2184

12
Gravataí, 4 de março de 2015 ANO IX | Edição # 2184 Quarta-feira qua qui sex 35º 32º 31º 21º 20º 20º Clima de chuva e calor é propício para proliferação da dengue Página 3 Estão abertas as inscrições para o Programa Alfa Presos mais quatro integrantes de quadrilha de desmanche Homem que matou a pedradas é condenado a 17 anos de cadeia CUIDADO COM O MOSQUITO Página 9 Página 10

Upload: jornal-de-gravatai

Post on 08-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

JG desta quarta-feira.

TRANSCRIPT

Page 1: 2184

Gravataí, 4 de março de 20151

Gravataí, 4 de março de 2015

ANO IX | Edição # 2184

Quarta-feiraqua qui sex

35º 32º 31º21º 20º 20º

Clima de chuva e calor é propício para proliferação da dengue

Governador José Ivo Sartori e prefeito Marco Alba anunciaram a instalação do empreendimento no município ontem (9), em solenidade no Palácio Piratini

Página 3

Estão abertas as inscrições para o Programa Alfa

Presos mais quatro integrantes de quadrilha de desmanche

Homem que matou a pedradas é condenado a 17 anos de cadeia

CUIDADO COM O MOSQUITO

Página 9 Página 10

Page 2: 2184

Gravataí, 4 de março de 20152

A propaganda é a alma do negócio. Mas e quando uma campanha não encontra eco algum na realidade? A Petrobras e o PMDB que o digam. Suas mais recentes inserções midiá-ticas estão mais para ficção barata do que para administração de imagem. Em meio à interminável crise que vive o país – e na instabilidade que sofre essa república noviça em vivemos – não há ilusão televisiva que salve as instituições públicas e os partidos do mais completo descrédito da nação. O limite foi ultrapassado.

O comercial apresenta-se animador. Mostra aspectos de uma empresa que já foi orgulho nacional, mas que hoje só ha-bita as páginas policiais. “Superação” é o nome da passagem televisiva, exibida largamente ao longo do último mês de feve-reiro. Entretanto, não há campanha que suture o sangramento da Petrobras nesse momento. Não enquanto uma corja de servidores e políticos continuar praticando seus crimes impu-nemente. A superação, em suma, não é da estatal, mas sim do povo brasileiro, que acorda diariamente tentando ser honesto em um país de desonestos. Nem todos conseguem.

Os serviços de comunicação da petrolífera vacilaram. Aliás, saber ficar quieto também constitui estratégia de marketing. E das mais eficazes. Em meio a tamanho escândalo, não há imagem a ser recuperada. As verbas de publicidade deveriam ser redirecionadas para tapar os rombos administrativos. O segredo é esperar a convulsão passar, na esperança que as pessoas, um dia, voltem a acreditar no sistema. Chega de de-magogia, chega de mentiras.

Do mesmo modo, recentemente o PMDB se pronunciou em rede nacional. Na TV, mostrou um partido “unificado” que co-meça, desde já, a praticar a cisão com o PT. Em 2018 vem pre-sidenciável por aí. A parceria entre os dois partidos, que com-pletará oito anos nas próximas eleições, vai terminar de vez. Enquanto isso, a sigla luta para conter as divergências internas; a presidência do senado, sob o domínio do polêmico Renan Calheiros (PMDB-AL), apoia Dilma. A presidência da Câmara, por sua vez, comandada por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), vai fazer oposição ao governo. Pensando bem, será que aparecer como situação e oposição não constitui estratégia política?

O marketing eleitoreiro está cheio de promessas de mudan-ça. Sofismas, igualmente. Parece que, no meio político, a pro-paganda é utilizada para mascarar a realidade. Como se cura isso? Informação. Nossa democracia já se contaminou demais por falta dela. Eleitor que não se engaja vota de forma míope e aloprada e acaba concordando, mesmo que indiretamente, com os absurdos do dia a dia nesse país. Se as eleições de 2018 já começaram para os partidos, devem começar também para o cidadão brasileiro.

Opinião

Diretor geral: Moacir Menezes

Diretor administrativo: Gabriel Diedrich

Editor-chefe: Jacson Dantas

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

51 3421.3381 / 3423.1792

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94070-001 - Gravataí - RS - Brasil

www.2mnoticias.com.br [email protected]

Diagramador: Jacson Dantas

Redação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

Depto. Comercial: Adilson Mendes

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62

Registro nº 39987 do livro A-4

Tiragem: 8.000 exemplares

Fundação: 22 de março de 2005

Filiado:

Propaganda enganosa

Artigo CHARGE

Gabriel Bocorny Guidotti

Bacharel em Direito e estudante de Jornalismo

RADAR

Espaço para o leitor ENVIAR imagens da cidade ou do seu cotidiano (algo que queira compartilhar conosco) além de poder denunciar problemas da comunidade

em busca de soluções. Participe pelo e-mail [email protected]

ou Whatsapp (51) 9415.3122

Bueiro sem tampa na Rua Nestor de Moura Jardim Esq. Madre Ana, pda. 79. Foto de Luiz Antonini

Page 3: 2184

Gravataí, 4 de março de 20153

Clima de chuva e calor é propício para proliferação da dengue

Campanha de vacinação contra o HPV inicia na próxima segunda-feira

O clima quente e o tempo chuvoso desta época do ano podem se tornar um ambiente perfeito para a proliferação de um inimigo quase invisível. O mosquito transmissor da Dengue pode aproveitar qualquer descuido na limpeza e manutenção dos centros urbanos e tornar-se uma grande ameaça. A dengue pode ser transmitida pelo mosquito Aëdes aegypti, que pica durante o dia e a noite, ao contrário do mosquito comum, que pica somente durante a noite. O transmissor da dengue, o Aëdes aegypti, prolifera-se dentro ou nas proximidades de habitações, em recipientes onde se acumula água limpa. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. O ciclo do mosquito dura de 7 a 10 dias e é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. Uma checagem semanal poderia interromper o ciclo do inseto e evitar seu nascimento.

O intervalo entre a picada e a manifestação da doença, chamado período de incubação, tem o tempo médio de 5 a 6 dias. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito. São eles: Febre alta com início súbito; Forte dor de cabeça e atrás dos olhos; Perda do paladar e apetite; Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo; Náuseas e vômitos e tonturas; Extremo cansaço, moleza e dor no corpo.

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

O atendimento médico deverá ser procurado imediatamente aos primeiros sintomas. Não existe tratamento específico para combater o vírus, sua função é combater a desidratação e aliviar os sintomas. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.

A Secretaria Municipal de Saúde possui uma equipe de agentes de combate a endemias que rotineiramente visita as residências do município a fim de verificar e diagnosticar possíveis focos do transmissor. A Prefeitura também está realizando ações de conscientização através da divulgação de materiais com informações e instruções de como prevenir e exterminar os mosquitos. Entre os principais cuidados para a prevenção da dengue estão:

A Prefeitura de Gravataí está realizando os últimos levantamentos e discutindo as estratégias que conduzirão a campanha de vacinação contra o HPV deste ano, que inicia na próxima segunda-feira (9) em todas as Unidades de Saúde do município e que deve imunizar 6.725 meninas entre 9 e 11 anos de idade. Na manhã desta terça-feira (3), o secretário da Saúde, Jones Martins, esteve reunido com a coordenadora da Vigilância em saúde (Viemsa), Patrícia Silva Rosa, com o coordenador do Núcleo de Imunizações da Secretaria da Saúde, Diogo Pretto e também com representantes da Secretaria de Educação (Smed), a fim de planejar as ações que serão realizadas em parceria entre as duas pastas do Governo.

Na ocasião, Jones destacou que o trabalho articulado entre as secretarias garantiu o alcance da meta estipulada pelo Ministério da Saúde (imunizar 80% do público-alvo) em menos de 15 dias em 2014. "Atingir esse quantitativo em tão pouco espaço de tempo é mérito do esforço e do trabalho em sintonia realizado pelas secretarias e neste ano queremos repetir a estratégia a fim de garantir a proteção contra o vírus causador do câncer do colo do útero", ressaltou Jones,

enfatizando que "esta é uma doença grave que pode levar ao óbito, sendo considerado um problema de saúde pública devido à alta incidência e mortalidade, especialmente nos países em desenvolvimento, como o Brasil".

A representante da Smed, Sônia Becker, considera a parceria é benéfica e que deve ser retomada para o êxito da campanha. "A vacinação nas escolas é uma estratégia adicional que contribui para o alcance e adesão do público-alvo para a imunização", observou Sônia.

A coordenadora da Viemsa, Patrícia, explica quem pode receber a vacina que protege o organismo contra o HPV. "Neste ano de 2015 a oferta da vacina será ampliada para as meninas na faixa etária de 9 a 11 anos de idade e de 12 a 14 anos de idade que tenham iniciado o esquema vacinal em 2014 e por algum motivo não receberam a 2ª dose da vacina", observa.

HPV e Câncer do colo do útero

Estimativas mundiais apontam aproximadamente 530 mil casos novos e 265 mil mortes por câncer do colo do útero ao ano, sendo 88% desses óbitos nos países em desenvolvimento. No mundo e no Brasil, se constitui como a terceira causa de morte por câncer entre mulheres. No país, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequente que acomete as mulheres e faz, por ano, 5.264 vítimas fatais. Em 2014, as estimativas foram de 15,3 casos novos a cada 100 mil mulheres. "O número estimado para 2014/2015 é de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer no Brasil, dos quais o de colo do útero representa aproximadamente 15 mil casos", alerta o secretário Jones. A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Mas também pode ser transmitido, durante o parto ou, ainda, através de instrumentos ginecológicos não esterilizados.

3Cidade

Page 4: 2184

Gravataí, 4 de março de 20154 Política

NOVO QUARTEL DOS BOMBEIROS

MOÇÃO DE PESAR

MONITORIA NAS ESCOLAS É TEMA DE REUNIÃO

O vereador Carlos Fonseca (PSB) esteve conhecendo o terreno na parada 74, bairro Cohab C, onde serão as futuras instalações do quartel do Corpo de Bombeiros de Gravataí. O parlamentar, que esteve no local acompanhado de membros da corporação, lembrou que ocorre agora o coroamento de uma luta iniciada com a alteração do Funrebom e também pela pror-rogação da lei municipal de cedência do ter-reno. “Hoje o projeto já foi assimilado pelo poder público e está apenas esperando o processo de licitação pelo executivo municipal”, afirmou Fonseca.

A Câmara de Gravataí aprovou na sessão desta terça-feira moção de pesar, de autoria do vereador Evandro Soares (DEM), pelo falecimento de Manoel Farias Lopes, con-hecido na comunidade como Maneca Gait-eiro. O corpo de Maneca foi velado no CTG Aldeia dos Anjos, entidade com a qual tinha profundos laços de muito tempo de convívio e música.

A secretária municipal de Educação, Sônia Oliveira, recebeu 15 mães de alunos da rede de ensino, acompanhadas dos vereadores Dimas Costa (PT) e Paulo Silveira (PSB), da Comissão da Criança e do Adolescente, e Carlos Fonseca (PSB), da Comissão de Educação, para tratar sobre os monitores nas escolas de Gravataí. No Município, segundo levantamento das comissões, existem 350 crianças especiais que precisam de auxílio para realizar suas atividades. As mães reclamam que o número de monitores não chega a 1/3 (um terço) disso. Segundo a secretária Sônia, estão sendo contratados 67 monitores para o ano letivo de 2015. O vereador Paulo Silveira entende que este número deveria ser maior, pois o número de crianças especiais, que necessitam de auxílio no âmbito escolar, aumentou. Buscando resolver o impasse, a secretária Sônia Oliveira adiantou que para sanar este problema será lançado um concurso com cargos para monitores. “Criamos o cargo e estamos estudando para que todos sejam incluídos devidamente nas escolas e na sociedade, para que assim todos tenham direito à

GABRIEL [email protected]

COMISSÃO DE SAÚDE REÚNE-SE NA CÂMARA

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Gravataí realizou nesta terça-feira a primeira reunião em 2015. A comissão é constituída pelos vereadores Nadir Rocha (PMDB), Paulinho da Farmácia (PTB) e Evan-dro Soares (DEM). Nas reuniões periódicas, serão discutidos os pareceres dos projetos da Câmara de Vereadores de Gravataí no âmbito da saúde. “A comissão irá buscar alternativas para melhorar o cenário da saúde pública, agindo como órgão fiscalizador, promovendo visitas a postos de saúde e farmácias mu-nicipais. Trabalhará também juntamente ao executivo para cobrar do Governo do Estado o Hospital Público para Gravataí, que há anos foi prometido”, disse o presidente da Comissão de Saúde, Nadir Rocha.

O vereador Alan Vieira (PMDB) aproveitou o início do ano letivo para visitar a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Fran-cisco de Assis, na Vila Jansen. Neste início de 2015, todas as instituições da rede mu-nicipal deram início às aulas com o quadro de funcionários completo. Mais de 80 docentes foram convocados para completar as equipes de diferentes escolas municipais.

O secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes, irá se reunir com a bancada do PMDB na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, para fornecer aos deputados mais detalhes sobre as finanças do governo. Durante a semana, outras reuniões serão marcadas com as demais bancadas da base para definir estratégias.

ALAN VISITA ESCOLA NA VILA JANSEN

ESTADO DAS FINANÇAS

Page 5: 2184

Gravataí, 4 de março de 20155Cidade

Concluídas obras de fluidez na parada 76

Prefeitura divulga o resultado preliminar da seleção ao Prêmio Dana

Com o intuito de dar continuidade a projetos de fluidez nas principais vias do município, a Prefeitura de Gravataí, através da Secre-taria de Mobilidade Urbana (Semurb), em parceria com a Secretaria de Obras Públicas (Smop), concluiu, na tarde desta segunda-feira (2), as obras de readequação do local da conversão de acesso à Avenida Otávio Schemes na parada 76 pela Avenida Dorival Cândido de Oliveira. Com a diminuição do can-teiro central e a substituição do retorno da pista da ex-trema direita para a pista da esquerda onde era localizado o canteiro, há uma redução do fluxo que diminui o engar-rafamento no local e propor-ciona maior segurança. O semáforo já está em funcio-namento e a terceira pista está liberada para o tráfego. De acordo com o secre-tário de Mobilidade Urbana (Semurb), Adão de Castro, a readequação e revitalização do espaço segue o crono-grama de obras que visam dar maior fluidez ao trânsito da região. Até o fim desta semana será realizada a mesma intervenção na altura da parada 72 com o intuito de alterar o sentido de vias perpendiculares à Avenida Dorival e fazer o laço de quadra para a realização das conversões. “Estamos realizando uma série de

modificações com o intuito de trazer maior segurança e mobilidade em horários de pico, desafogando as princi-pais vias de acesso. Desde o ano passado já efetuamos mudanças nas paradas 62, 63, 66,74 e agora na parada 76”, explica.

Ainda conforme o secre-tário, além da parada 72, o mesmo projeto ainda será efetuado nas localidades das paradas 64 e 65 da Dorival. “Nosso objetivo sempre es-teve bem claro. Depois que tivermos concluídas todas as etapas, nós não teremos mais nenhum retorno feito pelo lado direito da pista na Avenida Dorival. Assim, es-tamos modernizando de uma vez por todas o trânsito da nossa cidade, contribuindo para diminuir o índice de aci-dentalidades e melhorando a qualidade de vida da popula-ção”, afirma.

A Secretaria Municipal de Desenvolvi-mento Econômico e Turismo (SMDET), teve muito a comemorar nesta segunda-feira (2), Dia Nacional do Turismo. Está em fase de licitação o projeto que con-templará a cidade com 102 Placas de Sinalização, e em fase de estudos, na Secretaria Estadual de Turismo, o Projeto do Corredor Turístico que iniciará na ERS 020 e terá seu final em Cambará do Sul.

O titular da SMDET, Rafael Evaldt, referiu que estes projetos são muito importantes para a cidade, pois Gravataí oferece uma diversidade turística muito grande, visto sua vasta área rural que possibilita passeios em meio a natureza.

“Estamos localizados na Região Met-ropolitana, a aproximadamente 23 km da capital do Estado, as placas de sinaliza-ção serão importantes para pontuar aos viajantes os locais de turismo no mu-nicípio”, revelou o secretário.

Evaldt destaca que o Circuito Turístico deverá impulsionar o turismo rural, pois

a rota que será demarcada passará por dentro da cidade, destacando a área rural.

“Temos uma forte vocação para o turismo rural, de aventura e cultural”, acrescentou o secretário.

Pontos TurísticosO secretário observou que alguns

pontos turísticos já estão consolidados como a Cascatinha do Mato Fino, o Pam-pa Safári e o Morro do Itacolomi. “Temos a destacar as atividades culturais que são desenvolvidas no Museu Agostinho Martha, Quiosque da Cultura, Casa dos Açores, bem como locais que não po-dem deixar de serem visitados, pois são prédios históricos, como a Igreja Matriz e a Prefeitura”, enfatizou Evaldt.

Conforme o secretário, Gravataí quer ser conhecida não só como uma cidade industrial, mas também como uma região propicia ao turismo rural.

A Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc), divulga o resultado preliminar da fase de seleção dos projetos concorrentes ao Prêmio Dana de Incentivo à Produção em Artes Visuais – Edição 2015. Os proponentes poderão recorrer da decisão até as 17h30 de sexta-feira (6), protocolando o recurso por escrito na sede da Fundarc, na rua Antônio Donga, 15, no Centro, conforme cronograma previsto no Edital. O resul-tado final será divulgado no dia 13 de março.

PRÊMIO REVELAÇÃO – 3 PRÊMIOS1º Vander Cardoso - Usina de Imagens - 106 pontos2º Guilherme Novello – Gravatahy - 53 pontos* Para esta categoria apenas dois projetos foram habilitados. PRÊMIO DESTAQUE – 3 PRÊMIOS1º Fernanda Eschberger - No Tempo em que Festejavam o Dia dos Meus Anos - 1272º Denison Fagundes - Hóspede Hospedeiro - 103 pontos3º Adela Armando Terra - Poéticas - 81 pontos4º Hamilton Fialho - Há Mil Tons do Palco - 57 pontos5º Sandra Maria Ribeiro - A Arte com Eucástica - 29 pontos PRÊMIO EXTENSÃO – 2 PRÊMIOS1º Adauany Pieve Zimovski - Um Lugar Inventado - 134 pontos2º Adriana Marchiori - Recortes de Cena - 116 pontos3º Xadalu - Aldeia dos Anjos - 102 pontos4º Jaime Calatrava - A Lúdica Descoberta da Arte Digital - 37 pontos5º Eva Celistre - Entre Ausentes - 34 pontos6º Fer Rodrigues - Mãos que Brilham - 23 pontos

Prefeitura comemora o Dia Nacional do Turismo preparando-se para implantar iniciativas no setor

Page 6: 2184

Gravataí, 4 de março de 20156 Esportes

Cenário esportivoCachoeirinha, 04 de março de 20156 Esportes

CENÁRIO ESPORTIVO

Cruzeiro mandará seus jogos no Vieirão

O meia Julio Cezar Mon-teiro Macha-

do, o Abu, está de volta ao Cruzeiro, clube que o revelou para o fute-bol. Julio Abu estava no Louletano, de Portugal, e retorna ao Brasil para reforçar o estrelado na

sequência do Cam-peonato Gaúcho. Aos 26 anos, o joga-

dor criado no Cruzeiro também já defendeu as camisas do Vitória-ES, Riograndense de Santa Maria, Cerâmica e no Louletano teve a sua primeira experiência no futebol europeu.

CACHOEIRINHA

Meia Julio Abu está de volta

Redação

[email protected]

Divulgação / Cruzeiro

Julio Abu em ação pelo Louletano de Portu-gal; jogador retorna ao Cruzeiro, clube que o revelou para o futebol, após uma temporada

na Europa

Braian Rodriguez é apresentado na ArenaO atacante uru-

guaio Braian Rodriguez é o

novo reforço do Grêmio para temporada 2015. Contratado junto ao Real Bétis, da Espanha, o atleta foi apresenta-do ontem, 3, na Arena. Braian ficou conhecido do grande público bra-sileiro na Copa Liberta-dores de 2013, quando defendeu o Huachipato, do Chile. Chegou a mar-car gols contra o Grêmio e Fluminense, além de um hat-trick contra o Ca-racas, todos na fase de grupo. O jogador perten-cia ao Real Bétis, mas estava emprestado ao Numancia.

Braian Damián Rodrí-guez Carballo, 28 anos, é natural de Salto, no Uru-guai. Começou a carreira no Cerro, de Montevidéu. Após breve passagem por clubes menores do

país charrua, foi anun-ciado pelo Peñarol, onde conquistou o campeona-to uruguaio de 2009-10. Em 2010, foi contratado pelo Tigre, da Argentina, onde atuou em apenas 12 jogos, marcando dois gols.

Em 2012, após rápida passagem pelo Univer-sidad San Martín (onde venceu o campeonato peruano) e Unión La Ca-lera (Chile), foi anuncia-do pelo Huachipato, do Chile, onde viveu seu grande momento na car-reira, levando o pequeno clube de Talcahuano ao título nacional e à dispu-ta da Copa Libertadores. Foram 63 jogos e 32 gols marcados. O bom de-sempenho abriu as por-tas do mercado europeu: Braian assinou com o Real Bétis, da Espanha. No ano passado, foi em-prestado ao Numancia.

Contratado junto ao Real Bétis, da Espanha, o atleta foi apresentado ontem, 3, na Arena. Braian ficou conhecido

do grande público brasileiro na Copa Libertadores de 2013, quando defendeu o Huachipato, do Chile

Inter focado no duelo com o EmelecO Internacional se-

gue sua maratona de jogos no Beira-Rio e hoje, 4, a partir das 22h, encara o Eme-lec-EQU pela tercei-ra rodada do Grupo 4 da Copa Bridges-tone Libertadores. Uma vitória sobre os equatorianos poderá deixar o time colora-do na liderança - no momento é o segun-do colocado, com três pontos, enquanto o próprio Emelec lidera, com seis.

O dia seguinte ao Gre-Nal 404 foi de treinos no CT do Parque Gi-gante com foco totalmente vol-

DIVULGAÇÃO / INTERNACIONAL

Os jogadores titulares que não atuaram no clássico trabalharam no turno da tarde de

segunda-feira, 2, sob o comando do técnico Diego Aguirre em atividade que deu ênfase

aos toques rápidos em campo reduzido

tado para a partida contra a equipe de Guayaquil. Os jogado-res titulares que não atuaram no clássico trabalharam no turno da tarde de segunda--feira, 2, sob o coman-do do técnico Diego Aguirre em atividade que deu ênfase aos toques rápidos em campo reduzido. Em um segundo momen-to, as conclusões a gol foram exercitadas.

O volante Aránguiz, com dores muscula-res, não participou da movimentação.

O Emelec está mais uma vez no ca-minho do Inter. Em 2007, 2010 e 2011, as duas equipes se cru-zaram na fase grupos da Libertadores. Con-tra o time de Guaya-quil, o retrospecto do Colorado é positivo: em seis jogos, quatro vitórias e dois empa-

tes. No geral contra equatorianos, o Inter soma nove vitórias, três empates e duas derrotas em 14 jogos. O time equatoriano possui grande experi-ência na competição: nas 56 edições do tor-neio, o Emelec esteve presente em 23. Na temporada de 1995, a equipe fez sua melhor campanha, ao chegar à fase de quartas de final.

Page 7: 2184

Gravataí, 4 de março de 20157Esportes

Cenário esportivo

Page 8: 2184

Gravataí, 4 de março de 20158

Estas pessoas encontram-se em alguma das situações definidas pelo art. 15 da Lei nº 9.492, de 10.09.97, razão pela qual é publicado o presente edital, na forma do parágrafo 1º do mesmo artigo, ficando intimada a virem pagar no Tabelionato os respectivos títulos, evitando o protesto, ou oferecer resposta, que não evitará o protesto, tudo no prazo de três (03) dias úteis, contados a partir da data de publicação deste edital.

Gravataí, 04 de março de 2015.

Notícias

ECONOMIA

A paralisação dos caminhoneiros nas estradas que escoam a produção de aves e suínos para a Região Sul do país gerou prejuízo de cerca de R$ 700 milhões. A previsão foi divulgada ontem (3) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Segundo a associação, a Região Sul, que é a maior produtora de aves e suínos do país, teve 70% de sua capacidade de abate afetada pelo movimento dos caminhoneiros, principalmente na segunda-feira e sexta-feira da semana passada, os dias mais graves de bloqueio nas estradas. Desde o início do protesto, no dia 21 de fevereiro, cerca de 60 unidades frigoríficas apresentaram desacele-ração ou suspensão total da produção, calculou a ABPA. Algumas delas retomaram a produção.

“Tivemos conhecimento de planta que suspen-deu abate nesta segunda-feira (2). Outras, estão re-ceosas em retomar as atividades e enfrentar nova paralisação, que é mais oneroso do que manter a planta suspensa. Soubemos de problemas que ex-portadores estão enfrentando em portos. Estamos em estado de alerta, mesmo com a redução do nú-mero de bloqueios pelo país”, disse Francisco Tur-ra, presidente-executivo da associação.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República informou que hoje, um dia após a presidenta Dilma Rousseff ter sancionado a Lei dos Caminhoneiros, houve redução no número de interdições nas rodovias federais do país, desde o início do movimento. Por volta do meio-dia, in-formou a nota, havia apenas cinco pontos parciais de interdição nas cidades gaúchas de Três de Maio (BR-472), Três Passos (BR-468), Cachoeira do Sul (BR-153), Frederico Westphalen (BR-386) e Palmeira das Missões (BR-468).

Os pedidos de falência no país caíram 21,2%, em fevereiro, sobre o mês anterior, segundo o Indicador Serasa Experian de Falências e Recu-perações. No período, foram registrados 89 soli-citações em comparação a 113, no mês janeiro. Deste total, 45 solicitações referem-se às micro e pequenas empresas, 23 às médias empresas e 21 às companhias de grande porte.

Na comparação com fevereiro do ano passado, houve um recuou de 41,1%. Na avaliação dos eco-nomistas da Serasa Experian, os feriados de feve-reiro (em razão do carnaval) contribuíram para a queda. Eles observaram que, em 2014, o carnaval caiu em março.

Também diminuiu o movimento de pedidos de recuperações judiciais. Em fevereiro, houve 42 so-licitações em comparação a 74, em janeiro último, o que representa uma queda de 43,2%. A maioria dos pedidos se refere a micro e pequenas empresas (20). Em relação às de médio porte ocorreram oito solicitações, e, no caso das grandes,14 pedidos.

A empresa PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes foi contratada pela Petrobras para prestar serviços de auditoria contábil nos exercí-cios sociais da estatal de 2015 e 2016. A decisão, tomada pelo Conselho de Administração da esta-tal, na sexta-feira (27), durante uma reunião, foi divulgada na segunda-feira (2) por meio de nota .

Protesto de caminhoneiros gerou prejuízos na produção de aves e suínos

Serasa Experian registra queda nos pedidos de falência

Petrobras contrata empresa americana para auditar exercícios de 2015 e 2016

VALECY CABELEIRA BITELO - OFICIAL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULTABELIONATO DE PROTESTOS DO MUNICÍPIO DE GRAVATAÍAV. JOSÉ LOUREIRO DA SILVA, 1826 - Fone: 3488.1800

FAZ SABER que, se encontram neste Ofício para serem protestados os títulos abaixo discriminados.

EDITAL

Nome do Devedor Protocolo Valor Original Documento Cod. Espécie Credor Original

ALORINO ANTONIO PEDROSO/RAQUEL DA SIL 1464830-5 R$ 471,10 037 IDM ADO EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA

ANGELA ROCHA DE FRAGA ME 1464384-8 R$ 1.567,00 1006-03 IDM S E N COMERCIO DE MOVEIS LTDA

BIOARQUITETURA - PROJETOS E CONS LTDA 1465582-6 R$ 182,50 37349/1 IDM ACARTOCENTER CONSTRUCAO A SECO LTDA

BRUNA FERNANDES ARAUJO 1464783-4 R$ 485,00 11 IDM M F GAUTERIO SOUZA ME

CEEG COOPERATIVA EDUCACIONAL EVANGE 1465420-2 R$ 230,00 71420-01 IDM AUTOMATOS LOC DE MAQ E COM DE BEBIDAS LT

CELIA HELENA LUDWIG 1464424-9 R$ 82,00 GRAV105/2 IDM SINDIODONTO CLINICA O

CLAUDIO ROBERTO AIRES GONÇALVES 1463246-8 R$ 360,00 000314 CH EASYBANK FOM EMPR LTDA

DANIEL DA SILVA MENGER 1466764-5 R$ 1.150,00 900004 CH SPREAD FOM COML LTDA

EVA MARILU FAGUNDES 1464700-1 R$ 383,33 0100 IDM SIMON SANGIOGO A ASSOCIADOS

EZEQUIAS RIBEIRO MANSQUE 1466765-0 R$ 5.800,00 850046 CH SPREAD FOM COML LTDA

FABIO LIMA DE SOUZA 1466090-9 R$ 299,80 77262/01 IDM JOLI COMERCIALIZACAO DE CEREAIS LTDA

GABRIEL DA LUZ LEIRIAS 1465943-6 R$ 305,98 000238525 IDM TRIVIALY ALIMENTOS LTDA

HOMERO DA SILVA SANTOS 1465258-4 R$ 400,00 161012/27 IDM DELAMINAS - COMERCIO E EXPORTACAO LTDA

J.DE ANDRADE & V. DE ANDRADE ASSESSOR 1466062-7 R$ 106,24 5667 IDM VLADIMIR COUTINHO ME

JANAINA AZEVEDO DA ROCHA 1464771-1 R$ 29,00 00747001 IDM ACTION PLANE C G I LTDA

JANAINA AZEVEDO DA ROCHA 1465615-7 R$ 408,34 909 IDM ILF SERVICOS CONTABEIS S/S

K L J COM VAREJ E CONS PECAS REFRIG L 1465649-6 R$ 714,64 5337517003 IDM FRIGELAR COMERCIO E DISTRIBUICAO S.A.

LEONARDO PAAVANI DOS SANTOS 1464036-0 R$ 13.895,54 0097100-87.20093.5SJ MARILENE MOREIRA DA SILVA

LEONARDO PAVANI DOS SANTOS ME 1464036-0 R$ 13.895,54 0097100-87.20093.5SJ MARILENE MOREIRA DA SILVA

LUCAS DA SILVA SCARATTI -ME 1467452-6 R$ 823,37 221448463R IDM SK AUTOMOTIVE S/A DISTRIBUIDORA DE AUTOPECAS

LUIZ CARLOS ALVIM OLIVEIRA 1464784-9 R$ 495,00 15 IDM M F GAUTERIO SOUZA ME

MATEUS ALVES DA SILVA 1465453-7 R$ 1.024,42 25742101 IDM DELAMINAS COMERCIO E EXPORTACAO LTDA

MICHELI RITZEL MACHADO 1464659-8 R$ 35,17 3953 IDM NOVA APOSTILA C L EDITORA EPP

NOELY SANTOS DA SILVA 1465892-8 R$ 306,82 000000191 IDM FUSO PARQ COMERCIO DE PARAFUSOS E FERRAG

NOELY SANTOS DA SILVA 1465891-3 R$ 56,20 000000214 IDM FUSO PARQ COMERCIO DE PARAFUSOS E FERRAG

PI CONSTRUCAO CIVIL LTDA ME 1464373-0 R$ 2.166,90 96240/1 IDM SOLDASUL INDUSTRIA COMERCIO E IMPORTACAO

PI CONSTRUCAO CIVIL LTDA ME 1466007-8 R$ 961,38 96568/1 IDM SOLDASUL INDUSTRIA COMERCIO E IMPORTACAO

QUEILA CAIRA CORTO DE A MACHADO 1461105-2 R$ 65,00 456 IDM GUARITA PARK HOTEL LTDA

RADAR SERVS LTDA 1463406-9 R$ 738,15 182703-5/6 IDM LINK COMERCIAL IMPORTADORA E EXPORTADORA LTDA

RONALDO DOS SANTOS RODRIGUES 1464450-1 R$ 400,00 15514234010 IDM ADEMIR COMERCIO DE VEICULOS LTDA

SIMONE CHAVES BRANCO DE SOUZA 1464327-0 R$ 66,13 16956 IDM JFL TRANSPORTES LTDA-ME

SOCIEDADE MERIDIONAL DE ENGENHARIA 1465184-4 R$ 141,37 F116230 IDM MATERIAIS DE CONTRUCAO ZONA SUL LTD

SOCIEDADE MERIDIONAL DE ENGENHARIA 1465183-0 R$ 380,50 F114349A IDM MATERIAIS DE CONTRUCAO ZONA SUL LTD

STROKE CONSTRUTORA E INCORPORADORA 1465710-7 R$ 20.250,00 NF46227/01 IDM LUBRIMAK TRR DIESEL LTDA

VERONICA C.DOS S.MORSCHBACHER 1465932-9 R$ 152,40 1010000000 IDM ESTACIONE BEM A G E LT

Fazenda fará texto para tabela do IR, mas consultará parlamentares

O ministro-chefe da Casa Civil, Aloízio Mercadante, informou que a presidente Dilma Rousseff determinou que o ministro da Fazen-da, Joaquim Levy, se reúna com os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para dis-cutir uma proposta sobre o reajuste da tabela do Imposto de Renda antes de um novo texto estar concluído. O Congresso ameaça derrubar o veto ao reajuste de 6,5% e a própria Dilma disse que não tem como este reajuste ficar acima 4,5%. No jantar de segunda-feira, Cunha se queixou do encaminhamento de propostas sem discussão prévia. Segundo Mercadante, em relação "à questão do IR, vamos discutir previamente com os parlamentares".

Page 9: 2184

Gravataí, 4 de março de 20159Notícias

Caixa Federal expande atendimento ao Governo Municipal

Estão abertas as inscrições para o Programa Alfa

As inscrições para a segunda edição do Programa Alfa – Alfabetizando para Profissionalizar, realizado pela Prefeitura de Gravataí, por meio das secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e de Edu-cação (Smed), já estão abertas. A formação ocorre de abril até setembro deste ano e será ampliada, ocorrendo nas regiões do Morro Agudo e de Morungava.

De acordo com o secretário da SMAA, Dario Blehm, o projeto tem como principal alvo a população rural analfabeta ou que tenha estudado até a 4ª série do ensino fundamental. “Com o Projeto Alfa, queremos alcançar moradores de áreas rurais e profissionalizá-los, para que eles possam também participar de outros cursos oferecidos pela Prefeitura”, esclareceu Blehm. No ano passado, a parceria entre secretarias e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) proporcionou a formação de uma turma de sete trabalhadores rurais. Em 2015, serão duas turmas de no mínimo 12 pessoas.

A coordenadora do Programa Alfa, Lucirene Garcia Pires, explicou que as aulas acontecem três vezes por semana no turno da noite, com a dura-ção de três horas. “O curso visa ensinar conteúdos básicos para o dia a dia dos trabalhadores, como português, matemática e a história do município”, declarou. Segundo ela, no ano passado, os alunos receberam uniforme, materiais, lanche e cerimônia de formatura gratuitamente.

Na manhã desta terça-feira (3), a SMAA percorreu os bairros Morro Agudo e Morungava para divulgar o Programa Alfa. Escolas, comércios e subprefeituras das regiões receberam cartazes e folders explicativos sobre o projeto, bem como informações para orientar os interessados. Os pos-tos de saúde também auxiliarão a apresentar o programa à população: os agentes comunitários de cada instituição levarão os materiais diretamente às casas dos agricultores e da população em geral.

As inscrições podem ser feitas nos seguintes locais:SMAARua Heitor de Jesus, 287, CentroTelefone: (51) 3421-3056EMEF Albino Dias de MeloTravessa João Schmitt, 90, Morro AgudoTelefone: (51) 9749-4341EMEF Cerro AzulEstrada Triunfo, 800, Cerro Azul/MorungavaTelefone: (51) 3486-1684

O dia 6 de março será de comemoração para alunos do Senac Gravataí que estão se formando no curso Técnico em Qualidade. A cerimônia será realizada no Auditório da Unidade (Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira 480), às 19h30.

Após 800h de formação, com aulas teóricas e práticas, os formandos estão qualificados para elaboração de manuais, procedimentos, diagnósti-cos e relatórios de processos de qualidade das empresas. Os técnicos em Qualidade também elaboram e executam auditorias internas e realizam o acompanhamento de auditorias externas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3488-9990 ou no site www.senacrs.com.br/gravatai.

O Diário oficial do Estado trouxe na edição de ontem (3) a publicação de 397 nomeações de professores aprovados no último concurso público. Os profissionais terão prazo de 15 dias para se apresentarem ao Departa-mento de Recursos Humanos das coordenadorias regionais para as quais foram designados. O processo continua nos próximos dias, conforme o ajustamento do quadro. A rodada de nomeações foi anunciada pelo se-cretário Vieira da Cunha e pelo chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, nessa segunda-feira (2), durante reunião com a direção do Cpers Sindicato.

Um estudo realizado pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) apontou a necessidade de nomeação de 540 professores e da contratação emergencial de outros 370 docentes - nas disciplinas em que não houver banco de aprovados suficiente. De acordo com o secretário Vieira da Cunha, os números estão sendo criteriosamente verificados e as nomeações e contratações serão feitas apenas onde os profissionais forem realmente necessários e imprescindíveis. O cuidado se justifica devido à grave crise financeira pela qual passa o Estado.

Segundo a diretora de Recursos Humanos da Secretaria da Educa-ção (Seduc), Carmem Figueiró, os processos de contratação em caráter emergencial também já começaram a ser feitos.

Vendo Sandero 1.6 Privilege 16 V., ano 2012, 4 portas , Câmbio

automático, Flex. Valor: R$ 33.000,00

Tratar Fone 8188.9608

Lindo Sandero

O prefeito Marco Alba reuniu-se nesta terça-feira, 3, com repre-sentantes da Caixa Econômica Federal. Na ocasião, os dirigentes do órgão apresentaram a nova plataforma exclusiva de atendi-mento para Gravataí. A iniciativa promoverá a agilização no en-caminhamento de projetos para o município junto ao órgão.

“Entendemos a iniciativa como um reconhecimento da importân-cia econômica de Gravataí para a Caixa. Os projetos de captação de recursos terão mais agilidade com esta nova forma de atendimento, proporcionando uma agilidade maior em obras e ações para nossa cidade”, declarou o prefeito Marco Alba.

O superintendente de Negó-cios de Governo e Judiciário da Caixa, Pedro Lacerda, ressaltou que uma equipe composta por 24 servidores estará à disposição da prefeitura. “Pretendemos dar celeridade aos projetos de Gra-vataí. Poderemos encaminhar assuntos técnicos e negociais pela plataforma”, esclareceu.

Participaram da agenda o gerente de Negócios André Luis Noronha e outros dirigentes locais da Caixa, além do procurador geral do município Jean Torman, os secretários municipais de Ad-ministração, Luiz Zaffalon; interino da Fazenda, Davi Severgnini; e adjunto de Planejamento e Capta-ção de Recursos, Paulo Torres.

Senac Gravataí realiza formatura do Curso Técnico em Qualidade

Publicada a nomeação de 397 professores aprovados em concurso público

Page 10: 2184

Gravataí, 4 de março de 201510

O início da manhã de ontem, 3, foi de frustra-ção para os pais das crianças vítimas de maus tratos na creche Baby Disney, localizada no Parque da Matriz. Tudo porque o depoimento da acusada, Santina Silveira, que estava mar-cado para as dez horas da manhã de ontem, foi cancelado.

No lugar de Santina, compareceu a advo-gada contratada para a defesa. A defensora entregou em mãos ao Delegado Paulo Brandão, delegado substituto da 1º DP de Cachoeirinha, um atestado médico que apresentava problemas de saúde. "A advogada da acusada compareceu aqui na hora do depoimento e trouxe um atesta-do médico alegando problemas psicológicos", explicou Brandão. "É um direito que ela tem, ela trouxe atestado médico e vamos aguardar até que ela tenha condições de vir até a delegacia depor", complementa.

Sobre o questionamento da população da cidade quanto à prisão preventiva de Santina Silveira, o delegado diz que na posição dele, ele não pode agir devido ao clamor popular. "O fato por si só é estarrecedor, mas precisamos agir conforme a lei, qualquer ação por parte da polícia civil tem que ter embasamento", explica o delegado. Sobre as provas, o responsável

pelo caso diz que elas existem, mas para dar prosseguimento ao inquérito ainda faltam mui-tas pessoas para serem ouvidas como teste-munhas. "Ouvimos alguns pais, temos que ouvir os funcionários que trabalhavam no local, a filha de Santina, que é oficialmente a dona da institu-ição, e a própria acusada, para depois tomarmos as devidas providências", diz o delegado.

A manhã da última sexta-feira, 27, começou tumultuada na creche Baby Disney, localizada na Rua Érico Veríssimo, 264, no Parque da Matriz.

Shana Reis, mãe de uma das crianças, desconfiou que o filho de um ano meio de idade sofria maus tratos na creche. Foi então que ela resolveu acoplar uma câmera escondida no carrinho do filho. Quando ela viu as imagens do dispositivo, ficou estarrecida. As imagens mostram uma das crianças sendo agredida por tapas e ameaças de chineladas pela diretora da instituição. Após ter as imagens Shana e o es-poso, foram até a entrada da creche para contar aos outros pais o que estava ocorrendo. Após uma reunião eles resolveram fazer a denúncia. A ocorrência foi registrada na 1º Delegacia de Polícia de Cachoeirinha. Os pais das crianças envolvidas no caso foram ouvidos.

Polícia

Presos mais quatro integrantes de quadrilha de desmancheFrustração em dia de depoimento

Homem que matou a pedradas é condenado a 18 anos de cadeia

AGRESSÃO A CRIANÇAS EM CRECHE DE CACHOEIRINHA

A Polícia Civil prendeu, na tarde de terça-feira, mais quatro integrantes da quadrilha que desmanchava e clonava veículos. Conforme a polícia, eles planejavam impedir o depoimento de uma testemunha em processo judicial con-tra os criminosos no Foro de São Leopoldo.

No domingo, quatro integrantes do mesmo bando já tinham sido presos, em Gravataí, em um desmanche localizado a 50 metros da GM. Ao todo, já são nove presos e 14 carros recuperados desde domingo. De acordo com o delegado Rodrigo Zucco, titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos do Vale do Si-nos, os suspeitos foram presos pouco antes da audiência, nas imediações do Foro. A intençã odo bando era invadir o local para impedir que a testemunha depusesse contra o bando, que ele acredita ser uma das maiores quadrilhas de desmanche de veículos do Rio Grande do Sul.

"O bando roubava, desmanchava e clonava pelo menos cinco veículos por dia", disse o delegado. No domingo quatro pessoas que se-gundo ele faziam parte do bando, haviam sido presas em Gravataí. No local, que fica e menos de 50 metros da GM, foram recuperados nove veículos. Foram localizados dentro do depósito um Corolla, duas caminhonetes L200, um Palio, um HB 20, uma Pajero, um Astra, um Gol e um veículo Ssang Yong.

Na segunda-feira, um quinto integrante da quadrilha foi preso na região onde o desman-che foi descoberto, em Gravataí. O delegado Rodrigo diz que o grupo monitorava as ações da polícia por rádio comunicador, além de imagens de câmeras de vídeo colocadas na parte externa onde funcionava a oficina para desmanche e clonagem de carros roubados.

"A justiça finalmente foi feita, meu irmão não vai voltar, mas a justiça foi feita". Essa foi a frase dita por Raquel ao sair do Fórum de Gravatai, logo após o julgamento do homem acusado de matar seu irmão a pedradas. O réu ao qual se refere é Cristiano Fischer, que em 2010, junto com outros dez jovens matou Luciano Lopes de Oliveira, com 39 anos na época, a pedradas. E o motivo da crueldade foi simples: Luciano não aceitou ver o grupo que estava extorquindo um idoso.

O caso aconteceu em janeiro de 2010, no Morro do Coco. Luciano, que morava no bairro, viu os 11 suspeitos, sendo destes, oito meno-res, tentando extorquir um idoso, Trabalhador e honesto, ele não aceitou e partiu em defesa do idoso. Passada a confusão, os agressores simu-laram ter ido embora do local da briga. Luciano ficou mais um tempo.

Só que a boa ação de Luciano não foi bem vista pelo grupo que pertencia a gangue chama-da de Caixa Baixa. Irritados, os integrantes do bando esperaram em uma esquina, até que Luciano saisse de uma cancha de futebol para ir embora. Quando estava sozinho, a traição,

atacaram ele. Sem chances de defesa, ele foi espancado e morto com pelo menos 40 tijoladas.

Na tarde de ontem, Cristiano, qua está re-colhido ao Presídio Central, foi a juri popular no Fórum de Gravataí. Ele acabou sendo conde-nado a 18 anos de cadeia pela participação no crime. A família de Luciano compareceu a sala do juri para acompanhar o julgamento. Queriam ter certeza que a justiça seria feita.

Raquel Herbe, irmã da vítima resumiu a sensação da família. Disse que eles tem certe-za que nada vai trazer o irmão de volta, mas mesmo assim, a sensação de que a justiça foi feita já serve de consolo. "Sabemos que ele não vai voltar, mas pelo menos temos o consolo de que ele vai pagar pelo crime", destacou.

Dijair Brilhantes | CC Patricia Mello

Page 11: 2184

Gravataí, 4 de março de 201511Variedades

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 35

4/acid — odre — oito. 5/ionte. 6/ioruba. 7/alecrim — samário. 14/secos e molhados.

Os ótimos aspectos que Lua e Júpiter fazem com Vênus, Marte e Urano em seu signo movi-mentam de maneira bastante positiva vários se-tores de sua vida, apesar de ainda haver tensão.

O dia é ótimo para estar entre amigos ou para dar andamento a um projeto em equipe que trouxe problemas nos últimos dias.

A Lua continua em Leão, e agora unida a Júpiter, indica melhora significativa aos seus dias, especialmente na vida do-méstica e nas negociações com imóveis

É possível que aconteça uma mudan-ça repentina, mas positiva em seus planos de carreira ou metas profissio-nais.

Lua e Júpiter unidos em Leão continuam em ótimos aspecto com Vênus, Marte e Urano, o que melhora ainda mais a comunicação e as negociações que envolvem acordos financeiros.

Um ótimo aspecto que ela continua fazendo com Urano, Marte e Vênus movimentam de maneira bastante positiva sua criatividade. Ótimo momento para tentar uma gravidez.

Apesar da tensão que ainda existe em sua carreira ou em seus projetos pro-fissionais, existe uma grande possibili-dade de você firmar um bom negócio.

Apesar de ainda existir certa tensão, es-pecialmente em sua vida doméstica, o dia segue mais tranquilo.

Apesar das tensões que ainda existem no céu, este pode ser um dia de aberturas e mais oportunidades, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Apesar da tensão que existe no céu, o dia segue mais tranquilo, com boas no-vidades em questões que envolvem uma parceria ou sociedade.

Suas emoções continuam à flor da pele e você deve respeitar seu estado de espírito. As tensões continuam no céu, portanto, paciência.

Apesar de ainda existir muita tensão no céu, influenciando especialmente suas finanças, as energias de hoje são bastante positivas. Aproveite!

"Hora do Faro" pode passar a ser ao vivo

"IMPRÉRIO": Sem Maurílio, Danielle ficará na rua da amargura

Já existem estudos avançados dentro da Record para se colocar o "Hora do Faro" ao vivo nas tardes de domingo da Record. Com informações do colunista Flávio Ricco.

A ideia é colocá-lo ao vivo a partir de maio, esquentando a guerra de audiência contra Eliana do SBT, além do futebol e Fausto Silva, na Globo.

O "Hora do Faro" estreou em abril do ano passado e desde então tem se acirrado ainda mais a briga pelo segundo lugar.

Até então, sua exibição em tempo real era dita como impossível por Faro, devido às trocas de cenários e qua-dros que o programa apresenta.

Mas agora a possibilidade ganhou muita força na emissora. Há três domingos consecutivos Eliana vem vencendo o "Hora do Faro". Neste último fim de semana, o embate foi extremamente acirrado e terminou empatado em 9 pontos, com leve van-tagem decimal para o SBT.

Danielle (Maria Ribeiro) passa-rá por maus bocados nos próximos capítulos de "Império". Abandonada por Maurílio (Carmo Dalla Vecchia), que será preso após tentar matar José Alfredo (Alexandre Nero), a perua ficará em péssima situação financeira e precisará pedir dinheiro empres-tado. Tudo começará quando Bruna (Kiria Malheiros) pedir dinheiro à mãe para o lanche na escola. A ex de José Pedro (Caio Blat) dirá que não tem e a menina reclamará. Quando ela sair, Danielle lamentará:

- Tudo bem o Maurílio ir preso. Mas me deixar aqui, sem nada? Tenho que arrumar algum emprestado. Quem sabe a Érika (Letícia Birkheuer)?

Ela ligará para a jornalista, que pedirá para a amiga passar na casa de Robertão (Rômulo Neto). Quando chegar, a perua vai desabafar:

- Digamos que o Maurílio vinha me dando uma ajuda, já que do bolso do

José Pedro não sai nenhum coelho. E como ele foi preso de repente...

- Quando tentava matar teu ex--sogro! - observará Érika.

- Há controvérsias, nada disso foi provado...

- Mas não acha muita coincidência ele estar na mesma rua que o comen-dador, lá no centro, de noite, e ainda por cima armado?

Danielle se irritará com o rumo da conversa e dirá que foi apenas procu-rar sua amiga, não uma repórter. Érika se arrependerá e começará a preen-cher um cheque:

- Desculpa não poder te ajudar com muito, mas jornalista, tu sabe como é...

- Pior eu... Sem emprego, sem marido, sem nada! Anota o que vou dizer: nunca sacrifique sua carreira por homem nenhum, para não acabar como eu - concluirá a perua.

Page 12: 2184

Gravataí, 4 de março de 2015

Afudê Rock Festival está com data marcada para 12 de abril

Música e teatro na agenda do Arte Sesc dos próximos diasApós alguns imprevistos que ocasionaram na troca da data para o dia 12 de abril, segue na pro-

gramação a 1ª edição do Afudê Rock Festival. O evento que aconteceria no dia primeiro de março na Seven Club surgiu de uma conversa entre o guitarrista da banda Reiká, Dhiego Lourenci e o vocalista da banda Avantte, Lucas Yamashita que resultou na participação e mobilização de outros músicos no projeto. O objetivo do festival é solidificar a união entre as bandas e dar oportunidade aos diversos artistas independentes que desenvolvem trabalhos sólidos na cidade.

Esta edição apresenta shows com as bandas Reiká, Avós, Avantte, Terceiro Vilão, Santiago Rock, Nevilli e Black Chapter que serão apresentadas na fã page do evento (http://goo.gl/C8JC3R) a partir deste dia 2 de março. “Nas próximas semanas nós vamos lançar um jingle com produção e participação de músicos que fazem parte da cena rock do município”, afirma Lourenci. Os ingressos devem custar R$ 10 reais antecipados e R$15 na hora.

A organização do evento ainda conta com Crystian Albano, guitarrista da Avós, e Roberto Cap-riolli (Zé), baixista da banda Terceiro Vilão, além das bandas participantes. “Eu estava cortando o cabelo do Japa(Yamashita) e comentei sobre a ideia de fazer o festival e chamar algumas bandas que estão na cena. Ele gostou da ideia, aí comentamos com um pessoal e todos pilharam”, explica o guitarrista da Reiká. Ele disse ainda que a ideia do evento é reforçar a união entre as bandas e que contam com a participação de todos.

Em março, a agenda cultural promovida pelo Arte Sesc – Cultura por toda parte apresenta, em Gravataí, atrações de música e teatro. Os espetácu-los serão realizados no Teatro do Sesc da cidade (Rua Anápio Gomes 1241), sendo que os ingressos podem ser adquiridos no mesmo local.

A programação abre na sexta-feira (06/02), com show Tributo a Tim Maia. A Banda é a pioneira no Brasil a homenagear o síndico e tem encantado o público interpretando os grandes sucessos do cantor. Já no dia 14, a atração será a peça infantil “O Gato de Botas”, apresentada pelo grupo Cia. de Teatro Menino Tambor. Assumindo a linguagem de meta-teatro, os gatos contam e cantam esta história, deixando a vista do público a transforma-ção dos gatos em personagens. A classificação é livre.

O espetáculo teatral “Manual Prático da Mulher Moderna” encerra a programação no dia 20 de março. Na peça, as três doutoras desenvolvem a tese “O Comportamento Feminino Moderno Diante da Crise” e, em forma de seminário prático, discu-tem e ilustram os mais diversos itens que traçam o perfil feminino moderno.

Mais informações podem ser obtidas no Sesc Gravataí, pelo telefone (51) 3497-6174.

06 de marçoApresentação musical “Tributo a Tim Maia”Horário: 20h30Local: Teatro do Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes 1241)Ingressos: R$ 7,00 para comerciários e dependen-tes com Cartão Sesc/Senac, R$ 20,00 para em-presários e dependentes com Cartão Sesc/Senac, R$ 25,00 para público em geral, e R$ 12,50 para associados do Sindilojas, maiores de 60 anos, es-tudantes e professores (mediante apresentação de suas carteirinhas específicas) 14 de marçoEspetáculo “O Gato de Botas”Horário: 15hLocal: Teatro do Sesc Gravataí Classificação: LivreIngressos: R$ 7,00 para comerciários e dependen-tes com Cartão Sesc/Senac; R$ 10,00 para idosos, estudantes, associados ao Sindilojas e professores; R$ 15,00 para empresários e dependentes com Cartão Sesc/Senac e R$ 20,00 para o público em geral 20 de marçoComédia “Manual Prático da Mulher Moderna”Horário: 20h30Local: Teatro do Sesc GravataíIngressos: R$ 7,00 para comerciários e dependen-tes com Cartão Sesc/Senac, R$ 20,00 para em-presários e dependentes com Cartão Sesc/Senac, R$ 25,00 para público em geral, e R$ 12,50 para associados do Sindilojas, maiores de 60 anos, es-tudantes e professores (mediante apresentação de suas carteirinhas específicas)

Morre cantor sertanejo José Rico

O cantor sertanejo José Rico, que formava dupla com Milionário, morreu nesta terça-feira, em Americana, São Paulo. O músico, que tinha 68 anos, foi internado com complicações no coração, rins e joelho e não resistiu.As informações sobre a morte do cantor foram divulgadas pela página oficial da dupla no Facebook. Confira na íntegra:

"É com muita dor no coração e profunda tristeza que comunicamos o falecimento do nosso ídolo José Rico. José Rico foi internado hoje de manhã em Americana com complicações no coração, rins e joelho e não resistiu. Aguardem mais informações. Vamos rezar por este homem que tanta alegria nos deu. É impossível descrever nossa tristeza, estamos todos em estado de choque. 'Mas o tempo cercou minha estrada e o cansaço me dominou, minhas vistas se escureceram e o final da corrida chegou'".