gazeta de varginha - 10/07/2014

20
página 02 PONTO DE VISTA Levítico 21 Máx: 22° / Mín: 13° A lei acerca de comer cousas santas Mais de mil candidatos disputam vaga na Assembleia Legislativa EDIÇÃO 9.024 R$ 1, 00 VARGINHA, 10 DE JULHO DE 2014 DEUS É FIEL local/página 03 Outros 635 candidatos querem fazer parte da bancada mineira na Câmara dos Deputados local/página 05 Em Varginha, dois vereadores vão dispu- tar as próximas elei- ções: Armando Fortu- nato (PSB) a deputado estadual, e Adilson de Oliveira “Pé de Chum- bo” (PR), a deputado federal. Quais as chan- ces e as previsões de gastos para as eleições de 2014? Em Minas, 1.098 candidatos disputam uma das 77 cadeiras disponíveis na Assem- bleia Legislativa do Es- tado de Minas Gerais. Sul de MG registra pelo menos 5 homicídios em 12 horas Outros 635 querem fa- zer parte da bancada mineira na Câmara dos Deputados, composta por 53 deputados fede- rais. Antes de pensar em se eleger, um postulan- te a uma vaga na As- sembleia ou na Câma- ra precisa estar num partido que pelo me- nos consiga somar os votos necessários para alcançar o tal quocien- te eleitoral. [email protected] www.jornalgazetadevarginha.com facebook.com/gazetavga regional/página 08 local/página 05 Pelo menos cinco pessoas foram assassi- nadas entre a noite des- ta terça-feira (8) e a madrugada desta quar- ta-feira (9), no Sul de Minas. Conforme a Po- lícia Militar, os crimes foram registrados em Alpinópolis (MG), Maria da Fé (MG), Alfenas (MG), Campo do Meio (MG) e São Lourenço (MG). Bairro de Varginha fica sem energia elétrica durante jogo do Brasil Cemig lança aplicativo para atender clientes por tablet e smartphone local/página 04 Meta de vacinação contra a gripe é superada

Upload: gazeta-de-varginha

Post on 01-Apr-2016

253 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 9.024

TRANSCRIPT

página 02

PONTO DE VISTA

Levítico 21

Máx: 22° / Mín: 13°

A lei acerca de comer cousas santas

Mais de mil candidatos disputamvaga na Assembleia Legislativa

EDIÇÃO 9.024R$ 1, 00 VARGINHA, 10 DE JULHO DE 2014

DEUS É FIEL

local/página 03

Outros 635 candidatos querem fazer parte da bancada mineira na Câmara dos Deputados

local/página 05

Em Varginha, doisvereadores vão dispu-tar as próximas elei-ções: Armando Fortu-nato (PSB) a deputadoestadual, e Adilson deOliveira “Pé de Chum-bo” (PR), a deputadofederal. Quais as chan-ces e as previsões degastos para as eleiçõesde 2014?

Em Minas, 1.098candidatos disputamuma das 77 cadeirasdisponíveis na Assem-bleia Legislativa do Es-tado de Minas Gerais.

Sul de MG registra pelo menos

5 homicídios em 12 horas

Outros 635 querem fa-zer parte da bancadamineira na Câmara dosDeputados, compostapor 53 deputados fede-rais.

Antes de pensar emse eleger, um postulan-te a uma vaga na As-sembleia ou na Câma-ra precisa estar numpartido que pelo me-nos consiga somar osvotos necessários paraalcançar o tal quocien-te eleitoral.

[email protected]

www.jornalgazetadevarginha.com

facebook.com/gazetavga

regional/página 08local/página 05

Pelo menos cincopessoas foram assassi-nadas entre a noite des-ta terça-feira (8) e amadrugada desta quar-ta-feira (9), no Sul deMinas. Conforme a Po-lícia Militar, os crimes

foram registrados emAlpinópolis (MG), Mariada Fé (MG), Alfenas(MG), Campo do Meio(MG) e São Lourenço(MG).

Bairro de Varginha ficasem energia elétricadurante jogo do Brasil

Cemig lança aplicativopara atender clientes por

tablet e smartphonelocal/página 04

Meta devacinaçãocontra agripe é

superada

Respostas do Caça-Palavrasda edição passada

CNPJ: 21.535.075/0001-47

A redação não seresponsabiliza por

conceitos emitidos emartigos assinados, mesmo

sobpseudônimos, que são deinteira responsabilidade

de seus autores.

Diário de CirculaçãoRegional - Diretora

Administrativa:Ana Maria Silva Piva -Jornalista Responsável:

Lanamara Silva -MTB -8304 JP - Editor:

Rodrigo S. Fernandes Sindjori- MG 312/99 - Administra-ção/Revisão: Lanamara Silva

- Paulo Ribeiro da SilvaFernandes

(Jornalista e superintenden-te de redação-

M.T.TB.16.851) - Horáriode funcionamento das08:00hs às 18:00hs

ABRAJORI - AssociaçãoBrasileira de Jornais do

InteriorSINDJORI - Sind. Prop.de Jornais e Revistas do

InteriorADJORI - Associaçãodos Jornais do InteriorADI - Associação dosJornais do interior de

Minas Gerais

ENDEREÇO:Redação e Departamentode Publicidade Av. dosImigrantes, 445 - SantaMaria - CEP 37022-560 -

Telefones(35)3221-4668(35)3221-4845

VARGINHA/MGE-mail: gazetade

[email protected]@yahoo.

com.brEndereço eletrônico:www.gazetavarginha.com.br

10 DE JULHO DE 201402 | GAZETA DE VARGINHAPONTO DE VISTA

1 - DEPOIS falou oSENHOR a Moisés, di-zendo:

2 - Dize a Arão e aseus filhos que se apar-tem das coisas santasdos filhos de Israel, quea mim me santificam,para que não profanemo meu santo nome. Eusou o SENHOR.

3 - Dize-lhes: Todoo homem, que entre asvossas gerações, detoda a vossa descendên-cia, se chegar às coisassantas que os filhos deIsrael santificam ao SE-NHOR, tendo sobre sia sua imundícia, aquela

alma será extirpada de di-ante da minha face. Eusou o SENH

4 - Ninguém da des-cendência de Arão, quefor leproso, ou tiver flu-xo, comerá das coisassantas, até que seja lim-po; como também o quetocar alguma coisa imun-da de cadáver, ou aquelede que sair sêmen da có-pula,

5 - Ou qualquer quetocar a algum réptil, peloqual se fez imundo, ou aalgum homem, pelo qualse fez imundo, segundotoda a sua imundícia;

6 - O homem que o

tocar será imundo até àtarde, e não comerá dascoisas santas, mas banha-rá a sua carne em água.

7 - E havendo-se o soljá posto, então será lim-po, e depois comerá dascoisas santas; porque esteé o seu pão.

8 - O corpo morto e odilacerado não comerá,para que não se contami-ne com ele. Eu sou o SE-NHOR.

9 - Guardarão, pois, omeu mandamento, paraque por isso não levempecado, e morram nele,havendo-o profanado. Eusou o SENHOR que os

Palavras de Vida

A lei acerca de comer cousas santasLevítico 22Parte I

santifico.10 - Também ne-

nhum estranho comerádas coisas santas; nem ohóspede do sacerdote,nem o diarista comerádas coisas santas.

11 - Mas quando o sa-cerdote comprar algumapessoa com o seu dinhei-ro, aquela comerá delas,e os nascidos na sua casa,estes comerão do seupão.

12 - E, quando a filhado sacerdote se casar comhomem estranho, ela nãocomerá da oferta das coi-sas santas.

13 - Mas quando a fi-

lha do sacerdote for viú-va ou repudiada, e não ti-ver filho, e se houver tor-nado à casa de seu pai,como na sua mocidade, dopão de seu pai comerá;mas nenhum estranhocomerá dele.

14 - E quando alguémpor erro comer a coisasanta, sobre ela acrescen-tará uma quinta parte, e adará ao sacerdote com acoisa santa.

15 - Assim não profa-narão as coisas santas dosfilhos de Israel, que ofe-recem ao SENHOR,

16 - Nem os farão le-var a iniqüidade da culpa,

Antonio Carlos Lopes

É ano de eleição. Jávemos a disputa pelo po-der ganhar destaque naTV, rádio, internet e emtodos os meios de comu-nicação. Está aberta a caçaao voto.

Não há dúvidas deque o ex-ministro da Saú-de e pré-candidato do PTao governo de São Paulo,Alexandre Padilha, usarádiversas vezes o nome do“Programa Mais Médicospara o Brasil” em suas apa-rições de campanha.

Será um caso típicoem que o feitiço poderávoltar-se contra o feiti-ceiro. Afinal, o “Mais Mé-dicos” não passa de umfalso remédio para o Sis-tema Único de Saude e,sobretudo, um engodoeleitoreiro.

Verdade seja dita: asaúde não se faz só comatenção básica. Algumascaracterísticas destePrograma provam que oGoverno Federal não estátão preocupado com aqualidade da assistênciamédica prestada aos cida-

dãos. Uma delas é a vindade profissionais estran-geiros sem a revalidaçãode diploma, ou seja, sema garantia de conheci-mento da medicina.

Aliás, a iniciativamascarada de boas inten-ções cria duas medicinasno Brasil: uma para os po-bres e outra para os ricos.Enquanto o povo é aten-dido em situações precá-rias, os mais abastados re-cebem tratamento comtecnologia de ponta.

Baseado na minha ex-periência profissional enos aspectos clínico eeducacional da medicina,posso dizer com segu-rança que a formação domédico está muito alémdo atendimento básico. Éfundamental que o pro-fissional se renove cons-tantemente, sempre seatualizando, e tenha à suadisposição a infraestrutu-ra necessária para traba-lhar de forma digna. Omédico nunca se forma,apenas se gradua. E porisso devemos nos preo-cupar com a educaçãomédica e não somentecom a escolaridade. Edu-cação é a formação inte-gral do indivíduo, tantohumana, quanto profissi-onal. Já a escolaridade é asimples transmissão doconhecimento de formapuramente técnica. Oque conta é adquirir umavaliosa bagagem ética e

saber dar importância àrelação médico-pacien-te.

É interessante frisaro óbvio: o doente é maisimportante que a doença.Portanto, precisamos in-vestir em uma assistên-cia cada vez mais humanae não apenas elementarou predominantementetecnicista. O pacientedeve ser examinado noseu todo independente-mente de queixa. E não éisso que acontece quan-do propomos o atendi-mento básico.

A humanização e a re-lação médico-paciente,aliados à boa formaçãomédica e à infraestrutu-ra mínima necessária,nunca serão vencidospela tecnologia avançada.Paredes bonitas e equipa-mentos de ponta não cu-ram doentes. A cura éprerrogativa do médico,quando goza dos seussentidos, e se utiliza doexame clínico e da tecno-logia em busca do diag-nóstico preciso e adequa-do.

Para dar um exemploprático, um jovem chegaao consultório com muitador de estômago. O mé-dico integrante do “MaisMédicos”, em uma re-gião afastada do Brasil,sem a infraestrutura ade-quada para prestar aten-dimento e realizar exa-mes, corre risco de fazer

Por que político não quer ser atendido no SUS?um diagnóstico errado.Resultado: em vez de serdetectado um possíveltumor gástrico, o pacien-te vai para casa com al-gum remédio paliativo.Começa então um trági-co caminho que pode ter-minar em morte.

Por tudo que foi ex-posto, não nos deixemosenganar quando os mar-queteiros políticos come-çarem a agir para abri-lhantar o capenga “Pro-grama Mais Médicos”. Asolução está em investir

o dinheiro público em re-formas efetivas nas insti-tuições de saúde do inte-rior do Brasil e compra demateriais médicos de usodiário. Se houvesse con-dições mínimas para queos médicos (brasileirosou estrangeiros) pudes-sem atender bem nesseslugares, não faltariammédicos.

Antonio Carlos Lopes,presidente da SociedadeBrasileira de Clínica Mé-dica

comendo as suas coisassantas; pois eu sou oSENHOR que as santi-fico.

17 - Falou mais o SE-NHOR a Moisés, dizen-do:

18 - Fala a Arão, e aseus filhos, e a todos osfilhos de Israel, e dize-lhes: Qualquer que, dacasa de Israel, ou dosestrangeiros em Israel,oferecer a sua oferta,quer dos seus votos,quer das suas ofertasvoluntárias, que ofere-cem ao SENHOR emholocausto,

Continua...

GAZETA DE VARGINHA | 0310 DE JULHO DE 2014

LOCAL

Mais de mil candidatos disputamvaga na Assembleia LegislativaOutros 635 candidatos querem fazer parte da bancada mineira na Câmara dos Deputados

Apoio:

Em Varginha, doisvereadores vão dispu-tar as próximas elei-ções: Armando Fortu-nato (PSB) a deputadoestadual, e Adilson deOliveira “Pé de Chum-bo” (PR), a deputadofederal. Quais as chan-ces e as previsões degastos para as eleiçõesde 2014?

Em Minas, 1.098candidatos disputamuma das 77 cadeirasdisponíveis na Assem-bleia Legislativa do Es-tado de Minas Gerais.Outros 635 querem fa-zer parte da bancadamineira na Câmara dosDeputados, compostapor 53 deputados fede-rais.

Antes de pensar emse eleger, um postulan-te a uma vaga na As-sembleia ou na Câma-ra precisa estar numpartido que pelo me-nos consiga somar osvotos necessários paraalcançar o tal quocien-te eleitoral. Em 2010,uma legenda precisoude 136.206 votos no-minais ou de legendapara ter um deputadoestadual. Para federal,esse número era de184.747.

Eleições de 2010Considerando-se a

eleição de 2010, o de-putado estadual doPSB que conseguiuuma vaga na Almg commenos votos somou40.426. Como o eleito-rado mineiro cresceu,o vereador ArmandoFortunato precisa demais do que isso. Commais de 95 mil eleito-res, Varginha poderiaeleger, teoricamente,dois representantes.

A missão do verea-dor “Pé de Chumbo” é

Os partidos DEM,PSDB, PP, PSD, e SDcoligados para deputa-do federal querem gas-tar R$ 7 milhões. O PR,integrante da coligação,registrou um gasto se-parado de R$ 10 mi-lhões. O PCO com R$20 mil registrou o me-nor valor no TRE.

Outros partidospolíticos não registra-ram o valor que preten-dem gastar.

bem mais complicada.O menos votado do PRconseguiu uma vaga naCâmara dos Deputadossendo sufragado por81.129 eleitores.

Eleição proporcionalDisputas eleitorais

para deputado estadu-al e federal são no pro-cesso chamado de elei-ção proporcional. Daíalgumas distorções.Esse sistema é o quepermite que um candi-dato com menos votosque outro consiga seeleger. O ideal, segun-do os estudiosos do as-sunto, seria simples-mente empossar osmais votados.

Quanto custaOs partidos e coli-

gações estão prevendogastar até R$ 5 milhõespara conseguir uma ca-deira na Assembleia Le-gislativa do Estado deMinas Gerais. E R$ 10milhões para a Câmarados Deputados. Isso deacordo com as previ-sões feitas pelas coliga-ções e registradas noTribunal Regional Elei-toral – TRE.

Coligações e custosA coligação “A Voz

de Minas” formada pe-los partidos DEM,PSDB, PP, PSD e PPSse propõe a gastar atéR$ 4 milhões para ele-ger um deputado esta-dual. Por outro ladoum único partido, oPMN, que não fez coli-gações no estado, quergastar R$ 5 milhões. Ospartidos PT, PROS,PMDB e PRB da coli-gação “Minas para To-dos” prometem gastaraté R$ 3 milhões. OPCO entende que R$20 mil é suficiente.

Coligações / Deputado Estadual

Deputados estaduais

eleitos commenos votos por

partido em 2010

São 77 cadeiras disponíveis na Assembleia Legislativa do Estado de MG

Cemig lança aplicativo para atenderclientes por tablet e smartphone

Companhia investe em novas tecnologias para facilitar atendimento e relacionamento com clientes

LOCAL04 | GAZETA DE VARGINHA 10 DE JULHO DE 2014

Já está disponívelpara download o aplica-tivo para tablet e smar-tphone da CompanhiaEnergética de MinasGerais – Cemig. O ob-jetivo é facilitar o aten-dimento dos clientesque utilizam as novastecnologias em seu diaa dia. Por meio do apli-cativo Cemig Atende, osconsumidores vão po-der, por exemplo, regis-trar reclamação de faltade energia, informar aleitura do medidor eacessar o valor da contade luz para pagamento.

Pelo aplicativo, osclientes também vão teracesso a dicas de econo-mia de energia e conhe-cer mais sobre a Cemig.Outra novidade é a pos-sibilidade do cliente uti-lizar um simulador deconsumo, em que é pos-

sível calcular a quanti-dade de energia consu-mida pelos aparelhoselétricos e eletrônicos, apartir de informaçõessobre a quantidade dehoras e dias em que oequipamento é utiliza-

o tablet e o smartpho-ne. Nesse novo contex-to, o aplicativo pode fa-cilitar muito o atendi-mento aos consumido-res que estão inseridosno mundo digital”, ex-plica o Superintenden-

do.Com o lançamento,

a Cemig reforça o seucompromisso com asinovações tecnológicas.“A população está cadavez mais conectada àsnovas tecnologias, como

te de RelacionamentoComercial da Cemig,Carlos Augusto Reis deOliveira.

Ele destaca as van-tagens do Cemig Aten-de (Agência de Bolso)no celular ou tablet. “Oaplicativo é muito fácilde ser utilizado, alémde permitir rapidez nautilização de serviços.Com apenas dois cli-ques, o cliente poderáacessar, por exemplo, afuncionalidade ‘estousem luz’ e registrar suareclamação. Isso porquea confirmação de dadoscadastrais é realizadasomente uma vez, nomomento da instalaçãodo aplicativo”.

O aplicativo já estádisponível para down-load nas plataformasAndroid e IOS, gratui-tamente.

Canais deatendimento

Além do aplicativorecém-lançado, o clien-te pode continuar utili-zando os demais canaisde atendimento ao cli-ente. Recentemente, aEmpresa lançou o Ce-mig Atende no Face-book (Cemig Atende) eno Twitter (@cemig_atende). O atendi-mento comercial pelasmídias sociais funciona24 horas, todos os diasda semana.

A Cemig tambémdisponibiliza aos seusclientes o atendimentopresencial por meio daRede Cemig Fácil pre-sente em todos os mu-nicípios de sua área deatuação; além do CemigTorpedo através do nú-mero 29810; e o Falecom a Cemig – 116.

Jovem é preso por roubono centro de Varginha

A Polícia Militar rea-lizava policiamento porocasião do jogo entreBrasil e Alemanha, naPraça José Resende dePaiva, nesta terça-feira(8), quando a equipe depoliciais foi procuradapor um rapaz de 17 anos,vítima de roubo. O jovemrelatou que no dia 24 dejunho deste ano foi sur-preendido por dois rapa-zes na Av. José Justinia-no dos Reis, que exigi-ram seu celular, o rouba-ram e fugiram.

Porém, nesta terça,ao passar pela referidapraça, a vítima reconhe-ceu um dos autores doroubo, indicando sua lo-calização à PM. De ime-diato foi realizada abor-dagem ao suspeito, e du-rante busca pessoal umaparelho celular com asmesmas características

apontadas pela vítima, foilocalizado. O suspeitonegou que tal objeto fos-se produto de roubo,contudo, a vítima apre-sentou a caixa do apare-lho contendo o mesmonúmero IMEI gravadono aparelho encontradocom o abordado.

Diante disso, o jo-vem H.O., 20, confes-sou ter cometido o rou-bo que foi preso. Valeressaltar que o autor já éconhecido no meio poli-cial pela prática de diver-sos delitos, além de con-tar com registro de pri-são por tráfico e libera-ção da unidade prisionalno mês de janeiro do cor-rente ano. O aparelho ce-lular foi apreendido econduzido, juntamentecom o autor, à Delegaciade Polícia Civil, onde foiatuado em flagrante.

Prefeitura abre processo de seleção paracontratação de técnico em prótese dentária

A Prefeitura de Var-ginha, através da Se-cretaria Municipal deSaúde, abriu ProcessoSeletivo Público para ocargo de Técnico emPrótese Dentária. Estásendo oferecida 01vaga, pelo prazo decontração de 90 diaspela carga horária de8h/dia, a um salário deR$ 1.533,15.

Os interessados de-vem se inscrever entreos dias 16 e 17 de julho,de 8h às 11h e das 14hàs 17h, no Departa-mento de RecursosHumanos, à rua JúlioPaulo Marcellini, 50 –Vila Paiva, quando de-verão apresentar cópi-as da Carteira de Iden-tidade, CPF, compro-vante de conclusão doensino médio com cur-

so complementar deTécnico em PróteseDentária, com registrono Conselho Regionalda categoria, e títulos eexperiência.

O Processo de Sele-ção constará de Provade Títulos e experiênciaprofissional, tendo o to-tal máximo de 112 pon-tos. A classificação doscandidatos será elabo-rada na ordem decres-cente do total de pon-tos obtidos e o critériode desempate será pelocandidato mais idoso.

ListagemA listagem dos can-

didatos classificadosserá afixada na recepçãodo Departamento deRecursos Humanos –Rua Júlio Paulo Marce-lini, 50 / Vila Paiva, e

Secretaria Municipal deSaúde – Av. Major Ve-nâncio, n° 100, Centro.

A divulgação daClassificação aconteceráno dia 18 de julho, às8h, sendo que a classi-

ficação final aconteceráno dia 22 de julho e serápublicada no ÓrgãoOficial do Município eno site da Prefeituraw w w . v a r g i n h a . m g .gov.br.

Interessados devem se inscrever na sede da Prefeitura

Bairro de Varginha fica sem energiaelétrica durante partida do BrasilFalta de luz 'salvou' torcedores do bairro São Francisco de verem vexame da Seleção Brasileira

LOCALGAZETA DE VARGINHA | 0510 DE JULHO DE 2014

A derrota do Brasilpara a Alemanha naCopa do Mundo dei-xou todos os torcedorestristes. Mas em Vargi-nha, por um acaso dodestino, alguns forampoupados de assistir àderrota no Mineirão.Por falta de luz, mora-dores do bairro SãoFrancisco não pude-ram assistir parte dapartida.

"Acabou a luz fal-tando 10, 15 minutospro jogo começar. Todomundo na expectativapara ver como ia ser, o

hino nacional e issoaconteceu com a gen-te", lamentou o estu-dante Igor Becati.

Sem luz, os mora-dores tiveram que sairde casa para sabercomo estava o jogo. Al-guns tiveram que ape-lar para o rádio. Outrosnão aguentaram a an-siedade, pegaram a fa-mília e foram procuraroutro lugar para ver apartida.

"Já tinha acabado aluz de madrugada eagora justamente nessehorário, é muito difícil.

O jeito é procurar ou-tra forma de ver o jogo.Infelizmente aconteceuisso", lamentou o mecâ-nico de manutençãoGustavo Zatti de Olivei-ra.

Segundo a assesso-ria da Cemig, a inter-rupção de energia foicausada por um pro-blema ainda não iden-tificado no circuito quedistribui a energia paraas casas do bairro. Con-forme a companhia, osmoradores ficaram cer-ca de 40 minutos semenergia.

Meta de vacinação contra a gripe é superadaMais de 41,7 mi-

lhões de pessoas já sevacinaram contra a in-fluenza neste ano, o querepresenta uma cober-tura de 84%. Com isso,a meta de 80% estabe-lecida pelo Ministérioda Saúde foi superada.A vacina contra a gripeestá disponível nos pos-tos do Sistema Único deSaúde (SUS), desde odia 22 de abril, para osintegrantes do grupoprioritário (49,6 mi-lhões de pessoas).

O público-alvo éformado por criançasde seis meses a meno-res de cinco anos; pes-soas com 60 anos oumais; trabalhadores desaúde; povos indíge-nas; gestantes; puérpe-ras (até 45 dias após oparto); população pri-vada de liberdade; fun-cionários do sistemaprisional e pessoas por-tadoras de doenças crô-nicas não transmissí-veis.

As pessoas destegrupo são mais vulne-ráveis a desenvolver a

forma grave da doença.No dia 8 de maio, o

Ministério da Saúde re-comendou aos municí-pios que ainda não ha-viam alcançado a meta,que continuassem a va-cinar até atingir cober-tura de 80% no grupoprioritário.

Os estados com asmaiores coberturas, atéo momento, são Goiás- com 92,6% do públi-co-alvo vacinado - se-guido por Santa Cata-rina (90,32%) e Paraná(90,28%).

O grupo de mulhe-res pós-parto (puérpe-ras) registrou a maiorcobertura vacinal, com381,7 mil doses aplica-das, o que representa106,6% deste público.Os grupos das gestan-tes (75,4%) e das crian-ças menores de cincoanos (80,6%) apresen-tam uma menor cober-tura.

Medidas deprevenção

A vacinação contraa gripe é uma impor-

tante ação de prevençãoda gripe, mas não dis-pensa medidas básicasde proteção. São cuida-dos simples, como lavaras mãos várias vezes aodia, cobrir o nariz e aboca ao tossir e espir-rar, evitar tocar o rostoe não compartilhar ob-jetos de uso pessoal. Ainfluenza é uma doen-ça muito comum, aco-metendo milhões depessoas em todo o

mundo, todos os anos,com maior transmissãodurante o período doinverno.

Transmissãoda gripe

A transmissão dagripe acontece pormeio do contato comsecreções das vias res-piratórias, eliminadaspela pessoa contamina-da ao falar, tossir ouespirrar. Também

ocorre por meio dasmãos e objetos conta-minados, quando en-tram em contato commucosas (boca, olhos,nariz). Em pessoas dosgrupos prioritários, agripe pode apresentarcomplicações que le-vam a quadros graves,com necessidade dehospitalização.

Em caso de síndro-me gripal, deve-se pro-curar um serviço de

saúde o mais rápidopossível. Também éimportante lembrarque, mesmo pessoasvacinadas, ao apresen-tarem os sintomas dagripe - especialmenteas integrantes de gru-pos mais vulneráveis àscomplicações - devemprocurar, imediata-mente, o médico.

Doses de vacinadistribuídas

O Ministério daSaúde distribuiu aosestados 53,5 milhõesde doses da vacina, queprotege contra os trêssubtipos do vírus dagripe que mais circula-ram no inverno passa-do (A/H1N1; A/H3N2e influenza B). A vaci-na é segura, sendo con-traindica para pessoasque têm alergia a ovo.Estudos demonstramque a imunização podereduzir entre 32% a45% o número de hos-pitalizações por pneu-monias e de 39% a 75%a mortalidade por com-plicações da influenza.

A vacina contra a gripe está disponível nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS)

10 DE JULHO DE 2014LOCAL

O Ministério daPrevidência Social con-firmou nesta terça-feira(8) que o pagamento daprimeira parcela do 13ºde aposentados e pen-sionistas começará a serfeito em agosto peloINSS (Instituto Nacio-nal do Seguro Social).

O secretário de po-líticas de PrevidênciaSocial, Benedito Adal-berto Brunca, afirmouque o ministério aguar-da somente a definiçãodo decreto da Casa Ci-vil, que oficializa o pa-gamento antecipado.

Os depósitos deve-rão começar no dia 25de agosto para os apo-sentados e pensionistas

PM prende jovem e apreende menores por rouboEm Varginha, on-

tem, 08, a Polícia Militarpatrulhou, prendeu jo-vem e apreendeu meno-res por roubo, ocorridono Bairro Santana.

Durante patrulha-mento pela Avenida Ex-pedicionários, a PM foiacionada por jovem de 20anos, vitima de roubo, oqual relatou que tinhaacabado de ser assaltadopor quatro indivíduos,

que levaram seu aparelhocelular e documento desua motocicleta, fugindologo em seguida. Imedi-atamente, a PM iniciou orastreamento, vindo a lo-calizar dois dos envolvi-dos no roubo próximo àPraça Marcos Frota, R.S.,18 e Y.A.L., 17, que foramabordados e submetidosà busca pessoal.

O celular não estavacom nenhum deles, po-

06 | GAZETA DE VARGINHA

INSS vai começar a pagar parcelado 13º dos aposentados em agosto

rém no local, foi encon-trado o documento damotocicleta. O autor foipreso e o menor de 17anos, apreendido. Poste-riormente, outro envolvi-do no roubo também foiencontrado, tratando-sede M.M.F., de 15 anos,sendo reconhecido pelavítima e apreendido. Orastreamento continuano intuito de localizaruma mulher, que segun-

que ganham até um sa-lário mínimo, de R$ 724neste ano. "Estamos es-

perando a definição dodecreto. A expectativa éque seja feito", disse

Brunca.O calendário para

quem ganha mais do

que um salário mínimocomeça em 1º de setem-bro e termina no dia 5.As datas variam de acor-do como número finaldo cartão de benefíciodo segurado.

A primeira parcelado 13º salário vem sen-do antecipada nos últi-mos anos, mas os apo-sentados não têm ga-rantias de que isso seráfeito, justamente pordepender desse decre-to que precisa ser assi-nado pela presidenteDilma Rousseff.

Sem DescontoO benefício deposi-

tado a partir de 25 deagosto corresponde a

50% do valor. O des-conto do IR (Impostode Renda), para quemtiver, só será feito no pa-gamento da outra par-cela do abono de Natal,que sai em dezembro.Nem todos têm esse des-conto, no entanto. Osaposentados com mais65 anos têm uma isen-ção a mais e pagam me-nos IR.

Segurados que co-meçaram a receber umapensão ou aposentado-ria neste ano tambémterão o 13º, porém o cál-culo é proporcional edepende de quantosmeses o segurado rece-beu o benefício do INSSneste ano.

do a vítima também par-ticipou do roubo.

Os jovens encontra-dos tem diversas passa-gens pela polícia, envol-vendo a prática de furtos,roubos, tráfico de drogas,porte ilegal de armabranca, entre outros. Oautor R.S. possui 21 pas-sagens e os menores in-fratores tem 04 passa-gens cada um. Após se-rem ouvidos na Delega-

cia de Polícia Civil, foi ra-tificado o flagrante doautor e menores foram li-

berados para seus res-pectivos representanteslegais.

Teste do Coraçãozinho agora é obrigatório no SUSJá oferecido em algu-

mas maternidades darede pública de saúde, oexame de oximetria depulso, mais conhecidocomo Teste do Coraçãozi-nho, agora será realizadode forma universal comoparte da triagem neonataldo Sistema Único de Saú-de (SUS).

A determinação doMinistério da Saúde pararealizar o exame que ser-ve para detectar e preve-nir problemas cardíacosnos recém-nascidos emtoda rede pública foi pu-

blicada no Diário Oficialda União em junho.

O teste permite iden-tificar precocemente se obebê tem alguma doençagrave no coração e, emcaso positivo, o paciente ésubmetido ao exame deecocardiograma paraconfirmar o diagnóstico.O procedimento é sim-ples, rápido e indolor.Consiste em medir a oxi-genação do sangue e osbatimentos cardíacos dorecém-nascido com o au-xílio de um oxímetro - es-pécie de pulseirinha -

instalado nos primeirosdias de vida no pulso e nopé.

De acordo com dadosda Sociedade Brasileira dePediatria, cerca de 10 emcada mil nascidos podemapresentar alguma mal-formação congênita e, en-tre esses, dois podem tercardiopatias graves e pre-cisar de intervenção mé-dica urgente.

Outros examesO teste da orelhinha

virou lei em 2010 e deveser feito, prioritariamen-

te, durante o primeiromês de nascimento. Ele érealizado por fonoaudió-logos e dura de três a cin-co minutos. O exame é in-dolor, pode ser realizadocom a criança dormindo eocorre por meio de umpequeno fone colocado naparte externa do ouvidodo bebê. Este fone é ca-paz de gerar estímulossonoros que mostramcomo o ouvido do recém-nascido reage aos sons.

O teste do pezinho,exame feito a partir desangue coletado do calca-

nhar do bebê, permiteidentificar doenças gra-ves, como: o hipotireoi-dismo congênito, doençasmetabólicas e doençasque afetam o sangue. Ge-ralmente são doenças quenão apresentam sintomasno nascimento e, se nãoforem tratadas cedo, po-dem causar sérios danosà saúde, inclusive retardomental grave e irreversí-vel. Esse teste deve serfeito a partir de 48 horasde vida até 30 dias do nas-cimento da criança.

Este exame ainda não

é lei, mas algumas mater-nidades e hospitais darede pública de saúde doBrasil já o oferecem. Eledeve ser feito nas primei-ras 24 horas de vida dobebê e se trata de uma luzdirecionada ao olho dacriança a uma distância de20 centímetros, que deverefletir um tom vermelhosemelhante ao observadoem fotografias com flash.Caso a cor seja opaca, bran-ca ou amarelada, significaque o recém-nascidopossui alguma patologia eque deve ser tratada.

GAZETA DE VARGINHA | 0710 DE JULHO DE 2014REGIONAL

Um caixa eletrônicofoi explodido e outroficou danificado naagência do Banco doBrasil na madrugadadesta quarta-feira (9)do município de Can-deias.

Segundo a PolíciaMilitar, os criminososusaram explosivos naação, que também da-nificou os vidros dotérreo do prédio ondeficam os equipamentos.

Ainda conforme aPolícia Militar, os cri-

Criminosos explodem e danificamcaixas eletrônicos em Candeias

Um rapaz de 26anos foi espancado du-rante uma briga namadrugada desta quar-ta-feira (9), em Poços deCaldas. Segundo a Po-lícia Militar, Jones Gon-çalves Pereira, de 26anos, se envolveu emuma briga com um ra-

paz de 21 anos na Pra-ça São Benedito. O ra-paz e outro suspeito es-pancaram Pereira comchutes e um pedaço depau.

A vítima foi levadapara a Santa Casa dePoços de Caldas em es-tado grave, com sus-

peita de traumatismocraniano, ainda segun-do a Polícia Militar. Osuspeito de 21 anos foipreso em seguida e con-fessou a agressão. Eleresponderá por tentati-va de homicídio. O ou-tro suspeito está foragi-do.

Motorista embriagado atropela quatro pessoas em Ouro FinoUm homem de 41

anos foi preso após atro-pelar quatro pessoas nanoite desta terça-feira(8), em Ouro Fino. Se-gundo a Polícia Militar,o homem havia consu-mido bebidas alcoólicase atingiu um grupo demulheres com idades de60, 54, 41 e 13 anos queseguiam para um culto

evangélico pela Rua Ma-noel Jesuíno de Carva-lho, no bairro JardimPatrícia.

Ainda segundo a po-lícia, a embriaguez domotorista foi comprova-da após análise de ummédico. Ele foi preso emflagrante e encaminha-do para a Delegacia dePouso Alegre. As vítimas

foram levadas para ohospital de Ouro Finocom ferimentos leves.

Segundo informa-ções da instituição, namanhã desta quarta-fei-ra (9), três pessoas rece-beram alta. A mulher de60 anos passou por umacirurgia e permaneceinternada, mas não cor-re risco.

Jovem é espancado durante briga em praça de Poços

minosos conseguiramlevar uma quantia em

dinheiro, mas o valornão foi divulgado. Por

enquanto, ninguém foipreso.

Em fevereiro desteano, um caixa eletrôni-

co do Banco Bradescotambém ficou danifica-do após uma explosãona cidade.

Segundo a PolíciaMilitar, os criminososusaram dinamites paraexplodir o equipamen-to e roubar o dinheiro,mas a quantia levadanão foi divulgada.

Em novembro de2013, 10 pessoas foramdetidas suspeitas de te-rem roubado explosivosde uma mineradora nacidade.

Criminosos conseguiram levar quantia, mas valor não foi divulgado pelo banco de Candeias

Testemunhas dis-seram à polícia que Pe-reira foi espancado poracerto de contas pordrogas.

Ele tem passagenspela polícia por tráficode drogas e furto. A ví-tima permanece naUTI da Santa Casa.

De acordo com o de-legado Artur AugustoRibeiro da Silva, queacompanha o caso, omotorista vai respondero processo em liberdadepor lesão corporal e em-briaguez ao volante. Elepode perder a carteira evai pagar multa de R$1.915 por infração gravís-sima.

Acidente entre carro e caminhão deixa feridos em Pouso AlegrePelo menos cinco

pessoas, entre elas trêscrianças, ficaram feri-das em um acidenteentre um carro e umcaminhão no final damanhã desta terça-fei-ra (8) na Rodovia BR-459, próximo ao bairroCanta Galo, no municí-pio de Pouso Alegre .

Segundo a Polícia Ro-doviária Federal, o con-dutor do caminhão baútentou fazer uma ultra-passagem e perdeu ocontrole da direção.Com isso, bateu em umcarro que seguia nomesmo sentido. Com oimpacto, o veículo foijogado contra um bar-

ranco.De acordo com os

Polícia Rodoviária Fe-deral, os ocupantes docarro ficaram feridos eforam socorridos peloCorpo de Bombeiros elevados para o pronto-socorro do municípiode Pouso Alegre.

Ainda segundo a

Polícia Rodoviária Fe-deral, as vítimas iriampara Congonhal, ondevivem. Já o condutordo caminhão não teveferimentos. Já o moto-rista do caminhão se-guia para Araraquara(SP). O veículo foi re-movido por um guin-cho.

08 | GAZETA DE VARGINHA 10 DE JULHO DE 2014REGIONAL

Assassinatos deixam pelo menos 5mortos no Sul de MG em 12 horas

Pelo menos cincopessoas foram assassi-nadas entre a noite destaterça-feira (8) e a ma-drugada desta quarta-feira (9) no Sul de Mi-nas. Conforme a PolíciaMilitar, os crimes foramregistrados em Alpinó-polis, Maria da Fé, Al-fenas, Campo do Meioe São Lourenço.

Entre as cinco víti-mas está uma mulherque teria sido mortapelo ex-marido emCampo do Meio. Con-forme a PM, Rita Apa-

recida Oliveira Cabral,de 37 anos, foi morta afacadas pelo ex-compa-nheiro, de quem estava

separada há cerca dequatro anos. Por voltade 22h desta terça, osuspeito, de 47 anos,

O motorista de umacarreta morreu na noi-te desta terça-feira (8),na BR-381, em Três Co-rações, no Sul de Mi-nas. O acidente foi noKM 740, e deixou a ro-dovia fechada por maisde três horas. ReinaldoMarques, de 41 anos,teve morte instantânea.

De acordo com Po-lícia Rodoviária Federal(PRF), o motorista per-

teria levado a mulheraté uma rua do Centroonde esfaqueou a vítimae depois fugiu. Confor-me a polícia, durante afuga, o suspeito ligoupara o filho dizendoque havia matado a mãedele. O ex-marido estáforagido. Ele já haviasido preso anteriormen-te por agressões à mu-lher.

Em Alpinópolis, umhomem foi morto a ti-ros durante a madruga-da desta quarta-feira nobairro Rosário. Segun-

Polícia Militar reali-zou grande apreensãode material contraban-deado na terça-fei-ra(08), em Ilicínea,além da quantia de R$40491,95 que tambémfoi apreendida.

No início da ma-drugada de terça-feira,a PM realizava patru-lhamento pela Rua Oi-apoque, Bairro Rosá-rio, quando visualizouum carro estacionadocom portas abertas, fa-róis ligados e com omotor em funciona-mento, pelo que obser-vou tal veículo por al-guns minutos.

Ao ser realizadaabordagem, verificou-

se que o condutor es-tava deitado sobre osbancos do veículo, e foidada ordem para queeste desembarcasse. Ohomem, S.M.B., 47, es-tava embriagado e foisubmetido à busca pes-soal, não sendo encon-

Acidentes na BR-381 deixam um morto e trânsito interditado

do a polícia, o rapaz vol-tava para casa com maisduas pessoas quandoum carro parou ao ladodeles e um suspeito des-ceu e disparou duas ve-zes contra a vítima. EmMaria da Fé, um ho-mem de 34 anos foimorto com uma facadano peito durante umabriga dentro de umacasa no bairro Vila deLourdes. Já em Alfenas,um homem que aindanão foi identificadomorreu a tiros durantea madrugada no bairro

da estação. Ainda con-forme a polícia, a vítimaestava armada e o cor-po foi encontrado pró-ximo a um ponto do trá-fico de drogas. Nessestrês casos, por enquan-to ninguém foi preso.

Ainda conforme aPolícia Militar, uma ou-tra pessoa foi assassina-da em São Lourenço. Avítima teria sido mortacom cinco tiros. Até apublicação desta repor-tagem, a polícia aindanão havia divulgadomais informações.

trado nada de ilícitocom ele.

Porém, durantebuscas no veículo, fo-ram encontradas noporta malas três caixasde papelão contendoum total de 590 isquei-ros de cores variadas,

sem procedência legal(nota fiscal), além deum total deR$28.800,00 em che-ques, R$ 11.691,95 emdinheiro, um blococom diversas anotaçõesde transações comerci-ais, uma talhadeira de

cor vermelha, e umamarreta, entre outrosmateriais, os quais fo-ram todos apreendidos.

O autor já haviasido preso em outrasocasiões pelo crime decontrabando, além depossuir passagens por

roubo e outros delitos.Foi dada voz de prisãoem flagrante delito aoinfrator, que foi condu-zido até a sede do Des-tacamento PM para re-gistro do fato e poste-riormente liberado paracomparecer à Delega-cia de Polícia Civil deVarginha no próximodia útil.

O veículo que eraconduzido por S.M.B.foi removido ao pátiocredenciado pelo servi-ço de guincho e o ma-terial apreendido foiencaminhado para aDelegacia de PolíciaCivil, onde demais pro-vidências foram toma-das.

Polícia Militar apreende produtos contrabandeados em Ilicínea

deu o controle da dire-ção do caminhão carre-gado de detergente eoutros produtos quími-cos, atravessou o cantei-ro central e tombou napista no sentido BH/SP.A carga foi derramada,mas nenhum desastreambiental foi registra-do.

Conforme a Auto-pista Fernão Dias, con-cessionária responsável

pela rodovia, um guin-cho foi enviado ao localpara remover o veículo.A perícia da Polícia Ci-vil também foi aciona-da, e o corpo já libera-do para o Instituto Mé-dico Legal (IML) deTrês Corações.

Foi registrado umcongestionamento de 5km no trecho, e o trân-sito liberado por voltadas 21h15.

Homem é preso após tentar estuprar criançaUm auxiliar de ser-

viços gerais de 59 anosfoi preso, nessa segun-da-feira (7), após tentarabusar sexualmente deuma menina de 11 anos,em Capitólio.

Segundo informa-ções do 12º batalhão dePolícia Militar, a criançaandava sozinha, por voltade 17h30, o homem lhe

abordou, oferecendo umpicolé. Ela recusou, mas osuspeito insistiu, e passoua puxá-la pelo braço e aacariciá-la no seio, em di-reção a um lote vago.

Nesse momento, doisadolescentes, de 15 e 17anos, viram a menina cho-rando e tentando se livrardo homem, e intervieram.O homem fugiu, mas a PM

o prendeu em flagran-te. A criança foi atendi-da no pronto socorro lo-cal, e foi constatado oaumento de volume desangue concentrado noseio esquerdo, que éatribuído à pressão pro-vocada pelo suspeito. Ohomem foi conduzidopara a delegacia de Pas-sos.

MINAS

Batida entre carreta e ônibus no Anel

Rodoviário deixa nove feridos em BHUma batida entre

uma carreta e um ôni-bus deixou nove pesso-as feridas no Anel Ro-doviário, na altura dobairro Olhos D´água,na região Oeste deBelo Horizonte, namanhã desta terça-fei-ra (8). Uma mulhercorre risco de morrer.

De acordo com oCorpo de Bombeiros,pelo menos três pesso-as ficaram presas àsferragens. Quatro víti-mas foram encaminha-das para o Hospital dePronto Socorro JoãoXXIII, com lesões gra-ves. Uma mulher grá-vida com um criançade colo foram resgata-das com ferimentos le-ves. Uma outra mu-lher, que estava senta-da na parte da frentedo ônibus teve fraturaexposta em uma daspernas e hemorragiasinternas. Ela corre ris-co de morrer e foi en-caminhada para o hos-pital pelo helicóptero

Arcânjo. Oito viaturasda corporação foram aolocal para realizar o so-corro.

A Polícia MilitarRodoviária (PMRv) in-formou que o coletivoda linha 3055 (Estaçãobarreiro/Savassi) bateuna traseira da carreta,que estava andandodevagar pela via. A ba-tida foi próxima a Ar-celorMittal, no KM

541, no sentido Rio deJaneiro.

“Eu estava subindopela marginal e a car-reta estava na faixa dadireita. Tentei tirar,mas não consegui”,contou o motorista doônibus, WellingtonFernando, 30, há seisnesta profissão. Segun-do ele, seguia a 55 km/h. Cerca de 15 pessoasestavam no ônibus, to-

das elas sentadas. Ocobrador ficou grave-mente ferido, já que olado onde ele fica foi omais atingido pela co-lisão. O condutor dacarreta, Marcos Fran-cisco de Rocha, 45, dis-se que seguia devagarpelo Anel, porque esta-va com uma carga mui-to pesada, 43 toneladasde sucata. Ele viajavade Brasília para BarraMansa, no Rio de Ja-neiro. “Eu estava subin-do normal pela faixa dadireita, quando apare-ceu o ônibus. Foi umsusto. A gente fica pre-ocupado, porque tinhamuita gente gritando”.

Houve um grandecongestionamento navia, devido ao acidente.Apenas uma pista nosentido Rio de Janeiroestava liberada. A reten-ção chegou ao bairroBetânia. Neste momen-to, apenas uma pista nosentido Rio está fecha-da. O trânsito seguelento na região. “Esta-

Os trabalhos derecuperação das pis-tas da Avenida PedroI, na Região da Pam-pulha, em Belo Ho-rizonte, começaramnesta quarta-feira(9), informou a De-fesa Civil. As máqui-nas retiram o restan-te do entulho queainda tinha ficadoem uma das pistas.As outras duas já fo-ram limpas, mas aavenida continua in-terditada. O recape-amento será feito nasequência e, segun-do a Defesa Civil, é aúltima fase da re-construção.

De acordo com oórgão, a pista cen-tral, por onde passa-va o Move, foi dani-

ficada por conta doimpacto da queda doelevado e para a reti-rada do carro esma-gado pela estrutura. Apista sentido Centro-bairro também foi re-cuperada. As autori-

dades informaramque a cabeceira do vi-aduto está sendo de-molida. A previsão éque a avenida seja li-berada para o tráfegoneste sábado (12). Se-gundo a Defesa Civil,

o estudo para avaliaro solo ainda não háprevisão de quandoserá feito.

Parte da via foiatingida pelos escom-bros do Viaduto Gua-rarapes, no bairro Pla-

GAZETA DE VARGINHA | 0910 DE JULHO DE 2014

nalto, que desabou naúltima quinta-feira(3). O trabalho de de-molição foi encerradona tarde desta terça-feira (8).

Técnicos da Supe-rintendência de De-senvolvimento da Ca-pital (Sudecap) e daCowan, empresa res-ponsável pela cons-trução do viaduto,avaliam a situação dotrecho. Britas que se-rão usadas na recupe-ração da avenida já es-tão no local.

Durante o traba-lho de demolição, par-te dos escombros foipreservada para a pe-rícia e a investigaçãocriminal. No desaba-mento, um dos pilaresdo viaduto afundou

entre 5 e 7 metros,segundo engenhei-ros que acompa-nham o inquérito so-bre o acidente. Estelocal é o que serámantido para as apu-rações.

De acordo com aDefesa Civil, a estru-tura da segunda alçado Viaduto Guarara-pes, que fica ao ladoda parte que desa-bou, não foi compro-metida pelo desmo-ronamento e pelotrabalho de retiradados escombros.

Ainda segundo oórgão, a alça continuacom escoras e nãocorre o risco de cair.A estrutura dos pré-dios vizinhos tam-bém é monitorada.

Trabalhos de recuperação das pistas da Avenida Pedro I começam em BH

Comércio de Uberabaregistra queda nas vendasdurante a Copa do Mundo

O período da Copa doMundo foi ruim para ocomércio de Uberaba,segundo a Câmara de Di-rigentes Lojistas (CDL)da cidade. Segundo aCDL, houve uma quedade 15% nas vendas duran-te o mês de junho, causa-da pela inflação alta e a in-fluência negativa dos jo-gos da Copa. Ainda se-gundo o órgão, a reduçãono expediente e o consu-mo de outros produtos,resultaram na queda.

É o que mostra umapesquisa feita pelo Servi-ço de Proteção ao Crédito(SPC Brasil) e pela Con-federação Nacional deDirigentes Lojistas(CNDL) mostrou os itensmais citados quanto à in-

tenção de compras pelosbrasileiros. A lista é lide-rada pelos refrigerantes(84%), seguido dos sal-gadinhos e tira-gostos(50%), churrasco (40%)e cervejas (39%).

Apesar de algunssegmentos terem conse-guido um bom desem-penho, no geral, o mês foiruim para o comércio,segundo o presidente daCDL de Uberaba. "Os jo-gos atrapalharam, pois ocomércio fechou maiscedo em dias de partidasdo Brasil. Outras grandespartidas também tiraramo movimento. Algunssegmentos até cresce-ram, mas a grande maio-ria perdeu muito", afir-mou Miguel Faria.

mos aguardando o tra-balho da perícia ser fi-nalizado para fazermos

a desobstrução da via”,afirmou o major CássioSoares da PMRv.

Houve um grande congestionamentona via, devido ao acidente

A pista sentido Centro-bairro também foi recuperada

OAB/MG 81667Delfim Moreira, 258,

sala 201- CentroVarginha -MGTel: 3222 2851

OAB/MG 81424Rua Argentina, 535

Vila PintoTel: 3222-4801

[email protected]

Dr. Gustavo Chalfun

Mande sua pergunta para [email protected]

OAB/MG 106.276Rua Dona Margarida, nº 48,

Bairro Vila Pinto,Tel: (35) 3222-1049

Dr. GustavoPinto Biscaro

[email protected]

OAB/MG 65099Av Salum Assad. David,

70 - Santa LuizaTel: ( 35) 3214-5051

Drª. PatríciaBregalda Lima

[email protected]

OAB/ MG 84.17620ª Sub-Seção

Rua Maria Benedita,63 -sala 106 - Vila Pinto3223-5362/9988-3485

Dr. VicenteLima Lorêdo

[email protected]

Dr. Daniel Piva

[email protected]

10 | GAZETA DE VARGINHA

SAIBA SEUS DIREITOS

Mudanças de regras penalizam empresas em MinasMinas Gerais é o

Estado que mais alteraa legislação referente àsubstituição tributáriano país. Somente nesteano já foram 21 novasnormas publicadas. Oelevado número demudanças penaliza asempresas que, em al-guns casos, não conse-guem se adequar às re-gras e acabam multa-das.

No regime de subs-tituição tributária, o Es-tado transfere para umdeterminado contribu-inte a responsabilidadepelo recolhimento doImposto sobre Circula-ção de Mercadorias ePrestação de Serviços(ICMS) que incidiriaem uma etapa posteri-or. Dessa forma, háuma antecipação da ar-recadação do tributoestadual.

10 DE JULHO DE 2014

Agenda da OAB Varginha para o mês de Julho* Dia 16/07/2014 - Dia da Valorização da Saúde do Advogado, nas dependênciasdo Fórum local, de 12 às 17 horas;

* Dia 21/07/2014 - Curso telepresencial sobre o tema DECISÕES JUDICIAIS MALFUNDAMENTADAS OU NÃO FUNDAMENTADAS: ESTRATÉGIAS E TÉCNICASPARA OBTENÇÃO DO RESPEITO À GARANTIA CONSTITUCIONAL À MOTIVA-ÇÃO DOS ATOS JURISDICIONAIS; Clique aqui e faça sua inscrição

* Dia 23/07/2014 - Dia da Valorização da Saúde do Advogado, nas dependênciasda Justiça do Trabalho, de 12 às 17 horas

* Dia 26/07/2014 - Realização de Festa Julina (26/07)

* Dia 30/07/2014 - Aula Inaugural Comissão OAB Jovem na FADIVA – Noturno;

cal onde ocorrerão assaídas subseqüentes, oque demanda preparotécnico e uma estrutu-ra apropriada nas em-presas", explica, emnota, o gerente edito-rial da IOB, CléberBusch.

A empresa desen-volveu um softwareque permiti identificaros produtos sujeitos aoregime.

O advogado tribu-tarista João Sabino deFreitas Neto, da Sabi-no Neto & AdvogadosAssociados, afirma que,com o elevando núme-ro de mudanças nas re-gras, é comum empre-sas serem multadas pornão conhecerem a le-gislação.

Além disso, na ava-liação do especialista, aprática de substituiçãotributária pode serconsiderada inconsti-tucional e tira a liber-dade de empreenderdos empresários brasi-leiros. Conforme ele,há ações judiciais quequestionam o regime.

Já o advogado tri-butarista Janir AdirMoreira, do escritórioJanir Adir Moreira &Advogados Associa-dos, avalia que o regi-me é constitucional.Porém, conforme ele, aprática acaba por asfi-xiar as empresas quesão obrigadas a reco-lher o imposto antes dofato gerador, afetandoo caixa destes estabele-cimentos.

De acordo comMoreira, o elevado nú-mero de atos legais de-monstra a eficiência doEstado em sua produ-

ção legislativa, aumen-tando a eficácia na ar-recadação de tributos.

Simples - Quantomenor a empresa, mai-or é o efeito do regimede substituição tribu-tária, aponta o assessoreconômico da Federa-ção do Comércio deBens, Serviços e Turis-mo do Estado de SãoPaulo (FecomercioSP),Noboru Takarabe. Eleafirma que empresa in-cluídas no Simples Na-cional, por exemplo,acabam tributadasduas vezes em funçãodeste regime.

Estudo feito pelaentidade aponta queuma empresa enqua-drada no Simples comfaturamento mensal deaté R$ 15.000,00, in-serida na alíquota de1,25%, recolhe R$187,50 de ICMS. Con-tudo, se o produto es-tiver enquadrado noregime de substituiçãotributária, com Mar-gem de Valor Agrega-do (MVA) de 50,0%,por exemplo, a empre-sa pagará, antecipada-mente, no momentoda compra, R$ 900,00de ICMS.

E, se o empresárionão tiver condições deexcluir a coluna refe-rente ao ICMS (1,25%),corre o risco de pagar,no momento da venda,mais R$ 187,50, refe-rente ao ICMS, ou seja,em duplicidade. Umaempresa que recolhe-ria somente 1,25% dealíquota do Simplespassa a ser taxada em18% de MVA, acresci-do de 1,25% sobre ofaturamento.

De acordo com le-vantamento feito pelaIOB, empresa do Gru-po Sage, aponta queno ano passado forampublicados 99 atos le-gais referentes à subs-tituição tributária.

O número repre-senta incremento de17,3% na comparação

com 2012, quandoatingiu 84 mudanças.

O Estado apresen-ta o maior número demodificações na legis-lação. De acordo como levantamento, no anopassado foram publi-cados no país 998 atoslegais.

O número é 20%

superior ao verificadono mesmo intervalo doexercício anterior,quando foram 818 no-vas normas. Neste ano,já foram realizadas noBrasil 246 modifica-ções.

Conforme a IOB,entre as principais mu-danças nas normas doregime estão as altera-ções de margem de va-lor agregado, inclusãoe exclusão de produtossujeitos à substituiçãotributária, novos acor-dos firmados entre es-tados, adesões, exclu-sões e mudanças de vi-gência nos acordos emandamento.

"Os contribuintesdeverão estar constan-temente atualizadossobre a legislação inter-na do Estado de desti-no das mercadorias, lo-

SAÚDEGAZETA DE VARGINHA | 11

Um chip de com-putador contraceptivo,que pode ser acionadopor controle remoto,foi desenvolvido emMassachusetts, nos Es-tados Unidos. O chip éimplantado sob a pelede uma mulher, libe-rando uma pequenadose do hormônio le-vonorgestrel a cada dia.

Esse processo acon-tece diariamente poraté 16 anos, mas podeser interrompido aqualquer momento pormeio de um controleremoto sem fio. O pro-jeto foi apoiado por BillGates e passará por tes-te nos Estados Unidosno próximo ano - e,possivelmente, será co-locado à venda em2018. O dispositivomede 20mm x 20mm x7mm e terá “preçoscompetitivos”, disse um

A habilidade paramatemática e paraleitura é favorecidaem boa medida pelosmesmos genes, se-gundo um estudopublicado nesta ter-ça-feira (8) na revista“Nature Communi-cations”, que ressalta,no entanto, a impor-tância do meio paradesenvolver esses co-nhecimentos.

Cientistas doKing’s College deLondres, l ideradospor Robert Plomin,utilizaram dados dochamado Estudo doD e s e n v o l v i m e n t oPrecoce dos Gêmeos(TEDS, em sua siglaem inglês) para ver ainfluência dos genesnas habilidades deleitura e cálculo deadolescentes de 12anos de 2.800 famí-lias britânicas.

A equipe acompa-nhou gêmeos, comgenes compartilha-dos, e outras crianças,com quem fizeramtestes leitura e mate-mática, conforme asexigências do sistemaescolar britânico.

A combinação dos

Habilidade em matemática e leitura é favorecida por mesmos genes

resultados desses tes-tes e dos dados deDNA indicou que háuma “sobreposiçãosignificativa” dos ge-nes que determinam ahabilidade para a lei-tura e para os núme-ros.

Aproximadamente

Estados Unidos desenvolvem chipcontraceptivo com controle remoto

metade dos genes queinfluenciam a habili-dade de leitura da cri-ança incide tambémem sua capacidadepara as contas, deacordo com o estudo.No entanto, os pes-quisadores ressaltamque o entorno famili-

de seus criadores. Do-ses minúsculas do hor-mônio são armazena-das em um microchipde 1,5cm no interior dodispositivo. Uma pe-quena carga eléctricaderrete uma vedaçãoultra-fina que cobre olevonorgestrel, liberan-do uma dose de 30 mi-crogramas no organis-

mo. Existem outros ti-pos de implante con-traceptivo disponíveis,contam os pesquisado-res, mas eles requeremque a paciente procureuma clínica para sersubmetida a um proce-dimento ambulatorialpara desativá-los.

“A capacidade de li-gar e desligar o dispo-

sito traz mais facilida-de para aqueles que es-tão planejando ter umafamília”, disse o Dr.Robert Farra, do MIT.

O próximo desafioda equipe é garantirque o dispositivo sejaabsolutamente seguro aponto de evitar a ativa-ção ou desativação deoutra pessoa sem o co-

nhecimento da mulher.“A comunicação

com o implante preci-sa ocorrer à distânciada pele”, disse o Dr.Farra. “Alguém do ou-tro lado da sala nãopode re-programar oseu implante”. A mes-ma tecnologia tambémpode ser utilizada paraadministrar outros me-dicamentos. SimonKarger, chefe de negó-cios e intervenções ci-rúrgicas da consultoriaglobal de desenvolvi-mento de produtos etecnologia CambridgeConsultants, disse quea tecnologia de im-plante - como é o casodo chip contraceptivo -enfrenta uma série dedesafios e riscos. Masele acrescentou que, emgeral “o valor para opaciente desses tipos deimplante pode ser

enorme” e prevê “umfuturo com muitostratamento utilizandoimplantes inteligen-tes”. Tal inovação vemem um momento emque os governos e or-ganizações em todo omundo concordaramcom um planejamen-to familiar abrangen-do cerca de 120 mi-lhões mais mulheresem 2020. O desafioabre as portas paraque este tipo de tecno-logia de implante sejautilizado em áreasonde o acesso a anti-concepcionais tradici-onais é limitado - umaprioridade, argumen-tou o engenheiro bio-médico Gavin Corley.“Mais do que uma ne-cessidade de primeiromundo, essa é umaaplicação humanitária“, disse à BBC.

ar e a educação esco-lar são estratégicaspara o desenvolvi-mento dos pequenos.

“As crianças dife-rem geneticamenteem relação à facilida-de aprender e deve-mos reconhecer e res-peitar estas diferenças

individuais”, afirmaPlomin.

Segundo o cien-tista, “descobrir quehá uma forte influ-ência genética nãosignifica que não sepossa fazer nadaquando uma criançacusta a aprender: ofato de ser hereditá-rio não implica queseja imutável, apenassignifica que serápreciso um esforçomaior dos pais e dasescolas para apoiaresse aluno”.

A pesquisa nãoidentifica genes es-pecíficos que deter-minem essas habili-dades, mas estabele-ce conjuntos de ge-nes ou de diferençasgenéticas que, indi-vidualmente, contri-buem em pequenamedida para moldarà pessoa.

10 DE JULHO DE 2014

O chip é implantado sob a pele de uma mulher, liberando uma pequenadose do hormônio levonorgestrel a cada dia

A equipe acompanhou gêmeos, com genes compartilhados, e outras crianças,com quem fizeram testes leitura e matemática

“Ele revela o profundo e o escondido; conheceo que está em trevas, e com ele mora a luz."

(Daniel 2:22)

Funcionária de banco é demitida pordesejar “um dia abençoado” aos clientes

12 | GAZETA DE VARGINHA

EVANGÉLICA

Uma funcioná-ria de um banco da ci-dade de Walton, noestado norte-ameri-cano do Kentucky,foi demitida por dizer“tenha um dia aben-çoado” para os clien-tes da instituição.

Polly Neace tra-balhava há mais de 20anos no banco, e re-centemente vinha re-cebendo advertênciasdos superiores, quealegavam que os cli-entes do banco havi-am reclamado dapostura dela, que eracaixa.

Esse é mais umcaso da intolerânciareligiosa contra cris-tãos nos Estados Uni-dos. O país, de ori-gem e tradição cristã,atravessa uma fase deintensa secularização,e muitos casos seme-lhantes a esse vemsendo registrados.

De acordo cominformações da FoxNews, Polly afirmouque deseja “um diaabençoado” a todos os

Cativeiro do povo de Deus

Se o povo de Judá ti-vesse atendido às adver-tências do Senhor, nãoteria passado pelo cativei-ro. Quem não obedece aoque a Palavra diz em seucoração, mais cedo oumais tarde, poderá serentregue às forças opres-soras. Não foram poucasas vezes em que o Altíssi-mo usou Seus profetaspara entregar o recado,mas, como não se impor-taram, chegou o dia emque Nabucodonosor veioe levou toda a nação para aBabilônia.

O diabo os afligiucomo quis. O Altíssimoavisou que isso acontece-ria, mas eles continuaramna rebeldia. Agora, aque-les que eram libertos eprivilegiados por seremchamados pelo santoNome estavam entre-guem ao inimigo. Comisso, aprenderam o quan-to dói desprezar os pre-ceitos divinos. Quem semantiver rebelde ao cha-mado de Deus, um dia,será sentenciado ao suplí-cio eterno.

Os obstinados apren-derão que não podemmais contar com a miseri-córdia do Senhor.

O cativeiro foi humi-lhante para os descen-dentes do rei Davi. Nosdias do filho de Jessé, eleseram líderes das naçõesque os circundavam; mas,agora, estavam na servi-dão vergonhosa da Babi-lônia, onde não tinhamdireitos nem podiam cul-tuar a Deus livremente.Eles passaram longo tem-po como escravos de umpovo pagão, embora sou-bessem que haviam sidolevantados para ser cabe-ça, e não humilhados; po-rém, a estupidez os levoua tal situação.

Eles agiram comotontos, não vendo nadademais nas práticas erra-das. Com isso, semearama rebeldia e colheram,

mais tarde, o amargo fru-to. Não terá melhor sorteaqueles que, hoje, man-têm-se resistentes ao pla-no do Senhor, pois o quan-to O evitarem será o quan-to serão evitados por Eleamanhã. A Bíblia ensinaque aquilo que se planta éo que se colhe (Gl 6.7), porisso a sorte de quem nãoobedece a Deus não me-lhorará em nada. É preci-so examinar o modo comovocê vive.

Agora, não tinhampátria nem liberdade, eaqueles que não temiam aDeus eram seus senho-res. O povo de Judá saiuda sua terra para habitarno meio das nações. O quefazer? Um dia, estaria li-vre? Sim, porque Deusprometera isso. Existe al-guma possibilidade deque os reprovados no Ju-ízo alcancem perdão e li-berdade? O Todo-Pode-roso diz que não (Lc16.26). Do tormento in-cessante jamais sairá umasó pessoa. Quem estiverlá sofrerá para sempre.

Muitos estão no peca-do, presos a vícios, à pros-tituição, desonestidade eaos demais erros. Para es-tes, não há descanso,como não houve para oshabitantes de Judá. Pelaspróprias forças, eles nãoconseguiriam se libertardaquele poderoso impé-rio. Triste e deplorável éo estado dos perdidos!

Os demônios sabemque você só precisa espe-rar o Dia do Juízo para es-tar com eles no sofrimen-to que nunca terá fim. Porisso, enquanto houvertempo, acerte-se com oSenhor. Achegue-se aDeus em oração e confes-se seus erros, livrando-sede todos os pecados quetem praticado.

O erro separará aspessoas de Deus, levan-do-as ao terrível martírio.Hoje é dia de se consertarcom o Onipotente.

“O Senhor é omeu pastor; nadame falta.”

O Rei Davi, au-tor deste salmo, re-gistra um maravi-lhoso e eterno teste-munho:

O Senhor é omeu pastor!

Depois de passarpor várias guerras,lutas, rebeliões, gra-ves problemas fami-liares e um monte

de coisas mais, eleolha para trás e per-cebe que Deus sem-pre estivera ao seulado, cuidando dele.Ao dizer "O Senhoré o meu pastor", naverdade ele está di-zendo: DEUS CUI-DA DE MIM!

Na sua juventu-de ele tinha sido umpastor de ovelhas,por isso, para retra-tar o cuidado de

clientes do banco des-de 2009. “Eu nãoacho que exista ne-nhum tipo de diamelhor que você pos-sa ter senão um diaabençoado”, afirmoua ex-bancária.

Em 2011, a ban-cária foi advertida porviolar o código de éti-ca do banco nas ques-

tões religiosas, e noano seguinte, outraadvertência formal foidada a ela por ter dito“Obrigada, Deus teabençoe muito” a umcliente que havia ditoa ela “tenha um diaabençoado”.

O advogado dePolly, JeffBlankenship, disse

Deus sobre a sua vida,o rei Davi traça váriosparalelos entre Deus eum pastor de ovelhasexemplar:

Deus supre as ne-cessidades básicas dosseus filhos. "O Senhoré o meu pastor, nadame faltará" - vs 1.

Um bom pastorjamais deixava faltarágua e alimento parasuas ovelhas.

Foi o próprio Je-

Você é a menina dos olhos de Deus confie nele

10 DE JULHO DE 2014

sus quem garantiu,em Mateus 6.31-32:“Não vos inquieteis,dizendo: Que have-mos de comer? Ou:Que havemos de be-ber? Ou: Com quehavemos de vestir...Porque vosso Pai ce-lestial sabe que pre-cisais de tudo isso”.

Tranquilize seucoração: DEUS CUI-DA DE VOCÊ (E DEMIM)

que as ações do Ban-co eram uma violaçãode seus direitos daPrimeira Emenda,que garante liberdadereligiosa. “A prova noregistro mostrou quePolly foi demitida por-que ela insistiu emexercer seu direito dedizer ‘tenha um diaabençoado’”.

GAZETA DE VARGINHA | 1310 DE JULHO DE 2014BRASIL

Após eliminação brasileira, SP registra 23 ônibus queimados

Um incêndio emuma garagem de ôni-bus na zona sul de SãoPaulo destruiu, no iní-cio da noite desta ter-ça-feira (8), pelo menos20 veículos. Outros trêscoletivos foram quei-mados em outros pon-tos da capital. Os incên-dios foram provocadosapós a derrota da sele-ção brasileira por 7 a 1para a seleção da Ale-manha.

Somente no pri-meiro semestre desteano segundo levanta-mento da São PauloTransporte (SPTrans),89 ônibus foram quei-mados – tem todo o anopassado, foram 65 veí-culos incendiados. Atésegunda-feira (7), aomenos 112 veículos já

Subiu para 145 onúmero de municípiosatingidos pela chuva noRio Grande do Sul, dosquais 121 estão em situ-ação de emergência.Iraí e Barra do Guaritadecretaram estado decalamidade pública. Se-gundo o boletim daDefesa Civil Estadual,divulgado nesta terça-feira (8), 20.436 pesso-as continuam fora decasa devido a enxurra-das e alagamentos. Des-se total, 18.668 estãodesalojadas e forampara as casas de paren-tes e amigos e 1.768 es-

RS tem 121 municípios em situação de emergênciatão em abrigos públicos.

Os temporais cau-saram duas mortes: deJosé Lindomar da Silva,em Jacutinga, e Eracil-do Luiz Assmann, 56anos, em Arroio do Ti-gre. Paula Thon, 23anos, continua desapa-recida em Arroio do Ti-gre, onde os bombeirosfazem busca.

Barra do Quaraí,Itaqui, São Borja e Uru-guaiana, na fronteiraoeste, têm 18.767 mora-dores fora de casa devi-do à cheia do Rio Uru-guai. Em Iraí, no nortedo estado, 700 pessoas

precisaram sair de suasresidências por causado transbordamento doRio do Mel.

O governo estadualpublicou, nessa segun-

da-feira (7), decreto desituação de emergênciaem 13 trechos de rodo-vias estaduais afetadospor deslizamentos einundações nos meses

de junho e julho. A me-dida visa a agilizar o re-passe de verbas para arecuperação das estra-das. Os recursos neces-sários somam R$ 38milhões, segundo o go-verno do estado.

De acordo com aSomar Meteorologia, otempo seco vai predo-minar em todo o estadoao longo desta semana.A frente fria que causouos temporais na últimasemana se afastou doRio Grande do Sul euma massa de ar secopredomina em todo oterritório gaúcho.

Polícia Civil conse-guiu capturar a ima-gem de 11 suspeitos departicipar do roubo mi-lionário à fábrica da Sa-msung, em Campinas(a 93 km de São Pau-lo), na madrugada des-sa segunda (07). O ros-

to de parte dos assal-tantes havia sido grava-do pelas câmeras docircuito interno da fá-brica, localizada àsmargens da rodoviaDom Pedro I (SP–065).

A Polícia Civil afir-ma que até 15 pessoas

haviam sido destruídosem incêndios na capi-tal.

Segundo a SP-Trans, a garagem loca-lizada no Guarapiran-ga, zona sul, é usadapela empresa VIP para

receber coletivos queestão fora de circulação,como veículos antigosou em manutenção.Até as 21h de segunda,a SPTrans não tinha in-formações sobre as cau-sas do incêndio. Não

houve registro de feri-dos. O episódio não afe-tou a circulação das li-nhas operadas pela VIP.

A avenida Guarapi-ranga foi bloqueadadesde o cruzamentocom a Estrada M’Boi

Mirim, segundo umagente da Companhiade Engenharia de Trá-fego (CET). Equipesdos bombeiros atuarampara controlar as cha-mas. Duas viaturas daPolícia Civil acompa-nharam os trabalhos ejá faziam as primeirasinspeções no local. Ocaso será registrado no47.º Distrito Policial(Capão Redondo).

Os outros três in-cêndios em coletivosforam registrados noParque Santa Madale-na, na zona leste, na VilaMedeiros, zona norte, eem Americanópolis,zona sul da capital. Osveículos pertencem,respectivamente, à ViaSul, à Sambaíba e aoConsórcio Unisul.

Imagem mostra ônibus incendiado na avenida Yervant Kissajikian em São Paulo (SP)

Inflação oficialacumula alta

em junhoA inflação oficial me-

dida pelo Índice de Pre-ços ao Consumidor Amplo(IPCA) ficou em 0,4%em junho deste ano, de-sacelerando em relaçãoaos 0,46% de maio. Nosúltimos doze meses, oIPCA acumula alta de6,52%, acima dos 6,37%relativos aos doze mesesimediatamente anterio-res. A meta que o BancoCentral deve alcançareste ano é 4,5%, commargem de dois pontospercentuais para baixo oupara cima. Portanto, o re-sultado em 12 meses fi-cou acima do limite supe-rior da meta (6,5%).

O IPCA fechou o pri-meiro semestre do anocom alta de 3,75%. Noprimeiro semestre de2013, o índice era3,15%.Os dados foramdivulgados na terça-feira(8) pelo Instituto Brasi-leiro de Geografia e Esta-tística (IBGE).

Segundo o IBGE, ospreços dos alimentos ebebidas foram os quemais contribuíram para aqueda da inflação em ju-nho, que passaram de0,58% para 0,11%, umadesaceleração pelo ter-ceiro mês consecutivo.Os alimentos consumidosem casa apresentaram re-dução de 0,60% em ju-nho, contra alta de 0,41%em maio. Os maiores per-centuais foram a batata-inglesa (-11,46%) e o to-mate (-9,58%). Houvequeda ainda dos alimen-tos consumidos fora decasa (de 0,91% em maiopara 0,82% em junho),com destaque para a re-feição (0,96% para0,75%), refrigerante(1,29% para 0,51%) ecerveja (0,34% para0,01%).

Temporais no Rio Grande do Sul causam duas mortes

Polícia captura imagem de 11 suspeitos de roubo à Samsungpodem ter participadodo roubo à empresaSamsung.

No entanto, nin-guém havia sido iden-tificado até a noite des-sa terça. “Estamos ana-lisando as imagens parachegarmos até eles”,

disse o delegado titularda Delegacia de Inves-tigações Gerais (DIG),Carlos Henrique Fer-nandes.

Para isso, as ima-gens serão cruzadascom fichas criminaisdos arquivos da polícia.

Também serão solicita-das imagens do bancode dados da Polícia Fe-deral.

Segundo o delega-do, os suspeitos deti-nham informações pri-vilegiadas, incluindodetalhes do sistema de

logística da fábrica. Porisso, ele não descarta aparticipação de funcio-nários no crime. Na se-gunda-feira (07) e nes-sa terça (08), funcioná-rios e seguranças pres-taram depoimento àpolícia.

14 | GAZETA DE VARGINHA

INTERNACIONAL

Apostador de Londres acerta os 7 a 1 para a Alemanha e ganha 2.500 eurosPelo menos quatro

pessoas apostaram noReino Unido que a Ale-manha golearia o Bra-sil por 7 a 1, uma apostamuito lucrativa, quetransformou algumas

Procuradoria alemã investigaoutro suposto espião para os EUA

A Procuradoria Fe-deral alemã e o depar-tamento de polícia rea-lizaram nesta quarta-feira (9) batidas em umdomicílio privado e emescritórios de Berlimapós detectar um se-gundo caso de supostaespionagem para o ser-viço dos EUA, desta vezde um empregado doMinistério da Defesa.

Segundo informa-ções das redes públicas“NDR” e “WDR”, assimcomo da edição digitaldo jornal “SüddeutscheZeitung”, a operaçãoaconteceu na capital eem suas imediações.

A Procuradoria Fe-deral confirmou os re-gistros, mas se recusoua oferecer detalhes como argumento de que ainvestigação continuaaberta, enquanto a

Novos ataques de Israel matam palestinos em GazaPelo menos cinco

pessoas morreram nes-ta quarta-feira (9) emuma série de ataquesaéreos de Israel contraa Faixa de Gaza, anun-ciaram fontes dos servi-ços de saúde, no segun-do dia da ofensiva deIsrael contra os territó-rios palestinos. Ao lesteda cidade de Gaza, nocentro da Faixa, quatropessoas morreram, en-tre elas três crianças.“Quatro palestinos mor-reram nos ataques aére-os, entre eles dois irmãosde 12 e 13 anos em She-jaiya, e um menino dequatro anos e uma mu-

lher em Zeitun”, infor-mou à AFP o porta-vozdos serviços de emergên-cia, Ashraf al-Qudra.

Em Beit Lahiya, nonorte do território, umdrone matou Rafi al-Kafarneh, de 30 anos,e outra pessoa ficou gra-vemente ferida, segun-do al-Qudra.

Nesta terça-feira(8), quando iniciaram osataques de Israel pararesponder aos disparosde foguetes a partir daFaixa de Gaza, 28 pes-soas morreram.

O exército atacoumais de 150 alvos nestaterça e os militantes pa-

lestinos lançaram maisde 130 foguetes, incluin-do vários em Tel Aviv, amaior cidade de Israel, eem Haifa, ao norte.

A aviação israelense

realizou 160 operaçõesaéreas contra o Hamasna Faixa de Gaza duran-te a madrugada de terça-feira para quarta-feira,informou um porta-voz

chanceler, AngelaMerkel, não quis sepronunciar em entre-vista coletiva.

De acordo com asinformações do citadojornal, o suspeito tra-balha no Ministério daDefesa, teria realizadoações de espionagempara os EUA e espera-se que hoje mesmodeponha perante aProcuradoria. Esta no-tícia segue à detenção,na semana passada, deum agente alemão de31 anos, que trabalha-va na central dos ser-viços de inteligênciaem Pullach (Baviera) eque estava em contatocom a CIA há doisanos. O suspeito su-postamente filtroupara Washington do-cumentados da comis-são parlamentar que

investiga o escândaloda espionagem emmassa da Agência Na-cional de Segurança(NSA). O caso causougrande rebuliço na Ale-manha e fortes críticas,tanto nas fileiras gover-namentais como naoposição, embora se-

gundo o jornal “Süd-deutsche Zeitung” osregistros de hoje apon-tam para um caso ain-da mais sério, por en-trar no âmbito militar.

O embaixador dosEUA em Berlim, JohnB. Emerson, foi convo-cado na semana passa-

da pelo Ministério dasRelações Exteriores e,segundo meios de co-municação alemães, naterça-feira compareceude novo perante essedepartamento paraabordar o assunto.

Segundo informa-ções da publicação “Der

militar. “Foram 160 ope-rações durante a noite, oque eleva a 430 o núme-ro de objetivos que ataca-mos desde o início da ope-ração”, disse o generalMoti Almoz. De acordocom o general, 120 pon-tos de lançamentos de fo-guetes, 10 postos de co-mando do Hamas e vári-os túneis foram atacados.

As brigadas Ezedineal-Qasam, do Hamas,anunciaram que lança-ram quatro foguetes con-tra Jerusalém pela primei-ra vez desde 2012.

Mas a rádio militarisraelenses informou queo sistema de defesa aérea

“Cúpula de Ferro” inter-ceptou nesta quarta pelomenos cinco fogueteslançados em direção aTel Aviv e sua região. Amesma rádio tambéminformou que dois fogue-tes palestinos dispara-dos a partir da Faixa deGaza caíram no mar emfrente a Haifa, no nortede Israel.

É a primeira vez quefoguetes palestinos atin-gem o grande porto donorte de Israel, a maisde 165 km de Gaza. Osdisparos foram reivindi-cados pouco depois pelobraço militar do Hamasem Gaza.

pessoas que pareciammalucas em vencedorasgeniais. Um deles ga-nhou 2.500 euros aoacertar o placar.

As três grandes ca-sas de apostas britânicas

pagavam muito bempelo resultado: PaddyPower e William Hilldavam 500 libras porcada libra apostada(500/1) e a Ladbrokes odobro (1.000/1).

Ninguém acertou oplacar na Ladbrokes ouWilliam Hill, mas quatropessoas conseguiram naPaddy Power. A maioraposta, em Essex (lesteda Grã-Bretanha), foi de

5 euros (R$ 15), o querepresenta agora umprêmio de 2.500 euros(R$ 7.500). "Algunsapostadores que pareci-am estúpidos agora pa-recem gênios", disse o

porta-voz da PaddyPower, Josh Powell,antes de afirmar que asprevisões mereciamentrar para o 'Hall daFama' das apostas, casotal coisa existisse.

Spiegel”, o diretor daCIA, John Brennan,ligou pessoalmente aocoordenador dos ser-viços secretos alemães,Klaus-Peter Fritsche,que depende direta-mente da chancelerAngela Merkel, para“minimizar os danos”por este escândalo. Osuposto espião duplofiltrou 218 documen-tos internos, pelosquais recebeu 25 mileuros em um encon-tro na Áustria. Entreesses documentos ha-via várias atas da co-missão do Bundestag(câmara baixa) que in-vestiga a atividade dosserviços secretos dosEUA em solo alemãopor causa das revela-ções do ex-técnico dainteligência america-na Edward Snowden.

10 DE JULHO DE 2014

A Procuradoria Federal confirmou os registros, mas se recusou a oferecer detalhes

GAZETA DE VARGINHA |15ESPORTE

Movida por vexame, CBF preparamudanças na seleção brasileira

O vexame históricoda goleada sofrida dianteda Alemanha, por 7 a 1,na semifinal da Copa doMundo, levou a CBF apreparar um pacote demudanças na seleçãobrasileira - e até em ou-tros cargos da entidade.Nenhuma decisão, noentanto, será anunciadaantes da disputa do ter-ceiro lugar, no sábado,em Brasília.

O jogo entre Brasil eAlemanha ainda estavaem curso, e os aliados dacúpula da confederaçãojá pressionavam por uma"mudança geral" no co-mando da seleção. JoséMaria Marin e MarcoPolo Del Nero - respec-tivamente o presidenteda CBF e seu sucessor jáeleito - ouviram muitagente pedir a queda deLuiz Felipe Scolari e desua comissão técnica.

Empresário de Ney-mar, o agente WagnerRibeiro fez duras críti-cas ao trabalho de LuizFelipe Scolari na ma-nhã desta quarta-feira,um dia após a derrotado Brasil por 7 a 1 paraa Alemanha na semifi-nal da Copa do Mun-do. Em seu perfil ofici-al no Twitter, Wagnerchegou a chamar o trei-nador de “arrogante easqueroso”.

Com ironia, o em-presário listou os “seisquesitos necessários”para um técnico co-mandar a seleção brasi-leira.

- Ir treinar a seleçãode Portugal e não ga-nhar nada. Voltar aoBrasil, pegar um timegrande e rebaixá-lopara a Segunda Divisão(do Brasileiro) - diziaparte do desabafo, re-

Empresário de Neymar detona técnico

Felipão: "Velho arrogante, asqueroso"

Há quase um con-senso de que Tite (ex-Corinthians) é o nomeideal para substituir Fe-lipão. Na CBF, há a ideiade Alexandre Gallo diri-gir a seleção olímpica(sub-23, com possibili-dade de três reforçosmais velhos) nos Jogosde 2016, que serão noBrasil.

A pressão vem domesmo lugar de onde até

ontem só vinham elogiose pedidos - pedidos deingressos para jogos daCopa, de ajuda financei-ra, de todo tipo, enfim.Em 16 de abril, Del Nerofoi eleito presidente daCBF para o período entre2015 e 2019 - a votação,da qual participam presi-dentes de clubes da SérieA e das 27 federações es-taduais foi praticamenteuma aclamação.

Antes do início daCopa, Marin e Del Neroprocuraram Felipãopara dizer que queriamsua permanência à fren-te da seleção "seja qualfor o resultado". O téc-nico respondeu que suaprioridade era o Mundi-al e que depois conver-sariam.

Felipão hoje estámais preocupado com adisputa do terceiro lu-gar. O técnico vê no jogoa ser disputado em Bra-sília uma chance de res-gatar em alguma medi-da a imagem e o orgulhodo time. Por outro lado,vê o risco de a situaçãopiorar ainda mais - porisso se preocupa tanto.

O treinador se ins-pira na Copa de Alema-nha. Na ocasião, os anfi-triões também caíramnas semifinais, para aItália. Felipão partici-

ferindo-se à últimapassagem do técnicopelo Palmeiras, em2012, ano do rebaixa-mento do clube para aSérie B do Brasileirão.

Wagner já traba-lhou com nomes comoKaká e Robinho, noinício de suas carreiras,e atualmente também éempresário do atacan-te Lucas, do Paris

Saint-Germain, que nãofoi convocado por Feli-pão para o Mundial.

"6 quesitos para sertécnico da seleção bra-sileira: 1- Ir treinar se-leção de Portugal e nãoganhar nada

2- Ir para o Chelseae ser mandado embora

3- Ir treinar o Uzbe-quistão

4- Voltar ao Brasil e

10 DE JULHO DE 2014

pou daquela decisão deterceiro lugar, em Stutt-gart, porque era técnicode Portugal. Viu a cida-de fazer festa, a Alema-nha jogar bem, ganharpor 3 a 1 e terminar aCopa de maneira digna,de bem com a torcida.

Zagallo prefere silêncioapós derrota, mas mantém

agenda e verá só a finalUma internação de

12 dias entre maio e ju-nho deste ano deixouZagallo fragilizado. Aos82 anos, o Velho Loboacabou assistindo pelatelevisão aos jogos daSeleção na Copa – in-cluindo a eliminaçãodiante da Alemanhacom a histórica golea-da de 7 a 1 nesta terça-feira. A expectativafrustrada de ver o Bra-sil jogar a final no Ma-racanã, no entanto, nãomudará a programaçãodo tetracampeão mun-dial.

Mesmo com o timede Felipão disputandoo 3º lugar em Brasíliano sábado, Zagallo iráprestigiar pessoalmen-te apenas os finalistasda Copa no domingo.

De acordo com o fi-lho Mário Cesar Za-gallo, o ex-treinadorassistiu ao jogo inteiro.E, por saber do peso deuma eventual declara-ção sua sobre a atuaçãobrasileira, preferiumanter o silêncio atéquando tiver contatocom os jornalistas pes-soalmente no Maraca-nã.

- Ele nunca viven-ciou uma situação comoessa, então preferiunão falar com ninguémpor enquanto. Ele sabea dimensão que umaentrevista dele pode tere prefere só falar noMaracanã. Nós vamos

manter a programação, eele não vai a Brasília. Sóao Maracanã mesmo –disse Mário Cesar, portelefone.

Além da companhiado filho, Zagallo tambémserá assistido por umaenfermeira quando forassistir à final. SegundoMário Cesar, a medida éapenas preventiva. OVelho Lobo passou 12dias internado entremaio e junho deste ano,no Rio de Janeiro, devi-do a uma infecção na co-luna. Ele havia até sidoliberado pelos médicospara ir à Arena Corinthi-ans prestigiar o dueloentre Brasil e Croácia naabertura da Copa, desdeque estivesse acompa-nhado de um profissio-nal de enfermagem.

A família, no entan-to, optou por uma recu-peração mais tranquilaem casa.

Jogador da Seleçãonas campanhas de 1958e 1962, Zagallo tambémajudou o país a conquis-tar o tricampeonato em1970 como treinador.Em 1994, foi auxiliar deParreira na conquista dotetra. Em 1998, perdeua primeira chance dopenta ao ser derrotado nafinal para a França, maspopularizou o bordão“vocês vão ter que meengolir” após a vitóriabrasileira nos pênaltissobre a Holanda nas se-mifinais.

A diferença é que aAlemanha perdeu a semi-final nos momentos finaisda prorrogação, quandotodo o estádio em Dort-mund já esperava os pê-naltis. E o Brasil foi humi-lhado desde os minutosiniciais no Mineirão.

pegar um time grandee rebaixá-lo para a Se-gunda Divisão

5- Pedir demissão56 dias antes do finaldo campeonato para"escapar" do rebaixa-mento.

6- Ser velho babaca,arrogante, asqueroso,prepotente e ridículo."postou Wagner Ribei-ro

A pressão vem do mesmo lugar de onde atéontem só vinham elogios e pedidos

16 | GAZETA DE VARGINHA 10 DE JULHO DE 2014COPA DO MUNDO

Maracanazo de 1950?Esqueça. Humilhazo!!Pobre Mineirão, agora,palco do maior vexame dahistória do futebol brasi-leiro. Não tem mágica,não tem torcida, não temCopa no seu terreiro quefaça um time sem alma,sem conjunto, sem qua-lidade técnica conquistaralguma coisa.

A Alemanha – umaequipe inteligentementeestruturada por JoachimLöw já há duas Copa –deu aula, colocou o Brasilna roda, tirou onda, ga-nhou olé. À seleção quetrabalha, toda glória. Àseleção que só vive de ba-ter no peito e de gritar oHino Nacional, toda aperdição.

Os alemães fizeramum, dois, três, quatro,cinco gols em meia hora.Sem dó. Acabou tudo em7 a 1 em plena semifinalde Copa. O que foi aqui-lo?! Nunca o pentacam-peão do mundo tinha le-vado tantos gols em 90minutos, simplesmente,a pior derrota da seleçãoem 103 jogos de Mundi-ais.

Onde estava aquelediscurso de “jogar porNeymar”, cortado daCopa por lesão? Bernard,garoto da casa, escolhidopara substituir a estrela,não resolveria nada por sisó. Onde estava o atacan-te Fred em toda a com-petição? Ganhar umaCopa das Confederaçõesserve de base? A culpa éde Felipão? No desastro-so sonho do hexa, vão fal-tar perguntas sem res-postas e vão sobrar can-didatos ao rótulo de Bar-

bosa de 2014.O ambiente era espe-

tacular, nunca antes vis-to em 49 anos de Minei-rão. Os gritos ensaiadosapareceram com toda aalma na Pampulha. Mes-mo com 90% do estádiopintado de amarelo, osalemães eram frios e cen-trados. A farra começoucom Müller logo aos 11min.

O Brasil tinha possede bola, mas não sabia oque fazer com ela. Os jo-gadores pareciam princi-

piantes, assustados, nãocompletavam uma joga-da. Klose fez o segundoaos 23, Kroos marcava oterceiro no minuto se-guinte e o quarto aos 26min. Im-pres-si-o-nan-te! Que moleza! Quermais? Khedira aos 29.Sim, quatro gols em seteminutos, tudo ainda noprimeiro tempo.

E olha que a Alema-nha tirou o pé. Pareciater pena do Brasil, com-pletamente entregue. Ojogo já poderia ter acaba-

do por ali. O primeirotempo acabou sem ne-nhum chute a gol brasi-leiro. No segundo tempo,pelo menos, com Pauli-nho e Ramires em cam-po, o Brasil mudou a pos-tura e deixou de ser apá-tico. Nos primeiros mi-

nutos, a blitz parou nasmãos de Neuer. E foi só.Piedosos, os alemães sófizeram mais dois, comSchurrle inspirado. Os-car fez o de honra do Bra-sil. Ah, ainda tem a dis-puta do terceiro lugar.Para que?

No Mineirão, seleção é eliminadacom a maior goleada de sua história

O time se mostrou perdido em campo e tomou 5, de 7 gols alemãos só no primeiro tempo

Único aplaudido, David Luiz pede desculpas à torcidaDor e vexame. Essas

foram as duas palavras maisusadas pelos jogadores daseleção brasileira na saídado vestiário rumo ao ôni-bus que os levou ao aero-porto para voltar ao Rio deJaneiro.

David Luiz, zagueiro ecapitão nesta terça-feira(08), o único aplaudido

pela torcida ao deixar o gra-mado, disse que o pior daderrota foi ter frustrado ostorcedores.

“Desculpa todo mun-do, desculpa todos os bra-sileiros, só queria ver opovo sorrindo, Deus sabe oquanto queria ver o Brasilinteiro feliz por causa dofutebol. Mas eles foram

melhores, se prepararammelhor, fizeram melhorjogo, tomamos quatro golsem seis minutos”, disse ojogador.

Ele afirmou que o queo deixa mais triste foi inter-romper a relação com ostorcedores depois da apro-ximação que aconteceuapós o título da Copa das

Confederações, no ano pas-sado.

“Mas que o torcedor, opovo, use isso, a seleção,essa aproximação, parabuscar também outras coi-sas na vida, não só relacio-nadas ao futebol”, afirmouo jogador, sem citar exem-plos das coisas que podembuscar pelas população.

Construir p ara desenvolver!!!

FÁBRICA DEBLOCOS

LUCIANOAvenida dos Imigrantes, 4.425

Vargem - Varginha - MGFone: 3223-8833 / 9971-0206

Blocos - Canalet asAreias - Brit as

A Fábrica de Blocos Luciano tem atendido grandes obrasem Varginha e região! Com qualidade e presteza tem feitocom que seus clientes se mantenham sempre satisfeitos.

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, JULHO DE 2014

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, JULHO DE 2014

TV MARCA MITSUBISHI 20 POLEGADAS DE TUBO R$ 150,00.

VENDE-SE

INTERESSADOS FAVOR

ENTRAR

EM CONTATO

PELO TELEFONE

35.3219-3333

(HOTEL SLEEP INN)

ENDEREÇO:

Av. Princesa do Sul,

3333 - Jardim Anderê,

Varginha - MG

A Construtora Cherem Ltda, oferece vagas de emprego na área da Construção Civil para Porta-dores de Necessidades Especiais para as seguintes funções: Pedreiro, Servente, Pintor, Carpin-teiro, Bombeiro.Os interessados entrar em contato no Tel.: 35-8417-6774 falar com Rosane , ou canteiro de obrassituado à Rua Lidia Alvarenga de Carvalho, 515 – Bairro: Dos Carvalhos – Residencial NovoTempo – Varginha/MG.

VAGAS DE EMPREGO

Agora em novo showroompara seu melhor conforto!

Muitos modelos de:

- Persianas (rolô / painel / madeira / com controle remoto)- Papel de parede vinílico- Pisos laminados- Portas e janelas em vidro temperado

Colocação especializada

Av. Plínio Salgado, 538 - Vila Pinto

Telefone: (35) 3221-5831

www.divipiso.com/[email protected]

VVVVVenha nos fazer uma visitenha nos fazer uma visitenha nos fazer uma visitenha nos fazer uma visitenha nos fazer uma visita!a!a!a!a!

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, JULHO DE 2014

Assine Jornal Gazeta de Varginha

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, JULHO DE 2014

Av. São José, 317 - Sala 05 - Varginha - (35) 3221-5366

NELSONRPRADOClínica de Otorrinolaringologia

R. José Cristiano do Prado, 254, Paraguaçu - (35) 3267-1911

Telefone: (35) 3221-4668Email: [email protected]