© sinopsys editora e sistemas ltda., 2016 · ontem eu cheguei de viagem, estava na casa da minha...

7

Upload: vuongnga

Post on 27-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

© Sinopsys Editora e Sistemas Ltda., 2016Seus amigos invisíveis: atividade física e bem-estar psicológicoCarmem Beatriz Neulfeld e Davi Gustavo Teixeira Biaggi

Ilustrações/editoração: Mauro Cézar Freitas (Mauzi Estudio)Supervisão editorial: Mônica Ballejo Canto

Todos direitos reservados à Sinopsys EditoraFone: (51) 3066.3690e-mail: [email protected]

Catalogação na publicação: Mônica Ballejo Canto – CRB 10/1023

N482s Neufeld, Carmem Beatriz Seus amigos invisíveis: atividade física e bem-estar psicológico / Carmem Beatriz Neufeld e Davi Gustavo Teixeira Biaggi; ilustrações Mauro Cézar Freitas. – Novo Hamburgo : Sinopsys, 2016. 32p.

ISBN 978-85-64468-79-5

1. Literatura infantil – Psicologia. I. Biaggi, Davi Gustavo Teixeira. II. Freitas, Mauro Cézar. III. Título.

CDU 82-93:159.9-053.3

2 0 1 6

Carmem Beatriz Neufeld • Davi Gustavo Teixeira BiaggiIlustrações Mauzi Estudio

A todos que cedo ou tarde puderam descobrir o prazer do exercício físico e aos que ainda não descobriram que possam fazê-lo, não por pressão ou obrigação, mas pelo simples deleite que ele favorece.

Ao meu parceiro de todas as horas, Davi Biaggi, que me ensina no dia a dia a prática do exercício físico com alegria.

Dedicatória

Às crianças de todas as classes sociais, porque tanto atividade física quanto exercício físico podem ser para todos, com o desejo de que sejam uma semente a germinar em busca de uma vida mais saudável.

À minha amada esposa, Carmem Beatriz, que sempre me apoiou em todas as minhas lutas, sempre vibrou com as minhas conquistas, e, acima de tudo, por ser minha companheira nos exercícios físicos diários que praticamos.

O desenvolvimento físico e socioemocional passa pelas brincadeiras, atividades e exercícios físicos que as crianças aprendem desde cedo. A educação física de uma criança tem impactos importantes sobre a prática de hábitos de vida saudáveis, além de atuar na socialização e ter forte efeito sobre o bem-estar psicológico.

Sendo assim, a prática de atividades e exercícios físicos regulares tem-se mostrado como importante fator de proteção de saúde desde a infância até a vida adulta. O estilo de vida sedentário, por sua vez, pode ser considerado um fator de risco para o desenvolvimento como um todo, além dos seus efeitos sobre o agravamento de sintomas emocionais.

Os estilos de diversão na infância da atualidade têm privilegiado atividades mais sedentárias, como jogos eletrônicos, videogames, por exemplo. Apesar de estas atividades serem prazerosas para as crianças, e atuarem muitas vezes como fatores de proteção contra a violência urbana, parecem influenciar para aumento de doenças metabólicas ou mesmo para a falta de condicionamento físico para atividades cotidianas que exijam força ou resistência física. Em termos socioemocionais, este estilo de vida tende a desenvolver pessoas cuja vitalidade é diminuída e os efeitos de sintomas de ansiedade e humor aumentados.

Esperamos com este livro auxiliar pais, professores e terapeutas a guiarem as crianças para a descoberta da importância da atividade e do exercício físico, enfocando no bem-estar físico e emocional que o mesmo proporciona, apresentando seus benefícios de forma lúdica.

1 Para mais detalhes ver Bracco, MM et al. (2003). Atividade física na infância e adolescência: impacto na saúde pública. Revista de Ciências Médicas, Campinas, v. 12, n. 1, p. 89-97, jan./mar., 2003. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/cienciasmedicas/article/view/1283.

Apresentação

Oi! Eu sou Ana Clara, mas todos me chamam de Clarinha, eu acho que é porque sempre fui pequenininha, a menor da turma na verdade, mas isso não é um problema para mim. Eu tenho 9 anos.

Aqui onde eu moro é muito legal porque tem bastante coisa para fazer. O que mais gosto é de brincar na rua com meus amigos e amigas.

Moramos em uma cidade bem pequena, onde todo mundo se conhece e uns cuidam dos outros.

Desenhe as coisas que você mais gosta de fazer na cidade onde mora.

Ontem eu cheguei de viagem, estava na casa da minha tia Lurdes. Ela mora numa cidade bem grande, com muitas casas, prédios, carros, gente na rua e também muita coisa para se fazer. Eu vou pra lá nas férias da escola.

Eu tenho dois primos, a Lívia de 15 anos e o Matheus que tem a minha idade. Gosto muito de passar as minhas férias com eles.

Escreva o que você mais gosta de fazer nas férias.