· web viewa lei 5194/66 trata da composição dos plenários do confea e creas e a...

22
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA PROPOSTA Nº01/2016-CREA-SP Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP Data e Hora de Envio: 7/7/2016 5:15:00 PM EIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedade Título da Proposição: PUBLICIDADE DAS SESSÕES PLENÁRIAS I – Situação existente: Falta de conhecimento pelos profissionais e pela sociedade das decisões proferidas nos CREAs, uma vez que suas sessões plenárias não são transmitidas pela internet. A instabilidade na transmissão da sessão plenária do CONFEA. II – Descrição da Proposição Implantar a transmissão em tempo real ?on line?, com som e imagens, pela internet das sessões plenárias dos CREAs e melhorar a qualidade da transmissão das sessões plenárias do CONFEA, de forma a assegurar os princípios da administração pública: da publicidade e da transparência. III – Justificativa Assegurar a publicidade e transparência das decisões proferidas pelos plenários dos Conselhos Estaduais e Federal. IV – Fundamentação legal Lei 5194/66, Lei 12.527/11- Lei da Transparência Pública V – Sugestão de mecanismo de implantação Adequação dos ambientes nos quais se realizam as sessões plenárias, aquisição de equipamentos para transmissão de som e imagem via internet e contratação de serviços de conexão de internet que suporte a transmissão com qualidade e grande número de acessos.

Upload: ngodien

Post on 20-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Web viewA Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº01/2016-CREA-SP

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP

Data e Hora de Envio: 7/7/2016 5:15:00 PMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: PUBLICIDADE DAS SESSÕES PLENÁRIASI – Situação existente:Falta de conhecimento pelos profissionais e pela sociedade das decisões proferidas nos CREAs, uma vez que suas sessões plenárias não são transmitidas pela internet. A instabilidade na transmissão da sessão plenária do CONFEA.

II – Descrição da ProposiçãoImplantar a transmissão em tempo real ?on line?, com som e imagens, pela internet das sessões plenárias dos CREAs e melhorar a qualidade da transmissão das sessões plenárias do CONFEA, de forma a assegurar os princípios da administração pública: da publicidade e da transparência.III – JustificativaAssegurar a publicidade e transparência das decisões proferidas pelos plenários dos Conselhos Estaduais e Federal.

IV – Fundamentação legalLei 5194/66, Lei 12.527/11- Lei da Transparência Pública

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoAdequação dos ambientes nos quais se realizam as sessões plenárias, aquisição de equipamentos para transmissão de som e imagem via internet e contratação de serviços de conexão de internet que suporte a transmissão com qualidade e grande número de acessos.

Page 2:  · Web viewA Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº02/2016-CREA-SP

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP

Data e Hora de Envio: 7/7/2016 5:24:16 PMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: FiscalizaçãoI – Situação existente:Atividades técnicas afetas ao Sistema Confea/Crea/Mútua desenvolvidas sem a efetiva participação de profissional habilitado.

II – Descrição da ProposiçãoPromover ações nacionais de fiscalização, de forma a constatar a efetiva participação de profissional habilitado, e o cumprimento do salário mínimo profissional estabelecido em Lei.

III – JustificativaProteger a sociedade, assegurando a participação de profissional habilitado nas atividades técnicas fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea/Mútua.

IV – Fundamentação legalCumprimento da Lei nº 5.194/66, Lei 4950A/66, Lei 6.496/77, e Resolução 1008/04, do Confea.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoFiscalização efetiva pelos CREAs das atividades afetas à fiscalização do Sistema Confea/Crea/Mútua.

Page 3:  · Web viewA Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº03/2016-CREA-SP

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP

Data e Hora de Envio: 7/7/2016 5:27:14 PMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: Proporcionalidade no Plenário do ConfeaI – Situação existente:A Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade. Tramita na Câmara Federal a PL 5900/05 relativa a federalização da composição do Plenário do Confea. Enquanto a PL é convertida em Lei o plenário do Confea não conta com representantes de todos os estados da federação e o Distrito Federal.II – Descrição da ProposiçãoEstabelecer o número mínimo de 01 e máximo de 08 Conselheiros representantes por Conselho Regional no Plenário do Confea, definidos segundo 06 faixas que levam em consideração o número de profissionais registrados em cada estado:De 1.717 a 10.000 MS/AL/MA/PB/PI/SE/AC/AM/AP/RO/RR/TO ---01 ConselheiroDe 10.001 a 20.000 DF/GO/MT/CE/PE/RN/PA/ES --------------- ---02 ConselheirosDe 20.001 a 50.000 SC/BA -----------------------------------------------03 ConselheirosDe 50.001 a 90.000 PR/RS -----------------------------------------------04 ConselheirosDe 90.001 a 150.000 MG/RJ ------------------------------------------ ---05 Conselheiros+ De 150.001 SP ------------------------------------------------------------08 ConselheirosIII – JustificativaGarantir a representatividade proporcional ao número de profissionais registrados em cada Conselho regional.

IV – Fundamentação legalLei 5194/66

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoO Sistema Confea/Crea/Mútua deve preparar a minuta de Projeto de Lei e apresentar ao Congresso Nacional.

Page 4:  · Web viewA Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº04/2016-CREA-SP

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP

Data e Hora de Envio: 7/7/2016 5:29:40 PMEIXO REFERENCIAL: 2. Tecnologia e inovaçãoTítulo da Proposição: Anotação de Responsabilidade TécnicaI – Situação existente:O formulário de preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica ? ART permite que o profissional preencha no campo específico qualquer atividade, mesmo que ela não esteja dentre as suas atribuições.

II – Descrição da ProposiçãoFiltrar o preenchimento da ART permitindo somente as atividades nas quais o profissional possua atribuição, impedindo a emissão de ARTs fora deste cenário.

III – JustificativaCoibir a exorbitância profissional e facilitar o preenchimento da ART.

IV – Fundamentação legalLei 6.496/77

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoCriação de instrumentos limitadores de acesso ao preenchimento de ART em função das características e perfis individuais dos profissionais.

Page 5:  · Web viewA Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº05/2016-CREA-SP

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP

Data e Hora de Envio: 7/7/2016 5:31:24 PMEIXO REFERENCIAL: 2. Tecnologia e inovaçãoTítulo da Proposição: Autoridade Certificadora DigitalI – Situação existente:O Sistema Confea/Creas/Mútua não possui um serviço para Certificação Digital do profissional.

II – Descrição da ProposiçãoO Sistema Confea/Creas/Mútua passe a atuar como Autoridade Certificadora, disponibilizando aos profissionais um serviço que agilize a autenticação de documentos.

III – JustificativaNa atualidade, com o uso dos vários meios eletrônicos para o exercício da profissão, é imprescindível a validação eletrônica da informação gerada. Isto agiliza os procedimentos e valida a eficiência do trabalho.

IV – Fundamentação legalLei 5.194/66

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoDisponibilizar o serviço mediante a utilização de plataforma específica, por exemplo: o e-CPF, que viabilize o serviço aos profissionais.

Page 6:  · Web viewA Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº06/2016-CREA-SP

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP

Data e Hora de Envio: 7/7/2016 5:33:32 PMEIXO REFERENCIAL: 2. Tecnologia e inovaçãoTítulo da Proposição: Sistema Único InformatizadoI – Situação existente:As informações disponibilizadas no sistema SIC do CONFEA são desatualizadas e não podem ser utilizadas sem a devida confirmação do CREA de origem gerando insegurança e prejuízos para os profissionais.

II – Descrição da ProposiçãoPropõe-se que seja criada uma integração nacional quanto à regularidade do pagamento das anuidades, cadastro dos profissionais, e disponibilização de informações para a consulta da sociedade.

III – JustificativaAtender a Lei 12.527/11- Lei da Transparência Pública, assegurando a existência de um cadastro único e atualizado sobre as suas informações registradas no Sistema Confea/Crea/Mútua.

IV – Fundamentação legalLei 12.527/11- Lei da Transparência Pública

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoDesenvolvimento de um Sistema que converse com todos os sistemas implantados nos CREAs, de forma que, as informações quando inseridas pelos CREAs sejam imediatamente retransmitidas para o Banco de Dados Unificado do Confea.

Page 7:  · Web viewA Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº07/2016-CREA-SP

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP

Data e Hora de Envio: 7/7/2016 5:37:04 PMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Certidão de Acervo GratuidadeI – Situação existente:Cobrança para emissão do Acervo Técnico Profissional.

II – Descrição da ProposiçãoGratuidade para a emissão do Acervo Técnico Profissional, visando a redução nos custos da atuação do profissional e incentivando-o a acervar seus trabalhos, aumentando assim as emissões de ART.

III – JustificativaOs profissionais pedem para que a emissão de sua certidão de acervo seja gratuita, reduzindo seus custos de atuação. Com a crise política e econômica que o país atravessa e a necessidade da busca por novos campos de atuação, o custo da certidão pode representar um obstáculo.IV – Fundamentação legalResolução 1025/09 do Confea; Resolução 1066/15, do Confea

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoAlterar o artigo 73 da Resolução 1025/09, do Confea, nos termos da proposta.

Page 8:  · Web viewA Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº08/2016-CREA-SP

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP

Data e Hora de Envio: 7/8/2016 9:40:37 AMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Certidão de Acervo Técnico Autenticação do Atestado de Capacidade TécnicaI – Situação existente:O Atestado de Capacidade Técnica apresentado para a obtenção da Certidão de Acervo Técnico ? CAT, atualmente, não é autenticado pelo Sistema Confea/Crea/Mútua e também não faz parte da CAT.

II – Descrição da ProposiçãoQue o Sistema Confea/Crea/Mútua autentique o Atestado de Capacidade Técnica apresentado para a obtenção da Certidão de Acervo Técnico ? CAT e que este documento passe a fazer parte da CAT.

III – JustificativaImportância do reconhecimento da autenticidade pelo Sistema Confea/Crea/Mútua no Atestado de Capacidade Técnica e tornando-o parte da CAT desta forma evitando a falsificação deste documento.

IV – Fundamentação legalLei 5.194/66; Resolução 1025/09, do Confea

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoQue o Sistema Confea/Crea/Mútua autentique o Atestado de Capacidade Técnica e este documento passe a integrar a CAT.

Page 9:  · Web viewA Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº09/2016-CREA-SP

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP

Data e Hora de Envio: 7/8/2016 9:42:28 AMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Colégio de Coordenadores NacionaisI – Situação existente:Atualmente não existe um fórum consultivo dos Coordenadores Nacionais das Câmaras Especializadas dos Creas.

II – Descrição da ProposiçãoInstituição do Colégio de Coordenadores Nacionais de Câmaras Especializadas para tratar de assuntos relativos as câmaras, em especial a fiscalização e atribuições que envolvem mais de uma modalidade profissional.

III – JustificativaOs entendimentos conjuntos visando a unidade de ação nacional e a maximização da eficiência dos Creas e de suas Câmaras Especializadas em benefício dos profissionais e da sociedade.

IV – Fundamentação legalLei 5.194/66; Resolução 1.012/05, do Confea

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoImplementação pelo Confea.

Page 10:  · Web viewA Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº010/2016-CREA-SP

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP

Data e Hora de Envio: 7/8/2016 9:45:21 AMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Confea definir competências/atribuiçõesI – Situação existente:Sombreamento entre as profissões fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea/Mútua. Ausência de Consenso Nacional sobre as atribuições das modalidades profissionais. Há um conflito de entendimento também entre as Câmaras Especializadas.II – Descrição da ProposiçãoRegulamentação pelo Confea, através de Resolução, das competências e atribuições específicas de cada profissão do Sistema, tendo como parâmetros a legislação e a formação acadêmica, de forma a padronizar a aplicação da legislação e evitar interpretações divergentes.III – JustificativaA situação atual gera insegurança jurídica, porque a interpretação não é unificada, gerando divergência de compreensão entre Câmaras de um mesmo Regional, e entre os Regionais.

IV – Fundamentação legalLei 5194/66, Lei 5.524/68; Decreto 23.569/33, Decreto 23.196/33; Decreto 90.922/85; Decreto 4560/02; e demais legislações do Sistema Confea/Crea/ Mútua.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoQue o Confea após análise e estudos elabore Resolução sobre o assunto definindo detalhadamente as atribuições e áreas de atuação de cada modalidade profissional.

Page 11:  · Web viewA Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº011/2016-CREA-SP

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP

Data e Hora de Envio: 7/8/2016 9:48:01 AMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Ensino à Distância EADI – Situação existente:Cursos de diversas áreas fiscalizados pelo sistema Confea/Crea/Mútua são oferecidos na modalidade: Ensino à Distância - EAD.O Decreto 5622/05 que disciplina o EAD não prevê a participação do sistema Confea/Crea/Mútua, apesar de contemplar a participação de outros Conselhos Profissionais, para análise e concessão de autorização de funcionamento do curso.

II – Descrição da ProposiçãoFiscalização do cumprimento dos itens presenciais constantes da proposta pedagógica aprovada pelo MEC, em especial as aulas presenciais de laboratório. E a inclusão do sistema Confea/Crea/Mútua no rol dos Conselhos enumerados no art. 23 do Decreto 5.622/05.III – JustificativaA expansão de cursos de EAD sem a devida fiscalização de que os alunos tenham cumprido os requisitos mínimos estipulados no projeto pedagógico, resulta na entrada do mercado de trabalho de profissionais não qualificados gerando riscos para a sociedade.IV – Fundamentação legalLei 5194/66; artigo 23 do Decreto 5622/05

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoAlteração do artigo 23 do Decreto 5622/05, que disciplina o EAD, incluindo o sistema Confea/Crea/Mútua e a criação de dispositivo legal que obrigue a fiscalização do cumprimento dos itens presenciais descritos na proposta pedagógica.

Page 12:  · Web viewA Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº012/2016-CREA-SP

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP

Data e Hora de Envio: 7/8/2016 9:49:41 AMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: ENSINO DE LEGISLAÇÃO DO SISTEMAI – Situação existente:Não há nas instituições de ensino da área tecnológica a obrigatoriedade de constar na grade curricular disciplinas sobre a legislação relativa ao sistema Confea/Crea/Mútua.

II – Descrição da ProposiçãoObrigatoriedade do ensino da legislação relativa ao Sistema Confea/Crea/Mútua (Lei 5194/66, Atribuições, Anotação de Responsabilidade Técnica, Acervo Técnico, Código de Ética Profissional, etc.) nos cursos técnicos e superiores da área tecnológica.III – JustificativaA falta de conhecimento da legislação, pelos profissionais recém-formados, cria condições para que infrações sejam cometidas.

IV – Fundamentação legalLei 5194/66

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoConvênio ou Acordo com o MEC propondo alterar as Resoluções que tratam das diretrizes curriculares nacionais inserindo a obrigatoriedade do ensino da legislação relativa ao Sistema Confea/Crea/Mútua.

Page 13:  · Web viewA Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº013/2016-CREA-SP

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP

Data e Hora de Envio: 7/8/2016 9:51:32 AMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Incentivar a Participação FemininaI – Situação existente:Atualmente não há uma participação significativa das mulheres do Sistema Confea/Crea/Mútua nos cargos com mandato e no corpo diretivo dos Conselhos Federal e Estaduais.

II – Descrição da ProposiçãoIncentivar e criar mecanismos para promover o incremento da participação feminina nos cargos com mandato (Conselheiras e Inspetoras) e corpo diretivo dos Conselhos Federal e Estaduais.

III – JustificativaPor uma questão histórica há uma reduzida participação feminina, nos cargos com mandato no Sistema Confea/Crea/Mútua e isto precisa se equilibrar, uma vez que há um numero crescente de mulheres registrando-se no sistema que carecem de uma maior representação.IV – Fundamentação legalLei 5.194/66 quanto a representatividade dos profissionais registrados

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoCriar programas de incentivo e promover a participação feminina no Sistema Confea/Crea/Mútua.

Page 14:  · Web viewA Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº014/2016-CREA-SP

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP

Data e Hora de Envio: 7/8/2016 9:53:18 AMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Atribuição TecnólogoI – Situação existente:Limitação de atuação do profissional tecnólogo dentro de sua área de formação.

II – Descrição da ProposiçãoAlteração da Resolução 313/86, do Confea, ampliando as atribuições dadas aos tecnólogos, de maneira a serem compatíveis com o conhecimento adquirido na graduação.

III – JustificativaA Resolução 313/86, do Confea é restritiva para os tecnólogos, quando comparada com a formação acadêmica recebida por estes profissionais.

IV – Fundamentação legalDecreto-Lei 8620/46, Resolução 313/86, do Confea.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoRevisão e alteração da Resolução 313/86, do Confea.

Page 15:  · Web viewA Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº015/2016-CREA-SP

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP

Data e Hora de Envio: 7/8/2016 10:58:25 AMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: Criminalizar o Exercício ilegal da Profissão e Penalizar Profissionais envolvidos em corrupçãoI – Situação existente:O Projeto de Lei PL 6699/02 (PL 6.994/02 apensado ao PL 6699/02) que trata da inclusão como crime o exercício ilegal da profissão de engenheiro e agrônomo está em tramite na Câmara dos Deputados, aguardando para ser pautado.

II – Descrição da ProposiçãoO Confea deve acompanhar e realizar gestões para que o Projeto de Lei PL 6699/02, bem como, penalizar com maior rigor os profissionais do Sistema.

III – JustificativaMaior penalização dos profissionais que envolverem-se em casos de corrupção, desvio de verba pública, falhas técnicas e tragédias, e criminalização de leigos.

IV – Fundamentação legalAlterar o Decreto-Lei nº 2.848/40 por meio do Projeto de Lei PL 6699/02 (PL 6.994/02 apensado ao PL 6699/02)Lei 5194/66; Resolução 1002/02, do Confea; Resolução 1004/03, do Confea

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoQue o Confea faça gestões para a inclusão deste projeto na pauta Câmara dos Deputados e demais procedimentos para a sua tramitação final e promulgação como lei. E promova a abertura de processo para apuração de falta ética disciplinar dos profissionais envolvidos, no exercício profissional, em escândalos de corrupção, desvio de verbas públicas e tragédias ocorridas por falhas técnicas.

Page 16:  · Web viewA Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº016/2016-CREA-SP

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP

Data e Hora de Envio: 7/8/2016 11:02:13 AMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: Celebrar ConvêniosI – Situação existente:O Sistema Confea/Crea/Mútua está distante de outros órgãos e entidades limitando a ação do Sistema.

II – Descrição da ProposiçãoCelebrar convênios com instituições de ensino, com a administração pública e com entidades fiscalizadoras, de forma a ampliar a atuação do Sistema Confea/Crea/Mútua e promover o aprimoramento profissional.

III – JustificativaConvênios com:- instituições de ensino, para promover o aprimoramento profissional;- administração pública, permitindo ao profissional o melhor desenvolvimento de suas atividades;- entidades fiscalizadoras, ampliando a abrangência da fiscalização do Sistema Confea/Crea/Mútua.

IV – Fundamentação legalLei 5.194/66; Lei 13.204/2015 - que trata do regime jurídico das parcerias voluntárias.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoCelebrar convênios, de mútua colaboração, com instituições de ensino, administração pública e entidades como, por exemplo, a Junta Comercial, Cartórios, Ministério Público, Estado; Prefeituras, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, ANVISA, dentre outros.

Page 17:  · Web viewA Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº017/2016-CREA-SP

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP

Data e Hora de Envio: 7/8/2016 11:04:19 AMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: Licitação: Obras e Serviços de EngenhariaI – Situação existente:A Lei 8.666/93 é ampla e não consegue evitar projetos inexatos, aditivos infindáveis, superfaturamentos, bem como, atrasos e execuções de forma inadequadas. Está previsto nesta lei, o seguro-garantia, porém seu uso, no país, é pequeno.II – Descrição da ProposiçãoEdição de uma Lei de licitação específica para os contratos de obras e serviços de engenharia, na qual o seguro-garantia seja obrigatório e aproveitado em todo seu potencial.

III – JustificativaO critério do menor preço não define a proposta mais vantajosa para a Administração Pública, a Lei de licitação deverá exigir:- projetos executivos com planilhas detalhadas obrigatórias pela licitante e- a utilização plena do seguro garantia para obras paralisadas.Dessa forma, coibiria a corrupção, o superfaturamento, aditivos desnecessários, atrasos, projetos inexatos e erros construtivos.

IV – Fundamentação legalLei nº 8.666/93, Lei 5.194/66, Lei 12.462/11 ? RDC, Lei 9784/99 Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoO Sistema Confea/Crea/Mútua deve preparar a minuta de Projeto de Lei de licitação específica para os contratos de obras e serviços de engenharia e apresentar ao Congresso Nacional, no qual o seguro-garantia seja obrigatório e aproveitado em todo seu potencial.

Page 18:  · Web viewA Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº018/2016-CREA-SP

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP

Data e Hora de Envio: 7/8/2016 11:06:20 AMEIXO REFERENCIAL: 2. Tecnologia e inovaçãoTítulo da Proposição: Modernização nos sites e na disponibilização dos serviços e criação de Biblioteca VirtualI – Situação existente:Os serviços prestados pelo Sistema Confea/Crea/Mútua não foram desenvolvidos para funcionarem em aplicativos das plataformas IOS e Androide, os sites dos Creas e do Confea são muito formais, sem interatividade, pouca diversidade de conteúdo, sem informações sobre as diversas profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Creas/Mútua.II – Descrição da ProposiçãoOs sites dos CREAs e do Confea precisam ser mais dinâmicos, com informações sobre as profissões do sistema, criando Biblioteca Virtual. Que os serviços prestados sejam disponibilizados nas plataformas IOS e Androide, e utilizando estas tecnologias em suas fiscalizações.III – JustificativaConstata-se poucos acessos nos sites dos CREAs e Confea, os mesmos poderiam divulgar tecnologias, vídeos e informações da área tecnológica. Facilitar o acesso por celulares e tablets, tornando a fiscalização mais eficaz.

IV – Fundamentação legalLei 5194/66

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoFirmar convênios com instituições de pesquisa da área tecnológica para divulgar os avanços da ciência.

Page 19:  · Web viewA Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº019/2016-CREA-SP

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP

Data e Hora de Envio: 7/8/2016 11:08:17 AMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Restituir Arrecadação aos CreasI – Situação existente:As competências do Conselho Federal e dos Regionais são distintas. O Confea é um órgão essencialmente cartorial, enquanto os Creas possuem atividades de fiscalização, prestação de serviços aos profissionais e análise de um expressivo volume de processos, o que demanda grandes gastos.II – Descrição da ProposiçãoDevolver aos Creas a arrecadação proveniente dos incisos II - taxas, III - emolumentos, IV - quatro quintos da ART e V - multas, do art. 35. O objetivo é sanar, senão minimizar, as dificuldades financeiras dos Creas, especialmente àqueles que se encontram em situação difícil. O objetivo é devolver aos Creas os recursos arrecadados necessários para a criação de novas Câmaras art. 34, alínea b, aprimorando a fiscalização art. 46, alínea e, propiciando o desenvolvimento das atividades de concessão de atribuições, na busca da Eficiência preconizada na alínea b, art. 34, princípio constitucional, que o Confea elabore uma minuta de alteração da Lei n. 5.194/66.III – JustificativaRecentemente, o Confea baixou a Resolução n. 1073/2016 e delegou aos Creas e suas respectivas Câmaras a incumbência constante no art. 10 de concessão de atribuições aos profissionais desde as iniciais passando pelas adicionais até às extensões. Tal necessidade onerará ainda mais os Creas. Além da fiscalização e da instalação de inspetorias, os Creas deverão arcar com as análises dos currículos UM a UM dos profissionais.IV – Fundamentação legalLei n. 5.194/66 e art. 37 da Constituição Federal de 1988

V – Sugestão de mecanismo de implantação1-Primeiramente através de convênios firmados entre o Confea e cada Crea, contemplando a devolução integral da arrecadação daqueles incisos e tendo como base projetos de aplicação. 2- Em paralelo, preparar projeto de lei a ser apresentado ao Congresso Nacional para consolidar definitivamente a proposta, alterando o inciso I, do art. 28, com a seguinte redação: I - quinze por cento do produto da arrecadação prevista no item I do art. 35.Criar grupos para estudar e elaborar uma proposta de Projeto de Lei para atualizar os dispositivos da Lei 5194/66, realizar uma consulta publica dos profissionais e encaminhar a Minuto do Projeto de Lei para apresentar no Congresso Nacional.

Page 20:  · Web viewA Lei 5194/66 trata da composição dos Plenários do Confea e Creas e a representação de escolas e entidades de classe, assegurando um número mínimo e uma proporcionalidade

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº020/2016-CREA-SP

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-SP

Data e Hora de Envio: 7/8/2016 11:10:56 AMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Vencimento AnuidadeI – Situação existente:Vencimento das anuidades de pessoa física e jurídica em 31 de março de cada ano, e o parcelamento, após esta data, incidindo em multa de 20% (vinte por cento), nos termos da Lei 5.194/66.Desconto de 90% (noventa por cento) na primeira anuidade do recém-formado e a ausência de desconto da anuidade para o Inspetor.

II – Descrição da Proposição- Vencimento das anuidades após o primeiro trimestre de cada ano e a possibilidade de parcelamento para as pessoas físicas e jurídicas. Cobrança de multas e juros de acordo com as atuais regras do mercado financeiro.- Desconto para o profissional recém-formado seja de 50% (cinquenta por cento) para a primeira e segunda anuidades.- Inspetores do sistema tenham 50% (cinquenta por cento) de desconto na anuidade em face da atividade honorífica que exercem.

III – JustificativaCriar uma politica de desconto para profissional recém-formado, Inspetores, pessoas físicas e jurídicas.

IV – Fundamentação legalLei 5.194/66; Lei 12.514/11; Resolução 1066/15, do Confea

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoAlteração do artigo 63 § 2º da Lei 5194/66 e alteração do artigo 7º da Resolução 1.066/2015, do Confea, de forma a permitir os descontos desta proposta.