próxi-mos quatro anos. Quer é ficar no Paraná, dirigindo atodos bem assentada no Palácio Iguaçu. Sabe queteria que ser ela ou ela a candidata.

Seja como for, foi dada a partida oficialmente.Agora, cada um dará seus passos segundo osseus esquemas. Que estes sejam palatáveis.

* O autor é jornalista em Curitiba

[email protected]

Page 3: 07 10 2014

O PRESENTE | 03QUINTA-FEIRA,10 DE JULHODE 2014

Após o vexame na derrota do Brasil para aAlemanha na terça-feira (08), por 7 a 1, nasemifinal da Copa do Mundo, ficam duas cer-tezas. Uma é de que será preciso fazer umareformulação na equipe, investindo em umnovo ciclo de jogadores para o Mundial de 2018,na Rússia, e tentar, de todas as formas, resgataro futebol bonito, que encantou a milhões detorcedores anos atrás. Sem isso, corremos o riscoaté de ficar de fora da próxima competição.

A outra certeza é que o técnico Luiz FelipeScolari se despede do cargo no sábado (12),quando a Seleção Brasileira disputa o 3ºlugar. E aí já começam as apostas: quemassumirá o lugar dele? Alguns defendem onome do técnico do São Paulo, MuricyRamalho, outros do ex-treinador do Corin-thians, Tite. Já há aqueles que apostam queum nome de fora poderia ser ideal, atéporque a safra brasileira de técnicos tam-

bém não anda das melhores.Seja quem for o escolhido, o novo coman-

dante certamente será muito cobrado a mos-trar serviço, até porque no ano que vem tema Copa América, que será disputada no Chile,e ninguém mais quer ver outro vexame comoo de terça-feira...

PÃO E CIRCOIndo um pouco além. A política do pão e

circo ficou conhecida como os líderes roma-nos tratavam a população em geral para man-tê-la fiel e conquistar o povo. Em tempos decrise, construíam grandes arenas para realizarsangrentos espetáculos e que promoviam di-versão, à época. Outro costume era distribuircereais mensalmente para que os mais pobresnão morressem de fome e, ao mesmo tempo,apaziguasse os ânimos. Alguma semelhançacom a realidade atual será mera coincidência?

COMEÇAM AS APOSTAS...

Liberdadeaos deputados

A 2ª e a 6ª Promotorias de Justiça deToledo ajuizaram ação civil pública con-tra o município e duas empresas con-cessionárias de serviços públicos, con-testando o sistema de rodízio mantidoentre as funerárias.

O Ministério Público argumenta, naação, que não há a devida previsão legalpara a utilização de rodízio entre as em-presas. Os promotores de Justiça apon-tam que, apesar de haver um decretomunicipal fixando o rodízio, não há ne-nhuma menção nesse sentido nas leismunicipais que regulamentam a matéria.

Contra rodízioContra rodízioContra rodízioContra rodízioContra rodíziode funenáriasde funenáriasde funenáriasde funenáriasde funenárias

Comentário do dia - I“Reunião com prefeitos na Alep (Assembleia Legislativa). Não temos dúvida que Lei

Orgânica do TC (Tribunal de Contas) precisa de alterações. Até 15/09 vamos votar”.Do presidente da Casa de Leis, deputado Valdir Rossoni.

Comentário do dia - II“O Fred não paga Imposto de Renda, paga IPTU!”. Do colunista da Folha de S.Paulo, José Simão.

Comentário do dia - III“A ‘pelada’ de ontem (terça-feira, 08) jogou por terra esforço brasileiro de organização e desmoralizouos gastos em estádios. Besteira afirmar o contrário”. Opinião do senador Roberto Requião (PMDB).

Deputados peemedebis-tas que defendiam a

aliança com o governadorBeto Richa (PSDB) e quenão engolem a candidatu-

ra do senador RobertoRequião (PMDB) ao

Governo do Estado járespiram um pouco alivia-dos. Isto porque a executi-

va estadual do PMDBencontrou uma maneira defazer com que eles apare-

çam ao lado do tucano ede outros aliados que nãosão do partido na campa-

nha eleitoral.Foi aprovada uma

resolução que permite queos filiados à sigla partici-pem de eventos e comícios

de candidatos de outraslegendas. Pela resolução,será permitido aos peeme-

debistas aparecerem noevento, caminhar junto e

tirar foto com o concorren-te de outro partido. Só não

vale pedir voto.No caso do deputado

estadual Ademir Bier issonão deve causar interfe-

rência, até porque oparlamentar, por mais

que defendesse a aliançacom o tucano, se mantém

fiel ao PMDB e ao quedecidiu a convenção, que

foi pela candidaturaprópria.

QuestionamentosA Assembleia Legislativa apro-

vou um pedido de informaçõessobre o alcance do pagamento doauxílio-moradia a magistradosparanaenses.

Segundo o deputado Tadeu Ve-neri (PT), a regulamentação deixaalgumas questões em aberto. Umadelas diz respeito aos magistradosque residem em imóveis fornecidospelas prefeituras. “Eles terão direi-to ao auxílio também?”, questiona.

Outra questão levantada pelopetista diz respeito ao porcentualdo auxílio. “A resolução estabeleceo valor de 15% do salário do juiz.Mas não fica claro se esse porcentu-al incide sobre a remuneração bási-ca ou sobre o salário com benefíci-os”, comenta o parlamentar.

O Tribunal de Justiça tem prazode 30 dias para responder os ques-tionamentos.

Pagamento garantidoD

ivu

lga

ção

A Prefeitura de Palotina, mais umavez, pagará em julho a primeira parce-la do 13º salário aos servidores públi-cos municipais ativos e aposentados.Com o pagamento, que corresponde a50% do benefício, a municipalidadeinjeta R$ 1,140 milhão na economialocal. O valor que será pago aos servi-dores ativos é de R$ 870 mil, enquantoque para os servidores aposentados ovalor a ser creditado será de R$ 270mil. A prefeitura creditará o paga-mento aos servidores no próximodia 18. “O município de Palotinamantém esta tradição porqueocorre uma gestão financeira deforma eficiente, priorizando ofuncionalismo público e os ser-viços essenciais”, destaca o pre-feito Jucenir Stentzler.

Page 4: 07 10 2014

04 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014

Assembleia aprova Lei deDiretrizes Orçamentárias para 2015

Matéria, que retorna ao debate em plenário na sessão desegunda-feira (14) para ser apreciada em segunda discussão,

recebeu 34 votos favoráveis e nenhum voto contrário

LEGISLATIVO ESTADUAL

Lições da derrotaOs brasileiros da Seleção estão voltando para casa! Na Espanha,

na Itália, na Alemanha e até na Rússia. Apenas três ou quatropermanecem aqui. Ainda assim, sob efeito da derrota avassaladorasofrida diante da Alemanha. Em realidade, essa vitória deles foi oresultado da organização metódica, da paciência, da disciplina,consequências de um duro aprendizado pela derrota de 2002. Otime brasileiro repetiu em campo o que é norma no país: poucoplanejamento, obras discutíveis feitas com atrasos, convocação dejogadores que por serem valorizados no exterior seriam maisimportantes, confiando no “jeitinho brasileiro” que faz com que ascoisas, feitas de afogadilho até no Carnaval, acabem dando certo.Não deu! Agora é tirar proveito da duríssima lição. Fazer no futebol,antigo orgulho nacional, o que a federação germânica fez há váriosanos: time para estar nas divisões principais tem que manterinvestimentos nas divisões de base, acoplados à educação formal.Inclusive a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aplicando amaior parte de seus lucros (pelo menos na Copa, fantásticos) emmudança de métodos e de concessões à malandragem dos carto-las. Nesta Copa que em má hora o ex-presidente Lula (curioso queele não apareceu, por que será!) negociou trazer para o Brasil e quetantos questionamentos provocou, o mau humor do brasileiro emfunção dos desmandos foi se transformando à medida que osvisitantes chegavam, até virar uma grande festa. Só quem fez a liçãode casa foi o povo. Se o turismo aumentar, será antes pelotratamento que visitantes receberam da gente brasileira e pelasbelezas que o país possui. A gana de tirar vantagem que prestadoresde serviços demonstraram, com aumentos exorbitantes de preços,certamente não contribuiu. Que pelo menos esta derrota nos deixealgumas lições como legado.

Quarta-feira...de cinzas

Até o tempo em Curitibaamanheceu de ressaca on-tem (09). Cinza, frio. É verdadeque neste período do ano écomum ter-se dias assim.Quem não conhece porémimaginaria que São Pedro fi-cou melindrado com o resul-tado da véspera. Parece, po-rém, que Deus cansou de serbrasileiro e estar o tempo in-teiro socorrendo as malfeito-rias, principalmente dos man-datários do país.

Efeito CopaTerminado o Carnaval fora

de época com a acachapantederrota de terça-feira (08), éhora de voltar à realidade dopaís, que se afigura difícil. In-flação estourando mais umavez a meta num mês em quetradicionalmente é baixa: “efei-to Copa”. No Brasil, 6,52; emCuritiba 7,21. Com novos au-mentos, especialmente naenergia elétrica, julho não serádiferente. Definitivamente ogoverno da presidente Dilmanão sabe lidar com a inflação:será Mantega o Felipão daeconomia?

Cópias indevidas IA justificativa do presiden-

te da Associação dos Magis-trados do Paraná (Amapar)para a concessão do auxílio-moradia, de forma indiscrimi-nada a toda à classe de juízese desembargadores do Tribu-nal de Justiça (TJ), já estendi-da também ao Ministério Pú-blico pela tal “isonomia”, quemelhor seria se denominada

“patrimonialismo ou corpora-tivismo” (editorial da Gazeta),não pode ser aceita. Justificaele a existência dessa excres-cência em tribunais superio-res e TJs de outros Estados.Não é um argumento válido.De profissionais desse nívelexige-se que sejam exemploe não copiadores de infelizesinfluências externas.

Cópias indevidas IINão por acaso a adoção

do auxílio-moradia mereceuum ápodo do competente Ro-drigo Walfrido Linhares, que odenominou “Minha Toga, Mi-nha Vida”. Qualquer seme-lhança com outro programagovernamental é isso mes-mo: pura ironia!

Dois pesos...Um fato curioso atinge o

PT de São Paulo. O deputadoLuiz Moura, afastado pelo par-tido por suspeita de ligaçãocom o PCC, consegue naJustiça sua reintegração eanulação da convenção quelançou Alexandre Padilha aogoverno paulista. Ao defen-der o afastamento, a direçãodo PT paulista afirma: “A so-ciedade brasileira exige queos partidos políticos ajamcom rigor na escolha de seusfiliados e candidatos” (...). OPT empreenderá todos osesforços para fazer valer umadecisão soberana, democrá-tica e pela ética na política”.Postura diferente do DiretórioNacional, que mantém emseus quadros os mensalei-ros. Mais do que isso, presti-giados!

Os deputados aprovaramna sessão plenária de ontem(09), na Assembleia Legisla-tiva, o substitutivo geral àLei de Diretrizes Orçamen-tárias (LDO) para 2015, deautoria do Poder Executi-vo. A matéria, que retornaao debate em plenário nasessão de segunda-feira (14)para ser apreciada em se-gunda discussão, recebeu 34votos favoráveis e nenhumvoto contrário.

O deputado Elio LinoRusch, relator do projeto naComissão de Orçamento,usou a tribuna para falar daimportância da LDO, queorienta a aplicação dos re-cursos públicos. Ele desta-cou que foram apresentadas17 emendas parlamentaresao projeto original, sendo

que sete foram acatadas in-tegralmente, uma parcial-mente, e nove acabaram re-jeitadas pela comissão. Asemendas abrangem, princi-palmente, as áreas sociais,de infraestrutura e modalurbano, além de saúde, etratam de ações administra-tivas do governo.

A previsão para o totalde receitas correntes líqui-das para fixação de despesaspara o exercício do próximoano é de R$ 39,7 bilhões,representando um aumentoanual de 11%. Das receitasde impostos (R$ 29,6 bi-lhões), com os direciona-mentos constitucionais, aeducação deverá receberR$ 7,7 bilhões (30%), comR$ 3,08 bilhões sendo desti-nados para a saúde (12%).

Já a despesa líquida do Exe-cutivo será de R$ 13,9 bi-lhões. O Poder Legislativodeverá receber R$ 1,01 bilhão(5% - dos quais 3,1% sãodestinados para a Assembleiae 1,9% ao Tribunal de Con-tas do Estado); o Poder Judi-ciário R$ 1,9 bilhão (9,5%) eo Ministério Público R$ 829milhões (4,1%).

A Assembleia, segundo aConstituição Estadual, deveconcluir a apreciação da Leide Diretrizes Orçamentáriasantes do término dos traba-lhos legislativos de plenáriodo primeiro semestre (que sedesenvolvem entre 02 de feve-reiro e 17 de julho. O projetoda LDO está disponível nosite da Assembleia Legislati-va (www.alep.pr.gov.br),pelo link “Leis Orçamentárias”.

Líder do governo é multado porpropaganda eleitoral antecipadaO deputado estadual Ade-

mar Traiano (PSDB), líderdo governo na AssembleiaLegislativa do Paraná, foicondenado ontem (09), pelaJustiça Eleitoral, a pagarmulta de R$ 5 mil por propa-

ganda eleitoral negativa an-tecipada sobre a senadoraGleisi Hoffmann (PT). Aação foi proposta pela pró-pria candidata do PT aoGoverno do Paraná.

A decisão foi proferida pelo

desembargador Guido Döbe-li com base em diversos arti-gos que Traiano escreveu parasua coluna no blog de EsmaelMorais, nos meses que ante-cederam o início da campa-nha eleitoral.

De acordo com o magistra-do, o líder do governo violouo artigo 36 da Lei Eleitoral,que prevê que a “propagandaeleitoral somente é permitidaapós o dia 05 de julho do anoda eleição”. Além disso, comoconsta na decisão, algumasexpressões pejorativas revela-riam um posicionamento pes-soal do deputado, sem corre-lação lógica com a sua atua-ção de deputado estadual.

Para Traiano, a decisão foiinjusta. “Eu tenho liberdadede manifestar minha opiniãosobre a senadora e sua açãopolítica no estado do Paraná.Isso não corresponde a pro-paganda eleitoral por que naépoca nem eu nem ela éramoscandidatos registrados. Issosó passa a valer agora”, frisao deputado.

Page 5: 07 10 2014

O PRESENTE | 05QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014 GERAL

Goleada em campo não vai influenciar eleição, diz PlanaltoPara o ministro Gilberto Carvalho, em agosto, quando começa efetivamente a campanha, clima será outro

COPA DO MUNDO

Com a derrota do Brasilpara a Alemanha um dia de-pois de a presidenta DilmaRousseff divulgar foto fazen-do pose de Neymar e confir-mar que vai entregar a taça daCopa do Mundo ao campeãono domingo (13), o Paláciodo Planalto apressou-se emminimizar, logo após o jogo,os eventuais efeitos negativosda eliminação na eleição.

Na tentativa de impedir aassociação de Dilma com ofracasso do time de Luiz Fe-lipe Scolari, o Planalto ado-tou o discurso de que o Brasilorganizou uma Copa de pri-meiro mundo. “Assim comotodos os brasileiros estoumuito, muito triste com aderrota”, escreveu Dilma noTwitter, minutos após encer-rado o jogo pela semifinal doMundial, na terça-feira (08)

à noite. “Sinto imensamen-te por todos nós, torcedo-res, e pelos nossos jogado-res. Mas não vamos nos dei-xar alquebrar. Brasil, levan-ta, sacode a poeira e dá avolta por cima”, afirmou,ainda, pelo microblog.

Os torcedores presentesno Mineirão voltaram a xin-gar Dilma no intervalo dapartida, quando a Alema-nha já vencia por 5 a 0 - aexemplo do que ocorreu naabertura da Copa, com apresidenta presente no está-dio Itaquerão. O Planaltoteme que novas hostilidadesvenham a ocorrer no domin-go, no Maracanã. Anteon-tem, num bate-papo cominternautas numa rede soci-al, Dilma ironizou críticosdo torneio e afirmou que asvaias “são ossos do ofício”.

Na terça, o ministro-che-fe da Secretaria-Geral daPresidência, Gilberto Carva-lho, procurou neutralizar omal-estar com o que cha-mou de “balde de água fria”nas expectativas da popula-ção. Para ele, quando come-çar a propaganda política naTV, em 19 agosto, ninguémse lembrará mais do “vexa-me” brasileiro na Copa doMundo. “Eu sempre disseque quem quisesse tirar pro-veito eleitoral da Copa ia que-brar a cara”, afirmou Carva-lho. “A Copa é a Copa. Emagosto o clima será outro.Agora é um momento depurgação e de sofrimento,mas em agosto a página es-tará virada. Enquanto go-verno demos conta de for-necer tudo e a infraestrutu-ra funcionou perfeitamen-te. Eleição é outro capítulo”,declarou o ministro.

Embora o caos previstopela oposição na organiza-ção da Copa do Mundo não

tenha ocorrido, o Planaltoteme que o trauma da popu-lação com o fracasso do Bra-sil afete a autoestima dos bra-sileiros e provoque, sim, im-pacto eleitoral.

OPOSIÇÃOO senador Aécio Neves e

o ex-governador EduardoCampos, os dois principaiscandidatos de oposição àPresidência, solidarizaram-se com a torcida brasileirapela derrota do Brasil paraa Alemanha por 7 a 1. Cam-pos lamentou a derrota doBrasil, lembrando que épossível voltar mais forte.Aécio assistiu ao jogo noestádio e também foi alvode xingamentos.

Tanto o candidato tuca-no quanto o ex-presidenteFernando Henrique Cardo-so afirmaram, nos últimosdias, que Dilma tenta seaproveitar politicamente daCopa do Mundo. “O povobrasileiro fez uma festa lin-

da durante toda Copa, maso sonho do hexa foi, por ora,adiado. Tenho certeza de quevoltaremos mais fortes em2018”, afirmou EduardoCampos, pelo Facebook.

O candidato a vice-presi-dente na chapa do tucano,senador Aloysio Nunes(PSDB-SP), seguiu à risca aorientação de separar fute-bol e eleição. “Acho que anotícia mais preocupante dodia foi o índice do IPCA queaponta alta da inflação. Os6,5% de inflação são maispreocupantes que o 7 a 1,isso sim é um golpe na auto-estima dos brasileiros. Masnão acredito que isso vá in-fluenciar no resultado daseleições”, expôs.

O ex-governador Alber-to Goldman, coordenador decampanha de Aécio em SãoPaulo, foi na mesma linha:“Isso não muda nada naseleições. Nunca acreditei quea vitória do Brasil ajudasse ogoverno”, analisou.

Derrota da Seleção foi o eventoesportivo mais comentado

na história da internetA derrota do Brasil no

jogo contra a Alemanha,na terça-feira (08), foi oevento esportivo mais co-mentado nas redes sociaisna história da internet, afir-mou ontem (09) o chefe doDepartamento Digital daFederação Internacional deFutebol (Fifa), Matt Stone,em coletiva de imprensa noEstádio do Maracanã, noRio de Janeiro.

“Foram 35 milhões de twe-ets. O evento mais comenta-do nessa plataforma haviasido o Super Bowl 38 (fute-bol americano), com 24,9milhões”, revelou, ao ressal-tar que os comentários sobreo SuperBowl e o Oscar aindanão somariam o total de twe-ets sobre a partida de terça.

O jogo também foi o maiscomentado no Facebook detodas as disputas da Copa,no qual mais de 66 milhõesde usuários fizeram 200 mi-lhões de comentários sobreo duelo entre Alemanha eBrasil. O evento tambémbateu recorde em tweets porminutos ao alcançar 508.166

mil comentários após o quin-to gol da Alemanha contrao Brasil, quase 100 mil amais que o recorde anterior.

O representante da Fifadeclarou também que esta éa Copa do Mundo mais inte-rativa virtualmente. A con-ta da Fifa no Facebook foiacessada 447 milhões de ve-zes e a plataforma criada pelaentidade para usuários as-sistirem jogos ao vivo e inte-ragirem online atingiu 230milhões de usuários ao finalda fase de grupos.

“O número equivale auma multidão capaz de lo-tar 3.078 Maracanãs”, infor-mou Stone. Ele adiantou queapós o final da Copa serádetalhado um perfil dos usu-ários de plataformas virtu-ais da Fifa.

A assessora de comuni-cação da Fifa, Delia Fisher,informou que o jogo entre aAlemanha e o Brasil teve amaior audiência da históriada televisão alemã. “Foiuma média de 32,6 milhõesde televisores ligados du-rante o jogo”, disse ela.

A Agência Nacional deEnergia Elétrica (Aneel)aprovou ontem (09) o adia-mento do prazo para que asdistribuidoras paguem par-te do valor gasto com a com-pra de energia no mercadode curto prazo feita em maio.O pagamento deveria acon-tecer nesta semana, mas osdiretores decidiram adiar atéo dia 31 de julho a liquidaçãode parte deste valor.

O pagamento é relativoao gasto das distribuido-ras com a compra de ener-gia no mês de maio, compagamento previsto paraeste mês. O valor total a serpago neste mês será de R$1,84 bilhão, mas, desse to-tal, R$ 1,32 bilhão poderáser pago até fim de julho. Opagamento dos outros R$518 milhões não será adia-do, porque esse valor estácoberto pela tarifa de ener-gia cobrada do consumidor.

O pedido de adiamento foifeito no mês passado pelaAssociação Brasileira de

Distribuidoras terão mais prazo parapagar dívida por compra de energia

Energia Elétrica (Abradee)para que haja tempo hábilpara os ajustes financeirosdas distribuidoras. Segun-do o relator da matéria naAneel, diretor Reive Barros,o pedido foi deferido porqueainda não há uma soluçãoque possibilite que as distri-buidoras honrem todos osseus compromissos com acompra de energia no mer-cado de curto prazo.

Durante a reunião, repre-sentantes da Associação Bra-sileira de Comercializadoresde Energia (Abraceel) e daAssociação Brasileira dosProdutores Independentesde Energia Elétrica (Apine)se disseram surpreendidoscom o pedido de adiamentodo pagamento e alertarampara o risco de a decisãocriar um precedente negati-vo no setor.

“Queremos que se cum-pra a regra do mercado, coma liquidação total. Queremosque se encontre uma soluçãodefinitiva para o problema”,

disse o presidente da Abrace-el, Reginaldo Medeiros. Se-gundo ele, uma possibilida-de de solução definitiva seriaa revisão tarifária extraordi-nária das distribuidoras comdificuldades financeiras.

O diretor-geral da Aneel,Romeu Rufino, ressaltou queos agentes do setor elétricotêm características diferentese que as distribuidoras nãotêm liberdade de compra deenergia. Ele disse também quea revisão extraordinária podeser pedida pelas distribuido-ras à Aneel, mas não é a solu-ção para o problema.

O total do empréstimopara as distribuidoras paracobrir os gastos extras comtermelétricas e com a comprade energia no mercado livrefoi de R$11,2 bilhões, valorque já foi gasto até o mês deabril. O Tesouro também fezum aporte adicional de R$ 4bilhões, além dos R$ 9 bi-lhões já colocados na Contade Desenvolvimento Ener-gético (CDE).

Page 6: 07 10 2014

06 | O PRESENTE GERAL

Lista com candidatos registrados será divulgada hojeCandidatos que foram aprovados em convenções, mas que os partidos

não pediram registro, precisam procurar o TRE ou o TSE até sábado (12)

JUSTIÇA ELEITORAL

QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014

Um dia antes da divulga-ção da lista de candidatosregistrados pela Justiça Elei-toral a pedido dos partidosque definiram nomes paradisputar as eleições de outu-bro, três Estados continua-vam com números em bran-co no sistema do TribunalSuperior Eleitoral (TSE), co-nhecido como Divulga2014, no qual as informa-ções sobre o pleito estão sen-do concentradas. Goiás nãotinha o número de gover-nadores que devem partici-par da corrida eleitoral. Nocaso de São Paulo e do Para-ná, apenas alguns dos da-dos enviados pelos tribunaisregionais eleitorais (TREs)

foram alimentados.Depois que o TSE divul-

gar esse primeiro edital, oscandidatos que foram apro-vados em convenções, masque os partidos não pedi-ram registro, precisam pro-curar o TRE ou o TSE atésábado (12). A lista com-pleta deve ser divulgada nasegunda-feira (14) e a pre-visão de assessores da Jus-tiça Eleitoral é que todas asinformações estejam dispo-nibilizadas no sistema até odia 20 deste mês.

Os pedidos de registro decandidatura à Presidência daRepública encaminhados aoTSE somaram 11 chapas. Oprazo legal para esses re-

querimentos venceu no úl-timo sábado (05). Os regis-tros de governador e vice,senador e suplentes, depu-tado federal, deputado esta-dual e distritais foram apre-sentados nos TREs.

Até o final da manhã deontem (09), Alagoas des-pontava com o maior nú-mero de candidatos ao Go-verno do Estado, com novenomes. Na corrida pelo Se-nado, o Pará é o Estado queliderava o volume de candi-daturas, com 11 nomes, se-guido pelo Amapá, com dez.

Entre os Estados com mai-or número de candidatos adeputado federal está o Riode Janeiro (996) e Minas Ge-

rais (635). O Rio de Janeirotambém é o Estado com omaior número de candidatosa deputado estadual (1.718).No Distrito Federal, 987 pes-soas disputam as vagas paradeputado distrital. Como osnúmeros ainda estão sendocarregados, o ranking de can-didatos deve mudar nas pró-ximas semanas.

FUNDO PARTIDÁRIO

A Justiça Eleitoral já di-vidiu entre os 32 partidosregistrados no TSE o totaldo Fundo Partidário, for-mado por dinheiro de do-tações orçamentárias daUnião, recursos financei-ros destinados por lei e por

doações de pessoa física oujurídica. O volume total ul-trapassou os R$ 25,6 mi-lhões. O PT e o PMDB fo-ram os que receberam amaior parcela do dinheiro,respectivamente R$ 4,1 mi-lhões e R$ 2,9 milhões, se-guidos pelo PSDB, que re-cebeu pouco mais de R$ 2,8milhões.

De acordo com a Lei dosPartidos Políticos, 5% dototal do Fundo Partidáriosão divididos igualmenteentre os partidos e outros95% são distribuídos pro-porcionalmente de acordocom o número de votos ob-tidos na última eleição ge-ral para a Câmara.

Inscrições para mesáriosvoluntários vai até 05 de agosto

O eleitor que tem interesseem trabalhar como mesáriovoluntário durante as eleiçõesdesse ano tem até o dia 05 deagosto para se inscrever nosite do Tribunal Regional Elei-toral (TRE). De acordo com alei, os mesários têm direito afolga no trabalho pelo dobro

dos dias de convocação.Além disso, os trabalhado-

res recebem vale-alimentaçãopara o dia da eleição e certifica-do de horas complementares,no caso dos universitários. Sermesário também pode ser cri-tério de desempate em algunsconcursos públicos.

Os interessados podem pre-encher a ficha de inscrição no sitedo TRE. O cadastro é válido ape-nas para eleitores do Paraná, parao município de alistamento dovoluntário. Após o recebimentoda inscrição, o Tribunal entra emcontato com o voluntário paraconfirmar ou não a convocação.

Testemunhas de André Vargas nãocomparecem ao Conselho de ÉticaTestemunhas de defesa dos

deputados André Vargas (PT-PR) e Luiz Argôlo (SD-BA) nãocompareceram ao Conselho deÉtica e Decoro Parlamentar daCâmara dos Deputados. Os de-poimentos estavam previstospara ontem (09) à tarde, mas astestemunhas alegaram proble-mas de agenda.

Nova reunião do colegiado foimarcada para terça-feira (15). Osdois deputados são investigadospor envolvimento com o doleiroAlberto Youssef, preso em mar-ço pela Polícia Federal por parti-cipação em esquema de lavagemde dinheiro.

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), relator do caso André Var-

gas, garantiu que o prazo para ofim da instrução (investigação)no Conselho de Ética (dia 29 dejulho, caso não haja recesso par-lamentar, ou 12 de agosto, comrecesso) será plenamente res-peitado. Já o advogado de Var-gas, Michel Saliba, reclamou queo prazo é “exíguo” e atrapalhaas estratégias da defesa.

Candidatos à Presidência devemgastar mais de R$ 900 milhões

Os 11 candidatos à Presi-dência da República que con-correm às eleições deste anoinformaram ao Tribunal SuperiorEleitoral (TSE) que devem gas-tar juntos R$ 916,7 milhões du-rante a campanha eleitoral. Onúmero expressa o limite dedespesas que eles pretender ter,informação que candidatos queconcorrem a todos os cargosem disputa devem informar obri-gatoriamente à Justiça Eleito-

ral, ao pedirem os registros decandidatura.

De acordo com as informa-ções entregues ao TSE, a can-didata à reeleição, Dilma Rous-seff (PT), declarou que o limitede gastos de sua campanhaserá de R$ 298 milhões. AécioNeves (PSDB) pretende gastarR$ 290 milhões. Eduardo Cam-pos (PSB) previu limite deR$ 150 milhões. Eduardo Jorge(PV) gastará até R$ 90 milhões.

O limite de gastos do candida-to Pastor Everardo (PSC) é deR$ 50 milhões. José Maria Eyma-el (PSDC) declarou R$ 25 mi-lhões e Levy Fidelix (PRTB) infor-mou gastos de até R$ 12 milhões.Os candidatos à Presidência quedevem gastar menos na campa-nha são: José Maria de Almeida(PSTU), R$ 400 mil; Luciana Gen-ro (PSOL), 900 mil; Rui CostaPimeira (PCO), R$ 300 mil; eMauro Iasi (PCB), R$ 100 mil.

Page 7: 07 10 2014

Diretores da Copel criticam política energética brasileiraRepresentantes da Companhia estiveram na Assembleia Legislativa para

explicar o reajuste de quase 25% nas tarifas de energia da estatal

CONSEQUÊNCIA NO BOLSO

O PRESENTE | 07QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014 ESTADO

Diretores da Copel culpa-ram ontem (09), em audiên-cia pública na Assembleia Le-gislativa, o modelo de políti-ca energética adotada pelo go-verno federal pelo reajuste dequase 25% nas tarifas de ener-gia da estatal. Segundo o di-retor de Distribuição da Com-panhia, Vladimir Daleffe, asprincipais razões do reajustefoi o aumento dos custos daenergia que empresa tem quecomprar em leilões conduzi-dos pelo governo federal.

Esses custos aumentaramporque o governo foi obriga-do a acionar as termelétricas -cuja energia é mais cara - emrazão do atraso de obras deusinas hidrelétricas, e tam-bém em virtude dos baixosníveis dos reservatórios des-sas usinas, motivado porquestões climáticas.

Sobre a não adesão da Co-pel Distribuição à Medida Pro-visória 579 de 2012, pelo qualo governo federal prorrogavacontratos de compra de ener-gia em troca da renovação deconcessões, Daleffe afirmou

Diretor de Distribuição da Copel, Vladimir Daleffe: “Aproximadamente21% do aumento da tarifa é por conta da enegia mais cara

nos leilões, consequência da opção pelas térmicas”

que o impacto disso na tarifaseria de apenas 0,036%. “Ain-da que a Copel tivesse renova-do esses contratos, o impactoseria de 0,04%”, explicou.

O aumento no consumode energia motivado pela ele-vação das temperaturas noinício do ano também aumen-tou o custo da mesma, disse odirigente. Só em janeiro, afir-

mou, o consumo de energiaaumentou 14% no país.“Aproximadamente 21% doaumento da tarifa é por contada enegia mais cara nos lei-lões, consequência da opçãopelas térmicas”, destacou.“Cabe à Copel apenas 1,66%motivados por custos opera-cionais e de investimentos”,disse Daleffe.

Volume de doações desangue precisa aumentar

30% no ParanáCom a chegada do inver-

no as doações de sangue caemcerca de 40% no Centro deHematologia e Hemoterapiado Paraná (Hemepar). Paramanter os estoque regularessão necessárias de 150 a 200doações por dia na unidadede coleta de Curitiba. Nasunidades do interior, estenúmero é um pouco menor,mas também são necessáriasdoações frequentes.

O diretor do Hemepar,Paulo Hatschbach, explicaque, em média, são coleta-das 12 mil bolsas de sanguepor mês no Paraná, mas estenúmero precisa aumentarcerca de 30% para que nãohaja falta de sangue. O He-mepar distribui sangue e he-moderivados para 384 hos-pitais do Paraná. Destes, 42são de Curitiba e Região Me-tropolitana. “O sangue temprazo de validade e por issoprecisa ser reposto todos osdias. Além disso, nesta épo-ca do ano a média de doado-res no Hemepar de Curitibaé de 80 a 100 doadores pordia”, reforça.

Hatschbach enfatiza quesábado é o dia de maior mo-vimento nos bancos de san-gue. Em compensação, na

segunda-feira (07) quase nin-guém doa. “Quem tiver a dis-ponibilidade de doar nos diasúteis encontrará um movi-mento bem menor”, orienta.

O processo de doação duracerca de 40 minutos, passan-do pela etapa de triagem clí-nica, triagem hematológica ea doação propriamente dita.É seguro, rápido e não preju-dica a saúde do doador. Ho-mens podem doar sangue acada 60 dias, o que totalizaaté quatro doações no perío-do de um ano. Para as mu-lheres o intervalo de doaçãoé de 90 dias, somando até trêsdoações anuais.

APLICATIVOEm junho o Hemepar lan-

çou o aplicativo Hemogran,que possibilita que os doa-dores visualizem através dotablet ou do celular (sistemaAndroid) conectado à inter-net as solicitações de doação,os tipos sanguíneos necessá-rios e os endereços dos locaisde coleta de sangue mais pró-ximos para doar. Com o apli-cativo o usuário também podemobilizar outras pessoaspara que doem sangue. Oaplicativo já está disponívelgratuitamente.

Em média, são coletadas 12 mil bolsas de sangue por mês noParaná, no entanto, sangue tem prazo de validade e

por isso precisa ser reposto todos os dias

Escolas estaduais vão construir cozinhas modelosA Secretaria de Estado da

Educação conseguiu aprovaçãodo Ministério do Desenvolvi-mento Agrário (MDA) para cons-truir cozinhas modelos em trêsescolas estaduais: duas escolasindígenas e uma em escola qui-lombola. As cozinhas serão fei-tas levando em conta conceitosde sustentabilidade ambiental,como reaproveitamento da águade chuva, aquecimento solar eseparação do lixo.

O projeto é inédito no Bra-sil e foi desenvolvido pelaequipe técnicas da Superin-tendência de Desenvolvimen-to Educacional da Secretariade Estado da Educação do Pa-raná e aprovado pelo Ministé-

rio do Desenvolvimento Agrá-rio. Além da preocupação am-biental, as três cozinhas mo-delos também terão um espa-ço para uma “cozinha escola”,onde os estudantes terão au-las sobre educação alimentar.

As escolas que terão as cozi-nhas modelos são o Colégio Esta-dual Porto Novo, escola quilom-bola em Adrianópolis (RegiãoMetropolitana de Curitiba), Es-cola Estadual José Ner-Nor Boni-fácio, em Nova Laranjeiras (Cen-tro-Sul), e Escola Estadual Caci-que Gregório Kaekchot, em Ma-noel Ribas (Norte).

A previsão é que até o mês deagosto sejam feitas as licitaçõespara a construção das três cozi-

nhas. O convênio foi firmadoem 2012 e desde então a Secreta-ria da Educação desenvolveu osprojetos das cozinhas modelos.Todos os projetos e documenta-ção foram aprovados no come-ço deste mês pela Caixa Econô-mica Federal.

As cozinhas junto com refei-tórios terão 243 metros quadra-dos. “Essas serão as primeirasescolas, mas já estamos incluin-do nos novos projetos a implan-tação dessa nova cozinha, paraque as novas escolas que serãoconstruídas já tenham a ade-quação dos novos espaços”, ex-plicou a diretora de Infraestru-tura e Logística da Secretaria daEducação, Márcia Stolarski.

Educação de Jovens e Adultosestá com inscrições abertas

A Secretaria de Estado daEducação está com matrículasabertas para jovens e adultosque querem voltar a estudar. Osinteressados devem procurar asescolas estaduais que oferecemcursos de Educação de Jovens eAdultos (EJA) e também os Cen-tros Estaduais de Educação Bá-sica para Jovens e Adultos (CE-EBJA). As inscrições podem serfeitas até 1º de agosto.

As matrículas são realizadasem quatro períodos do ano. Osperíodos servem principalmen-te para os alunos novos, pois osque já cursam a EJA têm a vagagarantida. “Já foram realizadasduas etapas de matrículas nesteano. Este é o terceiro período epedimos a colaboração de toda asociedade para a divulgação echamamento dessas pessoas queprecisam concluir a educação

básica”, disse a coordenadora daEJA no Paraná, Márcia Dudeque.

A oferta dos cursos de EJAacontece no Ensino Fundamen-tal, para pessoas com no míni-mo 15 anos; e no Ensino Médio,para quem tem 18 anos ou mais.Embora exista idade mínimapara matrícula, não há limitepara o atendimento. Ou seja,atende também idosos interes-sados em concluir os estudos.

Venilton Küchler/Sesa

Sandro Nascimento/Alep

Page 8: 07 10 2014

08 | O PRESENTE ESTADO QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014

líderes de partidos e presidentes dasassociações de municípios.

Ficou combinado que, depois, odocumento será apresentado ao presi-dente do Tribunal de Contas, conse-lheiro Artagão de Mattos Leão. Rosso-ni quer que o projeto seja votado até odia 15 de setembro. “Conversei com opresidente Artagão e ele está dispostoa dialogar e encontrar uma saída.Podemos chegar a um entendimentocom o Tribunal de Contas, mas estáclaro que a lei precisa ser alterada -disso não temos mais dúvidas”, disseRossoni. “Todos somos favoráveis àfiscalização, mas é preciso estabelecer

critérios para isso. O que se deseja éque ela seja feita de forma transparentee que facilite o direito de ampla defesados prefeitos”, complementa.

CRITÉRIOSSegundo o presidente da AMP, o

que se pede é que os municípios te-nham condições de fazer a prestaçãode contas com mais clareza. “Nãoestamos pedindo afrouxamento docontrole das contas. Queremos crité-rios previsíveis e factíveis para umaboa prestação de contas, para que nãose dependa dos jeitinhos que tantonos constrangem”, expõe.

Sorvos lembrou as constantes mul-tas aplicadas pelo TCE aos gestores

Durante reunião na Assembleia Legislativa, o presidente da AMP, Luiz Sorvos, apresentou um anteprojetode lei elaborado com sugestões para modificar o atual sistema de prestação de contas junto ao TCE

Mais de 100 prefeitos e prefeitasdiscutiram com deputados esta-duais alterações na Lei Orgânicado Tribunal de Contas do Estado(TCE), que consideram necessári-as para que não sejam cometidosexcessos nas sanções aplicadaspelo órgão de fiscalização aosmunicípios e gestores nas presta-ções de contas das prefeituras. Areunião foi convocada pela Asso-ciação dos Municípios do Paraná(AMP) e ocorreu ontem (09) naAssembleia Legislativa.

O presidente da AMP, Luiz Sor-vos, apresentou um anteprojetode lei elaborado em conjunto pelaentidade e a Assembleia Legislati-va com sugestões para modificar oatual sistema de prestação de con-tas junto ao TCE. O documentofoi recebido pelo presidente da Casade Leis, deputado Valdir Rossoni,que marcou um novo encontropara o dia 04 de agosto entre os

Normas de fiscalização do TCE podem sofrer alteraçõesOntem (09) prefeitose deputadosestiveram reunidospara debater assunto.Mudanças na LeiOrgânica do Tribunalde Contas podem servotadas até setembro

PROPOSTA EM DISCUSSÃO

municipais e citou casos em queum prefeito recebeu mais de 200multas por ter contratado profis-sionais de saúde sem que um con-curso fosse realizado.

MUDANÇASEntre as mudanças propostas

está a emissão da certidão liberató-ria quando da apresentação da pres-tação de contas anual dos municí-pios e a limitação de emissão denormatizações por parte do TCE.Estabelece ainda que, quando umanova norma for emitida, esta te-nha validade para o exercício se-guinte, para não confundir na horade se realizar a prestação de contas.DEMANDAS REGIONAIS

Prefeitos do Oeste também participaram do encontro promovido naAssembleia Legislativa. Durante o evento, o prefeito de Assis Chateaubriand

e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop),Marcel Micheletto, o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich,e a prefeita de Mercedes, Cleci Loffi, entregaram ao presidente da Associação

dos Municípios do Paraná (AMP), Luiz Sorvos, sugestões da região para seremincluídas no projeto que deve ser votado na Assembleia Legislativa.

Divulgação

Dificuldadesem governar

“Recebi 262 multas e a conta chegou R$ 748 mil. O motivo foi acontratação de profissionais de saúde para o pronto atendimento 24 horas.Eu não conseguia contratar médicos para o município porque um promotorda comarca me impedia de fazer concurso. Não tínhamos outra soluçãoa não ser contratar como autônomo porque a população precisava deatendimento”. O relato é do prefeito de Palmas, Hilário Andraschko.

“Se o sistema de controle do Tribunal de Contas não mudar, quemvai sair perdendo é a população, pois muitas pessoas deixarão de secandidatar. Vão acabar as lideranças nos municípios. Quem tiver juízonão entrará na política e o prejuízo é da comunidade. O TC, ao invés deter uma estrutura de acompanhamento e fiscalização, criou umaestrutura de penalização dos administradores. O Tribunal está usur-pando o direito dos Executivos municipais e da Assembleia Legislativade exercerem suas funções por criar normas a todo instante. Nãoqueremos tirar autonomia do TC, queremos por limites para quepossamos ter uma convivência harmoniosa e produtiva para a socieda-de”, declara o prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira.

“Nós, prefeitos, estamos sendo vítimas de um exagero. Recebi umaquantidade enorme de multas. Falta bom senso na análise das questõespor parte do Tribunal. Não tem lógica. O Tribunal deve existir para nosorientar a fazer a coisa certa. Se houvesse bom senso e uma legislaçãodiferenciada a coisa seria diferente”, afirma o ex-prefeito de Foz do Iguaçu,Paulo Mac Donald Ghisi.

Alep/Nani Gois

Page 9: 07 10 2014

O PRESENTE | 09QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014 ESTADO

REFORÇO NA SEGURANÇA

Exército apresenta sistema de monitoramento de fronteiraSisfron usa radares, sistemas de comunicação e veículos aéreos não

tripulados. Em dez anos, devem ser investidos R$ 11,9 bilhõesO vice-governador Flávio

Arns recebeu ontem (09), no Pa-lácio Iguaçu, o comandante doCentro de Comunicações eGuerra Eletrônica do Exército(CCOMGEX), general CarlosRoberto Pinto de Souza, paradiscutir a implantação da se-gunda fase do Sistema Integra-do de Monitoramento de Fron-teiras (Sisfron).

Desenvolvido pelo Exército,o Sisfron usa radares, sistemasde comunicação e veículos aére-os não tripulados para o moni-toramento da fronteira. A pri-meira etapa foi feita no MatoGrosso do Sul e agora está sendooferecida ao Paraná. O progra-ma terá investimento de R$ 11,9bilhões em dez anos. O Estado,em forma de emenda de banca-da para o orçamento da Uniãoem 2014, já dá apoio ao Sisfron.

O sistema é baseado em umarede de sensores colocados so-bre a linha de fronteira, interli-gada a sistemas de comando econtrole, que, por sua vez, estãointerligados às unidades ope-racionais com capacidade dedar resposta, em tempo real,aos problemas detectados.

O general Pinto de Souzadisse que a intenção é aumentar

a capacidade operacional doExército e dos órgãos de segu-rança federais, estaduais e atémunicipais na faixa de frontei-ra do Paraná. “Objetivo é acom-panhar o que acontece nestaárea e poder intervir, comba-tendo o ilícito, seja ele de tráficode drogas, contrabando, desca-minho”, afirmou. “Esta percep-ção do Governo do Paraná deapoiar e fazer uma parceria como Exército é essencial para im-plantação do sistema, com su-porte político e econômico”,completou o general.

“O Sisfron presta um traba-lho fundamental para as áreasde fronteira”, afirmou FlávioArns. “Esse programa une o paístodo num sistema integrado efaz a prevenção e repressão nasfronteiras. Vamos reforçar apolítica para que isso se instalede maneira definitiva em nossoEstado”, disse ele.

O Paraná tem 19 municípiosque fazem fronteira direta com oParaguai e a Argentina, numaextensão de 1,4 mil quilômetros,e outros 120 municípios na áreade influência da fronteira. Osprincipais crimes cometidos naregião são tráfico de drogas e dearmas, explosivos e munições,

contrabando e exportação ile-gal, roubo e furto de veículos,imigração ilegal de pessoas,bem como a atuação do crimeorganizado internacional.

RECURSOSO Secretário de Estado de

Representação do Paraná emBrasília, Amauri EscuderoMartins, explicou que o Gover-no do Estado está em busca derecursos federais para a implan-tação do sistema no Paraná. “O

Sisfron passa agora a contar comum apoio político decisivo dosetor privado do Paraná, alémdo apoio do governo estadual,que agora irá buscar recursos defundos federais para a implan-tação”, disse Escudero.

TECNOLOGIAAlém da segurança, o siste-

ma também deve trabalhar emparceria com meios acadêmi-cos do Estado, segundo o secre-tário de Ciência e Tecnologia e

Ensino Superior, João CarlosGomes. “O sistema vai trazeruma integração do setor aca-dêmico, de pesquisa e inova-ção, com o Ministério da Defesae com o setor produtivo”, de-clarou. “O Paraná é privilegia-do, pois temos uma rede deuniversidades muito forte esem dúvidas o projeto vai pro-piciar uma participação doscentros de pesquisa, dos nos-sos alunos, com este projeto”,emendou Gomes.

Municípios atingidos por enchentes podem solicitar ajuda para famíliasOs municípios paranaenses

atingidos por enchentes po-dem solicitar ajuda do gover-no estadual para execução deserviços de atendimento às fa-mílias que foram desalojadas edesabrigadas. O valor do re-curso disponibilizado é deR$ 11 milhões. Dos 152 municí-

pios em situação de emergên-cia, 116 estão aptos a receber obenefício. Só podem receber orecurso os municípios que ti-veram situação de emergênciadecretada e que informaram onúmero de famílias atingidas.Os dados devem constar nosistema da Defesa Civil.

O valor que cabe a cada mu-nicípio é calculado de acordocom o número de famílias de-salojadas e desabrigadas. Sãoconsideradas desalojadas aspessoas que deixam suas casase que encontram abrigo nas re-sidências de familiares e ami-gos, enquanto que os desabriga-

dos são aqueles que necessitamde abrigo público.

Para solicitar o recurso, asadministrações municipais de-vem procurar os escritórios re-gionais da Secretaria da Famíliae Desenvolvimento Social parainformações e entrega da docu-mentação necessária. A análise

dos pedidos é feita pela Coorde-nação Proteção Social Especialda Secretaria da Família.

Até ontem (09), 95 municí-pios haviam feito a solicitaçãodo recurso. Vinte e quatro de-les já receberam um total deR$ 433,2 mil e 34 aguardam aliberação do dinheiro.

José Fernando Ogura/Vice-Governadoria

Vice-governadorFlávio Arns

recebeu ontem(09), no Palácio

Iguaçu, ocomandante do

Centro deComunicações e

Guerra Eletrônicado Exército,

general CarlosRoberto Pinto de

Souza, paradiscutir a

implantação dasegunda fase do

SistemaIntegrado de

Monitoramentode Fronteiras

(Sisfron)

Page 10: 07 10 2014

Acimacar realiza reuniãocom participantes da Expomar

Empresários expositores devem confirmar participação até hoje(10). No encontro, serão repassadas informações sobre a Feira daIndústria, Comércio, Prestação de Serviços e Máquinas Agrícolas

AMANHÃ

10 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Bob Fernandes (@Bob_Fernandes)Editor-chefe da Terra Magazine

Basta! Renunciem, senhores José Marin e Marco Polo Del Nero.

Gerson Camarotti (@gcamarotti)Comentarista político da GloboNews

O Brasil acordou de ressaca. Uma ressaca moral, coletiva. Agora...bola pra frente!

G1 (@g1)Brasil 1 x 7 Alemanha bate novo recorde de mensagens no Twitter.

Portal R7.com (@portalR7)Tite e Muricy são os principais candidatos a assumir a Seleção.

#Cidades Depois da Copa, CBF volta a ser alvo de CPI na Câmara.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Ricardo Teixeira abriu portas no país para executivo acusado

de chefiar cambistas.

Consumo de energia mostra que brasileiros desistiram de verjogo após 5º gol.

Globoesporte.com (@globoesportecom)#BRA: Por lesão, Fifa terá que pagar salário de Neymar a partir

de 02 de agosto.

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Para Zé Elias, Brasil não sofreu “apagão” contra Alemanha: “Time

tinha repertório pobre”.

Carta Capital (@cartacapital)Candidatos à Presidência postam mensagens de otimismo após

derrota na Copa do Mundo.

AENoticias_PR (@AENoticias_PR)Balanço pós-jogo aponta registro de nove ocorrências relevantes na

Capital e RMC.

UOL (@UOL)Vexame do Brasil na #copadomundo tem pior audiência na

@rede_globo.

Zero Hora (@zerohora)Ajudar alguém a parar de fumar custa R$ 1,4 mil para o SUS.

UOL Notícias (@esmaelmorais)Rio, São Paulo e BH lideram ranking de cidades com mais protestos

na Copa.

Notícias do Senado (@Agencia_Senado)Mobilidade e acessibilidade poderão ser consideradas direitos

fundamentais.

Nelson Rodrigues (@nelsonexplica)No futebol, a apoteose está sempre a um milímetro da vaia.

#NelsonExplica.

A Voz do Brasil (@avozdobrasil)Estimativa da safra nacional para 2014 chega a 192,5 milhões de

toneladas. Número é 2,3% maior que o alcançado em 2013.

Gleisi Hoffmann (@gleisi)Senadora do PT-PR

Disse Oliver Goldsmith: “A nossa maior glória não reside nofato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depoisde cada queda”.

João Arruda (@joao_arruda)Deputado federal do PMDB-PR

Futebol, como todo esporte, é condicionamento, conjunto,talento, psicológico e momento. Não tem um culpado e ninguémtem obrigação de ganhar.

Amanhã (11), a partir das 07h30,a Associação Comercial e Empre-sarial de Marechal Cândido Ron-don (Acimacar) realiza reuniãocom café da manhã para os expo-sitores da 34ª Expomar - Feira daIndústria, Comércio, Prestação deServiços e Máquinas Agrícolas, queacontece de 24 a 27 de julho, duran-te a Expo Rondon. O encontro serána sede da Associação Comercial.

Conforme explica o presiden-te da Acimacar, Josué Maioli, nareunião serão entregues os mate-riais de orientação aos exposito-res, bem como serão repassadasinformações importantes sobre aExpomar. Maioli solicita aos em-

presários que confirmem até atarde de hoje (10) a participação noencontro por meio do [email protected] ou pelotelefone (45) 3284-5716.

Esta edição da Expomar terá aparticiparão 132 empresas, alémde outras dez que estarão na 4ªMostra da Indústria. Somadas,elas ocuparão 220 estandes, sen-do que 162 estarão instalados den-tro do Centro de Eventos, 35 naárea externa destinada aos expo-sitores de veículos e outros 23 es-tandes, também na área externa,serão ocupados por empresas doramo de máquinas agrícolas.

De acordo com o presidente

da Acimacar, a expectativa é bas-tante positiva para a exposiçãodeste ano. Ele menciona que avenda dos estandes foi finalizadaem meados de junho, o que estápermitindo um tempo maior paraas empresas se prepararem parao evento, especialmente em rela-ção ao treinamento de suas equi-pes e com a organização dos es-tandes, tornando-os bastante atra-tivos para os milhares de visitan-tes. “Há muitos anos a Expomarse firmou como uma excelenteoportunidade de negócios e nestaedição não será diferente. Esta-mos confiantes no sucesso doevento”, enfatiza Maioli.

Agência do Trabalhador de Guaíracoloca 490 pessoas em novos empregos

A Secretaria de Estado do Tra-balho, Emprego e Economia Soli-dária divulgou, por meio do Escri-tório Regional de Umuarama, obalanço oficial dos serviços pres-tados pela Agência do Trabalha-dor de Guaíra durante o primeirosemestre de 2014. Conforme odocumento, a agência emitiu 589carteiras de trabalho e 1.421 car-teiras de identidade. Até o dia 30de junho, 490 empregos foram in-termediados. Destes, 33 foramtrabalhadoras domésticas indire-tamente intermediados pela agên-cia e seis para lojas do Paraguai.

Em Guaíra, neste mesmo pe-ríodo, 324 pessoas deram entra-da no seguro-desemprego. En-tre os pescadores, outras 225pessoas deram entrada no se-guro-desemprego garantido porlei para a classe.

O diretor da agência, EvaldoLuiz Mendes, explica que um dadoimportante para a inserção dotrabalhador no mercado é a qua-lificação profissional, já que as

vagas são direcionadas às habili-dades profissionais de cada tra-balhador. Por isso, segundo ele, aprefeitura tem investido na con-tratação de cursos com apoio dosgovernos estadual e federal. “Aspessoas precisam ficar atentas,existem vários cursos sendo ofer-tados. Quem quiser pode nos pro-curar ou procurar diretamente a

Escola do Trabalho. São esses cur-sos que fazem a diferença na horade procurar um emprego”, diz.

Quem está à procura de umnovo emprego deve procurar aagência, que está localizada naPraça João XXIII, próximo à Uni-dade Central de Saúde. Mais in-formações podem ser obtidaspelo telefone (44) 3642-1120.

Diretor daAgência do

Trabalhador,Evaldo Luiz

Mendes:“Existem

vários cursossendo

ofertados,que fazem adiferença na

hora deprocurar um

emprego”

Divulgação

Page 11: 07 10 2014

O PRESENTE | 11GERALQUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014

Ciscopar recebe R$ 1 milhão para comprar equipamentosRecursos vão garantir que Consórcio de Saúde dos 18 municípios

implante o Centro de Especialidades do Paraná

ESPECIALIDADES MÉDICAS

Presidente do Ciscopar, Jucenir Stentzler, e o secretário executivo,Vilmar Covatti, visitam obras, em fase de conclusão, em Toledo

Divulgação

O Consórcio Intermunici-pal de Saúde Costa Oeste doParaná (Ciscopar), presididopelo prefeito de Palotina, Juce-nir Stentzler, está recebendoR$ 1 milhão em recursos paraa compra de equipamentos queserão instalados na sua novasede, em fase de conclusão, emToledo. O Ministério da Saúderepassou R$ 188 mil para aqui-sição de equipamentos e mate-riais permanentes. O recursofoi assegurado no Orçamentoda União a partir de emendaindicada pelo deputado fede-ral Dilceu Sperafico. Na sexta-feira (04), o Governo do Estadodepositou R$ 808 mil referen-tes a um convênio para aquisi-ção de equipamentos para aimplantação e funcionamentodo Centro de Especialidades doParaná. O convênio foi assina-do em janeiro deste ano.

A construção dos blocosum e dois da nova sede do Cis-copar está em fase de conclu-são, resultado de uma luta con-junta das lideranças locais eregionais. O secretário execu-tivo do Ciscopar, Vilmar Co-vatti, lembra que em 2009 foi

iniciada a discussão para abusca de um espaço adequadopara atendimento especializa-do. Os deputados federais Dil-ceu Sperafico, Moacir Miche-letto (in memoriam), EduardoSciarra e Alfredo Kaefer indi-caram emendas que possibili-taram o início das obras. OGoverno do Paraná tambémassegurou recursos na ordemde R$ 1,5 milhão para a cons-trução do bloco dois.

O presidente do Ciscoparexplica que as obras dos blocosestão sendo concluídas e queserão licitados todos os equi-pamentos e materiais perma-nentes para garantir um aten-dimento de qualidade à popu-lação dos 18 municípios quepertencem à 20ª Regional deSaúde. “Temos que agradeceros ex-presidentes do Ciscopar,Governo do Estado, governofederal, nossos deputados, aosecretário Michele Caputo Netoe ao deputado Sperafico, quemuito têm nos auxiliado, bemcomo os prefeitos e secretáriosmunicipais de Saúde que acre-ditam no Oeste do Paraná eestão buscando soluções con-

cretas para melhoria da quali-dade de vida e na melhoria dascondições de saúde da nossapopulação”, destaca Stentzler.

O Ciscopar pleiteou tam-bém R$ 7 milhões para a cons-trução dos blocos três e qua-tro, cujos projetos estão sen-do elaborados pela Associa-ção dos Municípios do Oestedo Paraná (Amop), já em fasede conclusão. Os recursos fo-ram empenhados pelo gover-no federal.

CISCOPARO Consórcio Intermunici-

pal de Saúde Costa Oeste doParaná é uma associação semfins lucrativos, formado por18 municípios, com uma po-pulação estimada de 357 milhabitantes. Integram o con-sórcio os municípios de AssisChateaubriand, Diamante doOeste, Entre Rios do Oeste,Guaíra, Marechal CândidoRondon, Maripá, Mercedes,Nova Santa Rosa, Ouro Verdedo Oeste, Palotina, Pato Bra-gado, Quatro Pontes, SantaHelena, São José das Palmei-ras, São Pedro do Iguaçu, Ter-

ra Roxa, Tupãssi e Toledo.O consórcio visa implantar

serviços públicos suplementarese complementares ao SistemaÚnico de Saúde (SUS), assegu-rando a prestação de serviçosde saúde especializados de re-ferência e de média complexi-

CCO define novos atrativos para Expo Palotina 2014Os preparativos para a Expo

Palotina 2014 entram na reta finale nos próximos dias o Parque deExposições João Leopoldo Jaco-mel já começará a receber me-lhorias para a festa, que será re-alizada de 04 a 07 de setembro.Como acontece todos os anos,haverá um grande show na aber-tura e em todos os dias da festanão será cobrado ingresso paraentrada no Parque de Exposições.

O show de abertura será com adupla Rionegro e Solimões. Nospróximos dias serão definidos osshows que serão promovidos naArena Universitária, que será umespaço fechado. Apenas nestecaso haverá cobrança de ingres-so para os três shows que serãoprogramados.

O presidente da ComissãoCentral Organizadora da ExpoPalotina, Ademir Mariani, frisa que

a comercialização de estandespara a exposição comercial e in-dustrial já confirmou 26 empre-sas e nos próximos dias a procu-ra deve se intensificar. O pavi-lhão comercial oferece 51 espa-ços internos, enquanto que es-tão disponíveis 40 lotes para aexposição externa. A comerciali-zação destes espaços está sen-do feita pela Associação Comer-cial e Empresarial (Acipa), que

também é uma das promotorasda Expo Palotina.

ATRAÇÕESAlém dos shows artísticos e

da exposição comercial e indus-trial, a Expo Palotina será marca-da pelo Festival Gastronômico,que oferecerá três pratos típicos:frango desossado e recheado,porco na grelha e churrasco. Nes-te ano não será oferecido o cabri-

to ao fogo de chão por causa daindisponibilidade de matéria-pri-ma. Também está programadorodeio com show pirotécnico eparque de diversões. Outra ativi-dade será o Espaço Cultural.

A Expo Palotina 2014 será pro-movida pela prefeitura, Acipa,Sociedade Rural e Câmara deVereadores. Mais informaçõespodem ser obtidas pelos telefo-nes (44) 3649-7800 e 3649-4254.

dade; incentivando e apoiandoa estruturação dos serviçosbásicos de saúde nos municípi-os consorciados, objetivando auniformidade de atendimentomédico e de auxílio em diagnós-tico para a correta utilizaçãodos serviços oferecidos.

Page 12: 07 10 2014

12 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014

Novo Sarandi e Vila Nova emitem 8,4 mil notas fiscaisProcesso de descentralização para emissão da NF nos distritos de Toledo facilita a vida

do agricultor. São Luiz e Dez de Maio devem receber o serviço ainda este ano

PRODUTOR RURAL

A descentralização da emis-são de Nota Fiscal do Produ-tor Rural para os distritos to-ledanos de Novo Sarandi eVila Nova em junho de 2013 emarço de 2014, respectivamen-te, facilitou a vida dos produ-tores da região. Desde que oserviço foi implantado, 8.409notas já foram emitidas nassedes administrativas dos doisdistritos. O objetivo da admi-nistração municipal é ampliaro atendimento e proporcionarmaior comodidade aos usuá-rios desse serviço.

“Esse é um trabalho quequeremos estender a váriosdistritos do município de To-ledo e que melhora as condi-ções de trabalho e de produ-ção do produtor rural. Já esta-mos trabalhando, investindoem equipamentos e qualifica-ção de pessoal para implantaresse serviço nos distritos deSão Luiz e Dez de Maio até ofim deste ano”, destacou o pre-feito Beto Lunitti.

O diretor de Receita, Jal-

dir Anholeto, informou quesomente este ano em NovoSarandi foram atendidos emmédia 55 produtores ruraiscada mês, outros 52 atendi-mentos mensais foram regis-trados no distrito de VilaNova. Ele disse que a descen-tralização da emissão de NotaFiscal do Produtor Rural fa-cilitou a vida do contribuin-te. “Só o fato do produtorrural não se deslocar até acidade ele ganha tempo e con-segue deslocar sua produçãocom rapidez. Para o municí-pio é o retorno do imposto.Nós conseguimos transfor-mar isso em ações para toda acomunidade”, ressalta.

Conforme o secretário daFazenda, Neuroci Frizzo, oprodutor agrícola é um dosgrandes responsáveis peloProduto Interno Bruto (PIB)do município e por isso temque ser respeitado. “Temosque dar as devidas condiçõespara que ele possa produzircada vez mais e melhor”, de-

clarou, acrescentando que apossibilidade de retirar a notado produtor no distrito re-presenta ganho de tempo equalidade de vida para mo-radores do interior. “É von-tade do governo municipalestender esse benefício a to-dos os distritos do municí-pio, mas isso depende de mei-os técnicos, equipamentos einternet, pois para a emitir-mos a nota do produtor ru-ral é preciso estar interligadoà Secretaria da Fazenda doEstado e à Secretaria da Fa-zenda do município”.

APROVAÇÃOO agricultor Samuel We-

ber, de Vila Nova, aprovou adescentralização. “Pra mim énota dez, pois não preciso irpara a cidade, facilitou mui-to. Daqui da propriedadeeram 38 quilômetros de dis-tância para poder tirar a nota,além do desperdício de tem-po. Agora ficou muito me-lhor”, comentou.

Os produtores Ernida eHerbert Weber, de Novo Sa-randi, também diminuíramconsideravelmente o desloca-mento entre sua propriedadee o local onde era emitida aNota Fiscal do Produtor Ru-ral. Agora são 52 quilôme-tros a menos entre ida e volta.“Melhorou muito, agora fi-cou bem mais perto. Às vezesa gente tinha que ir para acidade só para tirar a nota”,comentou Ernida.

DIFICULDADEA maior dificuldade do

governo municipal é consci-entizar o produtor rural aemitir a nota fiscal, principal-mente na produção de leite.“Muitos laticínios de forabuscam o produto aqui emToledo e já foi comprovadoque eles não querem que emi-ta a nota fiscal. Um dos preju-ízos para o produtor será nahora de buscar o benefícioprevidenciário (aposentado-ria, auxílio saúde). Ele terá

dificuldade de comprovar suacontribuição”, alerta o dire-tor de Receita.

A informação foi confir-mada por um produtor deleite de Vila Nova: “O laticí-nio não quer que tire nota. Ecomo eles não exigem a gentenão tira”. A produção da ba-cia leiteira de Toledo é deaproximadamente 97 milhõesde litros por ano. Estimati-vas do Departamento de Re-ceitas do município é que parao ano-base de 2013 (quandoa prefeitura recebe o retornodo ICMS em 2015) Toledodeixará de arrecadarR$ 1,7milhão de impostos sóda produção de leite. “O pre-juízo maior é do próprio pro-dutor. Esse imposto que eledeixou de arrecadar deixa deser revertido para a própriapropriedade rural. Como porexemplo, a readequação deestradas, terraplanagem, cas-calhamento dentro da pro-priedade, entre outros”,exemplificou Anholeto.

Projeto Piá reforça ações em favordas crianças e adolescentes

Coordenação, direção einstrutores das oficinas doProjeto Piá Luz do Futuro dePato Bragado participara,ontem (09), da capacitação so-bre o Serviço de Convivênciae Fortalecimento de Vínculospara crianças e adolescentesem situação de vulnerabilida-de social ou que são benefici-adas pelos programas sociais.

Na ocasião, assistente so-cial do município, Marli Wo-llmann, promoveu o repas-se de informações e orienta-

Assistente social Marli Wollmann repassou informações e orientações sobre a efetuaçãodo serviço de proteção e atendimento socioeducativo às crianças e adolescentes

ções sobre a efetuação do ser-viço de proteção e atendi-mento socioeducativo aosjovens de seis a 14 anos, as-segurando que tenham umespaço de convívio em gru-po e comunitário, com aco-lhimento adequado e o aten-dimento individualizado.

O Projeto Piá conta com asoficinas de informática, arte-sanato, arte circense, jiu-jít-su, judô, reciclagem e de ativi-dades esportivas e recreativas.Marli explica que nas oficinas

são realizadas atividades cul-turais, artísticas e informati-vas que possibilitam o desen-volvimento das potencialida-des e habilidades para forma-ção cidadã. “E nós procura-mos apresentar a necessidadede se realizar um planejamen-to de atividades adequadopara cada faixa etária, bemcomo os indicadores de avali-ação dos serviços e a realiza-ção de relatórios contínuosde execução dos trabalhos”,detalha a profissional.

Maripá terá novoarrastão contra dengue

A Secretaria de Saúde deMaripá, em parceria com a Se-cretaria do Trabalho e Assistên-cia Social e o Centro de Referên-cia em Assistência Social (Cras),realizou na segunda-feira (07)uma palestra abordando os cui-dados e as responsabilidadesde cada cidadão com a dengue.Cerca de 150 pessoas atendidaspelo Programa de AtendimentoIntegral a Família (Paif) partici-param da reunião, que mensal-mente é realizada no CentroComunitário Fernando DanielSchanoski.

A enfermeira Sandra CarinaKlauck, responsável pela Vigi-lância Epidemiológica do muni-cípio, enfatizou a importânciade todo cidadão maripaense noscuidados com a limpeza e veda-ção da caixa d’água, a acomo-dação e a destinação correta do

lixo doméstico, separando resí-duos sólidos e resíduos orgâni-cos, bem como os cuidados higi-ênicos do domicílio e do quintal,não utilizando lonas para cobrirmateriais, pois a lona forma on-dulações onde facilmente seacumula água da chuva, propi-ciando a proliferação do mos-quito Aedes aegypti, transmis-sor da dengue.

A diretora de Saúde, ClariceFischer Angelotti, disse que omunicípio vai começar um arras-tão da dengue, iniciando pelo dis-trito de Pérola Independente porconta do número de casos confir-mados de dengue naquela loca-lidade. “Solicitamos a colabora-ção de todos, auxiliando as equi-pes de saúde e os trabalhadoresde serviços gerais durante o even-to que ocorrerá no fim do mês dejulho e início de agosto.

Palestra reuniu cerca de 150 pessoas e informousobre responsabilidades dos cidadãos

Divulgação

Divulgação

Page 13: 07 10 2014

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 13

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos amudanças em função da edição das novelas.

QUINTA-FEIRA (10)

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

*

Pedro combina com Tê uma forma de aproximar Gina deViramundo. Ferdinando aconselha Zelão a esquecer Julia-na. Tuim comenta com Pituca que está preocupado com apossibilidade de Epaminondas expulsá-lo de casa com suamãe. Epaminondas afirma para Catarina que, se Juliana nãocasar com Zelão, correrá risco.

MEU PEDACINHO DE CHÃO

Verônica se anima com o convite para trabalhar na ParkerTV. Moreira convida Dorothy para sair. Tomás descobre queShin é seu tio. Sílvio mostra para Barata o vídeo de Ernestocriticando Jonas, que se sensibiliza ao saber que Pamelaquer contratar Verônica. Davi e Manuela veem Jonas e Brianentrarem em uma sala secreta. Barata desiste de contratarErnesto e exige que ele grave um vídeo se desculpando comJonas. Verônica pede para se encontrar com Jonas. Cidãoobriga Vander a mostrá-lo computadores da Plugar.

GERAÇÃO BRASIL

EM FAMÍLIAOs idosos da casa de repouso se mostram solidários a

Miss Lauren, que se revolta com sua nova condição decadeirante. Vanessa se anima ao ver que as finanças doestúdio estão melhorando. Branca insiste para que Gabrieltente conquistar Giselle. Cadu resolve continuar morandono apartamento de Verônica, pelo menos por enquanto.Duda e Sandra assumem o namoro. Livia decide que nãoquer mais ser parceira musical de Laerte. Shirley diz aSelma que Laerte e Luiza não serão felizes no casamento.

MOQUECADE PERNIL

Modo de preparo:Derreta a manteiga em uma panela de pressão em fogo fortee acrescente a cebola e o alho. Mexa aos poucos, deixandodourar. Acrescente a carne de porco picada e mexa de vez emquando, até dourar. Só então misture os tomates e a pimentade cheiro. Tampe a panela de pressão. Espere apitar, aindaem fogo forte, e só então abaixe o fogo. Deixe por 20 minutos.Desligue o fogo e espere uns 15 minutos, até a pressão sairtotalmente. Acenda novamente o fogo, retire a pimenta decheiro, acrescente o coentro na carne, mexa bem, e acrescen-te o leite de coco light, desta vez em fogo médio. Misture bem,aos poucos, até ficar um molho consistente, tipo molho deestrogonofe. Por último, misture devagar os pimentões emfatias e o cheiro verde. Apague o fogo e tampe a panela comuma tampa comum, por cinco minutos.

Ingredientes2 kg de carne de porco jápicada no açougue2 colheres (sopa) de manteiga1 cebola grande picada4 dentes de alho picados1 maço de cheiro verdepicadinho2 tomates picados (pode sercom pele e sementes)1 pimentão verde em fatias

CONSTRUÇÃO DA PONTEUm prefeito havia prometido construir uma ponte e para

isso convocou três empreiteiros: um japonês, um americanoe um brasileiro.

- Faço por R$ 3 milhões - disse o japonês - Um pela mãode obra, um pelo material e um para meu lucro.

- Faço por R$ 6 milhões - propôs o americano - Dois pelamão de obra, dois pelo material e dois para mim. Mas oserviço é de primeira!“

- Faço por R$ 9 milhões - disse o brasileiro.- Nove milhões? - espantou-se o prefeito - Por que esse

valor tão alto?E o brasileiro responde:- Três para mim, três para você e três para o japonês fazer

a obra.- Negócio fechado! - responde o prefeito.

PAPO DE VENDEDORA cliente entra na loja com uma reclamação:“- Ontem

comprei um cobertor aqui e você afirmou que era de lã pura.Então, cheguei em casa, fui olhar a etiqueta e esta dizia:100% algodão.

- Tem razão, senhora. Mas a etiqueta foi colocada aliespecialmente para enganar as traças.

1 pimentão amarelo em fatiasfinas1 pimentão vermelho em fatiasfinas1 colher (café) rasa de coentroem pó1 pimenta de cheiro (somentepara dar gosto na hora de co-zinhar)4 sachês de sazón sabores donordeste2 garrafas de leite de coco light

ÁRIES: Favorecimen-to para contatos, estu-dos, viagens, aspec-tos culturais e filosófi-

cos. O dia favorece a ampliaçãode horizontes.

TOURO: Dia com forteênfase em questões fi-nanceiras, com habili-dade de negociar. O co-

nhecimento é o diferencial.

GÊMEOS: Belo mo-mento para dialogar,chegar a acordos, apren-der com as pessoas. O

interesse afetivo passa pela sinto-nia mental.

CÂNCER: Dia com ên-fase na saúde e nosconhecimentos associ-ados ao campo profis-

sional. O dia estimula a busca deinformações.

LEÃO: O amor e a ami-zade estão favorecidos,além da importância daafinidade mental. Pro-

cure agir com responsabilidade.

VIRGEM: É um dia im-portante para você har-monizar as questõespessoais e profissio-

nais. Você tende a ter fortes mo-tivações e ideais.

LIBRA: Dia dinâmicoem termos mentais,emocionais e nos rela-cionamentos. Contato

com pessoas que tem muito alhe ensinar.

ESCORPIÃO: Ênfasenas questões financei-ras e na habilidade deadministrar os recursos.

Compreenda seu comportamento.

SAGITÁRIO: O contatocom as pessoas está es-timulado e pode haverum favorecimento mú-

tuo em questões ligadas ao co-nhecimento.

CAPRICÓRNIO: Dia denatureza introspectiva,em que a saúde e aespiritualidade são re-

levantes. Este é um momento dereflexões.

AQUÁRIO: Dia benéfi-co em relação aos ami-gos e a vida afetiva.Compartilhe ideias e

projetos com pessoas que são im-portantes para você.

PEIXES: Momento in-teressante ao desenvol-vimento profissional. Ocrescimento está asso-

ciado aos estudos e às viagens.

Page 14: 07 10 2014

EXPO RONDON 2014

Rodeio e mais um show musical são confirmados14 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014

Incremento na programação foi anunciado pela CCO em entrevista coletiva na prefeituraA Comissão Central

Organizadora (CCO) daExpo Rondon 2014anunciou ontem (09) umincremento na progra-mação da festa, que acon-tece de 24 a 27 de julho,durante entrevista cole-tiva realizada na Prefei-tura de Marechal Cân-dido Rondon. O vice-presidente da CCO evice-prefeito SilvestreCottica e o coordenadorexecutivo do evento,Lair José Bersch, confir-maram a realização deum rodeio e de mais umshow musical.

Em relação ao rodeiohavia muitas dúvidassobre sua realização,após o cancelamento emcima da hora na ediçãode 2013. Contudo, aCCO informou que orodeio está autorizado edeverá seguir rigorosa-mente as regras oficiaisda Federação Paranaen-

se de Rodeios. Serão trêsdias de rodeio, de sexta-feira (25) a domingo(27). Não haverá co-brança de ingressos paraparticipar da atividade.

SHOW COMLUCAS LUCCO

A maior novidade é oincremento de mais umaapresentação artísticana grade de shows dafesta. Lucas Lucco, queaparece entre os cincomais pedidos no Brasilnos primeiros seis me-ses de 2014, passa a inte-grar a programação. Oartista se apresenta nanoite de domingo, naArena de Shows, a par-tir das 19 horas. “Será oevento para encerrar aExpo Rondon em altonível”, disse Cottica.

Segundo Bersch, des-de o início dos preparati-vos a Comissão procura-va ter um show para o

encerramento da ExpoRondon, mas vinha es-barrando em várias difi-culdades. “Após uma lon-ga negociação, finalmen-te foi possível fechar umaparceria com a produçãode Lucas Lucco sem ônuspara o município, pelabilheteria”, declarou.

INGRESSOSOs ingressos para os

shows da Expo Rondoncomeçarão a ser vendi-dos amanhã (11), em di-versos pontos em Mare-chal Cândido Rondon emunicípios vizinhos,bem como pela internet,no site da OK Ingressos.O passaporte para os qua-tro shows pagos (MichelTeló, na quinta-feira, 24,Humberto Gessinger, nasexta, Hugo e Tiago nosábado e Lucas Lucco nodomingo) custa R$ 82. Jáo primeiro lote de ingres-sos avulsos será vendi-do a R$ 27 por show.

Haverá também a co-mercialização para áreavip e para 36 camarotes,com 20 lugares cada. Asinformações sobre cama-rotes e área vip podemser obtidas por meio dostelefones (45) 9975-0115e 3254-4585.

Além dos shows pa-gos, haverá ainda umshow gratuito com Gil-berto & Gilmar, às 18horas do dia 25, além doshow gospel com oQuarteto Manancial, naArena de Shows, às 17horas do sábado.

CONFORTOE SEGURANÇAA maior novidade

com relação aos showsdesta edição da ExpoRondon será o ambien-te. De acordo com o co-ordenador executivo daCCO, ao contrário dosanos anteriores, quan-do os grandes showsaconteciam na Arena de

Rodeio, expondo as pes-soas ao frio e até a chu-va, neste ano está sen-do montada uma gran-de arena de shows to-talmente coberta, comcapacidade para sete milpessoas.

Segundo ele, o inves-timento está sendo feitopara garantir o máximode conforto ao público epara evitar que as condi-ções climáticas interfiramno sucesso do evento.“Isto, aliado à qualidadeda nossa grade de sho-ws, abre uma expectati-va muito boa em relaçãoao público para a ExpoRondon deste ano”,acrescentou Bersch.

Vice-presidente da CCO, o vice-prefeito Silvestre Cottica, e o coordenador executivo, Lair Bersch, repassaram as informações à imprensa durante entrevista na prefeitura, ontem (09)

Joni Lang/OP

LOCAL: Arena de ShowsDia 24 (quinta-feira)23h00 Michel Teló (pago)

Dia 25 (sexta-feira)18h00 Gilberto e Gilmar (gratuito)23h00 Humberto Gessinger (pago)02h00 Bill e Banda (pago)

Dia 26 (sábado)17h00 Quarteto Manancial (gratuito, na Casa Cultural)23h00 Hugo & Tiago (pago)02h00 Cleber & Jorgito (pago)

Dia 27 (domingo)19h00 Lucas Lucco (pago)

PROGRAMAÇÃOPROGRAMAÇÃOPROGRAMAÇÃOPROGRAMAÇÃOPROGRAMAÇÃODE SHOWSDE SHOWSDE SHOWSDE SHOWSDE SHOWS

Page 15: 07 10 2014

O PRESENTE | 15QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014 GERAL

SANTA HELENA

Festival da Canção terá eliminatórias nos distritosOrganizadores definem detalhes para as primeiras etapas do evento, que

acontecem ainda neste mês nas localidades de Sub Sede e MoreninhaO município de Santa He-

lena se mobiliza para a reali-zação do Festival da Cançãode Santa Helena (Feslena), quenesta edição, por meio de umaproposta do programa Ges-tão Compartilhada, vai en-volver os distritos em etapasiniciais, indicando seus repre-sentantes. Cada localidade de-finirá os três melhores porcategoria (sertaneja, popular,gospel, juvenil e infantil) paraa próxima etapa, quando se-rão escolhidos os cinco fina-listas de cada categoria. A fi-nal deve acontecer nos dias23, 24 e 25 de setembro.

Ontem (09), o Departamen-to de Cultura promoveu umareunião com lideranças dosdois distritos que realizam asprimeiras etapas do Feslena:Sub Sede em 18 de julho eMoreninha em 26 de julho. Deacordo com a diretora do Co-légio Estadual do Campo SãoFrancisco, de Sub Sede, RoseliPrediger, a musicalidade é algo

Departamento de Cultura promoveu ontem (09) reunião com liderançasdos dois distritos que realizam as primeiras etapas do Feslena

D i v u l g a ç ã oimportante para o ser huma-no. “Já há algum tempo discu-tíamos com a comunidade apossibilidade de realizar umfestival. Ficamos felizes, poispodemos resgatar a valoriza-ção de nossos talentos namúsica, envolvendo a popu-lação e levando nossos repre-sentantes para a final”, infor-ma a diretora.

Em Sub Sede as inscriçõesacontecem até terça-feira (15).Qualquer pessoa da comuni-dade interessada em partici-par pode procurar Marcinho,no Colégio São Francisco, ouAdelar, no Centro de Educa-ção Infantil.

Depois de Sub Sede, a pró-xima etapa do Feslena seráno distrito da Moreninha.Para organizar o evento estáprogramada uma reuniãopara segunda-feira (14), às19h30, na Escola de Moreni-nha, com o objetivo de orga-nizar detalhes e garantir osucesso. Conforme o diretor

do Colégio Santos Dumont,Lidio Dani, todas as entida-des estão convidadas para areunião para ajudar na or-ganização. “Precisamos quetodos tragam sugestões paraque possamos fazer um gran-de festival em nossa comu-nidade. Isso tudo trará be-nefícios para nossos jovens,

alunos, pais e toda a popu-lação. Festival é cultura”,diz. As inscrições podem serfeitas na escola.

Para a diretora do Depar-tamento de Cultura, Edi His-ter, esse é o momento oportu-no para as comunidades apre-sentarem seus artistas e ta-lentos, além de fomentar a

música na vida das pessoas.“Os classificados da primeiraetapa se apresentarão no Fes-lena nos dias 23 e 24, quandoserão escolhidos os cinco me-lhores de cada categoria paraa final no dia 25 de setembro.Pedimos que todos se envol-vam e nos ajudem a fazer umgrande evento”, reforça.

Page 16: 07 10 2014

16 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014

APOIO ÀS EMPRESAS

Lideranças querem implantar ponto do Sebrae em MedianeiraAdministração e Acime estudam viabilidade da instalação de um ponto de atendimento no município

Integrantes da adminis-tração de Medianeira e dadiretoria da Associação Co-mercial e Empresarial (Aci-me) estiveram reunidos on-tem (09) para discutir a via-bilidade de instalação de umponto de atendimento doSebrae no município. Naoportunidade, foram feitasas considerações a respeitoe pontuados os prós e con-tras. “O objetivo foi estu-dar a viabilidade, uma vezque Medianeira já ofereceatendimento pela Secretariade Desenvolvimento Econô-mico, e também pelo CidadeEmpreendedora, que é um

convênio com o Sebrae”,pontua a vice-prefeita Del-cir Aléssio.

O município já oferece cur-sos profissionalizantes naEscola do Trabalho pelo Pro-grama Nacional de Acesso aoEnsino Técnico e Emprego(Pronatec), por intermédio deparceria da prefeitura com oSenai. “O município acha in-teressante a proposta, mas épreciso estudar a parte legaldeste convênio”, frisa o pre-feito Ricardo Endrigo.

A reunião contou com aparticipação de representan-tes da Acime, como o presi-dente Carlos Henrique Ra-

sente, vice-presidente LucasEduardo Ghellere, e a geren-te administrativa Maria He-lena dos Santos.

SEBRAEO Serviço Brasileiro de

Apoio às Micro e PequenasEmpresas (Sebrae) é umagente de capacitação e depromoção do desenvolvi-mento, criado para dar apoioaos pequenos negócios detodo o país. O Sebrae oferecesuas soluções às empresasconstituídas como tambémparticipa no estudo de via-bilidade de novos empreen-dimentos.

Integrantes do governo municipal e da Acime se reuniram ontem (09) paradiscutir os prós e contras sobre a viabilidade de instalação

de um ponto de atendimento

Divulgação

Provopar de Pato Bragadopromove amanhã Jantar Italiano

O Provopar Ação Social de PatoBragado promove amanhã (11) otradional Jantar Italiano. Os orga-nizadores esperam que pelo me-nos 400 pessoas saboreiem ospratos que serão servidos a partirdas 20 horas, no Clube de IdososFelicidade.

Com acompanhamento de vi-nhos e saladas, diretoria e volun-tários disponibilizam pratos con-feccionados com massas arte-sanais, como lasanhas de fran-go, carne e espinafre, tortei, cape-letti, macarrão, fortaia, polenta lisae recheada, molhos diversos,porco no tacho e novidades comonhoque e rondelli, além de sobre-mesas, entre outras delícias.

De acordo com a presidentedo Provopar, primeira-dama MaidiRieger, o ambiente também serápreparado para a ocasião pela di-retoria e voluntários. O lucro, se-gundo ela, será revertido à comprade kits natalinos às crianças.

As fichas estão à venda noCentro de Referência de Assis-tência Social (Cras), na prefeitura

e com membros da diretoria doProvopar ao valor antecipado deR$ 25 e R$ 30 no local. Meia fichapara crianças de sete a dez anoscusta R$ 15.

Presidente do Provopar, MaidiRieger: “Deliciosos pratos estão

sendo confeccionados com massasartesanais e muito carinho pelo

Provopar e voluntários”

Marili Besso

Mercedes: roda de chimarrãoestimula vivência em grupo

O projeto Roda de Chimarrão, ser-viço oferecido pelo Centro de Refe-rência de Assistência Social (Cras)que visa à convivência social e aofortalecimento de vínculos, tem obtidobons resultados em Mercedes, naopinião dos organizadores. O objetivodo projeto é trabalhar as demandaspsicossociais da terceira idade pormeio da vivência em grupo.

Os participantes são estimuladosa compartilhar suas vivências e expe-

riências, valorizando sua história ecultura, tendo como resultado o forta-lecimento pessoal dentro do vínculofamiliar e incentivando a prática dacidadania, contribuindo para um pro-cesso de envelhecimento ativo, sau-dável e autônomo, que permitem arealização de novos projetos de vida.O projeto acontece no Cras, todas asterças-feiras, sempre com início às08h30. Para participar, basta levar acuia, a térmica e a história de vida.

Divulgação

Dezenasde pessoasparticipamdo eventotodas as

terças-feiras

Page 17: 07 10 2014

O PRESENTE | 17QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014 AGRONEGÓCIO

Safra deve chegar a 193,87 milhões de toneladasNúmeros são do 10º levantamento, anunciado ontem (09) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

GRÃOS

A produção de grãos da sa-fra 2013/14 está estimada em193,87 milhões de toneladas, umíndice 2,8% acima da safra ante-rior, que foi de 188,66 milhões.Em relação à última estimativa,divulgada em junho, o aumentofoi de 0,15% ou 304,2 mil tonela-das. Os números são do 10º le-vantamento, anunciados ontem(09) pela Companhia Nacionalde Abastecimento (Conab).

Alguns produtos supera-ram a produção passada, casoda soja (5,9% ou 4,77 milhões det), do trigo (33,8% ou 1,87 mi-lhão de t) e do algodão em caro-ço (29,1% ou 586,5 mil tonela-das). Já o milho teve queda naprimeira safra (7,4%), na segun-da safra (1,6%) e no milho total(4,1% ou 3,3 milhões de t).

Com relação à área planta-da, a estimativa é de 56,82 mi-lhões de hectares, um valor6,1% acima da área cultivadana safra 2012/13 e que repre-senta um aumento de 3,26 mi-lhões de hectares. Os desta-ques de aumento são para asculturas de soja, com cresci-mento de 8,6% (2,3 milhões de

Com relação à área plantada, a estimativa é de 56,82 milhões de hectares

Aplicativo ajudaprodutor rurala entender oCódigo Florestal

O Instituto de Manejo e Cer-tificação Florestal e Agrícola (Ima-flora) e o Instituto de Pesquisas eEstudos Florestais (Ipef) lança-ram um aplicativo gratuito paratelefones celulares, tablets e com-putadores que pode ajudar o pro-dutor rural a regularizar a situa-ção ambiental de sua proprieda-de, de acordo com as novas exi-gências do Código Florestal. Oaplicativo funciona para fazen-das de qualquer porte. Introdu-zindo informações como localiza-ção, área total da propriedade,data de desmate e áreas com flo-restas, é possível ter informaçõessobre a situação do imóvel como sehá excedente ou falta de florestas,em reservas legais (RL) ou Áreasde Proteção Permanente (APP).

Assim, o proprietário recebeinformações de quanto ele aindatem que restaurar ou compensarpara trabalhar conforme a legisla-ção exige. No caso de haver exce-dente, o fazendeiro saberá, atravésdo aplicativo, quanto de florestaexcedente pode ser oferecida paraa compensação de outras fazendascom falta de vegetação nativa.

De acordo com o Imaflora, oaplicativo inclui todas as parti-cularidades da Lei Florestal paracada bioma, tamanho de imóvelrural e data de desmatamento,considerando as situações em queas APPs podem ser contabiliza-das como reserva legal, entre ou-tras funções. “É uma ferramentafácil e prática para o produtorrural entender a aplicação doCódigo Florestal para o seu imó-vel rural e se preparar o seu regis-tro no CAR (Cadastro AmbientalRural), que é o primeiro passopara a legalização ambiental desua propriedade”, afirma o ge-rente de Certificação do Imaflora,Luis Fernando Guedes Pinto.

O aplicativo traz ainda aíntegra do “Guia para a aplica-ção da nova lei florestal em pro-priedades rurais”, elaboradopelas duas instituições Este ma-terial explica os conceitos da leiembutidos no aplicativo e quepermitem ao produtor entender opasso a passo para o cumprimen-to do Código Florestal.

A ferramenta está disponívelnas lojas da Apple, Google Playe na interface para computadorescom acesso internet.

ha), o trigo, com 18,9% (417,8mil ha), o feijão total, com 8,2%(252,9 mil ha) e o algodão, com25,1% (224,8 mil ha). No casoda cultura do feijão, o desta-que é a segunda safra, que apre-senta um aumento de 14,2%(185,2 mil ha).

A Conab fez a pesquisa en-tre os dias 22 e 28 de junho.Durante o estudo, foram le-vantadas informações de áreaplantada, produção estimada,produtividade média estima-da, evolução do desenvolvi-mento das culturas, pacotetecnológico utilizado pelosprodutores, evolução da co-lheita, entre outras variáveis.O trabalho ocorre em parceriada Conab com agrônomos, téc-nicos do Instituto Brasileirode Geografia e Estatística(IBGE), de cooperativas, secre-tarias de agricultura, órgãosde assistência técnica e exten-são rural (oficiais e privados),agentes financeiros e reven-dedores de insumos, que sub-sidiam os técnicos da estatalcom informações pertinentesaos levantamentos.

Arquivo/OP

Para IBGE, safra 2014 seráde 192,5 milhões de ton

O Levantamento Siste-mático da Produção Agrí-cola (LSPA) de junho proje-ta uma safra de 192,5 mi-lhões de toneladas em 2014,informou o Instituto Brasi-leiro de Geografia e Estatís-tica (IBGE). Se confirmada,a safra será 2,3% superior àdo ano passado, quando foide 188,2 milhões de tonela-das. O montante ainda é 0,1%maior do que o previsto nolevantamento de maio.

O país deve colher umaárea de 56,3 milhões de hec-tares em 2014, um aumentode 6,6% em relação ao anopassado, quando teve 52,9

milhões de hectares colhidos,segundo LSPA de junho. Omontante é 0,2% maior doque o previsto em maio.

O arroz, o milho e a soja -que representaram 91,0% daestimativa da produção - res-pondem por 85,1% da área aser colhida. Em relação a 2013,a área de arroz aumentou0,3%, a de soja teve expansãode 8,6%, e a de milho ficouestável. Em relação à produ-ção, a safra de arroz será 4,3%maior do que a do ano passa-do, enquanto a de soja deveaumentar 6%. Já o milho devemostrar redução de 5,3% naprodução este ano.

Produtor terá teste instantâneopara presença de formol no leite

Até agosto, deve chegar aomercado uma fita que detecta apresença de formol no leite. Aideia, desenvolvida por pesqui-sadores da Universidade deBrasília, surgiu após a desco-berta da contaminação no leiteproduzido no Rio Grande doSul, durante operações do Mi-nistério Público Estadual. Pou-cas gotas de leite na fita e algunsminutos depois já é possível vero resultado. O contato do líqui-do com o papel - que contémprodutos químicos que reagemà presença de formol - resultaem uma coloração rosa, se oleite estiver puro, ou violeta sehouver contaminação. Atual-mente, o resultado do exame naamostra enviada para o labo-ratório demora, no mínimo, 24horas. “A gente tem consegui-do (diagnosticar) contamina-ções muito baixas, dependendodo produto, com 0,1%, 0,2% deformol já é detectado no kit. Adificuldade é determinar quan-to, mas a presença a gente con-segue determinar”, explica oprofessor de Química Paulo

Anselmo Ziani Suarez.A fita Zero-f foi criada a par-

tir da dissertação de mestradodo professor de química da Uni-versidade de Brasília. O projetocomeçou com a identificação demetanol no combustível e se de-senvolveu para a identificaçãode formol no leite e em produtosde beleza e higiene. “É uma formade detectar a não conformidadedo produto. Pode ser uma formada própria agência que regula seassegurar se está havendo umacontaminação, e também esten-der para o próprio consumidor,caso ele tenha essa dúvida”, dizGuilherme Bandeira, tambémprofessor de Química.

Por enquanto, a fórmula foivendida para uma empresa, massem exclusividade. O produtodeve estar disponível no merca-do já no segundo semestre desteano. “Até o final de julho, esta-mos com essa produção fechadae com custo final de R$ 1 por fita.Vai ser vendido em embalagensde 20 a 100, dependendo do clien-te”, diz o empresário Renato San-tana de Oliveira.

Page 18: 07 10 2014

18 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

QUINTA-FEIRA,10 DE JULHO DE 2014

A escritora OsnildaMaria de Souza, queestá em Toledo parafazer a divulgação

do seu livro“Mulheres e HIV/

AIDS: a fênixrenasce das cinzas”.A obra trata sobre a

feminização daepidemia com as

invulnerabilidadessociais, políticas

públicas dequalidade,

campanhas deprevençãoe questõesculturais e

sociais

Divulgação

CURSO DE QUALIFICAÇÃOEstão abertas na Associação Comercial e Empre-

sarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) asinscrições para o curso “Qualifique-se e esteja aptopara o mercado de trabalho”, que acontece sábado(12). Ele é voltado para empresários, colaboradoresde empresas rondonenses e inscritos no Banco deTalentos da Associação Comercial. O curso é gra-tuito, sendo disponibilizada uma vaga por empresa.As inscrições estão sendo realizadas na Acimacarou pelo telefone (45) 3284-5704 com Simone. Oinstrutor será Jailson Gonsalves. O curso é umarealização da Acimacar e da prefeitura.

FESTIVAL DAS PIZZASSe você quiser saborear deliciosas pizzas no fim

de semana pode aproveitar a promoção do Festivaldas Pizzas Arca de Noé e Ninna Casa das Massas,em prol do Asilo Lar Rosas Unidas de MarechalCândido Rondon.

GASTRONOMIAQuem passar por Toledo, no domingo (13),

poderá visitar a 10ª Concórdia Fest. Cerca de seis milpessoas devem participar do evento. Um dos pratosmais vendidos durante a festa é o tradicional porcoassado na grelha.

FÓRMULA TRUCKREALIZA EXPOSIÇÃOA partir de sexta-feira (11), o caminhão “Volta

Rápida” da Fórmula Truck ficará exposto em frenteao Cascavel JL Shopping, na entrada da AvenidaToledo. A atração complementará as atividades dasprovas da etapa de Cascavel que acontece no dia 20de julho, no Autódromo Zilmar Beux.

Para o público infantil, no dia 18, um simuladorde corrida promete entreter os pequenos, no piso L2do Cascavel JL Shopping, com o apoio da Copacol.As atividades são gratuitas.

Page 19: 07 10 2014

O PRESENTE | 19QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014 SOCIAL

Dia 10: Adolfo GrünewaldDia 10: Alice SchafferDia 10: Carla Rejane GevehrDia 10: Egomar GerhardtDia 10: Francelina CurioniDia 10: Inelde SpohrDia 10: Kátia Irene Gressler PechDia 10: Luiz Miranda da SilvaDia 10: Luiz KochemDia 10: Mituaki KussabaDia 10: Patrick dos SantosDia 10: Renate BervinDia 10: Roseli SiedleskiDia 10: Sandro StreyDia 10: Thomy Güttges

Prestigiando a posse dos Rotarys Clubes de Marechal Cândido Rondon,Cesar Scherer e Celso Fracaro, 2014/15, governadores 2009/2010 e 2014/2015, respectivamente, do Distrito 4640 de Rotary International

Divulgação

JANTAR EM PORTO MENDESO recém-criado Núcleo Multissetorial do Comércio de Porto Mendes, ligado à Associação

Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), promove hoje (10), a partirdas 20 horas, um jantar no Chalé Beira Lago, no distrito de Porto Mendes. Na oportunidade,será servida galinhada com frango caipira no tacho, maionese e acompanhamentos; macar-ronada ao molho de frango e macarronada com carne moída. Os organizadores informam quenão haverá venda de fichas no local. Esta é a primeira ação do Núcleo, que tem como objetivointegrar as empresas para fomentar o comércio do distrito de Porto Mendes.

Essas lindas garotas concorrem ao título de Miss Medianeira 2014. Elas foramapresentadas à imprensa e à comunidade na segunda-feira (07)

D i v u l g a ç ã o

Page 20: 07 10 2014

Apesar da derrota vexatóriapara a Alemanha por 7 a 1, ter-ça-feira (08), pela semifinal daCopa do Mundo, a comissão téc-nica brasileira defendeu o pla-nejamento da equipe para a dis-puta do Mundial. Em coletiva deimprensa de emergência reali-zada ontem (08) na Granja Co-mary, o treinador Luiz FelipeScolari (Felipão) e o coordena-dor técnico Carlos Alberto Par-reira garantiram que a prepara-ção da equipe nacional para acompetição foi perfeita.

“Durante um ano e meio nãotivemos deslize em nenhum mo-mento. Todos foram perfeitos nassuas atribuições, tudo funcionou,menos o resultado da Alemanha.

Há apoio, mas há muitas críticas. Se na entrada daGranja Comary um grupo de meninas exibia cartazes commensagens de otimismo para os jogadores da Seleção Bra-sileira, na tarde de ontem (09) alguns garotos estavam nacontramão. Perto delas, no clube que fica ao lado do CT,dois deles cobriram os rostos com sacos de papel, os chama-dos sacos da vergonha, e protestaram. Aos gritos de “timesem vergonha” e “time de bonecas”, subiram em umaárvore e chamaram a atenção. O técnico Felipão e o presi-dente da CBF, José Maria Marin, foram os principais alvos.

Entre os absolvidos, o goleiro Julio César e o zagueiroDavid Luiz. Goleada por 7 a 1 pela Alemanha na semifinal, aSeleção escreveu o pior capítulo de sua história com a derrota.Agora, o time se prepara para a disputa do 3º lugar, no sábado(12), em Brasília. Na tarde de ontem, os jogadores fizeram umtrabalho regenerativo na piscina.

Delfim de Pádua Peixoto, presidente da Federação Catarinense de Futebol, é umdos cartolas mais próximos de José Maria Marin e de Marco Polo Del Nero, oshomens que mandam na CBF, tanto que foi eleito vice-presidente para a região Sulda CBF na chapa liderada por Del Nero. Logo após a derrota por 7 a 1 para aAlemanha, Delfim detonou Felipão.

“Ele é meu amigo, mas não dá mais. Está ultrapassado, obsoleto. Colocou omenino Bernard contra aqueles cavalos da Alemanha. Não tinha como dar certo. Elenão pode mais voltar para a Seleção, tem que ir embora. Precisamos de umarevolução, de uma renovação. Vou falar isso para o Marin e o Marco Polo.Precisamos ideias novas. Por que não o Gallo?”, afirmou.

“O único título que o futebol de Santa Catarina tem, eu era o técnico (a Copa doBrasil de 1991 com o Criciúma). Então o Delfim tem que me agradecer de joelhos.Nunca ganharam nada. E o que ganharam foi graças a mim. Eu não vou ficarrespondendo a presidente de federação nenhuma”, disse Felipão ontem (09).

Não houve um deslize, um errooperacional, nos treinamentos,na logística, em nada. Foi apenaso resultado que impactou nossotrabalho”, afirmou Parreira.

Perguntado sobre a falta detreinamentos da equipe durantea Copa, Felipão se defendeu eafirmou que todas as atividadesforam bem executadas. Ele aindautilizou o exemplo da partida con-tra o Chile, nas oitavas de final,que foi para a prorrogação, paragarantir o bom condicionamentofísico de sua equipe.

“Fizemos cinco gols de bolaretomada na competição e seisde bola parada. Se uma equipefaz seis gols de bola parada, algu-ma coisa é trabalhada. A gente

chegou entre os quatro melhoresdo mundo”, argumentou Felipão.Por fim, Parreira disse acreditarna recuperação do futebol brasi-leiro após a histórica derrota paraos alemães. “O futebol brasileirojá sobreviveu a crises parecidasa essa. Ele é muito forte, é muitogrande e vai mais uma vez dar avolta por cima, eu não tenho amenor dúvida disso”, garantiu.

Felipão aproveitou ainda parasair em defesa dos jogadores.Para ele, 70% deste elenco estarána Copa de 2018, na Rússia. Otécnico disse ainda que não con-versou com os jogadores depoisda goleada e lamentou o fato deter tomado um gol de bola para-da, o primeiro da Alemanha.

Do time brasileiro que deixou na terça-feira (08) a disputa pelo título da Copa do Mundo, as análises apontam que dezjogadores têm chances de disputar o próximo Mundial, na Rússia, seja por questões de idade, seja pelo desempenhoapresentado - pelo menos até o jogo contra a Alemanha.

Na defesa, as chances maiores ficam para David Luiz, de 27 anos, e Marcelo, de 26. O zagueiro, recém-contratado doParis Saint-Germain, vai ter de justificar o altíssimo valor pago na transação que o tirou do Chelsea. Marcelo, por sua vez,vai precisar recuperar a vaga na equipe principal do Real Madrid.

Julio Cesar, Daniel Alves e Thiago Silva, porém, podem ter disputado sua última Copa. O goleiro teve três oportunidades,duas delas como titular, e não obteve sucesso. O lateral-direito e o zagueiro também estiveram em seu segundo Mundiale, mais uma vez, não conseguiram levar o time ao título.

O meio de campo, com mais experiência e rodagem, poderá até ser repetido pelo sucessor de Felipão. Oscar, Willian eRamires, do Chelsea, Paulinho, do Tottenham, e Luiz Gustavo, do Wolfsburg, em tese, ainda deverão reunir condições físicaspara vestir a camisa verde e amarela em uma Copa. Dos quatro, Oscar, aos 22 anos, é o que tem mais a se desenvolver.

Já o ataque terá de ser alterado. Fred, em 2018, terá 34 anos e sua fraca atuação neste Mundial não o deixa com credibilidadepara ser lembrado mais uma vez para a Seleção. Bernard, aos 22 anos, e Hulk, aos 27, podem ter mais uma chance.

Neymar, se não tiver problemas com lesão, tem pelo menos mais duas Copas. Mostrou nos campos que ainda precisa evoluirtécnica e taticamente, a ponto de poder exibir seu talento natural com mais eficácia, diante de adversários mais bem preparados.

O atacante Neymar ligou ontem (09) para Luiz FelipeScolari e disse que irá à Granja Comary até amanhã (11) parase encontrar com a comissão técnica e com os jogadores.

A CBF confirmou que o camisa 10 irá ao centro detreinamento, assim como o presidente da entidade, JoséMaria Marin. Não foi definido ainda se Neymar irá para ojogo da disputa do 3º lugar, em Brasília.

A ideia do atacante é acompanhar a seleção e, eventual-mente, ficar no banco de reservas. Neymar ficou fora daderrota histórica da Seleção Brasileira para a Alemanhapor 7 a 1, na terça-feira (08), no Mineirão, após fraturar aterceira vértebra.

Page 21: 07 10 2014

A Argentina está na final da Copa do Mundograças a um herói improvável. Um herói quechegou ao Brasil criticado, contestado, e repetiuGoycochea 24 anos depois. No dia em que comple-taram 198 anos de independência, os hermanosbateram a Holanda nos pênaltis graças a SergioRomero e estão na decisão de domingo (13), contraa Alemanha no Maracanã. Chamado de Chiquitopor ser o mais baixo de quatro irmãos na infância,o goleiro foi gigante, parou as cobranças de Vlaare Sneidjer, e deixou qualquer feito de Messi em gramados brasileiros até agora no chinelo. Nos120 minutos, ninguém fez gol na Arena Corinthians na partida decisiva de ontem (09).

Desta vez, Louis van Gaal não aprontou, não guardou a última substituição para colocarKrull nas cobranças de pênaltis, e se deu mal. O máximo que Cillessen conseguiu foi tocar nabola após chute de Maxi Rodriguez, o derradeiro, que garantiu a Argentina na grandedecisão. Em 1990, na Itália, foi outro Sergio, o Goycochea, que parou os donos da casa emoutra decisão por penalidades máximas e garantiu os hermanos em outra final contra aAlemanha. A história se repete.

Será a terceira final de Copa entre alemães e argentinos. Em 1986, Maradona garantiuo bi para os hermanos. Quatro anos depois, o futebol coletivo do time germânicocomandado por Beckenbauer no banco e Matthäus no campo foi responsável pelo tri.Agora, o tira-teima. Messi ou Müller? Romero ou Neuer? Os europeus chegam embala-dos pelo 7 a 1 no Brasil, jogam melhor, mas a Argentina tem se mostrado o time doimprovável, um time de vitórias no fim.

Aos holandeses resta um encontro com o Brasil, às 17 horas de sábado (12), no EstádioNacional da Capital Federal para decidir o 3º lugar. Um jogo com cara de melancolia para osdonos da casa e também para a Laranja, que chegou perto mais uma vez e novamente refugou.Dificilmente a geração comandada por Robben, Van Persie e Sneidjer terá outra chance.

Fora da Copa devido a uma fratura na terceira vértebralombar, o atacante brasileiro Neymar terá seu salário pagopela Fifa a partir do dia 02 de agosto. De acordo com oPrograma de Proteção dos clubes, a entidade passa a serresponsável pelos salários de atletas machucados durantecompromissos oficiais de suas seleções a partir do 29º dia deafastamento provocado pela contusão.

A compensação pela lesão será feita ao Barcelona, e nãodireto ao jogador.

Segundo o diário espanhol Marca, a entidade irá pagar13.972 euros (R$ 42 mil) ao clube catalão por dia de afasta-mento de Neymar. O valor é equivalente ao salário anualregistrado na carteira do atleta, que seria de 5,1 milhões deeuros (R$ 15,4 milhões).

A previsão é que o brasileiro fique afastado por umperíodo entre quatro e seis semanas. Assim, a Fifa teria dedesembolsar no máximo 238 mil euros (R$ 719 mil) comoindenização ao Barcelona.

A decisão do 3º lugar da Copa, no sábado (12), deve marcar a despedida dotécnico Luiz Felipe Scolari da Seleção Brasileira. Embora o presidente da CBF,José Maria Marin, tenha sinalizado o desejo da permanência do treinador, tudoindica que Felipão deixará mesmo o cargo.

Com a saída, abre-se a temporada de caça a treinadores. A CBF tem pelafrente o desafio de escolher um substituto que possa reformular a seleção elimpar, na medida do possível, a mancha histórica de 2014.

Entre os cotados estão nomes como o de Alexandre Gallo, que trabalhoucomo espião de Felipão e foi comandante da seleção sub-20. Porém, a poucaexperiência pode levá-lo a rumos diferentes, como o comando do Brasil queatuará na Olimpíada do Rio, em 2016.

Outro favorito é Tite, que deixou o Corinthians no fim de 2013 e está semclube. O treinador teve um bom trabalho com o Timão em 2012, levando àconquista da Libertadores sem derrotas.

Seja qual for o escolhido, os desafios começam ainda neste ano, já que aseleção tem amistosos agendados. No dia 05 de setembro, encara a Colômbiaem Miami (EUA). No mês seguinte tem Superclássico das Américas contra aArgentina e jogo contra a Turquia.

A Alemanha preferiu não deixar a concentraçãodo Campo Bahia ontem (09). Ao contrário do queaconteceu em outras folgas, a seleção permaneceuem seu condomínio e evitou o contato com o públicobrasileiro na vila de Santo André, no sul da Bahia,dia seguinte à vitória acachapante sobre a Seleção,por 7 a 1, em Belo Horizonte. Um grande motivoexplica a ausência de Schweinsteiger, Neuer e com-panhia da praia. Eles se reuniram para assistir àsegunda semifinal da Copa do Mundo, entre Holan-

A goleada sofrida para a Alemanha foi a pior da história daSeleção Brasileira, mas o algoz da derrota mais sofrida do Brasilantes do vexame em Belo Horizonte acredita que nada superará oque ocorreu em 1950. Alcides Ghiggia, autor do gol que deu a vitóriapor 2 a 1 para o Uruguai diante da Seleção no primeiro Mundial emsolo brasileiro, preferiu não comparar os dois momentos.

“O Maracanazo é diferente porque foi uma final. Se tratava deuma instância maior”, declarou o ídolo uruguaio, de 87 anos.Ghiggia enalteceu a superioridade alemã na partida e ressaltouque acreditava na eliminação brasileira antes mesmo do confron-to no Mineirão. “Havia dito que a Alemanha era a melhor seleçãoque havia, e o Brasil não vinha jogando bem, não tinha um timemuito competitivo”, completou.

da e Argentina.Três exceções fizeram a regra, uma delas por

problemas médicos. O zagueiro Mats Hummels foide helicóptero a Eunápolis (a 60 quilômetros deSanta Cruz Cabrália) para realizar exames nojoelho direito em uma clínica já conhecida dosalemães. Ele sente dores no local que o forçaram asair no intervalo contra o Brasil e, por isso, seguecomo dúvida para a grande decisão de domingo(13), no Rio de Janeiro.

Não é do feitio da Alemanha tirar os pés do chão. Mas,por via das dúvidas, a seleção germânica já internalizouum discurso unânime: de que a goleada de 7 a 1 sobre oBrasil, terça-feira (08), no Mineirão, pouco representapara a decisão da Copa do Mundo, domingo (13), noMaracanã, contra a Argentina.

A meta é combater a euforia. O técnico Joachim Löw garan-te: não existe empolgação exagerada no elenco. “Não houveeuforia no vestiário. Todo mundo está feliz, satisfeito, os joga-dores estão felizes, porque era possível sentir que tínhamos avitória no intervalo, contra o time da casa, que queria mostraruma reação, agradar o público. Ainda controlamos a partida.Existe alegria, mas sem euforia”, disse o treinador.

O meia Toni Kroos, melhor em campo contra o Brasil,lembra que resta um jogo, o mais importante, para a Alema-nha ser campeã. “Ninguém é campeão mundial em umasemifinal”, resumiu. O zagueiro Hummels resume o alerta:“Se perdermos, não terá valido nada essa vitória”.

Page 22: 07 10 2014
Page 23: 07 10 2014
Page 24: 07 10 2014

24 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014

MISSAL

Basquete rondonense é campeão dos Jogos da JuventudeSanta Helena faturou o 3º lugar no futebol; Entre Rios ficou em 3º no

futsal masculino e Medianeira no feminino

Foram encerradas ontem(09) as disputas pela fase regi-onal dos 28º Jogos da Juven-tude do Paraná (Jojups), ca-tegoria B, realizado em Mis-sal. Marechal Cândido Ron-don conquistou a medalhade ouro na modalidade debasquete, naipe masculino,após vencer a equipe de Fozdo Iguaçu pelo placar de 67 a49. Após o título, os coman-dados do técnico GuilhermeRoma representarão o muni-cípio na fase final, que deveráacontecer entre agosto e se-tembro. O basquete feminino

Ginastas rondonenses participamdo Campeonato Paranaense

A equipe de ginástica rít-mica (GR) do Colégio CristoRei/Prefeitura Municipal deMarechal Cândido Rondon/Copagril/Fidetitá/Sesi dis-puta o Campeonato Para-naense adulto e juvenil. Acompetição acontece entrehoje (10) e sábado (12), nacidade de Toledo, envolven-do ginastas de diversosmunicípios do Estado.

No último fim de sema-na, as ginastas competiramna 2ª etapa da Copa Oeste deGinástica Rítmica 2014, rea-lizada em Cascavel. As ron-donenses treinadas pelas téc-nicas Cristiane Boelhouwer,Sandra Regina Lui Romanoe Camila Maroso Berton con-quistaram sete medalhas nas

principais categorias.Na categoria estreantes,

a ginasta Joisse Oliveira con-quistou o 1º lugar no apare-lho mãos livres e Aline Limaa 1ª colocação no aparelhobola. Na categoria pré-in-fantil, a atleta Pamela Trevi-san ficou com a medalha deprata e Giovanna Berti coma de bronze no aparelho cor-da. Na categoria infantil, o1º lugar ficou com TaynáStein, o 2º com EvelinSchäfer e o 3º com BiancaEggers da Silva. Após o Pa-ranaense, as meninas dis-putarão o Campeonato Pa-ranaense Pré-Infantil e In-fantil, entre os dias 17 e 20, eo Campeonato Brasileiro, de27 de julho a 03 de agosto.

Quatro pilotos da casa disputarão a Fórmula Truck em CascavelO Campeonato Brasilei-

ro de Fórmula Truck teráem Cascavel a quinta dasdez etapas de seu calendá-rio, no dia 20 de julho. Ten-do em disputa o GP Crys-tal, a corrida oferecerá umfator inédito à torcida, his-toricamente uma das maisnumerosas da categoria: acidade terá quatro pilotosentre os 26 competidores que

vão integrar a disputa noAutódromo InternacionalZilmar Beux.

Cada um dos cascavelen-ses da Truck utiliza umamarca diferente de caminhão.Pedro Muffato é o titular doScania número 20 da equipeMuffatão. David Muffato,seu filho, disputa pela pri-meira vez uma temporadacompleta com o Ford núme-

ro 35 da DF Racing Fans.Jaidson Zini compete com oIveco número 25 da Dakar-motors em seu ano de es-treia. Diogo Pachenki exibeo número 80 no Volvo daCopacol Clay Truck Racing.

Mais experiente dos pilo-tos em atividade do auto-mobilismo brasileiro na atu-alidade, Pedro Muffato cum-pre sua 15ª temporada na

Truck. Esteve em oito dasdez etapas da categoria dis-putadas em Cascavel váli-das pelo Campeonato Brasi-leiro e esteve no pódio emduas, com o 4º lugar em 2003e a 3ª posição em 2006, cor-rida para a qual largou comolíder do campeonato. Em2014, ocupa o 21º lugar natabela, com três pontos.

Diogo Pachenki é o 10º

colocado na classificação esoma 20 pontos. David Mu-ffato participa de sua pri-meira temporada completa,embora a Truck não lhe fos-se uma completa novidade eé o 20º colocado no campeo-nato de 2014. Jaidson Zinivai disputar uma corridadiante da torcida cascave-lense pela primeira vez naFórmula Truck.

Ginastas rondonenses que receberam medalhas na competição

já estava classificado anteci-padamente à fase final.

Na modalidade de futsal,naipes feminino e masculino,as equipes rondonenses fo-ram derrotadas na semifinal edisputaram o 3º lugar ontem,quando o futsal masculinoperdeu para Entre Rios doOeste pelo placar de 2 a 0. Comisso, Entre Rios ficou em 3ºlugar e Marechal Rondon em4º no masculino. O campeãofoi Medianeira. O futsal femi-nino teve uma disputa maisacirrada e o placar ficou em 2 a1 para Medianeira. Assim, Me-

dianeira ficou em 3º no femi-nino e Marechal Rondon no-vamente em 4º lugar; OuroVerde ficou campeã.

Os atletas de Santa Helenarepresentaram o municípiono futsal masculino e femi-nino, voleibol feminino e nofutebol masculino. Entre asequipes participantes a me-lhor colocada foi o futebolmasculino, que venceu o timede Guaíra por 2 a 1 e con-quistou o 3º lugar no fute-bol. O voleibol feminino foieliminado nas quartas de fi-nal, após perder para Toledono tie-break.

O futsal masculino e femi-nino foi eliminado na primei-ra fase da competição. O pre-feito Jucerlei Sotoriva e o res-ponsável interino pelo De-partamento de Esportes, Mar-co Dammke, acompanharamalguns jogos da competição eparabenizam os atletas pelobom desempenho. O títulono futebol foi conquistadopor Foz do Iguaçu.

Atletas do basquete rondonense, campeões da fase regional dos Jojups

Jogadores do futebol de Santa Helena, 3º lugar na modalidade

Fotos: Divulgação

Divulgação

Page 25: 07 10 2014

O PRESENTE | 25QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014 ESPORTES

Paulão rechaça má impressão e tira lições da intertemporadaZagueiro acredita que parada no Brasileirão ajuda Inter a se fortalecer

INTERNACIONAL

O Internacional volta forta-lecido da viagem a Santa Cata-rina. Esta é a opinião do zaguei-ro Paulão a respeito dos traba-lhos do grupo durante a paradado Brasileirão. Apesar da brigaentre D’Alessandro e Willians,que se tornou o principal assun-to no clube nos últimos dias, ojogador crê que o elenco estámais maduro dentro de campo.

“É um reflexo do que vem setrabalhando. O grupo nãoaprendeu apenas na intertem-porada, mas acredito que essaparada certamente nos fortale-ceu. Nos deixou mais maduro.Dentro disso, temos aprendidoe tentamos fazer isso nos jogos.Conversando, a gente vê o queo é melhor. No treinamento dehoje (ontem, dia 09), a equipe foimuito bem”, afirmou.

Paulão: “Estamos em quinto (lugar na tabela), mas compontos de terceiro (lugar)”

Além do desentendimentoentre os colegas, o time de AbelBraga não ganhou nenhum dosdois amistosos que disputou. Per-deu por 3 a 2 para o Metropolita-no e empatou em 0 a 0 com oJoinville. Venceu apenas um jogo-treino, diante do Camboriú, por 3a 0. Nesta semana, tem mais doiscompromissos marcados, contraPelotas e Novo Hamburgo.

Os resultados negativos nãofazem Paulão acreditar que ogrupo deixou uma má impres-são. O time tem pontos a melho-rar, mas o zagueiro afirma queserá possível encaixar a equipeaté a retomada do campeonato.“Acredito que má impressãonão. A gente não tem dúvida danossa capacidade. Estamos emquinto (lugar na tabela), mascom pontos de terceiro (lugar).

Então acredito que esse proble-ma não tem. Não é algo que nãodeixa a gente dormir. Claro quesabemos que precisamos melho-rar. Mas temos esses jogos-trei-no para encaixar alguma coisaou outra. Tem a volta do Charles(Aránguiz) agora. São coisas queo professor estuda e vai saberdar a direção”, enfatizou.

Amanhã (11) o Inter enfren-ta o Pelotas, às 11 horas. No diaseguinte, encara o Novo Ham-burgo, às 10h30. Ambos ocor-rem no Centro de Treinamen-tos do Parque Gigante. A rees-treia no Brasileirão está marca-da para a próxima quinta-feira(17), contra o Corinthians, emSão Paulo. Atualmente na 5ª co-locação na tabela, com 16 pon-tos, o Colorado tem três pontosa menos que o líder Cruzeiro.

Fernandinho é submetidoa exames médicos e será

apresentado hojeNovo reforço do Grêmio, o

atacante Fernandinho foi sub-metido a exames médicos noEstádio Olímpico no final damanhã de ontem (09). O joga-dor seguiu bateria de examese deveria assinar com o clubegaúcho durante o dia para serapresentado oficialmente an-tes do treino de hoje (10), naArena. Assim que chegou aoOlímpico, Fernandinho foi di-reto à sala da presidência deFábio Koff. Deixou o complexopor volta do meio-dia.

Em entrevista coletivaapós o treino, Ramiro saudoua chegada do novo reforço efez largos elogios: “É inegávela qualidade que tem, com ve-locidade e drible. Vai agregar

muito, como todos jogadoresdo Grêmio. Vem para somare nos ajudar”, afirmou. Fer-nandinho desembarcou nofinal da manhã no AeroportoSalgado Filho em Porto Ale-gre. Com um discurso rápido,mostrou otimismo para aju-dar o Grêmio a conquistar tí-tulos na temporada.

“Creio que o Grêmio temum grupo para ser campeãobrasileiro. É um elenco já forte ea direção está reforçando aindamais. É com o objetivo de sercampeão que eu chego”, disse. Oatacante assinará por três tem-poradas com o Tricolor gaúcho.A tendência é de que forme omeio-campo com Giuliano eLuan, com Barcos adiantado.

Atlético-PR goleia o São Josédos Pinhais com EdersonNo terceiro teste da inter-

temporada, o Atlético-PR ven-ceu o São José dos Pinhais emjogo-treino disputado na tardede ontem (09), no CT do Caju. Otime comandado por Doriva,que já tinha vencido Metropo-litano-SC e Paraná Clube, fez 6a 0 no time da 2ª divisão doCampeonato Paranaense. Oatacante Ederson marcou trêsgols; Douglas Coutinho, JoãoPaulo e Marcos Guilherme com-pletaram o placar.

Doriva armou o time titularjá de olho na partida contra oFlamengo, na próxima quarta-feira (16), em Macaé, pela 10ªrodada do Campeonato Brasi-

leiro. Como não contará comNatanael e Deivid, suspensos,ele escalou Lucas Olaza na es-querda e Derley no meio-cam-po. O resto do time era o mesmoda vitória por 3 a 1 sobre oFigueirense, no último compro-misso do clube antes da pausano Campeonato Brasileiro. Ouseja, o time começou com We-verton; Sueliton, Cleberson, LéoPereira e Olaza; Derley, Otávio,Bady e Marcos Guilherme; Cou-tinho e Ederson. Durante a ati-vidade, o comandante rubro-negro realizou apenas duasmudanças. O goleiro Santos en-trou no lugar de Weverton, eJoão Paulo substituiu Derley.

Luciano escala Guerrero e briga com Romarinho e Romero

Contratado pelo Corinthi-ans junto ao Avaí no inícioda temporada e rapidamenteentrosado com seus novoscompanheiros de equipe, Lu-ciano atualmente disputa es-paço entre os titulares do Ti-mão. Na goleada alvinegrano jogo-treino de ontem (09),o atacante até anotou um gol,mas viu os concorrentes deposição brilharem ainda mais:Guerrero, Ángel Romero eRomarinho marcaram doistentos cada um diante da equi-pe sub-17 do próprio clube.

Escalado como titular pelotécnico Mano Menezes na par-tida de ontem - assim comoaconteceu no jogo-treino con-tra o São Bernardo e no amis-toso diante do Uberaba -, Lu-ciano não se vê como dono daposição. Em entrevista conce-dida no CT Joaquim Gravaapós o amistoso duelo, o cami-sa 18 elogiou os companheirosRomarinho e Romero, bemcomo "escalou" Guerrero naequipe principal do Timão.

“É continuar trabalhan-do. O professor está vendoque, graça a Deus, estou vol-tando a marcar. Estou tra-balhando forte para conquis-tar minha vaga. Mas Roma-rinho e Romero são excelen-tes jogadores. Quem o pro-fessor optar para jogar aolado do Guerrero vai sempre

Luciano disputa vaga entre os titulares

dar o melhor pelo Corinthi-ans”, disse o atacante, lem-brando os gols marcadoscontra o sub-17 do Corin-thians e o Uberaba.

Especificamente sobre o re-cém-contratado Romero, quefez seus dois primeiros tentospelo Timão no jogo-treino,Luciano falou sobre a ques-tão do entrosamento. Alémde elogiar o atacante ex-Cer-ro Porteño, o camisa 18 tam-bém comparou sua própriarecepção no Corinthians àrecebida pelo novo camisa 11.

“É um jogador extrema-mente qualificado. Chegou e

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Renata de Medeiros/Agência RBS

foi extremamente bem recebi-do, assim como eu fui bemrecebido. Não só ele, comotambém o Romarinho, sãojogadores de extrema quali-dade. Com certeza ele vai aju-dar o Corinthians, indepen-dente de quem jogar”, afir-mou o atacante.

Com Romarinho, Rome-ro, Luciano, Guerrero e o res-tante do elenco à disposição,o Corinthians de Mano Me-nezes volta aos gramados nosábado (12), quando recebe,no CT Joaquim Grava, a equi-pe do Audax para a disputade um jogo-treino.

Page 26: 07 10 2014

Victor Andrade rescinde contrato e está a caminho do BenficaBoletim Informativo Diário da CBF confirmou quebra do contrato antes do prazo

EX-SANTOS

26 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014

Acabou a relação entreVictor Andrade e Santos. OBoletim Informativo Diárioda CBF confirmou a rescisãode contrato do atleta com oclube. Apesar de ter sido pu-blicado na edição de terça-feira (08), o acordo foi con-cretizado na segunda-feira(07). O destino do atacante de18 anos será o Benfica (POR),clube no qual ele jogou quan-do era criança, antes de virpara o Peixe.

Apesar do contrato valeraté o dia 30 de setembro, osrepresentantes do jogadorquiseram a liberação antesdo prazo para poder atuar naEuropa, já que a janela detransferências fecha no fimde agosto e impossibilitariasua transferência para jogarainda neste ano. Em entre-vista no mês passado, Nel-

Victor Andrade não atua mais pelo Santos e jogará pelo Benfica

son Andrade, pai e represen-tante de Victor, confirmou ointeresse do clube portuguêse a vontade do jovem atacan-te em atuar lá. Aos 11 anos, ogaroto passou um ano emLisboa, no próprio Benfica.

Recentemente, ele vinhatreinando separado no CT ReiPelé e não viajou com o elen-co para São José dos Campos,para um período de treina-mentos. Além do Benfica, oHoffenheim (ALE), demons-trou interesse em seu futebol,e por meio de uma empresa,vieram ao Brasil nesta sema-na para conversar. Pelo Alvi-negro, fez 31 partidas jogadase três gols marcados.

PROMESSADepois de ser considerado

um astro nas categorias debase do Santos, por ser rápi-

do, dar passes e fazer gols,Victor Andrade subiu para oelenco profissional em 2012,com 16 anos. Sua multa resci-sória chegou a ser estipuladaem R$ 50 milhões. Sua primei-ra decepção foi quando o en-tão treinador Muricy Rama-lho o 'devolveu' para as cate-gorias de base e fez duras crí-ticas ao seu comportamento.

Posteriormente, a jovempromessa retornou ao elen-co profissional, mas não de-sencantou com outros técni-cos que passaram pelo co-mando do time. A badalaçãoem torno de seu futebol vol-tou a aparecer quando emum período de férias o joga-dor postou algumas fotos nainternet, em que a cada se-mana aparecia conhecendoas estruturas de um clubediferente no exterior. Refor-

çando o status de promessaele foi envolvido na negocia-ção entre Santos e Barcelo-na, durante a venda de Ney-

mar. Na ocasião, o clube ca-talão passou a ter preferênciana sua contratação, juntodos garotos Giva e Gabriel.

Kaká intensifica trabalhofísico para cumprir expectativa

No último dia 02 de julho,durante seminário no Rio deJaneiro, o presidente do São Pau-lo, Carlos Miguel Aidar, afir-mou que Kaká fará sua rees-treia pelo Tricolor diante daChapecoense, no Morumbi,pela 11ª rodada do Brasileirão.A comissão técnica tricolor pre-fere não garantir que o meiaestará pronto para atuar nestapartida, mas a fim de cumpriro que disse o dirigente, um dosprincipais responsáveis porseu retorno ao clube, Kaká trei-na intensamente a parte física.

Sob o comando dos prepa-radores físicos Zé Mário e Sér-

gio Rocha e na companhia dozagueiro Rafael Toloi, quetambém aprimora o condici-onamento físico, o ídolo são-paulino faz trabalhos de re-sistência, arranque, mudançade direção e condução de bolano campo ao lado de onde orestante do elenco treina. Foiassim no treino de ontem (09).

A única certeza por en-quanto é que Kaká não estaráem campo no retorno do SãoPaulo ao Campeonato Brasi-leiro, no dia 16 de julho, contrao Bahia, na Fonte Nova. O Tri-color está na 4ª posição da ta-bela, com 16 pontos.

Felipe volta a treinar, mas NeyFranco mantém Paulo Victor

A disputa pelo posto detitular no gol do Flamengodeve ficar cada vez mais acir-rada. Isso porque Felipe, re-cuperado de fratura na cos-tela, voltou a treinar ontem(09) no Ninho do Urubu edeve ficar à disposição parao jogo da próxima semana,diante do Atlético-PR, emMacaé. No entanto, a ten-dência é que Ney Francomantenha Paulo Victorcomo titular, assim comono treinamento.

Na atividade, que duroucerca de uma hora e meia,Paulo Victor foi sempre titu-lar e teve atuação muito des-

tacada. Por sua vez, Felipetambém fez excelentes defesase foi elogiado pelos compa-nheiros. Outro destaque daatividade foi o lateral-esquer-do André Santos, que mos-trou velocidade e chegou naárea com qualidade, marcan-do inclusive um belo gol.

“Eu trabalho para ser titu-lar, mas não está nada defini-do pelo Ney. Tenho que viraqui e fazer meu melhor e, sefor o caso, jogar”, afirmouPaulo Victor em coletiva con-cedida após a atividade noNinho do Urubu. Dando ên-fase a um trabalho de saída debola, o Rubro-Negro mostra

que deve ser um time maisdefensivo no retorno ao Bra-sileirão, mas que vai aprovei-tar as poucas oportunidadesque tiver para fazer gols. Pro-va disso é que Ney Francoainda fez uma espécie de mini-coletivo em campo reduzido,incentivando os jogadores atrabalhar com toques curtose pressionados.

Vale lembrar que o Fla-mengo não contou com Lu-cas Mugni, Léo e Gabriel,que se recuperam de lesões.O último, inclusive, deveoperar até amanhã (10) o na-riz, fraturado em treinamen-to na última semana.

Germano vê disputa sadia porprocura de espaço no Coritiba

O Coritiba tratou de reforçaro elenco durante a parada doCampeonato Brasileiro. Com no-vos jogadores à disposição dotécnico Celso Roth, a concorrên-cia tende a ser acirrada no se-gundo semestre, principalmen-te no meio-campo. Durante a in-tertemporada, o volante Hélderfoi contratado por empréstimojunto ao Bahia, e se juntou a ou-tras sete opções no elenco: Ba-raka, Chico, Germano, Gil, Ma-ranhão, Misael e Sérgio Manoel.Porém, o volante Germano en-cara a situação com tranquilida-de e garante que é o treinadorquem vai se beneficiar com a con-corrência no meio-campo.

“São jogadores de qualidade.O Hélder chegou, também tem oGil, enfim, são vários jogadoresde alto nível. É uma competitivi-dade muito boa dentro do elencoe isso dá ao Celso (Roth) um lequede opções para ele poder escolher.Cada um está procurando o seuespaço, se dedicando e procuran-do dar continuidade. Todos estãopodendo dar a sua parcela decontribuição para poder ajudare sair desse momento difícil, mastemos certeza que vamos dar avolta por cima”, declarou. Nazona de rebaixamento, o Coriti-ba volta a campo no próximo dia16, quando recebe o Figueirenseno Estádio Couto Pereira.

Bellucci e Feijão disputarãooitavas em Scheveningen

Depois de começar atrás,o tenista Thomaz Bellucci,número 91 do mundo e pri-meiro do Brasil, conseguiue virada e vaga nas oitavasde final do torneio challen-ger de Scheveningen, naHolanda, evento sobre o pisode saibro com premiação de42,5 mil euros mais hospe-

dagem. O brasileiro superouo belga Yannick Mertens, 255ºcolocado, por 2 sets a 1 comparciais de 4/6 6/1 6/4 após1h52min de duração. Em bus-ca de vaga nas quartas, Tho-maz encara o italiano MateoViola, 172º colocado.

Ainda ontem (09) João Sou-za (Taesa/Correios/Asics/Wil-

son), 126º, superou russo Ale-xander Rumyantsev, 421º, por5/7 6/3 6/3 após 2h16min. Embusca de vaga nas quartas, oatleta que treina na AciolyTennis Team, no Rio de Janei-ro, comandado por RicardoAcioly, encara o tenista deGeórgia, Nikoloz Basilashvi-li, 201º colocado.

Ivan Storti/Lance!Press

Page 27: 07 10 2014

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA OPERAÇÃO

Stein Indústria e Comércio de Cerâmica Ltdatorna público que recebeu do IAP Licença de Opera-ção para atividade de extração de argila, implantadono lote rural nº 89, distrito de São Clemente, municí-pio de Santa Helena, Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA OPERAÇÃO

Stein Indústria e Comércio de Cerâmica Ltdatorna público que recebeu do IAP Licença de Opera-ção para atividade de extração de argila, implantadono lote rural nº 62/60, município de Entre Rios doOeste, Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA OPERAÇÃO

Stein Indústria e Comércio de Cerâmica Ltdatorna público que recebeu do IAP Licença de Ope-ração para atividade de extração de argila, implan-tado no lote rural nº 64, município de Santa Helena,Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA OPERAÇÃO

Grasel & Cia Ltda torna público que recebeu doIAP Licença de Operação para atividade de armaze-nagem, secagem e expedição de grãos, com valida-de até 11/12/2014, implantado na rua Arcênio Ba-ckes, chácara nº 80, zona suburbana, município deEntre Rios do Oeste, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DALICENÇA DE OPERAÇÃOVandrei Fernando Besen torna público que irá

requer ao IAP Licença de Operação para atividade desuinocultura, sistema de terminação para 800 ani-mais, implantada no lote rural n°42-B, linha SantoAngelo, distrito de Curvado, município de MarechalCândido Rondon, Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DALICENÇA DE OPERAÇÃOA empresa abaixo torna público que recebeu do

IAP a Licença de Operação N°31391 para o empreen-dimento a seguir especificado:

Empresa: Wellington GraebimAtividade: Avicultura de corte para 41.000 aves/

loteEndereço: Lote rural n°75, linha Bela Vista, distri-

to de Iguiporã.Município: Marechal Cândido Rondon, Paraná.Validade: 13/06/2018

Edição 3876 - O PRESENTE | 27QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014 EDITAIS

Page 28: 07 10 2014

28 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014

Bragadenses são presos por corte de árvore nativaCrime ambiental foi descoberto pelo Batalhão de Polícia de Fronteira,

que solicitou apoio da Polícia Ambiental para fazer o flagrante

ILEGAL

Dois homens moradores dePato Bragado foram detidosna tarde de ontem (09) porenvolvimento na extração ile-gal de árvores nativas. A ope-ração foi um trabalho conjun-to entre o Batalhão de Políciade Fronteira (BPFron) e a 5ªCompanhia de Polícia MilitarAmbiental. Na casa de um de-les os policiais localizaram trêsarmas de fogo.

Na noite de terça-feira (08)policiais do Batalhão de Fron-teira passavam pela BR-163, naregião de Terra Roxa, quandosuspeitaram da poda de árvo-res em uma propriedade àsmargens da rodovia. Os polici-ais registraram as informaçõese então liberaram o suspeito,morador de Pato Bragado. Oproprietário da terra disse quenão sabia sobre a extração. Namanhã de ontem (09) uma equi-pe da Polícia Ambiental foi atéo local e constatou que foi cor-tada uma árvore da espécie pe-

Peroba rosa não pode ser cortada; árvore está em extinção

roba rosa. Conforme o coman-dante da Ambiental, sargentoMarcos Soares, a árvore é nati-va e está na lista vermelha doIbama, que significa que a plan-ta está em extinção e não podeser extraída.

As esquipes policiais fo-ram até Pato Bragado e en-contraram o suspeito, que ti-nha consigo uma motosser-ra. O homem informou sobreo local onde estavam partes

Homem fica ferido em colisão na BR-163Um homem ficou ferido em

um acidente registrado na tar-de de ontem (09), na BR-163,entre Mercedes e Marechal Cân-dido Rondon. O episódio acon-teceu nas proximidades da Mi-neração Dalmina, em MarechalRondon. O condutor de umapick-up Montana com placas deCascavel seguia sentido a Gua-íra quando rodou na pista e foiatingido por uma caminhoneteTropivan Classic, com placasde Marechal. O condutor daMontana, de 24 anos, teve feri-mentos e por isso foi levado àUnidade de Saúde 24 Horas pelo

Montana teria rodado na pista e sido atingida por caminhonete

AquiAgora.net

AquiAgora.net

da árvore e então os policiaischegaram até o segundo en-volvido. Na casa dele foi en-contrada uma arma calibre22 e sete munições, uma es-pingarda 36 e quatro muni-ções e uma espingarda de pres-são com sinais de adultera-ção. Os dois foram encami-nhados para a Delegacia dePolícia Civil. O caso passa aser investigado para saber seeles cortaram outras árvores.

Tenente dos Bombeiros sofre acidenteO Corpo de Bombeiros

de Marechal Cândido Ron-don foi acionado na noitede ontem (08) para socorreruma vítima de capotamen-to na PR-491, rodovia queliga Marechal Rondon aNova Santa Rosa. A vítimaera o próprio comandanteda corporação, o tenenteLuciano Merlo. Ele teria per-dido o controle do veículo,saiu da pista e capotou vá-

rias vezes, causando mui-tos estragos no automóvel.Merlo foi socorrido com fe-rimentos nos braços e cabe-ça e encaminhado paraatendimento médico em To-ledo. Depois de exames foiconfirmada uma fratura naclavícula. O comandantenão corre risco de morte. APolícia Rodoviária Estadu-al esteve no local realizan-do os levantamentos.

Luciano Merlo capotou o carro várias vezes na PR-491

Portal Rondon

Jovem em cadeirade rodas é assassinado

Um homicídio foi regis-trado no fim da manhã deterça-feira (08), no BairroBelo Horizonte, em Media-neira. De acordo com in-formações repassadas pelapolícia, a vítima estava emsua residência quando umelemento teria se aproxi-mado e efetuado diversosdisparos de arma de fogo.Cleverson de Lima Kir-cheim, de 27 anos, morreuno local. Ele estava senta-do em uma cadeira de rodas

em frente à porta de entradada casa quando foi atingidopelos tiros.

Cleverson se recuperavade um acidente de moto ocor-rido no mês de dezembro de2013. No local os policiais en-contraram dez capsulas demunição calibre nove milí-metros. A Polícia Militar pre-servou a cena do crime até achegada da Polícia Civil, quesegue com as investigaçõespara tentar identificar e pren-der o autor do assassinato.

Jovem estava em frente a sua casa quando foi atingido pelos disparos

Corpo de Bombeiros para aten-dimento médico. O motoristada caminhonete não ficou feri-

Guia Medianeira

do. Policiais rodoviários fede-rais registraram o acidente econtrolaram o trânsito no local.

BLITZ EM RONDONAquiAgora.net

Quatro motos e dois carrosforam apreendidos pelaPolícia Militar duranteuma blitz realizada nocentro de MarechalCândido Rondon, na noitede terça-feira (08). A açãocontou com policiais daPolícia Militar rondonensee também de Toledo, alémde apoio da RondaOstensiva Tático Móvel(Rotam). A operação teve oobjetivo de fiscalizarmotoristas e veículos paragarantir segurança àcomunidade. Os seisveículos foramapreendidos porirregularidades oudébitos.

Page 29: 07 10 2014

O PRESENTE | 29QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014 AGRONEGÓCIO

PM apreende armas, munições e drogasAções divulgadas ontem (09) aconteceram na segunda-feira (07) e terça-feira (08), em Assis Chateaubriand

DOIS PRESOS

Policiais militares de AssisChateaubriand prenderamnesta semana duas pessoas eapreenderam armas, muniçõese drogas. As informações fo-ram divulgadas ontem (09).Na segunda-feira (07) elesdetiveram um homem de 30anos que tinha acabado desair da prisão. O indivíduofoi encontrado com uma pe-quena porção de maconha.No interior de sua residência,localizada no Jardim Progres-so, foi localizada uma pistolacalibre nove milímetros comoito munições intactas. Deacordo com o detido, a armaera para sua defesa.

Na terça-feira (08), porMateriais apreendidos foramencaminhados à Polícia Civil

Divulgação/PM

volta das 22 horas, foi detidoum homem de 26 anos, tam-bém morador de Assis Cha-teaubriand. Em sua casa, tam-bém no Jardim Progresso, eletinha várias porções de ma-conha, que totalizaram meioquilo da droga. Ainda no in-terior da moradia foi encon-trado um revólver calibre 38,com munições do mesmo ca-libre, e algumas munições decalibre nove milímetros. Emambos os casos, os suspeitos,armas de fogo e demais mate-riais apreendidos foram en-caminhados à Polícia Civil.

Caminhonete é recuperadaem ação conjunta

Policiais civis de Foz doIguaçu e militares de SantaTerezinha de Itaipu recu-peraram uma caminhone-te Hyundai Santa Fé rou-bada na manhã de sábado(05). A informação foi di-vulgada ontem (09). O rou-bo aconteceu quando doisindivíduos, um deles ar-mado com um revólver,invadiram uma residênciaem Santa Terezinha e le-varam o veículo, com pla-cas paraguaias. Na fugaos indivíduos bateram ocarro contra uma árvore,mas fugiram a pé em dire-

ção a uma mata próxima.No interior da caminhone-te foi localizado um revól-ver calibre 38 com cincocartuchos deflagrados.

Por meio de informaçõesanônimas, os policiais che-garam até um dos suspei-tos, em uma casa no Con-junto Mutirão. Os polici-ais entraram na residênciae encontraram um jovemde 23 anos com vários feri-mentos no rosto provoca-dos pela colisão da cami-nhonete. Ele foi reconheci-do pela vítima e está presoà disposição da Justiça.

Bandidos bateram o carro na hora da fuga

Divulgação/PC

BPFron recupera moto furtada em RondonPor volta das 21h30 de ter-

ça-feira (08) policiais milita-res do Batalhão de Polícia deFronteira (BPFron) recupe-raram, na Rua Espírito San-to, em Marechal Cândido Ron-

don, uma motoneta que ha-via sido furtada minutos an-tes. Os policiais realizavampatrulhamento quando rece-beram informações de queuma Honda C 100 Biz havia

sido furtada na área centraldo município. Os policiaisrealizaram diligências e en-contraram a moto abando-nada. O veículo foi entreguepara a proprietária.

Adolescentes são assaltados no centro rondonenseDois jovens foram assalta-

dos na noite de terça-feira (08),próximo ao Supermercado Cer-car, no centro de Marechal Cân-dido Rondon. Três pessoas sãosuspeitas de cometer o crime,

entre elas um menor de apenas14 anos e um outro conhecidono meio policial. As vítimas fo-ram agredidas pelos marginais,que roubaram R$ 100 e doisaparelhos de telefone celular.

Durante patrulhamento na re-gião foi encontrado um indiví-duo trajando roupas parecidascom as descritas pelas vítimas.O adolescente foi parcialmentereconhecido.

Menor de 15 anos comandava tráfico em ToledoPoliciais militares desativa-

ram um ponto de tráfico de dro-gas na noite de terça-feira (08),em Toledo. O local era suposta-mente gerenciado por um me-nor de idade. Depois de receberinformações de que alguns ado-lescentes estariam realizandoa venda de drogas nas proximi-dades do cemitério Jardim daSaudade, no Bairro Santa ClaraIV, a equipe do Serviço Reser-vado da unidade realizou um

breve monitoramento do locale constatou o fato.

Em seguida solicitou apoiode uma equipe da Ronda Osten-siva Tático Móvel (Rotam) paraa realização de abordagem. Ummenor de 15 anos confessou queele vendia crack, que estavaguardado em sua residência, nomesmo bairro.

Durante busca realizada emsua casa foi localizado no bolsode uma blusa uma caixa de fós-

foros com oito pedras de crack,já embaladas e prontas para avenda, além de R$ 54 em di-nheiro proveniente da comer-cialização de drogas. Tambémforam localizados no interiorda moradia um aparelho note-book e várias peças de bicicle-tas. Todos os objetos foram apre-endidos e encaminhados à De-legacia de Polícia Civil.

Durante a abordagem po-licial foi escutado um estam-pido de disparo de arma defogo. O tiro partiu da arma deoutro adolescente, que estavade bicicleta em via pública.Após disparar a arma, ele fu-giu, mas caiu e foi apreendido.Com ele os policiais localiza-ram um revólver calibre 32,com duas munições intactas euma deflagrada. O suspeito,de 16 anos, confirmou para asequipes policiais que tinha efe-tuado o disparo. Os adoles-centes receberam voz de apre-ensão e foram encaminhadosà Polícia Civil.Objetos foram localizados na casa do adolescente

Divulgação/PM

Page 30: 07 10 2014

30 | O PRESENTE - Edição 3876 EDITAIS QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014

Continua

Page 31: 07 10 2014

Edição 3876 - O PRESENTE | 31QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014 EDITAIS

Page 32: 07 10 2014

32 | O PRESENTE - Edição 3876 EDITAIS QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014

Page 33: 07 10 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.brQUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014 O PRESENTE | 33

APARTAMENTO, vendo,130m², c/ 2 quartos, sala deestar, sala de jantar, cozinha,bwc, murado, cercado, terre-no 396m², Lot. Independente,MCR, R$ 260.000,00, estudoproposta. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

APARTAMENTO, vendo, c/3 quartos, sala, bwc, cozinhaplanejada, mesa de mármore,lavand. c/ tanque embutido, ga-ragem, R. Mem de Sá, Cond.Canadá, MCR, R$ 115.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo ou troco, c/laje, 3 quartos, bwc, sala, co-zinha, lavand., garagem, chur-rasq., terreno 490m², 14x35,Lot. Santa Maria, MCR, R$160.000,00, troco por caminhãocaçamba. Tr. (45) 9812-3000com Francisco.

CASA, vendo, 100m², c/ 3quartos, sala de estar, bwc,cozinha, lavand., lavabo, gara-gem, terreno 362m², Lot. Bar-celona, MCR, R$ 180.000,00. Tr.(45) 9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 105m², semi-nova, c/ laje, 2 quartos, suíte,sala, cozinha, lavand., bwc,garagem coberta c/ churrasq.,jd. de inverno, murada, cerca-da, terreno 195m², Lot. RodaD'Água, MCR, R$ 195.000,00,estudo proposta. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 108m², c/ 3quartos, sala de estar, cozinha,2 bwc, garagem, murada, cer-cada, terreno 432m², Lot. Inde-pendente, MCR, R$ 165.000,00,estudo proposta. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 112m², alve-naria, c/ 2 quartos, suíte, bwc,sala, cozinha, lavand., varan-da, toda murada, R. PresidenteCosta e Silva, MCR, R$210.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 126m², c/ 2quartos, sala, cozinha, 2 bwc,área de serviço, garagem, emNovo Horizonte, R$ 125.000,00,aceito veículo ou terreno no ne-gócio. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 130m², nova,alvenaria, c/ 3 quartos, 3 bwc,área de serviço, sala, cozinha,janelas persianas, cerca fer-ro maciço, área de festas c/pia e mesa de mármore, Lot.Bem Te Vi, MCR, R$265.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 131,16m², c/3 quartos, suíte, sala de estar,cozinha, lavand., 2 bwc, 2 ga-ragens, edícula, murada, cerca-da, terreno 199,2m², Lot. RodaD'Água, MCR, R$ 336.000,00,estudo proposta. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 146,79m²,nova, c/ laje, 2 quartos, suíte,sala de jantar, sala de tv, cozi-nha, lavand., bwc, lavabo, ga-ragem, murada, cercada, terre-no 383,67m², Lot. Sabiá, MCR,R$ 420.000,00, estudo propos-ta. Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 156m², c/ laje,3 quartos, sala de estar, cozi-nha, área de serviços, 2 bwc,garagem p/ 2 carros, edícula,despensa, pintura nova, mura-da, cercada, terreno 458m², Jd.Alvorada, MCR, R$ 265.000,00,estudo proposta. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 160m², alve-naria, c/ laje, 2 quartos, suíte, 2bwc, sala, cozinha, garagemp/ 2 carros, área de festas,portão elet., Lot. Avenidas,MCR, R$ 300.000,00, aceito ter-reno ou casa de menor valor.Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (tim) Creci 6630-F.

CASA, vendo, 180m², c/ 2quartos, 2 suítes, sala de es-tar, 2 cozinhas, lavand., bwc,garagem, murada, cercada,terreno 364m², Lot. Sabka,MCR, R$ 240.000,00, estudoproposta. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 180m², c/ 2quartos, suíte, sala de estar,cozinha planejada, copa, áreade serviços, despensa, 3 bwc,garagem, semi mobiliada, edículac/ churrasq., terreno 600m²,centro, MCR, R$ 500.000,00,estudo proposta. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 180m², c/ 2quartos, suíte, sala de estar,sala de jantar, cozinha, área deserviços, despensa, 2 bwc,garagem coberta, murada, cer-cada, terreno 400m², centro,MCR, R$ 315.000,00, estudoproposta. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 180m², nova,c/ laje, 2 quartos, suíte, sala deestar, sala de jantar, cozinha,área de serviços, despensa, 2bwc, garagem fechada p/ 2carros, pintura nova, murada,cercada, terreno 361m², Lot.Alto da Boa Vista, MCR, R$385.000,00, aceito soja comoparte de pgto. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 40,17m², c/laje, 1 quarto, sala de estar, co-zinha planejada, área de servi-ço, bwc, pintura nova, murada,cercada, terreno 303,6m², Lot.Vale Verde, MCR, R$150.000,00, estudo proposta.Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 53m², nova,c/ laje, 2 quartos, sala, cozi-nha, bwc, área de serviço, pin-tura nova, Lot. São Francisco,MCR, R$ 95.000,00. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 62m², c/ 3quartos, sala de estar, cozinha,área de serviços, bwc, edícu-la c/ churrasq., terreno 238m²,Bairro Botafogo, MCR, R$140.000,00. Tr. (45) 9979-1080c/ Adelar ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 66m², nova, c/laje, 2 quartos, sala de estar, jd.de inverno, cozinha, área deserviços, bwc, garagem cober-ta, Lot. Roda D'Água, MCR, R$130.000,00. Tr. (45) 9979-1080c/ Adelar ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 68m², c/ 3quartos, sala de estar, cozinha,jd. de inverno, bwc, área deserviço, Lot. Caminhos do Sol,MCR, R$ 135.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 9979-1080c/ Adelar ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², alvena-ria, terreno de esquina, c/ espa-ço lateral p/ construção de maisuma casa, Bairro Frankfurt, MCR,R$ 130.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 70m², c/ 3quartos, sala, cozinha, bwc,garagem coberta, terreno425m², Lot. Recanto dos Pás-saros, MCR, R$ 145.000,00. Tr.(45) 9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 73m², c/ 2quartos, sala de estar, cozinha,área de serviços, bwc, mura-da, cercada, terreno 362m²,Lot. Santa Felicidade, MCR, R$200.000,00. Tr. (45) 9979-1080c/ Adelar ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 80m², nova, c/3 quartos, Lot. Trentine, 500mdo novo mercado Copagril, óti-ma localização, MCR, R$125.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 84m², c/ laje,3 quartos, sala de estar, cozi-nha, área de serviços, bwc,garagem coberta, murada, cer-cada, terreno 304m², Lot. San-ta Felicidade, MCR, R$190.000,00. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 90m², c/ 2quartos, suíte, sala de estar,cozinha, área de serviços,bwc, garagem, terreno 140m²,Lot. Frankfurt II, MCR, R$165.000,00. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, alvenaria, for-ro de pinho, garagem fechada,murada, R. Campo Grande, Lot.Lumara, MCR, R$ 170.000,00,aceito carro ou moto até R$20.000,00. Tr. (45) 8819-4934.

CASA, vendo, c/ laje, 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc, gara-gem, murada, Lot. São Francis-co, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9919-9870 ou 9997-0410com Alessandro.

CASA, vendo, Lot. São Mar-cos, MCR, R$ 90.000,00. Tr.(45) 9968-8210 com Jeferson,Creci F-25031.

CASA, vendo, nova, c/ 2quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., próx. ao cemitério,MCR, R$ 95.000,00, pelo pro-grama Minha Casa Minha Vida.Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, nova, c/ laje,2 quartos, sala, cozinha, áreade serviços, bwc, cercada,murada, Lot. Neitzke, próx. aoSesc, MCR, R$ 163.000,00. Tr.(45) 9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASAS, vendo, em MCR, apartir de R$ 100.000,00, peloprograma Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 9968-8210 comJeferson, Creci F-25031.

Temperatura: 22º/15º Temperatura: 22º/14º Temperatura: 22º/14º Temperatura: 23º/15º Temperatura: 21º/14ºTemperatura: 22º/11º

CHÁCARA , vendo,24.200m², 20.000m² em plan-tio, restante em reserva, sembenfeitorias, Linha Palmital, 7kmde MCR, R$ 90.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA , vendo,24.200m², c/ 3.500 pés de eu-calipto, sem benfeitorias, LinhaPalmital, 8km de MCR, R$85.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, 3.500m²,terra plana, sem pedras, c/ flo-resta natural, 500m de MCR,valor a combinar, preço de oca-sião, aceito carro. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

CHÁCARA, vendo, 36.000m²,c/ benfeitorias, 7km de MCR, R$150.000,00, troco por casa emMCR. Tratar pelo (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, 45.000m²planta, 24.200m² cercada empastagem, c/ 2 açudes, águasuficiente p/ + 2 açudes, 3kmda BR 163, próx. ao asfalto, emNovo Horizonte, R$ 300.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

Page 34: 07 10 2014

34 | O PRESENTE CLASSIFICADOS QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014

CHÁCARA , vendo,54.000m², sem benfeitorias,toda cercada, próx. a Margari-da, R$ 85.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, c/ ben-feitorias, em Vila Nova, Toledo,R$ 180.000,00, aceito troca porcasa em MCR. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

FAZENDA, vendo, 1.100hectares, no asfalto, próx. aColinas e ao terminal ferroviá-rio, em Tocantins, valor e pra-zo a combinar, aceito troca. Tr.(45) 8840-6226 ou 3279-1666,Creci F-21288.

PRÉDIO, vendo, integral ouparcial , c/ apartamento330m², sala comercial 320m²,anexo barracão 200m², gara-gem 100m², R. 7 de Setem-bro, nº 1744, centro, MCR,valor e condições a combinar.Tr. (45) 9965-1830.

SOBRADO , vendo,104,32m², de esquina, c/ 2quartos, suíte, sala de estar,cozinha, bwc, lavabo, área deserviço, churrasq., murado,cercado, Lot. Parque Ecológi-co, MCR, R$ 240.000,00, estu-do proposta. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

SOBRADO, vendo, 128m²,c/ 2 quartos, suíte, sala deestar, copa, cozinha, lavand.,2 bwc, garagem, pinturanova, murado, cercado, defrente p/ o norte, Lot. ValeVerde, MCR, R$ 320.000,00,aceito proposta. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, CreciJ-4248, certoimoveis.com.

SOBRADO , vendo,168,17m², c/ 2 quartos, suíte,sala de estar, sala de jantar,cozinha, jd. de inverno, áreade serviços, bwc, lavabo, ga-ragem c/ churrasq., pinturanova, murado, cercado, Lot.Freitag, MCR, R$ 395.000,00,estudo proposta. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

SOBRADO, vendo, 97m²,novo, c/ 2 quartos, garagem,churrasq., demais dependên-cias, próx. ao Lot. Ana Paula,MCR, R$ 235.000,00. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418 (tim)Creci 6630-F.

TERRA, vendo, 10.6 alq., 5em plantio, sem benfeitorias,Linha Marecos, distrito de Mar-garida, MCR, R$ 500.000,00.Tratar pelo fone(45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 11 alq., me-canizados, em Pato Bragado,valor a combinar. Tr. (45) 9978-6422 com Raimundo Van DenBonn, Creci F11955J.

TERRA, vendo, 12 alq., 6 alq.de 1ª, restante reserva, sembenfeitorias, em Novo Saran-di, R$ 895.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 2.5 alq., c/ 3aviários, 2 casas, diversasbenfeitorias, ótima localização,valor a combinar. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 30 alq., 18mecanizados, restante em pas-to, em São Clemente, SantaHelena, valor a combinar. Tr.(45) 9978-6422 com RaimundoVan Den Bonn, Creci F11955J.

TERRA, vendo, 46 alq., 38mecanizados, c/ benfeitorias,água corrente, 20km de Palo-tina, valor: 1.400 scs de sojapor alq., em condições, 50%de entrada + 2 anos. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418(tim) Creci F-6630.

TERRA, vendo, 5 alq., 4,3 emplantio, sem benfeitorias, emCurvado, divisa com Pato Bra-gado, valor a combinar. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5 alq., c/ chi-queiros seminovos p/ 1500 su-ínos, fase de terminação, c/casa nova em alvenaria, emMCR, R$ 1.100.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5,5 alq., c/reserva, sem benfeitorias, Li-nha São Bernardo, São Roque,MCR, valor: 1.100 scs de sojapor alq., aceito carro até R$25.000,00. Tr. (45) 9909-8313.

TERRA, vendo, 5,67 alq., 4,5em plantio, c/ casa em alvena-ria 130m² c/ laje, 2.000m doasfalto, 7,5km de MCR, valor:1.200 scs de soja por alq., 60%de entrada + 1 pagamento anu-al. Tr. (45) 9921-9844 c/ Re-nato ou 9815-8023 c/ Abelha,Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5,7 alq., plan-ta 3, restante pastagem, c/ ben-feitorias, em MCR, R$285.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 6 alq., de 1ª,toda mecanizada, 4km de MCR,valor: 2.100 scs de soja por alq.Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (tim) Creci F-6630.

TERRA, vendo, 7 alq., planta5.70, sem benfeitorias, aprox.4km do asfalto e do frigoríficoda Copagril, Linha Ajuricaba,MCR, valor e condições a com-binar. Tr. (45) 9955-3822 (tim).

TERRA, vendo, 8,5 alq., sembenfeitorias, ideal p/ eucalipto,próx. a Margarida, MCR, valor:750 scs de soja por alq., aceitoterreno ou casa em MCR. Tr.(45) 3254-1345 ou 8405-9418(tim) Creci F-6630.

TERRENO, vendo, 1.000m²,20x50, c/ 300m² em benfeitori-as, R. Espírito Santo, próx. aoColégio Rui Barbosa, MCR, R$600.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 13x45,50,R. Darlei Bregolli, Lot. Maioli,MCR, R$ 95.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 15x23, deesquina, Lot. Imperial, MCR, R$78.000,00. Tr. (45) 9963-5893com Marciano.

TERRENO, vendo, 15x24, deesquina, Lot. Porto Seguro,MCR, valor a combinar. Tr. (45)8817-6866.

TERRENO, vendo, 301m²,18,16m de frente, Lot. Beija Flor,MCR, R$ 95.000,00, ou entra-da de R$ 20.000,00, restanteem até 60 pgtos, financiamen-to direto. Tr. (45) 9921-9844 c/Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 315m²,14x22,5, Lot. Recanto Feliz,MCR, R$ 55.000,00 à vista, ouR$ 15.000,00 de entrada e as-sume 54 parcelas de R$975,00. Tr. (45) 9921-9844 c/Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 342m²,12x28.5, todo murado, Jd.Paraíso, MCR, R$ 60.000,00.Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelarou 3254-5000 na Certo Imó-ve is , Crec i J -4248,certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 362m²,12,5x29, Lot. Vale Verde,MCR, R$ 68.000,00, aceitoproposta. Tr. (45) 9979-1080c/ Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 364m²,13x28, Lot. Araucaria, próx. aocentro, saída p/ Margarida,MCR, R$ 65.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 375m²,12,5x30, todo murado, R. XVde Novembro, Bairro Ana Pau-la, rua sem saída, ao lado daPrinecesa dos Campos, ótimalocalização, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9955-3822 (tim).

TERRENO, vendo, 384m²,12x32, Lot. Araucaria, próx. aocentro, saída p/ Margarida,MCR, R$ 85.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 465m²,Lot. Porto Belo, MCR, R$85.000,00. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 627m²,Lot. Pinz, saída p/ Margarida,MCR, R$ 88.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, c/ infra-estrutura completa, liberado p/construção, Lot. Maioli, senti-do Anel Viario, 500m da Reali-ze Mat. Construção, MCR, va-lor a combinar, parcelamentopróprio ou à vista com 5% dedesconto. Tr. (45) 9968-4052ou 3254-2148 com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot. Bei-ja Flor, em frente ao Lot. AnaPaula, MCR, valor a combinar,em até 60 parcelas. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, vários,Lot. São Francisco Novo, R$60.000,00 cada. Tr. (45) 9978-6422 com Raimundo Van DenBonn, Creci F11955J.

APARTAMENTO, alugo,72m², c/ 2 quartos, sala, cozi-nha, lavand., Av. Maripá, nº1015, em cima da Dipar AutoPeças, MCR, R$ 570,00, inclu-so água. Tr. (45) 9909-8313.

APARTAMENTO, alugo, c/ 1quarto p/ 1 pessoa ou casal,sala conjugada, cozinha, la-vand., bwc, garagem, R. 7 deSetembro, nº 434, fundos lojaDarom Móveis, MCR, R$560,00, incluso água. Tr. (45)9971-1150 ou 9930-5300.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, suíte, sala de estar,sala de jantar, cozinha, bwc,lavand., garagem p/ 2 carros,área de festas, Res. Di Caval-cante, MCR, R$ 724,00 + R$220,00 de condomínio, inclusoágua, taxa de lixo, segurança.Tr. (45) 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

APARTAMENTO, alugo, c/ 3quartos, sala, cozinha, lavand.,garagem coberta, interfone c/abertura de portão, Ed. Cana-dá, MCR, R$ 560,00. Tr. (45)9803-2282 com Kândida.

APARTAMENTOS, alugo,novos, c/ 2 quartos grandes,demais dependências, ótimoacabamento, R. Pres. Costa eSilva esq. c/ R. São Paulo, nº861, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9926-1202.

CASA, alugo, 100m², alve-naria, c/ laje, 3 quartos, sala,cozinha, bwc, garagem, mura-da, cercada, R. 25 de março,nº 407, MCR, R$ 700,00. Tr.(45) 9929-8345 com Aldoir.

CASA, alugo, alvenaria, c/ 3quartos, sala, cozinha, lavand.fechada, bwc, toda murada, R.Alecrim, nº 109, Jd. Higienópo-lis, MCR, R$ 400,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9977-5515,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, alvenaria, R.Talismã, nº 177, Lot. São Mar-cos, MCR, R$ 420,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9977-5515,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, R. São Pau-lo, nº 1495, próx. ao mercadoRuzza, MCR, R$ 530,00. Tr.(45) 9974-7113.

QUARTOS, alugo, c/ ou semmóveis, próx. a Unioeste, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9913-1604 ou 9143-5547.

QUITINETE, alugo, c/ 1quarto, demais dependênci-as, garagem, parabólica co-letiva, 50m do mercado Cer-car, centro, MCR, R$ 390,00.Tr. (45) 9959-0433 ou 3254-0298 com Terezinha.

SALA COMERCIAL, alugo,50m², R. 7 de Setembro, nº1693, sala 02, MCR, R$600,00. Tr. (45) 9812-3000com Francisco.

SALA COMERCIAL, alugo,65m², alvenaria, R. Minas Ge-rais, nº 984, sala 2, ao lado bi-cicletaria Central, centro, MCR,R$ 724,00. Tr. (45) 3254-4512ou 9911-8128 com Fernando.

SALAS COMERCIAIS ,alugo, 2, R. Pernambuco, nº1623, 50m da Unioeste,MCR, R$ 750,00 cada. Tr.(45) 9969-8051.

ASTRA ADVANTAGE HA-TCH, vendo, ano 2006/07, cin-za, 4 portas, completo, 4 pneusnovos, R$ 25.000,00. Tr. (45)9955-4556.

ASTRA GL HATCH 1.8, ven-do, ano 2001/01, branco, com-pleto, ótimo estado de conser-vação, R$ 16.500,00. Tr. (45)8409-6429 ou 3268-1446.

ASTRA SEDAN 2.0, vendo,ano 2011, preto, flex, automáti-co, completo, airbag, ar digital,rodas liga leve, cd original, im-postos 2014 pagos, único dono,impecável, R$ 36.900,00. Tr.(45) 3254-7000 ou 8803-6565.

CAMINHÃO 1518, vendo,ano 89, graneleiro novo, redu-zido, valor a combinar. Tr. (45)9993-1855 (tim) ou 3254-7076com Ruben.

CAMINHÃO, vendo, ano 71,Mercedes Benz 1113, R$30.000,00. Tr. (45) 3254-8915ou 9137-3089 com Clauri.

CAMINHÃO, vendo, Ford,motor Mercedes, toco, grane-leiro, 5 marchas, bom estado,valor a combinar. Tr. (45) 9908-5898 ou 9109-6251.

CITROEN C3 1.4, vendo, ano2012, flex, 8v, vidro elét., tra-va, alarme, ar-cond., ar quen-te, bancos em couro, baixa km,única dona, ótimo estado deconservação, valor da tabelafipe. Tr. (45) 9989-0071.

COMPRO, Delrey ou Belina,ótimo estado, valor a combinar.Tr. (45) 9990-3399.

COROLLA 1.8, vendo, ano2010, prata, flex, automático,completo, airbag, rodas ligaleve, cd original, 29.000km, im-postos 2014 pagos, impecável,R$ 52.900,00. Tr. (45) 3254-7000 ou 8803-6565.

CORSA CLASSIC, vendo,ano 2008/08, branco, 4 portas,c/ ar-cond., roda aro 15, rádiousb, R$ 15.500,00. Tr. (45)9838-5899 com Rudimar.

CORSA SUPER, vendo, ano96, 4 portas, ótimo estado, R$8.900,00. Tr. (45) 9923-5543.

D20 BRASINCA ANDALUZ,vendo ou troco, ano 89, verde,motor perkins, turbo, cabinedupla, 6 lugares, R$ 20.000,00.Tr. (45) 9974-7155.

ECOSPORT 1.6, vendo, ano2011, flex, 26.000km, placa A,único dono, ótimo estado deconservação, valor a combinar.Tr. (45) 9838-7067.

F-1000, vendo, ano 98,mwm, completa, R$ 48.000,00.Tr. (45) 9993-1855 (tim) ou3254-7076 com Ruben.

FIESTA, vendo, ano 97, ver-melha, 4 portas, rodas de liga,alarme, som, pneus novos, R$6.990,00, aceito Biz. Tr. (45)9994-0990.

FOCUS 1.6, vendo, ano 2008,flex, 4 pneus novos, ótimo es-tado de conservação, R$23.000,00. Tr. (45) 9824-2900.

GOL POWER G5 1.6, ven-do, ano 2010, preto, completo,R$ 12.000,00 de entrada + 49parcelas de R$ 525,00, aceitoBiz. Tr. (45) 9842-1145 ou9904-0717.

GOL SPECIAL 1.0, vendo,ano 99, azul, impecável, R$10.000,00. Tr. (45) 9934-6169.

GOL SPECIAL, vendo, ano96, prata, ótimo estado, R$8.600,00. Tr. (45) 9923-5543.

Page 35: 07 10 2014

O PRESENTE | 35QUINTA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2014 CLASSIFICADOS

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 10/07/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 11/07/2014R$ 2,00PARA ASSINANTES

GOL, vendo, ano 2000,bom estado, R$ 10.500,00. Tr.(45) 9923-5543.

GOL, vendo, ano 2004/05,valor a combinar. Tr. (45) 9967-9820 com Lirio.

MONTANA CONQUEST,vendo, ano 2009/10, flex, com-pleta, 64.000km, único dono, R$24.000,00. Tr. (45) 9961-0396ou 3254-5212 com Paulo.

PARATI CL 1.6 AP, vendo,ano 95, gasolina, completo, fa-ról de neblina, rádio usb, doc.2014 pagos, revisado, impecá-vel, valor a combinar, aceito tro-ca de maior ou menor valor. Tr.(45) 9922-8486 com Lucas.

SAVEIRO 1.6, vendo ou tro-co, ano 2007, flex, vidro elét.,trava, alarme, pneus novos,valor a combinar, troco pormaior valor. Tr. (45) 9972-5812.

SILVERADO, vendo, ano2000, completa, va lor acombinar. Tr. (45) 9828-5155 com Neco.

STRADA PICK UP, vendo,ano 2001, ótimo estado, R$14.300,00. Tr. (45) 9923-5543.

VECTRA EXPRESSION 2.0,vendo, ano 2005, prata, 8v,completo, couro, ótimo estadode conservação, R$ 23.900,00,aceito moto. Tr. (45) 9909-8313.

VECTRA GLS 2.2, vendo,ano 99, azul, gasolina, com-pleto, 4 pneus novos, rádiousb, doc. 2014 pagos, revi-sado, impecável, valor a com-binar, aceito troca de maior oumenor valor. Tr. (45) 9922-8486 com Lucas.

VECTRA GT 2.0, vendo, ano2011, prata, flex, completo, air-bag, ar digital, cd original c/ co-mando no volante, rodas ligaleve, cibié, único dono, impe-cável, R$ 39.800,00. Tr. (45)3254-7000 ou 8803-6565.

CG 125 FAN, vendo, ano2005, preta, R$ 3.300,00. Tr.(45) 3254-4140 com Fabiani.

CG FAN 125 KS, vendo,ano 2012, 12.000km, únicodono, R$ 4.450,00. Tr. (45)9904-1089 com Andrei.

CG FAN KS, vendo, ano2011/11, vermelha, R$4.600,00. Tr. (45) 9914-6553com Meri.

CG TITAN 150 KS, vendo,ano 2009, vermelha, R$5.000,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

CG TITAN KS, vendo, ano2010/10, amarela, R$ 5.300,00.Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

FALCON, vendo, ano 2008,preta, c/ protetor de mão Circuit,pneus novos, relação e baterianovas, doc. 2014 pago, R$11.000,00. Tr. (45) 9917-5477.

FAZER 250, vendo, ano2011/12, preta, ótimo esta-do, R$ 8.500,00. Tr. (45)9932-2301.

LEAD, vendo, ano 2011/11,vermelha, R$ 4.800,00. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

NEO, vendo, ano 2007/08,prata, R$ 4.500,00. Tr. (45)3254-4140 com Fabiani.

SHINERAY, vendo, ano 2012/13, preta, valor a combinar. Tr.(45) 9952-1092 com Sidinei.

TWISTER, vendo, ano 2008,preta, 18.500km, 3º dono, per-sonalizada, R$ 6.590,00. Tr.(44) 9706-6932 com Adir.

V-STROM 650, vendo, ano2012/13, preta, 7.500km, c/ to-dos os acessórios, ótimo esta-do, valor a combinar. Tr. (45)9935-0545 com Ronei.

YBR 125 K, vendo, ano2005/05, preta, R$ 3.000,00. Tr.(45) 9914-6553 com Meri.

YBR 125 K, vendo, ano2008/08, preta, bem conserva-da, R$ 3.500,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

YBR FACTOR ED, vendo,ano 2013/14, vermelha, R$6.300,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

YS FAZER 250, vendo,ano 2009/10, vermelha, R$7.700,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

ACORDEON, vendo, usado,80 baixos, eletrificado, bomestado, valor a combinar, acei-to troca. Tr. (45) 9988-8654.

CARTA DE CRÉDITO, ven-do, contemplada, p/ carro até5 anos, crédito R$ 25.000,00,entrada R$ 8.700,00, assumeparcelas de R$ 525,00, acei-to moto pela parte paga. Tr.(45) 9842-1115.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ automóvel,crédito R$ 18.500,00, entradaR$ 6.250,00 à vista, assume34 parcelas de R$ 520,00. Tr.(45) 9994-0990.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ imóvel, cré-dito R$ 337.000,00, entrada R$76.500,00, assume 67 parce-las de R$ 5.810,68. Tr. (45)3254-5050 ou 9831-5050 naCredCerto, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,p/ imóvel, crédito R$123.765,39, prazo 93 meses,a partir da 5ª parcela R$1.682,01. Tr. (45) 3254-5050 ou9831-5050 na CredCerto,credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,p/ veículo, crédito R$ 28.800,00,prazo 52 meses, a partir da 5ªparcela R$ 670,91. Tr. (45)3254-5050 ou 9831-5050 naCredCerto, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,sem taxa de adesão, créditoR$ 150.000,00, prazo 149 me-ses, a partir da 5ª parcela R$1.309,67. Tr. (45) 3254-5000 ou9987-5000, Certo Imóveis.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,sem taxa de adesão, crédito R$450.000,00, prazo 198 meses,a partir da 5ª parcela R$3.797,80. Tr. (45) 3254-5000 ou9987-5000, Certo Imóveis.

COZINHA, vendo, usada,branca, R$ 1.600,00. Tr. (45)9933-7569 com Ademar.

FAÇO serviços de pinturase soldas em portões, grades,janelas, portas e calhas, inte-ressados. Tr. (45) 9909-8309ou 9933-4262.

FILHOTE, vendo, Pastor Ale-mão, capa preta, c/ 37 dias, R$150,00. Tr. (45) 8804-1749.

FILHOTES, vendo, PastorAlemão, vacinados e vermifu-gados, valor a combinar. Tr.(45) 9137-0692.

GELADEIRA, vendo, Consul,380lts, 1 porta, degelo seco, 6anos de uso, bom estado, R$450,00. Tr. (45) 9126-8220.

LANCHA, vendo, Tropical,motor 100hp, 4 tempos, valora combinar, preço de ocasião,aceito camionete. Tr. (45)9934-8875.

LAVA SOFÁ, lavagem aseco, lava, estereliza e perfu-ma, cama box, cobertores,edredons, tapetes, estofadosde veículos, cortinas e persia-nas, interessados. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

MADEIRA, compro, de peró-ba, usada, tábua, caibro e as-soalho, valor a combinar. Tr.(45) 9134-4067.

MADEIRAS, compro, tábuase vigas de peróba, usadas,valor a combinar, pago à vista.Tr. (45) 9134-4067.

MOTOR, vendo, Yamaha,15hp, valor a combinar. Tr. (45)3254-4140.

OFERTA DE TRABALHOp/ açougueiro, c/ experiên-cia, interessados. Tr. (45)9915-5013.

OFERTA DE TRABALHOp/ auxiliar de soldador, inte-ressados. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABALHO p/eletrotécnico, interessados. Tr.(45) 9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABALHO p/empleiteiro, p/ trocar telhadode barracão de brasilit poraluzinco, interessados. Tr.(45) 9933-8866.

OFERTA DE TRABALHO p/técnico/mecânico em refrige-ração, interessados. Tr. (45)9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABALHO p/vendedor externo, autonomo,p/ academia ao ar livre, sinali-zação, metalurgia em geral, in-teressados. Tr. (45) 3254-7056ou 9992-3339.

PONTO DE XEROX, vendo,em faculdade, todo equipa-do, valor a combinar. Tr. (45)9938-2026.

REBOQUE, vendo, p/ barco,novo e usado, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-4140.

ADUBO, vendo, de aviá-rio, esparramado na lavou-ra, valor a combinar. Tr. (45)9948-6042.

BEZERROS, compro, Ne-lore, de 25 a 30 unidades,valor a combinar, pago à vis-ta. Tr. (45) 9954-6399.

PEIXES, vendo, tilápia, pacúe carpa, entrego na casa, va-lor a combinar. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

ROÇADEIRA, vendo, Mas-sey Ferguson, p/ trator, c/ 1,80mde corte, valor a combinar. Tr.(45) 9974-1401 com Rubens.

TRATOR, vendo, ano 80,Ford 6600, bom estado, valor acombinar. Tr. (45) 3281-1342(fora do horário comercial).

TRATOR, vendo, ano 82,Ford 4600, ótimo estado, valora combinar. Tr. (45) 9922-6454.

TRATOR, vendo, ano 98,Keiser 135, valor a combinar.Tr. (45) 9922-6454.

VACAS, vendo, 25, Holan-desas, alta genética, 5 lotes de5 animais, a partir de R$4.500,00 por animal. Tr. (45)9825-2025.

VACAS, vendo, Jersey eHolandesas, prenhas, valor acombinar. Tr. (45) 9927-0825.

Page 36: 07 10 2014