web web faelce_ed01... · ano 5 | edição n 01 | jan/fev/mar de 2013 3 "o dinheiro não muda...

6
INFORMATIVO Ano 5 - Edição N° 01 - Jan/Fev/Mar de 2013 Impresso Especial CORREIOS 9912267695/2010-DR/CE FAELCE PREVIDÊNCIA PARA UMA VIDA MELHOR @FaelceOficial Faelce www.faelce.com.br Web Confira os resultados dos Planos BD e CD do mês de fevereiro de 2013 Página 06 Faelce promove encontros no interior. E mais: Recadastramento de assistidos até 30/04 Página 03 Programa de Educação Financeira e Previdenciária da Faelce é aprovado Página 03 Eleiçoes Faelce 2013 As eleições para a escolha dos candidatos aos cargos de Diretoria de Seguridade, de Conselho Deliberativo e de Conselho Fiscal ocorrerão nos próximos dias 17 e 18 de abril. A votação será feita pela Internet (www.faelce.com.br). Página 05

Upload: vancong

Post on 27-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1 Nossa maior glória não é nunca haver caído, e sim ter levantado depois de cada queda. (Confúcio)Ano 5 | Edição N° 01 | Jan/Fev/Mar de 2013

I N F O R M A T I V O

Ano 5 - Edição N° 01 - Jan/Fev/Mar de 2013

ImpressoEspecial

CORREIOS

9912267695/2010-DR/CE

FAELCE

PREVIDÊNCIA PARA UMA VIDA MELHOR

@FaelceOficial Faelcewww.faelce.com.brWeb

Web

Confira os resultados dos Planos BD e CD do mês de fevereiro de 2013Página 06

Faelce promove encontros no interior. E mais: Recadastramento de assistidos até 30/04Página 03

Programa de Educação Financeira e Previdenciária da Faelce é aprovadoPágina 03

Eleiçoes Faelce 2013As eleições para a escolha dos candidatos aos cargos de Diretoria de Seguridade, de Conselho

Deliberativo e de Conselho Fiscal ocorrerão nos próximos dias 17 e 18 de abril. A votação será feita pela Internet (www.faelce.com.br).

Página 05

2 Nossa maior glória não é nunca haver caído, e sim ter levantado depois de cada queda. (Confúcio)Ano 5 | Edição N° 01 | Jan/Fev/Mar de 2013

Nos próximos dias 17 e 18 de abril, acontecerá mais uma eleição da

Faelce, para a escolha de um Diretor de Seguridade (eleito pelos ativos e pelos assistidos), de dois membros do Conselho Deliberativo (um eleito pe-los ativos e o outro eleito pelos assis-tidos) e de dois membros do Conselho Fiscal (um eleito pelos ativos e o outro eleito pelos assistidos).

São órgãos previstos no estatuto da Faelce:

I. Conselho Deliberativo – é o órgão superior da estrutura organizacional, responsável pela definição das políti-cas gerais de administração e gestão dos Planos de Benefícios administra-dos pela fundação.

II. Conselho Fiscal – é órgão responsável pelo controle e fiscalização interna das atividades financeira, contábil, atuarial e do sistema de controle interno da Faelce.

III. Diretoria Executiva – é o órgão res-ponsável pela administração geral da Faelce, cabendo-lhe executar as po-líticas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Deliberativo.

Para concorrer ao pleito, os inte-ressados devem efetuar as inscri-ções no período de 26 a 28 de mar-

ço, na própria sede da Fundação (Barão de Studart, 2700 – Joaquim Tavóra), de acordo com o edital que se encontra no site da Faelce: www.faelce.com.br.

Esse ano a votação acontece pela in-ternet, podendo o eleitor votar de onde estiver, basta acessar o site, com o CPF e a senha (encaminhada para re-sidência de cada um).

As eleições são muito importantes para todos os ativos e os assistidos da Faelce, pois as pessoas escolhidas representarão todo o universo “fael-ciano”, e serão responsáveis pelo con-trole, administração e fiscalização da fundação.

Por isso, participe!

Você é responsável pelo destino da Faelce!

A Diretoria

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013, ano-base 2012, começou dia 1º de março e vai até o próximo dia 30 de abril. O contribuinte que perder o prazo está sujeito a uma multa mínima de R$

165,74, segundo a Secretaria da Receita Federal.

A importância das eleiçoes para uma entidade de previdência complementar

Imposto de Renda 2013

Mensagem da Diretoria

Educação Financeira e Previdenciária

Fonte: G1 Economia

Quem deve declarar? Estão obrigadas a apresentar a declaração pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 24.556,65 em 2012.

Como enviar a declaração?A entrega do documento, via formulário, foi extinta em 2010. Por isso, a declaração pode ser enviada:

• Por meio da internet: no programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet): www.receita.fazenda.gov.br/pesso-afisica/receitanet

• Por meio de disquete: deixando a declaração nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, ao longo do horário de funcionamento.

NovidadeO ano de 2013 é o último em que os contribuintes que declaram o Imposto de Renda pelo modelo simplificado precisa-rão preencher sua declaração do IR. A partir de 2014, de acordo com o Fisco, caberá ao contribuinte confirmar ou alterar os dados pré-preenchidos pelo órgão e apresentados em sua declaração anual.

12

3

Tarcísio Bezerra, presidente da FAELCE

3Ano 5 | Edição N° 01 | Jan/Fev/Mar de 2013"O dinheiro não muda as pessoas. Ele mostra quem elas realmente são."

(Desconhecido)

Notícias breves

A Faelce iniciou, no último dia 18 de fevereiro, o processo de reca-

dastramento dos seus assistidos, que segue até o dia 30 de abril. A atualiza-ção dos dados cadastrais é destinada primeiramente aos pensionistas e aos aposentados por invalidez e idade. Os demais grupos da Fundação também já receberam o comunicado para ini-ciar o recadastramento.O recadastramento é uma exigência do Ministério da Previdência Social e tem como objetivo atualizar os dados ca-

dastrais junto à Fundação para facilitar a comunicação com os participantes.Participe desse processo!

C om objetivo de informar, instruir e orientar os participantes e os

assistidos com relação aos planos administrados pela Fundação, à pre-vidência complementar, à legislação previdenciária vigente, ao mercado financeiro, previdência, aos eventos e treinamentos, a Faelce desenvolveu seu Programa de Educação Financeira e Previdenciária. O programa foi apro-vado em fevereiro desse ano pela Su-perintendência Nacional de Previdên-cia Complementar (Previc), com base na instrução do Ministério da Previ-dência Social (MPS/SPC n° 32/2009). O programa propõe a execução de 15 ações, que estão descritas em um do-cumento de 43 páginas, com lingua-gem clara e acessível. Algumas delas já estão sendo implementadas pela Faelce, como: Portal Faelce, Informáti-

ca para a vida, Informativo Faelce, Pa-lestras de Prestação de Contas, Curso de Educação Continuada, entre outras.“Essa é uma ação que já buscávamos implantar há algum tempo aqui na Fundação, tendo em vista a sua impor-tância junto aos nossos participantes e assistidos", explica a diretora de Segu-ridade da Faelce, Mafalda de Melo.

Recadastramento dos assistidos vai até o dia 30 de abril

Programa de Educação Financeira e Previdenciária é aprovado

Encontros no interior do estado

Assistido Faelce é homenageado no Dia do Aposentado

A Faelce realiza nos próximos dias 8 e 22 de abril encontros dos as-

sistidos nos municípios de Juazeiro do Norte e de Sobral, respectivamente. O objetivo é apresentar os resultados dos Planos Benefícios da Faelce e prestar consultoria aos associados. Na ocasião, haverá também um café da manhã, a partir das 8h, e a palestra “Vida: passa-do, presente e futuro”, ministrada pelo consultor Francisco Campos. No dia 08 de abril, o encontro será no Panorama Hotel, no Centro de Juazeiro. Já no dia 22, ocorrerá na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no Centro de Sobral.

Antônio de Matos Filho, assistido da Faelce, foi um dos 70 aposen-

tados homenageados pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), durante solenidade comemorativa ao Dia do Aposentado. O evento ocorreu no dia 24 de fevereiro, no teatro do Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, e contou com o apoio do Sindicato Na-cional das Entidades Fechadas de Pre-vidência Complementar (SINDAPP).Representando todos os participantes da Faelce, Antônio recebeu um diplo-ma alusivo à data das mãos da direto-ra de Seguridade da Fundação, Maria Mafalda de Melo.

Conheça o homenageadoAntônio de Matos Filho trabalhou na Coelce por mais de 30 anos no Depar-tamento de Relações Corporativas (an-tiga Assessoria de Relações Públicas). Passou por diversas funções, dentre elas: Estafeta-Servente, Auxiliar Admi-nistrativo, Chefe da seção de Folha de Pagamento e secretário, onde perma-neceu no cargo até 2000 (ano em que se aposentou e passou a ser assistido da Faelce).

A carta de recadastramento, enviada para os assistidos, contém uma ficha de recadastramento e um envelope (carta resposta).A ficha de recadastramento já vem preenchida com as informações do assistido. Caso exista alguma infor-mação divergente deve ser corrigida na linha imediatamente abaixo com ‘letra de forma’, colocando-se os da-dos corretos. Após a verificação e retificação das informações, o participante deve assinar o formulário e o colocar no

envelope (carta resposta) junto a uma cópia legível do documento de identidade. No caso de inclusão de dependentes, é preciso também ser encaminhada uma cópia de do-cumento que comprove essa con-dição. Os documentos devem ser enviados a qualquer agência dos correios até o dia 30 de abril. Mais informaçõesCentral de Atendimento Faelce: (85) 3452.6549 ou 0800.280.3020. Das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Instruções para o recadastramento

4Ano 5 | Edição N° 01 | Jan/Fev/Mar de 2013"Não espere por uma crise para descobrir o que

é importante em sua vida." (Platão)

Plano de Benefício Definido (BD)A rentabilidade dos investimentos até o mês de de-

zembro de 2012 foi de 15,22%, contra a meta atuarial de 13,66%. A diferença deve-se ao desempenho da carteira de renda variável durante o ano de 2012.

Plano de Contribuição Definida (CD)A rentabilidade dos investimentos até o mês de dezembro

de 2012 foi de 13,42%, contra a meta de IPCA + 6% ao ano de 12,02%. A diferença deve-se ao desempenho da carteira de renda variável durante o ano de 2012.

InflaçãoNa economia, esse ano de 2013 será

um teste importante rumo a 2014. O desafio é “como segurar a inflação”. A alta de preços pode tornar-se uma dor de cabeça bem pior do que se imagina. O risco é a inflação ultrapassar o teto oficial de tolerância, de 6,5% no pró-ximo ano, e se aproximar da marca de 7%. O consenso entre os analistas tem ficado perto de 5,5% por um bom tem-po. A meta oficial é de 4,5%.Juros

Com a expectativa de manuten-ção da taxa básica de juros, a Selic, em

7,25% ao ano, instituições do mercado financeiro mudaram a projeção para o final de 2013. Agora, a estimativa é que a Selic chegue ao final de 2013 em 8% ao ano, de acordo com pesquisa do Banco Central (BC), realizada com analistas do mercado financeiro. Para o fim de 2014 se manteve a projeção de 8,25% ao ano.Câmbio

Em 2013 e 2014, o câmbio poderá desvalorizar-se em torno de até 10% ao ano, cautelosamente para não acelerar o processo inflacionário e para não se destruir o regime de metas de inflação.

BolsaA melhora da economia mundial

em 2013 é um fator importante para a trajetória da Bolsa brasileira, onde os investidores estrangeiros são respon-sáveis por cerca de um terço dos negó-cios. Com mais confiança na trajetória dos Estados Unidos e dos países euro-peus, os investidores podem sair um pouco dos títulos públicos americanos (onde está boa parte do dinheiro) e migrar para ações, inclusive das eco-nomias emergentes, como a do Brasil.

Perspectivas do Mercado Financeiro

Quadro de Desempenho dos InvestimentosPlano Benefício Definido - BD

TAXA INTERNA DE RETORNO BRUTA DOS RECURSOS GARANTIDORES

Investimentos 1º Trim. 2º Trim. 3º Trim. 4º Trim. Ano 2012

Renda Fixa 3,20% 3,42% 2,94% 3,41% 13,66%

Renda Variável 16,40% -9,11% 11,08% 12,46% 32,49%

Estruturados 0,21% -0,47% -1,33% -0,68% -2,50%

Investimento Imobiliário 2,76% 2,07% 1,76% 0,67% 7,51%

Op. Participantes 3,60% 2,96% 2,77% 2,40% 12,29%

Total dos Investimentos 4,74% 1,73% 3,73% 4,17% 15,22%

INDICADORES

Índices 1º Trim. 2º Trim. 3º Trim. 4º Trim. Ano 2012

Atuarial 1,16% 2,70% 2,76% 3,45% 13,66%

Selic 2,49% 2,12% 1,93% 12,30% 32,49%

Ibovespa-M 13,67% -15,74% 8,87% 0,66% 7,51%

Ibx-M 11,31% -11,63% 6,43% 2,41% 12,29%

IPCA + 7% aa 2,71% 2,57% 2,90% 4,25% 15,22%

Quadro de Desempenho dos InvestimentosPlano Benefício Definido - CD

TAXA INTERNA DE RETORNO BRUTA DOS RECURSOS GARANTIDORES

Investimentos 1º Trim. 2º Trim. 3º Trim. 4º Trim. Ano 2012

Renda Fixa 2,99% 2,94% 2,80% 3,00% 12,26%

Renda Variável 23,20% -6,15% -0,51% 5,44% 19,96%

Estruturados 0,00% 0,00% -3,60% -9,89% -13,40%

Op. Participantes 2,70% 2,90% 2,87% 3,16% 12,14%

Total dos Investimentos 5,85% 1,38% 2,26% 3,45% 13,42%

INDICADORES

Investimentos 1º Trim.

2º Trim.

3º Trim.

4º Trim.

Ano 2012

Meta RF (IPCA + 6% a.a.) 2,55% 2,57% 2,90% 3,49% 12,02%

Meta RV (IBrX-M) 11,31% -11,63% 6,43% 4,95% 9,87%

Meta PI (IPCA + 6% a.a.) 2,55% 2,57% 2,90% 3,49% 12,02%

Rentabilidade dos planos BD e CDInvestimentos

5Ano 5 | Edição N° 01 | Jan/Fev/Mar de 2013" Quantos vivem toda a vida sem descobrir o que sabem e amam? Tantos.

Não ser um desses é essa a tua missão." (Richard Bach)

Destaque

As eleições da Faelce para a esco-lha dos candidatos aos cargos

de Diretor de Seguridade, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal co-meçam às 8 horas do dia 17 de abril e se encerram às 17 horas do dia 18 de abril. Uma novidade das eleições desse ano é que a votação será feita através da Internet, no site da Faelce - www.faelce.com.br. Todos os participantes ativos e assisti-dos, autopatrocianados e os que estão

em Beneficio Proporcional Diferido, podem votar. O resultado do pleito será divulgado no dia 18 de abril e o mandato é de três anos.As inscrições para as chapas que pre-tendem participar das eleições ocor-rem de 26 a 28 de março. Interessados devem procurar a secretaria da Faelce.Esse é um momento que marca o for-talecimento da representatividade dos

associados nas decisões da Fundação, por isso é importante que todos os participantes ativos e assistidos parti-cipem dessas eleições.

FAELCEELEIÇÕES

Esse ano, pela primeira vez, as eleições da Faelce será realizada por meio da Internet (www.faelce.com.br), poden-do ser feita em qualquer computador (casa, trabalho e etc). Para acessar o sistema de votação “online”, o eleitor deve utilizar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e uma senha pessoal específica, que será encaminhada para o endereço do eleitor.

O eleitor poderá votar apenas uma vez. Para facilitar o acesso à votação, a Fael-ce disponibilizará também em sua sede, nos dias 17 e 18 de abril, um computa-dor para que os participantes e assisti-dos possam votar.Mais instruções sobre a votação pela In-ternet serão divulgadas no site da Fael-ce - www.faelce.com.br.

Votação pela Internet

Cronograma Eleições 2013

Diretoria de Seguridade: órgão responsável pela administração e acompanhamento das atividades previdenciárias da Faelce, engloban-do principalmente o gerenciamento de contribuições e benefícios, o aten-dimento aos participantes, aposenta-dos e pensionistas, as modificações nos regulamentos dos planos de be-nefícios, entre outras atribuições. A Diretoria de Seguridade é composta pelo Diretor de Seguridade, eleito pe-los participantes ativos e assistidos.

Conselho Fiscal: órgão responsável pela fiscalização e controle in-terno das atividades da Faelce. O Conselho Fiscal é composto por quatro membros, sendo dois indicados pelo patrocinador, um eleito pelos participantes ativos e um eleito pelos participantes aposenta-dos e pensionistas.

Conselho Deliberativo: órgão colegiado representativo, ao qual compete deliberar sobre as diretrizes da Faelce e definir a política de investimento para aplicação do patrimônio administrado pela Fundação. O Conselho Deliberativo é composto por cinco membros, sendo três indicados pelo patrocinador, um eleito pelos participantes ativos e um eleito pelos participantes assistidos.

> 1 vaga para Diretor(a) de Seguridade; > 1 vaga para representante dos participantes ativos no Conselho Deliberativo; > 1 vaga para representante dos participantes assistidos no Conselho Deliberativo; > 1 vaga para representante dos participantes ativos no Conselho Fiscal; > 1 vaga para representante dos participantes assistidos no Conselho Fiscal;

Vagas a serem preenchidas e inscrição de chapas

Além dessas, mais quatro vagas vão ser preenchidas por indicação, sendo duas para o Conselho Fiscal e duas para o Conselho Deliberativo.

26 a 28 de março Inscrição das chapas

4 de abril Divulgação das chapas inscritas e sor-teio para definir a ordem de votação

17 e 18 de abril Votação

18 de abril Apuração e divulgação dos votos

19 a 22 de abril Pedido de reexame dos resultados das eleições

23 de abril Proclamação dos resultados

Eleiçoes Faelce 2013

6Ano 5 | Edição N° 01 | Jan/Fev/Mar de 2013"Sempre faço o que não consigo fazer para aprender o que não sei!"

(Pablo Picasso)

ExpedienteFundação Coelce de Seguridade Social (FAELCE)

Endereço: Avenida Barão de Studart, 2700 Dionísio Torres - Fortaleza (CE)Central de Atendimento:0800.280.2030 / (85) 3452.6544

Site: www.faelce.com.bre-mail: [email protected]

Produção trimestralTiragem 3.500

Jornalista responsávelJuliana de Fátima (Mte: 001748ce)

Estagiário / JornalismoÍcaro Sampaio

Diagramação Wanderley Passos

PresidenteJosé Tarcísio Ferreira Bezerra

Diretor administrativo / FinanceiroCarlos César Moreira Padilha

Diretora de SeguridadeMaria Mafalda de Melo

Conselho DeliberativoJosé Caminha Alencar Araripe Júnior (Presidente)Isabel Regina Barroso de AlcântaraCesário Macedo Melo NetoJuarez Ferreira de PaulaJosé Tarcísio Ferreira Bezerra

Conselho FiscalGuilherme Duarte Vieira de Oliveira (Presidente)Irineide de Araújo CavalcanteRegina Lúcia Alencar RibeiroFrancisco da Rocha Ribeiro

Participe dos Programas da FAELCELigue para a Central de Atendimento e reserve sua vaga!Participe também deste informativo. Você pode enviar sugestões e textos para o e-mail: [email protected]

Números do Plano de Benefícios Definidos - Fev/2013Situação Financeira e Atuarial

Reservas R$ Mil

a) Reserva Técnica 832.302

b) Reservas Matemáticas 818.525

Benefícios Concedidos 689.862

Benefícios a Conceder 171.473

Reserva a Amortizar (42.810)

c) Reserva de Contigência (a - b) 13.777

Reservas Técnicas: Patrimônio garantidor para pagamento dos benefíciosReservas Matemáticas: Obrigação do Plano de Benefícios com participantes e assistidos Reserva de Contigência: excedente das reservas técnicas em relação às Reservas Matemáticas

Estrutura das Reservas Técnicas

Segmentos R$ Mil % Rentabilidade até fev/2013

Renda Fixa 637.547 76.6% 2.2%

Renda Variável 111.156 13.4% 1.6%

Imóveis 56.162 6.7% 1.3%

Empréstimos a Participantes 14.368 1.7% 2.3%

Operações com a Patrocinadora 18.450 2.2% 2.4%

Outras Contas (*) (5.381) -0.6% -

Total 832.302 100,0% 2.2%

(*) Disponível + Permanente + Outros Realizáveis - Exigíveis - Fundos - IR

Número de Participantes e AssistidosSituação Quantidade

Ativos 389

Aposentados e Pensionistas 2.165

Total 2.554

Folha de Pagamento de BenefíciosTipo de Benefício R$ Mil Quantidade

Complementação de Aposentadoria 3.546 1.573

Complementação de Pensão 447 591

Total 3.993 2.164

Números do Plano de Contribuição Definida - Fev/2013Situação Financeira e Atuarial

Reservas R$ Mil

Benefícios Concedidos 3.785

Benefícios a Conceder 55.582

Total 59.367

Estrutura das Reservas Técnicas

Segmentos R$ Mil % Rentabilidade até fev/2013

Renda fixa 46.301 74.8% 1.1%

Renda Variável 10.954 17.7% 0.8%

Empréstimos a participantes 4.436 7.2% 2.8%

Outras contas (*) 232 0.4% -

Total 61.924 100,0% 1.2%

(*) Disponível + Realizado Prev. + Outros Realizáveis - Exigíveis - Fundos

Número de Participantes e AssistidosSituação Quantidade

Ativos 898

Assistidos 24

Total 922

Folha de Pagamento de BenefíciosTipo de Benefício R$ Quantidade

Aposentadoria 37.530 22

Pensão por Morte 1.252 2

Auxílio-Doença - -

Total 38.783 24

Resultados dos Planos

w w w . f a e l c e . c o m . b r