gazeta de vargnha - 10/02/2015

20
Máx: 32° / Mín: 19° Água: desperdício pode causar racionamento em Varginha EDIÇÃO 9.170 R$ 1, 00 VARGINHA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015 Copasa lançou na última semana um programa que visa reduzir a perda, que chega a 40% 49 ANOS Revelando Verdades [email protected] www.jornalgazetadevarginha.com facebook.com/gazetavga página 02 PONTO DE VISTA DEUS É FIEL 1965 - 2014 Menina de 3 anos morre afogada em piscina de clube em Varginha local/página 05 Josué 15 As cidades de Judá local/página 04 A crise hídrica que assola o Brasil está mo- tivando especialistas em meio ambiente a se debruçar sobre as pran- chetas buscando alter- nativas e soluções de curto prazo para o pro- blema, que está afetan- do inclusive o Sul de Minas. O racionamen- to pode chegar a Var- ginha. Um desses especia- listas é o engenheiro Cartão de vacina deve ser atualizado para viagens no Carnaval local/página 03 A família ainda procu- ra explicação para a morte de Júlia Guimarães Fon- seca, de 3 anos, que se afogou na piscina da As- sociação Atlética do Ban- co do Brasil (AABB) de Varginha, no sábado (7). A menina foi encon- trada por outra criança boiando na piscina, já in- consciente. Agricultura e indústria lideram desperdício, diz especialista com especialização em meio ambiente, Leão Miranda. Para ele, o grande vilão quanto ao desperdício de água em Minas não é a po- pulação, e sim as em- presas mineradoras. Em seguida, as indús- trias do agronegócio, e na sequência, a indús- tria, e por último, a po- pulação. local/página 04 Receita abre consulta a lote da malha fina do IR

Upload: gazeta-de-varginha

Post on 07-Apr-2016

248 views

Category:

Documents


15 download

DESCRIPTION

Edição 9.170

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta de Vargnha - 10/02/2015

Máx: 32° / Mín: 19°

Água: desperdício pode causarracionamento em Varginha

EDIÇÃO 9.170R$ 1, 00 VARGINHA, 10 DE FEVEREIRO DE 2015

Copasa lançou na última semana um programa que visa reduzir a perda, que chega a 40%

49ANOS

Revelando Verdades

[email protected] facebook.com/gazetavga

página 02

PONTO DE VISTA

DEUS É FIEL

1965 - 2014

Menina de 3 anos morre afogada

em piscina de clube em Varginha

local/página 05

Josué 15

As cidades de Judá

local/página 04

A crise hídrica queassola o Brasil está mo-tivando especialistasem meio ambiente a sedebruçar sobre as pran-chetas buscando alter-nativas e soluções decurto prazo para o pro-blema, que está afetan-do inclusive o Sul deMinas. O racionamen-to pode chegar a Var-ginha.

Um desses especia-listas é o engenheiroCartão de vacina deve

ser atualizado paraviagens no Carnaval

local/página 03

A família ainda procu-ra explicação para a mortede Júlia Guimarães Fon-seca, de 3 anos, que seafogou na piscina da As-sociação Atlética do Ban-co do Brasil (AABB) de

Varginha, no sábado (7).A menina foi encon-

trada por outra criançaboiando na piscina, já in-consciente.

Agricultura e indústria lideramdesperdício, diz especialista

com especialização emmeio ambiente, LeãoMiranda. Para ele, ogrande vilão quanto aodesperdício de águaem Minas não é a po-pulação, e sim as em-presas mineradoras.Em seguida, as indús-trias do agronegócio, ena sequência, a indús-tria, e por último, a po-pulação.

local/página 04

Receita abreconsulta a

lote da malhafina do IR

Page 2: Gazeta de Vargnha - 10/02/2015

10 DE FEVEREIRO DE 201502 | GAZETA DE VARGINHAPONTO DE VISTA

Gazeta de Varginha LtdaCNPJ: 21.535.075/0001-47

Telefones:(35)3221-4668

(35)3221-4845 (fax)

E-mail:[email protected]

(redação)[email protected]

(comercial)

Site oficial:www.jornalgazetadevarginha.com

Endereço:Av. dos Imigrantes, 445

Santa Maria - CEP: 37022-560Varginha/MG

EquipeDiretora administrativa

Ana Maria Silva Piva

Editor e colunistaRodrigo S. FernandesSindjori - MG 312/99

Departamento comercialJocasta Fávaro eRosemeire Luiz

Jornalista responsávelRóbertson Fidélis

Reportagem e redaçãoSérgio Avellar e

Róbertson Fidélis

ABRAJORI - AssociaçãoBrasileira de Jornais do

InteriorSINDJORI - Sind. Prop. de

Jornais e Revistas doInterior

ADJORI - Associação dosJornais do Interior

ADI - Associação dosJornais do interior de

Minas Gerais

A redação não respondepor artigos assinados,

mesmo sob pseudônimos,que são de inteira respon-sabilidade de seus autores.

Elisabete Oliveira

São constantes osquestionamentos dosjovens quanto à escolhapor uma carreira que ostraga felicidade. Diari-amente artigos são pu-blicados, pesquisas re-alizadas e informaçõeslançadas nos mais dife-rentes veículos de co-municação. Porém, ofato é que, quanto an-tes o jovem definir porsua carreira, mais feli-cidade e realizações elepromoverá ao longo desua vida!

Em meio a tantasmudanças, característi-cas típicas da juventu-de, são muitas as infor-mações e consideraçõesna hora de escolher poruma carreira. Quasesempre a definição é in-fluenciada pelos pais ena maioria das vezessustentada pelo profis-sional com medo de re-conhecer que a decisãonão foi acertada e reco-meçar. Dilemas, des-gastes, frustrações eoutros sentimentosvêm à tona diante des-te cenário.

Escolher a profissãoconsiderando a carrei-ra dos pais ou outromembro da famíliapode ser um grande si-nal de admiração. A fa-cilidade e segurança emseguir por esse cami-nho e aproveitar asoportunidades de um

“padrinho” nesta jorna-da, também deve serconsiderada. Entretan-to, pode ser uma gran-de armadilha. A ques-tão é que nem semprea admiração ou um ca-minho facilitado serásustentável no médio elongo prazo. Eu diriaque o grande segredopermeia a tão famosafrase: O que importanão é ter, mas ser!

Assim como milha-res de informações sãolançadas na mídia, dia-riamente ouvimos so-bre líderes que, um diaé referência e ocupamcargos importantes emuma grande organiza-ção e no outro são des-mascarados por atitu-des e comportamentosduvidosos. Portanto,não adianta ter um bomcargo, uma carreira queserá sustentada pelaadmiração ou apoio dospais se, de fato, o jovemnão se identificar coma profissão.

Estamos falandoaqui de moral e ética.Essa identificação é quevai sustentar seu pro-pósito de vida! Que vaifazer com que abracecausas relacionadas àsua profissão, que vaidesbravar caminhosantes desconhecidos.Além de criar deman-da por uma análise su-til da situação real, a fimde estancar problemascorriqueiros e poder

atuar em uma brilhan-te ideia que impactaráa vida das pessoas e doconsumidor final. Sejalá por onde andar, vaiemanar a paixão pelaprofissão, que será sus-tentada por suas atitu-des.

É fácil identificaruma pessoa que não seidentifica com sua pro-fissão. Entre os sinaisclássicos estão: atitudesmarcadas pela obriga-ção em fazer a tarefa,atenção desviada a ou-tros assuntos, dificul-dade de concentração efoco, estresse e recla-mações constantes, di-ficuldade em conseguiradeptos para suas idei-as ou simplesmente ex-por suas ideias ou pro-jetos, entre outros.

Em contrapartida,é igualmente fácil iden-tificar quem escolheu aprofissão acertada. En-tre tantos sinais, perce-be-se claramente a pai-xão em todas as suasatitudes, a paciência epersistência em seguircom seu propósito eprojeto. A busca inces-sante por dados e in-formações que susten-tem suas ações, teorias,sugestões… A facilida-de em mobilizar outrospara ações em conjun-to, a gana por levantartodos os dias e fazervaler seus valores e mis-são de vida, sem desvi-ar-se do caminho, ain-

A escolha pela profissão: paixão ou influência?

42 - Libna, e Eter, eAsã,

43 - E Iftá, e Asná,e Nezibe,

44 - E Queila, e Ac-zibe, e Maressa; novecidades e as suas al-deias.

45 - Ecrom, comsuas vilas, e as suas al-deias.

46 - Desde Ecrom,

e até ao mar, todas asque estão do lado de As-dode, e as suas aldeias.

47 - Asdode, com assuas vilas e as suas aldei-as; Gaza, com as suas vi-las e as suas aldeias, atéao rio do Egito, e o MarGrande e o seu termo.

48 - E nas monta-nhas: Samir, Jatir, eSocó.

Palavras de Vida

As cidades de JudáJOSUÉ 15Parte II

49 - E Daná, e Quiri-ate-Saná (que é Debir),

50 - E Anabe, Este-mó, e Anim,

51 - E Gósen, e Ho-lom, e Giló; onze cida-des e as suas aldeias.

52 - Arabe, e Dumá eEsã,

53 - E Janim, e Bete-Tapua e Afeca,

54 - E Hunta, e Qui-

riate-Arba (que é He-brom), e Zior; nove ci-dades e as suas aldeias.

55 - Maom, Carmelo,e Zife, e Jutá,

56 - E Jizreel, e Joc-deão, e Zanoa,

57 - Caim, Gibeá, eTimna; dez cidades e assuas aldeias.

58 - Halul, Bete-Zur,e Gedor,

59 - E Maarate, eBete-Anote, e Eltecom;seis cidades e as suas al-deias.

60 - Quiriate-Baal(que é Quiriate-Jearim),e Rabá; duas cidades eas suas aldeias.

61 - No deserto:Bete-Arabá, Midim, eSecacá,

62 - E Nibsã, e a Ci-

dade do Sal, e En-Gedi; seis cidades e assuas aldeias.

63 - Não puderam,porém, os filhos deJudá expulsar os jebu-seus que habitavamem Jerusalém; assimhabitaram os jebuseuscom os filhos de Judáem Jerusalém, até aodia de hoje.

da que diante de gran-des desafios.

Abaixo algumas di-cas para a escolha daprofissão certa:

-Promova auto-ob-servação a fim de iden-tificar o que se gosta defazer e o que se vê fa-zendo ao longo da vida.

-Faça uma lista dasprofissões a qual gosta-ria de pesquisar mais afundo.

-Levante informa-ções sobre cada umadessas profissões, in-clua conversa com pro-fissionais na área, par-ticipação em palestras eworkshops.

-Experimente está-gios ou trabalhos vo-luntários a fim de “sen-tir” a profissão e consi-derar todas as percep-ções enquanto está atu-ando. Ouça seu coraçãoe sua mente!

-Busque fazer ori-entação vocacional afim de promover autopercepção e maturida-de sobre si, a realidadeexterior e familiar, ob-jetivando escolhas maisefetivas.

-Inscreva-se emprogramas de desen-volvimento de jovens,promovendo reflexões,trocando ideias comoutros jovens que estãona mesma situação, par-ticipado de atividades eexpandindo a consci-ência sobre si mesmo esuas principais caracte-

rísticas/habilidades.-Crie e acione ne-

twork/rede de relacio-namento com intuitode trocar informações,levantar dicas, indica-ções, tudo que estiverrelacionado ao seu ob-jetivo.

-Elabore um planode ação, definindoações que garantam oatingimento de suameta. Respondendo asperguntas: o que vocêquer? Que recursosvocê têm e/ou precisa?Possíveis obstáculos?Como vai saber queatingiu sua meta?

-Uma vez definido,

busque formação, espe-cialização, viagens, es-tágios em empresas dereferência, pratique idi-omas, leia, pesquise everá que muitas dessasações virão natural-mente e isso tudo vaiconfirmar sua escolha eseu propósito de vida.

Boa sorte! Tenha asrédeas de sua carreira efaça você mesmo a suaescolha, a sua história!

*Elisabete Oliveiraé psicóloga e consulto-ra da M&S, consultoriaespecializada em de-senvolvimento huma-no.

Page 3: Gazeta de Vargnha - 10/02/2015

LOCALGAZETA DE VARGINHA | 0310 DE FEVEREIRO DE 2015

MANIFESTO

A Unimed Federação Sul de Minas, represen-tante institucional das 15 Unimeds do Sul de Mi-nas, vem a público manifestar sua indignação comas graves denúncias que estão denegrindo a cate-goria médica nas últimas semanas.

As atitudes inadequadas destes médicos devemser rigorosamente apuradas pelos órgãos compe-tentes e caracterizadas crimes, exemplarmente pu-nidos.

De nossa parte estamos prontos a colaborarnaquilo que nos for possível pois todos, inclusiveas Unimeds, estão sendo lesados por estes mausprofissionais.

Da mesma forma nos comprometemos a ba-nir, definitivamente da nossa Rede, todos aquelesque comprovadamente utilizarem práticas ilegaisque ultrajem essa profissão fundamentada na arte Unimed Federação Sul de Minas

e ciência de fazer o bem.

Toda nossa estrutura de Controladoria, nossosAuditores e nossa Central de Compras de Materiasestão orientados a rigorosamente garantir a quali-dade dos atendimentos e denunciar qualquer práti-ca suspeita.

Mais que uma profissão a Medicina é uma mis-são de extrema responsabilidade e nos colocamosombro a ombro com os bons e honestos profissio-nais, que afortunadamente são a maioria, e assimassistem envergonhados toda uma categoria sermanchada.

O que nos conforta é a confiança na nobreza depropósitos e determinação desta maioria. É isto quenos irmana. É em busca disso que trabalhamos.

Menina de 3 anos morre afogadaem piscina de clube em Varginha

A família ainda pro-cura explicação para amorte de Júlia Guima-rães Fonseca, de 3 anos,que se afogou na pisci-na da Associação Atléti-ca do Banco do Brasil(AABB) de Varginha,no sábado (7). “Nada vaicicatrizar”, diz a tia Li-diane Nogueira Guima-rães. A menina foi en-contrada por outra cri-ança boiando na pisci-na, já inconsciente. Oacesso à area estava aber-to, apesar de a piscinanão estar mais em fun-cionamento. A diretoriado clube informou quenão vai se manifestar atéa conclusão das investi-gações.

Segundo a tia, Júlia

foi para o clube juntocom o pai, que juntocom os amigos, haviaalugado o campo do es-paço para jogar futebol.A menina teria se afas-tado do grupo e ido em

direção à piscina. Porvolta das 18h30, umaoutra criança avisou tervisto um corpo boiandona água.

“A gente quer enten-der o que aconteceu e

alertar pra que isso nãoaconteça de novo, por-que hoje foi a Júlia, ama-nhã pode ser uma outracriança”, observa Lidia-ne. “Porque é muito tris-te a gente perder uma

criança no começo dainfância, que tinha aca-bado de entrar na esco-linha, que tinha umavida toda pela frente porconta de um erro absur-do, por conta de umdescaso”, fala, fazendoreferência à falta de se-gurança identificadapelos familiares no local.

Testemunhas disse-ram que, além de a pis-cina estar aberta fora dehorário de funciona-mento, o clube não ofe-recia salva-vidas no dia.De acordo com o Cor-po de Bombeiros, quan-do os socorristas chega-ram, algumas pessoastentavam reanimar Jú-lia.

A menina foi enca-

minhada para o Hospi-tal Bom Bastor pela uni-dade de atendimentoavançado do Samu eoutras tentativas de re-animá-la teriam sido fei-tas a caminho da insti-tuição, mas a criançamorreu antes de dar en-trada no hospital. Júliafoi enterrada na manhãdo domingo (8) no Ce-mitério Municipal deVarginha.

Na AABB, ninguémquis comentar o inci-dente. A diretoria do clu-be informou que não vaise manifestar até a con-clusão das investigações.A Polícia Civil não infor-mou se um inquérito foiaberto para investigar ocaso.

Page 4: Gazeta de Vargnha - 10/02/2015

LOCAL04 | GAZETA DE VARGINHA 10 DE FEVEREIRO DE 2015

Cartão de vacina deve ser atualizado

para viagens durante o CarnavalAlguns destinos no país e no exterior requerem cuidados especiais em relação à saúde

O carnaval está che-gando e, antes de arru-mar as malas para fazero passeio tão esperado,é importante checar ocartão de vacinação. Al-guns destinos no paísrequerem cuidados es-peciais em relação àsaúde. Segundo a coor-denadora de Imuniza-ção da Secretaria de Es-tado de Saúde de Mi-nas Gerais, TâniaBrant, a regra geral émanter o cartão em dia.“Vacinas como a Trípli-ce Viral, Hepatite B,Dupla Adulto e FebreAmarela devem estaratualizadas no cartãode vacinas de qualquerviajante”, afirma.

Quem viajar paradestinos de turismoecológico, precisa veri-ficar se a área oferecerisco de febre amarela.A vacina deve ser toma-da ao menos 10 diasantes da viagem. Alémda febre amarela, algu-

mas regiões brasileirasoferecem risco de in-fecção pela malária.Como não existe umavacina que ofereça pro-teção contra a doença,o cuidado deve ser ain-da mais especial paraos turistas que escolhe-rem a região amazôni-ca. Assim como a febreamarela, a malária étransmitida pela picadade um mosquito, porisso é importante ficaratento aos horários demaior atividade do in-seto (pôr-do-sol e aoamanhecer). Usar rou-pas claras e com man-ga longa e aplicar repe-lente nas áreas expostasda pele são outras me-didas preventivas.

Destinos noexterior

Já para quem pre-fere curtir os dias defolga fora do país, éfundamental verificarquais as exigências de

cada localidade. Desti-nos como Itália, Alema-nha, Holanda, ReinoUnido e algumas regi-ões da África oferecemrisco de infecção para osarampo. Atualmente,parques da Disney nosEstados Unidos en-frentam um surto desarampo, doença quepode ser prevenida pe-los brasileiros com avacina Tríplice Viral,disponível em todos ospostos de saúde daqui.Além do sarampo, aTríplice Viral ofereceproteção contra a ca-xumba e a rubéola. OMinistério da Saúde re-comenda a todos os vi-ajantes que escolheremdestinos no exterior areceberem essa vacina,já que diversas regiõesdo mundo têm regis-tros dessas doenças.

Apesar de ter sidoerradicada há 25 anosno Brasil, a poliomieli-te é outro exemplo de

enfermidade presenteem outras regiões domundo. Certos paísesda Ásia e África ainda

registram casos da do-ença, que tem a vacinadisponível nos postosde saúde brasileiros.

CertificadoAlém de atualizar o

cartão de vacinação, éimportante verificar seo destino escolhido exi-ge que o viajante apre-sente o Certificado In-ternacional de Vacina-ção e Profilaxia. Trata-se de um documentoexigido por alguns pa-íses do mundo comocomprovante de que avacinação está em dia.Para obter o Certifica-do é necessário compa-recer a um Centro deOrientação de Viajantesfoto ou certidão de nas-cimento.

Em Minas, existemquatro Centros de Ori-entação de Viajantes,dois deles públicos. Oprimeiro está localizadono Aeroporto de Con-fins (telefone 31 3689 -2009) e o segundo naSecretaria Municipal deSaúde de Belo Hori-zonte (telefone 31 3246– 5026).

Receita abre consulta a lote da malha fina do IRA Receita Federal

liberou nesta segunda-feira (9), consulta aolote residual do Impos-to de Renda Pessoa Fí-sica das declarações de2008 (ano-base 2007) a2014 (ano-base 2013).Ao todo, foram con-templados 160.715 con-tribuintes, que recebe-rão cerca de R$ 300milhões.

As restituições terãocorreção de 9,11%, re-lativa às declarações de2014, a 66,69%, para asdeclarações de 2008.Os índices equivalem àtaxa Selic – juros bási-cos da economia – acu-mulada entre o mês deentrega da declaração

até este mês.A relação dos con-

tribuintes estará dispo-nível na página da Re-ceita Federal na inter-

net. A consulta tambémpode ser feita pelo te-lefone 146 ou nos apli-cativos da Receita Fe-deral para tablets e

smartphones.Caso o valor não

seja creditado nas con-tas informadas na de-claração, o contribuin-

te deverá receber o di-nheiro em qualqueragência do Banco doBrasil.

Também é possívelligar para os telefones4004-0001 (capitais),0800-729-0001 (de-mais localidades) e

0800-729-0088 (tele-fone especial exclusivopara deficientes auditi-vos) para agendar ocrédito em conta cor-rente ou conta poupan-ça, no nome do decla-rante, em qualquer ban-co.

Page 5: Gazeta de Vargnha - 10/02/2015

LOCALGAZETA DE VARGINHA | 0510 DE FEVEREIRO DE 2015

Copasa lançou na última semana um programa que visa reduzir a perda, que chega a 40%

Água: desperdício pode causarracionamento em Varginha

Mineração, agricultura eindústria lideram ranking dedesperdício, diz especialista

Abaixo, alguns trechos daentrevista com o engenhei-ro e ambientalista, Leão Mi-randa:

Quem é o grande vilão?Hoje se fala muito, se joga

a culpa na população, a po-pulação é que é a vilã. Evi-dentemente que não é todomundo que tem essa respon-sabilidade, que ainda não to-mou consciência dessa res-ponsabilidade. Mas tambémtemos de avaliar questõesoutras, por exemplo, hoje agente sabe que existem osórgãos ambientais que libe-ram as outorgas de água equem recebe não paga nadapor isso.

O que temos de analisar équem desperdiça mais águahoje no país. Para citar ape-nas Minas Gerais, quem gas-ta mais água no estado sãoas mineradoras. Depois dasmineradoras, o agronegócioé quem mais consome.

Em número percentu-ais como ficaria?

Hoje as mineradoras des-perdiçam aproximadamente50% da água disponível paraconsumo. As indústrias doagronegócio, numa faixa aíde 20%, as indústrias numafaixa de 10% e o restante, apopulação. Na situação crí-tica que está temos que re-correr a tudo e a todos. Por-que a situação é calamitosa.Estamos no vermelho hámuito tempo. Inclusive es-tamos apregoando a educa-ção no uso da água. A ques-

A crise hídrica queassola o Brasil está mo-tivando especialistasem meio ambiente a sedebruçar sobre as pran-chetas buscando alter-nativas e soluções decurto prazo para o pro-blema, que está afetan-do inclusive o Sul deMinas. O racionamen-to pode chegar a Var-ginha.

Um desses especia-listas é o engenheirocom especialização emmeio ambiente, LeãoMiranda. Para ele, ogrande vilão quanto aodesperdício de água emMinas não é a popula-ção, e sim as empresasmineradoras. Em se-guida, as indústrias doagronegócio, e na se-quência, a indústria, epor último, a popula-ção.

Segundo Leão, quetem proferido palestrassobre o tema na região,em números percentu-ais mineradoras des-perdiçam aproximada-mente 50% da águadisponível para consu-mo. As indústrias doagronegócio, 20%; asindústrias, 10; e o res-tante, a população(20%).

O motivo do maiorconsumo de água nasmineradoras se deve àtecnologia usada nosminerodutos. O enge-nheiro informa que emMinas a água é usadapara empurrar o miné-rio nos dutos, em gran-des volumes. E esse lí-quido não é reaprovei-tado, não volta á ori-gem.

Uma solução paraestes casos seria a utili-zação da tecnologia usa-da na Europa. Naquelacontinente, informaLeão, os minerodutos

são construídos comsistema á vácuo. Nestecaso, os minérios sãoempurrados com arcomprimido.

Quanto ao agrone-gócio e a indústria umaforma de evitar o con-sumo exagerado daágua seria o reaprovei-tamento. Há tecnologiadisponível para isso. Emuitos já estão fazendo.Nas lavouras, o sistemade gotejamento é efi-caz, além de melhorara produtividade.

O engenheiro con-ta que no último en-contro de ambientalis-tas, realizado em SãoPaulo, os grandes pro-fissionais da área estãopensando já na possibi-lidade da construção deaquodutos. Não paratrazer água do exterior,mas sim das regiõesNorte e Centro-Oeste,onde há ainda o produ-to em abundância.

CopasaA nova diretoria da

Companhia de Sanea-mento de Minas Gerais(Copasa) lançou na úl-tima quinta-feira (5/2)o programa CaçaGotas.A iniciativa é mais umaação do Governo de Mi-

nas que visa reduzir odesperdício de água narede que, hoje, chega a40%. Vazamentos nopercurso entre a distri-buição e o consumidore as ligações clandesti-nas, conhecidas como“gatos”, são apontadascomo as principais cau-sas das perdas do re-curso hídrico.

O CaçaGotas vaicontar com 40 equipesde campo 24 horas pordia, sendo cada umaformada por dois pro-fissionais capacitados,especializados no com-bate ao vazamento. Ameta da Copasa é redu-zir o tempo de chega-da das equipes aos lo-cais de nove para qua-tro horas e, dessa for-ma, minimizar a gravi-dade das ocorrências.Atualmente, os vaza-

mentos correspondema 60% das perdas deágua na rede da Copa-sa.

“Hoje, em média,levamos nove horaspara chegar ao vaza-mento por causa dascondições de acesso, damobilidade urbana epela falta de aviso. Oque nos interessa nomomento é estancá-los.Nós não podemos per-der água”, enfatiza odiretor da Copasa, Rô-mulo Perilli. SegundoPerilli, a participação dapopulação será funda-mental nesse processo.“Quando não se temaviso de vazamento,nem sempre é possíveldetectá-lo. Por isso, apopulação precisa nosajudar fazendo denún-cias pelo número 115”,diz.

tão do desperdício existeainda mas é pouco. A popu-lação já está ficando consci-ente. Não podemos ficar àderiva dos ambientalistas,não podemos ficar à derivados órgãos ambientais. Te-mos de correr atrás da socie-dade e correr atrás dos em-presários.

Não sei se todos sabemmas estavam tramitando naAssembleia de Minas 45 pro-jetos sobre preservação e usoracional da água. Todos elesforam enterrados. Vamos terde começar tudo de novo. Asociedade tem responsabili-dade sim, mas os outros seg-mentos também. Não adian-ta a sociedade fazer a sua par-te se os mineradores, os gran-des empresários e o pessoaldo agronegócio não contri-buir também.

O que está sendo pro-posto pelos especialistas?

Há poucos dias estive numcongresso em São Paulo e osgrandes ambientalistas jáestão falando em implemen-tar um aquoduto, assimcomo há o gasoduto que tráso gás da Bolívia. No caso daágua não seria de fora do paísmas da Região Norte e doCentro-Oeste já que a regiãode Mato Grosso tem muitaágua. A caixa d’água do Bra-sil é a Região Norte. Olha asituação em que se encontraSão Paulo. Estão estudandoa viabilidade de levar água deoutros locais, principalmen-te de Mato Grosso, para oSistema Cantareira.

Page 6: Gazeta de Vargnha - 10/02/2015

REGIONAL10 DE FEVEREIRO DE 201506 | GAZETA DE VARGINHA

Um homem de 43anos morreu prensadopor uma carreta carre-gada de laticínios quetombou no final da tar-de deste sábado (7) nokm 668 da BR-381,próximo ao trevo deLavras. Segundo a Po-lícia Rodoviária Fede-ral, Clóvis Lorenção deOliveira seguia em umcarro de passeio senti-do Belo Horizonte,quando foi atingidopela carreta, que estavatentando uma ultrapas-sagem e acabou tom-bando na pista. O mo-torista do carro morreuno local. O homem queconduzia a carreta teve

Motorista morre prensado por carreta

ferimentos leves e foiencaminhado para opronto atendimento de

Lavras.Ainda de acordo

com polícia, o acidente

Motociclista se machuca ao cair em buraco no meio da ruaUm motociclista de

34 anos ficou ferido natarde desta sexta-feira(6) depois de cair em umburaco aberto na RuaPará, no Bairro JardimBela Vista, em Passos.Segundo a Polícia Mili-tar, a chuva que atingiua cidade teria atrapalha-

do a visão do motociclis-ta, que não conseguiuver a falha no meio darua. O local tambémnão possui sinalização.

Ainda de acordocom a PM, a vítima teveferimentos pelo corpo ebateu a cabeça. Ele foiencaminhado para o

pronto atendimento dacidade e liberado.

A Prefeitura Muni-cipal de Passos infor-mou que está em alertadesde o início da sema-na por causa dos bura-cos na cidade, mas quedevido a grande à chu-va nos últimos dias, os

aconteceu por volta das16h30. Ao tombar, acarreta teria arrastado o

Segundo Polícia Rodoviária Federal, acidente aconteceu durante tentativa de ultrapassagem

outro veículo por cercade 10 metros até pararem uma canaleta de es-coamento de água àsmargens da rodovia.

A Polícia Rodoviá-ria informou que foipreciso retirar uma car-

ga de 40 toneladas dolocal para tentar remo-ver a carreta. Todo otrabalho levou cerca de4 horas para ser con-cluído. O carro de pas-seio ficou totalmentedestruído.

Veículo de passeio ficou completamente destruído

Vítima ficou dentro de carro e sob cerca de 40 toneladas de mercadoria da carreta

buracos aumentaram.Obras de revitalizaçãodos bairros e operaçãotapa-buracos estão sen-do feitas desde o iníciodo ano. A prefeiturapediu ainda que os mo-radores informem oslocais onde surgiremnovos buracos.

Grupo protesta contra aumento da tarifa de ônibus em PoçosDezenas de pessoas

se reuniram no Centrode Poços de Caldas, natarde deste sábado (7),para protestar contra oaumento da tarifa dotransporte público urba-no, previsto para entrar

em vigor neste fim de se-mana. Os manifestantesse concentraram na RuaAssis Figueiredo e reco-lheram assinaturas paraa criação de uma comis-são de fiscalização dotransporte público for-

mada por usuários doserviço. O documentodeve ser encaminhado àCâmara de Vereadores.O grupo pede tambéma realização de uma au-diência pública para de-bater o assunto.

Na segunda-feira(2), o prefeito Eloísio doCarmo Lourenço (PT)autorizou o reajuste dapassagem de R$ 2,80para R$ 3. O novo valorcomeçou a valer a partirde domingo (8).

Page 7: Gazeta de Vargnha - 10/02/2015

Com o aumento nopreço da passagem deônibus, que passou deR$ 2,80 para R$ 3,00neste domingo (8) emPoços de Caldas, a Cir-cullare será obrigada afazer várias melhoriaspara os usuários e entreelas, a que pode ser des-tacada é a implantaçãode linhas adicionais e acriação de um aplicati-vo para que os usuáriospossam consultar oshorários e itineráriosdestas linhas.

Apesar da insatisfa-ção com o novo preço datarifa, que vai custar atéR$ 10,00 a mais paraquem pega dois ônibuspor dia na cidade, os

10 DE FEVEREIRO DE 2015REGIONAL

GAZETA DE VARGINHA | 07

Apesar de aumento na tarifa, Poçosterá aplicativo para monitorar linhas

Dois internos de umaclínica de recuperação dedrogas de Bragança Pau-lista (SP) foram detidosna tarde deste sábado (7)depois que a ambulânciaque dirigiam parou nokm 747 da Rodovia Fer-não Dias, em Três Cora-ções. Segundo a PolíciaRodoviária Federal, eleshaviam roubado o veícu-lo da própria clínica e se-guiam em direção a BeloHorizonte quando ocombustível acabou. Omotorista e o comparsa,um menor cuja idade nãofoi divulgada, foram en-caminhados para a dele-gacia.

Ainda de acordo coma PRF, os policiais faziampatrulha pelo local quan-do se depararam com aambulância parada na es-trada. De início, eles nãodesconfiaram de que se

Internos roubam ambulância e são detidos em Três Corações

tratava de um roubo e fo-ram até o veículo paraoferecer ajuda.

No entanto, ao ver ospoliciais, o motoristaconfessou que ele e omenor haviam cometido

o roubo.A dupla ainda infor-

mou que um terceiro in-terno teria fugido com

eles, mas foi deixado emuma cidade pouco antesdevido a um desentendi-mento entre eles. Até esta

novos serviços podemtrazer mais comodida-de.

Segundo o secretá-rio de Governo, Fer-nando Posso, os novos

horários podem seracessados pelo site daempresa, que em pou-

co tempo vai ser trans-formado em aplicativo.A previsão é de que onovo aplicativo comecea funcionar dia 1º demarço.

“Os usuários vãopoder tentar acessar osite para acompanharas novas linhas e tam-bém, pelo site, acompa-nhar a localização doônibus e calcular o tem-po que ele vai demorarpara chegar em deter-minado ponto”, expli-cou.

Entre as outras me-lhorias, o Terminal deLinhas Urbanas tam-bém passará por refor-mas. Está prevista aconstrução de novos

banheiros e um postopara a Polícia Militar eGuarda Municipal.

Além disso, o acor-do entre a prefeitura ea Circullare prevê a re-vitalização de 340 pon-tos de ônibus e amplia-ção do serviço, com 122horários extras nos pe-ríodos de maior movi-mento. Todo o investi-mento será bancadopela concessionária.

Serviço Para acessar as no-

vas linhas e o aplicati-vo, acesse os siteswww.pocosdecaldas.-mg.gov.br/extracir-cullare ou www.onibu-sonline.circullare.com.br

Bombeiros capturam jacaré, duas cobras e papagaio em PassosUm jacaré, duas co-

bras e um papagaio foramcapturados pelo Corpo deBombeiros neste fim desemana em Passos. Nanoite do domingo (8), ummorador chegava na casadele no bairro Eldoradoquando encontrou um ja-caré de cerca de 1,5 me-tro na garagem do imó-vel.

Ele acionou os bom-

beiros, que capturaram oanimal.

Segundo a equipe, ojacaré é da espécie papo-amarelo. Ele foi levadopara o quartel da PolíciaMilitar, onde foi exami-nado por um veterináriopara ser solto na nature-za. Ainda segundo osbombeiros, é possívelque o jacaré tenha saídode uma lagoa que fica a

cerca de 300 metros dacasa onde ele foi encon-trado.

Outros animaisAlém do jacaré, o Cor-

po de Bombeiros captu-rou duas cobras e um pa-pagaio no domingo emPassos. Segundo os mili-tares, a equipe captutouuma jiboia de cerca de 1,5metro.

Durante a noite, umhomem encontrou umacobra da espécie cornsnake, também com cer-ca de 1,5 metro de com-primento, e levou até oquartel dos bombeiros.Na mesma noite, um ho-mem resgatou um papa-gaio que se machucou aocair de um poste de ilu-minação pública e entre-gou aos bombeiros..

publicação, apenas osdois internos encontra-dos na ambulância havi-am sido apreendidos.

Page 8: Gazeta de Vargnha - 10/02/2015

10 DE FEVEREIRO DE 2015

REGIONAL08 | GAZETA DE VARGINHA

Polícia divulga operação de Carnavalnas rodovias federais e estaduais

As polícias rodoviá-ria estadual e federaldivulgaram a progra-mação das OperaçõesEspeciais de Carnaval,para as estradas da re-gião. Nas rodovias fe-derais, as fiscalizaçõesjá começaram nesta se-gunda-feira, 9, e vãoaté 18 de fevereiro, cominício e término às 00h.Já nas estradas estadu-ais, o policiamento re-forçado inicia às 6h, dasexta-feira de Carnaval,13, e terminam naQuarta-feira de Cinzas,18, às 23h59. As opera-ções têm o objetivo de

coibir infrações, visan-do a prevenção de aci-dentes e aumento da

segurança para os mo-toristas e passageiros,neste período de maior

fluxo de veículos nasestradas.

Com o uso de bafô-

metro, radar móvel eposicionamentos estra-tégicos, o policiamen-to nas estradas federaise estaduais priorizam afiscalização de ultra-passagens indevidas,consumo de bebidasalcoólicas, falta do usodo cinto de segurançae da cadeirinha paracrianças, transporteclandestino, más con-dições de segurança doveículo e equipamen-tos obrigatórios.

De acordo com ocomandante do Pelo-tão de Trânsito Rodo-viário, tenente Jader

Augusto, os principaisalertas são quanto im-portância da manuten-ção preventiva do car-ros, antes de viajar e ouso de bebida alcoólicapor motoristas. “Estacombinação indesejadaé um dos principaiscausadores de acidenteneste período. Tambémorientamos que o con-dutor descanse bemantes de pegar na dire-ção”, alerta. A fiscaliza-ção nas rodovias esta-duais encerra a Opera-ção Minas em Seguran-ça, iniciada em dezem-bro.

Extrema paga a agricultores para preservarem a águaOs mananciais qua-

se secos, a estiagem e acrise hídrica são pro-blemas que, aparente-mente, surpreenderamas autoridades e a po-pulação entre 2014 e2015. Mas e se as me-didas necessárias paraenfrentar a iminentefalta de água já tivessemsido tomadas há, porexemplo, 10 anos? Nãoprecisa nem imaginarcomo seria. Basta umavisita a cidade de Extre-ma, no Sul de Minas,onde desde 2005 oprojeto “Conservadordas Águas” foi imple-mentado e paga aosagricultadores parapreservarem as nascen-tes, os solos e a água desuas propriedades.

Como consequên-cia do planejamento alongo prazo, a cidademal percebe a crise hí-drica vigente no Esta-do. “O projeto começoujustamente para o mu-nicípio se prepararpara estes eventos ex-tremos e para se ade-quar ambientalmente eter soberania hídrica.Por isso, a cidade pra-ticamente não têm vis-to os efeitos da estia-gem e da crise hídrica.

O abastecimento é su-ficiente para o municí-pio mesmo nestes perí-odos de seca”, explica osecretário de meio am-biente de Extrema, Pau-lo Henrique Pereira.

Funciona assim: omunicípio paga aosproprietários ruraispara cumprirem as me-tas estabelecidas, o va-lor de 100 UnidadesFiscais de Extrema porhectare, o que dá cercade R$ 235, atualmen-te. Isso significa queem uma propriedadede 100 hectares, porexemplo, o agricultorirá receber R$ 23.500por ano, valor dividoem 12 parcelas, que sãopagas mensalmente.

A condição é que osproprietários ruraispermitam que a prefei-tura, por meio da Se-cretaria de Meio Ambi-ente, tenham acesso asuas propriedades eimplementem ações deconservação do solo eda água, como a colo-cação de cercas em nas-centes e áreas de pre-servação, o estudo dosolo, o plantio de mu-das.

O projeto já ga-nhou pelo menos nove

prêmios entre nacio-nais e internacionaiscom a iniciativa, o queé bem compreensíveldados os resultados. Sóentre 2007 e 2013 fo-ram pagos cerca de R$2,3 milhões a proprie-tários rurais.

Além disso, foramfirmados 161 contratoscom agricultores e5.619 hectares atingi-dos pelo projeto. Issogerou 187.529 metrosde cerca construídaspara preservar áreas deproteção e nascentes,504.153 mudas de ár-vores nativas plantadas,além de mil bacias decontenção de água plu-vial construídas.

Mas ação não se res-

tringe apenas à prática.Ela se estende tambémàs escolas do municí-pio, onde os alunos co-meçam, desde cedo, aserem orientados sobrea importância da con-servação das águas.

O projeto “Obser-vando o Jaguari” co-meça com os estudan-tes mas se estende ematividades curricularespara além dos murosdas escolas.

Os alunos são in-centivados a firmar odiálogo com a comuni-dade local e associaçõesde moradores para ge-rar uma espécie de“conscientização ambi-ental gradativa” no mu-nicípio.

Passageiros são jogados

fora do carro em batida

na BR-381 em Lavras

Na tarde deste do-mingo (8), na BR-381,próximo a Lavras, umapessoa morreu e outrascinco ficaram feridas emum acidente. De acordocom a Polícia RodoviáriaFederal, o veículo com asseis pessoas seguia sen-tido São Paulo, quando omotorista teria perdidocontrole da direção e ba-tido na mureta do cantei-ro central. Uma meninade dois anos teve fratu-

ras nos braços e uma mu-lher de 65 anos morreu nolocal.

Ainda segundo a po-lícia, os ocupantes do ve-ículo eram membros damesma família. Com oimpacto, quatro passa-geiros foram jogados parafora do carro. O corpo davítima foi levado para oIML de Lavras. Os feri-dos foram encaminhadospara o pronto atendimen-to da cidade.

Acidente em Três Coraçõesdeixa três pessoas feridas

Na tarde deste sába-do (7), na rodovia AMG-1010, que liga o bairroCotia em Três Coraçõesà Rodovia Fernão Dias,três pessoas ficaram fe-ridas em um acidente .Segundo o Corpo dosBombeiros, os dois car-

ros bateram de frente.Duas vítimas já tinhamsido socorridas por outraspessoas com ferimentosleves quando os bombei-ros chegaram ao local.Elas foram levadas para oHospital São Sebastião,em Três Corações.

Page 9: Gazeta de Vargnha - 10/02/2015

Moradores de SãoTomás de Aquino, noSul de Minas, viverammomentos de terror namadrugada de hoje.Bandidos invadiram omunicípio, de aproxi-madamente 7 mil habi-tantes, mantiveram oquartel da Polícia Mili-tar sob fogo de arma-mento pesado, enquan-to outro grupo explo-dia caixas eletrônicosde duas agências ban-cárias localizadas napraça da cidade. A PMestima que pelo menos15 criminosos tenhamparticipado.

Além de metralharo prédio da PM, atira-ram ainda em diversas

GAZETA DE VARGINHA | 0910 DE FEVEREIRO DE 2015REGIONAL

Grupo ataca quartel da PM e explodecaixas eletrônicos no Sul de Minas

Um rapaz de 32 anosficou ferido ao se envol-ver em um acidente nocentro de Três Pontas namanhã deste domingo(08).

De acordo com a Po-lícia Militar, Danilo dePaula Sales 32 anos se-guia pela Rua José Bo-nifácio quando perdeu ocontrole de um Gol, su-biu na calçada atingiu oposte de iluminação pú-blica, rodou na pista e foiparar do outro lado. Omotorista sofreu feri-

mentos na cabeça. O san-gue ficou espalhado portodos os lados e ele foi so-corrido e levado para o

Motorista perde o controle de carro e bate em poste

Pelo menos 15 criminosos explodiram caixas eletrônicos no município de São Tomás de Aquino

viaturas. Os policiaisque estavam de plantãorevidaram. Ninguém

foi atingido pelas balas.De acordo com teste-munhas, a ação simul-

tânea durou cerca de45 minutos. Os bandi-dos estavam vestidos de

preto e encapuzados,distribuídos em pelomenos três caminhone-tes. Cada uma delas ti-nha cerca de cinco cri-minosos na carroceria,empunhando armas.

Equipe do Grupa-mento de Ações TáticasEspeciais (Gate) de BHé esperada cidade pararetirar um explosivodeixado num dos cai-xas do Banco do Brasil(BB). O entorno dosbancos está isolado. Deacordo com a PM, osbandidos não conse-guiram levar nenhumaquantia do Bradesco. Agerente do BB aindanão soube informar seos criminosos carrega-

ram o dinheiro explo-dido nos caixas.

Moradora de umarua próximo ao local docrime, Maria Eliza Mi-randa, diz que a cidadeestá apreensiva: "Opovo fica em pânico,porque já roubaramuma vez, e foram osmesmos bancos. Mas,agora, a ação foi muitomais violenta. Era umacidade tranquila, agoraacabou o sossego".

Com o caso de SãoTomás de Aquino, jásão 14 tentativas e ex-plosões de caixas ele-trônicos em agências ecorrespondentes ban-cários no Sul de Minaseste ano.

Pronto AtendimentoMunicipal (PAM). Já opassageiro José AlbertoVitor Figueiredo de 22

anos, sentia dores no cor-po, recebeu os atendi-mentos dos SocorristasVoluntários “Anjos da

Vida” e se negou a ir noPAM.

A Polícia Militar en-controu lata de cerveja

no carro e copo. Danilode acordo com a PM,apresentava hálito etílicomas não foi comprovadaa embriaguez. Ele per-manece em observaçãona unidade de saúde. Oveículo que ficou bastan-te destruído foi removi-do pelo Serviço de Guin-cho. Moradores se asus-taram com o barulhoprovocado. Os Socorris-tas Voluntários tambémajudaram a fechar o trân-sito até a chegada da Po-lícia Militar.

Veículo furtado nosábado 07, em Boa Es-perança, foi recuperadograças à uma ação rápi-da da Polícia Militar.Após ser flagrado den-tro do veículo, o autorfoi preso.

Por volta das 7h aPM compareceu naRua Eunice BanterliNaves, bairro Jardimdas Palmeiras, onde o

proprietário de um FiatUno informou que seuveículo havia sido fur-tado.

A equipe da PolíciaMilitar imediatamenteiniciou as buscas peloveículo e obteve suces-so em localizá-lo empouco tempo, no mes-mo bairro onde ocor-reu o furto. Ao verificaro carro a PM deparou

com o autor, de 31 anos,que tentava fazer umaligação direta para fu-gir do local com o veí-culo.

O infrator foi presoem flagrante delito e oveículo foi removido aopátio credenciado.Após, o autor foi con-duzido à Delegacia deVarginha, onde seu fla-grante foi ratificado.

PM recupera veículo na região Kombi pega fogo em Três PontasUma Kombi pegou

fogo no bairro Santa Inêsna madrugada deste do-mingo (08) em TrêsPontas. O veículo segun-do os moradores, foi dei-xado na Rua Pernambu-co a alguns meses poruma oficina mecânicaque funcionava em fren-te e fechou as portas edurante a madrugada oincêndio começou. Mo-radores contaram com aajuda da Polícia Militar e

usaram mangueiras e bal-des de água para conter aschamas que consumiram

todo o veículo. Não sesabe se o incêndio foicriminoso.

Page 10: Gazeta de Vargnha - 10/02/2015

OAB/MG 81667Delfim Moreira, 258,

sala 201- CentroVarginha -MGTel: 3222 2851

OAB/MG 81424Rua Argentina, 535

Vila PintoTel: 3222-4801

[email protected]

Dr. Gustavo Chalfun

Mande sua pergunta para [email protected]

OAB/MG 106.276Rua Dona Margarida, nº 48,

Bairro Vila Pinto,Tel: (35) 3222-1049

Dr. GustavoPinto Biscaro

[email protected]

OAB/MG 65099Av Salum Assad. David,

70 - Santa LuizaTel: ( 35) 3214-5051

Drª. PatríciaBregalda Lima

[email protected]

OAB/ MG 84.17620ª Sub-Seção

Rua Maria Benedita,63 -sala 106 - Vila Pinto

3223-5362/9988-3485

Dr. VicenteLima Lorêdo

[email protected]

Dr. Daniel Piva

[email protected]

10 | GAZETA DE VARGINHA

SAIBA SEUS DIREITOS

ADI questiona medida provisóriaque alterou regras da Previdência

A ConfederaçãoBrasileira de Aposenta-dos e Pensionistas (CO-BAP) e o Partido Soci-alista dos Trabalhado-res Unificados (PSTU)questionaram no Su-premo Tribunal Fede-ral (STF) a Medida Pro-visória (MP) 664/2014,que alterou regras dosistema de previdênciasocial.

Distribuída ao mi-nistro Luiz Fux, a AçãoDireta de Inconstituci-onalidade (ADI) 5234pede liminar para sus-pender os efeitos daMP e, no mérito, a de-claração de inconstitu-cionalidade.

O partido e a con-federação sustentamque a edição das MPsnão cumpre o pressu-posto de urgência eafrontam a proibiçãodo retrocesso social.

A ADI alega que aMedida Provisória664, que alterou a Leide Benefícios do Regi-me Geral de Previdên-cia Social (Lei 9.123/91), teve caráter de mi-nirreforma e violoupelo menos 11 disposi-tivos da Constituição

Federal (CF). Entreeles, o da falta de rele-vância e urgência paraedição de medida pro-visória (Artigo 62) e oda regulamentação decomando constitucio-nal alterado por emen-da aprovada entre 1995e 2001 (Artigo 246).

A ADI questiona oendurecimento de re-gras para concessão doauxílio-doença e depensão por morte, afir-mando que as mudan-ças restringiram maisdireitos que o atuaria-

Agenda da OAB Varginhapara o mês de fevereiro

1) 60ª Sessão Solene - Dia 12, a partir das 18h30min, noAuditório da OAB Varginha (Rua Presidente Evaristo Soares,20 – Vila Pinto);

2) Curso de Peticionamento Eletrônico – Dia 26, a partir das19 horas, no Auditório da OAB Varginha (Rua PresidenteEvaristo Soares, 20 – Vila Pinto). Valor: R$ 15,00. Vagas limi-tadas;

3) Atendimento para emissão do Certificado Digital pela Mi-nas Digital - NOVA CAA, nos dias 24, 25, 26 e 27. Informaçõespelos telefones 3222-9454 / 3222-9574 com a funcionáriaLuiza, no horário de 12 às 18 horas . Vagas limitadas. Agendeseu horário para atendimento nas datas supracitadas, cliqueaqui e tenha acesso ao cartaz OAB Varginha

mente necessário. Osadvogados apontamviolação aos princípiosda dignidade da pes-soa humana, da pro-porcionalidade e daisonomia, resultandoem inadmissível retro-cesso social.

Para os advogados,a MP 664/14 “promo-veu uma verdadeira su-pressão ou restrição aogozo de direitos soci-ais” e não se coadunacom preceitos maioresda Carta Magna, comoo bem estar, a Justiçasocial e a segurança ju-rídica. “Por qualquerprisma que se analise amalfadada MP, sejapela razoabilidade, le-galidade, justiça e mo-ral, não se conseguedeixar de vislumbrarque a referida MedidaProvisória 664/2014afronta e atenta contra

toda a base das garan-tias mínimas constitu-cionais”, informa aação.

Os autores apon-tam ainda violação dereciprocidade no prin-cípio da prévia fonte decusteio, alegando quese a Previdência nãopode pagar mais que odevido, também nãopode pagar menos coma mesma arrecadação.

Citando estudosque apontam superávitbilionário da Previdên-cia Social, os advogadosrefutam o argumentodo necessário equilíbriode contas e solicitam li-minar para suspenderos efeitos da MP e, nomérito, a declaração deinconstitucionalidade,para que o STF deter-mine auditoria externanas contas da Previdên-cia.

10 DE FEVEREIRO DE 2015

Page 11: Gazeta de Vargnha - 10/02/2015

MINAS

Em nove dias, chove 90% da médiapara o mês de fevereiro na CapitalEm apenas cinco

dias de chuva, feverei-ro já registrou um acu-mulo de água maiorque todo o mês de ja-neiro na região metro-politana de Belo Hori-zonte, aponta o Institu-to TempoClima/PucMinas. De acordo como meteorologistaDayan Diniz de Carva-lho, até às 9h desta se-gunda-feira (9), foramregistrados 100 milí-metros cúbicos de pre-cipitação, 6 mm a maisque todo o mês anteri-or. Em todo o Estado asituação é parecida, jáque um mesmo fatorclimático é responsávelpelas chuvas de longaduração em boa partede Minas Gerais.

Ele explica que issoocorreu devido a Zonade Convergência doAtlântico Sul, que car-rega um grande volu-me de nuvens, passan-

do pelos Andes, pelaFloresta Amazônica epela região central doBrasil, que trouxe achuva que atinge a re-gião desde quarta-fei-ra(4). De acordo comas análises do meteoro-logista, esse fenômeno

deve se prolongar até aquarta-feira, quandocomeça a perder força.Até lá a expectativa éque caiam mais 50 mmde chuva.

O volume registra-do já equivale a quasemetade da precipitação

esperada para fevereiro,que é de 206mm. Ovolume dificilmente irápermitir recuperar odeficit de quase 200mm apresentado emjaneiro, quando choveuapenas 94 dos 296 mi-límetros esperados.

O estudioso apontaque existe uma fortepossibilidade de diascom tempo firme e en-solarado durante o Car-naval, com a zona deinstabilidade deixandoa região sudeste dopaís. O que não impe-

10 DE FEVEREIRO DE 2015

de que ocorram chuvaslocalizadas e de menorduração. A previsão valetanto para a GrandeBH, quanto para cida-des históricas de MinasGerais, como Tiraden-tes, Ouro Preto, Mari-ana e São João del Rei.

Cidades que cancelaram folia somam tristeza e prejuízosDepois da virada do

ano, boa parte dos bra-sileiros começa o novociclo já pensando emCarnaval. Fevereiro é,portanto, o mês maisesperado. E das tradi-cionais marchinhas aoaxé, passando pelos ba-tuques, famílias, crian-ças e jovens saem àsruas em busca de diver-são. Mas, em Minas Ge-rais, a festa neste ano foiameaçada pela crise hí-drica. Mais de 20 cida-des a cancelaram, comdestaque para a regiãoCentro-Oeste.

Tradicionais, as fo-lias de Lagoa da Pratae Itapecerica não acon-tecerão. Além do pesar,há prejuízos e estoquesde mercadorias para-dos. “Foi uma surpresapara todos, já que oCarnaval aqui é muito

antigo. Vamos ter pre-juízo e deixaremos deganhar dinheiro. Haví-amos estocado cerca de150 caixas de cerveja,150 litros de bebidasquentes e 150 latas deenergético. Alugamosum imóvel nos fundospara alguns foliões e ti-vemos que devolver R$1.500 pelo cancela-mento da reserva”, con-ta o comerciante AlmirCassio Cruz Soares, 46,que administra um bar,em Itapecerica.

Segundo Soares, oprejuízo é geral na ci-dade. “Todos vão per-der dinheiro. Não só osbares, mas o mercadi-nho, o supermercado,o restaurante, aluguéisde casa”, afirma. A es-perança é que mesmosem a festa oficial hajaalgum movimento,

para que o investimen-to não seja todo perdi-do.

Em Lagoa da Pratanão é diferente. A co-merciante Maria Antô-nia Guimarães, 63, per-deu por não alugar seusdois cômodos e quatroquartos. Ela estima quedeixará de ganhar cer-ca de R$ 20 mil, den-tre aluguéis, venda decomidas e de colareshavaianos, que ela fazpara vender aos clien-tes. “Além de contarcom esse dinheiro, essaé a época do ano quemais gosto. Desde queme entendo por gentetemos Carnaval aqui, efiquei muito sentidacom o cancelamento”,lamenta Maria Antônia.

O dinheiro que se-ria arrecadado durantea folia, investiria na re-

forma de casa. Mas elanão desiste das vendas.“Eu vou montar a mi-nha banquinha de be-bidas, mesmo assim. Aspessoas aqui gostammuito da festa. Achoque todo mundo vaiacabar vindo aqui paraa praça”. A assessoria de

imprensa da Prefeiturade Lagoa da Prata in-formou que a circula-ção de pessoas não seráimpedida, mas carrosde som permanecemproibidos. Estes preci-sam ter autorização doMinistério Público paraficar ligados. A Prefei-

tura de Itapecerica in-formou que ainda nãohá um posicionamentooficial sobre o desfiledos blocos. Ambas asprefeituras informamque o cancelamento dafesta foi apoiado pelamaioria dos morado-res.

GAZETA DE VARGINHA | 11

Page 12: Gazeta de Vargnha - 10/02/2015

“Não pode a árvore boa dar mausfrutos, nem a árvore má dar frutos bons.”

(Mateus 7:18)

Bloco Sal da Terra sai pelo Centro

Histórico de Salvador para evangelizar

EVANGÉLICA

Integrantes da Igre-ja Batista Missionária daIndependência (IBMI),em Salvador (BA), mar-charão pelas ruas doCentro Histórico da ca-pital baiana com o blo-co carnavalesco Sal daTerra que tem como ob-jetivo evangelizar os mi-lhares de turistas quelotam as ruas da cidade.

Essa será a 16ª edi-ção do projeto evange-lístico que reúne 600soldados que saem àsruas para mostrar a artecom música e dança en-quanto proclamam amensagem salvadora deCristo. O Bloco Sal daTerra tem uma bateriade percussão que vaipassar pelo Pelourinhotocando hinos cristãosao som do samba-reg-gae. Quem lidera o gru-po é Valdemiro Santos,ex-integrante da banda

RazãoMuitas vezes, o

cristão se encontra qua-se vencido pelas tenta-ções; porém, se desejaros preceitos do Senhor,pode pedir a sua vivifi-cação. É claro que nin-guém deve se deixar le-var pelas mentiras dodiabo, que são exata-mente as tentações.Aqueles que foram to-mados por elas passa-ram a viver no mundoda paixão, onde o certoé errado, e vice-versa,e os defeitos se tornamvirtudes. Então, sómesmo Deus para tirá-los dessa arapuca.

Os mandamentosdo Senhor incomodamos que estão em pecadoe o amam, mas alegra osque querem se endirei-tar e cumprir a vontadedivina. Que tipo de pes-soa você é? Depois datentação, como vocêfica? Sente-se realiza-do, ou cai em uma pro-funda tristeza? Os quese deixam convencerdo erro pelo Santo Es-pírito são marcados porDeus, pois o simplesdesejo de observar Suasorientações já é provade que almejam muda

Mesmo caída noerro, se a pessoa quiserconhecer e cumprir asordens de Deus, terácondições de clamar aEle para ser vivificadapela Sua justiça. Ora, opecado é algo sério,porque, depois da mor-te, não há mais como searrepender, e o que se-gue é o juízo eterno. Porisso, quem tiver enten-dimento deve buscar doPai o perdão, a reconci-liação e a completa res-tituição de vida.

Desejar os precei-tos divinos já dá umagarantia diante deDeus, e isso se vê pelavontade de mudança. Apessoa pode estar fracapor causa de pensa-mentos errados; po-rém, o fato de querer

seguir o Senhor O fazentrar em ação e lhe darnova força. Com isso, aunção que quebra todojugo vem sobre ela (Is10.27). Em seguida, ajustiça de Deus a reani-ma para a batalha e a li-berta totalmente.

Por mais distanteque você esteja doTodo-Poderoso, esperepela ajuda dEle. Se o seucoração desejar os pre-ceitos divinos, mesmoque não os tenha cum-prido, você terá umaoportunidade de voltarà comunhão com Ele.No entanto, isso nãopode servir de trampo-lim para você cair empecado; ao contrário,livre-se das tentações enão fique mais sob a au-toridade do maligno.

O apóstolo Pauloescreveu a respeito dis-so na carta aos romanos,dizendo que àquele quenão pratica, porém crênaquele que justifica oímpio, a sua fé lhe é im-putada como justiça(Rm 4.5). Porém, semdúvida, o melhor é pra-ticar a fé em Jesus, pois,com ela, você não so-mente escapa da con-denação eterna, mastambém se prepara equalifica para a eterni-dade ao lado dEle. Omundo passa, e quemfaz vontade de Deuspermanece. A justiçadivina é competentepara realizar a sua vivi-ficação; por isso, envol-va-se com Ele, emborasinta que não está bempara ser ouvido. Em suaqueda, lembre-se deque Ele justifica o ím-pio, e, então, a sua fé lheserá imputada comojustiça – algo que vocêtenha feito de certo(Rm 4.5). Deus há defazer a sua justificação.Não há melhor horapara se acertar com oEle do que agora! Vocêquer?

Olodum, que agora usaseu talento para a obrade Deus. O MinistérioEquilíbrio vai à frenteda percussão com jo-vens dançarinos queensaiaram coreografiaspara as canções que se-rão entoadas durante aapresentação.

Enquanto a apre-sentação acontece, vo-luntários da igrejaevangelizam os transe-

12 | GAZETA DE VARGINHA

untes que passam pelasvielas do Centro Histó-rico.

Mas além de volun-tários jovens e adultos,o bloco da IBMI tam-bém tem voluntáriosmirins, crianças queapresentam um teatroinfantil para impactar ospequenos que são leva-dos para o Carnaval porseus pais e familiares.

Evangélicos mais

tradicionais não acei-tam este tipo de evan-gelismo e condenam ospastores que não tiramseus fiéis das grandescidades organizandoretiros.

Mas para o pastorUbirajara, responsávelpor este trabalho, evan-gelizar no Carnaval éuma ordenança divinafundamentada peloamor as vidas perdidasque perambulam pelasruas neste período.

“Se fosse pela nossavontade estaríamos lon-ge daqui, descansandoe aproveitando os diascom a família, mas nãopodemos nos omitir damissão que Deus nosdelegou de proclamar oEvangelho aos perdidose cumprir este chama-do até no período doCarnaval”, afirmou pas-tor.

Pois, com o critério com quejulgardes, sereis julgados

Jesus ensinou sobrea lei do dar e receber erevelou que ela não fun-ciona somente em rela-ção ao aspecto financei-ro, mas também em to-das as áreas das nossasvidas. Quem dá julga-mento, recebe julgamen-to. Quem mede as pes-soas, é medido na pro-porção com que mede osoutros. Não há mistériosna interpretação desteprincípio, pois ele é mui-to claro e objetivo. Foi fa-lando destas coisas que oSenhor Jesus nos ensi-nou de uma forma tão

explícita a abrangênciade “dar e receber”: “Nãojulgueis e não sereis jul-gados; não condeneis enão sereis condenados;perdoai e sereis perdoa-dos; dai, e dar-se-vos-á;boa medida, recalcada,

sacudida, transbordante,generosamente vos da-rão; porque com a me-dida com que tiverdesmedido vos medirão tam-bém” (Lc 6.37,38). Quemcondena, recebe conde-nação. Quem perdoa, re-

cebe perdão. Quem dá,recebe dádivas de volta.

Dentro dessa expli-cação de Jesus acerca de“dar e receber” podemosfazer as seguintes refle-xões: Tenho me dedica-do a viver este princípio?O que eu quero que fa-çam a mim eu tambémfaço aos outros? Qual é aminha motivação emabençoar os meus irmãosem Cristo, a Casa deDeus e a minha família?A generosidade deve sero que nos motiva a seme-ar, a plantar, a investir noReino de Deus.

10 DE FEVEREIRO DE 2015

Page 13: Gazeta de Vargnha - 10/02/2015

BRASIL10 DE FEVEREIRO DE 2015

Mercado prevê inflação de 7,15%em 2015 e crescimento zero do PIB

GAZETA DE VARGINHA | 13

De acordo com pes-quisas conduzidas peloBanco Central na semanapassada com mais de 100economistas de institui-ções financeiras, as esti-mativas do mercado fi-nanceiro para este anocontinuam piorando e ocrescimento da econo-mia deve ser zero em2015 com a inflação atin-gindo a marca de 7,15% –a maior em 11 anos.

A expectativa domercado para o Índice dePreços ao ConsumidorAmplo (IPCA) deste ano,que estava em 7,01% nasemana retrasada, subiupara 7,15% na última se-mana. Foi a sexta alta se-guida na estimativa paraa inflação de 2015. Seconfirmada, a taxa de

7,15% será a maior desde2004, quando ficou em7,6%. Para 2016, a pre-visão do mercado ficouestável em 5,60%.

Com isso, a estimati-va do mercado para oIPCA de 2015 segue aci-

ma do teto do sistema demetas. A meta central deinflação para este ano epara 2016 é de 4,5%, comtolerância de dois pontospara mais ou para menos.O teto do sistema de me-tas, portanto, é de 6,5%.

Em 2014, a inflação so-mou 6,41%, o maior va-lor desde 2011.

Cenário para ainflação em 2015

Segundo analistas, aalta do dólar e dos preços

administrados (como te-lefonia, água, energia,combustíveis e tarifas deônibus, entre outros)pressionam os preços em2015. Além disso, a infla-ção de serviços, impulsi-onada pelos ganhos reaisde salários, segue eleva-da.

O governo tambémanunciou o aumento datributação sobre os com-bustíveis, o que pode ge-rar um aumento de maisde 8% na gasolina e de6,5% no diesel nas próxi-mas semanas. Com isso,os chamados “preços ad-ministrados”, segundo opróprio Banco Central,devem subir pelo menos9,3% em 2015, o maioraumento desde 2004 -quando avançaram

9,77%. O peso dos pre-ços administrados noIPCA é de cerca de 25%.PIB zero

Ao mesmo tempo emque elevaram sua estima-tiva de inflação para maisde 7% neste ano, os eco-nomistas do mercado fi-nanceiro também redu-ziram novamente suaprevisão para o cresci-mento da economia bra-sileira em 2015.

Para o Produto Inter-no Bruto (PIB) de 2015,os economistas baixarama estimativa de alta de0,03% para zero na últi-ma semana – na sextaqueda consecutiva. Para2016, a estimativa de ex-pansão da economia per-maneceu em 1,50% dealta na semana passada.

Gasolina com maisálcool vai renderaté 4% a menos

O brasileiro que andafrustrado com o reajustenos preços dos combus-tíveis pode se prepararpara mais uma notíciaruim – a “nova” gasolinaanunciada pela Associa-ção Nacional dos Fabri-cantes de Veículos Auto-motores (Anfavea), com27% de etanol, vai au-mentar o consumo decombustível dos veículosem até 4%. O aumento dopercentual de álcool ani-dro no derivado de petró-leo foi acertado entre asmontadoras e a União daIndústria de Cana-de-Açúcar (Única), e aindadepende de aval do go-verno. Segundo o enge-nheiro Francisco Satku-nas, da Sociedade dos En-genheiros Automotivos(SAE Brasil), a decisão

deve resolver só o pro-blema da indústria do ál-cool e penalizar o consu-midor.

“Você vai ter umcombustível inferior.Toda vez que se adicionaetanol, o consumo au-menta e o rendimentoenergético cai”, explica oespecialista.

Logo após o anúncioda nova medida, o presi-dente da Anfavea, LuizMoan, foi questionadopela imprensa se haveriaalteração no preço do li-tro da gasolina em razãoda mudança da mistura,mas a resposta tambémnão foi animadora. Moandisse que o assunto é umaquestão das distribuido-ras e que não cabe à asso-ciação fazer esse tipo deprojeção.

Governo prepara pacote trabalhista

que deve somar R$ 10 bi, diz ministroO governo federal

prepara mais um pacoteenvolvendo programastrabalhistas que deve so-mar, entre aumento dearrecadação e corte degastos, R$ 10 bilhõesneste ano. Em visita àsede da Força Sindical,em São Paulo, o ministrodo Trabalho, ManoelDias, afirmou nesta se-gunda-feira (9) que en-tre as medidas estão o au-mento de fiscalização nasempresas e a redução dedespesas com programasrelacionados à saúde dotrabalho. Os detalhes dasações devem ser anunci-

ados até março.Apesar de procurar

reduzir despesas emmais programas traba-lhistas, o ministro afir-mou aos sindicalistas que“não vai haver redução deinvestimentos em bene-fícios sociais”. Na sede dacentral sindical, Dias ou-viu muitas críticas rela-cionadas a regras que jáforam alteradas, como ade concessão do seguro-desemprego.

Segundo Dias, cercade R$ 2,7 bilhões seriamobtidos com o incremen-to da fiscalização eletrô-nica. Esse tipo de ação

aumenta o universo deempresas fiscalizadas,coibindo inadimplência efraude no pagamento decontribuições, como oFGTS.

A fiscalização eletrô-nica foi lançada em abrildo ano passado. Na oca-sião, o ministério infor-mou que ela se restringi-ria ao pagamento doFGTS. Depois, seria ex-

pandida para o cumpri-mento de cota de apren-dizes, dimensionamentode serviços especializa-dos em segurança, pre-venção de acidentes detrabalho, etc. O governoestima que só no FGTS asonegação seja de 7% a8% dos valores pagos,que somaram R$ 94 bi-lhões em 2013, no dadomais recente disponível.

Sobe o nível dos reservatórios de São PauloMesmo com pouca

ou nenhuma chuva, onível de água da maio-ria dos mananciais su-biu na região metropo-litana de São Paulo nes-te fim de semana, se-gundo a Companhiade Saneamento Básicodo Estado de São Pau-

lo (Sabesp).No principal deles,

o Sistema Cantareira,responsável pelo abas-tecimento de 6,5 mi-lhões de pessoas, hou-ve elevação pelo quartodia seguido. Pela medi-ção feita hoje, o nívelatingiu 5,9% ou 0,2

ponto percentual aci-ma da de domingo (8).

Nesse sistema nãochoveu nos últimosdois dias. No sábado eno domingo foram re-gistrados apenas 0,5milímetro (mm) dechuva.

Nos dias antece-

dentes, os seis reserva-tórios do Sistema Can-tareira conseguiramboas captações e o sis-tema acumula desde ocomeço de fevereiro85,6 mm, próximo dametade do total previs-to para todo o mês(199,1 mm).

Page 14: Gazeta de Vargnha - 10/02/2015

POLÍTICA

Em dez anos, R$ 220 bilhões emcontratos foram por conviteNo intervalo de

quase dez anos em quePaulo Roberto Costa eRenato Duque atuaramna diretoria da Petro-bras, quase R$ 220 bi-lhões em contratos daestatal foram disputa-dos apenas por um gru-po restrito de fornece-dores: os convidados.Esse montante repre-senta 61% de todas ascompras feitas pela Pe-trobras entre 2003 e2012, quando ocorre-ram os superfatura-mentos investigadospela operação Lava Jato.

Levantamento dojornal “O Globo” apenassobre os contratos emreais da estatal revelaque, nesse período, au-mentou consideravel-mente o uso de carta-convite para a seleção

de fornecedores deobras, serviços e equipa-mentos. O instrumentolimita o número de par-ticipantes em uma lici-tação. Em 2004, apenas8% dos R$ 15,3 bilhõescontratados pela Petro-bras foram por meio deconvite. No ano seguin-

te, foram mais de 60%.Em 2009, essa propor-ção chegou a 76% dosR$ 35,5 bilhões gastospela companhia naque-le ano. Esse patamar sócomeçou a cair em2012, quando os doisex-diretores foram de-mitidos com a chegada

Escândalos e crises fazem popularidade de Dilma despencarAncorada pelos es-

cândalos na Petrobras,a rejeição à presidenteDilma Rousseff (PT)cresceu vertiginosa-mente, segundo pes-quisa Datafolha divul-gada neste sábado, 7.

De acordo com osdados, Dilma obteve aprimeira nota vermelha(4,8) desde que assu-miu o Planalto.

Em dezembro de2014, a presidente ti-nha 42% de ótimo/

bom e 24% de ruim/péssimo. Agora, os nú-meros apontam para23% e 44%, respectiva-mente.

A queda da popula-ridade da presidente épercebida mesmo nasfaixas de renda queconcentram seus elei-tores.

Metade dos traba-lhadores que recebematé dois salários míni-mos achava o governoótimo ou bom em de-

à presidência da Petro-bras de Graça Foster,que reduziu o ritmo dosinvestimentos. Aindaassim, no ano passado,a empresa gastou 59%do orçamento por meiode licitações do tipoconvite. Esse modelo deconcorrência passou a

ser usado a partir de1998, após o fim domonopólio do petróleo,quando um decreto li-vrou a estatal da lei delicitações que rege o se-tor público. A intençãoera dar mais agilidade àcompanhia para en-frentar concorrentes.Uma das inovações foi alicitação por convite, naqual a Petrobras não éobrigada a divulgar edi-tal nem aceitar propos-tas de qualquer interes-sado. Ela decide quempode se candidatar.

Depoimentos dasdelações premiadas dePedro Barusco, ex-ge-rente executivo da em-presa, e de AugustoMendonça, executivoda Toyo Setal, reveladosna semana passada,apontam que o uso des-

se tipo de licitação for-taleceu o cartel que di-recionava licitações esuperfaturava contra-tos, segundo as investi-gações.

Mendonça disse àJustiça que o grupo deempreiteiras que se reu-niam no que ele cha-mou de “clube” fez umacordo com Duque eCosta logo no início dogoverno Lula para querestringissem aos seusintegrantes os convitespara as licitações. Nogoverno FernandoHenrique (PSDB), asempresas já evitavamconcorrer entre si naPetrobras, disse o dela-tor. Mas, com a adesãodos diretores, o “clube”ganhou força para do-minar as grandes obrasda estatal.

zembro; eles, agora, são27%.

Segundo a “Folhade S. Paulo”, essas sãoas piores marcas do go-verno Dilma e a maisbaixa avaliação de umpresidente desde Fer-nando Henrique Car-doso (PSDB), em de-zembro de 1999 (46%de ruim/péssimo).

Além da corrupçãona Petrobras, a quedanas expectativas da eco-nomia e também a pos-

10 DE FEVEREIRO DE 2015

sibilidade de faltar águae energia influenciarama opinião dos entrevis-tados. Para 26%, a situ-ação econômica do paísvai piorar.

O número, na épo-ca do segundo turno,correspondia a apenas6%.

Também para 26%dos entrevistados, asaúde é o maior proble-ma do país, enquanto21% apostam na cor-rupção.

14 | GAZETA DE VARGINHA

Page 15: Gazeta de Vargnha - 10/02/2015

ESPORTE10 DE FEVEREIRO DE 2015 GAZETA DE VARGINHA | 15

Mesmo “novo”, Palmeiras continuacom os mesmos problemas de 2014

O Palmeiras de 2015tem uma cara totalmentediferente do time de2014: foram 19 reforçoscontratados pelo novoexecutivo de futebol,Alexandre Mattos. O téc-nico, Oswaldo de Olivei-ra, também é novo, e asexpectativas da torcidaotimistas. O começo detemporada, porém, podecausar uma sensação dedeja vú no torcedor: pro-blemas do passado dão si-nais de que continuamrondando o alviverde.

Dificuldade contra osrivais, peças importantesno departamento médi-co, problemas de entro-samento. Essas e outrassituações que o Palmei-ras tenta exorcizar, e quemarcam a má fase do clu-be nos últimos anos dão

sinais de que estão pre-sentes neste princípio detemporada.

Novas caras e a faltade entrosamento

Os 19 reforços de2015 causaram espantona torcida, que até crioubrincadeiras com o dire-tor de futebol AlexandreMattos. O pacote, porém,não é algo tão novo assim:no ano passado o Palmei-ras também foi extrema-mente ativo no mercadoda bola: entre janeiro efevereiro, foram 12 re-forços.

As contratações em2014 continuaram du-rante todo o ano, na me-dida em que o clube nãoencontrava uma boa se-quência de resultados.Entre abril e outubro, vi-

eram mais nove, incluin-do os quatro argentinos(Tobio, Mouche, Allione eCristaldo). Alguns quechegaram no começo datemporada saíram nomeio, como Willian Ma-theus e Marquinhos Ga-briel. O entrosamentonão veio, e a luta contra adegola foi árdua.

Sofrimento nosclássicos

Neste domingo, o al-viverde foi derrotado emcasa pelo Corinthians noprimeiro clássico da tem-porada. Com o resultado,perdeu a chance de que-brar uma sina de mau de-sempenho contra rivaisdurante toda a gestão dePaulo Nobre.

Em 2014, foi só umavitória, em fevereiro,

contra o São Paulo. Doisempates e seis derrotascompletaram o retros-pecto.

Sem vencer comomandante na novacasa

A estreia do Palmei-ras no Allianz Parque foifrustrada por uma derro-ta contra o Sport, por 2 a0; depois, veio um em-pate contra o Atlético-PR. Desde então, o clu-be não vence atuando

como mandante na novacasa. O jejum invadiu2015 – houve uma vitó-ria, mas o mandante dapartida foi o Audax. Commando alviverde, derro-tas para Corinthians ePonte Preta.

Falta de paciência datorcida

A torcida palmeiren-se está calejada pelo pas-sado recente do clube, ejá não tem a mesma paci-ência para esperar que o

Palmeiras volte a levan-tar troféus de expressão.Neste domingo, criticoubastante Oswaldo de Oli-veira pela escalação deMaikon Leite, e pediuDudu. A revolta era cenacomum durante grandeparte de 2014. Com umelenco em formação e 19jogadores desacostuma-dos a atuar juntos, reen-contrando a forma físicaem um começo de tem-porada, será necessárioesperar.

Zagueiro Dória chega ao São Paulo e se mostra ansioso para estreiaDória foi apresen-

tado pelo São Paulonesta segunda-feira, noCT Barra Funda, masos desafios no novoclube foram assuntossecundários em suaentrevista coletiva.

O zagueiro de 20anos falou muito sobrea relação quase inexis-tente com o técnicoMarcelo Bielsa, doOlympique de Marsel-ha, da França, respon-

sável por emprestá-loaté o fim de junho.

Dória não jogounenhuma partida pelotime principal do clu-be francês desde se-tembro de 2014, quan-do foi contratado. Des-de então ele só atuoupela equipe B, motivopelo qual está em for-ma e tem condições in-clusive de estrear noclássico contra o San-tos, quarta-feira, na

Vila Belmiro - para isso,ele precisa ter o nomepublicado no BID.

Bielsa reclamou denão ser consultado so-bre a contratação deDória logo na chegadado jogador, fator vitalpara minar o futuro dozagueiro no clube. Ago-ra no Tricolor, ele expli-cou o que viveu duran-te os últimos cinco me-ses.

– Quando cheguei,

fui comprado pelo pre-sidente e ele (Bielsa)não foi consultado. Eleficou chateado por sertreinador do time. Nomeu modo de pensar,quis provar que nãoprecisava me utilizar.Ele não dava espaço.Não quero falar dele,porque ele não queriafalar de mim. Ele fala-va: “pergunta para oDória” – disse o joga-dor.

Júlio Baptista não reclama das vaias: “Não me incomoda de jeito nenhum”As vaias que Júlio

Baptista recebeu de par-te da torcida do Cruzei-ro no segundo tempodo empate por 1 a 1 coma Caldense não incomo-daram o meia. Para ele,os problemas que otime está enfrentandoneste início de tempo-rada são normais e, embreve, serão soluciona-dos. Júlio, porém, pedepaciência e tempo paraque o bom futebol voltea ser apresentado. Con-

fira abaixo um dos lan-ces em que o jogadorfoi alvo dos torcedores.

- Isso não me inco-moda de jeito ne-nhum. O time é novo.A gente vai ter dificul-dades para jogar e paraque o time comece aencontrar um bom fu-tebol de novo. Futebolé isso. Nem sempre otime vai jogar futebolde cinema nas primei-ras partidas, ainda maisquando há uma refor-

mulação como esta.Júlio Baptista en-

trou no segundo tem-po da partida e atuoumais pelo lado esquer-do do campo, com oobjetivo de municiarLeandro Damião parao gol.

Mas não teve êxitona maioria das jogadas,e o Cruzeiro acaboutropeçando em casa, fi-cando com quatro pon-tos e perdendo a chan-ce de dividir a lideran-

ça com o maior rival, oAtlético-MG.

A chance de se re-cuperar na competiçãojá é na próxima quarta-feira, às 22h (de Brasí-lia), quando enfrenta oGuarani-MG, em NovaSerrana.

O técnico MarceloOliveira espera contarcom todos os jogado-res, já que a diretoria doCruzeiro garantiu queos atletas serão regula-rizados a tempo.

Page 16: Gazeta de Vargnha - 10/02/2015

16 | GAZETA DE VARGINHA

ESPORTE10 DE FEVEREIRO DE 2015

Boa Esporte vence Democrata emVarginha com dois gols de Natan

Jogando em casa, oBoa Esporte venceu oDemocrata-GV por 2 a 0e subiu para a sexta posi-ção na tabela do Campeo-nato Mineiro Unicef2015. Os dois gols foramdo jovem atacante Natan,o destaque do jogo. Opróximo compromissoserá no sábado (13) con-tra o Villa Nova, em NovaLima.

Ainda não foi o timeque o torcedor esperava,mas o BEC mostrou evo-lução desde o primeirojogo quando perdeu paraa URT em Patos de Mi-nas. O destaque foi o jo-vem Natan, de 22 anosque veio das categoriasde base do Grêmio dePorto Alegre.

O treinador Ney daMatta, após o jogo, co-

mentou com a imprensaque o grupo é jovem e àsvezes demora um poucoo entrosamento. “Já hou-ve uma grande evoluçãoem relação ao primeirojogo. A tendência é aequipe ir evoluindo jogoa jogo. Trabalhamos mui-to para que isto aconteça.O trabalho é conjunto, di-retoria, comissão técnicae atletas”, disse.

Primeiro tempoNos primeiros minu-

tos de jogo o Democrata,de Governador Valada-res, parecia querer maiso resultado. Comandouas ações até os 20 minu-tos. Os cruzamentos so-bre a área boveta, no en-tanto, não surtiram efei-to. Os dois zagueiros,Thiago Carvalho e Ma-

theus Ferraz, mais entro-sados, além do goleiroDouglas, foram bem.

Aos poucos, o Boa foise achando em campo ecomeçou a trocar passesno meio de campo. Osdois laterais, Hiltinhopela direita, e MarinhoDonizete, pela esquerdaforam muito acionados. Ecomeçaram a dar traba-lho à defesa adversária.

Danielzinho levouuma pancada nos primei-ros minutos de jogo eacabou não suportando ador. Foi substituído aos28 minutos pelo estrean-te Felipe. Logo em segui-da, aos 31 minutos, o Boaabriu o placar. Natan re-cebeu bom passe na meialua, matou a bola no peitoe fuzilou marcando umbelo gol. E terminou as-

sim o primeiro tempo.

Segundo tempoNo intervalo Ney da

Matta deve ter coversa-do muito com seus co-mandados. Todos volta-ram ligados para o se-gundo tempo. O timepassou a tocar mais a bolae dominar o adversário

que se valeu apenas dealgumas lançadas emprofundidade ou jogadasaéreas, sem perigo para ogoleiro Douglas.

O BEC construiu asmelhores jogadas pelaslaterais. Hiltinho e Mari-nho Donizete foram mui-to acionados. Aos 15 mi-nutos o centroavante

Alexandre cabeceou parafora um bom cruzamen-to. Poucos minutos de-pois, o meia Felipe en-trou na área, encontrouNatan mas este acertou atrave, perdendo boachance de aumentar oplacar.

E foi em jogada pelalateral esquerda que nas-ceu o segundo gol. Aos26 minutos, MarinhoDonizete conseguiu belopasse dentro da área paraNatan que foi derrubado.O juiz marcou pênalti.

O próprio Natan pe-gou a bola, colocou namarca, chutou e marcou,fazendo o seu segundogol e da partida. Ele ago-ra é um dos artilheiros docampeonato, ao lado docentroavante da Calden-se, Luiz Eduardo.

Outros resultados do Campeonato Mineiro: Caldense arranca empate no MineirãoQuatro jogos encer-

raram a segunda rodadado Mineiro UNICEF nes-te domingo. Às 16 horaso Villa Nova recebeu oGuarani, no Castor Ci-fuentes, e o time da casanão conseguiu repetir osucesso da primeira ro-dada. O Leão do Bonfimficou no empate com aequipe de Divinópolis,1x1. O curioso é que am-bas as equipes ainda nãoforam derrotadas nacompetição. Na semanapassada, o Villa venceu oTombense, enquanto oGuarani ficou no empa-te, sem gols, contra oAmérica.

Nas partidas das 17horas, a Caldense conse-guiu mais um grande re-sultado no Estadual. Otime de Poços de Caldasenfrentou o atual cam-peão Cruzeiro, no Minei-rão, e arrancou um empa-te, também por 1x1. O golda Veterana foi marcadopelo artilheiro do Minei-ro UNICEF, Luiz Eduar-do, que chegou a três notorneio. Tupi e Boa Espor-te se reabilitaram após aderrota na estreia. EmJuiz de Fora os donos dacasa receberam o Tom-bense, e venceram por2x1, com o gol da vitóriasendo marcado já nos

acréscimos da partida. OBoa enfrentou o Demo-crata, em Varginha, evenceu com dois gols deNatan (2x0). Com a der-

Resultados

América 2x1 URT / Boa Esporte 2x0 DemocrataCruzeiro 1x1 Caldense / Mamoré 0x2 AtléticoTupi 2x1 Tombense / Villa Nova 1x1 Guarani

rota, o time de Governa-dor Valadares aparece nazona de rebaixamento, aolado do Mamoré, lanternada competição.

 

Page 17: Gazeta de Vargnha - 10/02/2015

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, FEVEREIRO DE 2015

A Construtora Cherem Ltda, oferece vagas de emprego naárea da Construção Civil para Portadores de NecessidadesEspeciais para as seguintes funções: Pedreiro, Servente, Pin-tor, Carpinteiro, Bombeiro.Os interessados entrar em contato no Tel.: 35-8417-6774 falarcom Rosane , ou canteiro de obras situado à Rua Lidia Alva-renga de Carvalho, 515 – Bairro: Dos Carvalhos – ResidencialNovo Tempo – Varginha/MG.

VAGAS DE EMPREGO

Page 18: Gazeta de Vargnha - 10/02/2015

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, FEVEREIRO DE 2015

Page 19: Gazeta de Vargnha - 10/02/2015

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, FEVEREIRO DE 2015

- Tablet Genesis 7” apenas R$ 299,00

- Smartphones com Android a partirde R$ 290,00

- Capas e películas para todos osmodelos de celulares e tablets

Confira nossaspromoções:

Mr. Micro: 18 anos trazendo

tecnologia e facilidades para

você e sua família!

Rua Santa Cruz, 867

Centro - Varginha-MG

Telefone: 35 3222-3975

Page 20: Gazeta de Vargnha - 10/02/2015

Dra. Francyne Veiga

Reis Cyrino

Avaliação das doençasda retina e do vítreo,

mapeamento de retina,retinografia simples epapilas, angiografia

fluorescente da retina,tomografia de coerência

óptica (OCT)

Consultas

Clínica de Olhos Dr Clínica de Olhos Dr Clínica de Olhos Dr Clínica de Olhos Dr Clínica de Olhos Dr. F. F. F. F. Franciscoranciscoranciscoranciscorancisco

Nogueira ReisNogueira ReisNogueira ReisNogueira ReisNogueira ReisAv. Rui Barbosa, 318 - Tel (35) 3222-1490

Consultas e Exames

OftalmoCenterOftalmoCenterOftalmoCenterOftalmoCenterOftalmoCenterAv. Rui Barbosa, 372 - Tel: (35) 3221-5471

Oftalmologia - Retina e Vítreo

CRM: 29.545

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, FEVEREIRO DE 2015

Construir p ara desenvolver!!!

FÁBRICA DEBLOCOS

LUCIANOAvenida dos Imigrantes, 4.425

Vargem - Varginha - MGFone: 3223-8833 / 9971-0206

Blocos - Canalet asAreias - Brit as

A Fábrica de Blocos Luciano tem atendido grandes obrasem Varginha e região! Com qualidade e presteza tem feitocom que seus clientes se mantenham sempre satisfeitos.

Leia e assineGazeta de Varginha

Contato: (35) 3221-4668Email: [email protected]