02 28 2015

40

Upload: o-presente-ltda

Post on 08-Apr-2016

273 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 02 28 2015
Page 2: 02 28 2015

OS MUITOS CUSTOS E MALES DAELEVAÇÃO DE IMPOSTOS E PREÇOS

Guardadas as proporções, a elevação de tribu-tos e tarifas públicas através de decreto ou medidaprovisória, sob o argumento da necessidade dereequilibrar contas do governo, equivale à possibi-lidade do trabalhador reajustar seu próprio salário,de forma unilateral, sempre que lhe faltar dinheiropara pagar as contas no fim do mês.

Da mesma forma, ao agricultor, industrial, co-merciante ou prestador de serviços, poder elevarpreços de seus produtos e atividades, quando hou-ver a necessidade de aumentar as receitas para acobertura de despesas básicas, sem levar em con-ta as regras do mercado.

Na economia globalizada, por sinal, a concor-rência comercial não se restringe mais às empre-sas ou produtos, pois envolve até países, já que atributação e custos de transporte, entre outrosfatores, interferem diretamente na competitividadede serviços e bens de consumo, além de descon-trolar a inflação.

Quando o governo brasileiro, seja federal, esta-dual ou municipal, cria ou eleva impostos e tarifas,obriga industriais e comerciantes a repassar osnovos custos aos seus produtos, interferindo dire-tamente nas vendas e na economia local, pois osconsumidores hoje têm acesso às informações eofertas do comércio eletrônico mundial, via internet.

A tributação excessiva e a falta de investimentosem estrutura de transportes, portanto, podem trazerresultados inversos aos seus objetivos, seja naarrecadação de impostos ou na suspensão deinvestimentos públicos, pois a falta de competitivi-dade empresarial se reflete diretamente na quedada movimentação econômica.

A tentativa de corrigir falhas de gestão, com acriação ou aumento de impostos e cortes em inves-timentos em infraestrutura, salvo melhor juízo, sãoerros graves da administração pública, que aca-bam apenas penalizando a sociedade de formainjusta, sem punir os verdadeiros ineficientes ouincompetentes.

A majoração dos preços de combustíveis, alémde abuso de autoridade e de retorno questionável,seria cômica se não fosse trágica para a economiae a população brasileira, pois visa cobrir rombos dacorrupção na Petrobras e contrasta com a quedados preços do petróleo no mercado internacional.

Ainda mais quando é justificada com a neces-sidade de reequilibrar contas do governo e da estatal,sem o acompanhamento de medidas saneadoras,como corte de despesas supérfluas e revisão desistemas de gestão comprovadamente ineficientes.

Diante dessa lamentável realidade, continua-mos a defender a justiça tributária, através de verda-deira e ampla reforma do sistema de cobrança deimpostos do país.

Depois de haver proposto o imposto único, de-fendemos a redução das alíquotas de diversostributos e a melhor distribuição da arrecadaçãoentre a União, Estados e municípios.

Hoje o governo federal fica com 60% dos impos-tos, os governos estaduais com cerca de 20% e asadministrações municipais têm de cumprir suasatribuições com pouco mais de 10% do chamadobolo tributário.

Ao mesmo tempo, União e Estados continuamrepassando obrigações e criando novos encargosàs prefeituras, inclusive na segurança pública, alémda saúde, educação, assistência social, moradia,transporte coletivo, esporte, cultura e lazer, entreoutros direitos elementares da população.

O Brasil não pode continuar com uma das mai-ores cargas tributárias do mundo, ao mesmo tempoem oferece aos contribuintes alguns dos pioresserviços públicos do planeta.

* O autor é deputado federal pelo Paraná

[email protected]

Brasil dos brasileiros02 | O PRESENTE EDITORIAL SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015

Os governantes sumiram. Os governados inva-diram as ruas. O Brasil vive uma experiênciamaravilhosa, experimenta o doce sabor da rebel-dia, espera mudanças imediatas contra o que apopulação taxou como abusos. Alta carga tributá-ria, alta nos combustíveis, na energia, no pão, nacachaça. Imposições governamentais parecem quejá não colam mais.

Em vários Estados da Nação, greves e manifes-tações pedem o fim dos abusos contra a população,que paga R$ 5 em uma dúzia de ovos, que tira 200mangos para encher o tanque do carro, que gasta50 pila para encher uma sacolinha de supermerca-do com meia dúzia de itens. Amesma população que trabalhade sol a sol, sem salários exorbi-tantes, sem auxílio-moradia, semauxílio-combustível, sem regali-as e gratificações, sem avião degraça para a família.

Os trabalhadores se mostramexaustos, não pela carga de tra-balho, mas pela carga que osgovernantes colocaram sobreseus ombros. Os governos perde-ram a vergonha na cara, mas obrasileiro não. Não quer mais assistir a toda essabaderna de braços cruzados. Quer gritar, api-tar, buzinar, impor um país mais justo, sem asbarbáries e iniquidades que a caneta impõe, semas safadezas que arrombaram não só a Petro-bras, mas o orgulho do brasileiro. O brasileironão quer pagar essa conta.

Ontem (27) foi lindo de ver o protesto pacíficode professores, produtores rurais, caminhoneirose anônimos em Marechal Cândido Rondon. So-ando as buzinas dos seus autos, com faixas ecartazes de singular verdade, passaram pelasprincipais ruas da cidade chamando a atenção

para o caos que se instalou no país depois daseleições do último outubro.

Em setembro do ano passado era tudo umamaravilha. Antes das eleições, os caixas estavamcheios, o país crescia a plenos pulmões, o Paranáidem. Após, tudo o que as propagandas eleitoraisdiziam se tornou mentira. Os 200 milhões se depa-raram com um país à míngua, quebrado, endivida-do, sofrido, falido, para não dizer... deixa pra lá.

A verdade é que as pessoas que formam essasociedade, que votam, querem nada mais do querespeito. “Cadê os políticos, queremos um paísmais justo”, eram alguns dos dizeres que estavam

estampados no quilométricoprotesto de ontem. Aplausos dequem estava nas calçadas, naslojas. Sorrisos de todos os lados semisturavam a caras sisudas, emum antagonismo de encher osolhos, de arrepiar os pelos. Avontade de todos era dizer “quemmanda nessa birosca somos nós”.

O Brasil passa por uma expe-riência única, que até pode atra-palhar o desenvolvimento do país,mas não há como comer o ovo

sem quebrar a casca. A população não pode esmo-recer, não agora, não mais. A rebeldia que seinstalou terá, a todo custo, que acabar em mudan-ças. Mudanças que todos querem, não que os senho-res de colarinhos brancos querem. É através daforça da população que se iniciam as reformas, asrevoluções. É com pessoas, e não com governos, quese forma um país. A população pede um basta.Chega de injustiça, de corrupção, de tapinhas nascostas, de mentiras e maracutaias. Os governantespodem até achar que não, mas, verdadeiramente,quem manda nessa birosca é o povo. O Brasil é dosbrasileiros, não dos governantes.

Ontem (27) foilindo de ver o

protesto pacíficode professores,

produtores rurais,caminhoneiros e

anônimos em MarechalCândido Rondon

Page 3: 02 28 2015

O PRESENTE | 03SÁBADO,28 DE FEVEREIRODE 2015

Procura-se um candidatoO Consórcio Intermunicipal Samu Oeste/

PR (Consamu) virou um pepino daquelespara quem está à frente da entidade, que temabrangência nos municípios que compõem aRegional de Saúde de Cascavel e Toledo egerencia o Serviço de Atendimento Móvel deUrgência (Samu).

O atual presidente é o prefeito de Cascavel,Edgar Bueno, e tem como vice-presidente oprefeito de Marechal Cândido Rondon, Moa-cir Froehlich. O mandatário rondonense che-gou a ocupar a presidência em um período noqual o colega cascavelense estava afastado.

Pois bem. O pepino que envolve o Consa-mu está ligado ao prejuízo financeiro, emespecial. O acordo inicial previa que cadamunicípio contribuiria com um valor men-sal, per capita, para custear o serviço. Ocorreque algumas prefeituras têm deixado ou atra-sado o repasse desse dinheiro. Além disso,o governo federal e estadual também não

Prefeito de Marechal Rondon, MoacirFroehlich: “O Consamu não dá”

Maria Cristina Kunzler

andam contribuindo em dia. A dívida já estariana cifra dos milhões de reais.

E como você faz para pagar as custas paramanter o Samu e os funcionários que traba-lham nas unidades sem dinheiro suficiente emcaixa? Aí está o dilema.

O fato é que o mandato de Edgar Bueno noConsamu está prestes a se encerrar. Assem-bleia geral extraordinária já foi convocada paraquinta-feira (05). Moacir já deixou bem claro:não assumirá a presidência da entidade. “OConsamu não dá”, disse, na quinta-feira (26),na presença de outros prefeitos, por ocasião daassembleia do Conselho de Desenvolvimentodos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, naqual foi eleito presidente.

Em meio a uma brincadeira, o mandatáriorondonense perguntou para alguns colegas quemtinha interesse em ser presidente do Consamu. Osilêncio foi geral, o que demonstra a negativa.

Alguém se habilita?

Uma coisa é certa: prefeitos jáestão tão atolados de problemas e

dificuldades em seus municípiosque quanto menos compromissos

fora, melhor. Emplacar nomespara assumir entidades virou um

desafio. E existe outro detalhe:2016 é ano de eleição municipal.Como muitos devem ser candida-

tos à reeleição, o objetivo tem sidose desvencilhar disso tudo paraadministrar as prefeituras e se

dedicar em uma campanha, quesempre é desgastante e exaustiva.

Devido a este conjunto dequestões, especula-se que o prefeito dePalotina, Jucenir Stentzler, pode estar

querendo deixar a presidência doConsórcio Intermunicipal de SaúdeCosta Oeste do Paraná (Ciscopar).

Resta saber quem assumirá a bronca. Arq

uiv

o/O

P

Comentário do dia - I“De chorar”. Essa foi a declaração que um dos auxiliares

mais próximos da presidenta Dilma Rousseff (PT) teria feitosobre o corte de gastos no orçamento da União, que

pode ser o maior dos últimos 15 anos.

Comentário do dia - II“Tucanos não vão assinar CPI do HSBC. Onde anda a sagainvestigativa do PSDB? Afinal, quem tem conta ilegal na

Suíça para quererem proteger?”. Do deputado federalPaulo Teixeira (PT-SP).

Debandada Fumaça pretaMuitos aguardavam para ontem (27) uma definição e oficialização a

respeito da escolha do novo secretário de Agricultura e Política Ambientalde Marechal Cândido Rondon. A fumaça que saiu do paço municipal,porém, foi preta.

Deixando de lado um pouco a forma como se escolhe um papa, ainformação da tarde de ontem era de que o martelo pode ser batido somentena segunda-feira (02), pois ainda é preciso aparar algumas arestas. Issosignifica que o fim de semana promete ser de reuniões no meio político,culminando, quem sabe, com a adesão do PSD ao governo municipal e desua indicação de algum nome para a Secretaria de Agricultura.

MobilizaçãoEm uma rede social, 1,5 mil pessoas já confirmaram presença em uma passeata

que será realizada em Marechal Cândido Rondon, no dia 15 de março, parareivindicar o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT). Agricultores,produtores rurais e professores também estão sendo convidados. A concentraçãovai ocorrer na Praça Willy Barth, a partir das 09h30, antes de percorrer algumasruas do centro da cidade.

Ato semelhante está previsto para ocorrer em outros municípios de diversos Estados.

Outro focoO foco desse movimento, contudo, não deveria ser impeachment. Ou alguém

realmente acha que uma troca de partido no governo federal mudaria alguma coisa?Em uma avaliação bem sincera, poderia até piorar, se levarmos em conta que a Uniãojá possui um trabalho em andamento e, querendo ou não para alguns, Dilma foieleita de forma legítima.

O foco, na verdade, deveria estar no combate à corrupção. Esse é um mal que estápresente em todos os partidos e esferas. Ilusão e ingenuidade achar que é algo exclusivoou que foi o PT que inventou.

E mais, não podemos esquecer que a corrupção também está impregnada em muitosde nós. Ou querer oferecer dinheiro a um policial para tentar não ser multado, porexemplo, não é um ato de corrupção? Esse ato de sair às ruas deveria ser um momentode cada um colocar a mão na sua consciência para analisar o que está fazendo pelo

Page 4: 02 28 2015

[email protected]

04 | O PRESENTE SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015

JAIRO EDUARDO

No último dia 04 fez nove anos que umaoperação da Polícia Federal pôs em canao ex-prefeito de Maringá, Jairo Gianotto.Ficaram célebres, na época, as fotos dascolheitadeiras na propriedade dele no MatoGrosso, adquiridas, segundo a investiga-ção, com dinheiro roubado da prefeitura.O esquema havia desviado mais deR$ 100 milhões dos cofres públicos. EMaringá aterrissou nas páginas policiais.

O escândalo só fez reforçar um mo-vimento recém-nascido: o “RepensandoMaringá”. Era o embrião do Conselho deDesenvolvimento Econômico de Marin-gá (Codem), órgão de caráter delibera-tivo e consultivo, que pôs as forçasvivas da sociedade ombro a ombro, deigual para igual com as lideranças polí-ticas da cidade.

Constituído em lei municipal, o Codemnão vive de favores dos prefeitos de plan-tão. A prefeitura está obrigada a repassar2% de suas receitas para o órgão. E oPoder Público é minoritário no colegiado.Tem quatro dos 22 assentos. As demaiscadeiras são ocupadas pelos cidadãosmaringaenses de diversos setores.

Do Codem surgiram iniciativas quemudaram a face da cidade, como o Centrode Inovação, o Mater Plan (desenvolvi-mento sustentável) o Conseg (segurançapública) e o Observatório Social - emMaringá visto pelos prefeitos como alia-do, e não adversário a ser aniquilado,como em Cascavel.

Mas o grande mérito do Codem foi unir

Como a “Cidade Canção” relegou ao ostracismoos caras do “eu futebol clube”

a representação política de Maringá emtorno de objetivos coletivos do município eplanejar a longo prazo. Foi assim que acidade fez seu próprio aeroporto. Tambémassim que está projetando um dos maiorescentros de convenções do país. Em Cas-cavel, um detalhe que exemplifica a siner-gia entre a sociedade organizada e a re-presentação política: o Codem pôs os qua-tro deputados federais com domicílio elei-toral na cidade em uma mesa redonda eobteve R$ 1 milhão de emenda parlamentarde cada um para o projeto do Centro deConvenções. Ali tinha deputado de situa-ção e de oposição. Mas ninguém ousounegar a emenda sugerida pelo Codem.

Para traçar um paralelo, jamais na his-tória de Cascavel alguém conseguiu colo-car toda a bancada estadual e federal emuma mesma mesa para confluir as açõespolíticas até um objetivo comum. A picui-nha eleitoral, o imediatismo, as vaidadespessoais e o individualismo da turma do“eu futebol clube” sempre se impuseram.

Planejada ano a ano pelo Codem atémaio de 2047, data de seu centenário,Maringá tem hoje mais de 350 mil habitan-tes e índices de primeiro mundo (terceirado Brasil em saneamento básico, 23ª emIDH, 5º menor índice de mortalidade in-fantil, 13 ª em geração de empregos e 15ª em exportação). Agora, a colheitadeirasó sai na foto para colher os ricos frutosde uma sociedade que não se omitiu esoube colocar seus governantes a servi-ço do interesse público.

Edi tor ia lRicardo Barros, hoje no quinto mandato de deputado federal, é um dospolíticos mais influentes do Paraná. O irmão, Silvio, foi eleito e reeleitoprefeito de Maringá, cargo que já havia sido ocupado por seu pai.Governou ao lado da sociedade organizada, dividindo para somar. Nomeouum secretário de controle interno com plenos poderes de fora de seu grupopolítico, indicado pelo Codem. Despachou ao lado do sujeito. Partilhando opoder com a sociedade, os Barros reelegeram Ricardo, emplacaram a vice-governadora (Cida) e ainda elegeram a musa da Assembleia, MariaVictória. Silvio foi nomeado secretário de Estado do Planejamento. Após apalestra dele na Associação Comercial de Cascavel (Acic), na segunda-feira (23), o prefeito Edgar Bueno pediu a palavra para dizer ao ex-prefeito.“Eu queria ser você”. Mas não é...

Fabio Conterno

Maringá, 10 demaio de 2047

Silvio Barros fala na Acic: outro 7x1

Falou e disse“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo”.

(Alan Kay)

Ele falou“Entrei rico como deputado federal, hoje tenho pouquíssimo patrimônio,consumido em grande parte pelo tempo que a atividade parlamentarconsumiu. Se eu tivesse aceitado o convite para ir para o time dogoverno lá no primeiro mandato, minha vida pessoal e financeira seriamuito melhor, mas não mudei de lado e não mudarei. Se precisar começardo zero, recomeçaremos”.(Alfredo Kaefer, para o Zé Roberto, da Colmeia, sobre o socorro debancos oficiais aos “amigos do rei” em apuros)

E a outra?Com a autorização do pagamento com dinheiro público de passagensaéreas para esposas dos deputados, e até para marido de parlamentargay, não configura discriminação a hipótese remotíssima de que algumdeputado tenha uma amante? Não seria de pensar um sistema de cotaspara não discriminar a “outra”?

Baixo astralGente que visitou o governador Beto Richa nesta semana para tirar atemperatura do preenchimento de cargos no segundo escalão ouviu oseguinte: “Não há dinheiro, não posso nomear ninguém agora”. Osinterlocutores também perceberam um governador visivelmente abatido eressentido com alguns “companheiros”.

Pensata“A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aosdesiguais, na medida em que se desigualam. Tratar com desigualdade aiguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e nãoigualdade real”.(Rui Barbosa)

Desde que o barril de petróleo despencou deUS$ 150 para US$ 50, o preço da gasolina noParaguai já baixou de preço oito vezes.E a gente faz piada com os vizinhos...

Page 5: 02 28 2015

O PRESENTE | 05SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL

“Brincadeira” da desoneração se mostrou cara, diz LevyGoverno aumentou alíquota de contribuição previdenciária sobre receita.

CNI considerou a medida um “retrocesso para a competitividade”

ECONOMIA

O ministro da Fazenda,Joaquim Levy, defendeu on-tem (27) a medida provisóriaque, na prática, reduziu adesoneração da folha de pa-gamentos das empresas quenos últimos anos tiveram umalívio no pagamento da con-tribuição previdenciária.“Essa brincadeira (desone-ração da folha) nos custaR$ 25 bilhões por ano e vári-os estudos nos mostram queisso não tem protegido o em-prego. Tem que saber ajus-tar quando não está dandoresultado. Não deu os resul-tados que se imaginava ese mostrou extremamente

caro. A gente não está elimi-nado. Está reduzindo (o be-nefício)”, declarou.

A Medida Provisória 669foi publicada ontem no Diá-rio Oficial da União e elevouas alíquotas de contribuiçãopara a Previdência das em-presas sobre a receita bruta.Quem pagava alíquota de 1%de contribuição previdenciá-ria sobre a receita bruta passaagora para 2,5%. Quem tinhaalíquota de 2% vai para 4,5%.

O governo também anun-ciou uma redução dos benefí-cios para exportadores de pro-dutos manufaturados. A alí-quota do Reintegra, progra-

ma que “devolve” aos empre-sários uma parte do valorexportado em produtos ma-nufaturados por meio de cré-ditos do PIS e Cofins, cairá de3% para 1%. A medida foianunciada justamente em ummomento no qual o governoestá finalizando um pacotepara estimular as exportaçõesbrasileiras.

As medidas fazem partedo aperto fiscal promovidopela nova equipe econômicapara buscar o reequilíbrio dascontas públicas. A desonera-ção começou a ser aplicadaem 2011 e substituiu a folhade salários como base para a

contribuição previdenciária.Em 2014, ano eleitoral, a pre-sidenta Dilma Rousseff tor-nou o benefício permanente,autorizando a ampliação dossegmentos beneficiados, hojeem torno de 60%.

Representantes da indús-tria criticaram o aumento datributação. A ConfederaçãoNacional da Indústria (CNI)classificou a medida de “re-trocesso para a competitivi-dade” e avalia que haveráconsequências inclusive paraa manutenção de empregos.

Para a Federação das In-dústrias do Estado de SãoPaulo (Fiesp), “na prática,

o governo acaba com o pro-grama de desoneração dafolha de pagamento”. Já opresidente da Federaçãodas Indústrias do Paraná(Fiep), Edson Campagno-lo, classificou como “ino-portuna e inadequada” aMP 669. “Com a economiabrasileira atravessando ummomento extremamentedelicado, esta é mais umamedida irresponsável entreas muitas a que temos as-sistido nos últimos meses,que vêm onerando o setorprodutivo e comprometen-do ainda mais sua competi-tividade”, afirmou.

Caixa suspende linha para móveise eletros no Minha Casa Minha VidaA Caixa suspendeu as con-

tratações do Minha Casa Me-lhor, uma linha de crédito parabeneficiários do Minha CasaMinha Vida comprarem móveise eletrodomésticos. A liberaçãodo dinheiro é feita por meio deum cartão específico para esteprograma. Em nota, o banco es-tatal informou que as novas con-tratações estão sendo discuti-das no âmbito do programa Mi-nha Casa Minha Vida fase 3, sem

data para sair do papel. A insti-tuição disse ainda que os cartõesreferentes a contratos já assina-dos continuam valendo.

O cartão do Minha Casa Me-lhor é uma linha de até R$ 5 milque pode ser paga em até 48meses, com juros de 5% ao ano.Os varejistas cadastrados noprograma são obrigados a dar,no mínimo, 5% de desconto so-bre o preço à vista.

Lançado em junho de 2013

pelo Palácio do Planalto, o Mi-nha Casa Melhor dividiu opini-ões dentro do governo e tinharesistência por parte do bancoestatal, devido ao seu impactosobre as contas públicas e aorisco de inadimplência. Se todosos beneficiários tomassem o cré-dito, seriam necessário R$ 18,8bilhões, mas o Tesouro Nacio-nal colocou à disposição da Cai-xa R$ 3 bilhões para serem em-prestados.

Redução de desoneração da folhaprovocará economia de R$ 5,35 bilhões

A redução da desonera-ção da folha de pagamentosfará o governo economizarR$ 5,35 bilhões em 2015, dis-se ontem (27) o ministro daFazenda, Joaquim Levy. Apartir de 2016, a economiaaumentará para R$ 12,8 bi-lhões por ano.

Atualmente, o regime es-pecial de contribuição dosempregadores para a Previ-dência Social faz o governodeixar de arrecadar R$ 25,2bilhões por ano. Com as no-vas alíquotas que entrarãoem vigor a partir de julho, arenúncia fiscal cairá paraR$ 19,85 bilhões. A partir de2016, o governo deixará dearrecadar R$ 12,4 bilhões.

Levy destacou que o go-verno não eliminou a deso-neração da folha, apenas re-duziu os benefícios e tornou

o incentivo fiscal mais efi-caz. “Havia uma relativaineficiência da desoneração,que não alcançou desenhoprojetado. A intenção eraboa. A execução foi a me-lhor possível, mas essa polí-tica não deu resultados emostrou-se extremamentecara”, ressaltou.

A Medida Provisória 669,publicada ontem no DiárioOficial da União, permiteque as empresas de cada se-tor beneficiado escolham sequerem permanecer no regi-me especial ou se voltam aosistema antigo, em que pa-gam 20% da folha de paga-mento. Para o ministro daFazenda, a mudança traz fle-xibilidade para empresasmenos intensivas em mãode obra que vinham sendoprejudicadas pela desonera-ção.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o secretário da ReceitaFederal do Brasil, Jorge Rachid, falaram ontem (27) sobre a

redução da desoneração da folha de pagamento

Valter Campanto/Agência Brasil

Trabalhadores dos Correiospodem entrar em greve

Depois dos professores e ca-minhoneiros, mais uma cate-goria se prepara para entrarem greve na próxima semana:os trabalhadores dos Correios.Segundo informou ontem (27) oSindicato dos Trabalhadoresdos Correios do Paraná (Sin-tcom-PR), na quinta-feira (05)haverá assembleias em todo o

Brasil que podem ocasionar noinício a um estado de greve.

De acordo com o sindicato, amobilização é uma forma de acategoria mostrar sua força eexigir que a empresa volte atrásem medidas que, segundo ostrabalhadores, teriam retiradodireitos. “Só através de mobili-zações nacionais unificadas,

construídas a partir das bases,conseguiremos frear os ataquesimpostos pela ECT e avançarrumo a novas conquistas”, dis-se o Sintcom-PR, em nota di-vulgada em seu site oficial.

No Paraná, a assembleiaacontecerá em Curitiba, Cas-cavel, Londrina, Maringá ePonta Grossa.

Saúde anuncia novo cálculo parareajuste do preço de medicamentos

O Ministério da Saúde e aAgência Nacional de VigilânciaSanitária (Anvisa) anunciaramontem (27) mudanças no cálculofeito para reajustar os preços dosmedicamentos em todo o país. Adefinição dos novos critérios ser-

ve para melhor adequar o índiceà realidade do mercado.

A expectativa do ministé-rio é que o percentual médio dereajuste fique abaixo da infla-ção; que o índice seja menor emrelação ao que seria calculado

com a regra anterior; e que maismedicamentos tenham o me-nor reajuste de preço. Alémdisso, cada um dos três fatoresque compõem a fórmula de re-ajuste terá uma data fixa paraser divulgado.

Page 6: 02 28 2015

06 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015

Seguro-desemprego ficamais restrito a partir de hoje

Principal mudança foi o aumento no tempo mínimode trabalho, que passou de seis para 18 meses

BENEFÍCIO

Obter o seguro-desempre-go ficará mais difícil a partirde hoje (28), quando entramem vigor as novas regras paraa concessão do benefício, pu-blicadas na Medida Provisó-ria 665, de 30 de dezembro de2014. A principal mudançafoi o aumento no tempo mí-

nimo de trabalho, que passoude seis para 18 meses.

A medida faz parte do pa-cote de contenção de gastos dogoverno federal. Embora astaxas de desemprego tenhampermanecido relativamentebaixas por alguns anos, a altarotatividade da mão de obra

no Brasil vinha provocandoum aumento nos desembol-sos com o seguro-desempre-go. De 2010 a 2013, os paga-mentos aumentaram em mé-dia 16% ao ano, alcançandoquase R$ 32 bilhões - ou 0,66%do Produto Interno Bruto(PIB) - no ano retrasado.

Caminhos tortuososLeitor habitual das colunas do senador Cristovam Buarque, o

grande defensor da educação neste país, o colunista deteve-se aanalisar o quanto a “pedagogia da catástrofe” está presente atual-mente. Tal denominação é dada por ele a lições tiradas das tragédiasanunciadas e não levadas em conta pela população. Só acordaquando maus os resultados já se fazem presentes. O exemplo típicoapontado por ele é a falta d’água vivida em São Paulo. Um aprendizadoque só se faz agora, depois de anos desperdiçando o precioso líquido,poluindo rios, investindo em outras “prioridades”, como aconteceuem 2014 com os estádios da Copa, ao invés de construir reservató-rios. Inclusive, critica o senador, o fato de o respeito à natureza, noqual o cuidado com os mananciais se inclui, não ser ensinado nasescolas. Ensino incompleto nas escolas, entre outros temas, issoquando as aulas realmente ocorrem. Nas condições atuais, profes-sor passa mais tempo nas ruas fazendo reinvindicações. Outrossetores foram incluídos no exemplo sobre “pedagogia da catástro-fe”. Um dos mais gritantes ocorre na outrora respeitada Petrobras.Talvez na programada manifestação de 15 de março ela sejalembrada pela população. A mais recente reunião de manifestantes“em sua defesa”, com a presença do ex-presidente Lula, transfor-mou-se numa “pelegada”. Como lembra o senador Cristovam,“estamos esperando a destruição da empresa para só então apren-dermos o risco do aparelhamento do Estado e da corrupção ligadaao financiamento de campanha por empreiteiras”. A crise fiscal ea estagnação econômica que agora o país vive são obra dosdescaminhos trilhados pelo governo federal e pela política brasilei-ra. Para onde quer que se olhe, os indícios apontam para o fundodo poço. A própria desobediência civil de uma classe como a dostransportadores, manipulada por algumas grandes empresas masrepercutida com mais intensidade nos caminhoneiros isolados, porisso mesmo difícil de ser controlada, mostra o risco que corre anossa economia de um norte só! O problema da água e a opção pelotransporte de único modal são peças de um perigoso caminhopercorrido por um país que tinha tudo para ser feliz.

Ilha da FantasiaA expressão cunhada por al-

guém sobre Brasília, construídaa toque de caixa com todas asmazelas decorrentes, por um pre-sidente que conhecia o espíritoque vigora na política brasileira -o que não for concluído numgoverno será destruído pelo ou-tro -, num país que parece não termetas que ultrapassem quatroanos, parece ser perpetuada: emquase todas as áreas as deci-sões caminham no sentido con-trário ao anseio popular.

Ilha da Fantasia (II)Ainda agora quando as difi-

culdades só fazem aumentar,apontando para anos de dificul-dades ainda maiores, os “donosdo poder” parecem só olhar parao próprio umbigo. No Judiciário,no Legislativo e no Executivo.Uns por aumentarem suas pró-prias condições, excepcional-mente melhores que a médiapopular. Exemplo: auxílo-mora-dia e afins; outro, pelo aumentonas suas comodidades como ver-bas de gabinete e passagens paraconsortes (palavrinha apropria-da); finalmente o que usa deengodos para ganhar eleição,para em seguida desmentir tudoque prometeu, ante os olharescúmplices do primeiro a quemcaberia a punição.

Bom sensoNem o pagamento garanti-

do para ontem (27), conseguin-do o governo juntar o R$ 1,3bilhão necessário, além doscompromissos assumidos anteas reivindicações dos profes-sores ainda em greve, foramsuficientes para acalmar o âni-mo do magistério público esta-dual, acampado diante do Palá-cio Iguaçu. O reinício das au-las, se ocorrer, só o será napróxima semana. Nesta hora dedesconfiança generalizada,seria importante pensar nomilhão de crianças que aguar-dam a retomada do conheci-mento. Além dos delicados pro-blemas vividos por pais, comsuas atividades prejudicadaspela paralisação.

Gesto nobreDo alto de mais de 50 anos de

vivência na comunicação (rádio,TV e jornais), o colunista confes-sa nunca ter visto uma cenacomo a agora ocorrida. Num ges-to inusitado, o governador BetoRicha reconheceu erro na con-dução das dificuldades financei-ras vividas pelo Estado (aparen-temente não apenas no Paraná).Dificuldade generalizada! Umgesto raro em governantes que,geralmente, se julgam donos daverdade.

Indústria e serviços sustentam emprego no PRAs empresas paranaenses

criaram 6,7 mil empregos comcarteira assinada em janeiro, nosaldo entre contratações e de-missões, o que representa umacréscimo de 0,25% no númerode trabalhadores formais no Es-tado. Os setores da indústria e deserviços foram os principais res-ponsáveis pelo crescimento. Osdados são do Cadastro Geral deEmpregados e Desempregados(Caged), divulgado ontem (27)pelo Ministério do Trabalho.

Embora positivo, o saldo foi omais fraco para meses de janeirodesde 2009, quando o Paranágerou 1,6 mil postos de trabalhoformais no primeiro mês do ano.No mesmo mês de 2014, o Estadoadmitiu quase 12 mil trabalhado-

res, já descontadas as demissões.Apesar de modesto, o resul-

tado do Paraná pode ser conside-rado positivo em meio à deterio-ração do mercado de trabalhobrasileiro. Na soma de todos osEstados, o país fechou 81,8 milpostos de trabalho no primeiromês do ano. Apenas quatro uni-dades da federação fecharam omês com saldo positivo: SantaCatarina (14,6 mil vagas), Rio Gran-de do Sul (8,3 mil), Mato Grosso(6,3 mil) e o Paraná.

SETORESChamou atenção o bom resul-

tado da indústria paranaense. Osetor, que havia demitido 8,2 milpessoas ao longo de 2014, admitiu4,1 mil trabalhadores em janeiro.

As atividades industriais quemais preencheram vagas no mêspassado foram as de madeira emobiliário (771 vagas), têxtil (753)e mecânica (665).

Apesar do bom desempenhoda indústria, as empresas quemais contrataram no Paraná fo-ram as prestadoras de serviços,com 4,5 mil vagas no mês pas-sado. Também ampliaram o qua-dro de pessoal os setores da cons-trução civil (2,1 mil), agropecuá-ria (104 pessoas), serviços indus-triais de utilidade pública (93) eindústria extrativa mineral (58).Por outro lado, a administraçãopública demitiu 78 celetistas e ocomércio, com o pior desempe-nho dentre todos os setores, fe-chou 4,1 mil vagas.

Paraná tem segunda morte por dengue neste anoA Secretaria Estadual da

Saúde divulgou ontem (27) aconclusão das investigaçõesque confirmaram a ocorrênciada segunda morte por dengueno Paraná em 2015. Trata-se deum homem de 50 anos, quemorreu em 16 de fevereiro noHospital Santa Catarina, emLoanda. De acordo com relató-rio médico, ele tinha uma doen-ça crônica chamada esclero-dermia, cujo tratamento à base

de corticóides pode ter contribu-ído para o agravamento do qua-dro de dengue. O homem era mo-rador de Loanda e os examesforam feitos pelo LaboratórioCentral do Estado.

A primeira morte do ano noParaná foi confirmada em São Joãodo Caiuá, outro município na listade dez cidades hoje em epidemiano Estado. Completam a relaçãoMarilândia do Sul, Uraí, Itaúna doSul, Paranapoema, São Pedro do

Paraná, Rio Bom, Jataizinho eRiacho Alegre do Oeste.

Em todo o Paraná, já são1.540 casos de dengue confir-mados. A maior parte está con-centrada nas regiões Noroestee Norte do Estado, sobretudonas cidades que compõe a 14ªRegional de Saúde de Parana-vaí (651 casos), 17ª Regional deSaúde de Londrina (282 casos)e 16ª Regional de Saúde deApucarana (167 casos).

NÚMERO DE PARCELAS:Varia de três a cinco, conforme a quantidade de solicitações e o tempo trabalhado.-Na primeira solicitação: quatro parcelas, para quem trabalhou por 18 a 23 meses. Cinco

parcelas, para quem trabalhou por 24 meses ou mais.-Na segunda solicitação: quatro parcelas, para quem trabalhou de 12 a 23 meses. Cinco

parcelas, para quem trabalhou por 24 meses ou mais.-Na terceira solicitação: Três parcelas, para quem trabalhou por seis a 11 meses. Quatro

parcelas, para quem trabalhou por 12 a 23 meses. Cinco parcelas, para quem trabalhou por 24meses ou mais.

Principais mudanças no benefícioQuem tem direito:Trabalhador dispensado sem justa cau-

sa, que comprove vínculo formal em pelomenos 18 dos 24 meses anteriores à dis-

pensa, na primeira solicitação; em no mínimo12 meses dos 16 meses anteriores, na segun-da solicitação; e em cada um dos seis mesesanteriores na terceira solicitação.

Page 7: 02 28 2015

O PRESENTE | 07SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL

Governo do Paraná pede queJustiça decrete greve ilegal

Ideia do Executivo estadual é conseguir a liminar durante o fim desemana e tentar forçar o início das aulas já na segunda-feira (02)

PARALISAÇÃO DOS PROFESSORES

Extraoficialmente, o Go-verno do Estado entrou comum pedido de liminar judi-cial para que a greve dosprofessores da rede públicado Paraná seja decretada ile-gal. A ideia do Executivo éconseguir a liminar duranteo fim de semana e tentarforçar o início das aulas já nasegunda-feira (02).

O Governo do Estado dizque acredita ter resolvidotoda a pauta de reivindica-ções dos professores e ima-gina que não há motivo paraque a greve prossiga. As ne-gociações ocorreram duran-te toda a semana. Os profes-sores agendaram a assem-bleia para discutir o fim da

greve na quarta-feira (04).Até o começo da noite de

ontem (27), o Tribunal deJustiça não tinha analisado opedido de liminar. Mesmoque a decisão não tenha saí-do ontem, ela poderá sairdurante o fim de semana, jáque o Tribunal mantém de-sembargadores trabalhandoem regime de plantão.

A greve dos professoresjá dura três semanas e foideflagrada depois que o Go-verno do Estado atrasou oterço de férias da categoria.O movimento se acirroudepois que chegou à Assem-bleia Legislativa um pacotede medidas de ajuste fiscal.

De início, o pacote tinha

Inadimplência das empresascresce 5,1% em janeiro

A inadimplência das em-presas cresceu 5,1% em ja-neiro em comparação aomesmo mês de 2014, segun-do balanço da Serasa Expe-rian. Em relação a dezembrodo ano passado, o númerode empresas com dívidas ematraso aumentou 13,5%.

Segundo a Serasa, a que-da no ritmo da atividade eco-nômica e o aumento das ta-xas de juros têm impactadoo caixa das empresas. Alémdisso, os empreendedorestêm enfrentado problemascom os aumentos de custos ecom as altas nos preços dos

combustíveis e da energia.Os títulos protestados fo-

ram os principais responsá-veis pelo crescimento dainadimplência, com aumentode 37% em janeiro na compa-ração com dezembro. Em rela-ção a janeiro de 2014, foi regis-trado crescimento de 9,1%.

Com aumento de 8,2% so-bre dezembro, as dívidas nãobancárias também tiveramforte influência na alta noíndice de inadimplência. En-quadram-se nesse grupo des-pesas com cartão de crédito,fornecedores e contas de água,luz e telefone. Na compara-

ção entre janeiro deste ano ede 2014, a elevação das dívi-das em atraso nessa modali-dade chegou a 10,5%.

O valor médio dos títulosprotestados aumentou 15,9%em janeiro em relação aomesmo mês de 2014, passan-do de R$ 1.963,25 paraR$ 2.275,70. Também na com-paração com o mesmo perío-do, o valor médio dos che-ques sem fundos subiu deR$ 2.180,97 para R$ 2.366,14,variação de 8,5%, enquantoo valor das dívidas não ban-cárias aumentou 5%, deR$ 880,66 para R$ 924,61.

medidas que retiravam di-reitos dos professores. De-pois de manifestantes ocu-parem o plenário da Assem-bleia e fazerem quatro diasde protesto em frente à Casade Leis, o governo recuou eretirou os projetos de pauta.

Nos últimos dias, a cate-goria negociou uma extensapauta com o governo, queincluía o retorno ao antigonúmero de alunos por sala ea reabertura de turmas fe-chadas pelo governo. Algunspontos, no entanto, aindacontinuariam desagradandoaos professores, principal-mente na parte da reformaprevidenciária imaginadapelo governo.

A Assembleia Legislativado Paraná (Alep) voltouatrás e decidiu suspender oreajuste dos benefícios rece-bidos pelos deputados esta-duais. Em nota divulgadaontem (27), a assessoria dopresidente da Casa, AdemarTraiano, informou que o Le-gislativo não vai implantaro reajuste.

A decisão da Alep seguia aCâmara dos Deputados, que

na quarta-feira (25) reajus-tou em 18% a verba para osdeputados contratarem fun-cionários e de 8,7% no cha-mado “cotão” para o paga-mento de despesas do manda-to - além da volta do forneci-mento de passagens para oscônjuges dos parlamentaresse deslocarem do Estado deorigem a Brasília.

Se a Assembleia parana-ense seguisse a decisão da

Assembleia Legislativa suspende reajuste de benefíciosCâmara, o custo seria dequase R$ 11 milhões a maispor ano aos cofres públicosdo Paraná, que passam porgraves dificuldades financei-ras. “Nesse momento delica-do que o país atravessa, aAssembleia Legislativa doParaná não vai implantarnenhum reajuste nas verbasde indenização dos gabine-tes dos deputados estadu-ais”, diz a nota.

Antes mesmo de iniciarmos a primeira gestão, destacamos emnosso Plano de Governo que a Educação seria prioridade absoluta.E continua sendo.

Houve, infelizmente, o episódio da greve de servidores, quereconheço como legítima. No entanto, é importante registrartambém o oportunismo político-partidário de adversários que aindanão absorveram a derrota nas últimas eleições, e que tentarampegar carona na paralisação, espalhando falsas versões sobre oconteúdo das propostas enviadas à Assembleia Legislativa.

Depois de rodadas exaustivas de negociações, com toda a pautade reivindicações atendida, não vejo motivos para a continuidadeda greve, não há mais sentido para a manutenção deste movimento.Faço um apelo aos professores, que sempre mereceram todo o meurespeito e não é só da boca pra fora. Na prática, demonstrei orespeito na valorização dos professores, na busca de um ensino dequalidade para os estudantes de toda a rede estadual. Depois dosresultados do diálogo entre o governo e os representantes dosservidores, os estudantes e as famílias paranaenses não podemser prejudicados.

Este é o desejo de pais e mães de estudantes. Repito: sempretive a educação como prioridade absoluta do meu governo. Assimfiz na Prefeitura de Curitiba e agora na administração estadual.

Por uma questão de justiça, é preciso recordar ainda que foi osenador Roberto Requião que, quando governador, gravou vídeodizendo que iria entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionali-dade (Adin) contra o piso nacional de salário dos professores. Hoje,pagamos acima do piso. Ele também entrou com uma Adin contraa hora-atividade, que é uma grande reivindicação dos professores.Ampliamos a hora-atividade em 75%. Professor do padrão de 20horas ficava quatro horas fora da sala corrigindo provas, preparandoaulas, e hoje fica sete horas fora da sala. Quem tem padrão de 40horas fica 14 horas.

Meu antecessor vetou a lei da Faculdade Vizinhança Vale doIguaçu (Vizivali), angustiando 30 mil professores e pedagogos quejá aguardavam havia dez anos o reconhecimento do curso delicenciatura em Pedagogia. Em seis meses, reconhecemos o curso.

Ele repassou R$ 118 milhões em quatro anos aos prefeitos paracobrir gastos com transporte escolar; nós repassamos R$ 318milhões na primeira gestão, quatro vezes mais. Melhoramos aqualidade dos alimentos da merenda escolar, na qual foram inves-tidos R$ 90 milhões de 2007 a 2010 e nós, de 2011 a 2104,investimos R$ 403 milhões; criamos as brigadas escolares, garan-tindo segurança aos alunos e profissionais que trabalham nasescolas. Para exemplificar, não havia nem extintor de incêndio nasescolas; compramos 7,5 mil extintores.

Trouxemos as Escolas Especiais (vinculadas às Apaes) paradentro da rede estadual de educação, com o programa “Todos Iguaispela Educação”, no qual foram investidos R$ 736 milhões em doisanos. Valorizamos os salários dos professores, com 60% de aumen-to, o maior da história do Paraná. Além disso, 37% dos professorese funcionários da rede estadual de educação foram contratados de2011 a 2014. O fundo rotativo para a educação passou de R$ 209milhões de 2008 a 2010 para R$ 340 milhões de 2011 a 1014, com61% de aumento.

Para resumir a história: fechamos o ano de 2014 investindo37,6% das nossas receitas em educação básica e superior, quandoa Constituição Estadual nos impõe um índice mínimo de 30%. Esseinvestimento adicional representou mais R$ 1,8 bilhão aplicadosna educação no ano passado.

Tivemos avanços importantíssimos que foram conquistadospelos professores e reconhecidos pelo nosso governo. Depois,quando tivemos um atraso de dois meses do terço de férias,causado inclusive por dificuldades financeiras criadas até peloaumento de despesas com o próprio funcionalismo, o sindicato dacategoria marcou uma greve.

Friso que não foi má vontade ou falta de vontade para pagarmoso terço. É que não tínhamos mesmo condições naquele momentode pagar o terço de férias e a rescisão dos professores temporários.Porém, já pagamos cerca de R$ 70 milhões dos temporários vamospagar em março, em parcela única, o terço de férias aos professo-res, que foi o motivo de convocação da greve.

Continuo com crença inabalável de que a educação merece orespeito de todos. O nosso respeito é traduzido por investimentos,valorização dos profissionais e dos estudantes, melhorias eminfraestrutura. E, saibam todos, assim será.

* O autor é governador do Paraná* O autor é governador do Paraná* O autor é governador do Paraná* O autor é governador do Paraná* O autor é governador do Paraná

NOSSO RESPEITOÀ EDUCAÇÃO

Page 8: 02 28 2015

08 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015

Governo não pretende ampliar propostas a caminhoneirosApesar de parte dos grevistas ter aceito o pacote de propostas, outra parte deles continua paralisada

PROTESTOS

O governo federal não co-gita nenhuma nova propos-ta para dissuadir os motoris-tas que continuam a bloque-ar estradas, afirmou ontem(27) a assessoria da Secreta-ria-Geral da Presidência.Apesar de parte dos grevis-tas ter aceito as propostas,outra parte deles continuaparalisada. Para o Palácio doPlanalto, o pacote atendegenerosamente os pedidosdos caminhoneiros, e não hácomo avançar.

A expectativa é que os re-sistentes cedam. Depois defazer a oferta de quarta (25) equinta-feira (26), o governoanunciou que os líderes serão“responsabilizados rigorosa-mente” e podem ser multadosem até R$ 10 mil por hora.Haverá uma nova reunião nodia 10 de março, coordenadapelo Ministério dos Transpor-tes. Nela, começará a ser cons-truída a tabela referencial depreço de frete.

Um dos problemas que ogoverno tem enfrentado éachar lideranças com as quaisnegociar. Segundo a asses-soria, está sendo feito um tra-balho de inteligência para ten-tar mapear os bloqueios inici-ados por redes sociais e apli-cativos de mensagens, como

o Whatsapp.O presidente da Confede-

ração Nacional dos Transpor-tadores Autônomos (CNTA),Diumar Bueno, admitiu naquinta-feira que “não foi boa”a aceitação dos caminhonei-ros ao acordo apresentado naquarta-feira pelo governo fe-deral, uma vez que os doisprincipais pleitos da catego-ria, a redução do diesel e oaumento do frete, não foramcontemplados. “A Petrobrasinformou que o diesel nãosubiria por seis meses, masisso não animou a categoria”,disse Bueno, que é um dosrepresentantes dos caminho-neiros que participou da ne-gociação do acordo com ogoverno, que prevê a manu-tenção do atual preço do die-sel, a sanção integral da novaLei dos Caminhoneiros e acarência de 12 meses em fi-nanciamentos para a comprade caminhões.

Segundo ele, houve des-mobilização do movimentoem algumas regiões, mas nãoé possível aferir qual foi, pro-porcionalmente, a aceitaçãoao acordo. “Houve uma des-mobilização, mas a gente per-cebeu que retornaram (osprotestos) em alguns pon-tos”, disse.

Pedágios podem subir se lei defendidapor caminhoneiros passar sem vetos

Os pedágios cobrados emrodovias brasileiras vão subirse uma lei defendida por cami-nhoneiros for sancionada pelapresidenta Dilma Rousseff semvetos, afirmou a AssociaçãoBrasileira de Concessionáriasde Rodovias (ABCR), que repre-senta empresas concessionári-as de estradas.

A entidade afirmou que aconsequência da aprovação doprojeto de lei 4.246/12 sem vetosvirá diante da exclusão da co-brança de pedágio de eixo sus-penso, prevista na norma. AABCR já havia dito que os pedá-gios seriam elevados após o tex-to ter sido aprovado na Câmaraem meados deste mês. “O pedá-gio ficará mais caro para todosos usuários, inclusive para os

caminhoneiros”, afirmou aABCR, em nota à imprensa. Aentidade representa concessio-nárias de empresas como Arte-ris, Ecorodovias, CCR e Triunfo.

Entre outros itens, o projetode lei aumenta de 5% para 10%a tolerância admitida sobre oslimites de peso bruto de cami-nhão por eixo para rodagemnas estradas brasileiras. Alémdisso, prevê que os veículos detransporte de cargas que cir-cularem vazios não pagarãotaxas de pedágio sobre os eixosmantidos suspensos. “Sobre apossibilidade de a Presidênciada República sancionar o PL4.246/12 sem vetos, como ten-tativa de colocar fim à mobili-zação dos caminhoneiros, aABCR esclarece que, caso san-

cionada sem os vetos sugeri-dos pelo Senado Federal, a Leidos Caminhoneiros vai signi-ficar exatamente o oposto doque a sociedade deseja”, afir-mou a entidade.

Segundo a ABCR, o aumentoda tolerância no peso dos cami-nhões, aliado à liberação da co-brança de eixos suspensos, gerasobrecargas sobre o pavimentodas rodovias e redução na vidaútil dele de entre um e meio a trêsanos. “Na ponta, isso significaacréscimo considerável do custode manutenção das rodovias bra-sileiras” afirmou a entidade, quecobra o envolvimento dos cha-mados “embarcadores”, os do-nos das mercadorias, que são res-ponsáveis pelo pagamento de va-les pedágio aos caminhoneiros.

Número de estradas estaduaisbloqueadas cresce no Sul

O protesto dos caminho-neiros voltou ontem (27) a blo-quear trechos de rodovias fe-derais em várias cidades dospaís, mesmo sob ameaça daJustiça de cobrar multas deaté R$ 10 mil por hora paracada motorista. O número deestradas estaduais bloquea-das por caminhoneiros nosEstados do Sul subiu de 35 para57 ainda na parte da manhã,após registrar diminuição naquinta-feira (26).

As vias estaduais interdi-tadas estão restritas à regiãoSul. No Paraná, desde o inícioda manhã houve redução nonúmero de trechos bloquea-dos de 56 para 49 pontos em 27rodovias federais e estaduais.De acordo com informações daGloboNews, os caminhonei-ros se reuniram na região deCascavel, onde o movimento émais forte, para discutir osrumos do movimento dianteda nova postura do governofederal.

Interdições ocorreram emcidades como Peabiru, Cam-po Mourão, Guaíra, Arapon-gas, Irati, Ibema, Mamborê,Coronel Vivida, Paranavaí,Ortigueira, Marechal Cândi-do Rondon, Toledo, Vitorino,Cornélio Procópio, Florestó-polis, Goioerê, Francisco Bel-

trão, Ampere, Realeza, Astor-ga, Faxinal, Palmas, Marianó-polis, Marmeleiro, Clevelân-dia, Chopinzinho, Dois Vizi-nhos, Santa Fé, Paiçandu,Umuarama, Arapongas, Cam-bé, Flórida, Pitanga, JardimAlegre, Nova Prata do Iguaçu,Moreira Sales, Manoel Ribas,São João e Itapejara do Oeste.

Para tentar evitar as multas,os caminhoneiros estão liberan-do as vias e parando em pontosfora da estrada. Ao contrário deoutros Estados, a maioria dospontos está com interdição par-cial, onde os manifestantes libe-ram o tráfego dos carros peque-nos, de cargas vivas e perecíveise de emergências.

Líderes da categoria em San-ta Catarina, no Paraná, no RioGrande do Sul, em Mato Grossoe no Espírito Santo disseramdiscordar das medidas propos-tas pelo governo federal e afir-maram que não se sentiramrepresentados no encontro.“Não houve indicações estadu-ais por parte dos caminhonei-ros, foi manipulação”, diz Gil-son Pedro Pelicioli, um dos líde-res do movimento em Lucas doRio Verde (MT).

Diante da negativa do go-verno em baixar o preço do com-bustível, o presidente do Sindi-cato dos Transportadores Au-

tônomos de Carga de Ijuí (RS),Carlos Litti, deixou a reuniãoem Brasília e recuou-se a assi-nar a ata. “Há um esforço dogoverno em resolver os pro-blemas, mas o que impacta, deverdade, é o preço do diesel.Essa era a principal demandae ela não foi atendida”, expõe.

Os caminhoneiros pedemredução no preço do diesel e dopedágio, tabelamento dos fre-tes e a sanção, por parte da pre-sidenta Dilma Rousseff, de mu-danças na legislação que flexi-bilizam a jornada de trabalho.

SUPERMERCADOSA Associação Paranaense

de Supermercados (Apras) di-vulgou nota informando que,ao contrário do que afirmamcaminhoneiros, a maior partedas cargas de alimentos estásendo retida. Essas cargas quese encontram nos caminhões,devido à exposição climática,serão perdidas, segundo aApras. Fábricas de alimentosestão reduzindo a produção porfalta de insumo e por não poderdistribuir os produtos aos su-permercados e mercados. Emnota, a Apras pede ao governofederal e estadual medidasmais eficazes na negociaçãojunto à classe dos caminhonei-ros no Brasil e do Paraná.

Page 9: 02 28 2015

O PRESENTE | 09SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL

Conta de luz sobe 36,4% no Paraná a partir de segunda-feiraENERGIA

Reajuste extraordinário da Copel, definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica(Aneel), foi o quarto maior do país. Na média nacional, aumento será de 23,4%

A tarifa média da Compa-nhia Paranaense de Energia(Copel) vai subir 36,4% apartir de segunda-feira (02).O reajuste extraordinário,anunciado ontem (27) pelaAgência Nacional de EnergiaElétrica (Aneel), é o quartomais alto entre as 58 distri-buidoras de energia que terãosua tarifa elevada. Na médianacional, o efeito percebidopelos consumidores, ponde-rado pela receita das distri-buidoras, será de 23,4%, se-gundo a Aneel.

Normalmente, cada con-

cessionária tem direito a umreajuste por ano - o da Copelocorre no dia 24 de junho. Noentanto, existia o temor dequebra de várias empresascaso elas tivessem de suportarmuito mais tempo sem repas-sar ao consumidor o aumen-to de custos que sofreram de2014 para cá.

O reajuste extraordinárioservirá para compensar o en-carecimento da energia deItaipu e o fim dos repassesdo Tesouro à Conta de De-senvolvimento Energético(CDE), que criou um rombo

da ordem de R$ 23 bilhõespara ser rateado entre todosos consumidores brasileiros.Caso os aportes do Tesourocontinuassem, o valor do ra-teio seria bem inferior, deR$ 1,7 bilhão.

Esses R$ 23 bilhões servi-rão para cobrir a diferençaentre o que as distribuidorasestão gastando para comprarenergia - as despesas subirampor causa do uso intenso deusinas termelétricas, a fim depoupar reservatórios - e o queelas vinham cobrando dosconsumidores.

ITAIPUAlém do rateio da CDE, as

concessionárias das regiõesSul, Sudeste e Centro-Oesteestão arcando com o aumentodos custos da energia de Itai-pu, que representa em torno de20% do suprimento dessasempresas. Neste ano, as tarifasda hidrelétrica foram reajusta-das em 46%, em dólar. Como amoeda norte-americana estámais cara, o aumento em reaisfica ainda mais forte.

Segundo a Aneel, o princi-pal motivo para o aumento datarifa de Itaipu foi o “cenário

hidrológico adverso de 2014”.Por causa da falta de chuvas, ausina produziu menos no anopassado. Para honrar seuscontratos com as distribuido-ras, teve de comprar energiano mercado de curto prazopagando o Preço de Liquida-ção de Diferenças (PLD), quepassou boa parte do ano aci-ma de R$ 800 por megawatt-hora (MWh). Esse aumentode custos, suportado por Itai-pu ao longo de 2014, está sen-do agora repassado às distri-buidoras e, consequentemen-te, ao consumidor.

Aumentos na energia são passageiros, diz DilmaA presidenta Dilma

Rousseff disse ontem (27)que o aumento nos preçosda energia elétrica são pas-sageiros e motivados peloperíodo de seca pelo qualpassa o país. Segundo ela, asubstituição das formas deprodução de energia emmomentos de estiagem, dasusinas hidrelétricas para astérmicas ou biomassa, fazcom que seja necessário ar-car com as despesas dasmatérias-primas.

“Você só vai usar ela(energia térmica), porque émais cara, quando você pre-cisar. Nós estamos precisan-do. Os aumentos nos pre-ços da energia são passagei-ros, estão em função do fatoque o país enfrenta a maior

falta de água dos últimos 100anos”, justificou, acrescentan-do que a produção de energiahidrelétrica é a mais barataporque não é necessário pa-gar pela água, diferentementede itens como o gás, carvãoou biomassa.

Dilma deu as declaraçõesem Santa Vitória do Palmar(RS), durante inauguração doParque Eólico Geribatu, quevai ser capaz de produzir 250megawatts de energia. Ela dis-se que as consequências daseca não significam “que nósvamos ter qualquer problemasério ou mais sério na área deenergia elétrica. Não iremoster, porque temos todo umsistema de segurança. Issotambém não significa que va-mos sair por aí jogando ener-

gia pela janela e não consu-mindo de forma racional”,defendeu.

Para a presidenta, a par-te do governo é garantir aoferta de energia. Em con-trapartida, os cidadãostambém têm que colaborarevitando o desperdício.“Desperdício zero. Diver-sificação da matriz maisdesperdício zero é a garan-tia de segurança do país”,enunciou, antes de citarexemplos: “Não tem por-que a geladeira ficar abertase você não está usando,nem deixar o chuveiro li-gado quando não estáusando. Não tem porque agente jogar fora a energiaque custa tanto produzir”,exemplificou.

ONS prevê para março chuva abaixoda média no Sudeste e Centro-Oeste

As análises preliminaresdo Operador Nacional do Sis-tema Elétrico (ONS) indicamque o mês de março repetirá oinício do ano, uma vez que aprevisão é que ocorra chuvacom volumes abaixo da mé-dia histórica para as regiõesSudeste e Centro-Oeste.

A Energia Natural Aflu-ente (ENA) no Sudeste deve-rá ficar em 66% da média his-tórica para a primeira semanade março e encerrar o mêscom volumes em 69% da mé-dia histórica. No Sul, regiãogeralmente caracterizada porperíodos de chuva forte, aprevisão para o final de mar-ço é de precipitações de 152%acima da média histórica.

A situação enfrentada pe-las regiões Sudeste e Centro-Oeste também se repetirá noNordeste, onde as previsõesindicam que o volume de chu-va deve ficar em 33% da médiahistórica na primeira semanade março, encerrando o mêsem 39% da média.

No Norte, as precipita-ções para a primeira sema-na de março estão previstaspara 64% da média históri-ca. A Energia Natural Aflu-ente deve encerrar o mêsem 77% da média históricapara o período.

Os valores previstospara o final de março serãoatualizados semanalmentepelo ONS.

Page 10: 02 28 2015

CAMINHONEIROS

Sperafico apoia movimento,mas lamenta perdas da greve

Para o deputado, mobilização penaliza a população com acarência e elevação de preços de alimentos e combustíveis,

porém, mostra a capacidade de organização de uma categoria

10 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Portal R7.com (@portalR7)Cientista prevê transplante de cabeça em dois anos.

A Voz do Brasil (@avozdobrasil)#MaisMédicos: demanda de 18 Estados foi integralmente preenchida

com a segunda chamada do programa.

Lancenet! (@lancenet)“Clássicos” nacionais marcam as oitavas de final da Liga Europa.

G1 Paraná (@g1parana)Pitanga alega estado de emergência após semana de rodovia

bloqueada.

Reuters Brasil (@ReutersBrazil)EUA e Cuba realizarão segunda rodada de conversações para

normalizar relações.

Revista IstoÉ (@RevistaISTOE)Nova estratégia da indústria musical contra pirataria pode acabar com

tradição de lançamento de CDs.

Carta Capital (@cartacapital)Metade dos brasileiros não contrata morador de favela. Retrato da

sociedade onde ricos veem pessoas como mercadorias.

Globoesporte.com (@globoesportecom)Rumo ao São Paulo, Wesley deixa o Verdão após passagem

conturbada. Medina inicia a corrida pelo bi mundial na Gold Coast da Austrália:

“Tranquilo”.

Jornal Extra (@jornalextra)Juiz flagrado dirigindo carro de Eike tem quase R$ 200 mil em dívidas.

UOL Notícias (@UOLNoticias)Para o senador tucano José Serra, a #Petrobras “tem que ser

enxugada para sobreviver”.

Zero Hora (@zerohora)Caminhoneiros usam WhatsApp para bloquear rodovias.

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)Em meio à crise financeira, Assembleia do Paraná vai aumentar verba

para os deputados.

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Sem refresco: Ferj cobra taxa até de despedida de Léo Moura do

#Flamengo.

CBN Cascavel (@cbn_cascavel)Escolas vão fechar caso paralisação não termine até terça-feira (03).

CGN (@cgncascavel)Moradores se unem a caminhoneiros em protesto.

Veja (@Veja)Bilhete aéreo para mulher de deputado é inconstitucional, dizem

cientistas políticos.

Folha de S.Paulo (@folha)Apoio à sigla de Kassab inclui assinatura falsa e eleitores mortos.

Terra Notícias (@TerraNoticiasBR)Polícia usa bombas contra greve dos caminhoneiros no RS.

Valor Econômico (@valor_economico)Contas públicas em janeiro e aumento de imposto em folha indicam

“carta branca” de Dilma a Levy.

O histórico protesto doscaminhoneiros, desencadea-do no último dia 18, além deperdas elevadas para agricul-tores, consumidores e os pró-prios transportadores, deixa-rá importantes lições para asociedade e às autoridadesbrasileiras. A avaliação é dodeputado federal Dilceu Spe-rafico. Segundo ele, o movi-mento penaliza a populaçãocom a carência e elevação depreços de alimentos e com-bustíveis, além de dificulda-des para transitar em muitasrodovias, mas, ao mesmo tem-po, mostra a capacidade deorganização de uma catego-ria profissional e ressalta osmales da falta de investimen-tos públicos na logística detransporte. “Ao contrário deoutros países com extensãoterritorial e produção agro-industrial elevadas, que in-vestiram em ferrovias, hidro-vias e transporte marítimo, oBrasil continua dependendodo transporte rodoviário,mais caro e problemático queas outras alternativas”, afir-ma o parlamentar.

Conforme Sperafico, nãose pode deixar de reconhecera procedência do movimento,que protesta contra o aumen-to do preço do óleo diesel edas tarifas de pedágio, aomesmo tempo em que os va-lores do frete foram reduzi-dos, mas o sistema produtivoe o bem-estar da populaçãonão podem continuar refénsdesse tipo de situação. “Não épor acaso que voltamos a con-viver com a falta de alimentose a elevação dos preços nossupermercados e as filas decarros nos postos de combus-tíveis, além de prejuízos e di-ficuldades ainda mais gravesno agronegócio, porque a fal-ta de planejamento e investi-mentos de longo prazo eminfraestrutura se arrasta hádécadas ou séculos no país”,acrescenta o parlamentar.

Prova disso, em sua opi-nião, é o transporte em cami-nhões de grãos de soja e milhoao longo de rios navegáveis,por centenas e até milhares de

quilômetros, do Centro-Oesteaté os portos do Sul do país,como ocorre com o trigo, trans-portado sobre rodas pelo litoral,desde o Sul até o Nordeste, quan-do poderia se utilizar barcaças enavios, com menor custo.

Ao contrário dos EstadosUnidos, por exemplo, segun-do Sperafico, o Brasil pros-segue usando o transporterodoviário para movimentaro maior volume de cargas doagronegócio e da indústria,deixando de aproveitar hi-drovias e permitindo o aban-dono de ferrovias construí-das há muitos anos. “É la-mentável ver o desabasteci-mento urbano, mas mais tris-te ainda é saber que agricul-tores estão jogando leite forae descartando pintainhos, porfalta de transporte até as in-dústrias paralisadas ou de ali-mentos para as aves”, pro-testa Sperafico.

De acordo com ele, restasaber até quando a socieda-de e o agronegócio vão su-portar perdas e situaçõescomo a falta de combustí-veis e alimentos nas cida-des, a paralisação industri-al, os atrasos nos embar-

Deputado federal Dilceu Sperafico: “É lamentável ver o desabastecimentourbano, mas mais triste ainda é saber que agricultores estão jogando leite

fora e descartando pintainhos, por falta de transporte até as indústriasparalisadas ou de alimentos para as aves”

Arquivo/OP

ques de grãos, a falta deinsumos para aves e suí-nos, o agravamento da cri-se do setor leiteiro e as ex-tensas filas de veículos nasrodovias. “O governo pro-meteu sancionar sem veto aLei dos Caminhoneiros,aprovada pela Câmara dosDeputados no último dia 11,manter os preços dos com-bustíveis por seis meses eprolongar por um ano o pra-zo de pagamento de finan-ciamentos de caminhões,mas os caminhoneirosacham as medidas insufici-entes, e como não há lide-ranças conhecidas do movi-mento, a negociação fica di-fícil”, explica o parlamen-tar. “Pelo menos o Parla-mento fez sua parte, apro-vando a Lei dos Caminho-neiros, que estabelece regraspara o exercício da profis-são de motorista e asseguraisenção de pedágio para oseixos suspensos de cami-nhões vazios, que eram an-tigas reivindicações da ca-tegoria. Vamos esperar ago-ra que o governo e os cami-nhoneiros cheguem a umacordo”, finaliza Sperafico.

Page 11: 02 28 2015

O PRESENTE | 11SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL

“Momento exigirá que prefeitos sejam mais criativos”Para presidente da Amop, mandatários precisarão mostrar capacidade de gestão diante da crise financeira

MARCEL MICHELETTO

Corte de gastos para todoos lados, aumento de im-postos, revisão de subsídi-os, números negativos nodesempenho da economia.O ano de 2015 começousombrio para os municípi-os brasileiros. Devido a isso,a Associação dos Municípi-os do Oeste do Paraná(Amop) está recomendan-do aos prefeitos para quetirem o “pé do acelerador”.A declaração foi feita pelopresidente da entidade mu-nicipalista e prefeito de As-sis Chateaubriand, MarcelMicheletto, em entrevista aoJornal O Presente.

Na avaliação dele, o anodeve ser de recessão e difi-culdades. Em contraparti-da, o mandatário entendeque os gestores precisarãoser mais criativos para lidarcom a menor arrecadação.“Precisaremos fazer algunsajustes. Acredito que issofaz com que os prefeitosmostrem a capacidade degestão que terão, porque pre-cisamos ser grandes gesto-res. Com bom planejamen-to e organização passaremospor essa maré”, analisa.

Micheletto diz que o de-correr do ano deve se man-ter estável em relação às di-ficuldades financeiras dosentes federados. “Ouvimos

o ministro da Fazenda, Joa-quim Levy, dizendo que oPIB (Produto Interno Bru-to) nacional será negativo.Consequentemente a arre-cadação diminui. Então te-remos que ter cautela nosinvestimentos para que pos-samos fechar as nossas con-tas e não tenhamos proble-mas com o Tribunal de Con-tas”, expõe, acrescentando:“O pedido que a Amop estáfazendo aos prefeitos é ti-rar o pé do acelerador, tercautela, planejar e guardarum pouco dessa ‘gorduri-nha’ para sentir o que vaiacontecer no primeiro se-mestre para depois, no se-gundo semestre, começarnovamente com algumasobras que ficaram paralisa-das”, recomenda.

O presidente da entidademunicipalista frisa que o mo-mento é de crise, mas, poroutro lado, já que não é pos-sível “fugir” dessa situação,a alternativa será aos gesto-res mostrar competênciapara cuidar do erário públi-co. “É preciso tornar priori-tárias áreas como saúde, edu-cação e agricultura, que éum setor forte na região, eequacionalizar as contas, di-minuindo despesas para quepossamos fechar o ano e tertranquilidade”, declara.

Questionado se diante deum cenário com prognósti-cos tão negativos há luz nofim do túnel, o prefeito dizque a situação é difícil, masque é preciso acreditar quesim. “O momento é delica-do não só na nossa região,mas no país inteiro. Vejoum momento gravíssimoque estamos tendo. Preci-samos juntar as forças, jun-tar os cacos para que possa-mos dar sequência nesse tra-balho de dificuldade que de-vemos ter durante o ano”,responde.

UNIÃO E ESTADO

De acordo com Miche-letto, a situação também estápreocupante tanto em nívelestadual como federal. “OGoverno do Estado está di-zendo que com as atitudesque está tomando a partirde maio e junho começa afazer investimentos e as tra-tativas que tinha com osmunicípios voltam à nor-malidade. O governo fede-ral também está tendo difi-culdades. Todos os municí-pios têm obras paralisadas erecursos e emendas parla-mentares, ou de programasde governo, que não foramdestinados para as prefeitu-ras. Em Assis Chateaubri-and, por exemplo, tem

Presidente da Amop, Marcel Micheletto: “Com bom planejamentoe organização passaremos por essa maré”

Maria Cristina Kunzler

emenda empenhada desdemaio do ano passado, derecape asfáltico, e que atéagora não recebemos. Por-tanto, a dificuldade é paraos dois lados. Acho que a

crise maior é no governofederal, porque é muitomaior e muito mais difícilde ajustar, mas tenho certe-za que passaremos por essamaré”, conclui.

Page 12: 02 28 2015

12 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015

2ª DO PARANÁ

Associação Comercial rondonense conquista ISO 14001Reconhecimento é um passo importante para posicionar a entidade

como um modelo de gestão ambientalmente corretaA Associação Comercial e

Empresarial de Marechal Cân-dido Rondon (Acimacar) ga-rantiu uma nova conquistaque firma a entidade entre asassociações comerciais maismodernas do país e que de-monstra o seu comprometi-mento com práticas sustentá-veis. Após vários meses de es-tudos, planejamento e adequa-ções em sua estrutura organi-zacional, na quinta-feira (26)a Acimacar recebeu a reco-mendação da ISO 14001:2004,conferida pela DNV-GL, a qualreconhece a eficácia do Siste-ma de Gestão Ambiental im-plantado na entidade. A Aci-macar é a segunda associaçãocomercial do Paraná a con-quistar esta certificação.

Conforme explica o presi-dente da Acimacar, Josué Mai-oli, este reconhecimento é umpasso importante para posi-cionar a entidade como ummodelo de gestão ambiental-mente correta. “A Acimacarmais uma vez se posiciona nohall das principais associa-ções comerciais do Brasil, sen-do uma das pouquíssimas dopaís a conquistar a certifica-ção ambiental. No Paraná,temos a notícia de que Casca-vel possui. Pretendemos co-meçar a preparar a Acimacarpara um novo futuro, atra-vés do projeto de construçãode uma sede autossustentá-vel e exemplo de edificaçãoambientalmente correto atodo o país”, enaltece.

De acordo com ele, a preo-cupação com a sustentabili-

dade e o meio ambiente fazemparte do dia a dia da associa-ção, que inclusive conta emsua estrutura com uma vice-presidência de Responsabili-dade Social e Ambiental, aqual tem como diretor o em-presário Legário Gilberto vonMühlen (Beto).

Maioli ressalta que embo-ra o processo oficial para ob-ter a ISO 14001:2004 tenhainiciado em 2014, uma série deações promovidas pela Aci-macar ao longo dos últimosanos foram fundamentais parase chegar a esse resultado. Elecita como exemplo as duascampanhas de plantio de umaárvore por habitante do mu-nicípio, realizadas em 2008 e2013; a campanha de recolhi-mento do Lixo Eletrônico do

Núcleo Setorial de Informáti-ca; a participação na campa-nha de conscientização sobreo uso racional de sacolas plás-ticas e incentivo ao uso desacolas retornáveis, desenvol-vida em 2013; parcerias emprojetos de recuperação denascentes; entre outros.

Uma vez iniciado o pro-cesso para a conquista da cer-tificação ao longo de 2014, oprimeiro passo da Acimacarfoi identificar os impactos am-bientais resultantes de suasatividades nas salas de treina-mentos/auditório, no setoradministrativo e zeladoria.Foram então estabelecidosobjetivos e monitoradas asmetas e ações ambientais parasanar ou reduzir cada umdesses impactos. Na sequên-

cia, foi necessário adequar-seà atual legislação ambientalnas esferas nacional, estaduale municipal. Com isso foi pos-sível conscientizar a equipesobre os impactos ambientaise até mesmo treiná-la para aevacuação do local de traba-lho e uso de extintores emcasos de emergência. O passofinal foi aplicar as metas eobjetivos ambientais no dia adia da associação no que dizrespeito ao consumo de ener-gia elétrica, água e papel im-presso. Ainda foi criado umplano de ações ambientais quetratam da separação e pesa-gem correta de lixo (orgâni-co, papel, plástico), descartede pilhas, baterias, compo-nentes eletrônicos e lâmpa-das fluorescentes.

“Foi um longo processo epor isso agradecemos a todosos nossos colaboradores queentenderam a importância daAcimacar obter a ISO 14001 ese dedicaram para que issoacontecesse”, declara Maioli.“Em tempos de escassez deágua, de desmatamentos, po-luições, queimadas e adversi-dades climáticas causadas pelohomem, a Acimacar está pre-ocupada em planejar não só ofuturo da entidade e sim dacomunidade. Nosso objetivoé que a Acimacar seja exem-plo na área ambiental paraoutras associações comerci-ais”, afirma. Segundo ele, aentrega oficial da certificaçãodeve acontecer em no máxi-mo 60 dias. De acordo com opresidente, a Acimacar pre-tende ser um exemplo de ges-tão sustentável para outrasentidades e empresas e desdejá a associação se coloca àdisposição para auxiliar osassociados e parceiros com in-teresse em conquistar a certi-ficação de eficácia de seus sis-temas de gestão ambiental.

ISO 9001Desde fevereiro de 2014 a

Acimacar também detém a cer-tificação do Sistema de Gestãode Qualidade ISO 9001:2008, oqual atesta a excelência nocontrole de documentos e re-gistros, treinamento de pesso-al, definição da política de com-pras, recrutamento e seleção,controle patrimonial e manu-al da política da qualidade pra-ticados pela entidade.

Presidente da Acimacar, Josué Maioli, e diretores comemoram a conquista da ISSO 14001:2004

Colaboradores da associação comercial tiveram total dedicação para implantar o sistema de gestão ambiental

Fotos:Joni Lang/OP

Page 13: 02 28 2015

O PRESENTE | 13SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL

TECNOLOGIA

Estudantes aprendem a inventar programas de computadorProjeto de iniciação à robótica desenvolvido em colégio rondonense é um dos primeiros do Estado e do paísTornar os estudantes cada

vez mais ligados e criativos éestratégia fundamental nos diasde hoje. Quem segue por estecaminho, sem sombra de dúvi-das, tem tudo para colher bonsresultados. Prova disso são alu-nos dos colégios Cristo Rei e RuiBarbosa, de Marechal CândidoRondon, que no último fim desemana ganharam destaque nonoticiário, após serem premia-dos em um concurso nacionalpor desenvolverem um aplica-tivo de celular e um jogo de ta-buleiro como ferramenta paraauxiliar crianças e adolescen-tes a adotar atitudes contra acorrupção, ou seja, éticas.

Agora, um grupo de 190 alu-nos, com idade entre 11 e 14 anos,do 6ª ao 9º ano do Ensino Funda-mental do Colégio EvangélicoMartin Luther, está sendo esti-mulado a ser inventor. Isto mes-mo, os estudantes recebem umempurrãozinho do professorChrystian Toigo, que ministra adisciplina de lógica e linguagemda programação. O objetivo éfazer com que os pequenos técni-cos sejam verdadeiros feras naarte de criar robôs, programas elinguagens para computador,fugindo das tradicionais aulasde informática.

Conforme o diretor do Mar-tin Luther, Ildemar Kanitz, aideia é que os estudantes desen-volvam o raciocínio lógico deforma rápida, para acompa-nhar o surgimento e propor odesenvolvimento de novas tec-nologias. “O projeto foi gestadoe elaborado no ano passado,sendo aplicado a partir desteano, envolvendo 190 alunos queestão semanalmente aprenden-

do a fazer exercícios de raciocí-nio lógico com jogos na web. Étotalmente na área da infor-mática, para aprender a domi-nar linguagens de programa-ção e entender pequenos sof-twares”, explica, em entrevis-ta ao Jornal O Presente.

Kanitz destaca que o sloganutilizado aos futuros invento-res é “não baixe o aplicativopara celular, crie o seu”. “Elenão é nosso (slogan), pois háuma campanha grande nosEstados Unidos, onde o projetoé uma febre, oportunizando aosalunos entender como funcio-na um computador por dentro.Em geral as escolas têm aulas

de informática para ensinar ausar o computador e softwa-res, mas a nossa lógica é dife-rente: ensinar os alunos a pro-gramar”, expõe.

FAZER DO ZEROPor ser algo que explora ao

máximo a tecnologia, no senti-do mais real possível, o projetoé bem detalhado e se torna maisdemorado, contudo o aluno temmais resultado. “Trata-se de umprojeto de iniciação à robótica!Então eles (estudantes) vão tertoda linguagem de programa-ção à robótica, não permitindoreproduzir um projeto já exis-tente - como em algumas pro-

postas, como apostila para ro-bótica. Nós não queremos re-produzir algo que alguém pré-elaborou e sim fazer algo total-mente do zero”, enfatiza o dire-tor do Colégio Martin Luther.

Ele acrescenta que a pro-posta é de que o aluno tenhainiciativa para inventar. “Porexemplo, há o desafio de cons-truir um robô. O aluno não vaipegar peças e montar um robô,ele mesmo vai construir as pe-ças do jeito que acha para serpossível montar o robô. É maisdifícil, porém ele vai fazercomo pensa que precisa serpara funcionar e ter o objetivoatingido”, comenta Kanitz.Para isto, a missão não serámoleza, a considerar que oraciocínio precisa estar avan-çado. “Não só reproduzir e simproduzir alguma coisa. Este éo diferencial: criar algo novo eautêntico”, emenda.

A linguagem de progra-mação é oferecida em umaaula por semana na fase inici-al, com duração de 50 minu-tos, no horário normal e du-rante quatro anos. “No anoque vem vamos avaliar a pos-sibilidade de estender ao En-sino Médio e dependendo do9º ano do Ensino Fundamen-tal, ele deve ser ampliado. Osalunos mostram que estãogostando”, menciona Kanitz.

HORA DO CÓDIGOA plataforma utilizada pe-

los alunos está disponível nosite www.code.org, sendo co-nhecida como Hora do Código.São mais de 103,3 milhões deusuários em todo o planeta, cujosite está sendo traduzido aospoucos para vários idiomas. Enão é propaganda, mas MarkZuckerberg e Bill Gates, do Fa-cebook e Microsoft, estão entreos participantes do código.

De acordo com o diretor doMartin Luther, incluir lógica elinguagem de programação nagrade curricular de estudantesdo colegial é algo pioneiro noParaná e no Brasil. Segundo ele,são poucas as instituições paísafora que estimulam o desen-volvimento de hábeis progra-madores de jogos e aplicativosde computador. “As escolasestão muito focadas na infor-mática tradicional e nós quere-mos o diferente. O projeto ocor-re em instituições no Nordeste,além de Estados como MinasGerais e São Paulo, e algumasno Paraná”, cita. “Desenvolvercódigos de programação comlinguagens avançadas paraprogramas de computador éuma febre nos Estados Unidos ena Europa, e nós estamos inspi-rados em projetos do exterior”,amplia Kanitz.

Ele diz que serão buscadosoutros projetos e mais iniciati-vas como esta, e que, emborapareça algo complexo, não é. Odesafio dos alunos é, simples-mente, inventar.

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao iniciar a programação lógica: plataforma utilizada é www.code.org

Diretor do ColégioMartin Luther, IldemarKanitz: “Desenvolver

códigos deprogramação com

linguagens avançadaspara programas de

computador é uma febrenos Estados Unidos e naEuropa, e nós estamosinspirados em projetos

do exterior”

Fotos: Joni Lang/OP

Page 14: 02 28 2015

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]ÁRIES: Dia de fortesdesafios familiares eemocionais aos arianos.Há um conflito entre as

demandas pessoais, da família eda carreira.

TOURO: Desafio de secomunicar e principal-mente se expressar comautenticidade. Transfor-

mações em sua filosofia de vida,crenças, ideais e atitudes.

GÊMEOS: Tenha cui-dado com negociaçõese questões familiares.Um momento de ressig-

nificação em relação ao que lhe éprioritário.

CÂNCER: Fortes desa-fios envolvendo as emo-ções, a individualidadee os relacionamentos.

Mudanças em suas relações e nacarreira.

LEÃO: Um dia que pedereflexão e observaçãode atitudes. Cuidadopara não provocar con-

frontos emocionais. Corrija seucomportamento.

VIRGEM: Pode haverdesafios envolvendo oamor e a amizade. For-tes sintonias emocio-

nais e acontecimentos intensos.

LIBRA: Desafio de har-monizar as demandaspessoais e profissionais.Um momento de inten-

sas mudanças nos relacionamentos.

ESCORPIÃO: Refle-xões sobre os seus ide-ais, valores e crenças.Desafios envolvendo a

maneira como você se comunicae interage.

SAGITÁRIO: Desafiosenvolvendo as finan-ças e aspectos emocio-nais. Esteja ciente da

necessidade de compartilhar ede colaborar.

CAPRICÓRNIO: Inten-sos desafios e deman-das envolvendo os seusrelacionamentos. Uma

fase de mudanças internas na in-dividualidade.

AQUÁRIO: Dia idealpara respeitar o seu rit-mo interno e não atro-pelar as coisas. Cuida-

do com a tendência a repetir ve-lhos padrões.

PEIXES: Atenção coma tendência a um com-portamento infantil e ca-rente. É hora de refletir

sobre o que é de fato importantepara você.

PAVÊ DE DOCEDE LEITE

Modo de preparo:Coloque a margarina por 20 minutos na batedeira, o açúcar e as gemas

e bata os ingredientes até formar um creme branco e homogêneo. Acres-cente o creme de leite e misture sem bater. Em um recipiente de vidroretangular, monte o pavê na seguinte ordem de camadas: biscoito maisena(não precisa molhar no leite), metade do creme, biscoito maisena, doce deleite, biscoito maisena e a outra metade do creme. Cubra todo o pavê combiscoito maisena esfarelado e leve ao congelador até o creme endurecer.Tire do congelador um pouco antes de servir.

Ingredientes:100 gr margarina200 gr açúcar3 gemas2 latas de creme de leite

2 pacotes de biscoito de amido demilho (maisena)1 pote de doce de leite bemcremoso

SÁBADO (28)

*

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos amudanças em função da edição das novelas.

Laura se emociona quando Caíque lhe diz que Bella previusua gravidez. Scarlett desiste de contar a Ricardo que ela éCidinha. Itália observa, surpresa, César dando comida parapessoas carentes. Azeitona leva Afeganistão para conhecerAna Dirce e Meire. Ana Dirce se oferece para ensinar portuguêsa Afeganistão. Úrsula entra no evento no momento em que MariaInês está sendo homenageada e a insulta na frente de todos.

ALTO ASTRAL○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Beatriz e Elísio têm uma conversa definitiva. Carlota se mudapara a casa de Leonor. Vitória avisa a Fernando que seencontrará com Corvo. Beto e Solange se preparam para deixara Vip Turismo. Diana acerta com Célia as passagens para voltara Londres com Paulo. Vitória diz a Rafael que convidou Corvopara sua festa de aniversário. Pedro pede dinheiro emprestadoa Vitória para comprar o carro de Rafael. Rafael depõe contraCorvo. Pedro compra uma fantasia de piloto e dirige o carro deRafael, e Sandra o vê. Carlota chega para morar na casa deAugusta. Leonor procura Elísio.

BOOGIE OOGIE

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Começa a entrevista de Silviano para Téo. Maurílio é repre-endido por todos os funcionários da joalheria Império e prometevingança. Magnólia e Severo se desesperam ao ver que gasta-ram todo o dinheiro. Maria Marta conversa com José Alfredosobre o diamante cor-de-rosa. José Alfredo fala com JoséPedro. Maria Clara vai ao restaurante de Vicente. Cláudioorganiza um jantar em sua casa para as pessoas que oajudaram recentemente. Chega ao fim a entrevista de Salvadorpara Érika e a de Silviano para Téo. Maria Clara e Vicente fazemas pazes. José Pedro conversa com Danielle sobre Bruna.Maria Clara chama Cristina para uma de suas madrinhas decasamento. Maurílio descobre que José Alfredo vai se encontrarcom uma pessoa misteriosa.

IMPÉRIO

AULA DE MATEMÁTICAO professor de Matemática levanta uma folha de papel em

uma das mãos e pergunta para Joãozinho:- Se eu dividir essa folha de papel em quatro pedaços,

Joãozinho, com o que eu fico?- Quatro quartos, professor!- E se eu dividir em oito pedaços?- Oito oitavos, professor!- E se eu dividir em 100 pedaços?- Papel picado, professor.

A FORMIGA, O GRILO E O ELEFANTEEstavam na floresta uma formiguinha no chão e um grilo em

cima da árvore. De repente um elefante que passava por lá nãovê a formiguinha e caminha na direção onde ela está. Imediata-mente o grilo que estava na árvore grita:

- Elefante, cuidado com a minha amiga formiga, você vaipisar nela!

O elefante respeitosamente para e muda o caminho, maslogo em seguida a formiguinha esbraveja para o grilo:

- Por que você gritou para o elefante? Não estava vendo queeu ia passar uma rasteira nele?

BATERAM NA PORTABatem na porta. De dentro, uma voz feminina pergunta:- Quem é?A outra voz respondeu:- É um vampiro!- E o que você quer?- Eu quero sangue!- Ah... então passa dia 28.

MENINO MENTIROSO O filho chega à mãe e diz:- Mamãe, mamãe... na escola me chamaram de mentiroso!- Cale-se Pinóquio, que você nem vai à escola ainda.

14| O PRESENTE VARIEDADES SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015

Page 15: 02 28 2015

O PRESENTE | 15SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Estudo prevê mais chuvas e aumento da temperatura para a regiãoEm um cenário maisrealista, temperaturapode aumentar entre2ºC e 4ºC. Isso poderiaafetar a produção deaves, suínos e leite

O que podemos esperar do clima para os próximos anos? Vão acontecer mu-

danças climáticas? Se sim, de que for-ma elas podem interferir em nossasvidas? Essas são algumas perguntasque muitos cientistas e estudiosos têmfeito ao longo do tempo. Prever o futuroé difícil, mas estudos já estão nortean-do o caminho que estamos percorren-do e onde podemos chegar.

Recentemente, a Secretaria deAssuntos Estratégicos da Presidênciada República promoveu, em Brasília,uma reunião para discutir e apresentarum estudo sobre as mudanças climáti-cas no Brasil. O superintendente de MeioAmbiente da Itaipu, Jair Kotz, participoudo encontro e explanou, na assembleiado Conselho de Desenvolvimento dosMunicípios Lindeiros ao Lago de Itaipu,realizada na quinta-feira (26), sobre aprevisão para a região.

De acordo com ele, há notícias boase outras nem tão boas assim para osmunicípios que estão no extremo Oestedo Paraná. Kotz adianta que o lado bomé que o estudo indica que a região deveter mais chuvas nos próximos anos, ouseja, não deve ocorrer problemas deescassez de água. “Os cenários estãoapontando que teremos um aumentode chuvas de 20% a até 40%. Então pode-mos sair da nossa média regional, de 1,7mil milímetros (mm) por ano, e chegar aaproximadamente 2,4 mil mm”, revela.

O problema, no entanto, é que atendência é que essa chuva seja maisconcentrada. “Vários municípios daregião lembram o que aconteceu emum final de semana (em junho de 2014)quando choveu quase 250 mm. Sobessa perspectiva, devemos ter umaconcentração de chuva e depois perío-

Maria Cristina Kunzler

Superintendentede Meio

Ambiente daItaipu, Jair Kotz:

“Os cenáriosestão

apontando queteremos umaumento de

chuvas de 20%a até 40%”

dos de estiagem”, expõe Kotz.Olhando sobre essa ótica, a União

está começando a enxergar o solo comoum patrimônio, diz o superintendente deMeio Ambiente da Itaipu. “Se você der-rubar uma árvore vai preso, mas se vocêacabar com uma nascente não”, exem-plifica. “Olhando do ponto de vista patri-monial, toda riqueza da nossa regiãoestá pautada em cima da água, do solo eno equilíbrio da biodiversidade. Toda nos-sa economia está pautada em cima dis-so. Quando nós oferecemos incentivos,como de calcário, e ajudamos na infraes-trutura da propriedade rural, precisa-mos saber como aquele produtor estácuidando do patrimônio, como estãonossas nascentes e rios, como está aconservação do solo. Se vamos ter con-centração de chuvas, teremos que tra-balhar ainda mais na conservação desolo, readequação de estradas, parapreservar o nosso patrimônio”, destaca.

TEMPERATURAAlém da questão das chuvas, a

mudança climática também deve im-pactar nas temperaturas. Aí a situaçãoé mais preocupante. Segundo Kotz, emum cenário mais otimista pode haveruma alta de 2ºC, enquanto no maisrealista entre 2ºC e 4ºC. “Isso podeafetar a produção na agropecuária: avi-cultura, bovinocultura leiteira e suino-cultura, pois será preciso de mais ener-gia, capacidade de refrigeração e maiságua”, argumenta.

O profissional ainda enaltece que,neste aspecto, o Paraná pode tropica-lizar. E o que isso significa? Que noNorte do Estado, onde hoje há produ-ção de café, será uma atividade quepassará a ser inviável no futuro e podedeixar de existir em solo paranaense.“Se tiver o cenário mais pessimista,não haverá mais produção de maçã noParaná, mas, em contrapartida, podeter grande capacidade de produção deabacaxi”, compara. Já em relação àsoja e milho, não devem ocorrer altera-ções que interfiram de forma significa-tiva na produção.

E os efeitos das mudanças climáti-cas já estão sendo sentidos, detalha o

superintendente de Meio Ambiente. Elecita que não havia sido ainda registradoum período tão quente no verão, bemcomo um longo período de estiagem,como na transição de 2014 para 2015.Outra particularidade foi a concentra-ção de chuvas na intensidade que hou-ve, como em junho. “O que vai aconte-cer na região é uma diminuição doinverno, o que já está sendo registrado,porque não é uma estação tão fria noOeste do Paraná como antigamente”,relembra. “Como haverá uma tropica-lização, teremos aumento das tempe-raturas máximas e diminuição das tem-peraturas mínimas. Isso tudo vai afe-tar a produção agropecuária, no casodas temperaturas máximas, e de cultu-ras que necessitam de clima mais tem-perado, no caso das temperaturas mí-

nimas”, salienta.

VETORESE DOENÇASA mudança climáti-

ca tende a impactar ain-da na proliferação devetores que transmi-tem doenças. Este é ocaso da dengue, em queno período mais frio doano a reprodução domosquito Aedes aegyptiacaba sendo controla-da naturalmente. “Masnão só dengue. Corre-mos o risco de ter retor-no de doenças que nãoexistem mais na região,como a própria malá-ria”, alerta.

O QUE FAZER?A pergunta central

no problema envol-vendo as mudançasclimáticas é: o que fa-

zer? Para Jair Kotz, a região precisa ela-borar estratégias de adaptação. “Parti-mos do princípio que a mudança climáti-ca vai ocorrer, podendo ser em maior oumenor intensidade. Por isso, não temoscomo evitá-la, mas precisamos fazer umaadaptação. A adaptação significa tomarum conjunto de ações que podem refletirem políticas públicas municipais. Se ha-verá um aumento de concentração dechuvas, aumenta-se o risco de cheias.Então é preciso olhar no Plano Diretoronde está sendo incentivada a urbaniza-ção, porque pode estar ocorrendo emlocais que no futuro terão problemascom a pluviosidade”, menciona. “Outraestratégia é aumentar a capacidade deconservar o solo e readequar estradas,assim como preservar mais ainda asnascentes e rios para não ter assorea-mento”, complementa. “O desenvolvi-mento municipal e regional precisa serdiscutido à luz dessas variáveis da mu-dança climática”, afirma.

DEBATE REGIONALA proposta da Itaipu Binacional é

que as mudanças climáticas sejam dis-cutidas de forma mais intensa nas reu-niões do Conselho dos Municípios Lin-deiros. Além disso, Kotz adiantou que oobjetivo é fazer com que especialistasvenham para a região para explanarsobre o assunto. “Queremos que acomunidade entenda esse assunto, quedeve ser falado por especialistas, paraexpor isso na região, para que as pes-soas compreendam as iniciativas quedevemos fazer em termos estruturan-tes frente a esse cenário”, comenta.

Mas a discussão não deve ficarrestrita somente aos Lindeiros. Deacordo com o superintendente de MeioAmbiente, eventos devem ser reali-zados nos municípios para expor oestudo e debater o que precisa serfeito hoje pensando no futuro.

Page 16: 02 28 2015

16

Page 17: 02 28 2015

15

Page 18: 02 28 2015

18 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015

Empresários da região prestigiam posse da FaciapCaciopar organizou caravana que seguirá em dois ônibus amanhã (1º)

à Capital; um sai de Foz do Iguaçu e outro de Marechal Rondon

EVENTO EM CURITIBA

Empresários de Cas-cavel e da região se-guem amanhã (1º) aCuritiba para prestigi-ar a posse de GuidoBresolin Júnior na pre-sidência da Federaçãodas Associações Co-merciais e Empresari-ais do Estado do Para-ná (Faciap). A cerimô-nia será às 19 horas desegunda-feira (02), noRestaurante Madalos-so. Guido, ex-presiden-te da Associação Co-mercial de Cascavel(Acic) e da Coordena-doria das AssociaçõesComerciais e Empresa-riais do Oeste do Para-ná (Caciopar), será oterceiro oestino a as-sumir a liderança deuma das mais impor-

tantes entidades em-presariais do Estado. Oprimeiro foi Pedro Pe-goraro (Cascavel), em1994, e o segundo Rai-ner Zielasko (Toledo),que antecedeu o atual.

Guido foi eleito pre-sidente em chapa únicadurante a ConvençãoAnual da Faciap, reali-zada em novembro, emFoz do Iguaçu. Entre oscompromissos da novadiretoria está fortalecero movimento para co-brar dos governos pos-turas que possam con-duzir o país a dias me-lhores. Além dele, ou-tros líderes da regiãocompõem a nova dire-toria para gestão 2015/2016. A presidência es-tadual do Conselho da

Mulher passa às mãosde Rosangela Sonda, deMatelândia. Os outrossão: vice para Assuntosdas Sociedades Garan-tidoras de Crédito, Kha-led Nakka (Vera Cruz);vice de Comunicação eMarketing, Carlos Gue-des (Cascavel); vice deTurismo, João Batista deOliveira (Foz do Igua-çu); vice do SPC, Clau-denir Machado (Tole-do); e vice para a regiãoda Caciopar, SergioMarcucci (MarechalCândido Rondon). NoConselho Superior es-tão: presidente RainerZielasko (Toledo), con-selheiro fiscal GilsonAltmeyer (Santa Hele-na) e conselheiros Ma-rio César Costenaro (To-

ledo), Edésio Reichert(Toledo), Roni Temp(Foz do Iguaçu) e Au-gusto Sperotto (Toledo).

CARAVANAA Caciopar organi-

zou caravana que segui-rá em dois ônibus ama-nhã de manhã à Capi-tal. Um deles sairá às 07horas, de Foz do Igua-çu, e outro às 08 horas,de Marechal Rondon.Os dois se encontrarãoàs 10 horas, em frente àAcic, em Cascavel. Oretorno à região serálogo após o evento.

Ex-presidente da Acic e daCaciopar, Guido Bresolin Júnior,

vai assumir na segunda-feira (02)para mandato de dois anos

Divulgação

Defesa Civil de Pato Bragadoapresenta Plano de Contingência

Atendendo convoca-ção do coordenador ope-racional da Defesa Civilde Pato Bragado, Mau-ro Weigmer, os mem-bros da Comissão Mu-nicipal estiveram reuni-dos, na quarta-feira (25),na sala de reuniões dopaço municipal. Tam-bém estiveram presen-tes o vice-prefeito Leo-

mar Rohden (Mano), ocapitão Tiago Zajac, co-mandante do Corpo deBombeiros de MarechalCândido Rondon; o sar-gento Crivelatti, respon-sável pela área, e demaispessoas envolvidas noPlano de ContingênciaMunicipal.

A primeira reuniãodo ano serviu para apre-

sentar o plano recente-mente formulado, assimcomo enfatizar a impor-tância da Defesa Civil nocontexto local e dar osprimeiros passos paraorganizar a equipe.

Por parte do coman-do do Corpo de Bom-beiros foram realizadasexplanações sobre a for-ma de trabalho da Defe-sa Civil no município,para que as ações sejameficientes e organiza-das, caso forem neces-sárias. Com esse intui-to houve disposição emrealizar alguns módu-los de instruções à equi-pe que está envolvidano plano.

Já o vice-prefeito agra-deceu a disposição do co-mando do Corpo deBombeiros nas diversasparcerias com o municí-pio e agora mais especifi-camente junto à DefesaCivil municipal; e enal-teceu a importância des-ta primeira reunião vi-sando organizar o tra-balho no município.

Coordenador operacional da Defesa Civil de Pato Bragado,Mauro Weigmer, convocou a reunião visando organizar aequipe para que as ações necessárias sejam eficientes

Divulgação

Page 19: 02 28 2015

O PRESENTE | 19SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL

Greve na Unioeste e Huop segue por tempo indeterminadoServidores dizem que não houve avanço em relação à defesa da aposentadoria

e que a autonomia financeira segue sendo uma ameaça

ASSEMBLEIA

Em assembleia reali-zada ontem (27), os servi-dores da UniversidadeEstadual do Oeste do Pa-raná (Unioeste) e do Hos-pital Universitário doOeste do Paraná (Houp)decidiram manter a gre-ve por tempo indetermi-nado. A reunião, convo-cada pelo Sindicato dosTrabalhadores em Esta-belecimentos do EnsinoSuperior do Oeste do Pa-raná (Sinteoeste), aconte-ceu no anfiteatro do cam-pus de Cascavel.

A deliberação é umareação do movimento pa-redista diante da tentati-va do governador de pôrfim à greve e dos rumoresque as negociações entregoverno e trabalhadoresdas Instituições Estadu-ais de Ensino Superior(IEES) teriam avançado.“Não houve nenhumavanço em relação à defe-sa da nossa aposentado-ria e um dos principaismotivos da nossa entra-

da na greve, que é a ques-tão da autonomia finan-ceira, segue sendo amea-ça, visto que o governoformou uma comissãopara avaliar o decreto. Portanto não há nenhummotivo para sairmos dagreve”, comenta a presi-dente do Sinteoeste, Gra-cy Kelly Bourscheid.

A dirigente sindicalexplica que a autonomiaproposta pelo decreto éuma tentativa do gover-no fugir da responsabili-dade de financiar integral-mente as IEES. Ela esclare-ce que a autonomia uni-versitária já é previstaconstitucionalmente.“Nós temos a autonomiaprevista constitucional-mente, não há porque dis-cutir essa mudança”, es-clarece.

A aprovação da conti-nuidade da greve ocorre24 horas depois do Conse-lho Universitário (COU)da Unioeste decidir porunanimidade suspender o

calendário acadêmico de2015. “A suspensão de to-dos os calendários acadê-micos tem o objetivo dedar maior segurança aosnossos acadêmicos, paraque as atividades aconte-çam posteriormente nasua integralidade e nomesmo momento”, expli-ca Gracy.

Na segunda-feira (02),data que estava previstapara o início das aulas, osservidores da Unioeste edo Huop farão um ato derecepção a estudantes queeventualmente desco-nheçam a continuidadeda paralisação. Eles en-tregaram panfletos expli-cando os motivos da gre-ve e as reivindicações dacategoria. O DiretórioCentral de Estudantes(DCE) do campus de Cas-cavel também está pre-parando um ato chama-do “Aula pública nãoinaugural” e assemblei-as de estudantes para se-gunda-feira, nos perío-

dos da manhã e noite.

MOÇÃO DE APOIOOutra deliberação da

assembleia do Sinteoestefoi a aprovação de umamoção de apoio dos ser-vidores do Huop e da Uni-

oeste aos servidores mu-nicipais da saúde de Cas-cavel, que também estãoem greve. A pauta de rei-vindicações dos traba-lhadores inclui itenscomo jornada de traba-lho, adicional de urgên-

cia e emergência, reajus-te salarial, adicional deinsalubridade e repassedo PMAQ - Programa deMelhoria do Acesso e daQualidade - aos PSF eUBS, conforme portariado Ministério da Saúde.

Servidores da Unioeste e do Hospital Universitário aprovaram ontem (27) a continuidade da greve

Júlio Carignano

Gordinho do Suco solicita parqueinfantil no Loteamento Britânia

O vereador rondonenseCleiton Freitag (Gordinho doSuco) iniciou tratativas como governo municipal visan-do à instalação de um par-que infantil no LoteamentoBritânia. Segundo ele, este éuma reivindicação dos mo-

radores desta região da ci-dade e arredores.

A intenção, explica Gor-dinho do Suco, é que o par-que infantil seja construídono terreno ao lado do pontode ônibus instalado pelaprefeitura, na Rua São Pau-

lo, há cerca de um ano.“Esta também foi uma rei-vindicação que fizemos jun-to ao Executivo municipal eque foi atendida. Desta for-ma foi possível levar maisqualidade de vida para mui-tas crianças não só do bair-ro Britânia, como tambémdos bairros União, Botâni-co, Flamengo, Independên-cia e Florença. Agora esta-mos pleiteando a implanta-ção de um parque infantil etenho certeza que mais umavez serei atendido peloprefeito Moacir Froehlich,que vem realizando umbelo trabalho em favor dapopulação rondonense”, fi-naliza Gordinho do Suco.

Missal terá programaçãoespecial ao Dia da Mulher

A administração de Missal,por intermédio da Secretariade Assistência Social, em par-ceria com o Conselho Munici-pal dos Direitos da Mulher eSecretaria de Saúde, realiza umencontro no próximo dia 07para celebrar o Dia Internacio-nal da Mulher. Todas as mulhe-res de Missal estão convidadasa participar, a partir das 13h30,no Centro de Eventos.

Haverá entrega de brindes

às participantes, que receberãoinformações referente a vio-lência contra mulher, além deatividades recreativas e cultu-rais durante a tarde. Será dispo-nibilizado o Cantinho da Saúdepara as interessadas em tirardúvidas e realizar alguns exa-mes básicos, o Cantinho daBeleza, para valorizar aindamais a beleza feminina. Tam-bém será servido lanche.

A secretária municipal de

Assistência Social, Lisete NossRibeiro, informa que nesse mes-mo dia acontece a posse do novoConselho Municipal dos Direitosda Mulher. Haverá ônibus passan-do nos principais pontos das co-munidades e distritos a partir das12h30. “Esperamos um grandepúblico das mulheres do municí-pio que todos os anos participamconosco celebrando esse dia tãoimportante e de tantas conquistasdas mulheres”, destaca.

Gordinho doSuco sugereinstalação do

parque infantilno terreno aolado do ponto

de ônibus

Divulgação

Page 20: 02 28 2015

20 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

SÁBADO,28 DE FEVEREIRO DE 2015

Dia 28: Adelaide Assis MolinariDia 28: Amanda HubnerDia 28: Angela Maria SauerDia 28: Claudete KniesDia 28: Darci Dieter BussDia 28: Diovani Luis CecattoDia 28: Fabiane Raabe WulffDia 28: Gabriela PeruchiniDia 28: Ivan Roberto PaludoDia 28: Jarlos Ivanir LunkesDia 28: João Adolfo LorenziDia 28: José SzumouskiDia 28: Karina BohnDia 28: Mark SchuckDia 28: Nelvi KrauseDia 28: Olímpio BianchiDia 28: Teodoro Ludvig

WurschkeDia 28: Teolindo Zappe

Dia 28: Waldete WeissDia 29: Augustinho CarlettoDia 29: Solaize MokfaDia 1º: Marli Denise ZaparolliDia 1º: Richard Carlim do

NascimentoDia 1º: Terezinha SchusterDia 02: Adolir WeberDia 02: Bianca Ganancio da SilvaDia 02: Claudete LagemannDia 02: Cláudio Marcos MetznerDia 02: Débora WildDia 02: Elonir José KochemDia 02: Graciane SilvaDia 02: Luiz Henrique SroczynskiDia 02: Marguit Funck RauberDia 02: Marli RicardiDia 02: Noêmia RempelDia 02: Silvane Inês Jacobs Uhry

Leila Fotograsfias

Para álbumde família,Claudete e

ValmorDrechsler

com osfilhos Ralfe Larissa

Leila Fotografias

O casal Kátia e Dorival Seidel com os filhos Isaías e Laura.

Amanhã (1º) o pastor Dorival comemora 25 anos de ministério

CURSO DEINFORMÁTICAPARA MATURIDADE

O Senac de Marechal CândidoRondon realiza a partir de terça-feira (03)curso voltado para as pessoas queatingiram a maturidade e têm o desejode aprender e se inserir no mundo dainformática. O curso “Informática paraMaturidade” será realizado às terças equintas-feiras, das 19 às 22 horas, comcarga horária de 36 horas. No final docurso o participante estará apto paradesenvolver ações como acessarprogramas e pastas do Windows, criartextos e cartas no Word, enviar e-mails,navegar em sites da internet e muito mais.Para participar do curso é necessária a4ª série do Ensino Fundamental completa.Interessados devem realizar a matrículano site www.pr.senac.br ou na unidadedo Senac, na Rua Santa Catarina, 5736(em frente ao Ginásio ClarindoCarlos Bortolon).

Page 21: 02 28 2015

O PRESENTE | 21SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015 SOCIAL

Caroline Vigorena, professora de inglês na Escola de Idiomas Wizard, emrecente viagem à Vancouver (Canadá) para aperfeiçoamento profissional

João Livi

O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich, e a primeira-dama Maria Cleonice, o diretor do JornalO Presente, Arno Kunzler, a jornalista Maria Cristina Kunzler, o diretor e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo deMarechal Cândido Rondon, respectivamente, Claudio Köhler e Guido Herpich, prestigiando a assembleia do Conselho de

Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, na quinta-feira (26), em Itaipulândia

SHOW DEPRÊMIOS

No próximo dia 15 a Associação Amigos doHospital Municipal de Palotina realiza o tradici-onal Show de Prêmios que reverterá renda emprol à manutenção da unidade hospitalar. Oevento será realizado na Asfuca, a partir das 14horas. Uma moto Yamaha 125 Factor será oprimeiro prêmio. O segundo prêmio será umaparelho de ar-condicionado de 12000 BTUs.Outros prêmios serão sorteados, todos arreca-dados por meio de doações à associação. Interes-sados em adquirir cartelas para o Show dePrêmios podem procurar o Hospital Municipal,a Secretaria Municipal de Saúde e a LunoxMulticonsertos. A cartela custa R$ 15.

Page 22: 02 28 2015

Dois protestos marca-ram o dia de ontem (27)

em Marechal Cândido Rondone Toledo. Pela manhã, profes-sores, caminhoneiros e produ-tores rurais fizeram uma qui-lométrica carreata pelas prin-cipais avenidas de MarechalRondon. À tarde, os caminho-neiros se uniram aos agricul-tores e lotaram o pátio de umposto de combustíveis às mar-gens da BR-163 em Toledo. Apassagem na rodovia federalera livre, mas os motoristaseram convidados a aderir àparalisação, que reuniu maisde 120 cargueiros, máquinasagrícolas e centenas de pessoas.Em ambos movimentos, se per-

cebeu o cansaço das pessoas,seja por conta das políticas pú-blicas empregadas no país, sejapelo tempo de paralisação eprotestos, que já dura 11 dias,no caso dos caminhoneiros, e20 dias no caso dos professoresestaduais. Nas duas situações,os manifestantes clamarampor apoio do comércio e de ou-tros setores da sociedade queainda não se manifestaram emprol da causa.

Em Marechal Rondon, asbuzinas de dezenas de cami-nhões acordaram quem aindaestava dormindo, por volta das09 horas. O protesto, que se-guiu até perto do meio-dia, reu-niu ainda carros de passeio eutilitários, a maioria com fai-xas ou escritas pedindo o fimdo que o movimento classificade abusos por parte dos gover-nos estadual e federal. Váriaseram as reivindicações, comoa redução dos preços do diesele do pedágio, execução de umareforma tributária no país euma educação de mais quali-dade e mais valorizada. Pro-fessores da Universidade Es-tadual do Oeste do Paraná(Unioeste) pediam o descartedo projeto da autonomia uni-versitária, que, na teoria, con-forme os manifestantes, redu-ziria os recursos repassados

pelo Governo do Paraná àsuniversidades e inviabilizariaprojetos, pesquisas e o própriofuncionamento e manutençãodos cursos de graduação.

O ataque aos governos es-tadual e federal foi inevitável.“Fizemos uma manifestaçãopacífica, como todas as demaisem Marechal Cândido Rondon.Queremos chamar a atençãoda população pela causa quenão é dos caminhoneiros oudos professores, é de todo opovo brasileiro. Não queremosque povo pague a conta da cor-rupção”, disse o líder do movi-mento grevista dos caminho-neiros em Marechal Rondon,Antonio Helmich. “Queremos

o direito de trabalhar, pagarnossas contas, dar uma vidadigna a nossas famílias e em-pregados”, emendou.

Helmich criticou a presi-denta Dilma Rousseff, que, nodia anterior, supostamentedisse que o país não precisa decaminhões porque tem trens enavios como opção logística.“Tem trem e navio. O trem vailá no produtor recolher o leite,carregar a soja, trazer o adu-bo? O navio vai?”, ironizou omanifestante. “Ela (Dilma) nãosabe nem o que é um caminhão.Acha que é só carregar e levarpara o porto. Quem leva os in-sumos para o produtor?”, ques-tionou. Mais uma vez ironizan-

Page 23: 02 28 2015

do, o caminhoneiro disparou:“Só somos bons em dia de elei-ção. Se fosse véspera de eleiçãoteria mais carro de político doque caminhão (na carreata)”.

O líder grevista disse que omovimento tem consciência deque parte da sociedade estásendo prejudicada, mas que épreciso “manter a luta por umbem maior”. A mesma opiniãotem o agricultor Décio Carra-ro, de Toledo. Ele e três cami-nhoneiros começaram a para-lisação no pátio de um posto àsmargens da BR-163, em Tole-do. Em cerca de três horas, maisde 120 veículos entraram noestacionamento. A rodovia es-tava liberada para quem qui-sesse seguir viagem, mas asmargens ficaram tomadas porcaminhoneiros, agricultores eseus equipamentos agrícolas,resguardados pela Polícia Ro-doviária Federal. “A gentepode perder um pouco agora,mas para ganhar depois”, co-mentou em relação à paralisa-ção. “Todo mundo aqui temcompromisso, mas está firmena luta por um país melhor”,acrescentou.

Carraro também convocoua sociedade a se unir aos mani-festantes e garantiu que umnovo protesto será feito hoje(27). “A gente convoca o co-

mércio para nos ajudar. Praeles (comerciantes) também vaifaltar comida. Essa é uma ba-talha do povo. E é a batalhafinal. Se perdermos agora, sedesistirmos, vamos perder aguerra, e tudo isso (manifes-tações) vai ser em vão. As pes-soas têm que ir às ruas, aderiraos protestos, dar força aosprotestos”, sugeriu.

Há 39 dias fora de casa, osc a m i n h o n e i r o sLauro do Amaral eValdevino da Rosa,de Pato Branco, sedizem cansados deparar nos protestos,mas garantem queas manifestaçõessão justas e neces-sárias. “Teve pro-testos em várias ci-dades, como SãoGabriel, Dourados,Cuiabá, Rondonó-polis (em MatoGrosso e Mato Gros-so do Sul). O movi-mento é bom. Preci-sa melhorar nossascondições. Pagamosmuito imposto”, dizValdevino. Os doispartiram de Rondô-nia com destino aoChile, em uma via-gem de seis mil qui-

lômetros, carregados com car-ne bovina. “Se tudo der certo,devemos chegar no Chile nooutro fim de semana. Estou lou-co pra voltar pra casa”, amplia.

Os proprietários do PostoHorizonte Azul, em Toledo,onde ocorreu a manifestação, eTrovão Azul, em MarechalRondon, também defendemuma maior participação da so-ciedade para ampliar e dar for-

ça aos protestos. “Precisa ade-são. O país depende do cami-nhão. Sem os caminhoneiros opaís para”, diz Cleonice Mar-con. “É preciso dar apoio aomovimento. Quanto mais de-mora para resolver a situação,pior vai ficar”, comenta Ro-berto Quoos.

Pouco depois das 17 horas,o movimento foi sendo dis-persado e os caminhões volta-

ram à rodovia. A promessa deDécio é que mais produtoresrurais devam participar doprotesto planejado para hoje,também no posto HorizonteAzul. As manifestações de ca-minhoneiros ocorrem desdesegunda-feira (23) em toda aregião Oeste do Paraná. On-tem pelo menos cinco Estadostinham rodovias bloqueadaspelos grevistas.

Page 24: 02 28 2015
Page 25: 02 28 2015
Page 26: 02 28 2015

26 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015

Rondon recebe 5º Curso de Extensão em HomeopatiaCurso terá dez módulos, com encerramento previsto para novembro deste ano

ALTERNATIVA

Está acontecendo, desdeontem (27), em Marechal Cân-dido Rondon, o primeiro mó-dulo do Curso de Extensãoem Homeopatia na Agrope-cuária, promovido pelo Gru-po de Homeopatia da RegiãoOeste, Itaipu Binacional, Uni-oeste e Centro de Apoio aoPequeno Agricultor. A inicia-tiva também tem apoio do ins-tituto Emater, Biolabore e Cre-sol. Das 45 vagas, 30 são para

Curso iniciou ontem (27), em Marechal Cândido Rondon

agricultores e estudantes e asdemais para profissionais. Oobjetivo do curso, explica ocoordenador do Capa, VilmarSaar, é capacitar agricultores,profissionais e estudantes dasáreas de Agronomia, Zootec-nia, Veterinária, Biologia e deSaúde pública, que atuem emregiões sensíveis à contamina-ção dos recursos naturais poragrotóxicos, drogas veteriná-rias e fármacos sintéticos com

a finalidade de formar umacultura de valor e uso da ho-meopatia para animais, plan-tas, solos e seres humanos comimpacto positivo na depura-ção/ regeneração do ambiente.

Saar destaca que dos cincocursos da área realizados peloCapa, este já é o terceiro que temMarechal Rondon como polo.

Os módulos acontecemsempre em sextas-feiras e sá-bados. Nos três primeirosencontros, os conteúdos se-rão trabalhados pelo médicoveterinário Alexandre Men-Quarenta e cinco pessoas estão participando, entre estudantes, agricultores e profissionais

donça, que hoje assessora oGrupo de Homeopatia da re-gião. Ele é um dos mais con-ceituados reprodutores doconhecimento homeopáticoaplicado em animais do país.Atualmente é secretário deAgricultura, Pesca e MeioAmbiente de Campinas doSul (RS). Neste fim de sema-na, os cursistas estão acom-panhando os seguintes tópi-cos: História da Homeopa-tia; Força Vital; Organon e aArte de Curar; e MatériaMédica Homeopática.

Projeto prevê seguro-desemprego paraagricultores afetados por enchentes

A Câmara dos Deputadosanalisa o projeto de lei 88/15, dodeputado Carlos Andrade(PHS-RR), que concede seguro-desemprego ao agricultor fa-miliar rural ou extrativista quetenha suas terras inundadas porenchentes sazonais, em perío-do a ser fixado pela AgênciaNacional de Águas (ANA). Ovalor do benefício será de umsalário-mínimo mensal. A pro-posta tem como objetivo “ame-nizar a situação crítica que aco-mete o produtor rural” quandosuas terras são total ou parcial-mente inundadas. “Trata-se depequenos produtores rurais,que tiram da terra seu própriosustento e não têm outra fontede renda”, observa o autor.

Atualmente, existe outrobenefício que socorre agricul-tores familiares atingidos porseca ou enchente: o garantia-safra, de até R$ 1,2 mil por ano,que é pago apenas em noveEstados nordestinos e algunsmunicípios de Minas Gerais edo Espírito Santo - regiãoabrangida pela Superinten-dência de Desenvolvimento doNordeste (Sudene).

Pela proposta, o seguro-de-semprego será pago com re-cursos do Fundo de Amparo aoTrabalhador (FAT), instituídopela lei 7.998/90. Para se habi-litar ao seguro-desemprego, oagricultor deverá apresentarao órgão competente do Minis-tério do Trabalho e Emprego osseguintes documentos: regis-tro atualizado de produtorrural e/ou extrativista; com-provante de inscrição no Insti-tuto Nacional do Seguro Social(INSS) como produtor rural,parceiro, meeiro ou arrenda-tário rural; comprovante deque não está em gozo de ne-nhum benefício de prestaçãocontinuada da Previdência ouda Assistência Social, excetoauxílio-acidente e pensão pormorte; e atestado de sindicatoou cooperativa rural com ju-risdição sobre a área que sofraa inundação.

Para ser beneficiado, o agri-cultor tem de ter se dedicadoàs atividades rurais em cará-ter ininterrupto, durante o pe-ríodo compreendido entreduas inundações, e não podeter outra fonte de renda.

Frente da Agropecuária quer debater comambientalistas PEC das Terras Indígenas

O deputado Valdir Colatto(PMDB-SC) informou que vaiconvidar a bancada ambienta-lista e os indígenas para partici-parem das discussões da PEC215/00, chamada de PEC dasTerras Indígenas. “Queremostrazer essa discussão para oCongresso e dar cidadania aosindígenas, que querem sair damiséria”, disse Colatto, que é umdos coordenadores da FrenteParlamentar da Agropecuária.

Colatto respondeu ao ato dequarta-feira (25) contra a PEC,promovido pela Frente Parla-mentar Ambientalista, e que re-cebeu diversas lideranças indí-

genas. A comissão especial queanalisará a proposta deve serinstalada nos próximos dias eos ruralistas se organizam paramostrar que a proposta não écontra índios nem contra a pre-servação do meio ambiente.

A PEC transfere do Execu-tivo para o Congresso a deci-são final sobre a criação e amodificação de terras indíge-nas, quilombolas e áreas deproteção ambiental. Os agro-pecuaristas defendem que oCongresso ouça melhor a soci-edade para tomar decisões.

Uma das principais reivin-dicações é que seja respeitada a

data de 05 de outubro de 1988,quando foi promulgada a Cons-tituição atual, para que as ter-ras indígenas daquela épocasejam estabelecidas, sem a cri-ação ou expansão de áreas. “Seo índio for preservar, como é naAmazônia, que é o índio dife-renciado, que não é integrado,tudo bem. Mas o índio do Sul, doCentro-Oeste, é um cidadãoigual aos outros, que quer pro-duzir, plantar, quer ter um fi-lho na escola, na universidade,e quer ser um cidadão, traba-lhando como trabalham mui-tos indígenas de Santa Catari-na”, ressaltou Colatto.

Carne suína ganha competitividade em fevereiroCom as fortes desvalori-

zações neste ano, a carne su-ína ficou mais competitivaque as proteínas alternativas(bovina e de frango) em feve-reiro, segundo dados do Cen-tro de Estudos Avançados emEconomia Aplicada (Cepea).A vantagem é mais evidentequando comparada à carne

de boi, dado que os preços dasuína não ficavam tão inferio-res aos da concorrente desdejulho de 2012, considerando asmédias mensais.

Segundo o Cepea, nos últi-mos sete dias, porém, as cota-ções da carne suína têm come-çado a se recuperar em funçãoda valorização do animal vivo,

o que pode ser agravado com aparalisação dos caminhonei-ros. As desvalorizações, quese prolongaram até a semanapassada, estão ligadas aos gas-tos extras de início de ano e aoforte calor, que inibem o con-sumo no mercado nacional,além dos baixos níveis de ex-portação nesse período.

Fotos: Luciany Franco/OP Rural

Page 27: 02 28 2015

O PRESENTE | 27SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL

CONCURSO DE BELEZA

Inscrições ao Miss Entre Rios serão abertas segunda-feiraInteressadas podem se inscrever até 20 de março; evento será realizado no dia 19 de junho

A partir de segunda-feira(02) estarão abertas as inscri-ções para quem deseja repre-sentar o município de EntreRios do Oeste em eventos soci-ais, culturais e demais concur-sos de beleza em nível regionale nacional. O Concurso MissEntre Rios do Oeste será reali-zado no dia 19 de junho, noCentro de Eventos do municí-pio. O evento é promovido acada dois anos e neste ano seráincluído novamente na pro-gramação da festa do municí-pio. A organização é da Secre-taria de Educação e Cultura eas inscrições podem ser reali-zadas até o dia 20 de março.

A secretária de Educação eCultura, Marilei Lerner, con-vida as entrerrienses paraparticipar do concurso. “Con-vidamos todas as meninas queatendam ao regulamentopara que procurem a Secreta-ria de Cultura e se inscre-vam”, convida.

REQUISITOSPodem se inscrever jovens

que residem há, no mínimo,um ano no município e quetenham de 17 a 24 anos com-pletos até a data do evento. Aaltura mínima é de 1,65 me-tros e o concurso é obrigato-riamente destinado para mu-lheres solteiras, que não man-têm ou tenham mantido união

estável ou matrimônio e quenão tenham filhos.

A candidata também nãopoderá ter sido eleita miss deEntre Rios do Oeste ou deoutro município em qual-quer edição.

O regulamento está dispo-nível na Secretaria de Educa-ção e Cultura na prefeituraMunicipal, sendo que as inte-ressadas devem procurar osetor para tirar qualquer dú-vida e realizar a inscrição.

Secretária de Educação e Cultura, Marilei Lerner: “Convidamostodas as meninas que atendam ao regulamento para que

procurem a Secretaria de Cultura e se inscrevam”

Divulgação

Três praças vão receberparques infantis em Palotina

A Prefeitura de Palotinaestá investindo R$ 140 milpara instalar três moder-nos parques infantis para apopulação. A instalaçãodos equipamentos começoua ser feita nesta semana,inicialmente pela Praça XVde Novembro (Praça doVovô). Os parques tambémserão instalados na PraçaRafael Pivetta e na Praça daRodoviária.

Os secretários munici-pais de Obras, Gelson Ba-razetti, e de Planejamento,Salete Filipin, acompanha-ram a chegada dos primei-ros equipamentos. Os par-ques são modernos e com

diversos tipos de brinque-dos, entre eles tobogã, ba-lanços e caracol. SegundoSalete, estão sendo realiza-dos estudos para instala-ção de parques em outrasregiões da cidade.

O prefeito Jucenir Stent-zler salienta que os equipa-mentos estão sendo adqui-ridos com recursos própri-os, fruto de economia pro-porcionada pela adminis-tração municipal. “Temoscerteza que as crianças vãoadorar esta novidade queestá chegando em Paloti-na, valorizando assim es-tes espaços públicos impor-tantes da cidade”, destaca.

Secretários Gelson Barazetti e Salete Filipin visitam umdos locais onde os brinquedos estão sendo instalados

Divulgação

Imóveis: bragadenses emdesacordo com a lei serão multados

Preocupada com a proli-feração do mosquito da den-gue e outros transtornos, aSecretaria de Saúde de PatoBragado acionou o Setor deVigilância para fazer um le-vantamento dos imóveis queestão em situação irregularquanto à limpeza, conserva-ção e com depósito de mate-riais inservíveis (entulhos).O objetivo é providenciar anotificação dos responsáveise, posteriormente, multá-los,

caso não sejam tomadas pro-vidências.

Com as chuvas constan-tes foi observada grande pro-liferação de plantas daninhase outras ervas, principal-mente nos terrenos baldios,o que permite o acúmulo delixo e a criação de insetos.

As sanções previstas aosproprietários que não regu-larizarem a situação estãoprevistas na lei municipal628/2003.

Nova Santa Rosa: Cultura realizaplanejamento de atividades do ano

A secretária de Educaçãoe Cultura de Nova SantaRosa, Vera Lorenzatto, fezuma reunião de planeja-mento das atividades do anocom a equipe do Departa-

mento de Cultura, na quar-ta-feira (25), na Chácara doVovô. Durante a reunião,que abriu oficialmente asatividades do ano na Cultu-ra, foram definidas as datas

dos eventos culturais para2015, além de avaliadas asações realizadas no ano de2014. Todos os projetos cul-turais terão os tradicionaiseventos, com novidades ide-alizadas pelo Departamen-to de Cultura em conjuntocom cada projeto.

As inscrições para parti-cipar da Banda Marcial,Coro Municipal Juvenil eda Dança Folclórica Alemãestão abertas e podem serfeitas no Espaço Culturaldo Numic, antiga CNEC. Odocumento exigido é umacópia do RG.

Equipe do Departamento deCultura também fez umaavaliação das açõesrealizadas no ano de 2014

Divulgação

Page 28: 02 28 2015

28 | O PRESENTE POLICIAL SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015

DESDE QUARTA-FEIRA

Morador de Marechal Rondon está desaparecidoEle estava no Loteamento Sabka, vestindo calça jeans, camiseta preta

e boné; homem tem cabelo curto, loiro e olhos castanhosUm jovem morador de

Marechal Cândido Rondonpermanecia desaparecido nanoite de ontem (27). O bole-tim de ocorrência referenteao desaparecimento foi re-gistrado na Polícia Civil naquinta-feira (26). Felipe Juli-ano Narineczki, de 23 anos,está desaparecido desdequarta-feira (25). De acordocom o registro na polícia,Felipe estava no LoteamentoSabka, vestindo calça jeans,camiseta preta e boné. Ohomem tem cabelo curto,loiro, olhos castanhos escu-ros, aproximadamente 1,75

Arquivo pessoal

Golpista é preso pela Polícia CivilA Polícia Civil de Foz do

Iguaçu prendeu no início datarde de ontem (27) um ho-mem de 33 anos, acusado decrimes de estelionato. O sus-peito informou aos policiaisque seria técnico da empresaOi. Ele se dirigia até a casa docliente para fazer a instala-ção da linha telefônica. Ao pre-encher o pedido de solicitação,obtinha informações pessoaisdo cliente, realizava um pedidode internet, telefone e TV porassinatura na empresa GVT.Após autorização de instala-ção da empresa, ele revendiaesse pacote por um preço me-nor do que o praticado no mer-cado para uma terceira pessoa,que comprava com a ciênciaque após três meses de uso osserviços seriam desligados.

As investigações começa-ram após uma vítima começara receber cobranças de servi-ços não prestados pela opera-dora GVT. Diante disso, a víti-ma resolveu procurar a PolíciaCivil para registrar uma quei-xa. Seguindo a denúncia, a equi-

pe de policiais começou a inves-tigar e chegou a uma pessoa queteria comprado o pacote do sus-peito. Essa pessoa acabou reve-lando os telefones e endereçodele. Os policiais foram até oBairro Morumbi e encontraramo homem em sua residência,onde foram apreendidos diver-sos pedidos de solicitação deserviços da empresa GVT emnome de várias pessoas, alémde vários aparelhos da empre-

sa, uniformes e crachás.Uma equipe de representan-

tes da empresa GVT esteve nadelegacia e negou que o detidopreste qualquer serviço à em-presa. O acusado possui aindamandado de prisão expedidopelo juízo de Mamborê, regiãode Campo Mourão, pelo crimede furto qualificado. As opera-doras de telefonia estão auxili-ando a Polícia Civil de Foz doIguaçu nas investigações.

Material apreendido na casa do acusado auxilia nas investigações

Divulgação/PC

metro e é magro. Qualquerinformação sobre Felipe Na-rineczki pode ser repassada

para a Polícia Civil, que in-vestiga o caso. O telefone decontato é o (45) 3254-5075.

Felipe JulianoNarineczki, de 23

anos, sumiu naquarta-feira (25)

BPFron apreende casalacusado de tráfico

Era quase meia-noite dequinta-feira (26) quando oBatalhão de Polícia de Fron-teira (BPFron) apreendeudrogas e duas pessoas acu-sadas de tráfico, no BairroParque Hortência, em Gua-íra. Os policiais apreende-ram 35 gramas de crack edez gramas de maconha,além de prender um homeme uma mulher após sentirforte odor de maconha. Elesrealizavam patrulhamentoquando sentiram o cheiroda erva e avistaram umhomem em atitude suspei-ta. Ao ser realizada aborda-

gem ao jovem, de 20 anos,foi encontrado uma porçãode maconha e R$ 195.

Na sequência, os policiaisobservaram que uma mu-lher correu para dentro deuma casa e jogou por cimado muro uma sacola, quecaiu em um terreno baldio.Após buscas, o crack foi lo-calizado. Com a mulher, de25 anos, foi ainda encontradaoutra porção de maconha eR$ 214 em dinheiro.

A mulher, o homem, asdrogas e o dinheiro foramencaminhados para a Delega-cia de Polícia Civil em Guaíra.

Drogas e dinheiro foram apreendidos em Guaíra

Divulgação/BPFron

Caminhoneiro sofre acidenteentre Rondon e Mercedes

Uma equipe da Polícia Ro-doviária Federal (PRF) doposto em Quatro Pontes aten-deu na madrugada de ontem(27) um acidente na BR-163,entre Marechal Cândido Ron-don e Mercedes. Um cami-

nhão carregado com botijõesde gás, com placas de Eldora-do (MS), seguia para Casca-vel quando acabou saindo dapista e bateu contra um bar-ranco. Os botijões que eramtransportados estavam vazi-

os. Apesar dos danos materi-ais no veículo, ninguém fi-cou ferido. A PRF sinalizou apista até que dois guinchosforam acionados para retiraro caminhão do local e o trân-sito foi normalizado.

Page 29: 02 28 2015

O PRESENTE | 29SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015 ESPORTES

1ª EDIÇÃO

Marechal Rondon terá Campeonato de Skate no dia 08Evento será aberto a skatistas de toda a região nas categorias mirim, iniciantes e amador

A Prefeitura de MarechalCândido Rondon, por inter-médio da Secretaria Munici-pal de Esportes e Lazer, emparceria com a Loja de SkatePeregrino, promove no pró-ximo dia 08 o 1º Campeonatode Skate da Peregrino. A com-petição acontece a partir das08h30, na pista de skate loca-lizada na Praça Willy Barth eserá aberta para skatistas deMarechal Rondon e região.

As inscrições podem serrealizadas na empresa ouno dia do evento nas cate-

Secretário de Esportes e Lazer, Roberto Braatz: “É uma pista que viroureferência na região e muitos skatistas vêm para o município andar no local”

gorias mirim, com custo deR$ 10; iniciantes, R$ 15; eamador, R$ 20.

O secretário de Esportes,Roberto Braatz, mencionaque será mais um evento vol-tado para a prática esportiva,que está crescendo no muni-cípio. “Este será o primeirocampeonato realizado comparceria da iniciativa priva-da. Convidamos todos osamantes e praticantes do es-porte para participar ou pres-tigiar as disputas”, enaltece.

Haverá entrega de pre-

miação do 1º ao 10º lugarpara cada categoria, atra-vés de medalhas, além deartigos esportivos para aprática do esporte.

Braatz recorda que hápouco tempo a pista de skatena praça passou por melho-rias, dentre elas na ilumina-ção, obstáculos que forammodificados, além de recebernova pintura. “É uma pistaque virou referência na re-gião e muitos skatistas vêmpara o município andar nolocal”, comenta.

Arquivo/OP

Quatro jogos marcam abertura da Taça I.Riedi Federação tem até quarta-feirapara divulgar aptos a votarNa segunda-feira (02)

será iniciada a 1ª TaçaI.Riedi 60 anos de FutebolSuíço. A competição tinhaseu início marcado paraquarta-feira (25), mas foiadiada devido às fortes chu-vas registradas no municí-pio de Palotina naquele dia.Para realizar a competição,a Secretaria Municipal deEsportes conta com apoiodo Grupo I.Riedi, que estácompletando 60 anos deatuação. Os jogos serão re-alizados nos campos dasede social da I.Riedi, sem-pre às segundas e quartas-feiras, com dois duelos emcada campo.

JOGOS DE SEGUNDA-FEIRA (02):19h30 Lafaiete x Transvale19h30 DNA x Funilaria Catarina20h30 Nipotech/Romera x Família Araldi20h30 Fitness/Gbyte Informática x Ferro Velho Palotina

JOGOS DE QUARTA-FEIRA (04):19h30 Kustomizar x Gbyte Informática/AABB19h30 Lanchonete CAIC x São Camilo20h30 Cerâmica Gabriel x Jardim Nova Esperança20h30 Ardefa/Palotina Esportes x Bozó Lanches

O campeonato terá aparticipação de 16 equipes,divididas em quatro gru-pos. Os times que integramo grupo A são: FamíliaAraldi, Transvale, Nipon-tech/Romera e Equipe doFlor; grupo B: LanchoneteCaic, Bozó Lanches, SãoCamilo e Ardefa/Palotina

Esportes/Castelo Willys/O.Frasson; o grupo C é for-mado por Inove Fitnees/Gbyte Informática, Funi-laria Catarina, Ferro VelhoPalotina e DNA; e Cerâmi-ca Gabriel, Gbyte Informá-tica/AABB, Jardim NovaEsperança e Kustomizarestão no grupo D.

A Federação Paranaen-se de Futebol (FPF) tem atéquarta-feira (04) para di-vulgar os associados aptosa votar na eleição da entida-de, que ocorrerá na segun-da quinzena de março. Opedido foi feito pela chapada oposição, liderada porRicardo Gomyde, que con-seguiu uma liminar na Jus-tiça exigindo a transparên-cia dos votantes.

Ontem (27), um oficialde Justiça conseguiu final-mente entregar a intimaçãoao presidente da FPF, HélioCury, abrindo a contagemde cinco dias para que adecisão seja obedecida. Estafoi a terceira vez que o ofici-al de Justiça tentou entregara intimação ao dirigente nasede da FPF. Na últimaquarta-feira (25) e na quin-ta-feira (26) não tinha obti-do sucesso, pois Cury esta-va em viagem ao Rio deJaneiro para defender-se emum processo no SuperiorTribunal de Justiça Despor-tiva (STJD) movido por umclube amador da Capital;ele foi inocentado.

Estima-se que a Federa-

ção tenha 64 afiliados ap-tos a votar. A disputa pelasucessão do atual presiden-te tem sido acirrada nosúltimos dias após a uniãode Coritiba, Atlético-PR eParaná com a chapa deoposição e o ingresso dealguns clubes do interior.Extraoficialmente a pos-sibilidade é de que Gomy-de esteja com uma brevevantagem sobre Cury, con-tudo ainda há alguns diri-gentes indecisos.

Ontem foi anunciadoque o mais importante se-cretário municipal de Curi-tiba, Ricardo Mac Donald,titular da Secretaria de Go-verno, será vice-presidentede Gomyde na campanha àpresidência da FPF. Mac Do-nald tem prestígio em mui-tas ligas de futebol no inte-rior do Estado e a inclusãode seu nome teria sido feitacom o intento de embolar adisputa e garantir a vitóriade Gomyde. Por sua vez, odeputado federal EvandroRoman, ex-árbitro da Fifa, éum dos vice-presidentes nachapa situacionista, lidera-da por Cury.

Clevelândia define elencopara disputar a Série Ouro

Depois de fazer umatemporada de altos e bai-xos em 2014 na disputado Campeonato Paranaen-se Série Ouro, a Associa-ção Esportiva Clevelan-dense quer fazer bonitona edição deste ano. Coma base do ano passadomantida e com nove con-tratações ao todo, o timedo Sudoeste intensificoua preparação para che-gar em boas condiçõesaté a estreia da competi-ção estadual, que come-

ça no dia 21.De acordo com a dire-

toria do Clevelândia, seteatletas permaneceram notime que disputou a SérieOuro do ano passado. Vãovestir a camisa da AEC pormais uma temporada os jo-gadores Caio, Leandrinho,Maravilha, Rafa, Henri-que, Carneiro e Alê. A co-missão técnica também foimantida e a equipe serácomandada por MarceloArseno; João Carlos (Bai-xo) e Sandronei (Pixe) se-

rão os auxiliares.Os outros nove jogado-

res contratados estão trei-nando com o restante dogrupo. Jeffinho, Alex Ga-úcho e Chico foram con-tratados junto ao PalmasFutsal. Os goleiros Buiú,ex-Araucária, e Dia, queestava no Ivaí, serão os res-ponsáveis pela meta daAEC. Além deles, foramcontratados AndersonPica-Pau, Douglas Lam-bão, Elivelton Mosquito eAdriano Bozzo.

Page 30: 02 28 2015

30 | O PRESENTE ESPORTES SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015

Tite escala Love e Guerrero no ataque do CorinthiansTécnico ainda escala Malcom ao lado da dupla de centroavantes,

com Jadson, Petros e Cristian no meio de campo

CAMPEONATO PAULISTA

Tite aprovou a atuação deVagner Love na vitória so-bre o Linense, na últimaquarta-feira (25), e decidiuapostar no atacante de novo,desta vez ao lado de Guerre-ro, no próximo jogo, ama-nhã (1º), contra o Mogi Mi-rim, na Arena Corinthians,pelo Campeonato Paulista.Quem também ganharáchance no ataque é o garotoMalcom, de 17 anos.

Outra novidade no timeé a presença do atacante co-lombiano Mendoza na late- Vagner Love trabalha no CT Joaquim Grava

ral esquerda, pois Uendelserá poupado para a partidacontra o San Lorenzo, emBuenos Aires, quarta-feira(04), pela Taça Libertado-res. Guilherme Arana, ooutro lateral-esquerdo, nãoestá inscrito no Paulistãoporque a Federação Paulis-ta de Futebol limitou a 28 osjogadores inscritos.

O técnico também alteroua formação tática do Corin-thians. Sai o 4-1-4-1, usadono Paulistão e na Libertado-res, para o 4-2-2-2, com dois

Petros recuado para ajudarCristian na marcação e Jad-son e Malcom abertos.

O time que deve entrar emcampo terá Cássio, Edilson,Yago, Edu Dracena e Mendo-za; Cristian, Petros e Jadson;Malcom, Vagner Love e Guer-rero. O Corinthians, aindacom um jogo a menos, liderao Grupo B com 13 pontos,dois à frente da Ponte Preta.O Mogi Mirim tem 14 pontose é o vice-líder do Grupo A,dois atrás do São Paulo. Osdois times estão invictos.

STJD libera Londrina a recebero Santos no Estádio do Café

No próximo dia 17, o Lon-drina Esporte Clube poderá en-frentar o Santos no Estádio doCafé e com a presença da torci-da. A confirmação foi dada natarde de ontem (27) após novojulgamento na 4ª ComissãoDisciplinar do Superior Tribu-nal de Justiça Desportiva(STJD), envolvendo a confusãogeneralizada na partida entreo Tubarão e o Brasil de Pelotas,pela semifinal do CampeonatoBrasileiro Série D.

Na ocasião, o STJD mante-ve a punição dada ao Londri-na, que perdeu quatro man-dos de campo, no entanto, foiconfirmado que o Tubarãopoderá cumprir esta puniçãosomente na disputa da SérieC. Com isso, o time poderájogar em casa pela Copa doBrasil. Pela Série C, o Londri-na terá de jogar duas parti-das com portões fechados.Outros dois jogos poderão

receber torcida, porém, terãode ser realizadas a 100 quilô-metros de distância.

Por outro lado, a suspensãodada contra jogadores e mem-bros da comissão técnica teráde ser cumprida a partir daCopa do Brasil. Foram manti-das as punições contra os joga-dores Allan Vieira (sete jogos)e Anderson, Marcelo, DiegoPrates, Bidía, Guilherme Amo-rim e Hiago (seis jogos).

Já o massagista Marcelo Ro-ckenbach teve a suspensão au-mentada de três para sete jogos.Outros três jogadores do LECtambém foram punidos, masnão estão mais no elenco doTubarão. É o caso de Cristo-vam, Leonardo Dagostini, Ma-dison e Robinho. Na avaliaçãodo advogado Domingos Moro,que defendeu o Londrina; o re-sultado do julgamento foi razo-ável, uma vez que a procurado-ria queria o aumento das penas.

Nadador é suspenso por doping,mas Brasil não perderá ouros

Pego no antidoping no dia04 de dezembro, o nadadorbrasileiro João Luiz GomesJúnior foi suspenso por seismeses pela Federação Interna-cional de Natação (FINA). Ocapixaba de 29 anos testoupositivo para a substânciadiurética hydrochlorothiazide,proibida em competições. Des-ta forma, ele está proibido decompetir até junho, pois a pu-nição é retroativa. Todos osseus resultados a partir da datado doping serão anulados.

A boa notícia, no entanto,é que a punição não prejudi-cará o Brasil, pois João Luizparticipou de três provas derevezamento no Mundial dePiscina Curta de Doha, emdezembro do ano passado.“Este resultado respeitou omérito real dos nadadores evem ratifacar que a credibili-

João Luiz Gomes Júnior está proibido de competir até junho

dade da instituição está acimado equívoco de um atleta. Asmedalhas e recordes foram fru-to do esforço de todos. A deci-são não poderia ter sido me-

lhor para o time”, disse emnota o supervisor técnico daConfederação Brasileira deDesportos Aquáticos (CBDA),Ricardo de Moura.

Espião rubro-negro acompanha treino do Botafogo no MaracanãUm olheiro do Flamengo

foi reconhecido entre os tor-cedores que compraram in-gresso para um tour no Ma-racanã, com direito a assis-tir ao treino dos titulares doBotafogo, rival rubro-negrono clássico de amanhã (1º).O observador foi identifica-do por um membro do staffalvinegro e, depois de abor-dado, se retirou do estádiosem grandes problemas. Eleencontrava-se no Setor Ma-racanã Mais e não estavaidentificado como rubro-

negro, apesar de haver algu-mas pessoas com a camisa doclube rival no mesmo local.

A primeira informação davaconta de que o espião haviasido retirado, mas a diretoriado Botafogo disse que não ha-via como isso acontecer, umavez que o rubro-negro pagoupelo bilhete que deu direito àentrada no estádio. No entan-to, ele ganhou a companhia dedois integrantes da comissãoalvinegra e, instantes depois,decidiu deixar o local.

Como não havia sido in-

formado que o jogo-treinocontra o Queimados, quefoi cancelado, seria somentepara os reservas, este deve-ria ser o objetivo do obser-vador, que acabou vendoalguns minutos do treinotático. A partida de ontem(27) acabou não acontecen-do, e o anúncio foi feito an-tes de uma coletiva progra-mada para divulgar patro-cinadores pontuais do Al-vinegro para o clássico. Oclube, contudo, sabia dofato desde quinta-feira (26)

e o time rival sequer veiopara o estádio.

Foi apurado que o limitede uma hora e meia para usodo gramado do Maracanã foiinformado ao clube desde oinício da semana, apesar doaviso aos torcedores em cimada hora. O primeiro pedidodo Botafogo para a conces-sionária foi por reconheci-mento do gramado. Solicita-ção aceita, e o clube entãoresolveu promover um jogo-treino com portas abertaspara os torcedores.

Sem problemas pela em-presa, desde que o tempofosse respeitado. O clube ten-tou emplacar o jogo-treino ea atividade dos titulares, masacabou frustrado, pois issoacabaria gerando tambémcustos de iluminação. Comoo treino era aberto para atorcida, houve alguma frus-tração entre alvinegros pelocancelamento do jogo dosreservas contra o Queima-dos, mas só se ouviu noestádio gritos de apoio aotime durante a atividade.

Satiro Sodré

Reginaldo Castro

Page 31: 02 28 2015

O PRESENTE | 31SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015 ESPORTES

Aguirre comanda treino de reservas e indica defesaINTERNACIONAL

Técnico monta zaga com Cláudio Winck, Paulão, Juan e Géferson.Alex dá susto, mas volta a trabalhar normalmente e deve atuar

É apenas um indício, masque tem boas chances de setornar realidade. Durante atarde de ontem (27), o técnicoDiego Aguirre deu ênfase aum treinamento de reservas epraticamente encaminhou adefesa do Internacional parao clássico Gre-Nal de amanhã(1º), no Estádio Beira-Rio. Notreinamento, o auxiliar técni-co Enrique Carrera separouos defensores e realizou umtrabalho de movimentação.Assim, trabalhou com Cláu-dio Winck, Paulão, Juan eGéferson em linha, com NicoFreitas e Rodrigo Douradologo à frente.

Do outro lado do campo,exercício de finalizações, cru-zamentos e jogadas de ataque.Na direita, Alex e Taibersonlançavam bola para a área,assim como Valdívia e Luque,mas pela esquerda. Anderson,por sua vez, atuou de formacentralizada, próximo aos cen-troavantes Nilmar, BrunoGomes e Rafael Moura.

Em determinado momen-to, um pequeno susto. Alexlevou a pior em uma divididae caiu no gramado. Após re-ceber atendimento médico,

Nilmar está confirmado no clássico contra o Grêmio

voltou ao trabalho. Confor-me o treinamento, o time pos-sível tende a ser: Muriel;Cláudio Winck, Paulão,Juan e Alan Ruschel; NicoFreitas, Rodrigo Dourado,Valdívia (Luque), Andersone Alex; Nilmar.

Os titulares realizaramapenas atividades leves, comocorridas em volta do campo.Os atletas que enfrentaram a

Universidade de Chile devemser poupados para o confron-to contra o Emelec, na próxi-ma semana, pela Taça Liber-tadores. Como novidade, Li-sandro López treinou pelaprimeira vez com a camisetado Inter. Apresentado ofici-almente, o argentino assinoupor quatro meses, com pos-sibilidade de renovação poroutros dois anos.

Alexandre Lops/Internacional

Felipão tem até três hipóteses de time para o clássicoO treinador Luiz Felipe

Scolari (Felipão) trabalha comaté três possibilidades de ti-mes para o Gre-Nal 404. Emcoletiva antes do treino fe-chado de ontem (27), o co-mandante gremista não con-firmou a equipe com três vo-lantes, mas garantiu a pre-sença de Giuliano. “Para vo-cês o nome da pessoa já diz aposição. Se coloco o Bastosou Erazo de ponta de lança,todos vocês dizem que é vo-lante ou zagueiro. Estamostrabalhando com duas ou trêshipóteses. O Giuliano preten-do aproveitar no jogo. Se vaicomeçar ou não, ainda esta-mos estudando uma série dedetalhes”, observou.

Felipão refutou a possi-bilidade de o time entrar emcampo no formato misto. Dis-se que ambas as equipes têmum grupo de jogadores, maslembrou que, em certas oca-siões, o melhor é surpreen-dido. “Se lá o Jorge Henri-

que, o Rafael Moura e o Lu-que são considerados do(time) misto, posso dizer queaqui o Lincoln e o Araújotambém são. Existem joga-dores que fazem parte dogrupo. Vou usar de três aquatro jogadores da minhaconfiança. O atleta entra emcampo com o único objetivode vencer”, observou.

O técnico ainda elogiou a

iniciativa da torcida mista noclássico e defendeu, pelo me-nos, cinco mil ingressos paraa torcida adversária. Por fim,evitou falar sobre as especula-ções sobre o volante Maicon,do centroavante Ariel e doatacante Hernane Brocador.“Existem 300 jogadores sen-do oferecidos e interessa aoempresário que apareça (namídia) esses nomes”, conclui.

Douglas (direita) será titular e Walace é opção

Eduardo Moura/Globoesporte.com

Page 32: 02 28 2015

Foi reconhecida, hápoucos dias, peloMinistério do Tra-

balho e Emprego, a profis-são de naturólogo. Para mui-tos, a notícia soou como sur-presa, até porque não sabi-am sequer da existência daatividade, que já tem noBrasil mais de dois mil pro-fissionais formados. Masela existe e está cativandocada vez mais adeptos,que encontram na área acura de seus males físicose psicológicos, tudo a par-tir de tratamentos natu-rais. Em tempo que se pre-ga que quanto mais natu-ral melhor, há quem acre-dite que o naturólogo é

um dos principais profis-sionais do futuro.

A naturologia se resu-me como sendo a Ciênciaque visa à saúde do indi-víduo, de uma forma ho-lística, com o intuito deprevenir doenças, promo-vendo assim o bem-estarfísico, mental, emocional,espiritual, social, além demelhorar a qualidade devida através de recursos etécnicas naturais, aplica-das por um naturólogo.“Antigamente os trata-mentos da naturologiaeram considerados terapi-as alternativas. Mas hoje,o curso superior organizae regulamenta a prática daatividade”, explica o na-turólogo Carlos Eduardo

Reuter, de Cascavel. Naprática, o profissional atuacom terapias naturais queajudem a fortalecer a saúdee cuidar da doença de for-ma mais profunda. Ele ex-plica que, assim como namedicina, o naturólogotambém segue posterior-mente à graduação algu-mas especializações, comoa fitoterapia, aromaterapia,terapia floral, massotera-pia, geoterapia, reflexolo-gia, arteterapia, cromote-rapia, medicina chinesa, in-diana, entre outras.

Reuter comenta que anaturologia enxerga o pa-ciente não pelo seu proble-ma isolado, mas pelo con-texto. É preciso entender ocontexto para tratar a cau-sa da doença. “Considera-

mos, por exemplo, que nãoé apenas o problema no es-tômago, mas levamos emconta tudo à sua volta, or-ganicamente e emocional-mente que influencia noseu problema”, pontua. Elemenciona que a naturolo-gia pode ser apenas umcomplemento a interven-ções da medicina conven-cional, como também podeser aplicada como únicamedida curativa e de pre-venção. É o caso de cânce-res, que os tratamentos dequimio e radioterapia sãocomplementados. “A natu-rologia, neste caso, auxiliano aspecto emocional,quanto também no fortale-cimento imunológico”,destaca.

ATUAÇÃOConforme Reuter, en-

quanto a medicina tradici-onal trabalha com foco noproblema específico, a na-turologia, por outro lado,analisa o contexto que co-labora para causar a doen-ça, para agir, além da solu-ção do problema específi-co, como também do queo provoca. Assim, em umalabirintite, enquanto a pri-

Page 33: 02 28 2015

meira usa medicamentospara agir diretamente nolabirinto do paciente, a na-turologia também vai bus-car o que na vida do paci-ente está provocando oproblema. Muitas vezes,diz, são estresses, traumas,conflitos emocionais, en-tre outros.

O resultado da terapia,pontua o naturólogo, tam-bém está ligado à qualida-de dos produtos emprega-dos, quando são necessári-os fitoterápicos. “Hoje asfarmácias de manipulaçãotêm uma gama maior deflorais, fitoterápicos e ou-tros produtos necessários.Porém, o Brasil tem carên-cia de qualidade de maté-ria-prima”, reclama.

CUSTO E BENEFÍCIOHoje em dia, o Sistema

Único de Saúde já temfitoterápicos simplespara fornecer ao cida-dão. Mas são raros osconvênios médicos ousistemas públicos quevalidam tratamentosnaturologistas, comoaromaterapia ou cro-moterapia. Por ou-tro lado, a naturolo-

gia cativa os pacientes pelobaixo custo dos tratamen-tos, mesmo quando envol-ve a manipulação de fitore-rápicos. De acordo comReuter, além do baixo cus-to dos fitoterápicos, os re-sultados da naturologia sãorelativamente rápidos, secomparados a alguns trata-mentos convencionais.

O naturólogo expõe que,por ser pouco difundida, anaturologia acaba tendo di-vulgação “boca-a-boca”.“Quem fez e aprovou con-ta para outro e assim suces-sivamente”, relata. As gran-des procuras no consultó-rio de Reuter são por qua-dros depressivos, distúrbi-os do sono, crises de pâni-co, problemas estomacais,enxaquecas, entre outros.

Mas ele lembra que essaprocura pode mudar con-forme a especialidade donaturólogo.

CRIANÇASAs crianças também po-

dem ser beneficiadas coma naturologia, garante Reu-ter, inclusive para casos dehiperatividade e outros dis-túrbios comportamentais,bem como para problemastradicionais como gripes,resfriados, problemas alér-gicos e outros. Ele mencio-na que, recentemente, exe-cutou projeto com floraisem escola de Cascavel,com crianças em idade pré-escolar. “Os resultados fo-ram excepcionais, com res-postas rápidas e satisfató-rias”, expõe.

RESULTADOSReuter ressalta que a na-

turologia é mais uma fer-ramenta que a área da saú-de tem para colaborar como bem-estar da população.Ele lamenta que muitasvezes o paciente procura onaturólogo como últimaopção para solucionar osseus problemas, quando alinha poderia ser aplicadapreventivamente. “Ainda épequeno o grupo de paci-entes que procura por pre-venção ou com o objetivode melhorar a sua qualida-de de vida, a partir de mu-danças de atitude e comprevenção”, conclui.

Page 34: 02 28 2015

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃOGermano Moeller torna público que recebeu do

IAP Licença de Operação para atividade de piscicul-tura, com validade até 02/07/2015, instalado no loterural n° 322, 34º perímetro da Fazenda Britânia, linhaAlto Aurora, município de Maripá, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

Wollstein & Cota Ltda torna público que reque-reu ao IAP Licença Prévia para estudos de instalaçãodo loteamento São Pedro, a ser implantado nachácara nº 236, quadro urbano, município de Mare-chal Cândido Rondon, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDODE RENOVAÇÃO LICENÇA

DE OPERAÇÃOGermano Moeller torna público que requereu ao

IAP Renovação de Licença de Operação para ativida-de de piscicultura, instalada lote rural n° 322, 34ºperímetro da Fazenda Britânia, linha Alto Aurora,município de Maripá, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

João Wochner e outros tornam público que irãorequerer ao IAP a Licença Prévia para atividade deavicultura, núcleo de postura de ovos férteis, a serimplantada na parte nordeste do lote rural n°25, linhaEncruzo Lovera, distrito de Bela Vista, município deGuaíra, Estado do Paraná.

NOTIFICAÇÃO DEABANDONO DE EMPREGO

Ecovisionaria Serviços de Engenharia LtdaMe, pessoa jurídica de direito privado, inscrita noCNPJ nº 04.265.785/0001-85 e I.E 90594930-67,com sede na Rua Brasilia, nº 680, centro, municípiode Santa Helena, Estado do Paraná, solicita o com-parecimento do Senhor David Carlos Augusto daCosta, casado, portador do CPF nº 029.773.999-92,com endereço na Rua Guarapuava, nº 3084, municí-pio de Santa Helena, Estado do Paraná, para escla-recimento referente ao abandono de trabalho desde odia 20 de novembro de 2014 e para realizar ostramites legais referente a baixa da carteira de traba-lho e seu desligamento da empresa supracitada.

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO LICENÇA DE

OPERAÇÃOClaudio Stiebe torna público que requereu ao

IAP renovação de Licença de Operação para empre-endimento de suinocultura, porte médio, instalada nalinha Brasil, distrito de Alto Santa Fé, município deNova Santa Rosa, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDODE RENOVAÇÃO LICENÇA

DE OPERAÇÃODeocir Dumke torna público que requereu ao IAP

Renovação de Licença de Operação para atividade depiscicultura, instalada lote rural n° 254, 31º perímetroda Fazenda Britânia, linha Rio Azul, município deMaripá, Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

Cataratas Empreendimentos Imobiliários Ltdatorna público que recebeu do IAP a Licença deInstalação para loteamento residencial, a ser implan-tada no lote n° 147-A, estrada municipal ManoelNicolau Bauer, município de São Miguel do Iguaçu,Estado do Paraná.

34 | O PRESENTE - Edição 4036 EDITAIS SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015

Page 35: 02 28 2015

EDITAISSÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015 Edição 4036 - O PRESENTE | 35

Page 36: 02 28 2015

LOTOFÁCIL CONCURSO 1175: 01 03 04 08 10 12 13 14 15 19 20 21 23 24 25

R E S U L T A D O L O T E R I A S

LOTOMANIA CONCURSO 1533: 08 10 25 34 36 38 53 54 55 56 58 69 76 81 84 85 86 88 98 99 MEGA-SENA CONCURSO 1681: 01 06 08 11 33 50

FEDERAL CONCURSO 04948: 1º 08.554 / 2º 77.610 / 3º 85.740 / 4º 86.053 / 5º 11.974

36 | O PRESENTE - Edição 4036 EDITAIS SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015

Page 37: 02 28 2015

Classificados na internet: www.opresente.com.brSÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015 O PRESENTE | 37

BARRACÃO , vendo,80m², comercial, c/ casa100m² anexa, terreno400m², de esquina, cen-tro, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 9972-6467.

BARRACÃO , vendo,c/ 2 casas anexas, ter-reno 1.050m², Av. Ir ioJacob Welp, MCR, R$1.100.000,00, ace i toproposta. Tr. (45) 9903-0280 ou 8408-1314, Cre-ci F-26.347.

CASA, vendo, 105m²,nova, c/ laje, 2 quartos,suíte, bwc, sala, cozinha,área de serviço, varanda,garagem c/ churrasq.,cercada, beiral de laje,telha de concreto, porce-lanato, acabamento emgesso, R. Norberto Neu-meister, Lot. Andorinha,MCR, R$ 259.000,00. Tr.(45) 9801-5352.

CASA, vendo, 160m²,c/ 3 quartos, 2 bwc, co-zinha planejada, área defesta, garagem p/ 3 car-ros, terreno 12x45, emMCR, valor a combinar,aceito proposta. Tr. (45)9903-0280 ou 8408-1314,Creci F-26.347.

CASA, vendo, 230m²,c/ 2 quartos, suíte, áreade festa, piscina, gara-gem p/ 3 carros, terreno400m², 20x20, próx. aocolégio Rui Barbosa,MCR, R$ 470.000,00,aceito casa ou proposta.Tratar pelo fone (45)9903-0280 ou 8408-1314,Creci F-26.347.

CASA, vendo, 60m²,mista, c/ 3 quartos, ter-reno 220m², em MCR, R$100.000,00, aceito pro-posta. Tratar pelo fone(45) 9903-0280 ou 8408-1314, Creci F-26.347.

CASA, vendo, 65,65m²,alvenaria, c/ laje, 1 quar-to, 1 suíte, sala, cozinha,bwc, jd. de inverno, la-vand. fechada c/ chur-rasq., garagem, R. Arce-l ino Jose dos Santos,Lot. Wollstein, MCR, R$135.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Cre-ci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 69m²,nova, alvenaria, c/ laje, 2quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., garagem c/churrasq., muro nas late-rais, R. das Violetas, Jd.Higienópolis, MCR, R$110.000,00, pelo progra-ma Minha Casa MinhaVida. Tratar pelo (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 90m²,nova, c/ acabamento emgesso, porcelanato, R.Rio Grande do Norte, nº445, centro, ao lado doColégio Eron Domin-gues, MCR, R$250.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Cre-ci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 98m²,nova, c/ laje, 2 quartos,suíte, garagem, poço deluz, aquecedor solar, cer-ca, em MCR, R$240.000,00. Tratar pelofone (45) 8814-2744 ou9990-8484 com Rudi.

CASA, vendo, nova, c/sobra de terreno, R. SãoPedro, uma quadrado SESI, MCR, R$115.000,00, pelo progra-ma Minha Casa MinhaVida. Tratar pelo fone (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASAS , vendo, 2,70m² cada, novas, gemi-nadas, c/ 2 quartos, ga-ragem, muro de 2m, Lot.Recanto Feliz, MCR, R$140.000,00 cada, aceitoproposta. Tr. (45) 9903-0280 ou 8408-1314, Cre-ci F-26.347.

CHÁCARA, vendo outroco, aprox. 30.000m²,ideal p/ lazer, em MCR,valor a combinar. Tr. (45)9908-5898 ou 9109-6251.

CHÁCARA , vendo,42.000m², Linha SangaMineira, 300m da BR 163,1km de Mercedes, R$360.000,00, aceito casaou terreno em MCR ouQuatro Pontes. Tratarpelo fone (45) 9909-8313.

CHÁCARA , vendo,73.200m², c/ 10.000 pésde eucalipto de 7 anos,em MCR, R$ 380.000,00,aceito imóveis ou propos-ta. Tratar pelo fone (45)9903-0280 ou 8408-1314,Creci F-26.347.

CHÁCARA , vendo,99.800m², boa localiza-ção, 200m do asfalto, emMCR, valor a combinar,aceito permuta por imó-veis ou proposta. Tr. (45)9903-0280 ou 8408-1314,Creci F-26.347.

CHÁCARA, vendo, ide-al p/ lazer, próx. a MCR,R$ 200.000,00, aceitocasa em MCR. Tr. (45)9974-3295 com Oli.

SÍTIO, vendo, 18,6 há,sendo 2 em pasto, 16,6em plantio de mandioca,100% plana, toda cerca-da, c/ casa em alvenaria,em Itaquirai , MS, R$250.000,00, aceito troca.Tratar pelo fone (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO , vendo,130m², c/ 2 quartos, suí-te, garagem p/ 4 carros,edícula, terreno 315m²,Lot. São Francisco,MCR, R$ 230.000,00,aceito terreno ou propos-ta. Tratar pelo fone (45)9903-0280 ou 8408-1314,Creci F-26.347.

TERRA, vendo, 4 alq.,na Linha Guavirá, MCR,valor a combinar. Tr. (45)9919-2090.

TERRENO , vendo,1.000m², 20x50, c/ 4 ca-sas, boa local ização,próx. a Av. Ir io JacobWelp , MCR, R$670.000,00, aceito pro-posta. Tratar pelo fone(45) 9903-0280 ou 8408-1314, Creci F-26.347.

TERRENO , vendo,21x28, de esquina, Lot.Araucaria, próx. a rodo-viár ia, MCR, R$110.000,00. Tr. (45) 9911-3929 com Osvaldo.

TERRENO, vendo,318m², R. Rogerio V.Grun, Lot. Prass, 6 qua-dras da Veterinária do Ari,MCR, R$ 115.000,00, par-celo parte. Tr. (45) 9135-3481 (tim) com Elsio.

TERRENO , vendo,326m², Lot. Ebenezer,MCR, R$ 36.000,00. Tra-tar pelo fone (45) 9974-4340 com Celso.

TERRENO , vendo,406m², c/ casa de ma-deira 57m², Bairro AnaPaula, MCR, valor a com-binar, aceito material p/construção ou proposta.Tratar pelo fone (45)9903-0280 ou 8408-1314,Creci F-26.347.

TERRENO , vendo,460m², Av. Ir io JacobWelp, Jd. Florida, MCR,R$ 120.000,00. Tratarpelo fone (45) 9961-0815.

TERRENO , vendo,480m², 12x40, doc. ok,Lot. Hugo Sehn, EntreRios do Oeste, R$75.000,00. Tratar pelofone (45) 9850-6681.

TERRENO, vendo,584m², boa localização, naquadra da prefeitura, c/ vi-são p/ o lago, centro, Tole-do, valor a combinar, acei-to permuta ou proposta. Tr.(45) 9903-0280 ou 8408-1314, Creci F-26.347.

TERRENOS, vendo, 2,c/ asfalto, água, luz, cal-çada, no alto, liberado p/construção, Lot. Recan-to Feliz, MCR, valor acombinar, à vista ou par-celado c/ entrada de R$25.000,00 e assume 46parcelas de R$ 1.141,00(cada). Tr. (45) 9912-7007 (tim) com Armando.

TERRENOS, vendo, 2,juntos, c/ casa, Lot. Alvo-rada, MCR, R$ 230.000,00.Tr. (45) 9818-7521.

APARTAMENTO, alugo,120m², c/ 3 quartos, 2bwc, reformado, R. 7 deSetembro esq. c/ R. Cea-rá, MCR, R$ 850,00. Tr. (45)9801-2367 com Grando.

Temperatura: 37º/24º Temperatura: 34º/22º Temperatura: 36º/23º Temperatura: 36º/23º Temperatura: 35º/21ºTemperatura: 34º/21º

APARTAMENTO, alu-go, Av. Maripá esq. c/ R.Paraíba, nº 1092, centro,MCR, R$ 450,00. Tr. (45)9982-7052 com Norberto.

APARTAMENTO, alu-go, c/ 1 quarto, suíte,bwc, sala, copa, cozinha,lavand., garagem, portãoelet., interfone, R. SantaCatarina, nº 660, centro,em cima da Lotér icaRondon, MCR, R$750,00 + condomínio. Tr.(45) 3254-1928 ou 9988-0262 (horário comercial).

APARTAMENTO, alu-go, c/ 2 quartos, demaisdependências, garagem p/moto e bicicleta, parabóli-ca coletiva, R. 7 de Se-tembro, nº 629, Ed. Tonin,centro, em cima da MariMeri, MCR, R$ 550,00 +condomínio. Tr. (45) 9959-0433 ou 3254-0298.

APARTAMENTO, alu-go, c/ 2 quartos, suíte c/móveis planejados, cozi-nha planejada, sala c/móveis, bwc, lavand., sa-cada, garagem, área defesta c/ churrasq., centro,em frente ao posto Cami-lo, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 3254-0477 ou 9977-5515, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

Page 38: 02 28 2015

38 | O PRESENTE CLASSIFICADOS SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015

APARTAMENTO, alu-go, grande, c/ 2 quartos,suíte, bwc, sala, copa,cozinha, lavand., gara-gem p/ 2 carros, área defestas na cobertura, pin-tura nova, R. Ceará, nº500, Res. Di Cavalcante,MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9926-1202.

APARTAMENTO, alu-go, p/ temporada, c/ 2quartos, bwc, sala deestar, sala de jantar, co-zinha, sacada c/ chur-rasq., ar-cond., todo mo-bi l iado, c/ elevador,aprox. 150m da praia,prox. ao Shoping Andori-nha, em Meia Praia, SC,valor a combinar. Tr. (45)9807-1138 ou 9807-1109.

BARRACÃO, procurop/ alugar, p/ metalúrgica,grande ou c/ espaçovago no terreno, valor acombinar. Tr. (45) 9984-2508 com Jocelino.

BARRACÕES, alugo,2, usados, na Linha Gua-rani, MCR, R$ 800,00cada. Tr. (45) 9908-1875ou 9944-2184.

CASA, alugo, alvenaria,c/ 2 quartos, sala, cozi-nha, bwc, lavand. fecha-da c/ cerca, R. Tulipas,nº 889, Lot. Augusto II,MCR, R$ 500,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9977-5515,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, c/ 3 quar-tos, suíte, 2 salas, 2bwc, cozinha, lavand.,garagem, área de lazer,R. Mato Grosso, nº1257, em frente a gara-gem da Princesa dosCampos, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9974-7190 com Zenaide.

QUITINETE, alugo, Av.Irio Jacob Welp, nº 2474,MCR, R$ 500,00, inclu-so água, internet, condo-mínio e parabólica. Tr.(45) 9981-0118.

QUITINETE, alugo, nocentro, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9801-2376.

QUITINETES, alugo,novas, p/ 1 pessoa, próx.a Unioeste, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9983-0827 com Luciana.

SALA COMERCIAL ,alugo, Av. Rio Grande doSul, no Shopping Saa-tkamp, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 3254-1250 ou 9962-5713.

AGILE 1.4, vendo, ano2012, completo, impecá-vel, R$ 29.500,00. Tr.(45) 9936-5937.

AMAROK SE, vendo,ano 2012/13, preta, c/controle de estabilidade,bloqueio di ferencial ,protetor de caçamba,42.000km, particular, R$86.000,00. Tratar pelofone (44) 9976-5222.

ASTRA SEDAN GL ,vendo, ano 99, azul, com-pleto, c/ vidro elét. nas 4portas, banco de couro,R$ 16.500,00. Tr. (45)9961-2575 ou 3254-2118com Alexandre.

CAMINHÃO, vendo outroco, ano 73, MercedesBenz 1113, toco, hidráu-lico, turbinado, freio a ar,R$ 45.000,00, aceito ca-mionete de maior valor.Tr. (45) 9978-5715 ou (44)8452-4434.

CARRETA LS, vendo,ano 2010/11, vermelha, 5tampas, 13,5m, granelei-ra, ótimo estado, valor acombinar. Tr. (45) 8827-2021 com Joacir.

CELTA 1.0, vendo, ano2002, verde, 2 portas,completo, placa A, R$13.100,00. Tr. (45) 9979-7209 ou 9931-3610.

CELTA 1.0, vendo, ano2009/10, vermelho, 4 por-tas, completo, 59.000km,R$ 20.000,00. Tr. (45)9961-2575 ou 3254-2118com Alexandre.

CLIO HATCH RT 1.6,vendo, ano 2002/03, pra-ta, completo, c/ airbag,manual, chave reserva,valor a combinar. Tr. (45)9965-9669 com Valdinei.

CORCEL II, vendo outroco, ano 79, c/ 4 pneusnovos, estofado inteiro,pintura boa, motor bom,valor a combinar, trocopor Fusca. Tratar pelofone (45) 9821-1183 ou9924-4892 com Luiz.

COROLLA GLI, vendo,ano 2014, prata, flex, me-cânico, c/ manual, cha-ve reserva, R$ 47.500,00,sem troca. Tratar pelofone (45) 9903-0231.

CORSA CLASSIC 1.0,vendo, ano 2003, branco,4 portas, pneus novos, c/ar-cond., R$ 15.000,00,aceito moto ou carrocompleto de maior valor.Tr. (45) 9991-4477.

CORSA CLASSIC ,vendo, ano 2002/03,branco, R$ 13.000,00,aceito carro de menorvalor. Tr. (45) 9983-5173com José.

CORSA HATCH MAXX1.0, vendo, ano 2006/07,flex, c/ ar, trava, alarme,banco de couro, pneusseminovos, R$ 19.500,00.Tratar pelo fone (45) 9838-0544 com Claudio.

CORSA WIND 1.0, ven-do, ano 2000, 2 portas,todo revisado, R$9.500,00. Tratar pelo fone(45) 9936-5937.

COURIER, vendo, ano2006, c/ ar-cond., impe-cável, R$ 16.000,00. Tr.(45) 9984-0566.

D20, vendo, ano 87, tur-bo, 5 marchas, c/ DH, tra-va, alarme, bom estado,R$ 28.000,00. Tratar pelofone (45) 9133-3498 (tim)com Carlos.

ECOSPORT XLT 1.6,vendo, ano 2004/04, pre-to, completo, c/ ar-cond.,DH, trava elét., vidro elét.,banco em couro, airbagduplo, rodas de liga leve,retrovisor elét., placa A,todo revisado, 2º dono,valor a combinar, aceitotroca. Tr. (45) 9922-8486com Lucas.

F-350 , vendo, ano2002/02, chassi alonga-do, baú 3,50m, valor acombinar. Tr. (45) 8839-0711 ou 9911-3078.

FIESTA HATCH 1.0,vendo ou troco, ano 2009/09, preto, flex, completo,c/ pneus seminovos, tocacd, manual, nota fiscal,72.000km, valor a com-binar, aceito veículo demenor valor ou utilitário.Tr. (45) 8808-1626.

FIESTA HATCH 1.0,vendo, ano 2011/11, pra-ta, 4 portas, básico, c/ ar-cond., alarme original,manual, chave reserva,11.000km, ótimo estado,R$ 22.500,00, sem troca.Tr. (45) 9135-3481 ou3284-2591 com Elsio.

FOCUS HATCH 1.6 ,vendo, ano 2013/14,branco, 30.000km, todasas revisões na consessi-onária, R$ 57.000,00. Tr.(45) 9961-2575 ou 3254-2118 com Alexandre.

FOCUS SEDAN GLX1.6, vendo, ano 2007/08,preto, flex, c/ ar-cond.,DH, vidros e travas elét.,pneus novos, revisado,valor a combinar, à vistaou parcelado c/ entradade R$ 11.000,00 e assu-me 14 parcelas de R$895,00. Tr. (45) 9912-7007 (tim) com Armando.

FOCUS SEDAN GLX2.0, vendo, ano 2009/09,prata, gasolina, automá-tico, modelo bola, com-pleto, faról de neblina,airbag duplo, pneus óti-mos, manual, chave có-pia, nota fiscal, originalsem retoques, revisado,R$ 32.800,00. Tratar pelofone (45) 9912-7007 (tim)com Armando.

FOCUS, vendo ou tro-co, ano 2008, preto, flex,completo, valor a combi-nar, aceito troca por car-ro automático. Tr. (45)9909-3332 com Iris.

FUSION 2.3, vendo,ano 2009, preto peroliza-do, completo, top de li-nha, c/ teto solar, enga-te p/ barco, aquecedorde banco, sensor de es-tacionamento original,piloto automático, chavereserva, R$ 40.000,00.Tr. (45) 9135-3481 ou3284-2591.

GOL GTS, vendo outroco, ano 92, prata,pneus novos, motor novo,todo revisado, valor acombinar. Tr. (45) 9938-0105 com Maickel.

HONDA CIVIC, vendoou troco, ano 2003, pra-ta, completo, câmbio au-tomático, banco de cou-ro, original, valor a com-binar. Tr. (45) 9905-8531ou 9136-8813.

IDEA ATRACTIVE 1.4,vendo, ano 2011, branco,8v, flex, c/ ar-cond., vidroe trava elét., DH, faról deneblina, pneus semino-vos, estepe sem uso,31.500km original, ki tmultimídia, tv, gps, câ-mera de ré, R$31.800,00. Tr. (45) 9961-2575 com Alexandre.

JEEP WILLYS, vendo,ano 73/74, modelo mili-tar, todo restaurado, mo-tor 6cc, valor a combinar.Tr. (45) 9936-5937.

KA 1.0, vendo, ano2003/04, prata, c/ ar-cond., valor a combinar,acei to troca. Tr. (45)9935-0035.

KOMBI 1.4, vendo, ano2008, flex, passageiro,R$ 22.000,00, pode serfinanciada em até 48x.Tratar pelo fone (45)9961-2575 ou 3254-2118com Alexandre.

LIVINA 1.8 SL, vendo,ano 2012, preto, automá-tico, completo, c/ ar di-gital, sem detalhes, pla-ca A, revisado, valor acombinar, pode ser finan-ciado em até 60x. Tr. (45)9961-2575 ou 3254-2118com Alexandre.

MONTANA 1.4, vendo,ano 2013, prata, comple-ta, c/ airbag, abs, cibié,rack teto, escamoteavel,capota marítima, top delinha, placa A, manual,chave reserva, baixa km,ót imo estado, valor acombinar, pode ser finan-ciada, aceito troca. Tr.(45) 9941-3550.

PAJERO TR4, vendo,ano 2003/04, gasolina,ót imo estado, R$25.000,00. Tr. (45) 3254-1585 com Ivo.

PALIO FIRE 1.0, ven-do, ano 2002/03, vinho, c/trava, alarme, rádio,115.000km, dpvat 2015pago, R$ 11.900,00. Tra-tar pelo fone (45) 9900-9995 com Eduardo.

PALIO WEEKEND 1.0,vendo, ano 2001, branco,completo, R$ 10.800,00,financio em até 36x. Tr.(45) 9961-2575 ou 3254-2118 com Alexandre.

PARATI CITY, vendoou troco, ano 2004, pra-ta, flex, completa, valor acombinar, aceito Palio ouUno. Tr. (45) 9930-1948com Loni.

PASSAT HIGHLINE2.0, vendo, ano 2008, tur-bo, xenon, banco elét.,R$ 47.500,00. Tratar pelofone (45) 9936-5937.

PEUGEOT 307, vendo,ano 2008, prata, comple-to, c/ airbag, 4 pneusnovos, 95.000km, placaA, R$ 24.000,00. Tr. (45)9824-7245 com Adir.

S10 EXECUTIVA 2.8,vendo, ano 2009, prata,4x2, R$ 58.000,00. Tr.(45) 9991-4477.

SANTANA GLS 2.0,vendo, ano 97, cinza me-tál ico, completo, R$8.500,00. Tratar pelo fone(45) 9909-8313.

SAVEIRO, vendo, ano2011, completa, chavereserva, manual, R$27.500,00. Tratar pelofone (45) 9936-5937.

SIENA CELEBRATION1.0, vendo, ano 2008,completo, único dono,estepe sem uso, R$19.500,00. Tratar pelofone (45) 9936-5937.

VECTRA CD 2.2, ven-do, ano 2002, automáti-co, completo, c/ roda 16,banco de couro, R$22.000,00. Tratar pelofone (45) 9902-9334.

Page 39: 02 28 2015

O PRESENTE | 39SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015 CLASSIFICADOS

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 02/03/2015.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 03/03/2015R$ 2,00PARA ASSINANTES

VECTRA ELEGANCE,vendo, ano 2011/11, pra-ta, c/ banco de couro,airbag duplo, impecável,valor a combinar, aceitotroca. Tr. (45) 9935-0035.

VECTRA GLS, vendo,ano 2000, azul metálico,8v, completo, ar digital,ótimo estado de conser-vação, R$ 17.500,00,aceito moto. Tratar pelofone (45) 9909-8313.

VECTRA GT, vendo,ano 2008, grafite, c/ ardigital, roda 17, manual,2º dono, ótimo estado,R$ 30.000,00. Tratar pelofone (45) 9992-3444.

BROS ES, vendo, ano2005, azul, R$ 4.500,00.Tratar pelo fone (45)9952-1092 com Sidinei.

CG FAN 150, vendo,ano 2013, c/ partida, freioa disco, 2.300km, R$6.500,00. Tratar pelo fone(45) 9902-9334.

CG TITAN 150 ESDMIX, vendo, ano 2012/12,flex, injeção elet., parti-da elét., freio a disco, 2pneus novos, único dono,placa A, 24.000km, revi-sada, impecável, R$6.500,00, aceito troca.Tratar pelo fone (45)9922-8486 com Lucas.

FALCON 400I, vendo,ano 2012/13, preta, c/baú, suporte p/ pés,7.000km, único dono, R$16.500,00 à vista. Tr. (45)9957-6203 com Cesar.

TWISTER, vendo, ano2008, cinza, bom estadode conservação, R$6.500,00. Tr. (45) 9941-1088 com Marcos.

WEB 100 ELETRONIC,vendo, ano 2005/05, pra-ta, c/ part ida elét., 2ºdono, toda revisada, pla-ca A, 18.000km, impecá-vel, R$ 2.000,00, aceitotroca. Tr. (45) 9922-8486com Lucas.

YBR FACTOR ED, ven-do, ano 2013/14, verme-lha, ót imo estado, R$6.200,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

YBR FACTOR K1, ven-do, ano 2014, vermelha,R$ 5.800,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

CARRETINHA, vendo,p/ carregar cavalo, docu-mentada, valor a combi-nar. Tr. (45) 8813-0545 ou9821-4197 com Geraldo.

COELHOS, vendo, filho-tes, valor a combinar. Tr.(45) 9922-6522 ou 9986-5293 com Jaqueline.

CONSÓRCIO CON-TEMPLADO, vendo, p/carro ou moto, crédito R$11.842,50, entrada R$2.700,00, assume 33 par-celas de R$ 415,96. Tr.(45) 8807-5003 (tim).

CONSÓRCIO CON-TEMPLADO, vendo, p/carro ou moto, crédito R$8.242,50, entrada R$1.900,00, assume 30 par-celas de R$ 324,77. Tr.(45) 8807-5003 (tim).

CONSÓRCIO CON-TEMPLADO, vendo, p/carro ou moto, crédito R$9.349,50, entrada R$2.300,00 e assume 26parcelas de R$ 381,32.Tr. (45) 8807-5003 (tim).

FAÇO serviço de insta-lação e configuração deantenas sky e digitais, in-teressados. Tratar pelofone (45) 9861-0289.

FAÇO serviços de pin-turas e colocação de pi-sos e cerâmicas, interes-sados. Tr. (45) 9827-5742ou 3284-2813 com Luiz.

FAÇO serviços de pin-turas e soldas em por-tões, grades, janelas, por-tas, calhas e telhados, in-teressados. Tr. (45) 9909-8309 ou 9933-4262.

FILHOTE, vendo, Poo-dle Micro Toy, valor acombinar. Tr. (45) 9950-5433 ou 9850-6649.

FILHOTES , vendo,Pastor Alemão, c/ 45dias, R$ 170,00. Tr. (45)9919-2090.

GELADEIRA, vendo,seminova, Bosch, 400lts,duplex, branca, c/ manu-al, ótimo estado de con-servação, R$ 850,00. Tr.(45) 9852-0880 ou (45)3199-0032 com Eduardo.

JOGO DE PNEUS, ven-do, estreito, p/ trator,12.4/38, aro de 8 presi-lhas, bom estado, R$3.000,00. Tratar pelo fone(45) 3256-1264.

LANCHONETE, alugo,na R. Santa Catarina,MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9923-7003.

LAVA CAR, procuro p/alugar, valor a combinar.Tratar pelo fone (45)9853-4743 com Salete.

MERCADO, vendo outroco, c/ clientela forma-da, centro, MCR, R$38.000,00, aceito carro.Tr. (45) 9967-1578.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ cozinheira, c/ ex-periência, interessadas.Tr. (45) 9974-9899 ou3254-7574.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ motorista de ca-minhão, c/ experiência,p/ MCR, interessados.Tr. (45) 3254-8915 ou9848-0262 com Neusa.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ vendedor externo,ambos os sexos, horáriocomercial, salário + co-missão, interessados. Tr.(45) 3284-1131.

PAINEL DE LED, ven-do, 3x2, p/ publicidade epropaganda, na esquinada rotatória da Bandeira,MCR, valor a combinar,aceito troca por carro outerreno. Tr. (45) 8802-5136 com Sandro.

PNEUS, vendo, novos,205/55/16, aro 16, R$1.200,00. Tr. (45) 9961-2575 com Alexandre.

VENDO, areia e pedra,carga fechada, R$ 35,00o metro. Tratar pelo fone(45) 9946-4733.

VENDO , carrinho decachorro quente, usado,valor a combinar, parce-lo pgto. Tratar pelo fone(45) 9979-5534.

VENDO, lanchonete epastelaria, toda equipa-da, clientela formada, 4anos de mercado, nocentro, MCR, valor acombinar, aceito carro.Tratar pelo fone (45)9944-6310 ou 8831-9120com Luis ou Haide.

VENDO, panificadora econfeitaria, 3 anos nomercado, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-5678 ou9940-4702.

AVIÁRIOS, vendo, 3,padrão Sadia, p/ 72.000frangos, motor geradornovo, poço artesiano, Li-nha Guaçu, Nova SantaRosa, valor a combinar.Tratar pelo fone (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

BEZERROS, vendo, Ne-lore, mestiços, de 8 a 12meses, valor a combinar.Tr. (45) 9933-6357 ou3284-7788 com Jaime.

COBERTURAS, vendo,de cavalo, das raçasQuarto de Milha e PaintHorse, nas cores BaioAmarilho, Preto e Branco,Castanho e Branco, 3garanhões PO e POI, R$1.200,00 cada cobertura.Tr. (45) 3254-2730 ou9800-1944 com Diego.

GADO, vendo, Nelore,PO, matrizes e tourinhos,linhagens Rambo da MN,Ranchi Ipê Ouro, BiteloSS, Basco da S.M, JeruPOI do Brumado e outros,valor a combinar. Tr. (45)3254-2730 ou 9800-1944com Diego.

PLANTADEIRA, ven-do, ano 2002, Sfill, 9 li-nhas, completa, valor acombinar. Tr. (45) 9121-1767 ou 9821-9646 (aomeio dia).

TRATOR, vendo, ano2002, Valtra BH 160, 4pneus novos, único dono,ót imo estado, R$80.000,00. Tr. (45) 9936-2984 com Manoel.

TRATOR, vendo, ano2011, New Holland 7630,único dono, ótimo esta-do, R$ 70.000,00. Tr. (45)9936-2984 com Manoel.

TRATOR, vendo, ano84, Massey Ferguson290 leve, ótimo estado,R$ 28.000,00. Tr. (45)9936-2984 com Manoel.

Page 40: 02 28 2015