x fÓrum do varejo de materiais -...

12
ANO 34- NÚMERO 35• DISTRITO FEDERAL - AGOSTO/SETEMBRO 2015 PÁG 03 Sindmac-DF ser reúne com AGEFIS X FÓRUM DO VAREJO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO DF AGEFIS FÓRUM FOCONAS DESPESAS PÁGINA 06 Mais do que cortar gastos é preciso promover o controle de custos. MBA Acomac/ DF traz para Brasília 1º MBA em Gestão empresarial para o setor PÁG 07

Upload: hacong

Post on 08-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ANO 34- NÚMERO 35• DISTRITO FEDERAL - AGOSTO/SETEMBRO 2015

PÁG03 Sindmac-DF ser reúne

com AGEFISX FÓRUM DO VAREJO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO DF

AGEFIS FÓRUM

FOCO NAS DESPESAS

PÁGINA 06

Mais do que cortar gastos é preciso promover o controle de custos.

MBAAcomac/ DF traz para Brasília 1º MBA em Gestão empresarial para o setor

PÁG07

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO DF

2

CARLOS AGUIAR REAFIRMA SEU COMPROMISSO COM O SINDMAC-DF

ANTONIO CARLOS DE AGUIARPRESIDENTE - SINDMAC/DF

O ano de 2015 iniciou em cená-rio conturbado no que concer-ne à economia e às mudanças

políticas e por isso, mais do que nunca reforço a importância de representar o SindMac/DF perante os órgãos gover-namentais e demais instituições relacio-nadas ao nosso setor.

Nesse sentido, nosso trabalho é bus-car melhorias para o segmento por meio de aproximação com as Secretarias do GDF, principalmente a Secretaria de Fazenda onde fizemos algumas visitas visando melhores condições de sobrevi-vência, gerando emprego e renda.

Tivemos uma reunião com o SE-BRAE onde firmamos parceria para realização de cursos para nossos asso-ciados. A instituição tem visitado nossas lojas para levantar as necessidades de capacitação e profissionalização do se-tor e desenvolver o projeto de qualidade. Já foram realizados os cursos de Gestão de Estoque, de Empilhadeira e o Líder

Coaching. Além disso, o SEBRAE está realizando o censo do segmento de ma-teriais de construção que é de extrema importância para nosso setor e peço aos nossos sindicalizados que recebam bem esses recenseadores de forma a otimizar seu trabalho.

Também estivemos reunidos com a AGEFIS para viabilizar a normatização dos chamados “puxadinhos” amparados em determinados setores, mas que ainda geram polêmica e uma fiscalização não padronizada para nosso setor, tendo em vista a necessidade das lojas de mate-rial de construção em estocar sua ma-téria prima, nem sempre sendo possível em seu espaço regular. A ideia é o uso racional do espaço, dentro de uma pro-porcionalidade que permita o acréscimo de áreas sem abusos.

Como Vice-Presidente do Conselho Diretor da ANAMACO, participei tam-bém, de eventos como a FEICON BA-TIMAT e a CONFERÊNCIA FEICON BATIMAT sempre buscando algo para nosso Distrito Federal por meio do que ficamos sabendo que deu certo em ou-tros estados, por tratar-se de um evento de âmbito nacional, que mostra a rea-

lidade do setor no país como um todo.Também estamos procurando uma

união com outros sindicatos que pau-tem suas lutas na mesma linha que o SindMac/DF, enfatizando que acima de tudo é necessária a contribuição e participação de todos os nossos associa-dos, pois o acerto deve ser atribuído a todos, não somente ao presidente, pois o êxito , assim como o erro é de todos. Precisamos de uma maior participação de nossa Diretoria, da apresentação de temas a serem abordados, caminhos a serem seguidos para oferecermos o me-lhor aos nossos associados.

Quero deixar claro que estou fa-zendo o máximo e me dedicando, buscando inclusive, apoio para o nosso informativo de forma que te-nhamos um custo zero para esta pla-taforma de comunicação com nossos associados. Aproveito a oportunidade para informar que todos os eventos fora do Distrito Federal são custea-dos por mim ou pela ANAMACO, não gerando qualquer despesa para o SindMac/DF.

O Sindicato é de todos e para todos e por isso a responsabilidade é de todos.

PALAVRA DO PRESIDENTE

HOMENAGEM ÀS MÃES

No mês de maio, comemora-mos o Dia das Mães e para-benizo a todas as mulheres

que contribuem para o crescimento de nosso país, especialmente aquelas que se dedicam ao trabalho no setor de construção civil no Distrito Fede-ral e compõem o quadro de nossas lo-jas, da Diretoria do SindMac/DF e da

ACOMAC/DF, acumulando de forma competente as funções de profissional, mulher e mãe.

Nada mais justo que realizemos anualmente um evento especial, reu-nindo nossos diretores e suas esposas e neste ano, promovemos um jantar co-memorativo pelo Dia das Mães como forma de confraternização e homena-

NESILDO RIBEIRO F. FILHOPRESIDENTE - ACOMAC-DF

gem a toda mulher que se divide entre suas multifunções, prioritariamente a da maternidade, não somente neste pe-ríodo, mas no dia a dia.

SEGMENTO SE REUNE COM AGEFIS

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO DF

3

AGEFIS

O SindMac/DF, reuniu-se em sua sede e discutiu temas de relevância para o segmento,

como os “puxadinhos” dos loteamentos onde funcionam as lojas em várias áreas do DF, utilizados para estocar matéria-prima dos referidos estabelecimentos comerciais.

Estiveram presentes na reunião, o Su-perintendente da AGEFIS, Wilson Lima e o fiscal Mauro, responsável pelas áreas do SIA, Guará, Águas Claras, Núcleo Bandei-rante, SCIA, Park Way, Riacho Fundo ( I e II) e Estrutural.

O Presidente do SindMac-DF, Carlos Aguiar enfatizou a importância de uma par-ceria com a AGEFIS, mas não almejando abuso ou que o referido órgão tenha que tolerar, considerando o Sindicato não com-partilhar com práticas alheias à legislação, lembrando que o SindMAC-DF tem como papel, defender os interesses da categoria, a qual possui particularidades. Afirmou ain-da, que o governador Rollemberg esteve na entidade por duas vezes, uma ainda na pré-campanha e depois uma 2ª vez já como candidato e um dos assuntos tratados foi so-bre a forma de atuação da AGEFIS e que o objetivo do SindMAC-DF é a normatização dos “puxadinhos” construídos em alvenaria, dentro da legalidade, pagando preço justo por m2 excedente. Sr. Carlos justificou que os empresários do setor geram renda, atu-almente contando com 3.000 lojas, respon-sáveis por 19,5% de toda arrecadação do DF e criação de mais de 25mil empregos diretos e indiretos em todas as regiões da Capital Federal.

Carlos Aguiar lembrou que sofreu na pele uma fiscalização, no mínimo duvidosa e sem critério, onde o único objetivo do fis-cal parecia ser o de punir e não conhecer os

fatos e orientar. Diante disso, durante a reu-nião, perguntou qual o pensamento do órgão e como vem trabalhando junto ao setor de varejo de materiais de construção.

Wilson Lima iniciou dizendo que a AGEFIS é um órgão fiscalizador, não con-cede licenças de funcionamento e que a nova gestão está pautada em prioridades e não na antiga postura, por demanda. “O problema agora está sendo visto de forma global, fa-zendo um trabalho para resolver as questões, analisando a possibilidade de alterar a legisla-ção para equacionar a situação por cidade, ou seja, a partir de um diagnóstico” que atenda às particularidades de cada RA.

Para o Superintendente da AGEFIS, de uma forma geral, todos os setores tem pro-blemas pontuais, por isso foram definidas áreas próprias para desafogar as cidades, mas não houve o remanejamento, perma-necendo o problema e, se não houver bom senso haveá uma grande quantidade de lojas interditadas. Para tanto, segundo Wil-son, estão sendo realizados mutirões para as concessões de alvarás em tempo hábil.

Um dos presentes na reunião lembrou que ações sem critério e bom senso causam desequilíbrio na arrecadação fiscal, pois prejudicam o empresário e a população, como um efeito dominó.

Para o fiscal da AGEFIS, Mauro, a maioria dos casos advém de denúncias da população, e que no caso do setor de ma-teriais de construção, à medida que vai se afastando do plano piloto a situação fica

mais irregular, e fatalmente ocorre fiscali-zação. Porém, quanto mais organizado o se-tor, menores serão as reclamações. Segundo Mauro, a AGEFIS admite que é difícil para o empresário conseguir todos os docu-mentos seja para AGEFIS ou outro órgão fiscalizador e que a burocracia emperra o processo. A AGEFIS aceita a licença de uso, licença de funcionamento, onde o alvará an-tigo é aceito também, se estiver no mesmo local e ramo de atividade, de acordo com a Lei aprovada recentemente sobre alvarás.

Wilson disse entender que o maior problema do setor é de legislação, e prin-cipalmente o habite-se que não está sendo concedido. O advogado do SindMac/DF disse que em vários momentos foi criado um canal de parceria com órgãos do DF, e assim sugeriu que pontos levantados no segmento fossem trazidos para o sindicato para discussão com a base favorecendo re-solver a situação em conjunto, antes de se recorrer a medidas coercitivas, já que seria bom para o setor e também para a AGEFIS, otimizando tempo e trazendo a solução do problema, sendo uma parceria oportuna para ambos.

Carlos Aguiar estava apreensivo, mas tranquilizou-se com esse novo pensamento da AGEFIS, mais flexível e atento à legali-dade e com entendimento de orientar foca-do no todo, afirmando que o SindMAC-DF propaga a legalidade, a formalidade e a de-fesa pela igualdade de tratamentos, de for-ma justa e maleável, sem criar privilégios.

, em novmbreo tem formacao dos preçoc de custo

X FÓRUM DO VAREJO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO DF

REALIZAÇÃO APOIO

07 e 08 de Novembro

CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDAST E M A

VEM AI!

VEM AI!

07 NOVEMBRO 2015MAIORES INFORMAÇÕES: 61 3361 1135

SHOW STAND UP PALESTRAOFICINA

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO DF

4

EVENTO

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO DF

5

EVENTO

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO DF

6

FOCO NAS DESPESAS

MAIS DO QUE CORTAR GASTOS É PRECISO PROMOVER O CONTROLE DE CUSTOS

Infelizmente quando a empresa está indo bem, não se tem controle sobre despesas e custos, ou ter os

controles e não fazer uso para a gestão. Mas, o que fazer neste ano de 2015? Será mesmo um ano difícil para as empresas? Por via das dúvidas, promover a gestão de despesas é sempre uma boa alternativa para a saúde financeira dos negócios. É o que acreditam empresários e especialistas de mercado.

Não adianta focar somente nas vendas, pois em época de crise, o mercado não tem muito para onde crescer, mas uma empre-sa, sim, ela pode ter bons resultados pela boa gestão de custos.A crise de demanda tem duplo efeito no mercado: primeiro, porque as vendas caem, e se o lojista vende menos, ele ganha menos; depois, porque

a concorrência fica mais acirrada, já que sempre tem aqueles que vão logo tentan-do resolver a questão das vendas baixando preço, forçando o mesmo comportamento por todo mercado, muitas vezes compro-metendo a rentabilidade dos negócios.

Para não ficar sujeito às armadilhas da crise de demanda, o lojista deve centrar esforços no controle das despesas, entre-tanto a medida não implica em apenas cortes simples dos gastos, como água, luz e horas extras de funcionários, por exem-plo. É preciso haver uma gestão de custos, com análise profunda das rotinas, evitando o comportamento de adoção de cortes sem quaisquer critérios.

O lojista vive o constante dilema de que enquanto se trabalha cada vez mais

com margens de lucros restritas, há, por outro lado, a exigência do cliente por cada ver mais qualidade de produtos e serviços. Os cortes, portanto, não podem afetar a boa imagem da empresa, nem comprome-ter sua eficiência. O economista Gabriel Gaspar recomenda que os empresários adotem ferramentas de gestão financeira que os ajudem a gerenciar sua empresa.

Gerenciar dá trabalho, entretanto, o ambiente dos negócios vem ficando cada dia mais competitivo, exigente e desafia-dor. E, como diz o ditado: “negócio ruim, com boa gestão fica bom; negócio bom com gestão ruim fica ruim. É hora de rever atitudes para não se arrepender mais tarde.

4741-5/00 COMÉRCIO VAREJISTA DE TINTAS E MATERIAIS PARA PINTURA 4742-3/00 COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL ELÉTRICO 4743-1/00 COMÉRCIO VAREJISTA DE VIDROS 4744-0/01 COMÉRCIO VAREJISTA DE FERRAGENS E FERRAMENTAS 4744-0/02 COMÉRCIO VAREJISTA DE MADEIRA E ARTEFATOS4744-0/04 COMÉRCIO VAREJISTA DE CAL, AREIA, PEDRA BRITADA, TIJOLOS E TELHAS 4744-0/99 COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO EM GERAL 4744-0/05 COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO NÃO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE

O SindMac/DF informa aos seus representados que está realizando a recobrança da contribuição sindical patronal dos últimos 5 anos e para tal o setor responsável está entrando em contato com a empresa para regularização das pendências. Mesmo depois de mais essa tentativa de acordo amigável houver a recusa informamos que o nome da empresa poderá ser incluído no SERASA. Assim, regularize sua situação. A constituição de 1988, à vista do art. 8º, IV, in fine, prescreve o recolhimento anual por todos aqueles que participem de uma determinada categoria econômica, exigível nos termos dos arts. 578 a 591 CLT, independentemente de sua filiação ao sindicato, onde a atividade preponderante da empresa é que deve assegurar o correto enquadramento sindical.

RECOBRANÇA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL

4741-5/00 COMÉRCIO VAREJISTA DE TINTAS E MATERIAIS PARA PINTURA 4742-3/00 COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL ELÉTRICO 4743-1/00 COMÉRCIO VAREJISTA DE VIDROS 4744-0/01 COMÉRCIO VAREJISTA DE FERRAGENS E FERRAMENTAS 4744-0/02 COMÉRCIO VAREJISTA DE MADEIRA E ARTEFATOS4744-0/04 COMÉRCIO VAREJISTA DE CAL, AREIA, PEDRA BRITADA, TIJOLOS E TELHAS 4744-0/99 COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO EM GERAL 4744-0/05 COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO NÃO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE

CNAE ATIVIDADE

www.sindmac.com.br613361-1135

BENEFÍCIOS DOS ASSOCIADOSENTRE NO SITE - WWW.SINDMAC.COM.BR E ASSOCIE-SE

E S P A Ç OEQUILIBRIUMMSAÚDE CORPORAL E FACIAL

ACOMAC/ DF TRAZ PARA BRASÍLIA 1º MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL DO SETOR DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

MBA

GESTÃO EMPRESARIALPARA O SEGMENTO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

DIS

CIP

LIN

AS FINANÇAS

Gestão financeiraMARKTINGTo Business to BusinessTo Business to ConsumerCAPITAL HUMANOAula inauguralGestão em Recursos HumanosGestão de CRM

Gestão em Criatividade e EmpreendedorismoGestão de Ètica CorporativaESTRATÉGIAGestão de QualidadeGestão de Pesquisa MercadológicaGestão de Estratégia da InformaçãoGestão do Planejamento EstratégicoGestão de Logística e Canal de DistribuiçãoLABORATÓRIOPRODUÇÃO CIENTIFICA

www.sindmac.com.br

MAIS INFORMAÇÕES613361-1135

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO DF

7

Acomac/DF e Sindmac/DF na noite do dia 02 de se-tembro receberam o Reitor

da Universidade Corporativa Anamaco - Prof. Joaquim Ramalho Mestre em Administração e Planejamento, Eco-nomista com Pós em Administração Financeira, com atuação em valia-ção, Desenvolvimento e Recuperação de Empresas, para tratarem do lança-mento em Brasília do MBA em Gestão Empresarial voltado para o segmento Varejista de Materiais de Construção, onde São Paulo, Bahia e Rio de Janei-ro já iniciaram suas turmas.

O curso de MBA terá dura-ção de 20 meses, carga horária de 460 horas, aulas presenciais serão ministradas mensalmente, dispõe de professores renomados no mercado do varejo, poderão participar do curso pessoas que já têm graduação ou não e é reconhecido pelo MEC através da Faculdade América do Sul. O objetivo geral é formar profissionais especiali-zados em Gestão Empresarial, para o segmento que possam atuar nas suas respectivas funções com competências para as práticas de gestão e liderança participativa e democrática, que sai-bam coordenar o trabalho em equipe, assim como para o seu desenvolvi-mento pessoal e profissional.

Os lojistas presentes, por sua vez,

fizeram uma série de questões de-monstrando real interesse de se ter uma turma no Distrito Federal, sen-do uma referência numa região que conta com cerca de 3.000 lojas. Os participantes ficaram surpresos e in-teressados pelos temas apresentados na grade curricular, pois trata-se de assuntos eminentemente práticos para

suas empresas. Lojistas associados terão desconto

especial. Venha fazer parte desta nossa turma de MBA e perceber que: quem estiver dentro estará ganhando e quem estiver fora estará perdendo.

HOMENAGEM ÀS MÃES

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO DF

8

No mês de maio, em que é comemorado o Dia das Mães, o SindMac/DF e a ACOMAC/DF promoveram um jantar para Diretores e Associados, onde os Presidentes

das respectivas entidades, Carlos Aguiar e Nesildo Ribeiro comemoraram esta data tão importante, homenageando as mães presentes.

O evento ocorreu no Coco Bambu - Brasília Shopping e contou

com a presença de cerca de 70 convidados que saborearam um cardápio especialmente preparado para a ocasião. Na chegada dos convidados, foram distribuídas rosas para todas as mães e o clima durante toda a noite foi de descontração, alegria e confraternização.

Carlos Aguiar, Presidente do SindMAC agradeceu a pre-sença de todos, fazendo um breve e comovente discurso em homenagem às mães.

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO DF

9

Especializadano segmento de materiais de construção (varejista, atacadista, lojas de tintas, madeiras, ferragens, materiais elétricos e hidráulicos).

Com mais de 20 anos de experiência, oferecemos o Software mais completo para o controle e gestão do seu negócio.

Mais de 48.000 usuários no território Nacional.

santri.com.br 62 3095-2695

@santrisolucoes/santrisoftware

SOLICITE UMA VISITA!

porque a SANTRI é a empresa mais indicada pelos seus clientes.

DESCUBRA

Confira nossas cases de sucesso em DF, BA, GO, MG, MS, MT, PA, RO e SP.

SOFTWAREEXCLUSIVO PARA O SEGMENTO DE

MATERIAIS DECONSTRUÇÃO

AGENDA DO PRESIDENTE

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO DF

10

• De 10 a 14 de março, o Presidente do SindMAC-DF, Carlos Aguiar participou do mais qualificado SALÃO DA CONSTRUÇÃO DA AMÉRICA LATINA EM SUA 21ª EDI-ÇÃO – FEICON BATIMAT. Simultaneamente ao evento, acon-teceu a CONFERÊNCIA FEICON BATIMAT, e a ANAMA-CO realizou sua AGO, reunindo representantes de ACOMACs e FECOMACs de todo o Brasil para discutir assuntos de interesse da entidade e em prol do desenvolvimento do setor.

• De 15 a 17 de abril, aconteceu em Maceió-AL, o 31º Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do Comér-cio de Bens, Serviços e Turismo. Carlos Aguiar repre-sentou a entidade que reuniu empresários, promovendo o intercâmbio de ideias acerca dos mais variados temas ligados ao desenvolvimento do comércio e ao sindica-lismo patronal brasileiro.

• Na noite de 28 de abril, a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) lançou a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedoris-mo. A apresentação aconteceu em Brasília durante o evento Ranking ABRAS 2015, e reuniu mais de 500 convidados.

• No dia 19 de maio, foi criada a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Produtivo durante almoço promovido pelo SIN-DIVAREJISTA que reuniu parlamentares e lideranças empresariais. Carlos Aguiar, manifestou-se enfatizando que o setor que tem 3.000 mil lojas, que é representativo para a arrecadação do Governo do DF e emprega 25 mil pessoas. No dia 25 de maio, ocorreu na CLDF mais uma reunião com a participação de diversas entidades do setor produtivo e representantes de classe e empresários, que teve com objetivo discutir sugestões para socorrer a economia da cidade. A criação da Frente Parlamentar do Setor Produtivo permitirá que os deputados votem em conjunto nas questões que envolvam interesses das empresas, bem como permitirá que empresários apresentem projetos de leis de suas iniciativas para serem discutidos e votados na Câmara Legislativa

• Na noite 21 de maio, diversos empresários e lideranças de vários movimentos de Ceilândia lotaram o salão do SESC para assistir a solenidade de posse da nova Diretoria da ACIC - Associação Comercial e Industrial de Ceilândia e na oportunidade, comemorar os 38 anos da entidade. Carlos Aguiar, Presidente do SindMAC/DF compareceu ao evento e aproveitando a presença do Governador Rodrigo Rollemberg, falou sobre a promessa feita por este em campanha, no sentido de apoiar o comércio varejis-ta de materiais de construção no DF. Rollembrerg confirmou o compromisso e ficou acertado que receberá o segmento em seu gabinete, afirmando que “é só marcar o dia e a hora”.

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO DF

11

• No dia 15 de julho aconteceu na Hípica Hall, aconteceu na Hípica Hall, o Prêmio Mérito Mercador Candan-go, que reconheceu o trabalho de quinze empreendedores que trabalham em prol do desenvolvimento do Distrito Federal. Car-los Aguiar prestigiou o evento por sua relevância e comemorou a premiação do Conselheiro Fiscal Efetivo do SindMac-DF, Cecin Sarkis Simão que considera a iniciativa um incentivo ao empreen-dedorismo, favorecendo a economia do DF.

• Na tarde de 25 de maio, ocorreu na Câmara Legislati-va do Distrito Federal, a reunião da Frente Parlamentar Brasília sem Crise, que durou cerca de quatro horas e contou com a participação de diversas entidades do setor produtivo, além de deputados distri-tais e federais, representantes de classe e empresários, bem como os Presidentes da ACOMAC/DF e SindMAC/DF, respectivamente: Nesildo Ribeiro e Carlos Aguiar, com objetivo de discutir sugestões para socorrer a economia da cidade

• No dia 26 de maio, a diretoria executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF e da CDL Jovem tomou posse em um jantar no Dúnia City Hall, Lago Sul, comemorando os 50 anos da entidade que contou com a presença do Governador do DF, Rodrigo Rollemberg.

• No dia 27 de maio, o SINDMAC/DF, a ACOMAC/DF, e LOSANGO em parceria com o SEBRAE-DF promoveram, no auditório do SEBRAE-DF, a Palestra “Prevenção contra Frau-des” para apresentar os tipos mais comuns de golpes aplicados no comércio, com o objetivo de prevenir e evitar o logro causado por esse tipo de ações que prejudicam centenas de empresas.

Presidente: Antonio Carlos De Aguiar (Ksa Materiais Para Construção) Vice-Presidente:Miguel Soares Neto (Só Repa-ros Materiais Para Construção) Diretor Secretário: Vicente César Da Silva (Castelo Forte Ltda) Diretor Financeiro E Pa-

trimonial: Antonio Alves Coelho (Ac Coelho Materiais Para Construção Ltda) Diretor Adjunto Efetivos: Edson Alves Rezende (União Comercial Rezende Ltda) Ramez L. Farah Filho (São Geraldo Materiais Para Construção) Julio Maia Limp De Azevedo (Coqueiro Materiais Para Construção Ltda) Vilmar De Oliveira (Construrapido Materiais De Construção Ltda) Leandro Cabral Borges(Home Center Tendtudo) Diretor Adjunto Suplentes: Vicente Martins (H Martins Materiais Para Construção Epp) Valter Domingues Coelho (Campeão Da Construção) Geraldo Correa Da Silva (Capital Materiais Para Construção Ltda) Reynaldo Wagner Taveira (Casafor-te Materiais De Construção Ltda) Saulo Fonseca Dos Santos (Casarão Materiais Para Cons-trução) Kylmano Han Silva (Japão Da Construção Ltda) Mateus Carvalho De S. Pinto (Itajuba Materiais Para Construção) Conselheiros Fiscal Efetivos: Cecin Sarkis Simão (Sarkis & Sarkis Ltda) Edílson José De Oliveira (Fercon Mat Const Ltda) Fernando De Arruda Castanho (Leroy Merlin Cia Brasileira De Bricolagem Lt) Conselheiros Fiscal Suplentes: Alexandre Soares Ma-ciel (Total Ferragens E Utilidades Ltda) Mauricio Barreto Vieira (Porta Do Sol Comercial Ltda) Nesildo R. De Farias Filho (Via Leste Materiais De Contrução Ltda) Representantes Junto Ao Conselho Da Federação- Efetivos: Antonio Carlos De Aguiar Miguel Soares Neto Representan-tes Junto Ao Conselho Da Federação Suplentes: José Amaro Neto (Construdantas Materiais De Construção Ltda) Hugo Vicente Bündchen (Albra Alumínio Brasília Ltda)

DIRETORIA EXECUTIVA Presidente Nesildo Ribeiro de Farias Filho - Via Leste Mat. para Construção Ltda | Vice-Presid. Administrativo Miguel Soares Neto | Vice-Presid. Cultural - Edilson Jose de Oliveira - Fercon Ferragem e mat. de Construção Ltda | Vice-Presid. Eventos Mauricio Barreto Vieira - Porta do Sol Comercial Ltda | Vice-Presid. Financeiro

Antonio Carlos de Aguiar - Construksa Materiais para Construção Ltda | Vice-Presid. Marketing Vicente Martins - H Martins| CONSELHO DELIBERATIVO Presidente Geraldo Corrêa da Silva Ca-pital Mat. de Construção Ltda | Vice-Presidente Edson Alves Rezende - União Comercial Rezende Ltda | Secretário Vilmar de Oliveira - Construrapido Materiais de Construção Ltda| Conselheiro Antonio Alves Coelho - AC Coelho Materiais para Construção Ltda | Conselheiro Cecin Sarkis Si-mão - Sarkis & Sarkis Ltda | Conselheiro José Amaro Neto - Construdantas Materiais para Cons-trução Ltda | Conselheiro Jose Moacir de Sousa Vieira - Home Center Maranata Ltda | Conselhei-ro Rogério Vieira Marinho - Polodoro Material de Construção Ltda | Conselheiro Julio Maia Limp de Azevedo - Coqueiro Materiais de Construção Ltda | Conselheiro Paulo de Tarcio Silva - Vicente Pires Materiais para Construção | Suplente Mateus Carvalho de S. Pinto - Itajuba Materiais de Construção | Suplente Reynaldo Wagner Taveira - Vip Materiais de Construção Ltda | CONSE-LHO FISCAL Conselheiro Vicente Cesar da Silva - Castelo Forte Recanto Materiais de Construção Ltda | Conselheiro Ramez L. Farah Filho - São Geraldo Materiais para Construção Ltda | Conse-lheiro Paulo Moreira da Silva - Morar Materiais para Construção Ltda | Suplente Saulo Fonseca dos Santos - Fonseca e Santos Ltda | Suplente João Batista Silvério - Empório da Construção Ltda | Suplente Fernando de Arruda Castanho - Leroy MerlinCia B. Bricolagem

Presidente: Antonio Carlos De Aguiar (Ksa Materiais Para Construção) | Presidente Acomac: Nesildo Ribeiro de Farias Filho | Superint. Executiva: Angelita Alves | Jornalista: Márcia Mossmann| Projeto Gráfico e Diagramação: GuinaWeb, Ateliê Design | SINDMAC SIA Trecho 4 lote 1130, salas 103,104,105 e 106 – Edifício Senap 1 CEP: 71200-040

Brasília/DF Tel: (61) 3361.1135, Fax: 3363.3120 | [email protected] - www.sindmac.com.br | Tiragem: 3.000 | Impressão: Gráfica Coronário

Além de contar com a resistênciae durabilidade oferecidas em todaa linha de produtos, com Cimento Ciplanvocê tem a garantia de uma logísticamuito mais ágil e eficiente.Conte com a parceria de excelênciado Cimento Ciplan e tenhaum dia a dia sem nhã nhã nhã.