003 - informativo cá entre nós

4
Os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó passaram mais de quatrocentos anos es- cravizados no Egito, assim, Deus decidiu libertá-los dessa escravidão. Moisés foi o es- colhido por Deus para libertar o povo, sendo, então, o líder do êxodo. Moisés, atendendo ao chamado de Deus, foi ter com Faraó, transmitindo-lhe a mensagem divina: “Deixa ir meu povo para que me sirva”. A fim de provar a Faraó a vontade divina, Moisés in- vocou pragas contra o Egito. As pragas começaram a ser lançadas, mas assim que se cessavam Faraó continuava a pecar, mantendo-se contra a vontade de Deus. Assim, a décima e última praga fora lançada - Deus enviou um anjo destruidor através da terra do Egito a fim de ceifar a vida de todo primogênito: “E eu passarei pela terra do Egito esta noite e ferirei todo primogênito na terra do Egito, desde homens até aos animais; e sobre todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR.” (Ex. 12.12). Contudo, como os israeli- tas também habitavam no Egito, o Senhor Deus enviou uma ordem ao seu povo. Cada família deveria tomar um cordeiro macho de um ano de idade, sem defeito, e sacrificá-lo ao entardecer do dia quatorze do mês de Abibe; as famílias menores poderiam dividir um único cordeiro. Parte do sangue do cordeiro sacrificado deveria ser passada nas ombreiras e na verga da porta de cada casa. Assim, o anjo, ao pas- sar por aquela terra, passa- ria por cima daquelas casas que tivessem o sangue sobre elas – daí o termo Páscoa, do hebreu pesah, que significa “pular além da marca”, “pas- sar por cima” ou “poupar”. Assim, os israelitas foram protegidos da morte, através do sangue do cordeiro morto. O povo de Deus, a partir desse momento da história, passou a celebrar a Páscoa em toda primavera, já que as instruções divinas relatavam ser essa celebração um “es- tatuto perpétuo”, conforme o livro de Exôdo 12.14: “E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.” Nos tempos do Novo Tes- tamento, os judeus (isra- elitas) observavam a Páscoa da mesma maneira. Jesus, aos doze anos de idade, foi levado a Jerusalém por seus pais para a celebração da Páscoa (Lc 2.41-50), posterior- mente, Jesus participou dessa celebração em Jerusalém a cada ano. A última ceia de que Jesus participou com seus discípulos em Jerusalém, pouco antes da cruz, foi a re- feição da Páscoa. Para os cristãos, a Páscoa tem o propósito de lembrar a salvação em Cristo e da re- denção do pecado e da es- cravidão a Satanás, pois Jesus foi crucificado na Páscoa, como cordeiro pascoal (1 Co 5.7), que liberta do pecado e da morte todos aqueles que nEle creem. Fonte: www.brasilescola.com Link: www.bit.ly/YFxhAl A PÁSCOA CRISTÃ março de 2013 Palmas-Tocantins Nº 003 Para os cristãos, a Páscoa tem o propósito de relembrar a salvação em Cristo através da morte e ressurreição de Jesus. FELIZ PÁSCOA!

Upload: leonardo-tome

Post on 30-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

3ª Edição do Informativo Cá entre Nós.

TRANSCRIPT

Page 1: 003 - Informativo Cá entre nós

Os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó passaram mais de quatrocentos anos es-cravizados no Egito, assim, Deus decidiu libertá-los dessa escravidão. Moisés foi o es-colhido por Deus para libertar o povo, sendo, então, o líder do êxodo.

Moisés, atendendo ao chamado de Deus, foi ter com Faraó, transmitindo-lhe a mensagem divina: “Deixa ir meu povo para que me sirva”. A fim de provar a Faraó a vontade divina, Moisés in-vocou pragas contra o Egito. As pragas começaram a ser lançadas, mas assim que se cessavam Faraó continuava a pecar, mantendo-se contra a vontade de Deus. Assim, a décima e última praga fora lançada - Deus enviou um anjo destruidor através da terra do Egito a fim de ceifar

a vida de todo primogênito: “E eu passarei pela terra do Egito esta noite e ferirei todo primogênito na terra do Egito, desde homens até aos animais; e sobre todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR.” (Ex. 12.12).

Contudo, como os israeli-tas também habitavam no Egito, o Senhor Deus enviou uma ordem ao seu povo. Cada família deveria tomar um cordeiro macho de um ano de idade, sem defeito, e sacrificá-lo ao entardecer do dia quatorze do mês de Abibe; as famílias menores poderiam dividir um único cordeiro. Parte do sangue do cordeiro sacrificado deveria ser passada nas ombreiras e na verga da porta de cada casa. Assim, o anjo, ao pas-sar por aquela terra, passa-ria por cima daquelas casas

que tivessem o sangue sobre elas – daí o termo Páscoa, do hebreu pesah, que significa “pular além da marca”, “pas-sar por cima” ou “poupar”. Assim, os israelitas foram protegidos da morte, através do sangue do cordeiro morto.

O povo de Deus, a partir desse momento da história, passou a celebrar a Páscoa em toda primavera, já que as instruções divinas relatavam ser essa celebração um “es-tatuto perpétuo”, conforme o livro de Exôdo 12.14: “E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.”

Nos tempos do Novo Tes-tamento, os judeus (isra-elitas) observavam a Páscoa da mesma maneira. Jesus,

aos doze anos de idade, foi levado a Jerusalém por seus pais para a celebração da Páscoa (Lc 2.41-50), posterior-mente, Jesus participou dessa celebração em Jerusalém a cada ano. A última ceia de que Jesus participou com seus discípulos em Jerusalém, pouco antes da cruz, foi a re-feição da Páscoa.

Para os cristãos, a Páscoa tem o propósito de lembrar a salvação em Cristo e da re-denção do pecado e da es-cravidão a Satanás, pois Jesus foi crucificado na Páscoa, como cordeiro pascoal (1 Co 5.7), que liberta do pecado e da morte todos aqueles que nEle creem.

Fonte: www.brasilescola.comLink: www.bit.ly/YFxhAl

A PÁSCOA CRISTÃ

março de 2013Palmas-TocantinsNº 003

Para os cristãos, a Páscoa tem o propósito de relembrar a salvação em Cristo através da morte e ressurreição de Jesus.

FELIZ PÁSCOA!

Page 2: 003 - Informativo Cá entre nós

DE OLHO NA SAÚDE

COMO ANDA SUA MEMÓRIA?

Você vive se perguntando se trancou o carro ou não? Já perdeu a conta de quantos guarda-chuvas comprou

no último mês? Esqueceu completamente o nome daquele diretor de cinema que adora? Pois saiba que os famosos “brancos” não escolhem idade ou sexo na hora de atacar. “Embora, com o envelhecimento, a memória fique naturalmente mais lenta, é cada vez maior o número de jovens e adul-tos que se queixam de certa dificuldade para relembrar fatos. Isso porque a nossa memória, hoje em dia, é mais exigida, já que temos múltiplas atividades”, disse o chefe do Setor de Neurologia do Comporta-mento da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Paulo Bertolucci, coordenador do Instituto da Memória (IMemória).Em outras palavras, a culpa por tantas fal-has no nosso arquivo de dados é o estilo

de vida moderno. Como temos acesso a muitas informações e somos obrigados a desempenhar diversas tarefas ao mesmo tempo, não conseguimos dar a atenção ne-cessária a cada uma delas. Para entender melhor por que esses lapsos acontecem, vale saber mais sobre o func-ionamento do nosso mecanismo de lem-branças. “A memória se desenvolve em três estágios, começando pela codifica-ção, que é o processo de atribuir um sig-nificado ao que se está vendo, ouvindo ou de alguma forma vivenciando, para, depois, relacionar isso com experiências prévias. Num segundo momento, ocorre o armazenamento, que é um processo não consciente de reensaiar a informação, para que se estabeleça um traço de memória no cérebro. Por último, acontece a recupera-ção, que é o acesso à informação guardada na mente, quando esse resgate se faz ne-cessário”, afirmou o neurologista.Felizmente, existem maneiras de melho-rar o armazenamento de dados em nosso cérebro, tornando mais eficiente todo o es-quema de processamento de informações.

Fonte: www.bit.ly/101KBgU

MEMÓRIA DICAS PARA MELHORAR A MEMÓRIA.

1 - Adotar bons hábitos alimenta-res, no dia-a-dia, é um dos cuidados que faz toda a diferença.

2 - Fazer exercícios físicos regular-mente também é uma medida para combater os esquecimentos que atrapalham a rotina.

3 - Investir em atividades intelec-tuais variadas, por outro lado, é uma maneira de exercitar a mente.

4 - Apostar no convívio social tam-bém pode ser um excelente remédio para quem anda mais do que esque-cido.

5 - Dormir as horas suficientes para sentir-se realmente descansado é outro bom hábito que ajuda a preser-var as recordações.

6 - Controlar o estresse também significa interferir positivamente no processo de memorização, melho-rando a atenção, que é um pré-requi-sito para o armazenamento de dados em nossa mente.

7 - Memorizar mais, em situações da rotina, pode ser uma estratégia para treinar o cérebro, aumentando sua eficiência.

8 - Evitar alguns medicamentos pode ser outra saída para os impasses em relação ao armazenamento de dados importantes.

FIQUE POR DENTRO

Dos 15 milhões de benefícios já re-vistos pela previdência, cerca de 2,3 milhões de benefícios do In-

stituto Nacional do Seguro Social (INSS) por incapacidade ou pensões por morte (em decorrência da incapacidade) têm direito ao pagamento de diferenças. Outros 2,2 milhões de benefícios estão sendo analisados. A revisão foi necessária porque, na época da concessão, o Instituto consid-erou no cálculo dos benefícios, 100% dos salários de contribuição, quando o certo seria sobre os 80% maiores salários de contribuição, com isso alguns benefí-cios foram concedidos com valor inferior ao correto.Os aposentados por idade ou por tempo de contribuição não terão reajuste a

receber. O pagamento dos atrasados começa no ano que vem e será feito de forma escalonada. Quem tem mais de 60 anos recebeu os atrasados em fevereiro de 2013. Os segurados que têm entre 46 e 59 anos, vão receber a partir de 2014, e aqueles que têm menos de 45 anos irão receber a partir de 2016.

Já segurados que tiveram o benefício cancelado e não receberam tudo que deveriam, terão direito a diferença entre 2019 e 2022.

Fonte: www.glo.bo/V4E6su

O Instituto Innovare é uma associação sem fins lucrativos criada em 2009 espe-cialmente para sediar o Prêmio Innovare, que tem por objetivo identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras real-izadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, de-fensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a mod-ernização da Justiça Brasileira. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 31 de maio pelo portal do instituto (www.premioinnovare.com.br).

INSS REVISA OS BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE PRÊMIO INNOVARE

Page 3: 003 - Informativo Cá entre nós

AGENDA

29/03 – FERIADO: PAIXÃO DE CRISTOA Sexta-Feira Santa, é também chamada de “Sexta Feira da Paixão”, e é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa, e é o dia em que os cristãos relembram da crucificação de Cristo na cruz. A Sexta-Feira Santa é um feriado móvel, assim como a Páscoa. No Domingo de Páscoa os cristãos cel-ebram a ressurreição de Jesus Cristo. Fonte: www.bit.ly/ZBWr2A

FERIADO NACIONAL

CULTURAFILME

Respeitável público!!!!- Hoje tem espetáculo?- Tem sim, senhor!

O Circo Broadway apresenta “O Espe-táculo das Américas”, números de ac-robacia de solo e aéreos, malabarismo, equilíbrio, contorção, mágicas, danças e palhaços, executadas por um elenco dinâmico com direção de Robert Ramito, somando 20 atrações em duas horas de duração.

O Circo Broadway está montado na Praça dos Pioneiros, ao lado da Prefei-tura de Palmas, e os espetáculos acon-tecem de segunda a sexta a partir das 20:30hs e nos sábados e domingos, às 18:30 hs e às 20:30 hs.

Para quem gosta de dançar:Todas as sextas a partir das 23hs acon-tece o Forró do Serginho, com forró ao vivo e zouk, na Escola de Dança Serginho Moreira, localizada na Av. JK. Antes do forró, as 22hs, há aula de zouk para os iniciantes. Para mais informa-ções ligue: 3215-7366 ou 8466-9138.

ESPETÁCULOINTOCÁVEISPhilippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplé-gico. Precisando de um assistente, ele decide

contratar Driss (Omar Sy), um jovem prob-lemático que não tem a menor experiên-cia em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

ARTIGO

O artigo de autoria de Ruy Samuel Espíndola, mestre em Direito Público pela UFSC, professor de

Direito Constitucional da Escola Supe-rior de Magistratura de Santa Catarina e professor de Direito Eleitoral da ESA da OAB-SC, reúne conselhos, de muita pertinência e bom senso, os quais, de maneira singela, demonstram as dificul-dades e os anseios dos advogados na lida diária com os magistrados. De maneira inteligente e corajosa, Espín-

dola aconselha os jovens magistrados a: estudar com a mente aberta; servir com espírito repúblico; despir-se de preconceitos; valorizar a legalidade e a separação de poderes; ser “juiz juiz”, não “juiz delegado” ou “juiz promotor”; não receiar a opinião pública e decidir com a própria consciência, e, por fim, tratar bem os advogados.

“Estude com a mente aberta - você ocupa um dos postos mais importantes da República, o de juiz. Querendo ou não, decide destinos, vidas, as tristezas e alegrias de muita gente. Mas é servidor público. És pago para servir, com inde-pendência e austeridade. Mas isso não é incompatível com a humildade, com o respeito ao outro, com a noção de que o

teu dever de urbanidade, quando cum-prido, alimenta o desejo de civilidade de todos os demais. Um juiz arrogante ou prepotente atinge negativamente a ima-gem que o público tem da magistratura e atrapalha o processo de distribuição da justiça. Inibe a atuação dos inexperien-tes advogados e estressa os mais velhos, fazendo com que tudo seja mais difícil e custoso no foro. Trate bem a todos, prin-cipalmente os humildes cidadãos e os inexperientes advogados, e aqueles com quem tratas dia-a-dia no foro: o servidor da justiça.”

Vale a pena conferir a íntegra!!Continue lendo em: www.bit.ly/WlvC0M

CONSELHOS DE UM ADVOGADO A UM JOVEM JUIZ

DANÇA

Page 4: 003 - Informativo Cá entre nós

HUMOR

SOCIALIZANDO

EQUIPE EDITORIAL:

Jaqueline de Sousa LiberatoLeonardo Glaydson da Silva ToméLísia Daniella Lustoza Ferro

Agostinho Gabriel Henriques RochaA d o v o c a c i a P r e v i d e n c i á r i a

Qd. 106 Norte, Alameda 13, Lote 09Palmas, Tocantins(63)3026-2728

ANIVERSARIANTE DO MÊS

O Gênio da lâmpada.

Em um café próximo ao fórum estavam lá um juiz, um promotor e um advo-gado, discutindo sobre seus casos e mais casos. Quando um deles chutou algo no chão, o juiz se abaixou e pegou, era uma lâmpada Mágica. Esfregou a lâmpada e saiu um gênio. O gênio, agradecido por ter sido libertado, disse que realizaria um pedido de cada um deles. Era só pedir! Primeiro, o juiz pen-sou bem, analisou a carreira sofrida dos magistrados e disse:

- Eu quero uma ilha paradisíaca, e lá formar uma República só de juizes, sem problemas e processos.

O gênio imediatamente realizou o pedido, mandando o juiz prá lá. Segundo, o promotor, que gostou da idéia do juiz de ir viver em uma ilha, pediu:

- Eu também quero uma ilha, num paraíso, para formar uma República só de promotores, mas distante dos juízes.

O gênio, atendendo ao pedido, mandou o promotor prá lá. O gênio então perguntou ao advogado: - e o Sr. Doutor, o que vai pedir?

O advogado disse :

- Caramba !!! o senhor me fez dois favores tão grandes, me paga um cafezinho e tá tudo certo!

PIADA LEGAL

Dia 22 de março - CRISTINA QUEIROZ DE FREITAS.

Cristina ou Cris, como é chamada pelos amigos tem 18 anos e está cursando o último ano do ensino médio. Pretende estudar o ensino superior em outro estado e, em breve, poder realizar trabalhos voluntários no extremo norte do Tocantins, independentemente da profissão que venha a ter.Geralmente prefere ficar em casa nos feriados e finais de semana e para se manter atualizada vê televisão constantemente.É evangélica e atualmente está comprometida.

PRÓXIMOS ANIVERSARIANTESDia 08 de abril - NAIARA CAMILO PEREIRADia 21 de abril - LÍSIA DANIELLA LUSTOZA FERRO