01)antiga.coperve.ufsc.br/concursos/drh/2004/provasegabaritos/provas... · web viewuniversidade...

27
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS CARGO: MÉDICO VETERINÁRIO PRIMEIRA FASE PROVA OBJETIVA DIA: 15/02/2004 HORÁRIO: 09:00 às 12:00 DURAÇÃO: 3 horas I N S T R U Ç Õ E S Para fazer a prova você usará: a) este caderno de prova com 10 (dez) folhas; b) um CARTÃO-RESPOSTA que deve ser assinado. Confira o número de inscrição, o cargo, o nome e a identidade indicados abaixo. Assine no local indicado. A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais. Não destaque folhas da prova. No CARTÃO-RESPOSTA, confira o nome e o número de inscrição. Examine se marcações indevidas no campo destinado às suas respostas. Se houver, reclame imediatamente. Verifique, no caderno de prova, se faltam folhas, se a seqüência de questões, no total de 50 (cinqüenta), está correta e se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade. Para cada questão são apresentadas 4 (quatro) alternativas diferentes de respostas (A, B, C e D). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relação ao enunciado da questão. Utilize somente caneta esferográfica com tinta preta. Questões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou rasuras não serão consideradas. Não será permitida, durante a realização da prova, a comunicação entre os candidatos, o porte e utilização de aparelhos celulares ou similares, de máquinas calculadoras ou similares, de livros, de anotações, de impressos ou de qualquer outro material de consulta, sendo eliminado do concurso o candidato que descumprir esta determinação.

Upload: trinhnga

Post on 10-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALUNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

CARGO: MÉDICO VETERINÁRIO

PRIMEIRA FASE

PROVA OBJETIVA

DIA: 15/02/2004 HORÁRIO: 09:00 às 12:00DURAÇÃO: 3 horas

I N S T R U Ç Õ E S

Para fazer a prova você usará:

a) este caderno de prova com 10 (dez) folhas;b) um CARTÃO-RESPOSTA que deve ser assinado.

Confira o número de inscrição, o cargo, o nome e a identidade indicados abaixo. Assine no local indicado.

A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais. Não destaque folhas da prova.

No CARTÃO-RESPOSTA, confira o nome e o número de inscrição. Examine se há marcações indevidas no campo destinado às suas respostas. Se houver, reclame imediatamente.

Verifique, no caderno de prova, se faltam folhas, se a seqüência de questões, no total de 50 (cinqüenta), está correta e se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.

Para cada questão são apresentadas 4 (quatro) alternativas diferentes de respostas (A, B, C e D). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relação ao enunciado da questão.

Utilize somente caneta esferográfica com tinta preta.

Questões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou rasuras não serão consideradas.

Não será permitida, durante a realização da prova, a comunicação entre os candidatos, o porte e utilização de aparelhos celulares ou similares, de máquinas calculadoras ou similares, de livros, de anotações, de impressos ou de qualquer outro material de consulta, sendo eliminado do concurso o candidato que descumprir esta determinação.

Ao terminar a prova, entregue o CADERNO DE PROVA COMPLETO (com exceção da última folha, a qual poderá ser destacada) e o CARTÃO-RESPOSTA.

O tempo de duração da prova (3 horas), inclui o tempo destinado ao preenchimento do CARTÃO-RESPOSTA.

___________________________________________ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A)

INSCRIÇÃO LOCAL / SETOR / GRUPO / ORDEM C A R G O

NOME DO(A) CANDIDATO(A) No DA IDENTIDADE

LÍNGUA PORTUGUESA

Texto: Os tropeços da razão

Galileu disse que a Terra gira em torno do Sol. Darwin afirmou que os homens e os macacos têm antepassados comuns. Einstein disse que massa vira energia e que o tempo anda mais devagar em um avião. Essas mudanças de paradigmas foram marcos importantes no desenvolvimento da ciência.

Com sua espantosa imaginação, cada um desses gigantes da ciência abalou as bases do conhecimento em sua área. Mas, no fundo, a revolução científica maior ocorreu na forma pela qual se passou a decidir quem tinha razão. Galileu foi condenado e quase queimado em praça pública pelos tribunais da Santa Inquisição. [...] Após décadas titubeando, Darwin arrostou o pensamento religioso da época. Mas já não se arriscava a ser queimado vivo, e a discussão lentamente pendeu para os argumentos científicos. No início do século XX, tomou corpo a teoria da relatividade, incendiando a física clássica. Mas diante da novidade, a igreja nada disse, e os físicos perguntaram: “Ah, é? Cadê a evidência?”

A marca do progresso científico é justamente o maior peso que vai ganhando a evidência empírica para decidir quem está certo. Perdem espaço a fé, a ideologia e a superstição nessa tarefa. [...] Obviamente nem todas as ciências avançam em igual ritmo. E a geografia do progresso é cheia de grotões sombrios, nos quais ainda impera o espírito da Inquisição. [...]

Já se disse que existe um limite para o que se pode fazer com números, bem como um limite para o que se pode fazer sem números. Julgamentos morais e escolhas acerca de nosso futuro não se resolvem por números, mas o erro oposto também ocorre, pois na educação resvalamos para épocas pré-científicas, tratando assuntos quantificáveis sem usar números. É como discutir o peso de alguém em vez de pedir que suba na balança. Queremos discutir se a educação piorou sem usar nem entender estatísticas. Decidimos qual forma de ensinar é melhor sem medir se com ela os alunos aprendem mais. [...] Não fosse o bastante, a evidência rigorosamente controlada é tratada como um palpite de mais alguém. De Einstein, involuímos para Galileu.

(Adaptado de: MOURA CASTRO, Cláudio de. Os tropeços da razão. Veja. São Paulo: Abril, p. 24, 3 dez. 2003).

01) Assinale a alternativa CORRETA.

Do texto de Cláudio de Moura Castro se depreende que:

A.( ) o ser humano chegou ao seu desenvolvimento pleno, tanto científico quanto moral.B.( ) o autor acredita que, sob alguns aspectos, voltamos à época de Galileu, pois ainda

tratamos evidências científicas como se fossem palpites.C.( ) no século XX, a ciência foi definitivamente marcada por mudanças de paradigmas, o que

significou um retrocesso no seu desenvolvimento.D.( ) hoje tudo pode ser resolvido por números.

02) Assinale a alternativa CORRETA.

Pela leitura do texto acima pode-se deduzir que o autor:

A.( ) tem uma visão pessimista da atual maneira de discutir certos problemas.B.( ) considera que dar palpites para solucionar problemas é tão importante quanto analisar

dados estatísticos.C.( ) acredita que, no futuro, tudo poderá ser explicado por meio de números, mesmo as

questões morais.D.( ) defende os que viviam em épocas pré-científicas, porque tratavam de assuntos

quantificáveis sem usar números.

2

03) Segundo referências feitas pelo texto acima, relacione os cientistas (coluna 1) com suas descobertas (coluna 2).

Coluna 1 Coluna 2 I - Galileu ( ) Teoria da evolução das espécies. II - Einstein ( ) Sistema heliocêntrico.III - Darwin ( ) Teoria da relatividade.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

A.( ) I, III, II.B.( ) II, I, III.C.( ) III, I, II.D.( ) II, III, I.

04) Assinale a alternativa CORRETA.

Na frase “Essas mudanças de paradigmas foram marcos importantes no desenvolvimento da ciência”, a palavra sublinhada pode ser substituída sem alterar o sentido do texto por:

A.( ) opiniões.B.( ) padrões.C.( ) assuntos.D.( ) estilos.

05) Assinale a alternativa CORRETA.

Na frase “Darwin arrostou o pensamento religioso da época” a palavra sublinhada significa:

A.( ) confirmou.B.( ) arrastou.C.( ) negou.D.( ) afrontou.

06) Identifique a seqüência de elementos que assegura o encadeamento lógico-discursivo do texto abaixo.

“No século XVI Galileu abalou a Igreja Católica com suas descobertas, _____ seguido por Darwin e por Einstein, que incendiou a física clássica.

_____, o maior progresso foi dar espaço à evidência empírica para decidir quem está certa: a fé, a ideologia ou a ciência.

_____, hoje ainda impera o espírito da Inquisição em certos grotões sombrios.”

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

A.( ) depois / porém / no entanto.B.( ) porque / embora / sobretudo.C.( ) embora / assim que / porém.D.( ) sobretudo / quanto mais / porque.

3

07) De acordo com o texto, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações abaixo.

( ) Quando Einstein apresentou sua teoria, os físicos solicitaram evidências empíricas.( ) A igreja recusou-se a aceitar a teoria da relatividade.( ) Há limites para o que se pode fazer sem números.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

A.( ) V – F – F.B.( ) F – V – V.C.( ) V – F – V.D.( ) F – V – F.

08) Leia o texto abaixo:

“Galileu disse que a Terra gira em torno do sol. Darwin afirmou que os homens e os macacos têm antepassados comuns. Einstein disse que massa vira energia...”

Assinale a alternativa CORRETA.

As três orações sublinhadas podem ser sintaticamente analisadas como:

A.( ) orações adverbiais.B.( ) orações objetivas diretas.C.( ) orações adjetivas.D.( ) orações objetivas indiretas.

09) Leia a oração abaixo e identifique a função sintática dos termos sublinhados.

“Perdem espaço a fé, a ideologia e a superstição nessa tarefa”.

Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) Adjunto Adnominal.B.( ) Objeto direto.C.( ) Objeto indireto.D.( ) Sujeito composto.

10) Na oração “Na educação resvalamos para épocas pré-científicas...” as palavras sublinhadas podem ser classificadas morfologicamente como:

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

A.( ) verbo / preposição / adjetivo / substantivo.B.( ) substantivo / verbo / preposição / adjetivo.C.( ) substantivo / preposição / adjetivo / verbo.D.( ) adjetivo / verbo / preposição / substantivo.

4

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

11) Analise as seguintes afirmações relacionadas a processamento de dados, hardware, software e periféricos.

I - Um processador com velocidade de 3,6 GHz tem maior capacidade de processamento que um de 2400 MHz, com a mesma arquitetura.

II - MODEM é a abreviatura de modulador/demodulador e serve para realizar a conexão discada a redes do tipo Internet com velocidade máxima de 28,8 Kbps.

III - A cache é uma memória intermediária, que é utilizada para a troca de dados entre o processador e a memória RAM.

IV - Discos óticos e discos rígidos são memórias auxiliares de acesso direto enquanto que as fitas DAT são de acesso seqüencial.

V - Um disquete de 3,5 polegadas tem maior capacidade de armazenamento que um CD-ROM.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmações VERDADEIRAS.

A.( ) I, III e IV.B.( ) II e V.C.( ) I, II e IV.D.( ) I, II e III.

12) Com relação aos dispositivos de hardware dos computadores, relacione a coluna A com a coluna B:

Coluna A Coluna B I - Memória RAM ( ) Dispositivo de entrada. II - Teclado ( ) Execução de cálculos.III - CPU ( ) Armazenamento temporário de informações.IV - Monitor de vídeo ( ) Armazenamento permanente de informações. V - Disco rígido ( ) Dispositivo de saída.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

A.( ) II, III, V, I, IV.B.( ) IV, I, III, V, IV.C.( ) II, III, I, V, IV.D.( ) II, I, III, IV, V.

5

13) Analise as seguintes afirmações relacionadas a processamento de dados, hardware, software e periféricos.

I - O Sistema Operacional é o componente que gerencia os recursos e os processos que rodam no computador.

II - O software que gerencia e coordena os detalhes internos e a utilização do sistema de computador é chamado gerenciador de banco de dados.

III - O bit é a menor quantidade de informação que se registra na memória.IV - O byte é um conjunto de bits que pela combinação de seus estados pode representar

qualquer caracter. V - O byte é um conjunto de bits que pela soma de seus estados pode representar

qualquer caracter.VI - O byte é um conjunto de bits que pela combinação de seus caracteres pode

representar qualquer dado.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmações VERDADEIRAS.

A.( ) I, II e V.B.( ) I, III e IV.C.( ) II, III e IV.D.( ) II, III e VI.

14) Analise as seguintes afirmações relacionadas a características comuns nos sistemas operacionais Windows/95 e Windows/98:

I - Multitarefa e monousuário. II - Multitarefa e multiusuário.III - Em alguns tipos de janelas, permite executar operação de copiar o conteúdo de uma janela e

colar em outra janela.IV - Em alguns tipos de janelas, permite executar operação de recortar o conteúdo de uma

janela e colar em outra janela.V - Tem recursos de rede, mas não pode limitar o acesso do usuário remoto às pastas

compartilhadas.VI - O prompt do MS-DOS não pode ser mostrado na forma de janela.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmações VERDADEIRAS.

A.( ) Todas são falsas.B.( ) II, V e VI.C.( ) I, II, IV e V.D.( ) I, III e IV.

6

15) As colunas abaixo descrevem ações de um processador de textos comum de mercado (MS-WORD, OpenOffice) e os comandos ou ícones relacionados.

Ação do processador Ícone ou comando de menu

I - Insere um arquivo no final do documento corrente. ( ) II - Transfere o conteúdo da área de transferência para

o ponto corrente do cursor. ( ) III - Permite a remoção do objeto selecionado e copia

esse objeto para a área de transferência, de onde tal objeto pode ser utilizado uma única vez no texto.

( ) Inserir / Arquivo

IV - Permite gravar o documento corrente. Caso o documento corrente ainda não possua nome, permite escolher um nome, um formato e uma localização para armazenamento.

( ) Editar / Colar

V - Permite que se copie o objeto selecionado para a área de transferência, sem removê-lo do texto. Essa cópia pode ser utilizada por um número indefinido de vezes, desde que não seja removida através de nova ação de copiar ou recortar.

( ) Formatar / Parágrafo

VI - Abre uma caixa de diálogo que permite a escolha de um arquivo, que será inserido na posição atual do cursor no arquivo corrente, ou irá substituir qualquer bloco de texto que esteja selecionado atualmente.

( )

VII - Permite a remoção do objeto selecionado e copia esse objeto para a área de transferência. Essa cópia pode ser utilizada por um número indefinido de vezes, desde que não seja removida da área de transferência.

VIII - Abre uma caixa de diálogo que permite ajustar parâmetros como alinhamento, recuos e espaçamento.

IX - Abre uma caixa de diálogo que permite gravar o documento corrente, permitindo ainda escolher um nome, um formato e uma localização para armazenamento, mesmo que o documento já possua um nome.

X - Abre uma caixa de diálogo que permite a escolha de um arquivo, que será inserido no início do documento corrente, independente da posição atual do cursor ou do bloco de texto selecionado.

XI - Abre uma caixa de diálogo que permite ajustar tamanhos, cores, margens e efeitos do parágrafo corrente.

XII - Permite que se copie o objeto selecionado para a área de transferência, sem removê-lo do texto. Essa cópia pode ser utilizada uma única vez.

Associando-se os comandos ou ícones às ações do software, a numeração da coluna da direita deve ser:

Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) VII, V, VI, II, VIII e IV.B.( ) V, VII, VI, II, VIII e IX.C.( ) VII, XII, I, X, XI e IV.D.( ) III, V, VI, X, VIII e IX.

7

16) Na planilha eletrônica abaixo, solicita-se calcular os valores finais (coluna E) segundo a fórmula VF = VO – D + VI onde:

VF = Valor FinalVO = Valor Original D = Desconto (em percentual - %) VI = Valor do imposto (em percentual - %)

A B C D E

1 VO D % VI % VF2 200,00 15,00 10,003 500,00 17,00 12,00

Procedimentos: I - Inserir na célula D2 a fórmula = A2 - (A2*B2/100) II - Inserir na célula E2 a fórmula = D2 + (D2*C2/100) III - Copiar a fórmula da célula E2 para E3 I V - Inserir na célula D2 a fórmula = 200 - (B2/100) V - Copiar a fórmula da célula D2 para D3 VI - Inserir na célula E2 a fórmula = 200 + (C2/100) VII - Inserir na célula E2 a fórmula = A2 - (A2*B2/100) + (E2 - (A2*C2/100)VIII - Solicitar o resultado

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de procedimentos CORRETOS:

A.( ) I, V, VI, III e VIII.B.( ) I, V, II e III.C.( ) IV, V, VI, III e VIII.D.( ) VII e IV.

17) Com referência aos comandos e caracteres utilizados para se fazer referência a diretórios no sistema MS/DOS, assinale a alternativa INCORRETA.

A.( ) O caracter . se refere ao diretório corrente.B.( ) O caracter .. se refere ao diretório pai.C.( ) O comando CD seguido de ENTER transfere você de volta para seu diretório raiz.D.( ) O comando CD caminho seguido de ENTER transfere você para um diretório

denominado caminho.

8

18) Na figura abaixo, o endereço de uma página na Internet foi divido em 5 partes

Associe a Coluna A com a Coluna B de forma a melhor descrever cada uma das partes do endereço.

Coluna A Coluna B I - Endereço do site onde se situa o recurso procurado

(informações).( ) http://

II - Domínio no qual a máquina que contém as informações procuradas está registrada.

( ) www.ufsc.br/

III - Nome do arquivo que contém as informações. ( ) concursos/ IV - Protocolo usado para conexão. ( ) index. V - Browser utilizado no acesso ao recurso. ( ) html VI - Ferramenta de busca dos recursos na Internet. VII - Extensão do nome do arquivo de informações,

representando um arquivo de hipertexto.VIII - Caminho do arquivo que contém as informações

armazenadas na máquina provedora do recurso. IX - Extensão do nome do arquivo de informações,

representando um arquivo de texto.

Assinale a alternativa que contém as descrições CORRETAS.

A.( ) IV, I, VIII, III e VII.B.( ) V, I, IX, III e VII.C.( ) IV, II, VIII, III e IX.D.( ) VI, II, V, VII e VIII.

19) Dentre os maiores cuidados de segurança que um usuário de computadores deve ter em uma instituição que utiliza a Internet, destacam-se:

Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) Vírus, conta de e-mail, senha e impressoras.B.( ) Notebooks, senha, vírus e conta de e-mail.C.( ) Conta de e-mail, impressoras, senha e cópias de segurança.D.( ) Senha, vírus, cópias de segurança e conta de e-mail.

9

20) Ao utilizar os serviços de correio eletrônico (e-mail) de uma instituição, os cuidados que um usuário deve tomar para fazer uso adequado do serviço podem ser melhor representados pelas seguintes medidas:

Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) Não usar aplicativos diferentes para abrir os e-mails, não emprestar a caixa postal, usar antivírus, verificar a procedência, chamar sempre o suporte, não abrir anexos executáveis.

B.( ) Não anotar a senha perto do computador, não repassar e-mails duvidosos, chamar sempre o suporte, não abrir anexos executáveis, não enviar e-mail para listas de discussão, remover semanalmente os e-mails recebidos.

C.( ) Verificar a procedência, não abrir anexos executáveis, não repassar e-mails duvidosos, usar antivírus, não usar a caixa postal de outro usuário, não enviar informações sigilosas por e-mail.

D.( ) Não emprestar a caixa postal, não repassar e-mails duvidosos, verificar a procedência, não enviar e-mails para listas de discussão, não enviar informações sigilosas por e-mail, remover semanalmente os e-mails recebidos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21) Assinale a alternativa CORRETA. Os eventos do ciclo de vida celular, duplicação do DNA, divisão do centrômero, desaparecimento do nucléolo, divisão da célula, ocorrem, respectivamente, na:

A.( ) intérfase, anáfase, prófase, telófase.B.( ) anáfase, metáfase, intérfase, telófase.C.( ) metáfase, anáfase, intérfase, anáfase.D.( ) prófase, metáfase, anáfase, telófase.

22) Assinale a alternativa CORRETA. Na fase de mitose denominada anáfase, as cromátides-irmãs:

A.( ) Dividem-se longitudinalmente.B.( ) Ligam-se entre si pelo centrômero.C.( ) Duplicam-se para originar os cromossomas-filhos.D.( ) Separam-se e migram para os pólos opostos da célula.

23) A partir da glicose, os processos de respiração celular levam à formação de gás carbônico e de água, com liberação de energia. Esta transformação decorre da ação encadeada de diversos processos metabólicos. Assinale a seqüência CORRETA de encadeamentos:

A.( ) glicólise, ciclo de Krebs, cadeia respiratória.B.( ) ciclo de Krebs, glicólise, cadeia respiratória.C.( ) glicólise, cadeia respiratória, ciclo de Krebs.D.( ) cadeia respiratória, ciclo de Krebs, glicólise.

10

24) Assinale a alternativa CORRETA.A operação de ligar e cortar o canal deferente denominada vasectomia, é uma medida utilizada para fazer animais dos quais não se deseja para reprodução. Considerando esse método, pode-se afirmar que:

A.( ) esse método impede a produção de espermatozóides pelos testículos.B.( ) as funções dos hormônios sexuais masculinos não são alteradas, porque os hormônios são

lançados na corrente sangüínea.C.( ) a produção do líquido seminal não é alterada, uma vez que a vesícula responsável pela

produção não é atingida por essa operação.D.( ) nenhuma das alternativas é correta.

25) No que se refere ao processo de gametogênese:

I - na espermatogênese são produzidos quatro gametas; II - na ovogênese é produzido um gameta;III - nos processos de espermatogênese e ovogênese, ocorre divisão meiótica.

Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) I, II e III são falsas.B.( ) I, II e III são verdadeiras.C.( ) Apenas I e II são verdadeiras.D.( ) Apenas I e III são verdadeiras.

26) Assinale a alternativa CORRETA. O mecanismo pelo qual a placenta nutre o embrião é:

A.( ) difusão das substâncias nutritivas da placenta materna para a fetal.B.( ) mistura direta do sangue materno com o fetal.C.( ) difusão de substâncias da placenta fetal para a materna.D.( ) nenhuma das alternativas acima.

27) Assinale a alternativa CORRETA. A bílis produzida pelo fígado tem como função:

A.( ) lubrificar a mucosa intestinal.B.( ) emulsionar as gorduras.C.( ) estimular a secreção gástrica.D.( ) provocar a contração da vesícula.

28) Assinale a alternativa CORRETA. Na maioria dos vertebrados, a transformação química dos alimentos começa:

A.( ) na boca, onde agem as enzimas da saliva.B.( ) no estômago, onde agem as enzimas do suco gástrico.C.( ) no estômago, onde agem as enzimas dos sucos gástrico e pancreático.D.( ) no intestino delgado, onde agem as enzimas dos sucos gástrico e entérico.

11

29) Assinale a alternativa CORRETA. Os ruminantes são capazes de digerir a celulose dos vegetais porque:

A.( ) no rúmen existem glândulas capazes de produzir enzimas que hidrolisam a celulose.B.( ) a celulose é digerida exclusivamente por enzimas existentes na saliva desses animais, com

as quais a celulose entra em contato durante os períodos prolongados de ruminação.C.( ) a digestão da celulose é conseqüencia, exclusivamente, da maceração das folhas devido à

sua permanência prolongada nas câmaras gástricas.D.( ) os alimentos são misturados com bactérias e protozoários simbióticos que produzem

enzimas que hidrolisam a celulose, permitindo a ação posterior das enzimas digestivas.

30) Assinale a alternativa CORRETA.Os crustáceos são seres vivos representantes do filo dos artrópodes e que, na sua maioria, habitam ambientes aquáticos. São exclusivamente representantes da classe dos crustáceos:

A.( ) lagosta, siri e ostra.B.( ) camarão, siri e caranguejo.C.( ) ostra, siri e lagostim.D.( ) caranguejo, lagostim e mosca.

31) Assinale a alternativa CORRETA.O salmão é um peixe de habitat marinho que, em época de desova, sobe os rios à procura das nascentes, onde promove a sua reprodução. Muitos deles não voltam porque chegam às cabeceiras dos rios muito feridos. O retorno ao mar demora alguns meses, assim podemos afirmar que o salmão é um peixe:

A.( ) eurialino e catádromo.B.( ) estenoalino e catádromo.C.( ) eurialino e anádromo.D.( ) estenoalino e anádromo.

32) O Brasil, como importante exportador de produtos de origem animal, obriga-se ao cumprimento de exigências de países importadores, definidas em análises de risco de cada produto em um dado momento. A mudança no enfoque de risco, com a aceitação das áreas livres em países contaminados, influi muito na evolução das campanhas sanitárias regionais, incentivando cada região a buscar melhor estado sanitário, com o objetivo de atingir mercados consumidores mais exigentes.

Acerca desse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) A condição de área livre de peste suína clássica da região Sul implica vacinação de todos os suínos, pelo menos uma vez ao ano.

B.( ) Segundo o Código Zoosanitário Internacional, a análise de risco considera a avaliação da difusão, da exposição ao agente e as conseqüências da enfermidade. Na estimativa de risco os serviços veterinários têm peso secundário, pois a avaliação de risco considera a regionalização e a vigilância contínua da saúde animal como indicadores essenciais.

C.( ) A freqüência da enfermidade objeto da análise de risco, mesmo estando dentro das expectativas previstas no estudo de sua endemicidade, tem peso relativo para a avaliação final do risco.

D.( ) A rastreabilidade dos produtos de origem animal tornou-se uma exigência de mercado, como resultado da conscientização do consumidor. O aparecimento da encefalopatia espongiforme bovina (EEB) e a sua correlação com o aumento da freqüência da enfermidade de Creutzfeldt-Jacob em humanos mais jovens, foi uma das causas que mais contribuiu para o surgimento dessa exigência.

12

33) A vigilância epidemiológica é uma atividade permanente e sistemática, indispensável aos programas sanitários. A obtenção contínua de informações pela vigilância, acerca dos componentes envolvidos com a ocorrência de enfermidades, visa ao oferecimento de elementos de apoio aos programas de prevenção, controle e erradicação. A informação obtida de maneira sistemática, ou em inquéritos e levantamentos específicos, é a matéria prima a ser processada e analisada pelos serviços de vigilância epidemiológica. Considerando que essas informações devem apresentar vinculações de caráter espacial ou geotemporal ou cronológico, assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) Os coeficientes de morbidade expressam a freqüência de uma enfermidade em uma população de uma região, independente do tempo, mas refletem o risco ou a probabilidade que apresenta um indivíduo dessa população de adoecer.

B.( ) O coeficiente de mortalidade revela o risco de morte de um indivíduo de uma dada população, em uma região definida, durante determinado período de tempo.

C.( ) O coeficiente de morbidade incidente, ou incidência, reflete a freqüência relativa de todos os casos existentes em uma população, novos e antigos, sendo mais utilizado no estudo das enfermidades de natureza crônica.

D.( ) O coeficiente de morbidade prevalente, ou prevalência, expressa a freqüência relativa de casos novos na população animal, em uma dada região, durante um determinado período de tempo.

34) Assinale a alternativa CORRETA.O Escritório Internacional de Epizootias desenvolve documentos normativos para os países-membro se protegerem de enfermidades, sem, no entanto, criarem barreiras sanitárias injustificadas. Entre os documentos normativos desenvolvidos por esse organismo NÃO está incluído:

A.( ) Código Zoosanitário Internacional.B.( ) Manual de Padronização de Testes de Diagnóstico e Vacinas.C.( ) Código Internacional de Enfermidades de Animais Aquáticos.D.( ) Codex Alimentarius.

35) Assinale a alternativa CORRETA acerca da classificação do OIE com respeito às enfermidades dos animais.

A.( ) As enfermidades de peixes, crustáceos e moluscos estão incluídas na Lista A.B.( ) O Brasil é considerado oficialmente como zona livre de febre aftosa.C.( ) A Lista B inclui enfermidades geralmente endêmicas.D.( ) A Lista A inclui enfermidade de disseminação lenta e baixo impacto na economia.

13

36) As principais decisões no estabelecimento dos programas de defesa sanitária animal a serem desenvolvidos estão relacionadas à importância social e econômica das enfermidades, especialmente quanto às perdas físicas e às limitações comerciais produzidas pela enfermidade e com a política e a estratégia de combate a ser adotada. Dentro destes aspectos:

I. para o conhecimento da distribuição espacial e temporal das enfermidades de natureza crônica, como é o caso do botulismo, são usadas provas de triagem como a fixação de complemento.

II. a amostragem sorológica é uma ferramenta importante na definição da distribuição espacial e temporal da ocorrência de brucelose bovina.

III. a análise do sistema de produção é indispensável nos estudos que visam ao planejamento das ações de combate às enfermidades, como a febre aftosa.

IV. o conhecimento da evolução da freqüência relativa de casos tem papel importante na indicação das ações prioritárias para os programas específicos de controle e erradicação das enfermidades em animais.

Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) II, III e IV estão corretas.B.( ) I, II e III estão corretas.C.( ) I, III e IV estão corretas.D.( ) I, II e IV estão corretas.

37) Com respeito à adoção de políticas e estratégias para a defesa sanitária animal, indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmativas abaixo.

( ) O intercâmbio comercial dos produtos de origem animal deve ser proibido entre regiões com diferentes estados sanitários de febre aftosa, em razão do risco de disseminação da enfermidade entre essas regiões, por vetor mecânico.

( ) As restrições brasileiras à importação de ruminantes, seus produtos e alimentos para animais, de países onde ocorreu a encefalopatia espongiforme bovina, têm por finalidade prevenir a introdução da enfermidade no País.

( ) Devido às ocorrência de enfermidades virais em camarões marinhos em cultivo, nos países maiores produtores mundiais, o Ministério da Agricultura proibiu desde 1999 a introdução de crustáceos no Brasil.

( ) Uma alternativa segura para a transferência de material genético bovino, de países onde ocorre o vírus da febre aftosa exótico para o Brasil, é a importação de embriões submetidos a tratamento específico para a eliminação do agente patogênico.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

A.( ) V – F – F – VB.( ) F – V – V – VC.( ) F – F – V – VD.( ) V – F – V – F

38) Regras internacionais determinam a notificação imediata e obrigatória de enfermidades transmissíveis de grande poder de difusão e de especial gravidade e que possam estender-se para além das fronteiras nacionais, produzindo conseqüências socioeconômicas ou sanitárias graves e interferindo no comércio internacional de animais e de seus produtos. Assinale a alternativa CORRETA que inclui as enfermidades de notificação compulsória e imediata.

A.( ) Enfermidade do Vale do Rift, estomatite vesicular, pleuropneumonia contagiosa bovina, dermatose nodular contagiosa, peste dos pequenos ruminantes.

B.( ) Carbúnculo hemático, varroase das abelhas, mormo, febre catarral maligna, varíola aviária.C.( ) Brucelose caprina, botulismo, laringotraqueíte infecciosa aviária, cólera aviária,

gastroenterite transmissível dos suínos.

14

D.( ) Influenza aviária, enfermidade vesicular dos suínos, febre aftosa, botulismo e brucelose dos bovinos.

39) A velocidade e a intensidade do comércio internacional de produtos agropecuários, provocados pela evolução dos meios de transporte e pela busca de novos mercados e fornecedores, aumentaram o risco sanitário no setor produtivo. Como conseqüência foram criados fóruns internacionais para discutir e propor medidas sanitárias e julgar as demandas dos países. Leia as afirmativas que seguem.

I. A introdução da peste bovina na Europa em 1920, particularmente a epidemia que afetou a Bélgica, motivou a criação do Escritório Internacional de Epizootias (OIE), em Paris, no ano de 1924, sendo o Brasil fundador e signatário.

II. A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) dedica-se aos programas que visam o aumento da produção e distribuição de alimentos.

III. A Organização Mundial do Comércio (OMC) é responsável pela definição das normas sanitárias específicas para o comércio internacional de animais e de seus produtos.

IV. O Codex Alimentarius, com sede em Roma, vinculado a OMC é um órgão que dita as normas para a produção de alimentos inócuos à saúde pública.

Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) Somente II e IV são verdadeiras.B.( ) Somente III e IV são verdadeiras.C.( ) Somente III é falsa.D.( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

40) As enfermidades objeto do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose, estabelecido pelo Ministério da Agricultura têm algumas características comuns, entre as quais o fato de atacarem mamíferos, incluindo o ser humano. São, portanto, consideradas zoonoses pelos organismos internacionais de saúde humana e animal. Com relação a essas enfermidades, assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) Zoonoses são enfermidades transmitidas entre animais, provocadas por microrganismos que alteram seu código genético em passagens sucessivas pelo hospedeiro natural, tornando-se, assim, infecciosas para humanos.

B.( ) A brucelose é uma enfermidade produzida por um cocobacilo gram-negativo, imóvel, não esporulado.

C.( ) A infecção por Brucella melitensis se dá pela manipulação de produtos suínos ou bovinos, sendo sua presença já detectada em todos os países do Mercosul.

D.( ) A tuberculose e a brucelose são enfermidades de natureza aguda e altamente contagiosas, que acometem humanos e animais.

41) Os métodos epidemiológicos em sua fase analítica consistem em decompor os complexos fenômenos que determinam a freqüência das enfermidades em uma população. Classicamente o desequilíbrio na tríade hospedeiro, agente e ambiente têm importância no aparecimento e na evolução dos processos epidêmicos.

Dentro desse enfoque:

I. no processo epidêmico os agentes podem ser de natureza física, química ou biológica; II. os agentes físicos e químicos atuam de forma mais ou menos direta, portanto são pouco

dependentes do sistema ecológico em que se encontra o hospedeiro;III. a manifestação do agente biológico é imediata, não sendo necessário cumprir um ciclo no

hospedeiro para revelar a sua ocorrência;IV. a identificação ou o isolamento de agente biológico em uma região pode não significar a

ocorrência de casos clínicos da enfermidade por ele provocada.

Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.B.( ) Nenhuma das afirmativas é verdadeira.C.( ) Somente a afirmativa III é falsa.

15

D.( ) As afirmativas II e III são falsas.

42) Considerando ainda os processos epidêmicos:

I. patogenicidade é a capacidade do agente em provocar efeitos maléficos no hospedeiro; II. infectividade é a medida da virulência dos agentes transmissíveis, usualmente representada

em dose letal mediana (50%);III. a virulência é traduzida pelo grau de severidade do dano provocado pelo agente no

hospedeiro;IV. usualmente, a imunidade produzida pela ocorrência natural do agente no hospedeiro é maior

que a imunidade conferida pelas vacinas fabricadas com esse mesmo agente, inativadas com inativante de primeira ordem.

Assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) I e III estão corretas.B.( ) Somente II e IV estão corretas.C.( ) Todas estão corretas.D.( ) Nenhuma está correta.

43) A mastite bovina é uma enfermidade que grandes prejuízos confere à economia do agronegócio bovinocultura leiteira.

Com relação a esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) Trata-se de um processo inflamatório da glândula mamária, distúrbio de natureza infecciosa e facilmente controlado por meio de vacinação anual.

B.( ) Além dos problemas que a enfermidade causa aos animais, do ponto de vista de saúde pública, o leite e seus derivados podem veicular agentes patogênicos, sendo os bacilos gram-negativos os mais freqüentemente isolados.

C.( ) Em sua forma subclínica, a mastite causa queda na produção leiteira, porém sem os sinais do processo inflamatório. Quando adquire a forma clínica, o animal pode apresentar as manifestações clássicas da inflamação (edema, eritema, calor, dor) e, também, mostrar alteração no aspecto do leite produzido.

D.( ) As medidas higiênico-sanitárias para a prevenção da ocorrência da mastite são muito importantes no controle da enfermidade em rebanhos. No caso dos animais enfermos, faz-se necessária a terapêutica, fundamentada no uso de agentes antiinflamatórios, com o objetivo de controlar a inflamação instalada.

44) Na terapêutica da mastite é necessária a aplicação de antimicrobianos. Considerando esse aspecto, indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmativas abaixo.

( ) O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é o órgão governamental encarregado do registro de todos os medicamentos de uso veterinário, realizando, ainda, a fiscalização dos produtos de uso veterinário e dos estabelecimentos que os fabricam ou comercializam.

( ) O uso indiscriminado de antimicrobianos na terapêutica da mastite tem contribuído para o fenômeno da resistência bacteriana.

( ) A passagem de medicamentos antimicrobianos ou de seus resíduos do sangue do animal para o leite ocorre de forma bastante reduzida, considerando-se as características da glândula mamária dos bovinos.

( ) Considerando-se a questão do risco à saúde pública, é possível que um leite seja considerado adequado para o consumo mesmo contendo resíduos de um dado antimicrobiano.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

A.( ) F – V – V – VB.( ) F – F – V – V

16

C.( ) V – F – F – VD.( ) V – V – F – F

45) Os objetivos gerais de um programa de inspeção e garantia de qualidade de alimentos devem incluir:

I - proteção dos consumidores contra enfermidades e danos causados por alimentos; II - garantia de proteção de alimentos isentos de substâncias químicas;III - garantia de que os alimentos sejam adequados para o consumo humano;IV - realização de programas de educação em matéria de saúde.

Considerando essas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) I, II e III.B.( ) I, III e IV.C.( ) I, II e IV.D.( ) II, III e IV.

46) Assinale a alternativa CORRETA acerca das medidas preventivas que devem ser implementadas em estabelecimento industrial como forma de manter a elevada qualidade do pescado.

A.( ) É proibida a lavagem do pescado com água clorada.B.( ) Deve-se utilizar gelo fabricado com água e detergente neutro na conservação do pescado.C.( ) O tratamento de efluentes é desaconselhável, uma vez que aumenta os custos de produção

e não afeta a qualidade do pescado.D.( ) Deve-se executar um programa diário de higiene que atinja as dependências, os

equipamentos, os utensílios, as instalações e os manipuladores.

47) O Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) foi desenvolvido para garantir a produção de alimentos seguros à saúde do consumidor. Seus princípios são utilizados no processo de melhoria da qualidade, contribuindo para maior satisfação do consumidor, tornando as empresas mais competitivas e ampliando as possibilidades de conquista de novos mercados, principalmente o externo.

Considerando o acima exposto, indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmativas abaixo.

( ) Toda a ação corretiva corresponde a procedimentos ou ações a serem tomadas quando se constata que um critério encontra-se fora dos limites estabelecidos.

( ) A análise de perigo consiste na identificação e avaliação de perigos potenciais, de natureza física, química e biológica que representam riscos à saúde do consumidor.

( ) Para o APPCC entende-se por critério o requisito no qual é baseada a tomada de decisão ou julgamento.

( ) O risco corresponde à etapa do processo onde o perigo está ocorrendo e necessita tomada de decisão imediata.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

A.( ) V – V – V – FB.( ) F – V – V – FC.( ) V – F – V – VD.( ) F – F – V – V

17

48) Com respeito ao comportamento da Salmonella no que se refere aos fatores extrínsecos e intrínsecos, assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) Seu máximo desenvolvimento ocorre em meio básico (pH > 7,0).B.( ) É rapidamente destruída em suco de laranja, pois este apresenta pH próximo a 3,5.C.( ) Não sobrevive em carnes curadas com salmoura a 5,2%.D.( ) Seus crescimentos são inibidos em concentração salinas superior a 8,0%.

49) Com base nas normas oficiais para a colheita e o envio de amostras de produtos de origem animal para fins de análise físico-químicas, assinale a alternativa CORRETA.

A.( ) A mesma amostra deve ser utilizada para as análises microbiológica e físico-químicas.B.( ) Sempre que possível, as amostras devem ser remetidas na embalagem original do alimento.C.( ) A quantidade mínima da amostra a ser remetida ao laboratório depende do tamanho do lote

do produto.D.( ) Ao contrário das análises microbiológicas, o tempo entre a remessa da amostra e sua

chegada ao laboratório é irrelevante para as análise físico-químicas.

50) Assinale a alternativa CORRETA com respeito à classificação dos microrganismos quanto à utilização de oxigênio.

A.( ) Os microrganismos anaeróbios estritos desenvolvem-se apenas na presença de oxigênio.B.( ) Os microrganismos microaerófilos desenvolvem-se apenas na ausência de oxigênio.C.( ) Os microrganismos aeróbios estritos desenvolvem-se tanto na presença quanto na ausência

de oxigênio.D.( ) A Salmonella, a Shigella, a Escherichia coli e o Bacillus são exemplos de microrganismos

anaeróbios facultativos.

18

GRADE DE RESPOSTAS

CARGO: MÉDICO VETERINÁRIO

QUESTÕES ALTERNATIVAS QUESTÕES ALTERNATIVASA B C D A B C D

01 2602 2703 2804 2905 3006 3107 3208 3309 3410 3511 3612 3713 3814 3915 4016 4117 4218 4319 4420 4521 4622 4723 4824 4925 50

ESTA FOLHA NÃO SERÁ CORRIGIDA,

MAS PODERÁ SER DESTACADA PARA VOCÊ LEVAR E

CONFERIR O SEU GABARITO

19

20