ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/edicao_1196.pdf · em breve a pre-feitura irá divulgar a...

12
Ouvidor 13 de Outubro de 2018 • Nº 1196 www.jornalouvidor.com.br Ano 28 Jornal Feliz Dia dos Professores!!! ETEC – Na próxima terça-feira, 16/10, abrem as inscrições para so- licitação da redução da taxa de ins- crição do vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais. O período en- cerra no dia 18/10 (quinta-feira). O vestibulinho das ETEC’s acontece no dia 16/12. Em 2019, haverá em Igaratá o curso de técnico em Con- tabilidade. CINEMA – Nas próximas terças e sextas-feiras (16, 19, 23 e 26/10), o Projeto Cine Clube da Diretoria de Cultura de Santa Isabel, inicia uma série de apresentação de filmes, disponibilizados pelo Museu da Imagem e Som (MIS). Local: Av. República, Nº118, centro. Info.: (11) 4657-3464. ADIADO - Por conta da chuva, a Praça das Artes Kids, que seria reali- zada ontem, 12/10, em Santa Isabel, em comemoração ao Dia das Crian- ças, foi adiada o final de outubro, período em que acontece a Semana Mauricio de Sousa. Em breve a Pre- feitura irá divulgar a nova data. ARCANJO – Começa no próximo sábado, 20/10, a 6º Festa do Bairro Pinhal de São Miguel Arcanjo. Terá show, sorteio de brindes, brincadeiras e muito mais. Presti- gie. Rod. Dom Pedro I, km 19, Bairro Pinhal, em Jacareí. EJA - Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da próxima turma de EJA (Educa- ção para Jovens e Adultos) na E. E. Escola Hyeróclio Eloy Pessoa Bar- ros, no Bairro Vl. Guilherme, em Santa Isabel. Info.: (11) 4656-2711 ou 4656-4662 PREFEITURA TIRA ÔNIBUS DAS RUAS Na tarde de quinta-feira passada a prefeita Fábia Porto anunciou o rompimento do contrato com a P.E.M. Transporte Público Municipal, depois de três anos, colocando fim a um dos tormentos dos isabelenses. Uma nova empresa assumiu o transporte na madrugada de ontem. Leia mais na página 12. Arujá fecha Pronto Atendimento Na próxima sexta-feira, 19/10. o P.A. do Barreto ficará fechado até o dia 24 para mudança de endere- ço. O serviço será transferido para o prédio construído para UPA do bairro, na rua Rogério de Andrade Santos, s/n (antiga rua 30), próxi- mo ao Centro de Convivência da Criança e do Adolescente. Aberta a Temporada de Caça ao Içá - Jardins, parques, gramados e pastos enchem de pessoas à caça da fêmea da formiga saúva que fecun- dadas, na primavera se transformam em içás (ou tanajuras) e partem para formar novos formigueiros. A maioria acaba se transformando em alimento de aves e de apreciadores da culiná- ria indígena. Página 4.

Upload: vuongtruc

Post on 25-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ouvidor13 de Outubro de 2018 • Nº 1196 www.jornalouvidor.com.brAno 28

JornalFeliz Dia dos Professores!!!

ETEC – Na próxima terça-feira, 16/10, abrem as inscrições para so-licitação da redução da taxa de ins-crição do vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais. O período en-cerra no dia 18/10 (quinta-feira). O vestibulinho das ETEC’s acontece no dia 16/12. Em 2019, haverá em Igaratá o curso de técnico em Con-tabilidade.CINEMA – Nas próximas terças e sextas-feiras (16, 19, 23 e 26/10), o Projeto Cine Clube da Diretoria de Cultura de Santa Isabel, inicia uma série de apresentação de filmes, disponibilizados pelo Museu da Imagem e Som (MIS). Local: Av. República, Nº118, centro. Info.: (11) 4657-3464. ADIADO - Por conta da chuva, a Praça das Artes Kids, que seria reali-zada ontem, 12/10, em Santa Isabel, em comemoração ao Dia das Crian-ças, foi adiada o final de outubro, período em que acontece a Semana Mauricio de Sousa. Em breve a Pre-feitura irá divulgar a nova data.ARCANJO – Começa no próximo sábado, 20/10, a 6º Festa do Bairro Pinhal de São Miguel Arcanjo. Terá show, sorteio de brindes, brincadeiras e muito mais. Presti-gie. Rod. Dom Pedro I, km 19, Bairro Pinhal, em Jacareí. EJA - Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da próxima turma de EJA (Educa-ção para Jovens e Adultos) na E. E. Escola Hyeróclio Eloy Pessoa Bar-ros, no Bairro Vl. Guilherme, em Santa Isabel. Info.: (11) 4656-2711 ou 4656-4662

PREFEITURA TIRA ÔNIBUS DAS RUASNa tarde de quinta-feira passada a prefeita Fábia Porto anunciou o rompimento do contrato com a P.E.M.

Transporte Público Municipal, depois de três anos, colocando fim a um dos tormentos dos isabelenses.Uma nova empresa assumiu o transporte na madrugada de ontem. Leia mais na página 12.

Arujá fechaPronto AtendimentoNa próxima sexta-feira, 19/10. o P.A. do Barreto ficará fechado até o dia 24 para mudança de endere-ço. O serviço será transferido para o prédio construído para UPA do bairro, na rua Rogério de Andrade Santos, s/n (antiga rua 30), próxi-mo ao Centro de Convivência da Criança e do Adolescente.

Aberta a Temporada de Caça ao Içá - Jardins, parques, gramados e pastos enchem de pessoas à caça da fêmea da formiga saúva que fecun-dadas, na primavera se transformam em içás (ou tanajuras) e partem para formar novos formigueiros. A maioria acaba se transformando em alimento de aves e de apreciadores da culiná-ria indígena. Página 4.

2 Jornal Ouvidor - Sábado / 13 de Outubro de 2018

EditorialRoberto DrumondNo pé do ouvido!

À ESPERANa semana passada chamei a atenção para a importân-

cia da escolha de senadores e deputados como meio de conter o radicalismo que poderá advir do presidente elei-to no segundo turno. O resultado das urnas mostraram uma condição nova para o país: No senado, apenas 8 das 54 vagas disputadas serão ocupadas por candidatos ree-leitos. Na Câmara, a renovação passa de 50%, demons-trando que a população quer mudanças.

O cenário mostrado na composição do Congresso após a eleição mostra que as legendas partidárias mais tradicionais foram para o espaço, uma “troca de guar-da” como se referem os estudiosos da política. Nessa mudança o PSDB, que por mais de 20 anos representou o antipetismo, perdeu espaço para partidos menores mais identificados com a direita. O PT continua sendo o partido com maior força política dentro do Congres-so com 56 deputados, o PSL de Jair Bolsonaro empla-cou 52 representantes.

Esse resultado faz com que os demais partidos, es-pecialmente os pequenos que cresceram com essa elei-ção, assumam papéis mais destacados na definição dos rumos do país.

A responsabilidade por essa substancial mudança é exatamente a polarização do processo eleitoral. A meu ver ambos os candidatos a presidente foram eleitos pelo medo. Quem votou em Bolsonaro (46% dos votos váli-dos) tem medo da violência urbana, anseia a ordem. Não a ordem unida, como querem fazer crer alguns, mas o país com mais respeito às leis, porque somente respeitan-do as leis é que pode existir democracia.

Os 29% dos eleitores que escolheram Haddad o fize-ram com medo de Bolsonaro, porque esse foi o teor da campanha do PT. O medo de decisões que afetem a legis-lação que hoje conduz o país, como as necessárias refor-mas previdenciária, tributária e política.

Bolsonaro alavancou-se na lava jato, nas denúncias dos crimes cometidos por personagens ligadas ao PT, enquanto Haddad usou o impeachment da Dilma, o discurso da injustiça e a fraqueza de Temer para ga-nhar simpatizantes.

A solução do segundo turno vai estar mais dependente da capacidade dos dois opositores de caminhar para o centro do que de seus discursos ideológicos. Bolsonaro garantiu que não vai fazer alianças, já o PT é especialista nesse tipo de negociação.

ARUJÁENFRENTA – “Quem tem medo de enfrentamento não deve se candidatar”, disse Castelo Alemão na tribuna, acrescentando que por ele já tinha terceirizado as creches municipais. Uma chuva de vaias ecoou na Casa de Leis, as mães de estudantes que acompa-nhavam a sessão viraram as costas para o edil gritando em respos-ta: “você não nos representa”.CRECHE – As mães reclamam que participaram de reuniões com a secretária, mas que ela só apresenta dados econômicos e nenhum de qualidade no serviço que será prestado. Além dos números, é recomen-dável que a Pasta apresente na audiência do dia 18/10, às 18h na Câma-ra, qual será o plano pedagógico da gestão Zé Luiz Monteiro para 2019.CARONA –O vice-prefeito de Arujá e xerife do consumidor em São José do Rio Preto, Dr.Márcio Oliveira,está de volta. Perdeu a eleição para deputado estadual, obtendo nas urnas 1.422 votos em Arujá. Ficou atrás dos ex-colegas da Câmara: Renato Caroba (3.451), Gil do Gás (3.423) e Castelo Alemão (1.488). Aparentemente, retorna à cidade com a vontade de assumir a secretaria de Educação, pegando carona no movimento de mães contra a terceirização das creches. Será que cola? Veremos!

IGARATÁAUTORIZADO – O início dos procedimentos para realizar a licitação para a contratação da empresa que vai realizar a pavimentação da estra-da que liga o centro de Igaratá ao Vale das Montanhas. Serão três qui-lômetros de estrada com infraestrutura de contenção lateral (guias) e galeria de águas pluviais. A obra obteve o financiamento da Desenvol-veSP no valor de 2,5 milhões.AUTORIZADO 2 – A licitação pode ter o seu início agora com a publicação do edital que, segundo o prefeito Celso Palau, será fei-to na próxima semana e apresentação das empresas interessadas. O dinheiro somente será liberado depois da eleição do segundo turno, no dia 28 de outubro.

SANTA ISABELMESA – A última terça-feira os vereadores de Santa Isabel elegeram os novos membros da mesa administrativa que estava desfalcada em fun-ção da extinção dos mandatos dos vereadores Alencar Galbiatti e Mau-rício Platz. Foram eleitos, para o mandato tampão: 3ºvice Vice-Presi-dente: Edson Roberto A. Fontes (Edson Oh Gloria); 3º Secretário: José Eloi Barbosa (Zico).COMISSÕES – Nas comissões legislativas as mudanças atingiram quatro delas: na Comissão de Justiça e Redação sai Luizão Arquiteto e entra Bruna do Pati; na Comissão de Obras, serviços Públicos e Meio Ambiente, sai Luizão e entra Edson Oh Gloria. Na Comissão de Saúde, Assistência Social e Atividades Privadas, sai Márcio Pinho e entra Bru-na do Pati. Na Comissão de Segurança, Transito e Mobilidade Urbana, sai Márcio Pinho e entra Edson Oh Gloria.AVALANCHE - A movimentação de solo na Rua Fausto Dias Pinhei-ro gerou bate boca entre vereadores. O vereador Ademar justificou a sua preocupação com a grande movimentação de terra que pode provocar o desabamento da rua que passa na parte superior e até mesmo causar acidente se alguém cair do local. Questionou o fato que o licenciamento para movimentação foi dado pela prefeitura, que pode autorizar até 1000m³. Mas, no local assegurou ele, foi movimentado no mínimo 6.000 m³ de terra.AVALANCHE 2 - O Vereador Reinaldo optou por usar a Tribuna mais distante de sua cadeira para poder visualizar melhor o vereador Ademar enquanto defendia a autorização para a movimentação de solo. Segundo Reinaldo o galpão localizado na rua acima do local onde está sendo feita a movimentação é de propriedade do vereador Ademar e que ele estaria defendendo interesse próprio.AVALANCHE 3 – Afundado em sua cadeira Ademar ouviu toda a ar-gumentação do Reinaldo e voltou à Tribuna para avisar que se sua pre-ocupação não resultar em nenhuma medida reparadora, vai levar o caso para a Corregedoria da Polícia Ambiental.VINGANÇA - Com a criação da CPI, encabeçada pelo vereador e ex--secretário de Meio Ambiente, Reinaldo Nunes, cuja finalidade é apurar indícios de aumento de patrimônio da prefeita Fábia Porto, a Prefeitura de Santa Isabel abriu sindicância para apurar todas as licenças ambien-tais no período em que Reinaldo esteve como secretário.FOGO CRUZADO - Tranquilo, Reinaldo mandou recado para a Pre-feita dizendo que está comemorando o fato de possibilitar que empresas se instalem na cidade e que em breve haverá vagas de empregos e au-

mento na arrecadação dos impostos recolhidos pelas empresas benefi-ciadas. Disse ainda que, já na próxima semana, vai usar a Tribuna da Câmara para divulgar os fatos já apurados a respeito do aumento de patrimônio da Prefeita.CRESAMU – Um acidente ocorrido na noite de segunda-feira na es-quina da avenida República e rua Santa Cruz acordou os defensores do Cresamu: Uma mulher que estava com seu marido na boleia de um ca-minhão caiu do veiculo no momento em que ele fazia a curva. No tom-bo aparentemente ela sofreu fratura e outros ferimentos.CRESAMU 2- De acordo com testemunhas, o socorro foi solicitado ao Cresamu, que demorou mais de uma hora para socorrer a vitima. O que gerou indignação e duvidas a respeito da qualidade do serviço prestado. Diante do ocorrido, a Prefeitura marcou uma reunião na terça-feira, as 15h30, no Gabinete da Prefeita com a responsável pelo serviço de aten-dimento médico de urgência.CRESAMU 3 – O tema do encontro ecoou na Camara. Indignados os vereadores criticaram a assessoria da Prefeitura que não se lembrou de convidar nenhum deles para o encontro que acabou não sendo realiza-do, apesar da responsável pelos serviços ter comparecido na hora agen-dada disposta a prestar esclarecimentos.PEM - “Minha paciência acabou, vou descer do ônibus!”, para bom entendedor, meia palavra basta. Esse foi o recado do vereador Márcio Pinho para a Prefeita e aos isabelenses. Márcio afirmou que vai defen-der a população que o elegeu e que sofre com a falta de transporte mu-nicipal digno e que deixará de apoiar o governo caso não seja tomada nenhuma medida para solucionar o problema do transporte público.PEM 2 – Depois que Márcio prometeu descer do ônibus da Prefeita, o vereador Zé da Mula garantiu que usar charrete, carroça, cavalo ou bi-cicleta é mais seguro que andar de ônibus e concluiu: “a pé é melhor”.ELEIÇÃO – Bastou a Justiça Eleitoral relaxar que as irregularidades aconteceram. Diferente das últimas eleições municipais, não havia fis-cais na rua e os crimes eleitorais prosperaram. O que não faltou foi boca de urna de quase todos os candidatos. Houve líderes políticos posicio-nados em pontos estratégicos distribuindo células, colas e santinhos. Até mesmo policiais se recusaram a atender as reclamações.ELEIÇÃO – Bolsonaro e Haddad disputarão o 2º turno para a presi-dencia. Jair Bolsonaro (PSL), nesta primeira etapa da disputa, ficou 46,03% dos votos válidos e Fernando Haddad (PT) com 29,28%. ELEIÇÃO 2 – Ciro Gomes (PDT) ficou em terceiro lugar, com 12,47% dos votos. Geraldo Alckmin (PSDB) na quarta colocação, ficou com 4,76% dos votos. Surpresa em relação às intenções de voto: Marina Silva terminou o primeiro turno na oitava colocação, atrás de João Amoedo, Cabo Daciolo e Henrique Meirelles, respectivamente.ELEIÇÃO 3 –Treze estados elegeram governadores no primeiro turno: AC, MT, GO, TO, MA, PI, CE, PB, PE, AL, BA, ES e PR. Os partidos que mais elegeram foram: o PSB e o PT com três estados para cada partido, seguidos do DEM, com 2 estados. ELEIÇÃO 4 – O PSB elegeu em Pernambuco (Paulo Câmara), Pa-raíba (João Azevedo) e Espírito Santo (Renato Casagrande). Já o PT elegeu os governadores na Bahia (Rui Costa), Ceará (Camilo) e Piauí (Wellington Dias). ELEIÇÃO 5 – O DEM elegeu governadores em primeiro turno em dois estados: Goiás (Ronaldo Caiado) e Mato Grosso (Mauro Mendes). Nos estados em que a eleição para governo foi para segundo turno, por sua vez, o PSDB é o partido com mais representantes nas disputas, com 6 no total. ELEIÇÃO 6 – Em Minas o partido NOVO surpreendeu: fez o candida-to que teve o maior número de votos e vai para o segundo turno. De imediato ganhou a simpatia dos mineiros: Romeu Zema renunciou ao salário de governador.SENADO - MDB, Rede e PP elegem o maior número de senado-res. Foram eleitos 54 senadores, filiados a 20 partidos. Se conside-rado o PTC, que já possui senador e não elegeu ninguém para o cargo, o Senado Federal será composto por 81 senadores de 21 partidos a partir de 2019. SENADO 2 - O MDB tem a maioria de novatos na casa: com 7 senado-res eleitos. A Rede e o PP elegeram cinco senadores cada um. Depois, cinco siglas conseguiram quatro senadores cada um: DEM, PSD, PT, PSDB e PSL. CÂMARA - Na Câmara dos Deputados, por sua vez, o PT lidera: 57 representantes eleitos. Em seguida, aparece o PSL, de Bolsonaro, com 52 deputados eleitos. O PSDB foi reduzido a 24 deputados, a menor bancada do partido desde 1994.MEXE MEXE – Muita coisa vai mudar ainda em todos os níveis do legislativo. Eleitos vão ser nomeados ministros e secretários provocan-do a ascensão de suplentes para completar o quorum do senado, da câ-mara e da assembleia.

4 Jornal Ouvidor - Sábado / 13 de Outubro de 2018

ANTONIA DA CONCEIÇÃO RAMOS, 103 anos natural desta cidadeELISA DE SOUZA CUBAS, 85 anos natural desta cidade

MAURO NARCISO, 79 anos natural de Cabreúva – SPMANOEL VICTOR BARBOSA, 73 anos natural desta cidadeNARCISO FERREIRA DE SOUZA FILHO, 56 anos natural de Juiz de Fora – MGNECY CARVALHO DA HORA, 71 anos natural de Almadina – BA

ANTONIA PEREIRA RODRIGUES, 85 anos na-tural desta cidadeMARCIO APARECIDO DOS SANTOS, 54 anos natural desta cidadeANA URCINA DOS ANJOS, 76 anos natural de Boa Nova – BALAERCIO BARBOSA CAMARGO, 63 anos na-

tural desta cidadeVITOR HUGO ORUDA BRASKOVIQUIS, 5 anos natural desta cidadeFRANCISCO VERDEIROS DE SOUZA, 75 anos natural de Quaraciaba do Norte – CEVALENTINA DE OLIVEIRA ESTABEL, ho-ras de vida natural desta cidade

EDITAL DE PROCLAMASAlessandra Galego Araujo Barbosa, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais do município de Igaratá, comarca de Santa Isabel, Estado de São Paulo; FAÇO SABER que pretendem se casar:

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

RUBENS SILVA DA ROCHA E ELAINE PRISCILA SILVA TORRES, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de São Bento do Uma-PE, filho de José Roberto Lopes da Rocha e Ivanilda Silva da Rocha, ela natural de Juazeiro-BA, filha de José Ailton Torres e Rozália de Sena Silva, residentes e domiciliados à Rua Altino de Souza Prianti 95-A, Igaratá-SP

RICARDO FERNANDO BASTOS E MARCIA DE ALMEIDA LEITE, ambos brasileiros, divorcia-dos, ele natural de São Paulo-SP, filho de Luiz Fernando Bastos e Joana de Sousa Bastos, ela natural de Machado-MG, filha de Israel Luiz Leite e Olga de Almeida Leite, residentes e domiciliados no Bairro Alto, Igaratá-SP

EDITAL DE PROCLAMAS

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Sinara Ieda Pizza, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Santa Isabel – SP, Fone: 4657-5855. FAÇO SABER que pretendem se casar:AYRTON BENEDITO DA ROCHA E FERNANDA APARECIDA DE LIMA, ambos brasileiros, sol-teiros, ele natural de Igaratá - SP, filho de Geraldo Benedito da Rocha e de Geralda Siqueira da Rocha, ela natural desta cidade, filha de Benjamin de Lima e de Maria de Oliveira Lima, residentes e domiciliados à Rua Sete de Setembro nº422 Bairro - BrotasDANIEL BARBOSA FREITAS E SILVANA BARBOSA DE MELLO, ambos brasileiros, ele divorciado natural desta cidade, filho de Paulo Sudario de Freitas e de Guiomar Barbosa Freitas, residente e domiciliado à Rua Mar Norte nº166 Bairro - Vila Nova, ela solteira natural de Guararema - SP, filha de Josefina Barbosa de Mello Marques, residente e domiciliada à Rua Prefeito Arthur José da Costa nº811 Bairro - Vila GumercindoADÃO SIMÃO RIBEIRO E TAINAN KIZZY APARECIDA ALVES DA SILVA, ambos brasileiros, ele divorciado natural de Inhapim - MG, filho de Sebastião Simão Ribeiro e de Francisca Coelho Ribeiro,

ela solteira natural desta cidade, filha de Paulo Alves da Silva e de Conceição Aparecida Ramalho da Silva, residentes e domiciliados à Rua Roque Americo Caraça nº64 Bairro - Jardim EldoradoJOSIVAM RABELO DA SILVA E GIOVANA TREVISANI, ambos brasileiros, divorciados, ele natu-ral desta cidade filho de Josivam Alexandre da Silva e de Juliana Rabelo de Araujo, ela natural desta cida-de, filha de Leonel Trevisani e de Laura Aparecida Barbosa, residentes e domiciliados à Rua Maximinio Antonio de Camargo nº91 Bairro - Treze de MaioLUCIANO DA SILVA PERES E PATRICIA CARVALHO OKURA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de Joaquim Ferreira Peres e de Terezinha da Silva Peres, ela natural de Campinas - SP, filha de Kiot Okura e de Valeni de Carvalho Okura, residentes e domiciliados à Rua Teijikita nº448 Bairro - Ouro Fino

SANTA ISABEL -SPCONCURSO PÚBLICO SECRETARIA

MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Inscrições para diversos cargos

ATÉ 22 DE OUTUBRO DE 2018 A Prefeitura Municipal de Santa Isabel, , recebe-rá até dia 22 de Outubro de 2018 inscrições para seu Concurso Público visando o preenchimento de mais 24 vagas, em diversos cargos, com salá-rios de até R$ 4.295,89. As inscrições podem ser feitas pela INTERNET no site da empresa SHDIAS Consultoria e Assessoria. O valor da inscrição é de R$ 65,00. Quem deixar para o últi-mo dia deve ficar atento ao horário de pagamento, uma vez que o mesmo deve ser feito por meio de boleto bancário. A aplicação das provas está pre-vista para o dia 25 de Novembro de 2018. SERVIÇO: Inscrições: www.shdias.com.br

Tempo dos Içás: uma iguaria regionalComo as pombas, na tarde

de quarta-feira passada diversos isabelenses saíram às ruas, pas-tos e gramados atrás dos içás: a fêmea da formiga saúva que nessa época do ano, antes ou após as chuvas, saem em vôo nupcial e ao caírem no chão perdem as asas e dão início a novo formigueiro.

Isto é: se sobreviverem às

aves e ao costume indígena in-corporado à cultura de comer içá, seja torrado ou na farofa de milho ou mandioca. O cos-tume é comum em todo o Bra-sil, mas é no Vale do Paraíba que Monteiro Lobato o identi-ficou como sendo o “caviar dos pobres”. E de fato é um caviar: na parte mais gorda da tanajura, como também é co-

nhecido o inseto, o maior vo-lume são de ovos, futuros ope-rários dos formigueiros.

Pode ser que na época do es-critor fosse “dos pobres”, hoje é possível até mesmo comprar o inseto sob a forma de farofa pe-las redes sociais ao preço de R$100,00 a R$120,00. Ou ape-nas o litro da formiga, ainda viva, a R$60,00. O falecido pre-feito Nenê Simão afirmava que trocava um quilo de carne por um quilo de içá, mas não se co-nhece ninguém que tenha conse-guido fazer a troca.

Na quarta-feira passada adultos, crianças, homens e mu-lheres de todos os níveis sociais disputavam os insetos voadores por toda a cidade. No trevo da Dutra, no acesso a Santa Isabel, diversos veículos pararam para que seus ocupantes dedicassem alguns instantes para coletar a formiga. Jair da Vila Guilherme e a esposa Augusta passaram a tarde na faina de colher as tana-juras. Ele garante que não reco-lhe as formigas por necessidade “mas porque é gostoso mes-mo!”. E, mesmo que a oferta seja boa, não vende nenhuma daquelas que ele colheu.

- Para mim e minha mulher fazer isso é uma terapia, pena

O falecido prefeito Nenê Simão dizia que trocavaum quilo de carne por um quilo de içá!

que acontece poucas vezes du-rante o ano. A esposa Augusta passa a receita: - A gente apro-veita o tronco e a barriga, a cabe-ça e as patas têm de ser retiradas, explica. “Com elas limpinhas, coloca um pouco de óleo na fri-gideira e torra. Tem gente que gosta bem torradinha, outros preferem menos passada e mis-turada na farinha com tempero. Fica bem gostoso! Com o tronco

a gente faz a paçoca: soca no pi-lão com amendoim ou farinha de mandioca, não tem nada melhor!

Dada a raridade com que a formiga alada aparece já exis-tem até mesmo restaurantes es-pecializados oferecendo a iguaria. E prometem servir o prato durante o ano inteiro por-que, segundo dizem, a tanajura pode ser congelada e preparada na hora de servir.

Jornal Ouvidor - Sábado / 13 de Outubro de 2018 5

FUGINDO DA VERDADE

Como esperado por aqueles que têm um mínimo de visão política, o resultado da eleição do último dia sete promoveu uma verdadeira re-volução no quadro político brasilei-ro. Tivemos a exclusão de figuras que se impunham há décadas, a re-jeição a candidatos até então tidos como eleitos e, principalmente, a consolidação da internet como meio de divulgação de ideias.

Isso possibilitou a vitória no primeiro turno de um candidato que não saiu da UTI de um hospital, ou a excelente votação de um desconhecido que se isolou num monte durante vinte e um dias para a prática do jejum e da meditação. São seguramente novos tempos.

E o Partido dos Trabalhadores conquistou a segunda coloca-ção e disputará o segundo turno das eleições presidenciais. O que também era previsto.

E é curioso notar o processo de fuga do PT. Parece que os petistas não querem acreditar que o seu governo foi responsável, sim, pelo maior quadro de corrupção da história da humanidade. Não se tratam de simples acusações e sim de importâncias milio-nárias encontradas nas contas de seus dirigentes. De transferên-cias milionárias para os cofres do partido, visando à deturpação do processo democrático pela imposição do poder econômico sobre a vontade popular.

Aceitem ou não os petistas o PT destruiu a oportunidade úni-ca de realizar uma verdadeira revolução social através do siste-ma democrático. Deve-se reconhecer que muito foi feito em fa-vor das classes mais desprotegidas, mas não é possível ignorar os crimes praticados.

O Partido dos Trabalhadores deve uma explicação à popu-lação brasileira, deve aquilo que é representado por uma ex-pressão latina: um mea culpa. Ou seja, vir a público e confes-sar os malfeitos. E mais, punir exemplarmente todos aqueles que traíram os ideais defendidos por uma militância tão apai-xonada que parece ter os olhos turvados por essa paixão. O PT vai ao segundo turno com os votos obtidos no Nordeste, mas é importante lembrar que ali perdeu nas principais capi-tais, como Recife. Isto é, mesmo no seu principal reduto, so-brevive dos votos daquilo que Tancredo Neves apontava du-rante a queda do regime militar: os grotões.

E, por ironia do destino, foi o PT que permitiu o ressurgimen-to da essência do regime militar.

Luis Carlos Corrêa Leite

Idosos de Igaratáinvictos no XXI Jacap

Foi uma festa no Dia do Idoso para a equipe de vôlei do Grupo Sempre Jovem de Igaratá: eles se sagraram cam-peões invictos do XXI Jacap (Jogos Abertos de Cachoeira Paulista) realizado no último domingo (7/10), na categoria “Masculino”.

Atletas de sete cidades par-ticiparam da disputa: Cachoei-ra Paulista, Guaratinguetá, Cruzeiro, Igaratá, Mogi das Cruzes, Lorena, Taubaté. A equipe de Igaratá jogou quatro jogos e manteve o placar de 2 x 0 em todos os jogos.

Igaratá entrou em quadra com

Fabão; Florisvaldo; Claudemir; Jorge Cordeiro; Claudy; Moacir;

Paulo; Altair; João; Paulo

Japonês; Sálvio; Moacir; Duda e Zinho. Coordenador técnico, Vagner.

Novas tecnologias facilitam trabalho de agentes de saúde

Igaratá é referência no vale do Paraíba de

informatização dos agentes de saúde

Os agentes de saúde de Iga-ratá passaram toda essa sema-na em treinamento para a utili-zação de sistema informatizado na execução de suas tarefas. Cada um deles recebeu um computador de mão (tablete) que, através da internet os manterá conectados à secreta-ria municipal de Saúde.

Cada visita realizada é ime-diatamente postada no sistema e passará a integrar um banco de dados contendo todas as infor-mações a respeito dos pacientes visitados e de cada família re-gistrada no âmbito da região as-sistida pelo Agente de Saúde.

O processo faz parte do plano de governo do prefeito Celso Palau que pretende im-plantar ao longo do próximo ano o prontuário eletrônico no qual, todos os cidadãos igara-taenses terão lançadas sua condições de saúde. – O siste-ma permitirá melhor controle de medicamentos, maior acompanhamento das necessi-

dades dos pacientes e, princi-palmente, a unificação dos ar-quivos. Hoje, explica o secretário de Saúde Fábio Car-valho, cada vez que o cidadão passa em exame é gerado um arquivo físico que, no decorrer dos anos, se perde. Com o prontuário eletrônico esse ar-quivo será digital garantindo a segurança das informações.

O tablete nas mãos dos agentes de saúde é um elemen-to importante no gerenciamen-to das informações. Nele serão registrados os indicadores das condições de saúde de cada

um dos moradores dos domicí-lios visitados e o próprio siste-ma avisará quando, eventual-mente, mudanças bruscas dos indicadores podem representar risco para o paciente.

- É uma ferramenta muito importante na saúde, comemo-ra o prefeito Celso Palau. – Com essa ferramenta Igaratá passa a ser uma referencia na gestão das Estratégias de Saú-de da Família. Segundo Palau, o recurso para a compra dos ta-bletes veio através da emenda parlamentar do Deputado Fe-deral Sergio Reis.

8 Jornal Ouvidor - Sábado / 13 de Outubro de 2018

Jornal Ouvidor - Sábado / 13 de Outubro de 2018 9Foto: AIC

MA

Érica Alcâ[email protected]

Érica Alcâ[email protected]

Arujá corre risco de para a saúde Na última sessão de Câmara de Arujá,

realizada na quarta-feira, dia 10/10, o ve-reador Paraíba Car (PSDC) denunciou que, por falta de pagamento, os funcio-nários da empresa Inovação, responsável pelos pronto-atendimentos e a Materni-

dade estavam ameaçando paralisar com-pletamente os serviços. “Desde sexta--feira, 05/10, estou em contato com o Prefeito José Luiz Monteiro interme-diando uma solução, mas até agora os trabalhadores dizem que não receberam o salário do mês”, disse.

Paraíba disse que a empresa não apre-

Paraíba questiona serviço prestado pela Inovação. “Sem pagamento funcionários

ameaçaram parar atendimento àpopulação”, denunciou

Audiências Públicas em ArujáCâmara de Arujaense recebe-

rá debate sobre zoneamento urbano e gestão de creches

Na próxima quinta-feira, dia 18/10, a Câmara Municipal de Arujá será palco de dois importantes debates:

Às 9h - Revisão da Lei de Zonea-mento, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo

Às 18h – Gestão compartilhada das Creches Municipais

Ambos os encontros serão transmiti-dos ao vivo pelo canal do youtube da Casa de Leis.

Na última sessão Câmara, realizada

dia 10/10, o grupo intitulado “Mães Coru-ja Arujá” reforçou o protesto contra a ter-ceirização da educação. “Nós já nos reu-nimos algumas vezes com a secretária Priscila, mas ela só fala de orçamento. Queremos saber da qualidade de ensino, do conteúdo que será passado para nossas crianças. E queremos falar diretamente com o Prefeito”, disseram.

A proposta da secretaria de Educa-ção é realizar um convênio com entida-de privada e, a partir daí, promover uma gestão compartilhada de 13 creches mu-nicipais. A Prefeitura garante que ne-nhum funcionário da Pasta será demiti-do, mas realocado com todos os seus direitos trabalhistas intactos.

Na questão pedagógica, a secretária de

Na sexta-feira, 05/10, as “Mães Corujas Arujá” fizeram um manifesto pacíficona porta da prefeitura. “Não queremos terceirização na educação”, diziam

Educação Priscila Rosa diz que vai am-pliar o período integral, a disposição de professores para reforço ou substituição

imediata em caso de falta e manterá as creches em funcionamento durante o perí-odo de férias.

sentou a Certidão Negativa de Débitos - CND, documento cuja validade é de 180 dias, por isso não pode receber recursos da municipalidade. “Isso é que dá terceiri-zar um setor”, reclamou.

Em nota, a prefeitura de Arujá informa que o pagamento da empresa foi feito na quarta-feira, 10/10. “A mudança na data de efetivação do pagamento se deu por conta da não apresentação de documentos específicos exigidos (pelos órgãos fiscali-zadores das esferas estadual e nacional) aos prestadores de serviço que atuam no setor público. A Inovação foi notificada pela administração municipal, tomou as providências e apresentou a documenta-ção. No que diz respeito ao repasse finan-ceiro, a situação está regularizada”.

Outubro Rosa eDia das Crianças

“Empoderamento é reconhecer em si a capacidade de agir no mundo, de ser quem se é e ter seu espaço. É mais do que a carreira ou cargo que ocupa. É reco-nhecer a si mesmo, independente do gê-nero, como fundamental”, diz a Dra. Cláudia Villibor Breda, Juíza de Direito da Comarca de Santa Isabel.

Nesta semana, o Jornal Ouvidor con-versou com Dra. Cláudia sobre empode-ramento feminino, Outubro Rosa e Dia das Crianças. Um diálogo que promete fazer você refletir e termina com uma proposta especial para o atendimento às crianças da casa de acolhimento. “O apa-drinhamento social e afetivo pode, este último, oferecer convivência familiar às crianças com poucas perspectivas de re-torno à família de origem. Podemos unir

forçar para realizar este projeto aqui”, diz a Juíza.

Acesse no site do Jornal Ouvidor a en-trevista completa com Dra. Cláudia Villi-bor Breda.

10 Jornal Ouvidor - Sábado / 13 de Outubro de 2018

Bruno [email protected]

Foto: Bruno Martins

O Jornal Adverte: Não faça negócios por telefone. Exija suas garantias. Os anúncios são de responsabilidade dos anunciantes

CLASS OUVIDOR

Região se prepara para o 2º turno

A eleição 2018 não foi totalmen-te concluída no fechar das urnas, às 17h, do último domingo. O país fi-cou dividido entre as propostas dos partidos considerados centro, direita e esquerda e, por isso, a escolha de-finitiva do novo Presidente da Repú-blica será definida só 2º turno. Jair Messias Bolsonaro (PSL) e Fernan-do Haddad (PT) disputarão os votos de 147,3 milhões de brasileiros. Considerado o maior colégio eleito-ral do país, no Estado de São Paulo, mais de 33 milhões de eleitores de-verão escolher também no 2º turno entre o governador que busca a ree-leição, Márcio França (PSB) ou João Doria (PSDB).

O 2º turno será realizado no do-mingo, 28 de outubro, mas o resulta-do das urnas na região ajuda uma possível projeção do que querem os eleitores de Arujá, Igaratá e Santa Isabel. Juntas as três cidades tiveram um total de 73.798 votos válidos. Na presidência o candidato do Partido

Em Santa Isabel a sujeira de santinhos foi pouca nas ruas, segundo a Secretaria de Serviços pouco menos

de 40 sacos de 100 litros foram recolhidos, e em três horas após o fechamento das escolas eleitorais

as ruas já estavam todas limpas.

Social Liberal (PSL), Jair Bolsonaro venceu com folga em todos os colégios eleito-rais e recebeu 45.567 votos, contra 11.920 de Fernando Haddad do Partido dos Tra-balhadores (PT). Haddad foi o terceiro colocado no ranking de presidentes vota-dos em Igaratá e Santa Isabel e teve uma razoável expres-são de votos apenas em Aru-já, onde ficou em 2º lugar com mais de 7 mil votos.

Para o governo do Estado,João Doria foi o pri-meiro na preferência entre Arujaenses e Isabelenses, e o segundo colocado na es-colha dos Igarataenses. O candidato do Partido da So-cial Democracia Brasileira (PSDB), teve um total de 23.999 votos váli-dos na região, contra 17.188 que re-cebeu Márcio França do Partido So-cialista Brasileiro (PSB).

Para as duas vagas do Senado, a região votou como a maioria do Es-tado e elegeu Major Olímpio (PSL) com 32.006 votos e Mara Gabrilli

(PSDB) com 21.270. Região ganha novos representan-tes na Alesp e no Governo Federal

Os deputados da região que bus-caram a reeleição nos governos Es-tadual e Federal continuam em seus respectivos cargos. O ex-prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, candidato pelo (PSD) foi eleito De-

ALUGOExcelente salão p/ festas, 200m² c/ estacionamento, Vl. Osiris, valor a combinar 94174-4625

ALUGO CASAPequena, 1dorm, coz, wc e lavand c/ garagem p/ moto, Bº Centro 97289-6277

ALUGA-SE4cômodos s/ garagem s/ animais, próx ao lar dos velhinhos 4657-5518/ 94260-3374 vivo

VENDO 2 CASASPróx a Escola da Vl Osiris, gara-gem R$200mil, doc ok, ac auto 97340-4531

ALUGO SALÃOBº Centro, excelente ponto, 130m², valor a combinar 99790-9488

FRETEC/ hr baú e courrier, capital, litoral, interior preços acessíveis e mot capa-citados, faça seu orçamento 11 4680-3043/ wpp: 95020-2829

VENDO TERRENO429m² R. Presidente Juscelino Kubis-tchek Bº Torre, atrás do Dep Caesa R$170mil ac carro

VENDO TERRENO1.300m², plaino Bº Morro Azul, à 7km do Centro de Igaratá, água fá-cil R$25mil ac caminhonete/Kombi 99598-3516/ 4657-5378

VENDE-SE2casas 1 c/ 5côm e outra c/ 4côm 2ga-ragens toda murada terreno 444m² c/ esc, R. Esmael Correia 125, Eldorado R$230mil 99818-3203

putado Federal com 137.628 votos, junto com ele o ex--prefeito de Guararema, Márcio Alvino (PR), foi ree-leito com 135.844 votos. Salvo pela legenda, o isabe-lense Roberto de Lucena continua com sua cadeira na Câmara dos Deputados, após receber 56.033 votos.

A região continua com uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo, após André do Prado (PR) ser reeleito com 123.313 vo-tos. Os candidatos que rece-beram apoio de lideranças políticas de Santa Isabel e região como Estevam Gal-vão (DEM) e Campos Ma-chado (PTB), por exemplo,

foram eleitos com 59.548 e 115.580 votos respectivamente. Com 56.135 votos, Luiz Carlos Gondim (PTB) não conseguiu se reeleger.

Preferidos nas últimas eleições perderam mais de 50% dos votos

André do Prado e Márcio Alvino eleitos em 2014 com expressiva aceitação do eleitorado da região ti-

veram uma queda de mais de 50% de votos nesta última eleição. André se manteve no posto dos mais vota-dos, mas recebeu apenas 12.188 vo-tos contra 26.480 em 2014. Lideran-do em Santa Isabel e Igaratá, Alvino perdeu a preferência dos Arujaenses cuja maioria, 4.390 eleitores, esco-lheram Eduardo Bolsonaro (PSL). Em números totais Márcio Alvino teve 10.712 votos no domingo, con-tra 21.114 que recebeu em 2014.

Eleição de paz As eleições 2018 foram tranqui-

las, em Igaratá e Arujá não houve registro de boca de urna. Já em San-ta Isabel, de acordo com o 1º Tenen-te da Polícia Militar, Ronildo Lopes, houve apenas um crime eleitoral, cometido pelo ex-vereador Silvio Adriano que foi levado por policiais até a Delegacia, após fazer boca de urna no centro da cidade: “Ele foi aprendido na Praça Fernando Lopes com 30 santinhos, o levamos junta-mente com outras duas testemunhas. Mas foi tranquilo, pois as eleições gerais tendem mesmo a serem mais tranquilas que as eleições locais”, explicou Ronildo.

Jornal Ouvidor - Sábado / 13 de Outubro de 2018 11

Érica Alcâ[email protected]

Érica Alcâ[email protected]

Vereador quer cassar mandato da Prefeita“Já temos provas suficientes

para cassar e/ou afastá-la do mandato”, diz Reinaldo Nunes

O vereador de Santa Isabel, Reinaldo Nunes, disse nesta semana que a Comissão Especial de Inquérito – CEI da Câmara Mu-nicipal já possui documentação suficiente para cassar e/ou afastar a Prefeita Fábia Por-to de seu mandato. “Como ela conseguiu em menos de um ano pagar por uma casa no valor de R$1.350.000,00? O documento comprovando a quitação já está com a co-missão que deve começar a chamar os en-volvidos na próxima semana”, disse.

Reinaldo mostra as últimas duas decla-rações de bens da Prefeita. A primeira da-tada em janeiro de 2017 em que ela afirma ser proprietária de um veículo, de cotas do colégio Porto Rosseti e de uma residência na Rua José Augusto Siqueira, no condo-mínio Country Club. A segunda, datada em janeiro de 2018, a Prefeita confirma que mora no condomínio, mas declara que não possui nenhum bem.

Além destas declarações, a Comissão possui um documento chamado alienação

fiduciária que descreve a tratativa de aqui-sição da casa no condomínio em dezembro de 2016. No documento consta que uma parente de Fábia, D. R. da S., concedeu um imóvel em Arujá como garantia de paga-mento da dívida milionária que Celso Ros-seti e a então sua cônjuge Fábia Porto con-traíram ao assinar o contrato de compra e venda da propriedade.

A data limite do pagamento em parcela única era janeiro de 2018. Contudo, consta que em 28 de dezembro de 2017 a aliena-ção fiduciária foi cancelada em razão da liquidação integral da dívida. “A Prefeita possui salário de R$20 mil/mês, mesmo que ela não gastasse um centavo do seu sa-lário e somasse a venda do colégio, ela te-ria no máximo R$400 mil para pagar a casa. Então, de onde saiu o dinheiro para quitar mais de um milhão de reais em dívi-da?”, questiona Reinaldo insistentemente.

Reinaldo conta que junto dele estão na comissão os vereadores: Zé da Mula, Ga-briel da Água, Ti, Alencar (cassado) e Pau-linho. “Na próxima semana já vamos come-çar a chamar testemunhas, as que assinam os documentos e as que conviveram com a família da Prefeita enquanto estava moran-do no endereço”, revela Reinaldo.

De acordo com o Vereador, “já existe

uma investigação do Ministério Público em torno da compra da casa da Prefeita”, diz.

“Acredito que até dia 26/10 teremos fi-nalizado a CEI, penso que os vereadores da base da Prefeita não vão aceitar a sugestão de cassação e/ou afastamento de Fábia do mandato, mas isso não vai nos impedir de entregar toda a investigação para o Minis-tério Público”, finaliza.

Receita FederalDe acordo com a assessoria de impren-

sa da Receita Federal, em função do sigilo fiscal, estabelecido em lei, a Receita Fede-ral não podese pronunciar publicamente sobre casos concretos de contribuintes, nem mesmo confirmar se há, ou não, uma investigação em andamento.

Contudo, esclarece que o documento apresentado pela CEI da Câmara de Santa Isabel como declaração de bens da prefei-ta Fábia não se confunde com a Declara-ção de Bens e Direitos que compõe a De-claração de Imposto de Renda Pessoa Física (Dirpf).

“A Receita Federal submete a análise somente as declarações (Dirpf) apresenta-das ao órgão. Quando constatadas irregula-ridades, por meio de análise patrimonial e cruzamento de informações com outras fontes internas e externas, são objeto de au-tuação fiscal para cobrança dos tributos devidos”, diz.

Fábia Portocontesta acusações

“A casa do Condomínio Country foi uma negociação feita pelo meu ex-marido Celso Rosseti que não deu certo. Não con-seguimos arcar com a dívida e hoje está em andamento o distrato da multa pelo tempo que ocupamos a propriedade”, ex-plica Fábia Porto.

Sobre a declaração de bens em que ela atesta ser proprietária do imóvel, datada em janeiro de 2017, Fábia diz que era ca-sada em comunhão de bens e, embora a propriedade estivesse no nome do ex-es-poso, recebeu a orientação para declarar o imóvel. “Eu não precisava declarar a pro-priedade pois a única coisa que havia era uma intenção de compra em nome dele, mas zelo tanto pela transparência que de-cidi colocar”, explica.

Em março de 2018 Fábia se separou do marido e saiu da casa. “Eu não quis levar nada, para recomeçar a vida deixei o passado para trás. Fiz carnês de compra de móveis e acabei de adquirir um carro, que pagarei em 36 prestações. Pago alu-guel como qualquer pessoa e não tenho nada a esconder”, diz.

Em relação a alienação fiduciária, Fá-bia afirma que apesar da família ainda es-tar negociando a dívida pelo tempo que ocupou a casa, a real proprietária da resi-dência no condomínio, M. A. de S., acei-tou suspender o documento que tomaria o imóvel de sua tia,D. R. da S., em Arujá.

“O que me espanta neste momento é o Vereador vir a público questionar minha vida pessoal, por algo que teve início an-tes mesmo de eu ocupar a cadeira de Che-fe do Executivo. E mais, se as investiga-ções ainda estão em andamento, é questionável também o fato dele dar aces-so a documentos, quando ainda não há conclusão por parte da comissão. Vou verificar a legalidade deste ato”, finaliza.

“Podem investigar, não tenho nada para esconder”, diz a

Prefeita de Santa Isabel

12 Jornal Ouvidor - Sábado / 13 de Outubro de 2018

Érica Alcâ[email protected]

LUIZÃO PEDE NOVA PONTE PARA O BAIRRO DO MONTE NEGRO

Nessa semana Luizão Arquiteto esteve no bairro, a pedido dos moradores, que solicitaram ao Vereador a construção de uma nova ponte para interligar a antiga estrada de Guararema ao Monte Negro.

Luizão constatou que a ponte é uti-lizada para travessia de pedestres, veí-culos e maquinários agrícolas e é mui-

to utilizada por ser um atalho de acesso do interesse dos moradores de os bair-ros vizinhos.

“Conversei com a Prefeita Fábia e o Secretário Rodrigo Butterby que vão providenciar os recursos necessários para que a obra seja realizada o mais breve possível”, garantiu Luizão.

Prefeitura rompe contrato com a PEMAtendendo ao pedido da população, Fábia

Porto cancela contrato de 15 anos com PEM

No final da tarde de quinta-feira, dia 11/10/2018, a Prefeita de Santa Isabel Fábia Porto anunciou o fim do contrato com a empresa PEM – Transporte Municipal Urbano.

Acompanhada pelo secretário de Trânsito, Jairo Furini, de gabi-nete José Heleno Pinto e dos vere-adores: Luizão Arquiteto (PR), Patrícia Simão (PRB), Vera Lúcia

(PEN) e Ademar Barbosa (PDT), Fábia disse que um contrato emer-gencial já foi firmado entre a Pre-feitura e a nova empresa prestado-ra do serviço a Viação Suzano que começou a operar na madrugada de sexta-feira, dia 12/10.

“A pedido da Prefeitura, até terça-feira, dia 16/10 a população não pagará passagens”, destacou Jairo, pedindo a colaboração de to-dos os usuários para fiscalizar e compreender que haverá um perío-do de adaptação.

Os funcionários da PEM até quinta-feira, 11/10, reclamavam da falta de pagamento. Fábia diz que não pode se responsabilizar pelos funcionários, mas garantiu

que a prefeitura pagará pelo servi-ço prestado até o dia 11, cabendo a empresa efetuar o acerto final com estes trabalhadores.

“Nós também solicitamos a nova empresa que entre em contato com todos os funcionários da PEM e, na medida do possível, todos aqueles que se mostrarem capacitados, per-maneçam na função e tenham traba-lho garantido no transporte público de Santa Isabel”, disse a Prefeita.

A Viação Suzano, segundo Jai-ro, entrará em ação com 16 veícu-los para o transporte público sem alteração do valor da tarifa. “Nós convidamos diversas empresas para atender o município, mas so-mente esta aceitou a prestar o ser-

viço com as exigências e necessi-dades que Santa Isabel possui”, disse o Secretário.

A Prefeita ressalta que este con-trato é emergencial, portanto seguirá com o mesmo número de linhas e horários que, ao contrário do que a

PEM fazia, deverão ser cumpridos. “Mas nós já vamos abrir licitação com estudo viário do município para que o próximo contrato, com mais de 10 anos, possamos firmar convê-nio com uma empresa que respeite o povo isabelense”, disse Fábia.