· web viewato renovação de reconhecimento de curso - bacharelado em direito nº do processo:...

39
Renovação de Reconhecimento de Curso UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (FUNDACAO UNIVERSIDADE DO AMAZONAS) Ato Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO Data disponibilização: 17/12/2013 Prazo para resposta: 17/02/2014 Dias restantes: Prazo expirado. Protocolo de Compromisso: Aceito 1 - Diagnóstico das condições da Instituição Manaus/AM: (CENSO) Censo da Educação Superior Número de docentes com Doutorado: 3 Número de docentes com Mestrado: 14 Número de docentes com regime integral: 9 Número de docentes com regime integral e dedicação exclusiva: 14 Número de docentes com regime parcial: 25 Número total de docentes: 48 Número total de matrículas na graduação: 707 (ENADE) Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Códigos dos Cursos da Unidade de Observação: 376

Upload: buinhi

Post on 07-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

Renovação de Reconhecimento de CursoUNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (FUNDACAO UNIVERSIDADE DO AMAZONAS)

Ato Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO

Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO Data disponibilização: 17/12/2013 Prazo para resposta: 17/02/2014

Dias restantes: Prazo expirado. Protocolo de

Compromisso: Aceito

  1 - Diagnóstico das condições da Instituição      Manaus/AM:

(CENSO) Censo da Educação Superior

Número de docentes com Doutorado: 3

Número de docentes com Mestrado: 14

Número de docentes com regime integral: 9

Número de docentes com regime integral e dedicação exclusiva: 14

Número de docentes com regime parcial: 25

Número total de docentes: 48

Número total de matrículas na graduação: 707

(ENADE) Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Códigos dos Cursos da Unidade de Observação: 376

Nota Bruta do Curso - Componente Específico: 41.6549987792969

Nota Bruta do Curso - Formação Geral: 49.0250015258789

Número de Cursos da Unidade de Observação: 1

Número de Estudantes Concluintes Inscritos: 29

Número de Estudantes Concluintes Participantes: 20

Page 2:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

  2 - Obrigações Ações Gerais

AÇÃO 1:O curso deverá apresentar resultado satisfatório – conceito igual ou maior que 03 (três) – no Conceito de Curso atribuído na verificação in loco para fins de renovação de reconhecimento do curso, bem como em todas as dimensões avaliadas.

AÇÃO 2:A IES deverá garantir atendimento de todos os requisitos de responsabilidade legais e normativos presentes no Instrumento de Avaliação de cursos presenciais e a distância do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP).

AÇÃO 3:A IES deverá apresentar relatórios periódicos ao longo do cumprimento do Protocolo.

O primeiro relatório deverá ser apresentado no prazo de até 60 (sessenta) dias, informando-se sobre ações adotadas relacionados à Dimensão 2.

O segundo relatório deverá ser apresentado no prazo de até 180 (cento e oitenta) dias, informando-se sobre ações adotadas relacionados à Dimensão 1 e 3.

Dimensão 1 - Organização didático-pedagógica

AÇÃO 4:A IES deverá reestruturar e implementar de forma suficiente o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de modo a garantir: (i) estrutura curricular com flexibilidade, interdisciplinaridade, compatibilidade da carga horária total (em horas), articulação da teoria com a prática e, nos casos de cursos a distância, mecanismos de familiarização com essa modalidade; e (ii) conteúdos curriculares previstos/implantados que possibilitem o desenvolvimento do perfil profissional do egresso considerando, em uma análise sistêmica e global, os aspectos de atualização, adequação das cargas horárias (em horas) e adequação da bibliografia.

Correspondente aos Indicadores 1.5 e 1.6 do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presenciais e a distância.

AÇÃO 5:A IES deverá garantir que o número de vagas previstas/implantadas corresponda, de maneira suficiente, à dimensão do corpo docente e às condições de infraestrutura da IES.

Correspondente ao Indicador 1.18 do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presenciais e a distância.

AÇÃO 6: A IES deverá garantir a existência e o adequado funcionamento de: (i) estágio curricular supervisionado previsto/implantado regulamentado/institucionalizado, de maneira suficiente, considerando, em uma análise sistêmica e global, os aspectos de carga horária, previsão/existência de convênios, formas de apresentação, orientação, supervisão e coordenação; e (ii) trabalho de conclusão de curso previsto/implantado regulamentado/institucionalizado, de maneira suficiente, considerando, em uma análise sistêmica e global, os aspectos de carga horária, formas de apresentação, orientação e coordenação.

Correspondente aos Indicadores 1.8 e 1.10 do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presenciais e a distância.

AÇÃO 7:A IES deverá promover ações de apoio ao discente que contemplem, de maneira suficiente, os programas de apoio extraclasse e psicopedagógico, de atividades de nivelamento e extracurriculares não computadas como atividades complementares e de participação em centros acadêmicos e de intercâmbios.

Correspondente ao Indicador 1.11 do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presenciais e a

Page 3:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

distância.

AÇÃO 8:A IES deverá implementar de maneira suficiente as ações acadêmico-administrativas decorrentes dos relatórios produzidos pela autoavaliação e pela avaliação externa (ENADE e outros).

Correspondente ao Indicador 1.12 do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presenciais e a distância.

AÇÃO 9:A IES deverá adotar, nos processos de ensino-aprendizagem, procedimentos de avaliação que atendam, de maneira suficiente, à concepção do curso definida no PPC.

Correspondente ao Indicador 1.17 do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presenciais e a distância.

Dimensão 2 – Corpo Docente e Tutorial

AÇÃO 10:A IES deverá reestruturar o corpo docente de modo a garantir um Núcleo Docente Estruturante (NDE) ara o curso, implantado de forma suficiente considerando, em uma análise sistêmica e global, os aspectos: concepção, acompanhamento, consolidação e avaliação do PPC.

Correspondente ao Indicador 2.1 do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presenciais e a distância.

AÇÃO 11:Para os cursos de bacharelado e licenciatura, a IES deverá garantir mínimo de 30% do corpo docente com titulação obtida em programas de pós-graduação stricto sensu.

Correspondente ao Indicador 2.7 do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presenciais e a distância.

AÇÃO 12:A IES deverá garantir mínimo de 33% do corpo docente com regime de trabalho de tempo parcial ou integral.

Correspondente ao Indicador 2.9 do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presenciais e a distância.

AÇÃO 13:A IES deverá garantir que um contingente maior que 40% do corpo docente previsto/efetivo possua experiência profissional (excluída as atividades no magistério superior) de, pelo menos, 2 anos para bacharelados e licenciaturas ou 3 anos para cursos superiores de tecnologia.

Correspondente ao Indicador 2.10 do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presenciais e a distância.

Dimensão 3 - Infraestrutura

AÇÃO 14:A IES deverá disponibilizar salas de aula consideradas satisfatórias nos seguintes aspectos: quantidade de número de alunos por turma, disponibilidade de equipamentos, dimensões em função das vagas previstas/autorizadas, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

Correspondente ao Indicador 3.4 do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presenciais e a distância.

AÇÃO 15:

Page 4:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

A IES deverá disponibilizar de maneira suficiente laboratórios ou outros meios implantados de acesso à informática para o curso, considerando, em uma análise sistêmica e global, os aspectos: quantidade de equipamentos relativa ao número total de usuários, acessibilidade, velocidade de acesso à internet, política de atualização de equipamentos e softwares e adequação do espaço físico.

Correspondente ao Indicador 3.5 do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presenciais e a distância.

AÇÃO 16:A IES deverá garantir acervo da bibliografia básica, com no mínimo três títulos por unidade curricular, disponíveis na proporção média de 1 exemplar para a faixa de 10 vagas anuais autorizadas, além de estar informatizado e tombado junto ao patrimônio da IES.

Correspondente ao Indicador 3.6 do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presenciais e a distância.

AÇÃO 17: Para os cursos de Direito, a IES deverá assegurar que o Núcleo de Prática Jurídica (i) possua regulamento específico destinado à realização de atividades de práticas jurídicas simulas e visitas orientadas e atenda, de maneira suficiente, às demandas do curso; (ii) possua atividades de arbitragem, negociação, conciliação, mediação e atividades jurídicas reais que atendam, de forma suficiente, às demandas do curso.

Correspondente aos Indicadores 3.13 e 3.14 do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presenciais e a distância.

 

Plano de Melhorias*:

APRESENTAÇÃO

 

A presente PROPOSTA DE TERMO DE COMPROMISSO tem por escopo descrever as ações - gerais e por dimensão – a serem adotadas, com vista à superação das fragilidades diagnosticadas pelo Ministério da Educação/MEC, quando da divulgação dos resultados dos indicadores de qualidade do Curso.

Nesta proposta são indicadas as AÇÕES, via as quais o Curso promoverá o saneamento das fragilidades e melhoria das ações existentes.

A proposta é apresentada de forma itemizada através do Plano de Melhorias Estruturado a ser implantado no prazo máximo de 1 (um) ano.

Para implementar o Plano foi nomeada a Comissão de Acompanhamento do Protocolo de Compromisso, nomeada pela Portaria nº 001/2014- GD/FD e composta por sete membros a saber:

1. Marina das Graças de Paula Araújo – Coordenadora da Graduação;2. Ananias Ribeiro de Oliveira Jr. – Chefe do Depto. De Direito Público;3. José das Graças Barros de Carvalho – Chefe do Depto de Direito Aplicado;4. Flávia Regina Porto de Azevedo – Chefe do Depto. De Direito Privado;5. Rozana Medeiros de Sousa Galvão – Diretora do Depto de Apoio ao Ensino –

Page 5:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

DAE/PROEG;6. Ellen Conceição de Moraes Derzi – Representante do Corpo Administrativo;7. Paulo Henrique Gurjão da Silva – Representante discente.

A supervisão geral dos trabalhos ficará a cargo do Diretor da FD/UFAM. Prof. Dr. SEBASTIÃO MARCELICE GOMES.

Por sua vez, o PLANO segue os parâmetros sugeridos pela NOTA TÉCNICA S/N/2013/DIREG/SERES-MEC, a qual sistematiza os parâmetros e procedimentos adotados para a expedição do ato regulatório de renovação do Curso, conforme exigência do SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – SINAES.

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PROPOSTA DE TERMO DE COMPROMISSO

1.1              – Exigência legal

(a)  Constituição Federal: arts. 206, VII; 209, I e II; 211, § 1º.

(b)  Decreto 5.773/2006;

(c)   Portaria MEC nº 40/2007;

(d)  Lei 10.861/2004;

(e)  Portaria Normativa nº 4/2008;

(f)    Processo e-MEC nº 201361317.

 

1.2              - Marco Regulatório

A FD/UFAM está vinculada ao GRUPO VERMELHO, no ciclo avaliativo do SINAES.

1.3             - Razões do Resultado Insatisfatório

No CONCEITO PRELIMINAR DO CURSO – CPC a FD/UFAM alcançou, apenas conceito dois (2), considerados os parâmetros seguintes:

(a) Nota dos concluintes no ENADE (NC)                       = 1.332

(b) Nota da infraestrutura (NF)                                         = 2.273

(c) Nota da Organização Didático-Pedagógico (NO)       =2.000

O ano de referência foi 2012 e foram responsáveis pela avaliação, VINTE (20) alunos, embora fossem VINTE E NOVE (29) inscritos.

Page 6:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

 

 

2. CONTEÚDOS GERAIS DO PLANO DE METAS

2.1 Das Ações

2.1.1 AÇÃO 1: Garantir que o conceito do Curso alcance no mínimo 3 (três) na próxima avaliação.

            O curso empreenderá esforço conjunto entre os atores envolvidos – corpo docente, discente e administrativo – para alcançar no prazo de um (1) ano, o saneamento das fragilidades detectadas e melhorias das ações já existentes.

            Para alcançar esta meta serão promovidas palestras de conscientização sobre a importância do ENADE no contexto do ensino superior; implementação do PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO; melhoria da estrutura física e do corpo docente, bem como a atualização da Biblioteca, atual ponto nevrálgico da FD/UFAM.

2.1.2 – AÇÃO 2: Garantir atendimento a todos os requisitos legais e normativos exigidos no instrumento de avaliação.

            Através da COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO, a FD/UFAM promoverá o fiel cumprimento dos requisitos legais e normativos exigidos pelo instrumento de avaliação do SINAES.

          Por sua vez, a COMISSÃO será fiscalizada pelo Diretor, ao qual incumbe fazer cumprir o PLANO DE MELHORIAS ESTRUTURADO, no prazo assinalado.

2.1.3 – AÇÃO 3: Apresentação de Relatórios Periódicos.

             A FD/UFAM apresentará RELATÓRIOS PERIÓDICOS nos prazos seguintes:

(a)  1º Relatório > 60 dias a partir do início do compromisso;

(b)  2º Relatório > 180 dias após o primeiro Relatório;

(c)   3º Relatório > 360 dias após o segundo Relatório (final).

 

2.2 – DAS DIMENSÕES

 

2.2.1 - Organização didático-pedagógica do curso de bacharelado em Direito/UFAM

Page 7:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

AÇÃO 4 – Reestruturar e Implementar o Projeto Pedagógico

Meta Prazo Encaminhamentos processos e ações Responsáveis

4.1 Reestruturar e implementar o Projeto Pedagógico, observando os aspectos:

a) Flexibilidade da estrutura curricular;

b) Interdisciplinaridade;

c) Compatibilidade de carga horária;

d) Articulação da teoria com a prática.

Já realizado. Foi contemplado no PPC de 2009.

NDE

4.2 Conteúdos curriculares previstos e os implantados que possibilitem o desenvolvimento do perfil profissional do egresso considerando:

a) A capacidade sistêmica global;

b) Atualização dos temas ligados ao direito (específico) e as outras ciências (geral);

c) Adequação da carga horária (em horas);

d) Adequação da

bibliografia.

Já realizado Buscar integrar nas disciplinas Antropologia Jurídica, Direito Ambiental e Direito Agrário, questões relativas à problemática étnico-racial, meio ambiente e conflitos agrários, além da revisão da bibliografia adotada. A carga horária já foi adequada.

NDE, Colegiado do Curso e Coordenação do curso.

AÇÃO 5 – Vagas Docentes e Infraestrutura capaz de atender ao número de alunos

Meta Prazo Encaminhamentos processos e ações Responsáveis

5.1 Garantir que o número de vagas implantadas seja suficiente para que o corpo docente desenvolva as atividades de forma satisfatória.

Já realizado 2 (dois) Concursos realizados;

Outro previsto.

Instituição de ensino superior, Colegiado do Curso.

5.2 Garantir que a infraestrutura tenha condições de atender o

01 ano Levantamento pela Direção do Curso e

Reitoria e Direção do

Page 8:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

número de alunos. requerimento à Prefeitura do Campus

curso

AÇÃO 6 – Garantia de funcionamento adequado:

Meta Prazo Encaminhamentos processos e ações Responsáveis

6.1.  Do estágio curricular supervisionado implantando e regulamentado (institucionalizado), considerando:

a) A análise sistêmica e global;

b) Carga horária;

c) Existência de convênios;

d) Formas de orientação, supervisão e coordenação.

Implementado O curso dispõe de um Núcleo de Prática Jurídica e mantém convênio com o Tribunal de Justiça para consolidação de Programas Institucionais.

Coordenação do curso e coordenação do NPJ.

6.2 Do trabalho de conclusão de curso implantando e regulamentado, considerando:

a) Análise sistêmica e global;

b) A carga horária;

c) Formas de apresentação, orientação e coordenação.

Implementado O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é realizado em dois períodos letivos.

Colegiado de curso,

Direção do curso, Coordenação do curso e NDE.

AÇÃO 7 – Explicitar as ações de apoio ao discente que contemplem suficientemente:Meta Prazo Encaminhamentos

processos e açõesResponsáveis

7.1 a) Os programas de apoio extraclasse e psicopedagógico;

b) Atividades de nivelamento e

Implementado Foi formada a COEXT, cuja finalidade é o acompanhamento das atividades de nivelamento a serem

Colegiado de curso, Direção do curso e coordenação do curso.

Page 9:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

extracurriculares não computadas como atividades complementares;

c) Participação em centros acadêmicos e intercâmbios.

desenvolvidas.

AÇÃO 8: Implementação das ações acadêmico-administrativas decorrentes:

Meta Prazo Encaminhamentos processos e ações Responsáveis

8.1 a) Da autoavaliação;

b) Da avaliação externa (ENADE, OAB, etc).

01 ano Consolidar a avaliação de docentes feita institucionalmente, bem como, avaliações de prognóstico para o exame da OAB e ENADE;

 

NDE

AÇÃO 9 – Adoção de processo de ensino x aprendizagem:

Meta Prazo Encaminhamentos processos e ações Responsáveis

9.1 a) Avaliações que atendam a concepção do curso prevista no Projeto Pedagógico do Curso PPC.

Implementada Desenvolvendo atividades que objetivam aproximar os alunos da realidade das avaliações, por meio de seminários, palestras, oficinas, simulados, dentre outros.

NDE e COEXT e Coordenação do Curso.

 

2.3– Dimensão 2 – CORPO DOCENTE

AÇÃO 10: Implementação do Núcleo Docente Estruturante - NDE

Meta Prazo Encaminhamentos processos e ações Responsáveis

10.1 Apresentação do PPC ao Corpo Docente da FD;

Reuniões Mensais do NDE;

Acompanhamento do PPC pelo NDE;

Implementado. O Núcleo Docente Estruturante (NDE) foi reestruturado em 03/01/2013, e realiza  reuniões mensais discutindo a consolidação do Projeto Pedagógico e melhorias do curso.

Coordenação do curso de Graduação e Presidente do Núcleo.

AÇÃO 11-Qualificação do corpo docente: Garantir que 30% no mínimo do corpo

Page 10:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

docente tenha ou venha a ter, pós- graduação stricto sensu.

 11.1 Do quadro de

Professores efetivos, 51% possuem pós-graduação stricto sensu.

 

Concretizado Do total de professores 51% são pós-graduados stricto-sensu

Direção,

Coordenação do curso da pós-Graduação e Presidente do NDE

11.2 Será viabilizado um plano de capacitação stricto sensu de Professores

 

1 ano Elaboração do Plano e aprovação nas Instâncias Superiores.

Coordenação do curso da pós -graduação e Presidente do Núcleo.

11.3 Serão exigidos dos novos integrantes na docência, substitutos, efetivos, temporários e voluntários a qualificação ao nível de Mestrado e doutorado;

1 ano Elaboração do Plano e aprovação nas Instancias Superiores.

Coordenação do curso de Graduação e Presidente do Núcleo

AÇÃO 12 – Regime de Trabalho: Garantir que 33% (no mínimo) do corpo docente adote o regime de tempo parcial e integral.12.1 Levantamento do

quadro docente quanto ao regime de trabalho.

Concretizado Todos os professores se inserem nesse contexto.

Coordenação do curso de Graduação e Presidente do NDE

AÇÃO 13 – Experiência profissional do Corpo Docente: Garantir que mais de 40% do corpo docente efetivo possua experiência, de, pelo menos, 02 anos na área do Direito.13.1 Explicitar as

experiências na área jurídica, do corpo docente.

Concretizado Todos os professores têm experiência profissional na área do Direito.

Coordenação do curso de Graduação e Presidente do NDE

 

2.4: Dimensão 3 - INFRAESTRUTURA

AÇÃO 14: Disponibilização de salas de aulas satisfatórias quanto aos seguintes aspectos:

Meta Prazo Encaminhamentos processos e ações Responsáveis

14.1 Quantidade de alunos por turma

Ação Contínua  (Realizada) Coordenação da Graduação e Chefias de

Page 11:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

    Cada sala comporta até 75 alunos (para uma previsão de 63 alunos)

Departamentos.

 

14.2

 

Disponibilidade de equipamentos auxiliadores

 

Ação Contínua

 

 (Realizada)

Existem equipamentos suficientes para auxiliar até 8 professores por dia.

 Coordenação da Graduação e Chefias de Departamentos.

14.3

 

Dimensão em função de alunos por turma

Ação Contínua (Realizada)

Salas amplas e estruturadas.

Coordenação da Graduação e Chefias de Departamentos.

14.4 Limpeza

 

Ação Contínua (Realizada)

Realização da Higienização Permanente.

TERCEIRIZADA com fiscalização da Faculdade de Direito.

14.5 Iluminação

 

 

Ação Contínua

 

Verificação Periódica (Realizada)

Prefeitura do Campus Universitário com fiscalização da FD.

14.6

 

Acústica Ação contínua (Realizada)

Sons perfeitamente audíveis sem auxílio de aparelhos.

Direção da Faculdade de Direito.

14.7 Ventilação

 

Ação Contínua

 

Verificação e manutenção Periódica dos ares condicionados.

(Realizada)

Prefeitura do Campus Universitário com fiscalização da FD.

14.8 Acessibilidade 1 ano A realizar, com vista a adequação para deficientes.

PCU/Proadm/FD

 14.9 Conservação Ação contínua Verificação e

manutenção Periódica

PCU/Proadm/FD

 

 4.10 Comodidade Ação contínua Verificação e

manutenção Periódica

(Realizada)

Direção da FD

AÇÃO 15: Disponibilizar laboratório de Informática ou Pontos de Wi-fi, com vista a

Page 12:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

uma análise sistêmica dos aspectos seguintes:

Meta Prazo Encaminhamentos processos e ações Responsáveis

15.1

 

 

 

 

Possibilitar o acesso dos alunos aos recursos de estudo digital.

 

1 ano

 

 

 

 

Instalar Laboratório de Informática com 25 Máquinas e Impressora.

Reitoria

Direção da FD e Direção do CPD.

 

 

15.2

 

 

 

 

 

Trabalhar a utilização de todas as Instalações para usuários especiais

 

 

1 ano

 

 

Melhorias dos acessos existentes e construção de Rampas, Ampliação de Portas e Adequação de Banheiros.

PCU/PROADM com fiscalização da FD.

 

 

15.3

 

 

Ampliação da Capacidade de Internet para atingir satisfatoriamente as necessidades da FD.

1 ano Implementação dos Projetos já existentes

 

 

 

CPD com fiscalização da FD.

15.4 Política Permanente de Manutenção e

Substituição de Equipamentos

1 ano

 

 

 

Realização de Serviços de Manutenção.

REITORIA/CPD/DEMAT

 

 

15.5

 

Priorizar o Andar Térreo para Salas de Aula.

Ação contínua

Implementar um Plano de Melhoria e Aproveitamento das Instalações Físicas no térreo da FD

DIRETORIA FD

Coordenação da Graduação

AÇÃO 16: Garantir um acervo Bibliográfico Básico, com no mínimo de três títulos por unidade curricular, disponíveis na proporção média de um exemplar para 10 alunos ingressantes (estes livros deverão estar tombados junto ao Patrimônio da UFAM).

Page 13:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

 

16.1

 

 

 

 

Ampliar em 15% o acervo atual da Biblioteca, a partir dos critérios estabelecidos pela Política de Desenvolvimento e Formação de Coleção do SISTEBIB/UFAM.

 

1 ano

Por meio de licitações, convênios com empresas públicas e privadas.

Biblioteca Central,

Professores das Disciplinas e

Departamento de Material/FD.

 

16.2 Capacitação para o acervo virtual

1 ano Capacitar 80% dos discentes e 30% dos docentes do Curso de Direito/UFAM.

Biblioteca Central

 

Biblioteca Setorial

FD16.3 Viabilizar o contato

com as novas bases de dados disponíveis no mercado

1 ano Promover o contato direto do aluno e do docente com os 10% dos principais fornecedores da base de dados.

 

Biblioteca Central

 

Biblioteca Setorial

FDAÇÃO 17.1: Assegurar que o Núcleo de Prática Jurídicas possua:

Meta Prazo Encaminhamentos processos e ações Responsáveis

(a)

 

 

Regulamento específico

Já realizado Ação contínua Diretoria da FD; Coordenação da FD; Chefia do Núcleo e Chefia do Depto. De Direito Aplicado

(b) Realização das atividades práticas

Já realizada Ação contínua através das disciplinas Prática Jurídica Simulada I, II e III e Prática Jurídica Real.

Núcleo de Práticas Jurídicas/ Coordenação do NPJ e Chefia do Depto de Direito Aplicado.

(c) Visitas orientadas Já realizada Inserido nas metas da disciplina Prática Jurídica Real I e II, e simuladas I, II e III.

 Núcleo de Práticas Jurídicas / Coordenação do NPJ e Chefia do Depto de Direito Aplicado.

(d) Atendimento à demanda do curso

Já realizada Ação contínua através das disciplinas Prática

Núcleo de Práticas Jurídicas / Coordenação do NPJ e Chefia do Depto de

Page 14:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

Jurídica Simulada I, II e III,  e Real I e II, no Núcleo de Prática Jurídica.

Direito Aplicado

AÇÃO 17.2: Núcleo de Prática Jurídica: Assegurar que no Núcleo de Prática Jurídicas, sem prejuízo dos projetos de extensão, propicie e desenvolva as seguintes atividades, como oficinas de ensino:(a) Assegura o

desenvolvimento da Prática de Arbitragem

Implementado. Formação de alunos através da disciplina Solução Alternativa de conflitos e participação em convênios com o Tribunal de Justiça do AM.

Coordenação da Graduação e Chefia do Depto de Direito Aplicado.

(b) Conciliação Ação contínua Através do Programa Polo e Projeto Capacitar e Conciliar.

Núcleo de Prática Jurídica e Chefia do Depto de Direito Aplicado.

(c) Negociação Ação contínua Através do Programa Polo e Projeto Capacitar e Conciliar.

Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica

(d) Mediação Ação contínua Formação de alunos através da disciplina Solução Alternativa de conflitos e participação em convênios com o Tribunal de Justiça do AM.

Coordenação da Graduação e Chefia do Depto de Direito Aplicado.

(e) Prática Jurídica Real

Ação contínua Através dos alunos matriculados na disciplina Prática Jurídica Real I, II e II e voluntários.

Núcleo de Prática Jurídica e Chefia do Depto de Direito Aplicado.

 

3. DETALHAMENTO DAS METAS

Page 15:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

3.1             ORGANIZAÇÃO DO PROJETO DIDÁTICO PEDAGÓGICO

 

AÇÃO 04: Reestruturação e Implementação do Projeto Pedagógico.

O Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Direito foi totalmente reformulado após longa e intensa discussão com toda a comunidade acadêmica da FD e coordenada pelo Núcleo Docente Estruturante.

O projeto pedagógico de 1997 sofreu grandes mudanças com o objetivo de atender as exigências solicitadas pelo MEC, como a flexibilidade da estrutura curricular para evitar a retenção dos acadêmicos por longo prazo, implementação de forma efetiva da interdisciplinaridade, articulação da teoria com a prática, compatibilizando todas as novas exigências com a carga horária de 3.945 horas.  No novo projeto há um melhor detalhamento de Concepções Metodológicas e dos princípios norteadores do processo de avaliação do ensino aprendizagem, normas para intensificar a relação entre ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, além de mudanças na matriz curricular.

A interdisciplinaridade é trabalhada em todos os componentes curriculares, considerando que o curso de Bacharelado em Direito é uma ciência aplicada e não pode ser compreendido fora dos contextos sociais e jurídicos. No componente curricular de Antropologia, Direito Ambiental e Direito Agrário são priorizadas questões relativas à problemática étnico-racial, meio ambiente e conflitos agrários.

A compatibilidade da carga horária foi feita após ampla discussão tendo sido produzido uma estrutura curricular adequada às novas exigências legais, buscando relacionar o conteúdo das disciplinas ao perfil profissional do egresso, comprometido com a realidade regional e a formação do profissional ético. A carga horária do curso foi distribuída em 04 (quatro) eixos: eixo fundamental com 390 horas; eixo profissionalizante com 2.940 horas; eixo de formação prática com 405 horas; eixo optativo com 30 horas e as atividades complementares com 180 horas, totalizando 3.945 horas.

A articulação entre teoria e prática no Curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas é implementada em todas as disciplinas com o objetivo de colocar à disposição do aluno dois tipos de conhecimento, a teoria e prática. Buscando implementar ainda mais o eixo de teoria e prática jurídica, foi consolidada na Matriz Curricular as disciplinas específicas de prática, quais sejam: Prática Simulada I (Civil), Prática  Simulada II (Trabalho), Prática Simulada III ( Penal) , Prática Jurídica Real I e Prática Jurídica Real II. Essas disciplinas estão em perfeita consonância com a rotina do Núcleo de Prática Jurídica.

 

AÇÃO 05: Vagas Docentes e Infraestrutura capaz de atender o número de alunos

O Projeto Pedagógico em tela foi avaliado e aprovado pelo MEC, via a Portaria 621 de

Page 16:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

25/11/2013, publicada no D.O.U nº 229 de 11/2013, seção II, os. 26-27.

No que se refere ao número de vagas do corpo docente, na medida em que foram ampliadas as vagas dos alunos ingressantes de 50 para 63 alunos em 2009, teve que ser reorganizado. Assim foram feitos dois concursos, o primeiro de 2009, para substituir os professores que solicitaram aposentadoria ou que pediram exoneração do cargo, o segundo de 2013, onde foram ofertadas 04 vagas ainda para recompor o quadro, face a aposentadoria de 04 docentes. Para 2014 estará sendo solicitada junto a administração superior, 06 vagas para atender a demanda de ampliação do quadro docente e discente.

            A atual infraestrutura tem condições de atender o número de alunos, restando apenas algumas adequações no item acessibilidade, o que será feito no prazo de 12 (doze) meses.

 

AÇÃO 6: Garantia de funcionamento adequado

 

AÇÃO 6.1: Atualmente o Curso, além do NPJ, mantém Convênio com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, via os quais são desenvolvidos dois tipos de estágio supervisionado: um no POLO AVANÇADO DAS VARAS DE FAMÍLIA onde atuam na conciliação, e o outro através do PROJETO CAPACITAR E CONCILIAR, desenvolvido em ação conjunta com o CENTRO JURÍDICO DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS –CEJUSCON – e a CÂMARA DE ARBITRAGEM DO AMAZONAS - CAMAM/AM, onde atuam em todas as áreas do Direito Civil.

            Os discentes também prestam concurso para estagiar nos diversos setores Públicos (MP Federal e Estadual, TJ, Defensoria, etc), onde praticam atividades que se volta para a análise sistêmica global.

 

AÇÃO 6.2: O Projeto de Pesquisa - PP e Trabalho de Conclusão de Curso - TCC da Faculdade de Direito tem regulamento próprio previsto no Projeto Pedagógico do Curso. O regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração do projeto de pesquisa e do trabalho de conclusão de curso, ocupando uma carga horária total de 150h ( 75 por semestre).

O objetivo geral do Projeto de Pesquisa e do Trabalho de Conclusão de Curso na área jurídica é propiciar ao corpo discente um espaço para testar as habilidades e competências adquiridas no decorrer da formação acadêmica. É um momento privilegiado para o aprofundamento das temáticas e aprimoramento da capacidade de interpretação e análise. Esse tipo de atividade busca estimular os discentes à produção científica.

O aferimento do resultado é feito através da defesa oral perante uma banca de expert da

Page 17:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

área de concentração da tese desenvolvida no TCC.

 

AÇÃO 7: Explicitação das ações de apoio aos discentes

 

            A Faculdade de Direito por meio da Coordenação da Graduação e do Núcleo Docente Estruturante implementam atividades de nivelamento nos primeiros períodos com o objetivo de inserir os alunos ingressantes nas teorias e métodos jurídicos, e nos alunos dos últimos períodos incentiva o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso visando um bom resultado no âmbito externo.

            No que se refere ao atendimento dos alunos extraclasse, os professores do curso disponibilizam algumas horas para atendimento dos alunos que buscarem apoio ou esclarecimento. Não existe programa específico no âmbito psicopedagógico, mas, a UFAM mantém um Programa de Apoio ao Estudante com esta finalidade e que pode ser utilizada por qualquer Unidade Acadêmica.   

            Os alunos participam ativamente da vida acadêmica da Universidade, por meio dos seus representantes legais, eleitos para esse fim, integrantes do Centro Acadêmico - CAD. O CAD é um organismo ativo, que mantém intercâmbio com outros Centros.

 

AÇÃO 8: Implementação das ações acadêmicas –administrativas

A autoavaliação docente esta prevista no Projeto Pedagógico, e ocorre em dois momentos. Semestralmente o professor responde uma autoavaliação sobre as disciplinas ministradas por ele no período. Esta autoavaliação está disponível no site da UFAM, e se consolida através do RIT – Relatório Individual de Trabalho. Paralelamente, os alunos respondem a uma avaliação sobre os docentes, no mesmo portal, quando da matrícula no semestre seguinte. Ao final da avaliação, ambos os resultados ficam disponíveis para toda a comunidade acadêmica, podendo então, serem comparados.

A Avaliação externa é feita através da Avaliação pelo Usuário, via formulário próprio, colocado à disposição da comunidade externa. A avaliação feita pela OAB via o Exame Nacional, tem demonstrado que os discentes estão aptos para a vida profissional, vez que os alunos UFAM têm demonstrado um desempenho superior ao das outras IES.

O ENADE era, até 2011 um ponto de orgulho para a FD (nota 5). Mas em 2012 foram detectadas as fragilidades descritas na Nota Técnica, o que merece uma tomada de providências urgentes para saná-las. Este o compromisso.

De qualquer sorte, os discentes que prestam concurso público para a área do direito, também têm demonstrado um desempenho superior ao das outras FD’s.

Por certo que esforços serão envidados para corrigir as distorções detectadas pelo MEC,

Page 18:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

através da análise estatística do desempenho discente nos últimos 05 anos, nos exames da OAB e no ENADE, com a finalidade de identificar os principais problemas e traçar metas para solucioná-los.

 

AÇÃO 9 – Adoção de processo avaliativo de ensino x aprendizagem

            No que se refere a esta ação, o curso de Direito esta em perfeita sintonia com o Projeto Político Pedagógico atual. No entanto, faz-se necessário uma constante atualização, por isso, propõe-se a desenvolver atividades que objetivem aproximar os alunos da realidade das avaliações, por meio de seminários, palestras, oficinas, simulados, dentre outros.

            Para tanto, foi instituída a COEXT (COMISSÃO ORGANIZADORA DAS ATIVIDADES INSTITUCIONAIS EXTRACURRICULARES DE EXTENSÃO), cuja finalidade é implementar todos os projetos de origem docente ou discente. Através da COEXT estão sendo desenvolvidas diversas atividades, quais sejam: Oficina do Júri; FD nas Escolas; Tribunal Constitucional e Observatório do Direito Tributário.  

            Os alunos participam ativamente do PIBIC e dos Jovens Talentos, alcançando êxitos constantes.

            Mais ações estão previstas para 2014, sempre visando desenvolver a concepção do curso prevista no PPC.

 

3.2 DIMENSÃO 2 – CORPO DOCENTE

 

AÇÃO 10 Implementação do Núcleo Docente Estruturante - NDE

Concepção do PPC: Existe um Projeto Pedagógico atualizado, avaliado e aprovado sendo acompanhado pelo NDE.

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) foi reestruturado pela Portaria 01/2013 GD/FD de 03/01/2013, realiza reuniões semestrais com vista ao acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico e melhorias do curso. É composto pelos membros seguintes: ADRIANO FERNANDES FERREIRA – Mestre/DE; ANANIAS RIBEIRO DE OLIVEIRA JÚNIOR – Mestre/20 h; CLARA MARIA LINDOSO DE LIMA – Mestre 20h; ELIANA MARIA PEREIRA DA FONSECA – Mestre/ DE; FLÁVIA REGINA PORTO DE AZEVEDO – Especialista/ DE; JOSÉ DAS GRAÇAS BARROS DE CARVALHO – Mestre/40 h; JOSÉ ROQUE NUNES MARQUES – Doutor /20 h; MARINA DAS GRAÇAS DE PAULA ARAÚJO – Graduada/DE/PRESIDENTE DO NDE SEBASTIÃO MARCELICE GOMES – Doutor /DE;

A curto prazo será feito a apresentação do PPC ao Corpo Docente da FD com a

Page 19:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

finalidade de mostrar os parâmetros já instalados e a responsabilidade de cada um na concretização do PPC.

É certo que o curso de direito é dinâmico e o conteúdo programático deve sofrer constante atualização de forma acompanhar os ditames legais. Neste diapasão, serão intensificadas as reuniões dos três departamentos (Público, Privado e Aplicado) com vista à concretização deste item, de forma concatenada entre as disciplinas previstas. 

 

AÇÃO 11. Qualificação do Corpo Docente

 

Tal perspectiva possibilita pensar no jurista como um profissional dotado do instrumental técnico, conceitual e hermenêutico necessário para fazer valer, nas diversas subáreas da experiência jurídica, os Direitos Fundamentais da Pessoa Humana, não como uma quimera pensada apenas nas reflexões justeoréticas, mas como uma questão que parte da dimensão reflexiva do Direito para ganhar estofo prático e papel central do cotidiano da experiência jurídica. Neste entendimento, 51% de Professores efetivos, possuem pós-graduação stricto sensu e este fato é algo concreto em relação ao quadro de docentes do curso de Direito da UFAM, conforme segue: Ananias Ribeiro de O Júnior/ Mestre 20h. Procurador da Fazenda Nacional; Aristarcho A J Melo /Graduado 20h. Proc Aristarcho de Araújo Jorge Melo Filho /Especialista 20h. Analista judiciário; Clara Maria lindoso de Lima /Mestre 20h. Procuradora do Estado; Érico Xavier Desterro e Silva /Especialista 20h. Procurador de Contas; Everaldo Luiz Bonfim Fernandes /Mestre 20h. Advogado; Francisca Rita A Albuquerque /Mestre 20h. Desembargadora Federal; Francy Litaiff Abrahim /Especialista 20h. Procuradora do Município; João Thomas Luchsinger /Mestrando 20h. Defensor Público federal; José Roque Nunes Marques/ Doutor 20h . Procurador de Justiça; Juscelino Kubitschek de Araújo /Especialista 20h.  Secretário do tribunal de justiça; Lêda Mara Nascimento Albuquerque /Mestre 20h. Promotora de Justiça do estado; Nasser Abrahim Nasser Netto /Especialista 20h. Promotor de Justiça. Rafael Cândido da Silva /Especialista 20h. Procurador do estado; Rafael da Silva Menezes /Especialista/Doutorando 20h. Analista do Ministério Público; Adriano Fernandes Ferreira /Mestre/Doutorando DE. Conselheiro da OAB; Bruno de Souza Cavalcante /Mestre DE. Advogado; Eliana Mª P. da Fonseca/ Mestre DE. Advogada Flávia Regina Porto de Azevedo /Especialista DE. Advogada; José Ribamar Mitoso de Souza/ Mestre DE. Advogado; Kátia C. Cruz Santos /Especialista DE. Advogada; Marcos Maurício Costa da Silva /Especialista/Mestrando DE. Advogada; Marina das Graças de Paula Araújo /Graduada DE. Juíza aposentada; Sebastião Marcelice Gomes /Doutor DE. Advogado da AGU; Carlos Alberto de M. Ramos Filho /Doutor 40h. Procurador do Estado; Dorinethe dos Santos Bentes /Mestre 40h. Advogada; José das Graças B de Carvalho /Mestre 40h. Procurador do Estado; Lourenço dos Santos Pereira Braga /Graduado 40h. Procurador do Estado; Maurílio Casas Maia /Mestre 40H. Defensor Público do Estado.

Para aqueles docentes que não têm pós Graduação stricto Sensu será viabilizado um plano de capacitação através da elaboração do Plano efetuado pelo NDE para posterior

Page 20:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

aprovação nas Instâncias Superiores da UFAM.

 

AÇÃO 12. Regime de Trabalho (33% adote regime integral ou parcial)

 Quando da realização de concurso para o Magistério Superior tem sido exigido do candidato a adoção do regime de tempo parcial e integral. Esta exigência tem se intensificado de forma que no último concurso (2013), foram ofertadas (03) três vagas para docente de 40 h e uma para dedicação exclusiva.

Atualmente o curso conta com 29 professores, sendo (15) quinze em regime de tempo parcial e (14) quatorze em tempo integral (40 horas e DE), conforme descrição abaixo:

Ananias Ribeiro de O Júnior/ Mestre 20h;Aristarcho A J Melo /Graduado 20h; Aristarcho de Araújo Jorge Melo Filho /Especialista 20h; Clara Maria Lindoso de Lima /Mestre 20h; Érico Xavier Desterro e Silva /Especialista 20h; Everaldo Luiz Bonfim Fernandes /Mestre 20h; Francisca Rita A Albuquerque /Mestre 20h; Francy Litaiff Abrahim /Especialista 20h; João Thomas Luchsinger /Mestrando 20h; José Roque Nunes Marques/ Doutor 20h;  Juscelino Kubitschek de Araújo /Especialista 20h; Lêda Mara Nascimento Albuquerque /Mestre 20h; Nasser Abrahim Nasser Netto /Especialista 20h;  Rafael Cândido da Silva /Especialista 20h; Rafael da Silva Menezes /Especialista/Doutorando 20h; Adriano Fernandes Ferreira /Mestre/Doutorando ( DE); Bruno de Souza Cavalcante /Mestre (DE); Eliana Mª P. da Fonseca/ Mestre (DE); Flávia Regina Porto de Azevedo /Especialista  (DE); José Ribamar Mitoso de Souza/ Mestre (DE); Kátia C. Cruz Santos /Especialista (DE); Marcos Maurício Costa da Silva /Especialista/Mestrando (DE); Marina das Graças de Paula Araújo /Graduada DE Sebastião Marcelice Gomes /Doutor (DE); Carlos Alberto de M. Ramos Filho /Doutor 40h; Dorinethe  dos Santos Bentes /Mestre 40h; José das Graças B de Carvalho /Mestre 40h; Lourenço dos Santos Pereira Braga /Graduado 40h; Maurílio Casas Maia /Mestre 40H;

            Há perspectivas de surgirem 6 novas vagas docentes a serem preenchidas por concurso em virtude da aposentadoria e relotação de alguns professores a saber: Oldeney Sá Valente (aposentado), Walisney de Souza Oliveira (relotado), Aristarcho Araújo Jorge de Melo (em vias de aposentadoria), Raimundo Silva (em vias de aposentadoria) e Francisca Rita A. Albuquerque (em vias de aposentadoria). Além disto existe uma vaga que se encontra sub-júdice , da professora exonerada Carolini Guedes da Silveira Colares. Quando da realização do concurso, será exigido regime de dedicação exclusiva e qualificação stricto sensu.

            Desta forma é possível considerar esta ação como concluída em virtude dos índices apontados e dos detalhamentos explicitados anteriormente.

 

AÇÃO 13. Experiência Profissional do Corpo Docente

Page 21:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

 

            A Faculdade de Direito sempre primou e continua a primar em suas contratações a observância da experiência profissional, adotando o critério de exigir pelo menos 03 anos de atuação na área, como, por exemplo o caso do professor de Prática Jurídica Real.

            Desta forma o critério a ser adotado para as próximas contratações, continuará sendo os 03 anos de atuação e experiência na área.

            Assim, dos 29 professores atualmente vinculados ao curso, todos apresentam experiência, sendo atingido em 100% a realização da meta.

            Atualmente constam no corpo docente: Advogados atuando tanto na esfera privada, na AGU, Procuradores da Fazenda do Estado e Município, do Tribunal de Contas, do Estado, Juízes Aposentados, Desembargador Federal, Promotores do Estado, Defensores Públicos do Estado além de Analista do Judiciário, como restou demonstrado.

 

3.3 DIMENSÃO 3 – INFRAESTRUTURA       

 

AÇÃO 14: Disponibilização de salas de aulas satisfatórias quanto aos seguintes aspectos:

 

14.1 Quantidade de Alunos por Turma

             Cumprindo os ditames pedagógicos previstos no PPC, a FD recebe anualmente, cerca de 64 alunos (sessenta e quatro) via SISU e cada sala de aula comporta até 75 (setenta e cinco) alunos, mas normalmente são matriculados 65 (sessenta e cinco) por turma.

            Atualmente estão matriculados 315  alunos no curso diurno e  307 no noturno. A evasão e desistência é mínima.  A retenção não chega a 1% (um por cento).

            Em 2013 formou-se a última turma da grade de 1997 e em 2014 se formará a primeira turma da grade de 2009, reformulado pelo novo PPC.

 

14.2 Disponibilidades de Equipamentos Auxiliadores

 

É sabido que o sinal da internet no Brasil deixa muito a desejar e em se tratando do

Page 22:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

Estado do Amazonas o problema é agravado em razão das peculiaridades geográficas da região. Apesar disso a UFAM dispõe de rede de fibra ótica em toda a área do Campus Universitário, atendendo à comunidade universitária em geral. Porém, reconhece-se a necessidade de melhoria e ampliação do sinal, favorecendo grandemente a vida dos estudantes e servidores em geral. Para tanto estima-se que com ingentes esforços seja efetuada melhoria na rede e no sinal, otimizando a comunicação e acesso virtual.

Destaca-se como outro grande fator complicador a inserção da UFAM em um fragmento urbano de floresta, o que em muito dificulta a recepção de sinal, tanto da internet quanto da telefonia móvel que constantemente se vê prejudicada pela queda de árvores e derrubada de postes e fios de transmissão.

Sobre a comunicação telefônica existe previsão de licitação voltada para as concessionárias de rede móvel com a colocação de torre de modo a minimizar os problemas ocasionados pela dificuldade de recepção do sinal em virtude de área de floresta densa.

            A FD dispõe ainda dos equipamentos auxiliadores seguintes: 07 (sete) datas show, 2 (duas) filmadoras, TV’s, computadores na Biblioteca e sala de estudo individual. A curto prazo será disponibilizada uma sala para estudo em grupo. 

 

14.3 Dimensões em Função de Aluno por Turma

 

            Essa dimensão está plenamente dentro dos parâmetros exigidos pelo MEC.

 

14.4: Limpeza

 

Essa ação está sendo realizada de forma diária, inclusive aos sábados, sem solução de continuidade. Os ambientes, externo e interno, são semanalmente lavados, encerados e feita a limpeza profunda. Diariamente é feita a higienização das salas e banheiros bem como dos ambientes externos.

 

14.5: Iluminação.

 

No aspecto iluminação das salas de aula já é realizado um processo de verificação constante das lâmpadas, e da fiação, processo esse que segue em ação contínua para a realização dos ajustes e manutenção necessária quando ocorrer queima de lâmpadas,

Page 23:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

e/ou mau funcionamento de interruptores etc. Para tanto dois servidores são incumbidos dessa verificação cotidiana, acionando a empresa sempre que ocorrer problema no setor.

 

14.6 Acústica

 

            O prédio da FD foi construído de forma ecologicamente correta, tendo uma excelente acústica, sendo desnecessário o uso de equipamento eletrônico para a realização das aulas.

 

14.7: Ventilação

            Todas as salas são climatizadas por ar-condicionado tipo split, os quais são alvos constantes de manutenção.

 

14.8 Acessibilidade

 

            Atualmente não existe a rampa de acesso para o segundo piso dos blocos das salas de aula, o que será construído no prazo de 1 (um) ano. Mas já existe acesso para cadeirantes nas calçadas externas.

 

14.9 Conservação

 

A FD está instalada num prédio relativamente novo, mas que, devido às intempéries vem sofrendo desgaste. Contudo, a manutenção é continua, evitando a deterioração. Os banheiros são a única nota dissonante, porque devido ao fluxo interno de pessoas estranhas ao curso, acabou por sofrer graves problemas. No prazo de 1 (ano) estarão aptos e dignos de serem usados sem constrangimentos.

 

14.10 Comodidade

 

Embora esteja incrustado no seio de uma floresta urbana, o prédio da FD é moderno e

Page 24:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

oferece comodidade adequada para docente, discente, corpo administrativo e usuários.

É dotado de mobiliário moderno, mesclado com verdadeiras relíquias da era em que foi instalada (1909), criando um conjunto singular, agradável e pitoresco. Os alunos estudam em pequenas mesas que possibilitam uma postura correta durante as aulas.

Por certo que no prazo de 1 (ano) muito mais será melhorado nesta ação.

 

AÇÃO 15: Disponibilizar laboratório de Informática ou Pontos de Wi-fi, com vista a uma análise sistêmica de vários aspectos:

 

15.1 Quantidades de equipamentos X usuário

 

No presente momento, não existe na estrutura física um laboratório de informática que permita aos alunos o acesso digital promovido pela própria Unidade Acadêmica. No entanto, de acordo com a ação 15 inserida no item INFRAESTRUTURA, a Faculdade de Direito deverá, no período previsto de 12 meses, instalar um laboratório de informática, com pontos de internet e respectivos computadores e impressoras, disponíveis aos alunos para acesso durante os períodos matutino, vespertino e noturno. Ao todo, serão disponibilizados 25 (vinte e cinco) computadores completos com acesso às mais modernas informações digitais.

 

AÇÃO 16: Garantir um acervo Bibliográfico Básico, com no mínimo de três títulos por unidade curricular, disponíveis na proporção média de um exemplar para 10 alunos ingressantes (estes livros deverão estar tombados junto ao Patrimônio da UFAM).

O Sistema de Bibliotecas da UFAM (SISTEBIB/UFAM) é composto por uma Biblioteca Central que gerencia as treze bibliotecas setoriais instaladas em Manaus e  cinco unidades do interior do Estado. Dentre as Setoriais encontra-se a Biblioteca Marieth Neves, da Faculdade de Direito, recentemente reformada após princípio de incêndio ocorrido em 13 de maio de 2013, o qual danificou o patrimônio tanto bibliográfico quanto material. No que tange as questões ligadas a esta biblioteca, a prioridade se configura com a ampliação da oferta de recursos informacionais por meio da aquisição de obras impressas e promoção do acesso ao ambiente digital. Para tanto, o SISTEBIB está implantando Programa de Transcompetecia Informacional destinado a habilitar o usuário do para interagir com diversas plataformas, ferramentas e meios de digitais existentes para a área jurídica além de promover, em parceria com a CAPES, Feira de Recursos Informacionais, com o intuito de favorecer o contato direto do aluno e docente, com os fornecedores da base de dados. Ainda no que tange a capacitação para o acesso aos recursos digitais, o Sistema consolidará a confecção de tutorais que permitam ao

Page 25:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

usuário tomar conhecimento de elementos que favoreçam sua mobilidade para uso de tais recursos. O SISTETBIB, com apoio da Pro Reitoria de Inovação Tecnológica, encaminhou para a Agência Brasileira da Inovação (FINEP) um projeto para implantação do Repositório Institucional com intuito de criar um ambiente adequado para armazenar e disponibilizar a produção acadêmica e científica da UFAM. Ademais, a FD contará com um espaço na nova edificação de quatro pavimentos, para instalar a Biblioteca Setorial do Setor Norte no Campus Universitário de Manaus, a qual contará com os mais modernos padrões existentes, no ramo.

Em relação ao acervo bibliográfico físico, é realmente deficitário, mas desde junho/2013, já estão sendo corrigidas tais fragilidades, com as seguintes ações em andamento: Por meio dos pregões nº 50 e 51, foram licitados 443 (quatrocentos e quarenta e três) títulos do Tribunal Superior do Trabalho. Estão sendo viabilizados contatos com empresas privadas e tribunal de Justiça para receber mais doações, o que se concretizará no prazo de um ano.

 

AÇÃO 17: Núcleo de Prática Jurídica:

 

17.1: Assegurar que o Núcleo de Prática Jurídica possua:

 

(a) Regulamento específico > já existe e foi reorganizado no novo PPC.

 

(b) Atividades de Práticas Jurídica Simulada > a Prática Jurídica Simulada é praticada através das disciplinas PRÁTICA JURÍDICA SIMULADA I (cível), II (trabalho), III (criminal), via as quais os alunos se preparam adequadamente para enfrentar situações reais no Núcleo de Prática Jurídica. Cada etapa da disciplina é estudada em 75 h (setenta e cinco horas), o que implica numa simulação equivalente a 225 (duzentos e vinte e cinco horas) aula.     

(c) Promoção de Visitas Orientadas > são feitas através de práticas simuladas.

(d) Atendimento à demanda do curso > sempre atendeu, não havendo problemas de retenção neste setor.

 

17.2: Assegurar que no Núcleo de Prática Jurídica, sejam desenvolvidas atividades de:

 

Page 26:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

(a) Arbitragem > é feita através da CAMAM/AM em programa específico. No prazo de 01 (um) ano será inserido diretamente no Núcleo de Práticas Jurídicas, via convênio com aquela Câmara;

(b) Conciliação > realizada tanto no Núcleo quanto no Polo e CEJUSCON;(c) Negociação > realizada tanto no Núcleo quanto no CEJUSCON.

(d) Mediação > realizada tanto no Núcleo e no CEJUSCON.

(e) Prática Jurídica Real > é cursada em dois semestres letivos, em 180 h  (90 cada), contando com a participação maciça dos alunos matriculados na disciplina Prática Jurídica Real I e II. Em 2013 foram atendidas: 1.393 pessoas carentes, redundando no ajuizamento de 174 ações e 153 audiências.

 

 

4. CONCLUSÃO

 

 

            Após completar 105 (cento e cinco) anos de existência, a Faculdade de Direito /UFAM viu solapada seus alicerces acadêmicos e administrativos através de um conceito insatisfatório junto ao MEC.

            Acostumada a grandes vitórias e loas, a FD/UFAM é responsável pela formação acadêmica de grandes Juristas de renome internacional, ocupantes altos cargos no cenário público brasileiro.

            Os alunos ostentam com orgulho o “selo FD/UFAM” pois um diplomado nesta faculdade é garantia de competência e idoneidade profissional.

            Receber um conceito insatisfatório junto ao MEC foi, no primeiro momento, um impacto grandioso. Passado aquele momento, foi a hora de rever valores, ações, ideias e conceitos. A gigante acordou. Afinal, estava comodamente assentada em louros passados e presentes, mas, isto não é tudo.

            Assim, via a presente PROPOSTA DE TERMO DE COMPROMISSO, a FD /UFAM, contará com o apoio irrestrito da Administração Maior (Reitoria) e da Comunidade Acadêmica como um todo (Professores, Alunos e Administrativos). São 622 (seiscentos e vinte dois) alunos matriculados, 29 (vinte e nove) professores e 07 (sete) servidores de mãos dadas, coesos, visando um único objetivo VOLTAR A RECEBER O CONCEITO 05 (CINCO) DO MEC.

            É com orgulho que a “joia da coroa” da UFAM se compromete a sanar as

Page 27:  · Web viewAto Renovação de Reconhecimento de Curso - Bacharelado em DIREITO Nº do Processo: 201361317 Descrição do processo: PROPOSTA DO PROTOCOLO DE COMPROMISSO ... A IES

fragilidades no prazo comprometido.

 

 Manaus, 16 de Janeiro de 2014.     

 

 

 

   3 - Comissão de Acompanhamento do Protocolo de Compromisso

Membro(s) da Comissão de Acompanhamento do Protocolo de Compromisso cadastrado(s)

Nome Telefone E-mail CargoANANIAS RIBEIRO DE OLIVEIRA JUNIOR

9284070697 [email protected] Docente

FABÍOLA RODRIGUES COSTA

92 3305-4119 [email protected] TAE -

PedagogaFlavia Regina Porto De Azevedo 91113002 [email protected] Docente

Marina Das Gracas De Paula Araujo Coordenador(a)

9281818900 [email protected] Docente

Rozana De Medeiros Sousa GalvÃo 91426193 [email protected] Docente

  4 - Prazo para cumprimento do Protocolo de Compromisso Data limite para cumprimento: 16/01/2015 Dias acordados para cumprimento: 365

Contatos: Regulação e Supervisão - 0800-616161, opção 07, seguida da opção 01, Segunda a Sexta-Feira das 08:00 às 20:00 (Horário de BrasíTaxas e Avaliações do INEP - 0800-616161, opção 03, Segunda a Sexta-Feira das 07:50 às 20:00 (Horário de Brasília).Ministério da Educação - 2016