03-discursiva-mais exemplos de redações - escrevendo redação

Upload: lu-moura

Post on 05-Jul-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/15/2019 03-DISCURSIVA-Mais Exemplos de Redações - Escrevendo Redação

    1/4

    03/06/2016 Mais exemplos de redações - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com /si te/escrevendoredacao/produzindo-texto/m ais-exem plos-de-redacoes 1/4

    Escrevendo Redação

    Escrevendo Redação

    HOME

    Anuncios

    Aula de Redação

    Aulas de LiteraturaGABARITO

    Produzindo Texto

    hist/geo Rondônia -questõesdiscursivas

    Mais exemplos deredações

    Produzindo texto2011/2012/2013

    Resultado 4º simulado

    Sitemap

    Leituras importantes

    Navegação

    Temas p/treinar redação Enem

    Bin Laden

    Xenofobia

    Midias sociais

    Código Florestal

    È certo  falar/escrever errado?

    Produzindo Texto >

    Mais exemplos de redações

    Leia o texto abaixo:

    TEXTO IO que faz você feliz?

     A lua, a praia, o mar  A rua, a saia, amar...Um doce, uma dança, um beijo,Ou é a goiabada com queijo?

     Afi nal, o que faz você feliz?Chocolate, paixão, dormir cedo, acordar tarde,

     Arroz com feijão, matar a saudade...O aumento, a casa, o carro que você sempre quis

    Ou são os sonhos que te fazem feliz?Um fi lme, um dia, uma semanaUm bem, um biquíni, a grama...Dormir na rede, matar a sede, ler...Ou viver um romance? O que faz você feliz?Um lápis, uma letra, uma conversa boaUm cafuné, café com leite, rir à toa,Um pássaro, ser dono do seu nariz...Ou será um choro que te faz feliz?

     A causa, a pausa, o sorvete,Sentir o vento, esquecer o tempo,O sal, o sol, um somO ar, a pessoa ou o lugar?

     Agora me diz,O que faz você feliz?(Anúncio publicitário do Grupo Pão de Açúcar, veiculado naRevista VEJA)

    TEMA:O objetivo da campanha publicitária do texto I parece ser o de afi rmar que afelicidade desfrutada nos pequenos gestos do quotidiano também passa pelos produtosencontrados em supermercados. É, em outras palavras, visand ao consumidor que o temada felicidade é ali enfocado, mesmo que o tom predominante contenha apelos emotivos.Tal postura pode sugerir que se pense na relação entre a felicidade e a prática doconsumo, elemento-chave das economiasnacionais em escala global.

     A partir do texto publicitário “O que faz você feliz?”, redija um texto de gênero dissertativosobre o tema:

    CONSUMISMO GARANTE REALIZAÇÃO PESSOAL?Instruções:1. Dê um título a seu texto.2. Ao desenvolver o tema proposto, utilize seus conhecimentos e suas refl exões de modocrítico.3. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para comprovar e defender seu ponto de vista.4. Empregue apenas a modalidade escrita culta da língua portuguesa.5. O texto não deve ser escrito em versos.

    Consumismo: felicidade maquiada

      Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, no qual a dinâmica deinformações é intensa e constante. A troca de idéias e mercadorias entre os maisdistantes lugares tornou-se ainda mais freqüente e rápida após o advento da internet.

    Pesquisar o site

    http://www.sistemapoliedro.com.br/redacao/2011/Tema%2015%20-%20EM%20-%20aluno.pdfhttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/system/app/pages/sitemap/hierarchyhttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/resultado-4o-simuladohttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-textohttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-textohttp://www.sistemapoliedro.com.br/redacao/2011/Tema%2015%20-%20EM%20-%20aluno.pdfhttp://www.sistemapoliedro.com.br/redacao/2011/Tema%2014%20-%20PV%20-%20aluno.pdfhttp://www.sistemapoliedro.com.br/redacao/2011/Tema%2011%20-%20PV%20-%20aluno.pdfhttp://www.sistemapoliedro.com.br/redacao/2010/Tema%2012%20-%20Aluno%20%283%C2%BA%20ano%20do%20PV%29.pdfhttp://www.sistemapoliedro.com.br/redacao/2011/Tema%2012%20-%20PV%20-%20aluno.pdfhttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/system/app/pages/sitemap/hierarchyhttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/resultado-4o-simuladohttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto-2011https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto/hist-geo-rondonia---questoes-discursivashttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-textohttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/gabaritohttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/aulas-de-literaturahttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/aula-de-redacaohttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/anuncios-1https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/homehttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/

  • 8/15/2019 03-DISCURSIVA-Mais Exemplos de Redações - Escrevendo Redação

    2/4

    03/06/2016 Mais exemplos de redações - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com /si te/escrevendoredacao/produzindo-texto/m ais-exem plos-de-redacoes 2/4

    Dentro desse contexto, há um importante fator que deve ser levado em consideração: amídia como um mecanismo de manipulação das massas.

      Através de inúmeros meios de comunicação como rádio, televisão, jornais,revistas, outdoors, internet, entre outros, a mídia tem realizado o seu trabalho deconvencer as pessoas a consumir. Para isso utiliza-se de algumas artimanhas, comoartistas famosos e queridos que incitam o público a comprar os produtos divulgados. O ser humano nasce e cresce vivenciando esse mundo manipulado pela mídia, e acreditandoque a felicidade possa ser encontrada quando se adquire determinada marca de roupa,calçado, carro, jóia, celular ou qualquer outro produto. Divulga-se constantemente a idéia

    da felicidade comprada.  O individuo que nasce nesse ambiente consumista dificilmente aprende valoresinteriores e subjetivos, como a amizade, o amor ao próximo, o companheirismo, o respeito,a dignidade, a honestidade que o edificam como ser pensante e emotivo. Decorre disso adificuldade de se preencher o vazio interior, o que é comumente buscado no consumo debens concretos e superficiais. Não há como afirmar que tais bens são dispensáveis àfelicidade, porém estes não estão capacitados a trazer a realização pessoal buscada pelohomem.

      A partir das idéias discutidas, podemos concluir que uma das melhoresmaneiras de garantir a realização pessoal é combatendo o consumismo incitado pela mídia

     – uma vez que este proporciona uma felicidade maquiada e momentânea que nãocaracteriza uma realização pessoal plena e sólida – e educando nossas crianças com baseem valores como a solidariedade, o amor e o respeito.

     Autor: Natalia Yumi Yamamoto

    (adaptado do original)

    A Busca

      JohnLocke, em um de seus escritos, disse que, ao vivermos em sociedade,somos de certa forma obrigados a nos moldar a seus contornos. Vivemos em umasociedade capitalista, uma sociedade em que o consumo desenfreado parece ser a cada

    dia mais comum, seguindo uma lógica como: "compro, logo existo". As pessoas perderamsua individualidade, são tratadas agora simplesmente como consumidores.

      Esse fato é muito preocupante. As pessoas são levadas a acreditar que sópoderão ser plenamente felizes se consumirem cada vez mais e mais, não percebem quefelicidade e realização pessoal nada tem a ver com dinheiro ou com o próprio consumo.

      Até hoje nenhum cientista conseguiu desvendar os mistérios que cercam ossentimentos humanos. Talvez seja isso que nos diferencie tanto. O sentimento derealização pessoal está ligado ao fato de nos sentirmos felizes como pessoas, comoindividuos, com aquilo que somos por dentro, com nossas potencialidades, com nossacapacidade transformadora, e tudo isso não está ligado ao consumo. O consumismo nãofaz com que nos sintamos realizados pessoalmente; ao contrário, esse é utilizado namaioria das vezes para tapar as carências internas.

      Mesmo nos moldando, seja de forma consciente ou de forma inconsciente, àscaracterísticas de nossa sociedade, não podemos nos alienar, não podemos perder nossosenso crítico.

      Temos que ter a idéia clara de que a realização pessoal é algo que vem dedentro para fora, e, sendo assim, não iremos encontrá-la se o único caminho em que aprocurarmos for o do consumismo.

     Autor: Michelle Cavalari Camargo

    (adaptado do original)

    A Venda da Felicidade

      A era industrial aumentou consideravelmente a produção de bens de consumo. Agora, na era da informática, esse consumo foi até facilitado, através da internet. Noquotidiano, o consumismo é estimulado e vendido como felicidade. Seria verdadeira essa

  • 8/15/2019 03-DISCURSIVA-Mais Exemplos de Redações - Escrevendo Redação

    3/4

    03/06/2016 Mais exemplos de redações - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com /si te/escrevendoredacao/produzindo-texto/m ais-exem plos-de-redacoes 3/4

    relação?

      Com as altas taxas de desemprego e a coisificação do homem, a populaçãofica emocionalmente fragilizada. Essa fragilidade é fruto da exclusão social e daconcepção de homem como ser descartável. Em uma sociedade com uma culturadescartável, representada pela cultura de massa, o homem também o é. Além de sofrer com estressantes jornadas de trabalho, transporte longo e demorado, o homem tambémsofre em seu tempo livre. Ele anseia por tempo livre, mas não sabe o que fazer com ele –até o seu tempo livre é alienado.

      Esse é o momento oportuno para as campanhas de marketing. Impossibilitado(financeiramente) de se desenvolver pessoalmente através de estudo ou com o usoqualificado de seu tempo livre, o homem passa horas na frente da TV. Assim, o carrorepresenta a liberdade, a cerveja representa a alegria, o remédio representa a paz. Ascampanhas padronizam os sentimentos e os oferecem personificados em produtos. Eainda estimulam a troca desses mesmos produtos, pouco tempo depois, por outrosmelhores e mais modernos.

      O grande erro das pessoas que se entregam ao consumismo desenfreado semrefletir é que, apesar de inúmeras tentativas, o mal-estar causado pela exclusão social,pela alienação do tempo, não pode ser aliviado pelos produtos consumidos. A felicidade ea realização pessoal não vêm embaladas e prontas para o consumo; são frutos deequilíbrio emocional, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Características quesão alcançadas, gradualmente, no decorrer da vida.

     Autor: Anderson Ramos Sousa

    (adaptado do original)

    "Felicidade fast-food"

      Assim como a Páscoa associa o açúcar à felicidade, os meios de comunicação,por meio dos signos de consumo, relacionam realização pessoal ao consumismo. Segundoa filosofia, isso se denomina "fetichismo de mercadoria" e é, atualmente, o principal"protagonista" das economias em escala global.

      A felicidade não se limita a fórmulas prontas. Cada indivíduo é dotado de sensocritico, que, aliado a suas experiências, possibilita-lhe moldar sua visão de mundo e,conseqüentemente, determinar os caminhos de sua felicidade. Contudo, a mídia torna-seditatorial ao eleger o consumismo como meio de obter a realização pessoal, pois infringe olivre arbítrio-humano. Além disso, esse conceito torna-se cruel, pois a felicidade somenteseria possível a aqueles que detêm poder aquisitivo.

      Se o caminho proposto pela publicidade fosse eficiente, os consultóriospsiquiátricos não teriam um aumento no número de clientes, que elegem o Prozac comoilusória via de felicidade. Isso está relacionado ao círculo vicioso de aquisição de bens,proposto pela mídia, que favorece uma visão distorcida e efêmera de alegria. Além disso, oestado de permanente alegria é ilusório, já que a vida é pontuada de momentos felizes. Aquestão está na forma como cada ser humano lida com essa situação.

      A felicidade não é um produto que se escolhe na prateleira do supermercado eapós o seu uso substitui-se por um novo. Da mesma maneira, o ser humano não é umamassa homogênea, à qual pode ser ditado um único caminho para a felicidade.

     Autor: Evelyn Yoshizato dos Santos

    (adaptado do original)

    Comentários

    Você não tem permissão para adicionar comentários.

  • 8/15/2019 03-DISCURSIVA-Mais Exemplos de Redações - Escrevendo Redação

    4/4

    03/06/2016 Mais exemplos de redações - Escrevendo Redação

    https://sites.google.com /si te/escrevendoredacao/produzindo-texto/m ais-exem plos-de-redacoes 4/4

    Fazer login   |  Atividade recente no site   |  Denunciar abuso  |   Imprimir página   | Tecnologia   Google Sites

    http://sites.google.com/https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/system/app/pages/reportAbusehttps://sites.google.com/site/escrevendoredacao/system/app/pages/recentChangeshttps://www.google.com/a/UniversalLogin?service=jotspot&continue=https://sites.google.com/site/escrevendoredacao/produzindo-texto/mais-exemplos-de-redacoes