www. .br feamig · santos (orientador); - estudo da geometria e microdu-reza do cordão de solda em...

4
Santos (orientador); - Estudo da geometria e microdu- reza do cordão de solda em proces- so de soldagem a plasma do aço ABNT304 sem e com fluxo avo/ caminho preparado, dos autores: Marcelo Ferreira de Souza, Frede- rico Henrique Santana, Diego Rai- mundi Corradi e José Rubens Gon- çalves Carneiro (orientador). Este úlmo argo, além da aprovação, recebeu o prêmio de melhor argo escrito do evento. Parabéns a todos os alunos e professores envolvidos! Informavo da Faculdade de Engenharia de Minas Gerais - Ano IV - Nº 14 - fevereiro de 2011 Em novembro de 2010 aconteceu em Viçosa, MG, o VI SA- EPRO, Simpósio Acadêmico de En- genharia de Produção. Juntamente com outros autores, alunos da FEA- MIG parciparam do evento com 6 argos aprovados. São eles: - Análise do processo de gestão de materiais no setor de armazena- gem aplicado no contexto da indús- tria de refrigerantes, dos autores: Ricardo Nascimento Gonçalves, Fernando Soares de Amorim, Artur José de Oliveira, Tony Moreira dos Santos, Wilson Luigi Silva (orienta- dor) e Luciana paula Reis (co-orien- tadora); - Análise e implementação de um método para planejamento e con- trole de dimensional de produtos de usinagem, dos autores: Mário Henrique de Moura Vido, Leo- nardo Henrique Alves, Júnior Eus- táquio da Costa e June Marques Fernandes (orientador); - Gestão e controle da manutenção nos serviços de uma operadora de telefonia móvel, dos autores: Glay- son Aparecido Mendes, Marlon Au- gusto Teles Simões, Carlos de Assis Morais, Wilson Luigi Silva (orien- tador) e June Marques Fernandes (co-orientador); - Logísca de coleta de resíduos provenientes de varrição do serviço de limpeza urbana da região cen- tral do município de Belo Horizonte, dos autores: Carlos Cirilo Marceli- no, Luciano Cassimiro Ferreira, Wil- son Luigi Silva (orientador) e Wilson José Vieira da Costa (co-orientador); - A cultura organizacional como elemento central na implantação de TPM em empresa de médio por- te na área de metalurgia: estudo de caso, dos autores: Fabrício Hen- rique de Freitas Afonso, Micaias Xavier e Joéfisson Saldanha dos FEAMIG encerra 2010 com destaque em evento de Engenharia de Produção Os alunos Marlon e Glayson (da esq. p/ a dir.) apresentaram um dos trabalhos da FEAMIG no VI SAEPRO Arquivo FEAMIG TECNOLOGIA E SOCIEDADE Estão abertas as inscrições para , e . Acesse o site: obtenção de novo título transferências disciplinas isoladas www. .br feamig

Upload: trandieu

Post on 02-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Santos (orientador);- Estudo da geometria e microdu-reza do cordão de solda em proces-so de soldagem a plasma do aço ABNT304 sem e com fluxo ativo/caminho preparado, dos autores: Marcelo Ferreira de Souza, Frede-rico Henrique Santana, Diego Rai-mundi Corradi e José Rubens Gon-çalves Carneiro (orientador). Esteúltimoartigo,alémdaaprovação, recebeu o prêmio de melhorartigoescritodoevento. Parabéns a todos os alunos e professores envolvidos!

InformativodaFaculdadedeEngenhariadeMinasGerais-AnoIV-Nº14-fevereirode2011

Em novembro de 2010aconteceuemViçosa,MG,oVISA-EPRO,SimpósioAcadêmicodeEn-genharia de Produção. Juntamente comoutrosautores,alunosdaFEA-MIGparticiparamdoeventocom6artigosaprovados.Sãoeles:- Análise do processo de gestão de materiais no setor de armazena-gem aplicado no contexto da indús-tria de refrigerantes, dos autores: Ricardo Nascimento Gonçalves,FernandoSoaresdeAmorim,ArturJosé de Oliveira, Tony Moreira dos Santos, Wilson Luigi Silva (orienta-dor) e Luciana paula Reis (co-orien-tadora);- Análise e implementação de um método para planejamento e con-trole de dimensional de produtos de usinagem, dos autores: Mário Henrique de Moura Vidotti, Leo-nardo Henrique Alves, Júnior Eus-táquio da Costa e June Marques Fernandes (orientador);- Gestão e controle da manutenção nos serviços de uma operadora de telefonia móvel, dos autores: Glay-sonAparecidoMendes,MarlonAu-gustoTelesSimões,CarlosdeAssisMorais, Wilson Luigi Silva (orien-tador) e June Marques Fernandes (co-orientador);

- Logística de coleta de resíduos provenientes de varrição do serviço de limpeza urbana da região cen-tral do município de Belo Horizonte, dos autores: Carlos Cirilo Marceli-no, Luciano Cassimiro Ferreira, Wil-son Luigi Silva (orientador) e Wilson JoséVieiradaCosta(co-orientador);- A cultura organizacional como elemento central na implantação de TPM em empresa de médio por-te na área de metalurgia: estudo de caso, dos autores: Fabrício Hen-rique de Freitas Afonso, MicaiasXavier e Joéfisson Saldanha dos

FEAMIG encerra 2010 com destaque em evento deEngenharia de Produção

Os alunos Marlon e Glayson (da esq. p/ a dir.) apresentaramum dos trabalhos da FEAMIG no VI SAEPRO

ArquivoFEAMIG

TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Estão abertas as inscrições para ,

e . Acesse o site:

obtenção de novo títulotransferências disciplinas isoladas

www. .brfeamig

2

Tecnicismo e humanismoem educação

Joéfi sson Saldanha dos Santos

Dentre as diversas ques-tões que precisamos pensar em relação ao fazer educacional, destaco a seguinte: “que tipo deformação queremos e exercemos junto aos nossos discentes?”. Aquestão posta é da mais alta sig-nificância, pois o ensino, nuncaestá dissociado de uma ou outra corrente de pensamento. Ideias estas, que acabam por ditar, em maior ou menor grau, o direciona-mentotantoinstitucional,quantoo do professor em sala de aula. Pensar o ensino, é refletir sobrequetipodeembasamentosusten-ta a formação daqueles que fu-turamente estarão tecnicamente aptosaexercerumofícioeoposi-cionamento destes, enquanto su-jeitosdesuaação,naperspectivadeumaformaçãocríticadesiedomundo que o cerca. Focando na Engenharia, a reflexãosemostradamaisaltaim-portância,umavezquea técnicaporsisónãobasta.Atécnica,en-quanto expressão da necessidade humana de realização de tarefas de maneira mais eficiente, variacom a cultura, que por seu turno, vaiaoencontrodostiposde res-postas que damos aos problemas propostos em determinado mo-mento.Assimelaétãoprovisóriaquanto as respostas que damos às questões que nos cercam. Isto posto, entendo que o caminhar da técnica sem a devi-da simbiose com os aspectos que subjazem o seu fazer, mostra-se pífioedestituídodesentido.

Coluna do Professor Oportuguêséasétimalín-guamais faladanomundo.Visan-do unificar e simplificar seu usonos países que falam e escrevem oidioma,foiassinadoumAcordoOrtográfico da Língua Portuguesa.Atédezembrode2012ospaíseste-rão que se ajustar às novas regras. Enquanto isso, as duas formas orto-gráficassãoconsideradascorretas. Com o objetivo de dar iní-cio à adaptação das novas regras, no dia 13 de dezembro de 2010,professoresefuncionáriosdaFEA-MIGparticiparamdeumminicurso,promovidopeloCENEX,CentrodeExtensão da Faculdade, sobre a Re-

Reforma Ortográfi ca daLíngua Portuguesa

formaOrtográficadaLínguaPortu-guesa. O curso foi ministrado pela Professora Raquel Ferreira de Sou-za,docentenaFEAMIGdasdiscipli-nas Leitura e Produção de Texto e Redação Técnica. Dentre as mudanças, mui-tas dizem respeito ao uso do hífen. O FEAMIG Informa selecionou al-gumasdicas sobre autilizaçãodohífen de acordo com as novas re-grasdoacordoortográfico. Durante o ano de 2011 apublicação trará outras dicas re-lacionadas à Língua Portuguesa. Confira!

Não se usa mais o hífen nos seguintes casos:Prefixoterminandocomvogaleosegundoelementocomeçandocomasconsoantessour.Nessasituação,aconsoantetemqueserduplicada

ANTES

anti-religiosoanti-semitacontra-regracontra-senha

extra-regulamentação

AGORA

antirreligiosoantissemitacontrarregracontrassenha

extrarregulamentação

Prefixoterminandoemvogaleosegundoelementocomeçandocom uma vogal diferente

Observação:ohífencontinuasendoutilizandoquandooprefixoterminacomr(hiper,interesuper)e a primeira letra do segundo elemento também. Exemplos: hiper-requintado, super-resistente.

ANTES

auto-aprendizagemextra-escolar

infra-estruturaauto-estrada

auto-instrução

AGORA

autoaprendizagemextraescolar

infraestruturaautoestrada

autoinstruçãoPrefixoterminadoporconsoanteeosegundoelemento

começando por vogal

Exemplos:hiperacidez,hiperativo,interescolar,interestadual,interestelar,interestudantil,superamigo,superaquecimento,supereconômico,superexigente,superotimismo.

NaspalavrasqueperderamanoçãodecomposiçãoExemplos: girassol, paraquedas, paraquedista, pontapé.

Fonte:http://www.reformaortografica.net

3

A importância das visitas técnicas para os alunos de Engenharia OFEAMIGInformaconver-sou com o docente da FEAMIG,ProfessorHelioMartinsdeAbreuFilho, para saber um pouco mais sobre as visitas técnicas realizadas durante o curso de Engenharia de Produção.

Quais disciplinas minis-tradas na FEAMIG costumam ter esse tipo de atividade? Operações e Processos Unitários, Impactos Ambientais eResíduos Sólidos.

O que os alunos fazem ou vêem nas visitas técnicas? Aochegaremumaempre-sa os alunos recebem, primeiro, informações institucionais, dadossobre produ-ção, fluxogra-ma, impactos ambientais ge-rados pelo pro-cesso industrial, medidasmitiga-doras dos im-pactos e gestão ambiental.Apósessas informa-ções ocorre a visita à área de produção, sempre com o acompanhamento de mo-nitores e professores para os devi-dos esclarecimentos.

Quais são os tipos de em-presas visitadas? Na disciplina Operações eProcessos Unitários já visitamos uma Indústria Têxtil; Indústria deCalcinação; IndústriaCerâmica; In-dústria de Mineração, entre outras. Na disciplina de ImpactosAmbientais visitamos: Indústriade Mineração de Agregados paraConstrução Civil e Indústria de Mi-neração.NadisciplinadeResíduosSólidos:AterroIndustrial.

Qual a duração de uma visi-ta? Asvisitassãorealizadasaossábados (para as turmas do perí-odo noturno) e durante a semana

no dia da aula da matéria (para as turmas do perío-do diurno).O horário de sa-ída é às 7h e o término da vi-sita, às 11h30,com duração média de 3 ho-ras.

Qual a importância das visi-tas técnicas para o aluno? É fundamental aliar a teoria vistaemsalaàpráticaexistenteno

mercado.Alémdisso,essasvisitasajudam a apresentar o aluno ao mercado de trabalho, dando-lhe também conhecimento in loco da grande variabilidade de processos industriais existentes, expandindo seus horizontes, especialmente no caso do Engenheiro de Produção, que tem habilitação para atuar em várias áreas.

Você acredita que essas visitas sejam um diferencial da FEAMIG? Por quê? Sim, pois são poucas Facul-dadespúblicaseparticulares,quetêm em seu corpo docente, pro-fessores Engenheiros ligados ao mercado com facilidade de obter, devidoaoscontatosprofissionais,visitas técnicas de qualidade. Algum outro comentário? A Faculdade, por meiode sua Diretoria, apoia e fornece meios, como transporte e comu-nicação para a realização destas visitas.

Vejanapágina4desteIn-formativoumavisitafeitanofinalde2010pelosalunosepelopro-fessor Wilson Costa, que também realiza visitas à empresas como práticapedagógica.

“É fundamental aliar a teoria vista em sala à prática existente nomercado. Além disso,essas visitas ajudam a apresentar o aluno ao mercado de trabalho.”

TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Conheça nossos . Acessecursos de extensão www.feamig.br

4

FEAMIG - FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS

Cursos de Graduação. EngenhariadeAgrimensura. Engenharia de Produção

Cursos de Pós-GraduaçãoEspecialização lato sensu. EngenhariaAmbiental. Engenharia de Estradas – Ênfase em Drenagem de Rodovias. Engenharia de Segurança do Trabalho. Georreferenciamento de Imóveis Ru-rais

EXPEDIENTEOFEAMIG Informaéumapublicaçãoda

FEAMIG-FaculdadedeEngenhariade Minas Gerais.

Presidente do InstitutoEducacional Cândida de Souza

NadyrConceiçãoCostaDiretor Acadêmico da FEAMIG Prof. Fabiano José dos Santos

Assessora de Comunicação da FEAMIG Isabela Soares Hatem

Redação, Edição, Projeto Gráfico e Diagramação

Isabela Soares HatemColaboraçãoMiltonNonatoIn Foco Brasil

Impressão GráficaFormato

Tiragem3.000exemplares

FEAMIG - Unidade Gameleira RuaGastãoBráuliodosSantos,837

NovaGameleira-BeloHorizonte-MG Cep:30510-120. Tel.:313372-3703

FEAMIG - Unidade Floresta RuaAquilesLobo,524

Floresta - Belo Horizonte - MG Cep:30150-160. Tel.:313274-1974

www.feamig.br

A FEAMIG se sentemuitogratificadaemreceberosalunos,professores e funcionários em maisumanoletivo.Que2011te-nha um ambiente saudável de tra-balho e seja repleto de conquistas.Desejamos ainda, especialmente aos alunos calouros, muito suces-so. Que essa nova jornada sejaproveitosa e preenchida com mui-tas realizações.

Vamos trabalharparaquenossoobjetivocontinuesendoal-cançado: o ensino da Engenharia pautado na ética e convivênciaharmônica. Sejam bem vindos e te-nhamumótimoano!

Prof. Fabiano José dos SantosDiretor Acadêmico - FEAMIG

FEAMIG recebe Comunidade Acadêmicapara mais um ano letivo

Em dezembro do ano passado, a turma do 6º perí-odo de Engenharia de Produ-ção da FEAMIG realizou visi-ta à empresa FIAT, em Betim. Acompanhados pelo Prof.Wilson Costa, os alunos da disci-plinaSistemasdeGestãodaQuali-dadetiveramacessoàfábricaparaconhecer suas áreas de produção e visualizar aspectos da gestão da

qualidade no setor automotivo. Sempre que possí-vel, e em conformidade com a disponibilidade dos alunos, essas visitas são realizadas. Os alunos atestaram a va-lidade das visitas orientadas, por-que elas permitiram que os alu-nos vivenciassem o conteúdo que é trabalhado em sala por meio de estudos de casos diversos.

Alunos fazem visita à FIAT

Isabela Hatem

Alunos de Engenharia de Produção da FEAMIGvisitam a FIAT Automóveis