web view1)julgue o item seguinte, a respeito de concurso de pessoas, tipicidade, ilicitude,...

9
1)Julgue o item seguinte, a respeito de concurso de pessoas, tipicidade, ilicitude, culpabilidade e fixação da pena. Caso um indivíduo obtenha de um amigo, por empréstimo, uma arma de fogo, dando-lhe ciência de sua intenção de utilizá-la para matar outrem, o amigo que emprestar a arma será considerado partícipe do homicídio se o referido indivíduo cometer o crime pretendido, ainda que este não utilize tal arma para fazê-lo e que o amigo não o estimule a praticá-lo. 2)Assinale a alternativa correta a respeito do concurso de pessoas na forma prevista no Código Penal. a)No concurso de pessoas, se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um sexto a dois terços. b)Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, independentemente de sua culpabilidade. c)Não se comunicam as circunstâncias e as condições de caráter pessoal, inclusive quando elementares do crime. d)Se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste; essa pena será aumentada até metade, na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave. e)O ajuste, a determinação ou instigação e o auxílio, salvo disposição expressa em contrário, são puníveis, mesmo se o crime não chega, pelo menos, a ser tentado. 3)De acordo com o Código Penal brasileiro, a)não há distinção entre autores, co-autores e partícipes, que incidem de forma idêntica nas penas cominadas ao delito. b)os autores, co-autores e partícipes incidem nas penas cominadas ao delito na medida de sua culpabilidade.

Upload: nguyennhi

Post on 06-Feb-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Web view1)Julgue o item seguinte, a respeito de concurso de pessoas, tipicidade, ilicitude, culpabilidade e fixação da pena. Caso um indivíduo obtenha de um

1)Julgue o item seguinte, a respeito de concurso de pessoas, tipicidade, ilicitude, culpabilidade e fixação da pena. 

Caso um indivíduo obtenha de um amigo, por empréstimo, uma arma de fogo, dando-lhe ciência de sua intenção de utilizá-la para matar outrem, o amigo que emprestar a arma será considerado partícipe do homicídio se o referido indivíduo cometer o crime pretendido, ainda que este não utilize tal arma para fazê-lo e que o amigo não o estimule a praticá-lo.

2)Assinale a alternativa correta a respeito do concurso de pessoas na forma prevista no Código Penal.

a)No concurso de pessoas, se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um sexto a dois terços.

b)Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, independentemente de sua culpabilidade.

c)Não se comunicam as circunstâncias e as condições de caráter pessoal, inclusive quando elementares do crime.

d)Se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste; essa pena será aumentada até metade, na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave.

e)O ajuste, a determinação ou instigação e o auxílio, salvo disposição expressa em contrário, são puníveis, mesmo se o crime não chega, pelo menos, a ser tentado.

3)De acordo com o Código Penal brasileiro, 

a)não há distinção entre autores, co-autores e partícipes, que incidem de forma idêntica nas penas cominadas ao delito.

b)os autores, co-autores e partícipes incidem nas penas cominadas ao delito na medida de sua culpabilidade.

c)ao autor principal será obrigatoriamente imposta pena mais alta que a dos co-autores e partícipes.

d)ao autor principal e aos co-autores será obrigatoriamente imposta pena mais alta que a dos partícipes.

e)ao autor principal será imposta a pena prevista para o delito, sendo que os co-autores e os partícipes terão obrigatoriamente a pena reduzida de um sexto a um terço.

Page 2: Web view1)Julgue o item seguinte, a respeito de concurso de pessoas, tipicidade, ilicitude, culpabilidade e fixação da pena. Caso um indivíduo obtenha de um

4)Quanto à comunicabilidade e limitação da comunicabilidade das circunstâncias e condições do crime aos participantes da conduta delitiva, é  correto   afirmar:

a)As circunstâncias objetivas referentes à condição e qualidade da vítima, por serem de caráter pessoal, não se transmitem a todos os participantes da conduta delituosa;

b)As circunstâncias objetivas referentes aos meios de execução, não se transmitem a todos os participantes da conduta delituosa;

c)As circunstâncias objetivas referentes ao tempo e lugar, não se transmitem a todos os participantes da conduta delituosa;

d)As circunstâncias e condições que não forem de caráter pessoal se comunicam entre todos os sujeitos ativos do crime, sejam elas elementares, sejam elas circunstâncias do delito;

e)As circunstâncias e condições que não forem de caráter pessoal somente se comunicam entre todos os sujeitos ativos do crime quando forem elementares do delito.

5)No que se refere a concurso de pessoas, aplicação da pena, medidas de segurança e ação penal, julgue os itens a seguir. 

a)Em se tratando de autoria colateral, não existe concurso de pessoas.

b)Para um coautor cujas ações tiverem resultado em crime mais grave, apesar de ele ter desejado participar de crime de menor gravidade, a pena aplicada deve ser a referente ao crime menos grave, que deve ser aumentada até a metade no caso de o resultado mais grave ter sido previsível quando as ações foram realizadas.

c)Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade. Entretanto, se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe-a aplicada a pena deste, não cabendo qualquer espécie de aumento.

d)Caracteriza-se a autoria colateral na hipótese de dois agentes, imputáveis, cada um deles desconhecendo a conduta do outro, praticarem atos convergentes para a produção de um delito a que ambos visem, mas o resultado ocorrer em virtude do comportamento de apenas um deles.

Page 3: Web view1)Julgue o item seguinte, a respeito de concurso de pessoas, tipicidade, ilicitude, culpabilidade e fixação da pena. Caso um indivíduo obtenha de um

6) Segundo o conceito restritivo, é autor aquele que

a)tem o domínio do fato.

b)realiza a conduta típica descrita na lei.

c)contribui com alguma causa para o resultado.

d)age dolosamente na prática do crime.

e)pratica o fato por interposta pessoa que atua sem culpabilidade.

7)Joaus, Joseh e Pedrus acertaram, mediante prévio ajuste, a prática de um crime de furto qualificado em residência. Pedrus escolheu a residência e emprestou seu veículo para o transporte dos objetos furtados. Joaus arrombou a porta da residência indicada por Pedrus e entrou. Joseh entrou em seguida. Joaus e Joseh recolheram todos os objetos de valor, colocaram no veículo e fugiram do local. Nesse caso,

a)Joaus, Joseh e Pedrus foram coautores.

b)Joaus foi autor, Joseh partícipe e Pedrus autor mediato.

c)Joaus e Joseh foram partícipes e Pedrus foi autor imediato.

d)Joaus, Joseh e Pedrus foram autores.

e)Joaus e Joseh foram coautores e Pedrus partícipe.

8)Pereirão era um sujeito odiado no povoado em que morava. Acabava festas, brigava, dava surras em pessoas, estuprava mulheres. Era um terror. Em razão disso, angariou muitos inimigos, entre eles, Nepomuceno e Nicodemos, que, apesar da semelhança dos nomes, não eram sequer parentes. Ambos queriam matar Pereirão, mas nunca fizeram prévio contato para ajustarem suas condutas. Em determinado dia, sabendo que Pereirão passava por um beco escuro para se recolher à noite, Nepomuceno e Nicodemos se armaram de armas de fogo e foram emboscar a vítima, repita-se, sem saberem da conduta um do outro. No momento em que Pereirão passava, eles atiraram e a vítima faleceu em razão dos ferimentos causados. No caso, analisando sob o aspecto do concurso de pessoas, em qual das hipóteses eles se enquadram:

a)co-autoria;

b)autoria mediata,

c)participação;

d)autoria colateral;

e)autoria ignorada

Page 4: Web view1)Julgue o item seguinte, a respeito de concurso de pessoas, tipicidade, ilicitude, culpabilidade e fixação da pena. Caso um indivíduo obtenha de um

9)Indivíduo que se utiliza de crianças para subtrair bens e valores de pessoas distraídas, em via pública, responde por furto: 

a)como partícipe moral de menor importância, se a sua colaboração para o crime ficou meramente no plano psicológico. 

b)como autor direto, se foi dele a iniciativa e seria dele o proveito do crime. 

c)como partícipe material, já que auxiliou a execução material do crime por terceiros. 

d)como autor mediato, pois cometeu o crime se prevalecendo de executores inimputáveis

e)como autor colateral, já que a sua responsabilidade se baseia no Código Penal e a das crianças, no Estatuto da Criança e do Adolescente.

10) De acordo com o Código Penal brasileiro, 

a)não há distinção entre autores, co-autores e partícipes, que incidem de forma idêntica nas penas cominadas ao delito.

b) os autores, co-autores e partícipes incidem nas penas cominadas ao delito na medida de sua culpabilidade.

c)ao autor principal será obrigatoriamente imposta pena mais alta que a dos co-autores e partícipes.

d)ao autor principal e aos co-autores será obrigatoriamente imposta pena mais alta que a dos partícipes.

e)ao autor principal será imposta a pena prevista para o delito, sendo que os co-autores e os partícipes terão obrigatoriamente a pena reduzida de um sexto a um terço.

11) João revelou a Pedro que estava pensando em subtrair dinheiro do cofre da repartição pública em que trabalhava, mas não sabia como abri-lo. Pedro, então, informou-lhe que ouviu o chefe do setor dizer que o segredo do cofre estava escrito num dos quadros que decoravam a parede. De posse dessa informação, João abriu o cofre e retirou dinheiro do seu interior, gastando-o em proveito próprio. Nesse caso, João responderá por crime de peculato e Pedro 

a)responderá como partícipe.

b)responderá como co-autor.

c)responderá como autor principal.

d)responderá como autor mediato.

Page 5: Web view1)Julgue o item seguinte, a respeito de concurso de pessoas, tipicidade, ilicitude, culpabilidade e fixação da pena. Caso um indivíduo obtenha de um

e)não responderá pelo delito praticado por João.

12) Sobre o concurso de pessoas no Código Penal Brasileiro, se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste; essa pena será aumentada até metade, na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave. 

A hipótese em comento trata

a)das circunstâncias incomunicáveis.

b)dos casos de impunibilidade.

c)do desvio subjetivo de conduta.

d)da participação de menor importância.

e)da participação de menor relevância.

13) Partícipe de um crime é o sujeito que:

a)pratica a conduta descrita no tipo penal, juntamente com seu comparsa.

b)executa o comportamento que a lei define como crime.

c)auxilia autor de crime a subtrair-se à ação de autoridade pública.

d)induz, instiga ou auxilia na prática do crime, embora não pratique conduta típica.

e)pratica a conduta descrita no tipo penal em legítima defesa

14)Com relação ao concurso de pessoas, na dogmática penal brasileira:

a)adota-se a teoria da participação integrada, que exige que o partícipe tenha apenas envolvimento objetivo com o resultado ocorrido.

b)adota-se a teoria da acessoriedade limitada.

c)é preciso que todos os elementos da teoria tripartite estejam presentes para a punição do partícipe.

d)em aparatos organizados de poder não pode existir coautoria.

e)a teoria do domínio do fato dispensa a identificação de provas de autoria.

Page 6: Web view1)Julgue o item seguinte, a respeito de concurso de pessoas, tipicidade, ilicitude, culpabilidade e fixação da pena. Caso um indivíduo obtenha de um

15)Nos crimes dolosos contra a vida praticado em concurso de pessoas, é correto afirmar, em relação ao Código Penal Brasileiro que 

a)apenas nos crimes culposos contra a vida pode ser invocada a aplicação da Teoria Monista ou Unitária. 

b)é possível cindir o tipo no tocante à homogeneidade do elemento subjetivo, uma vez que a Teoria Monista ou Unitária não é plenamente reconhecida pelo sistema legal brasileiro.

c)a teoria Monista ou Unitária aplica-se exclusivamente aos crimes dolosos contra a vida, tendo sua aplicação, portanto, vetada nas hipóteses contempladas pelos crimes de trânsito. 

d)inspirado na legislação italiana, adotou, como regra, a Teoria Monista ou Unitária, ou seja, havendo pluralidade de agentes, com diversidade de conduta, mas provocando um só resultado, existe um só delito. 

e)denunciados em coautoria delitiva, e não sendo as hipóteses de participação de menor importância ou cooperação dolosamente distinta, os réus poderiam ser condenados por delitos diversos: homicídio doloso e homicídio culposo. 

16)Sobre o tema concurso de agentes, é correto afirmar que: 

a)em regra, aquele que instiga terceira pessoa à prática de um crime, por este responde, ainda que o instigado não tenha iniciado a execução do delito;

b)não se comunicam as circunstâncias e as condições de caráter pessoal, mesmo quando elementares do crime; 

c) na teoria da acessoriedade limitada, somente haverá a punição do partícipe se o autor houver praticado uma conduta que seja típica, ilícita e culpável;

d)se um dos concorrentes quis participar de crime menos grave, a pena deste lhe será aplicada, com o aumento de metade na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave;

Page 7: Web view1)Julgue o item seguinte, a respeito de concurso de pessoas, tipicidade, ilicitude, culpabilidade e fixação da pena. Caso um indivíduo obtenha de um

16) Após leitura dos enunciados abaixo, assinale a alternativa correta:  

I- Ao tratar do concurso de pessoas, o Código Penal adotou como principal a teoria monista ou unitária. II- O Código Penal, no que diz respeito ao concurso de pessoas, adotou também em alguns casos as chamadas exceções pluralísticas à teoria unitária. III- A chamada autoria mediata se dá nos casos em que o agente consegue a execução do crime por meio de pessoa que age sem culpabilidade. IV- Os requisitos do concurso de pessoas, em regra, são: pluralidade de condutas, relevância causal de cada uma das ações, liame subjetivo entre os agentes e identidade de fato.

a)Somente o I, III e IV são verdadeiros.

b)Somente o I, II e IV são verdadeiros.

c)Somente o I e IV são verdadeiros.

d)Todos são verdadeiros.

17) No concurso de pessoas,

a)se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste, essa pena será aumentada de 1/3 a 2/3, na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave.

b)quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua periculosidade.

c)não se comunicam as circunstâncias e as condições de caráter pessoal, salvo quando elementares do crime.

d)o ajuste, a determinação ou instigação e o auxílio, salvo disposição expressa em contrário, não são puníveis, se o crime não chega a ser consumado.

e)se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída até metade.