- história – crise do capitalismo

44

Upload: aulaspartinfo

Post on 10-Jul-2015

280 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

História - VideoAulas Sobre Crise do Capitalismo – Faça o Download desse material em nosso site. Acesse www.AulasParticulares.Info

TRANSCRIPT

Page 1: - História – Crise do Capitalismo
Page 2: - História – Crise do Capitalismo

Felizes anos de 1920.A hegemonia dos EUA nos século XX.A crise de 1929 e a quebra da bolsa de NewYorkNew Deal.Ascensão de regimes totalitários na Europa.Fascismo na Itália.Nazismo na Alemanha.

Page 3: - História – Crise do Capitalismo

Por cerca de 50 anos cerca de 60milhões de pessoas eram vÍtimas daguerra, a quantidade de pessoasmortas na guerra é equivalente asoma da população de SãoPaulo, Bahia e Paraná.

Page 4: - História – Crise do Capitalismo

E.U.A.

•Os grandes beneficiados com a Primeira Guerra Mundial foramos Norte-Americanos , pois a guerra não foi travada no territóriodeles e por isso só causou danos e prejuízos aos europeus.•A guerra destruiu a industrialização européia e possibilitou queas exportações Norte-Americanas mandassem com força naeconomia dos países europeus. Isso sem contar com as dívidas edependências que esses países assumiram para começar suareconstrução.•A hegemonia só se abalaria com a crise em 1929.

Page 5: - História – Crise do Capitalismo

A crise do 1929

Anos de 19201° Guerra Mundial

Page 6: - História – Crise do Capitalismo

•Possível resposta: Pois após a 1° Guerra Mundial a Europaestava extremamente destruída e sem qualquer condições dese reerguer. Pois a guerra não foi travada no território dosEUA e por isso só causou danos e prejuízos aos europeus. Aguerra destruiu a industrialização européia e possibilitou queas exportações Norte-Americanas mandassem com força naeconomia dos países europeus. Isso sem contar com asdívidas e dependências que esses países assumiram paracomeçar sua reconstrução.

Page 7: - História – Crise do Capitalismo

•As nações européias começam a recuperar sua economiae reconstruir suas indústrias (aos menos as basesnecessárias) os EUA começam a passar por um problemade superprodução de produtos industrializados que tinhacomo mercado certo a Europa.•No ano de 1925 a tendência de crescimento que os norte-americanos viviam começou a inverter-se , o aumentodescontrolado de crédito interno para estimular aprodução e elevar o consumo reforçou a especulação nabolsa de valores.

Page 8: - História – Crise do Capitalismo

•Em 1929 a situação fica insustentável para a economia Norte-Americana.

•No mês de outubro acontece uma corrida acionista para venderas ações das empresas que não estavam dando lucro. .•A queda acelerada no preço das ações leva a falência efechamento de várias empresas de grande porte, porteinternacional. A queda vertiginosa no preço das ações levou aoCrack (quebra) da bolsa de NovaYork em 24 de outubro de 1929.

Page 9: - História – Crise do Capitalismo

•A quebra da bolsa levou a ruína milhões deinvestidores (elevando a taxa de suicídio nos EstadosUnidos da América a cerca de 90 % em relação a anosanteriores). Essa crise se perdurou na economia dopaís por anos.

•Em 1930 a crise chega ao Brasil e faz uma verdadeiracatástrofe aqui também, o governo apoiou ecomprou mercadorias para ajudar os produtores, masnão teve jeito e muitos faliram e levaram consigomuito dinheiro público.

Page 10: - História – Crise do Capitalismo

A crise do 1929

Superprodução

Anos de 1920

Quebra da bolsa

Quebra da Capitalismo

1° Guerra Mundial

Quebra dos Países

Europeus

Page 11: - História – Crise do Capitalismo

•A URSS (UniãoSoviética) que tinhaimplementado omodelo socialista deeconomia e por isso seisolado dos paísesdemais após a PrimeiraGuerra Mundial, viunessa situação que oisolamento acabou porproteger e beneficiarcontra a crise que nãoafetou os soviéticos.

Page 12: - História – Crise do Capitalismo

Resposta do professor: Pois a UniãoSoviética tinha adotado o modelosocialista após a 1° Guerra Mundial, e seisola dos modelos capitalista. Assim sóobservou a crise e avalanche dos paísesque mantiveram o modelo capitalista.

Page 13: - História – Crise do Capitalismo

A grande depressão (1929 – 1939).

Bancos –fechamentos, falênc

ias, investidores arruinados e falta de

crédito.

Indústria- queda de produção

Comércio – forte queda das vendas.

Crack da bolsa de Nova York – venda maciça de ações.

Desemprego em massa.

Page 14: - História – Crise do Capitalismo

•Em 1933 o democrata Franklin Roosevelt assumi a presidência eimplanta um controle para melhora a economia Norte-Americana quefica conhecido com New Deal.

Linhas de atuação do New Deal:

•Agricultura – adota medidas para ajudar os produtores – fixa limitesna produção – recupera preços fornecendo incentivos as exportações.•Industria – concessão de financiamentos a juros baixos – compra deações ou nacionalização de empresas em dificuldades.•Empregos – jornada de trabalho semanal reduzida – construção deobras públicas.

Page 15: - História – Crise do Capitalismo

As medidas adotadas pelo presidente forambem recebidas e surtiram efeitos como adiminuição de desemprego, diminuição nainflação e com isso ele acabou sendo reeleitomais duas vezes ( ficando assim 15 anos nopoder – 1936, 1940 e 1944) o mais logogoverno nos E.U.A.

Page 16: - História – Crise do Capitalismo

A crise do 1929

Superprodução

Anos de 1920

Quebra da bolsa

Quebra da Capitalismo

Emprego

New Deal

1° Guerra Mundial

Quebra dos Países

EuropeusAgricultura

Indústria

Page 17: - História – Crise do Capitalismo

Resposta: Existiam três linhas de atuação. Nãoforam adotas medidas para ajudar os produtores, fixa limites na produção e recupera preçosfornecendo incentivos as exportações. No setorindustrial foram abertas concessões definanciamentos a juros baixos, compra de ações ounacionalização de empresas em dificuldades. E nosempregos a jornada de trabalho semanal foireduzida e construção de obras públicas para gerarempregos.

Page 18: - História – Crise do Capitalismo

Itália e Alemanha.

Entre a revolução e o Nazifascismo:

•A catástrofe da crise de 1929 atinge todos ospaíses capitalistas . Na Europa os primeiros aserem atingidos são Grã-Bretanha, Áustria eAlemanha.

Page 19: - História – Crise do Capitalismo

•A crise divide cada vez mais apopulação de todos os paíseseuropeus que questionavam omodelo político e econômicoadotado após a 1° guerramundial e as consequênciasque vinham causando. A crisevem abrir as portas para aspolíticas e propostas aosmodelos autoritários etotalitários que estãosurgindo.

Page 20: - História – Crise do Capitalismo

Governo em que os regimes estão marcadospelo abuso de poder.

Um governo em que a vontade de um grupo ou governante se confunde com a vontade deEstado.

Intervenção do estado na vida das pessoas é a máxima possível.

As relações sociais são reguladas e a vidacotidiana é vigiada.

Propaganda ideológica intensa. Modelos como fascismo, nazismo e stalinismo.

Page 21: - História – Crise do Capitalismo

A crise do 1929

Superprodução

Anos de 1920

Quebra da bolsa

Quebra da Capitalismo

Emprego

New Deal

1° Guerra Mundial

Quebra dos Países

EuropeusAgricultura

Indústria

Regimes Autoritários

Nazismo

Fascismo

Page 22: - História – Crise do Capitalismo

•A economia italiana teve um enorme impulso durante a 1°guerra mundial, chegou a exportar mais de 200 mil toneladasde ferro por ano, essas exportações nos anos da crise nãochegaram a 1 mil (pós 1929).•Na guerra a população somou 600 mil mortos e 500 milmutilados.•Além disso eles se sentiam traídos pelos aliados(Entente), que tinha prometido território em troca do apoioda Itália na guerra.

Page 23: - História – Crise do Capitalismo

Grupo paramilitarliderado por BenitoMussolini, e que tinha o“feixe” (fascio) como símboloprincipal. Esse símbolo erausado pelos antigos oficiaisromanos responsáveis emexecutar justiça, essa justiçasegundo os fascistas seriafeita com aquelesresponsáveis pela criseitaliana.

Page 24: - História – Crise do Capitalismo

Em 1922 Mussolini e seu grupoatacaram violentamente associações desocialistas e operários. Contavam comapoio financeiros delatifundiários, comerciantes, banqueiros eindustriais italianos que aderiram aofascismo.

Em outubro de 1922 os fascistaspromoveram a “Marcha sobre Roma”, queexigia a entrega do poder ao “Duce” (ocondutor) como era chamado Mussolini.

Depois disso a Itália passou por umprocesso de recuperação (com obraspublicas para combater o desemprego e acrise) e se manteve no poder até o fim da 2°Guerra Mundial.

Page 25: - História – Crise do Capitalismo

Resposta possível: Com apoio financeiros delatifundiários, comerciantes, banqueiros eindustriais italianos que aderiram aofascismo. Em outubro de 1922 os fascistaspromoveram a “Marcha sobre Roma”, queexigia a entrega do poder ao “Duce” (ocondutor) como era chamado Mussolini. Jáque o povo italiano estava descontente como modelos de estado no poder até então.

Page 26: - História – Crise do Capitalismo

A crise do 1929

Superprodução

Anos de 1920

Quebra da bolsa

Quebra da Capitalismo

Emprego

New Deal

1° Guerra Mundial

Quebra dos Países

EuropeusAgricultura

Indústria

Regimes Autoritários

Nazismo

Fascismo

Fascismo Marcha sobre RomaMussolini ao Poder

Page 27: - História – Crise do Capitalismo

Adolf Hitler

Page 28: - História – Crise do Capitalismo

•Em 1918 a república alemã foi proclamada (República deWeimar), após a 1° grande guerra essa república conduziu e assinouo Tratado de Versalhes no qual a Alemanha foi declarada perdedorae obrigada a pagar a dívida dos países que haviam ganhado e seencontravam destruídos por causa da guerra.•As dívidas se tornaram eternas e a Alemanha nunca conseguiaacabar de pagar e por isso sua reconstrução se tornou deficiente esua economia e tornava cada vez mais frágil dependente doempréstimos Norte -Americanos.•As classes médias e trabalhadores empobreceram e o desempregochegou a níveis absurdos, assim como a inflação que desvalorizoude forma banal a moeda alemã.•A crise do pós-guerra causou um terreno propício para o nazismoque subiria ao poder em 1933 depois de por fim a República deWeimar.

Page 29: - História – Crise do Capitalismo

Resposta: Após a 1° Guerra Mundial a república alemã foi proclamada(República de Weimar), essa república conduziu e assinou o Tratado deVersalhes no qual a Alemanha foi declarada perdedora e obrigada a pagara dívida dos países que haviam ganhado e se encontravam destruídos porcausa da guerra. Essas dívidas se tornaram eternas e a Alemanha nuncaconseguia acabar de pagar e por isso sua reconstrução se tornoudeficiente e sua economia se tornava cada vez mais frágil dependente doempréstimos Norte- Americanos. As classes médias e trabalhadoresempobreceram e o desemprego chegou a níveis absurdos, assim como ainflação que desvalorizou de forma banal a moeda alemã. Por essesmotivos a população via no nazismo a solução.

Page 30: - História – Crise do Capitalismo

•A doutrina nazista proclamava a superioridade da raçaalemã (ariana), destinada a impor o seu domínio sobretoda a Europa.•Expandir a supremacia exigia destruir as potênciasestrangeiras que tinham se tornado inimigas apóshumilhar e obrigar a assinatura do “Tratado deVersalhes”.•Além dos JUDEUS que haviam conspirado contra osinteresses do povo alemão.

Page 31: - História – Crise do Capitalismo

A crise do 1929

Superprodução

Anos de 1920

Quebra da bolsa

Quebra da Capitalismo

Emprego

New Deal

1° Guerra Mundial

Quebra dos Países

EuropeusAgricultura

Indústria

Regimes Autoritários

Nazismo

Fascismo

Nazismo

Fascismo Marcha sobre RomaMussolini ao Poder

Page 32: - História – Crise do Capitalismo

Articulou-se e formou o PARTIDO NACIONALSOCIALISTA DOS TRABALHADORES ALEMÃS, o partidonazista.

TINHA COMO IDEIAS:

•Formar um partido fortemente armado;•Simbolizava uma ideia de ordem a um país que estavadesorganizado politicamente, socialmente eeconomicamente.

Page 33: - História – Crise do Capitalismo

Após o baque com as retiradas deinvestimentos que ocorreram com a crise deNew York o partido nazista começa formularuma tentativa de tomada ao poder.

As SA (Tropas de assalto), ligadas ao partidonazista, atacavam associações ligadas aospartidos comunistas e socialistas.

Page 34: - História – Crise do Capitalismo

•Reforma agrária semindenização.•Nacionalização.•Participação dos trabalhadoresnos lucros das empresas.•Anulação de dívidas dos agricultores.•Preços melhores para as colheitas.•Salários dignos para operários.•Incentivo ao comercio.

Os nazistas apresentaram propostas para conseguir apoio popular:

Page 35: - História – Crise do Capitalismo

A crise do 1929

Superprodução

Anos de 1920

Quebra da bolsa

Quebra da Capitalismo

Emprego

New Deal

1° Guerra Mundial

Quebra dos Países

EuropeusAgricultura

Indústria

Regimes Autoritários

Nazismo

Fascismo

Nazismo

Fascismo Marcha sobre RomaMussolini ao Poder

Putsch

Page 36: - História – Crise do Capitalismo

•Em novembro de 1923 um grupo liderado porHitler tenta dar um golpe “putsch” e tomar opoder da Alemanha, chegam a nomear Hitlerchefe do estado maior, mas são sufocados epresos.

•Hitler fica preso e escreve “Mein Kamf” (minhaluta), que se torna o livro da ideologia alemãonde todas as ideias e propostas do partidonazista estão escritas.

Page 37: - História – Crise do Capitalismo

•O marxismo judaico deve ser combatido pois prega a força das massas anulando o papel do individuo e das nacionalidades.•O regime democráticoparlamentar é incapaz de atender as necessidades gerais, pois o povo não está preparado para escolher.•Fortalecer a força, cultura e pureza da raça ariana alemã.

Quais os principais pontos da doutrina nazista escritos em “Minha Luta”?

Page 38: - História – Crise do Capitalismo

Resposta: Para os alemães, um dos principaismotivos que levaram a Alemanha a se afundar nacrise de 1929 foi o marxismo judáico deve sercombatido, pois prega a força das massasanulando o papel do indivíduo e dasnacionalidades.

Page 39: - História – Crise do Capitalismo

A partir dos anos 1930 o apoio dos grandeindustriais, do exército e aceitação da massa asideias nazista fizeram o partido crescer e ganharforça.Em 1932 o partido consegue vencer as eleiçõespara Reichtag no parlamento alemão e em janeirode 1933 Hitler é convidado para assumir a chefiado partido nazista ,após incêndio o prédio doReichtag é convidado a assumir o poder naAlemanha.

Page 40: - História – Crise do Capitalismo

A crise do 1929

Superprodução

Anos de 1920

Quebra da bolsa

Quebra da Capitalismo

Emprego

New Deal

1° Guerra Mundial

Quebra dos Países

EuropeusAgricultura

Indústria

Regimes Autoritários

Nazismo

Fascismo

Nazismo

Fascismo Marcha sobre RomaMussolini ao Poder

Putsch Eleições de

1932Hitler no

Poder

Page 41: - História – Crise do Capitalismo

O governo de Hitler reprimia violentamentequalquer forma de oposição e implantava um “ideal deguerreiro e expansionismo”, baseados na tese depangermanismo e espaço vital.

•Pangermanismo: o estado deveria reunir todos os alemãsque viviam em outros países em uma mesma nação e emseguida estender seu domínio sobre outros territórios paraassegurar a permanência como potência mundial.

•O espaço vital: com isso os povos inferiores deviam serdominados, sua população exterminada garantido que emseu território os alemães que são raça superior pudessemviver adequadamente.

Page 42: - História – Crise do Capitalismo

A Alemanha começou a mostrar seu poderio etendências a guerra de proporções mundiais entre osanos de 1936 – 1939 quando a força aérea alemã“Lutfwaffer” foi chamada a participar na guerra civilespanhola.Ela mostrou seu poderio bombardeando e destruindototalmente vilarejos na Espanha,assim Hitler fez umfavor a seu “amigo” Mussolini que o apoiaria até o fimda 2° Guerra Mundial.

Page 43: - História – Crise do Capitalismo

A crise do 1929

Superprodução

Anos de 1920

Quebra da bolsa

Quebra da Capitalismo

Emprego

New Deal

1° Guerra Mundial

Quebra dos Países

EuropeusAgricultura

Indústria

Regimes Autoritários

Nazismo

Fascismo

Nazismo

Fascismo Marcha sobre RomaMussolini ao Poder

Putsch Eleições de

1932Hitler no

Poder

Page 44: - História – Crise do Capitalismo

História Global – Brasil e Geral . GilbertoCotrin, Editora Saraiva – 2009.Para entender história. Divalte Gracia Figueredo eJoão Tristan Varsai, Editora Saraiva – 2009.História, Sociedade e Cidadania. Alfredo BoulosJunior, Editora FTD – 2009.Novo História – Conceito e procedimento.Ricardo Dreger e Eliete Toledo, Editora Atual –2009.