edição 2184

16
ANS cancelou serviços de 28 operadoras GOVERNO SUSPENDE 225 PLANOS DE SAÚDE O motivo foram descumprimentos de prazos para exames, consultas e cirurgias ‘Mamãe do Pó’ vai pra cadeia Toda família vendia bagulho na Zona Norte Em ensaio de biquíni, coelhinha da ‘Playboy’ cheia de charme Prefeito exalta Teixeira Mensalão 2 – O Retorno HOMENAGEM Pauderney anuncia Escola da Mulher Saúde Itinerante no interior Geise pega pesado Preso otário vira peneira humana Arthur e Omar inauguram Ação Conjunta Problema da água é questão de honra ANO 15 - Nº 2.184 - MANAUS/AM -10/01/2013 - www.maskate.com.br

Upload: jornal-maskate

Post on 10-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

edição 2184

TRANSCRIPT

Page 1: edição 2184

ANS cancelou serviços de 28 operadoras

GOVERNOSUSPENDE225 PLANOSDE SAÚDEO motivo foram

descumprimentos de prazos para exames, consultas e cirurgias

‘Mamãe do Pó’ vai pra cadeia

Toda família vendia bagulho na Zona Norte

Em e

nsai

o de

biq

uíni

, coe

lhin

ha d

a ‘P

layb

oy’ c

heia

de

char

me

Prefeito exalta Teixeira

Mensalão 2 – O Retorno

HOMENAGEM

Pauderney anuncia Escola da Mulher

Saúde Itinerante no interior

Geise pega pesado Preso otário vira peneira humana

Arthur e Omar inauguram Ação ConjuntaProblema da água é questão de honra

ANO 15 - Nº 2.184 - MANAUS/AM -10/01/2013 - www.maskate.com.br

Page 2: edição 2184

FALA

SÉRI

O!

|02|

Edi

tor E

xecu

tivo:

Már

io B

akun

inre

daca

o@m

aska

te.c

om.b

r

MaskateManaus, 10 de janeiro de 2013

maskate.com.br

Mangarataia do rancorMangarataia do rancorA convicção de Omar, na qualidade de piloto da nave política estadual, é confirmar sua vocação de conciliador e habilidade de negociador, no tablado das definições do jogo eleitoral. Diante dele, amuado e insinuante, a garganta do Bocão é pura mangarataia de rancor!

Direitos e pressõesO ex-ocupante da cadeira invoca direitos adquiridos e obrigações prometidas em sua autopista de mão única e oração do Pai Nosso que, segundo seus desafetos, encerra abruptamente no vosso reino. Ressentimentos à parte, Bocão ensaia uma reação inteligente e contundente.

Simancol em SantarémMocorongo, como costuma ser chamado pelo Negão, já disse aos próprios amarra-cachorros, que será chamado através de aclamação popular para ocupar a cadeira que chama de sua, por obra e graça das forças do além, meu bem, dá um chá de simancol pro Santarém!,

Na botija eleitoralEsse papo de Zé Melo, transformado em alternativa de um eventual consenso, pra agasalhar interesses em choque e confusão, é sonífero bovino, pra confundir o cabeção do cidadão. Zé vai ficar no lugar preferencial, com a boca na botija da ilharga eleitoral.

Limites da partilhaUma coisa é clara e cristalina: toda vez que o Ganso estica o pescoço e olha pra trás, ao rememorar o verbo declinado e reprisado na primeira do plural, com a arrogância habitual de quem não foi capaz de partilhar governança e decisões. Como reprisar essa trama que se ensaia e se esgota nos limites estreitos de um só umbigo?

Unha sem carneÉ ilusório o plano Jotaeme, como é falaciosa a acusação de que Zé Melo é unha e carne com o Bocão. Ninguém que se credenciou ao lugar, ao papel ou escalação, logrou sucesso ou conquista, saindo de perto da encrenca no mínimo magoado, ou normalmente revanchista.

NINGUÉM MERECE!• Há um desassossego geral com a possibilidade real de uma investigação no processo do Mensalão que alcança a figura de Lula.

• É que, frustrada a armação com a denúncia de Roberto Jeferson, a turma da estrela buscou alternativa operacional pro projeto político de longo prazo.

• E rumou para o Amazonas, onde Lula esteve mais do que os últimos três presidentes juntos, somadas todas as viagens e passagens informais com ou sem mala preta na mão.

• Se aparecer alguém pra resgatar a CPI da Petrobras que João Pedro Gonçalves embromou, mesmo sem saber o tamanho da implicação, sai de baixo e sai de perto...vai sobrar confusão!

Versículo do Dia

Santo do Dia - São Teodósio

Ótimo - Projeto Justiça Itinerante chega à Vila Olímpica de Manaus. Serviço é gratuito e resolve problemas das pessoas na hora. 300 pessoas dever ser atendidas.

Assim diz o Senhor DEUS, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram.Isaías 56:8

Teodósio, cujo nome significa “um presente de Deus”, nasceu na Capadócia,

atual Turquia, em 423, de pais ricos, nobres cristãos. Rece-beu uma boa e sólida forma-ção desde a infância sendo educado dentro dos preceitos da fé católica. Quando ainda muito jovem, era ele quem

fazia as leituras nas assem-bléias litúrgicas de sua cidade. Um dia, lendo a história de Abraão, identificou-se com ele e descobriu que seu caminho era o mesmo do patriarca, que deixara sua terra para se encaminhar aonde Deus lhe apontava. Teodósio decidiu fazer o mesmo, seguindo ini-cialmente em peregrinação à

Terra Santa, para conhecer os caminhos trilhados por Jesus.

Dotado de dons especiais como da profecia, prodígio, cura e conselho, sentiu a con-firmação do seu chamado por Deus, ao se encontrar com Simeão, o estilista, outro San-to que havia optado por viver acorrentado e numa torre alta construída por ele mesmo.

Bom - Câmara Municipal de Manaus aprova Lei Delegada por unanimidade. Medida permite ao Executivo tomar decisões sem passar pela CMM.

Péssimo - Parto é negado por falta de leito e bebê corre risco de morte, diz pai. Pai ‘O Estado me virou as costas. Me senti um excluído, um rejeitado’, disse.

O dia 10 de janeiro na História

630 – O profeta e fundador do Islamismo, Maomé, destrói os ídolos do santuário de Kaaba em Meca.

1610 – Galileu Galilei descobre Ganímedes, satélite de Júpiter.

1918 – A Assembleia de Deus (Brasil) é ofi-cialmente registrada em Belém do Pará, no Brasil.

1929 – É implantada na URSS a jornada de traba-lho de 7 horas.

1934 – Nathan Homer Knorr eleito membro da Di-retoria da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Trata-dos de Nova Iorque, Inc.

1935 – Amelia Earhart é a primeira pessoa a fazer um voo solo do Havaí à Califórnia.

1984 – Salvador Dali anuncia a criação da Fun-dação Gala-Salvador Dali e a doação de 621 obras suas.

1987 – A Europa passa por um inverno muito rigoroso. Em uma semana, o frio faz 70 vítimas, 49 delas na URSS.

1994 – O governo irlandês anuncia o fim da censura ao movimento terrorista IRA e seu braço político, o Sinn Fein.

CIDADE DOS MALUCOS

CEASA – Chuck Norris mora no busão

Diretor: Miguel Jorge Mourão | [email protected] executivo: Mário Bakunin | [email protected] adm.: Joyce Tavares | [email protected]. de redes sociais: |[email protected]

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

[email protected]ção: (092) 3673-6333 | [email protected]: (092) 3673-9333 | [email protected].: (092) 3673-7445 | [email protected] São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020.000-97

Page 3: edição 2184

maskate.com.br |03|MaskateManaus, 10 de janeiro de 2013

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou, nesta quinta-feira (10), a suspensão da venda de 225 planos de saúde de 28 operadoras, por descum-prirem prazos para agendar consulta, exames e cirurgias. A lista completa com os planos suspensos foi publi-cada no site da ANS.

A suspensão vale por três meses, a partir da próxima segunda-feira (14), e pode ser prorrogada em caso de reincidência. Os atuais usuários desses pla-nos de saúde que tiveram a venda suspensa não serão afetados. No entanto, a medida do governo im-pede a inclusão de novos clientes. Segundo o diretor--presidente da ANS, André Longo, os planos punidos atendem 1,9 milhão de be-neficiários, que representam 4% dos usuários do país.

Governo suspende a venda de 225 planos de saúde qCerca de 28 operadoras tiveram seus serviços suspensos pela ANS

Hissa anuncia Escola da Mulher

Artur prevê início do ‘Bolsa Idioma’ Terceira punição

Denúncias do consumidor

Na manhã desta quinta-feira, o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, recece-bu no auditório da Semed, a visita do vice-prefeito Hissa Abraão, oportu-nidade em que Avelino afirmou que o indice do IDEB no Amazonas vai ter crescimento total e que a educação é prioridade primordial para o cresci-mento, além de assegurar que nenhuma criança ficará sem estudar por falta de escola em 2013.

“Se necessário, a Semed alugará outros

espaços e os adaptará para servir as crianças novas no sistema. Este ano, serão matriculadas 5.000 crianças a mais do que em 2012”, observou o secretário. O vice prefeito falou que será criada a Escola da Mulher onde as mães terão ao lado seus filhos e condi-ções de estudo , acabando assim o índice de aban-dono escolar. “A educação do Amazonas é prioridade do prefeito Artur Neto, é a prefeitura de Manaus atuando visando educação com qualidade”, resumiu Abraão.

“O ideal é que saia agora no primeiro semes-tre”. A frase é do prefeito Artur Neto (PSDB) a respeito do Bolsa Idioma, programa destinado ao ensino de línguas estran-geiras para que os ma-nauenses possam atender aos turistas durante a realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014 em Manaus.

O tucano afirmou que a presidente da Fundação Escola de Serviço Público Municipal (FESPM), Luíza Rebelo, já está em contato com as escolas de idiomas da cidade para fazer um estudo do que seria gasto

pela Prefeitura na implan-tação do programa. “Eu pedi a ela muita urgência porque temos pouco mais de um ano até a Copa e é um período de tempo difícil para fazer alguém desvendar os segredos de uma língua estrangeira”, disse. De acordo com o prefeito, a preferência será dada ao inglês e ao espa-nhol, idiomas mais falados pelos turistas que devem visitar a capital amazo-nense durante o mundial de futebol. “Queremos recrutar pessoas que falem bem esses idiomas para nos ajudar, mesmo que temporariamente”, contou.

É a terceira vez que a agência pune planos com esses tipos de problema. A primeira foi em julho do

ano passado, e atingiu 268 planos de 37 operadoras. A segunda foi em outubro, e incluiu 301 planos de 38

operadoras. Desses, 223 já estavam com as vendas suspensas desde julho e não conseguiram melhorar

seus indicadores. Por essa razão, permaneceram com as vendas suspensas por mais três meses.

A agência passou a monitorar os planos depois da publicação de uma resolução normativa de dezembro de 2011 que fixou o tempo máximo para marcação de consul-tas, exames e cirurgias. Os prazos são de 14 dias para agendar consultas médi-cas de especialistas, como cardiologistas; 7 dias para consultas básicas, como clínica geral; e até três dias úteis para exames de san-gue, por exemplo.

Para verificar o cum-primento da resolução, a ANS monitora os planos de saúde por meio das reclamações feitas nos seus canais de atendimento, como a ouvidoria e o site da agência. A cada três meses, um relatório é divulgado. O atual relatório é referente ao período entre 19 de setem-bro de 18 de dezembro de 2012, quando a agência recebeu 13,6 mil queixas pelo não cumprimento dos prazos máximos estabe-lecidos. Esse número de reclamação é o maior desde que o ministério começou a fazer o monitoramento.

No primeiro trimestre analisado (de 19 de de-zembro de 2011 a 18 de março), a ANS recebeu 2.981 queixas. No segundo trimestre (de 19 de março

a 18 de junho de 2012), foram 4.682 reclamações. No terceiro (de 19 de junho a 18 de setembro de 2012), os usuários fizeram 10.144 queixas.

Page 4: edição 2184

POLÍT

ICA

|04|

Dir

etor

edi

tor:

Mig

uel M

ourã

ojo

rnal

@m

aska

te.c

om.b

r

MaskateManaus, 10 de janeiro de 2013

maskate.com.br

“Não dá para resolver o problema do Proama se não houver uma ação conjunta. Não dá para resolver o problema da mobilidade urbana se não houver uma ação conjun-ta. Não dá para resolver o problema de segurança pública do jeito que nós queremos, trabalhando com a prevenção, se não houver uma ação conjunta entre Estado e Prefeitura”, a frase é do governador e o compromisso é de Omar e Arthur para equacionar as encrencas urbanas es-quecidas por esta parceria fundamental. Até o dia 10 de abril, o Programa Águas

de Manaus (Proama) estará interligado à rede municipal de distribuição de água, disse o prefeito depois de ter nas mãos o resultado de um trabalho

que começou após o se-gundo turno das eleições de 2012, que envolveu os técnicos das duas esferas e sobretudo a decisão políti-ca de avançar.

Água para Todos une Arthur e OmarqAção conjunta sugere cumplicidade política

Ano Internacional para a Cooperação pela Água

Rebecca no gueime

Ações comunitárias Prontidão e resultados

Além do Proama, uma obra do Estado que a Prefei-tura vai administrar, no Ano Internacional para a Coope-ração pela Água, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Governo do Amazonas inicia o trabalho que viabilizará água potável a 10,1 mil famílias do inte-rior do Estado. A ação faz parte do Programa Água para Todos no Amazonas, apro-vado junto ao Ministério da Integração Nacional (MIN), a partir de uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS). O convênio

foi assinado pelo governador Omar Aziz no valor de R$ 44 milhões em parceria, sendo R$ 4 milhões, contrapartida do Estado. O programa segue a diretriz do Decreto 7.535, de 26 de junho de 2011, que institui o Plano Brasil Sem Miséria, e tem por objetivo promover o acesso à água a famílias rurais do Amazonas que vivem em áreas sujeitas ao isolamento durante o perí-odo da seca, além de realizar a busca ativa de famílias que vivem com renda per capita mensal de até R$ 140, visan-do sua inclusão em serviços púbicos.

A partir da segunda quinzena de janeiro de 2013, as equipes técnicas formadas por 146 profis-sionais contratados nos municípios entram em campo para a implantação dos Comitês Municipais, Comissões Comunitárias e cadastro dos beneficiados nos 16 municípios que serão contemplados pelo programa. Composto por moradores da região, os Comitês são responsá-veis em indicar as áreas

onde estão localizadas as comunidades a serem atendidas. Já as Comissões, terão por função indicar a família da comunidade a ser beneficiada. Ao todo, serão alcançadas 50,5 mil pessoas de 404 comunida-des. “O projeto é mais uma solução sustentável que o Governo Omar Aziz viabi-liza para as populações do interior, levando água po-tável como via de inclusão social”, ressalta a titular da SDS, Nádia Ferreira.

Na gestão técnica do interesse público é impossível descuidar o interesse político na barganha permanente da questão eleitoral. Faz parte da essência do jogo político. Quando assumiu a secretaria de Governo, Rebecca foi sábia e contundente a respeito do seu amanhã político: “Acho uma enorme pretensão alguém prever o futuro com tanta antecedência. É até típico dos arrogantes. Devo lembrar que, conforme a mi-tologia grega, os Ciclopes pe-

diram para ver o futuro, mas lhes foi concedido ver apenas o momento da própria morte e assim eles passaram o resto da vida tristes. Acredito mais em viver o momento e aproveitar a oportunidade oferecida pelo governador Omar Aziz para ajudar o povo do Amazonas”. Pra desespero dos concorrentes, a dobra-dinha Rebecca e Arthur em torno de Omar começa a espalhar coceira política em profusão, sabe como é que é, meu caro Negão.

Nos próximos 15 dias o prefeito Arthur Neto terá em mãos o relatório com as ações previstas para a exe-cução do Plano Emergencial anunciado por ele para o prazo de cem dias, sob a co-ordenação do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Hissa Abrahão (PPS), com a interface permanente das portas abertas, para mobili-

zar a salutar parceria. O se-cretário Hissa está às ordens do Plano com os demais secretários, que subsidiaram a mensagem que já foi en-caminhada à Câmara nesta quarta-feira. Na reunião com sua equipe, Arthur pediu que todos façam resumo do que foi feito em cada pasta até agora e prevejam o que poderá e deverá acontecer

no total de cem dias a partir de 1º de janeiro.

Page 5: edição 2184

maskate.com.br |05|MaskateManaus, 10 de janeiro de 2013

“...é muito maior, muito mais amplo, do que aquilo que acabou sen-do objeto da denúncia”. Protagonista no maior julgamento da história do Supremo Tribunal Fede-ral, conhecido nas bocas e inferninhos, alcovas e paraísos fiscais, como o Mensalão, o procurador--geral da República, Roberto Gurgel, 58, deu entrevista à Folha e abriu o verbo: “O que constou da denúncia foi o que foi possível provar, com elementos razoáveis para dar a base [a ela]”, afirma Gurgel em uma de suas raras entrevistas exclusi-vas desde que assumiu, em 2009. Ele diz que o depoimento prestado em setembro pelo operador do esquema, Marcos Valério, pretendia “melar o julgamento”. E que o grande desafio do proces-so “....era provar a respon-sabilidade do chamado núcleo político. Porque essa prova é diferencia-da. (...) Pessoas do topo da quadrilha têm sempre uma participação cuida-dosa e provas diretas são praticamente impossíveis.”

Vem aí Mensalão II, o Retorno da mutreta!qA arqueologia do buraco não acaba nem fica pouca

Gurgel diz que Valério queria obter benefícios, como a redução de pe-nas, com o depoimento prestado em setembro em que acusa Lula de ter sido beneficiado pessoalmente com recursos do esque-ma. “Percebi claramente que se fôssemos admitir qualquer tipo de elemen-to de prova adicional, te-ríamos que anular o início do julgamento e reabrir a instrução criminal. Aquilo

significava em português claríssimo melar o julga-mento. Eles queriam melar o julgamento. Eu vi essa tentativa não como dele, mas como uma tentati-va que favoreceria todo mundo”, diz. “A primeira coisa que disse a ele: nada nesse novo depoimento seria utilizado e nenhum benefício ele teria na ação 470. Na verdade, acho que ele pensava mais em embolar o julgamento.”

O procurador afirma ainda que Valério pediu sigilo, pois “não teria 24 horas de vida”, caso o depoimento viesse a público. “Ele prestou um depoimento de duas horas e a primeira impressão foi a de que o depoimento trazia elementos novos, mas nada de bombástico. É um depoimento que robustece algumas teses do Ministério Público em

relação a todo o esquema criminoso e da participa-ção do núcleo político”, diz Gurgel. Ele lembra uma outra história de Valério: “É uma pessoa extremamente hábil. Houve um momento que ele apareceu aqui, quando Antonio Fer-nando era o procurador, para também prestar um depoimento que derruba-ria a República. Não tinha absolutamente nada”.

“É um marco, talvez um divisor de águas na história de responsabilizar pessoas envolvidas em esquema de corrupção no país”, diz Gurgel. Para o chefe do Ministério Público Federal, utilizar nos crimes de co-larinho branco os mesmos

parâmetros de crimes como furto e roubo “é assegurar a impunidade”. “O Supremo assentou que é preciso prova, e robusta, para qualquer condenação, mas o tipo de prova não é o mesmo de crimes mais simples.”

O procurador-geral afirma ter ficado provada a participação do ex-ministro da Casa Civil de Lula em episódios relacionados ao mensalão. “Fazia-se um determinado acerto com algum partido e dizia-se: quem tem que bater o martelo é o José Dirceu. Aí, ou ele dava uma entrada rápida na sala ou alguém dava um telefonema e ele dizia: ‘Está ok, pode fechar o acordo’”. Ele diz haver “uma série de elementos de

prova” que apontam para a participação efetiva de Dirceu. “Não é prova direta. Em nenhum momento nós o apresentamos passando recibo sobre uma deter-minada quantia ou uma ordem escrita dele para que tal pagamento fosse feito ao partido ‘X’ com a finali-dade de angariar apoio do governo. Nós apresentamos uma prova que evidenciava que ele estava, sim, no topo dessa organização crimino-sa”, diz o procurador.

Ele cita a teoria do domínio do fato, segun-do a qual o autor não é só quem executa o crime, mas quem tem o poder de decidir sua realização. “A teoria do domínio do fato vem para dizer que essas provas indicam que ele se encontrava numa posição de liderança nesse sistema criminoso. Então, é possí-vel, sim, responsabilizá-lo a despeito da inexistência da prova direta. Prova havia bastante do envolvimento dele.” Com desenvoltura e serenidade, Gurgel explica detalhes: “Estávamos diante

de algo muito grande e muito maior do que aquilo que acabou sendo objeto da denúncia”, diz ele, para quem o autor da denún-cia, o antecessor Antonio Fernando Souza, fez uma opção “corretíssima”. “Quando nos defrontamos em qualquer investigação com um esquema crimino-so muito amplo, você tem que optar, em determinado momento, por limitar essa investigação. Quando é ampla demais, a investiga-ção não tem fim. Ao final, ninguém vai ser responsa-bilizado”, diz.

A fala de Gurgel bem poderia ser chamada de arqueologia do buraco. E a demonstração de que ele é mais fundo e mais fedorento do que possa parecer. “Haveria muito mais, esse esquema seria ainda muito mais amplo do que aquilo que constou da denúncia. Mas o que cons-tou da denúncia foi o que foi possível provar, com elementos razoáveis. (...) Eu diria que aquilo que foi julgado representa apenas uma parte de algo que era muito maior”. O procu-rador diz não ter visto o mínimo de elementos que

apontassem participação do ex-presidente Lula e afirmou que seu caso será provavelmente remetido para análise na primeira instância. “O que se quis foi oferecer uma denúncia fundamentada em provas”, declara Gurgel, acrescen-tando que era “uma das primeiras vezes que se responsabilizava todo um grupo que dominava o partido do governo”. “Em relação ao presidente, pre-cisaria ter a prova mais que robusta porque seria uma irresponsabilidade denun-ciar um presidente. É muito mais difícil.”

Merda no ventilador

Esquema criminoso

Marco histórico

“Esse cabra sou eu!”

Teoria do domínio

Arqueologia do buraco

Page 6: edição 2184

AMAZ

ONAS

|06|

Edi

tor:

Joã

o D

anta

sre

daca

o@m

aska

te.c

om.b

r

MaskateManaus, 10 de janeiro de 2013

maskate.com.br

A Secretaria Munici-pal de Saúde (Semsa) irá ampliar os serviços ofereci-dos pelas unidades móveis que realizam atendimento descentralizado. Com a criação do Programa Saúde Manaus Itinerante, as 12 unidades - seis de atendimento exclusivo às mulheres, quatro de assis-tência odontológica e duas de assistência médico-

-laboratoriais - passam a funcionar de forma inte-grada com a rede munici-pal de saúde e a oferecer novos serviços, como vacinação e busca ativa de portadores de hipertensão, diabetes e tuberculose. O atendimento começa nesta quinta-feira (10), nas Zonas Norte e Leste da cidade.

De acordo com a Susam, além das áreas urbanas e

rurais terrestres, o serviço será levado, a partir de mar-ço, para as comunidades ribeirinhas dos rios Negro e Amazonas, na área de abrangência de Manaus. As unidades chegarão a esses locais por balsa. A organiza-ção do serviço está em fase de planejamento e o cro-nograma de atendimento destas comunidades deverá ser fechado em fevereiro.

Programa Saúde Itinerante vai para o interiorqAo todo, 12 unidades vão oferecer vacinação e busca ativa de portadores. Segundo a Susam, ação será levada para comunidades do interior em março

Terras indígenas invadidas

Mais de 400 mil estão com CPF irregular

Regularização via Net

Famílias deixarão área de risco

Tribos indígenas tive-ram terras invadidas por essa senhora de dupla identidade e sua quadrilha, fato que tramita na 2ª Vara Cível de Maués. Verificado alguns bancos, essa qua-drilha interestadual movi-mentou contas bancárias onde verificou-se até o

momento indícios de lava-gem de dinheiro e evasão de divisas. A Polícia Civil do município já ouviu os acu-sados há mais de um ano, onde se comprovou a du-pla identidade bem como o duplo CPF, duplo titulo eleitoral e todas as falca-truas, mas até o presente momento a estelionatária e sua quadrilha ainda não foram indiciadas e nenhu-ma providência cabível foi tomado pela autoridade policial no município. Nota de Redação: tentamos entrar em contato com a senhora Rosa Helena atra-vés do número 91xx 4555 mas não conseguimos fazer contato.

O Pedido de Regula-rização CPF pela internet consiste em um formu-lário eletrônico, de fácil preenchimento, em que o solicitante deve informar o número do CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, naturalida-de e título de eleitor.

Para solicitar a regu-larização, a pessoa deve verificar se possui algum tipo de pendência quanto a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). A verificação pode ser feita na Pesqui-

sa de Situação Fiscal ou consultando as condições de obrigatoriedade de entrega da DIRPF, no item “Perguntas e Respostas” dos anos em que o con-tribuinte não entregou essa declaração. Segundo o delegado adjunto da Receita Federal, Alzemir Vasconcelos, com o CPF irregular, o contribuinte fica impossibilitado de obter empréstimos, finan-ciar a casa própria, emitir e renovar o passaporte, além de tomar posse em concurso público.

Nesta segunda-feira (14), cerca de 200 famílias que moram em áreas de risco deverão ser cadas-tradas pela Defesa Civil do Município para serem contempladas com uma nova casa ou indenização pelo imóvel. O trabalho será baseado no mape-amento elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), encomen-dado pela administração municipal e entregue dezembro. Segundo o subsecretário Municipal de Defesa Civil, Aníbal Go-mes, os técnicos irão fazer uma análise da estrutura das casas nesses locais e a

identificação dos imóveis em risco iminente de de-sabamento. No ano pas-sado, 211 famílias foram retiradas pela prefeitura. O subsecretário disse ainda que, devido às chuvas, o processo será agilizado.

O cadastramento dos beneficiados será feito por meio de levantamen-to socioeconômico para identificar as famílias com necessidade de remoção imediata. Elas receberão o aluguel social, no valor de R$ 300 por mês, até serem contempladas com uma casa, por meio da Supe-rintendência de Habitação do Amazonas (Suhab).

Dados da Receita Federal apontam que 403.645 pessoas no Ama-zonas possuem pendên-cias relativas ao Cadastro de Pessoa Física (CPFs). Segundo o órgão, 98,6% dos contribuintes do total estão com dados incom-pletos ou incorretos. Já o restante, equivalente a 5.571 pessoas, deixou de entregar alguma declara-ção a que estava obriga-do, como, por exemplo, Declaração Anual de Isen-to ou o Imposto de Renda

dos últimos cinco anos.Agora, a Receita Fe-

deral disponibiliza uma alternativa que pretende solucionar a regulariza-ção dos contribuintes com problemas no CPF. Gratuito, o serviço está disponível na Internet, sem a necessidade que a pessoa se dirija até uma unidade de atendimento das entidades convenia-das ao órgão, como os Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

Mutreta e crime ambiental em MauésConforme denúncia de

moradores de Maués, a senhora Rosa Helena Castro Oliveira ou Rosa Helena Castro Teixeira, vem se associando a madeireiros de Santarém, no Estado do Pará, para aprovar de forma fraudulenta projetos de manejo florestal nos órgãos IPAAM/IBAMA e outros ligados ao meio ambiente. Inúmeros projetos já foram aprovados. Alguns foram realizados pela empresa

Amazonia Benef. Ind. Mad. Com. Imp. Exp. Ltd, Cnpj 00.858.344/00011-36 que começou a grilar terras e exportar madeiras de lei a qual entrega para dois empresários, donos da Curuatinga e Brasil Wood. A Polícia Federal já está de olho, pois os projetos nocivos foram aprovados com documentos falsos acarretando considerável prejuízo aos cofres públicos e inúmeros outros crimes.

Page 7: edição 2184

maskate.com.br |07|MaskateManaus, 10 de janeiro de 2013

Sete clubes do futebol amazonense (Nacional, Fast Clube, Rio Negro, São Raimundo, Sul América, Tarumã e Holanda) come-moram mais uma ajuda do poder público. Nesta quarta-feira (9), em reunião com os dirigentes, o prefei-to de Manaus, Artur Virgílio Neto, confirmou a liberação de R$ 350 mil para os times que disputarão a tempora-da deste ano.

Para o chefe da cidade--sede da Copa do Mundo de 2014, o essencial é construir também um está-dio municipal para atender a necessidade do futebol amazonense mas, acima de tudo, o contato para conse-guir apoio do Polo Indus-trial de Manaus para futuros investimentos ao esporte.

Prefeitura também ajudará futebol qXPrefeito Artur Neto anuncia ajuda no valor de R$ 350 mil para sete equipes do futebol amazonense. Cada time receberá R$ 50 mil de ajuda Vôlei e xadrez terão novos eventos

Resultados positivosInvestimentos

Investimentos do PIM

Estádio municipal

Novas parcerias e apoio ao esporte local. Esse foi o resultado do encontro com represen-tantes de 35 federações amazonenses com a Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Sem-dej), nesta quarta-feira, no auditório do Clube do Trabalhador, Sesi, Zona Leste da cidade. Ficou definido que 15 novos eventos serão realizados no desporto amazonense. O Desafio Internacional de Xadrez Brasil/Peru/Bo-lívia/Equador, é umas das competições, com data agendada para 27 de abril a 5 de maio.

- Nós estamos felizes de ser a primeira região a receber este evento. Isso, com toda certeza, é uma conquista para o esporte. Comemoramos, também, o fato de poder ter em nossa cidade os principais enxadristas e mestres do mundo. Além disso, este Desafio servirá de seletiva para a Copa do Mundo de Xadrez e vai oferecer aos destaques do even-to a titulação de mestre internacional - disse o diretor da Região Norte da modalidade e diretor técnico da Federação Amazonense de Xadrez, Andrey Neves.

O presidente da Federação Amazonense de Voleibol (FAV), Tadeu Picanço, também cele-brou o resultado positivo do encontro. A modalida-de ganhou a realização da Copa dos Bairros de Vôlei, prevista para março.

- Com um calendário bem feito, a gente pode fazer parcerias e realizar grandes eventos. O Se-cretário (Fabrício) sempre esteve junto com a fede-

ração (vôlei) e dessa vez iremos realizar um grande evento de 4x4 em todas as zonas da cidade. Tenho certeza que vai ser um su-cesso e será um meio de desvendar novos atletas para compor a seleção. Além disso, com a Copa pretendemos aumentar o número de federados. Hoje são 126, mas acho que podemos dobrar este número - finalizou satis-feito, o chefe da pasta,.

- O futebol precisa realmente voltar a ser o que era. Temos que nos preocupar com ele. Nós investiremos R$ 50 mil em cada clube da capital este ano para fazer um futebol crescentemente melhor - relatou Artur, definindo que o investimento será prove-niente da Secretaria Muni-cipal de Juventude, Esporte

e Lazer (Semdej).O encontro contou do

diretor técnico da Fede-ração Amazonense de Futebol (FAF), Ivan Guima-rães, presidente dos clubes, os vereador Luís Mitoso (PSD) e Rozenha (PSDB), este último presidente da comissão de esportes da Câmara Municipal de Ma-naus (CMM).

Para o próximo ano, o prefeito Arthur Virgílio Neto declarou que irá buscar patrocínio junto às empre-

sas do Distrito Industrial de Manaus para os times de futebol da capital.

- Vou começar a estudar

e articular apoio empresa-rial para, no ano que vem, nós termos o Governo do Estado, a Prefeitura e uma participação no empresaria-do nesse bolo de auxílio ao futebol que precisa renascer. Durante o encontro, Arthur também pediu aos verea-dores Rozenha (PSDB) e Luís Mitoso (PSD) uma sessão solene na CMM em home-nagem a Amadeu Teixeira, considerado a “lenda” viva do futebol amazonense.

A futura praça esportiva do município deve custar R$ 8 milhões. O terreno pertence a prefeitura de Manaus, no bairro da Cidade Nova, Zona Norte da cidade, que deve ocorrer em parceria com o governo do Estado.

- Tem que ser uma obra funcional, bonita e barata, que corresponde ao caráter que nós queremos imple-mentar no governo. Nós já vivemos uma fase de ouro. Vamos ver se conseguimos soerguer, levantar o futebol - finalizou.

Page 8: edição 2184

Comece 2013 com o

pé direito na TV Lar.

Sua compra comgarantia estendidapor mais tempo.

Parcele em até112x direto com a

TV Lar.

Mais prazopara rever suasnegociações.

Os móveis entreguesem sua casa como

na loja.

As mais diversasformas de pagamento

pra você.

Até dois dias parao seu produto estar

em sua casa.

A TV Lar está emtodo Amazonas,venha nos visitar.

Preço à vista para pagamento em dinheiro. No plano de 1+3 não haverá acrescimo de juros com entrada de 25%. Para o plano 1+4 a entrada será de 20%. O plano de 1+11 será acrescido de 7% de juros ao mês. Para retirar seu cartão TV Lar dirigir-se às lojas TV Lar, Setor Crediário. O cartão TV Lar está

sujeito à análise de crédito. Ofertas válidas de 02/01/13 a 19/01/13. Fotos meramente ilustrativas, garantimos um estoque de duas peças por produtos anunciado. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Para possíveis erros de digitação, erratas estarão

disponíveis nas lojas TV Lar. Não jogar este anúncio em via pública. Convênios TV Lar: CÂMERA - ASSALE - ASTC - ASSESI - PRODASA - SESC - SMARJ - SEBRAE - MANAUSTRANS - SMTU (GREMIO) - SEDUC.

CAMA ACOP CASAL SONOREY STAND 140 X 190Cód. 61586-2À Vista R$ 579,00ou 1+3x R$ 144,75 s/juros R$ 68,19

MAXMAXMAXMAXMAXMAX

1 ANO R$66,14

R$ 57,59

COMODA BATROL GENOVA 8 GAV IB/PTCód. 67362-5À Vista R$ 489,00ou 1+3x R$ 122,25 s/juros

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 38,51

R$ 58,72MAXMAXMAXMAXMAXMAX

1 ANO R$ 38,51

ESTOFADO RBA PARIS 3 LUGARES AZULCód. 51888-3À Vista R$ 499,00ou 1+3x R$ 124,75 s/juros

• Bivolt • Full HD • 3 Entradas HDMI • PMR de 120HZ/USB

TV PHILIPS 32’ LED32PFL3507D/78 - Cód. 67772-7À Vista R$ 995,00ou 1+4x R$ 199,00 s/juros

R$ 117,08

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 206,00

ROUPEIRO BATROL ROMA 6PTS 4 GAV IB/PTCód. 67778-1À Vista R$ 739,00ou 1+3x R$ 184,75 s/juros

R$ 87,03

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 66,14

• Degelo prático• Auto limpante• Prateleira funda na porta do refrigerador• Espaço para garrafas de até 2,5 litros• Pés deslizantes niveladores frontais e traseiros

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 55,57

REFRIGERADOR ELECTROLUX 262L 1P RRDE-33 BR | Cód. 67749-7À Vista R$ 899,00ou 1+3x R$ 224,75 s/juros

R$ 105,78

R$ 42,24KIT’S PARANÁ VEGA COLOR 8P 2G 181-8483 BR/NC Cód. 67624-5À Vista R$ 359,00ou 1+3x R$ 89,75 s/juros • Altura: 1685mm / Largura: 1214mm /

Profundidade 363mm

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 35,98

MAXMAXMAXMAXMAXMAX

1 ANO R$44,00

FOGÃO ESMALTEC BALI CRISTAL 4BCS BRCód. 66382-4À Vista R$ 339,00ou 1+3x R$ 84,75 s/ juros

R$ 39,89

MAXMAXMAXMAXMAXMAX

1 ANO R$43,97• Capacidade 5kg• Controle Mecânico• 3 Programas de Lavagem• Acabamento Gabinete Plástico• Peso 7,9kg

MÁQUINA LAVAR ROUPA ARNO ML20 Cód. 67597-1À Vista R$ 379,00ou 1+3x R$ 94,75 s/ juros

R$ 44,60

*Não

acom

panh

a ace

ssór

ios.

Page 9: edição 2184

ANO 15 - Nº 2.184 - MANAUS/AM - 11/01/2013 - www.maskate.com.br

Pois é, o Acumu-lado de R$ 3.250,00 continua à sua espera, bastando acessar o site www.maskate.com.br, preencher a inscrição e ir, ao vivo, no Fala Mourão – Maskate na TV tentar a sorte, afinal não é todo dia que você pode ganhar uma grana dessas em meia hora, sem fazer força. A Ana Carolina, do Riacho Doce foi lá com paizão tentar levar e tudo correu bem, pois ela passou pela Sandra Barreiro – via Telefone no Ar – e pelos Dados, mas parou em R$ 50, no Rolecrau.

As duas foram para o Rolecrau pra tentar levar o Acumulado de R$ 3.250, mas ele continua guardadinho pra você!

Carol e Terezinha param em R$ 50 no MKTV

Banda do Boulevard lança cd com seu samba enredo

Lírio do Vale manda representanteRepresentando a co-

munidade rondoniense em Manaus, a Terezinha, do Lírio do Vale também preencheu os dados no site do Maskate e foi selecionada e nesta quinta--feira foi tentar a sorte. Ela também fez bonito; passou pelo Hernando, do Novo Aleixo, e foi para os Dados e apenas uma roleta ficou entre ela e a grana, mas a sorte é caprichosa e a roda da fortuna parou em R$ 50. Sobrou pra você, que tem todas as chances de ga-nhar o Acumulado e olhe que os dedos do Monteiro estão coçando para au-mentar o valor.

Page 10: edição 2184

|10|MaskateManaus, 11 de janeiro de 2013

maskate.com.br

A coordenação da Banda do Boulevard já está fazendo os preparativos para a 26ª edição do tradicional evento carnavalesco, que acontece no dia 3 de fevereiro. Na tarde deste sábado (29), foi lançado o CD com o samba--enredo da banda neste ano, que tem como tema ‘Na-cional 100 anos: Boulevard, Samba e Pandeiro’.

De acordo com o coorde-nador da banda, o professor Manuel do Carmo Chaves – mais conhecido como Mane-ca -, o samba foi gravado no

estúdio Century, no Rio de Janeiro, do maestro Evaldo Santos. A música é cantada pelo intérprete da escola de samba carioca União da Ilha, Ito Melodia.

“Quisemos prestar uma homenagem não só ao clube de futebol, que é o primeiro a completar cem anos no Amazonas, mas também aos torcedores e aos jogadores que construíram essa histó-ria”, contou Maneca, que foi o treinador do time por oito anos.

Um dos jogadores lem-

brados no samba-enredo é o aposentado Alberto Correa Lima, de 75 anos, que na década de 60 fez bonito com a camisa azul e branco com o nome ‘Sula’. “Eu tenho uma relação muito forte com o clube, e vejo essa lembran-ça da Banda do Boulevard como um belo incentivo ao futebol amazonense como um todo”, opinou Sula, que participou de um dos jogos mais importantes da história do Nacional, a vitória em cima do Maringá (PR) em pleno Estádio do Maracanã.

Banda do Boulevard lança cd com seu samba enredo

REDE

S SOC

IAIS

jorn

al@

mas

kate

.com

.br

Lançamento com homenagem

O lançamento do CD, em um restaurante da Zona Centro-Oeste de Manaus, também contou com a presença de mem-bros das torcidas orga-nizadas do time, como o microempresário Alberto Monteiro, 59. “Eu não te-nho palavras para descre-ver essa homenagem. Esse time é detentor de mais de 40 títulos nacionais e

teve os maiores craques do futebol amazonense. O Nacional ainda forneceu jogadores para a Seleção Brasileira, como o Toni-nho Cerezo. É merecido, sem dúvidas”, destacou Alberto, que é presidente da torcida ‘Águia de Aço’. “Vamos todos descer na banda. Quanto ao samba, eu já tenho o CD no carro e estou decorando a mú-

sica”, acrescentou.Segundo um dos fun-

dadores da banda, Luis Claudio Chaves, a bateria fará três ensaios, nos dias 12, 19 e 26 de janeiro, no mesmo local onde é rea-lizada a festa, na esquina entre a Rua Ferreira Pena e a Avenida Djalma Ba-tista, no Boulevard Álvaro Maia, Zona Centro-Sul de Manaus.

Facebook

Twitter

Anna Martins

MAPmapmonicatsx

José Moreira

Mayse Garcia :}@mayseperreche

Marcia Montenegro

João Neto@joaoneto_21

Fabrício Uchoa

Roberto Berruezo@synthzoid

Page 11: edição 2184

maskate.com.br |11|MaskateManaus, 11 de janeiro de 2013

David Beckham posou de cueca em um ensaio fotográfico e publicou em seu Facebook uma imagem de bastidor onde apa-rece com um dos modelitos. O

atleta deu mais detalhes na sua página oficial: “Estou animado com a nova campanha da H&M dirigida por Guy Ritchie. Aqui está uma prévia, a campanha

será lançada no início de feve-reiro”, escreveu ele, que em uma das fotos publicadas aparece de roupão ao lado do diretor, que é ex-marido de Madonna.

Elegante, com um vestido longo branco, Taylor Swift foi uma das es-trelas premiadas na 39ª edição do “The People’s Choice Awards”, na noite desta quarta-feira, 9, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Na ocasião, a cantora foi alvo de brin-cadeiras, ao receber o prêmio de “Artista country favorita” das mãos de Olivia Munn, que se recusou a entregar o troféu, dizendo que era estranho a loira ter ganhado.

Taylor Swift, porém, levou a pia-da na esportiva. “Isso sempre acon-tece comigo”, disse ela, se referindo ao episódio em que Kanye West in-vadiu o palco do “MTV Video Music Awards”, em 2009, interrompendo a entrega do seu prêmio. A cantora terminou recentemente o namoro com Harry Styles, do One Direction.

Depois de fazer uma doação de US$ 100 mil a Lindsay Lohan, Charlie Sheencontinua com o bol-so aberto. Segundo nota do site “TMZ” desta quinta-feira, 10, ele está cobrindo parte das despesas do funeral dopaparazzo que mor-reu enquanto seguia Justin Bieber. Ainda de acordo com a publçica-ção, esta quantia seria de US$ 12 mil.

O ator seria próximo a um amigo do paparazzo e recebeu a notícia de que a família estava tentando levan-tar dinheiro para cobrir os custos. “Um trágico incidente como este apaga a linha entre o fotógrafo e o personagem. É um momento im-placável que pede a todos nós para sermos humanos e ficarmos alerta para evitar que isso se repita no

futuro “, disse ele ao “TMZ”. Ele con-tinuou: “Pais não deveriam enterrar

os filhos. Minhas mais profundas condolências às famílias envolvidas.”

David Beckham faz campanha de cueca com ex-marido de Madonna

Solteira,Taylor Swift é alvo de brincadeiras em premiação

Charlie Sheen paga parte do funeral de paparazzo morto no caso Bieber

Elton John e David Furnish são pais pela segunda vez, diz site

Elton John e o marido, David Furnish, vão ser pais pela segunda vez, de acordo com o “Daily Mail”. Os dois já têm um filho juntos, Zachary, de 2 anos. Segundo o “New York Post”, eles usaram a mesma “barriga de aluguel” que deu à luz o menino, em 2010.

Em novembro passado, foi informado que El-ton e David estavam esperando seu segundo filho e que eles não pretendiam revelar a identidade da mulher. Uma fonte disse à publicação que “Elton e David a consideram como uma irmã e que eles se sentem em dívida com ela”. Aos 65 anos, o cantor já comentou que adora ser pai e lamentou por não ter tido filhos antes: “É a coisa mais maravi-lhosa que você pode viver”.

Britney desiste de participar do ‘The X Factor’ para focar na música, diz site

Depois de muito se especular, parece queBri-tney Spears bateu o pé e não vai mais participar do “The X Factor”. De acordo com o site “TMZ”, a cantora deixará de integrar a bancada de jurados da terceira temporada norte-americana do reality show para se dedicar ao seu próximo álbum – que está sendo produzido por Will.i.am, do Black Eyed Peas, e por Hit-Boy.

Segundo fontes “incontestáveis” do site, Britney ama o programa, mas quer focar em sua música. “Britney ama Simon, gosta de Demi Lovato, mas sua coisa é a música”, teria dito uma fonte. Ainda de acordo com o “TMZ”, após lançar seu oitavo álbum, a princesinha do pop deve sair em turnê. Vale lembrar que Britney Spears teria ganhado cerca de US$ 15 milhões para participar da segunda temporada do reality show.

Page 12: edição 2184

POLÍC

IA

|12|

Edi

tor:

Alm

ir C

ardo

sore

daca

o@m

aska

te.c

om.b

r

MaskateManaus, 11 de janeiro de 2013

maskate.com.br

Polinter cumpre mandado de prisão na Zona Leste

A Delegacia Especializada em Capturas e Polin-ter (DECP) prendeu na manhã de hoje (10), Glauco Silvio Martins da Silva, 41, em cumprimento de mandado de prisão por homicídio, expedido pelo juiz Anésio Rocha, da 2ª Vara Tribunal do Júri.

Glauco foi preso por volta das 8h, na rua 15 de Maio, bairro Monte Sião, Zona Leste. Ele foi con-denado a 14 anos de prisão.

Foragido da Justiça

A Polícia Civil também divulga foto do foragido da Justiça, Anderson Rodrigo Gil Cabral, acusa-do de Tráfico de Entorpecente, Lesão Corporal e Cárcere Privado.

Você o conhece? Já o viu em sua comunida-de? Ligue e colabore com o trabalho da Delega-cia Especializada em Crimes Contra Mulher, nos telefones: (92) 323 7012 GRÁTIS (92) 3236-7012 / 3242-7676, Disque Denúncia 181 ou ainda pelo 190.

Depois de receber várias denúncias de moradores a polícia prendeu na manhã desta quinta-feira (10), por volta das 11h, Lucinete Anunciação de Souza, 43, também conhecida como a “Mamãe do Pó”, autu-ada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. A ação policial ocorreu na rua Xingu, 509, Cam-po do Dourado I.

Policiais da Força Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP) - que tem Oscar Cardoso como delegado coordenador-, chegaram até a suspeita após denúncias anônimas realizadas pelo número 181. Ela vivia se ga-bando de ser traficante e ainda dizia que criou todos os filhos, gordos e saudáveis, vendendo cocaína.

De acordo com testemunhas,

o local sempre foi considerado um forte ponto de distribui-ção de drogas e a mulher já vinha sendo apontada como a principal abastecedora daquela área da cidade.Uma expressiva

quantidade de entorpecentes foi encontrada com ela. Entre as diversas porções de substâncias, a polícia identificou maconha, cocaína em pedra, pasta base de cocaína e oxi.

Mamãe do Pó criou filhos vendendo cocaqA Força Tarefa da Secretaria fechou bocada no Campo Dourado

Assaltante espancado atéa morte no bairro da Raiz

“Gang dos Vovôs” presa com 170 kg de cocaína em Maraã

Um assaltante a mão armada que até o final da manhã desta quinta-feira ainda não havia sido identificado pela Polícia e continuava como indigente na câmara fria do Instituto Médico Legal (IML) encontro a morte violenta, por volta das 05h00 da madrugada na rua João Conra-do, no bairro da Raiz (Zona Sul).

Ele roubou a bolsa com dinheiro, documentos e apare-lho celular de uma jovem que saiu de casa para o trabalho e caminhava na direção de uma parada de ônibus quando foi surpreendida pelo assaltante, que encostou uma faca peixeira em seu escoço e ameaçou da vítima de degola se gritasse por socorro.

Outras pessoas perceberam a ação do bandido e depois de agarrá-lo e amarrar suas mãos com o próprio cinto, aplicaram

uma violenta surra no assaltante que já estava desmaiado e bas-tante machucado quando uma guarnição da PM chegou e logo em seguida uma equipe médica do Samu também foi deslocada para o local.

O assaltante desconhecido foi levado para o Hospital e

Pronto Socorro 28 de Agosto onde os médicos constataram traumatismo craniano e outras lesões graves que provocaram sua morte por hemorragias múltiplas, sendo confirmado seu óbito antes mesmo de dar entrada na sala de operações do HPS.

A Força Tática do 3º Bata-lhão de Tefé comandado pelo Major Ayrton Norte realizou com sucesso mais uma gran-de apreensão de droga. Desta vez apreendeu nesta quinta--feira(10), 4 (quatro) indígenas, na comunidade de Canamari no município de Maraã (a 634 quilômetros de Manaus), transportando 169,8 kg de pasta base de cocaína. Além da droga que estava embalada em 8 (oito) sacos de fibra e 01 balde plástico, foi encontrado ainda 01 espingarda calibre 20, 01 celular e uma agenda. A ação ocorreu devido a denuncia dos morado-res da região ao perceberem os bandidos em atitude suspeita na comunidade.

Foram presos os indígenas Francelino Rodrigues Matos,

80, Miquéias Salorte Correa, 26, Albino Lorico Ipixuna, 77 e Zé Roberto Duarte de Oliveira, 40. Como trata-se de tráfico inter-nacional de droga, Major Norte acionou a Polícia Federal para realizar o flagrante.

Essa é mais uma operação

realizada com sucesso pelo Major Norte, cumprindo deter-minação do Comando Geral da Polícia Militar, através da CPI e da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas no combate ao tráfico internacional de drogas na região.

Page 13: edição 2184

maskate.com.br |13|MaskateManaus, 11 de janeiro de 2013

JUSTIÇA IMPLACÁVEL

Depois de assaltar e ferir uma adolescente, com um espeto de churrasco, o desocupado e marginal nas horas vagas, Derickson José Garcia dos Santos, 19, foi pego pelos justiceiros de plantão da rua no bairro Parque Mauá, Distrito Industrial e pagou por todos os seus pecados, inclusive aqueles que ainda estavam em estágio embrionário em sua mente doentia. A moçada que só queria um pretexto para radicalizar com o infeliz, não perdoou e o cobriu de bicudas, chutes, giratórias, low kicks, enfim, uma sequência digna de Cain Velas-quez sobre Júnior Cigano. Derickson implorou pela prisão, mas a moçada estava só aquecendo. Quando os meganhas chegaram, ele já estava em um estado deplorável, se desfazendo todo, que nem um sarapatel velho. Os policiais ficaram até com pena e só fizeram recolher a merenda e jogaram lá no João Lúcio. Como ele vai sobreviver, essa peste, depois ele vai em cana.

ATAQUE COMPLEXO

Não suportando mais a simples existência de um ser chamado Rodrigo Matos Dias, 21, um outro galerito identificado apenas pelo apelido de “Piché”, (devido ao cabelo ser lisíssimo) achou por bem cravar uma faca no peito do infeliz. O bizarro fato ocorreu no bairro bastan-te desenvolvido Colônia Oliveira Machado, na Zona Sul. Rodrigo estava bem consumindo a sua droguinha na tranquilidade, quando se deparou com o satânico Piché que estava com a faca escondida em seu short fedo-rento. Quando se aproximou, fingindo uma abordagem bem de brother, puxou a faca e meteu no miguxo, que ficou olhando para o Piché perplexo (ou como diz o ca-bôco “ficou olhando complexo”). Rodrigo foi direto para o SPA da Zona Sul dar um prejuízo para o Estado.

O clima ficou tenso, ontem, dentro do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no km 8 da rodovia BR174 (Manaus-Boa Vista). A bronca foi tão alta que um dos pilantras foi pro saco em meio à confusão da rapaziada que estava a serviço do Senhor Satã.

Rapidamente, foi acionado o Comando de Policiamento Especia-lizado (CPE) que chegou ao local com muita paciência e muito amor para contornar a situação da melhor forma possível, sem usar de vio-lência, apenas o diálogo e muita fé em Deus. Todo mundo saiu beleza dessa história, menos o Raimundo Natalino Rodrigues Sampajo, 34, que não era um dos detentos mais

carismáticos e acabou se transfor-mando numa belíssima tábua de pirulito, cheia de furinhos e per-furaçõezinhas de estoque feito de vergalhão, uma especialidade da rapaziada do Ipat.

No início da confusão Raimun-do estava entusiasmado com a rebelião, achando que iria acabar fugindo, mas a história não foi bem assim. O fato é: ele foi o único que saiu de lá ontem e para dois lugares ao mesmo tempo: o IML e para o mundo espiritual, fazendo inveja aos colegas, que estão lá comendo o pão que o Diabo amassou.

O bichinho respondia por tráfico de drogas e estava lá desde dia 15 de junho de 2012, ou seja, o cara já

estava enturmado e não esperava por essa fuleragem.

Depois de muitas carícias e diálogos, todos os detentos vol-taram para as suas celas e foram dormir felizes. Segundo o coronel Aroldo Ribeiro foram apreendidos com os presos oito estoques, duas facas, uma tesoura e três garfos e uma agulha de crochê. A revista foi realizada pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Os motivos que originaram a morte do detento ainda não foram descobertos. O coronel Encarnação disse que está muito interessado em descobrir porque os detentos cometeram essa bárbara injustiça com o pobre do Raimundo.

PRESO SEM CARISMA VIRA PENEIRA HUMANA

O CAMINHÃO DO DESTINOUm caminhão, de

placa BWT 0928, saiu entrando em uma casa de madeira na rua Luís de Camões, no bairro San-to Antônio, Zona Oeste, e atropelou o pedreiro Carlos Correa da Silva, 52, que morreu na hora. A morte de Carlos já estava programada pela dona Morte, mas já estava para anoitecer e nada de ela arranjar um jeito de levar o cabra. Mas a sorte foi que o motorista Linkon Xavier da Silva, 28, estava

passando pelo local e foi o instrumento perfeito para realizar a vontade do Destino. O cara é natural do Paraná e faz frete no caminhão do pai em vá-rias regiões do Brasil. Ele estava fazendo um serviço aqui e matou o pobre do Carlos. Ele estacionou o veículo em uma rua próxi-ma, mas o caminhão é an-tigaço, de 1973, e acabou escorregando sozinho e atingiu a casa do pedreiro. Linkon foi indiciado por homicídio culposo.

O TERMINATOR DA PARADA DE ÔNIBUSUm loucão insano, que ainda não foi

identificado, foi preso no início da noite de ontem por tiras da 19ª Companhia Interativa Comunitária (19ª Cicom). Segundo testemunhas, ele estava cha-padaço e ameaçando as pessoas com uma arma caseira em uma parada de ônibus no bairro, Nova Esperança, na Zona Oeste. A galera saiu correndo e acionou os cops. O cara estava com a sua boa escopeta caseira, dizendo que era o exterminador do futuro e que veio para matar todos os humanos. Segun-do os tiras, eles abordaram o acusado,

que ainda tentou suborná-los, dizendo que iria dar um dinheiro do futuro para eles. O caso foi registrado no 5ª Distrito Integrado de Policia (5º DIP).

Page 14: edição 2184

TABL

ÓIDE

|14|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 11 de janeiro de 2013

maskate.com.br

Americano usa bastão de choque para gado ao roubar loja

Em uma loja de conveniência em Tallahasse, na Flórida (EUA), um homem foi preso ao tentar rou-bar o estabelecimento com um bastão de choque utilizado para tocar gado. O ladrão só não contava que o caixa tinha uma arma de verdade consigo.

Lance Tomberlin, de 26 anos, pegou o aparelho e apontou para o colaborador, exigindo o dinheiro da caixa registradora. Os policiais afirmaram que Lance deu vários choques no funcionário antes que ele puxasse uma pistola.

Ao ver a arma, o suspeito conseguiu escapar de outro funcionário que tentou segurá-lo, e correu para a caminhonete. Os oficiais pararam o veículo pouco depois, e prenderam Tomberlin, que tentou fugir novamente a pé. Acusado de roubo à mão armada e agressão, Lance está preso e não teve fiança estabelecida.

Fisiculturista acusa médico de ter enviado foto de seu pênis para ela

A fisiculturista americana Wanda Arena, de 42 anos, acusa o famoso ortopedista Mark Sherman de ter enviado por celular uma foto de seu pênis para ela, segundo reportagem do jornal “New York Daily News”. Wanda alega que Sherman enviou ainda uma série de mensagens sexuais. A fisiculturista havia conhecido o médico em 2009, quando realizou uma cirurgia em Nova York. Ela disse que ficou chocada ao receber a foto do pê-nis de Sherman no dia 5 de outubro.

Um alce foi resgatado após ser encontrado entalado em uma piscina perto da cidade de Linko-ping, na Suécia. As equipes de resga-te utilizaram uma corda para puxar o animal. Assista ao vídeo.

Um raio destruiu uma réplica de uma estátua de Vênus de Milo em Yarra-wonga, na Austrália, e a única parte que “sobre-viveu” intacta ao choque foram os voluptuosos seios da escultura, segun-do a emissora de TV “ABC News”. O incidente ocorreu no dia 4 de janeiro. O aus-traliano Tom Finlay contou que estava no pátio quan-do viu o raio atingindo a estátua de 1,5 metro de altura que ele tinha escul-pido à mão.

“Houve um estrondo e

a escultura explodiu como se tivesse sido atingida por um foguete”, disse ele,

destacando que apenas os seios da estátua de 66 qui-los não se desintegraram.

O casal americano Jason e Jennifer Helvenston foi mul-tado por ter feito uma horta no jardim de sua casa em Orlando, no estado da Flóri-da (EUA). Segundo o jornal “Orlando Sentinel”, se não retirar os vegetais plantados no jardim, o casal terá que pagar uma multa diária de US$ 500 (R$ 1.020). A sanção foi aplicada porque a horta viola a legislação local, que proíbe a plantação de vege-tais em frente da residência.

Alce é resgatado após ser achado entalado em piscina

Raio destrói estátua na Austrália, mas ‘seios’ ficam intactos

Casal é multado por manter horta no jardim de sua casa

Page 15: edição 2184

|15|MaskateManaus, 11 de janeiro de 2013

maskate.com.br

ALDEIA GLOBAL A VERDADE DOS SONHOS

PIADAS

Abóbora - Herança próxima. Lucros, inespera-dos. Sorte: porco.

RECEITA

BOLO DE CHOCOLATE DE CAMADAS

Ingredientes200 g de manteiga 200 g de açúcar 6 ovos 200 g de chocolate em pó 200 g de farinha 1 colher (chá) de fermento em pó Creme de chocolate200 g de açúcar 2 ovos 200 g de manteiga 1 colher (sopa) de café solúvel 100 g de chocolate em pó Modo de preparoBata a manteiga com o açúcar até ter um creme fofo.Adicione as gemas, uma a uma, batendo entre cada adi-

ção.Junte o chocolate e misture bem.Bata as claras em neve bem firme.Adicione cuidadosamente à massa, alternando com a

farinha, peneirada com o fermento.Coloque o preparado dentro de duas formas redondas de

camadas, bem untadas e polvilhadas.Leve ao forno médio à 180ºC durante cerca de 20 minutos.Creme de chocolateDesenforme os bolos sobre uma rede e deixe esfriar.Ligue os dois bolos com o creme de chocolate, ou com

ovos-moles, ou com o restante creme de chocolate.Decore com creme de chocolate e raspas de chocolate.Cubra com meias nozes, se desejar.Sirva em seguida.

FlagranteA mulher diz ao marido:- Se um dia você chegasse em casa e me pegasse na cama

com outro homem, o quê iria fazer?- Eu? Atirava tudo pela janela! O cara, a bengala e se duvidar

até o cão!- Cão? Bengala? Você tá louco…- Sim, pois para alguém ir pra cama com você, só mesmo se

for cego!

Bebum Romântico O sujeito chega em casa de madrugada, completamente

bêbado, e começa a bater na porta, mas a sua mulher não quer abrir.

- Abre a porta! Deixa eu entrar! Eu trouxe uma flor para a mulher mais bela do mundo! – o bebum grita.

Sensibilizada por este detalhe romântico, a mulher resolve abrir a porta. O bêbado entra e se joga em cima do sofá.

- E a flor? – a mulher pergunta.- E a mulher mais bela do mundo?

Afogando as Mágoas - Por que é que você bebe?- Para afogar as mágoas!- E resolve?- Que nada! Elas aprenderam a nadar!

No plantão médicoO sujeito vai ao hospital, caindo de bêbado. Durante a consul-

ta, vêm as perguntas de praxe:- Nome?- Juvenal dos Santos!- Idade?- 32 anos.- O senhor bebe?- Vou aceitar um gole, mas só pra te acompanhar!

O Bêbado e a Freira Um bêbado está cambaleando pela rua e dá de caracom uma freira. Tentando conscientizá-lo, ela diz:— O senhor sabia que o Brasil é o segundo país do mundo

em consumo de álcool?— Isso é culpa desses crente!— Como dos crentes? – pergunta a freira, indignada – Se

crentes não bebem álcool!— Pois é… (hic) Se eles bebesse um pouco nóis tava era em

primeiro!

Rima Dois bêbados estavam num bar conversando quando um

resolveu fazer uma aposta:- Vamo apostar 100 prata pra quem fizer a melhor rima?!- Bora, vamo sim, véi! – Diz o outro. E o desafiante emenda:- “Rima com rima: Comi tua prima!”E todos ao redor caem na gargalhada! Aí é vez do outro, que

manda:- “Rima com rima: Comi tua irmã!”- Mas nem rimou, sua besta! – Diz um bêbado.- Mas que eu comi, comi...

Horóscopo do DiaÁries 21/03 a 20/04O desejo é de fugir da rotina, só que os deveres

falam mais alto. Cumpra com o que tiver de ser feito, procure demonstrar interesse e competência no traba-lho, mas também não vá além dos seus limites físicos. Imprevistos estarão em pauta no período da tarde.

Touro 21/04 a 20/05Pela manhã, Lua, Vênus e Netuno pedem que

reserve mais tempo para fazer tudo com calma. Pro-cure mimar-se, agradar s i mesmo. Depois conseguirá realizar seu trabalho com mais fluência, inclusive as pendências mais difíceis.

Gêmeos 21/05 a 20/06Mercúrio continua em Capricórnio, convidando

você a cultivar uma imagem mais séria. A Lua min-guante está lá também. Não hesite em demonstrar suas habilidades no trabalho.

Câncer 21/06 a 21/07Sua rigidez é desafiada. Se traçou um plano, reuniu

os requisitos necessários e seguiu todos os passos, deve incluir também a possibilidade de acontecimen-tos imprevistos. No período da noite, Lua, Plutão e Saturno sugerem recolhimento.

O QUE VOCÊ AINDA NÃO SABE!

CURIOSIDADES

41. A lagosta carnívora, que habita nas águas costeiras da Austrália, conta-se entre os predadores mais rápidos da Terra. Este crustáceo marinho captura com as pinças as suas presas, geralmente outras lagostas, em apenas cinco milisegundos.

42. A maior e a mais bela igreja do mundo é a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ocupa área de 15 mil metros quadra-dos e tem capacidade para 60 mil fiéis. Em frente da Basílica, está a Praça de São Pedro, de forma ovalada, com 280 metros de comprimento máximo e 280 metros de largura na sua zona mais larga.

43. A maior obra-prima da pintura de todos os tempos, Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, foi um dos primeiros retra-tos da história da arte ocidental a incluir as mãos do modelo. Até então, os retratos mostravam as mulheres apenas do busto para cima.

44. A maior sanduíche do mundo foi preparada promocio-nalmente por duas companhias britânicas, a McVities, fabri-cante de biscoitos, e a loja Marks & Spencer, em agosto de 1999. O lanchinho foi feito com um pão quadrado de 2,13 m de lado. Só de recheio, eram 34,29cm de altura de pura pasta de atum com pepino.

45. A maioria dos animais e plantas adaptam-se ao meio que os rodeia. Os castores fazem exatamente o contrário, eles alteram o ambiente de acordo com as suas necessidades. Constroem lagos e barragens para proteger as suas tocas que têm entradas subaquáticas.

46. A maioria dos relâmpagos tem um comprimento mé-dio de 3 a 5 Km e têm uma corrente de 10.000 ampéres a 100 milhões de volts.

47. A mais antiga edificação da Antártica, uma cabana construída pelo explorador Carsten Borchgrevnik em 1899, está literalmente soterrada por pilhas de excremento de pingüins.

48. A mais longa corrida até hoje realizada no mundo foi a transcontinental, de Nova York a Luz Angeles, em 1929. O finlandês Johnny Calo venceu o percurso de 5.898 quilôme-tros em 79 dias (525h 57min 20seg), de 31 de março a 18 de junho. Chegou com apenas 2 min 47 à frente do inglês Pietro “Peter” Gavuzzi.

49. A maneira mais fácil de diferenciar um animal carnívoro de um herbívoro é olhando para os seus olhos. Os carnívoros (cães, leões) possuem os olhos na parte da frente da cabeça, o que facilita a localização do alimento. Já os herbívoros (aves, coelhos) possuem os olhos do lado da cabeça para perceber a aproximação de um possível predador.

50. A mão humana tem 27 ossos e 35 músculos.

Leão 22/07 a 22/08Conseguirá se empenhar mais no trabalho, con-

tornar obstáculos e concluir tarefas. Poderá também estabelecer com clareza as mudanças que quer em sua vida. É importante descarregar o excesso de energia de maneira saudável para não explodir de repente ou somatizar doenças. Pratique exercícios físicos!

Virgem 23/08 a 22/09Os assuntos ligados à carreira profissional ganham

evidência com a Lua em Capricórnio. Mas cuidado, não fique adiando os momentos de prazer em nome de uma pretensa competência.

Libra 23/09 a 22/10Agenda cheia! Vênus ingressou em Capricórnio,

evidenciando as questões profissionais. Mas seu regen-te também se alia à Netuno: desafio será equilibrar o desejo de relaxar, namorar, sonhar e dar asas à imagi-nação.

Escorpião 23/10 a 21/11É hora de esclarecer mal-entendidos finalizar de vez

questões importantes. Tanto no trabalho, quanto na vida pessoal. No período da noite procure recolher-se, evite lugares tumultuados.

Sagitário 22/11 a 21/12Procure pensar em formas de expandir seus ga-

nhos. Aos poucos seus conceitos sobre assuntos finan-ceiros se modificam para se adaptar à nova realidade. O cenário profissional está iluminado, poderá esperar boas mudanças.

Capricórnio 22/12 a 20/01Muitos planetas estão em seu signo indicando um

fluxo maior de energias sobre você. A sensação de estar revitalizado e cheio de energia ajudará a finalizar um ciclo e inaugurar novos projetos em breve. Conte com o poder, os recursos e o apoio do cosmo.

Aquário 21/01 a 19/02Está mais voltado para o progresso interior, mais

inspirado e imaginativo. Situações mal resolvidas con-tinuam aparecendo e pedem sua atenção. O período é ideal para um check-up. Diminua as atividades diárias, prefira exercícios leves para não se exigir demais.

Peixes 20/02 a 20/03Está mais belo e sedutor. Vênus se harmoniza com

Netuno e lhe envia suas benesses. Distribua sorrisos, seja gentil e conseguirá colaboração de sócios, parcei-ros, clientes e ajudantes.

Page 16: edição 2184

|16|MaskateManaus, 11 de janeiro de 2013

maskate.com.br

Geisy Arruda pega pesado na malhação

Bem que Geisy Arruda avisou. A loira quer porque quer perder dez quilos e está trabalhando para isso. Nesta quarta-feira, 9, ela mostrou no Instagram a sua rotina de malhação. “Treinando pesado!”, escreveu na legenda da imagem. A loira também publicou uma foto em que aparece de biquíni em frente ao espelho. “Marquinha de biquíni”, escreveu.

Ela já perdeu cinco quilos em doze dias depois de passar um tempo no Spa Sete Voltas. A loira está seguindo a dieta de 800 calo-rias diárias e praticado atividades físicas como caminhada, muscula-ção e hidroginástica.

Ela, que já perdeu cinco quilos, luta para eliminar o peso extra. ‘Treinando pesado’, escreveu na legenda da foto que postou

‘Furacão’ tá com tudo e não tá prosa

De biquíni fio-dental flúor, Denise Rocha, o Furacão da CPI, aprovei-tou o sol desta terça-feira, 8, para ir à praia na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Durante o progra-ma, a loira desamarrou a parte de cima do biquíni para evitar marquinhas e ainda contou com a ajuda de uma amiga para pas-

sar bronzeador no Cor-po. Em fevereiro, Denise vai desfilar no carnaval carioca como musa da Mocidade Independente de Padre Miguel.

A ex-assessora par-lamentar Denise Rocha, que ficou conhecida como Furacão da CPI, fez aulas de samba na manhã deste domingo (6) com

a sua professora, Tuane Rocha. As duas ensaiaram passos da coreografia e posaram para fotos, no Rio de Janeiro. No último sábado (5), elas estiveram na praia do Recreio dos Bandeirantes, onde na-daram no mar, tomaram banho de ducha e exibi-ram as curvas em biquínis pequenos.

Vanessa Giácomo entrega truques

Vanessa Giácomo, de 29 anos, contou alguns cuidados que tem com os cabelos, pele e corpo, em entrevista para a revista Profissão: Cabeleireiro, deste mês de janeiro. Logo após se despedir de sua personagem Malvina, no remake de Gabriela, da TV Globo, que terminou em outubro do ano passado, ela tratou de mudar o corte chanel de seus cabelos e colocou aplique para alongá-los.

“Adoro meus fios compridos! Fiz megahair, que oferece um resultado natural e perfeito”, disse a atriz para a publicação. Para cuidar das madeixas, ela costuma usar condicionadores de qualidade e nunca dorme com eles molhados. A atriz também costuma seguir aqueles rituais de cuidados com a pele que todo mundo conhece, mas nem sempre segue à risca, limpando, tonificando e hidratando com frequência, além de usar protetor solar dia-riamente. Com 48 kg distribuídos em 1,58 m de altura, não precisa fazer muito esforço para manter a silhueta em forma: “Adoro carne, por exemplo.

Lisandra Souto: ‘I’m to be alone’

Em entrevista ao blog de Patricia Kogut, do site do jornal O Globo, a atriz Lisandra Souto disse que, na vida real, é totalmente diferente de Amanda, a ciumenta da novela Salve Jorge, que em breve descobrirá a traição do marido Carlos (Dalton Vigh). “Nunca fui ciumenta, aquele tipo de mulher que fica revirando os bolsos e mexendo no celular do marido. Eu sou completamente avessa a brigas. Prefiro engolir sapos do que entrar numa discus-são”, revelou.

Solteira desde que terminou o casamento com o ex-jogador de vôlei e apresentador Tande há seis meses, a mãe de Yasmin, de 13 anos, e Yago, de nove, está feliz por ter retornado a carreira após 16 anos de dedicação à família. “Yasmin fica toda boba, principalmente quando as amigas dela estão na nossa casa na hora da novela. Está dizendo que quer ser atriz, mas, por enquanto, acho uma de-cisão precoce. Eu pulei muitas etapas e acho que cada fase da vida deve ser aproveitada. Já disse que irei apoiá-la em qualquer profissão que queira se-guir. Mas atriz, só depois dos 15 anos”, falou Lisan-dra, que começou a trabalhar como modelo infantil aos oito anos.