À descoberta das caldas da rainha - auchan&eu · imponente de três chafarizes mandados...

9
À descoberta dAS Junte a família e visite as Caldas da Rainha, uma cidade situada na Costa de Prata, muito perto das mais bonitas praias da região e conhecida pelo fabrico de peças em cerâmica. caldas da rainha caldas da rainha Cisne-mudo Bule Bordallo Pinheiro 1

Upload: others

Post on 09-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

À descoberta dAS

Junte a família e visite as Caldas da Rainha, uma cidade situada na Costa de Prata, muito perto

das mais bonitas praias da região e conhecida pelo fabrico de peças em cerâmica. 

caldas da

rainhacaldasda rainha

Cisne-mudo

Bule Bordallo Pinheiro

1

Comecem o passeio na Praça da República (1) conhecida como “Praça da Fruta” onde todos os dias de manhã se comercializam produtos produzidos na região. Virem à direita em direção à Rua José Malhoa para a Ermida de S. Sebastião (2) construída no séc. XVI, e classificada como Imóvel de Interesse Público. A seguir, virem à esquerda na Rua Diário de Notícias onde vão encontrar o Chafariz das Cinco Bicas (3). Este chafariz foi o último e o mais imponente de três chafarizes mandados construir em 1748 por Dom João V, com o objetivo de fornecer água à população da cidade. A seguir, virem à esquerda na Rua do Provedor Frei Jorge de São Paulo e novamente à esquerda na Rua Rodrigo Berquo. Do lado esquerdo encontram o Museu do Hospital e das Caldas (4) e do lado direito a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo (5), mandada construir pela Rainha D. Leonor em 1500 e classificada como monumento de interesse nacional desde 1910.Continuem até à Travessa da Misericórdia e virem à direita para a Rua de Camões onde vão encontrar o Parque D. Carlos I (6) com árvores seculares, um lago com barcos de recreio a remos, cortes de ténis, parque infantil e o Museu José Malhoa (7). Sigam pela Rua Visconde Sacavém em direção à Rua Dr. Ilídio Amado e visitem o Museu de Cerâmica (8) onde vão encontrar coleções representativas de vários centros cerâmicos do país e do estrangeiro, bem como uma exposição da produção cerâmica das Caldas da Rainha, da qual se destaca a obra de Rafael Bordallo Pinheiro.

percurso caldas da Rainha

2“Praça da fruta”, na Praça da República

2

PercursoCaldas da rainha cidade

fácilInício: Praça da RepúblicaFim: Museu de CerâmicaPercurso: LinearDistância: 1,5 KmDuração: 2 horasÉpoca aconselhada: Todo o ano

1

2 3

4

Rua Diário de Notícias

Rua de Camões

Rua Visconde de Sacavém

Rua Dr. Ilídio Amado

Largo Rainha D. Leonor

Rua do Provedor

Frei Jorge de São Paulo

Praça da República

Ermidade S. Sebastião

Chafariz das Cinco Bicas

Museu do Hospital e das Caldas

Igreja de Nossa Senhora do Pópulo

Parque Dom Carlos I

Museu José Malhoa

Museu de Cerâmica

6

7

8

5

3

- Apenas a 10 minutos das Caldas da Rainha fica a Lagoa de Óbidos e a praia da Foz do Arelho:A Lagoa de Óbidos é uma das mais extensas lagoas do país e tem uma fauna e flora muito rica e variada. É um local muito procurado por quem observa aves, a atividade chamada de “bird watching”, porque serve de passagem a muitas aves migratórias.A pesca também é muito importante na Lagoa e dela saem muitos dos peixes e moluscos que fazem da gastronomia local uma das principais atrações turísticas.Ao local onde as lagoas ou os rios encontram o mar dá-se o nome de foz. É precisamente no final da Lagoa de Óbidos que encontram a Foz do Arelho, muito conhecida e frequentada pelas suas praias e beleza natural. Os amantes de desportos náuticos são presença habitual durante todo o ano porque aqui encontram condições únicas para a prática de surf, bodyboard, windsurf ou kitesurf, entre outros.Para quem prefere a terra firme, a beleza natural deste local também oferece oportunidades únicas. Os passadiços de madeira da Foz do Arelho são disso um exemplo. Percorrem um pouco daquela costa atlântica e oferecem paisagens únicas de cortar a respiração. Em dias de boa visibilidade conseguem ver as Berlengas, Peniche e até São Martinho do Porto.

- O Paul de Tornada, a 4,5 kms da cidade das Caldas da Rainha, é uma importante Reserva Natural classificada pelas suas condições únicas de “zona húmida”. Mais de metade da sua extensão está permanentemente alagada, o que faz dela a “casa” ideal para um ecossistema de grande diversidade.

- Desde há séculos que na Praça da República, todos os dias da semana, as bancas são montadas e cheias de frutas e hortícolas. É a Praça da Fruta, o único mercado diário ao ar livre de Portugal e com o passar dos tempos tornou-se num ponto obrigatório para quem visita as Caldas da Rainha.

CURIOSIDADES Das caldas da rainha

Foz do Arelho

4

- O distrito das Caldas da Rainha é muito conhecido pela sua indústria de cerâmica. Por ser muito rico em argila,

foi sempre uma das principais zonas do país na produção deste tipo de peças. A “Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo

Pinheiro”, inaugurada em 1884, ficou famosa pelas peças de estilo verdadeiramente único que produziu ao longo de várias

décadas. O fundador e autor Rafael Bordallo Pinheiro, criou peças utilitárias e decorativas que ainda hoje são uma referência artística

a nível mundial. Para conhecerem melhor a sua história e o estilo único das suas peças, podem visitar a Casa-Museu São Rafael. Mas têm de marcar primeiro porque as visitas são programadas.

- Uma das características mais conhecidas das Caldas da Rainha são as suas águas termais. O Hospital Termal das Caldas da Rainha é um dos mais antigos do mundo. O seu surgimento esteve na origem do próprio nome da cidade. Ao passar por ali em 1484, a rainha D. Leonor ficou intrigada por ver tantas pessoas a tomar banho numas águas que deitavam fumo assim que saiam da terra. Quando lhes explicaram que aquelas águas eram procuradas por muitos pobres para tratarem algumas das suas doenças, ela decidiu mandar construir o hospital para que as pessoas tivessem melhores condições nos seus tratamentos. Assim nasceram as Caldas (palavra que também quer dizer termas) da Rainha.

- José Malhoa foi um importante pintor português do início do Séc. XX que nasceu nas Caldas da Rainha e cujas obras ficaram famosas até aos dias de hoje. Algumas das suas obras mais famosas retratam com grande realismo a sociedade portuguesa da altura, com especial destaque para “O Fado”, “As Promessas” e “Os Bêbados”. Algumas das suas obras podem ser vistas no Museu José Malhoa, uma passagem obrigatória para conhecerem este e outros artistas da região através da sua pintura, escultura e cerâmica.

- A tradição de cerâmica artística nas Caldas foi um ponto de partida para a criação da Escola Superior de Artes e Design. Ao longo dos anos foi-se afirmando como uma das escolas de ensino artístico mais famosas do país e lá podemos encontrar cursos que vão desde as Artes Plásticas, Design de Produto em Cerâmica e Vidro, Design Gráfico e Multimédia, Teatro, entre outras.

Bule Bordallo Pinheiro

“O Fado” de José Malhoa

5

Répteis e anfíbios- Lagarto-de-água- Salamandra- Sapo

Quando passearem pelo concelho é provável que se cruzem com algumas destas espécies:

Mamíferos- Coelho-bravo- Geneta- Musaranho-de-dentes-brancos- Musaranho-anão- Ouriço-cacheiro- Raposa- Ratinho-do-campo- Toupeira

FAUNA

aves raras- Cisne-mudo- Ganso-de-faces-pretas- Mergulhão-de-pescoço-castanho- Mouleiro-de-cauda-comprida- Gaivota-de-bico-riscado

aves aquáticas- Pato-real- Mergulhão-de-pescoço-preto- Água-pesqueira- Guarda-rios

aves terrestres- Peneireiro-cinzento- Tartaranhão-ruivo-dos-pauis- Peneireiro-vulgar- Tarambola-dourada- Abibe

Ouriço-cacheiro

lagarto-de-água

Cisne-mudo

6

- Azevinho - Carvalho - Cedro-do-buçaco- Cedro-do-líbano - Eucalipto- Faia-púrpura- Gilbardeira

Árvores e arbustos:Flora

- Loureiro- Pinheiro-bravo- Pinheiro-manso- Plátano- Sobreiro- Ulmeiro

Enquanto recuperam forças, que tal os miúdos aproveitarem para fazer uma atividade para descontraírem?Aprendam a construir um cisne, usando apenas papel e a técnica do origami!

Que tal descansarem um pouco?

1 2 3

4 5 6

7 8

9

Plátano

Gilbardeira

7

Quando prepararem a mochila para os miúdos, não se esqueçam de levar muita água e um lanche para quando a fome apertar! Fica aqui uma sugestão deliciosa e fácil de fazer em casa. muffins de amêndoa e BANANA200 g farinha integral50 g farinha de amêndoa2 bananas maduras + 1 para decorar1 c. de chá fermento em pó

2 ovos inteiros1 c. de café canela150 ml bebida de amêndoa

Pré-aqueça o forno a 180ºC.Coloquem as bananas numa taça e esmaguem bem. Adicionem as farinhas, o fermento, os ovos, o leite e a canela. Forrem cada forminha de muffin com um pedaço de papel vegetal. Distribuam a massa pelas forminhas e coloquem uma rodela de banana no topo.Levem ao forno durante 20 minutos.

Quando estiverem a passear pela zona, aproveitem para provar os pratos típicos:

- Ensopado de Enguias da Lagoa- Caldeirada - Mariscos da Lagoa

GASTRONOMIA DAS CALDAS DA RAINHA

Cavacas

Caldeirada

E não podiam faltar os doces:- Trouxas das Caldas- Lampreias de Ovos- Cavacas- Beijinhos

8

PARA OS PROFESSORES

DESAFIO: Tomando como ponto de partida a ligação das Caldas da Rainha à indústria da cerâmica, propomos uma atividade que combine a reciclagem e as artes plásticas. Inspirem-se na obra de Rafael Bordallo Pinheiro e realizem um trabalho com a utilização de materiais reciclados e massa de moldar ou barro. Pode ser uma peça decorativa, um quadro ou um prato. O limite é a imaginação!

Bule Bordallo Pinheiro

9