young lions pr 2012 - portugal

20
PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICAS- ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PROFISSIONAIS DE MARKETING 02.05.2012 SÓ O MARKETING PODE INVERTER A CRISE 1

Upload: joao-almeida

Post on 27-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

João Gomes de Almeida

TRANSCRIPT

PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICAS- ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PROFISSIONAIS DE MARKETING

02.05.2012

SÓ O MARKETING PODE INVERTER A CRISE

1

PRECISA DE NOVOS ASSOCIADOSPROFESSORES, ESTUDANTES, PROFISSIONAIS E EMPRESAS.

TEM QUE SER ÚTIL A PORTUGALPARA DEMONSTRAR QUE O MARKETING É IMPORTANTE PARA SAIRMOS DA CRISE.

PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICASAPPM - YOUNG LIONS PORTUGAL.

O QUE SABEMOS SOBRE A APPM?

NECESSITA DE NOTORIEDADEPARA SER MAIS INFLUENTE E CAPTAR NOVOS ASSOCIADOS.

CRIAR SENTIDO DE PERTENÇAOS ACTUAIS ASSOCIADOS PRECISAM DE VOLTAR A ACREDITAR NA APPM.

ESTÁ LIGADA ÀS FACULDADES.É PRECISO SAIR DA CONFUSÃO. SER ASSUNTO NO MEIO UNIVERSITÁRIO.

PODE TER VISIBILIDADE INTERNACIONALDEMONSTRANDO QUE ATRAVÉS DO MARKETING PODEMOS EXPORTAR MARCAS.

2

EM SEIS MESES COLOCAR A APPM NA BOCA DO MUNDOATRAVÉS DE UM PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICAS LOW-BUDGET E CRIATIVO. CAPAZ DE CREDIBILIZAR E RENOVAR A IMAGEM DA APPM, UTILIZANDO OS ACTUAIS EVENTOS.

A APPM PODE AJUDAR A DAR A VOLTA À CRISEDIARIAMENTE OUVIMOS QUE VIVEMOS EM CRISE E QUE É PRECISO DAR A VOLTA À SITUAÇÃO. TODOS SABEMOS QUE O MARKETING É O CAMINHO, A APPM PODE SER O MEIO.

PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICASAPPM - YOUNG LIONS PORTUGAL.

O NOSSO DESAFIO

O NOSSO CAMINHO

QUAL O NOSSO CONCEITO?

3

ESTE SERÁ O CONCEITO TRANSVERSAL A TODAS AS ACÇÕES DE

RELAÇÕES PÚBLICAS QUE IREMOS DESENVOLVER AO LONGO

DESTES SEIS MESES. O OBJECTIVO É POSICIONARMOS A APPM

COMO MEIO PRIVILEGIADO PARA DAR A CONHECER AO PÚBLICO

EM GERAL O SECTOR PORTUGUÊS DO MARKETING. IREMOS

TAMBÉM DEMONSTRAR A TODAS AS EMPRESAS, ESTUDANTES E

PROFISSIONAIS DA ÁREA AS VANTAGENS DE SE ORGANIZAREM EM

TORNO DA APPM.

PARA QUE ISTO SEJA POSSÍVEL CRIÁMOS UM PLANO DE

COMUNICAÇÃO AMBICIOSO, LOW-BUDGET, QUE RESPEITA O

PLANO DE ACTIVIDADES DA APPM E QUE É TRANSVERSAL A

TODOS OS MEIOS.

AO LONGO DOS PRÓXIMOS, SLIDES IREMOS EXPLICAR COMO É

QUE O NOSSO CONCEITO PODERÁ REVOLUCIONAR A PERCEPÇÃO

QUE EXISTE DA APPM .

PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICASAPPM - YOUNG LIONS PORTUGAL.

SÓ O MARKETING PODE INVERTER A CRISE !

4

SEMANA NACIONAL DO MARKETINGPLANO DE RELAÇÕES PÚBLICASAPPM - YOUNG LIONS PORTUGAL02.05.2012

5

QUAIS OS DESAFIOS PARA OS ROADSHOWS DE MARKETING DA APPM?

MEDIATIZAREMBORA INTERESSANTES E COM BONS FORMADORES, O ACTUAL MODELO DOS ROADSHOWS NÃO CONTA COM UMA BOA COBERTURA POR PARTE DA COMUNICAÇÃO SOCIAL. COMO ATRAIR A ATENÇÃO DOS MEDIA?

APROXIMAR OS ESTUDANTES DA APPMOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, E OS DE MARKETING EM ESPECIAL, SÃO BOMBARDEADOS TODOS OS ANOS COM DEZENAS DE WORKSHOPS E SEMINÁRIOS QUE DECORREM NAS SUAS ESCOLAS.

CRUZAR ESTUDANTES COM EMPREGADORESNUM CONTEXTO DE CRISE ACENTUADA, OS ESTUDANTES PREOCUPAM-SE CADA VEZ MAIS COM O SEU FUTURO E OS EMPREGADORES COM A FORMA COMO PODERÃO DESCOBRIR NOVOS CÉREBROS PARA AS SUAS EMPRESAS.

PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICASAPPM - YOUNG LIONS PORTUGAL.

6

Mas afinal o que é o DETx? É simples. Trata-se de um modelo de conferências semelhante ao mundialmente conhecido TEDx, só que invertido. Ou seja, os oradores não são os casos de sucesso conhecidos da maioria da assistência, que contam uma experiência de vida. Desta vez vamos dar a voz aos estudantes inexperientes. Queremos ouvir os seus anseios, ambições e teorias. Na assistência estarão os empresários, directores de marketing e experts, que normalmente estariam no palco. Desta forma criamos o sense of urgency dos estudantes fazerem parte da APPM.

PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICASAPPM - YOUNG LIONS PORTUGAL.

E SE FIZÉSSEMOS UM DETx EM CADA ESCOLA E UNIVERSIDADE?

7

CAPTAR A ATENÇÃO DOS MEDIA A LEADERS NIGHT ASSENTA NUM INSIGHT INTERESSANTE: “OS ESTUDANTES PASSAREM UMA NOITE COM OS LÍDERES”. NO ENTANTO, O MODELO NÃO É INOVADOR O SUFICIENTE PARA ATRAIR A ATENÇÃO DOS MEDIA.

APROXIMAR OS ESTUDANTES DA APPMOS ESTUDANTES TÊM QUE PERCEBER QUE A APPM OS CONHECE, LHES É ÚTIL E LHES DÁ OPORTUNIDADES DE CARREIRA. MAIS UMA VEZ TEMOS QUE TRABALHAR O WORD-OF-MOUTH DENTRE DO MEIO ESTUDANTIL.

AUMENTAR A NOTORIEDADE DA APPMESTE TIPO DE INICIATIVAS SÃO AS IDEAIS PARA COLOCAR A APPM NA “BOCA DO MUNDO”. PORQUE NÃO CRIAR UM CASE STUDY QUE SAIA DE TAL FORMA DA CONFUSÃO QUE SEJA CAPAZ DE SER ASSUNTO NOS MEDIA?

PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICASAPPM - YOUNG LIONS PORTUGAL.

QUAIS OS DESAFIOS PARA A LEADERS NIGHT DA SEMANA NACIONAL DE MARKETING?

8

Claro que não! Durante a noite, os estudantes querem estar em tudo o lado, menos numa universidade.E que tal invertermos os locais? Porque é quea Leaders Night não segue os mesmos parâmetros, mas noutro local?Iremos realizar a próxima Leaders Night em cada uma das casas dos oradores, ondeos participantes terão a oportunidade de cozinhar com os “leaders”, de forma a criar um elode comunicação mais forte. Durante o jantar virá a conversa séria. Assim vamos comunicar a APPM como inovadora e criativa, junto dos estudantese dos líderes empresariais.

PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICASAPPM - YOUNG LIONS PORTUGAL.

FAZ SENTIDO UMA LEADERS NIGHT DENTRO DE UMA UNIVERSIDADE?

9

MEDIATIZAR O EVENTO DENTRO E FORAO CONGRESSO NACIONAL DE MARKETING, NUMA ALTURA DE CRISE EM QUE É URGENTE POTENCIAR AS NOSSAS MARCAS DENTRO E FORA DE PORTAS, PODE TORNAR-SE NUM EVENTO MEDIÁTICO.

APROXIMAR OS ASSOCIADOS DA APPMOS ASSOCIADOS DA APPM VÊEM NO CONGRESSO NACIONAL DE MARKETING UM BALANÇO DAS ACTIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO. ESTA É A OPORTUNIDADE DE DEMONSTRARMOS A IMPORTÂNCIA DA APPM.

DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA PORTUGALO MARKETING É UM DOS MEIOS PRIVILEGIADOS PARA INVERTERMOS A CRISE, RELANÇARMOS A NOSSA ECONOMIA E AS NOSSAS MARCAS. COMO O DEMONSTRAR?

PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICASAPPM - YOUNG LIONS PORTUGAL.

QUAIS OS DESAFIOS DO CONGRESSO NACIONAL DE MARKETING?

10

Numa altura de crise, em que a internacionalização das nossas marcas é uma prioridade, o sector do Marketing deve dar o exemplo. Ao organizar o Congresso Nacional de Marketing em Londres, a APPM está a gerar buzz, em Portugal e no estrangeiro, a promover o evento e a demonstrar fora de portas a vitalidade do marketing em Portugal. Sendo uma cidade mundial de negócios, relativamente próxima, com viagens low-cost e sendo também um mercado de exportação para a nossa economia, Londres é a cidade ideal para acolher o evento.

PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICASAPPM - YOUNG LIONS PORTUGAL.

“The portuguese anual marketing congress, is in London!”

11

PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICASAPPM - YOUNG LIONS PORTUGAL.

NOTÍCIAS QUE PERSPECTIVAMOS PARA A SEMANA PORTUGUESA DE MARKETING

12

PORTUGUESE MARKETING AWARDSPLANO DE RELAÇÕES PÚBLICASAPPM - YOUNG LIONS PORTUGAL02.05.2012

13

MEDIATIZAR O EVENTOOS PORTUGUESE MARKETING AWARDS APENAS TÊM RELEVÂNCIA NOS MEDIA QUE HABITUALMENTE COBREM AS ACTIVIDADES DO SETOR DO MARKETING E COMUNICAÇÃO. É PRECISO FAZER DOS PMA NOTÍCIA NACIONAL!

ENVOLVER OS PORTUGUESESEM ALTURA DE CRISE, OS PORTUGUESES TÊM VINDO A DESPERTAR PARA A IMPORTÂNCIA DO MARKETING E DA COMUNICAÇÃO. É NECESSÁRIO ENVOLVÊ-LOS NOS PMA, DANDO RELEVÂNCIA NACIONAL AO EVENTO!

DEMONSTRAR AOS PROFISSIONAIS A FORÇA DA APPMQUANTO MAIS SE FALAR DA APPM FORA DO SECTOR DO MARKETING E COMUNICAÇÃO, MAIS IMPORTANTE A APPM VAI SER PARA OS PROFISSIONAIS DO MEIO.

PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICASAPPM - YOUNG LIONS PORTUGAL.

COMO COLOCAR OS PORTUGUESES A FALAREM DOS PMA?

14

Nos PMA os vencedores são sempre os culpados do costume. As categorias existentes devem manter-se. No entanto, podemos inverter os vencedores, criando novas categorias, como por exemplo: “O Melhor Marketing Pessoal no Futebol”; “O Melhor Marketing Pessoal na Política”; e “O Melhor Marketing Pessoal na Música”. Vamos ainda colocar estas categorias a votação nos sites de vários media partners relativos a cada sector (Ex: “A Bola”, “Jornal i” e “Blitz”). Desta forma, vamos gerar buzz fora dos media habituais do marketing, e com repercussão nas redes sociais.

PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICASAPPM - YOUNG LIONS PORTUGAL.

Uma inversão de lógica para gerar buzz: Novas Categorias!

15

PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICASAPPM - YOUNG LIONS PORTUGAL.

NOTÍCIAS QUE PERSPECTIVAMOS PARA A SEMANA PORTUGUESA DE MARKETING

16

ACÇÕES DE FORMAÇÃO APPMPLANO DE RELAÇÕES PÚBLICASAPPM - YOUNG LIONS PORTUGAL02.05.2012

17

PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICASAPPM - YOUNG LIONS PORTUGAL.

PODEMOS INVERTER A LÓGICA DAS FORMAÇÕES? UMA SALA DE AULA 2.0

Em 2011 foi lançado o grande concorrente do Facebook, o Google+. Por todo o mundo várias marcas têm dedicado energias a activarem a sua presença nesta rede. Em Portugal este ainda é um território virgem. Porque não a APPM ser a primeira organização a explorá-lo? Gerando Buzz sobre o tema nas redes sociais e nos restantes media.Para isso, vamos utilizar os Hangouts do G+, dando visibilidade às acções de formação da APPM. Assim, os alunos poderão ter aulas com formadores de todo o mundo, por video-conferência , em turmas até 9 alunos.

18

PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICASAPPM - YOUNG LIONS PORTUGAL.

SOCIAL MEDIA QUE PERSPECTIVAMOS PARA A SEMANA PORTUGUESA DE MARKETING

19

Com este plano de comunicação aproveitámos o cenário de crise para atrair a atenção dos media. Envolvendo estudantes e profissionais na APPM, criando sense of urgency em pertencer à associação.Por fim, posicionando-nos como uma associação inovadora, criativa e capaz de ajudar o país a inverter a crise!

MÊS 1 2 3 4 5 6

Semana Nacionaldo Marketing

PortugueseMarketing Awards

Anúncio das novasformações através

do Google+

SÓ O MARKETING PODE INVERTER A CRISE!

PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICASAPPM - YOUNG LIONS PORTUGAL.

20