· web viewtoda as vezes em que o hino nesta casa é executado, eu aproveito para refletir,...

25

Click here to load reader

Upload: vuthien

Post on 10-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Web viewToda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL3ª SECRETARIA – DIRETORIA LEGISLATIVADIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIOSETOR DE TAQUIGRAFIA

NOTAS TAQUIGRÁFICASData Horário Início Sessão/Reunião Página

24 08 2017

10h SOLENE - DIA DO PSICÓLOGO 1

MESTRE DE CERIMÔNIAS – Senhoras e senhores, sejam bem-vindos à Câmara Legislativa do Distrito Federal, nesta oportunidade para participarem da sessão solene em comemoração ao Dia do Psicólogo, proposta pelos Srs. Deputados Joe Valle e Wasny de Roure.

Tomará posição à Mesa, para presidir os trabalhos, S. Exa, o Sr. Presidente desta Casa de Leis, Deputado Joe Valle. (Palmas.)

PRESIDENTE (DEPUTADO JOE VALLE) – Sob a proteção de Deus, tenho a honra de declarar aberta a presente sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal em comemoração ao Dia do Psicólogo.

Convido para tomar assento à Mesa o Secretário de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Sedestmidh, Sr. Antônio Gutemberg Gomes de Souza; o Vice-Diretor da Unidade de Internação do Recanto das Emas, Sr. Bruno Moraes Soares, representante do Sr. Secretário de Políticas da Criança, Adolescente e Juventude do Distrito Federal, Sr. Aurélio de Paula Guedes Araújo, e o psicólogo Jorge Ponciano Ribeiro.

Convido a todos para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

(Hino Nacional.)PRESIDENTE (DEPUTADO JOE VALLE) – Eu gostaria de convidar a

Sra. Presidente do Conselho de Psicologia do Distrito Federal, Sra. Vanuza Sales. (Palmas.)

Eu quero agradecer à Vanuza. Essa demanda saiu de uma reunião que tivemos na Presidência e está se concretizando hoje.

Toda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses e a minha, como político. Eu fico olhando aquela bandeira ali e pensando. Passa um monte de coisas pela minha cabeça. Eu acho que este é o momento de refletirmos e buscarmos saber, entender o que cada um de nós podemos fazer por este País maravilhoso e por esta cidade, que é a maior realização dos brasileiros. Este é um momento de reflexão! E eu tenho feito isso bastante.

A gente que se entrega e se doa à representação, à política, às vezes, pensamos: será que vale a pena, será que tem jeito? Nós trabalhamos tanto! E quando fazemos de forma vocacionada e com paixão, isso nos faz continuar mesmo nas crises. A gente fica refletindo se tem jeito!

Page 2:  · Web viewToda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL3ª SECRETARIA – DIRETORIA LEGISLATIVADIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIOSETOR DE TAQUIGRAFIA

NOTAS TAQUIGRÁFICASData Horário Início Sessão/Reunião Página

24 08 2017

10h SOLENE - DIA DO PSICÓLOGO 2

Agora, ouvindo o hino de que eu gosto, adoro e sou apaixonado... Fui militar durante seis anos. Então, eu sempre tomo a posição de sentido, porque é uma coisa de que eu gosto. Se é bom ou ruim... Eu gosto da questão da hierarquia, da disciplina. É uma coisa que eu aprendi e gosto. Logicamente, o modelo que passou, a ditadura, eu abomino, não tem nada haver. Mas, nesses momentos, refletimos a questão de gostar do país, de se entregar pelo coletivo nacional.

Estamos passando por um momento tão difícil de crise de credibilidade. Não acreditamos mais em nada, às vezes, nem em nós mesmos! Mas a saída é acreditar de novo em nós mesmos! É avançar no coletivo, porque a saída está na sociedade civil organizada, está nas pessoas, nos cidadãos.

O político precisa repensar a política. Não dá mais! Os partidos políticos bateram no teto. Eles tentam se reinventar, mas significa que temos de mudar. Mas só podemos achar essa saída coletivamente, juntos. Não é só a classe política que vai achar, não é só o cidadão, é todo mundo junto, porque todo político também é cidadão, ou deveria ser.

Eu digo isso porque nós estamos buscando uma coisa – e eu sempre busco isso para mim –, que é ser feliz. Não há nenhuma solução para vida se você não for feliz. Mas o que traz a felicidade?

No alto da minha formação cartesiana de engenheiro, eu achei que, vivendo num país capitalista, o dinheiro traria a felicidade, porque vivemos num mundo de consumo que coloca, todo dia, para nós que você só será feliz se consumir – e mais feliz se consumir mais. Mas, ao mesmo tempo, esse sistema nos coloca infinitas possibilidades de consumo. Ou seja, você nunca vai conseguir consumir tudo que botaram à sua disposição, portanto, é um caminho para a infelicidade crônica. E a gente vê isso todo dia.

Então, eu procurei saber, e vi que há três coisas fundamentais para a felicidade. A primeira delas é o conhecimento, é buscar conhecimento todo dia. A segunda delas é ter projetos, um projeto de vida, seja ele qual for. Pode ser até se apaixonar por alguém, e ter o projeto da paixão, porque paixão e projeto, vocação, é um caminho para a felicidade. E a terceira coisa, que é fundamental para nós, seres humanos, porque somos gregários, somos de bando, vivíamos em bando, é o reconhecimento do outro.

Aqui nós estamos fazendo um reconhecimento a todos vocês psicólogos. Estamos tentando, nesse item de felicidade, tornar vocês mais felizes!

Page 3:  · Web viewToda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL3ª SECRETARIA – DIRETORIA LEGISLATIVADIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIOSETOR DE TAQUIGRAFIA

NOTAS TAQUIGRÁFICASData Horário Início Sessão/Reunião Página

24 08 2017

10h SOLENE - DIA DO PSICÓLOGO 3

E há um outro processo importante. Nós estamos vivemos num século que é o século do conhecimento, em que o principal insumo das instituições é o conhecimento, mas o ativo delas mesmas são as pessoas, é gente. E ninguém melhor para entender de gente do que quem estamos homenageando aqui. Está certo?

Ficamos muito felizes, a Câmara Legislativa fica muito feliz, esta instituição fica muito feliz de poder homenageá-los neste momento.

Registro que o Deputado Wasny de Roure está chegando – um Deputado de extrema seriedade, com muito conhecimento, uma pessoa que nós admiramos e que vai compor a Mesa conosco, daqui a pouco.

Eu queria passar a palavra, agora, aos nossos componentes da Mesa.

Passo a palavra ao psicólogo Jorge Ponciano Ribeiro.SR. JORGE PONCIANO RIBEIRO – Sr. Presidente da Câmara

Legislativa, Deputado Joe Valle; demais membros da Mesa; Presidente do Conselho de Psicologia do Distrito Federal, Sra. Vanuza Salles, caros colegas psicólogos e psicólogas; os presentes que honram a psicologia do Brasil e demais presentes das diversas profissões, eu sempre penso que homenagear alguém é uma coisa muito delicada, porque a única coisa de que nós temos certeza é este instante no qual estamos agora.

Se nós pensarmos no passado ou no futuro, no passado nós estamos com a memória que talvez não nos ajude em quase nada, e no futuro estamos no mundo da abstração. Portanto, o que nós temos, de fato, é isto que está acontecendo agora.

Eu quero, então, no primeiro momento, agradecer ao Exmo. Sr. Deputado Joe Valle, Presidente desta Casa, a oportunidade que ele está nos concedendo de estarmos aqui, nós psicólogos – pouquíssimos aqui neste momento, mas uma categoria que chega a quase 300 mil no Brasil inteiro, e aqui na nossa cidade, por volta de 8 mil psicólogos.

Este é o momento dedicado à uma categoria de cidadãos e cidadãs que se entregam ao serviço da felicidade, como dizia o Deputado agora, que se entregam à procura da pesquisa e do conhecimento, e que se entregam, sobretudo, ao serviço de ajudar o outro a se tornar ele mesmo.

Esta é uma profissão... Talvez a palavra “sagrada” possa soar um pouco metafórica, romântica, mas não tem outra palavra, porque nós, profissionais da área de saúde – e sagrado significa estar descalço – temos que estar descalços diante do outro. Nós somos servidores de todos aqueles que nos procuram.

Page 4:  · Web viewToda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL3ª SECRETARIA – DIRETORIA LEGISLATIVADIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIOSETOR DE TAQUIGRAFIA

NOTAS TAQUIGRÁFICASData Horário Início Sessão/Reunião Página

24 08 2017

10h SOLENE - DIA DO PSICÓLOGO 4

Então, acho que nada mais justo que também sejamos homenageados pelo nosso silêncio, pelo nosso mistério, pelo nosso desconhecido, pelos trabalhos totalmente desconhecidos. Milhares de psicólogos estão nos serviços de saúde pelo Brasil afora, nos seus consultórios, nas universidades.

É um grande grupo representativo de cidadãos deste país que está pensando o conhecimento, pensando o amor, pensando a saúde, pensando, enfim, a caminhada – esta caminhada. Acho que, entre as profissões do futuro, que são muitas, não tenho dúvida, a psicologia é, com certeza, uma delas, porque nós, homens, somos corpo e somos alma.

Toda uma dimensão das ciências naturais, biológicas e exatas está cuidando dessa parte chamada corpo, chamada soma, e nós, psicólogos, de maneira formal, somos aqueles que cuidamos do outro lado dessa matéria, que se chama espírito. Para cuidar do espírito de uma maneira diferente de cuidar da matéria, temos que estar descalços, temos que estar despojados de nós mesmos na entrega ao outro. O nosso é um serviço, o psicólogo é uma pessoa que serve.

Lamentavelmente, acho que, nos serviços públicos, de um modo geral, pelo Brasil afora, são ainda muito poucos aqueles que, de fato, estão prestando serviço. Nos nossos consultórios, os serviços que prestamos nos indicam a necessidade de maior presença do psicólogo nos serviços públicos. Esse é um apelo, é um desejo que expresso aqui, de maneira pública.

É um privilégio estar, aqui, agora, representado a psicologia do Brasil, a psicologia do Distrito Federal. Que a nossa profissão, que está sendo validada neste momento, que está sendo reconhecida neste momento, possa também estar mais presente na nossa comunidade, fazendo um serviço social de alto nível e de alta qualidade.

Então, quero mais uma vez agradecer a oportunidade deste encontro, Conselho/Câmara, em meu nome, em nome da psicologia de Brasília e, posso dizer, até em nome da psicologia do Brasil.

Agradeço, de coração, pela oportunidade de estarmos aqui. Agradecemos a presença dos senhores, nossos amigos de outras profissões que vieram aqui honrar esse momento da psicologia brasileira.

Muito obrigado e parabéns não só para nós, mas para todos aqueles que, de fato, estão lutando para que a saúde não seja apenas um nome no Brasil, mas seja uma realidade.

Muito obrigado. (Palmas)

Page 5:  · Web viewToda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL3ª SECRETARIA – DIRETORIA LEGISLATIVADIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIOSETOR DE TAQUIGRAFIA

NOTAS TAQUIGRÁFICASData Horário Início Sessão/Reunião Página

24 08 2017

10h SOLENE - DIA DO PSICÓLOGO 5

PRESIDENTE (DEPUTADO JOE VALLE) – Muito obrigado, professor Ponciano. Agradeço por sua presença e por sua fala.

Eu queria agradecer a presença do Dr. Adriano Marrocos, Presidente do Conselho de Contabilidade, sempre presente nesta Casa, que veio prestar sua homenagem. Agradeço a presença do Sr. Paulo Sérgio, que está aqui representando a Deputada Federal Erika Kokay, que é sempre uma grande companheira, parceira, pessoa que defende as coisas que precisam ser defendidas, principalmente nos tempos atuais. Lembro que a Deputada Federal Erika Kokay também é psicóloga.

Obrigado pela presença de todos.Registro a presença do Deputado Wasny de Roure, também autor

desta sessão, a quem convido para tomar assento à Mesa desta sessão solene. Vou pedir ao Deputado Wasny de Roure que presida os trabalhos, pois preciso dar uma entrevista, como o senhor acabou de fazer.

Antes, porém, passo a palavra ao Sr. Bruno Moraes Soares, Vice-Diretor da Unidade de Internação do Recanto das Emas.

SR. BRUNO MORAES SOARES – Inicialmente, eu queria cumprimentar os membros da Mesa, os Exmos. Deputados Joe Valle e Wasny de Roure, os competentes gestores do Governo do Distrito Federal, Dr. Antônio Gutemberg, Dra. Maria Miranda, Dra. Vanuza Salles, Presidente do nosso Conselho de Psicologia – sou psicólogo também, hoje estou gestor, mas minha formação de carreira é psicólogo. Cumprimento nosso grande psicólogo, Jorge Ponciano, que marca a história da psicologia no Brasil e mundo afora.

Eu atuo numa área bastante complexa que se chama socioeducação e vejo como os psicólogos, como eu, que atuam nessa área, desbravam novos caminhos a cada dia, buscando soluções, ferramentas, investindo muito para a realização desse trabalho.

Por isso, achei magnífica esta oportunidade de estar aqui com meus colegas de profissão. Principalmente, tendo como um dos homenageados uma pessoa maravilhosa, um profissional do mais alto gabarito: o Eduardo, que hoje será homenageado aqui.

É com grande felicidade que eu represento aqui o nosso Secretário, Dr. Aurélio.

Estamos muito felizes por fazer parte deste momento. Muito obrigado. (Palmas.)PRESIDENTE (DEPUTADO JOE VALLE) – Muito obrigado, Sr. Bruno

Moraes Soares.

Page 6:  · Web viewToda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL3ª SECRETARIA – DIRETORIA LEGISLATIVADIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIOSETOR DE TAQUIGRAFIA

NOTAS TAQUIGRÁFICASData Horário Início Sessão/Reunião Página

24 08 2017

10h SOLENE - DIA DO PSICÓLOGO 6

Queria agora passar a palavra agora para a nossa Presidente do Conselho de Psicologia do Distrito Federal, Vanuza Salles.

SRA. VANUZA SALLES – Bom dia a todos e a todas. É uma alegria, um prazer enorme estar aqui hoje. Quero saudar, representando o Plenário do Conselho Regional de

Psicologia: a todas as psicólogas e os psicólogos aqui presentes, aos Deputados Joe Valle e Wasny de Roure, por terem aceitado, por terem feito essa proposta de apresentar aqui, na Casa, esta iniciativa; e os representantes também, os Srs. Secretários de Estado: o Sr. Antônio Gutemberg Gomes de Souza, colega aqui da socioeducação e o Sr. Bruno Moraes Soares, representando o Sr. Secretário de Estado da Criança.

A Secretaria de Estado de Educação foi convidada para estar também aqui, conosco.

Estamos num trilhar e esta alegria que nos toma hoje de comemorarmos o Dia do Psicólogo e da Psicóloga...

Eu queria pedir licença, Deputado Joe Valle, para fazer um recorte histórico aqui, para marcar os 55 anos da Psicologia e dos psicólogos no Distrito Federal e no Brasil.

Então, o dia 27 de agosto é o dia que marca a nossa trajetória profissional.

A história do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal se confunde, um pouco, com a história da Capital, porque, no momento em que a gente estava na enorme e intensa movimentação social da Ditadura Militar, em 1962, um grupo de psicólogos se reuniu para levar até o Congresso Nacional a solicitação do reconhecimento dessa profissão.

Quero lembrar que eles se organizaram, foram ao Congresso Nacional e convenceram os congressistas da necessidade da lei. Foi preciso o Parlamento para poder concretizar a ação da legislação.

O ofício de Psicólogo já era exercido, mas sem a legislação, sem a regulamentação. E muitos profissionais envolvidos no processo... Porque, no Rio de Janeiro, já existiam dois cursos... aliás um curso da PUC-Rio e, em São Paulo, um da USP e eles já estavam instituídos. Então, antes de regulamentar a profissão, já existia o exercício, por meio desses profissionais que já formavam um grupo de movimento, de representatividade.

E, no dia 27 de agosto de 1962, foi sancionada a Lei nº 4.119, que regulamenta a profissão de Psicólogo no Brasil. Agora, no dia 27 – hoje é

Page 7:  · Web viewToda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL3ª SECRETARIA – DIRETORIA LEGISLATIVADIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIOSETOR DE TAQUIGRAFIA

NOTAS TAQUIGRÁFICASData Horário Início Sessão/Reunião Página

24 08 2017

10h SOLENE - DIA DO PSICÓLOGO 7

dia 24, mas é no dia 27, portanto – é que nós comemoramos, de fato, o marco regulatório.

Aqueles colegas à frente desse processo, somaram os esforços coordenados. E, no DF, não foi diferente porque a gente tinha professores e ex-alunos do curso de Psicologia, que uniram suas vontades, seus empenhos para superar a inexperiência, com a tarefa coletiva, para ser cumprida, pelo primeiro Plenário do CRP, a tarefa de concretizar o sistema Conselho de Psicologia.

E aí já eram os idos de 1974. Foi, na noite do dia 27 de agosto, no auditório da Novacap, aqui, no DF, conclamado o primeiro Plenário, com a sua primeira Diretoria, tendo ninguém menos à frente do que João Carlos Todorov, que é uma pessoa história na trajetória do Conselho Profissional do Distrito Federal. Então, elegemos a primeira Diretoria do Conselho Profissional e o sistema Conselho ali se instituía.

Somos 23 CRs e cada região tem uma representatividade. É por isso que eu sempre digo que o 01 tem essa numeração e nomenclatura por ter sido o primeiro a ser instituído.

Então, a partir daí, instituíram-se os outros Conselhos e hoje já somos 23. À medida em que aumenta o número de psicólogos....

Então, aí se institui o Conselho Profissional. Só para poder ampliar a fala do Jorge: nós já somos 9 mil inscritos

no Distrito Federal, viu, Jorge? Então, já temos, da eleição para cá, mil novos psicólogos inscritos.

Ainda para fechar um pouco dessa trajetória porque nós um compromisso de resgatar a história do CRP01, ao longo desses 55 anos, a profissão se consolidou no Brasil e nos Distrito Federal. Resgatar, para nós, é construir a história do CRP 01-DF.

É também uma tarefa desta atual gestão que ora represento. Então, nós compomos a gestão, com diversas representatividades, e hoje vocês vão poder vir aqui representar os colegas da ponta de trabalho. Nós, além de representar cada pessoa, cada profissional que atua na ponta de trabalho, estamos buscando constante diálogo com esses profissionais.

Eu cheguei atrasada porque estava na Universidade Católica de Brasília fazendo o lançamento de um projeto chamado Café Psico Empreendedor. Então, esse projeto tem a tarefa de agregar os profissionais na sua trajetória e na sua atuação, mas, principalmente, fortalecer nossa profissão.

Esse é o nosso intento e eu penso que, nessa composição e nessa trajetória histórica, a gente precisa olhar com respeito o tempo de cada

Page 8:  · Web viewToda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL3ª SECRETARIA – DIRETORIA LEGISLATIVADIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIOSETOR DE TAQUIGRAFIA

NOTAS TAQUIGRÁFICASData Horário Início Sessão/Reunião Página

24 08 2017

10h SOLENE - DIA DO PSICÓLOGO 8

um, o tempo percorrido. As pessoas que viveram, que se dedicaram à construção dessa história. Quero citar aqui alguns nomes só para destacar: Carolina Bori; Geraldo Servo; Glória Quintela; Mariana Alvim; Richard e Julia Bucher, que também foi Presidente do CRP 01; Godeardo Baqueiro, que nos deixou há algum tempo, Tereza Mattel, que também foi presidente do CRP 01, mas que não está mais entre nós; Marisa e Jairo Borges, um casal, profissionais da psicologia, esmerados, contribuíram com o Conselho Federal, com o Conselho Regional e o Jorge Ponciano, que está aqui conosco, que também foi Presidente do Conselho Regional de Psicologia.

Então, hoje nós somos esse grupo de profissionais, somos uma categoria diversa, somos plurais, mas temos o compromisso ético, social da tarefa do psicólogo de trabalhar, de construir e de fortalecer. Vimos o bom trabalho, queremos fortalecer a profissão nessa gestão que agora completa um ano. No dia 27 de setembro completa um ano que nós assumimos a tarefa do Conselho Regional de Psicologia. Não é tarefa fácil, é uma tarefa árdua, uma tarefa intensa, buscando as parcerias.

A Câmara Legislativa é uma parceira, o Sebrae é um parceiro e todas as instituições formadoras são parceiras. Os Secretários, eu os estou chamando para parcerizar algumas ações, o Gutemberg já se dispôs, o Secretário da Criança também, e estamos solicitando uma agenda com o Secretário de Educação.

Então, para nós, é uma gestão que vem com um projeto de recuperar, de construir e de fortalecer o CRP 01–DF. É a nossa meta principal. Para nós, importa valorizar e fortalecer a atuação profissional. É muito caro, viu, Deputado Joe Valle, para nossa gestão.

A sociedade do Distrito Federal precisa tomar conhecimento do fazer do psicólogo e é nesse intento que a gente vem fazendo ações junto à sociedade, junto aos profissionais da ponta de trabalho e de todas as ações desse grande projeto dos três anos. Um desafio enorme.

Todas as vezes em que a gente organiza uma ação no conselho, eu me lembro do JK, porque o JK trabalhou com metas, foi exitoso, era médico e trouxe para os engenheiros desafios quando ele dizia: “tem que ter um lago com mil pés de profundidade”. E os engenheiros diziam que não podia, e ele dizia que era possível e concretizou...

Então, é essa referência que eu busco para o meu trabalho diário, para o nosso trabalho coletivo. Nós somos um grupo desejoso, exitoso, cada um em uma ponta de trabalho; o Gregório aqui presente, o nosso tesoureiro da gestão. Agora a Andresa está lá na Universidade Católica apresentando o projeto. Nós somos dezoito profissionais, mas temos os

Page 9:  · Web viewToda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL3ª SECRETARIA – DIRETORIA LEGISLATIVADIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIOSETOR DE TAQUIGRAFIA

NOTAS TAQUIGRÁFICASData Horário Início Sessão/Reunião Página

24 08 2017

10h SOLENE - DIA DO PSICÓLOGO 9

colaboradores, temos aqueles que vêm somar e estão abertos a toda essa proposta. O CRC também é um parceiro.

Concluo a minha fala dizendo que a entidade primeiramente é orientadora da profissão, mas ela tem ainda o papel de normatizar e fiscalizar a profissão. Para além desse papel profícuo do conselho, nós vimos construindo essa trajetória com seriedade, fazendo com que esta cidade compreenda esse fazer profissional, onde o psicólogo atua. Ele está em quase todas as políticas públicas do Distrito Federal, Deputado Joe Valle e Deputado Wasny de Roure. Está no Cras, no Creas, na educação, na socioeducação, na saúde, na assistência social, na política de mulheres, na clínica, na psicologia organizacional do trabalho e em tantas outras áreas onde o psicólogo é chamado e conclamado a dar conta das demandas sociais que todos os dias nós temos na nossa atuação, não é, Bruna?

Então, quero agradecer muito essa parceria. Neste momento, quero saudar todos os psicólogos presentes, os familiares, os colegas que não puderam estar aqui. Eu recebi há pouco algumas mensagens de colegas dizendo que era impossível estarem aqui, mas expressaram a alegria deles por este momento, de uma parceria que também se institui, para que ela seja profícua e que a gente possa construir junto com esta Casa muitas outras ações que são caras a nós, como, por exemplo, o fortalecimento da atuação do psicólogo nas escolas, por meio de projetos de leis, o janeiro branco. Enfim, já conversamos com os Parlamentares e é nesse intento que nós vimos fazendo esse caminhar.

Agradeço muito. Bom dia a todos nós e uma boa sessão. (Palmas.)PRESIDENTE (DEPUTADO JOE VALLE) – Obrigado, Vanuza. Esse é

um dos instrumentos da Casa, a sessão solene de homenagem, um dos trabalhos que esta Casa nos proporciona e que nós fazemos e vamos continuar fazendo, apesar de hoje criticarem muito esse processo. Mas nós também fazemos reuniões públicas, audiências públicas, exposições, sessões plenárias, Câmara Itinerante. Hoje, por exemplo, vamos ao Jardim Botânico onde a Câmara Legislativa se instala para ouvir a população e também para deliberar sobre as prioridades da população.

Nós temos uma série de mecanismos e ferramentas de atendimento à população do Distrito Federal. Nós temos a Procuradoria da Mulher, temos uma parceria com a Defensoria Pública, que funciona aqui dentro da Câmara. Então, nós temos sempre uma resposta para quem nos procura.

Queremos convidar todos vocês para vir à Câmara, participar conosco aqui do processo legislativo, da fiscalização e, por intermédio

Page 10:  · Web viewToda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL3ª SECRETARIA – DIRETORIA LEGISLATIVADIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIOSETOR DE TAQUIGRAFIA

NOTAS TAQUIGRÁFICASData Horário Início Sessão/Reunião Página

24 08 2017

10h SOLENE - DIA DO PSICÓLOGO 10

desses dois, conseguir uma boa representação da população do Distrito Federal.

Quero agradecer à Maria de Fátima Kill, que está aqui representando o Senador Hélio José.

Agradeço aos servidores da Sedestmidh – Olga, Maria, Sissi –, que estão aqui representando os psicólogos e que trabalham de forma muito apaixonada na assistência.

Eu quero agora pedir uma licença para vocês – vou passar rapidamente a Presidência ao Deputado Wasny de Roure – para dar uma entrevista breve à CBN e voltar para, com vocês, dar prosseguimento à sessão solene.

Passo a Presidência desta sessão solene ao Deputado Wasny de Roure.

(Assume a Presidência o Deputado Wasny de Roure.)PRESIDENTE (DEPUTADO WASNY DE ROURE) – Muito obrigado.Bom dia a todos.Estou bastante gripado, mas eu não podia deixar de estar aqui

presente. Peço desculpas pela indelicadeza do meu atraso. Eu estava num daqueles debates polarizados, na CBN, sobre a questão previdenciária. Eu não podia deixar de dar o meu recado. Eu peço a compreensão de vocês. Vocês estavam mais bem acompanhados pelo Deputado Joe Valle do que por mim. Mas, enfim, vocês vão ser um pouquinho tolerantes comigo.

É uma grata satisfação – até porque é um amigo de muitos anos – passar a palavra para o Sr. Secretário. Permitam-me chamá-lo de Guto, porque eu o conheço há muitos anos – temos uma amizade de muitos anos, mantemos certa liberdade.

Concedo a palavra ao Secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos – SEDESTMIDH, Sr. Antônio Gutemberg Gomes de Souza.

SR. ANTÔNIO GUTEMBERG GOMES DE SOUZA – Obrigado, Deputado.

Saúdo a Mesa na pessoa do Deputado Joe Valle, Presidente desta Casa, um Deputado comprometido com as causas sociais, um grande amigo.

Cumprimento o Deputado Wasny de Roure, que já disse que somos amigos de muitas lutas. Cumprimento o Bruno – Bruno, mande um abraço para o Aurélio. Você é um Secretário de Estado parceiro. Estamos fazendo muitas coisas transversais, de fato. Cumprimento a Mariana Miranda.

Page 11:  · Web viewToda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL3ª SECRETARIA – DIRETORIA LEGISLATIVADIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIOSETOR DE TAQUIGRAFIA

NOTAS TAQUIGRÁFICASData Horário Início Sessão/Reunião Página

24 08 2017

10h SOLENE - DIA DO PSICÓLOGO 11

Cumprimento a Vanuza – a Vanuza tem dialogado conosco. Parabéns pelo seu tempo – um ano. Eu, outro dia, fiz um ano de Sedestmidh. Gente, confesso que a barba não era tão branca assim. Às vezes, Wasny, acordo a uma hora da manhã, eu me concentro nos problemas e, às cinco horas, eu me pego acordado ainda, mas é uma causa nobre.

Quanto ao Jorge Ribeiro, fiquei sabendo que o Jorge também conduziu o Conselho de Psicologia. Então, percebo que tem condições sérias, comprometidas na gestão da classe.

Eu quero cumprimentar aqui as servidoras da Sedestmidh. Eu confesso a vocês que a Sedestmidh é uma secretaria com alma feminina, pois a representação é feminina. Tenho aprendido muito com essa secretaria. É lógico que existem mais psicólogos e psicólogas na Secretaria, mas todos eles estão atuando. Portanto, não tiveram oportunidade de estar aqui. Então, estendo o abraço a todos os psicólogos e psicólogas da Sedestmidh e do governo, de modo geral.

É uma grata surpresa saber que já temos 9 mil psicólogos no DF, porque a essência da profissão de vocês é cuidar, cuidar das pessoas. E uma das diretrizes da Sedestmidh é de fato cuidar e ouvir para garantir os direitos. Então, o nosso trabalho em rede é essencial e não consegue ser qualificado se o psicólogo não estiver à frente, se o psicólogo não estiver nessa rede.

O Jorge faz uma provocação que eu acho pertinente. Acho que deveríamos ter mais psicólogos nos quadros do governo – é verdade, Jorge. Para isso, nós já temos um déficit de pessoal muito grande. Nós conseguimos, nesta gestão, aprovar o concurso público – teremos 314 vagas. Estamos trabalhando o projeto básico. O planejamento é para que façamos a prova ainda este ano, porque o ano que vem será um ano sui generis. Nós temos uma lei eleitoral que vai limitar a contratação, mas, de fato, já é um passo importante para que tenhamos mais psicólogos nos quadros da Sedestmidh.

A Vanuza falou claramente como é que atua a rede dos serviços públicos na Sedestmidh. Nós temos desde a política para mulheres até o desenvolvimento social. Ou seja, na Casa da Mulher Brasileira, nós temos recebido mulheres vítimas de violência em que o atendimento psicossocial depende do profissional de Psicologia.

Há também na nossa rede, nos nossos equipamentos, nos Cras, nos Creas, a atuação do profissional de Psicologia. Lógico que há uma defasagem muito grande de pessoal, por isso esse esforço para que tenhamos esse concurso público pleno. A atuação de vocês na garantia dos direitos é fundamental.

Page 12:  · Web viewToda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL3ª SECRETARIA – DIRETORIA LEGISLATIVADIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIOSETOR DE TAQUIGRAFIA

NOTAS TAQUIGRÁFICASData Horário Início Sessão/Reunião Página

24 08 2017

10h SOLENE - DIA DO PSICÓLOGO 12

Comemorar 55 anos, Vanuza, é quase comemorar 57, que é a data da nossa Capital. Então, imaginem: Brasília já nasceu com a escuta plena, sabe, Deputado? Isso é importante, porque quando a gente ouve, a gente consegue identificar os problemas, a gente consegue fortalecer os vínculos e, de fato, dar atenção à pessoa que está numa faixa de vulnerabilidade. Costumo dizer o seguinte: ninguém é vulnerável; a pessoa está vulnerável, ela está numa faixa de vulnerabilidade.

Os serviços públicos têm de acontecer na ponta. São essas as pessoas que mais precisam em determinado momento da vida. E temos feito isso! Com os nossos equipamentos, temos dado atenção a uma coisa interessante, gente: na Casa da Mulher Brasileira – e convido todas e todos a conhecerem, pois é um equipamento muito interessante –, a gente tem dado atendimento às pessoas vítimas de violência. E há também a Fábrica Social, na qual estamos capacitando as mulheres vítimas de violência, porque a gente percebe que não dá só para você ter o atendimento psicossocial; você tem de capacitar e inseri-la no mercado de trabalho, porque a dependência econômica é desastrosa. Às vezes a mulher está numa situação terrível ali da qual não consegue se desvencilhar porque ela tem de dar o pão e o leite no dia seguinte. A verdade real é essa. Então, a gente tem conseguido capacitar e estamos linkando isso também a outra política pública que se chama Prospera, que é uma política de microcrédito.

Para minha surpresa, ouço depoimentos de várias senhoras que se capacitaram na Fábrica Social. Primeiro, Vanuza, elas passaram pelo processo de atendimento na Casa da Mulher Brasileira e nos nossos Ceans. Além da Casa da Mulher Brasileira, temos mais quatro centros de atendimento especializados. Elas passaram pelos nossos equipamentos, foram encaminhadas à Fábrica Social. Lá se capacitaram, aprenderam uma profissão, conseguiram um microcrédito e geraram o primeiro emprego. Então, é de fato cidadania plena, mas num processo passo a passo, ou seja, a gente vem trabalhando essa rede, lógico, para que se consiga que as nossas políticas públicas transformem a vida das pessoas. É interessante isso.

Outro dia eu ouvi o depoimento de uma senhora dizendo assim: “Meu filho, agora eu voltei a ser gente”. Então, é ela se sentindo pertencente àquela transformação. Ou seja, o que nós estamos fazendo não é nada mais, nada menos, Deputado, do que a nossa obrigação. Mas se você aponta caminhos, e o poder público tem isso como missão, você percebe que as pessoas conseguem andar com as próprias pernas.

Então, é uma satisfação enorme a gente estar trabalhando nisso. Nós temos aí um desafio enorme pela frente, mas de fato a gente tem se

Page 13:  · Web viewToda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL3ª SECRETARIA – DIRETORIA LEGISLATIVADIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIOSETOR DE TAQUIGRAFIA

NOTAS TAQUIGRÁFICASData Horário Início Sessão/Reunião Página

24 08 2017

10h SOLENE - DIA DO PSICÓLOGO 13

planejado e dialogado muito com os nossos usuários e os nossos servidores para que de fato a gente dê conta da missão.

Muito obrigado. (Palmas.)PRESIDENTE (DEPUTADO WASNY DE ROURE) – Muito obrigado, Guto.

Parabéns pela gestão e pelo compromisso com o semelhante. Independentemente da sua secretaria, o compromisso com o semelhante é uma tarefa diuturna que cada um de nós temos que ter diante de nós.

Há uma rápida manifestação eu quero aqui registrar. Quero dizer a todos vocês que o Facebook está transmitindo esta sessão a um público específico. Então, isso potencializa esta sessão solene.

Antes de fazer meu pronunciamento, eu gostaria de registrar, por solicitação do Conselho, que foi aprovada uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias – portanto, é uma propositura de autorização para a Secretaria de Saúde –, para a contratação de até trezentos psicólogos. Isso não significa que o governo vai contratar esse total, mas se não houver autorização, acaba não podendo fazer. A Lei de Diretrizes Orçamentárias tem essa importância. É uma etapa, agora vai vir o orçamento. (Palmas.)

ORADORA NÃO IDENTIFICADA – É um presente para esse dia, Deputado Wasny de Roure. Fico muito grata. Essa foi uma solicitação que fizemos ao gabinete do Deputado. Então, eu queria registrar aqui que, para nós, isso é muito caro. É um presente que recebemos. Muito obrigada.

PRESIDENTE (DEPUTADO WASNY DE ROURE) – As minhas primeiras palavras são de parabéns. Abraço cada um de vocês profissionais da Psicologia que acolheu o convite desta Casa.

Estamos nesta sessão solene homenageando os psicólogos pelo transcurso do seu dia, 27 de agosto. Não é a primeira vez que isto é feito nesta Câmara, tanto por mim quanto pela Deputada Erika Kokay, posteriormente, em seus mandatos, e também por outros colegas Parlamentares, inclusive o próprio Deputado Joe Valle, que tem sido parceiro em vários temas relevantes da cidade, até mesmo como Presidente desta Casa.

Também não é a primeira vez que subo à tribuna para falar da importância do profissional da Psicologia na vida da nossa cidade, e não será, espero, a última. É um reconhecimento público, minhas amigas e meus amigos, da relevância que tem a Psicologia, a cada ano, a cada mês e a cada dia. Esse reconhecimento público é ônus de quem, como eu, abraçou a política e se deparou com duras realidades.

Page 14:  · Web viewToda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL3ª SECRETARIA – DIRETORIA LEGISLATIVADIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIOSETOR DE TAQUIGRAFIA

NOTAS TAQUIGRÁFICASData Horário Início Sessão/Reunião Página

24 08 2017

10h SOLENE - DIA DO PSICÓLOGO 14

Há muitos anos, talvez mais de quinze anos atrás, tive a oportunidade de transmitir as seguintes palavras a esse público: “É preciso indagar que profissão é essa. Quem é o Psicólogo?” Eu respondo, mais uma vez, senhoras e senhores: o psicólogo é um visionário que se aventura a enfrentar tantos e tão sérios problemas, abraçando a visão de partilhar dramas humanos complexos. O psicólogo é alguém que acredita tanto no ser humano e em sua capacidade de recuperação que aposta sua própria vida na tarefa de ajudar os que sofrem a se erguerem dos abismos da dor mais atroz.

Conhecemos, senhoras e senhores, a complexidade e a exigência do trabalho que vocês exercem, principalmente por estarmos inseridos numa sociedade que exclui o paciente e que o estigmatiza, uma sociedade cruel, que carrega um preconceito internalizado quando se trata de dificuldades ou transtornos da ordem psíquica. É por isso que, hoje, assim como quinze anos atrás, eu afirmo que o trabalho do psicólogo é, antes de tudo e ainda, um trabalho social de luta constante pela mudança da mentalidade do próximo. O psicólogo arca todos os dias com o ônus extra de interceder permanentemente pela solidariedade e pela convivência tolerante e enriquecedora do doente com a comunidade onde ele vive.

Em momentos de profundo abalo emocional, de crises e conflitos interiores, quando perdemos a condição de raciocinar e de enxergar com clareza, é a vocês que recorremos. E todos sabemos que a vida moderna, o estilo de viver que ora o homem imprime para si, o nosso corre-corre, a competividade, as cobranças financeiras e profissionais do cotidiano em nada contribuem para que alcancemos a tranquilidade, a serenidade e o equilíbrio. Nesses momentos, cedemos ao medo da violência, do assalto, de desemprego, e, se temos problemas, acabamos por descontá-los em quem amamos e com quem convivemos, gerando assim mais e mais problemas.

Aliás, o próprio momento político que hoje nós brasileiros atravessamos em nada contribui para o equilíbrio emocional, a paz de espírito e a lucidez. Vivemos tempos de loucos, em que irmão atira pedra em irmão, em que assistimos a um golpe que depôs uma Presidenta democraticamente eleita, em que carros se jogam contra multidões indefesas e inocentes, em que bombas são atiradas contra jovens que estão simplesmente se divertindo, em que cidadãos e cidadãs são assassinados simplesmente por serem o que são, e pelo não respeito ao diferente, pelo não respeito à diversidade.

É por isso, minhas queridas companheiras e meus queridos companheiros, que vocês são, a cada dia, mais necessários e

Page 15:  · Web viewToda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL3ª SECRETARIA – DIRETORIA LEGISLATIVADIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIOSETOR DE TAQUIGRAFIA

NOTAS TAQUIGRÁFICASData Horário Início Sessão/Reunião Página

24 08 2017

10h SOLENE - DIA DO PSICÓLOGO 15

imprescindíveis até. A vocês, meus mais sinceros parabéns pelo transcurso de mais um Dia do Psicólogo.

Bendita a temeridade que lhes dá coragem de se embrenharem nos tortuosos caminhos da mente humana, para daí extraírem as respostas que buscamos para compreender a motivação do homem.

Concluo dizendo que precisamos de vocês para continuarmos transitando para esse tempo áspero que hoje vivemos. Abraço cada um de vocês que desempenham tão importante papel na manutenção da saúde e da dignidade do ser humano. Que o sucesso profissional e pessoal esteja sempre presente em suas vidas.

Muito obrigado. (Palmas.)Eu estou aqui em dificuldade de prosseguir, porque o Deputado Joe

Valle é um parceiro, mas, neste momento, ele está em entrevista. Mas eu quero, quebrando um pouco o protocolo, indagar se algum colega psicólogo, além dos presentes à mesa que já se manifestaram, gostaria de registrar alguma mensagem. Só para ver se ganhamos algum tempo.

Neste momento, concedo a palavra ao Sr. Bruno, assessor da Deputada Erika Kokay.

SR. BRUNO – (intervenção fora do microfone) ... para trabalhar lá a educação e gênero. E, nesse sentido, ela pede desculpa à pessoa da Vanuza, à pessoa do Deputado Wasny de Roure, por não estar presente nesta sessão. Ela, que é uma psicóloga, é uma guerreira não só de Brasília, mas, hoje, do Brasil, porque encarra todos os dias, naquela Casa, no Parlamento Nacional, um golpe que agride as pessoas não somente no sentido físico, mas também no sentido do sofrimento psíquico, em que mães e pais saem de suas casas à procura de dias melhores, querendo dar uma vida mais satisfatória para os seus filhos e netos.

Nesse sentido, quero, rapidamente, deixar uma mensagem por parte da Deputada. Ela lembra que o psicólogo, pensando em Michel Foucault, deve não somente defender, mas também se afirmar e se afirmar não somente enquanto identidade, mas enquanto força criativa – criar e criar.

Por fim, ela lembra a alteridade, que é um princípio fundamental da pessoa humana, em que o homem, na sua capacidade social, necessita de relações, ele também depende do outro para viver. Então, quero deixar esse agradecimento e dizer que a Deputada Federal Erika Kokay é uma psicóloga de luta em nosso meio. (Palmas.)

PRESIDENTE (DEPUTADO WASNY DE ROURE) – Obrigado.

Page 16:  · Web viewToda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL3ª SECRETARIA – DIRETORIA LEGISLATIVADIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIOSETOR DE TAQUIGRAFIA

NOTAS TAQUIGRÁFICASData Horário Início Sessão/Reunião Página

24 08 2017

10h SOLENE - DIA DO PSICÓLOGO 16

Quero passar a palavra ao Sr. Leovane Gregório, que também é um militante no processo de mobilização dos psicólogos em nossa cidade. É uma alegria tê-lo aqui.

Antes, Leovane, quero registrar a presença da Sra. Maria de Fátima Kill, que é psicóloga e amiga e, neste momento, representa o Senador Hélio José.

Por gentileza, Leovane.O Deputado Joe Valle já está voltando e já iniciaremos a entrega

dos certificados.SR. LEOVANE GREGÓRIO – Bom dia, Deputado Wasny de Roure. Eu

queria cumprimentar a Mesa na pessoa da nossa Presidente do Conselho Regional de Psicologia, Sra. Vanuza Salles; o Sr. Secretário de Trabalho, Gutemberg; o Jorge Ponciano; o Bruno da socioeducação.

Eu acredito que este é um momento importante para todos nós, porque entendo que nós, psicólogos, precisamos ocupar os espaços de poder nessa sociedade. Estar nesta Casa hoje é mais um momento de estarmos juntos ao Poder que escreve as leis desta cidade. Acho que é fundamental que nós tenhamos a noção e a importância da nossa profissão e, além disso, que nos façamos presentes em todos os espaços, dialogando com todos os segmentos que, de repente, têm o poder nessa cidade: tanto o Executivo, com relação ao Gutemberg, que representa várias secretarias, a supersecretaria do GDF, quanto o Bruno, que responde aqui pelo Secretário Aurélio, na socioeducação da Secretaria de Criança.

Eu acredito que nós temos o desafio, como psicólogos e psicólogas, de fazer com que, de repente, mostremos o nosso trabalho, que sejamos reconhecidos, mas que também tenhamos as nossas responsabilidades no sentido de pensar os rumos dessa cidade, pensar as nossas atuações, pensar como devem ser realizadas as gestões públicas. Eu acho que não podemos nos furtar a isso. Portanto, estar neste espaço, hoje, comemorando, numa sessão solene, o nosso dia, o dia 27 agora, neste fim de semana, é fundamental para fazermos essa reflexão.

Chamou-me agora a atenção essa semana a questão do Ministro da Fazenda fazendo alusão à psicologia, pedindo de certa forma que eles possam se utilizar também da psicologia para convencer as pessoas a não terem medo do desemprego, porque, na verdade, é um sintoma, é um sentimento apenas, mas que o desemprego não vai deixar de existir, então, ele recorre à Psicologia para dizer que, de certa forma, além da economia, há necessidade de outros instrumentos para tentar convencer as pessoas de que está tudo bem na nossa sociedade.

Page 17:  · Web viewToda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL3ª SECRETARIA – DIRETORIA LEGISLATIVADIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIOSETOR DE TAQUIGRAFIA

NOTAS TAQUIGRÁFICASData Horário Início Sessão/Reunião Página

24 08 2017

10h SOLENE - DIA DO PSICÓLOGO 17

São interessantes os trocadilhos e as coisas que aparecem e colocam a Psicologia no meio para poder ajudar a melhorar a questão do fazer e da situação pelo qual todos estamos passando, neste momento.

Para finalizar, outra coisa que me chamou a atenção foi uma reportagem, na GloboNews, em que o criador do Fórum Social e Econômico Mundial falava das profissões projetadas para o futuro e a Psicologia está entre essas profissões. Ele dizia dos profissionais da criatividade, psicólogos e outras, de que eu não me lembro agora. Ele falou de três profissões que estarão em voga no futuro.

Acredito que, para nós, que estamos comemorando 55 anos, ainda haja muito a fazer por esta sociedade. Acho que não podemos nos furtar a responder, pelas nossas responsabilidades, e, de fato, fazermos o nosso espaço, construirmos a nossa vida profissional e, ao mesmo tempo, ajudarmos a sociedade a ser mais feliz, como o Deputado Joe Valle falou.

Muito obrigado.PRESIDENTE (DEPUTADO WASNY DE ROURE) – Muito obrigado, Sr.

Leovane.Neste momento, convido a todos para que fiquemos em frente ao

plenário para recepcionarmos os homenageados.O Cerimonial fará a chamada de cada um dos homenageados para

receberem os respectivos reconhecimentos...(Intervenção fora do microfone.)

PRESIDENTE (DEPUTADO WASNY DE ROURE) – Só meio minuto.... muito rápido.

ORADOR NÃO IDENTIFICADO – Ana Paula da Silva Sodré, que mora no Areal, na quadra 10.

Fiz esse poema quando eu tinha 14 anos e eu já a esperava, há quarenta anos, cinquenta anos. Eu já a esperava a Ana Paula da Silva Sodré.

O poema diz assim:“Quem sois estrela? De que constelação tu vens? És mulher de

carne ou foste dama? Vens plasmando na áurea cintilante, o sorriso singelo e a voz nobre das castelãs. Se difamas a este que outrora vivera na fama é porque dos (ininteligível) da glória eu também desci e hoje me encontro em eterno abandono. Das infindáveis eternidades, eu desci à lama e, se, na vida, tive luxo, vitória e fama, deu à minha vida, ao meu caráter, cretina, orgulho, arrogância, falta de fé, tirania e sono. Das profundezas do saber, me afundei na ignorância. E, se, da vida bem

Page 18:  · Web viewToda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL3ª SECRETARIA – DIRETORIA LEGISLATIVADIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIOSETOR DE TAQUIGRAFIA

NOTAS TAQUIGRÁFICASData Horário Início Sessão/Reunião Página

24 08 2017

10h SOLENE - DIA DO PSICÓLOGO 18

vivida, ilibada, fugi como o corcunda, a justiça divina, perversa me deu a desdita, a miséria, a angústia e a fome.

Vocês, psicólogos, gostam muito dos filósofos. Estudem os filósofos. Parabéns a todos vocês. (Palmas.)

PRESIDENTE (DEPUTADO WASNY DE ROURE) – Muito obrigado pelo belo poema.

O Deputado Joe Valle chegou exatamente na hora. MESTRE DE CERIMÔNIAS – Os gabinetes parlamentares do

Deputado Joe Valle e do Deputado Wasny de Roure conferem o certificado de honra ao mérito à Acileide Fernandes Coelho, pelos relevantes serviços prestados à Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social, Sedestmidh. Brasília, 24 de agosto de 2017. Assinam Deputado Joe Valle e Deputado Wasny de Roure.

Na ocasião, também recebe a placa do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal e também o pin da Psicologia.

Em seguida, já convido Larissa Polyana Mendes Pedrosa. (Palmas.)Lembrando que a psicóloga Larissa recebe o certificado dos

gabinetes dos Deputados e também a placa do Conselho Regional de Psicologia, além do pin da Psicologia.

Convido também a psicóloga Ester Alves de Castro Coutinho. (Palmas.)

(Entrega de certificado.) MESTRE DE CERIMÔNIAS – Sra. Aline Moura Barros Martins

Rodrigues.(Entrega de certificado.)

MESTRE DE CERIMÔNIAS – Os gabinetes Parlamentares dos Deputados Joe Valle e Wasny de Roure conferem o Certificado de Honra ao Mérito a Gizele Cavalcante Fernandes Xavier, pelos relevantes serviços prestados à Secretária de Justiça e Cidadania.

Brasília, 24 de agosto de 2017.Assinam Deputado Joe Valle, Presidente da Câmara Legislativa do

Distrito Federal, e Deputado Wasny de Roure.(Entrega de certificado.)

MESTRE DE CERIMÔNIAS – Sr. Eduardo Guimarães Amorim.(Entrega de certificado.)

Page 19:  · Web viewToda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL3ª SECRETARIA – DIRETORIA LEGISLATIVADIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIOSETOR DE TAQUIGRAFIA

NOTAS TAQUIGRÁFICASData Horário Início Sessão/Reunião Página

24 08 2017

10h SOLENE - DIA DO PSICÓLOGO 19

MESTRE DE CERIMÔNIAS – Sra. Sílvia Maria Gonçalves Coutinho.(Entrega de certificado.)

MESTRE DE CERIMÔNIAS – Sr. Luciano Martiniano da Silva.(Entrega de certificado.)

MESTRE DE CERIMÔNIAS – Sra. Jessica Thuane Cordeiro Silva.(Entrega de certificado.)

MESTRE DE CERIMÔNIAS – Sra. Jane Mary Athaíde Mangabeira. (Entrega de certificado.)

MESTRE DE CERIMÔNIAS – Os gabinetes Parlamentares dos Deputados Joe Valle e Wasny de Roure conferem o Certificado de Honra ao Mérito a Jorge Ponciano Ribeiro, em reconhecimento e gratidão pela contribuição destacada junto ao Conselho Regional de Psicologia – CRP 01 e à Psicologia.

Brasília, 24 de agosto de 2017. Assinam Deputado Joe Valle, Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal e Deputado Wasny de Roure. (Palmas.)

Eu gostaria de convidar agora a todos os homenageados para se posicionarem aqui na frente para tirarem uma fotografia em conjunto e receberem o pin da Psicologia. Por gentileza. (Pausa.)

Senhoras e senhores, neste momento, eu retorno a palavra ao Presidente para que faça as considerações finais e o encerramento desta sessão solene.

PRESIDENTE (DEPUTADO WASNY DE ROURE) – Eu sei que todos nós estamos em plena semana, bem concorrida, como comentamos há pouco. Eu quero aqui, em nome do Presidente, Deputado Joe Valle, e de toda a Mesa Diretora, dizer que a Câmara Legislativa do Distrito Federal se coloca à disposição desse segmento na perspectiva de fortalecer o interesse público e a nossa sociedade. Naturalmente, em várias áreas do Poder Público o profissional da psicologia tem uma atuação bastante efetiva, muito expressiva. Eu estou na Comissão de Educação e Saúde e tenho visitado muitas escolas e muitas unidades de saúde. Tenho visto a relevância desse serviço para a nossa sociedade. A despeito das nossas dificuldades, não podemos deixar que isso nos desanime e nos tire a motivação de estar mais próximo do nosso semelhante. Não vamos nos esquecer dessa mensagem tão alvissareira, tão estimulante e esperançosa, que é a mensagem de Cristo que diz que devemos caminhar a segunda milha, porque a primeira milha não é suficiente. Não é mesmo?

Page 20:  · Web viewToda as vezes em que o hino nesta Casa é executado, eu aproveito para refletir, meditar um pouco sobre a nossa conduta, a nossa ação enquanto brasileiros, brasilienses

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL3ª SECRETARIA – DIRETORIA LEGISLATIVADIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIOSETOR DE TAQUIGRAFIA

NOTAS TAQUIGRÁFICASData Horário Início Sessão/Reunião Página

24 08 2017

10h SOLENE - DIA DO PSICÓLOGO 20

Em nome da Câmara Legislativa do Distrito Federal, agradeço a todos pela presença.

Declaro encerrada a nossa sessão solene. (Palmas.)(Levanta-se a sessão às 11h11min.)