02 10 2015

36

Upload: o-presente-ltda

Post on 07-Apr-2016

237 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 02 10 2015
Page 2: 02 10 2015

LÁGRIMAS E MORTENO LEITO CONJUGAL - 6ª PARTE

Recentemente o mundo evangélico ficou alar-mado com a morte de um bispo, na hora de confes-sar um pecado, diante da igreja. Trata-se do bispoBobby Davis, de Bridgeport.

A forma como ele morreu foi a questão maishorripilante que deixou o mundo cristão em alerta,e certamente muitos crentes e pastores ficaramcom medo da volta de fatos como o de Ananias eSafira. At. 5:1-11.

Existem informações cruzadas, porém as maisprováveis são: 1º: segundo a maioria das informa-ções, foi a família do bispo que obrigou o idoso paia confessar publicamente o seu ato de infidelidade,que ele havia confessado para sua esposa Christi-ne. A esposa, que é pastora, obrigou o esposo aconfessar detalhes, publicamente para a igreja.

2º: “depois do culto de domingo, a família ‘man-dou’ o bispo confessar algo que aconteceu há muitotempo”, disse Judy Stovall, uma anciã da igreja.Uma fonte de informação até afirma que ele teriasido pego de surpresa no pecado, o que não com-bina com muitas outras fontes de informações. 3º:Quando o idoso senhor confessou seu pecado àesposa, a família convocou uma reunião depois doculto com apenas os membros e eles ficaram. Elenão estava lá no momento, estava em outro lugar.Um dos seus pastores celebrou o culto.

4°: O bispo entrou pela porta e nesse momentoa esposa mandou que ele falasse o que exatamentehavia acontecido, e ele disse: “Isso já não importa,porque a pessoa já está morta. Deus já perdoou enós vamos passar por isso”. Portanto, trata-se deum fato muito antigo de sua vida, mas o religiosodesejava ficar em paz com sua consciência, poiscertamente chorou muitas lágrimas no seu leitoconjugal, pelo seu erro cometido.

5°: A família, porém, reagiu com raiva. Um dosfilhos atacou ao pai, uma das filhas derramou águanele, e tudo aconteceu como se fosse um programana TV. “Eu estou tão devastado porque isso poderiater sido tratado de forma privada. Nós, como mem-bros, fomos ensinados de que se caíssemos, deve-ríamos ser capazes de confessar em público”, dis-se um anônimo.

Jesus disse: “Se o seu irmão pecar contra você,vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir,você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir leveconsigo mais um ou dois... Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvirtambém a igreja, trate-o como pagão ou publicano.Mateus 18:15-17.

Eu lamento que a senhora Davis não observouas ordens do perdão irrestrito. “O dom gratuito deDeus é a vida eterna”. Rom. 6: 23b. “Se ele reconhe-ce seu erro”, a esposa já havia ganhado a alma deseu esposo. Mateus 18:15.

É crime contra a alma expor uma pessoa aopúblico se ela confessou. A própria lei não permite osacerdote denunciar o que lhe foi confessado emsegredo. O juiz e o advogado que ouvem uma confis-são voluntária ou trataram de um processo em suasfunções estão impedidos por lei de fazer uso dosseus conhecimentos. Quem é a igreja para desres-peitar a lei que protege a vida privada do cidadão?

Jamais um idoso (1.Tim.5:1) deve ser expostoem público. Se ele o fizesse por ser bispo da congre-gação, não temos como impedir. A Bíblia diz: “Con-fessemos vossos pecados uns aos outros e ore-mos pelos outros para serem curados. A oração deum justo é poderosa e eficaz”. Tiago 5:16.

O ancião desejava ser curado de suas lágrimasconjugais e foi perdoado; infelizmente o caso não foitratado segundo as leis do perdão e segundo a Escri-tura. Confesse também você as suas culpas a umconselheiro ungido e seja curado em corpo e alma.

* O autor é pastor da Igreja de Deus no Brasilem Marechal Cândido Rondon

(www.ecosdaliberdade.com.br)

[email protected]

Festa bilionária02 | O PRESENTE EDITORIAL TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015

Começa oficialmente neste fim de semana oCarnaval no Brasil. A festa que atrai milhõesde pessoas, espalhadas por todos os cantos dopaís, é não somente a comemoração de um dospovos mais queridos do mundo, mas tambémuma oportunidade de negócios e lucros.

O Carnaval emprega, diretamente, milha-res de profissionais, como costureiras, adere-cistas, pintores, escultores e um contingentede pessoas, muitas vezes sem formação especí-fica ou especialização, que acabam compondo ostaff da maior festa popular do planeta e aju-dando em várias frentes. Alémdos empregos diretamente li-gados com a folia, há aindaaqueles que lucram em outrasfrentes, graças às oportuni-dades criadas pela festa demomo. Agências de viagens, arede hoteleira, taxistas, pro-fissionais de eventos, músicose até distribuidores de bebidastêm sua demanda potenci-alizada nessa época do ano.

A festa que segue oficial-mente até a terça-feira (17) jádá o ar da graça em várias cidades. Até a Capitaldo Paraná já caiu na folia, com eventos pré-carnaval que atraíram milhares de pessoas, decrianças a idosos, até as ruas de Curitiba, emba-lados por ritmos variados que hoje ganharamespaço das marchinhas, do samba e do frevo. Amultiplicidade é a marca do Carnaval brasilei-ro, que reúne tudo e todos em volta de umambiente multicolorido e nada tradicional.

As milionárias escolas de samba, especial-mente de São Paulo e Rio de Janeiro, vão às ruasdepois de um ano inteiro de muito trabalho, de

muita mão de obra ser utilizada na confecçãodas luxuosas fantasias e dos grandiosos carrosalegóricos. A festa deve movimentar bilhões dereais em negócios, seja durante o ano que passou,seja nos quatro dias que estão por vir. Bom paraquem não quer cair na folia, mas sim aproveitá-la para ganhar uns trocados a mais.

Em Marechal Cândido Rondon, como de cos-tume, o colorido e a música devem passar longe.A cidade não tem tradição na realização da festa(até tinha, mas num passado distante), fazendocom que, por consequência, as oportunidades

também não cheguem poraqui. Nem oportunidade de ne-gócios, nem festa, o jeito, paraquem quer ou precisa, é buscaralternativas na região, comoo Carnaval de Santa Helena,que, ano após ano, atrai mi-lhares de foliões de toda a re-gião, já se consagrando comoum dos principais eventos fes-tivos para a época na regiãoOeste do Estado.

Há ainda uma terceira vianesta corrente. Se não há interes-

se em festar e não há interesse em aproveitar a datapara ganhar dinheiro, ao menos o feriado prolongadopode ser usado para descansar. Sim, fazer nada.Comer e dormir, assistindo toda essa bagunça pro-gramada de camarote, no sofá ou na cama.

De qualquer forma, a festa bate à porta dobrasileiro, que sabe mais do que ninguém queCarnaval é época de tudo. A confraternizaçãovai ganhar as ruas brasileiras. É a época deesquecer os problemas, que são muitos nesteinício de ano, diga-se de passagem. Lucrando,festando ou descansando, é hora de ser feliz.

A cidade não temtradição na

realização da festa,fazendo com que,

por consequência, asoportunidadestambém não

cheguem por aqui

Page 3: 02 10 2015

Propostade mediação

O PRESENTE | 03TERÇA-FEIRA,10 DE FEVEREIRODE 2015

PRESSÃO

Comentário do dia - I“Aborto eu não vou pautar (para votação) nem que a vaca tussa. Vai ter quepassar por cima do meu cadáver para votar”. Do presidente da Câmara dos

Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), adiantando que esse é um tema queele não aceita levar para discussão no plenário.

MAIS UMPESO NO BOLSO

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, infor-mou ontem (09) que o governo federal preparamais um pacote envolvendo programas traba-lhistas que deve somar, entre aumento de arreca-dação e corte de gastos, R$ 10 bilhões neste ano.Os detalhes das ações devem ser anunciados atémarço, mas alguém duvida que mais uma vezquem será penalizado é o setor produtivo?

“NITROGLICERINA PURA”○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Advogado do doleiro Alberto Yousseff, preso pela Polícia Federal na OperaçãoLava Jato, Antônio Figueiredo Basto considerou “nitroglicerina pura” o depoi-mento do ex-gerente da Petrobras, Pedro Barusco, que acusou o PT de receber atéUS$ 200 milhões de propina da estatal.

Reunida na manhã de ontem (09) na sala das comissões daAssembleia Legislativa, a bancada do Partido Social Cristão(PSC) decidiu exigir do Governo do Paraná e da APP-Sindicato uma negociação com mediação da Assembleia Le-gislativa como condição para votar (contra ou a favor) osprojetos que causam impacto na carreira dos servidores e nascontas do Estado. Essa proposta foi apresentada ao líder doGoverno na Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB),convidado a participar do encontro.

Segundo o deputado Leonaldo Paranhos, o resultadodessa negociação deve ser assinado pelas partes e avalizadopela Assembleia. “Entendemos como fundamental que hajapré-disposição e boa vontade entre as partes para negociar,evitando prejuízos aos servidores e à sociedade paranaense”,afirmou o líder da bancada.

Com 12 deputados, o PSC tem a maior bancada do parla-mento estadual.

Deputados estaduais que estiveram em suas bases eleitorais, no fim de semana, sofrerammuita pressão dos eleitores. O motivo foi o pacote de projetos que o Governo do Estado envioupara a Assembleia Legislativa e que devem ser votados, em primeira discussão, ainda hoje (10).

A mesma pressão foi possível perceber nas redes sociais. Diversos internautas questiona-ram seus deputados sobre qual o posicionamento deles a respeito dessas matérias.

Os projetos preveem medidas para ajustar as contas públicas. No entanto, algumas foramamplamente rejeitadas por servidores públicos e, já descontentes, motivou ainda mais adeflagração de greve, como é o caso de profissionais da Educação.

Entre a cruze a espada

A greve dos professores foi o assuntomais discutido na sessão de ontem (09) daCâmara de Vereadores de Marechal Cân-dido Rondon. Todos os edis que fizeramuso da tribuna se posicionaram contrári-os aos projetos do Governo do Estado.

O presidente João Marcos Gomes (PP)destacou que os deputados estão entre acruz e a espada, falando mais especifica-mente de Ademir Bier (PMDB) e ElioRusch (DEM). Se votarem a favor dosprofessores e contra o governo, desta-cou o vereador, se tornarão opositoresdo governador Beto Richa (PSDB). Sevotarem a favor do governo, serão dura-mente criticados pela categoria. “Se vo-tarem contra o governo podem se apo-sentar, pois durante quatro anos nãovão conseguir absolutamente nada paraos municípios que representam”, expôs.“Como eles (deputados) são eleitos? Con-seguindo recursos para os municípios”,completou, emendando: “Vejo que elesestão entre a cruz e a espada”.

Nenhuma das obras públicas programadas para aCopa do Mundo em Curitiba foi completamenteentregue até o início do mundial, em junho de 2014,embora parte delas estivesse em condições de uso.Essa é a conclusão de novo relatório elaborado pelaComissão de Fiscalização da Copa 2014 do Tribunalde Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

Além do atraso, houve alterações importantes,como aumento de custo - com a necessidade deaditivos e até novos contratos de execução - e aexclusão parcial ou integral de obras previstas (casosda revitalização da Avenida Cândido da Abreu e aimplantação do Corredor Metropolitano).

Com isso, a comissão conclui que o legado dosinvestimentos feitos pelo município de Curitiba e oGoverno do Paraná ficou comprometido, trazendomenos benefícios à população que os inicialmenteprevistos.

O LEGADO?

Presidente da Câmara de Vereadores deMarechal Rondon, João Marcos Gomes: “Se

votarem contra o governo podem se aposentar, poisdurante quatro anos não vão conseguir absolutamente

nada para os municípios que representam”

Comentário do dia - II“Interessante a manchete da Folha de S.Paulo: população é muito maismadura do que imaginam os marqueteiros. Prefere racionamento do que

enganação”. Da jornalista Monica Waldvogel.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

CADÊ

Maria Cristina Kunzler

Page 4: 02 10 2015

04 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015

Balança comercial tem déficit de US$ 25 milhõesNa comparação entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2014, produtos básicos lideram o recuo dasexportações, com retração de 9%, motivada principalmente pela queda no preço das commodities

COMÉRCIO EXTERIOR

A balança comercial - dife-rença entre exportações e impor-tações - iniciou fevereiro comdéficit de US$ 25 milhões, segun-do o Ministério do Desenvolvi-mento, Indústria e Comércio Ex-terior. Na semana passada, o paísexportou US$ 3,678 bilhões eimportou US$ 3,703 bilhões.

O resultado elevou paraUS$ 3,199 bilhões o déficit acu-mulado em 2015. Apesar dessedesempenho, o déficit da ba-lança comercial caiu 44,6% emrelação ao mesmo período doano passado. Em 2014, o indica-dor registrava resultado nega-tivo de US$ 5,771 bilhões até aprimeira semana de fevereiro.

O déficit da balança comerci-al está caindo porque as impor-tações estão recuando mais do

que as exportações. No ano, asimportações somam US$ 20,781bilhões, com recuo de 14,7% pelamédia diária. As vendas exter-nas somam US$ 17,382 bilhões,com retração de 6,4% tambémpela média diária.

RECUONa comparação entre feverei-

ro de 2015 e fevereiro de 2014, osprodutos básicos lideram o recuodas exportações, com retração de9%, motivada principalmentepela queda no preço das commo-dities - bens agrícolas e mineraiscom cotação internacional. A que-da é puxada por soja (em grão efarelo), carne bovina, carne suínae minério de ferro.

Os produtos manufaturadostêm queda de 7,6% nas exporta-

ções na mesma comparação. Odesempenho negativo é moti-vado principalmente por óleoscombustíveis, polímeros plás-ticos, máquinas de terraplana-gem, motores e geradores.

A única categoria em quehouve crescimento das vendasexternas foi a dos semimanufa-turados, com expansão de 0,6%,motivado principalmente poróleo de soja em bruto, catodosde cobre e ouro em forma semi-manufaturada.

Em relação às importações,a queda entre fevereiro de 2015e fevereiro do ano passado con-centra-se nos seguintes produ-tos: combustíveis e lubrifican-tes (-40,8%), borracha e obras(-26,2%), veículos automóveis epartes (-20,0%).

41,2% dos proprietários de motos nãopagaram seguro obrigatório em 2014

Quatro em cada dez proprietáriosde motos não pagaram o seguro obri-gatório de acidentes no ano passado.A taxa de calotes do DPVAT de moto-cicletas foi de 41,2% em 2014, recor-de histórico, segundo levantamentoobtido pelo jornal O Estado de S. Paulo.Isso significa que quase oito milhõesdas 19,2 milhões de motos espalha-das pelo país estão irregulares.

O seguro compulsório para Da-nos Pessoais Causados por Veícu-los Automotores de Via Terrestre(DPVAT) é aquele que todo proprie-tário de veículo deve pagar anual-mente com o Imposto sobre a Propri-edade de Veículos Automotores(IPVA), cuja cobrança começa emjaneiro em boa parte do país. A obri-gação existe até mesmo para osveículos isentos de IPVA.

A inadimplência dos proprietári-os de motos vem em escala ascen-dente nos últimos anos - 37,7% em2012, 39,7% no ano seguinte e 41,2%em 2014. Há cinco anos, não passa-va de 30%. No Nordeste, que con-centra 27% da frota de motocicletasdo país, quase a metade das 5,4milhões de motos está sem licencia-mento porque os proprietários nãopagaram o DPVAT no ano passado(47,1%). Nos Estados do Norte(45,6%) e do Sul (42,8%) foram re-gistrados índices acima da médianacional - no Centro-Oeste e no Su-deste, 38% e 35% dos proprietáriosestão em débito com o seguro, res-pectivamente.

A inadimplência de automóveistambém está em patamar alto: quaseum quarto dos proprietários de 48milhões de carros não quitou o segu-ro em 2014. A taxa de calotes do ano

passado (24,6%) é a mesma da re-gistrada em 2012, mas superior à doano anterior (23,9%).

Além de estar com os veículosirregulares, os proprietários inadim-plentes não têm cobertura nos aci-dentes. Mesmo que o veículo nãoesteja em dia com o DPVAT ou nãopossa ser identificado, as vítimas ouseus beneficiários têm direito à co-bertura, independentemente da cul-pa. O valor da indenização é deR$ 13,5 mil no caso de morte ouinvalidez, e o reembolso de despe-sas médicas e hospitalares tem limitede R$ 2,7 mil.

A inadimplência é maior entre asmotocicletas por causa do custo doseguro e da falta de cobrança. ASuperintendência Nacional de Segu-ros Privados (Susep), vinculada aoMinistério da Fazenda, não reajustouo DPVAT em 2015, pelo segundo anoconsecutivo. Mesmo assim, as mo-tos pagam R$ 292,01, enquanto osveículos R$ 105,65.

FROTA

O diretor de Relações Institucio-nais da Seguradora Líder, MarcioNorton, reconhece que o número deinadimplentes é alto, mas ponderaque o dado incorpora veículos queestão fora de circulação, em ferros-velhos, por exemplo. Ele estima quea frota registrada pelo DepartamentoNacional de Trânsito (Denatran) es-teja “inchada” em 10%.

Segundo ele, o seguro de motosé mais caro por causa do número deacidentes. De janeiro a setembro de2014, motocicletas - que respondempor 27% da frota nacional - repre-sentaram 76% das indenizações.

Telefonia fixa está no topo da lista de reclamações no ParanáEm 2014, o Departamento

Estadual de Proteção e Defesado Consumidor (Procon-PR)atendeu 80.266 consumido-res. Na lista dos serviços commais reclamações e denúnci-as dos paranaenses estão te-lefonia fixa, bancos, telefoniamóvel, TV por assinatura,cartões de crédito e planos deassistência funerária.

Os dados foram divulgadosontem (09) pelo Sistema Nacio-nal de Informações de Defesa doConsumidor (Sindec), que reú-ne informações sobre as recla-mações apresentadas pelosconsumidores aos Procons.

No Paraná, a campeã dereclamações é a empresa de

telefonia Oi, com 5.569 regis-tros, seguida pela Organiza-ção Social de Luto de Curiti-ba, com 2.444 reclamações, epela Tim/Intelig, com 1.924atendimentos.

Em todo o país, foram regis-trados 2.490.769 atendimentospelos Procons integrados aoSindec, sendo que 62,7% foramreclamações e denúncias e37,3% correspondem a consul-tas e orientações prestadas aosconsumidores.

O boletim do Sindec apre-senta, entre outras informações,uma breve análise sobre os as-suntos maior destaque em âm-bito nacional e estadual e oranking com as empresas mais

demandas em cada Estado.Nesta edição, também é pos-

sível verificar a comparaçãoentre o volume de atendimentoo respectivo índice de soluçãoentre empresas de um mesmosetor econômico.

O Sistema Nacional de In-formações de Defesa do Consu-midor é informatizado e inte-gra o atendimento feito por Pro-cons de 26 Estados, do DistritoFederal e de 336 municípios. OBoletim Sindec 2014 está dispo-nível no link: http://www.jus-tica.gov.br/noticias/em-2014-mais-de-2-4-milhoes-de-con-sumidores-reclamaram-aos-p r o c o n s / b o l e t i m - s i n d e c -2014.pdf.

Page 5: 02 10 2015

O PRESENTE | 05TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL

Avaliação negativa do governo Dilma soma 44%, diz DatafolhaPesquisa ainda mostra que 23% dos entrevistados avaliaram o governo da petista como ótimo ou bom

POPULARIDADE EM BAIXA

O governo da presidentaDilma Rousseff (PT) é avalia-do negativamente por 44% dosentrevistados, segundo pes-quisa Datafolha divulgada nosábado (07). O índice de eleito-res que avaliaram o governoda petista como ótimo ou bomé de 23%. Outros 33% conside-ram a gestão regular e 1% nãosabe ou não respondeu.

A última pesquisa divul-gada pelo instituto, em 03 dedezembro de 2014, apontavaque Dilma tinha avaliaçãopositiva de 42% dos entrevis-tados. Outros 24% disseramno ano passado que o gover-no dela era ruim ou péssimo.

Ainda conforme o Datafo-lha, 46% dos eleitores ouvidosacham que Dilma mentiu du-rante a campanha eleitoral do

ano passado. Outros 14% acre-ditam que a então candidatafalou apenas mentiras duran-te o processo. A pesquisa mos-tra ainda que 47% dos brasi-leiros consideram a presiden-ta desonesta, 54% a conside-ram falsa e 50% indecisa.

Outro dado levantado in-dica que 26% dos eleitores dis-seram acreditar que a situa-ção econômica do próprioentrevistado iria piorar nesteano. Outros 38% disseram quea situação deve permanecerda mesma forma como está.

CORRUPÇÃO

NA PETROBRASAinda segundo o Datafo-

lha, apenas 14% dos eleitoresacreditam que Dilma não sa-bia do esquema de corrupção

na Petrobras. Outros 77% dosentrevistados acreditam que apresidenta sabia do esquema.Destes, 52% disseram que elasabia dos desvios na estatal edeixou que o esquema conti-nuasse. Para 25% dos que dis-seram que a petista sabia dosdesvios, mesmo sabendo, apresidenta nada pôde fazer.

De acordo com a pesquisa,21% dos entrevistados apon-taram a corrupção como omaior problema do país. Otema só ficou atrás da saúde,que contabilizou 26%.

O Datafolha fez a pesquisaentre a última terça (03) equinta-feira (05). O institutoouviu quatro mil eleitores em188 municípios. A margem deerro é de 2% para mais oupara menos.

Queda na avaliação do governoDilma é momentânea, diz ministra

A queda na avaliação dogoverno da presidenta Dil-ma Rousseff (PT), apontadapela pesquisa Datafolha, é“momentânea”, avaliouontem (09) a ministra daSecretaria de Direitos Hu-manos, Ideli Salvatti.

Ao participar de eventono Superior Tribunal Mili-tar, Ideli disse estar conven-cida de que, passada a fasede “ajustes” promovidospelo Executivo, a avaliaçãodo governo deve se recupe-rar ao longo do ano. “Ava-liações são sempre momen-tâneas e estamos absoluta-mente convencidos de quevamos recuperar (a confi-

ança do eleitor) com as me-didas que vão ser adotadasao longo deste primeiro anode segundo mandato da pre-sidenta”, opinou.

Para Ideli, “as conjun-turas” - como o anúncio daelevação de impostos e asdenúncias de corrupção naPetrobras - tiveram impac-to nas avaliações da popu-lação. “Mas da mesma for-ma que impactam negati-vamente, as ações que serãoadotadas e praticadas pelogoverno da presidenta Dil-ma, não tenho a menordúvida, farão sua avaliaçãosubir novamente”, argu-mentou a ministra.Para reverter desgaste, Dilma aposta

em retomar bandeiras de campanhaPara reverter a queda

abrupta de popularidade deDilma Rousseff (PT), a piormarca de um presidente desdeFernando Henrique Cardoso(PSDB) em 1999, o Palácio doPlanalto vai reformular suaestratégia de comunicação. Emmeio à sucessão de notíciasnegativas envolvendo os ru-mos da economia, as denúnci-as de corrupção na Petrobras eos efeitos das crises energéticae hídrica, auxiliares da petistaavaliam que chegou a hora de aprópria presidenta assumir oprotagonismo da “batalha dacomunicação” e defender a po-sição do governo perante aopinião pública.

A recuperação da imagemde Dilma também passa poruma reformulação da relaçãocom o Legislativo. Integrantes

do governo vão intensificarnesta semana uma repactua-ção com o PMDB após a vitóriaem turno único de EduardoCunha (PMDB-RJ) para a presi-dência da Câmara e o conse-quente isolamento dos petistasna Casa. Os cargos de segundoescalão serão a moeda de troca.

Dentro do novo roteiro, aideia é que Dilma rompa o isola-mento do Planalto, cumpramais agendas públicas e reto-me o hábito de conversar com aimprensa - a última entrevistaocorreu em 22 de dezembro, emcafé da manhã de fim de ano.

PROMESSAS

O Planalto aposta na cons-trução de uma agenda positivacom o lançamento da 3ª fase doMinha Casa Minha Vida nospróximos dias e do Mais Especi-

alidades, uma das promessasda campanha da petista.

Em outra frente, há a ex-pectativa que o pacote anti-corrupção para endurecer pe-nas contra malfeitos e a pro-posta de emenda constitucio-nal para aumentar as atribui-ções do governo federal na se-gurança pública - também te-mas da campanha à reeleição- ganhem respaldo popular.Dilma tem sido acusada pelaoposição de ter praticado “es-telionato eleitoral”.

O governo estuda ainda re-formular canais de comunica-ção direta da presidenta com oseleitores, como o programa derádio Café com a Presidenta e acoluna semanal Conversa coma Presidenta, publicada em jor-nais. Ambos estão suspensosdesde a campanha eleitoral.

PF apreendeu R$ 3,1 milhões emempresa investigada na Lava Jato

A Polícia Federal apreendeuR$ 3,1 milhões na 9ª fase da Ope-ração Lava Jato, deflagrada na últi-ma quinta-feira (05). A quantia foiencontrada na sede da empresaArxo Industrial, em Santa Catarina,durante o cumprimento dos man-dados de busca e apreensão auto-rizados pelo juiz federal Sérgio Moro.

De acordo com balanço divul-gado sábado (07), os agentestambém encontraram notas dedólares e euros, além de 500 re-lógios de luxo. Os valores foram

depositados em uma conta judi-cial na Caixa Econômica Federal.

Segundo o advogado dos só-cios da empresa, Leonardo Pere-ima, os valores encontrados erampara o pagamento de funcionári-os e de pró-labore de um dossócios da empresa. Para o Minis-tério Público Federal, Gilson JoãoPereira e João Gualberto Pereira,sócios da Arxo, e Sergio AmbrosioMarçaneiro, diretor-financeiro,pagavam propina para obter con-tratos com a BR Distribuidora, sub-

sidiária da Petrobras. Todos es-tão presos na Superintendênciada Polícia Federal em Curitiba.

No dia 16 de janeiro, CíntiaProvesi Francisco, ex-funcionáriado departamento financeiro, pro-curou o Ministério Público Federal(MPF) voluntariamente para denun-ciar os executivos. Aos investiga-dores, ela relatou que a empresapagava propina de 5% a 10% noscontratos com a BR Aviation, divi-são da Petrobras que atua no abas-tecimento de aeronaves.

Page 6: 02 10 2015

06 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015

Pela primeira vez no Re-latório de Mercado Focus,divulgado ontem (09) peloBanco Central, a medianadas projeções do mercadofinanceiro para a atividadebrasileira deste ano ficou es-tável. A estimativa para oProduto Interno Bruto(PIB) de 2015 passou de umaligeira expansão de 0,03%

para 0,00%. Esta foi a sextarevisão seguida para baixodesse indicador. Há quatrosemanas, a aposta era deuma alta este ano de 0,40%.

Para 2016, a expectativa éum pouco mais otimista. Aprevisão de alta 1,50% foimantida. Quatro semanasatrás, a mediana das proje-ções de crescimento do PIB

no ano que vem era de 1,80%.A produção industrial

segue como setor vital paraa confecção das previsõespara o PIB em 2015 e 2016.No boletim Focus, a media-na das estimativas do mer-cado para o setor manufa-tureiro revela uma expecta-tiva de alta de 0,44% paraeste ano ante 0,50% previs-

Brasil deve combater distorçãotributária para crescer, aponta OCDE

Reduzir a informalidade domercado de trabalho, avançarnos investimentos em educa-ção e infraestrutura, além decombater as “distorções tribu-tárias” e diminuir barreiras co-merciais. Essa é a receita da Or-ganização para a Cooperação eDesenvolvimento Econômico(OCDE), espécie de clube dospaíses mais ricos do mundo,para a retomada do crescimen-to da economia brasileira.

Em relatório divulgadoontem (09) no encontro doschefes de economia do G20,em Istambul (Turquia), o ór-gão apresentou uma série demedidas que, na sua visão,devem ser tomadas pelas au-toridades brasileiras. “A for-ça de trabalho mais qualifica-da, a melhoria na infraestru-tura e menos distorções tri-butárias resultariam em me-lhorias de produtividade”, diztrecho do documento, apre-sentado pelo secretário-geralda OCDE, o mexicano Angel

Gurría.O estudo enfatiza, por

exemplo, que nenhuma me-dida foi tomada para ameni-zar a questão dos tributos. Opaís, destaca, precisa “reduzira fragmentação e complexida-de do sistema”. O relatórioaponta, entre outras coisas,obras inacabadas do Progra-ma de Aceleração do Cresci-mento (PAC), sugerindo queo país “melhore a capacidadede executar projetos sem atra-sos desnecessários”. Nesse tre-cho, o OCDE destaca a neces-sidade de se modernizar o se-tor portuário e a rede de dis-tribuição elétrica.

O documento diz aindaque, para acelerar a produti-vidade, o país precisa investirna melhoria do seu sistemaeducacional. “Por meio deuma melhor remuneração dosprofessores e incentivos dedesempenho mais efetivos”,menciona. A OCDE recomen-da período escolar integral e a

construção de mais escolas.Também presente ao en-

contro em Istambul, o presi-dente do Banco Central bra-sileiro, Alexandre Tombini,disse no domingo (08) que opaís quer convencer o G20 deque está no caminho certopara aumentar a confiança eretomar o crescimento a par-tir de 2016. “Tenho a ambiçãode convencê-los de que temosa agenda certa para melhorara confiança no Brasil nos pró-ximos anos e de que as políti-cas que estamos implemen-tando criarão uma melhorperspectiva econômica no mé-dio prazo, começando em2016”, afirmou, ao respondersobre as intenções do Brasilna cúpula.

O chefe do BC brasileiroadmitiu que não há expecta-tiva de crescimento do paíspara 2015. “Como disse o mi-nistro Joaquim Levy (Fazen-da), (o crescimento) tende aser 'flat' (estável)”, comentou.

Mercado reduz previsão de expansão do PIB para zeroEstimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 passou de uma ligeira

expansão de 0,03% para 0%, a sexta revisão seguida para baixo

BANCO CENTRAL

ta na semana passada e de1,02% de quatro semanasatrás. Para 2016, as apostasde expansão para a indús-tria seguem em 2,50%, mes-mo patamar da semana an-terior, porém mais baixo doque o de um mês antes,quando estava em 2,65%.

Os economistas alteraramtambém suas estimativas

para o indicador que mede arelação entre a dívida líqui-da do setor público e o PIB.Para 2015, a mediana dasprevisões passou de 37% para37,20% - quatro semanasantes esse número estava em37,25%. No caso de 2016, asexpectativas subiram de 37%para 37,80%, mesmo pata-mar de um mês atrás.

Receita abre consulta a lote damalha fina do Imposto de Renda

A Receita Federal liberouontem (09) consulta ao loteresidual do Imposto de Ren-da Pessoa Física das declara-ções de 2008 (ano-base 2007)a 2014 (ano-base 2013). Aotodo, foram contemplados160.715 contribuintes, quereceberão R$ 300 milhões.

As restituições terão cor-reção de 9,11%, relativa àsdeclarações de 2014, a66,69%, para as declaraçõesde 2008. Os índices equiva-

lem à taxa Selic - juros básicosda economia - acumulada en-tre o mês de entrega da decla-ração até este mês.

A relação dos contribu-intes estará disponível na pá-gina da Receita Federal nainternet. A consulta tambémpode ser feita pelo telefone146 ou nos aplicativos daReceita Federal para tablets esmartphones.

Caso o valor não seja cre-ditado nas contas informadas

na declaração, o contribu-inte deverá receber o dinhei-ro em qualquer agência doBanco do Brasil. Também épossível ligar para os telefo-nes 4004-0001 (Capitais),0800-729-0001 (demais loca-lidades) e 0800-729-0088 (te-lefone especial exclusivopara deficientes auditivos)para agendar o crédito emconta-corrente ou poupan-ça, no nome do declarante,em qualquer banco.

Termina prazo para matrículade selecionados no ProUni

Os candidatos seleciona-dos na primeira chamada doPrograma Universidade paraTodos (ProUni) tiveram atéontem (09) para compareceràs instituições de ensino,comprovar as informaçõesprestadas na hora da inscri-ção e providenciar a matrí-cula. Já no próximo dia 19será divulgado o resultadoda segunda chamada. Aque-les que não forem seleciona-dos poderão participar dalista de espera nos dias 02 e03 de março.

O programa oferece bol-sas no Ensino Superior pri-vado com base nas notas doExame Nacional do EnsinoMédio (Enem). Este ano, fo-ram ofertadas 213.113 bol-sas - 135.616 integrais e 77.497parciais. As bolsas são para30.549 cursos em 1.117 insti-tuições.

Esta edição recebeu maisde 1,5 milhão de inscrições.Os cursos com o maior nú-mero de inscrições foram Ad-ministração, Direito, Peda-gogia e Engenharia Civil.

Casos de dengue crescem em2015, e número de mortes cai

O número dos casos dedengue em janeiro de 2015superou em 57,2% o númerode casos do mesmo períododo ano passado. De acordocom o Ministério da Saúde,foram quase 41 mil casos esteano contra 26 mil em janeirode 2014. O ministro da Saúde,Arthur Chioro, considerou aescassez de água um dos fato-res determinantes para o au-mento dos casos.

“A falta de água que acon-tece em muitas partes do paíse faz com que as pessoas ar-mazenem a água em condi-ções não adequadas, sem adevida proteção. Isso, semdúvida nenhuma, é um dosfatores desencadeantes”, ob-serva. Chioro, no entanto,ressaltou que outras regiões,que não sofrem com falta deágua, também registrarammais casos de dengue. “Por-tanto, não dá pra brincar. É

preciso que cada um faça suaparte”, alerta.

Apesar do aumento noscasos, o número de mortespela dengue apresentou fortequeda. Se, em janeiro de 2014,houve 37 mortes, no mesmoperíodo de 2015 esse númerocaiu para seis. “Isso significaque os nossos serviços de saú-de, médicos, enfermeiros edemais profissionais estãoatentos aos sinais de agrava-mento. Isso é decisivo paranão deixar que as pessoasmorram de dengue”, avaliouo ministro.

Além disso, os casos deno-minados como “dengue comsinais de alarme”, quando adoença tem mais chance de seagravar, também caíram. Aredução foi de 80,8%, com 402registros em janeiro de 2014 e77 registros no ano seguinte.Os casos graves, por sua vez,caíram de 49 para 14.

Page 7: 02 10 2015

TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL O PRESENTE | 07

ANÚNCIO SÓ EM MARÇO

Governo prepara pacote trabalhistaque deve somar R$ 10 bilhões

Entre as medidas estão o aumento de fiscalização nasempresas e a redução de despesas com programas

relacionados à saúde do trabalho

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

191 - PRF Paraná (@PRF191PR)Total de armas de fogo apreendidas pela PRF no Paraná é o maior dos

últimos seis anos.

Política Estadão (@EstadaoPolitica)Não somos satélites do PSDB, diz presidente do PSB.

Folha de S.Paulo (@folha)71% dos brasileiros não têm partido de preferência.

Estadão (@Estadao)Eduardo Cunha: legalização do “aborto só vai à votação se passar

pelo meu cadáver”.

Globoesporte.com (@globoesportecom)Campeão, Bernardinho enaltece Gabi: “Uma mistura de Giba com

Fofão”. Aberto do Brasil inicia com presença de campeões e brasileiro

favorito.

Carta Capital (@cartacapital)Pesquisas para vacina contra a dengue animam, mas há quatro tipos

do vírus. Planalto elabora pacote anticorrupção que trará medidas prometidas

por Dilma na eleição.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Sotaque britânico é eleito o mais bonito em pesquisa sobre paquera

ao redor do mundo.

Valdomiro Cantini (@CantiniCBN)Radialista da CBN Cascavel

“Engrossa” a greve dos professores em Cascavel. Os deputados sãoalvo dos manifestantes.

A Voz do Brasil (@avozdobrasil)#Estudantes podem solicitar suspensão temporária do #Fies até 30

de abril.

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Cássio disse que juiz “queria aparecer” ao expulsá-lo. 8º em torneio amistoso, rúgbi feminino do Brasil sonha com medalha

olímpica nos Jogos do Rio.

PMDB Nacional (@PMDB_Nacional)PMDB deve apresentar nesta terça-feira (10) nome do indicado à

presidência da CCJ.

Jornal do Brasil (@JornaldoBrasil)HSBC na Suíça ajudava em fraude fiscal de “clientes vips”. Atores,

atletas, reis e traficantes são investigados.

Veja (@Veja)Mercado reduz previsão e projeta PIB zero em 2015. Rigidez de Eduardo Cunha muda rotina na Câmara.

Míriam Leitão (@MiriamLeitaoCom)Jornalista

Novo presidente da Petrobras terá que resolver o balanço e reverterdesconfianças de acionistas e funcionários.

Zero Hora (@zerohora)Câncer de pulmão é mais letal em mulheres de países ricos do que o

de mama. Para reverter desgaste, Dilma aposta em retomar bandeiras de

campanha.

Reuters Brasil (@ReutersBrazil)Obama e Katy Perry se unem no Grammy contra a violência

doméstica.

O governo federal preparamais um pacote envolvendoprogramas trabalhistas quedeve somar, entre aumentode arrecadação e corte de gas-tos, R$ 10 bilhões neste ano.Em visita à sede da Força Sin-dical, em São Paulo, o minis-tro do Trabalho, Manoel Dias,afirmou ontem (09) que entreas medidas estão o aumentode fiscalização nas empresas ea redução de despesas comprogramas relacionados àsaúde do trabalho. Os deta-lhes das ações devem ser anun-ciados até março.

Apesar de procurar reduzirdespesas em mais programastrabalhistas, o ministro afir-mou aos sindicalistas que “nãovai haver redução de investi-mentos em benefícios sociais”.Na sede da central sindical, Diasouviu muitas críticas relacio-nadas a regras que já foram

alteradas, como a de concessãodo seguro-desemprego.

Segundo o ministro, cercade R$ 2,7 bilhões seriam obti-dos com o incremento da fisca-lização eletrônica. Esse tipo deação aumenta o universo deempresas fiscalizadas, coibin-do inadimplência e fraude nopagamento de contribuições,como o Fundo de Garantia doTempo de Serviço (FGTS).

A fiscalização eletrônica foilançada em abril do ano pas-sado. Na ocasião, o ministé-rio informou que ela se res-tringiria ao pagamento doFGTS. Depois, seria expandi-da para o cumprimento decota de aprendizes, dimensio-namento de serviços especi-alizados em segurança, pre-venção de acidentes de traba-lho etc. O governo estima quesó no FGTS a sonegação sejade 7% a 8% dos valores pagos,

que somaram R$ 94 bilhõesem 2013, no dado mais recen-te disponível. Segundo Dias,a fiscalização eletrônica tam-bém deve ajudar a elevar acobrança de multas das em-presas que desrespeitam asregras trabalhistas.

Ele ainda afirmou que ou-tros R$ 2,6 bilhões viriam daformalização de 500 mil tra-balhadores. Segundo o mi-nistro, existem hoje cerca de14 milhões a 15 milhões detrabalhadores nessa situação.Ele não detalhou como vaicolocar todo esse contingenteno mercado formal.

Em outra frente, o Ministé-rio vai tentar reduzir os gastosrelacionados à saúde do traba-lho, que custam algo em tornode R$ 70 bilhões por ano. “Va-mos nos debruçar sobre as pla-nilhas para saber o que podeser otimizado”, expôs.

Economistas elevam projeção da inflação a 7,15% em 2015Economistas de instituições

financeiras elevaram pela sex-ta semana seguida a perspecti-va para a inflação neste ano,para mais de 7%, com os preçosadministrados mais elevadosem meio a uma economia estag-nada e com o juro básico maisalto neste semestre.

De acordo com a pesquisaFocus do Banco Central divul-gada ontem (09), os economis-tas continuam vendo nova ele-vação da Selic em 0,25% emmarço, para 12,50%. Mas pas-saram a ver mais uma alta tam-bém de 0,25% na reunião se-guinte, em abril, com a taxabásica indo a 12,75%. Entretan-

to, a perspectiva é de que naúltima reunião do ano do Co-mitê de Política Monetária (Co-pom), em novembro, a Selic sejareduzida a 12,50%. Para 2016,foi mantida a perspectiva deque a Selic encerrará a 11,50%.

O top-5 de médio prazo, comos economistas que mais acertamas projeções, por sua vez, ainda vêa Selic a 13% ao final deste ano,mas reduziu a projeção para o fimde 2016 a 11,50%, contra 11,75%antes. Em relação à inflação, aestimativa para a alta do IPCAem 2015 agora é de 7,15%, contra7,01% anteriormente.

A expectativa de inflaçãonão arrefece diante da pressão

dos preços administrados. Aprojeção para a alta desse gru-po subiu na pesquisa para9,48%, contra 9% anteriormen-te, na nona semana seguida dealta das estimativas. Em janei-ro, o IPCA saltou 1,24%, maioravanço em 12 anos, devido àstarifas de energia elétrica etransportes, bem como aos pre-ços de alimentos.

A última vez que o IPCA fi-cou acima de 7% foi em 2004, aosubir 7,60%. A meta do governoé de 4,5%, com margem de 2%.

A projeção para o IPCA no finalde 2016 permaneceu em 5,60%,com avanço de 5,50% dos admi-nistrados, contra 5,80% antes.

Preço médio da gasolina aumentou 7,5%O preço médio da gasoli-

na nos postos do país passoude R$ 3,03 na última semanade janeiro para R$ 3,26 nasemana iniciada no dia 1º defevereiro, um aumento de7,5%. Segundo levantamen-to da Agência Nacional doPetróleo, Gás Natural e Bio-combustíveis (ANP), o preçomáximo ao consumidor pas-sou de R$ 4,29 para R$ 4,51

em uma semana.O maior preço médio para o

litro da gasolina foi registradono Acre: R$ 3,62 e o menor, naParaíba: R$ 3,08. O levantamen-to foi feito em mais de 8,5 milpostos. O preço médio do dieselaumentou de R$ 2,61 paraR$ 2,74 da semana passada paracá, um aumento de 4,9%.

A mudança nos preços é con-sequência do aumento das alí-

quotas do Programa de Inte-gração Social (PIS) e da Con-tribuição para o Financia-mento da Seguridade Social(Cofins) sobre a gasolina e oóleo diesel, que começou a va-ler no último dia 1º. A expecta-tiva do governo era que o au-mento dos dois tributos cor-respondesse a R$ 0,22 por li-tro da gasolina e R$ 0,15 porlitro do diesel.

Page 8: 02 10 2015

08 | O PRESENTE ESTADO TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015

Dobra número de atendimentos pelo sistema on-line do DetranEm 2013 foram 492.539 processos finalizados, enquanto que no ano

passado esse número saltou para 946.409 pedidos registrados

TECNOLOGIA

Em 2014, o uso dos serviçoson-line Detran Fácil, oferecidopelo Departamento de Trânsi-to do Paraná (Detran), dobrou.Se em 2013 foram 492.539 pro-cessos finalizados, no ano pas-sado foram 946.409 pedidos re-gistrados.

O acesso é feito pelo sitewww.detran.pr.gov.br. O De-tran Fácil Sistema permite fazeremissão, renovação ou segundavia da Carteira da Nacional deHabilitação; Permissão Interna-cional para Dirigir; segunda viado Certificado de Registro e Li-cenciamento de Veículo; agendade curso de reciclagem; mudan-ça de endereço; defesa de sus-pensão e cassação de CNH; edefesa de infrações estaduais.

Desde o lançamento do ser-viço, em maio de 2011, o DetranFácil entregou 1,7 milhão dedocumentos e teve 26 milhõesde acessos e dez milhões de usu-

ários. Somente em janeiro de2015, foram 35 mil processos.“O uso de tecnologia nos servi-ços públicos é uma realidadeirrevogável e o Paraná tem sidopioneiro na oferta de novas pla-taformas e facilidades”, diz odiretor-geral do Detran-PR,Marcos Traad.

O sistema on-line diminui aburocracia nos processos e re-duz em até duas horas o tempode espera nas unidades do De-tran. “As pessoas deixam de sedeslocar até uma sede física dodepartamento e, com isso, osfuncionários podem atendercom mais agilidade os usuáriosque dependem de atendimentopresencial. Todos são benefici-ados”, completa Traad.

Com novos serviços incor-porados ao longo do ano, o nú-mero de processos finalizadospela internet cresceu 1.646% emquatro anos e se distanciou dos

Porte de arma para agentes penitenciários é regulamentadoO secretário da Segurança

Pública e Administração Pe-nitenciária, Fernando Francis-chini, assinou a resolução 19/2015 que regulamenta a con-cessão do porte de arma defogo aos agentes penitenciári-os do Paraná. O documento foipublicado ontem (09) em Diá-rio Oficial.

O decreto nº 12.219/2014,assinado pelo governador BetoRicha, já previa a autorizaçãopara que o agente penitenciá-rio, ocupante de cargo efetivodo Quadro Próprio do PoderExecutivo do Paraná, portas-se arma de fogo fora do horá-rio de serviço.

Pela resolução fica permiti-do o uso de arma aos agentespenitenciários que já tenham oregistro específico expedidopela Polícia Federal, antes mes-mo da expedição das Cédulas

de Identidade Funcional. A me-dida abrange mais de 70% dosprofissionais, de acordo com osindicato que representa a cate-goria. “O porte de arma previs-to nesta resolução se refere aarmas de propriedade dos agen-tes penitenciários do Estado doParaná para defesa pessoal e deterceiros, exclusivamente foradas unidades penais”, diz tre-cho do documento.

Francischini também deter-mina que o Instituto de Identifi-cação faça, com urgência, a ex-pedição das novas Cédulas deIdentidade Funcional dos Agen-tes Penitenciários. “O porte dearma de fogo tem por objetivo adefesa pessoal do agente peni-tenciário e deverá ser exercidoem locais adequados e com a dis-crição necessária, devendo serobservada a doutrina de usoprogressivo da força, o não uso

de bebidas alcoólicas ou de me-dicamentos que prejudiquem osreflexos”, explica o secretário.

A resolução ainda reforçaque o mau uso do armamentoimplicará na responsabilidadeadministrativa e criminal doagente penitenciário, além dasuspensão ou cassação da au-torização do porte.

Para o presidente do Sindi-cato dos Agentes Penitenciári-os do Estado do Paraná (Sin-darspen), Antony Johnson, amedida atende o anseio dosprofissionais e valoriza a classedos trabalhadores. “O porte dearma é uma luta histórica dosagentes e essa decisão deixa to-dos mais motivados ao traba-lho. Já a expedição das cédulasfuncionais pelo Instituto deIdentificação vai efetivamenteatender a reivindicação em suatotalidade”, diz ele.

Escolas receberam R$ 4,2milhões do Fundo Rotativo

A Secretaria de Estado daEducação repassou R$ 4,2 mi-lhões na conta das escolasestaduais para compra demateriais de consumo, comoprodutos de limpeza, lâm-padas e material de expedi-ente. O recurso é referente àprimeira parcela da cotanormal de consumo do Pro-grama Fundo Rotativo.

“Somente as escolas queapresentarem algum tipo dependência em suas prestaçõesde contas terão os valores blo-queados, até a sua regulari-zação”, afirma o chefe da Co-ordenadoria de Apoio Finan-ceiro à Rede Escolar, ManoelJosé Vicente.

No ano passado foram li-berados para as escolas cer-ca de R$ 52 milhões em cotasdo Fundo Rotativo. O pro-grama repassa recursos àsescolas estaduais para a ma-nutenção e outras despesasrelacionadas com a ativida-de educacional.

PAGAMENTOS

Por outro lado, o Governodo Estado informou que acer-tará ainda neste mês o paga-mento das rescisões dos pro-fessores contratados por Pro-cesso Seletivo Simplificado

(PSS). O terço de férias dos pro-fessores será pago em duasparcelas, em março e abril.

O secretário estadual daEducação, Fernando XavierFerreira, afirma que a Secre-taria, por sua natureza e di-mensão, foi a mais atingidaneste momento, pelas medi-das de reequilíbrio orçamen-tário. “Tivemos que tomar al-gumas medidas mais duras,porém necessárias, e que sefossem proteladas iriam sur-gir no decorrer do ano commuito mais problemas, comofalta de pagamentos de salá-rios do quadro de funcionári-os”, afirma Xavier.

PROFESSORES EM SALA

Além dos cerca de 50 milprofessores da rede, o gover-no estadual distribuiu aulaspara 4.522 professores apro-vados no último concursopúblico e também contratoumais dez mil professores PSS,que já estão sendo chamados,pois a seleção aconteceu nofim do ano passado.

A Secretaria da Educaçãocancelou, neste período, aslicenças especiais e destacoupara as salas de aulas profis-sionais que estavam em áre-as administrativas.

Governo deposita valores dashoras extras de servidores da saúde

O Governo do Estado depo-sitou ontem (09) os valores cor-respondentes às horas extrasrealizadas pelos servidores dasaúde no mês de novembro. Naúltima sexta-feira (06), tambémfoi autorizado o pagamentodos valores referentes à folhacomplementar de dezembro.

As medidas de ajuste come-çaram a ser tomadas pelo go-verno no fim do ano passado,com projetos de lei que reequi-libraram as alíquotas de ICMSe IPVA e da contribuição pre-videnciária dos servidores ina-tivos e pensionistas.

No início de 2015, 18 decre-

tos foram editados e tambémcontribuíram para o ajuste,que se completa agora comdois projetos de lei enviados àAssembleia Legislativa, tra-tando basicamente de redu-ção de despesas e de melhoriada eficiência na administra-ção tributária.

pouco mais de 54 mil documen-tos solicitados no primeiro anodo sistema.

ACESSO

Além do acesso pelo site, osserviços também estão na TVDigital e nos terminais de auto-atendimento - que estão sendo

preparados para aceitar paga-mento via cartão de débito. Jásão 223 equipamentos instala-dos em Ciretrans e locais degrande circulação, como shop-pings, mercados e prefeituras,em 165 cidades do Estado. Elesforam responsáveis por 678 milserviços nos últimos dois anos.

Desde o final do ano passado,o Detran Fácil permite ainda queo usuário cadastrado tenhamais interatividade com o ór-gão e receba avisos de venci-mento da habilitação, anda-mento de processos e resulta-dos de provas e exames poremail e mensagem SMS.

Desde olançamento do

serviço, em maiode 2011, o DetranFácil entregou 1,7

milhão dedocumentos e

teve 26 milhõesde acessos e dez

milhões deusuários

Juliano Pedrozo/DetranPR

Page 9: 02 10 2015

O PRESENTE | 09TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015 POLÍTICA

Câmara tem novo vereador; Ari Hansen é empossadoMARECHAL RONDON

Peemedebista fez o juramento ontem (09), durante sessão ordináriaParticipar de uma eleição e

ficar na quarta suplência podeser desanimador do ponto devista de conseguir assumiruma vaga na Câmara de Vere-adores. Em Marechal CândidoRondon, contudo, nem mes-mo essa colocação impediu queo quarto suplente da coligaçãodo PMDB-PT-PDT-PCdoB fos-se empossado vereador. Nasessão ordinária de ontem (09)da Casa de Leis, Ari Hansen(PMDB), que obteve em 2012um total de 738 votos, fez ojuramento e tomou posse.

A oportunidade surgiu aopeemedebista após um imbró-glio. No dia 19 de janeiro, o pre-feito Moacir Froehlich (PMDB)chamou novamente os três ve-readores Adriano Cottica (PP),Elveni Capitani Turmina (Mari)(PMDB) e Hilário Gauer (PMDB)para compor o primeiro esca-

lão, bem como o primeiro su-plente da coligação encabeçadapelo PMDB, Arlen Güttges (PDT).

Com isso, foram convoca-dos para assumir uma cadeirano Legislativo os suplentes Clei-ton Freitag (Gordinho do Suco)(PP), Ceno Unfried (PMDB) eAlvori Ahlert (PT). Os dois pri-meiros já tomaram posse. Pas-sado o prazo de 15 dias, o petis-ta renunciou ao direito de setornar vereador devido a ou-tros projetos profissionais naUniversidade Estadual do Oes-te do Paraná (Unioeste), onde éprofessor. Após isso, o presi-dente da Casa de Leis, JoãoMarcos Gomes (PP), convocouentão, na última sexta-feira(06), o quarto suplente Ari Han-sen. Nesse meio tempo aindahouve a morte do vereadorGauer, a partir da qual Arlenherdou sua vaga na Câmara.

Registro do momento em que Ari Hansen fazia o juramento para ser empossado vereador

Em seu primeiro discursocomo vereador, na tribuna, opeemedebista enalteceu o apoiode seus familiares e amigos elembrou do suplente e profes-sor Alvori Ahlert, que optou porpermanecer na Unioeste. Eletambém se colocou à disposi-ção do PT. “Estarei nessa Casade Leis para cumprir minhafunção de legislador, não esque-cendo principalmente das cau-sas do homem do campo. Esta-rei empenhado nas demandasdos bairros e, de forma geral,apoiarei causas gerais, comosaúde, educação, comércio e aindústria, setores dos quais ob-tive vários apoios”, destacou, ci-tando ainda o sistema coopera-tivista. “Continuarei sempreatento a outras áreas, como cul-tura, serviços, obras, trabalho,emprego e transporte”, citou.

Fotos: Maria Cristina Kunzler

Ari Hansen aofazer uso datribuna para

discursar pelaprimeira vez:

“Serei vereadornão apenas aosque votaram em

mim, mas detodos os

rondonenses”

Page 10: 02 10 2015

10 | O PRESENTE POLÍTICA TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015

Professores cobram vereadores para que pressionem deputadosProfissionais que integram a categoria participaram da sessão da Câmara, ontem (09), para expor

situação do funcionalismo público e se posicionar contra projetos do Governo do Estado

EM MARECHAL RONDON

A greve dos professores darede estadual de ensino, apro-vada no fim de semana e de-flagrada ontem (09), está con-tando com apoio de vereado-res de Marechal Cândido Ron-don, independente de corespartidárias. Na sessão ordi-nária de ontem da Casa deLeis rondonense, esse foi oprincipal assunto em debate.Na oportunidade, diversosprofessores estiveram presen-tes para se manifestar contraprojetos do Governo do Esta-do que devem entrar em vota-ção hoje (10) na AssembleiaLegislativa. Todos os edis queusaram a tribuna se posicio-naram favoráveis à classe.

Representando a categoria,a professora Janete Coimbrafez uso da tribuna para exporos motivos que culminaramcom a greve. Ela relembroufatos que vêm sucessivamenteocorrendo e estão desagradan-do a classe. O estopim foi re-gistrado na semana passada,quando um pacote de projetosfoi encaminhado pelo gover-no estadual à Assembleia Le-gislativa para cortar gastos,atingindo o funcionalismo.

A profissional relatou queuma comitiva visitou na últi-ma sexta-feira (06) o deputa-do estadual Elio Rusch (DEM)e no dia seguinte o deputadoestadual Ademir Bier (PMDB).Ambos teriam proposto al-gumas alterações na propos-ta do governo. “Não quere-mos emenda. Somos contraesse pacote. A única coisa quedá para aproveitar disso é aproposta de gratificação para

Professores fizeram um protesto silencioso com faixas durante a sessãoordinária da Câmara de Vereadores de Marechal Rondon, ontem (09)

Projetos que cortam gastospúblicos devem ser votados hoje

Os dois projetos do Go-verno do Estado que pro-põem um conjunto de me-didas para cortar gastospúblicos e o projeto quecria a Ouvidoria do PoderLegislativo devem ser vo-tados pelos deputados nasessão plenária de hoje (10),na Assembleia Legislativa.As três matérias devem seranalisadas em regime deComissão Geral, receben-do os pareceres das Comis-sões Permanentes, que ain-da não foram constituídasneste início do ano legisla-tivo, no próprio plenário.

Por isso, foi protocola-do ontem (09), pelo líder dogoverno, deputado LuizCláudio Romanelli(PMDB), um requerimentoque recebeu apoio de mais19 parlamentares solicitan-do a transformação do ple-

incentivar os consumidores apedir nota fiscal”, afirmou aprofessora.

Ela frisou ainda que foidentro de um contexto quevem se arrastando há meses éque a categoria decidiu entrarem greve. “Não gostamos degreve, mas fomos obrigados aentrar nessa greve. Não tive-mos outra alternativa”, de-clarou. “Não podemos deixarque esses projetos releguem aeducação pública a um segun-do plano. Queremos que vo-cês (vereadores) cobrem osdeputados e que vocês ospressionem”, emendou.

PRINCIPAIS QUEIXASA classe reclama a falta de

pagamento do terço de fériasdos professores e das rescisõestrabalhistas de 29 mil profes-sores temporários contratadosvia Processo Seletivo Simplifi-cado (PSS). No primeiro caso,o Governo do Estado prometefazer o pagamento em duasparcelas, previstas para marçoe abril. Na segunda situação,o Executivo paranaense infor-mou que o pagamento estáprogramado para este mês.

Além disso, a categoria écontra as últimas propostasdo governo para cortar gas-tos. Duas delas afetam todo ofuncionalismo do Estado: aextinção do quinquênio - acada cinco anos os servidoresrecebem um acréscimo de 5%do salário - e a criação de umteto da previdência estadual,de R$ 4,6 mil. No caso dasmudanças no quinquênio, se-gundo informações, o gover-

no teria recuado.Outras cinco mudanças

afetam exclusivamente o ma-gistério. Dentre elas está aretirada de licenças, que po-dem ser usadas, por exemplo,para realizar cursos de especi-alização. Pelo projeto, paraconseguir licença será preciso

nário em Comissão Geralpara a votação das matérias.

Segundo o presidente daAssembleia, deputado Ade-mar Traiano (PSDB), o mo-mento é de diálogo e de bus-car o consenso. “Queremosconduzir o processo da for-ma mais democrática possí-vel”, declarou.

Romanelli afirmou queos projetos do Executivoestão em regime de urgên-cia e que um grande esforçovem sendo feito pelo Estadopara atender as reivindica-ções dos professores e servi-dores públicos, que não con-cordam com as mudançaspropostas. Ele sinalizou quehá possibilidade de que se-jam apresentadas no decor-rer dos debates emendas, oumesmo um substitutivo ge-ral, para assegurar algunsitens que o funcionalismo

considera como prioritári-os. Há um grande questio-namento da categoria emrelação às alterações queatingem o regime de pro-gressão dos professores etambém o fim do quinquê-nio e do anuênio.

Na tarde de ontem, osdeputados Professor Le-mos (PT) e Tadeu Veneri(PT) protestaram em ple-nário contra as medidas epediram o adiamento davotação das matérias.“Precisamos ampliar asdiscussões sobre o tema”,argumento o ProfessorLemos, durante a sessãoplenária, que foi acompa-nhada por professores es-taduais e lideranças dosservidores públicos. Elesocuparam as galerias doplenário pedindo a retira-da dos projetos de pauta.

ter o aval diretamente do se-cretário de Educação ou dodiretor-geral.

O governo também pro-pôs fazer o remanejamento de12 mil professores que estãoem funções administrativaspara que retornem às salas deaula, e o número de temporá-

rios será reduzido de 29 milpara dez mil. O auxílio-trans-porte, que vai de R$ 360 a R$740 dependendo do númerode horas trabalhadas, não serápago durante as férias ou afas-tamentos. E os atestados desaúde terão que ser validadospela perícia oficial do Estado.

Falando em nomeda categoria, a

professora JaneteCoimbra fez usoda tribuna para

expor os motivosque levaram aclasse a entrar

em greve

Fotos: Maria Cristina Kunzler

Page 11: 02 10 2015

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]ÁRIES: Negócios e ques-tões relacionadas a impos-tos e investimentos estãoenfatizadas. É necessário

que conheça as origens inconscientesde suas atitudes.

TOURO: Momento impor-tante para compreenderas nuances emocionais desuas relações e parceri-

as. Perdoe e elimine velhos padrõesde conduta.

GÊMEOS: Oportuno pararefletir, aprimorar atitu-des e se desenvolveremocionalmente. O tra-

balho é um assunto de suma impor-tância no dia de hoje.

CÂNCER: Belo momentopara realizar as mudançasque lhe libertam de antigospadrões. Questões relaci-

onadas à casa, família, emoções enegócios estão ativadas.

LEÃO: Você deve se co-nhecer e se centrar mais.É necessário que compre-enda o porquê de certas

atitudes e situações. Reflita sobrecomo tem se expressado.

VIRGEM: A capacidade dereflexão e de percepçãoprofunda dos fatos estáacentuada. Oportuno para

refletir sobre como tem expressadoemoções e pensamentos.

LIBRA: Refl i ta sobrecomo está lidando com asfinanças e os valores. Aexpressão de talentos

está estimulada, bem como a capa-cidade de negociação.

ESCORPIÃO: Cuidadocom a tendência a tentarmanter o controle das situ-ações. Procure fluir mais.

Um dia de poderosas intuições e desentimentos intensos.

SAGITÁRIO: Momentooportuno para realizar eli-minações e transforma-ções emocionais. Neces-

sidade de se conectar ao sagrado.Fique de olho nas emoções.

CAPRICÓRNIO: Projetose trabalhos que envolvemequipe estão estimuladosnesse momento. Reflita

sobre as amizades e o contato comgrupos e empresas.

AQUÁRIO: Questões pro-fissionais e financeirasestão em pauta. Um diaem que você deve agirintuitivamente nas diferen-

tes situações que se apresentarem.

PEIXES: Você está bus-cando dar um novo sen-tido às suas experiênci-as. Momento que favo-

rece a conexão com a intuição etambém a eliminação de velhospadrões.

BOLOINTEGRAL

DE BANANA

Modo de preparo:Corte as bananas em rodelas e reserve. Se utilizar a linhaça para

substituir os ovos, triture a linhaça, misture com a água morna e deixedescansar por cinco minutos. No liquidificador, coloque a linhaça com água(ou os ovos), o óleo e o açúcar mascavo e processe por cinco minutos. Leveeste creme para uma tigela, acrescente a farinha integral, a aveia, asbananas cortadas e a canela. Misture aos poucos. Adicione o fermento emexa levemente, adicione o iogurte natural. Coloque a massa em uma formauntada e leve ao forno preaquecido por 35 minutos ou até assar. Se desejarfaça uma mistura de açúcar com canela e coloque por cima.

Ingredientes:4 colheres (sopa) de linhaça emgrãos ou 4 ovos, de preferência,caipiras2 xícaras (chá) de água morna(para misturar com a linhaçamoída)¾ xícara (chá) de óleo1 e ½ xícara (chá) de açúcarmascavo

TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015 VARIEDADES O PRESENTE | 11

¾ xícara (chá) de farinha de trigointegral½ xícara (chá) de aveia emflocos½ colher (sopa) de fermento empó1 copo de iogurte natural1 colher de (chá) de canela empó2 bananas maduras

TERÇA-FEIRA (10)

*

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos amudanças em função da edição das novelas.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Maurílio assiste à discussão entre Merival e José Alfredo. Felipe fogee Xana cuida de Cláudio. Josué tenta convencer José Alfredo de que MariaMarta pode estar envolvida com Merival. Maria Ísis enfrenta Maria Marta.Enrico avisa a Beatriz sobre o atentado e Leonardo tenta tranquilizá-la. JoséAlfredo humilha Maria Marta. Leonardo leva Enrico para o hospital. MariaClara vê Maria Marta e Silviano dançando juntos. Orville confessa a Jonasque não quer mais explorar Salvador. Cláudio é operado e Leonardoconforta Beatriz. Maria Clara e João Lucas descobrem que Silviano já foicasado. Marilda vai à casa de Xana à procura de Luciano. Carmem denuncia

Salvador. Beatriz intima Enrico a doar sangue para Cláudio. JoséAlfredo encontra Maurílio sentado em sua sala na joalheria Império.

IMPÉRIO

Ricardo pede para Marcelo se afastar de Maria Inês até Úrsula melhorar.Manuel fica preocupado com a falta de notícias de Tina. Marcos avisa a Suelique terá que ocupar o posto antigo de secretária, para vigiar os passos deMaria Inês e Caíque no hospital. Nildes lembra que foi Marcos quem aplicoua anestesia em um paciente, e não Israel. Israel briga com Marcos equestiona até quando o primo irá prejudicá-lo.

ALTO ASTRAL

Rafael tenta tranquilizar Sandra. Carlota humilha Vitória e Beto tentadefendê-la. Pedro avisa a Augusta que fará um curso para aprendermecânica de avião. Vitória pede para Homero marcar um encontro com oCorvo. Sandra dá um ultimato em Vicente por causa de Pedro. Beatrizencontra Cláudia e Otávio. Leonor leva Sebastiana para ajudar nas tarefasdomésticas e Elísio não gosta. Gilda se preocupa com a gravidez e Rafaelsugere que Mário se mude para a casa da Urca. Paulo apoia Diana. Wilsonmarca um encontro de Vitória com o Corvo, mas Carlota aparece na igreja.

BOOGIE OOGIE

Jade afirma a Cobra que usará o segredo de Bianca para conseguir opapel de Julieta. Cobra exige que Jade não prejudique Karina. Sol e Wallacepensam em formas de arrecadar dinheiro para comprar as passagens deMari e Jeff para o Rio de Janeiro. Lucrécia aconselha Jade. Lobão confirmapara Nat a prisão do assassino de Alan, mas a lutadora desconfia dahistória. Jade ameaça revelar o segredo de Pedro para Karina, mas Cobraa impede. Jade confessa a Cobra que quer o papel de Julieta para que suamãe a veja no palco. Duca e Gael desconfiam da história do supostoassassino de Alan. Cobra garante que ajudará Jade a conseguir o papelde Julieta, mas pede à menina que não chantageie Bianca.

MALHAÇÃOTURISTAS PELO BRASIL

Dois turistas andavam pelo Brasil e um deles diz:- Estamos no Rio Grande do Sul.

- Como é que você sabe? - Pergunta o outro.- Tomei um chimarrão.

- Estamos em São Paulo.- Como é que você sabe?

- Tomei uma xícara de café.- Estamos em Minas Gerais.- Como é que você sabe?- Tomei um copo de leite.

- Estamos no Rio de Janeiro.- Como é que você sabe?- Tomei uma bala perdida.

CONTANDO COM O BÊBADOUm bêbado perguntou ao outro:

- Você sabe contar?- Sei.

- O que vem depois de 51?- Uma rodelinha de limão.

O QUE É LADRÃOO garoto chega da escola e o pai pergunta:

- E aí, filho, o que aprendeu hoje?- Aprendi o que é um ladrão...

- É mesmo? Então me explica o que é um ladrão.- Por exemplo - diz o garoto, copiando a fala da professora -, se eu

pego uma nota de R$ 100 do seu bolso, pai, o que eu sou?E o pai responde:

- Sua mãe...

Page 12: 02 10 2015
Page 13: 02 10 2015

O PRESENTE | 13TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL

MARECHAL RONDON

Observatório Social busca reforçar parcerias com entidadesEntidade apresenta metas e projetos que pretende realizar durante o ano

O Observatório Social deMarechal Cândido Rondonrealizou ontem (09), no au-ditório da Associação Co-mercial e Empresarial (Aci-macar), reunião com inte-grantes de entidades repre-sentativas da sociedade afim de apresentar as metase os projetos que pretenderealizar durante o ano.

Na ocasião, os membrosdo Observatório reforçaramaos presentes a importância

Carnê do IPTU em Toledoé disponibilizado on-line

A Secretaria da Fazendade Toledo disponibiliza paraimpressão, desde sexta-feira(06), por meio do site do mu-nicípio, o carnê do ImpostoPredial e Territorial Urbano(IPTU). A medida tem o in-tuito de facilitar a obtençãodo boleto para pagamento,seja de forma única ou par-celada, para os interessadosem já fazer a operação. Adistribuição nas residênciasserá feita pelos Correios e oscidadãos começarão a rece-ber os carnês na segundaquinzena de fevereiro.

Para obter o documen-

t o , a p e s s o a d e v e a c e s -s a r o s i t e d a p r e f e i t u -r a (www.toledo.pr.gov.br)e clicar no link 2ª Via On-Line do IPTU. A expectativade arrecadação para 2015 épróxima de R$ 25 milhões.Neste ano, o IPTU sofreuapenas a atualização segun-do o Índice Nacional de Pre-ços ao Consumidor (INPC)do Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística(IBGE). Os valores de au-mento foram de 6,23%, per-centual calculado com baseno acumulado de janeiro adezembro de 2014.

de atuar sobre compras di-retas, intensificar o moni-toramento on-line e presen-cial de empenhos, realiza-ção de serviços e pagamen-tos; atrair mais voluntári-os, especialmente de distri-tos, para capacitar cidadãosa fiscalizar e monitorar aexecução de serviços públi-cos; e conquistar mais man-tenedores, para aumentarequipe de trabalho e inten-sificar o monitoramento.

De acordo com o presi-dente do Observatór io ,Gelson Arlei dos Santos, aluta não pode parar. “Éimportante envolver vári-os segmentos da sociedadeorganizada , jus tamentepara deixá-los engajadosnesses assuntos e juntosatuarmos no controle so-cial. Também faz-se neces-sária a conscientização deempresários referente à leida empresa l impa, que

pune não apenas órgãospúblicos, mas também em-presas corruptas”, ressal-tou. Para isso, acrescen-tou Santos, o Observató-

rio insere as empresas nosistema informatizado demonitoramento das licita-ções para receberem avisosde licitação gratuitos.

Membros do Observatório Social reunidos com integrantes de entidadesrepresentativas da sociedade, ontem (09), na Acimacar

Divulgação

Page 14: 02 10 2015

O que estava na iminência deacontecer, aconteceu. A crise dosistema educacional chegou aoápice na manhã de ontem (09) e aprometida greve foi deflagradapelos servidores da rede estadualde ensino. Eles cruzaram os bra-ços e cerca de 950 mil alunos, quedeveriam retornar às escolas doParaná no início desta semana,estão sem aula.

A decisão foi tomada por una-nimidade em assembleia realiza-da no sábado (07), em Guarapua-va, e contou com o apoio dos agen-tes de saúde, agentes penitenciá-rios, universidades, Polícia Militare Corpo de Bombeiros do Estado.

Os motivos que levaram à pa-ralisação das atividades, segundoos professores, são muitos, noentanto, uma das pautas de reivin-

dicação imediata é a retirada ou arejeição dos projetos de lei envia-dos pelo Palácio Iguaçu à Assem-bleia Legislativa (Alep), os quaisabrangem não só a categoria dosservidores de ensino, mas todos ossetores do funcionalismo públicoparanaense.

A classe alega também que ogoverno estadual não honrou com-promissos que vão desde o paga-mento de professores e fornece-dores de materiais básicos para amanutenção das escolas até o cor-te de benefícios previstos no planode carreira estabelecido por lei noano de 2004.

De acordo com a APP-Sindica-to, a adesão à greve dos professo-res foi de 100%. Segundo a secretá-ria de Finanças da entidade, MarleiFernandes, a mobilização é total,

tanto na Capital quanto no interiordo Estado. A APP estima que todosos 2,1 mil colégios ficaram semaula ontem, com a adesão de apro-ximadamente 100 mil funcionári-os. Para tentar impedir a aprova-ção do pacote do governo, muitoseducadores protestaram ontemem frente à Alep e a expectativa éde que a mobilização seja aindamaior hoje (10), quando deve acon-tecer a votação dos projetos.

MARECHAL RONDONEm Marechal Cândido Ron-

don, as escolas também começa-ram a semana sem aulas. Os pro-fessores recepcionaram os alu-nos e passaram orientações so-bre as pautas e qual a situação dacategoria.

A professora Janete Coimbra,do Colégio Estadual Paulo Freire,que solicitou o uso da tribuna daCâmara dos Vereadores rondo-nense na sessão de ontem paraexpor à comunidade quais são asreivindicações dos servidores daeducação, relatou à reportagemde O Presente os tópicos a seremtratados pelos professores. “Soli-citamos esse espaço para esclare-

cer à comunidade rondonense eaos nossos representantes no Le-gislativo municipal a triste realida-de que as escolas públicas da redeestadual vêm enfrentando. Desdeo fim do ano passado vem se deli-neando um cenário caótico nasescolas paranaenses, como a sus-pensão das eleições para a dire-ção das escolas, o fechamento deturmas, a demissão de funcionári-os e professores, falta de recursosfinanceiros e manutenção nos equi-pamentos, além de dívidas paracom os trabalhadores da educa-ção”, expõe.

Janete explica ainda quais sãoos pontos da proposta do governodo Estado a que os professores secontrapõem. “O governo propôsmedidas em que os quinquêniossão alterados, corta pela metade oauxílio-transporte, desobriga o Es-tado quanto às progressões e pro-moções de carreira, sem contarnas alterações no sistema previ-denciário dos funcionários e pro-fessores”, ressalta.

A professora Lisane Rheinhe-rimer, que leciona no Colégio Esta-dual Eron Domingues, diz que osprofessores elaboraram uma car-ta de esclarecimento à comunida-de, descrevendo as pautas reivin-dicadas pela categoria. “Foi elabo-rada uma carta à comunidade parao esclarecimento de quais são ositens que estamos reivindicando,entre eles está a dívida com os

fornecedores. A escola para semanter precisa de uma série detrabalhos externos, e estes nãoforam pagos. Desde a questão damerenda escolar ao transporte es-colar. A escola precisa do materialde expediente e não está vindoverba. Em algumas situações elasforam cortadas e em outras vêmsendo reduzidas desde o mês deagosto do ano passado. Por exem-plo, algumas verbas vindas do Es-tado que eram no valor de R$ 28 milem 2013/2012 passaram para R$ 14mil, para desempenhar as mes-mas funções”, expõe.

Lisane comentou ainda as difi-culdades que o corte de pessoalproporciona para o setor. “Outrasituação é a diminuição drástica defuncionários, muitos deles são con-tratados temporários. Eles foramdispensados ao fim do contrato enão foram readmitidos novos. Esseano deve começar sem esses fun-cionários, que compõem desde assecretarias até a parte da limpeza.Também ocorreu o fechamentode turmas. A partir de agora aescola não pode oferecer nenhumcurso no contraturno. É o fim daintegralidade na educação”, la-menta.

Segundo a professora, a faltade profissionais faz com que a aber-tura de novas turmas seja reduzi-da, gerando a superlotação dassalas de aula. “Ano passado, naúltima semana de aulas, foi acerta-da a distribuição de aulas e, paranossa surpresa, entrou um ‘paco-tão’ do Estado e fecharam-se tur-mas e até turnos em algumas es-colas. Perdeu-se turnos, direção,carga horária e com isso aumen-tou o número de alunos em sala deaula, chegando a 45 e até 50 porturma. Então, com a nova distribui-ção de aulas temos salas superlo-tadas. Qual é a qualidade que es-ses alunos terão, sabendo que oespaço físico não comporta essenúmero de alunos?”, questiona.

A professora Neiva Maria Frit-zen frisa que, no caso do EronDomingues, os cursos de contra-turno oferecidos não poderão tercontinuidade. “Temos os cursosde formação de docentes em quea coordenação foi retirada da fun-ção. Nós oferecemos esse curso,mas não temos coordenador. Nasdisciplinas específicas, os profes-sores contratados são na maioriaPSS, ou seja, hoje, no turno danoite nós não poderíamos come-çar o curso porque não temos ne-nhum professor para iniciar asaulas. E no diurno ainda há umadefasagem no número de profis-sionais, já que a maioria tambémé PSS. Hoje não teríamos como

Page 15: 02 10 2015

começar esse curso”, comenta.

NOVAS CONTRATAÇÕESO governador Beto Richa no-

meou 4.503 professores na últi-ma semana, todos aprovadosem concurso realizado em 2013para a rede de ensino público doParaná. Os profissionais foramchamados e participaram da re-distribuição de aulas na primei-ra semana de fevereiro. “Esta-mos fazendo um grande esfor-ço, apesar da crise financeira,para garantir a prioridade quedamos à educação”, afirmou ogovernador. O decreto 30/2015,assinado em 1º de janeiro, pos-sibilita que o governador auto-rize, excepcionalmente, a con-tratação de pessoal. Com as no-meações, o Governo do Estadoafirma ter contratado nos últi-mos quatro anos 23 mil profissi-onais da educação.

No entanto, os professores ale-gam que muitos professores nãoforam nomeados. Segundo a pro-fessora Cilene Centenaro, o go-verno publicou, no último dia 28 de

janeiro, que haviam sido nomea-dos 5.222 profissionais, o que nãoacabou ocorrendo de fato. “Nósnão fomos nomeados na época.Nós já havíamos escolhido as au-las em dezembro e agora fomoschamados novamente para a re-distribuição, sendo que na sexta-feira (06) ele divulgou apenas anomeação parcial desses profes-sores”, pontua.

Segundo a APP-Sindicato, o sis-tema educacional paranaense so-fre uma grande defasagem de pro-fissionais e, com as medidas dogoverno, cerca de 12 mil professo-res em funções administrativasserão devolvidos às salas de aulae o número de temporários seráreduzido de 29 mil para dez mil.

EDUCAÇÃO DEJOVENS E ADULTOS

A professora Paula Karpinski,que conversou com a reportagemem nome da APP-Sindicato, umavez que o comando de greve seencontrava concentrado em Tole-do realizando tratativas a respeitodo movimento, informou que as

medidas tomadas pelo governoestadual têm prejudicado a ofertade cursos para jovens e adultos quenão concluíram o ensino básico. “Ogoverno usa de uma política nãomuito clara com relação à educa-ção, principalmente na modalida-de da EJA (Educação de Jovens eAdultos). Com os cortes, nós já per-demos 12 turmas, apenas na regiãode Marechal Rondon, como em En-tre Rios do Oeste, Margarida, PatoBragado e Iguiporã. Isso ocorreporque o governo exige um mínimode 25 alunos matriculados em cadadisciplina, se não o curso não pode-rá ser ofertado”, declara.

A professora informa quepara hoje estão programadas ati-vidades a partir das 09 horas,quando professores e demaisservidores deverão se encontrarna Praça Willy Barth e, a partirdaí, realizar uma caminhada pe-las ruas de Marechal Rondon edistribuir panfletos informando apopulação a respeito das reivin-dicações da categoria.

Page 16: 02 10 2015

16 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

TERÇA-FEIRA,10 DE FEVEREIRO DE 2015

Dia 10: Alberto RoederDia 10: Andiara CorteDia 10: Breno Maineri JuniorDia 10: Eduardo BerndtDia 10: Elza RannovDia 10: Gabriel FronzaDia 10: Ildo Vorpagel HoffmannDia 10: Ivar TrevisanDia 10: João Pedro HofmeisterDia 10: Kenia Gabriela BuenevidesDia 10: Marcel Gilvani LeonardiDia 10: Neli Page DornDia 10: Taylor Marostica

O casal Luciani e Airton de Souzaem evento em Marechal Cândido Rondon

Joã

o

Liv

i

DOUTORADO EMENGENHARIA DE PESCA

Estão abertas as inscrições para seleção de candidatosa alunos regulares no Programa em Pós-GraduaçãoStricto Sensu em Recursos Pesqueiros e Engenharia dePesca, nível doutorado, da Universidade Estadual doOeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, paraingresso do ano letivo de 2015. As inscrições podem serfeitas até o próximo dia 25, on-line, no endereçowww.unioeste.br/pos/inscricoes.

PESCA DE CASAISEstá programada para sábado (14) e domingo (15) a 5ª

Pesca de Casais em Entre Rios do Oeste. O evento será noterminal turístico e tem como público-alvo casais e filhosde até 12 anos para a pesca esportiva do tucunaré, namodalidade pesque e solte. Neste ano, além da pesca aotucunaré, os participantes também podem escolher pelapesca da corvina.

A organização é do Clube de Pesca Esportiva Marechale da Prefeitura de Entre Rios do Oeste. As inscriçõespodem ser feitas em Entre Rios do Oeste e nos principaispontos na região.

FILME EDUCATIVOO mau humor será o tema da sessão Cine Videoteca da

Associação Comercial e Empresarial de Palotina (Acipa) dehoje (10). A atividade inicia às 07h20 e a apresentação dovídeo será a partir das 07h30, no auditório da associação. Ofilme mostra como o mau humor traz consequênciasdanosas às pessoas, tanto na vida pessoal como profissional.A finalização desta sessão terá a participação da psicólogaLuciane Galli, que repassará orientações e esclarecerádúvidas dos participantes.

HÁBITOSFORA DA

REALIDADESaúde é a principal

preocupação na vida de77% dos brasileiros. En-tretanto, a pesquisa rea-lizada pelo Ibope Inteli-gência aponta que dietae exercícios físicos nãosão práticas comuns en-tre a população. Dois acada três entrevistadosafirmaram não consumira quantidade mínima defrutas e verduras indica-das para uma alimenta-ção saudável e rico emvitaminas e minerais.

Page 17: 02 10 2015

O PRESENTE | 17TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015 SOCIAL

Os empresáriosMarcia e AdolfoDeuner em posepara o click de

Rosane, daOficina da Foto

Ofic

ina

da F

oto

Anilise Dahmer Dvojatzke, sorridente para a lente de Leila

SEGMENTO EM ALTAO segmento de viagens corporativas cresceu 14,5% no ano passado, de

acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Agências de ViagensCorporativas (Abracorp). O aumento é uma boa notícia para o Brasil, já queo turismo de negócios movimenta o mercado de hotéis, o comércio, e atraiinvestimentos para o país.

Levantamento da Abracorp mostra que foram emitidos 13,1 milhões debilhetes aéreos para viagens nacionais e internacionais. Com isso, o setoraéreo nacional movimentou, em 2014, mais de R$ 6,5 bilhões, o querepresenta um incremento de 22% se comparado ao verificado em 2013. Ovalor médio das passagens foi de R$ 571. Juntas, as cidades de São Paulo eRio de Janeiro representam quase metade (49%) da preferência dos viajantes.

Dados do Ministério do Turismo mostram que, entre os estrangeiros quevisitam o Brasil, 25% o fazem em busca do turismo de negócios. O gastomédio desses estrangeiros no país é de US$ 102, por dia, contra US$ 68,55entre os que viajam a lazer.

Page 18: 02 10 2015

EDUCAÇÃO INFANTIL

Marechal Rondon passa a contar com mais uma supercrecheCom a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Jardim Primavera, toda

demanda de creche no município está atendida; filas de espera foram zeradas

18 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015

Foi inaugurada sábado (07)mais uma creche em MarechalCândido Rondon. Trata-se doCentro Municipal de Educa-ção Infantil (Cmei) Jardim Pri-mavera, localizado no BairroSão Mateus. A obra foi viabi-lizada através do PAC 2 (Pro-grama de Aceleração do Cres-cimento), do governo federal.

A solenidade de inaugu-ração contou com a presen-ça de pais, professores, co-laboradores, comunidade eautoridades, como o prefei-to Moacir Froehlich, vice-prefeito Silvestre Cottica,deputado estadual AdemirBier, o representante emBrasília da Câmara de Co-mércio e Indústria Brasil-Alemanha, Werner Wande-rer, presidente da Câmarados Vereadores, João Mar-cos Gomes, entre outros.

Autoridades e lideranças fazem o descerramento da placa inaugural da creche

Prefeito Moacir Froehlich destacou a importância de mais esta obra para o município

As atividades na unidadeiniciaram ontem (09). O lo-cal tem capacidade para aten-der 240 crianças em dois tur-nos ou 120 crianças em perí-odo integral.

Cerca de 160 crianças jáestão matriculadas e maisde 60 profissionais, entreprofessores e funcionáriosde serviços gerais, atuam nanova unidade.

A obra teve investimentosuperior a R$ 1,3 milhão, comcontrapartida do município.

O prefeito mencionou sermais um dia importante parao município. “Penso que todaa comunidade está feliz com aobra, em especial os pais dascrianças que passarão a fre-quentar a unidade. É um lo-cal muito bem estruturado,com profissionais treinados emotivados. Toda a demanda

de creche no município estáatendida. Por isso é uma datainesquecível. Obrigado a to-dos que colaboraram para queesta obra fosse realidade”, des-

tacou FroehlichA secretária de Educação,

Marta Salete Bendo, reforçouque com mais esta unidade omunicípio não possui maisfilas de espera para criançasque necessitam de creche. “Ob-servando o georreferencia-mento, hoje temos contem-pladas todas as crianças quenecessitam de creche no mu-nicípio. Não temos mais listade espera. Estamos muito con-tentes e agradecemos a admi-nistração Moacir e Cottica porter na educação realmente umsetor de atenção especial. Háum investimento alto do mu-nicípio para que esta novacreche funcione. Os pais po-

dem ficar tranquilos, pois seusfilhos serão muito bem cuida-dos”, ressalta.

INÍCIO DO ANO LETIVODiferentemente das esco-

las estaduais, as aulas na redemunicipal de ensino tiveraminício normalmente ontem.“Na semana passada realiza-mos a Semana Pedagógica, apartir da qual preparamos osprofessores e as escolas para oano letivo de 2015. As ativi-dades iniciaram normalmen-te nesta segunda-feira. Temosainda alguns ajustes a seremfeitos, porém, no decorrer dasemana tudo será organiza-do”, menciona Marta.

Cerca de 400 alunos voltam àsaulas no Colégio Cristo Rei

Com as energias recarrega-das, os alunos do Colégio CristoRei, de Marechal Cândido Ron-don, voltaram às salas de aulaontem (09). A abertura do iníciodo ano letivo contou com umacelebração na quadra esporti-va da escola conduzida no perí-odo matutino pela irmã ClériaWickert e à tarde pelo padreMarcelo Ribeiro da Silva.

O calendário escolar de 2015terá 203 dias letivos, cumprindoo que determina a Lei de Diretri-zes e Bases da Educação Nacio-nal. O primeiro semestre termi-na dia 03 de julho, com retornodia 22 de julho e conclusão do anoletivo em 14 de dezembro. Nototal, 43 profissionais de educa-ção atenderão cerca de 400 alu-nos na escola, em dois períodos.

A estrutura das coordena-

Alunos participaram da celebração de boas-vindas na quadra esportivado Colégio Cristo Rei: volta às aulas foi marcada pela oração e animação

ções pedagógicas passou pormudanças e contará com um co-ordenador disciplinar, o profes-sor Elói Pickler. A coordenaçãodo Ensino Fundamental II e Mé-dio ficou a cargo de Katia Laza-retti, do Ensino Fundamental I

de Kely Cristina de OliveiraDadalt e da Educação Infantilfoi reconduzida à pasta ClaciBöes. O educandário tambémconta com o atendimentopsicopedagógico e clínico coma irmã Cléria Wickert.

Jaqueline Galvão

Fotos: Ademir Herrmann

Page 19: 02 10 2015

O PRESENTE | 19TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL

NOVA SANTA ROSA

Novo Projeto Viver reinicia atividades de contraturnoEste ano uma série de cursos foi implantado, além da implementação de atividades esportivas e de saúde

As atividades do Novo Pro-jeto Viver, reativado no for-mato atual no ano de 2013,reiniciaram ontem (09) com aparticipação da secretária deAssistência Social, primeira-dama Marlice Wutzke Fernan-

des. O projeto recebe criançase adolescentes no contraturnoescolar, oferecendo oficinas ecursos implantados pela ad-ministração municipal, emuma parceria entre a Socieda-de Beneficente Lar Belém e a

Secretária de Assistência Social, Marlice Wutzke Fernandes, acompanhouo reinício das atividades do Novo Projeto Viver, ontem (09)

Secretaria de Assistência So-cial, Secretaria de Saúde, Se-cretaria de Educação e Cultu-ra e Secretaria de Esportes.

Neste ano, segundo Marli-ce, as oficinas oferecidas peloprojeto incluem leitura, culi-nária, violão, violino, flauta,teatro, coral, educação física,informática, além de aulas dereforço escolar. Ela ressaltatambém a parceria com a Se-

cretaria de Esportes, que dis-ponibilizará, uma vez por se-mana, um profissional daque-la área para trabalhar com ascrianças, e a parceria com aSecretaria da Saúde, que dis-ponibilizará toda a equipe doPrograma Saúde da Família,incluindo as agentes de saúde,médico, dentista, psicólogo enutricionista, os quais desen-volverão um trabalho uma vez

por semana com as crianças.

REUNIÃOA secretária de Assistência

Social convida todos os pais dealunos que foram matriculadosno Novo Projeto Viver paraparticipar de uma reunião nasexta-feira (13), às 19h30, nachácara da Sociedade Benefi-cente Lar Belém, com transpor-te nos pontos de costume.

Emanuela Schnekemberg

Page 20: 02 10 2015

1ª ETAPA

250 ciclistas participam do Circuito Regional de CicloturismoParticipantes, oriundos de 22 municípios, tiveram a opção de percorrer

por dois trajetos, um de 15 quilômetros e outro de 35 quilômetros

20 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015

Ciclistas de 22 municípios,incluindo de outros Estados,estiveram no domingo (08),em Marechal Cândido Ron-don, para participar da 1ª eta-pa do Circuito Regional deCicloturismo. O evento é umapromoção da Adetur e doConselho de Desenvolvimen-to dos Municípios Lindeirosao Lago de Itaipu e, no muni-cípio rondonense, teve o pa-trocínio da Bicicletaria Lírio eTornearia do Japonês. A or-ganização foi da Secretaria deEsporte e Lazer de MarechalRondon.

Os participantes do Cir-cuito tiveram a opção de per-correr por dois trajetos, umde 15 quilômetros e outro de35 quilômetros, passando pordiversas estradas e proprie-dades rurais de Marechal Ron-don e Quatro Pontes. A con-centração e chegada foi noParque de Lazer e Pesque Pa-gue Alli Weimann. Cerca de250 ciclistas participaram doevento, e teve até quem parti-cipou do evento correndo, isso

1º Open de Vôlei tem disputasacirradas em Quatro PontesTerminou com muito su-

cesso o 1º Open de Vôlei deAreia de Quatro Pontes. Mui-tas pessoas acompanharam asdisputas das duplas, queaconteceram no domingo(08), na Praça Cristo Rei.Durante o evento, cerca de300 crianças aproveitaram oevento organizado pela Se-cretaria de Educação, Cultu-ra e Esporte. Brincadeiras,picolés e bolas fizeram a ale-gria dos pequenos.

Nove duplas foram inscri-tas, e as disputas foram acir-radas. No feminino, o 3º lu-gar ficou com Helena e Neide(Toledo), o 2º com Eduarda eJúlia (Toledo) e as campeãsforam Mariele e Franciele (To-ledo). Já no masculino os ven-cedores foram Vinicius e Ma-teus (Toledo), seguidos deVandir e Matheus (Toledo) -2º lugar - e Evandro e LuisFernando (Marechal Cândi-do Rondon) - 3º lugar.

Torneio de Futebol de Areia Mais Verão agita Santa HelenaAconteceu no sábado (07) e do-

mingo (08), no Balneário Terra dasÁguas, em Santa Helena, o Torneiode Futebol de Areia Mais Verão. Oprojeto é desenvolvido pela ItaipuBinacional, Conselho de Desenvol-vimento dos Municípios Lindeirosao Lago de Itaipu e pela prefeitura.

No feminino, foram três equi-pes do município de Ouro Verdedo Oeste que levaram a competi-ção, as quais ficaram nas três pri-meiras colocações e receberamR$ 300 (1º lugar), R$ 150 (2º lugar)e R$ 100 (3º lugar). O troféu deartilheira do torneio foi para Kia-mara, que fez cinco gols; já o troféude goleira menos vazada ficou comEliane, que levou um gol.

Na categoria masculina a Maxi-car/Carlinhos Autopeças conquis-tou o título, vencendo a equipe daFarmácia Real, pelo placar de 2x0,recebendo R$ 500, troféus e meda-lhas. Em terceiro lugar ficou a equipePedrotti Soldas, que venceu o Mer-cado Aliança nas penalidades má-ximas, recebendo R$ 150. O troféu deartilheiro da competição foi paraNenê, da equipe Pedrotti Soldas, quemarcou cinco gols. O troféu de golei-ro menos vazado foi para Cabeça, daequipe Maxicar/Carlinhos Autope-ças, que levou apenas um gol.

Autoridades com a equipe feminina de OuroVerde do Oeste, campeã do torneio

Fotos: Divulgação

Equipe masculina da Maxicar/Carlinhos Autopeças, campeã no masculino,durante recebimento da premiação, feita por autoridades Prefeito Paulo Feyh com os vencedores do 1º Open de Vôlei de Areia

Divulgação

mesmo, correndo os 15 e os 35quilômetros.

Durante o passeio os ci-clistas puderam apreciar umpouco das belas paisagensrurais, além de se aventurarem travessia de rios e percor-rer trilhas, sempre com acom-panhamento dos profissionaisda Secretaria de Esporte e La-zer, ambulância, carro, cami-nhão e ônibus de apoio e dis-tribuição de água. Ao final, foiservido um delicioso almoço abase de peixes, onde todospuderam se confraternizar erepor as energias.

Concentração e chegada foi no ParqueConcentração e chegada foi no ParqueConcentração e chegada foi no ParqueConcentração e chegada foi no ParqueConcentração e chegada foi no Parquede Lazer e Pesque Pague All i Weimannde Lazer e Pesque Pague All i Weimannde Lazer e Pesque Pague All i Weimannde Lazer e Pesque Pague All i Weimannde Lazer e Pesque Pague All i Weimann

Durante o passeioos ciclistas

puderam apreciarum pouco das

belas paisagensrurais, além de se

aventurar emtravessia de rios

Secretário deEsportes, Roberto

Braatz, porocasião da

abertura da 1ªetapa do Circuito

Regional deCicloturismo

Fotos: Jean Zeni

Page 21: 02 10 2015

O PRESENTE | 21TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015 ESPORTES

TOLEDO

Equipe completa de ginástica rítmica volta aos treinosCategorias adulto e juvenil já estão com as quatro séries montadas de cada atleta,

enquanto as do infantil e pré-infantil começam a ser preparadas agoraA equipe de ginástica rít-

mica da Sadia está treinandocom a equipe completa desdeo começo da semana passada.As cerca de 60 atletas que in-tegram a equipe de rendimen-to, nas categorias adulto, ju-venil, infantil e pré-infantil,voltaram às atividades. Asduas primeiras a voltar, ain-da em janeiro, foram as cate-gorias adulto e juvenil. De-pois, em fevereiro, retorna-ram as ginastas das equipesinfantil e pré-infantil. “O ca-lendário de competições é di-ferente. As primeiras dispu-tas são das categorias adultoe juvenil, depois vêm as pe-quenas, no infantil e do pré”,explica a técnica Anita Kle-mann. Por conta disso, o ca-lendário de retorno é escalo-nado, priorizando as que têmcompetições primeiro.

No retorno, explica a pro-fessora Gracieli Morais, res-ponsável pelas equipes pré-infantil e infantil, a priorida-

No retorno, prioridade é a preparação física visando à retomadado ritmo e flexibilidade, interrompidos durante as férias

de é a preparação física visan-do à retomada do ritmo e fle-xibilidade, interrompidosdurante as férias. Depois, re-lembrados os principais mo-vimentos e arremessos e inici-adas as montagens das séries.Em seguida é feita uma pro-gramação e intensificadas asrepetições das séries e lança-mentos de aparelhos, visan-do à preparação final para ascompetições. As categoriasadulto e juvenil já estão comas quatro séries montadas decada atleta, enquanto as doinfantil e pré-infantil come-çam a ser preparadas agora.

Paralelo ao trabalho que éfeito no individual, começama ser montadas as coreografi-as para os conjuntos. Mesmoque as competições sejam tra-dicionalmente mais para o fimdo ano, as séries começam aser montadas mais cedo. “Oconjunto requer uma aten-ção bem maior. As concep-ções são mais delicadas e re-

quer também mais tempo detreino para todos os ajustes eacertos necessários”, desta-cam os professores Jean Mi-lan e Solange Martins Palu-do. Juntos eles serão os res-ponsáveis pela montagem dascoreografias de bola e fita, nojuvenil; e de fita e de arco emaças, no adulto.

Os aparelhos nas duas ca-tegorias mudaram em relaçãoao ano passado e por contadisso todas as séries serão al-teradas. As definições inclu-em todas as dificuldades e co-laborações, música e até ou-tros detalhes como o colant emaquiagem que as atletas de-verão usar. “A gente orientaem todos os detalhes, que tema ver com o aparelho e com amúsica. Tudo deve estar in-terligado e em perfeita har-monia”, destaca Jean. “Temque pensar no conjunto comoum todo”, completa Solange.

No juvenil, a equipe é ex-clusiva para o conjunto, en-

quanto no adulto duas atletasse revezam na participação noconjunto e também no indivi-dual. Ao longo do ano as atle-tas vão disputar competiçõesnacionais e estaduais. “Aindaestamos dependendo do calen-dário e tem também a possibi-lidade de uma participação in-ternacional. Vai depender docalendário e disponibilidade derecursos”, adianta Solange.

Enquanto esta definição nãosai, os dois focam as suas aten-ções na montagem das séries,para que a equipe esteja bempreparada para as disputas quetem pela frente.

O projeto de ginástica rít-mica de Toledo é patrocina-do pela Sadia e conta com oapoio de O Boticário, Sesi,prefeitura, Unimed, PratiDonaduzzi e Sanepar.

Eliane Torres

Page 22: 02 10 2015

22 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015

INOVAÇÃO

Inter propõe setor com torcida mista em Gre-Nal no Beira-RioIdeia da direção colorada é destinar dois mil ingressos paraque colorados e gremistas acompanhem juntos o clássico

A diretoria do Inter queruma inovação para o Gre-Nal que será disputado em 1ºde março, no Beira-Rio. O clu-be se reuniria na tarde deontem (09), no ComandoGeral da Brigada Militar, parasugerir a criação de um setorespecífico para receber torci-da mista no clássico.

A ideia é do diretor de ad-ministração do Inter, Alexan-dre Limeira. Segundo ele, anovidade será a venda de umingresso casado em que o tor-cedor colorado poderá levar

um da torcida rival. “Estouhá 20 dias envolvido nisso. Ocolorado convida o amigogremista e compra um ingres-so misto em que precisam en-trar os dois juntos. Não va-mos diminuir a torcida doGrêmio, estamos criando umnovo setor”, explica Limeira.

Como exemplo positivo, eleusa a Copa do Mundo. Du-rante o Mundial, torcedoresde clubes rivais conviveramnormalmente no estádio e semincidentes. “Já vimos que fun-ciona na Copa do Mundo.

Estamos indo na contramãodo país, que está fazendo tor-cida única. É um recado para asociedade, em que as pessoaspodem conviver harmoniosa-mente”, acrescenta.

Limeira irá sugerir espaçosno estádio para que esse setormisto seja implantado. A ten-dência é de que fique no anelsuperior, próximo à goleirado Gigantinho. O dirigente jáconsultou o promotor da Pro-motoria do Torcedor, José Se-abra Mendes Júnior, que mos-trou-se favorável à ideia.

Por ritmo de jogo,Luxemburgo resolve fazermudanças para amanhã

A fase de classificação doCarioca tem 15 rodadas, ape-nas três foram disputadas eo Flamengo tem sete pon-tos. Mesmo assim, o técnicoVanderlei Luxemburgo járesolveu dar início aos tes-tes na equipe. Contra a Ca-bofriense, amanhã (11), otreinador rubro-negro afir-mou que irá utilizar joga-dores pouco aproveitadosaté então visando dar ritmode jogo e criar alternativaspara o time titular para asequência da temporada.

“Essa semana agora, va-mos ver quarta-feira (ama-nhã), sem menosprezar nin-guém. Mas a ideia é fazerumas mudanças na equipe,colocando outros jogado-res para adquirir ritmo etermos a chance de anali-sar. Vamos ver o que fazer.Segunda-feira (ontem, 09)eu começo a montar, masalguns jogadores vão sair,quero dar ritmo a outros”,afirmou o treinador.

Dois jogadores que devem

figurar no time titular doFlamengo após esta decisãode Vanderlei Luxemburgosão o meia Gabriel e o atacan-te Eduardo da Silva. Os doissofreram com lesões no se-gundo semestre do ano pas-sado, se recuperaram, chega-ram a entrar em campo napartida diante do ShakhtarDonetsk, da Ucrânia, mas acomissão técnica rubro-ne-gra resolveu poupá-los nasequência para evitar novaslesões, aprimorando assim aforma física de ambos.

Com esta decisão, nomescomo o lateral-esquerdoThallyson, os zagueirosBressan e Marcelo, o volanteLuiz Antonio, o meia LucasMugni e o atacante Alecsan-dro devem figurar no timetitular do Flamengo. Seráuma oportunidade dos tor-cedores e de Vanderlei Lu-xemburgo observarem o de-sempenho deles como titu-lar, mesmo que isto faça otime deixar de pontuar ain-da no início da competição.

Thalles é esperado para avaliaçãoe pode enfrentar o Macaé

Pela primeira vez desdeque iniciou o trabalho noVasco, o técnico Doriva teráum centroavante à disposi-ção. Isso porque, na tarde deontem (09), o atacante Thal-les seria reintegrado ao elen-co, após quase 50 dias com aSeleção Brasileira sub-20. Eleserá avaliado pelo CentroAvançado de Prevenção, Re-abilitação e Rendimento Es-portivo (Caprres) e, se forliberado, já pode enfrentar oMacaé, quinta-feira (12), às19h30, em São Januário, pelaquarta rodada do Campeo- Ricardo Oliveira lembra de

passado tricolor e agita San-SãoRicardo Oliveira não faz o

tipo artilheiro provocador. Porter passado pelo São Paulo em2006 e 2010, o camisa 9 do San-tos procurou respeitar o rivaltricolor em suas primeiras pa-lavras sobre o clássico entra asduas equipes, que será amanhã(11), às 22 horas, na Vila Belmi-ro, pela quarta rodada do Pau-listão. No entanto, mesmo comum discurso moderado, o cen-troavante já começou a agitaro San-São.

“Estou focado no meu clube.Toda a história que tenho noSão Paulo ficou lá, agora queroreconstruir uma história aquino Santos. Espero ajudar o timecom gols e conquistar os trêspontos”, afirmou o centroavan-te santista na chegada do elen-co ao CT Rei Pelé, após a vitória

sobre o Red Bull por 2 a 1, no fimde semana, em São José do RioPreto, na qual ele fez o gol davitória, de pênalti.

Logo que acertou seu retor-no ao Peixe, Ricardo Oliveiraafirmou em entrevista que temcomo objetivo ser o artilheirodo Campeonato Paulista, maspreferiu não estipular um nú-mero de gols. Sobre sua atuaçãono domingo (08), o primeiro jogoem que ele iniciou a partidacomo titular, o camisa 9 nãoescondeu a felicidade, já queestava quase seis meses semjogar. “Fisicamente me sentibem no jogo. Nosso time se de-dicou e se mostrou entrosado,tocou bem a bola. Soubemoscorrer atrás. Individualmente,marcar um gol é muito impor-tante. Fiquei feliz”, finalizou.

Atacante Henrique desembarcaem BH para acertar com o Cruzeiro

O atacante Henrique de-sembarcou em Belo Hori-zonte no fim da manhã deontem (09). O jogador, des-taque do Palmeiras em 2014,se reuniria com os diretoresdo Cruzeiro para finalizaros últimos detalhes do con-trato. Em seguida, faria exa-mes médicos. Se tudo estiver100% ele assinará um víncu-lo com o clube mineiro.

Caso confirme o acordo,Henrique, vice-artilheiro doBrasileirão da temporadapassada com 16 gols, será o11º reforço do Cruzeiro paraa temporada de 2015. O cen-troavante chegará para dis-

putar posição com LeandroDamião, Joel e Riascos.

MAIS UMA

CONTRATAÇÃOO zagueiro Paulo André

passou por exames e trei-nou ontem na Toca da Ra-posa. Segundo o site oficialdo Cruzeiro, o novo reforçodo Cruzeiro fez fortes tra-balhos físicos e à tarde fariaexames complementares.Depois o atleta - que defen-deu o Shangai Shenshua natemporada passada - parti-ciparia do treino com o res-tante do elenco celeste.

De acordo com a diretoria,

a apresentação do jogadordeverá ocorrer hoje (10). Omesmo deve acontecer com ooutro reforço confirmadopelo clube, o volante Willi-ans. A previsão da estreia,entretanto, é uma incógni-ta, já que a regularização noBoletim Informativo Diário(BID) da Confederação Bra-sileira de Futebol (CBF) vemsendo muito morosa, preju-dicando todos os clubes bra-sileiros. Para se ter idéia, DeArrascaeta, contratado peloCruzeiro e que teve a docu-mentação enviada no dia 22de janeiro, ainda não temcondições de jogo.

nato Carioca.Como ele já vinha jogando

constantemente o Sul-Ameri-cano Sub-20, no Uruguai, atendência é que seja liberadosem qualquer problema paraa partida. Sendo assim, fica acritério do técnico Doriva aescalação do atleta. Nas trêsprimeiras rodadas, Rafael Sil-va tem atuado de forma im-provisada como o camisa 9, jáque, originalmente, ele costu-ma jogar pelas pontas.

Com a volta de Thalles, oVasco fica com mais uma op-ção no ataque para o estadu-

al. Na lista inicial de inscri-tos, Doriva optou por RafaelSilva, Marquinhos do Sul,Yago e Romarinho, que se-quer ficou no banco nestesjogos. Thalles, mesmo fora,está presente nesta lista.

Quem também volta daSeleção Brasileira sub-20 é olateral-esquerdo Lorran. Este,porém, terá que disputar vagacom Christiano e Henrique,ambos já inscritos no Cario-ca. Assim como Thalles, Lor-ran já está inscrito e passarápor uma avaliação antes deser liberado.

Page 23: 02 10 2015

O PRESENTE | 23TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015 ESPORTES

Apresentado no São Paulo, Dória não esconde mágoa de BielsaZagueiro de 20 anos quer esquecer primeiro ano no Olympique da Marselha (FRA),

em que foi totalmente rejeitado pelo técnico argentino

REFORÇO NO TRICOLOR

Além da possibilidade devestir as cores da camisa deum grande clube brasileiro, achegada ao São Paulo repre-senta para Dória o fim de umcalvário. O zagueiro de 20anos quer esquecer o primei-ro ano no Olympique daMarselha (FRA), em que foitotalmente rejeitado pelo téc-nico argentino Marcelo Biel-sa. De quem, aliás, o brasilei-ro não esconde a insatisfação.

Apresentado ontem (09)como reforço do tricolor para2015, o ex-jogador do Botafo-go deixou bem claro como eraa relação com Bielsa na Fran-ça. “Vou até ser um poucogrosso para responder, masnão quero falar dele. Comoele fazia lá, ele não queriafalar da mim lá. Então, per-gunta pra ele, como ele man-dava perguntar pro Dória lá”,declarou o jogador, num mix

Dória assinou com o São Paulo na semana passada e foi apresentado ontem (09)

de ironia e desabafo.Dória foi contratado pelo

Olympique de Marselha emsetembro do ano passado e,em sua chegada, o clube fran-cês o anunciou como “o futu-ro do Brasil”. No entanto, aexpectativa não se confirmou,principalmente porque ele es-barrou em Bielsa.

Poucos dias depois da che-gada do defensor, o treinadordeu entrevista em que criti-cou duramente a direção doclube pela contratação. Recla-mou de não ter sido consulta-do. Resultado: Dória nuncaentrou em campo pelo timeprincipal do Olympique, ten-do sua passagem resumida porjogos no time B e aparições nobanco de reservas no princi-pal. “Pelo que fiquei sabendo,ele ficou chateado porque nãofoi consultado. Então acho queele quis provar que não preci-

sava me utilizar. Na chegadaele falou que era para eu traba-lhar, só isso. Quem conversa-va mais comigo eram os auxi-liares dele, e ficavam constran-gidos. E tentavam me passar omelhor”, afirmou Dória.

Bielsa, conhecido como“El Loco”, chegou ao Olym-pique no início da tempora-da passada na França e jávirou ídolo da torcida. Atu-almente, a equipe ocupa avice-liderança do Campeona-to Francês, com 48 pontos,dois a menos do que o líderLyon, e empatado com o po-deroso PSG, mas na frenteno critério de desempate.

ELOGIOS

Em contrapartida ao desa-feto Bielsa, no São Paulo Dó-ria chega com moral com otécnico Muricy Ramalho. Foio comandante quem insistiu

na contratação do defensorcanhoto e já pretende utilizá-lo o mais rápido possível. Ozagueiro agradece. “Aqui jácomeça de outra forma. Ape-sar de ser dois jeitos. Na Eu-ropa, eles são muito frios. Atépara jogador com mais moralno clube o tratamento era o

mesmo. Pessoal não muitoem cima, abraçando. Lá é seco,estão lá para trabalhar e aca-bou. Aqui tem mais conver-sa. Já começa de uma formamelhor. Fico feliz de traba-lhar com o Muricy e dele terpedido a minha contratação”,definiu Dória.

Saopaulofc.net

Anderson treina entre os titularese deve estrear pelo Internacional

A grande novidade notreinamento da manhã deontem (09) no Internacional,no Centro de Treinamentosdo Parque Gigante, foi a pre-sença do meia Anderson en-tre os titulares durante umtrabalho de ataque contradefesa. Com isso, cresce a pos-sibilidade de o jogador, re-cém-contratado junto aoManchester United, faça a suaestreia amanhã (11), contra oCruzeiro, pela quarta roda-da do Campeonato Gaúcho.

Mas não foi apenas An-derson a atração no Inter-nacional. O volante Welling-ton Martins, que recupera-

se de lesão no joelho sofridano ano passado, realizou oprimeiro trabalho físico nogramado depois de quatromeses de tratamento. Alémdele, o também volante Lu-cas Marques, de 19 anos, dascategorias de base, treinoucom o grupo principal.

O técnico Aguirre, notreino da manhã de ontem,testou várias formações. Otreinador não anda satisfei-to com o comportamento dotime, que empatou as suasduas primeiras partidas noGaúchão e vem de vitóriamagra por 1 a 0 diante doNovo Hamburgo.

Anderson apareceu entre os titulares no treino de ontem (09):indício de que poderá ser escalado para a partida de amanhã (11)

Divulgação

Grêmio aguarda só a proposta oficialpara formalizar saída de Moreno

O destino de Marcelo Morenodeve ser mesmo o futebol chinês.O Grêmio poderia formalizar ain-da ontem (09) a saída do atacan-te. Segundo o diretor executivode futebol do clube, Rui Costa, asnegociações evoluíram e o trico-lor gaúcho espera apenas a pro-posta oficial do clube da China

Marcelo Moreno está a caminho do futebol chinês

para confirmar a transação.“Uma sondagem evoluiu a cada

dia. Nesta segunda pela manhã (on-tem) recebemos mais informaçõese devemos receber uma propostaformal nas próximas horas. Mas jávimos que o Moreno recebeu umaproposta totalmente fora da reali-dade do nosso futebol”, contou o

dirigente à ESPN.Rui Costa disse que os jogado-

res da base podem suprir a carên-cia no ataque do Grêmio com asaída de Moreno. Porém, ele ad-mitiu que o clube, mesmo em difi-culdades financeiras, está atentoao mercado e pode buscar algumjogador para a posição. “O Grê-mio trabalha com um grupo dejovens, há dois anos investindofortemente nessa base, com o in-tuito de colocar jogadores comidentificação com o clube e quepodem ser mais do que atletaspara compor elenco. Mas o Grê-mio sabe que não pode ter umelenco feito apenas por jovens. OGrêmio é o primeiro clube no Bra-sil que identificou essa nova rea-lidade financeira no país, mas nãosignifica que não pode investir ouestar atento ao mercado e buscarum jogador para o ataque se defato se confirmar a saída do Mar-celo Moreno”, revelou o cartola.

O diretor de futebol gremistavoltou a descartar a reintegraçãodo atacante Kleber ao elenco, mes-mo com a saída de Barcos e Marce-lo Moreno. “A saída de Moreno e deBarcos não tem nada a ver com areintegração de Kleber, que estáfora dos planos da comissão técni-ca. Cabe a nós criarmos alternati-vas para que ele saia e tenha seucontrato respeitado. O Grêmio estánegociando com Kleber e seus ad-vogados uma saída adequada ecorreta de acordo com a situaçãoque o clube vive, com o Grêmiotendo fluxo de caixa para pagar adívida. O Kleber abre mão de algu-mas coisas”, concluiu Rui Costa.

Lucas Uebel/Grêmio

Page 24: 02 10 2015

24 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015

Seletivas para formação da Copagril Futsal iniciam hojeMeninos interessados em participar, nascidos entre 1998 e 2000,

devem comparecer ao Ginásio de Esportes Ney Braga, às 18 horas

SUB-17

Iniciam hoje (10) as sele-tivas para formação da equi-pe de futsal Copagril/Sem-pre Vida/Marechal Cândi-do Rondon sub-17. Os me-ninos interessados em parti-cipar, nascidos entre 1998 e2000, devem comparecer aoGinásio de Esportes Ney Bra-ga, neste dia, às 18 horas.

Conforme o técnico Mar-cos Vila (Gauchinho), res-ponsável pela equipe, apósalgumas semanas de treina-mento, são selecionados osmelhores atletas para o timeque representa o município

no Campeonato ParanaenseSub-17, nos Jogos da Juven-tude, no Circuito Regionalde Futsal, entre outras com-petições. “Para aqueles quetêm o objetivo de se tornarum atleta profissional de fut-sal, a equipe sub-17 abre asportas, serve de vitrine. Sem-pre há times profissionais deolho nessas equipes, inclusi-ve a própria Copagril”, res-salta o técnico.

Neste ano, por exemplo,dois atletas do juvenil da Co-pagril foram contratadospara a equipe de Dois Vizi-

nhos. O goleiro ViniciusMartins e o ala Gabriel Silvajogaram três anos sob o co-mando de Gauchinho e ago-ra, pela primeira vez, farãoparte de uma equipe profis-sional e jogarão pela SérieOuro do Paranaense.

Outro exemplo é o alaMichel Haskel, atual cam-peão da Série Prata do Pa-ranaense pelo Caramuru,de Castro, e ainda os qua-tro atletas de base da equi-pe adulta da Copagril: Au-gusto, Carlos, Rafinha Sil-va e Obina.

Técnico Marcos Vila (Gauchinho): “Para aqueles que têm o objetivode se tornar um atleta profissional de futsal, a equipe sub-17

abre as portas, serve de vitrine”

Arquivo/OP

Rondonense fatura primeiraetapa da Copa Verão de Velocross

O piloto rondonense CaioRamos, de apenas 13 anos,faturou no domingo (08),em Santa Helena, o título da1ª etapa da Copa Verão deVelocross Pancera Cross,pela categoria Júnior, de até230 cc (12 a 16 anos), a qualconta com a participação de12 pilotos. A competição teráainda mais quatro etapas,sendo que a segunda ocor-rerá no domingo (15), em

Ouro Verde do Oeste.Caio, que começou a

participar de competiçõesem 2014, encara a sua se-gunda temporada sobreduas rodas, sendo que naestreia, pela Copa OesteProtork de Velocross, nacategoria 65 cc, após qua-tro etapas, faturou o título.O adolescente conta com oapoio da Tatu Motos e Pa-quito Preparações.

Caio Ramos recebe o troféu de 1º lugar conquistado na 1ª etapa da CopaVerão de Velocross Pancera Cross, no domingo (08), em Santa Helena

Divulgação

Toledo vai sediar 1ª etapa doParanaense de Tiro com Arco

Toledo sedia, no domingo (08),a 1ª etapa do Campeonato Para-naense de Tiro com Arco. A pro-va Indoor Brasil WA, que vaiabrir o calendário oficial das com-petições, também é válida peloCampeonato Brasileiro e teráinício às 08 horas, no GinásioAldanir Rossoni (antigo CCR),no Jardim Coopagro. Competi-dores de Toledo, Cascavel, Ma-ringá, Londrina e Curitiba esta-rão presentes no evento.

O campeonato contará com

as modalidades recurvo olím-pico, arco composto e iniciante,nas categorias adulto e infantil,masculino e feminino. De acor-do com o atleta e um dos orga-nizadores do evento, AndréMuraro, esta prova terá umnúmero expressivo de atletasde Toledo. “Já temos um bomnúmero de competidores tole-danos. Além do mais, a provaestá sendo considerada uma dasmaiores competições da moda-lidade”, pontua, acrescentando

que o município se firma comoum dos principais polos do es-porte no Paraná.

O campeonato tem a chan-cela da Federação Paranaensede Tiro com Arco (Fepaf) e daConfederação Brasileira de Tirocom Arco (CBTARCO) e a pon-tuação dos atletas comporá oranking das duas entidades. Acompetição conta com o apoioda Secretaria Municipal de Es-porte e Lazer, que cedeu o espa-ço para a realização da prova.

Federação de Tênis deMesa define calendário 2015

A Federação de Tênis deMesa do Paraná (FTMP) realizou,no domingo (08), em Toledo,Assembleia Geral Ordinária paraprestação de contas do ano de2014. O evento aconteceu no cam-pus II da Universidade Parana-ense (Unipar) e contou com apresença de 23 lideranças filadasà entidade, que é presidida pelotoledano Emerson AparecidoJeronimo, o qual está em seusegundo mandato.

De acordo com o presidente, aAssembleia também serviu para

debater sobre os pontos positivos enegativos da temporada passada.“Os dirigentes entenderam quefoi um ano bastante produtivo parao tênis de mesa do Paraná e talvezo melhor de todos os tempos emtermos de resultado até em nívelinternacional e principalmentepelo crescimento estrutural. Te-mos alguns aspectos a melhorar,mas esperamos repetir esse mes-mo sucesso em 2015, principal-mente com as novas parceriasque firmamos”, disse.

Os dirigentes também aprova-

ram um novo regulamento quepassa a valer a partir da abertura doCampeonato Estadual deste ano,que teve todas as datas e sedesdefinidas durante a Assembleia.

A primeira etapa vai aconte-cer nos dias 21 e 22 de março, emMaringá. Também vão receberetapas neste ano as cidades deCuritiba (25 e 26 de abril), SãoJosé dos Pinhais (16 e 17 de maio),Toledo (13 e 14 de junho), Casca-vel (11 e 12 de julho), CampoMourão (15 e 16 de agosto) e Lon-drina (05 e 06 de setembro).

O próximo compromisso dopresidente da FTMP será de 10 a15 de março, no Rio de Janeiro,onde participa da AssembleiaGeral Ordinária da Confedera-ção Brasileira de Tênis de Mesa(CBTM).

O tênis de mesa do Paraná édesenvolvido a partir de parceriada Federação de Tênis de Mesado Paraná com a Secretaria deEstado do Esporte e do Turismo,Confederação Brasileira de Tê-nis de Mesa, Sanepar e Orca Con-tabilidade.

Presidente da FTMP, Emerson Jeronimo, e o vice-diretor técnico, SergioUeda, durante Assembleia Geral realizada em Toledo, no domingo (08)

Divulgação

Page 25: 02 10 2015

O PRESENTE | 25TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015 ESPECIAL

Page 26: 02 10 2015

26 | O PRESENTE POLICIAL TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015

Quatro são presos em ações da Polícia FederalUm ônibus e um carro foram apreendidos com mercadorias, cigarros e maconha do Paraguai

BR-277

A Polícia Federal a p r e -e n d e u sábado (07) um ôni-bus que transportava apro-ximadamente dez quilos demaconha, cerca de 100 caixasde cigarros contrabandeadose vários volumes de mercado-rias provenientes do Para-guai. Três pessoas foram pre-sas. Ontem (09) a corporaçãoapreendeu um Fiat Siena car-regado com relógios descami-nhados. O motorista foi pre-so em flagrante.

A apreensão do ônibusocorreu enquanto policiaisfederais realizavam uma bar-reira de fiscalização no postoda Polícia Rodoviária Fede-ral, na BR-277, em Santa Te-

Ônibus flagrado com cigarros, mercadorias e dez quilos de maconha

rezinha de Itaipu. Por voltadas 13 horas, os policiais abor-daram um ônibus e verifica-ram que no interior do baga-geiro havia várias caixas decigarros contrabandeados ealguns volumes de mercado-rias descaminhadas, além decaixas nos bancos do ônibus.No interior do coletivo aindafoi encontrada uma mala comcerca de dez quilos de maco-nha, mas o proprietário dabagagem não foi identificado.

Foi dada voz de prisão aomotorista, de 38 anos, queafirmou que levaria tudo paraSão Paulo (SP). Outros doispassageiros, de 31 e 48 anos,assumiram a propriedade de

algumas caixas de cigarros,motivo pelo qual também fo-ram presos em flagrante. Osdetidos e a droga foram enca-minhados à Delegacia de Polí-cia Federal em Foz do Iguaçu.

Na manhã de ontem, porvolta das 08 horas, federaisem diligências na BR-277, pró-ximo a São Miguel do Igua-çu, suspeitaram de um veícu-lo que aparentava estar mui-to pesado. Os policiais o abor-daram e constataram que eletransportava mercadoriasdescaminhadas nos assentosdianteiro e traseiro e no baga-geiro. O motorista, de 31 anos,foi preso em flagrante e enca-minhado à Delegacia de Polí-

cia Federal em Foz do Iguaçu.O automóvel foi apreendido eencaminhado à Receita Fede-

ral junto com o ônibus, oscigarros e as mercadorias apre-endidos no sábado.

Divulgação/PF

PRF prende homem com 14passagens por furto ou roubo

A equipe da Polícia Rodovi-ária Federal (PRF) de motoci-clismo prendeu, no sábado (07),por volta das 15 horas, um ca-sal que tentava realizar furtosa bagageiros de ônibus que es-tavam parados às margens daBR-277, na pista sentido Para-guai a Curitiba, aguardandoos passageiros embarcarem.Os detidos foram encaminha-

dos à Polícia Civil em Foz doIguaçu pelo crime de furto qua-lificado. Na delegacia, os rodo-viários ainda acharam umapequena quantidade de maco-nha na bolsa da mulher e cons-tataram, por meio de consul-tas, que o homem já foi conde-nado quatro vezes e tem mais14 registros de furto/roubo eum de violência doméstica.

PM fiscaliza veículos e condutoresNa terça-feira (03), no sá-

bado (07) e no domingo (08)o 19º Batalhão de PolíciaMilitar, com apoio da Guar-da Municipal de Toledo, re-alizou mais uma edição daOperação Cavalo de Aço,que tem como principal ob-jetivo a fiscalização de veí-culos e pessoas, especial-mente a bordo de motoci-cletas. De acordo com a Po-lícia Militar, moto é o tipode veículo mais utilizadopara realização de roubos,principalmente a estabeleci-mentos comerciais.

A ação foi desenvolvidaem vários bairros da cidadede Toledo. Foram abordados

Carros e motos são fiscalizados durante ação

249 veículos, em sua amplamaioria motocicletas, e iden-tificados seus respectivos con-dutores e passageiros. Foramlavradas 57 notificações detrânsito e apreendidos 11 ve-

ículos com pendências na do-cumentação. Novas ações si-milares serão desenvolvidas,de acordo com prévio plane-jamento técnico pelo coman-do da unidade policial.

Divulgação/PM

Polícia flagra pai batendona filha de quatro anosPor volta das 10 horas de

ontem (09), a Polícia Rodo-viária Federal (PRF) presen-ciou o flagrante de agressãoa uma menor de idade, naBR-277, de acesso à Itaipu,em Foz do Iguaçu. Um ho-mem de 45 anos estava ba-tendo com uma vara de pes-car em uma menina de qua-

tro anos. O detido, pai dacriança, portava uma peque-na quantidade de maconha,constatado também o crimede porte de drogas. O sus-peito e a criança foram enca-minhados ao Núcleo de Pro-teção à Criança e ao Adoles-cente Vítimas de Crimes (Nu-cria) em Foz.

Homem é morto com tiro na nucaUm homem de 31 anos foi

morto com um tiro por vol-ta das 20h30 de domingo(08), em Toledo. José Zerbi-nato foi alvejado com umtiro na nuca, na Rua GetúlioVargas, na Vila Boa Espe-rança. A Polícia Militar foiacionada e encontrou o ho-mem caído em via pública, jásendo atendido por umaequipe do Serviço de Aten-dimento Móvel de Urgência

(Samu), que encaminhou avítima até o Hospital BomJesus. José não resistiu aoferimento e morreu poucodepois de dar entrada na uni-dade hospitalar.

Policiais militares conver-saram com testemunhas, quedisseram que uma motocicle-ta de cor escura aproximou-se da vítima e o ocupante efe-tuou o disparo, fugindo nasequência.

Page 27: 02 10 2015

O PRESENTE | 27TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015 POLICIAL

Duas camionetes furtadas são recuperadasUm dos veículos ainda não tinha queixa de furto quando foi localizado, na fronteira com o Paraguai

PRF

Duas camionetes, furtadasem Cascavel, foram recupera-das pela Polícia RodoviáriaFederal (PRF) na madrugadade domingo (08). Um dos ve-ículos foi interceptado emMatelândia. O outro foi loca-lizado na fronteira com o Pa-raguai, prestes a ser levado aopaís vizinho. Ela ainda nãotinha queixa de furto. Doisparaguaios foram detidos.

A ação em Matelândia acon-teceu por volta das 02h30, apósacompanhamento tático. Os Veículo já estava com placas falsas e prestes a ser levado para o Paraguai

federais recuperaram uma Dod-ge Dakota que havia sido fur-tada na noite anterior, em Cas-cavel. Foi preso o condutor, de19 anos, de nacionalidade pa-raguaia. A ocorrência foi enca-minhada à Polícia Civil deMatelândia. O veículo já esta-va com placas do Paraguai.

Policiais rodoviários de ser-viço na Ponte da Amizade recu-peraram o outro veículo porvolta das 06h30. A MitsubishiL200 Triton, com placas de Ron-donópolis (MT), furtada em

Cascavel na mesma madruga-da e ainda sem queixa de furto,também já estava com placasparaguaias. As placas originaisforam localizadas no interiordo veículo. Foi preso o condu-tor, paraguaio, de 25 anos. Eledisse que lhe repassaram a ca-mionete nas proximidades daPonte da Amizade e que recebe-ria um milhão de guaranis paralevar o veículo até Ciudad delEste (PY). Condutor e veículoforam encaminhados para aPolícia Civil em Foz do Iguaçu.

Divulgação/PRF

Dupla é flagrada apósinvadir loja em Rondon

Uma equipe da Polícia Mi-litar de Marechal CândidoRondon foi acionada por vol-ta das 23 horas de sábado(08) para averiguar um fur-to que estaria acontecendona Rua Colombo, próximoao Clube Milionários. Ummaior de idade foi preso eum menor apreendido. A de-núncia anônima informouque haveria um indivíduotransitando em atitude sus-peita na Rua Colombo. Ospoliciais foram até o local eforam informados por teste-munhas que uma pessoa ti-nha entrado em um lote bal-

dio, localizado nos fundosde uma loja de roupas, queestava com a porta arrom-bada. Durante patrulha-mento nas imediações foramabordados dois indivíduos,que confessaram que tinhamacabado de cometer o crimee informaram onde tinhamdeixado as roupas e eletrô-nicos subtraídos.

O maior, de 19 anos, dis-se que a ex-namorada indi-cou o local para o furto. Ele,o adolescente de 15 anos e osobjetos recuperados foramencaminhados à Delegaciade Polícia Civil.

Objetos foram recuperados pela Polícia Militar

Homem é executado em GuaíraUm homem morreu na

madrugada de ontem (09) de-pois de ser atingido por aomenos sete disparos de armade fogo. A Polícia Militar deGuaíra foi informada sobreum homem caído e ensan-guentado, na Avenida MateLaranjeira, no centro da ci-dade. Uma equipe foi envia-da ao local e constatou o

fato, além de encontrar di-versas capsulas deflagradasde pistola calibre 380.

A vítima teria sido execu-tada por pelo menos sete dis-paros na região do tórax. Djal-ma ou Djalminha, conhecidono setor policial por diversaspassagens, não portava do-cumentos. A Polícia Civil as-sumiu as investigações.

Cristine Kempp/AquiAgora.net

Dois acidentes deixam feridospróximo a Nova Santa Rosa

Um acidente de trânsitofoi registrado na manhã desábado (07), na rodovia queliga Marechal Cândido Ron-don e Nova Santa Rosa. Ocapotamento envolveu umaSaveiro com placas de NovaSanta Rosa. O condutor esta-ria no sentido Nova SantaRosa a Rondon quando, apósuma curva, teria perdido ocontrole do utilitário. A Sa-veiro foi ao acostamento,onde bateu contra pedras.Descontrolado, o veículo te-ria capotado, atravessado avia e parado no acostamentoem sentido contrário ao queestava. O condutor FelipeLuiz Schrank, de 20 anos, foisocorrido pela equipe do Cor-po de Bombeiros e encami-nhado para a Unidade de Saú-de 24 Horas em Rondon.

Jovem ficou preso às ferragens até a chegada dos bombeiros

Na noite anterior (06), omotorista de um Vectra deToledo ficou preso às ferragensapós um capotamento na ro-dovia que liga Nova SantaRosa ao distrito de Novo Sa-randi. Os bombeiros precisa-ram usar o desencarceradorpara conseguir retirar a víti-ma das ferragens. Cristiano

dos Santos, morador de NovoSarandi, de 27 anos, perdeu ocontrole do Vectra e saiu dapista, batendo em um poste.O carro ainda capotou váriasvezes até parar. Depois de so-corrido, o condutor foi enca-minhado para atendimentomédico em Marechal Cândi-do Rondon.

Cristine Kempp/AquiAgora.net

MACONHA APREENDIDADivulgação/PRF

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal do posto da Ponte Ayrton Senna apreendeu 30 quilos de maconha no inícioda tarde de domingo (08), em Guaíra. A droga estava escondida em um veículo Santana Quantum com placas de Marília(SP). Os policiais encontraram o entorpecente após perceberem o nervosismo do motorista, que disse que iria receberR$ 3 mil para levar o veículo até Marília. A droga, o carro e o motorista foram encaminhados para a Polícia Federal.

Page 28: 02 10 2015

28 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015

JANEIRO DE 2015

Exportações do agronegócio atingiram US$ 5,64 bilhõesCinco principais setores exportadores foram: carnes, complexo

sucroalcooleiro, produtos florestais, cereais e caféAs exportações do agrone-

gócio brasileiro alcançaram acifra de US$ 5,64 bilhões emjaneiro de 2015. De acordo coma Secretaria de Relações Inter-nacionais do Ministério daAgricultura, Pecuária e Abas-tecimento (SRI/Mapa), os cin-co principais setores exporta-dores do agronegócio foram:carnes; complexo sucroalcoo-leiro; produtos florestais; ce-reais e café.

Em primeiro lugar fica-ram as carnes, com exporta-ções que somaram US$ 1,03bilhão. Somente a carne defrango foi responsável porUS$ 485 milhões em vendasexternas. Em seguida está osetor sucroalcooleiro, com acifra de US$ 926 milhões. Oprincipal produto exportadopor esse setor foi o açúcar,com US$ 837 milhões.

Os produtos florestais fica-ram na terceira posição, com omontante de US$ 764 milhões.Houve queda no valor dasvendas de papel e celulose eaumento no valor das expor-tações de madeira. Já as expor-tações de cereais, farinhas epreparações aumentaram18,5%, passando de US$ 633milhões para US$ 750 milhões.O milho foi o principal produ-

to exportado no setor, soman-do US$ 593 milhões.

O café foi o quinto produtomais exportado em janeiro des-te ano, com destaque para aforte elevação dos preços. Ascotações médias subiram deUS$ 2.220 por tonelada em ja-neiro de 2014 para US$ 3.342por tonelada em janeiro de 2015.Esse aumento de preço, combi-nado com a expansão de 7,0%na quantidade embarcada, pos-sibilitou aumento de 61,1% novalor total exportado de caféem grão. O café solúvel, porsua vez, teve aumento nas co-tações da ordem de 2,4%, po-rém, queda de 19,6% na quan-tidade exportada.

Na análise das exportaçõespor blocos econômicos e regi-ões geográficas, o destaquepositivo ficou por conta do cres-cimento das exportações para aÁsia. As vendas externas deprodutos do agronegócio doBrasil para a região cresceram17,2% na comparação de janei-ro de 2015 com janeiro do anoanterior. Isso provocou refle-xos na participação relativa daregião, que ganhou 6,3 pontospercentuais, de 28,6% para34,9%. O crescimento absolutodas exportações para a Ásia foide US$ 289,2 milhões.

A secretária de Relações In-ternacionais do Agronegócio,Tatiana Palermo, explica queos Estados Unidos foram oprincipal destino das exporta-ções do agronegócio em janei-ro em função das vendas deprodutos florestais (US$ 131,1milhões), café (US$ 102,2 mi-lhões) e complexo sucroalcoo-leiro (US$ 74,2 milhões). A se-cretária observa também quese destacaram as vendas brasi-leiras aos países do SudesteAsiático (Indonésia, Vietnã eTailândia), que apresentaramsignificativo crescimento nacomparação de janeiro/2015com janeiro/2014 (87,3%,129,8% e 109,5, respectivamen-te). “Para a Indonésia, os prin-cipais produtos exportadospelo agronegócio em janeirode 2015 foram: açúcar em bru-to (US$ 79,3 milhões), milho(US$ 67 milhões) e farelo desoja (US$ 58,9 milhões). Emrelação ao Vietnã, destacaram-se as vendas de milho(US$ 151,7 milhões). A Tailân-dia, por sua vez, comprou prin-cipalmente os produtos do com-plexo soja (US$ 44,2 milhões) etrigo (37,7 milhões)”, disse.

DOZE MESESEntre fevereiro de 2014 e

janeiro de 2015 as exportaçõesdo agronegócio brasileiro al-cançaram o montante deUS$ 96,52 bilhões. O destaqueficou por conta do complexosoja, com US$ 31,34 bilhõesem exportações. Em seguidafigura o setor de carnes, comUS$ 17,19 bilhões. O comple-xo sucroalcooleiro ficou emterceiro colocado nos últimos12 meses, com vendas exter-nas de US$ 10,31 bilhões. Naquarta colocação estão os pro-dutos florestais, com a cifra deUS$ 9,85 bilhões e, por último,o setor cafeeiro, com o mon-tante de US$ 6,86 bilhões.

Segundo a secretária, emrelação ao período acumuladodos últimos 12 meses, a Rússiae Alemanha foram os paísesque apresentaram o maior cres-cimento, em valor, nas aquisi-ções de produtos do agronegó-cio brasileiro (+US$ 863,5 mi-lhões e +US$ 823,3 milhões,respectivamente). “Em relaçãoà Rússia, esse resultado decor-reu principalmente da expan-são nas vendas de carnes(+US$ 624,2 milhões) e do com-plexo soja (+US$ 305,3 milhões).No caso da Alemanha, destaca-se, sobretudo, o crescimento nasexportações de café (+US$ 485,3milhões)”, comentou.

Exportações porParanaguá têmo melhor janeiroda história

As exportações de soja, milho,trigo e farelo de soja pelo Corredorde Exportação do Porto de Parana-guá atingiram o maior volume dahistória para os meses de janeiro,desde 1995. Ao todo, foram expor-tadas 984,1 mil toneladas de grãospelo porto, volume 0,13% superiorao registrado em 2014, quando fo-ram exportadas 982,8 mil tonela-das pelo Corredor.

Segundo o secretário estadualde Infraestrutura e Logística, JoséRicha Filho, a marca reforça o au-mento da produtividade do porto, jáque o Corredor de Exportação ope-rou o mês inteiro com apenas doisberços de atracação devido à insta-lação de dois novos carregadores denavios (shiploaders) - o sistema nor-malmente opera com três berços.Além disso, foi registrado mais de190 horas de chuva no Porto deParanaguá em janeiro, o que invia-biliza o carregamento dos navios.

O diretor-presidente da Admi-nistração dos Portos de Paranaguáe Antonina (Appa), Luiz HenriqueDividino, disse que a expectativa éde que os próximos meses sejamainda mais produtivos. O terceiroberço voltará a operar no fim defevereiro, quando os dois novos shi-ploaders passarão a funcionar. “Osnovos carregadores têm capacidadepara duas mil toneladas por hora,cerca de 30% a mais do que osshiploaders antigos e permitem re-duzir os tempos de interrupçõesnas mudanças de porões dos naviosem até 15%”, explica.

A quebra do recorde não é umamarca pontual, já que dezembro de2014 também registrou recorde emcomparação com o mesmo mês emanos anteriores. Naquele período,foram exportadas mais de um mi-lhão de toneladas de grãos, resulta-do 54% superior à marca de 2013,quando foram exportadas 665 miltoneladas pelo Corredor.

GRÃOSO crescimento foi puxado prin-

cipalmente pelo aumento no em-barque de milho. Em janeiro de2014 foram exportadas 491 miltoneladas do grão. Já no começodeste ano foram descarregados nosnavios mais de 583 mil toneladas demilho, uma alta de 18,7%.

Entre os demais produtos ex-portados pelo Corredor, foram em-barcadas 61,7 mil toneladas de soja,206 mil toneladas de farelo e 132 miltoneladas de trigo.

C.Vale cresce 11% e distribui R$ 36 milhõesMesmo diante das dificul-

dades econômicas mundiaise apesar da desvalorizaçãodos grãos em relação a 2013,a C.Vale conseguiu elevar em11,2% seu faturamento noano passado. A cooperativafaturou R$ 4,64 bilhões em2014. O valor a ser divididoentre os associados subiu13,52%, alcançando R$ 36milhões entre sobras, juros,devolução e restituição decapital social. Os valores co-meçaram a ser pagos ontem(09). “Vitória com gosto desuperação”, define o diretor-presidente Alfredo Lang emrelatório apresentado aoscooperados durante assem-bleia realizada na sexta-feira(06), na Asfuca de Palotina.Ele atribuiu os bons resulta-dos ao alto nível de competi-tividade e à diversificação de

Associados aprovaram na assembleia de sexta-feira (06) adistribuição de sobras, que começou a ser feita ontem (09)

atividades pela C.Vale.Ao fazer um balanço do de-

sempenho da cooperativa, Langcitou três conquistas em 2014: aconsolidação da incorporaçãoda Coopermibra, a implantaçãoda ferramenta de gestão ERPSAP e obras de melhoria dasestruturas para recebimento ebeneficiamento de grãos.

A partir de 2015, o foco daC.Vale volta a ser a agroin-dustrialização. Cinco proje-tos de investimentos estão namira da direção da cooperati-va: industrialização de pei-xes, soja e milho e aumentodo abate de frangos. Outrainiciativa é a construção deum frigorífico para suínos emAssis Chateaubriand pela Fri-mesa, da qual a C.Vale é sócia.

CONSELHO FISCALDurante a assembleia, fo-

ram eleitos e empossados osnovos membros do ConselhoFiscal da C.Vale. Alfredo Mot-ta Martins, Cirineu Pasquali,Inácio Sapelli (efetivos), Ari

Patel, Edmir Antônio Soarese Gilmar Alves dos Santos(suplentes), exercerão man-dato até a assembleia geralordinária de 2015.

Divulgação

Page 29: 02 10 2015

Classificados na internet: www.opresente.com.brTERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015 O PRESENTE | 29

APARTAMENTO, vendo,150m², cobertura, fase finalde construção, c/ 2 quartos,suíte, bwc, sala de estar, salade jantar, 2 sacadas, terraço,área de serviço, R. Rio Gran-de do Norte, próx. ao CartórioEleitoral, ótima localização,MCR, R$ 420.000,00. Tr. (45)3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

APARTAMENTO, vendo,56m² + vaga de garagem, sa-lão de festa e playground,próx. ao Parque Barigui, re-gião central, na via rápidaMartin Afonso, Ed. Moretti, emCuritiba, R$ 295.000,00, acei-to imóvel em MCR. Tr. (45)3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

APARTAMENTO, vendo,76m² + vaga de garagem,novo, c/ 2 quartos, R. RioGrande do Norte, próx. aoCartório Eleitoral, ótima locali-zação, MCR, R$ 240.000,00.Tr. (45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim) com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

CASA, vendo ou troco,1 8 5 m ² , m i s t a , t e r r e n o750m², em Pato Bragado,R$ 180.000,00. Tr. (45)9973-0856.

CASA, vendo, 100m², c/ 2quartos, suíte grande, sala deestar e jantar, cozinha, bwc,toda murada, averbada, ter-reno 645m², 15x43, R. Men deSá, nº 1729, 50m do ColégioEron Domingues, MCR, R$350.000,00, preço de ocasião,pode ser financiada, aceitoproposta. Tr. (45) 3254-3083ou 9991-5266 (tim) com Imo-biliária Waldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 100m², c/ 3quartos, forro de madeira, bomestado de conservação, ter-reno 208m², R. Umuarama,100m da Av. Irio Jacob Welp,MCR, R$ 135.000,00. Tr. (45)3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

CASA, vendo, 105m², nova,c/ laje, 2 quartos, suíte, bwc,sala, cozinha, área de serviço,garagem c/ churrasq., toda cer-cada, beiral de laje, telha deconcreto, porcelanato, gesso,R. Norberto Neumeister, Lot.Andorinha, MCR, R$259.000,00. Tr. (45) 9801-5352.

CASA, vendo, 128m², alve-naria, c/ laje, 3 quartos, sala,cozinha planejada, despensa,2 bwc, lavand., área de fes-tas, garagem fechada, portãoelet., janelas blindex, terreno364m², 14x26, R. Cabral, Lot.Rainha, MCR, R$ 220.000,00.Tr. (45) 3254-7001 ou 9921-9844, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 130m², mista,esquina, c/ 3 quartos, 2 bwc,sala, cozinha, garagem, la-vand., área de festa, terreno208m², R. Paraíba, próx. a Uni-oeste, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 3254-7001 ou 9800-4992, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 143m², alve-naria, esquina, c/ 2 quartos,sala, cozinha, 2 bwc, gara-gem, área de festa e serviçocoberta, ótima localização,MCR, valor a combinar. Tr. (45)8821-9999 (tim) ou 8822-5555 com Lodi Corretor deImóveis, Creci F25522.

CASA, vendo, 56m², c/ laje,2 quartos, bwc, sala, cozinha,lavand., terreno 182m², Jd.Líder, MCR, valor a combinar,pode ser financiada pelo Mi-nha Casa Minha Vida. Tr. (45)3254-7001 ou 9800-4992,Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 147m², c/ 2quartos, suíte, 2 bwc, sala,cozinha planejada, poço deluz c/ jardim, garagem p/ 2carros, lavand., área de fes-ta, beiral de laje, forro c/ ges-so baixo relevo, terreno368m², em Nova Santa Rosa,valor a combinar. Tr. (45)3254-7001 ou 9800-4992,Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA , v e n d o , 4 8 m ² ,nova, c/ laje, 2 quartos,sala de estar, cozinha, la-vand., bwc, Lot. Higienópo-lis, MCR, R$ 115.000,00,pode ser financiada peloprograma Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 49m², nova,c/ laje, 2 quartos, sala de es-tar, cozinha, bwc, Lot. Au-gusto I, MCR, R$ 115.000,00,pode ser financiada pelo pro-grama Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na CertoImóve is , Crec i J -4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 54m², c/laje, 2 quartos, bwc, sala,cozinha, lavand., fase finalde cons t rução , te r reno196m², Lot. Recanto Feliz,MCR, valor a combinar, podeser financiada pelo MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45)3254-7001 ou 9800-4992,Crec i J05266 , www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 54m², nova,alvenaria, c/ laje, 2 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,garagem c/ churrasq., muronas laterais, R. Irene Kaeferesq. c/ R. Colombo, Lot. Re-canto Fel iz, MCR, R$105.000,00, pelo programaMinha Casa Minha Vida. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 65,65m²,alvenaria, c/ laje, 1 quarto,1 suíte, sala, cozinha, bwc,jd. de inverno, lavand. fe-chada c/ churrasq., gara-gem, R. Arcelino Jose dosSantos , Lo t . Wol ls te in ,MCR, R$ 135.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA , vendo , 75m² ,nova, esquina, alvenaria, c/2 quartos, suíte, bwc, salade estar, sala de jantar, co-zinha, garagem, área deserviço, janelas blindex,porcelanato, Lot. Boa Vis-ta, MCR, R$ 150.000,00. Tr.(45) 3254-7001 ou 9921-9844, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 84m², semi-nova, c/ laje, 2 quartos, salade estar, hall, cozinha, la-vand., bwc, garagem, sol damanhã, terreno 261m², Lot.Gralha Azul , MCR, R$150.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 89m², esqui-na, c/ 3 quartos, bwc, sala,cozinha, lavand., garagem,Lot. Maiol i , MCR, R$190.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45) 3254-3083 ou9991-5266 (tim) com Imobili-ária Waldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 90m², c/ laje,piscina, área de festa, terre-no 210m², Lot. Porto Seguro,MCR, R$ 250.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 90m², nova,c/ acabamento em gesso,porcelanato, R. Rio Grande doNorte, nº 445, centro, ao ladodo Colégio Eron Domingues,MCR, R$ 220.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, alvenaria, c/2 quartos, suíte, bwc, gara-gem, demais dependências,murada, próx. ao Bairro AnaPaula, MCR, R$ 230.000,00.Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (tim), Creci F-6630.

CASAS, vendo, novas, c/laje, em diversos loteamen-tos, MCR, valor a combinar,podem ser financiadas peloprograma Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CHÁCARA, vendo, 1 alq.,c/ benfeitorias, água cor-rente, açude, próx. a MCR,R$ 420.000,00, aceito casaou caminhão. Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (tim),Creci F-6630.

C H Á C A R A , v e n d o ,28.000m², c/ 2 casas mis-tas, diversas benfeitorias,á g u a c o r r e n t e , a ç u d e ,800m do asfalto, 6km deMCR, R$ 300.000,00. Tr.(45) 3254-7001 ou 9921-9844, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA , vendo,4.500m², plana, c/ parte emfloresta natural, 500m de MCR,valor a combinar, preço deocasião. Tr. (45) 9934-8875 ou9105-2280.

CHÁCARA , vendo,42.000m², Linha Sanga Minei-ra, 300m da BR 163, 1km deMercedes, R$ 360.000,00,aceito casa ou terreno emMCR ou Quatro Pontes. Tr.(45) 9909-8313.

CHÁCARA, vendo, aprox.43.000m², 1.8 alq., terra pla-na, c/ ótimo aproveitamen-to, c/ casa de madeira, cu-ral p/ gado e chiqueiro, ener-gia elét., água encanada,água de poço, açude peque-no, em Margarida, MCR, R$160.000,00. Tratar . (45)3254-7001 ou 9921-9844,Crec i J05266 , www.imobiliariabomnegocio.com.br.

Temperatura: 39º/24º Temperatura: 36º/22º Temperatura: 38º/23º Temperatura: 38º/23º Temperatura: 37º/21ºTemperatura: 36º/21º

SALA COMERCIAL, vendo,49m², nova, c/ cozinha, 2 bwc,R. Rio Grande do Norte, próx.ao Cartório Eleitoral, MCR, valora combinar. Tr. (45) 3254-3083ou 9991-5266 (tim) com Imobili-ária Waldow, Creci J03479.

SÍTIO, vendo, 18,6 ha, sen-do 2 em pasto, 16,6 em plan-tio de mandioca, 100% plana,toda cercada, c/ casa em al-venaria, em Itaquirai, MS, R$250.000,00, aceito troca. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO, vendo, 140m²,c/ 2 quartos, suíte america-na, bwc, sala, cozinha pla-nejada, poço de luz c/ jardim,lavand., área de festa, gara-gem, sacada, portão elet., 2ar Split 9.000 btu´s, porcela-nato, terreno 156m², centro,Nova Santa Rosa, valor acombinar. Tr. (45) 3254-7001ou 9800-4992, Creci J05266,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

SOBRADO, vendo, 140m²,c/ 2 quartos, suíte c/ closet,bwc, sala de estar, lavabo,cozinha, área de serviço, ga-ragem, piscina, área de festac/ lavabo e churrasq., portãoelet., ótimo acabamento, ges-so, porcelanato, em MCR, R$330.000,00. Tr. (45) 3254-7001ou 9921-9844, Creci J05266,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

Page 30: 02 10 2015

30 | O PRESENTE CLASSIFICADOS TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015

SOBRADO, vendo, 170m²,esquina, c/ 2 quartos, suítec/ hidromassagem e closet,sala de estar, sala de jantar,cozinha, área de festa, 2bwc, garagem, 2 sacadas,ótimo acabamento, R. Cas-telo Branco, nº 488, centro,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9962-6232 com Foll-mann Corretor de Imóveis,Creci F 18880.

TERRA, vendo ou troco, 3alq., c/ benfeitoria, em MCR,valor a combinar, aceito trocapor casa. Tr. (45) 9978-6422com Imobiliária Van Den Boon.

TERRA, vendo ou troco,48,4 hectares, 30 em pasta-gem formada e piqueteada, 6em eucalipto de 3 anos, 7 emlavoura, 5,4 em reserva, c/benfeitorias, açudes, águacorrente, diversas frutiferas,3km de São José das Palmei-ras, valor a combinar. Tr. (45)9941-7428 ou 8840-1144com Nelson.

TERRA, vendo, 153.500m²,6,34 alq., 4,5 planta, c/ ben-feitorias, em Margarida, MCR,R$ 400.000,00. Tratar pelofone (45) 3254-7001 ou 9921-9844, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 2 alq., plan-ta 1.15, c/ 3.000 pés de eu-calipto de 4 anos, sem ben-feitorias, Linha Vorá, Marga-rida, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9848-6028 ou 3282-1095 com Mario.

TERRA, vendo, 32,7 alq.,14 c/ planta, 6 em pasto, c/30.000 pés de eucalipto 2anos arrendado, casa em al-venaria 70m², nascente, Li-nha Bonfim, MCR, valor:1.000 scs de soja por alq.,aceito imóvel em MCR. Tr. (45)3254-7001 ou 9800-4992,Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5 alq.,planta 3.5, c/ casa de ma-deira, barracão, mangueirap/ 150 animais, 4 açudes,ideal p / gado de cor te ,1.800m do asfalto, em NovoHorizonte, R$ 350.000,00. Tr.(45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim) com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

TERRA, vendo, 5,7 alq., 2mecanizados, restante empasto formado, água corren-te, pode fazer açude, c/ ben-feitorias, toda cercada, emMCR, R$ 285.000,00. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418(tim), Creci F-6630.

TERRA, vendo, 6,8 alq., 4mecanizados, c/ benfeitori-as, boa local ização, emMCR, valor a combinar, acei-to casa no negócio. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418(tim), Creci F-6630.

TERRA, vendo, 7 alq., plan-ta 5.70, sem benfeitorias, li-nha Ajuricaba, aprox. 4km doasfalto e do frigorífico da Co-pagril, em MCR, valor e condi-ções a combinar. Tr. (45)9955-3822 (tim).

TERRA, vendo, 95.000m²,boa aguada, sem benfeitori-as, boa localização, 15km deMCR, R$ 300.000,00. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418(tim), Creci F-6630.

TERRENO, vendo ou troco,c/ 2 casas de 130m² e 48m²,c/ área de festa, fogão caipi-ra, portão elet., R. Tulipas, nº277, Jd. Higienópolis, MCR,valor a combinar, troco porcasa menor ou terreno em MCRou Nova Santa Rosa. Tr. (45)9988-7316 com Sandra.

TERRENO, vendo, 2.704m²,25,75x105, Lot. Balko, de fren-te p/ Av. Irio Jacob Welp, ótimalocalização, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-3083 ou9991-5266 (tim) com Imobiliá-ria Waldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 20x20, R.Maranhão, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9844-8687 ou8803-6500 com José.

TERRENO, vendo, 20x40,esquina, R. Sergipe, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 9844-8687 ou 8803-6500 com José.

TERRENO, vendo, 315m²,14x22,5, Lot. Recanto Feliz,MCR, R$ 70.000,00. Tratarpelo fone (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 318m², R.Rogerio V. Grun, Lot. Prass, 6quadras da Veterinária do Ari,MCR, R$ 115.000,00, parceloparte. Tr. (45) 9135-3481 (tim)com Elsio.

TERRENO, vendo, 358,80m²,12x29,90, sol da manhã, Res.Vila Flora, próx. a Super Cre-che, MCR, R$ 85.000,00. Tr.(45) 3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRENO, vendo, 364m²,14x26, sol da manhã, R. 31 deMarço, centro, Lot. Trento,MCR, R$ 175.000,00, pode serfinanciado. Tr. (45) 3254-3083ou 9991-5266 (tim) com Imo-biliária Waldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 375m²,12,5x30, R. 10 de Abril, Lot.Heimerdinger, 4 quadras darodoviária, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9989-8802.

TERRENO, vendo, 375m²,12,5x30, todo murado, R. XVde Novembro, Bairro Ana Pau-la, rua sem saída, ao lado daprincesa dos Campos, ótimalocalização, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9955-3822 (tim).

TERRENO, vendo, 384m²,12x32, comercial, Av. Maripá,próx. a Jaragua Brindes e afutura instalação da Volkswa-gen, MCR, R$ 230.000,00, acei-to veículo como parte de pgto.Tr. (45) 3254-7001 ou 9921-9844, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 384m², c/casa em alvenaria 116m², R.10 de Abril, nº 1757, Jd. AnaPaula, 30m da Av. Irio JacobWelp, MCR, R$ 140.000,00,aceito proposta. Tr. (45) 9921-1221 com Estanislau.

TERRENO, vendo, 400m²,20x20, esquina, c/ casa emalvenaria, R. 12 de Outubro,em frente ao Hospital Munici-pal, MCR, R$ 230.000,00. Tr.(45) 3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRENO, vendo, 480m²,12x40, doc. ok, Lot. HugoSehn, Entre Rios do Oeste, R$75.000,00. Tr. (45) 9850-6681.

TERRENO, vendo,484,375m², 12,5x38,75, Lot.Monte Carlo, em frente ao mer-cado novo da Copagril, MCR, R$120.000,00. Tr. (45) 3254-3083ou 9991-5266 (tim) com Imobili-ária Waldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 494m²,19x26, p/ construção de 3casas, R. Mato Grosso esq.c/ R. Cabral, centro, MCR, R$180.000,00, aceito proposta.Tr. (45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim) com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 600m²,12x50, Bairro Boa Vista, Lot.Port III, saída p/ Pato Braga-do, próx. ao Posto Tonin,MCR, R$ 110.000,00. Tr. (45)3254-7001 ou 9921-9844,Crec i J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 770m², c/casa de madeira 60m², salacomercial em alvenaria120m², R. Boa Vista, NovaSanta Rosa, valor a combinar,aceito carro até R$ 30.000,00.Tr. (45) 3254-7001 ou 9800-4992, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 800m²,Av. Santo Cristo, centro, aolado da rodoviária, Nova San-ta Rosa, valor a combinar. Tr.(45) 9903-2981.

TERRENO, vendo, grande,Jd. Líder, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 9974-0603 comJurandir.

TERRENOS, vendo, Lot.Recanto do Sul, 3 quadras daAv. Rio Grande do Sul, próx.a Vila Gaúcha, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9962-6232com Follmann Corretor de Imó-veis, Creci F 18880.

TERRENOS, vendo, Lot.Wasem, MCR, a partir de R$73.150,00. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

APARTAMENTO, alugo, c/2 quartos, 2 bwc, R. Dom Pe-dro I, nº 405, centro, próx. aoAllmayer e posto Stop, MCR,R$ 650,00. Tr. (45) 9916-2700.

APARTAMENTO, alugo, c/2 quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., em frente ao merca-do da Copagril, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 8802-4368.

APARTAMENTO, alugo, se-minovo, c/ 2 quartos, sala, co-zinha, bwc, Av. Maripá, próx.ao Weimann, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9968-8585.

CASA, alugo, alvenaria, c/3 quartos, bwc, sala, cozinha,lavand., churrasq., garagem,R. Sergipe, nº 1529, próx. aUnioeste, MCR, R$ 780,00. Tr.(45) 9810-9060.

CASA, alugo, 84m², alve-naria, c/ 2 quartos, sala, co-zinha, bwc, lavand., gara-gem c/ churrasq., R. das Ro-sas, nº 200, Bairro Higienó-polis, depois da BR 163, emMCR, R$ 550,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9977-5515,Crec i J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, alvenaria, c/2 quartos, 2 bwc, sala, cozi-nha, área de serviço, la-vand., garagem c/ churrasq.,pintura nova, fundos do pos-to, em Novo Horizonte, R$480,00. Tr. (45) 9971-1150ou 9930-5300.

CASA, alugo, alvenaria, c/2 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand. fechada c/ cer-ca, R. Tulipas, nº 889, Lot.Augusto II, MCR, R$ 500,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9977-5515, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, alvenaria, es-quina, c/ 3 quartos, sala, cozi-nha, bwc, lavand., R. Tulipas,Lot. Augusto II, MCR, R$ 500,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9977-5515, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, c/ 3 quar-tos, suíte, 2 salas, 2 bwc,cozinha, lavand., garagem,área de lazer, R. Mato Gros-so, nº 1257, em frente agaragem da Princesa dosCampos, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9974-7190com Zenaide.

CASA, alugo, geminada, c/1 quarto, garagem, demaisdependências, mobiliada, R.Arlindo Artmann, nº 28, Jd.Modelo, MCR, R$ 530,00. Tr.(45) 9981-9308.

QUARTO, alugo, c/ bwc,mobiliado, próx. ao Posto To-nin, saída p/ Curvado, MCR,R$ 420,00, incluso água e luz.Tr. (45) 9913-1604.

QUITINETE, alugo, c/ 1quarto, 4 peças, portão elet.,centro, próx. ao Banco Itaú,MCR, R$ 495,00, incluso con-domínio e água. Tr. (45) 9930-1880 com Rosa.

QUITINETE, alugo, c/ 1quarto, demais dependênci-as, garagem p/ moto e bici-cleta, R. 7 de Setembro, nº729, Ed. Tonin, MCR, R$380,00 + condomínio. Tr. (45)9959-0433 ou 3254-0298.

QUITINETE, alugo, c/ gara-gem, portão elet., interfone,internet (adsl 5 megas), pa-rabólica (31 canais), p/ 1 ou2 pessoas, Av. Irio JacobWelp, nº 2474, Res. KleinHaus, MCR, R$ 520,00, inclu-so água e internet. Tr. (45)9981-0118.

REPÚBLICA, alugo, c/ 2vagas, sexo masculino, Av.Maripá, nº 1111, centro, próx.ao Colégio Martin Luther, MCR,valor a combinar. Tr. (45)9833-2810 (tim) ou 9137-3101 com Lari.

AMAROK SE, vendo, ano2012/13, preta, c/ controle deestabilidade, bloqueio diferen-cial, protetor de caçamba,42.000km, particular, R$86.000,00. Tr. (44) 9976-5222.

ASTRA SEDAN, vendo, ano2007, preto, completo, c/ 4pneus novos, manual, origi-nal, R$ 24.600,00. Tr. (45)9941-7811 com Ricardo.

CAMINHÃO, vendo, ano2005/06, Mercedes Benz Ate-go 17/18, c/ munck Argos, ano2006, doc. em dia, ipva 2015pago, bom estado, R$120.000,00, aceito proposta. Tr.(45) 3254-7027 ou 9934-2058.

CAMINHÃO, vendo, ano74, Mercedes Benz 1316, tru-ck, granel, turbinado, hidráu-lico, cabine alta, cara preta,estacionário, balão truck, va-lor a combinar. Tr. (45) 9972-3207 ou 3254-1830 com Rudi.

CARRETA, vendo, RandonLS, toda reformada, valor acombinar. Tr. (45) 9902-9894.

CARRETA, vendo, usada,Randon, toco, c/ pneus 295,rodoar, R$ 20.000,00. Tr. (45)9978-1303 com Fernando.

CAVALO MECÂNICO, ven-do, ano 2002, Mercedes Benz1938, branco, trucado, R$98.000,00, aceito carro até R$40.000,00. Tr. (45) 9954-4696ou 8422-6025.

CELTA 1.0, vendo, comple-to, placa A, R$ 13.200,00. Tr.(45) 9979-7209 ou 9931-3610.

CLIO 1.0, vendo, ano 2009,prata, c/ ar-cond., alarme, tra-va, som, nota fiscal, chavereserva, baixa km, único dono,revisado, R$ 17.300,00. Tr.(45) 9992-5500 com Adriano.

CORCEL II, vendo, ano 81,R$ 1.600,00. Tr. (45) 9843-9597ou 3279-1890 com Silvio.

CORSA HATCH MAXX 1.0,vendo, ano 2006/07, flex, c/ar, trava, alarme, banco decouro, pneus seminovos, R$19.500,00. Tr. (45) 9838-0544com Claudio.

CORSA, vendo, ano 98,azul, 4 pneus novos, impecá-vel, valor a combinar, aceitomoto. Tr. (45) 9965-9142.

CRUZE LT, vendo, ano2013, automático, completo,couro, estepe sem uso,29.000km, R$ 59.000,00. Tr.(45) 9979-5579 ou 3253-2177com Aldino.

ESCORT 1.8, vendo, ano99/00, 4 portas, bom estado,valor a combinar, aceito pro-posta. Tr. (45) 8821-9999 (tim)ou 8822-5555.

F-1000, vendo, ano 87, re-visada, R$ 25.000,00. Tr. (45)3281-1234.

Page 31: 02 10 2015

O PRESENTE | 31TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015 CLASSIFICADOS

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 10/02/2015.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 11/02/2015R$ 2,00PARA ASSINANTES

FIESTA HATCH 1.0, vendo,ano 2011/11, prata, 4 portas,básico, alarme original, manu-al, chave reserva, 11.000km,ótimo estado, R$ 22.500,00,sem troca. Tr. (45) 9135-3481ou 3284-2591 com Elsio.

FOCUS SEDAN 2.0, vendo,ano 2006, preto, automático,completo, airbag duplo, rodasliga leve, cd original, doc. 2015quitados, R$ 25.900,00. Tr.(45) 8803-6565.

FOCUS SEDAN GLX, ven-do, ano 2013, prata, automá-tico, baixa km, doc. 2015 ok,valor a combinar. Tr. (45)9844-8687 ou 8803-6500com José.

FURGÃO, vendo, ano 2000,necessita de pequenos repa-ros, R$ 8.000,00. Tr. (45)9966-0019 com Laura.

FUSCA, vendo, ano 75,mecânica ok, bom estado, va-lor a combinar. Tr. (45) 3281-1224 com Nelson.

GOL 1.0, vendo, ano 99, c/ar, R$ 8.500,00, aceito motoaté R$ 3.500,00. Tr. (45)9988-6799 com Vanda.

GOL G4 TREND, vendo,ano 2010, prata, flex, c/ ar-cond., trava, vidro, valor acombinar. Tr. (45) 9925-5948.

GOL QUADRADO 1.8 AP,vendo, ano 85, álcool, c/ ban-co recaro, R$ 5.000,00, acei-to Biz acima do ano 2005 oumateriais de construção. Tr.(45) 9982-3251 com Joice.

GOL, vendo, ano 2001,prata, 4 portas, c/ DH, R$9.000,00. Tr. (45) 9972-6467.

HONDA CIVIC, vendo, ano2010, preto, banco de cou-ro, pneus novos, câmbiomecânico, único dono, valora combinar. Tr. (45) 9972-4828 com Iomar.

KOMBI, vendo, ano 81, en-vidraçada, motor c/ igniçãoelet., valor a combinar, aceitoproposta. Tr. (45) 9925-5948.

MERIVA MAXX 1.4, vendo,ano 2010, flex, 4 portas, com-pleto, 65.000km, ótimo esta-do, R$ 28.900,00. Tr. (45)9900-9995 com Eduardo.

MONTANA 1.4, vendo, ano2013, prata, completa, c/ air-bag, abs, cibié, rack teto, es-camoteavel, capota marítima,top de linha, placa A, manual,chave reserva, baixa km, óti-mo estado, valor a combinar,pode ser financiada, aceitotroca. Tr. (45) 9941-3550.

MONZA, vendo, ano 86, R$2.500,00. Tr. (45) 9972-6467.

OMEGA, vendo, ano 94,completo, R$ 11.000,00. Tr.(45) 9972-6467.

PAMPA 1.8 L, vendo, ga-sol ina, bom estado, R$10.990,00. Tr. (45) 3254-7707.

PAMPA 1.8 S, vendo outroco, ano 93, ótimo estadode conservação, R$10.500,00. Tr. (45) 9947-9090 com Lucas.

S10 TORNADO, vendo, ano2010, turbo, 4x4, diesel, ban-cos em couro, valor a combi-nar. Tr. (45) 9989-3200.

SANTANA GLS 2.0, vendo,ano 97, cinza metálico, com-pleto, R$ 8.900,00. Tr. (45)9909-8313.

SAVEIRO 1.6, vendo, ano2010, cinza, flex, cabine es-tendida, geração 5, c/ DH, vi-dro, trava, alarme, cd, doc.2015 quitados, manual, cha-ve reserva, R$ 28.900,00. Tr.(45) 8803-6565.

UNO MILLE EX, vendo, ano99/00, bordo, R$ 7.500,00. Tr.(45) 9921-7378 com Maikel.

UNO MILLE FIRE, vendo,ano 2011/12, branco, básico,valor a combinar, 10% menosque a tabela fipe, sem troca.Tr. (45) 9134-0994.

VECTRA GLS 2.2, vendo,ano 2001, prata, c/ ar digital,pneus novos, 150.000km ori-ginais, revisado, R$17.990,00. Tr. (45) 9954-4696.

VECTRA GLS, vendo, ano2000, azul metálico, 8v, com-pleto, ar digital, ótimo estadode conservação, R$17.500,00, aceito moto. Tr.(45) 9909-8313.

VECTRA GTX 2.0, vendo,ano 2009, completo, banco decouro, airbag, manual,53.000km, pneus em ótimoestado, placa A, R$32.500,00. Tr. (45) 9995-6993.

BIZ 125, vendo, ano 2010,preta, c/ partida, impecável,R$ 4.500,00. Tratar pelo fone(45) 8408-4133.

BROS 150 ESD, vendo, ano2011/11, completa, valor acombinar. Tr. (45) 9911-9596.

CG FAN 125 ES, vendo, ano2012, 6.300km, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-2081.

CG TITAN 150 ESD, ven-do, ano 2011/11, prata, flex,bom estado, R$ 5.300,00. Tr.(45) 9930-9525 ou 3284-1020com Cesar.

JOG, vendo, ano 96, ver-melha, doc. em dia, únicadona, bom estado de conser-vação, R$ 1.100,00 à vista.Tr. (45) 9981-0118.

YBR 125 E, vendo, ano2006/07, vermelha, R$3.600,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

YBR FACTOR E, vendo, ano2005/05, prata, R$ 2.900,00.Tratar pelo fone (45) 9941-1088 com Marcos.

YBR FACTOR K1, vendo,ano 2014, vermelha, R$5.800,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

YS FAZER 250, vendo, ano2013/14, preta, R$ 9.500,00.Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

CARTA DE CRÉDITO ,vendo, crédito R$ 9.050,00,entrada R$ 6.300,00, assu-me 17 parce las de R$288,00. Tr. (45) 8821-9999(tim) ou 8822-5555.

COMPRO, cadeiras plásti-cas, c/ braços, p/ lanchone-te, entre 40 e 60 unidades,valor a combinar. Tr. (45)9902-4071.

ELETRODOMÉSTICOS,vendo, valor a combinar. Tr.(45) 9801-2367.

FAÇO serviços de constru-ção e reformas de casas, pin-tura, soldas, interessados. Tr.(45) 9843-8905 ou 9981-1132.

FAÇO serviços de pinturae colocação de cerâmica eazulejo, interessados. Tr.(45) 9827-5742 com Luiz.

FAÇO serviços de pinturase soldas em portões, grades,janelas, portas, calhas e te-lhados, interessados. Tr. (45)9909-8309 ou 9933-4262.

FILHOTE, vendo, GoldenRetriever, puro, R$ 300,00. Tr.(45) 9934-8875 ou 9105-2280.

FILHOTE, vendo, Shar-pei,c/ 45 dias, R$ 250,00. Tr. (45)9966-2350 ou 3254-2390.

INSTALADOR DE ANTE-NAS, parabólicas, sky e digi-tais, consertos e instalaçõesem geral, interessados. Tr.(45) 9945-6693 com Marcio.

MERCADO, vendo ou tro-co, c/ estoque e benfeitorias,clientela formada, centro,Pato Bragado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9817-0708.

MOTOR, vendo, p/ Fusca,1.300L, novo, completo, valora combinar. Tr. (45) 9933-8934.

MUDANÇA, vendo, móveis eeletrodomésticos, c/ garantia,valor a combinar, preço de oca-sião, somente à vista. Tr. (45)2031-0168 ou deixar recado.

OFERTA DE TRABALHO p/auxiliar de cozinha, interes-sadas. Tr. (45) 9938-1174com Carla.

OFERTA DE TRABALHO p/soldador, serviços gerais emecânico moleiro, interessa-dos. Tr. (45) 9902-9894.

PAINEL DE LED, vendo,3x2, p/ publicidade e propa-ganda, na rotatória da Ban-deira, MCR, valor a combi-nar, aceito troca por carroou terreno. Tr. (45) 8802-5136 com Sandro.

PÁSSAROS, vendo, cato-ritas e canários, valor a com-binar. Tr. (45) 9985-3400 ou3254-3025 com Nelli.

PROCURO casal p/ traba-lhar c/ ordenha de leite, c/experiência e referência, in-teressados. Tr. (45) 9962-9682 ou 9134-0994.

PROCURO moça p/ dividirapartamento em Cascavel, aolado da Unipar, interessadas.Tr. (45) 9915-5013.

VENDO, restaurante e cho-peria, c/ clientela formada, 4anos no mercado, próx. a fu-tura instalação da Acimacar,MCR, valor a combinar, aceitocarro no negócio. Tr. (45)9972-5363.

AVIÁRIOS, vendo, 3, pa-drão Sadia, p/ 72.000 frangos,motor gerador novo, poço ar-tesiano, Linha Guaçu, NovaSanta Rosa, valor a combinar.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

COBERTURAS, vendo, decavalo, das raças Quarto deMilha e Paint Horse, nas co-res Baio Amarilho, Preto eBranco, Castanho e Branco,3 garanhões PO e POI, R$1.200,00 cada cobertura. Tr.(45) 3254-2730 ou 9800-1944 com Diego.

FENO, vendo, de grama tif-ton, R$ 3,80 o fardo. Tr. (45)9846-3310.

GADO, vendo, Nelore, PO,matrizes e tourinhos, linha-gens Rambo da MN, Ranchi IpêOuro, Bitelo SS, Basco daS.M, Jeru POI do Brumado eoutros, valor a combinar. Tr.(45) 3254-2730 ou 9800-1944com Diego.

PLANTADEIRA, vendo, ano2011, Semeato, modelo SolTower, 9 linhas, valor a com-binar. Tr. (45) 3284-1036.

PLANTADEIRA, vendo,PSM 102, 9 linhas, c/ câmbio,sulcador deslocavel, discoduplo p/ adubo, marcador delinha, valor a combinar. Tr. (45)8411-4133.

VACAS, vendo, Jersey, emlactação, valor a combinar,preço de ocasião. Tr. (45)9903-3594.

Page 32: 02 10 2015
Page 33: 02 10 2015

capa

TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015 Edição 4024 - O PRESENTE | 01

Continua

Page 34: 02 10 2015

02 | O PRESENTE - Edição 4024 EDITAIS TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015

Page 35: 02 10 2015

Edição 4024 - O PRESENTE | 03TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015 EDITAIS

Page 36: 02 10 2015

04

04 | O PRESENTE - Edição 4024 EDITAIS TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015