geogabriel.webnode.com · web view(ufpr) no censo agropecuário de 2006 foram identificados...

80
QUESTÕES AGRÁRIAS E AGRÍCOLAS NO BRASIL VESTIBULAR 2011 (UNIOESTE) Sobre a agricultura no Brasil, leia as assertivas abaixo: I. A mecanizacao agricola e a liberacao de mao-de-obra na agricultura foram importantes fatores de migracao da populacao do campo para as cidades. II. A concentracao fundiaria, que se observa, entre outros estados, no Parana e no Mato Grosso do Sul, e fator de expropriacao de camponeses que passam a buscar areas da fronteira agricola da Amazonia ou se direcionam aos centros urbanos. III. Os boias-frias sao trabalhadores sazonais caracteristicos da implantacao de relacoes capitalistas modernas no campo. IV. O avanco da pecuaria extensiva na Amazonia e a ocupacao das areas de cerrado visando a cultura de graos resultaram na reducao da taxa de urbanizacao dos Estados do Mato Grosso e de Rondonia. Assinale a alternativa cujas as afirmativas estao corretas. a) I, III e IV.

Upload: others

Post on 30-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

QUESTÕES AGRÁRIAS E AGRÍCOLAS NO BRASIL

 

VESTIBULAR 2011

 

(UNIOESTE) Sobre a agricultura no Brasil, leia as assertivas abaixo:

 

I. A mecanizacao agricola e a liberacao de mao-de-obra na agricultura foram importantes fatores

de migracao da populacao do campo para as cidades.

II. A concentracao fundiaria, que se observa, entre outros estados, no Parana e no Mato Grosso do

Sul, e fator de expropriacao de camponeses que passam a buscar areas da fronteira agricola da

Amazonia ou se direcionam aos centros urbanos.

III. Os boias-frias sao trabalhadores sazonais caracteristicos da implantacao de relacoes capitalistas modernas no campo.

IV. O avanco da pecuaria extensiva na Amazonia e a ocupacao das areas de cerrado visando a cultura de graos resultaram na reducao da taxa de urbanizacao dos Estados do Mato Grosso e de

Rondonia.

 

Assinale a alternativa cujas as afirmativas estao corretas.

 

a) I, III e IV.

b) II, III e IV.

c) III e IV.

d) I, II e IV.

e) I, II e III.

Page 2: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

(UFES)

 

 

Tomando por base informações constantes na tabela e no mapa acima, explique as diferenças regionais do espaço agrário brasileiro, no que se refere à utilização de agrotóxicos e aos impactos sociais e ambientais dessa utilização.

 

Resposta:

 

Os agrotóxicos são utilizados nas lavouras para controle de pragas e consequente aumento de produtividade, sendo um dos indicadores de modernização agrícola. Esta modernização, contudo, traz sérios impactos na saúde das pessoas e na contaminação da água e do solo. As áreas consideradas de maior modernização agrícola são as regiões sul, sudeste e centro-oeste. Predominam nestas áreas a agricultura comercial, altamente mecanizada e tecnificada. A maior parte do território destas três regiões é ocupada por atividades agropecuárias e por este motivo há maiores índices de contaminação dos recursos naturais. Nas regiões norte e nordeste a porcentagem de estabelecimentos agropecuários que utilizam agrotóxicos é menor devido a baixa tecnificação e ao predomínio da agricultura de subsistência.

 

(UDESC) Sobre as atividades econômicas do campo brasileiro, é correto afirmar que:

 

Page 3: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

I. a bovinocultura (criação de bois e vacas) é a atividade de maior importância na pecuária brasileira. A pecuária de bovinos é realizada basicamente de forma extensiva;

II. em diversas regiões do Brasil ainda se desenvolve a agricultura tradicional, ou seja, sem o emprego de máquinas e com uso de técnicas rudimentares, como a colheita e a semeadura feitas de maneira manual ou com a tração animal;

III. a atividade econômica que desenvolve o cultivo de plantas, comestíveis ou não, denomina-se agricultura;

IV. a agricultura destina-se à comercialização das matérias primas e dos alimentos produzidos (agricultura comercial); e também ao sustento do produtor, ou seja, dos próprios agricultores (agricultura de subsistência);

V. nas últimas décadas nota-se a expansão da agricultura moderna no Brasil, com o aumento do número de propriedades que utilizam máquinas e implementos agrícolas, adubos, fertilizantes e sementes selecionadas, sobretudo as grandes fazendas.

 

Assinale a alternativa correta.

 

a) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

 

(UFGD) Observe a foto apresentada a seguir. Publicada na revista Nature em sua edição de Julho de 2010, sob o título de "The Global Farm" (A Fazenda Global), ela faz referência à dinâmica agrícola brasileira e seu papel na economia mundial. Sobre essa dinâmica, assinale a alternativa correta.

 

Page 4: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

a) O processo de interiorização da produção agropecuária e, mais recentemente, do setor sucroalcooleiro, fez surgir no Centro-oeste brasileiro uma paisagem antropizada. No entanto, devido a práticas conservacionistas, manteve-se a biodiversidade, a qualidade dos mananciais de superfície e as características dos climas locais.

b) O Cerrado deu lugar a atividades econômicas intensivas cujas bases estão na exportação de commodities. Hoje se sabe que mais de 55% da área de Cerrado foi destruída em função desse modelo de produção. O que ainda existe do bioma apresenta-se como corredores contínuos, havendo pouca influência governamental na conservação e preservação dessas áreas.

c) O crescimento do plantio de cana-de-açúcar no Centro-Oeste, nas áreas destinadas até então à agropecuária, visa ao aumento da produção de açúcar para exportação, isso para o atendimento de demandas mundiais que têm crescido continuamente na última década.

d) Hoje existe uma preocupação mundial no que diz respeito ao avanço da fronteira agrícola brasileira sobre o bioma amazônico. Essa preocupação reside no fato de que o modelo de produção brasileiro atual prioriza a exportação de commodities, grandes latifúndios e a mecanização intensiva.

e) O Brasil no século XXI terá papel fundamental na produção de alimentos em escala global. A produção de alimentos em larga escala e de maneira diversificada se deve ao padrão fundiário predominante nas áreas de Cerrado e ao modelo agrícola que prima pela diversidade da produção.

 

(FATEC) Leia duas descrições de agentes sociais muito presentes no campo brasileiro.

 

I. Pessoas que se apropriam ilegalmente de extensas porções de terra, obtendo frequentemente títulos de propriedade falsificados.

II. Pessoas que cultivam pequenos lotes de terra, em geral há muitos anos, sem possuir título de propriedade.

 

Page 5: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

As descrições I e II correspondem, respectivamente, a

 

a) grileiros e posseiros.

b) jagunços e grileiros.

c) peões e parceiros.

d) empreiteiros e boias-frias.

e) agregados e empresários.

 

(UNIOESTE) Os agrossistemas alternativos (a agricultura orgânica, a agropecuária sustentável, etc.) buscam evitar problemas sociais e ambientais comuns na agricultura moderna. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

 

a) A Revolução Verde representou o momento fundador da agricultura orgânica, abolindo os adubos químicos e agrotóxicos das propriedades vinculadas ao fornecimento de produtos agrícolas para o mercado consumidor.

b) O agronegócio representa o último estágio de desvinculação do produtor rural com relação às agroindústrias, pois incentiva a autonomia do negócio dos pequenos produtores.

c) O controle biológico é prática recomendada nos agrossistemas alternativos e visa reduzir a ação de agentes patogênicos que possam prejudicar as plantações.

d) As plantas transgênicas fazem parte das práticas da agricultura orgânica, evitando a utilização de pesticidas nocivos à saúde.

e) A grande monocultura é uma das práticas da agropecuária natural, evitando a perda da biodiversidade, pois mantém ecossistemas diversificados.

 

(UFPA) O espaço agrário dos países economicamente desenvolvidos se diferencia dos países subdesenvolvidos essencialmente pelo (a) (s):

 

a) modelo de agricultura implementado em cada um desses países. Nas sociedades desenvolvidas destacam-se as empresas agrícolas e seu enfoque ecológicosustentável, já

Page 6: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

nos países pobres, destacase a agricultura de subsistência e seu caráter nocivo ao meio-ambiente.

b) fato de, nos países ricos, a produção ser obtida nas médias propriedades altamente capitalizadas. Nestes países a produtividade é alta e pouco impactante ao meio em decorrência da utilização de sementes selecionadas e baixo uso de fertilizantes.

c) sistemas agrários, nos países pobres, a prática da agricultura itinerante que utiliza técnicas obsoletas, com o uso de enxadas e queimadas e, nos países emergentes, a agricultura de jardinagem, a exemplo da praticada na Tailândia com altíssima produtividade e baixo risco ambiental.

d) produção de diferentes tipos de produtos agrícolas que ainda causam polêmica, mas ganham cada vez mais espaço no mercado nacional e internacional. Destacam-se os produtos transgênicos nos países ricos e os produtos orgânicos nos países pobres.

e) crescente importância do agronegócio na economia mundial, envolvendo vários setores, como a agricultura de precisão e a biotecnologia. No Brasil, o agronegócio tem forte relação com as transnacionais e com as tensões sociais no campo.

 

(UERJ) Os conflitos relacionados à propriedade fundiária no Brasil possuem raízes históricas profundas e uma multiplicidade de agentes sociais envolvidos.

 

 

Page 7: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

Na situação referida nos quadrinhos, um desses agentes sociais, o grileiro, é mais especificamente definido por:

 

a) apoderar-se de terras de forma ilegal.

b) promover a segurança pessoal dos latifundiários.

c) pressionar os pequenos fazendeiros para a venda dos imóveis.

d) ocupar uma pequena área desprovida de título de propriedade.

 

(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total, mas ocupavam apenas 24,3% (ou 80,25 milhões de hectares) da área dos estabelecimentos agropecuários brasileiros. Já os estabelecimentos não-familiares representavam 15,6% do total e ocupavam 75,7% da sua área. Dos 80,25 milhões de hectares da agricultura familiar, 45% eram destinados a pastagens, 28% a florestas e 22% a lavouras. Ainda assim, a agricultura familiar mostrou seu peso na cesta básica do brasileiro, pois era responsável por 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo e, na pecuária, 58% do leite, 59% do plantel de suínos, 50% das aves e 30% dos bovinos.

(Fonte: IBGE, Censo Agropecuário – Agricultura familiar 2006, divulgado em 30 de setembro de 2009.)

 

Com base nas informações apresentadas acima, considere as seguintes afirmativas:

 

1. O índice dos produtos consumidos na cesta básica do brasileiro está de acordo com o índice de distribuição de terras no Brasil.

2. A segurança alimentar no Brasil depende em maior medida da produção agropecuária realizada nos estabelecimentos não-familiares (com 75,7% da área).

3. O elevado índice de áreas com florestas (28%) nos estabelecimentos de agricultura familiar se constitui num empecilho para o aumento da produtividade.

4. A produção da agricultura familiar está relacionada com o abastecimento do mercado interno.

Assinale a alternativa correta.

 

Page 8: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

b) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.

c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

 

(UFT) A estrutura fundiária no Brasil está concentrada nas mãos de uma pequena parcela da população, criando assim os conflitos por terra. Diante deste problema o mapa abaixo mostra a distribuição territorial mais conflitante em 2009 no território brasileiro. Assinale a alternativa CORRETA. A região no Brasil com maior número de conflitos por terra:

 

(A) Região Norte

(B) Região Nordeste

(C) Região Centro-Oeste

(D) Região Sudeste

(E) Região Sul

 

(UFG) O cultivo da cana-de-açúcar no Brasil pode ser dividido em três fases, correspondentes aos períodos 1975-1987, 1988-2000 e 2000-2008. São características da terceira fase:

Page 9: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

a) redução de áreas de pastagens e de plantio de soja e aumento da territorialidade do complexo agroindustrial sucroalcooleiro.

b) criação do Programa Brasileiro do Álcool e pressão das crises mundiais do petróleo no modelo energético.

c) desregulamentação do setor sucroalcooleiro e estagnação produtiva.

d) concentração do plantio de cana-de-açúcar nas áreas tradicionais e oscilação na produção de etanol.

e) produção de etanol visando à seguridade energética nacional ante um cenário instável e aumento da produção de açúcar.

 

(UFRN) As situações 1 e 2 exemplificam modelos de exploração do espaço rural no Vale do Açu, no Estado do Rio Grande do Norte: agricultura familiar e do agronegócio.

 

 

Dentre as características da agricultura familiar e do agronegócio, destacam-se, respectivamente,

 

a) o desenvolvimento de atividades policultoras e o baixo uso de insumos industrializados.

b) o emprego de tecnologia avançada e a diversificação dos sistemas agrícolas.

c) a prática da agropecuária com base genética limitada e a dependência de mercados internacionais.

d) a integração entre agricultura e pecuária e a exploração sob a forma de monocultura.

 

(UEPB) O processo de concentração fundiária caminha junto à industrialização da agropecuária com predomínio de capitais. Logo:

Page 10: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

I - O discurso de modernidade das elites tem contribuído para que a terra esteja concentrada nas mãos da grande maioria dos agricultores

brasileiros.

II - Os pequenos agricultores não conseguem competir e são forçados a abandonar suas lavouras de subsistência e vender suas terras.

III - A intensa mecanização leva à redução do trabalho humano e à mudança nas relações de trabalho, com a especialização de funções e o

aumento do trabalho assalariado e de diaristas.

IV - As modificações na estrutura fundiária provocam desemprego no campo, intenso êxodo rural, além de aumentar o contingente de

trabalhadores sem direito à terra e sua exclusão social.

 

Estão corretas

 

a) Apenas as proposições I e IV

b) Apenas as proposições I II e III

c) Apenas as proposições II, III e IV

d) Apenas as proposições II e III

e) Todas as proposições

 

 

(UNIFESP) Agronegócio (também chamado de agrobusiness) é o conjunto de negócios relacionados a toda cadeia produtiva da agricultura e da pecuária. O aprimoramento do agronegócio barateou o custo dos alimentos e deu à população um maior poder de consumo e de escolha, mas também trouxe vários problemas, principalmente ligados às questões ambientais e sociais.

 

a) Cite três importantes produtos do agronegócio brasileiro.

Page 11: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

b) Mencione dois problemas ambientais e dois problemas sociais gerados por essa atividade econômica.

 

Resposta:

 

a)    Cana-de-açúcar, soja, laranja e carne.

b) Problemas ambientais: desmatamento para expansão agrícola e a poluição dos rios, devido ao uso intenso de agrotóxicos no agronegócio.Problemas sociais: desemprego rural, devido a mecanização agrícola, conflito de terra e inviabilizaçção da competitividade dos pequenos proprietários.

 

(UEPB) Escreva F ou V para as proposições que tratam da soja nos cerrados brasileiros, conforme sejam Falsas ou Verdadeiras.

 

( ) A atual mobilidade geográfica no território brasileiro é fortemente influenciada pelos novos fronts agrícolas, que caracterizam regiões altamente modernizadas e especializadas, produtoras principalmente de commodities de soja.

( ) A ocupação de novas áreas nos cerrados do Centro-Oeste, Rondônia, sul da Maranhão e Piauí e oeste da Bahia, além de mobilizar tanto um aparato tecnológico para a produção da soja na área, tem provocado uma profunda transformação na organização do território, sobretudo em termos de transportes e comunicações.

( ) A localização das novas regiões distantes dos portos e das áreas de maior densidade de transportes no país tem mobilizado o poder público e grandes empresas para a modernização e implantações de grandes sistemas de engenharia voltados ao escoamento da produção.

( ) Os interesses particulares de produtores de commodities vêm sendo atendidos através de políticas de investimentos em corredores de transportes. Esses eixos modais, na verdade, não integram as regiões brasileiras entre si, mas as regiões produtoras de commodities aos mercados internacionais, beneficiando, em primeiro lugar, as grandes empresas do setor.

 

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

 

Page 12: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

a) V V V V

b) F F F V

c) V F V F

d) F V F V

e) V V V F

 

(UNICAMP) Com relação à cultura da soja no Brasil, é correto afirmar que

 

a) o grão chegou ao país com a entrada dos primeiros imigrantes italianos no início do século XX, sendo relegado a um segundo plano por causa da cultura do café.

b) a expansão e a consolidação da soja no Brasil somente se deu na década de 1990, quando fatores climáticos afetaram a produção de ração animal, forçando o uso de farelo de soja como substituto.

c) entre os fatores que contribuíram para que a soja ganhasse relevância econômica na agricultura do país estão os incentivos fiscais e a facilidade na mecanização da cultura, que a torna mais produtiva.

d) a cultura de soja inicialmente se estabeleceu e se destacou na região Centro-Oeste, e, em seguida, na região Sul.

 

(UNICAMP) Assinale a alternativa correta:

 

a) A região Sul do Brasil pode ser considerada a principal produtora de soja do país, tendo se beneficiado da melhoria da infraestrutura regional.

b) Os custos da soja produzida no Centro-Oeste são mais elevados para os produtores do que na região Sul, pois os centros consumidores e os portos estão a grandes distâncias.

c) Dada a dimensão da área onde a soja é cultivada no Centro-Oeste, ela é considerada uma cultura que tem impacto positivo na criação intensiva de empregos agrícolas.

Page 13: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

d) Observa-se uma tendência de crescimento de produção da soja no Brasil em médias e pequenas propriedades da região Sul, onde os produtores tendem a ganhar competitividade com o avanço tecnológico.

 

(UNICAMP) Com relação à fruticultura na região do Vale do São Francisco no Nordeste brasileiro, é correto afirmar que

 

a) a região tem terras férteis e adequadas à fruticultura graças à inserção de projetos irrigáveis, o que compensa o clima seco e o alto índice de insolação durante a maior parte do ano.

b) a região tem clima úmido, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano, característica favorável

à fruticultura.

c) a região é importante produtora de frutas, mas não foi possível implantar a vitinicultura, apesar de várias tentativas, porque a cultura não se adapta ao clima.

d) os maiores produtores de frutas tropicais da região e do país encontram-se em polos agroindustriais dos municípios pernambucanos de Juazeiro e Petrolina.

 

(UFRJ)

 

A nova fronteira dos investimentos internacionais

Compra de terras agricultáveis no mundo (em milhões de hectares):

 

 

Page 14: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

“Relatório recente do Banco Mundial calculou em 46,6 milhões de hectares as terras adquiridas por estrangeiros nos países em desenvolvimento entre outubro de 2008 e agosto de 2009 – área superior a toda a região agricultável do Reino Unido, França, Alemanha e Itália.”

(Folha de São Paulo - 13/09/2010)

Apresente dois motivos para o interesse de capitais chineses e árabes na compra de terras no Brasil e no mundo.

 

Resposta

 

Dentre os motivos para o interesse de capitais chineses e árabes na compra de terras no Brasil e no mundo estão: garantia de segurança alimentar para suas populações; pouca terra agriculturável nos países de origem; aumento da demanda por alimentos devido à elevação do poder aquisitivo; disponibilidade de capitais nestes países; interesses especulativos com bens imóveis; e aumento do preço dos alimentos no mercado internacional.

 

(FUVEST)

 

PESSOAL OCUPADO NOS ESTABELECIMENTOS

AGROPECUÁRIOS – 2006

 

Page 15: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

Fonte: IBGE, Censo Agropecuário 2006. Adaptado.

 

Com base na tabela e em seus conhecimentos:

 

a) Analise a presença de mão de obra familiar nos Estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul, relacionando-a com as atividades agropecuárias predominantes em cada um deles.

 

b) Tendo em vista o fato de que a mão de obra familiar é majoritária no Brasil, analise os dados de pessoal ocupado nos estabelecimentos rurais no Estado de São Paulo, considerando as transformações agrárias ocorridas, nesse estado, a partir dos anos 1950.

 

Resolução:

 

a) No Rio Grande do Sul, o predomínio da mão de obra familiar reflete a ocupação baseada sobretudo em pequenas e médias propriedades voltadas principalmente para o mercado interno, enquanto em São Paulo predominam as grandes propriedades voltadas principalmente para exportação.

 

Page 16: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

b) A partir dos anos 1950, a intensificação da industrialização do Brasil, concentrada na região Sudeste, passa a refletir também na produção agropecuária, com a modernização do setor agrário, que se expressa pela intensa mecanização da lavoura, pela expansão e desenvolvimento do agronegócio e pelo aumento do trabalhador assalariado no meio rural.

 

 

VESTIBULAR 2010

 

(UFPR) Os índices mínimos de uso da terra utilizados atualmente pelo INCRA para que ela cumpra sua função social foram elaborados em 1980, com base nos indicadores de produtividade das lavouras e dos rebanhos por hectare, levando-se em conta o nível técnico da agropecuária, segundo os dados do censo agropecuário de 1975 do IBGE. Hoje eles estão completamente defasados, pois, por exemplo, no estado de São Paulo, basta produzir 1.900 kg/hectare de milho para que a propriedade seja considerada produtiva. Entretanto, a produtividade média do milho nesse estado na safra de 2005/6 foi de 4.150 kg/ha. E por que até agora esses índices não foram atualizados? Porque assim imóveis com baixas produtividades escapam da desapropriação e da reforma agrária.

 

(Adaptado de: OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. "Me engana que eu gosto": A não atualização dos índices de produtividade da terra no governo Lula. Rádio Agência Notícias do Planalto, 26 mar. 2007.)

 

A respeito desse tema, considere as seguintes afirmativas:

1. A expansão das áreas para agropecuária, elevando os indicadores de produtividade, mostra que os índices de uso da terra não precisam ser atualizados, pois ainda estão de acordo com as necessidades do campo.

2. O debate sobre a atualização dos índices de produtividade mostra que, na dinâmica da reforma agrária, convergem aspectos legais, técnico-produtivos e sobretudo políticos.

3. A mudança dos indicadores da função social da terra ajuda a reforma agrária, pois mostra que esta deve ser implementada onde não foram alcançados altos índices de produtividade.

4. A resistência à atualização dos índices de produtividade revela a manutenção do latifúndio, que teve sua origem na forma de repartição da terra realizada pelos portugueses após a conquista e se prolonga até os nossos dias, como uma estrutura produtiva que condena o campo à subutilização.

Page 17: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

 

(UEMG) O interior nordestino é considerado como o lugar da seca, da terra inóspita e da miséria. Porém, surge, nesta sub-região, uma área que foi denominada pela população local de Mapitoba que, no cenário brasileiro atual, está sendo apresentada como uma das maiores potências do agronegócio. Observe as ilustrações e gráficos, a seguir:

 

 

AgrafNP, Conab, Ícone e Ministério da Agricultura. Adaptação - Revista Exame - 15/07/2009

 

A análise dos dados indicados no texto, nas ilustrações e gráficos, acima, sobre a região de Mapitoba, SÓ permite afirmar que

 

a) a área está geograficamente localizada em espaços de vegetação do cerrado das regiões

Page 18: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

centro-oeste e nordeste do Brasil.

b) em uma década, a soja teve uma expansão aproximada de 150% das terras produtivas e quase quadruplicou o seu volume de produção.

c) nos dois anos subsequentes ao ano de 2004, ocorreu uma estabilização do volume de produção e uma retração da ocupação das terras produtivas.

d) o oeste baiano é a área mais promissora para a cana-de-açúcar, cuja produção deverá crescer e atrair a implantação de usinas de etanol na região.

 

 

(UFPB) Considere, nos quadros a seguir, as informações sobre dois produtos agrícolas brasileiros.

 

Produto I

 

ALBUQUERQUE, Maira A. M. de; BIGOTTO, José F. e VITELLO, Márcio A. Geografia: Sociedade e Cotidiano. 6ª Série. São Paulo: Escala, 2006, p. 133.

Principal produto do agronegócio brasileiro.

O Brasil é o segundo maior produtor do mundo.

As maiores produções ocor-rem na região Centro-Sul.

   

Produto II

 

ALBUQUERQUE, Maira A. M. de; BIGOTTO, José F. e VITELLO, Márcio A. Geografia: Sociedade e Cotidiano. 6ª Série. São Paulo: Escala, 2006, p. 135.

 

Adapta-se facilmente às condições naturais.É cultivado há muito tempo por povos nativos do conti-nente americano.

As maiores produções ocor-rem nos estados do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

 

 

Com base nas informações apresentadas, os produtos I e II são respectivamente:

 

Page 19: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

a) Soja e milho                  

b) Café e trigo                   

c) Soja e feijão

d) Arroz e milho

e) Algodão e trigo

 

(CESGRANRIO)

 

 

UM DOMÍNIO DA AMAZÔNIA LEGAL

“É o domínio da lavoura tecnificada.Trata-se de uma porção onde predominam os cerrados, e não as florestas, e onde foi mais patente o progresso técnico na agricultura brasileira, tendo em vista a expansão do cultivo da soja com alta produtividade.”

 

BECKER, Bertha. Amazônia. Geopolítica na virada do III milênio.Rio de Janeiro: Garamond, 2004, p. 82.

 

É possível associar o transporte de grãos de soja provenientes da porção amazônica, descrita acima, a uma das três estradas apresentadas no mapa.

Page 20: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

O trecho de estrada que torna essa associação possível é

 

a) Mato Grosso – Pará, BR–163.

b) Maranhão – Pará, BR–230.

c) Tocantins – Pará, BR–230.

d) Pará – Amazonas, BR–230.

e) Rondônia – Amazonas, BR–319.

 

(UFPR) Nos últimos anos, no Brasil, tem chamado a atenção a expansão do plantio de cana-de-açúcar para produção do etanol, utilizado como combustível. No dia 17/09/2009, o governo lançou um programa denominado Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar, que visa ordenar o avanço dessa cultura sobre o território, proibindo sua expansão sobre alguns biomas, haja vista que isso poderá trazer impactos negativos no meio ambiente.

 

Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

a) O bioma Amazônia, por sua grande extensão geográfica e vastas áreas ainda não usadas para agricultura, é considerado um espaço adequado para a expansão da cana-de-açúcar.

b) O bioma Pantanal, devido à abundância de recursos hídricos necessários ao desenvolvimento da cana-de-açúcar, é tido como área ideal para seu plantio.

c) Existem, em território brasileiro, milhões de hectares de terra subutilizados que podem ser revertidos ao plantio de cana-de-açúcar, sendo desnecessário o avanço sobre biomas ainda conservados.

d) Remanescentes florestais não utilizados na região Sudeste podem ser incorporados como áreas de plantio, evitando assim sua expansão sobre biomas ambientalmente mais suscetíveis.

e) No Centro-Sul brasileiro não haverá expansão da cana-de-açúcar, porque as áreas agrícolas já estão incorporadas à dinâmica produtiva.

 

Page 21: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

(UFMS) A expansão da cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul é revestida de questões políticas, econômicas e ambientais controversas. Em relação a essa atividade agrícola, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

 

01) Os principais impactos ambientais atribuídos à lavoura de cana-de-açúcar são as queimadas para a realização do corte, enquanto que, nas usinas de açúcar e nas destilarias de álcool, a liberação de resíduos tóxicos é o que causa maior impacto, especialmente nas bacias hidrográficas.

02) O álcool, como um produto da indústria sucroalcooleira, é um biocombustível, como o biodiesel, obtido de fontes renováveis; o consumo do álcool vem sendo estimulado tanto no país como no mercado internacional, exigindo ampliação da capacidade produtiva industrial e da oferta de matéria-prima.

04) A cana-de-açúcar é muito exigente em nutrientes do solo, por isso é cultivada em solos férteis do tipo Massapê ou Terra-roxa nas regiões Nordeste e Sudeste do país. Devido à exaustão dos solos naquelas regiões, houve diminuição de sua plantação, motivando os usineiros a procurarem novas áreas para plantio, dirigindo-se para a região Centro-Oeste.

08) Haverá êxodo rural nos municípios atingidos pela monocultura canavieira, visto que essa lavoura é altamente mecanizada e estimula a concentração de terras, exigindo pouco uso do trabalho humano, contribuindo pouco para a oferta de trabalho, como ocorre com a pecuária extensiva.

16) Os usineiros sul-mato-grossenses querem ocupar as terras baixas do Pantanal por serem mais úmidas e de solos mais férteis, fazendo com que as lavouras de cana-de-açúcar obtenham alta produtividade, possibilitando concorrerem com o produto no mercado nacional e internacional.

 

Resposta: 3 (01+02)

 

(FEI) No Brasil, os agro-negócios relacionados com o setor sucroalcooleiro (álcool e açúcar) têm apresentado grande crescimento nesta década. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a área cultivada na safra 2008/09 cresceu quase 16% em comparação com a safra anterior. Sobre o setor sucroalcooleiro assinale a alternativa incorreta:

 

a) O aumento da produção está relacionado com o aumento da demanda interna de álcool combustível, principalmente após o desenvolvimento da tecnologia Flex-Fuel. Também há uma demanda crescente de álcool pelos países que querem reduzir a

Page 22: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e diminuir a dependência de combustíveis fósseis.

b) Existem vários problemas sociais e ambientais associados à cultura da cana-de-açúcar, destacando-se as condições de trabalho dos cortadores de cana (boias-frias).

c) Um importante problema ambiental e de saúde pública associado à cultura da cana é a queima da palha após o período de safra. Além da emissão de gases de efeito estufa, esta prática causa graves problemas de saúde aos trabalhadores e às populações do entorno.

d) Uma alternativa à queima da palha nos canaviais após a safra é o uso da palha e do bagaço da cana para produzir a energia elétrica utilizada nas usinas, cujo o excedente pode ser vendido.

e) A monocultura tem sido apontada como uma saída inovadora que leva ao fortalecimento da diversidade econômica das cidades produtoras.

 

(UNICAMP)

 

“O campesinato neste continente [América Latina] sempre precisou se movimentar para procurar terras de trabalho. Locomove-se movido pelo interesse de trabalhar com terras e ao mesmo tempo à procura delas. Ora consegue-as por ocupações e as perde por despejo judicial ou por grilagem; ora perde-as economicamente em função da política de preços que leva à perda de prazos de vencimento da hipoteca consumada para obter crédito para a lavoura. Perde-as ainda em função de determinações mais estruturais do processo de acumulação capitalista no campo em cada conjuntura – proletarização, subordinação à agroindústria ou transformação do segmento de produtores familiares numa determinada área em bolsão de reserva para o capital enquanto mão-de-obra disponível para exploração eventual ou intermitente. Ou, como pequeno produtor, se proprietário permanentemente endividado, acaba amarrado a contratos draconianos de parceria com os ‘tubarões’ da agricultura de exportação.”

 

(Ana Maria Motta Ribeiro, Sociologia do narcotráfico na América Latina e a questão camponesa, em Ana Maria Motta Ribeiro; Jorge Atílio S. Iulianelli (Orgs.), Narcotráfico e violência no campo. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p.24.)

 

a) O que significa grilagem de terras? Como surge o termo “grilagem”?

b) Como a estrutura agrária contribui para o processo migratório de camponeses, em vários sentidos e direções, pelo interior do Brasil?

Page 23: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

Resolução

 

a)

 

A grilagem de terra é um ato ilegal, fundado na tentativa de apossamento de terras alheias ou públicas mediante falsas escrituras de propriedade. O termo se deve ao uso de grilos (insetos) para dar a aparência de envelhecimento ao papel dos documentos por conta dos dejetos dos insetos.

b)

 

A estrutura fundiária não é homogênea no Brasil, sendo que, muitas vezes no local de origem dos camponeses há grande quantidade de pequenas propriedades, o que contribui para a impossibilidade de permanência dos novos membros das famílias decorrente da inviabilidade econômica. Além disso, a concentração de terras é comum nessas áreas, o que impõe a migração não só dos filhos, mas, também, dos pais. Assinalem-se também os poucos investimentos públicos para a produção agrícola camponesa que, sem financiamento, não tem condições de produzir de forma competitiva. Já em relação às áreas de destino, as terras mais baratas, geralmente em regiões de expansão da fronteira agrícola, permitem aquisições de extensões maiores de terras que as constituídas nas localidades de origem, o que dá novas possibilidades de reprodução econômica e social para as famílias migrantes. Há também as migrações sazonais dos camponeses para as áreas de demanda por trabalho temporário (bóias frias).

 

(UFG) A luta pela terra no Brasil reflete o processo histórico de sua apropriação, ocupação e uso, desde a colonização até os dias atuais. Ao longo do tempo, verificaram-se vários conflitos pela posse da terra. Na segunda metade da década de 1980, houve aumento da violência no campo nas regiões brasileiras, decorrente

 

a) da organização dos movimentos sociais em defesa da pequena propriedade e dos interesses dos migrantes.

b) da expansão dos latifúndios e do aumento da luta pela posse da terra por parte dos camponeses.

c) do apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT) aos movimentos sociais de luta pela posse da terra.

Page 24: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

d) da modernização da agricultura nas regiões Norte e Nordeste, o que provocou o aumento da luta pela posse da terra.

e) da elaboração de legislações federais contrárias às ocupações de terras pelos movimentos sociais.

 

(UEG)

 

Eu sou roceiro

Eu sou roceiro, vivo de cavar o chão.

Tenho as mãos calejadas, meu senhor.

Me falta terra, falta casa e falta pão.

Não sei onde é o Brasil do lavrador.

Só tenho a enxada e o título de eleitor

Para votar em seus fulanos educados

Que não fazem nada pelo pobre agricultor,

Que não tem terra para fazer o seu roçado

[...]

Sou um soldado retirante sem medalha,

Sou estrangeiro quando pego a reclamar.

Sou camponês que usa tanga e sandália,

Sou brasileiro só na hora de votar.

 

LIMA, Jorge Pereira. Cultura insubmissa. Fortaleza: Nação Cariri Editora, 1982. p. 110-111.

 

Com relação ao texto acima, é CORRETO afirmar:

Page 25: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

a) as Ligas Camponesas e o MST transformaram as relações de trabalho e garantiram ao homem do campo o direito à terra.

b) atualmente, a política agrária do Brasil visa assegurar a produção de gêneros alimentícios e terras destinadas à agricultura familiar.

c) a modernização da agricultura gerou a concentração fundiária e, por consequência, o desemprego no campo, caracterizado pelo crescimento dos bóias-frias e/ou peões.

d) a melhoria dos indicadores socioeconômicos dos trabalhadores rurais brasileiros, bem como sua qualificação profissional, vem sendo asseguradas através da sua participação nas últimas eleições.

 

(FUVEST) Considere os mapas do Estado de São Paulo, seus conhecimentos e as afirmativas abaixo.

 

 

I. A expansão desse cultivo tem ocorrido, principalmente, com vistas ao aumento da produção de etanol para o abastecimento dos mercados interno e externo.

II. O cultivo desse produto agrícola tem ocupado porções do Oeste Paulista que, tradicionalmente, eram ocupadas com pasto.

III. A expansão desse cultivo tem acarretado a diminuição da produção de gêneros alimentícios em algumas regiões do estado.

 

Está correto o que se afirma em:

 

a) I e II, apenas.

Page 26: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

b) II, apenas.

c) II e III, apenas.

d) III, apenas.

e) I, II e III.

 

(FUVEST)

 

Os gráficos revelam

 

a) pequena quantidade de propriedades, com até 100 ha, ocupando a maior parcela da área, o que significa uma distribuição desigual da terra.

b) grande quantidade de propriedades, com mais de 1000 ha, correspondendo à maior parcela da área ocupada, o que significa uma distribuição equitativa da terra.

c) grande quantidade de propriedades, com até 100 ha, correspondendo às menores parcelas da área ocupada, o que significa uma distribuição desigual da terra.

d) pequena quantidade de propriedades, de 100 a 1000 ha, ocupando a maior parcela da área, o que significa uma distribuição equitativa da terra.

e) pequena quantidade de propriedades, com mais de 1000 ha, correspondendo à menor parcela da área ocupada, o que significa uma distribuição desigual da terra.

 

Page 27: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

(UEM) Sobre agricultura, seu papel histórico e sua importância econômica no mundo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

 

01) Nas terras ocupadas na América desde o século XVI, os colonizadores implantaram sistemas agrícolas para a produção de gêneros alimentícios e de matérias primas voltadas ao abastecimento do mercado europeu.

02) Após a Segunda Guerra Mundial e com o processo de desenvolvimento da biotecnologia em marcha, os países desenvolvidos criaram espécies vegetais a partir do pacote tecnológico denominado Revolução Verde, fundamentado na difusão do consumo de produtos orgânicos e hidropônicos.

04) No século XIX, as lavouras de café no Brasil foram desenvolvidas com base na grande propriedade

escravista e monocultora, voltada à exportação.

08) A partir da Revolução Industrial, a agricultura alcançou um estágio técnico e científico que possibilitou o aumento da produção sem a necessidade de ampliação da área de cultivo. Foi a fase da chamada Revolução Agrícola.

16) Na atualidade, por conta da redução de seu espaço agrícola, os países europeus não cultivam gêneros alimentícios, caracterizando-se como grandes importadores desses produtos dos países em desenvolvimento.

 

Resposta: 13 (01+04+08)

 

(UFBA)

 

Page 28: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

Os problemas referentes à questão agrária estão relacionados, essencialmente, à propriedade da terra, consequentemente à concentração da estrutura fundiária, aos processos de expropriação, expulsão e exclusão dos trabalhadores rurais: camponeses e assalariados; à luta pela terra, pela reforma agrária e pela resistência na terra; à violência extrema contra os trabalhadores, à produção, abastecimento e

segurança alimentar; aos modelos de desenvolvimento da agropecuária e seus padrões tecnológicos, às políticas agrícolas e ao mercado, ao campo e à cidade, à qualidade de vida e dignidade humana. Por tudo isso, a questão agrária compreende as dimensões econômica, social e política. (FERNANDES, 2001, p. 23-24).

 

Com base na ilustração, no texto e nos conhecimentos sobre o espaço agrário, pode-se afirmar:

 

(01) A desigual distribuição das terras, herança do modelo econômico que se implantou recentemente no país, trouxe como consequência os atuais conflitos sociais no campo e a fixação, cada vez maior, do homem nas áreas rurais em função da chegada da modernização agrícola.

(02) O movimento das “Ligas Camponesas”, originado no início do século passado, deve ser entendido como uma manifestação local dos produtores rurais do agreste pernambucano contra a alta dos impostos.

(04) A luta por terra é uma importante dimensão da questão agrária e os movimentos sociais dela resultantes se configuram em ações dos trabalhadores, que envolvem processos de expropriação, expulsão e exclusão social.

(08) A modernização da agricultura e da pecuária é bastante equilibrada nas diversas regiões do país, originando grande produtividade de alimentos com farta dieta alimentar da população.

(16) O modelo de reforma agrária vigente no país vem assegurando o acesso à terra, proporcionando recursos necessários para ela produzir e atingindo grande número de trabalhadores rurais.

(32) O MST representa diferentes expressões de contestação, seja contra a desapropriação de terras pelo Estado, a exemplo da região de Itaipu, seja contra a permanência de latifúndios improdutivos, como áreas no interior do Norte e do Nordeste.

 

Resposta: 36 (04+32)

Page 29: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

VESTIBULAR 2009

 

(UFSCAR) A partir dos anos de 1990, várias legislações regulamentaram aspectos da reforma agrária no Brasil. Entre elas, destacam-se:

 

1. Alteração da Lei do Rito Sumário: regulamentou a imediata posse, pelo governo, das terras em processo de desapropriação para fins de reforma agrária, após depósito judicial correspondente ao preço oferecido pelas benfeitorias e do lançamento dos Títulos da Dívida Agrária, para pagamento do valor da terra nua. Assim, mesmo que o proprietário entre com contestação judicial contra

qualquer aspecto do processo de desapropriação, a posse da terra tornou-se imediata para o Governo.

 

2. Aumento do Imposto Territorial Rural para os proprietários de grandes extensões de terra e pequeno grau de utilização produtiva, que pode chegar a 20% do valor da propriedade.

 

3. Proibição de que a propriedade rural ocupada por trabalhadores rurais sem terra seja vistoriada ou desapropriada para fins de reforma agrária durante a ocupação e nos dois anos seguintes à sua desocupação.

 

Considerando o teor dessas legislações, pode-se dizer que:

 

a) todas elas representam vitórias políticas decorrentes da organização dos movimentos sociais no campo, que tomaram grande impulso ao longo dos anos de 1990.

b) demonstram a força política dos grandes latifundiários, pois reduzem a ação dos movimentos de luta pela terra e implementam o pagamento das terras desapropriadas.

c) ilustram a postura política dos governos da década de 1990 que, pressionados pelo avanço dos movimentos sociais, resolveram os conflitos por posse de terra no país.

d) representaram um retrocesso, pois impediram ou restringiram a aplicação das leis da reforma agrária aprovadas na Constituição de 1988.

Page 30: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

e) refletem interesses opostos, pois em parte atendem demandas dos movimentos de luta pela terra e, por outro, protegem interesses dos proprietários de terras.

 

(UNIFEI) Recentemente, a atividade industrial no Brasil vem se distribuindo melhor entre suas diversas regiões. Há uma região que se destaca como grande produtora de grãos e carnes para exportação. É considerada a segunda maior região em criação de bovinos do país, visando aos mercados interno e externo. Matadouros e frigoríficos industrializam os produtos de exportação. A descrição acima se refere à região:

 

a) Sul.

b) Sudeste.

c) Centro-Oeste.

d) Nordeste.

 

(FUVEST) Considere as afirmações abaixo, relativas à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, onde originalmente predominava a vegetação do Cerrado.

 

I. A vegetação nativa do Cerrado encontra-se, hoje, quase completamente dizimada, principalmente em

função do processo de expansão da fronteira agrícola, que avança agora na Amazônia.

II. O desenvolvimento de tecnologia apropriada permitiu que o problema da baixa fertilidade natural dos solos no Centro-Oeste fosse, em grande parte, resolvido.

III. O modelo fundiário predominante na ocupação da área do Cerrado imitou aquele vigente no oeste

gaúcho, de onde saiu a maioria dos migrantes que chegaram ao Centro-Oeste nos últimos 30 anos.

 

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) II, apenas.

Page 31: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

c) III, apenas.

d) I e II, apenas.

e) I, II e III.

 

(UESPI) A expansão da fronteira agropecuária, no Brasil, é um processo caracterizado, também, pelo desmatamento e anexação do solo para o plantio e a criação de gado. Na Amazônia, particularmente, esse processo gera, tanto para a biodiversidade como para as comunidades tradicionais, as seguintes conseqüências:

 

1. desequilíbrio dos fatores bióticos e abióticos da floresta.

2. conflitos entre pequenos agricultores e grandes proprietários.

3. conflitos entre grupos tradicionais indígenas e grandes proprietários de terras.

 

Estão corretas:

a) 1 apenas

b) 2 apenas

c) 1 e 2 apenas

d) 1 e 3 apenas

e) 1, 2 e 3

 

(UEMG) O Eldorado brasileiro mudou de lugar. Neste início de século XXI, as boas oportunidades não

se escondem mais nas grandes cidades nem nas capitais dos estados. A prosperidade e a riqueza, embaladas pelo sucesso do agronegócio, espalham-se pelo interior do país a uma velocidade inédita. O melhor exemplo dessa nova ordem é a Região Centro-Oeste. Os três estados que a compõem - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás - viram seu peso na economia brasileira aumentar espetacularmente.

 

 

Page 32: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

Revista Veja – Especial 40 Anos – Setembro/2008

 

Baseando-se nas informações e interpretação dos dados acima e nos seus conhecimentos sobre

o assunto, só não é CORRETO afirmar que

 

a) em 1968, o PIB da região correspondia a, aproximadamente, 4% do PIB do país e, hoje, o

Centro-Oeste já participa com 8,9% da riqueza nacional.

b) o cultivo da soja e a criação de gado são as duas grandes atividades que sustentam o crescimento do campo, atualmente, na região Centro-Oeste.

c) o agronegócio foi o maior responsável pela mudança na paisagem do interior do País, nas últimas décadas.

d) os índices de crescimento e faturamento do agronegócio da região Centro-Oeste apresentam proporções equivalentes aos outros índices regionais.

 

(Unifesp) Apesar das críticas de ambientalistas e de cientistas, aumentou no mundo a área cultivada

 

a) com irrigação por águas subterrâneas, com destaque para a Argentina e o Paraguai, que exportam frutas para o Mercosul.

b) de milho para geração de energia, em especial no Brasil e na Rússia, maiores exportadores de biodiesel do planeta.

Page 33: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

c) de soja transgênica, com destaque para os Estados Unidos e o Brasil, que estão entre os maiores produtores da Terra.

d) com defensivos agrícolas, em especial nos países do Sahel, que exportam arroz para países asiáticos e europeus.

e) de cana-de-açúcar para produzir álcool, em especial em Cuba e na Alemanha, o que diminuiu a biodiversidade nesses países.

 

(UEPB) Escreva F ou V conforme sejam Falsas ou Verdadeiras as proposições que tratam dos interesses da soja em terras das regiões Sul, Centro-Oeste, e sua expansão no Norte e Nordeste.

 

( ) Seu cultivo tem garantido aos pequenos proprietários rurais o acesso à terra.

( ) Sua produção tem exigido grandes investimentos em insumos industriais.

( ) Sua produção está associada aos complexos agroindustriais e ao agronegócio.

( ) Seu preço no mercado mundial tem envolvido mercados de ações e grupos financeiros.

( ) Sua exportação tem contribuído para a obtenção de superavits na balança comercial.

 

A alternativa que apresenta a seqüência correta é:

 

a) V V F F F

b) V V V V F

c) F V V V V

d) F F F V V

e) V F V F V

 

(UFJF) Observe a charge a seguir:

 

Page 34: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

 

Na charge é apresentada uma prática que não é uma exclusividade de países em desenvolvimento, de países pobres, ela existe em todas as economias do mundo, em todas as regiões e apresenta as mais diversas formas. Essa prática é:

 

a) grilagem de terras.

b) invasão de terras.

c) pirataria ecológica.

d) trabalho escravo.

e) trabalho por tarefa.

 

(UFLA) As colunas abaixo dizem respeito à organização da produção na agricultura brasileira. Faça as correlações entre as colunas A e B e, em seguida, marque a alternativa CORRETA.

 

Coluna A

1. Latifúndio

2. Unidade familiar produtora de mercadorias

3. Unidade familiar de subsistência

4. Empresa agropecuária capitalista

Page 35: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

Coluna B

 

( ) Corresponde à exploração da terra com base na chamada "interdependência", ou seja, depende do fornecimento de insumos da indústria ("indústrias para agricultura"), e essa, por sua vez, passou a depender das compras e do consumo da agricultura.

( ) Corresponde à exploração da terra realizada por pequenos proprietários, arrendatários, parceiros ou ainda posseiros. A produção visa a atender às necessidades do grupo.

( ) Corresponde às grandes áreas dedicadas à produção voltada para o mercado interno e externo.

( ) Corresponde à utilização da terra realizada por pequenos proprietários e arrendatários; produção para abastecer o mercado.

 

a) 4-1-3-2

b) 4-3-1-2

c) 3-2-4-1

d) 3-1-2-4

 

(UFV) Vários pesquisadores — geógrafos, economistas e sociólogos — afirmam que no Brasil o processo de modernização agrícola, pós-1970, foi fortemente conservador, uma vez que manteve as estruturas fundiária e produtiva desiguais, tanto espacial quanto social e tecnologicamente, através de políticas agrícolas governamentais também conservadoras.

 

Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE uma iniciativa de caráter conservador presente nas políticas agrícolas:

a) Incentivo estatal à permanência na terra do pequeno produtor, para gerar desenvolvimento local.

b) Apoio incondicional à produção de alimentos nas pequenas propriedades destinados ao mercado interno.

Page 36: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

c) Financiamento e incentivo à produção de “commodities” para a agroindústria e para o mercado externo.

d) Transferência de renda para a agricultura familiar, através dos assentamentos de reforma agrária.

 

VESTIBULAR 2008

 (UEL) Assinale a alternativa que, respectivamente completa corretamente as lacunas (I) e (II) da frase abaixo. Há uma distinção conceitual entre os termos modernização e industrialização da agricultura brasileira.

Pode-se dizer que na modernização ocorre uma ——-(I)——-, enquanto que a industrialização envolve a idéia de que ——-(II)——-.

 

a) I - desaceleração nos ciclos naturais da produção em detrimento do uso de defensivos agrícolas;

II - as máquinas passam a ser intensamente utilizadas na agricultura, promovendo a expansão do setor.

b) I - disputa entre o campo e a cidade, uma vez que o campo passa a ser expressivamente produtivo;

II - a produção agrícola supera a urbana no que se refere à exportação de produtos.

c) I - transformação da produção artesanal camponesa numa agricultura consumidora de insumos;

II - a agricultura acaba se transformando num ramo da produção semelhante a uma indústria.

d) I - intensificação dos investimentos a fim de gerar novas tecnologias incrementadoras da produção agrícola; II - o resultado de tal intensificação amplia a potencialidade de fabricação de novas máquinas para o setor.

e) I - expansão do rítimo de produção da agricultura em detrimento de políticas de incentivo ao crédito rural; II - a importação de maquinarias deve ser comparável aos resultados das exportações de produtos agrícolas.

 

Page 37: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

(UNESP) Estudos recentes indicam que a agricultura brasileira poderá sofrer grandes alterações em função das mudanças climáticas em curso. Considerando as possibilidades de aumento de +1 ºC, +3 ºC e +5,8 ºC e 15% a mais de chuvas, pesquisadores calcularam as perdas de produção na cafeicultura e nas lavouras de soja. As alterações estimadas aparecem na tabela e nos mapas.

 

 

 

Page 38: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

Assinale a alternativa que indica a cultura que será mais prejudicada, o motivo principal e o percentual de diminuição na produção, caso se confirme o aumento de 1 ºC nas temperaturas médias e 15% a mais de chuva, nos próximos quinze anos.

 

a) Café; diminuição da produtividade; redução de 58% no total produzido.

b) Soja; diminuição da área com aptidão climática; redução de 39% no total produzido.

c) Café; diminuição da área com aptidão climática; redução de 23% no total produzido.

d) Soja; diminuição da produtividade; redução de 10% no total produzido.

e) Café; diminuição da área com aptidão climática; redução de 64% no total produzido.

 

(UFES) Atenção! Analise as informações constantes nos gráficos abaixo para responder a questão.

 

Page 39: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

(Fonte: ABEF – Associação dos Produtores e Exportadores de Frango.

Disponível em: <www.abef.com.br/Estatistica/MercadoMundial>. Acesso em: 20 ago 2007.)

 

A pandemia da influenza[1] aviária afetou o mercado mundial de carne de frango nos anos 2000. Considerando os dados constantes nos gráficos acima, sobre os impactos dessa pandemia é CORRETO afirmar que

 

a) o aumento do excedente para exportações brasileiras de carne de frango deveu-se à diminuição do seu consumo no Brasil, em decorrência do aumento nos impostos, que fez subir o preço do produto ao consumidor.

b) a implantação de tecnologias na produção brasileira de carne de frango visou ao aumento das exportações para suprir a demanda do mercado internacional, devido às restrições sanitárias impostas aos países com casos de influenza aviária.

Page 40: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

c) a diminuição na produção de carne de frango entre 2000 e 2006 ocorreu nos principais países produtores, exceto no Brasil, por se encontrar este país fora área de ocorrência da influenza aviária.

d) a imposição de barreiras sanitárias a países com surtos de influenza aviária promoveu abertura de mercado para o Brasil, que somente conseguiu suprir essa demanda por já contar com um setor produtivo de aves bastante competitivo.

e) a diminuição do consumo mundial de carne de frango promoveu a diminuição da produção e da exportação brasileiras, mas não afetou pequenos produtores rurais, já que essa produção dispõe de alta tecnologia e é controlada por grandes empresas.

 

(PUCRIO) As figuras A e B apresentam formas de produção em espaços e tempos distintos no território brasileiro.

 

 

Page 41: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

A opção que descreve corretamente a estrutura socioespacial relacionada às figuras é:

 

a) Figura A: pequena propriedade – elevada produtividade em decorrência da expansão da fronteira agrícola – policultura. Figura B: grande propriedade – monocultura – trabalho escravo.

b) Figura A: grande propriedade – relações de trabalho servis – produtividade elevada devido à aplicação do conhecimento técnico-científico na produção. Figura B: grande propriedade – monocultura – trabalho escravo.

c) Figura A: grande propriedade – monocultura – produtividade relacionada à incorporação de terras e superexploração do trabalho. Figura B: pequena propriedade – monocultura – desmatamento em grandes proporções da Mata Atlântica.

d) Figura A: grande propriedade – adoção do conhecimento técnico-científico no sistema produtivo – emprego de mão-de-obra pouco numerosa e qualificada. Figura B: grande propriedade – trabalho escravo – produtividade ligada à superexploração da mão-de-obra e à expansão da área de produção.

e) Figura A: pequena propriedade – monocultura – contaminação dos rios e lençóis freáticos. Figura B: grande propriedade – predomínio de relações escravocratas – desaparecimento da floresta de araucária.

 

(FATEC) De acordo com o último censo realizado pelo IBGE, em 2001, um em cada cinco brasileiros trabalhava em atividades agrícolas. É correto afirmar que

 

a) a grande maioria desses trabalhadores (quatro em cada cinco) atua em pequenas e médias propriedades, que utilizam basicamente a mão-de-obra familiar.

b) a maior parte desses trabalhadores (quatro em cada cinco) atua em grandes propriedades agrícolas que têm investido fortemente na exportação de seus produtos.

c) estão principalmente envolvidos na produção de soja e na pecuária, fazendo com que a maior concentração desses trabalhadores esteja na região centro-oeste.

d) por conta da expansão da agroindústria na região Sul houve intensa migração para essa região, que hoje concentra o maior contingente desses trabalhadores.

e) a agricultura de soja e a pecuária leiteira são as principais atividades desenvolvidas nas pequenas propriedades, onde está o maior número desses trabalhadores.

 

Page 42: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

(INATEL) O Brasil possui uma estrutura fundiária caracterizada pela concentração da terra e pela existência de latifúndios, dos quais muitos improdutivos. Tal modelo é secular e foi implantado desde o início da colonização. Como forma de combate a essa estrutura fundiária excludente, vem se destacando nas últimas décadas a atuação:

 

a) do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) que, através de ocupações de terras devolutas e latifúndios, principalmente os improdutivos, busca efetivar a reforma agrária e denunciar os crimes cometidos no campo;

b) da UDR (União Democrática Ruralista) que, como o próprio nome diz, visa democratizar o acesso

dos camponeses à propriedade da terra, a fim de frear o processo de êxodo rural que vem caracterizando o Brasil;

c) do PT (Partido dos Trabalhadores) que, nos três primeiros anos do governo Lula, realizou um investimento maciço em programas de reforma agrária, erradicando a desigualdade e a violência no campo;

d) da CUT (Central Única dos Trabalhadores) que vem realizando uma série de greves com o objetivo não só de reivindicar melhores salários, mas também de sensibilizar a sociedade em relação à questão da reforma agrária;

e) da UNE (União Nacional dos Estudantes), que vem organizando uma série de movimentos de invasão de prédios públicos e de terras produtivas como forma de pressionar o governo a acelerar o processo de reforma agrária.

 

(FUVEST) A distribuição espacial dos frigoríficos de carne bovina no Brasil obedece a lógicas distintas. Por exemplo, algumas empresas distribuem seus frigoríficos por diferentes estados, em função de problemas sanitários. No entanto, é possível observar a existência de algumas importantes concentrações espaciais, a exemplo das destacadas no mapa com os números 1 e 2.

 

Page 43: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

Nesse sentido, explique a concentração de frigoríficos

 

a) na área 1, citando, ao menos, duas características geográficas dessa área.

b) na área 2, considerando, ao menos, um aspecto físico- natural e um histórico-geográfico dessa área.

 

Resposta

 

a) A área em questão envolve o vale do Rio Paraná e seus afluentes, no entorno das fronteiras dos

estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, onde se encontram climas tropicais e uma vegetação que, alterada em sua estrutura original, constituiu excelente pastagem. Essa região geográfica possui uma infra-estrutura de transportes e comercial e se encontra próxima dos grandes mercados consumidores do Centro-Sul e mesmo dos mercados externos.

Page 44: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

b) A região 2 corresponde à Campanha Gaúcha. São áreas naturais de campos ou pradarias (coxilhas:

superfícies em forma de colinas suavemente onduladas), favoráveis à pecuária extensiva. Os

terrenos favoráveis atraíram colonos a partir do século XVIII. A princípio, jesuítas e posteriormente

criadores de gado de São Paulo, que, recebendo sesmarias, estabeleceram grandes estâncias.

 

(UFMG) A agricultura brasileira tem grande importância social e econômica. Entre os fatores que a caracterizam, é INCORRETO afirmar:

 

a) A atividade agrícola fornecedora de alimentos gera as maiores receitas financeiras, seguida de

fontes de matéria-prima e produtos de exportação.

b) As atividades agrárias sofrem influência de fatores naturais, como características tropicais, que

favorecem a produção de cultivos de destaque no mercado mundial.

c) A economia agro-exportadora contribuiu, durante um extenso período, para estabelecer uma organização social que relacionou a propriedade da terra à concentração do poder político e econômico,

favorecendo os conflitos existentes.

d) A atividade agrícola apresenta forte dualidade entre uma agricultura comercial, mecanizada e de

exportação, e lavouras arcaicas de subsistência, com trabalho familiar.

 

(UFPE) As proposições abaixo se referem a questões relativas à estrutura agrária e à existência da fome. Observe-as e marque V ou F.

 

Page 45: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

( ) Do ponto de vista científico e técnico, a fase moderna do desenvolvimento da atividade agrícola teve sua origem na Inglaterra, no século XVIII, com o advento da Revolução Industrial.

( ) A concentração da propriedade da terra é característica da economia rural brasileira, tendo sua origem na Lei de Terras de 1850.

( ) A carcinicultura é uma atividade econômica que vem se expandindo muito na Região do Nordeste brasileiro, nos últimos anos. Contudo, ela vem causando sérios transtornos ambientais ao ecossistema dos mangues e às áreas de florestas de babaçu que estão sendo desmatadas para ocupação com a atividade.

( ) Os minifúndios são as pequenas propriedades produtivas do país com uma extensão pouco superior a do módulo rural.

( ) A fome existente no mundo está mais relacionada a causas políticas e econômicas do que mesmo às condições naturais adversas ao desenvolvimento da atividade agropecuária ou mesmo à falta de alimentos.

 

Resposta: VFVFV

 

(Unifor) Mesmo considerando-se que o atual estágio de modernização da agropecuária brasileira possibilita alcançar expressiva produção, as atividades agrícolas ainda provocam sérios impactos ambientais em algumas áreas do país. Dentre esses impactos, pode-se citar

 

a) o desaparecimento dos manguezais e conseqüente desaparecimento da fauna local devido à ocupação dos solos férteis em áreas litorâneas.

b) a retificação e o aprofundamento do canal da porção sertaneja do rio São Francisco para a produção de soja e de frutas destinadas à exportação.

c) o inicio acelerado do processo de desertificação em extensas áreas frágeis do Nordeste e do Sudoeste do Rio Grande do Sul.

d) a diminuição do volume das águas do rio Paraguai para irrigação das lavouras que ocupam o lugar do cerrado sul mato-grossense.

e) o ressecamento dos solos amazônicos em decorrência da drenagem realizada nos igarapés da região para cultivo de pastos.

 

(UMTM) Considere os mapas e as características do espaço geográfico brasileiro.

Page 46: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

 

(Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas Geográfico Espaço Mundial.)

 

I. Novas áreas que se incorporam ao processo produtivo.

II. Área de economia mais dinâmica.

III. Áreas com manchas de modernização e expansão da agropecuária modernizada.

 

Assinale a alternativa que apresenta a correta correspondência entre o espaço geográfico e sua respectiva localização no território brasileiro.

 

a) 1-III, 2-II, 3-I.

b) 1-II, 2-III, 3-I.

c) 1-II, 2-I, 3-III.

d) 1-III, 2-I, 3- II.

e) 1-I, 2-III, 3-II.

 

(UFVJM) Assinale a alternativa correta que representa uma das conseqüências da modernização da agricultura brasileira.

 

a) Redução dos conflitos agrários devido à diminuição da expansão da fronteira agrícola na região Centro-Oeste.

Page 47: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

b) Comprometimento das áreas remanescentes de Mata Atlântica do Rio de Janeiro e São Paulo para a implantação da lavoura cafeeira.

c) Aumento da acessibilidade aos maquinários agrícolas e da dependência ao fornecimento de sementes transgênicas.

d) Aumento dos impactos ambientais e diminuição do êxodo rural devido à inserção de novas tecnologias no campo.

 

(INATEL)

 

 

Nos últimos anos, o Brasil vem se destacando como um grande exportador de produtos agrícolas, resultado do excepcional desenvolvimento do agro-negócio em nosso país. Contudo, as imagens reproduzidas na charge tornam-se cada dia mais presentes em nossa realidade socioeconômica, pois:

 

a) os grandes lucros obtidos pela maior parte da população camponesa com as exportações de gêneros

Page 48: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

agrícolas vêm produzindo o enriquecimento dessa população e, conseqüentemente, uma fuga do meio rural;

b) o inchaço demográfico e a falta de emprego nas grandes cidades, associados às extraordinárias rendas obtidas através da agricultura familiar, estão produzindo um crescente processo de êxodo urbano em nosso país;

c) tanto no campo quanto nas cidades, a crise econômica das últimas duas décadas vem provocando a paralisação das atividades produtivas industriais, agrícolas e, conseqüentemente, o desemprego;

d) embora o agro-negócio gere grande produção e rentabilidade, é caracterizado pelo latifúndio e pela mecanização da agricultura, o que resulta em desemprego no campo e êxodo rural;

e) ao contrário das grandes cidades, as áreas rurais vêm se tornando cada vez mais dinâmicas e atrativas aos investimentos externos, principalmente àqueles direcionados às atividades industriais e financeiras.

 

(UFF)

 

 

Acerca da agricultura canavieira no Brasil, com base no mapa e nas informações acima, é correto afirmar:

 

a) a monocultura de cana alcança as bordas da floresta amazônica, assegurando a diversidade de espécies e a fertirrigação com o vinhoto;

Page 49: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

b) os grandes canaviais são chamados “desertos verdes” pelos ambientalistas, pois atraem e ocupam um reduzido contingente de trabalhadores migrantes;

c) a cultura de cana-de-açúcar para a fabricação de etanol se expande no País, embora se mantenham condições degradantes de trabalho;

d) a região do noroeste paulista é conhecida como “Califórnia brasileira”, por seus canaviais modernos e mecanizados, com amplas reservas florestais;

e) a expansão do plantio da cana no Centro-sul corresponde à demanda do álcool combustível e, nas demais regiões, à produção do açúcar.

 

(UFF)

 

 

Dentre os fatores que explicam o sentido geográfico dessa expansão da soja no País, destaca-se o

seguinte:

 

a) política oficial de assentamento de colonos em áreas de fronteira agrícola, visando à melhor distribuição da terra;

b) política oficial de incentivo agrícola, visando a aumentar a produção de alimentos para o consumo interno;

Page 50: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

c) disponibilidade de terras férteis, permitindo sua ocupação imediata e conseqüente evolução da produtividade;

d) pressão do mercado externo pelo produto, incentivando investimentos sociais e ambientais por parte do governo;

e) investimento elevado em tecnologia, viabilizando o cultivo em diversos ambientes ecológicos.

 

(UNIFEI) Considerando as seguintes afirmações sobre a produção agrícola brasileira:

 

O produto é de elevado valor protéico, ocupa extensas terras no país, tornando-se, em alguns estados, a cultura principal. Grande parcela da produção nacional destina-se à exportação.

É um produto de grande difusão em vários estados brasileiros e esteve associado à suinocultura. Recentemente, sua lavoura tem se modernizado e sua produção tem sido exportada.

 

Essas afirmações referem-se aos seguintes produtos, respectivamente:

 

a) Soja e milho

b) Laranja e feijão

c) Café e trigo

d) Cana-de-açúcar e algodão

 

(URCA)

 

“A agricultura é uma das atividades básicas da humanidade e provavelmente foi responsável pela primeira grande transformação no espaço geográfico”.

 

(LUCCI, Elian A; BRANCO, Anselmo L; MENDONÇA, Cláudio - Geografia Geral e do Brasil – ensino médio. São Paulo: Saraiva; 2003, pág. 116).

Page 51: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

Assinale a alternativa incorreta:

 

a) Plantation é um sistema agrícola baseado na produção monocultora de gêneros tropicais para fins de exportação, praticada em grandes propriedades (latifúndios).

b) Revolução Verde é uma estratégia de elevação da produção agrícola mundial, concebida nos Estados Unidos, por meio da introdução de um ―pacote tecnológico‖, contendo novas técnicas de cultivo, equipamentos para mecanização, fertilizantes, defensivos agrícolas e sementes selecionadas.

c) Transgênicos são os vegetais derivados da alteração genética onde esse processo pode alterar o tamanho das plantas, retardar a deteriorizaçao dos produtos agrícolas após a colheita ou torná-los mais resistentes às pragas, aos herbicidas e aos pesticidas, etc.

d) A Biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de alguns produtos agrícola é de todas as novas tecnologias, a que oferece o maior potencial para se elevar a produtividade, como: aplicação do nitrogênio visando utilizar água do mar para irrigação, frutas cítricas mais resistentes às geadas, trigo que cresce no deserto, etc.

e) Agricultura Orgânica utiliza métodos inadequados para correção do solo e controle de pragas, por exemplo. Desse modo essa prática, que já causou vários problemas ambientais, pois muitos deles contribuem para a degradação do solo, poluição dos rios, córregos e lençóis freáticos, entre outros, sofre descaso por parte dos órgãos ambientais.

 

(UFAM) Sobre os bóias-frias, emitem-se as frases seguintes:

 

I – Trabalhadores que ocupam terras devolutas ou particulares.

II – Pequenos produtores, arrendatários, transportados para o trabalho de caminhão.

III – Trabalhadores rurais temporários, diaristas e sem vínculo empregatício.

 

Está (ão) correta (s):

 

a) Apenas II   

b) Apenas I    

Page 52: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

c) Apenas III

d) II e III, apenas        

e) As três

 

(UEPE) “É um tipo de sistema agrícola primitivo, adotado historicamente nos ecossistemas de floresta tropical, em que o ser humano derruba trecho da floresta, queimando-o como preparo da terra para o cultivo de subsistência, obtendo durante poucos anos (4 a 6) alimento e, posteriormente, abandonando essa área que se tornou improdutiva. Passa então a ocupar novo trecho de floresta e assim por diante. A área inicial abandonada, onde se estabeleceu vegetação secundária, após cerca de 20 anos, poderá ser novamente utilizada para o cultivo".

 

Essa é a definição do:

a) Sistema de "Plantation"

b) Sistema Intensivo

c) Sistema de Agricultura Vazante

d) Sistema de Agricultura Itinerante

e) Sistema de Rotação de Culturas

 

(UNIFESP) Assinale a alternativa cujo mapa indica a distribuição da produção da laranja no Brasil.

 

a)

 

Page 53: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

b)

 

 

c)

 

Page 54: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

d)

 

 

e)

 

Page 55: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

 

VESTIBULAR 2007

 

(CÁSPER LÍBERO) No final da década de 50 e início da de 60, difundiu-se pelo Brasil, tendo o estado

de Pernambuco como principal foco, o movimento social conhecido como Ligas Camponesas. As Ligas reeditavam, de certo modo, ações perpetradas nas áreas rurais pelo Partido Comunista na década de 40. Podem ser apontadas como as principais atividades das Ligas Camponesas:

 

a) Ações de desobediência civil, saques, pilhagens e seqüestros.

b) Práticas religiosas e messiânicas; mendicância e auto-penitência.

c) Práticas assistenciais, jurídicas e médicas e politização dos trabalhadores rurais.

d) Ações urbanas e rurais violentas e longas marchas de protesto.

e) Práticas cooperativas e difusão da doutrina social da igreja.

 

(UFPI) Acerca do processo histórico de apropriação do território brasileiro, a partir das grandes monoculturas como cana-de-açúcar, café e soja, é correto afirmar que elas:

Page 56: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

a) garantiram a preservação da biodiversidade.

b) coibiram a exploração do trabalho pelo capital.

c) favoreceram a predominância dos minifúndios.

d) contribuíram para preservar o patrimônio natural.

e) exigiram infra-estrutura de transporte voltada à exportação.

 

(Ufrn) Nas últimas duas décadas, têm sido cada vez mais freqüentes noticiários destacando conflitos pela posse da terra em diversas regiões do Brasil. Dentre as causas responsáveis por tais conflitos, pode-se identificar:

 

a) ampliação do mercado de terras, promovendo a sua desvalorização e a modernização do processo produtivo.

b) expansão da agricultura familiar, tendo em vista as políticas de crédito agrícolas para a produção moderna de grãos destinados ao mercado externo.

c) cumprimento da função social da terra, como resultante da expansão da fronteira agrícola e das relações não-capitalistas de produção.

d) maior organização dos trabalhadores rurais, que buscam soluções para a questão da terra e para a concretização da reforma agrária.

 

(UFOP) Observe a figura a seguir, que representa a estrutura fundiária brasileira:

 

Page 57: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Geografia. Rio de Janeiro: Globo, 1996. p. 24.

 

Com base na análise da figura acima e nos seus conhecimentos sobre a questão agrária brasileira, assinale a afirmativa correta:

 

a) A área com predomínio de grandes propriedades coincide com a das regiões de expansão da fronteira agrícola e de agricultura comercial, voltada sobretudo para a exportação.

b) A região Sul apresenta o maior número de latifúndios, em virtude do processo de ocupação baseado em padrões modernos de cultivo do café e da ação das agroindústrias.

c) O Nordeste brasileiro é caracterizado pela mescla entre grandes latifúndios destinados à produção de cana-de-açúcar e minifúndios modernizados e improdutivos.

d) A região Sudeste apresenta predomínio de minifúndios, em decorrência do processo de industrialização e urbanização do campo, que permitiu o retorno dos trabalhadores ao campo.

 

(UDESC) Sobre a Reforma Agrária no Brasil, é correto afirmar:

 

a) O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) nasceu do interesse dos ruralistas descontentes com a política de subsídios para a agricultura.

Page 58: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

b) A Reforma Agrária é necessária no Brasil por causa da grande concentração de terras do país, e está prevista na Constituição de 1988.

c) Posseiros e grileiros fazem parte do mesmo grupo de invasores de terras e são comandados por grandes fazendeiros, representantes da UDR (União Democrática Ruralista), que lutam pela Reforma Agrária.

d) O módulo rural institui os latifúndios e minifúndios e facilita a exploração da terra.

e) As empresas rurais diminuem a concentração de terras e são uma alternativa para o movimento dos sem-terra.

 

(UFG) A produção de grãos no Brasil, até a década de 1970, concentrava-se na região Sul, expandindo-se a partir daí para os chapadões da região Centro-Oeste, transformando-a numa das maiores produtoras de grãos do país. Neste contexto, indique o principal produto agrícola cultivado nessa região e explique a forma de utilização desse produto no mercado interno e externo.

 

Resposta:

 

O principal produto agrícola produzido nessa região é a soja.

 

- Mercado interno: a soja é utilizada como matéria-prima do setor agroindustrial, destinada ao processamento para produção de óleo comestível comercializado no mercado interno tanto para o

consumo doméstico como por indústrias do setor alimentício e, mais recentemente, como combustível.

O subproduto resultante do esmagamento da soja para produção de óleo é o farelo de soja,

largamente utilizado na fabricação de ração animal, sendo parte consumida no mercado interno e

parte exportada.

 

- Mercado externo: a soja é exportada em forma de grãos para diversos países, destinada ao processamento industrial ou ao seu consumo direto, tendo papel importante no equilíbrio da balança

Page 59: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

comercial brasileira.

 

(UFG) Os movimentos de luta pela terra no Brasil, oriundos da concentração da propriedade da terra, intensificaram-se na década de 1980 na porção sul do país, por causa

 

a) do grande número de minifúndios.

b) do intenso processo de modernização da agricultura.

c) da expansão da fronteira agrícola.

d) da tradição camponesa dos imigrantes europeus.

e) das ações organizadas pelas Ligas Camponesas.

 

(UNESP) Observe o gráfico.

 

 

Utilizando seus conhecimentos geográficos, é possível inferir que, no Brasil:

a) não há políticas agrícolas que incentivem a produção para o mercado externo.

Page 60: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

b) as políticas agrícolas adotadas incentivam a produção voltada tanto para o processo industrial quanto para o mercado externo, em detrimento dos cultivos alimentares básicos.

c) os produtos destinados à alimentação básica da população são baratos e não precisam de incentivos.

d) as políticas agrícolas adotadas incentivam igualmente a produção de cultivos alimentares básicos e daqueles voltados para o mercado externo.

e) as políticas adotadas incentivam a produção de cultivos alimentares básicos, em detrimento dos cultivos voltados para o mercado externo.

 

(PUCRS) Responder à questão 15 com base no mapa.

 

 

Após a leitura do mapa, conclui-se que

 

a) a área 3 é grande produtora de café e cacau, graças a seu solo tipo massapé.

b) a área 2 constitui uma faixa de transição, produzindo, milho, arroz, feijão e mandioca.

c) na área 4, ocorre a produção de cana-de-açúcar e também a extração do látex.

d) todas as áreas numeradas no mapa pertencem ao Polígono da Seca, que tem como principal característica fisiográfica a existência de desertos.

Page 61: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

e) a área 1 produz uvas de excelente qualidade, concorrendo diretamente com as castas viníferas do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.

 

(PUCRIO) A idéia de “fome” vem há algum tempo sendo re-significada, politicamente, sob a luz do conceito de “segurança alimentar”. No Fórum Mundial Social de Mumbai (Índia), em 2004, as discussões foram focadas na necessidade de emancipação dos povos dependentes das políticas internacionais que regulam a produção, estocagem, distribuição e comercialização alimentar no mundo. Sobre o conceito de “segurança alimentar”, pode-se afirmar que:

 

I – ele representa uma mudança de concepção que poderá transformar a qualidade de vida de inúmeras sociedades historicamente dependentes dos padrões de consumo alimentar de países e regiões possuidores de índices de desenvolvimento humano (IDH) bastante elevados.

II – ele é o caminho para a construção de outro conceito, ainda mais expressivo, voltado para a erradicação da miséria no mundo: o da “sustentabilidade alimentar”. Este conceito, que incorpora programas ligados à preservação do meio ambiente e à não utilização de agrotóxicos nas monoculturas extensivas, concebe o enfrentamento da pobreza a partir de programas locais voltados para o mercado de trabalho.

III – se as populações em estado de “pobreza absoluta” forem os principais atores de sua própria emancipação social – isto é, se o controle da “fome” apoiar-se sobre suas atividades econômicas e não fundamentalmente na ajuda alimentar dos outros – então há chances de que espaços diversos onde há “insegurança alimentar” sejam menos afetados por processos de marginalização socioespacial.

IV – a sustentabilidade das atividades agrícolas nos países mais pobres deve ser delegada às suas tecnologias e tradições produtivas, para que seja possível a erradicação da fome. O conceito relaciona a autonomia alimentar dos países com a geração de novos empregos e a menor dependência das importações e flutuações dos preços no mercado internacional.

 

Estão corretas:

 

a) todas as afirmações.

b) somente as afirmações I, II e III.

c) somente as afirmações I, II e IV.

d) somente as afirmações II e III.

e) somente as afirmações III e IV.

Page 62: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

(PUCRIO) O Centro-Oeste brasileiro tem registrado, segundo vários estudos, elevada produtividade e rentabilidade nas lavouras agrícolas. Para entender tal dinâmica, os estudos sobre a sojicultura são exemplares, já que esse cultivo é implementado em alguns estados da região, como em Mato Grosso, com base na intensa utilização de insumos como fertilizantes e agrotóxicos, e de máquinas e implementos modernos.

 

(Adaptado de Bernardes, J. e Filho, O. [orgs]. Geografias da Soja: BR-163. Fronteiras em mutação. Rio de Janeiro. Arquimedes, 2006).

 

Dentre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta corretamente os impactos socioeconômicos e ambientais da expansão da sojicultura no Centro-Oeste.

a) Valorização das terras, utilização intensiva de mão-deobra migrante nordestina e desconcentração fundiária.

b) Aumento da utilização da mão-de-obra barata do migrante nordestino e preservação do meio físico-biótico.

c) Ampliação de novas dinâmicas socioeconômicas em todas as cidades regionais, a partir da diversificação das atividades geradas pela agricultura moderna.

d) Alteração no meio físico-biótico, forte presença de agroindústrias e predominância de pequenas e médias propriedades.

e) Valorização das terras favoráveis à mecanização, alterações no meio físico-biótico e (re) concentração fundiária.

 

(CEFETSP – ENSINO MÉDIO) Leia a charge para responder às 3 questões que seguem.

 

Page 63: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

 

chargeonline

 

Nos últimos anos, o Brasil vem se destacando como um grande exportador de produtos agrícolas, resultado do excepcional desenvolvimento do agro-negócio em nosso país. Contudo, as imagens reproduzidas na charge tornam-se cada dia mais presentes em nossa realidade socioeconômica, pois

 

a) os grandes lucros obtidos pela maior parte da população camponesa com as exportações de gêneros agrícolas vem produzindo o enriquecimento dessa população e, conseqüentemente, uma fuga do meio rural.

b) o inchaço demográfico e a falta de emprego nas grandes cidades, associados às extraordinárias rendas obtidas através da agricultura familiar, estão produzindo um crescente processo de êxodo urbano em nosso país.

c) tanto no campo quanto nas cidades, a crise econômica das últimas duas décadas vem provocando a paralisação das atividades produtivas industriais e agrícolas e, conseqüentemente, o desemprego.

d) embora o agro-negócio gere grande produção e rentabilidade, é caracterizado pelo latifúndio e pela mecanização da agricultura, o que resulta em desemprego no campo e êxodo rural.

e) ao contrário das grandes cidades, as áreas rurais vêm se tornando cada vez mais dinâmicas e atrativas aos investimentos externos, principalmente àqueles direcionados às atividades industriais e financeiras.

 

(ESPM) Observe a matéria que aborda a produção de borracha no Brasil:

 

“Tem melhor investimento que esse?

Cotação de borracha chegou a

R$ 3,7 mil tonelada e sua produção

já emprega 20 mil pessoas...

 

Page 64: geogabriel.webnode.com · Web view(UFPR) No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total,

O economista Daniel Bampa Netto, caminha lentamente entre as fileiras de árvores aspirando com gosto o ar fresco e viscoso que, de gota em gota, vai enchendo pequenos baldes atados ao caule.

As novas cotações deixam o setor cada vez mais longe do seu pior momento, há 4 anos, quando a

tonelada de borracha valia US$ 500,00.

(O Estado de S. Paulo - Outubro/2006)

 

A matéria faz referência ao novo ciclo da borracha brasileiro, que está com produção e preço em alta.

Atualmente, o maior produtor brasileiro de borracha é:

a) São Paulo.

b) Amazonas.

c) Pará.

d) Acre.

e) Rondônia.

 

 

[1] A influenza é também conhecida como gripe